sebrae respostas - comunidade de...

8
SERVIÇOS AUTOMOTIVOS A Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 têm movimentado o mercado brasileiro. Esse movimento não é só na economia e nos negócios, mas também o de turistas brasileiros e estrangeiros cruzando o país. A estimativa para o Mundial é de 3,1 milhões de turistas na- cionais e 600 mil turistas internacionais visitando as 12 cida- des-sede do Mundial, segundo a FGV. Dos turistas internacionais: Estes números podem mudar! Fique de olho no re- sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a partir do dia 30 de janeiro de 2014. Assim, sua empresa conseguirá mapear quantos tu- ristas deverão passar pelas cidades-sede. 0 10 20 30 40 50 50% 30% 13% 5% 2% SUL- AMERICANOS EUROPEUS NORTE- AMERICANOS ASIÁTICOS AFRICANOS E OCEÂNICOS DESSES 29% SERÃO DA ARGENTINA Ainda segundo o Skyscanner, durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 os turistas estrangeiros entraram no país por meio dos seguintes meios: Ademais, os turistas mostraram que a viagem se estende além das 12 cidades-sede, alcançando 132 cidades brasileiras. Esse fator evidencia a abrangência do turis- mo impulsionado pelos megae- ventos e expande as oportunida- des além das cidades-sede. 70% transporte aéreo 27% transporte terrestre 3% transporte marítimo FONTE: SKYSCANNER (HTTP://GOO.GL/6WQN6Y)

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

A Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 têm movimentado o mercado brasileiro. Esse movimento não é só na economia e nos negócios, mas também o de turistas brasileiros e estrangeiros cruzando o país.

A estimativa para o Mundial é de 3,1 milhões de turistas na-cionais e 600 mil turistas internacionais visitando as 12 cida-des-sede do Mundial, segundo a FGV.

Dos turistas

internacionais:

Estes números podem mudar! Fique de olho no re-

sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que

deverá ocorrer a partir do dia 30 de janeiro de 2014. Assim, sua empresa

conseguirá mapear quantos tu-ristas deverão passar pelas

cidades-sede.0

10

20

30

40

5050%

30%

13% 5% 2%

SUL-AMERICANOS

EUROPEUS NORTE-AMERICANOS

ASIÁTICOS AFRICANOS E OCEÂNICOS

DESSES 29% SERÃO DA ARGENTINA

Ainda segundo o Skyscanner, durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 os turistas estrangeiros entraram no país por meio dos seguintes meios:

Ademais, os turistas mostraram que a viagem se estende além das 12 cidades-sede, alcançando 132 cidades brasileiras. Esse fator evidencia a abrangência do turis-mo impulsionado pelos megae-ventos e expande as oportunida-des além das cidades-sede.

70% transporte aéreo

27% transporte terrestre

3%transporte marítimo

FONTE: SKYSCANNER (HTTP://GOO.GL/6WQN6Y)

Page 2: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Mobilidade urbana

Chegando ao destino, o turista pode ainda enfrentar desafios com relação ao transporte urbano. Durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, a qualidade da operação dos serviços de transporte urbano foi avaliada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e apenas três das seis cidades onde ocorreram jogos, tiveram desempenho classi-ficado como bom: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Em Brasília e Recife, os serviços de transporte foram considerados satisfatórios e em Salvador foram classificados como regular.

Fatores como estes, somados a 50% de turistas latinos, incrementam o número de pessoas que fazem seu deslocamento no país com carro próprio ou alugado. Assim, surge uma representativa oportunidade para os negócios do setor de serviços automotivos.

RO

RR AP

TO

PIAM

CE

ES

GO

MA

MT

MSMG

PA

PBPE

RJ

RN

RS

SP

PR

DF

BA

ACSE

AL

SC

O Brasil é um país de extensão continental, alguns problemas surgem em relação ao deslocamento e transporte

Cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 como Porto Alegre e Manaus estão separadas por cerca de 3,5 mil quilômetros e não há voos diretos entre elas.

PORTO ALEGRE

MANAUS

3,5 MILQUILÔMETROS

Além da distância, o levantamento divulgado em agosto de 2013 feito pelo Skyscanner revelou que 70% dos passageiros têm dificuldades para chegar ao aeroporto. A pesquisa tam-bém apontou que 54% dos passagei-ros vão ao aeroporto com amigos ou parentes e apenas 7% utilizam ônibus.

Page 3: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

A locação de veículos poderá ser a primeira opção de transporte para o turista da Copa do Mundo da FIFA 2014, caso siga a tendên-cia verificada pela pesquisa feita da Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante a Copa do Mundo da FIFA 2010, na África do Sul. Em 2012, o Brasil atingiu 20,2 milhões de locatários e 2444 empresas locadoras, segundo o Anuário da Associação Brasileira de Locadoras de Auto-móveis - ABLA. Estas empresas estão localizadas, em sua maioria na região Sudeste, seguida pela região Nordeste.

Serviços de reparo automotivo e autopeças para locadoras de veículos

RO

RR AP

TO

PIAM

CE

ES

GO

MA

MT

MS

MG

PA

PBPE

RJ

RN

RS

SP

PR

DF

BA

ACSE

AL

SC

NORTE183

NORDESTE660

CENTRO-OESTE197

SUDESTE995

SUL409

Número de empresas locadoras de veículos por região

TOTAL

2.444

FONTE: ANUÁRIO ABLA (REFERENTE A 2012, PUBLICADO EM 2013)

Ainda segundo o anuário da ABLA, a frota das empresas locadoras de automóveis no país era de 489.548 veículos em 2012

53% de modelos

econômicos (1.0)

17% do tipo

utilitários e vans

16% do tipo

compacto

14% dos tipos luxo

e premium

Page 4: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Essa grande demanda e estratégias de expansão exigirão, além do aumento da frota, maior utilização dos veículos. Assim, o custo destinado às oficinas fará diferença. Segundo João Augusto Bueno, consultor de franquias da Fabrica3 Franchising, nesse tipo de negócio “existem gastos altos com seguro, IPVA e manutenção dos veículos” proporcional ao tamanho da frota.

Nesse cenário, as locadoras não só precisarão de seus automóveis em perfeitas condições, mas também que consigam fazer isso de forma rápida, não tendo redução alongada na frota enquanto alguns automóveis estarão em manutenção. Assim, diante do cenário favorável e das peculiaridades do negócio, surgem oportunidades para o setor de serviços automotivos.

Uma possibilidade é estabelecer parcerias com as empresas locadoras de automóveis para prestar serviços de manutenção e re-paro automotivos. Para ambos, a parceria pode ser vantajosa: reduzindo custos de operação para as locadoras e mantendo contratos de demandas mais constantes para as oficinas.

Para atrair esse tipo de cliente, o prestador de serviço precisa estar organizado. É necessário ter capacidade de entregar os ser-viços em curto prazo e com garantia. A forma de abordagem deve ser mais direcionada, pois para esse público uma publicidade em massa não se aplica. Assim, o prestador de serviço pode preparar um material sobre sua empresa e até uma proposta de parceria, para ser apresentado mais formalmente direto às locadoras de veículos de interesse.

Alguns serviços com maiores oportunidades nesse nicho incluem revisão geral e manutenção após níveis de quilometragem; manuten-ção preventiva; conserto de pequenas avarias na lataria e pintura. Os reparos automotivos nas frotas de locadoras tendem a ser mais pontuais e preventivos, porém a oficina deve estar preparada para oferecer também pacotes vantajosos de serviços para reparo no motor, embrea-gem e freio, por exemplo, que podem sofrer alguns danos em viagens mais longas, além também de oferecer reposição de peças originais.

As locadoras de veículos, no segmento de franquias, estimam

crescimento de 20% a 50% impulsionado pela Copa do Mundo da FIFA 2014 e pelo

aumento do turismo de negócios no Brasil.

RedeIts Rent a car

Nossa Rede

Rede Brasil

Yes Rent a Car

Thrifty

AtuaçãoDF e MG

MG e SP

Nacional

Nacional

Internacional

ObjetivoAbrir uma loja em cada cidade-sedeAbrir quatro unidades até 2014Inaugurar unidades em todas as cidades-sede-

Expandir a frota nas lojas já existentes

Aumento esperado50% de aumento no movimento20% de aumento no faturamento-

30% de aumento no movimento.40% de aumento no movimento.

Estratégias das franquias de locação de automóveis

FONTE: UOL ECONOMIA (OUTUBRO DE 2013)

Page 5: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

1. Participar de eventos do segmento de locação de veículos pode ser uma ótima oportunidade para prospectar novos clientes, como por exemplo, o XI Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis que foi realizado em 2013 em São Paulo.

2. Identifique entre os associados da ABLA e de outras associações de sua região as empresas que necessitarão de serviços automotivos.

3. Prospecte as locadoras de veículos que estão se preparando para o Mundial.

4. Monitore as locadoras com maior crescimento de mercado em sua região e que poderão ter sua frota aumentada.

5. Conheça estas empresas e ofereça novos diferenciais, pois, mesmo as locado-ras que possuam um serviço automotivo próprio poderão ser conquistadas com propostas competitivas.

1. Ter capacidade total para atender a demanda requisitada pela locadora é essencial, de nada adianta pros-pectar um cliente se você não puder atendê-lo. Caso sua empresa não te-nha esta capacidade, uma dica é rea-lizar parcerias com outros prestado-res de serviços automotivos de sua região ou até de outras localidades.

2. Experiência com os veículos dis-ponibilizados pela locadora.

3. Preço competitivo.

4. Estar de acordo com as normas técnicas. Dica! Você pode confe-rir as normas no portal do Sindi-cato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Esta-

do de São Paulo.

5. Possuir certificações, como por exemplo, a ISO 9001.

6. Ter trabalhadores qualificados.

7. Por fim, possuir um serviço que seja prestado em tempo hábil, para que a locadora não fique por muito tempo com o automóvel parado.

Como identificar os potenciais clientes

Por fim, outra dica é monitorar as

mídias sociais destes potenciais clientes e

verificar quais locadoras de veículos possuem mais

chances de serem conquistadas.

Dicas poderão lhe auxiliar a aumentar sua competitividade no mercado

Empreendedor, fazer um ótimo trabalho durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 não garante que você será um fornecedor ativo da locadora de veículos. Porém, com as políticas corretas de relacionamento e qualidade do serviço prestado, você poderá fidelizar estes clientes e alcançar novas oportunidades.

Após identificar os clientes em potencial, conhecer seus requisitos para contratação é essencial. Cabe ressaltar que cada locadora possui uma política de contratação

Page 6: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2012, aproximadamente 87% do total de turistas internacionais que chegaram ao Brasil por meio terrestre, eram provenientes da América Latina, o que representa mais de 1,3 milhão de pessoas. A pre-dominância é de turistas argentinos, seguidos de turistas do Paraguai e Uruguai. Para a Copa do Mundo da FIFA 2014, as estimativas não são diferentes.

Chegando ao Brasil por meio terrestre, serão cerca de 80 mil turistas latinos. Pela proximidade territorial, muitos poderão optar por realizar a viagem em carro próprio, o que já acontece em períodos de férias para cidades do Sul do Brasil, por exemplo.

Além dos turistas estrangeiros viajando pelo Brasil em carro próprio, também há o trânsito interno de brasileiros. Esse fator traz o aumento na demanda de serviços automotivos de manutenção e autopeças, pois com a ocorrência de viagens durante o período dos megaeventos, os turistas buscam por esses serviços antes e durante o passeio.

Serviços de reparo automotivo e autopeças para turistas

Em 2010, o Sebrae publicou a pesquisa Comércio varejista de autopeças e acessórios automotivos, realizada com as empresas do bairro da Praça 14 de Janeiro em Manaus. Com base nesta pesquisa, foi possível estudar os principais serviços realizados nas oficinas mecânicas:

Segundo o Sebrae e a ABNT, confor-

me dados de 2011, eram no Brasil 92 mil oficinas mecânicas e, embora sejam na maioria negó-

cios de pequeno porte, elas geraram mais de 700 mil

empregos diretos. 0

5

10

15

20

ALINHA-MENTO

19%

BALAN-CEAMENTO

17%

FREIO

12%

INJEÇÃO

10%

SUSPENSÃO

7%

DIREÇÃO

6%

EMBREAGEM

5%

MOTOR

4%

Page 7: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

Normas fundamentais para prestadores de serviços de reparações

Segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), “as normas técnicas são fundamentais para orientar os reparadores a estabelecer padrões de qualidade dos serviços prestados pelas empresas”.

As normas envolvem padronizações referentes ao reparo automotivo e muitas delas estão disponíveis gratuitamente mediante cadastro pelo site www.abntcatalogo.com.br/sebrae/

Algumas normas já disponibilizadas são: ABNT NBR 12603:1992 - Geometria da suspensão de veículos rodoviários automotores – Terminologia; ABNT NBR 15296:2005 - Veículos rodoviários automotores – Peças;Vocabulário e ABNT NBR 15681:2009 - Veículos rodoviários automotores;Qualificação de mecânico de manutenção, além de normas que orientam procedimentos de reparo de autopeças.

Segundo o Sebrae, a qualidade dos serviços prestados e dos produtos aplicados são as maiores preocupações do consumidor e os fatores que influenciam na decisão da compra nesse segmento.

Atento a este fator de competitividade, o setor automotivo já providencia regulamentações, pois percebeu que a normalização técnica agrega diferenciais. Através de um convênio entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sebrae, ações visando à normalização e capacitação estão sendo implementadas, como a atualização de cursos profissionalizantes, avaliação e certificação de prestadores de serviços.

Em 2014, o empresário deverá estar atento à certificação das marcas, pois segundo portaria nº 301 do Inmetro, a partir de julho de 2014 itens como amortecedor de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, entre outros, não poderão ser vendidos se não forem certificados.

Page 8: Sebrae Respostas - Comunidade de …sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_01...sultado da segunda fase de venda dos ingressos para o Mundial, que deverá ocorrer a

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional: Roberto SimõesDiretor-Presidente: Luiz Barretto | Diretor-Técnico: Carlos Alberto dos SantosDiretor de Administração e Finanças: José Claudio dos Santos | Fotos: banco de imagens

UAMSF – Unidade de Acesso a Mercados e Serviços FinanceirosUACS – Unidade de Atendimento Coletivo – ServiçosConteúdo: Bianca Bartelega, Felipe Ciola e Maria Carolina PintoSEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às

Micro e Pequenas Empresas

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

¡ Para o empreendedor do segmento de oficinas mecânicas, estar atento as exigências é uma ótima oportunidade de se desta-car, oferecendo produtos e serviços certificados antes mesmo da exigência do consumidor. Seguir essa recomendação não só poderá ajudar na qualidade do serviço em si, mas também na imagem de qualidade da empresa. Sendo este o principal fator de decisão de escolha do consumidor. Certamente haverá fidelização dos clientes em suas cidades de origem, mesmo após os megaeventos e ainda recomendações, aumentando o alcance de mercado da oficina.

¡ Para atrair o consumidor em trânsito, a publicidade deve ser direcionada a alcançá-lo em seus pontos de referência. Uma estraté-gia pode ser a parceria com hotéis das cidades-sede e vizinhas, tanto para divulgar a empresa no momento do check-in do turista no hotel, como para oferecer condições especiais para hóspedes que precisarem de serviços automotivos durante a estadia.

¡ Atento à mobilidade dos turistas durante os megaeventos, é importante que a empresa esteja acessível pela internet. Um site com informações claras e úteis pode fazer a diferença na hora da escolha do consumidor, pois a imagem da empresa na internet irá refletir na impressão do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados. Ainda com relação à divulgação virtual, ter um site bem posicionado nos sites de busca também é diferencial. Isso pode ser alcançado através de investimentos direcionados em publicidade on-line, desenvolvidos por profissionais de marketing digital. Dica! Acesse o portal Conecte seu Negócio para informações como tornar a presença de sua empresa relevante na internet.

¡ Outra estratégia de atração dos consumidores é avaliar os serviços mais demandados para viagens longas e de férias e as autope-ças necessárias, analisando e oferendo condições vantajosas para estimular os possíveis clientes. Pacotes de revisão pré-viagem, revisão e reparo nos sistemas de freio e arrefecimento, troca de pneus, ajustes no motor e nos faróis e lanternas são exemplos de serviços frequentemente procurados em épocas de férias e viagens.

¡ Por fim, se o prestador de serviço não está localizado em cidades-sede, pode fazer parcerias com outros prestadores de serviços automotivos das cidades-sede. O turista/cliente pode necessitar de reparos automotivos no trajeto entre uma cidade e outra e, assim, a realização de parcerias pode beneficiar todos os lados: a empresa da cidade-sede pode oferecer vantagens para o clien-te, o cliente tem acesso a serviços de maior abrangência e a empresa que não está nas cidades-sede tem maior probabilidade de demandas advindas dos megaeventos.

AÇÕESRECOMENDADAS