seÇÃo tÉcnica de ensino prova multidisciplinar i 8º … · estudo e concentração são...

15
Prova multidisciplinar I 2º bimestre 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018 Página 1 COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO PROVA MULTIDISCIPLINAR I 8º ano Ensino Fundamental 2º bimestre de 2018 1ª chamada Matemática, Ciências, Filosofia e Arte Aluno: ____________________________________________________________________________________ Série: 8º ANO Turma: ________________ Data: 16 de maio de 2018 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Esta prova contem 40 (quarenta) questões. Caso o caderno de provas esteja incompleto ou com defeito, solicite ao fiscal de sala outra prova. 2. Cada disciplina contém 06 (seis) questões do tipo A (Certo ou Errado) e 04 (quatro) do tipo B (múltipla escolha). 3. Nos itens do tipo A, deve-se marcar no cartão de respostas o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, para o que julgar ERRADO. 4. Os itens do tipo B são de múltipla escolha e possuem UMA ÚNICA alternativa a ser assinalada em campo apropriado. 5. O cartão de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 6. Durante a prova não se comunique com outros alunos, nem se levante sem autorização do fiscal de sala. 7. As provas são individuais e sem consulta. Não será permitido o uso de calculadoras e quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos de comunicação ou cálculo. 8. Atenção ao preencher o Cartão Resposta, em caso de extrema necessidade, o cartão será substituído uma vez. 9. O prazo para apresentação de recurso será de 48 horas a contar da divulgação do gabarito provisório, que será publicado até 24h após o término da prova. 10. Recebimento de recursos da MULTIDISCIPLINAR, SOMENTE pelo site do CMDPII, seguindo o prazo acima previsto. 11. Estudo e concentração são fundamentais para um bom desempenho. Boa Prova!

Upload: vuongcong

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO

PROVA

MULTIDISCIPLINAR I

8º ano Ensino Fundamental

2º bimestre de 2018

1ª chamada

Matemática, Ciências, Filosofia e Arte

Aluno: ____________________________________________________________________________________

Série: 8º ANO Turma: ________________ Data: 16 de maio de 2018

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las. Esta prova contem 40 (quarenta) questões. Caso o

caderno de provas esteja incompleto ou com defeito, solicite ao fiscal de sala outra prova.

2. Cada disciplina contém 06 (seis) questões do tipo A (Certo ou Errado) e 04 (quatro) do tipo B (múltipla escolha).

3. Nos itens do tipo A, deve-se marcar no cartão de respostas o campo designado com o código C, caso julgue o

item CERTO; ou o campo designado com o código E, para o que julgar ERRADO.

4. Os itens do tipo B são de múltipla escolha e possuem UMA ÚNICA alternativa a ser assinalada em campo

apropriado.

5. O cartão de resposta deve ser preenchido apenas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6. Durante a prova não se comunique com outros alunos, nem se levante sem autorização do fiscal de sala.

7. As provas são individuais e sem consulta. Não será permitido o uso de calculadoras e quaisquer tipos de aparelhos

eletrônicos de comunicação ou cálculo.

8. Atenção ao preencher o Cartão Resposta, em caso de extrema necessidade, o cartão será substituído uma vez.

9. O prazo para apresentação de recurso será de 48 horas a contar da divulgação do gabarito provisório, que será

publicado até 24h após o término da prova.

10. Recebimento de recursos da MULTIDISCIPLINAR, SOMENTE pelo site do CMDPII, seguindo o prazo acima

previsto.

11. Estudo e concentração são fundamentais para um bom desempenho.

Boa Prova!

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 2

MATEMÁTICA

Na Álgebra são encontradas expressões matemáticas que contém letras e números (ou somente letras), essas expressões são chamadas de expressões algébricas. Polinômio é um tipo de expressão algébrica inteira que representa um monômio ou uma soma algébrica de monômios (semelhantes ou não).

Acerca dos estudos feitos sobre polinômios julgue os itens de 1 a 6, assinalando C para os CORRETOS e E para os ERRADOS.

1. O resultado da diferença (3𝑥² + 2𝑥 − 6) − (−5𝑥2 − 4𝑥 − 6) é representado pelo polinômio −2𝑥2 − 2𝑥 − 12.

2. O polinômio resultante do produto (3𝑥²𝑦 + 2𝑥) ∙ (4𝑥3) é um binômio do 6º grau.

3. O salário de um funcionário de certa empresa é calculado da seguinte forma: R$ 2 960,00 fixos mais R$ 54,00 para cada hora-extra (x) trabalhada durante o mês. Assim sendo, o polinômio que representa o salário mensal deste funcionário é 54𝑥 + 2 960.

4. O resultado da soma 𝐴 + 𝐵 + 𝐶 entre os polinômios 𝐴 = −𝑥3 + 4𝑥2 + 6𝑥 − 3, 𝐵 = 𝑥2 − 3𝑥 + 5 e 𝐶 = 𝑥3 + 2𝑥 + 2 é um trinômio do 3º grau.

5. O perímetro do retângulo abaixo pode ser representado pelo binômio 6𝑥 + 12.

Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/polinomios.htm.> Acesso em 25 abr. 2018

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 3

6. O volume do paralelepípedo ao lado pode ser representado pelo trinômio 4𝑥3 + 14𝑥2 − 8𝑥.

7. Alguns polinômios recebem nomes específicos, aqueles que têm somente um termo são chamados de monômios, os que possuem dois termos chamam-se binômios e os de três termos são chamados trinômios. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta apenas monômio e binômio.

a) 𝐴 = 𝑦𝑥3 − 3𝑦2 − 4 𝐵 = 𝑥2𝑦2 + 2𝑥 𝐶 = 𝑑4

b) 𝐴 = 𝑥3 + 𝑥2𝑦3 𝐵 = 2𝑥 𝐶 = 5

c) 𝐴 = 𝑧6 + 10 𝐵 = 3 𝐶 = 5𝑥3 + 5𝑥 + 5

d) 𝐴 = 𝑥6𝑦6 + 𝑦; 𝐵 = 𝑤4 + 𝑦6 𝐶 = 4 + 𝑥𝑦4 + 𝑥𝑦5𝑧3

8. Qual dos polinômios abaixo, devemos somar ao polinômio 𝑥2 − 𝑦 + 2 para obter o polinômio

3𝑥2 + 2𝑦 + 2?

a) 2𝑥2 + 3𝑦.

b) 𝑥2 + 𝑦.

c) 𝑥3 + 𝑦2 + 3.

d) 4𝑥2 + 3𝑦 + 4.

9. Observe o polígono abaixo:

De acordo com o que foi estudado a respeito das operações com polinômios, marque a alternativa que indica, respectivamente, o perímetro e a área desse polígono.

a) Perímetro: 4𝑎 + 2𝑏; Área = 2𝑎2 + 2𝑎𝑏.

b) Perímetro: 5𝑎 + 4𝑏; Área = 2𝑎2 + 𝑎𝑏 + 𝑏2.

c) Perímetro: 6𝑎 + 4𝑏; Área = 2𝑎2 + 2𝑎𝑏 + 𝑏2.

d) Perímetro: 7𝑎 + 3𝑏; Área = 2𝑎 + 𝑏 + 2𝑎𝑏.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 4

10. A área do retângulo abaixo é dada pela expressão 10𝑥2 + 5𝑥. Calcule o polinômio que representa a medida da altura desse retângulo.

a) 𝑥 + 2 b) 𝑥2 + 𝑥 + 1 c) 2𝑥 + 5 d) 2𝑥 + 1

RASCUNHO

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 5

CIÊNCIAS

TEXTO I

Pesquisa genética ajuda famílias com histórico de doenças raras

Cerca de 5% das gestações resultam no nascimento de uma criança com algum tipo de anomalia

Congênita

Marcelo Alves, de 15 anos, é um jovem de sorte. Sua rotina, comum para um garoto paulistano

de classe média, poderia ter sido interrompida por uma doença incurável que consta em seus genes. Apesar de ter a mutação, herdada da mãe, a enfermidade não se manifestou. Por isso, o garoto leva uma vida normal. Divide o tempo entre os estudos e a capoeira, arte que o fascina desde criança. Sai de casa às 6h30, quando vai à escola, e retorna às 18 horas, horário para ler e realizar o dever de casa. Pelo cansaço, às vezes dorme às 19 horas. No primeiro ano do ensino médio, diz que sabe até o que quer como profissão: ser advogado criminalista.

Os pais do garoto, Ana Lúcia e Marcelo Meizes, são portadores do gene da fibrose cística, doença hereditária e incurável que debilita o portador progressivamente até a morte prematura. Ter a mutação não significa ter a doença, já que ela é recessiva (precisa de dois genes alterados para se manifestar), mas há risco de transmissão aos descendentes. Ana teria 50% de risco de transmitir sua mutação e Meizes, outros 50%. Ou seja, a possibilidade de Marcelo tê-la adquirido era de 25%.

Só aceitaram ter o filho depois de pedir uma pesquisa genética pré-natal, realizada no Departamento de Genética da Universidade de São Paulo (USP), que apontou que o feto era portador apenas dos genes da mãe, mas não do pai. Foi o que o livrou do destino trágico. Como a gravidez não era esperada, pensaram até em aborto caso o feto tivesse a doença.

Dois anos antes, a família de Marcelo perdeu um filho por desconhecer a existência da fibrose cística. Aos seis meses, quando morreu, o bebê já tinha enfrentado hérnias, hepatite e pneumonia. "Ninguém entendia o que ele tinha", lembra Ana Lúcia, com tristeza. Só chegaram às respostas com a necrópsia e a indicação de um médico da Escola Paulista de Medicina, que os sugeriu um diagnóstico genético molecular, também conhecido como mapeamento genético. O procedimento indicaria, por meio de um exame de sangue, se os pais tinham algum tipo de doença nos genes. Meizes e sua mulher não suportariam ver outro filho sofrendo até a morte.

Fonte: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisa-genetica-ajuda-familias-com-historico-de-doencas-raras,1094263 Luiz Fernando Toledo, Especial para o Estado, 07 Novembro 2013. Acesso em 25/04/18 as 14h02min

Com base no texto e nos conhecimentos estudados em sala, julgue os itens abaixo em (C) para as alternativas CORRETAS e (E) para as alternativas ERRADAS.

11. No primeiro parágrafo, a palavra destacada genes refere-se a um fragmento do DNA responsável por uma determinada característica de Marcelo Alves que contêm em um dos alelos uma mutação herdada da mãe.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 6

12. Infere-se no segundo parágrafo, que o heredograma da família do garoto para a transmissão da doença fibrose cística, está corretamente representado abaixo.

13. No segundo parágrafo, a palavra grifada refere-se a uma característica que se manifesta apenas em homozigose.

14. Os pais do garoto são heterozigotos para a doença e apresentam 75% de chances de não ter filhos com fibrose cística. Desta forma, se na primeira gestação de Ana Lúcia o filho já foi portador da doença, não haveria possibilidade que, Marcelo Alves (filho de segunda gestação), seja um portador de fibrose cística, sendo exagerada a decisão em pedir a pesquisa genética pré-natal e até mesmo cogitar a hipótese de um aborto.

15. Se Marcelo casar com uma mulher homozigota para fibrose cística, existirá possibilidade deste casal ter filhos sem a doença.

16. Infere-se do texto que, ao analisar o heredograma familiar, foi possível descobrir as causas que levaram a morte do irmão de Marcelo.

17. Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

Marque a alternativa que aponte CORRETAMENTE quais dos números, de I a IV, apresenta o genótipo Aa:

a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I e IV.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 7

18. Os processos de divisão celular são essenciais para o crescimento de seres vivos. Quem realiza esses processos são as próprias células. Na mitose, a célula mãe gera células filhas com uma carga genética. Na meiose, a célula mãe gera células filhas, cada uma com metade da carga genética. Em relação a esses processos, podemos afirmar que:

a) A mitose consiste em duas divisões celulares sucessivas.

b) Os ovócitos e os espermatozoides são produzidos por divisões mitóticas.

c) Durante a meiose não ocorre a permutação ou “crossing-over”.

d) A meiose é um processo que dá origem a quatro células haplóides.

19. Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de

uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram.

a) Os genótipos e os fenótipos idênticos.

b) Diferenças nos genótipos e fenótipos.

c) O mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

d) Os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

20. Na genealogia abaixo, as pessoas indicadas pelos números 1, 2, 4, 5 e 7 apresentam uma

anomalia condicionada por gene autossômico dominante. Já as pessoas indicadas pelos números 3 e 6 têm fenótipo normal.

Após a análise da genealogia, pode-se concluir que:

a) Apenas as pessoas indicadas pelos números 1 e 2 são heterozigóticas.

b) A pessoa indicada pelo número 3 transmitiu o gene recessivo para seu descendente

indicado pelo número 7.

c) Não há possibilidade que a pessoa indicada pelo número 5 seja heterozigótica.

d) O casal indicado pelos números 6 e 7 não poderá ter descendentes com fenótipo normal.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 8

FILOSOFIA

Tendo como base o conteúdo apresentado ao longo do bimestre, Julgue os itens abaixo, assinalando (C) para as questões CORRETAS e (E) para as questões ERRADAS:

21. Além de apresentar o raciocínio como fator fundamental para análise das informações captadas pelos sentidos, Hobbes defende também que a filosofia deveria se apoiar em princípios religiosos ou metafísicos.

22. Graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados mais práticos. Para Locke, quanto mais o ser humano conhece as leis da natureza, mais as domina e as utiliza para o seu benefício.

23. Os sentidos nos ajudam a sobreviver e, dessa forma, promovem uma melhor integração com o ambiente social em que vivemos. Essa é a principal característica desenvolvida pela corrente empírica, provar a utilidade dos sentidos no que se refere ao desenvolvimento interpessoal do indivíduo.

24. Para Locke, existe somente um tipo de experiência: a externa, também chamada de sensação, que seria relacionada as coisa que percebemos fora e dentro de nós.

25. Ao estabelecer a experiência como fundamento de todo conhecimento, Locke tornou-se um marco na teoria do conhecimento e do pensamento moderno. Suas reflexões influenciaram pensadores como Berkeley, Hume e Kant.

26. Segundo o empirismo, a mente humana é como uma "folha em branco" onde são gravadas impressões externas. Por isso, não se reconhece a existência de ideias inatas.

Imagem 1

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 9

27. A partir da observação da Imagem 1, infere-se que todos os alimentos apresentados estão

próprios para o consumo. Tal afirmação se dá pelas características apresentados a partir da visão que temos da imagem, afinal os alimentos estão com características saudáveis, apresentando suculência, textura e vigor. A doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captadas do mundo externo e pelos sentidos denomina-se:

a) Racionalismo imaterial

b) Empirismo

c) Experiencia sensivel

d) Percepção

28. Em Hobbes, filósofo inglês, vimos que a base para o conhecimento não se dá pela substância

pensante, como afirmava René Descartes. Quanto aos pensamentos e aos raciocínios desenvolvidos pelo homem a partir de Hobbes, identifique a alternativa INCORRETA .

a) Não há nada na mente que não tenha sido inicialmente gerado por alguma percepção sensível.

b) O filósofo afirma que depois que se tem a experiência dos sentidos, adquirimos representações ou ideias das coisas e por meio delas, podemos raciocinar, calcular, prever, enfim, desenvolver operações intelectuais.

c) Nossos pensamentos e raciocínios são possíveis devido as representações mentais que temos de coisas que estão fora de nós.

d) Depois que temos a experiência das coisas ou ideias, se faz necessário reavaliar todas as informações a fim de serem aprovadas pela razão.

29. A partir dos conhecimentos apresentados pela teoria empírica e a charge abaixo, julgue os itens e identifique a alternativa INCORRETA. Texto I

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

0

a) Ao se preocupar com a existência da natureza, o personagem deixa claro que as previsões do que irá acontecer não são favoráveis. Para Hobbes, a capacidade de prever e raciocinar ações futuras permitiria ao homem controlar a natureza.

b) Para alguns empiristas, quanto mais o ser humano conhecer as relações de causa e efeito dos fenômenos, mais poderia dominar a natureza e utilizá-la ao seu benefício.

c) Para Hobbes, a ciência não deveria estudar ou investigar os fenômenos naturais, já que essa temática ambientalista é de cunho racionalista, sendo característica pertencente à razão, pensar sobre o que irá acontecer.

d) Se o homem tiver ciência do que causa a destruição da natureza, terá como prever possíveis acontecimentos. No caso da charge, já se sabe a causa da destruição, pode-se, portanto, trabalhar na prevenção. Essa ideia está presente no ideal empirista.

30. O empirismo de Berkeley foi um modo original de negar o materialismo da filosofia empirista sem abrir mão da experiência sensível. Quanto aos conhecimentos a respeito do filósofo e sua teoria, identifique a questão INCORRETA.

a) Para o pensador, só podemos afirmar a existência daquilo que percebemos, do que aparece a nossa mente, ou seja, não existiria nada além do que os sentidos são capazes de conhecer.

b) O filósofo defendia que Deus seria o responsável por todas as sensações humanas, nossos sentidos seriam afetados por Deus, provocando as ideias sensíveis.

c) Para o filósofo, a existência de substâncias materiais fora da mente seria apenas uma suposição, já que “Ser é ser percebido”.

d) De acordo com Berkeley, afirmar a existência de algo não dependerá de sua percepção, já que o objeto existe independente do ser e independente de ser ou não percebido.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

1

ARTES

Leia o TEXTO I para julgar as questões de 31 a 34.

TEXTO I

“Não há, a arte, nem no passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”. A

frase anterior foi dita por nada mais que Pablo Picasso. Na frase fica nítida a visão do artista, acerca do propósito da arte perante a sociedade. A visão de que o artista não deve manter a sua produção refém dos “passadismos” ou na intenção de sempre estar tentando prever qual será a nova tendência

do futuro. Muito mais do que ser apenas um replicante de outros artistas e/ou estilos, o artista deve estar atento aos acontecimentos de seu tempo. É papel do artista desvendar e decodificar os gritos de sua geração, aquilo que a sua sociedade tem ecoado, a fim de transpor tais anseios por meio de suas obras artísticas.

A arte moderna, e os artistas do início do século XX foram os “gritos” por mudanças daquela época; foram os principais responsáveis por dar um basta na arte de tempos passados, a fim de assumir um novo caminho, que a arte jamais havia percorrido. Daí o nome Vanguarda, aqueles que vão à frente, pessoas que se colocam perante os críticos, a fim de proteger as suas novidades.

Professor Rodrigo Sousa. 2018.

Com base no TEXTO I e no conhecimento adquirido em sala de aula, julgue os itens abaixo, assinalando (C) para as questões CORRETAS e (E) para as questões ERRADAS.

31. O termo “Vanguarda” é muito utilizado no campo das Artes Visuais. A sua origem vem do francês

avant-garde, que significa “Tropa que vai à frente”.

32. A palavra “passadismo”, utilizada no texto, refere-se às características clássicas da arte, desta forma, os modernistas tentam deixar de lado tais referências para explorar o novo.

33. A arte é vista como um reflexo dos acontecimentos mundanos. Por exemplo, durante o século XIX, os avanços tecnológicos, foram os responsáveis por desenvolver um ramo que fosse contrário ao Realismo. Em contra partida, no século XX, não houve nenhum caso de grande relevância que fosse capaz de mudar os campos artísticos.

34. O artista do século XX foi um dos grandes responsáveis por trazer os “gritos” de sua geração.

Pode-se inferir, a partir do texto, que estes tais “gritos” seriam as mudanças trazidas pelos

artistas, tanto na questão técnica da arte quanto na crítica.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

2

Com base na IMAGEM I, julgue os itens 35 e 36.

IMAGEM I: “Reprodução Proíbida”, MAGRITTE, René. 1937.

Com base na IMAGEM I e no conhecimento adquirido em sala de aula, julgue os itens abaixo.

35. O estilo moderno que melhor se adequa na IMAGEM I é o Expressionismo. As características aplicadas na obra remetem às emoções humanas e abusam dos traços tortos e deformados.

36. O trabalho de Magritte pode ser lido da seguinte forma: o ser humano que sempre olha para frente, ou seja, deixando para trás os conceitos passadistas e que se preocupa com os acontecimentos pertinentes para o seu tempo, representando, então, a visão de um Vanguarda.

37. As exposições realizadas por Anita Malfatti foram fundamentais para dar início à Arte Moderna Brasileira. Sobre essas exposições, marque o único item que esteja CORRETO:

a) Anita Malfatti foi a responsável pela inserção do estilo fauvista no Brasil.

b) Dentre as principais características de Aninta Malfatti é possível destacar o seu uso de cores escuras e sombrias.

c) Em sua icônica exposição de 1914, Anita Malfatti foi duramente criticada por Monteiro Lobato.

d) Anita Malfatti jamais pintou personalidades conhecidas, utilizava somente modelos desconhecidos, daí os nomes inusitados para suas obras, como “A Boba” e “O Homem

Amarelo”.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

3

Com base nas IMAGENS II e III e no conhecimento adquirido em sala de aula, responda à QUESTÃO 38.

IMAGEM II: “Oswaldo de Andrade”, MALFATTI, Anita. 1917.

IMAGEM III: Cartaz publicitário da “Semana de Arte Moderna”. DI CAVALCANTI. 1922.

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

4

38. Tendo em vista as IMAGENS II e III e o que foi visto em relação à Semana de Arte Moderna de

1922, marque o único item que esteja CORRETO.

a) O retrato de Oswaldo de Andrade feito por Anita Malfatti foi um dos carros chefes da exposição de 1922. A artista inseriu nessa obra suas principais características como surrealista.

b) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral foram consideradas as “musas” da Semana de Arte

Moderna de 1922. Seus trabalhos foram expostos no hall de entrada principal do Salão Municipal de São Paulo.

c) Dentre os principais objetivos da Semana de Arte Moderna de 1922, pode-se destacar a tentativa dos artistas brasileiros em migrarem de uma arte religiosa para conceitos mais clássicos e acadêmicos.

d) A artista Anita Malfatti foi esencial para o acontecimento da Semana de Arte Moderna. Suas obras foram um marco como a primeira artista brasileira a expor dentro dos estilo Moderno, no caso, Anita expõem obras do estilo Expressionista.

39. Das características citadas a seguir, marque aquela que não corresponde às pretensões dos

modernistas durante a Semana de Arte Moderna de 1922.

a) Independência cultural da Europa.

b) Padronizar a arte brasileira de acordo com os padrões clássicos da arte europeia.

c) Inserir elementos estéticos modernos.

d) Utilizar temas e cores que remetam ao Brasil, como a representação dos índios brasileiros.

Após observar a IMAGEN IV, responda à QUESTÃO 40.

IMAGEM IV: Os Operários. AMARAL, Tarsila. 1933

Prova multidisciplinar I – 2º bimestre – 1ª Chamada É permitida a reprodução deste material apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. 16/05/2018

gin

a 1

5

40. Tarsila do Amaral é considerada uma das maiores pintoras da história do Brasil, seus trabalhos

são conhecidos e estudados em diversos países. Um dos fatores mais interessante desta artista foi a sua capacidade de mudar radicalmente sua representação pictórica de acordo com o seu momento de vida, essa variação ficou conhecida como “As Fases de Tarsila do Amaral”. Desta

forma, marque o item que melhor representa o etilo ou fase referente à IMAGEM IV.

a) Fase Pré-Modernista, pois não possui elementos Modernos na obra.

b) Fase Pau-Brasil, pois retrata uma cena da paisagem brasileira.

c) Fase Antropofágica, pois possui elementos Surrealistas adaptados ao estilo brasileiro.

d) Fase Social, pois cria reflexões sobre a sociedade brasileira, como, por exemplo, os operários.