saepe informa - sociedade de anestesiologia do estado de...

5
SAEPE INFORMA Conteúdo científico foi ampliado ao longo de 2016, com mais cursos e atividades de qualificação Fortalecimento institucional e Selo de Responsabilidade Social estão entre as conquistas Estado teve resultado inédito na avaliação, com duas primeiras colocações nacionais Síndrome de Burnout, suicídio e outras questões foram abordadas na JAEPE JORNAL DA SOCIEDADE DE ANESTESIOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO DEZEMBRO DE 2016 NOVAS AÇÕES FORTALECEM PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DIRETORIA ENCERRA GESTÃO 2015-2016 COM AVANÇOS EM VÁRIOS SEGMENTOS PERNAMBUCO É DESTAQUE EM PROVA NACIONAL DA SBA PROFISSIONAIS FAZEM ALERTA SOBRE DEPRESSÃO

Upload: nguyenkhuong

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SAEPE INFORMA - Sociedade de Anestesiologia do Estado de ...saepe.org.br/arquivos/SAEPE_INFORMA.pdf · Entre as novidades, uma aula inaugural para ... o curso Suporte Avançado de

SAEPE INFORMA

Conteúdo científico foi ampliado ao longo de 2016, com mais cursos e atividades de qualificação

Fortalecimento institucional e Selo de Responsabilidade Social estão entre as conquistas

Estado teve resultado inédito na avaliação, com duas primeiras colocações nacionais

Síndrome de Burnout, suicídio e outras questões foram abordadas na JAEPE

JORNAL DA SOCIEDADE DE ANESTESIOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCODEZEMBRO DE 2016

NOVAS AÇÕES FORTALECEM

PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO

DIRETORIA ENCERRA GESTÃO 2015-2016

COM AVANÇOS EM VÁRIOS SEGMENTOS

PERNAMBUCO É DESTAQUE EM

PROVA NACIONAL DA SBA

PROFISSIONAIS FAZEM ALERTA

SOBRE DEPRESSÃO

Page 2: SAEPE INFORMA - Sociedade de Anestesiologia do Estado de ...saepe.org.br/arquivos/SAEPE_INFORMA.pdf · Entre as novidades, uma aula inaugural para ... o curso Suporte Avançado de

2 3

O ano de 2015 foi difícil. E 2016, mais ainda. Assumimos a gestão em um biênio complicado sob vários aspectos: para além de problemas endêmicos que enfrentamos em âmbito regio-nal e nacional, encaramos as consequências de uma crise econômica de grandes proporções, resultante sobretudo do momento de instabili-dade e incerteza política. Esse cenário, que não deve mudar tão cedo, impactou negativamente a todos o setores e conosco não foi diferente. Mas em lugar de ficarmos imobilizados diante de tantos entraves, buscamos nesse momento justamente o contrário: nos movimentarmos.

Longe de qualquer sentimento de inércia, a diretoria de SAEPE, junto à seus funcionários e associados, se dedicou, nos dois últimos anos, a encontrar soluções e saídas para continuar posi-cionando a anestesiologia em evidência e forta-lecendo a categoria. É um trabalho que começa ainda na residência médica e se estende ao longo de toda carreira profissional, abrangendo desde práticas de promoção do conhecimento a medidas para elevar cada vez mais a repre-sentatividade da classe. E, com esforço, criativi-dade e dedicação, conseguimos por em prática nossos planos e alcançar as metas almejadas.

Nesta edição, faremos um panorama das nossas principais ações ao longo dos dois últi-mos anos e iremos abordar alguns dos acon-tecimentos mais marcantes desse período. E, ainda, vamos trazer algumas das nossas pers-pectivas para 2017, porque a melhor maneira de atravessar um período difícil é trabalhando para chegar ainda mais fortalecido no futuro que se aproxima. Boa leitura!

Maria Célia Ferreira da CostaPresidente da SAEPE

Diretoria da SAEPE (2015/2016) Presidente Maria Célia Ferreira da Costa Secretário geral Armando Moreira Mendes FilhoTesoureiro Gustavo Michel da Cunha CruzSegundo tesoureiro Carlos Alberto Campos Falcão FilhoDiretora administrativa Anne Danielle Santos SoaresDiretora científica Jane Auxiliadora AmorimDiretora de defesa profissional Cristina Barreto Campelo Roichman

Equipe

Secretária-executiva Adriana MeloSecretária Janaína de OliveiraAuxiliar administrativa Kátia Souza

Jornalista responsável Breno Pessoa (DRT/PE 4.218)

Realização

EXPEDIENTE

EDITORIAL CONHECIMENTO EM PRIMEIRO LUGAR

Curso SAVA atualizou

anestesistas, formados e em

formação, sobre gerenciamento

de crises

Práticas educacionais e informativas fazem parte do escopo de atividades da SAEPE e, em 2016, os investimentos na promoção do conhecimento seguiram uma trajetória ascendente. Não só foi dada continuidade a práticas estabelecidas em 2015 como foram criadas novas ações.

Entre as novidades, uma aula inaugural para médicos em especialização com programa-ção interativa envolvendo atividades teóri-cas, práticas e simulação. Organização da sala de cirurgia, preparo do aparelho de aneste-sia, drogas, monitorização, acesso venoso e intubação traqueal e demais itens do check--list perioperatório foram alguns dos tópicos abordados.

Este ano, pela primeira vez, a SAEPE sediou o curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA). A capacitação, idealizada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, auxilia no desenvolvimento das habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises durante o período perioperatório, principalmente a parada car-diorrespiratória. “Abordamos as principais

situações de risco em anestesiologia e prepa-ramos que anestesiologistas, formados ou em formação, fiquem preparados para um aten-dimento prático e eficiente”, afirma a coorde-nadora do curso, Ana Paula Cronemberger.

A orientadora também destaca a necessi-dade de requalificar no SAVA periodicamente. “As mudanças têm ocorrido em grande fre-quência e o curso é atualizado regularmente”, ressalta, lembrando que conteúdo do curso é feito com base nos guidelines da Sociedade Americana de Cardiologia.

Inédita também foi a participação na Hospitalmed, maior feira hospitar da região, que sediou o Fórum Norte/Nordeste de Qualidade e Segurança em Anestesia, ofere-cido aos associados e profissionais paramédi-cos de hospitais públicos e privados.

Outro destaque do ano foi a realização de um curso de simulação da prova oral para obten-ção do Título Superior de Anestesiologia. A SAEPE convidou os associados inscritos no certame de 2016 e o resultado da dinâmica foi bastante positivo: mais de 80% dos parti-cipantes foram aprovados na avaliação.

Page 3: SAEPE INFORMA - Sociedade de Anestesiologia do Estado de ...saepe.org.br/arquivos/SAEPE_INFORMA.pdf · Entre as novidades, uma aula inaugural para ... o curso Suporte Avançado de

4 5

A mais recente edição da JAEPE trouxe mudanças na programação sem perder o foco na qualidade do conteúdo

Curso Salve uma Vida foi oferecido para público não médico

23ª edição da Jornada trouxe conteúdo teórico e prático

Aula inaugural para os residentes teve programação interativaSociedade participou pela primeira

vez da feira Hospitalmed

BALANÇOAVANÇOS E CONQUISTAS DURANTE A GESTÃO É com muita satisfação que, juntamente

com os demais colegas de diretoria, estamos encerrando as atividades científicas e associa-tivas da SAEPE no biênio 2015-16. Durante a gestão oferecemos uma programação cien-tífica considerando, primordialmente, as necessidades e o ambiente de trabalho dos anestesiologistas pernambucanos, visando o aprimoramento da qualidade e segurança no atendimento ao paciente.

A partir desse contexto, a meta foi de ino-vação e reciclagem, compartilhando conhe-cimento, educação, ciência e cultura. Um dos esforços nesse âmbito foi a criação do Programa de Educação Continuada, com aulas ministradas por palestrantes locais e de outras regionais, trazendo conteúdos essen-ciais para a formação de residentes e atuali-zação de profissionais.

E mesmo diante das adversidades que pre-judicam todos os setores do país, sobretudo a partir de 2016, não nos deixamos abater: mantendo o compromisso com os associa-dos, adicionamos mais atividades científicas a nossa programação.

Aproveitamos o fim desse ciclo para agra-decer à diretoria da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco e às empre-sas que, em fiel parceria, contribuíram para a realização de nossas atividades. E, claro, à nossa equipe incansável, competente e com-prometida: Adriana, Kátia, Janaína e Gilmar, pela amizade, entusiasmo e alegria.

E, finalmente, agradecemos ao nosso asso-ciado a confiança de nos honrar com essa tarefa nobre que nos proporcionou matu-ridade e sabedoria diante das decisões diá-rias. Apenas com o apoio e a participação de todos conseguiremos continuar trabalhando em prol da nossa especialidade. Hoje temos a certeza de que se a caminhada foi difícil, é porque estávamos no caminho certo.

Jane Amorim Diretora científica no biênio 2015-16

Presidente eleita para o biênio 2017-18

O biênio 2015/2016 foi de grandes desa-fios mas também de progresso. A avaliação é da presidente da SAEPE no período, Maria Célia Ferreira da Costa, que, jundo à diretoria, encerra o mandato em dezembro com o for-talecimento de atividades científicas, respon-sabilidade social e representação da categoria.

Prestigiada, a JAEPE reuniu representan-tes de outros estados, como o diretor cien-tífico da SBA, Rogean Nunes, e João Lisboa, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas. A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas e empresas diver-sas tamb A Jornada teve alterações na mais recente edição, realizada no Recife e não em Porto de Galinhas, como era tradição. A mudança de local agradou o público, que cresceu em relação a 2015: foram mais de 300 participantes e, desses, 180 se inscreve-ram também nos cursos e workshops ofereci-dos. Um dos destaques da programação foi o curso, inédito, de via aérea (videolaringoscó-pios e videoendoscópios).

Iniciado em 2015, o Programa de Educação Continuada foi complemento à formação e

atualização de profissionais da anestesiolo-gia. A Sociedade também tem mantido diá-logo aberto com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Interior de Pernambuco, para fortalecer a interiorização das atividades e intercâmbio de experiências.

Outra conquista de 2016 foi a obtenção do Selo de Responsabilidade Social da SBA, em reconhecimento à realização de ações na área, como o Curso Salve Uma Vida. A capaci-tação foi oferecida gratuitamente no estande da SAEPE na feira Hospitalmed, em agosto.

Page 4: SAEPE INFORMA - Sociedade de Anestesiologia do Estado de ...saepe.org.br/arquivos/SAEPE_INFORMA.pdf · Entre as novidades, uma aula inaugural para ... o curso Suporte Avançado de

6 7

Os residentes pernambucanos tradicionalmente têm obtido ótimos resultados na prova para Médicos em Especialização (ME) aplicada pela SBA. Na avaliação de 2015 o Estado alcançou um resultado inédito, com a primeira colocação nacional em duas provas. Maria Adelaide Barbosa (HR) e Rebeca Gonelli Andrade (IMIP) obtiveram, respectivamente, as melhores notas do País na avaliação de ME1 e ME3. As médicas foram homenageadas na bertura da JAEPE 2016 e também em Brasília, durante o Congresso Brasileiro de Anestesiologia deste ano. Outros sete médicos do Estado foram homenageados durante a JAEPE pelos resultados alcançados na prova: Priscila Lumba (2ª maior nota de ME1 de Pernambuco e do País), Carla Brito (3ª nota de ME1 do Estado e do País), Yumi Pinto (1ª nota de ME2 do Estado e 3ª colocação do Brasil), Thiago Costa (2ª maior nota de ME2 de Pernambuco e a 4ª do Brasil), Jaqueline Pachú (3ª maior nota de ME2 de Pernambuco e a 5ª do Brasil), Lucas Lustosa (2ª maior nota de ME3 estadual e a 3ª nacional), e Lucas Lima (3ª maior nota de ME3 estadual e a 4ª nacional).

Os profissionais responsáveis pelos CETs com médicos que se destacam na prova da SBA tam-bém foram agraciados pela SAEPE durante a Jornada. Otávio Damázio Filho (do Hospital da Restauração, Getúlio Varga e Oswaldo Cruz), Tânia Cursino de Menezes Couceiro (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) e Alexandre Dubeux (corresponsável pelo CET Maria Auxiliadora Martins Vieira da Rocha) foram reverenciados pelos resultados dos residentes.

Nos anos de 2015 e 2016 tivemos de enfren-tar perdas inestimáveis e de nos despedir de amigos e colegas que deixam grandes sau-dades. A despeito da inevitável tristeza que essas ausências deixam no nosso dia a dia, a oportunidade de ter convivido com essas extraordinárias pessoas, cheias de talento, responsabilidade profissional e valor humano, nos enche de orgulho. Somos gratos por todo o aprendizado que eles nos trouxeram.

REGISTROS DE 2016

Chegamos ao fim de mais um ano com a sensação de dever cumprido. Representatividade, conhecimento e aprendizagem são algumas das palavras-chaves que sintetizam a conclusão deesse período.

Reunião da diretoria da SBA

e presidentes regionais, no mês

de novembro.

Maria Adelaide, ao lado de Otávio Damázio Filho, e Tânia Cursino com Rebeca Gonelli: responsáveis pelos CET contribuem para formação dos médicos em especialização

Instrutores e participantes do curso SAVA, oferecido em setembro, na SAEPE.

Valêncio Vasconcelos Coelho recebe Título de Membro Honorário da SAEPE, após saudação de Cristina Roichman.

Marcos de Albuquerque ladeado por Ana Cíntia Caneiro Leão e Teresa Cristina Rocha Coelho.

Diretores e associados reunidos após palestra de Alexandre

Teruya no Programa de Educação Continuada

PERNAMBUCO BRILHAEM PROVA DA SBA

AssOciAdOs e AmigOs deixAm sAudAdesEM MEMÓRIA DE

Aildes Maria Miranda de MeloGilberto Azevedo JuniorJoaquim Geraldo Cintra

Luiz Roberto Brito de AndradeMaria das Graças Castro Schuler

Patrick Aguiar de AzevedoRuy Bandeira

Tadeu Santos Lins

Page 5: SAEPE INFORMA - Sociedade de Anestesiologia do Estado de ...saepe.org.br/arquivos/SAEPE_INFORMA.pdf · Entre as novidades, uma aula inaugural para ... o curso Suporte Avançado de

8

Mortes associadas à depressão

podem ser evitadas, avalia

Alexandrina Meleiro

Até agosto deste ano, Pernambuco regis-trou média de um suicídio por mês entre médicos. Apesar da incidência maior na Região Metropolitana do Recife, também foram contabilizados dois casos e uma ten-tativa em Caruaru, no Agreste. A frequência do problema tem chamado a atenção de pro-fissionais e trazido alerta sobre a questão, que foi debatida durante a XXIII JAEPE, em setembro.

A psiquiatra Alexandrina Meleiro, coorde-nadora da Comissão de Estudos e Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria, foi uma das expositoras da mesa--redonda sobre risco profissional realizada durante a JAEPE. “É um problema mundial e é importante que cada um tome para si um pouco da responsabilidade sobre a ques-tão”, ressalta a especialista, que falou sobre depressão, dependência química como fato-res de risco para o suicídio.

Estresse, instalações precárias de trabalho e vivência direta com a morte estão entre as condições que contribuem para elevar a frequência de suicídio entre médicos, é de apaoximadamente 2,45 vezes maior que o resntante da população.

ALERTA SOBRE RISCO PROFISSIONAL

De acordo com dados da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio, entre 300 e 400 médicos cometem suicídio a cada ano, cerca de um médico por dia.

“Médicos são também a categoria com maior incidência de Síndrome de Burnout”, destaca o anestesiologista Paulo Hibernon, que apresentou painel sobre a doença, resul-tante da exposição a estresses crônicos no ambiente de trabalho.

Fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e até problemas cardíacos estão entre os sintomas. Segundo o especia-lista, a Síndrome apresenta três dimensões centrais: exaustão emocional, distanciamento afetivo e baixa realização profissiona.l

“Todos os países do mundo têm enfren-tado a questão da Síndrome de Burneout, principalmente na área de saúde”, reforça Hibernon, que já experenciou a doença. Ele diz que embora não existam dados atuais sobre Síndrome de Burnout no Brasil, a incidência deve ser próxima ou superior à encontrada entre médicos dos EUA. De acordo com esta-tísticas, 50% dos profissionais de medicina norte-americanos já apresentaram sintomas.