segurança em primeiro lugar tome cuidado com os riscos ... · as mais importantes para melhorias...

12
5 Pesagem Industrial e Inspeção de Produtos Produtos Químicos latórios fiscalizam os postos de trabalho, os equipamentos e os processos em busca de riscos potenciais, para melhorar ainda mais a situação de segurança. As aplicações de pesagem fazem parte de muitas etapas de produção, da recepção e controle de material ao controle de quali- dade e remessa. Uma análise rigorosa dos riscos possíveis, encontrados nos postos de trabalho de pesagem, identifica três áreas que precisam ser consideradas quando se trata de melhorar a segurança dos postos de trabalho. 1. Riscos de Manejo do Equipamento A qualidade do material, o design e a construção do equipamento de pesagem Desastres, como a explosão na West Fer- tilizer nos EUA em 2013 ou o incidente em Tianjin na China em 2015, atraíram atenção significativa devido ao impacto causado em termos de vidas humanas e danos materiais. No entanto, ao examinar o número total de lesões relacionadas ao trabalho mostra que a maioria é causada por riscos, como escorregar ou tropeçar. Esses incidentes diários acumulam um número significativo de fatalidades, lesões e custos. Historicamente, a indústria química avan- çou de forma significativa, melhorando a segurança e a saúde ocupacional (veja o gráfico na página 2). Porém, durante a última década, o desenvolvimento estag- nou. Por isso, os negócios e órgãos regu- Segurança em Primeiro Lugar Tome Cuidado com os Riscos Ocultos O processo de pesagem pode apresentar riscos à segurança que devem ser identi- ficados e analisados adequadamente para que você possa tomar medidas de con- tagem apropriadas. Nossos especialistas compartilham quais considerações são as mais importantes para melhorias de segurança imediatas em seus processos. News

Upload: phungkien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5Pesagem Industrial e Inspeção de Produtos

Produtos Químicos

latórios fiscalizam os postos de trabalho, os equipamentos e os processos em busca de riscos potenciais, para melhorar ainda mais a situação de segurança.

As aplicações de pesagem fazem parte de muitas etapas de produção, da recepção e controle de material ao controle de quali-dade e remessa. Uma análise rigorosa dos riscos possíveis, encontrados nos postos de trabalho de pesagem, identifica três áreas que precisam ser consideradas quando se trata de melhorar a segurança dos postos de trabalho.

1. Riscos de Manejo do EquipamentoA qualidade do material, o design e a construção do equipamento de pesagem

Desastres, como a explosão na West Fer-tilizer nos EUA em 2013 ou o incidente em Tianjin na China em 2015, atraíram atenção significativa devido ao impacto causado em termos de vidas humanas e danos materiais. No entanto, ao examinar o número total de lesões relacionadas ao trabalho mostra que a maioria é causada por riscos, como escorregar ou tropeçar. Esses incidentes diários acumulam um número significativo de fatalidades, lesões e custos.

Historicamente, a indústria química avan-çou de forma significativa, melhorando a segurança e a saúde ocupacional (veja o gráfico na página 2). Porém, durante a última década, o desenvolvimento estag-nou. Por isso, os negócios e órgãos regu-

Segurança em Primeiro LugarTome Cuidado com os Riscos Ocultos

O processo de pesagem pode apresentar riscos à segurança que devem ser identi-

ficados e analisados adequadamente para que você possa tomar medidas de con-

tagem apropriadas. Nossos especialistas compartilham quais considerações são

as mais importantes para melhorias de segurança imediatas em seus processos.

News

2 METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Segu

ranç

a no

Pos

to d

e Tr

abal

ho

podem contribuir para lesões. Por exem-plo, extremidades afiadas na placa de carga ou cabeamento desprotegido podem ser perigosos.

No caso dos controladores de pesos dinâ-micos, pontos de esmagamento criados por componentes móveis, como esteiras transportadoras e dispositivos de rejeição automáticos, podem representar um risco à segurança.

Balanças de piso podem apresentar riscos de escorregamento ou tropeço ou, se equi-padas com mecanismos de levantamento insuficientes, podem causar ferimentos sérios se a placa de carga desabar.

2. Riscos de Segurança de ProcessoEm alguns casos, precisão de pesagem insuficiente pode representar um risco à

segurança. Por exemplo, quando um cata-lisador é dosado em um reator por peso, mesmo o menor dos desvios pode causar uma reação fora de controle, com conse-quências graves à segurança do posto de trabalho. Esses desvios de peso podem ter origens diferentes, inclusive na pesagem em uma balança que não é suficiente-mente precisa para o processo. Erros de operador, como usar a balança incorreta, medir de modo impreciso ou até mesmo medir o material incorreto também podem contribuir para esse quadro. Tais erros operacionais podem ser eliminados usando sistemas de pesagem avançados, que guiam o operador durante o processo ou que automatizam completamente o processo de pesagem.

3. Riscos de ExplosãoMuitos processos de pesagem estão loca-lizados em ambientes potencialmente

explosivos. Ali, é essencial usar apenas o equipamento de pesagem aprovado para a respectiva área de risco. Aplicações de pesagem segura podem ser realizadas com equipamento projetado de acordo com os princípios de proteção de segurança intrín-seca. Inspeções regulares de equipamentos são obrigatórias para identificar possíveis riscos em tempo hábil.

A indústria química vem se esforçando para eliminar grandes riscos que são ine-rentes ao negócio. Para melhorar ainda mais a segurança no posto de trabalho, as empresas precisam lidar com riscos ocul-tos. A boa notícia é que riscos de segurança na pesagem podem ser frequentemente eliminados com melhorias simples nos equipamentos e processos.

Editor/ProduçãoMettler-Toledo AGIndustrial DivisionHeuwinkelstrasseCH-8606 NänikonSuíça

Sujeito a alterações técnicas© 09/2016 Mettler-Toledo GmbH

0

1

2

3

4

5

6

7

8

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013A taxa de dias de afastamento das empresas participantes do Responsible Care continua estagnada após melhorias iniciais. A LWD é definida pelo o número total de dias de afas-tamento x 200.000/número de homens/horas trabalhadas. (Fonte: International Council of Chemical Associations)

Taxa de Dia de Afastamento (LWD)

3METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Entrevista com EspecialistaManejo Seguro de Balanças de Piso

Gary, quais são os maiores riscos quando lidamos com balanças de piso?Os acidentes mais comuns que acontecem com balanças de piso envolvem o escor-regamento e o tropeço. Especialmente, quando materiais líquidos são pesados nas plataformas, o derramamento pode fazer com que os operadores escorrem e se machuquem.

“O projeto de uma superfície especial previne o escorregamento.”

Balanças de piso geralmente se estendem por mais de 20 centímetros acima do solo, o que pode apresentar risco de tropeço. Além disso, balanças de piso elevadas exigem rampas para mover os materiais para a plataforma de pesagem. Isso exige muita força dos operadores e pode levar a acidentes, como a queda de materiais e a fuga de empilhadeiras de paletes. Então, o que pode ser feito para reduzir o risco de escorrega-mento ou tropeço?O risco de escorregamento pode ser redu-zido usando placas de carga e rampas com uma superfície especial para assegurar uma pisada segura. Em relação ao risco

de tropeço, existem duas abordagens para melhorar a segurança. A balança de piso pode ser instalada em um fosso, ficando nivelada com o piso. Ou pode ser usada uma balança de piso de perfil baixo, o que é muito mais fácil e seguro de operar que um produto padrão. Em ambos os casos, a balança de piso deve estar localizada afastada de vias de passagem para reduzir o risco de tropeços.

“Dê adeus aos tropeços com as plataformas de perfil

baixo.”

Há algum risco específico relacionado às balanças de piso eleváveis?Balanças de piso com mecanismos de ele-vação oferecem grandes vantagens, como fácil reparo ou procedimentos de limpeza rápidos e eficientes. Mas esse tipo de balança de piso também pode representar um risco à segurança do operador se a placa de carga não estiver firme no lugar.

“Tome cuidado com mecanismos de elevação

insuficientes.”

“A maioria dos riscos comuns podem ser facilmente evitados. 80% dos acidentes estão relacionados ao projeto deficiente da balança

e ao seu manejo não seguro”.

Shaowen “Gary” ZhengLíder Estratégico de Balanças de Piso Engenheiro Mecânico Sênior16 anos de experiência em tecnologia de pesagem

Faça o download do White Paper

“Segurança de Balanças de Piso”

para saber mais.

• Identifique riscos

• Previna perigos

• Implemente procedimentos

seguros

www.mt.com/ind-floor-scale-safety-ch

Quais aspectos de segurança devem ser levados em conta para esses produtos?A placa de carga de uma balança de piso elevável pode pesar mais de 200 quilogramas. Imagine o dano que ela pode causar se o mecanismo de retenção não funcionar adequadamente. Usamos molas pneumáticas confiáveis com nossas balanças de piso, para abertura fácil e retenção segura da placa de carga. Para segurança adicional, incluímos mecanismos de travamento adicionais, como incisões ou cunhas que mantém a plataforma da balança no lugar.

4 METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Insp

eção

por

Rai

os X Clientes Protegidos e Máxima Qualidade

O Sucesso para um Fabricante de Sabonetes

Com sede na Provence, França, desde 1992, a BEA desenvolveu uma reputação por produzir produtos de cuidados da pele, sabonetes e fragrâncias exclusivas, que são vendidos diretamente para revendedores na Alemanha, França e Estados Unidos. A empresa fabrica uma vasta linha de produ-tos, que são certificados pela Ecocert e pela National Organic Product (NOP), inclusive loções para o corpo, gel de banho, espu-mas para banheira, esfoliantes, xampus, desodorantes e perfumes.

A empresa fabrica em torno de 2.500 tone-ladas de sabonetes por ano. A qualidade é uma preocupação central, e o compro-misso contínuo da empresa em melhorar

suas políticas de qualidade foi premiado com a certificação ISO 9001 em 2011.

Melhoria da QualidadeCom uma proposta de aprimorar ainda mais a qualidade, a empresa começou a explorar soluções para inspeção de pro-duto em 2014. Como o diretor técnico Didier Vial declara, “Nosso objetivo é atender às necessidades dos nossos clien-tes, exatamente no que diz respeito à forma, cor, tamanho e perfume de nossos sabonetes, mas nossa preocupação mais importante é com a segurança do pro-duto. Nossos sabonetes podiam ser con-taminados de duas formas: a primeira, através de matérias-primas contamina-

das, por exemplo, pedras oriundas de campos de lavanda; a segunda, através de partes do nosso maquinário de pro-cesso. A fabricação de sabonete é um pro-cesso mecânico e existe um risco de que pequenas partes das pás ou dos parafu-sos acabem se misturando aos produtos.”

Remoção de RiscosO Sr. Vial continua a explicação, “O metal é o principal contaminante com o qual tomamos cuidado. Uma vez, encontra-mos parte de um metal leve na barra de um sabonete, o que poderia ter causado um dano extremo se chegasse às mãos de um cliente. Em um determinado ponto, decidimos que não poderíamos correr

Um fabricante francês de produtos de cuidados pessoais de marca exclusiva

recentemente investiu em uma tecnologia de inspeção por raios X para proteger

o bem-estar dos clientes e se destacou de outros competidores oferecendo

produtos de qualidade muito superior.

A BEA atualmente inspeciona 50 barras de sabonete por minuto para uma ampla linha de contaminantes.

5METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

mais nenhum risco e começamos a rea-lizar testes com uma variedade de siste-mas de inspeção de produto com diversos fornecedores. Logo ficou claro que a tec-nologia em raios X era a solução de que precisávamos.”

Escolha da Solução AdequadaDepois de considerar muitas opções, a empresa adquiriu um sistema de raios X METTLER TOLEDO Safeline Série X33. Especificamente projetado para inspe-cionar de pequenos a médios produtos embalados, o X33 utiliza a nova tecnolo-gia de detecção, que permite a integração de um gerador de raios X de baixo con-sumo (20 W).

O sistema oferece detecção e rejeição auto-mática de vidro, metal, pedra mineral, osso calcificado e plásticos de alta intensi-dade e borrachas, e é capaz de inspecionar mais de 300 produtos por minuto.

Instalado em janeiro de 2015, o X33 situa- se no fim da linha de produção da BEA e atualmente inspeciona 50 barras de sabo-nete embaladas em plástico por minuto.

A empresa está satisfeita com o impacto que o sistema de raios X está oferecendo até o momento, afirma Sr. Vial. “Ao detec-tar contaminantes muito pequenos, o X33 oferece aos nossos clientes a segurança de que nossos sabonetes são confiáveis.

www.mt.com/safeline-xray-ch

A Inspeção por Raios X – É Mais do Que Apenas Detectar Contaminação

Saiba mais sobre a tecnologia de inspeção por

raios X e como ela pode:

- Medir a massa

- Inspecionar níveis de enchimento

- Verificar se faltam componentes

- Verificar a qualidade da embalagem

Faça o download do nosso white paper: www.mt.com/xray-integrity-ch

Whi

te P

aper X-ray InspectionMore Than Just Contamination Detection

Contents1 Why Use X-rays to Inspect Products?2 How Does X-ray Inspection Work?3 X-ray Inspection Sees What You Can’t See3.1 Measurement of Product Length, Width, Area, and Volume

3.2 Identification of Missing or Broken Items3.2.1 Detection of Damaged Products 3.2.2 Detection of Missing Products3.2.3 Insert Inspection3.3 Measuring Mass and Monitoring Fill Levels3.4 Product-in-Seal Inspection4 Conclusion: No Shocks or Surprises

Detecção de Uma Ampla Faixa de Contaminantes A tecnologia de inspeção por raios X está apta a detectar contaminantes como: • Metal• Vidro• Pedras minerais• Borracha• Plástico de alta densidade• Osso calcificado

6 METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Anál

ises

Mul

tipar

âmet

ro Fluxo de Trabalho InteligentePara Análises de Rotina de Alta Produtividade

A Dr. Weigert GmbH, produtora de pro-dutos químicos alemã sediada em Ham-burgo, fabrica soluções de limpeza, usadas na limpeza e desinfecção de instrumentos médicos. A composição e os parâmetros de qualidade de tais soluções são extrema-mente importantes e devem ser rigorosa-mente testados. Devido às altas demandas dessas soluções e por uma questão de res-ponsabilidade com seus clientes, a Dr. Wei-gert busca um sistema automatizado para acelerar suas análises multiparâmetro.

Um sistema multiparâmetro modernoCom uma alta produtividade de amostras, o laboratório de CQ da Dr. Weigert preci-sava de um sistema moderno, totalmente automatizado para realizar análises mul-tiparâmetro com seleção de métodos auto-mática para cada amostra. Dependendo dos requisitos das amostras, a densidade, o índice de refração, o número de ácido/base, o teor de cloro ativo e o pH podem ser determinados. A METTLER TOLEDO criou um sistema que realiza todas as análises

exigidas, seguidas por limpeza e acondi-cionamento automático e gerenciamento de resíduos. O sistema também assegura o manejo seguro dos dados.

Um medidor de densidade DM40 conec-tado ao software do PC LabX® está no cerne do sistema. O medidor de den-sidade está conectado a um titulador Excellence T90, a uma célula de índice de refração RX50 e a uma unidade auto-matizada SC30, equipada com um lei-tor de código de barras. As amostras são etiquetadas com um código de barras 2D no frasco e colocadas no SC30, que lê os dados. As funcionalidades dos SmartCodes™ no LabX automatica-mente selecionam o método de análise correto para a amostra.

Devido à alta alcalinidade dos produ-tos químicos medidos, o contato com a célula de medição de densidade deve ser mínimo, a fim de evitar danos ao vidro. O sistema assegura que a célula de den-sidade esteja completamente enxaguada assim que a medição termina. Devido às

A composição correta de soluções de limpeza médica é extremamente importan-

te e deve ser rigorosamente testada. Para a Dr. Weigert GmbH, um sistema mul-

tiparâmetro completamente automatizado da METTLER TOLEDO executa todas as

análises exigidas, inclusive seleção de método automatizada, manejo seguro de

dados e até mesmo de gerenciamento de resíduos de soluções.

Sistema multiparâmetro: titulador T90, medidor de densidade DM40, célula de índice de refração RX20 e unidade de automação SC30.

7METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

diferentes propriedades físicas e quími-cas dos produtos químicos das amostras, o sistema automatizado assegura que os resíduos de soluções sejam separados e armazenados adequadamente.

Todos os dados são armazenados pelo software LabX e os resultados analíticos são automaticamente transferidos para um sistema LIMS, onde uma verificação de plausabilidade decide se os resultados se enquadram de acordo com a especifi-cação. Um programador de tarefas tam-bém é predefinido no LabX para habilitar o acondicionamento e a preparação do sistema a ser realizada no início do dia. Dessa forma, o sistema está pronto para sua primeira amostra quando o primeiro operador chega no laboratório.

Fluxo de trabalho totalmente automatizado e seguroO sistema multiparâmetro fornece um fluxo de trabalho completamente auto-matizado e seguro, incluindo acondi-cionamento de pré-análise, seleção de

método, limpeza, gerenciamento de resíduos e manejo de dados. A produ-tividade aumenta, os erros de transcri-ção são eliminados e o tempo do opera-dor é mantido ao mínimo. Tudo o que o operador deve fazer é pressionar o botão “Iniciar SmartCode” na interface mes-tre de medição de densidade e colocar as novas amostras na unidade de automa-ção. Isso representa um sistema de con-trole de qualidade fácil, seguro e muito eficiente para a Dr. Weigert.

www.mt.com/titration-multiparameter-ch

8 METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Anal

isad

ores

de

Oxi

gêni

o GP

ro 5

00 A Conveniência do Sensor In Situcom o Poder de um Analisador

Instalação flexível, resposta rápida e manutenção mínima. Desde seu lan-çamento em 2012, a série GPro 500 (vencedora do Frost & Sullivan Best Practice Award) de analisadores a laser de diodo ajustável vem simplificando a medição de gás em aplicações químicas e petroquímicas em todo o mundo. Sua facilidade de instalação, velocidade de resposta, baixa manutenção e flexibili-dade para uso em uma ampla variedade de processos tornam o GPro 500 muito atrativo. O acréscimo de novos analisa-dores à linha ampliará ainda mais a sua

adequação.

O GPro 500 estava disponível, anterior-mente, para a medição de umidade de O2

e de CO. Agora, modelos para O2 com tem-peratura, CO%, CO2%, e um combinado de CO2% mais CO% tornam o portfólio GPro 500 adequado para muitos proces-sos de refinaria nos quais costumam ser usados analisadores paramagnéticos e extrativos por infravermelho não disper-sivo (NDIR). Algumas das aplicações de processo estão descritas a seguir.

Eficiência ainda maior na regeneração do catalisador em unidades FCC O Cra-queamento Catalítico Fluidizado (FCC) é uma operação essencial na maioria da refinarias modernas. As unidades de FCC quebram (craqueiam) a longa cadeia dos hidrocarbonetos de gasóleos pesados em uma cadeia curta de hidrocarbone-tos, a fim de produzir gasolina e óleos combustíveis.

O catalisador usado no processo pode ser regenerado para manter sua funcionali-dade. As condições no regenerador devem ser mantidas em uma faixa estreita, senão o catalisador pode ser danificado ou a regeneração pode não se completar. A regeneração do catalisador pode ser monitorada controlando o O2, o CO e CO2.

Devido à presença de partículas do catali-sador, tubos estreitos transportando uma amostra podem facilmente ser bloqueados, e células da amostra extrativa podem ser contaminadas. Além disso, há um retardo nas medições por causa do tempo exigido para o transporte e o acondicionamento da amostra.

A série GPro® 500 de analisadores de gás in situ TDL está provando sua confiabili-

dade e flexibilidade em plantas químicas e petroquímicas do mundo todo. Agora,

quatro novos analisadores e mais uma adaptação para medições do nível de ras-

treamento expandirão sua linha de aplicações. Para medição de gás simples,

precisa e confiável, adquira o GPro 500.

Pontos de medição de análise de gás na unidade de FCC.

Reactor

535 °C1.72 barg

Flue gas

Flue gasCatalyst

finesseparator

Flue gas

Cata

lyst

fines

Flue

gas

Com

bust

ion

air

CO boiler

Catalyst fineshoppers

Regenerator

715 °C2.41 barg

Tota

lfe

edSt

m

Measurementpoint GPro 500

9METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

A série GPro 500 funciona com base no princípio da espectroscopia da absorção de laser, uma técnica de medição sem con-tato, de forma que não há tubo envolvido. Como o GPro 500 faz a medição in situ, as medições são quase instantâneas.

Prevenção de descontroles térmicos na geração de óxido de etileno O óxido de etileno é uma matéria-prima muito importante, com uma ampla variedade de usos em agroquímicos, detergentes, indústria têxtil, produtos farmacêuticos, etc.

O controle de O2 durante a produção é crucial para a segurança, já que um nível acima de aproximadamente 25% resulta em um descontrole térmico. Portanto, velocidade de resposta e medição contínua são essenciais. Analisadores paramagné-ticos não apenas têm um tempo de medi-ção longo, mas a célula paramagnética também é delicada. Se o analisador ou o equipamento de extração de manutenção pesada estiverem off-line, a reação ocor-rerá às cegas.

O sensor GPro 500 de O2 tem um tempo de resposta de menos de dois segundos e exceto a verificação anual, não requer manutenção.

Produção mais segura de ácido tereftálico purificadoO PTA é usado principalmente como um precursor da produção de plásticos de múltiplas finalidades, como o PET.

O nível de O2 na produção de efluentes gasosos é uma medição vital para a pre-venção de explosões e de oxidação não controlada. O CO2 também é geralmente medido a fim de oferecer dados sobre o progresso da reação e por razões de segurança.

Conforme mencionado acima, os anali-sadores paramagnéticos de O2 são frágeis, além de serem caros em caso de precisar substituí-lo. Para medição de CO2, os analisadores de NDIR comumente usados utilizam motores e fontes de IV de banda larga, que precisam de reparos periódicos.

A série GPro 500 não tem peças móveis. Isso garante alta confiabilidade e longa vida útil operacional. Além disso, uma vez que tanto a fonte de laser quanto o detector ficam no cabeçote do sensor, o GPro 500 não precisa de alinhamento.

Célula branca para aplicações de faixa inferiorPara processos em que é exigida a medi-ção extrativista e precisa de faixa inferior, a adaptação da nova célula branca para a série GPro 500 oferece um caminho óptico efetivo de 10 metros e aumenta a resolução de medição por um fator de 10.

Simples, eficiente e confiável Para garantir a segurança do processo a fim de proteger o meio ambiente, as pessoas e ativos, é preciso optar pelo melhor equipamento. O GPro 500 oferece a conveniência e a facilidade de uso de um sensor em linha, combinadas com o desempenho de um poderoso analisador de gás. Com o GPro 500, a medição de gás em uma variedade crescente de aplicações fica mais fácil e confiável do que nunca.

www.mt.com/TDL-ch

10 METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Estu

do d

e Ca

so Calibrando o PaladarIntegração de um Sistema de Dosagem

Os produtores de aromas e fragrâncias líderes do mercado, tinham requisitos exi-

gentes ao atualizar o seu sistema de dosificação. Ele precisava ser seguro e fácil de

operar, possibilitando uma dosificação eficiente, além de facilitar o manuseio segu-

ro dos dados de processo. A equipe de engenharia teve que pensar de modo criativo

para desenvolver uma solução que se adaptasse às necessidades dos clientes.

Como líder do mercado com mais de 30 filiais de produção no mundo todo, a Givaudan toma muito cuidado para garantir que cada lote de aromas e fra-grâncias atenda a especificações precisas. Um servidor central de receitas na matriz da Givaudan é essencial para garantir misturas precisas em qualquer lugar em que forem produzidas.

Na filial de produção em Dübendorf, na Suíça, um sistema de dosagem para sub-misturas precisava ser atualizado devido a mudanças feitas na infraestrutura do software global. Além disso, os terminais de pesagem da METTLER TOLEDO esta-

vam chegando ao fim de sua vida útil após 14 anos de desempenho confiável.

Requisitos Desafiadores"Discutimos três requisitos fundamentais com a equipe de engenharia da METTLER TOLEDO", disse Tom Schmid, gerente de produção da Givaudan. A solução de dosagem necessitava corresponder à ela-borada configuração existente, garantir a transmissão segura de receitas e dados do processo e facilitar a operação segura e eficiente.

Na primeira estação, quatro materiais foram dosados semiautomaticamente dentro de recipientes móveis de grande volume, em uma balança de piso de alta precisão. Na segunda, mais complexa, o sistema de dosagem consistia em dois tan-ques nas balanças de piso de alta precisão com etanal sintético e natural.

Os produtos químicos são dosados de modo semiautomático nos recipientes móveis de grande volume (peso reduzido) ou manualmente nos recipientes de pequeno volume (aumento de peso) em uma balança de menor capacidade, para assegurar uma medição precisa.

Solução InteligenteOs terminais de pesagem IND560xx ins-talados pela METTLER TOLEDO foram projetados para a área de alto risco ATEX Zona 2 e oferecem funcionalidade abran-gente para customizar a aplicação de dosagem. Os operadores são identificados e orientados pelo processo de dosagem a fim de garantir operações seguras. Recur-sos adicionais ajudam a garantir proces-sos de dosagem seguros e precisos, por exemplo, impedir que o enchimento esteja abaixo ou acima do limite, detectar se um material está ausente ou garantir que o recipiente de enchimento esteja presente.

“Esse foi um projeto empol-gante para nós, pois a

Givaudan tinha várias espe-cificações exclusivas que

exigiram o máximo de nossa criatividade.”

Conectividade Perfeita“Para facilitar a comunicação com o servidor central na matriz da Givaudan, propomos desenvolver um servidor de aplicação virtual”, diz Jürg Binkert, Enge-nheiro da METTLER TOLEDO. Cada um dos terminais de pesagem está conectado

Na imagem acima, temos um sistema de dosagem de cluster para quatro materiais na balança de piso de alta precisão.

11METTLER TOLEDO Notícias de Produtos Químicos 5

Aplicação: dosagem de etanal • Duas estações de dosagem no primeiro piso – uma

de redução de peso para grandes volumes e a outra para aumento de peso para pequenos volumes

• Dois tanques de armazenamento nas balanças de piso de alta precisão localizadas no segundo piso

• Controle por meio de terminais de pesagem IND560xx com conexão Ethernet ao servidor da aplicação

Benefícios:• Dosagem segura e precisa em ambas as estações

de dosagem de grande e pequeno volume• Controle preciso do inventário do material, indepen-

dente de qual estação ele tenha sido coletado• Rastreabilidade em tempo real do processo do

pedido e da conexão de consumo de material ao servidor da aplicação

ao servidor de aplicação por meio de uma conexão Ethernet. Com base no número da ordem de produção, a posição da respectiva receita é obtida do servidor central com os parâmetros de dosagem relevantes. Após a dosagem, os dados do processo corres-pondente são transferidos de volta para o servidor central.

"Esse foi um projeto empolgante para nós, pois a Givaudan tinha várias especifica-ções exclusivas que exigiram o máximo de nossa criatividade", diz Binkert. Schmid concorda que a parceria teve resultados

Um tanque fica sobre uma balança de piso de alta precisão aprovada para área de risco para a dosagem precisa de etanal.

positivos. “Gostamos de trabalhar com a METTLER TOLEDO, pois recebemos uma solução feita sob medida para nossas necessidades”, diz Schmid.

A instalação mostrou-se bem-su-cedida em operações diárias e foi adotada pela filial da Givaudan em Dortmund, na Alemanha, para seis sistemas de dosagem.

www.givaudan.com www.mt.com/ind560x-ch

Etanal Sintético Etanal Natural

Terminal de Pesagem IND560xx

Válvulas de segurança

Válvulas de controle

Dosagem de volume grande e pequeno de etanal.

Segu

ndo

Piso

Prim

eiro

Pis

o

Plataformas de Pesagem de Precisão

Para mais informações

www.mt.com/ind-ch

Mettler-Toledo Ind. e Com. Ltda.Industrial DivisionCH-8606 Nänikon, Suíça

Contato local: www.mt.com/contacts

MTSI 30313129

Você Tem Feito Testes Suficientes?Ou Testes Demais?

Minimize riscos e reduza custos• Otimize a rotina de testes para assegurar resultados de pesagem consistentes.• Economize custos eliminando testes desnecessários. • Garanta documentação rastreável, inclusive procedimentos e frequências de teste.

Melhore o Teste de Balança www.mt.com/gwp-verification-ch

A ISO 9001 exige que o equipamento de pesagem seja calibrado e verificado em intervalos definidos.

Porém, como esses testes devem ser feitos e com que frequência não é especificado. Nosso serviço de

GWP® Verification oferece recomendações de testes baseadas em seus requisitos de processo.