#20 - sauer compressors · abu dabi, eau novembro de 2017 marintec china ... compressor de hélio...

32
Nesta edição: SMM no signo da GERAÇÃO 45XX Estreia na Feira de Hannover Contratorpedeiro no superlativo – “USS Zumwalt” #20 | 2017

Upload: doantram

Post on 19-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nesta edição:

• SMM no signo da GERAÇÃO 45XX

• Estreia na Feira de Hannover

• Contratorpedeiro no superlativo – “USS Zumwalt”

#20 | 2017

[ CONTEÚDO / EDITORIAL ]

3 EDITORIAL

4 SAUER SNAPSHOT

16 SAUER ON AIR

SAUER HIGHLIGHTS

12 HAUG Sauer Kompressoren AG – um novo membro na família dos compressores Sauer

SAUER SPECIAL

14 Estreia em feiras – a geração 45XX na SMM

16 Nossos compressores de três etapas com refrigeração a ar – há cerca de 40 anos em atividade

18 Estreia na Feira de Hannover

SAUER MARKETS

20 Heliox na Sauer ComBox: quadrado, prático e de qualidade

22 Compressores a serviço da energia hidrelétrica

24 Contratorpedeiro no superlativo – “USS Zumwalt”

SAUER SERVICE

26 Economia eficaz com o kit adicional Sauer ECO+

28 Dicas e truques para compressores náuticos

SAUER FAMILY

30 A tradição é um curinga: as rodadas de skat da Sauer

Editor: J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH, Caixa Postal 92 13, D-24157 Kiel, Tel. +49 431 3940-0, Fax +49 4 31 3940-24, E-mail: [email protected], Site: www.sauercompressors.com – Responsável pelo conteúdo: Eng. Harald Schulz, Diretor – Redação e Contato: William Koester – Layout: schmidt&weber, Kiel – Impressão: A.C. Ehlers Medienproduktion, Kiel – 5.000 exemplares – Imagens: Marco2811 (1) – Fotolia.com; Tom Körber (3); Peter Stein (4/5); Matthias Kabel (8); Ute Boeters (10), William Koester (1/11); puchan (13) – shutterstock.com; Rolf Huhn (16) – marinetraffic.com; Martin Junghanns (22); Dennis Griggs (25)

2 / 3

Prezados leitores,

É com muito prazer que aproveito a 20ª edição da nossa revista Manometer para lançar um olhar, profissional e pessoal ao mesmo tempo, para o passado, e outro para o futuro.

A Sauer Compressores atingiu um desenvolvimento surpreendente. Há 25 anos, os nos-sos 120 funcionários em Kiel movimentavam um volume de negócios de 13 milhões de euros, principalmente no mercado naval alemão. Desde então, esse volume aumentou quase oito vezes. Hoje, a Sauer funciona em todo o mundo, com mais de 600 funcioná-rios em 12 locais. Foram introduzidos novos segmentos, como Indústria e Offshore, e fo-mos bem-sucedidos no desenvolvimento de novos compressores e linhas de produtos.

Os compressores descritos nesta revista, que prestam serviços há 48 anos, foram cons-truídos antes dessa época. O início dos compressores TGM de nossa empresa francesa é ainda mais antigo. Pessoalmente, tive o privilégio de participar desse desenvolvimento, há mais de 31 anos – 26 deles como Gerente de Vendas.

Estagnação é retrocesso, e na busca pelo sucesso, nós não descansamos. Um sinal evi-dente disso é o desenvolvimento de uma nova geração completa de compressores com refrigeração a ar, cuja primeira linha foi lançada na SMM 2016, em Hamburgo.

E o que vale para produtos, também vale para pessoas. Por isso, passar para mãos mais jovens a chave de uma posição importante para o nosso desenvolvimento como é a de Gerente de Vendas é uma questão especial para mim. A partir de agora, vou me concen-trar nas minhas funções de Diretor de Vendas e tecnologia, em projetos específicos de vendas para o setor naval e no conselho das empresas do grupo na área de compresso-res. Essa divisão está crescendo, pois acabamos de incorporar a empresa suíça HAUG, com seus compressores sem óleo.

Estou convencido de ter dado um passo fundamental para a nossa continuidade e espe-ro que você confira ao meu sucessor como Gerente de Vendas, Dirk Slottke, a mesma confiança com a qual eu sempre fui distinguido. Confiança essa que foi minha principal motivação para lidar com as tarefas diárias.

Atenciosamente,

H A R A L D S C H U L Z

[ SAUER SNAPSHOT ]

A marca HAUG fortalece o portfólio da Sauer

Duas empresas familiares globais se tornaram uma só: a suíça HAUG Sauer Kompressoren AG, a maior fabricante de compressores de pistão sem óleo e estanques ao gás, é o novo membro do Grupo Sauer. Para o catálogo de produtos da Sauer, os compressores especiais HAUG são o complemento perfeito.

Você encontra mais sobre a HAUG na página 12.

4 / 5

Os Alpes na Região de St. Gallen –

o berço da HAUG.

[ SAUER ON AIR ]

Indestrutível I: Um compressor de ar respirável

de 48 anos, na Ilha da Madeira

Uma base de mergulho na Ilha da Madeira usa um WP 4321 fabricado no ano de 1968 para encher seus cilindros de mergulho. O compressor, “idoso” mas muito ativo, só foi autorizado a parar para uma revisão rápi-da, e então retomou seu trabalho diário. Seguramente por muitos anos mais.

Bagagem leve na ADIPEC 2016

Quem tem algo a oferecer na indústria de gás e petróleo, leva seu produto para a Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference (ADIPEC) nos Emirados Árabes Unidos, considerada a mais importante feira do mundo para esse mercado. De 7 a 10 de novembro de 2016, a Sauer fez parte do impressionante quadro de mais de 2.000 expositores. E ao estabelecer muitos contatos promissores, essa quinta participação foi também muito proveitosa.

No lugar já habitual, no Salão Concourse, a equipe Sauer transmitiu a clientes, parceiros e interessados informações sobre projetos e ideias atuais – desde os usos mais comuns até os sistemas com heliox e os postos de abasteci-mento de gás natural. Mereceu atenção especial no estande a exibição de vários propulsores CNG montados como instalações completas em formato de contêiner. Mas para isso, não necessitamos de uma bagagem pesada: os com-pressores foram apresentados em práticos modelos em escala de 1:22,5. Poderá ler mais sobre isso na página 10.

O reencontro na ADIPEC será em novembro de 2017. Estamos contando com a oportunidade de cumprimentá-lo no nosso estande!

Calendário de feiras em 2017

6 / 7

Primeiro Dia do Hélio da Sauer na China

Com grande sucesso e mais de 20 participantes de instituições de pesquisa de alto nível, ocorreu em junho de 2016 o primeiro Dia do Hélio da Sauer, organizado em conjunto com nossos distribuidores chineses Greatall em sua sede em Wuhan. Entre os convidados estavam formuladores de políticas de várias universidades e institutos de pesquisa em criogenia. Todos participaram do evento e do seminário sobre hélio com grande interesse, e aproveitaram a oportunidade para conhecer em primeira mão os benefícios e as possibilidades de uso dos compressores de hélio da Sauer.

Compressores de neônio para

fornecedores coreanos de gás

O gás nobre neônio, ou néon, existe em pouca quantidade na Terra, é de difícil obtenção e, con-sequentemente, tem alto custo. No entanto, quase todos o conhecem, ao menos como enchimento de tubos fluorescentes, os chamados “tubos de néon”. Menos conhecidas são as outras aplicações de neônio. Uma delas, por exemplo, é em forma líquida, como líquido refrigerante. Assim usado, ele atinge uma capacidade de refrigeração até 40 vezes maior do que o hélio líquido.

Se você precisar encher cilindros com o caro neônio, os compressores de neônio da Sauer podem fazer esse trabalho para você de forma confiável. Para esse tipo de aplicação, a Sauer, em conjunto com sua parceira coreana, recebeu a solicitação de dois compressores de alta pressão do tipo Tornado WP 3215 BasBoosterB.

FEIRA DE HANNOVER ComVac Hannover, Alemanha 24/04 – 28/04/2017

NGV GLOBAL 2017 Rotterdam, Países Baixos 20/03 – 23/03/2017

INTERMACH 2017 Bangkok, Tailândia 17/05 – 20/05/2017

Bari Ship 2017 Imabari, Japão 25/05 – 27/05/2017

NOR-Shipping Oslo, Noruega 30/05 – 02/06/2017

Oil & Gas Asia (OGA) Kuala Lumpur, Malásia 11/07 – 13/07/2017

Donsö Shipping Meet Donsö, Suécia 05/09 – 06/09/2017

NEVA São Petersburgo, Rússia 19/09 – 22/09/2017

TIIE Teerã, Irã Outubro de 2017

KORMARINE Busan, Coreia 24/10 – 27/10/2017

ADIPEC Abu Dabi, EAU Novembro de 2017

Marintec China Xangai, China 05/12 – 08/12/2017

[ SAUER ON AIR ]

Você sabia que …

... o compressor TGM da Girodin-Sauer foi concebido originalmente como motor de avião? Em vez disso, os compressores compactos e confiáveis com motor de discos oscilantes foram desenvolvidos até se tornarem um produto padrão da marinha francesa e de muitas outras marinhas ao redor do mundo.

Indestrutível II: Compressor de hélio de 48 anos na Índia

Completar 48 anos é uma idade digna de orgulho para um compressor. Porém, para o compressor Sauer isso ainda é pouco – ele ainda vai demorar muito tempo para virar sucata. Mas e se fosse decretada uma pausa de 35 anos a um compressor Sauer de 1968?

Nesse caso, tudo ainda é possível, conforme mostra o exemplo de um compressor de hélio do tipo WP3232 que está no Indian Institute of Technology de Bombaim. Há longos 35 anos, o cliente da ELGI-Sauer desativou o compressor, e agora ele deve voltar ao trabalho. Todavia, os operadores estavam ainda pensando se a reativação seria possível e se os custos seriam elevados.

Todas as dúvidas foram rapidamente dissipadas. Foi necessária somente uma manutenção padrão, realizada após 4.000 horas de serviço da máquina, e a troca de poucas peças. Depois da revisão, o pequeno compressor concluiu o teste e o primeiro ciclo de funcionamento com louvor.

8 / 9

A Sauer entrega um novo compressor para fins de ensino

A navegação marítima precisa de marinheiros competentes e experientes. Uma boa razão para a Sauer & Sohn apoiar outra escola de marinheiros importante, oferecendo um compressor para instrução.

Desta vez, foi contemplada a escola profissionalizante em navegação de Flensburg, que agora tem à sua disposição um compressor de três etapas com refrigeração a ar da série PASSAT. Em nome da escola, Sr. Hagedorn, do Depar-tamento de Tecnologia, recebeu a unidade doada e executou o teste de fábrica obrigatório. A instalação no próprio laboratório de máquinas em Flensburg foi feita imediatamente.

Nas aulas, os futuros operadores de com-pressores aprendem a mais moderna tecno-logia do presente.

O 500º compressor TGM da Girodin-Sauer

Há mais de 60 anos, a Girodin-Sauer fabrica poderosos compresso-res TGM para aplicações marítimas especiais em submarinos, bar-cos mineradores e fragatas.

Projetado para as mais exigentes especificações técnicas e em con-tínuo desenvolvimento, os compressores hoje são uma combinação entre o princípio clássico de discos oscilantes, que garante um equi-líbrio perfeito das massas, e os acessórios modernos, como o seca-dor de membrana interestágio (IMD / Interstage Membrane Dryer).

A equipe da Girodin-Sauer se orgulha de ter fabricado o 500º com-pressor TGM, o TGM 60/100.

[ SAUER ON AIR ]

Dirk Slottke assume a Gerência

de Vendas e Marketing

Desde 1º de dezembro de 2016, o engenheiro industrial Dirt Slottke (40) é o novo Gerente de Vendas e Marketing na sede da J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH em Kiel. Ele está assumindo essa nova posição de liderança e continua atuando como líder da equipe do setor de Distribuição, Exportação e Marketing.

Agora na importante posição de Gerente de Vendas, ele substitui o engenheiro Harald Schulz que, em seus 26 anos nesse cargo, teve um papel decisivo para o de-senvolvimento bem-sucedido da empresa, contribuindo para a excelente posição de mercado que a Sauer detém hoje. No futuro, Schulz pretende concentrar-se em seus inúmeros compromissos em vendas, planejamento de projetos e acompanha-mento do Grupo Sauer em todo o mundo, na função de Diretor.

Thomas Heumesser é o novo Gerente de Tecnologia

O setor técnico da J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH tem nova direção. Tho-mas Heumesser (58) foi promovido a Gerente Técnico da empresa em setembro de 2016. O engenheiro sucede Roland Tittel que, após mais de dez anos nessa posi-ção, assumiu a direção de uma empresa na indústria de processamento.

Como especialista no campo da tecnologia de compressores, Thomas Heumesser ocupava anteriormente um cargo de liderança numa empresa austríaca de fabrica-ção de compressores. Desde que se uniu à Sauer, ele ampliou a área técnica, que consiste nos departamentos de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento, Proje-tos, Documentação e Controle de Qualidade e Bancadas de Teste. “É um prazer poder apoiar uma empresa inovadora como a Sauer na concepção de soluções promissoras e no desenvolvimento de novos mercados”, disse Heumesser. Seus longos anos de experiência vêm contribuir principalmente com o desenvolvimento de novas tecnologias de compressão no setor de gases especiais.

Instalações tipo contêiner de tamanho reduzido

Instalações móveis da Sauer? Sim, elas existem. Estes itens es-peciais podem ser transportados até mesmo manualmente: cin-co propulsores CNG, dispostos como instalações completas em formato de contêiner, já podem ser estudados como modelos na escala de 1:22,5. Os minipropulsores concluíram com sucesso a sua primeira exibição como objetos de exposição na ADIPEC em Abu Dabi.

10 / 11

A entrega da maior instalação da Sauer para a ITER se aproxima

Na última edição da revista, informamos sobre a instalação de fusão ITER em andamento no sul da França, e sobre a contribuição da Sauer para esse ambicioso projeto de construção, que pretende resolver os problemas de energia no futuro.

Para esse projeto, do qual participam mais de 30 países, a Sauer está construindo uma instalação para a recuperação de hélio. Sua missão é crucial: a recompressão de grandes quantidades de hélio, utilizadas para a refrigeração de ímãs supercondutores. Os campos magnéticos gerados pelos ímãs tornam possível arriscar a fusão no ambiente do reator: eles deixam o plasma de fusão, quente demais para o contato com o material, suspenso no reator.

A maior instalação para uso contínuo é composta por um total de cinco compressores de hélio, sobre uma estrutura de base de 8 x 8 metros que já foi construída pela Sauer. Após meio ano de construção e chegando agora à fase final, a instalação ocupa totalmente o galpão da oficina de montagem da Girodin-Sauer. A entrega ao cliente será executada dentro do prazo previsto, no primeiro semestre de 2017.

[ SAUER HIGHLIGHTS ]

HAUG Sauer Kompressoren AG –

a nova integrante da família de compressores Sauer

Dando continuidade ao seu desenvolvimento estratégico, a Sauer Compressors Hol-ding (J.P. Sauer & Sohn Beteiligungsgesellschaft mbH) adquiriu 100% da participação da HAUG Kompressoren AG de St. Gallen, Suíça. A atual HAUG Sauer Kompressoren AG é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de compressores sem óleo, com potências que vão de 0,5 a 110 kW, e emprega cerca de 40 pessoas na sua sede em St. Gallen, na Suíça. Assim como a Sauer Compressores, a HAUG também é uma empre-sa familiar que atua em todo o mundo.

A HAUG se destaca na tecnologia de compressores através da especialização em com-pressores de pistão sem óleo e estanques ao gás ultramodernos para a compressão de ar e uma variedade de gases.

Após a integração com a Sauer Compressores, a marca HAUG será mantida. O atual Diretor Beat Frefel continuará a desempenhar suas funções na diretoria. Franck Lallart, Diretor da Girodin-Sauer SAS, é o segundo Diretor. A sede de St. Gallen, na Suíça, será transformada em um centro de competência de tecnologia sem óleo dentro da Sauer Compressors.

Essa parceria garantirá o crescimento e possibilidades de sucesso significativas para as duas empresas. Os compressores sem óleo da HAUG, que têm reconhecimento mundial, são o complemento perfeito para o já consolidado portfólio de produtos da linha de com-pressores lubrificados a óleo da Sauer.

12 / 13

[ SAUER SPECIAL ]

Estreia em feiras – a geração 45XX na SMM

Por ser uma das mais importantes feiras náuticas do mundo e, ao mesmo, a exposição nacional da Sauer, a SMM (Shipbuilding, Machinery & Marine Technology) em Hambur-go foi o lugar perfeito para uma première: pela primeira vez foi apresentada a mais nova série de compressores de ar de partida com refrigeração a ar, a geração 45XX.

“Tornar o bom ainda melhor” foi o lema de um trabalho que levou mais de quatro anos para o desenvolvimento deste projeto inovador. A tarefa consistiu em aprimorar o de-sempenho e a eficácia dos compressores de ar de partida de três etapas com refrigera-ção a ar e, enquanto isso, manter o que as máquinas têm feito pelo padrão da marca nos últimos 40 anos: confiabilidade e simplicidade de manutenção incomparáveis.

Todos os objetivos foram atingidos! Para a geração 45XX, o que vale é: “maior, melhor, mas ainda muito simples”. No estande da feira, os inúmeros visitantes ficaram conven-cidos das vantagens dessa geração, com a ajuda de um modelo de corte transversal e de um protótipo semelhante aos da série. Para comparação direta com os antecessores do atual sistema de compressão de ar de arranque, estavam à disposição um WP 370 de 1975 e um PASSAT WP 311L atual.

Pelo encorajamento e pelo grande interesse, a Sauer agradece seus visitantes na feira!

Você também quer experimentar a nova série de compressores em primeira mão? Visite a Sauer nas maiores feiras náuticas deste ano, na Noruega, no Japão, na Coreia ou na China.

Sauer na

6 – 9 setembro 2016, Hamburgo/Alemanha

Estande A3 – 223

14 / 15

MAIOR

MELHOR

MAS AINDA MUITO SIMPLES

Experimente as vantagens da evolução!

[ SAUER SPECIAL ]

Nossos compressores de três etapas com refrigeração a ar –

há cerca de 40 anos em atividade

Era 1975, a maior balsa ferroviária do mundo, Railship I, foi o primeiro navio a entrar em serviço com os compressores de três etapas com refrigeração a ar da Sauer. Ela navegou por muito tempo na rota de Travemünde (Alemanha) a Hanko (Finlândia). Hoje, a balsa já ficou para trás e os resíduos do seu desmonte certamente estão instalados em algum navio novo, mas você ainda pode adquirir um bloco para os compressores WP 100L usados na época.

Para os navios da mesma família, também equipados por nós, Railship II e III, que ainda hoje navegam sob a bandeira russa, acabamos de entregar peças de reposição originais Sauer. Perto dos ULCVs (Ultra Large Container Carriers), ele tem um tamanho, com cer-ca de 200 m de comprimento, respeitável naquela época, que parece hoje tão pequeno quanto um brinquedo. Porém, o princípio básico de funcionamento dos compressores não mudou muito em 40 anos. Além disso, a partida dos motores a diesel é de 30 bar de pressão (comparação: Railship III com sistema de motor duplo de 16.500 kW; MSC Jade, atualmente o maior navio porta-contêineres, com sistema monomotor de 75.570 kW).

Ao longo dos anos, os primeiros compressores de três etapas com refrigeração a ar WP 100L, WP 120L e WP 150L foram sendo cuidadosamente aprimorados e adequados aos novos requisitos.

Com os tipos recém-lançados WP 180L, WP 275L, WP 320L e WP 460L, chegam agora ao mercado compressores de alta potência completamente reformulados, que em sua essência ainda são e sempre serão compressores de três etapas com refrigeração a ar. Graças à maior capacidade unitária de até 460 m³/h, agora as enormes instalações de motores também podem ser equipadas com apenas três compressores, em vez de qua-tro ou até cinco, como vinha sendo feito até hoje.

Assim, a Sauer está bem estabelecida para o futuro, sem esquecer suas raízes.

Eng. Stephan Behrens, Líder da Equipe de Vendas da área de Navegação

A balsa ferroviária Railship II, que em 1984 fazia a rota Bremerhaven a Kiel, navega desde 1998 no mar Báltico, sob o nome “Baltiysk”, tendo Kaliningrado como porto de origem.

16 / 17

[ SAUER SPECIAL ]

Estreia na Feira de Hannover

A data mais importante – não só para os compressores Sauer, mas para toda a indústria da tecnologia de ar comprimido e vácuo – está chegando: de 24 a 28 de abril de 2017, a Feira Internacional ComVac, no segmento da Feira de Hannover, convida para sua mos-tra.

As inúmeras novidades da Sauer serão apresentadas à altura. Em 300 m², os visitan-tes poderão experimentar, com o máximo conforto, produtos novos e produtos já con-sagrados, além de receber pessoalmente uma consultoria técnica dos nossos peritos.

Três destaques especiais esperam pelo público neste ano:

A linha BREEZE – a nova geração de compressores com refrigeração a ar da Sauer, baseada num sistema de módulos, satisfaz todas as necessidades do cliente com até cinco cilindros e até nove combinações completas entre cilindro e pistão. Além de com-pressores de ar clássicos, com pressão final de até 500 bar (ou mais), haverá opções de propulsores com pressão inicial de até 16 bar (ou mais), e outras especiais, estanques ao gás, para gases como hélio, gás natural e hidrogênio.

O primeiro representante da linha é um compressor de três etapas com refrigeração a ar e carga volumétrica de 390 m³/h sob pressão final de 40 bar (ou mais).

O lançamento dos compressores sem óleo da HAUG, ampliando o portfólio de produ-tos da empresa, merece comemoração. Assim como a apresentação dos compressores Sauer lubrificados a óleo, os compressores HAUG sem óleo e estanques ao gás estão também entre as principais novidades que a Sauer fez para renovar e ampliar o seu port-fólio. A variedade de produtos, significativamente ampliada com a integração da HAUG ao grupo Sauer, será exibida integralmente, pela primeira vez, num estande de feira.

Uma nova era de comandos para compressores está iniciando com o Sauer ecc 4.0. Outra estreia na feira é a apresentação da família recém-desenvolvida de controladores: equipado com uma tela touch de 7 polegadas e um conceito inovador de operação, o Sauer ecc 4.0 constitui o primeiro modelo de um novo padrão para a operação segura de compressores.

Mas ainda há algumas novidades para descobrir sobre ele. A visita certamente valerá a pena – ve-nha ver você mesmo! No pavilhão 26, estande B39, você será sempre bem-vindo. O mesmo em relação ao nosso tradicional coquetel no estan-de, na quinta-feira à noite.

18 / 19

Cadastre-se e ganhe um in-gresso para a

feira

ComVac

[ SAUER MARKETS ]

Heliox na Sauer ComBox: quadrado, prático e de qualidade

Compressores de ar – muitas pessoas lembram daquele pequeno compressor na piscina do hotel nas últimas férias, que enche os cilindros de mergulho de 6 litros com ar am-biente a 300 bar.

Mas, enquanto o “pequeno” pertence ao reino do mergulho amador, a tecnologia Sauer também é empregada no mergulho profissional. No mergulho em águas profundas, o ar respirável normal não pode ser utilizado, pois isso geraria a narcose por nitrogênio, isto é, um efeito narcótico: a pressão parcial do nitrogênio alta demais provoca distúrbios no sistema nervoso central, causando em seguida um comprometimento cognitivo e uma euforia que provoca risco de morte. Portanto, como gás de respiração para uma profundidade a partir de 40 metros é utilizado o heliox – uma mistura de oxigênio e hé-lio. A proporção varia de acordo com a profundidade. Quem costuma usar o heliox são mergulhadores profundos de alto mar que precisam, por exemplo, executar trabalhos de manutenção em plataformas offshore.

Para essa aplicação, a Sauer desenvolveu uma caixa com um propulsor de heliox. O cliente com sede nos Emirados Árabes Unidos precisava de uma solução compacta e móvel. Conforme o desejo do cliente, a Sauer desenvolveu uma solução capaz de elevar rapidamente o cliente até o convés da embarcação de apoio e que, quando não está em uso, pode ser acomodada no estoque. O sistema é protegido contra água salgada e pos-sibilita fácil acesso através de grandes portas de manutenção.

O compressor Sauer WP 4341 BasSealHe-B incluso suga o heliox misto e o comprime a 200 bar. Então, ele é filtrado com um secador de cartucho e purificado, para que se obte-nha a qualidade de gás respiratório de acordo com a norma DIN ISO 12021.

Todos os componentes são integrados de forma compacta na Sauer ComBox, que foi avaliada e aceita pela sociedade classificadora ABS em Kiel.

Especificações técnicas:

Série: HURRICANE Tipo: WP 4341 Modelo: BasSealHe-B Pressão: 200 bar.g Corrente volumétrica: 56 m³/hr Qualidade do gás: DIN ISO 12021

20 / 21

Nota: Os compressores de hélio da Sauer são – conforme indicado pelo nome – concebidos especialmente para a compressão de hélio. Por-tanto, não se trata de compressores de ar otimizados, e sim de compressores produzidos especialmente para esta aplicação. Eles estão equipados com uma vedação de eixo especial e única, válvulas de segurança estanques ao gás e um retorno do gás dos separadores. Na Sauer, tudo é verificado com um teste especial de hélio, em condições reais. Assim, taxas de fugas estáticas e dinâmicas são certificadas e, conforme pedido, testadas.

[ SAUER MARKETS ]

22 / 23

Compressores a serviço da energia hidrelétrica

Uma energia utilizada já na era pré-industrial em usinas de energia ou serrarias, fornece hoje mais de 15% da eletricidade gerada no mundo inteiro: a energia hidrelétrica ocupa o primeiríssimo lugar entre as energias renováveis, com cerca de 75% da cota de energias renováveis.

Esse sucesso se deve às usinas hidrelétricas, nas quais a energia cinética é convertida de água em eletricidade, através de turbinas e geradores. Compressores também são responsáveis por tarefas cruciais nesse processo. Os vários tipos de usinas de energia costumam ser diferenciados de acordo com o desnível da água, em usinas de baixa, média e alta pressão, ou com o seu funcionamento – por exemplo, usinas (de água) de armazenamento e de água corrente.

Três compressores Sauer trabalham na estação de armazenamento hídrico que hoje é a maior da Turquia: Beyhan-1, na província Elazig, localizada no leste do país. Nesse tipo de estação, a água é armazenada num reservatório e a energia é convertida em eletrici-dade, de acordo com a necessidade. É a primeira de três estações de armazenamento hídrico localizadas em sequência na encosta montanhosa do rio Murat. Com uma potên-cia de 582 MW, ela fornece energia elétrica para mais de 400.000 domicílios na região.

A usina hidrelétrica foi equipada com compressores Sauer do tipo WP 6310. As três máquinas refrigeradas a água atingem juntas uma corrente volumétrica de mais de 1200 m³/h, com pressão final de 64 bar. A pressão do ar gerada por elas costuma ser utili-zada para regular turbinas e soprar a água para a operação dos transformadores de fase. Ambas as aplicações têm fundamental importância na geração de energia hidrelétrica.

[ SAUER MARKETS ]

Contratorpedeiro no superlativo – “USS Zumwalt”

O “USS Zumwalt”, maior e mais moderno contratorpedeiro do mundo, deixou em de-zembro de 2015 o estaleiro Bath Iron Works, no estado norte-americano do Maine, para os primeiros testes. O navio típico da nova classe Zumwalt tem o porte de um cruzador, mas pode ficar quase invisível.

Como reduzir um contratorpedeiro de 182,9 m de comprimento, 24,6 m de largura e que desloca mais de 15.000 t para as dimensões de um inofensivo barco de pesca, nas imagens dos radares? Isso se consegue ao equipar o “USS Zumwalt” com uma nova tecnologia de capa protetora discreta, que também é responsável pelo design futurista.

Além disso, sua construção com mais de 80 rampas de lançamento, quatro canhões de diferentes tipos e quatro pontos de partida de helicópteros ou drones definitivamente não é inofensiva. Um armamento adicional ainda está em desenvolvimento, mas os pré--requisitos para explorar novos sistemas de ataque, como canhões a laser, já existem.

O navio foi projetado para uma tripulação padrão de 158 integrantes, com a missão de vigiar a costa e de atacar alvos em terra, entre outras funções. No mar aberto, ele atinge uma velocidade máxima de mais de 30 nós. O sistema de acionamento totalmente elétri-co será alimentado por quatro turbinas a gás, com uma potência total de 78 MW.

Também os compressores requisitavam uma tecnologia de alta potência. Para os pri-meiros contratorpedeiros com capa protetora, a Sauer Compressors USA Inc. entregou quatro compressores Sauer na versão naval especial.

Já foram planejados dois outros navios da nova classe de contratorpedeiros, nomeada em homenagem ao importante General Elmo R. Zumwalt, da Guerra do Vietnã. O “USS Zumwalt”, que nos faz lembrar de uma nave espacial de ficção científica, é comandado pelo Capitão James Kirk.

O “USS Zumwalt” a caminho do primeiro teste marítimo, no Atlântico, em 2015

24 / 25

[ SAUER SERVICE ]

26 / 27

Economia eficaz com o kit adicional Sauer ECO+

No mercado atual de transportes marítimos, a Gestão de Eficiência Energética do Navio (SEEM - Ship Energy Efficiency Management) ganha cada vez mais importância. O mesmo acontece na Sauer: o kit Add-On ECO+ oferece uma maneira fácil de economizar energia, ar comprimido e custos.

O novo kit permite adaptar a operação do sistema pneumático ao modo atual do navio e configurá-lo da melhor forma possível. Assim, os compressores podem ser operados com uma pressão final menor, quando os 30 bar necessários para a partida do motor principal não precisarem estar disponíveis para o navio durante a viagem. Simplesmen-te pressionando um botão, o kit muda automaticamente do “modo de manobra” para o “modo ECO+”.

O modo de poupança de energia não protege apenas o meio ambiente, recursos e com-pressores que são expostos a menores cargas com pressão final mais baixa. O tempo de funcionamento dos compressores também é reduzido – com o efeito positivo de que os intervalos de manutenção são estendidos, resultando na diminuição dos custos anuais de manutenção. Essas são vantagens que convencem: muitos proprietários e gerentes de navios alemães já se decidiram pelo kit Add-On ECO+ da Sauer e o instalaram em seus navios.

A instalação e o manuseio são fáceis: com o conector T, o condutor de ar comprimido é aberto e os interruptores de pressão adicionais são colocados. A escolha entre o “modo de manobra” e o “modo ECO+” ocorre através de outro interruptor no painel de controle. Para cada compressor principal é necessário um interruptor de pressão adicional.

Com o conector T, o condutor de ar com-primido é aberto e o interruptor de pressão adicional é instalado. A escolha entre o modo de navegação e o modo de mano-bra é feita através de outro interruptor no painel de controle. Para cada compressor principal é necessário um interruptor de pressão adicional.

Para maiores informações, entre em contato com a equipe Sauer-Service: [email protected]

[ SAUER SERVICE ]

Dicas e truques para compressores náuticos

1. Manutenção

Com a dica mais importante, você consegue o maior efeito positivo nos seus compressores Sauer: a manutenção com peças de reposição originais Sauer (de preferência, os kits de manu-tenção "Sauer Easy Care"). Nunca prorrogue os intervalos de manutenção recomendados. Isso pode causar danos nos compressores, e você perde a garantia “Sauer Easy Care” para peças com até 4.000 horas de uso.

4. Descarga da partida

A Sauer recomenda um tempo de descarga de partida de 15 segundos para os compressores, para possibilitar a partida do motor sem altas cargas. Durante esse tempo, as válvulas magné-ticas de drenagem ficam abertas. O mesmo é válido para quando os compressores param de funcionar.

5. Tempo de drenagem

Para os compressores náuticos da Sauer, são recomendados os seguintes tempos de drenagem: 3 segundos a cada 5 minutos (a configuração anterior era de 15 segundos a cada 15 minutos). Com as novas configurações, é possível reduzir o tempo de operação em cerca de 2%.

2. Compressores refrigerados a água

No caso de compressores refrigerados a água, interrompa a água de arrefecimento e o com-pressor sempre ao mesmo tempo. Cuide também para que a temperatura da água esteja entre 40 °C e 50 °C. Assim, você evita a condensação na carcaça da cambota devido ao super-res-friamento. Água condensada no sistema de ar pode causar danos na válvula e suas conse-quências, culminando até mesmo na perda de todo o compressor.

3. Partida do compressor

Não dê a partida nos seus compressores Sauer mais de 6 vezes por hora. Do contrário, pode ocorrer o superaquecimento do motor elétrico, devido à alta corrente de arranque durante o processo de partida.

28 / 29

6. Tempo de operação

O tempo de operação dos compressores Sauer deve ser de 20 minutos, no mínimo, para atingir uma temperatura do óleo acima de 45 °C. Somente então é possível que a água condensada evapore. Você pode aumentar a duração da operação modificando as configu-rações de início e parada (aumentando o delta de pressão de início e parada).

Como pode ser observado neste dia-grama típico, o teor de umidade do óleo lubrificante aumenta nos primei-ros minutos, até que o óleo atinja uma temperatura de aprox. 45 °C. Depois disso, a água começa a evaporar. De-pendendo da temperatura do óleo lubrificante, um compressor deve ser operado por 20 minutos, pelo menos.

Disposição correta e incorreta da ventilação auxiliar

A Correta: Instalação de um duto de ar sobre um compressor Sauer com abertura lateral para ventilação ambiente.

B Incorreta: Instalação de um duto de ar em posição oblíqua em frente a um compressor.

C Incorreta: Instalação de um duto de ar acima de um compressor.

D Incorreta: Instalação de um duto de ar em frente a um compressor.

Trecho do manual de instalação:

Teor de umidade e temperatura a 1.780 rpm

n n n Temperatura do óleo lubrificante n n n Quantidade de água (%)

0,00 %

0,05 %

0,10 %

0,15 %

0,20 %

0,25 %

0,30 %

0,35 %

0,40 %

0 °C

10 °C

20 °C

30 °C

40 °C

50 °C

60 °C

70 °C

80 °C

0 m

in

3 m

in

6 m

in

9 m

in

12 m

in

15 m

in

18 m

in

21 m

in

25 m

in

30 m

in

35 m

in

40 m

in

45 m

in

50 m

in

55 m

in

60 m

in

70 m

in

80 m

in

90 m

in

100

min

110

min

120

min

130

min

140

min

160

min

180

min

200

min

220

min

240

min

8. Ventilação e corrente de ar direta

Evite uma corrente de ar direta até o seu compressor Sauer, fechando ou desviando os ca-nais de ar. A corrente de ar direta gera condensação de água na carcaça da cambota e nos cilindros, e pode danificar as válvulas e outras peças – conforme descrito na dica 2.

7. Alarme da temperatura

Ao utilizar um alarme de temperatura, verifique primeiro as configurações do sensor. Atual-mente, o alarme deve estar configurado em 90 °C, conforme recomendado por um certifica-do DNV/GL. (Anteriormente, a temperatura limite era ajustada em 80 °C.) Além disso, você deve lubrificar os tubos com aletas com um meio líquido, para aumentar a capacidade de refrigeração e evitar a carbonização das válvulas.

[ SAUER FAMILY ]

A tradição é um curinga: as rodadas de skat da Sauer

18, 20, 22 … passo … você tem mais? ... Também passo. Você está blefando ... 7 curingas, 3 lixos – pode apostar. – Quem está fora?

Quem entende essas frases conhece a antiga tradição do jogo de skat. Uma tradição cada vez mais rara. Enquanto antigamente as noites de skat eram um hábito em clubes ou no Corpo de Bombeiros, hoje elas dificilmente acontecem. Embora existam várias plata-formas de skat online, a nova geração não participa. E são poucos os jovens que ainda aprendem a jogar com seus pais.

Mas na Sauer, Tradição se escreve com letra maiúscula. Quando se trata de compres-sores, também se trata de skat: no setor de bancadas de teste, joga-se skat em todas as pausas para o almoço – desde 1984 e sem exceções. Naquela época, o jogo ainda era na área de almoço do departamento, mas hoje é na cantina da Sauer.

Joga-se de acordo com as regras modernas e com um baralho francês. No início, os jo-gadores eram um grupo empenhado das bancadas de teste, entretanto também podem participar os “macacos velhos” comprometidos com a tradição do skat. Colaboradores e colaboradoras jovens são aceitos de bom grado, mas primeiro devem provar se são bons estrategistas e que não sabem jogar só o Grand com quatro curingas.

Na cantina, existem duas mesas fixas reservadas para as rodadas de skat. Lá, joga-se so-mente Bock-Ramsch: uma rodada Bock, e depois uma rodada Ramsch. Ao final, somam--se os pontos em ordem – não há tempo para uma simples rodada de ouros. Os pontos são guardados numa caixa e, quando ela fica cheia, são usados para viagens em grupo. Foi assim que os jogadores já foram para Oslo, na Noruega, e Trelleborg, na Suécia. Na-turalmente, sempre levando cartas de skat na bagagem.

Desde 2007, também existe um torneio anual de skat, para o qual são convidados todos os adeptos do jogo na Sauer – inclusive aqueles que não participam das rodadas regu-lares. Surge então uma mesclagem colorida de participantes – dos estagiários aos dire-tores. E, surpresa... nem sempre são os “macacos velhos” da área de bancada de testes que vencem a rodada! O Tribunal Internacional de Skat de Altembug nunca precisou ser incomodado, pois as controvérsias sempre foram resolvidas de forma justa na própria mesa de jogo, conforme a boa Tradição. Sempre na esportiva!

Trivia: A origem do jogo de skat data do início do século XIX. Calcula-se que foi desen-volvido entre 1810 e 1817, na cidade de Altenburg, na Turíngia. Foi lá que aconteceu o primeiro congresso de skat, em 1886, quando foi fundada a Associação Alemã de Skat. Skat é um dos jogos de cartas mais populares na Alemanha, e ainda hoje acontecem con-gressos da Associação Alemã regularmente.

30 / 31

Dependable up to 500 bar – anywhere, anyt ime, anygas.

Nós nos reservamos o direito a efetuar alterações técnicas sem aviso prévio.

Visite www.sauercompressors.com para obter a versão mais recente da revista.

3 / 2017 [suw | ace]

J.P. Sauer & Sohn Maschinenbau GmbH P.O. Box 92 13, 24157 Kiel / Alemanha

T E L E F O N E +49 431 3940-0 F A X +49 431 3940-24

E - M A I L [email protected] W E B www.sauercompressors.com

Perdeu alguma edição da “Manometer”?sauercompressors.com/pt/atualidades/manometro/arquivo/