saúde das instalações elétricas hospitalares: estudo de caso em hospital público de alta...

Upload: arthur-farias

Post on 08-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/19/2019 Saúde das Instalações Elétricas Hospitalares: Estudo de Caso em Hospital Público de Alta Complexidade do Sus, L…

    1/2

     

    SAÚDE DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS HOSPITALARES: ESTUDODE CASO EM HOSPITAL PÚBLICO DE ALTA COMPLEXIDADE DOSUS, LOCALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE

    VITÓRIA/ES

    Larissa Mota de Souza1, Adolfo Cassoli Gomes2 1Instituto Federal do Espírito Santo, Unidade Vitória, Coordenadoria de Engenharia Elétrica – Av.Vitória, 1729 – CEP 29040-780 – Vitória – ES – [email protected] Federal do Espírito Santo, Unidade Vitória, Coordenadoria de Eleltrotécnica – Av. Vitória,1729 – CEP 29040-780 – Vitória – ES – [email protected]

    Resumo: O hospital é considerado uma empresa que se diferencia das demais em função de suascaracterísticas, pois possui setores interdependentes que precisam estar em perfeito funcionamento eem plena harmonia a fim de comporem um todo visando ao bom atendimento ao cliente.A lavanderiahospitalar é o departamento onde há processamento e distribuição de roupas em boas condições dehigiene e limpeza. Sendo assim, é necessário que esse serviço seja realizado em conformidades com

    a legislação visando além de qualidade, segurança dos pacientes/usuários. Uma situaçãopotencialmente perigosa no estado físico das instalações elétricas pode gerar riscos à vida humana,como por exemplo, o choque elétrico. A implantação de um programa eficiente de manutenção é umamaneira compensadora de evitar tais riscos. Entre as modernas técnicas de manutenção, atermografia representa uma excelente ferramenta para prevenir falhas e acidentes indesejáveis. Otrabalho propôs uma rotina de manutenção preditiva das instalações elétricas de uma lavanderiahospitalar baseada na aplicação de inspeções termográficas tendo como meta verificar suascondições de segurança e funcionalidade.

    Palavras-chave: Instalações Elétricas, Manutenção Preditiva, Inspeção Termográfica. 

    INTRODUÇÃO

    Nos dias de hoje existe uma grandepreocupação com a segurança elétrica emestabelecimentos de saúde. Uma situaçãopotencialmente perigosa no estado físico dasinstalações elétricas pode gerar riscos à vidahumana, como por exemplo, o choque elétrico.No ambiente hospitalar, a lavanderia é o setorde processamento de roupas que possuigrande relevância para o funcionamentoadequado da instituição, sendo responsávelpela distribuição de roupa higienizada comqualidade. A falta de conhecimentosespecíficos sobre o funcionamento de umalavanderia hospitalar acarreta, por parte dealguns construtores e instaladores, oacometimento de erros como instalaçõeselétricas não condizentes com a segurança eo ambiente, gerando riscos para osoperadores.A implantação de um programa eficiente demanutenção é uma maneira compensadora deoferecer maior segurança aosusuários/pacientes. O objetivo do trabalho foiidentificar as deficiências das instalaçõeselétricas e respectivos equipamentos usadosno setor de processamento de roupas, pormeio de inspeção visual e de imagens

    termográficas para planejamento de um

    programa de manutenção.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Para aplicação da metodologia adotada,inicialmente realizou-se visitas à lavanderia deum hospital universitário. Em continuidade,elaborou-se um roteiro com perguntas paradetecção de falhas através de análise visualdo local e dos equipamentos. Por fim, foramregistradas imagens térmicas acompanhadasde uma imagem real dos equipamentosForam detectadas várias irregularidades,como disjuntores e cabos de alimentaçãoposicionados em locais de difícil acesso eexpostos a temperaturas elevadas. Entre asimagens térmicas registradas foramdetectados alguns pontos quentes em, porexemplo, chaves fusíveis (Figura 1).

  • 8/19/2019 Saúde das Instalações Elétricas Hospitalares: Estudo de Caso em Hospital Público de Alta Complexidade do Sus, L…

    2/2

     

    Figura 1 – Imagem térmica x Imagem real dechaves fusíveis

    Sendo assim, como uma ferramenta de gestãoda manutenção, a manutenção preditivapoderá fornecer os dados necessários paraagendar tarefas de manutenção preventiva ecorretiva em uma base de dados quandonecessário.

    CONCLUSÃO

    A análise das informações dasinspeções termográficas permite ao setor demanutenção minimizar o tempo de parada demáquinas, reduzir custos, obter proteçãoadequada de equipamentos e instalações, eprincipalmente, evitar a perda de produtividadedevido à interrupção imprevista do processoprodutivo.

    Cabe ressaltar que a manutençãopreditiva por meio de inspeções termográficasé a parte técnica da questão, mas o que

    determina de fato a sua eficácia é oestabelecimento de vínculos entre os doisgrupos envolvidos: a equipe técnica demanutenção e os profissionais de saúdeenvolvidos no processo.

     Agradecimentos

    A Deus, por tudo.Ao Professor Adolfo Cassoli, pelasorientações, compreensões e dedicação.Muito obrigada por acreditar em mim.

    REFERÊNCIAS

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMASTÉCNICAS. NBR5410: Instalações elétricasde baixa tensão. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMASTÉCNICAS. NBR13534: Instalaçõeselétricas em estabelecimentosassistenciais de saúde - Requisitos parasegurança. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

    CARGNIN, M.T.  Análise do processamentode lavagem e desinfecção de roupas: Ocaso da lavanderia HUSM. 2008. Dissertação(Mestrado em Engenharia de Produção) –Universidade Federal de Santa Maria. 

    HIGGINS, L. R.; MOBLEY, R. K. MaintenanceEngineering Handbook. 6ª ed. USA: McGrawHill, 2002.

    KARMAN, J.  Manutenção HospitalarPreditiva. São Paulo: Editora Pini, 1994.

    MOBLEY, R. K.  An introduction toPredictive Maintenance.  2nd ed. USA:Butterworth-Heinemann, 2002.

    SANTANA, C. J. DA R.  Instalações ElétricasHospitalares.  2ª ed. Porto Alegre:

    EDIPUCRS, 1999.

    INFRASPECTION INSTITUTE. Standard forInfrared Inspection of Electrical Systems &Rotating Equipment. 425 Ellis Street,Burlington, New Jersey 08016, 2008.

    VAZ, J. C. Gestão da Manutenção Preditiva:Gestão de Operações. São Paulo: EdgardBlücher, 1997.