seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de ... · essa resposta demorou nove meses...

7
7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 1/7 PUBLICIDADE DEFESA DO CONSUMIDOR Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento Segundo órgão que regula o setor, queixas contra empresas já passa das 16 mil neste ano POR LUIZA XAVIER 05/10/2014 6:00 PUBLICIDADE Sem explicação: Sylvia tenta há cinco anos receber dois seguros de vida do pai contratados por cartão de crédito - Fabio Rossi / Fabio Rossi RIO - Quem decide contratar um seguro de vida — ou é obrigado a fazê-lo no caso de financiamentos — tem a expectativa de deixar a família ou quem quer que seja o beneficiário em uma situação financeira tranquila em caso de fatalidade. Mas a falta de informação, a quantidade de documentos exigidos e a demora das seguradoras para pagar ou justificar as negativas, entre outros entraves, podem fazer do pretenso benefício uma verdadeira batalha. ECONOMIA COMPARTILHAR BUSCAR g1 ge gshow famosos vídeos

Upload: phungliem

Post on 14-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 1/7

PUBLICIDADE

DEFESA DO CONSUMIDOR

Seguro de vida: clientes reclamamde atrasos e recusa de pagamento

Segundo órgão que regula o setor, queixas contra empresas já passa das 16 mil neste anoPOR LUIZA XAVIER

05/10/2014 6:00

PUBLICIDADE

Sem explicação: Sylvia tenta há cinco anos receber dois seguros de vida do pai contratados por cartão decrédito - Fabio Rossi / Fabio Rossi

RIO - Quem decide contratar um seguro de vida— ou é obrigado a fazê-lo no caso definanciamentos — tem a expectativa de deixar afamília ou quem quer que seja o beneficiário emuma situação financeira tranquila em caso defatalidade. Mas a falta de informação, aquantidade de documentos exigidos e a demoradas seguradoras para pagar ou justificar asnegativas, entre outros entraves, podem fazerdo pretenso benefício uma verdadeira batalha.

ECONOMIA COMPARTILHAR BUSCARCLIQUE E ASSINE

g1 ge gshow famosos vídeos

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 2/7

Nem a Superintendência de Seguros Privados(Susep), responsável por regular o mercado,sabe ao certo qual o tamanho deste problema. Oúnico parâmetro são as queixas registradas noórgão que, de janeiro a setembro de 2014,recebeu 16.830 reclamações contra seguros emgeral, excluindo os de saúde. Desse total, 2.123,ou seja, cerca de 13%, são motivadas pornegativa de pagamento de indenização. No casodo seguro habitacional, a negativa depagamento corresponde à metade dasreclamações à Susep.

No Procon-SP, a recusa de pagamento aparececomo um dos principais motivos de queixasrelacionadas a seguros de vida e habitacional.São cerca de 20%, percentual que só perde paraos casos de irregularidades no contrato.

Há cinco anos, Sylvia Nunes tenta receber asindenizações previstas em dois seguros de vidacontratados pelo pai, via cartão de crédito, como Itaú Unibanco. Um terceiro seguro, da mesmamodalidade, mas firmado com outra empresa,foi pago sem problemas. Até hoje, ela não sabe omotivo da negativa.

— Meu pai faleceu em janeiro de 2009, vítimade um infarto seguido de um AVC. Desde então,fizemos várias tentativas para receber o capitalsegurado, mas isso se tornou um desafio queparece ser impossível de ser vencido —desabafa.

O Itaú Unibanco disse estar apurando oocorrido e que tomará as providênciaspertinentes.

Nos financiamentos habitacionais ou deveículos, em que a indenização é a quitação dasparcelas a vencer, a situação pode ser pior, casoalguma dúvida impeça a suspensão da dívida.

A dona de casa Mirley Mara de Paula está sendoobrigada a lidar com a burocracia ao mesmotempo em que vive o luto pela perda do marido,Humberto Ferreira, engenheiro, de 46 anos, quemorreu em agosto do ano passado, vítima deum infarto fulminante. Sem histórico de doençacardíaca e com exames recentes comprovandoque estava bom estado de saúde, apesar de terhipertensão, na avaliação da Caixa Seguros, seuóbito resultou de doença preexistente e, por

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 3/7

PUBLICIDADE

isso, a quitação do financiamento foi negada.Essa resposta demorou nove meses para serdada à família e não foi informada qual seria adoença.

— Tínhamos feitoempréstimo paraconstruir nossacasa. Com a mortedele, quis desistirda obra, mas agerente da Caixadisse que ocontrato meobrigava aconstruí-la, senão

o seguro não pagaria. Então investi naconstrução parte do dinheiro do outro seguro devida dele que recebi, de outra empresa, semquestionamentos. Agora eles negaram aquitação. Acham que ele planejou infartar paradar um golpe na Caixa? — questiona Mara, querecorreu à Justiça, acrescentando que a pensãoque recebe do INSS é menor do que a prestaçãodo financiamento.

FALTA DE INFORMAÇÃO É UM DOSPROBLEMAS

Aleksandr Dubnicnko, lituano que vive no Brasilhá sete anos, também enfrentou problemas paraobter, com a Caixa Seguros, a quitação dofinanciamento da casa deixada pelocompanheiro, que morreu há um ano. Ele contaque, seis meses após ter entregue a papeladaexigida pela seguradora, ainda não obteveresposta definitiva.

— O maior problema é que sou cadeirante,tenho dificuldade para sair de casa. Entregueilaudo médico, tudo o que pediram. Em julho,fiquei sabendo que tinham perdido os papéis.Tive que fazer tudo de novo. É um sofrimento —queixa-se.

Segundo a Caixa Seguros, no caso de HumbertoFerreira, pesquisa realizada pela seguradoracomprovou que o segurado tinha conhecimentode doença preexistente à contratação, por isso anegativa do pagamento da indenização. Quantoa Dubnicnko, a empresa diz que ofinanciamento está quitado desde agosto, o quefoi comunicado ao consumidor pelo GLOBO, e

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 4/7

PUBLICIDADE

que a baixa da hipoteca está disponível naagência em que o cliente entregou adocumentação.

Os transtornos do professor Manoel CarlosGonçalves para obter a quitação do veículoadquirido por seu pai, com crédito doSantander, começaram em julho de 2013. Ocarro foi financiado em 60 parcelas, tendo dezsido pagas antes do falecimento.

— Meu pai faleceu em 27 de junho e logo quesoube do seguro procurei o banco. Mandei osdocumentos, mas queriam laudos médicos queo hospital público onde ele foi atendido serecusou a fornecer. Em uma agência disseram-me que deveria resolver tudo pelo telefone, masnunca dava certo. As parcelas ficaram atrasadase foi expedida uma ação de busca e apreensãodo veículo. Todos os dias recebia ligações daempresa de cobrança — lembra Gonçalves.

O Santander informou que a quitação foi feitaem novembro de 2013 pela Zurich Santander. Oconsumidor, no entanto, diz que não foinotificado e que as cobranças continuaram atéjaneiro.

Os órgãos de defesa do consumidor orientam osegurado a recorrer primeiro à empresa, depoisaos Procons, Susep e, se nada resolver, àJustiça.

— Neste caso do segurado que infartou , anegativa é claramente abusiva. Doençapreexistente é a que a pessoa tem e sabe quandoassina o contrato. Se a empresa aceitou oconsumidor sem pedir avaliação prévia desaúde, é ela que tem que comprovar que osegurado tinha a doença e mentiu. O fato daoutra seguradora ter pago o seguro mostra que aindenização é devida e esta negativa é só umamedida protelatória que as empresas criamnuma hora que as pessoas estão fragilizadas —avalia Renata Reis, supervisora da área deAssuntos Financeiros do Procon-SP.

De acordo com Renata, as seguradoras têm 30dias para pagar a indenização e osconsumidores devem protocolar todos osdocumentos entregues para pedir a correção dosvalores, quando ficar comprovado que a demorano pagamento ocorreu por culpa da empresa. A

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 5/7

advogada Mariana Tornero, do InstitutoBrasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), dizque é comum a não entrega de contratoespecífico, falta de clareza nas informações,assim como venda casada.

— Demorar meses para responder sobre umaindenização é um tremendo desrespeito com afamília. Pagamentos que deviam ser feitos e nãoforam podem ser cobrados em dobro eexigências absurdas que exponham as pessoasou aumentem seu sofrimento são passíveis deação por danos morais.

Segundo a Confederação Nacional dasEmpresas de Seguros Gerais, PrevidênciaPrivada e Vida, Saúde Suplementar eCapitalização (CNseg), “as eventuais negativasde pagamento por razões de descumprimentocontratual como a comprovação de doençaspreexistentes, não declaradas na contratação,ocorrem para garantir o equilíbrio da carteiraadministrada pela seguradora no interesse detodos os segurados.”

MUNDO

Australianaincendiada pormulherciumentarevela detalhes

MUNDO

Mãe e filha secasam juntasem festacompartilhadae

CULTURA

Robert DowneyJr. troca super-herói porconfronto comDuvall em...

BRASIL

Coordenador decampanha de Marina

CULTURA

Como é a gravaçãode uma cena de sexo

VOCÊ PODE ESTAR INTERESSADO EM...

Tomando estatinas?clinlife.br.com/ColesterolEstudo precisa de voluntários. Mais informaçõesaqui.

PRÓXIMA

Nos EUA, Red Bull vai ter dedesembolsar US$ 13 milhões

por prática de propagandaenganosa

ANTERIOR

Na Coreia do Sul, estudantesconstroem balsa para‘provar’ que pacotes desalgadinhos têm ar demais

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 6/7

Shopping

do... economizam... diz que apoio a Dilmano...

num filme deHollywood

BRASIL

Falta de treino e falhastécnicas travaramurnas biométricas

BRASIL

Candidatos queinvestiram em áreasde milícia não sãoeleitos

BRASIL

Paes, Cabral, Pezão ealiados se reúnem etentam turbinar Aezão

BRASIL

Garotinho firma apoioa Crivella para o 2ºturno no Rio

BRASIL

Em dia de másnotícias naeconomia,Dilma se reúnecom Mantegae...Encontro com o ministro daFazenda acontece após oFMI cortar a estimativa decrescimento do PIB paraeste ano

EM DESTAQUE AGORA NO GLOBO

MAIS LIDAS

Bancáriosaceitamreajuste de8,5% eencerramgreve

01 Marinaimpõecondiçõesparaapoionosegundoturno, epresidentedo PSBpropõe‘neutralidade’

02 Um diaapóseleição,DilmaatacaAéciopelasredessociais

03 ‘VaificarcomoChucky’,dizemagressorasdejovemferidapor serbonitanaArgentina

04 Ativistasdo PinkBlocsquestionamadiamentoemarcamparadagayparadomingo

05

VERSÃO MOBILE

7/10/2014 Seguro de vida: clientes reclamam de atrasos e recusa de pagamento - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/seguro-de-vida-clientes-reclamam-de-atrasos-recusa-de-pagamento-14144012 7/7

RIO

ANCELMO.COMGENTE BOABAIRROSDESIGN RIOEU-REPÓRTERRIO 2016RIO 450TRÂNSITO

BRASIL

ELIO GASPARIILIMAR FRANCOJORGE BASTOS MORENOMERVAL PEREIRABLOG DO NOBLAT

ECONOMIA

MIRIAM LEITÃODEFESA DO CONSUMIDOREMPREGOIMÓVEISINDICADORESINFRAESTRUTURANEGÓCIOS E FINANÇASPETRÓLEO E ENERGIA

SOCIEDADE

CONTE ALGO QUE NÃO SEIEDUCAÇÃOHISTÓRIAMÍDIARELIGIÃOSEXOSUSTENTABILIDADE

CULTURA

BLOG DO XEXÉOPATRÍCIA KOGUTTEATRO E DANÇAARTES VISUAISFILMESLIVROSMÚSICARIO SHOW

ESTILO

BELEZACARROSDECORAÇÃOMODAGASTRONOMIATURISMO

ESPORTES

BOTAFOGOFLAMENGOFLUMINENSEVASCORENATO M. PRADOMMARADICAISRADAR OLÍMPICO

TV

PATRÍCIA KOGUT

MAIS +

OPINIÃOBLOGSVÍDEOSPREVISÃO DO TEMPOINFOGRÁFICOSEU-REPÓRTER

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído semautorização.

CENTRAL DO ASSINANTE CLUBE SOU+RIO FAÇA SUA ASSINATURA AGÊNCIA O GLOBO O GLOBO SHOPPING FALE CONOSCO DEFESA DO CONSUMIDOR EXPEDIENTE ANUNCIE CONOSCOTRABALHE CONOSCO POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMOS DE USO