segurança no sonar - revista backstage · e no pc uem aqui já não se desesperou com um projeto...

3
TECNOLOGIA | SONAR 118 www.backstage.com.br Daniel Farjoun é especialista em Sonar. Usa o programa desde a primeira versão do cakewalk, ainda em DOS. Também é tecladista, arranja- dor, compositor, produtor musical e mixador. Segurança no Sonar Q Nesta matéria, veremos o que fazer quando você tenta abrir aquele projeto importantíssimo e descobre que ele simplesmente não abre mais! Mostrarei algumas dicas preventivas e o incrível recurso de Modo de Segurança do Sonar para que você possa ao menos tentar abrir estes inoportunos projetos danificados e, na maioria das vezes, você consegue! e no PC uem aqui já não se desesperou com um projeto que simplesmente tei- mava em não abrir mais? Você está lá, trabalhando feliz e, de repente, falta luz! O computador desliga instantanea- mente e você fica perplexo e frustrado por não ter salvado o seu projeto. Assim como uma falta de energia, muitas podem ser as causas de um rompi- mento do arquivo do Sonar. Um trava- mento repentino, um plug-in confli- tante, um bug do sistema, uma memória de má qualidade, o uso extensivo do pro- grama e esgotamento dos recursos são só alguns de uma triste e extensa lista. É sempre bom poder conhecer a solu- ção para os problemas, mas ainda mais importante é se prevenir para que eles não aconteçam mais. Veremos aqui algu- mas formas de prevenção e solução des- tes problemas. Safe Mode - Shift Open Felizmente, a Cakewalk nos dá uma “colher de chá” com um recurso chama- do safe mode (modo de segurança). É justamente com o safe mode que pode- mos ao menos tentar abrir projetos que, de uma hora para outra, por qualquer que seja o motivo, teimam em não abrir mais. E na maioria das vezes, consegui- mos com sucesso. Com o shift apertado antes de clicar para abrir um projeto, o Sonar entra neste modo de segurança (safe mode). O modo de segurança do Sonar faz com que seja aberta apenas a janela Track View (aquela principal do Sonar) e mais nenhuma outra. Possivelmente ainda mais útil que abrir somente a Track View, o safe mode permite que você escolha qual (quais) plug-in(s) deseja abrir neste projeto. Pode-se abrir o projeto sem plug-in algum ou permitir o carregamento, um a um, para diagnosticar um possível problema com algum plug-in. São abertas caixas de diálogo para confirmação de cada um dos plug-ins existentes no projeto. Para carregar o plug-in, clique em YES. Para retirar o plug-in do projeto, clique em NO. Se você quiser tirar todos os plug-ins, um clique em No to All. Yes to All confirma o carregamento de todos os plug-ins dali em diante. Se você diagnosticar um problema em algum plug-in, tem a opção de desins- talá-lo de sua máquina ou simplesmente usar outro em seu lugar até saber o por- quê deste problema. De qualquer forma, Uma importante recomendação é nunca usar o mesmo HD da gravação de áudio para Swap e arquivos do Windows. Em poucas palavras, o Swap é a transferência para o HD de todas as informações que antes ficavam na memória RAM

Upload: dinhkhuong

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Segurança no Sonar - Revista Backstage · e no PC uem aqui já não se desesperou com um projeto que simplesmente tei- ... um clique em No to All. Yes ... com 2 HDs: - Menos chance

TECNOLOGIA | SONAR

118 www.backstage.com.br

Daniel Farjoun é especialista em Sonar. Usa o

programa desde a primeira versão do cakewalk,

ainda em DOS. Também é tecladista, arranja-

dor, compositor, produtor musical e mixador.

Segurança no Sonar

QNesta matéria,veremos o que fazerquando você tentaabrir aquele projetoimportantíssimo edescobre que elesimplesmente nãoabre mais! Mostrareialgumas dicaspreventivas e oincrível recurso deModo de Segurançado Sonar para quevocê possa ao menostentar abrir estesinoportunos projetosdanificados e, namaioria das vezes,você consegue!

e no PC

uem aqui já não se desesperou comum projeto que simplesmente tei-mava em não abrir mais? Você está

lá, trabalhando feliz e, de repente, faltaluz! O computador desliga instantanea-mente e você fica perplexo e frustrado pornão ter salvado o seu projeto.

Assim como uma falta de energia,muitas podem ser as causas de um rompi-mento do arquivo do Sonar. Um trava-mento repentino, um plug-in confli-tante, um bug do sistema, uma memóriade má qualidade, o uso extensivo do pro-grama e esgotamento dos recursos são sóalguns de uma triste e extensa lista.

É sempre bom poder conhecer a solu-ção para os problemas, mas ainda maisimportante é se prevenir para que elesnão aconteçam mais. Veremos aqui algu-mas formas de prevenção e solução des-tes problemas.

Safe Mode - Shift OpenFelizmente, a Cakewalk nos dá uma

“colher de chá” com um recurso chama-do safe mode (modo de segurança). Éjustamente com o safe mode que pode-mos ao menos tentar abrir projetos que,de uma hora para outra, por qualquerque seja o motivo, teimam em não abrir

mais. E na maioria das vezes, consegui-mos com sucesso.

Com o shift apertado antes de clicarpara abrir um projeto, o Sonar entra nestemodo de segurança (safe mode). Omodo de segurança do Sonar faz comque seja aberta apenas a janela Track

View (aquela principal do Sonar) e maisnenhuma outra.

Possivelmente ainda mais útil queabrir somente a Track View, o safe modepermite que você escolha qual (quais)plug-in(s) deseja abrir neste projeto.Pode-se abrir o projeto sem plug-in algumou permitir o carregamento, um a um,para diagnosticar um possível problemacom algum plug-in. São abertas caixas dediálogo para confirmação de cada umdos plug-ins existentes no projeto.

Para carregar o plug-in, clique emYES. Para retirar o plug-in do projeto,clique em NO. Se você quiser tirar todosos plug-ins, um clique em No to All. Yesto All confirma o carregamento de todosos plug-ins dali em diante.

Se você diagnosticar um problema emalgum plug-in, tem a opção de desins-talá-lo de sua máquina ou simplesmenteusar outro em seu lugar até saber o por-quê deste problema. De qualquer forma,

Uma importante recomendação é nunca usar o mesmoHD da gravação de áudio para Swap e arquivos do

Windows. Em poucas palavras, o Swap é atransferência para o HD de todas as informações que

antes ficavam na memória RAM

Page 2: Segurança no Sonar - Revista Backstage · e no PC uem aqui já não se desesperou com um projeto que simplesmente tei- ... um clique em No to All. Yes ... com 2 HDs: - Menos chance

TECNOLOGIA | SONAR

120 www.backstage.com.br

tenha em mente que a solução mais prá-tica para abrir este projeto e salvar aomenos as pista de áudio, volumes, pan,automações, etc, é pelo Shift apertadoantes de abrir o arquivo.

DICA: Se você possui programascomo o Kontakt com uma série de sam-ples carregados, salve o banco dos instru-mentos dentro do programa. Se você alte-rar por algum motivo a ordem das letrasdos Hds (C:, D:, etc.) o projeto não serámais aberto pelo Sonar 5. A única soluçãoserá abrir o projeto em safe mode e nãocarregar o Kontakt (ou outro do gênero).Depois de aberto, carregá-lo normalmen-te e carregar os sons internamente.

Auto-SavePor falar em segurança, ativar a opção

de auto-save (salvamento automático)do Sonar é uma prevenção e tanto.

No menu OPTIONS / GLOBAL,basta você escolher de quanto em quan-to tempo deseja que o Sonar faça umacópia do seu projeto, automaticamente.

Na parte inferior da janela GlobalOptions existe a seguinte opção:

Auto-save Every (x) Minutes or

(x) Changes. Traduzindo, seria algocomo: Salvar automaticamente a cada(x) minutos ou (x) mudanças.

Você pode, por exemplo, configurar oSonar para salvar o projeto a cada 10mudanças ou a cada dois minutos, o quevier primeiro. Se você deixar os valoreszerados, estará desligando o auto-save.

Habilitando o auto-save, será criado umarquivo chamado Autosave Copy of onome do seu arquivo original. Digamosque seu arquivo tenha o nome Brasil.cwp.

A cópia automática do Sonar criará umarquivo chamado Autosave Copy of

Brasil.cwp, na mesma pasta onde se en-contra o arquivo original.

Se você sair do Sonar sem gravar o seuarquivo original, ou se houver uma falta deluz, um travamento, enfim, qualquer pro-blema que o faça sair do projeto sem salvá-lo,as mudanças continuarão salvas no arquivoda cópia, permitindo que você abra o projetocom todas as modificações feitas a qualquermomento. Se mesmo assim o Sonar nãoconseguir abrir o projeto, tente abri-lo com oShift apertado para entrar no safe mode.

As Pastasde Áudio do SonarUma importante recomendação é

nunca usar o mesmo HD da gravação deáudio para Swap e arquivos do Windows.Em poucas palavras, o Swap é a transfe-rência para o HD de todas as informa-ções que antes ficavam na memóriaRAM. Quando a memória está sendousada em sua plenitude, o Windows co-meça a fazer o Swap em disco deixandoo computador muito mais lento. Ter osarquivos do Windows no mesmo HD emque se faz Swap e se grava e toca váriosarquivos de áudio pode corromper os ar-quivos do sistema, o que pode levar atravamentos inesperados e, conseqüen-temente, a futuros maus funcionamen-tos dos projetos do Sonar e do Windows.

Veja alguns motivos para se trabalharcom 2 HDs:

- Menos chance de rompimento dosarquivos do sistema

- Melhor performance e menor latência- Diminui a fragmentação dos HDs

- Diminui a movimentação das cabe-ças aumentando a vida útil dos HDs

Para podermos usufruir dessas vanta-gens no Sonar, temos que configurá-lopara que a gravação dos arquivos deáudio seja feita neste segundo HD. Paraisto, basta clicar no menu OPTIONS /

GLOBAL / AUDIO DATA / e mudaras pastas do Global Audio Folder ePicture Cache para o HD do áudio(HDs, drives de CD/DVD são reconhe-cidos por letras como C:, D:, E: e assimpor diante, de acordo com a quantidadedestes itens e sua partições).

Para quem não sabe, o Global Audiofolder é a pasta principal onde o Sonar colo-ca todos os áudios de todos os projetosquando a opção use per-project audio

folder está desabilitada. O diretório dePicture Cache é onde ficam armazenadostodos os “desenhos” das Waves dos projetosque são abertos. Se você apagar essa pasta oSonar gerará novamente estes desenhosquando abrir algum projeto. Se vocêdeletar a pasta Audio Data geral você sim-plesmente perderá todos os áudios dos pro-jetos ali gravados. Tome cuidado!

Você pode também habilitar a gravaçãode pasta de áudio por projeto (per projectaudio folder) nesta mesma janela na parteinferior. Basta habilitar a opção Use Per-

Project Audio Folder que o Sonar criaráuma pasta de áudio dedicada a cada ar-quivo .cwp, no mesmo local onde este ar-quivo se encontra no HD. Lembre-se desalvar os seus projetos em outro HD quenão o do Windows.

Já que estamos falando em perfor-mance e prevenção, seguem algumas dicaspara você pensar em seguir daqui pra fren-te, a fim de tentarmos minimizar os proble-mas e evitar futuras dores de cabeça.

OtimizaçãoPara PerformanceNo Windows XP é sempre recomen-

dado configurar o sistema operacional

Page 3: Segurança no Sonar - Revista Backstage · e no PC uem aqui já não se desesperou com um projeto que simplesmente tei- ... um clique em No to All. Yes ... com 2 HDs: - Menos chance

www.backstage.com.br 121

SONAR |TECNOLOGIA

e-mail para esta coluna:

[email protected]

desabilitando todas as “firulas” gráficas(fades em janelas, sombras no mouse,etc.). A idéia é maximizar para ter umamelhor performance e não para umamaior “beleza”, certo?

Para isto, vá ao painel de controle

(control panel), clique em sistema

(system) => avançado (advanced)=> Performance (clique em configu-

ração ou settings ) => selecione ajustar

para melhor performance (adjust forbest perfomance) e clique em OK.

Dicas Gerais•Opte também por memórias de qua-

lidade, como falamos no início da maté-ria. Memórias genéricas podem dar mui-ta dor de cabeça.

•Não se esqueça de verificar as ven-toinhas da placa mãe, gabinete, placa devídeo, etc. Por descuido, pode ter umcabo prendendo uma delas e daqui a umtempo, ´babau´, equipamento.

•Para equipamentos que esquen-tam demais, opte por gabinetes largosque permitem a colocação de umcooler de 12"x12" na parte traseira. Co-loque o cooler TIRANDO o ar do com-putador. Escolha também um gabinetecom duto lateral para que o processa-dor pegue um ar “fresquinho” do ladode fora. Estas medidas vão fazer o seuPC dar uma boa esfriada.

•Se o seu PC já deixou de ser novo,não custa também uma verificação entreo cooler e o dissipador do processadorpara verificar a existência de poeira.Muita poeira pode fazer o computadorter comportamento inesperado e te dei-xar na mão mais cedo ou mais tarde.Limpe com cuidado ou leve a alguémque entenda do assunto!

•Se você quer um computador paratrabalho e estável, deixe-o absolutamentelivre da internet. De preferência, use umoutro computador mais simples para isto.

•Esqueça as fontes que vêm com os

gabinetes mais simples. Se (quando) elasqueimarem, há uma grande chance delevarem junto algum outro componentedo seu computador, sem contar com a fal-ta de estabilidade que elas conferem aoPC. Se quer ter segurança e estabilidade,troque sua fonte por uma de potênciaREAL. Pergunte ao vendedor se ele possuiuma fonte real. Ele já vai entender seupedido. Se você tiver muitos periféricosHDs, Dvds, etc., pense em uma de 450W.As marcas mais conhecidas são Thermal-take, Seventeam e Vcom e os preços vari-am entre 120 e 200 reais.

•Use NoBreak para o fornecimentode uma energia mais limpa e estável, pro-tegendo sua máquina de possíveis picosde energia. Alem disto, o NoBreak iráfornecer energia quando esta falhar oufaltar. Um NoBreak de 600 VA garanteenergia ao seu gabinete e monitor devídeo por algo em torno de 10 minutos.Tempo suficiente para salvar todos os da-dos importantes de seu trabalho e, quemsabe, esperar o Sonar terminar o Bounceou o Export Audio. Já pensou?

•Para deixar seu Windows zeradi-nho, faça qualquer instalação de progra-mas e plug-ins com algum programa devirtualização. Eu indico o gratuito AltiriisSVS 2.0 (download em http://svsdown-loads.com). Os programas são instaladosem camadas diferentes da do sistema doWindows. Com isso, instalar e desinstalarum programa não interfere no registro doWindows. Para você que quer ter umeditor de imagens ou de vídeo instaladona mesma máquina do Sonar, esta é umaexcelente solução. Mais informações emhttp://www.musilab.com.br/util-arti-gos.htm ou http://svstips.notlong.com.

Espero ter ajudado vocês a produzi-rem mais e se preocuparem menos comproblemas! Até a próxima!