segurança em escavação a céu aberto

13
30/7/2010 1 Segurança de Escavação a céu aberto Recomendações Técnicas e Procedimentos Eng. Antonio Fernando Navarro, M.Sc. 2005 COMENTÁRIOS Antes de começar uma obra de escavação, é imperativo estudar a natureza geológica e a resistência do solo que vai ser escavado. Além disso, é de primordial importância, quando se trabalha em zonas urbanas, fazer um reconhecimento cuidadoso do terreno, para localizar as interferências da infra-estrutura de serviços públicos e para determinar quais as medidas de segurança necessárias. Para tanto deve-se pesquisar a existência de redes elétricas, de abastecimento de água, de gás, de telefone, de galerias pluviais, no local e nas vizinhanças da obra. Comentários Na execução das escavações e nos trabalhos em seu interior, o principal e mais evidente perigo são os movimentos acidentais do terreno, que provocam desmoronamentos e soterramento total ou parcial dos trabalhadores. Em resumo, o risco de acidentes em escavações é diretamente proporcional ao conhecimento insuficiente das características do solo a ser escavado, ao otimismo quanto á sua estabilidade e á desatenção quanto a possíveis influências e perturbações de fatores externos.

Upload: universidade-federal-fluminense

Post on 25-Jun-2015

12.201 views

Category:

Education


3 download

DESCRIPTION

Segurança dos trabalhadores em atividades de escavação a céu aberto.

TRANSCRIPT

Page 1: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

1

Segurança de Escavação a céu aberto

Recomendações Técnicas

e

Procedimentos

Eng. Antonio Fernando Navarro, M.Sc.2005

COMENTÁRIOSAntes de começar uma obra de escavação, é imperativo estudar a natureza geológica e a resistência do solo que vai ser escavado. Além disso, é de primordial importância, quando se trabalha em zonas urbanas, fazer um reconhecimento cuidadoso do terreno, para localizar as interferências da infra-estrutura de serviços públicos e para determinar quais as medidas de segurança necessárias.

Para tanto deve-se pesquisar a existência de redes elétricas, de abastecimento de água, de gás, de telefone, de galerias pluviais, no local e nas vizinhanças da obra.

Comentários

Na execução das escavações e nos trabalhos em seu interior, o principal e mais evidente perigo são os movimentos acidentais do terreno, que provocam desmoronamentos e soterramento total ou parcial dos trabalhadores. Em resumo, o risco de acidentes em escavações é diretamente proporcional ao conhecimento insuficiente das características do solo a ser escavado, ao otimismo quanto á sua estabilidade e á desatenção quanto a possíveis influências e perturbações de fatores externos.

Page 2: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

2

Sistemas de Proteção em EscavaçõesRiscos Comuns

Ruptura ou desprendimento de solo e rochas devido a:- Operação de máquinas;- Sobrecargas nas bordas dos taludes;- Execução de talude inadequado;- Aumento da umidade do solo;- Falta de estabelecimento de fluxo;- Vibrações na obra e adjacências;- Realização de escavações abaixo do lençol freático;- Realização de trabalhos de escavações sob condições meteorológicasadversas;- Interferência de cabos elétricos, cabos de telefone e de redes deágua potável e de sistema de esgoto;- Obstrução de vias públicas;- Recalque e bombeamento de lençóis freáticos;- Falta de espaço suficiente para a operação e movimentação de máquinas.

CARACTERISTICASFatores que influenciam a movimentação do solo:

-Dimensões da escavação

-Propriedades dos solos envolvidos

-Pressão devido à água no terreno

-Velocidade de escavação da cava

-Tempo decorrido entre a escavação de cada porção e a execução do escoramento

-Sistema de escoramento adotado e características mecânicas do mesmo

-Seqüência nos processos de escavação e escoramento

-Estruturas e instalações vizinhas (dutos enterrados próximos, fundações rasas)

-Cargas temporárias (solo removido da cava, máquinas passando próximas àcava)

CARACTERISTICASTipos de escoramento

• Pranchada e peças longitudinais de madeira

• Painéis de chapas de aço com vigamento metálico

“berlinense” (perfis de aço com pranchada de madeira)

• Cortina de estacas-prancha

• Cortina de estacas justapostas : madeira, concreto pré-moldado, “pirulito”, estaca raiz, estaca injetada sob pressão.

• Diafragma (parede moldada no solo)

• Jet-grouting

• Cortina atirantada

Page 3: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

3

Escavações Protegidas

Escavações Protegidas

Escavações Protegidas

Page 4: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

4

Escavações Protegidas

Escavações Protegidas

Escavações Protegidas

Page 5: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

5

Escavações Protegidas

ficha

escora

Escavações Protegidas

Riscos

Conseqüências de acidente em escavações provisórias:

• Falta de escoramento!!!!!• Falência estrutural• Escorregamento generalizado• Impacto de material sobre o escoramento• Queda de torrões

Page 6: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

6

Procedimento Seguro

Observações:Por mais rígido que seja o sistema de escoramento, há que se considerar uma movimentação inicial do solo antes de completada a instalação do mesmo.Importância do encunhamento (palmetas) -visando contato íntimo entre pranchada e solo e encunhar as estroncas para colocá-las sob tensão.

Procedimento SeguroObservações:Deve-se observar a qualidade da madeira: se hánós, se houve empenamento excessivo , se possui trincas etc.Chanfro nas pranchas(verticais) - auxilia a justaposição

Deve-se “tomar” (selar) as juntas (após preenchidas) entre pranchões com “mata-juntas”, para se evitar perda de material e formação de vazios atrás do prancheamento

Procedimento SeguroA boa técnica de escavações envolve as etapas seguintes:• Investigação geotécnica e ensaios

• Fixação das dimensões da escavação

• Levantamento das estruturas e instalações vizinhas

• Estabelecimento dos movimentos admissíveis por tais estruturas devido à escavação

• Escolha do sistema de escoramento (se necessário) e do esquema construtivo

• Previsão de movimentos e deformações a serem gerados

• Comparação entre os movimentos e a sua previsão

Page 7: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

7

Lendas

Acidentes não acontecem...

É necessário escavar tudo antes de escorar.

Se não caiu quando escavou, não cai mais...

Trabalho nisso há mais de 20 anos, e nunca aconteceu...

Conseqüências• Escavações são obras temporárias......mas, e o custo?

• Paralisação da obra - lucros cessantes

• Perda de equipamentos e materiais

• Possibilidade de atingir construções / dutos vizinhos

• Imagem da empresa perante a opinião pública

ProcedimentosOs taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim.

Page 8: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

8

PROCEDIMENTOSNos casos de risco de queda de árvores, linhas de transmissão, deslizamentode rochas e objetos de qualquer natureza, é necessário o escoramento,a amarração ou a retirada dos mesmos, devendo ser feita de maneira a nãoacarretar obstruções no fluxo de ações emergenciais.

As escavações com mais de 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros)de profundidade devem dispor de escadas de acesso em locais estratégicos,que permitam a saída rápida e segura dos trabalhadores em casode emergência.

PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOSAs cargas e sobrecargas ocasionais, bem como possíveis vibrações, devemser levadas em consideração para a determinação das paredes do talude,a construção do escoramento e o cálculo dos seus elementos estruturais.O material retirado das escavações deve ser depositado a uma distânciamínima que assegure a segurança dos taludes.

Page 9: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

9

PROCEDIMENTOSDevem ser construídas passarelas de largura mínima de 0,80 m (oitentacentímetros), protegidas por guarda-corpos com altura mínima de 1,20 m(um metro e vinte centímetros), quando houver necessidade de circulação depessoas sobre as escavações.

PROCEDIMENTOSDevem ser construídas passarelas fixas para o tráfego de veículos sobreas escavações, com capacidade de carga e largura mínima de 4 m (quatro metros),protegidas por meio de guarda corpo.

A estabilidade dos taludes deve ser garantida por meio das seguintes medidasde segurança:O responsável técnico deverá buscar a adoção de técnicas de estabilizaçãoque garantam a completa estabilidade dos taludes, tais como retaludamento,escoramento, atirantamento, grampeamento e impermeabilização. AsFiguras 7, 8 e 9 apresentam exemplos de técnicas de estabilização

PROCEDIMENTOS

Page 10: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

10

PROCEDIMENTOSDevem ser evitados trabalhos nos pés de taludes sem uma avaliação préviapelo responsável técnico, pelos riscos de instabilidade que possam apresentar.A existência de riscos constitui impedimento à execução dos trabalhos,até que estes sejam eliminados.Deve ser evitada a execução de trabalho manual ou a permanência deobservadores dentro do raio de ação das máquinas em atividade de movimentaçãode terra.Quando for necessário rebaixar o lençol de água (freático), os serviçosdevem ser executados por pessoas ou empresas qualificadas.

PROCEDIMENTOSSinalização em EscavaçõesNas escavações em vias públicas ou em canteiros, é obrigatória a utilizaçãode sinalizações de advertência e barreiras de isolamento.Alguns tipos de sinalização usados:• Cones• Fitas• Cavaletes• Pedestal com iluminação• Placas de advertência• Bandeirolas• Grades de proteção• Tapumes• Sinalizadores luminososO tráfego próximo às escavações deve ser desviado e, na sua impossibilidade,a velocidade dos veículos deve ser reduzida.Devem ser construídas, no mínimo, duas vias de acesso, uma para pedestrese outra para máquinas, veículos e equipamentos pesados.No estreitamento de pistas em vias públicas, deve ser adotado o sistemade sinalização luminosa (utilizar como referencial para consulta o CódigoBrasileiro de Trânsito).

SINALIZAÇÃO

Page 11: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

11

PROCEDIMENTOSPara as escavações subterrâneas devem ser observadas as disposições doitem 18.20 da NR-18 – Locais Confinados, e as da NR-22 – Trabalhos Subterrâneos.As escavações devem ser sinalizadas e isoladas de maneira a evitar quedasde pessoas e/ou equipamentos.Sistemas de Proteção em Fundações Escavadas

Riscos ComunsSão riscos comuns nas escavações de poços e nas fundações a céu aberto:• Queda de materiais;• Queda de pessoas;• Fechamento das paredes do poço;• Interferência com redes hidráulicas, elétricas,telefônicas e de abastecimento de gás;• Inundação;• Eletrocussão;• Asfixia.

PROCEDIMENTOSMedidas PreventivasA execução do serviço de escavação deverá ser feita por trabalhadoresqualificados.Na execução de poços e tubulões a céu aberto, a exigência de escoramento/encamisamento fica a critério do responsável técnico pela execuçãodo serviço, considerando os requisitos de segurança que garantam a inexistênciade risco ao trabalhador.Tubulões, túneis, galerias ou escavações profundas de pequenas dimensões,cuja frente de trabalho não possibilite perfeito contato visual da atividadee em que exista trabalho individual, o trabalhador deve estar preso a umcabo-guia que permita, em caso de emergência, a solicitação ao profissionalde superfície para o seu rápido socorro.

PROCEDIMENTOSA partir de 1 m (um metro) de profundidade, o acesso da saída do poço ou tubulão será efetuado por meio de sistemas que garantam a segurança dotrabalhador, tais como:• sarilho com trava;• guincho mecânico.Nas escavações manuais de poços e tubulões a céu aberto o diâmetro mínimodeverá ser de 0,60 m (sessenta centímetros).

Page 12: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

12

PROCEDIMENTOS

Os buracos escavados próximo aos locais de cravação ou concretagemde estacas devem ser imediatamente protegidos e sinalizados, para evitar riscosde queda de trabalhadores.

LEGISLAÇÃO.4. Normas Complementares que devem ser consultadasDa Portaria 3.214 de 8/7/78:NR-15 Atividades e Operações InsalubresNR-16 Atividades e Operações PerigosasNR-21 Trabalhos a Céu AbertoNR-22 Trabalhos SubterrâneosDa ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:NB 942 Segurança de Escavações a Céu AbertoNB 617 Identificação e descrição de amostras de solos obtidas emsondagens de simples reconhecimento dos solosNB 756 Projeto Geotécnico

GLOSSÁRIO

Cortinas – Elementos estruturais destinados a resistir às pressões lateraisdevidas a terra e a água.

Escavações taludadas – São escavações executadas com as paredes emtaludes estáveis, podendo ter patamares (berna ou plataformas), objetivandomelhorar as condições de estabilidade dos taludes.

Escavações mistas – Quando na mesma escavação são utilizadas paredesem taludes e paredes protegidas.

Talude – Inclinação ou declive nas paredes de uma escavação.

Page 13: Segurança em escavação a céu aberto

30/7/2010

13

Reflexão

Quais os parâmetros de resistência deste solo?Quais os parâmetros de resistência deste solo?

BOAS PRÁTICAS