segurança industrial senai

45
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NOÇÕES INICIAIS Docente: Sandra Rosa Santana Silva Tecnológa em Segurança do Trabalho

Upload: sandrarosass

Post on 22-Dec-2014

346 views

Category:

Health & Medicine


12 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Segurança industrial senai

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHONOÇÕES INICIAIS

Docente: Sandra Rosa Santana SilvaTecnológa em Segurança do Trabalho

Page 2: Segurança industrial senai

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

1700 – Bernadino Ramazzini (“Prevenir é melhor que curar”).1760 – A Revolução Industrial surge na Inglaterra.1877 – EUA, Lei que obrigava aos empregadores a instalar dispositivos de segurança em máquinas;1892 – EUA, Primeira empresa a organizar um Departamento de Segurança;1913 – EUA, Criação do National Safety Concil;1919 - LEI 3.724 –Primeira lei sobre Acidente de Trabalho1943 – No Brasil criada a CLT; MTE ; CIPALei Nº 6.514 de 22/12/77, Capítulo V, Titulo II, CLT;NR’s aprovadas pela portaria Nº 3.214 de 08/06/78;NRR’s aprovadas pela portaria Nº 3.067 de 12/04/88. (Revogada pela Portaria GM n.º 191, 15/04/2008)

Page 3: Segurança industrial senai

A segurança seria um ato instintivo?

Sim ou Não

Page 4: Segurança industrial senai

Os atos domésticos são os que mais impulsionam à atitude de segurança.Exemplos: Cortar o pão; Atravessar a rua; Não deixar criança na cozinha.

Page 5: Segurança industrial senai

Mas, por que será que fazemos isso?

Page 6: Segurança industrial senai

Simplesmente porque buscamos a proteção da nossa vida, da nossa integridade física, do nosso bem-estar. Assim, quando atuamos com segurança sabemos que essa é a condição para estarmos protegidos de perigo ou de perda. Não podemos deixar de ressaltar que também interpretamos a segurança como confiabilidade.

Page 7: Segurança industrial senai

“A segurança é um estado de baixa probabilidade de ocorrência de eventos que provocam danos e perdas”.Podem ser elas: Segurança do trabalho; Segurança doméstica; Segurança no trânsito.

Page 8: Segurança industrial senai

Conjunto de regras e práticas que tem por objetivo prevenir e minimizar a ocorrência de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais. Normalmente, tais situações indesejáveis decorrem de atos e condições de trabalho inseguro.

Page 9: Segurança industrial senai

Normalmente tais situações indesejáveis decorrem de atos e condições inseguras.

Page 10: Segurança industrial senai

Mas, o que é ato inseguro?

Page 11: Segurança industrial senai

É o ato praticado pelo colaborador de forma indevida, ainda que o mesmo tenha plena ciência disto.Exemplo: O não uso dos EPI’s; Falta de treinamentos; Excesso de confiança; Descuido, pressa, distração.

Page 12: Segurança industrial senai

SEGURANÇA DO TRABALHO

Mas, o que é uma condição insegura?

Page 13: Segurança industrial senai

FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA-

É O QUE PODEMOS CHAMAR DE PROBLEMAS PESSOAIS DO INDIVÍDUO E QUE AGINDO SOBRE O TRABALHADOR PODEM VIR A PROVOCAR ACIDENTES OU DOENÇAS. EXEMPLO: CONFLITOS FAMILIARES, FALTA DE INTERRESSE PELA ATIVIDADE QUE DESEMPENHA, USO DE SUBSTANCIAS TÓXICAS,

Page 14: Segurança industrial senai

Condição insegura: É a do ambiente de trabalho que potencializa sinistros.Exemplos: Equipamentos obsoletos; Manutenção inadequada; Iluminação/ventilação deficientes.

Page 15: Segurança industrial senai

Imagem:

Page 16: Segurança industrial senai

Imagem:

Page 17: Segurança industrial senai

Imagem:

Page 18: Segurança industrial senai

Imagem:

Page 19: Segurança industrial senai

Imagem:

Page 20: Segurança industrial senai

Imagens:

Page 21: Segurança industrial senai

A segurança nas relações de trabalho é de fundamental importância não só para o empregado, como também para a empresa, família e sociedade.

POR QUÊ?

Page 22: Segurança industrial senai

Pois, a não observância das Normas de Segurança e Saúde do Trabalhador resultam em...

Page 23: Segurança industrial senai

Para o empregado: Lesões que podem incapacitá-lo de forma total ou parcial, temporário ou permanente para o trabalho, podendo levá-lo a morte.

Page 24: Segurança industrial senai

Para a família: Causa preocupação, compaixão ou incerteza quanto à continuidade normal da vida do acidentado.

Page 25: Segurança industrial senai

Para a empresa: Perda da mão-de-obra, de material, de tempo e consequente elevação dos custos operacionais.

Page 26: Segurança industrial senai

Custo Segurado: Recolhimento mensal feito à Previdência, seguro contra acidentes do trabalho.

Custo Não Segurado: Refere-se ao custo indireto.

Page 27: Segurança industrial senai

Impactos do custo não segurado para a empresa:

Salário dos 15 primeiros dias após o acidente; Transporte e assistência médica de urgência; Paralisação de setor, equipamentos; Comoção coletiva ou do grupo de trabalho; Interrupção da produção;

Page 28: Segurança industrial senai

Prejuízos ao conceito e a imagem da empresa;

Destruição de máquinas, veículos; Danificação de produtos, matéria-prima; Embargo ou interdição fiscal; Investigação de causas e correção da

situação; Treinamento de substituto.

Page 29: Segurança industrial senai

Para a sociedade: Aumenta o número de inválidos e dependentes da Previdência Social, aumentando portanto a contribuição financeira de toda sociedade.

Obs: A maioria dos acidentados (20-30 anos).

Page 30: Segurança industrial senai

Isto, consequentemente, prejudica o desenvolvimento do País, provocando:

Benefícios previdenciários; Redução da população economicamente ativa; Aumento de impostos e taxas.

Page 31: Segurança industrial senai

O art. 118 da Lei nº 8213/91, garante ao colaborador acidentado a estabilidade de 12 meses após o regresso ao trabalho. Obs: Há preconceito com esse trabalhador, principalmente o de menor qualificação.

Page 32: Segurança industrial senai

É evidente que criar uma empresa é buscar lucro e o colaborador afastado representa um custo, não apenas referente ao período inicial custeado pela empresa.Obs: A partir do 16º dia a remuneração é paga pelo INSS.

Page 33: Segurança industrial senai

Devido a lesão sofrida, o colaborador poderá entrar com ação judicial de ressarcimento por dano material e moral.Obs: O pagamento do benefício previdenciário por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou te terceiros.

Page 34: Segurança industrial senai

Constatando-se culpa do empregador, cabe ainda ao INSS propor contra este, ação de indenização pelos prejuízos causados à Previdência Social, conforme art. 120 da Lei 8213/91.

Page 35: Segurança industrial senai

Dessa maneira, o ideal é investir na prevenção, pois a fiscalização das relações trabalhistas no âmbito da segurança do trabalho é de interesse de toda sociedade.

Page 36: Segurança industrial senai

Existe uma Fundação Pública Federal que tem por missão a produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde do trabalhador.

Page 37: Segurança industrial senai

É a FUNDACENTRO, uma Fundação Federal vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Site: www.fundacentro.gov.br

Page 38: Segurança industrial senai

Visando a prevenção e diminuição de riscos relacionados à Segurança do Trabalho, existe um arcabouço legal extenso, sendo o mais conhecido as Normas de Regulamentação de Segurança e Medicina do Trabalho (NR’s).

Page 39: Segurança industrial senai

Vejamos alguns de nossos direitos:Lei Fundamental: Art.193 - A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça social; Art.200 – Ao S.U.S. compete dentre outras atribuições: VIII – Colaborar na proteção do meio ambiente , nele compreendido o do trabalho

Page 40: Segurança industrial senai

A República Federativa do Brasil, tem como fundamentos: Art.1ºlll – A dignidade da pessoa humana. Art.3º l – Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Page 41: Segurança industrial senai

A Lei nº 6514/77, fez algumas alterações na CLT e é considerada o principal marco normativo acerca do tema. Fomos inseridos em um sistema moderno de Segurança do Trabalho, fundamentado pelas normas internacionais da OIT – Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é membro.Obs: O Brasil já foi campeão em acidentes do trabalho.( 1975 a 1976)

Page 42: Segurança industrial senai

No âmbito do Governo Federal, o órgão responsável por este disciplinamento é o Ministério do Trabalho e Emprego, fazendo jus no que diz as NR’s.

Page 43: Segurança industrial senai

A Lei 6514/77, por meio da Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, embasou as 28 primeiras NR’s, desde então foram acrescidas e atualizadas.

Page 44: Segurança industrial senai

Outro aspecto importante referente às NR’s, decorreu da Portaria nº 393/96 do Ministério do Trabalho que instituiu, no âmbito de discussão e elaboração das NR’s, a Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP.

Page 45: Segurança industrial senai

A CTPP é composta por membros das empresas, empregados e governo, atua na elaboração e revisão das NR’s.