semanário - 2 a 8 de abril de 2012

16

Upload: birutaideiasmirabolantes

Post on 17-May-2015

527 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 2 a 8 de abril.

TRANSCRIPT

Page 2: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO

> Queda na leituraARTE

> Birth Of A Book

MÚSICA

> Joywave

MODA

> Anos 90

TECNOLOGIA

> Google Project Glass

PUBLICIDADE

> Inspiration Day by Kotex

ÍNDICE SEMANÁRIO | 02 a 08/04

DIVIRTA-SE

ATUALIZE-SE

> Exposição - Simplesmente Doisneau> Exposição - Mostra Coletiva de Street Art (Petrópolis)> Exposição - Empresto aos meus Desenhos minhas Memórias (SP)> Festival - V Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras> Cinema - Um método perigoso

> Curso - Gestão de Clientes em agências de design e consultoria de marca (SP)> Curso - Sociedade Criativa

Page 3: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

INTRODUÇÃO02 A 08 DE ABRIL DE 2012

A Páscoa se avizinha e, com ela, vem todo um sentimento de renovação, simbolizada pelos

ovos de chocolate que amamos ganhar. A Biruta, é claro, não poderia deixar tudo isso passar em branco. Só que precisávamos de algo menos... comum.

Afinal, nós aqui ganhamos chocolates e até procuramos bombons pela casa onde trabalhamos. Mas será

que todos têm essa alegria? Foi pensando naqueles que têm de encarar a tristeza até em uma época feliz como a Páscoa, contamos com a ajuda de nossos fãs no Facebook para levar um pouco de carinho às crianças do INCA. 10 likes nessa iniciativa geravam um ovo de Páscoa para as crianças. E conseguimos muitos. Graças a vocês. Obrigada por isso e uma ótima Páscoa!

Page 4: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

O brasileiro sempre leu menos, se comparado a outros povos. As razões são muitas, desde número insuficiente de bibliotecas até elitização do mercado editorial (livros caros, etc). Agora, com a atenção sendo disputada pela internet e as possibilidades de conhecimento imediato, não é de se estranhar que o gosto pelos livros esteja em decadência. A “informação a um clique” peca pela superficialidade e a falta de estímulo da leitura de livros impressos, mais densos, o que resulta em uma geração com pouco conhecimento específico. Esse cenário abre espaço para marcas que fomentem iniciativas pró-leitura, em nome de uma formação menos superficial para as pessoas.

Saiba mais sobre os resultados da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil aqui.

COMPORTAMENTOQUEDA NA LEITURA

Que nós brasileiros lemos pouco não é exatamente uma surpresa. A surpresa está na descoberta

feita pela pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, de que lemos AINDA MENOS do que há cinco anos. O número de brasileiros considerados leitores - os que leram ao menos um livro 3 meses antes do levantamento - despencou de 96,5 milhões em 2007 para 88,2 milhões no ano passado. Foi registrada queda em praticamente todas as faixas etárias, até entre crianças e adolescentes, que leem para provas na escola. De quem é a culpa? Da falta de estímulo ou da disputa com o excesso de informação imediata trazido pela tecnologia?

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 5: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

O The Telegraph captou a importância de se promover a leitura de livros e fez uma bela homenagem simbólica ao “nascimento” de uma obra. Mesmo retratando os passos de um processo mecânico (chato, em tese), o filme usa o storytelling, como se o livro fosse um personagem de tempos que não voltam mais, já que a produção manual perdeu boa parte do espaço. Filmes como esse ganham um valor sentimental e mostram que o livro impresso nunca perderá a relevância.

Veja o vídeo “Birth of a Book”.

ARTEBIRTH OF A BOOK

Mesmo que o hábito da leitura tenha caído como acabamos de ver, o livro nunca perderá o

título de principal fonte de conhecimento. Para homenagear o livro tradicional, que hoje divide a preferência dos leitores com distrações tecnológicas sedutoras, o diretor Glen Milner criou, para o jornal britânico The Telegraph, o curta-metragem “Birth of a Book”. Em tempos de overdose digital, o filme, que mostra o processo tradicional (sim, com fotolito, linha, cola) de produção de um livro, sem qualquer intervenção de computadores, ganha ares de relíquia, com a edição de imagens e o storytelling conferindo um tom romântico a um trabalho mecânico.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 6: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Quando parecia que as bandas indie haviam sido engolidas pelas avalanches pop e Adele, a vertente mais eletrônica do gênero mostrou que ainda tem muito fôlego, como não nos deixa mentir o sucesso do Foster The People. Como em uma reação ao folk, ao art rock de grupos como Arcade Fire e ao sadcore da “revelação” Lana Del Rey, a música alternativa nunca deixa de lado uma vertente mais dançante, que conversa com um público resistente a estilos mais acústicos e “tristes”.

Escute as músicas do Joywave no perfil da banda no Soundcloud (destaque para as faixas, “Golden State”e “Who Do You Like”).

MÚSICAJOYWAVE

Há alguns poucos anos, a cena do rock alternativo foi invadida por bandas que misturavam sintetizadores e

outros elementos eletrônicos ao som, como The Killers, MGMT e similares. Só que depois veio a era do pop (Lady Gaga, Katy Perry, Rihanna), 2011 foi o ano de Adele e 2012 tem tudo para ser o do rap e dubstep... Mas se engana quem pensa que as bandas de “indietronic” estão apagadas. Uma nova aposta é o Joywave, de Rochester (estado de Nova York), com suas melodias ricas e prontas para a pista, com direito a samplers de Miike Snow e LCD Soundsystem. Mas nem só de samplers vive a banda, cujas músicas originais não devem nada ao hype de um Foster the People.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 7: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Já vimos o “eterno retorno” na década passada, com referências dos anos 80 dominando a cena. A volta dos anos 90 tem um significado especial, pois grande parte da geração Y foi criança nessa década e agora, 20 anos depois, estão no mercado de trabalho e são grandes consumidores. Alguns elementos do vestuário da década de 90 - como as camisas de personagem e outros - fazem referência clara à infância, enquanto outros - como o grunge - mostram uma cultura jovem que não foi vivenciada pela geração Y.

Saiba mais sobre a volta dos anos 90 à moda e em outras esferas do mercado cultural nesta matéria. Sobre como as referências daquela década estão de volta aos looks nas passarelas e ruas, leia aqui.

MODAANOS 90

Para alguns teóricos culturais, as referências de todas as décadas estão fadadas a voltar 20 anos

depois, em um fenômeno chamado por eles de “tese do eterno retorno”. Como estamos em 2012, é de se esperar que os anos 90 estejam com força total. Na moda, isso significa o retorno de um visual minimalista (no qual o tubinho preto reina absoluto), mas também de uma estética grunge revisitada (combo xadrez+jeans), dos conjuntinhos (já falamos dessa tendência), das camisas com estampas macro (inclusive com personagens de desenhos animados, como também já mostramos), dos moletons e outros clássicos. 90’s are back!

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 8: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Seria a confirmação da teoria de que somos ciborgues, da antropóloga Amber Case, de quem já falamos? Se o smartphone é uma extensão do corpo humano que potencializa sua capacidade mental, o “Project Glass” praticamente se funde ao corpo, se apossano de um dos nossos sentidos e alterando a nossa percepção e interação com o mundo. Invasivo? Provavelmente, o que pode gerar várias novas discussões sobre o limite da “ajuda” que a tecnologia traz à rotina e até sobre nossa capacidade de agir independentemente.

Leia sobre o “Project Glass” do Google aqui (com vídeo demonstrativo), aqui e aqui.

TECNOLOGIAGOOGLE PROJECT GLASS

Imagine poder checar e-mails, receber informações sobre o trânsito em tempo real, ler notícias e fazer

ligações para os seus amigos sem usar as mãos ou qualquer gadget convencional. No que depender do Google, essa “fantasia” pode se tornar realidade por meio do “Project Glass”, um óculos de realidade aumentada que permite realizar atividades que alguns smartphones fazem, como acessar a internet, agendar encontros, ligar para pessoas por comando de voz, tirar fotografias, entre outras. Criado pelo laboratório Google X, o modelo ainda é um protótipo e não tem previsão de chegar ao mercado. Veremos até quando.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 9: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

O que faz o Pinterest ter esse sucesso meteórico é o fato de ser a mais visual de todas as redes sociais, traduzindo os interesses de vários potenciais consumidores de várias marcas em imagens. Imagens são literais, imediatas, dão menos chance para intepretações “erradas”, um prato cheio para as marcas conhecerem o gosto de seus clientes sem precisar de muito esforço. Juntando essa característica com a influência que alguns líderes de opinião têm na web, ações como a “Inspiration Day” são excelentes para gerar simpatia pela marca nessas pessoas estratégicas e em seus seguidores.

Veja e saiba mais sobre a ação “Inspiration Day by Kotex” aqui.

PUBLICIDADEINSPIRATION DAY BY KOTEX

Era questão de tempo para as marcas começarem a usar o Pinterest em suas ações e campanhas. Entre elas,

se destacou o uso inteligente que a marca de absorventes Kotex fez da rede social do momento. Criada pela agência israelense Smoyz, a ação analisou os murais de 50 usuárias influentes do Pinterest como forma de saber seus principais interesses e objetos de desejo. O próximo passo foi enviar como presentes, em caixas personalizadas, os mesmos objetos para as casas das 50 usuárias. Nem é preciso ser redundante e comentar que elas falaram muito bem da marca e, influentes que são, contribuíram para o total de 700 mil impressões sobre a ação. Genial.

OPORTUNIDADE

REFERÊNCIA

Page 10: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Entrada franca.

Poucos fotógrafos entraram para a história por produzir as imagens mais icônicas de Paris.

Robert Doisneau faz parte desse grupo seleto. Sua foto “O beijo do Hotel de Ville”, que mostra um casal se beijando em uma rua ocupada na Paris de 1950, é uma das imagens mais associadas à Cidade Luz. A exposição “Simplesmente Doisneau” traz para o Rio essa, outras 151 fotos, e um documentário, como celebração do centenário do fotógrafo que retratou como ninguém os personagens anônimos dos subúrbios parisienses.

Centro Cultural Justiça FederalAv. Rio Branco, 241 - Centro

ONDE?

Até 17 de junho. De terça a domingo, das 12h às 19h.

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | SIMPLESMENTE DOISNEAU

Page 11: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Entrada franca.

DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | MOSTRA COLETIVA DE STREET ART (PETRÓPOLIS)

Essa é a nossa primeira dica para quem mora (ou vai muito a passeio) na Região Serrana. Até

15 de junho, acontece em Petrópolis a Mostra Coletiva de Street Art, uma exposição com diferentes formas de arte urbana. Vinte artistas de seis estados do Brasil mostram seus trabalhos na exposição, que contempla grafitti, stencil, bomb, lambe-lambe, ilustrações e outros tipos de arte de rua. Para saber mais, veja este teaser da exposição.

Centro Cultural FMP Av Barão do Rio Branco, 1003 - Centro - Petrópolis- RJ

ONDE?

Até 15 de junho, das 9h às 18h.

QUANDO?

QUANTO?

Page 12: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Entrada franca.

O paulista Leandro Dário usa a arte para nos mostrar a importância do respeito aos

animais pelos humanos. Criando retratos “oníricos”, em que animais se vestem como pessoas, o artista pega emprestadas referências de sua trajetória pessoal para mostrar que humanos e animais podem ser partes do mesmo ser. Ufa! Sem dúvida, uma exposição mirabolante.

Galeria AVARua Mateus Grou, 513-A - Pinheiros- São Paulo

ONDE?

Até 28 de abril. De segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 10h às 17h.

QUANDO?

QUANTO?

DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | EMPRESTO AOS MEUS DESENHOS MINHAS MEMÓRIAS (SP)

Page 13: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

Grátis.

DIVIRTA-SE!FESTIVAL | V FESTIVAL DE MÚSICA, DANÇA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS

A quinta edição do Festival de Música, Dança e Cultura Afro-Brasileiras traz atrações como

shows, oficinas, peças teatrais e palestras, em uma homenagem à influência africana em nossa arte e identidade. Além do viés artístico, o festival tem como objetivo promover o debate sobre integração racial na sociedade brasileira.

SHOWS: Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17- Centro.

OFICINAS: Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart - Rua Camerino, 51 – Centro.

SEMINÁRIO - Auditório da Academia Brasileira de Letras - Av. Presidente Wilson, 203

ONDE?

Até 20 de abril. Terças, quartas e sextas, às 19h. Confira as programações dos shows, oficinas e seminário.

QUANDO?

QUANTO?

Page 14: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

O valor da entrada varia com a sessão.

DIVIRTA-SE!CINEMA | UM MÉTODO PERIGOSO

Para os amantes da psicanálise e também para leigos que gostem de bons filmes, “Um Método

Perigoso” é uma boa pedida. Dirigido pelo canadense cult David Cronenberg e com Viggo Mortensen (o Aragorn, de Senhor dos Anéis), Michael Fassbender (de Shame, filme que recomendamos no Semanário há pouco), e Keira Knightley no elenco, o filme mostra a conturbada relação entre os dois pais da psicanálise, Sigmund Freud (Mortensen) e Carl Jung (Fassbender), bem como o envolvimento com uma paciente (Knightley).

Confira as sessões do filme no Rio, em São Paulo e em Fortaleza.

ONDE?

Veja os horários das sessões nos links acima.

QUANDO?

QUANTO?

Page 15: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

ATUALIZE-SE!CURSO | GESTÃO DE CLIENTES EM AGÊNCIAS DE DESIGN E CONSULTORIA DE MARCA (SP)

POR QUE?

A gestão competente dos projetos, alinhada às novas características do mercado, ajuda a fidelizar os clientes.

De 19 de maio a 20 de outubro. Às sextas, das 19h30 às 22h30, e aos sábados, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30.

ESPM SP - Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo

R$ 4.680,00, com opções de parcelamento. Con-fira e inscreva-se aqui.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

As mudanças trazidas pela era da informação fizeram com que o profissional de comunicação

tivesse que se reinventar. No caso do atendimento, hoje ele é um gestor estratégico, que deve garantir o sucesso dos projetos e a fidelização dos clientes. O objetivo do curso “Gestão de clientes em agências de design e consultoria de marca” é discutir “a abrangência e a importância desse trabalho”, além de desenvolver “uma participação relevante no desenvolvimento de um projeto”. Mesmo que o foco seja em empresas de design, o conteúdo é importante para outras empresas inovadoras de comunicação.

Page 16: Semanário - 2 a 8 de abril de 2012

ATUALIZE-SE!CURSO | SOCIEDADE CRIATIVA

POR QUE?

É um curso muito oportuno para o momento em que a nossa cidade se encontra, com os maiores investimentos da história na indústria criativa.

De 13 de abril a 4 de maio. Sextas-feiras, às 19h30.

Casa do Saber RioAv. Epitácio Pessoa, 1164 - Lagoa

R$180,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 180,00. Inscreva-se aqui.

QUANDO?

ONDE?

QUANTO?

A criatividade é o motor da inovação e do sucesso de uma empresa. Mais do que nunca, estamos

vivendo a era da criatividade.Assim, o objetivo do curso “Sociedade Criativa” é mostrar como pessoas e empresas devem se inserir nessa cultura criativa que está redefinindo a vida em sociedade e a economia. Isso será feito em quatro módulos, cada um deles sobre quatro pilares fundamentais na construção da sociedade criativa.