salamanca97.doc

3
São José do Rio Preto, 28 de julho de 2015. Senhora Chefe, Solicito-lhe a gentileza de tomar as devidas providências para que seja autorizado meu afastamento, sem prejuízo de salários e demais vantagens da função, no período de 28 de setembro a 10 de outubro de 2015, incluindo período de trânsito (ida: 28-09 e 29/09, para ida a São Paulo e embarque para Madri e traslado a Salamanca; volta: 09/10 e 10/10, de Santiago de Compostela a São Paulo e traslado para São José do Rio Preto) para participar das “Jornadas Internacionales “Veredas de Guimarães Rosa, un exiliado del lenguaje común”, evento que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2015, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Espanha, e para ministrar conferências sobre Literatura e Cultura Brasileiras e participar de atividades de pesquisa nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro de 2015 na Universidade de Santiago de Compostela, também na Espanha. Em Salamanca, apresentarei minha comunicação “Os narradores de Sagarana e o propósito de pensar o Brasil”, que recebeu o devido aceite do Comitê Científico do evento. Destaco que essa comunicação representa os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Vozes rosianas: narradores de Guimarães Rosa”, que venho desenvolvendo no IBILCE com um grupo de alunos de graduação. Em Santiago de Compostela apresentarei conferências sobre a poesia brasileira moderna e seus vínculos com a tradição lírica galego-portuguesa e sobre música popular urbana do Brasil. Enfatizo que tenho trabalhado conjuntamente com a Professora Doutora Isabel Morán Cabanas, da USC, na investigação dos vínculos entre a poesia moderna brasileira e a tradição lírica galego- portuguesa, particularmente na pesquisa da obra de Guilherme de Almeida e Cecília Meireles. Informo que o afastamento não representará ônus para a Universidade nem haverá prejuízo das minhas atividades didáticas, pois as aulas serão repostas oportunamente. Segue, em anexo, mensagem eletrônica do comitê organizador do evento de Salamanca, confirmando a aprovação do trabalho para apresentação.

Upload: ulisin1961

Post on 12-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Salamanca97.doc

São José do Rio Preto, 28 de julho de 2015.

Senhora Chefe,

Solicito-lhe a gentileza de tomar as devidas providências para que seja autorizado meu afastamento, sem prejuízo de salários e demais vantagens da função, no período de 28 de setembro a 10 de outubro de 2015, incluindo período de trânsito (ida: 28-09 e 29/09, para ida a São Paulo e embarque para Madri e traslado a Salamanca; volta: 09/10 e 10/10, de Santiago de Compostela a São Paulo e traslado para São José do Rio Preto) para participar das “Jornadas Internacionales “Veredas de Guimarães Rosa, un exiliado del lenguaje común”, evento que será realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2015, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, Espanha, e para ministrar conferências sobre Literatura e Cultura Brasileiras e participar de atividades de pesquisa nos dias 5, 6, 7 e 8 de outubro de 2015 na Universidade de Santiago de Compostela, também na Espanha. Em Salamanca, apresentarei minha comunicação “Os narradores de Sagarana e o propósito de pensar o Brasil”, que recebeu o devido aceite do Comitê Científico do evento. Destaco que essa comunicação representa os primeiros resultados do projeto de pesquisa “Vozes rosianas: narradores de Guimarães Rosa”, que venho desenvolvendo no IBILCE com um grupo de alunos de graduação. Em Santiago de Compostela apresentarei conferências sobre a poesia brasileira moderna e seus vínculos com a tradição lírica galego-portuguesa e sobre música popular urbana do Brasil. Enfatizo que tenho trabalhado conjuntamente com a Professora Doutora Isabel Morán Cabanas, da USC, na investigação dos vínculos entre a poesia moderna brasileira e a tradição lírica galego-portuguesa, particularmente na pesquisa da obra de Guilherme de Almeida e Cecília Meireles.

Informo que o afastamento não representará ônus para a Universidade nem haverá prejuízo das minhas atividades didáticas, pois as aulas serão repostas oportunamente. Segue, em anexo, mensagem eletrônica do comitê organizador do evento de Salamanca, confirmando a aprovação do trabalho para apresentação.

Agradecendo-lhe antecipadamente as devidas providências, aproveito para enviar-lhe minhas cordiais saudações.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Ulisses InfanteProfessor Assistente Doutor

Ilma. Sra.

Profa. Dra. Marize Mattos Dall’Aglio Hattnher

DD. Vice-Chefe do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários –

IBILCE/UNESP - São José do Rio Preto (SP)

Page 2: Salamanca97.doc

PROJETO DE VIAGEM AO EXTERIOR A FIM DE PARTICIPAR DE EVENTO CIENTÍFICO, DE MINISTRAR CONFERÊNCIAS E DE PARTICIPAR DE ATIVIDADES

DE PESQUISA

28 e 29/09/2015 – Viagem de São José do Rio Preto a São Paulo, de São Paulo a Madri e de Madri a Salamanca

30/09 e 1º/10/2015 – Apresentação do trabalho “Os narradores de Sagarana e o propósito de pensar o Brasil” nas “Jornadas Internacionales ‘Veredas de Guimarães Rosa’: um exiliado del linguaje común”, organizadas pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca. Esse trabalho representa parte dos resultados já obtidos com o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Vozes rosianas: narradores de Guimarães Rosa”, que integra meu Plano Global de Atividades no período 2015-2017. A análise dos contos de Sagarana tem sido desenvolvida ao longo de encontros com um grupo de estudos formado por alunos do Curso de Licenciatura em Letras.

2/10/2015 – Descolamento de Salamanca a Santiago de Compostela

5, 6, 7 e 8/10/2015 – Apresentação de conferências sobre Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de Santiago de Compostela e participação em atividades de pesquisa na mesma instituição. Desde que trabalhei na USC entre 2008 e 2010 venho mantendo com os professores-pesquisadores dessa instituição contatos e projetos. No que diz respeito a esta ida à Universidade, planejo fazer conferências sobre a poesia moderna do Brasil e seus vínculos com a tradição lírica galego-portuguesa a partir da análise de textos de Cecília Meireles e outros autores, além de apresentar trabalho sobre a música popular urbana do Brasil. Destaco que venho desenvolvendo em parceria com a Professora Doutora Isabel Morán Cabanas, da Universidade de Santiago de Compostela, trabalhos de investigação sobre as relações entre a poesia moderna do Brasil e a tradição galego-portuguesa há alguns anos, tendo já publicado o artigo “A poesia de Guilherme de Almeida: de tradição e silêncio” na revista Agália nº 103 (Qualis A1). Das atividades previstas para esta viagem deve resultar artigo sobre a poética de Cecília Meireles e a tradição lírica peninsular.

9 e 10/10 – Viagem de Santiago de Compostela a Madri e de Madri a São Paulo. Viagem de São Paulo a São José do Rio Preto.