scrying simposio final

51
Scrying Por Frater Goya

Upload: anderson-rosa

Post on 15-Jun-2015

553 views

Category:

Spiritual


10 download

DESCRIPTION

Palestra do III Simpósio de Hermetismo e Ocultismo

TRANSCRIPT

Page 1: Scrying simposio final

ScryingPor Frater Goya

Page 2: Scrying simposio final

Considerações iniciais

Page 3: Scrying simposio final
Page 4: Scrying simposio final

Dificuldades a considerar

● Distrações físicas: coceira, dor muscular, etc.● Distrações externas: barulhos na casa,

telefone, som da TV, animais, etc.● Distrações internas: a conversa interna,

preocupações, etc.

Page 5: Scrying simposio final

Como combater 4 práticas da Yoga tradicional que auxiliam a reduzir ou eliminar essas distrações:

● Asana (postura) e Pranayama (respiração) (em menor extensão) - p/ distrações físicas;

● Pratyara (sentidos) - para distrações externas;

● Dharana (concentração) - para distrações da mente.

● O Tai Chi Chuan e o Qigong também são ferramentas que cumprem estes requisitos.

Page 6: Scrying simposio final

Ativando a clareza mental

● Através de controle ambiental;

– Postura;– Ambiente;– Fatores Externos;– Respiração;

● Através de uma frase ou de um mantra;

Page 7: Scrying simposio final

Criando um espaço mágico

● “O Todo é Mental” (Caibalion)● Crie seu mapa:

● Estabeleça os limites;● Defina a paisagem central;● Crie seu Avatar;● Crie outros espaços;● Crie um esconderijo;

Page 8: Scrying simposio final

● Depois de definir o mapa, e as paisagens que o compõe, insira mais detalhes: construções, tipos específicos de locais (templos, bibliotecas, etc);

● Coloque uma coerência simbólica em tudo isso;● Estabeleça a sua “realidade” e as leis que

funcionarão ali.● Evite deixar lugares inexplorados.

Page 9: Scrying simposio final

Problemas Potenciais

● Um dos problemas mais comuns é manter a consistência e a forma do seu corpo. Depois de muita prática, a cabeça e os braços, estarão razoavelmente bem definidos, mas o resto do corpo tenderá a estar borrado ou sem forma. Isso acontece porque 80% dos sentidos cinestésicos se localizam na cabeça e nas mãos.

Page 10: Scrying simposio final

● As pernas podem ser um problema. Mas isso realmente não deverá afetá-lo, uma vez que no seu espaço pessoal, você se moverá muito mais por sua volição, do que por movimentos de grupos musculares. Uma boa técnica, é utilizar um robe comprido o suficiente para cobrir até os pés, e portanto, na sua visualização, os pés e pernas serão subentendidos.

● Outro problema é que seu corpo inicialmente irá responder da mesma forma em que você está movendo na sua visualização. É necessário separar seu corpo físico da sua imagem projetada.

Page 11: Scrying simposio final

● No seu espaço mágicko pessoal, visualize que está em pé com os braços estendidos diante de si, com as palmas viradas para baixo. Agora imagine que você o está virando, voltando as palmas para você, mas sem realmente fazer isso fisicamente. É importante tentar VER realmente mesmo com os olhos físicos.

● A maior parte das pessoas perde a concentração ao tentar lidar com os membros durante uma visualização ou mesmo durante um sonho lúcido.

Page 12: Scrying simposio final

Colocando seu espaço mágicko pra funcionar

● Cada pessoa tem uma habilidade pessoal, e a grande maioria não tem habilidade suficiente para gerenciar todo o ambiente mágicko pessoal. Alguns, só conseguem perceber o ambiente, o que torna quase impossível de separar a visualização da viagem astral.

● Na medida em que avançarmos iremos ver várias técnicas e exercícios, todos vinculados ao Scrying.

Page 13: Scrying simposio final

● Os símbolos que aparecem nos sonhos, são geralmente expressões de processos que ocorrem abaixo do nível consciente;

● Já símbolos que ocorrem durante a visualização ou vidência, são muitas vezes (em um mundo ideal, sempre) a expressão de processos e eventos que ocorrem acima do nível em que a consciência reside. Num certo sentido, os símbolos que você vê não são mais que pontos de ancoragem, um meio conveniente pelo qual sua consciência estabelece uma conexão com algo que vem de fora de seu escopo atual, ou inventário pessoal.

Page 14: Scrying simposio final

● Seu inventário pessoal tende a contaminar a visão obtida;

● TODOS OS SÍMBOLOS que surgirem, tem algo em comum com a visão obtida. Tente interpretá-los. Nem sempre essa correlação é evidente.

● Se a sua concepção de si mesmo é dependente de uma visão de mundo e as informações não está de acordo com esse ponto de vista, será quase impossível para você ver isso claramente.

Page 15: Scrying simposio final

● Para evitar contaminar a sua visão, busque apenas 'receber' a informação, sem julgá-la e sem tentar dar um 'sentido' ao que está ocorrendo. Apenas visualize, e preocupe-se mais em guardar as informações do que traduzi-la simultaneamente.

● LEMBRE-SE: quando estiver lidando com vidência, você estará sempre lidando com um território desconhecido.

Page 16: Scrying simposio final

Magickal Mystery Tour● Entre no seu espaço mágicko e certifique-se de

estar devidamente protegido. Vá a um local que seja familiar;

● A partir dali, lembre-se que fora deste local específico, existem áreas inexploradas. Comece a se dirigir para essas áreas, e à medida que o cenário for mudando, deixe a sua imaginação preencher o cenário, e não a razão.

Page 17: Scrying simposio final

● Mova-se pelo local até encontrar algo interessante. Pode ser um prédio, uma construção, uma pessoa, um animal ou um templo. Examine o objeto e explore o local. Por mais incomum que seja, tudo deve fazer sentido num espaço mágicko. Se não tiver nada que chame sua atenção, siga em frente. Algumas vezes, os locais visitados só farão sentido se percorre-los na sua totalidade, ou em outras vezes, os primeiros locais visitados funcionam apenas como uma passagem mesmo.

Page 18: Scrying simposio final

● Fale com a pessoa ou animal ou entidade, como se existissem independentemente de si mesmo; trate-os com o respeito e a cortesia que você daria a qualquer estranho que você encontrasse num local isolado. Tente manter uma atitude amigável e não ameaçadora, não importa o que o ser faça, e lembre-se que desde que tudo isso está acontecendo em seu mundo particular, você está perfeitamente seguro. Não tente roteirizar de suas ações, apenas deixe-os falar e agir espontaneamente. Pedir a um ser que fale sobre si mesmo e que ele está fazendo, quase sempre obtém uma resposta positiva.

Page 19: Scrying simposio final

● Se o ser não reconhecer sua presença, ou não responder às suas perguntas, em seguida, veja o que ele(s) está(ão) fazendo por um tempo, até que você não veja qualquer sentido em continuar a fazê-lo. Em seguida, passe para outro local. Se eles responderem, então, quando você sair do local, pergunte-lhes se há mais alguma coisa interessante para ver na vizinhança, e siga as instruções que poderiam lhe dar.

Page 20: Scrying simposio final

● Normalmente tais explorações te dizer uma coisa sobre você, sua vida, situação, ou as condições atuais que cercam o seu trabalho mágico. Tudo será de forma simbólica, é claro, e o significado óbvio dos eventos não vai ser sempre seu significado mais profundo. Mas uma vez que você entender o simbolismo, os resultados geralmente acabam por serem úteis ou interessantes, embora nem sempre importantes.

Page 21: Scrying simposio final

Mirror, Mirror, on the Wall

Page 22: Scrying simposio final
Page 23: Scrying simposio final
Page 24: Scrying simposio final

● Um método de trabalho clássico com o espelho mágico será descrito agora, embora o local seja mais espiritual do que físico. No seu espaço mágicko, crie um local conveniente, onde possa trabalhar magicamente sem ser interrompido. A criação de templos astrais é uma técnica muito eficaz dentro da magia enochiana e da magia clássica, e grupos como a AMORC com seu Liber 777 (plagiando o nome do trabalho homônimo de Crowley). Crie dentro do seu espaço mágicko, esse local onde poderá realizar todas as operações que realizar. Ele pode ser uma extensão do seu templo físico, e ativado através deste. A imagem da Jerusalém Celeste dos Judeus, se baseia neste mesmo princípio.

Page 25: Scrying simposio final

● Nesse local, coloque um quadro, ou uma bola de cristal, ou espelho no qual você vai trabalhar. Mas diferente da sua bola de cristal, ou do seu espelho (ou do objeto que costuma usar), ao invés de uma superfície cristalina, deverá ser um vazio com uma extensão infinita. Olhe para ele sob uma iluminação fraca, como a de luz de velas. Ele irá adquirir profundidade, mesmo que para você seja impossível defini-la. Imagine, neste ponto, que ele será capaz de responder qualquer pergunta sua, ou trazer em si, qualquer imagem que lhe for solicitada. Gere uma confiança emocional de que ele funcionará.

Page 26: Scrying simposio final

● O uso básico do espelho é bastante simples. Você retém o pensamento de que você quer saber em sua mente, e então você imagina que o espelho está "sintonizado" com esse pensamento, com o pensamento de fazer uma conexão para algum lugar onde a resposta possa ser encontrada. Uma vez que você sentir que o espelho está sintonizado, libere o pensamento e espere em silêncio mental para as imagens surgirem da escuridão do espelho. E como com a técnica do "mystery tour", as imagens serão acompanhadas por significados que você será capaz de "ouvir" ou "sentir" em sua mente.

Page 27: Scrying simposio final

Técnica de Psicometria● Segure um objeto em sua mão (física), e imaginar que

existe uma ligação entre este e o espelho. Então olhe para o espelho para refletir a "impressões" contidas no objeto. Se ele é um objeto que está ligado com o uso de alguma pessoa, você deve especificar que são as impressões da pessoa que você quer, e não as impressões do próprio objeto, caso contrário você pode obter alguns resultados estranhos.

Page 28: Scrying simposio final

● Você também pode "psicometrizar" uma pessoa - dar-lhes uma "leitura de vida" ou responder a perguntas específicas -, segurando suas mãos e olhando para o seu espelho mágico para refletir impressões que você recebe do seu espírito. Isso é mais difícil, exige mais prática, e funciona melhor quando você não tem nenhuma relação pessoal com a pessoa em questão. Isso nunca deve ser feito com as pessoas com quem você tem um emaranhado emocional de qualquer tipo.

Page 29: Scrying simposio final

● Para obter idéias básicas e significados relacionados com símbolos visuais, imagine o símbolo desenhado no rosto do espelho em linhas brilhantes. Então, imagine que você está empurrando o símbolo para o espelho, de modo que se afasta na distância e, eventualmente, desaparece de vista. Enviando o símbolo para o espelho "sintonize-o"; e espere em silêncio mental para as imagens começarem a surgir, e estas vão ter alguma relação com o símbolo.

Page 30: Scrying simposio final

● Invocações mágicas podem ser usadas para aumentar a potência do espelho. Por exemplo, você pode querer explorar a natureza do elemento Fogo. Você poderia começar por realizar o ritual do Pentagrama Menor para banir influências externas direcionando que incluem o banimento do espelho. Então você pode usar o Ritual Maior do Pentagrama para invocar o elemento Fogo. Quando você tem um forte sentido de força do elemento estando presente, direcione a força para o espelho. Simultaneamente imagine que a força não é apenas ajusta o espelho para o elemento, mas também está cobrindo-o e limpando os canais para que o espelho trabalhe com seu melhor efeito ou alternativamente, você pode solicitar que o arcanjo ou anjo do elemento apareçam no espelho e responda suas perguntas.

Page 31: Scrying simposio final

● Inicialmente, as imagens serão vagas e estáticas. Mas uma vez que adquira prática, as imagens serão mais aguçadas, claras e detalhadas, com paisagens e histórias inteiras, com representações dramáticas que se relacionam com suas perguntas ou necessidades. O espelho ou a bola de cristal se tornará um portal, uma abertura pela qual você pode viajar ao local visualizado, obtendo informações de primeira mão. No processo de Alta Magia, é um dos métodos preferenciais, já que permite que a consciência mergulhe diretamente no poder que está sendo explorado.

Page 32: Scrying simposio final

● Para converter o espelho em um portão, imagine que a imagem no espelho se torna tridimensional, como se você realmente estivesse olhando através de uma janela em um lugar real, em vez de apenas vendo uma foto dele. Então imagine que o vidro do espelho se dissolve e desaparece enquanto a imagem no espelho permanece no lugar. Ou se é mais fácil para a sua mente, imagine que o vidro é de fato uma janela articulada em um quadro, e abra a janela. Atravesse-a...

Page 33: Scrying simposio final

● A menos que seu ser esteja totalmente em sintonia com a força que você tenha invocado, você terá alguma dificuldade de passar de quadro para o mundo do outro lado. O "Sinal do Entrante" da Golden Dawn vai ajudar a superar a resistência. Uma vez que você atravessou o portão, olhe ao redor e tome nota de tudo o que puder ver. Comece com as principais características da paisagem, então o foque nos detalhes. Se você invocou o poder corretamente, você deve ver os objetos e eventos que refletem parte da natureza desse poder.

Page 34: Scrying simposio final

Checando suas visões, ou 'Shit Happens'● Geralmente é uma boa idéia para aplicar testes para as

imagens que surgem durante a vidência, e para os vários seres que você pode encontrar. O teste final é, naturalmente, uma avaliação crítica da qualidade, consistência e valor dos resultados que você começa a partir do seu trabalho, mas que o teste só pode ser aplicada depois que o trabalho é feito. Outros métodos permitem obter algum sentido de saber se há algo de errado em um ponto no início da sessão. Você pode então usar esforços adequados para corrigir o problema, ou se necessário, a sessão final e preservar a sua energia para outro momento.

Page 35: Scrying simposio final

● O método de teste mais confiável faz uso do Ritual Maior do Pentagrama e do Ritual Maior do Hexagrama da Golden Dawn. Mas a eficácia do método requer que você tenha alguma experiência na realização desses rituais, para obtenção de uma boa resposta deles.

● A limitação deste método é que ele só funciona quando os poderes sendo invocados estão entre os poderes tradicionais, convencionais utilizados na magia. Isto é, as potências são elementares, planetárias ou zodiacais na sua natureza. Quando a natureza de uma potência é desconhecida, ou seja, de uma natureza inerentemente mista, outros métodos devem ser aplicados.

Page 36: Scrying simposio final

● Note que você deve sempre usar o pentagrama ou hexagrama para invocar testes, nunca as versões de banimento. Usar uma figura banindo, é a mesma que comanda as forças que invocou para dispersar novamente, anulando seus esforços.

● Dois tipos de testes secundários dependem, de alguma forma do mago ter uma intenção que eles funcionem corretamente, não há nenhuma razão óbvia pela qual eles devessem realizá-los, mas eles costumam fazer da mesma forma. O primeiro destes é a utilização dos sinais de grau da GD, o segundo é a utilização das letras hebraicas dos planetas.

Page 37: Scrying simposio final

● A ideia por trás do uso dos sinais de Grau na vidência é o mesmo que o seu uso em rituais e saudações maçônicas. Ao exibir um sinal para um espírito que você encontra, estará reclamando o direito dos "segredos" de que grau e elemento correspondente. O espírito deve responder de volta, repetindo o sinal, mostrando assim que também é qualificado para lidar com os segredos de seu grau. (Ilustrações dos Sinais de Grau podem ser encontrada em Crowley 'Liber O', e em Regardie, 'The Golden Dawn').

Page 38: Scrying simposio final

Planetas Letras Hebraicas

SaturnoJúpiterMarteSolVênusMercúrioLua

TavKaphPehReshDalethBethGimel

Page 39: Scrying simposio final

● Para cada anjo ou outro poder que você invocar, fazer várias sessões de vidência. Dê tempo para que uma conexão seja estabelecida entre você e o anjo, e para sua mente para se acostumar com o seu poder.

● Trabalhe por um longo período apenas com poderes de uma única tabela. Se está trabalhando os Aethyrs (Éteres) ou as 91 partes da terra, escolha um conjunto de Aethyrs contíguos e faça-os sequencialmente.

Scrying na Magia Enochiana

Page 40: Scrying simposio final

Significado Convencional das cores que John Melville dá em "Crystal Gazing and Clairvoyance"

● Nuvens brancas - auspiciosas● Nuvens negras - inauspiciosas● Violeta, verde, nuvens azuis - alegria chegando, um bom presságio● Vermelho, laranja, nuvens amarelas - tristeza vindo, doença, perda,

traição, um mau presságio● Nuvens Ascendentes - sim a uma pergunta● Nuvens Descendentes - não a uma pergunta● Nuvens à esquerda - representações reais● Nuvens à Direita - representações simbólicas● Nuvens se movendo p/a esquerda - desinteresse e retirada de espíritos● Nuvens se movendo p/a direita - o interesse e presença de espíritos

Page 41: Scrying simposio final

Correspondências Naturais das Cores - Donald Tyson● Nuvens brancas - bom, a verdade, a revelação, a pureza, a alegria, início

de espiritualidade,

● Nuvens negras - o mal, segredos, mentiras, conflitos, desespero, morte, finalizando

● Nuvens amarelas - brincadeiras, infantilidade, prosperidade, saúde, charme, presentes, arte espontânea

● Nuvens roxas - doença, sonhos, problemas mentais, desequilíbrio, questões físicas

● Nuvens vermelhas - raiva, contenda, a luxúria, a ação, a brutalidade, o comando, a vontade, a energia masculina

● Nuvens verdes - desejo, crescimento físico, o amor, a vitalidade, a inveja, a exposição Natureza,

Page 42: Scrying simposio final

● Nuvens azuis - Acórdão, serenidade, terminando de disputas, acordos judiciais, paz, energia feminina

● Nuvens Laranjas - a ciência, a aprendizagem, as profissões, emprego, atividade proposital

● Nuvens violetas - intuições, as questões ocultas, comunicação com espíritos

● Nuvens à esquerda - o material, o manifesto, feminino● Nuvens à direita - o ideal, mental, masculino● Nuvens se movendo da esquerda para a direita - concentração

abordagem, de forças ou espíritos● Nuvens se movendo direita para a esquerda - dispersão, retirada de

forças ou espíritos● Nuvens subindo - revelação● Nuvens descendo - ocultação

Page 43: Scrying simposio final

● Crowley disse uma vez: “Alguns sistemas exigem esforços; Magia Enochiana exige cuidado...”

● O cuidado é bem justificado. Mas com algumas precauções óbvias, estes problemas podem ser evitados.

Scrying na Magia Enochiana

Page 44: Scrying simposio final

● Evite usar a magia em momentos em que outras partes de sua vida são excessivamente

● estressantes. Tente organizar seus negócios de forma a reduzir a pressão social e econômica a um nível mínimo compatível com suas necessidades.

● Faça exercícios físicos regularmente, um corpo saudável lida melhor com o estresse.

● Não use drogas ao trabalhar com a magia. Além de ser ilegal (cadeia é um lugar ruim para trabalhos mágicos), todos eles adicionar estresse ao seu corpo. A maioria dos estimulantes e sedativos também reduzir a sua sensibilidade mágica e a capacidade de se concentrar em seu espaço mágico. Alucinógenos fazem você muito sensível, e reduzem o nível de controle.

Page 45: Scrying simposio final

● Aprenda a andar sozinho. Nas primeirs experiências, permita que um ou dois dias entre as Invocações Enochianas para absorver os resultados e "relaxe". Mais tarde, quando você chegar ao ponto onde você precisa acumular poder depois de vários dias de invocações, permita-se pelo menos tantos dias de folga em igual tamanho aos que você gastou em seu trabalho. Tire férias mais longas do trabalho mágico para manter-se na terra.

Page 46: Scrying simposio final

● Para cada anjo ou outro poder que você invocar, fazer várias sessões de vidência. Dê tempo para que uma conexão seja estabelecida entre você e o anjo, e para sua mente para se acostumar com o seu poder.

● Trabalhe por um longo período apenas com poderes de uma única tabela. Se está trabalhando os Aethyrs (Éteres) ou as 91 partes da terra, escolha um conjunto de Aethyrs contíguos e faça-os sequencialmente.

Scrying na Magia Enochiana

Page 47: Scrying simposio final

● Se você está invocando quadrados individuais de algum nome angelical ou divino, planeje-se para fazer todas as casas do nome em sequência.

● Planeje uma série de invocações para investigar todos os anjos de uma dada tabela, numa sequência lógica. Complete a série antes de trabalhar com qualquer outro posto ou Tabela. Alternadamente, planeje uma série de investigações para todos os poderes dentro de um determinado Ângulo Menor, em ordem de classificação.

Page 48: Scrying simposio final

O Tarot perdido de Trinick-Waite

Abiding in the Sanctuary, 2011

Page 49: Scrying simposio final

Por Marcus Kats e Tali Goodwin

Page 50: Scrying simposio final

● Lectio Divina do Esoterismo Cristão:

– Lectio = Convivência;– Meditatio = Companheirismo Amigável;– Oratio = Amizade;– Contemplatio = União

● A Fórmula do Paraíso (PRDS)

– Pashat = Literal (simples);– Remez = Simbólica (insinuar);– Drash = Extendida (busca);– Sod = Secreta (oculta).

Page 51: Scrying simposio final

● “A alocação do Trunfos do Tarô nos Caminhos da Árvore das Vidas é, obviamente, o próximo passo, e foram feitas tentativas neste sentido, pro simbolistas trupicantes, mas eles se esqueceram que na Árvore Mística as Sephiroth também são caminhos, fazendo 32 Caminhos da Sabedoria, da qual resulta que, na lógica das coisas que deveriam haver 32 Trunfos.” - Waite, 1926

● Da disposição original da Golden Dawn, somente duas imagens permanecem na mesma posição: o Enforcado e o Mundo.