segunda aplicação do enem 2017: internet e tecnologias

21
segunda aplicação do ENEM-2017 Questões de Internet e tecnologias Manoel Neves

Upload: manoelnevescom

Post on 21-Jan-2018

82 views

Category:

Education


7 download

TRANSCRIPT

segunda aplicação do ENEM-2017Questões de Internet e tecnologias

Manoel Neves

DAHMER,A.Disponívelem:www.malvados.com.br.Acessoem:15maio2013.

QUESTÃO 01 segunda aplicação do ENEM-2017

Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, essesquadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedadescontemporâneas,poisa)indicamasolidãoexistencialdosusuáriosdasredessociaisvirtuais.b)criticamasuperficialidadedasrelaçõeshumanasmantidaspelainternet.c)retratamadificuldadedeadaptaçãodepessoasmaisvelhasàsrelaçõesvirtuais.d)ironizamocrescimentodaconexãovirtualopostoàfaltadevínculosreaisentreaspessoas.e)denunciamoenfraquecimentodasrelaçõeshumanasnosmundosvirtualerealcontemporâneos.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Osquadrinhosemanálisearticulam-seporintermédiodeumparadoxo:ainternetestá ligando as pessoas,mas, por vezes, impedequehaja vínculos reais entre aspessoasqueestãopróximas.Porisso,deve-seassinalaraalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãoredessociaisenovasformasdeinteração

AINTELIGÊNCIAESTÁNAREDEPergunta: Há tecnologias que melhoram a vida humana, como a invenção docalendário,eoutrasquerevolucionamahistóriadahumana,comoa invençãodaroda. A internet, o iPad, o Facebook, oGoogle são tecnologias que pertencemaquecategoria?

Resposta:Àdasquerevolucionamahistória.Oqueestáacontecendonomundodehoje é semelhante ao que se passou com a sociedade agrária depois da prensamóveldeGutenberg.Antes,oconhecimentoestavaconcentradoemoligopólios.AinvençãodeGutenbergcomeçouademocratizaroconhecimento,easinstituiçõesdo feudalismo entraram num processo de atrofia. A novidade afetou a IgrejaCatólica,asmonarquias,ospoderescoloniaise,comopassardotempo,resultounas revoluções na América Latina, nos Estados Unidos, na França. Resultou nademocraciaparlamentar,naReformaProtestante,nacriaçãodasuniversidades,doprópriocapitalismo.MartinhoLuterochamouaprensamóvelde“amaisaltagraçadeDeus”.Agora,maisumavez,ogêniodatecnologiasaiudagarrafa.Comaprensamóvel,ganhamosacessoàpalavraescrita.Coma internet, cadaumdenóspodeser seupróprioeditor.A imprensanosdeuacessoaoconhecimentoque jáhaviasido produzido e estava registrado. A internet nos dá acesso ao conhecimentocontido no cérebro de outras pessoas emqualquer parte domundo. Isso é umarevolução. E, tal como aconteceu no passado, está fazendo com que nossasinstituiçõessetornemobsoletas.

TAPSCOTT,D.EntrevistaconcedidaaAugustoNunes.Veja,21abr.2011.Adaptado.

QUESTÃO 02 segunda aplicação do ENEM-2017

Segundoopesquisadorentrevistado,ainternetrevolucionouahistóriadamesmaformaqueaprensamóveldeGutenbergrevolucionouomundonoséculoXVI.Deacordocomotexto,asduasinvenções,demaneirasimilar,provocaramo(a)a)ocorrênciaderevoluçõesembuscaporgovernosmaisdemocráticos.b)divulgaçãodoconhecimentoproduzidoempapelnasdiversasinstituições.c) organização das sociedades a favor do acesso livre à educação e àsuniversidades.d) comércio do conhecimento produzido e registrado em qualquer parte domundo.e) democratização do conhecimento pela divulgação de ideias por meio depublicações.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Ofragmentodaentrevistaemanálise falaquasequeexclusivamentedopapeldedispersãodetextos/conhecimentos levadoacabopelacriaçãodaprensamóveledainternet.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“e”.

conteúdos abordados na questãoasTICSeseusdesdobramentosnasociedade

Comoseapresentamosatosde lereescrevernocontextodoscanaisdechatdainternet?Opróprionomequedesignaestesespaçosnomeiovirtualelucidaqueosleitores-escritoresaliestãoempenhadosemefetivarumaconversação.Porém,nãosetratadeumaconversaçãonosmoldestradicionais,masdeumprojetodiscursivoque se realiza só e através das ferramentas do computador via canal eletrônicomediado por um software específico. A dimensão temporal deste tipo deinterlocuçãocaracteriza-sepelasincronicidadeemtemporeal,aproximando-sedeuma conversa telefônica, porém, devido às especificidades do meio que põe osinterlocutores em contato, estes devem escrever suas mensagens. Apesar dasensaçãodeestarem falando,osenunciadosqueproduzemsãoconstruídosnum“textofaladoporescrito”,numa“conversaçãocomexpressãográfica”.Ainteraçãoque se dá “tela a tela”, para que seja bem-sucedida, exige, alémdas habilidadestécnicas anteriormente descritas, muito mais do que a simples habilidadelinguística de seus interlocutores. No interior de uma enorme coordenação deações, o fenômeno chat também envolve conhecimentos paralinguísticos esocioculturaisquedevemserpartilhadosporseususuários.Issosignificadizerqueesta atividade comunicacional, assim como as demais, também apresenta umavinculação situacional, ou seja, não pode a língua, nesta esfera específica dacomunicaçãohumana,serseparadadocontextoemqueseefetiva.

BERNARDES,A.S.;VIEIRA,P.M.T.Disponívelem:www.anped.org.br.Acessoem:14ago.2012.

QUESTÃO 03 segunda aplicação do ENEM-2017

Notexto,descreve-seochatcomoumtipodeconversação“telaatela”pormeiodo computador e enfatiza-se a necessidade de domínio de diversas habilidades.Umacaracterísticadessetipodeinteraçãoéaa) coordenação de ações, ou atitudes, que reflitam modelos de conversaçãotradicionais.b)presençaobrigatóriadeelementosdiscursivosquesejamsimilaresaosdeumaconversatelefônica.c) inserção sequencial de elementos discursivos que sejam similares aos de umaconversatelefônica.d) produção de uma conversa que articula elementos das modalidades oral eescritadalíngua.e)agilidadenaalternânciadetemasedeturnosconversacionais.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

As expressões “texto falado por escrito” e “conversação com expressão gráfica”permitementreverque,deacordocomotextoemanálise,ochatéummodalqueapresentacaracterísticastantodotextofaladoquantodoescrito.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãoredessociaisenovasformasdeinteração

Disponívelem:www.blognerdegeek.com.Acessoem:7mar.2013.Adaptado.

QUESTÃO 04 segunda aplicação do ENEM-2017

Na tirinha, o leitor é conduzido a refletir sobre relacionamentos afetivos. Aarticulaçãodosrecursosverbaisenãoverbaistemoobjetivodea)criticarasuperficialidadecomqueasrelaçõesamorosassãoexpostasnasredessociais.b)negarantigosconceitosouexperiênciasafetivasligadasàvidaamorosa.c) enfatizar a importância de incorporar novas experiências na vida amorosa dosadolescentes.d) valorizar asmanifestações nas redes sociais comomedida do sucesso de umarelaçãoamorosa.e)associarapopularidadedeumamensagemnasredessociaisàprofundidadedeumarelaçãoamorosa.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

A tirinha em análise critica a forma superficial como os relacionamentos sãoexpostosnasredessociais.Deve-se,portanto,assinalaraalternativa“a”.

conteúdos abordados na questãoredessociaisenovasformasdeinteração

Atecnologiaestá,definitivamente,presentenavidacotidiana.Sejaparaconsultarinformações,conversarcomamigosefamiliaresouapenasentreter,ainterneteoscelularesnãosaemdasmãosementesdaspessoas.Poressemotivo,especialistasalertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. O problema, dizem osespecialistas,éousuárioconseguirdiferenciaradependênciadousoconsideradonormal.Hoje,ainterneteoscelularessãoferramentasprofissionaisedeestudo.

MATSUURA,S.Oglobo,10jun.2013.Adaptado.

QUESTÃO 05 segunda aplicação do ENEM-2017

Odesenvolvimentodasociedadeestárelacionadoaoavançodastecnologias,queestabelecemnovospadrõesde comportamento.Deacordo como texto, o alertadosespecialistasdeve-seàa) insegurançadousuário,emrazãodograndenúmerodepessoasconectadasàsredessociais.b)faltadecredibilidadedasinformaçõestransmitidaspelosmeiosdecomunicaçãodemassa.c)comprovaçãoporpesquisasdequeosdanosaocérebrosãomuitomaioresdoquesepodeimaginar.d) subordinação das pessoas aos recursos oferecidos pelas novas tecnologias, apontodeprejudicarsuasvidas.e)possibilidadedeaspessoasseisolaremsocialmente,emrazãodousodasnovastecnologiasdecomunicação.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Deacordo como textoemanálise,ousoexcessivodas ferramentas tecnológicaspode viciar, ou seja, pode prejudicar a vida do usuário. Sendo assim, deve-seassinalaraalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãoasTICSeseusdesdobramentosnasociedade

Ojornalvaimorrer.Éaameaçamaisconstantedosespecialistas.Eessaneméumaprofecianova.Häanosafraseérepetida.Experiênciassãofeitasparaatrairleitoresnaeradacomunicaçãonervosa,rápida,multicolorida,performática.Masoqueéojornal?Ondemoraseuencanto?O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato decomunicaçãodeideias,histórias,imagensenotícias.Notempodasmuitasmídias,o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito umapersonalidade.Quandosurgeumanovamídia,há sempreosqueaapresentamcomo tendênciairreversível,modeladoradofuturoinevitávelefatal.Depoissedescobrequenadaésubstituídoeonovoseagregaaomesmoconjuntodeseresatravésdosquaisnoscomunicamos.

Os jornaisvãoacabar,garantemosespecialistas.E,por isso,dizemqueéprecisofazer jornal parecer com outras formas da comunicaçãomais rápida, eletrônica,digital. Assim, elesmorrerãomais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem,palavra,informação,ideia,opinião,humor,debate,deumaformasódele.Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares que retuitamos paraoutrosmilharesoquefoipostadonosblogs,oqueestánossitesdosveículoson-line,quechance temum jornaldepapelque trazumanotíciaestática,uma fotoparada,uminfográficofixo?Terámaischancesecontinuarsendojornal.

LEITÃO, M. Jornal de papel. O tempo. n. 684, 8 jul. 2012. Adaptado.

QUESTÃO 06 segunda aplicação do ENEM-2017

Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e dainformaçãonasdiferentesmídias.Apartirdaanálisedotexto,conclui-sequeessastecnologiasa) mantêm inalterados os modos de produção e de veiculação doconhecimento.b) provocam rupturas entre novas e velhas formas de comunicar oconhecimento.c) modernizam práticas de divulgação do conhecimento hoje consideradasobsoletas.d)substituemosmodosdeproduçãodeconhecimentosoriundosdaoralidadeedaescrita.e)contribuemparaacoexistênciadediversosmodosdeproduçãoeveiculaçãodeconhecimento.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2017

Da leitura do texto, depreende-se que é possível que as tradicionais formas decomunicaradaptem-seàsevoluçõestecnológicas.Marque-se,pois,aalternativa“e”.

conteúdos abordados na questãoasTICSeseusdesdobramentosnasociedade