sec. xix - univali.br · • 1966 –declarado porto organizado –criação da japi • 1983...

36

Upload: hoangliem

Post on 19-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

• Sec. XIX – Porta de entrada dos imigrantes e comércio fluvial.

• 2001 -1905 – Primeiro estudos técnicos

• 1914 – Construção do molhe sul

• 1938 – Primeiro trecho do cais (233m)

• 1950/56 – Complementação do cais (total 703m)

• 1966 – Declarado Porto Organizado – criação da JAPI

• 1983 – 1ª. destruição dos berços (enchente)

• 1990 – Extinção da Portobrás / Administração passa à CODESP

• 1995 – Convenio de descentralização – criada a autarquia ADHOC (71.353 Teu´s)

• 1997 – Convenio 008/97 – Delegação por 25 anos

• 2000 – Lei 3.513 – criada a Superintendencia do Porto de Itajai (176.815 Teu´s)

• 2001 – Licitação do TECONVI

• 2008 - 2ª. Destruição dos berços (enchente) (693.580 Teu´s)

• 2010 – Entrega dos berços reconstruidos. (957.130 Teu´s)

• 2011 – Inicio da dragagem para a cota de -14m

O Complexo Portuário do Itajaí está estrategicamente localizado em umdos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, distantepoucos quilômetros das rodovias BR-101 e BR-470. A posição geográficao coloca no centro da Região Sul, (engloba, no raio de 600 quilômetros,as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo,além de importantes municípios desses quatro estados), que congrega46 % do PIB nacional. Característica esta que transforma o Complexo emum centro concentrador e distribuidor de cargas, o que possibilita oatendimento dos mercados exportadores e importadores de quasetodos os estados brasileiros.

O Complexo Portuário do Itajaí conta comuma bacia de evolução de 1,1 mil metros de extensão,400 metros de largura, e profundidade de 10,5 metros. Ocanal interno do Complexo tem comprimento de 3,2 milmetros, largura de 120 metros e profundidade de 10,5metros. O canal externo tem a extensão de 3,3 milmetros, largura de 120 metros e profundidade de 11,3metros. Dragagem já contratada deve garantir, a partir de2011, profundidade de 14 metros no canal de acessointerno e bacia de evolução, e 14,5 no canal de acessoexterno.

Além do Porto de Itajaí, formado peloPorto Público e APM Terminals Itajaí, o Complexo aindaconta com a Portonave S/A – Terminais Portuários deNavegantes, Terminal Portuário Braskarne, TrocadeiroTerminal Portuário, Poly Terminais S/A e Teporti TerminalPortuário Itajaí S/A.

O Complexo Portuário do Itajaí opera com uma redecompleta de apoio logístico, formada pelos terminaisportuários e retroportuários, portos secos, empresas deapoio logístico e outras prestadoras de serviço quegarantem excelentes condições operacionais.

Instalações:

• Capacidade estática total para armazenagem de cargacongeladas para 160 toneladas ou 150 mil posiçõespallets;

• Capacidade total de armazenagem de contêinerescheios e vazios para 140 mil TEU;

• 9,6 mil tomadas para contêineres reefer;

• Área total de 465 mil metros quadrados paraarmazenagem coberta, divididos em 28 armazéns.

Praticagem: A utilização de práticos para a manobra de navios no ComplexoPortuário do Itajaí é compulsória e o serviço é realizado pela empresa Itajaí eNavegantes Práticos e Serviços de Praticagem S/S LTDA. Contato pelo telefone 5547 3247-3200 e pelo VHF canais 16 e 14. Os práticos embarcam nos navios naposição: Lat. 26 54´ 50´´ S e Long. 048 34´50´´ W.

Rebocadores: O serviço de rebocadores no complexo Portuário do Itajaí éprestado pelas empresas Tug Brasil Apoio Portuário S/A e Sulnorte ServiçosMarítimos LTDA. Juntas dispõem de um total de quatro rebocadores (Abrolhos,com 4.000 HP e 50 tons BP; Brigantia com 4.076 HP e 50 tons BP; Callean com4.076 HP e 50 tons BP e Maraú com 3.500 HP e 45 tons BP).

Restrições a Navegação: Atualmente navios acima de 235 metros decomprimento somente podem manobrar à luz do dia. Tamanho máximo denavios que podem operar no Complexo Portuário: navios “panamax” de 282metros de comprimento, estando em fase de testes operações com navios“panamax” de até 287 metros de comprimento.

Correnteza e Maré: A correnteza do rio em geral oscila em torno de 0,5 nó.Avaliação média da maré gira em torno de 0,7 metro.Cartas Náuticas do Porto: DHN 1801 (brasileira) e BA 549 (Britânica).Fornecimento de Água para Navios: A água é fornecida por caminhões-pipacontratados de fornecedores privados.

Fornecimento de combustível: Somente é possível fornecer óleo diesel marítimocom a utilização de caminhões.

Reparos em navios: Existem oficinas que podem efetuar pequenos reparos emnavios, mas não há estaleiros com capacidade para docagem.

Tendo na carga geral seu principal foco, hoje, oComplexo Portuário do Itajaí é o maior porto da Região Sul eo 2º do Brasil em termos de movimentação de contêineres,liderando o ranking entre os exportadores de congelados.

O Complexo encerrou o ano de 2010 com umamovimentação de 957,13 mil TEU. O resultado representouum avanço de 61% em relação a 2009. Com relação aonúmero de escalas, em 2010 o Complexo rergistrou1,25 milatracações, ante 1,02 mil atracações em 2009.

Em análise segmentada da movimentação doano, constata-se que as importações de contêineres cheioscresceram a uma taxa de 98,26% e que os desembarques decontêineres vazios tiveram um avanço de 14,63%. Já asexportações de contêineres cheios cresceram a uma taxa umpouco menor, de 50,23%, e os vazios exportadosapresentaram crescimento de 117,38%.

Primeiro terminal brasileiro exclusivo para passageiros, alfandegado e fora da área portuária comercial, o Terminal de Cruzeiro Guilherme Assemburg está inserido no Centro Histórico de Itajaí e é dotado de infraestruturanecessária para receber navios de passageiros em rotas nacionais e internacionais. É composto por píer com 78 metros de comprimento e dolfinsde amarração com distância de 250 metros entre eles, calado de 10 metros, além de salas para embarque e desembarque (check-in e check-out). O local ainda abriga instalações da Polícia Federal e Receita Federal, acessos isolados para serviços e também áreas de lazer destinadas à tripulação dos navios.

O Centro de Treinamento Portuário de Itajaí é uma instituição que se destina a promover o ensino, capacitação e profissionalização e tem o objetivo de promover e facilitar o acesso ao ensino profissionalizante e aperfeiçoamento das atividades portuárias. Foi criado pela Superintendência do Porto de Itajaí para garantir a atualização e capacitação permanente do trabalhador portuário, agentes marítimos, despachantes aduaneiros, transportadores, marítimos e demais trabalhadores ligados à atividade portuária.

Alta eficiência na liberação de cargas

Extensa e forte estrutura de apoio logístico

Localização geográfica privilegiada

Excelente força de trabalho

Integração Porto x Governo Municipal

Forte participação e empenho da comunidade local no processo decisório do porto;

Câmara do Porto da Associação Empresarial de Itajai –ACII;

Conselho de Autoridade Portuária – CAP

Universidade do Vale do Itajaí

Excelente relacionamento e diálogo constante entre os

usuário do porto, terminais e autoridades

intervenientes, materializado em reuniões mensais

conjuntas com a Aduana, MAPA, ANVISA, Policia

Federal, Marinha Mercante, Banco do Brasil, etc.

• AMEAÇAS:

– Aumento do tamanho dos navios;

– Alto custo da dragagem de manutenção;

– Restrição de área para expansão do cais acostável;

– Alto custo para expansão da retro área no porto de Itajai;

– Desenvolvimento e crescimento de portos e terminais na região sul.

• OPORTUNIDADES:

– Crescimento do Brasil e seu comércio exterior;

– Solidez e tamanho da infra estrutura logística;

– Capacidade da estrutura atual dos terminais em absorver o crescimento do tráfego de containeres pelos próximos cinco anos, bastando investir em mais equipamentos;

– Localização estratégica da região;

– Excelência na prestação de serviços ao longo de toda cadeia logística;

– Comunidade focada no negócio.

• Arrendamento da área publica do porto de Itajai e consolidação da Superintendência do Porto de Itajai em seu papel de “Autoridade Portuária”;

• Arrendamento e construção da Marina do Saco da Fazenda;• Construção da via Portuária em Itajai;• Viabilização de uma nova bacia de evolução para atender os navios

“post panamax” (300 metros de comprimento e boca de 45m);• Construção do “Centro Comercial Portuário” e consolidação de

Itajai como “home port” de navios de cruzeiro;• Construção de um entroncamento multimodal na confluência da BR

101, BR 470 e as futuras ferrovias litorânea e leste x oeste;• Investimento permanente em programas de qualidade em toda a

cadeia logística;• Investimento permanente em formação de pessoas para a área.

ANTIGO BRASÃO DE ITAJAÍ

Ex Flumine Magnitudo Mea

(do rio vem minha grandeza)