sauer compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia...

24
Sauer Compressors Nesta edição Novos comandos de compressor: Sauer ecc 3.0 e Marine Logic Control Instalação de fusão ITER e Einstein – o que um tem a ver com o outro? Peça algo especial! Soluções específicas para o cliente da Sauer #19 | 2015/16 Sauer S S

Upload: nguyenduong

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 1 1

Sauer Compressors

Nesta edição • Novos comandos de compressor: Sauer ecc 3.0 e Marine Logic Control

• Instalação de fusão ITER e Einstein – o que um tem a ver com o outro?

• Peça algo especial! Soluções específi cas para o cliente da Sauer

#19 | 2015/16

Sauer CompressorsSauer CompressorsSauer Compressors

Page 2: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Conteúdo

4

6

10

14

20

22

Editor: J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH, Postfach 92 13, D-24157 Kiel, Tel. +49 431 3940-0, Fax +49 4 31 3940-24, E-mail: [email protected], Internet: www.sauercompressors.com – Responsável pelo conteúdo: Engenheiro Harald Schulz, gerente e diretor de vendas – Composição: schmidt&weber, Kiel – Impressão: A.C. Ehlers Medienproduktion, Kiel – 5.000 exemplares – Imagens: Keystone Pressedienst (título, 14); Tom Körber (3); www.iter.org/multimedia (3, 14); Sauer & Sohn; Renard (compressores); Frank Röder (12), Nikolay Zaburdaev (12), Jim Parkin (12, 13), Werner Weber (13), IKANLEONID (13), Digishooter (13), efi red (13), Wolfgang Jargstorff (16, 19) – Fotolia.com; Seadrill (13); Ministry of Defence (Open Government Licence v 2.0) (16, 17), suw (18)

Agradecemos aos seguintes redatores:Wim Ekels, William Koester

Você tem perguntas, críticas ou queixas? Escreva para

[email protected]

Sauer Snapshot

Sauer On Air

Sauer Highlights

Novos comandos de compressor: Sauer ecc 3.0 e Marine Logic Control

Peça algo especial! Know how para soluções específi cas para o cliente

Sauer Markets

Projeto ITER: em busca da fonte de energia do futuro

Navy: porta-aviões da Royal Navy

Kiel: o berço da Sauer Compressors

Sauer Service

Sauer Easy Service: serviço sob medida para a indústria

Sauer Family

Arne Kelm, um engenheiro da Sauer conta o que faz no tempo livre

Page 3: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

H A R A L D S C H U L Z

Editorial

Caros leitores, “O que Einstein tem a ver com os compressores Sauer?”, você deverá estar se perguntando.

Einstein pensava de modo não convencional, procurava soluções para desafios, e fazia isso com afinco e humor. Ele ficou famoso em todo mundo com a afirmação de que “tudo é relativo”.

A Sauer é líder mundial na área dos compressores de ar de partida para transporte marítimo e deter-mina nessa área os padrões especialmente com a série PASSAT, que é refrigerada a ar em três etapas. Fornecemos ao setor de transporte marítimo mais de 2.500 compressores por ano, que através de uma interligação entre logística, produção e equipamentos de teste, podem ser produzidos de modo específico para cada cliente e dentro do prazo – o que já é uma especialidade por si só.

No entanto, especialidade é algo relativo e nós a dominamos também em outros aspectos. Nesta edi-ção tratamos, entre outras coisas, da instalação ITER, que é a maior do mundo. Para essa instalação, fornecemos através da nossa subsidiária Girodin Sauer uma solução sob medida para cliente para a compressão do hélio.

A compressão do ar com alta pressão já é um desafio relativamente complexo, no caso do hélio se trata da categoria mais alta da tecnologia de compressores: com uma densidade cerca de 7 vezes menor que o ar, o hélio escapa pelas menores brechas, o que é extremamente indesejável, porque se trata de um gás muito caro. Portanto, a alta densidade do gás dos compressores de hélio, possibi-litada por especialistas da Sauer e que não foi atingida por outros fabricantes, é o argumento decisivo em favor dos nossos produtos.

Por um lado, compressores em série e, por outro lado, projetos especiais. Produtos assim tão diferen-tes geram desafios com que nos deparamos diariamente. E objetivos contraditórios que procuramos atingir com afinco e humor – exatamente como fazia Albert Einstein.

Desejo a todos uma leitura proveitosa e espero que continuemos juntos.

Atenciosamente,

Page 4: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Sauer Snapshot

Page 5: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 5 5 | 4 5

Previsão de futuro – e assim surge a instalação de fusão ITER

Podemos gerar energia na Terra pelo mesmo processo usado pelo Sol? Com a instalação de fusão experimental ITER deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. Fruto uma cooperação de âmbito mundial, a gigantesca construção do sul da França existe desde 2007.

Nesta edição você poderá saber qual é o maior dos desafi os a vencer com esse modo de gerar energia e qual é a con-tribuição da Sauer Compressors para esse importante projeto de pesquisa.

Sobre isso leia o nosso artigo na página 14.

Page 6: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Sauer On Air

ACHEMA 2015: “missão cumprida”

As áreas de engenharia de processos e indústria de processos têm importância crescente para a Sauer. O fórum mais importante para uma empresa se apresentar a esse mercado ocorre a cada três anos da feira ACHEMA, em Frankfurt.

De 15 a 19 de junho, no pavilhão 9 da feira de Frankfurt, a nossa equipe extremamente motivada se dedica intei-ramente para demonstrar ao público especializado de todo o mundo as vantagens que a gama de compressores e acessórios da Sauer tem a oferecer à indústria. E uma vez que os interessados, as conversas e os novos contatos foram tão numerosos quanto agradáveis, consideramos os cinco dias de feira como um sucesso total.

Obrigado pela sua visita e até a próxima vez!

O mais moderno teste de qualidade: centro de medição Accura 2

Desde o ano passado, o centro de medição Accura 2, da ZEISS, realiza na Sauer Compressors um teste de qualidade de peças acabadas do mais alto nível A mais moderna máquina de medição de coordenadas CNC do mercado possibilita testes de respeito às medidas até mesmo em peças de trabalho com formatos desafi adores.

Com isso, a Sauer continuar a otimização do seu maquinário: para proces-sos de produção mais efi cientes e a mais alta qualidade dos compressores – essa é a marca registrada da Sauer.

Sauer USA: novas instalações, capacidades adicionais, mais possibilidades

O mercado de alta pressão na América do Norte cresce a um ritmo impressionante e a Sauer Compressores USA se adaptou a isso: com a mudança para novas instalações, agora existem novas possibilidades de produção. No local já tradicional de Chesapeake Bay Business Park em Stevensville agora existe, além dos espaçosos escritórios, local sufi ciente para a construção em contêineres e embalagem na própria fábrica, insta-lações de teste próprias, um sistema de armazenamento automático mo-derno para peças de reposição, assim como um centro de treinamento.

Mais informações sobre o desenvolvimento da Sauer Compressors USA poderão ser encontradas na próxima edição da Manometer.

Page 7: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

EXIBIÇÕESSea JapanTóquio, Japão13/04 – 15/04/2016

OTCHouston, Estados Unidos02/05 – 05/05/2016

Sajam TehnikeBelgrado, Sérvia16/05 – 20/05/2016

Mecânica São PauloSão Paulo, Brasil17/05 – 21/05/2016

NAVALIAVigo, Espanha24/05 – 26/05/2016

PosidoniaAtenas, Grécia06/06 – 10/06/2016

Brasil OffshoreMacaé, Brasil20/06 – 23/06/2016

ONS StavangerStavanger, Noruega29/08 – 01/09/2016

SMMHamburgo, Alemanha06/09 – 09/09/2016

Marintec South AmericaRio de Janeiro, Brasil19/09 – 21/09/2016

Offshore MarintecSão Petersburgo, Rússia07/10 – 10/10/2016

Rio Oil & GasRio de Janeiro, Brasil24/10 – 27/10/2016

ADIPECAbu Dhabi, EAU07/11 – 10/11/2016

Você sabia que ...

… desde a década de 50 a Sauer também produz peque-nos compressores para ofi cinas com a série “Luftknecht”? Muitos dos pequenos aparelhos de uso contínuo ainda estão em uso em várias empresas.

… desde a década de 50 a Sauer também produz peque-

Novos acessórios: baterias de cilindros PureRach e BasRack

Com armações duráveis para cilindros, a Sauer oferece ainda mais opções em acessó-rios, que são perfeitamente adaptados aos compressores oferecidos. A nova gama de baterias de cilindros montados começa com as variantes PureRack e BasRack.

As duas armações são destinadas a pressões de até 330 bar. PureRack – para gases secos – está disponível em capacidades de 300 e 600 litros. O BasRack também é oferecido em um modelo pequeno de 100 litros. Por ser dotada de um tubo fl exível de drenagem separado, essa armação também é adequada para gases úmidos. É possível combinar as duas variantes para estendê-las sem problemas.

Na feira de Hannover de 2015 já houve feedback positi-vo para as nossas baterias de cilindros. Deseja receber mais informações sobre o PureRack e o BasRack?

www.sauercompressors.com/de/purerack-basrack/

As duas armações são destinadas a pressões de até 330 bar.

Compressores a serviço da produção de adubos

A comprovação de que os compressores Sauer desafi am as condições extremas nas aplicações especiais mais variadas está no número de categorias especiais. E agora há mais um compressor de categoria especial para utilização em uma usina de produção para adubos (ureia) na Romênia. A Sauer recebeu do seu parceiro YNNA da República Tcheca um pedido de dois compressores de alta pressão HURRICANE WP 4351 Basic que terão a função de gerar uma camada de proteção nas instalações de produção para evitar a corrosão.

Alta concentração de amoníaco? Ambiente corrosivo? Isso não é problema para os dois compressores da série HURRICANE, que são especialmente equipados para a sua utilização nesses casos. Com a complementação de um contrato de serviço, nosso novo cliente recebe um pacote completo para tranquilidade total.

Page 8: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Sauer On Air

Compressor de treinamento para centro de treinamen-to na Etiópia

Os engenheiros navais recebem uma formação de primeira clas-se certifi cada por padrões marítimos internacionais na EMTI S.C. (Ethiopian Maritime Training Institute), localizado em Bahir Dar, na Etiópia, em colaboração com a universidade local.

A Sauer apoia a formação dos alunos de engenharia mecânica e eletrotécnica com um compressor refrigerado a ar com três estágios. A sua chegada foi comemorada com entusiasmo: o PASSAT WP 121L possibilitou uma formação de caráter prático e com a tecnologia mais avançada.

Page 9: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 8

Tolkien à vista! Velejando na “Kieler Woche” 2015

Quando o grande festival marítimo “Kieler Woche” agita a cidade, o porto e os velejadores, a Sauer Compresso-res começa a sua aventura movida a vela.

Este ano a festa teve mais de 30 parceiros e amigos, com muito sol a bordo da escuna topsail de 42 metros J. R. Tolkien, que não tem nada a ver com as histórias peculiares do autor que lhe dá o nome. Primeiramente construído como rebocador e retirado de uso depois de longo tempo, os novos proprietários o salvaram não apenas do sucateamento, mas o reformaram totalmente para transformá-lo em um belo veleiro de dois mastros.

Com o melhor espírito de marinheiro, o pessoal da Sauer desfrutou com os convidados da vista fascinante do movimentado e colorido porto, a costa e o mar, assim como de um tratamento com o qual os verdadeiros ho-mens só podem sonhar: um lauto bufê preparado no navio. Depois de um dia tão bom, todos concordaram que vale a pena manter as tradições.

9

Jubileu de ouro da NOR-Shipping

Queima de fogos em Oslo! De 2 a 5 de junho, a NOR-Shipping apresentou-se pela 50ª vez na metrópole norueguesa como uma das plataformas internacionais mais importantes no setor marítimo internacional.

Ao lado do parceiro norueguês Scanvi Interyards, a Sauer Com-pressors se apresentou no comemoração do jubileu com os bem-sucedidos compressores refrigerados a ar em três estágios da série PASSAT. Com números expressivos de visitantes, muita receptivida-de e interesse, para nós houve um bom motivo para aproveitarmos da queima de fogos fi nal.

Page 10: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Sauer Highlights

Novos comandos de compressor

Sauer ecc 3.0 e Marine Logic Control

Sauer ecc 3.0 para a indústria

Evolução em vez de revolução: o novo módulo de comando Sauer ecc 3.0 é fruto do desenvolvimento do antecessor Sauer ECC. Por meio da adaptação a padrões indus-triais atuais e futuros, assim como a incorporação do feedback do cliente, o novo co-mando garante uma operação fácil e segura do compressor. Além do visor tradicional, a operação intuitiva e 19 idiomas à escolha, o mais importante são as novas funções avançadas.

Novas variantes especiais do booster complementam o comando de troca de carga básica integrado para até oito compressores. A conectividade é completa com uma seleção de interfaces como ModBus, Devicenet e Profibus, o que permite integrar a instalação de compressor de modo simples com sistema já existentes.

Com exceção da série 6000, o Sauer ecc 3.0 pode ser acoplada a todas as séries de compressores.

Marine Logic Control para o transporte marítimo

Os compressores de ar de partida a bordo de um navio representam uma parte im-portante da instalação de máquinas e são indispensáveis para o funcionamento sem problemas do navio. Mais do que em outras áreas, neste caso contam a confiabilidade absoluta dos componentes e a manutenção simples para a tripulação.

No passado, embora os comandos de relé tradicionais atendessem às exigências, eles limitavam as possibilidades técnicas dos compressores altamente modernos em vários aspectos. Um controle de avanço-atraso era, até então, executável somente através do módulo de comando adicional Sauer Ecobox e as possibilidades de manutenção remo-ta eram muito limitadas.

O comando Marine Logic Control (MLC) baseado no Sauer 3.0 ecc vai moldar o futuro: em conformidade com todas as exigências de classe, o modelo totalmente eletrôni-co combina todas as vantagens de um comando de relé tradicional com recursos de segurança adicionais, uma operação simples e funções avançadas, como por exemplo um controle de avanço-atraso (lead-lag control) para todos os compressores de ar de partida. Com um custo adicional essa função pode ainda ser ampliada para Eco+, de modo que as pressões diferenciadas possam ser ajustadas na operação de manobras e operações marítimas.

Page 11: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 10 11

Page 12: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosSauer Highlights

Peça algo especial!

Know how para soluções específicas para o cliente

O que muitas empresas evitam ao máximo é algo sempre bem recebido na Sauer: instalações especiais específicas para um cliente. Além da padronização na área de construção naval, nos últimos anos a Sauer levou em consideração valores tradicionais criando projetos especiais em número crescente. O crescimento vertiginoso no seg-mento industrial e de offshore se deve especialmente a esses projetos complexos.

Sempre em busca de um novo nicho, são os projetos especiais que geram know how importante para o mercado e também garantem no futuro um crescimento estável e evoluções subsequentes contínuas. Os produtos padronizados já não mais atendem às exigências dos clientes no desafiador segmento offshore exigente e muitas vezes criam um dilema: investir em desenvolvimentos especiais caros adaptar os produtos padronizados da melhor forma possível às circunstâncias? Até mesmo fabricantes de produtos padronizados com experiências em projetos evitam os demorados processos de certificação do ramo offshore e deixam de aceitar os pedidos correspondentes, pois os riscos financeiros são altos demais, assim como o são as exigências em termos de engenharia.

Na Sauer Compressors é diferente: o conhecimento de projetos anteriores é combina-do de modo direcionado e ocorre a troca de experiências entre as equipes de engenha-ria espalhadas por todo o mundo. Quem se beneficia dos conhecimentos obtidos desse modo são em especial os clientes. Você lida com alguém que sabe exatamente o que é necessário acrescentar ao projeto de uma instalação que deve funcionar sob condições extremas por muitos anos. Sejam elas instalações em conformidade com as diretrizes ATEX ou certificações de entidades ou associações classificadoras internacionais, difi-cilmente haverá algo que a Sauer não tenha feito. E se houver, isso despertará a nossa especial ambição de encontrar a melhor solução também para as novas exigências.

Page 13: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 12 13

Page 14: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosSauer Markets

Projeto ITER

Em busca da fonte de energia do futuro

Algo que soa como se fosse um filme de ficção científica deve se tornar realidade numa primeira etapa em Cadarache, no sul da França. Ali está localizada a instalação de fusão ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), que é parte de um extenso projeto de pesquisas de âmbito mundial. O objetivo da construção da usina foi nada menos que demonstrar que a geração de energia por fusão nuclear, como acontece no Sol, também é possível na Terra. Será que essa fonte de energia praticamente inesgo-tável poderá garantir a nossa energia elétrica no futuro?

Já em 2007 o projeto conjunto de 34 países trabalha com esse reator de fusão do tipo “Tokamak”, que deve começar a funcionar em caráter experimental em 2020 e, com um volume de 840 metros cúbicos, é consideravelmente maior que todas as instalações desse tipo já construídas. O objetivo é, nessa instalação, gerar pela primeira vez mais energia do que aquela necessária para a operação. Em reatores menores já foi possível provocar uma fusão, no entanto apenas durante alguns segundos e sem ganho energé-tico final.

Entre os maiores desafios da fusão nuclear estão a temperatura e a pressão no interior do reator. Para que a fusão ocorra, é necessário gerar um plasma com temperatura de 100 milhões de graus Celsius a partir dos isótopos de hidrogênio deutério e trítio. Como nenhum material pode suportar essas temperaturas, o plasma é mantido suspen-so através de campos magnéticos gigantescos. Para resfriar os ímãs supercondutores empregados é necessária uma grande quantidade de hélio – e é aqui que entram em ação os compressores de hélio da Sauer.

A Sauer Compressors fornece para o ITER o maior sistema de recuperação de hélio existente hoje em dia em todo o mundo. Ao todo quatro compressores de hélio do tipo WP 6305 BasSealHe garantem a nova compressão do hélio já utilizado para resfriamento. O material fornecido engloba todos os componentes da instalação de recuperação, in-cluindo recipientes de estabilização, sistema de filtragem e comandos. Outro compres-sor de hélio do tipo PASSAT WP 156L BasSealHe comprime os vazamentos que ocorrem na circulação do hélio.

Energia de fusão – como isso funciona? No Sol, cada quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formar um núcleo de hélio. O hélio assim gerado é, no entanto, cerca de um por mil mais leve que o hidrogênio original, o resto da massa é convertida em energia. A relação entre massa e energia é descrita pela famosa fórmula E = mc² (energia = massa x velocidade da luz² ) de Albert Einstein. Alterações mínimas da massa já provocam uma enorme liberação de energia. Graças a essa fonte de energia é que o Sol brilha já há vários milhões de anos.

Page 15: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 14 15

Um corte do reator de fusão: O ITER Tokamak tem 6,7 m de altura, raio de plasma de 6,2 m e volume de 840 m³.

Page 16: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosMarketsSauer Markets

Pressão do ar para novos porta-aviões da Royal Navy

Eles são os maiores projetos de construção naval da história britânica: os dois porta- aviões “HMS Queen Elizabeth” e “HMS Prince of Wales” da classe Queen Elizabeth. Para a Sauer, a construção dos dois colossos também é importante porque a Royal Navy deixa a alimentação de ar comprimido exclusivamente a cargo dos compressores Sauer.

Quando forem colocados em serviço em 2020, os dois novos navios-chefe deverão substituir os atuais porta-aviões da Royal Navy e formar a espinha dorsal das forças navais britânicas. Com suas enormes dimensões de 285 m de comprimento, 73 m de largura e um deslocamento de 65.000 t, eles têm capacidade para até 40 aviões e heli-cópteros, assim como uma tripulação de 1.450 homens. A construção dos navios está a cargo da Aircraft Carrier Alliance, uma união entre a BAE Systems, Babcock, Thales e o ministério de defesa britânico.

A Sauer foi selecionado para fornecer a dispendiosa alimentação de ar comprimido das fortalezas flutuantes e pôde comprovar que, para cada caso de aplicação existe uma solução individualizada: cada navio utiliza 18 agregados diferentes de compressores para as mais variadas áreas de atuação. Para a peça mais importante, o sistema de ar comprimido central, são utilizados seis compressores de alta pressão do tipo WP 5500.

O “HMS Queen Elizabeth” já deixou o dique seco de Rosyth, na Escócia, há mais de um ano e desde então continua a ser equipado sobre a água. Antes do seu lançamen-to à água, eles foram batizados como manda o protocolo. No dia 4 de julho, a Rainha Elizabeth II quebrou ela própria a garrafa no casco do navio. A propósito, não foi usada champanhe, mas sim um bom whisky single malt.

O HMS Queen Elizabeth logo depois do batis-mo na doca de Rosyth, na Escócia. Na pista de decolagem, na proa, está um dos aviões Lockheed Martin F-35B Lightning II, que foram produzidos especialmente na versão STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing) para a nova classe de porta-aviões.

Page 17: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 16 17

Page 18: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosSauer Markets

Kiel: o berço da Sauer Compressors

“Nós moramos onde os outros passam férias”. Os habitantes de Kiel gostam de lem-brar disso, especialmente nos dias de verão, quando a capital do estado federal alemão mais ao norte por mostrar todo o seu encanto. Isso se deve à sua localização às mar-gens do fiorde de Kiel, que se estende desde do Mar Báltico por 17 quilômetros até o centro da cidade.

Para o lazer, os habitantes da cidade ou os turistas têm uma difícil escolha para fazer: tomar um banho de mar nas extensas praias de Kiel? Passear pela cidade e pelo porto? Ou então avançar até as eclusas pelo canal, que é o curso de água artificial mais transi-tado no mundo?

Ainda que o sol não coopere, quase sempre é possível aproveitar o vento. E é tam-bém por isso que Kiel é um Eldorado para quem se interessa por esportes aquáticos de todos os tipos. Em destaque estão os velejadores, que participam de competições internacionais na região de Keil, não apenas na “Kieler Woche” (Semana de Kiel) anual, o maior evento de esporte com veleiros do mundo.

No trânsito do Mar Báltico, Kiel é a plataforma e a porta de acesso mais importante para o norte: as águas com profundidade suficiente para navios até o porto, as instala-ções portuárias mais modernas no centro da cidade e conexões de transporte rápidas fazem de Kiel uma cidade atraente para movimentação tanto de cargas e passageiros. Portanto, existem grandes embarcações e luxuosos navios de cruzeiro para admirar todos os dias. E com as ligações por balsa, é possível chegar a muitos destinos de via-gem na Escandinávia partindo de Kiel.

No entanto, existe uma vida pulsante em Kiel. Além da profusão cultural da cidade com museus, salas de espetáculos, galerias, festivais de literatura e musicais, contribui para isso também um grande número de estabelecimentos de gastronomia e entretenimen-to. A além disso, cerca de 31 mil dos cerca de 240 mil habitantes da Kiel são estudantes de três estabelecimentos de ensino superior.

A economia da cidade também se beneficia com essa população qualificada, que no passado era uma das cidades litorâneas mais importantes, que até hoje mantém sua vocação marítima. O know how de Kiel se expressa em produtos como submarinos, bússolas giroscópicas, sondas acústicas – e não nos esqueçamos dos compressores Sauer. Aliás, a sede da empresa, situada no bairro de Friedrichsort, na região norte de Kiel, fica a pouca distância de uma das mais famosas praias da cidade. Um passeio perfeito para depois do trabalho.

extrema esquerda: Eclusas da Direção de Transporte Marítimo e Aquático de Holtenau, Kiel.

esquerda: Vista da “Pequena Kiel” com a prefeitura e a ópera.

direita: O farol de Friedrichsort, a poucas centenas de metros da Sauer Compressors.

Page 19: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 18 19

Page 20: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosSauer Service

Sauer Easy Service:

Serviço sob medida para a indústria

Desde o ano passado, todos os clientes que adquiriram as séries de alta pressão TORNADO e HURRICANE podem se beneficiar de um conceito de manutenção recente-mente criado: com o Sauer Easy Service, a Sauer Compressors oferece kits de manu-tenção específicos para todas as variantes das duas séries.

Diferentes meios comprimíveis como ar, nitrogênio, hélio ou gás natural exigem peças específicas para a manutenção dos compressores. Com o Sauer Easy Service é pos-sível atender a todas as exigências de modo direcionado. Para as séries TORNADO e HURRICANE a Sauer criou, respectivamente, três e quatro kits de manutenção que garantem uma solução de serviço otimizada. Dependendo da extensão da atividade de manutenção, os kits de manutenção são fornecidos nos tamanhos pequeno, médio e grande e, em alguns casos, até mesmo extra pequeno.

A Sauer recomenda um intervalo de 2.000 horas de funcionamento ou um ano para a utilização dos kits. O conteúdo e a extensão das atividades de manutenção se baseiam na nossa experiência de vários anos com aplicações industriais. Como estamos sempre determinados a otimizar os nossos kits de manutenção, estamos sempre abertos para ouvir o feedback sobre o seu uso na prática. Entre em contato conosco!

Até mesmo se a pergunta for sobre intervalos de manutenção específicos ou a utiliza-ção dos novos kits de manutenção: entre em contato com o seu revendedor ou direta-mente com a nossa equipe de pós-vendas da Sauer Compressors em Kiel.

[email protected]

Page 21: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

| 20 21

Page 22: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

MercadosSauer Family

Arne Kelm, um engenheiro de projetos da Sauer

conta o que faz no tempo livre

Durante as horas de trabalho, Arne Kelm é um engenheiro de projetos na área tecno-lógica da Sauer Compressors, e isso já há onze anos. Ele começou na equipe indus-trial, onde cuidou dos primeiros contêiners para aplicações sísmicas, por exemplo, para o navio de pesquisa Maria S. Merian. No meio tempo ele passou para a equipe de marinha.

Durante o seu tempo livre, podemos conhecer uma faceta totalmente diferente de Arne Kelm. Ele é um entusiasta de uma modalidade esportiva pouco usual: Arne Kelm pratica windsurf sobre rodas. Assim que tem uma folga, ele aproveita para treinar no seu windsurf de três rodas ao longo da praia.

Ele já pratica esse esporte como hobby há onze anos. Por mera curiosidade, o pai dele tinha comprado uma prancha de windsurf sobre rodas e Arne Kelm fi cou logo tomado pelo esporte radical. Já com 15 anos ele participou das primeiras regatas. E foi com tanto talento e sucesso que, em 2000, ele pôde passar para a classe 3, o corresponde da fórmula 1 no windsurf sobre rodas. Os bólidos dessa classe atingem velocidade de até 120 quilômetros por hora.

Desde então, todos os anos ele participa do campeonato europeu e do mundial, que se realizam alternadamente, sempre conseguindo boas classifi cações. O ponto alto para ele foi 2013. Naquele ano ele fez jus ao título de Campeão Alemão e, além disso, fi cou em nono lugar na disputa pelo título do campeonato mundial.

Depois do ano de sucesso, Arne Kelm decidiu reduzir o ritmo do hobby em prol da carreira profi ssional, já sempre teve prioridade na vida dele. Em 2013 ele começou com o curso à distância “Master Sales & Marketing”, portanto não sobrava muito tempo para o seu esporte preferido. Mas no fi m de 2015 ele já terá concluído o curso, e então poderá recomeçar a praticá-lo!

Aliás, Arne Kelm gosta também de velejar do modo convencional. Na regata de quarta-feira no lago Plöner ele gosta de trocar a areia e uma prancha pela água e um barco.

Ficha técnica da prancha para windsurf sobre rodas atual da classe 3:

Área de vela: 7,45 m²Altura do mastro: 6,10 mMaterial: fi bra de carbonoVelocidade máxima: 120 km / h

Page 23: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

„ “Competições esportivas nas mais belas praias da Europa, a combinação de

velocidade, técnica e – como acontece na minha profi ssão – o contato com

pessoas de diferentes países tornam o windsurf sobre rodas tão fascinante.

Page 24: Sauer Compressors · deverá ser dado um passo decisivo em direção ao objetivo de captar energia do plasma como uma fonte praticamente inesgotável. ... no pavilhão 9 da feira

Dependable up to 500 bar – anywhere, anyt ime.

Nós nos reservamos o direito a efetuar alterações técnicas sem aviso prévio.

Visite www.sauercompressors.com para obter a versão mais recente da revista.

12 / 2015 [suw | ace]

J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH P.O. Box 92 13, 24157 Kiel / Alemanha

T E L E F O N E +49 431 3940-0 F A X +49 431 3940-24

E - M A I L [email protected] W E B www.sauercompressors.com

Perdeu alguma edição da “Manometer”?www.sauercompressors.com/pt/atualidades/manometro/arquivo/