sbrt mini jardim

6
RESPOSTA TÉCNICA Mini jardim de cactos e suculentas Dezembro/2012 Mini jardim de cactos e suculentas Informação sobre os cuidados necessários bem como montar um mini jardim de cactos e suculentas em vaso Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI-AM

Upload: genibra

Post on 24-Apr-2015

34 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

Dezembro/2012

Mini jardim de cactos e suculentas

Informação sobre os cuidados necessários bem como montar um mini jardim de cactos e suculentas em vaso

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-AM

Page 2: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT fornece soluções de informação tecnológica sob medida, relacionadas aos

processos produtivos das Micro e Pequenas Empresas. Ele é estruturado em rede, sendo operacionalizado por centros de pesquisa, universidades, centros de educação profissional e tecnologias industriais, bem como associações que promovam a interface entre a oferta e a demanda tecnológica. O SBRT é apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI e de seus institutos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

Resposta Técnica FRANÇA, Erica

Mini jardim de cactos e suculentas

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-AM 05/12/2012

Informação sobre os cuidados necessários bem como montar mini jardim de cactos e suculentas em vaso.

Demanda Como fazer um mini jardim de cactos e suculentas em vaso? Assunto Plantas para paisagismo e jardino-cultura; cultivo de Palavras-chave Cactaceae; jardim; vaso

Salvo indicação contrária, este conteúdo está licenciado sob a proteção da Licença de Atribuição 3.0 da Creative Commons. É permitida a cópia, distribuição e execução desta obra - bem como as obras derivadas criadas a partir dela - desde que dado os créditos ao autor, com menção ao: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - http://www.respostatecnica.org.br

Para os termos desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Page 3: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

2012 c Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT http://www.respostatecnica.org.br 0

Solução apresentada Introdução “Os cactos são plantas espinhentas, conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos” (MARTINEZ, 2010). “Plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais” (WIKIPÉDIA, 2012). A seguir, Garcia (2012) informa os materiais e equipamentos necessários para montar um mini jardim em vasos:

Equipamentos e materiais:

Vaso raso de terracota de cerâmica ou qualquer material de tamanho adequado para a montagem de um mini jardim;

Suculentas

Cactos

Liliáceas

Crassuláceasou euforbiáceas

Manta Bidim ou tela plástica

Substrato (terra)

Areia

Argila expandida

Brita nº 0 ou tijolinhos

Colheres de jardinagem (pequena e média)

Pedras ornamentais

Forração do seu agrado (pedriscos coloridos, seixos, pedras roladas, cascalhos)

Borrifador;

Trincha ou pincel

Luvas e avental

Plástico ou jornal para forrar a mesa ou bancada de trabalho (GARCIA, 2012).

Abaixo Garcia (2012) descreve os passos (1 a 8) para a montagem do vaso:

1. Forrar o fundo do vaso com manta bidim para impedir que o substrato escorra durante as regas. Em seguida, colocar aproximadamente 3 cm de tijolo ou brita e uma camada fina de areia para drenagem. Se necessário, deve-se reduzir o furo do vaso com cacos ou pedras.

2. Colocar um pouco de substrato (terra), lembrando que iremos utilizar um pouco do torrão das plantas.

3. Com as plantas ainda nos vasos fazer um projeto, organizando as plantas e as pedras decorativas, de forma que não atrapalhe a visão da outra. Recomenda-se que a disposição das plantas permita a visão de qualquer ângulo do vaso, formando novas paisagens.

4. Fazer limpeza das mudas (eliminação de folhas mortas ou danificadas e excesso de raízes)

5. Depois de plantar os componentes do arranjo salpicar o substrato delicadamente ao redor das raízes, utilizar uma colher pequena para firmar as raízes e o substrato em volta das mudas.

Page 4: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

2012 c Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT http://www.respostatecnica.org.br 1

6. Colocar uma camada de areia e logo em seguida usar a forração que mais agradar. Se necessário, utilizar outros elementos decorativos como pedras, enfeites e miniaturas.

7. Limpar as plantas com a trincha ou pincel, regar levemente utilizando o borrifador e fazer a limpeza do vaso.

8. Deixar em lugar protegido e à meia sombra por um dia.

Figura 1: Mini jardim de cactos e suculentas

Fonte: (GARCIA, 2012)

Figura 2: Mini jardim de cactos e suculentas

Fonte: (YOSHIKUMA, 2012)

Figura 3: Mini jardim de cactos e suculentas

Fonte: (SOUZA, 2012)

Page 5: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

2012 c Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT http://www.respostatecnica.org.br 2

Cuidados necessários

“Suculentas são plantas que devido ao acúmulo de água em seus tecidos (caules e folhas) têm a aparência de "gordinhas". Como os cactos são, geralmente, originários de regiões com irrigação escassa e adaptadas a esta condição” (GARCIA, 2012).

“Deixar o mini jardim em local que receba de 3 a 4 horas diárias de sol. Deixá-lo dentro de casa por certo período e levá-lo novamente para um local onde receba mais luz” (GARCIA, 2012).

“Regar uma vez por semana no inverno e de 4 em 4 dias no verão, não utilizar pratos ou recipientes que armazenem água, a umidade em excesso pode causar apodrecimento das plantas ou doenças” (GARCIA, 2012).

“O uso de um bom substrato no plantio reduz a necessidade de adubação. Se necessário realizar a adubação foliar de acordo com as instruções do fabricante do produto e sempre pela manhã” (GARCIA, 2012).

“A troca de vaso ou substrato deverá ser feita no início de setembro. Normalmente é realizada uma vez por ano, ou quando julgar necessário, para trocar o vaso, por excesso de mudas ou desgaste do substrato utilizado” (GARCIA, 2012).

Conclusões e recomendações

Recomenda-se ainda a leitura da(s) seguinte(s) Resposta(s) Técnica(s):

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Figo-da-India. Resposta Técnica elaborada por “Glecimar Fabrin Pozza”- Rede de Tecnologia da Bahia – RETEC/IEL - BA, 2009. (Código da Resposta: 14964). Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Cultivo de lithops. Resposta Técnica elaborada por “Patrícia da Conceição Nascimento”- Instituto Euvaldo Lodi – RETEC/IEL – BA, 2011. (Código da Resposta: 17867). Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Cuidados para manutenção de suculentas. Resposta Técnica elaborada por “Jéssica Câmara Siqueira”- USP/DT (Agência USP de Inovação / Disque-Tecnologia), 2012. (Código da Resposta: 21146). Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Cultivo de cacto-do-peru. Resposta Técnica elaborada por “Camila Negrão”- USP/DT (Agência USP de Inovação / Disque-Tecnologia), 2012. (Código da Resposta: 22092). Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

Fontes consultadas GARCIA. Wilson. Um paisagismo de flores para a primavera. 2012. Disponível em: <http://www.wilsonjardinagem.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=86&Itemid=1>. Acesso em: 05 dez. 2012.

MARTINEZ, Marina. Cactos. 2010. Disponível em: <http://www.infoescola.com/plantas/cactos/ >. Acesso em: 05 dez. 2012.

PLANTA SUCULENTA. In: WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. [S>I], 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_suculenta>. Acesso em: 05 dez. 2012.

Page 6: SBRT Mini Jardim

RESPOSTA TÉCNICA – Mini jardim de cactos e suculentas

2012 c Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT http://www.respostatecnica.org.br 3

SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS. Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br>. Acesso em: 05 dez. 2012.

SOUZA, Sylvinha. “Mini Jardim”. 2012. Disponível em: <http://minijardimbayuti.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 dez. 2012.

YOSHIKUMA, Juliana. Cactos. 2012. Disponível em: <http://www.ppow.com.br/portal/2011/06/15/cactos>. Acesso em: 05 dez. 20012