sábado - 04/08/2012

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES SÁBADO, 04 DE AGOSTO DE 2012 Nº413190 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! POLÍCIA OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE ARMA E DROGAS EM CACHOEIRO-ES Camilo Cola (PMDB), relator do projeto que cassa a carteira do motorista que se envolver em briga de trânsito,aprovado pelaComissão de Viação e Transportes e que agora vai passar peloplenário da Câmara e do Senado, já deu seu parecer favorável Página 05 DEPUTADO QUER MAIS RIGOR EM BRIGA DE TRÂNSITO

Upload: folha-do-esanto

Post on 20-Feb-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 413190

TRANSCRIPT

Page 1: Sábado - 04/08/2012

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES SábADO, 04 DE AgOSTO DE 2012 Nº413190 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

POLÍCIA OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE ARMA E DROGAS EM CACHOEIRO-ES

Camilo Cola (PMDB), relator do projeto que cassa a carteira do motorista que se envolver em briga de trânsito,aprovado pelaComissão de Viação e Transportes e que agora vai passar peloplenário da Câmara e do Senado, já deu seu parecer favorável Página 05

DEPUTADO QUERMAIS RIGOR EMBRIGA DE TRÂNSITO

Page 2: Sábado - 04/08/2012

02 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

[email protected]

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...Instituto de Pesquisa omite

dados ao eleitor

“No momento da maior humilhação, do mais pro-fundo opróbrio, na vés-pera do grande sacrifício, nosso Senhor pensava em um discípulo, aquele que mais precisava de Seu au-xílio, mas que se conside-rava o mais forte. Jesus lhe disse: “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.” Ainda hoje o Senhor ora por nós todos, pelas mesmas razões que O levaram, então, a orar por Pedro.”

Os discípulos acompa-nharam Jesus, estiveram aos seus pés, cerca de três anos. Eles acompanharam a vida os acontecimentos e as tentações de Jesus. “Vocês tem permanecido comigo nas Minhas tenta-ções”, disse Ele.

O próprio apóstolo Pe-

dro escreveria mais tarde: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; re-sisti-lhe firmes na fé, … (1ª pedro 5:8, 9a) Ele sa-bia da força satânica, por experiência própria.

Como temos enfrenta-do as tentações? Não po-demos esquecer que o Se-nhor Jesus intercede junto a Deus por nós e que o Espírito também interce-de por nós com gemidos inexprimíveis.

O diabo quer que perca-mos a fé e abandonemos a carreira cristã. O desafio é que permaneçamos firmes e inabaláveis e sejamos fi-éis até a morte a fim de re-cebermos a coroa da vida. Deus nos abençoe. Amém.

“Mas, eu roguei por ti, para que a tua fé não desfa-leça.” Lucas 22:32

INTERCESSÃO SÉRIA!

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Vez em quando vemos e/ou ouvi-mos pérolas inacreditáveis. A bola da vez éa liminar que suspendeu a divul-gação nominal dos salários dos servido-res da Câmara dos Deputados e que foi minimizada, como se de pouca ou ne-nhumaimportância pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT)

É como uma bofetada na tal lei de transparência e de informação que pre-tende expor ao público a gana dos ma-rajás – dos tempos nefandos de Collor e da tunga da nossa poupança -, que ga-nham milhares de reais por mês e, mui-tos, sem fazer por merecer e ainda bur-lando as leis com aditivos aqui e ali em seus gordos e suculentos salários.

Salários esses que nós, contribuintes, pagamos. É como se o dono de uma em-presa não pudesse se informado sobre o quanto recebe o seu empregado. É surreal. Éavesso do avesso como já dizia o poeta baiano. A população tem que saber, sim, quanto ganha cada um de seu empregado

São coisas do brasil, vergonhosas – diga-se de passagem-, que nos reme-tem a mera república de (e dos) bana-nas como somos vistos em várias partes do mundo

O óbvio ululante

Salmos, 5:12 - Pois tu, Se-nhor, abenço-as o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolên-cia // Mensalão em cartaz nas telinhas // Mas já começa com grande atraso // Pesquisas desorientando o eleitor// Em Castelo, candidatos a verea-dor com nomes exó-ticos "Gasolina, Ca-belo, Pé de Foice e Cattabriga // Se elei-tos a Será uma Câ-mara Ardente // Aida Latufffe, viúva do radialista Oswaldo Amorim cuidando de sua mãe dona Ziza // Exemplo a ser se-guido // O prédio do DPJ continua de pé // Exalando mau chei-ro e lembranças fú-nebres // Implosão é a solução e praça para crianças no lu-gar // Subsecretário-de Justiça do Esta-do anunciando mais mordomias para pre-sos // Estimulando a delinquência // ES é o estado em que os rios e córregos es-tão mais assoreados // Vergonha para os capixabas // Banca de jornais da Rodoviá-ria já voltou a fun-cionar // Dinheirodu-to da Santa Casa de Cachoeiro para a de Castelo revolta fun-cionários e médi-cos // A terra do café a da macadâmia é rica // Jobe candidato a vereador tem um currículo de Ministro // Excelente candida-to // Oséias, 6:3 - Co-nheçamos e prossiga-mos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra // A.W.

Desfolhando

Page 3: Sábado - 04/08/2012

03Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

Quem desembarca para reforçar campanha no Estado hoje é o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. Ele vem para intensificar as caminhadas com o candidato a prefeito de Vitória pelo partido, o empresário Montalvani. Levy tem fortes ligações com o Espírito Santo, já que sua mãe e outros parentes vivem aqui

Cartórios Eleitorais de plantão / Candidatos petistas capixabas saíram na “fita” com Lula / Pode ser um tiro no pé em tempos de julgamento do Mensalão / Os motivos são óbvios / Pesquisas contestadas no ES / Candidatos a vereador em Cachoeiro-ES gastando sola de sapato / Poucos estão investindo em propaganda

DIVULGANDOO presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP) (foto), não deu muita importância à liminar que suspendeu a divulgação nominal dos salários dos servidores da Casa. Apesar de defender a lista de salários com os nomes, Maia diz que o importante é a população saber quanto ganham os funcionários da Câmara.

CONCORRENDOEm todo o Espírito Santo são 221 candidatos a prefeito e mais de 7,8 mil políticos de olho em uma das câmaras municipais do Estado. O grande interesse em se tornar vereador pode ser explicado, entre outros, pelas 93 novas vagas criadas nas casas de lei espalhadas pelo Espírito Santo.

COMPARTILHANDO

CAULES

TWITTADAS

Tem mulheres que o Iphone é extensão da mão e o cartão de crédito na outra. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Mais 10 anos e teremos mais atividades e vida noturna do que diurna. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Todo mundo tem um pouco de poeta e também da alma de um serial killer #JRV

@jacksonrangel11

Daqui uns tempos não teremos como plantar uma rosa nesta selva de pedra #JRV

@jacksonrangel11

Existem pessoas que são felizes vivendo mentiras sem saber #JRV

Por Jackson Rangel

A solidão ensina a estar junto

A solidão, existem tipos, é valiosa para os alquimistas existenciais. Proporciona conhecer a si mesmo. Tornar-se, antes de tudo, amigo da sua própria pessoa. Conhecer-se profundamente, sem intromissão e fragmentos externos. Você é você naquele momento. Ensina. Torna, com certeza , a pessoa mais sábia do que ajuntada com uma multidão.

Tem gente que não suporta a solidão. Acho que não toleram a si mesmo por muito tempo, então, carecem de cuidar da vida alheia e pessoas ao redor, constantemente. A solidão não é um defeito e nunca será. É a oportunidade de introspecção necessária para se redescobrir. Estou, obviamente, referindo-me da solidão desejada. Consciente.

Particularmnente, tive a oportunidade de conhecer essa parte da existência ainda na minha infância, sem planejamento, mas a desfrutei quando me encontrei como amigo de mim mesmo em primeiro lugar, ouvindo a voz do inconsciente, transformando-me pessoa resolvida comigo e depois capaz de compreender o próximo e as demais, distantes.

A solidão, hoje, está relacionada ao meio médico, como a depressão. Contudo, nada mais é a necessidade de ficar sozinho, até para tomar decisões vitais. É mais do que tanto, ensina viverem sociedade, em multidão, se ser nocivo a ela. Os ataques constituídos regularmente e registrados na mídia, diria eu, tem a ver com a falta de solidão de seus protagonistas.

Nos dias atuais, é bem verdade, solidão é artigo de luxo que virou doença. Mas ouvir a sua própria voz é salutar. O silêncio desse estado letárgico é fundamental para a formação do ser. Estar a sós é um direito na linha do tempo. Sem reconhecer esse valor nobre, ouro em pó, é impossível o ser humano chegar ao ápice e se tornar sábio. Mas nunca confuda solidão com ficar tão simplesmente sozinho. É ter você e o entendimento do mundo.

Nada melhor do que conviver com você sem complexos. Solitariamente aprende-se o valor do ajuntamento com qualidade de vida, pois este domina-se a si e , ainda, contribuiu para a integração do mundo, com preparo para ser agente transformador. Esteja só, mas não sozinho, se é que compreende a diferença exposta em tela

Page 4: Sábado - 04/08/2012

04 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga VIOLÊNCIA PIORA?

A violência humana foi algo que sempre me interessou. Sempre acreditei na humani-dade e em um futuro de paz e progresso. Por outro lado, causa-me espécie ver um país tão pacifista como o Brasil com uma violên-cia interna tão grande. A quantidade de mor-tos sem motivo, inclusive no trânsito, é muito grande. Certamente, a omissão das autorida-des é patente, falta fiscalização, falta legisla-ção, falta cultura.

Tenho ouvido, desde criança, que a vio-lência e as guerras aumentam em quantida-de e malevolência. Por isso, tem me surpre-endido um pesquisador que vem afirmando há anos ocontrário. Trata-se de Steven Pinker, professor de psicologia da Universidade Har-vard. Pinker afirma vivemos em uma era me-nos violenta, menos cruel e mais pacífica do que qualquer outro período da humanidade.

Para Pinker, essa redução deve-se ao fato do ser humano estar mais inteligente. Isso é o que mostra os testes de QI. Um adolescente que tem uma média 100, normal, ele pontua-ria 130 no teste de 1910. E nesse ano, somente 2% conseguiu tal pontuação. Especula-se que a educação formal não tem papel importante nisso mas sim porque usamos mais os símbo-los e a própria divulgação do raciocínio cientí-fico. Não minha experiência pessoal, conheci-mento e inteligência caminham juntos.

Hoje, um quinto da raça humana é com-posta de muçulmanos, mas países islâmicos respondem por metade das guerras do mun-do. E cerca de três quartos desses países apli-cam a pena de morte, enquanto que no resto do mundo somente um terço faz o mesmo.

Pinker especula que as ideias humanistas e iluministas que prosperaram nos países cris-tãos ganharão também os países muçulma-nos, graças aos meios de comunicação mo-dernos. Será questão de tempo que adquiram o gosto pela liberdade de expressão, emanci-pação da mulher e rejeição à violência. O tem-po dirá! De minha parte, vejo como preocu-pante a redução de cristãos na Europa e a “invasão” orquestrada no Brasil dos missioná-rios muçulmanos. Os que hoje falam mal do catolicismo, sentirão saudades!

MÁRIO EUGÊNIO SATURNOTecnologista

MORANgOEm Pedra Azul, Do-mingos Martins, já está realizada a 25° Festa do Morango.A festa vai do dia 03 à 05 de agosto.O destaque do even-to ficará por con-ta da torta gigante, pesando 400 qui-los, a parte musical traz uma mistura de ritmos que prime-te agradar a todos os gostos. Do lucro ob-tido na festa, 50% serão destinados a construção da Casa Paroquial.

STONE FAIRDurante a Cachoeiro Stone Fair 2012, feira internacional do már-more e granito que será realizada em Ca-choeiro de Itapemi-rim entre os dias 28 e 31 de agosto, restau-rantes da cidade vão participar de um giro gastronômico orga-nizado pela prefeitu-ra. Em seus cardápios serão incluídos pratos especiais batizados com nomes de rochas ornamentais, como as que serão expostas no evento.

FESTA DO TOMATEO fim de semana promete muita animação no distrito de Córrego dos Monos, em Cachoeiro de Itapemirim. No sábado (04) e no domingo (05) ocorre a quarta edição da Festa do Tomate. O evento é gratuito, aberto ao público, e acontece na escola municipal Tereza de Avelar Pícoli. As atrações serão no sábado (4): Alex Campanha e Musical Prateado, e no domingo (5): Élito & João Paulo.

ALEgRE40° Exposição Agropecuária de Alegre está che-gando, a maior exposição do sul do ES. Será realizada do dia 16 a 18 de agosto com entra-da franca. Shows com Biquini Ca-vadão, Grupo Mo-lejo e João Bosco e Vinícius. Programação completa da fes-ta em breve no site www.alegre.es.gov.br

Page 5: Sábado - 04/08/2012

05Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Genética animalO Programa de Me-lhoramento genético, coordenado pela Se-cretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqui-cultura e Pesca (Seag), vai ser destaque na 2ª Feira de gado Leitei-ro da Fazenda Experi-mental Veneza (Faeve), que ocorre neste sába-do (04), às 9 horas, no distrito de Córrego do Cavalo, km 18, Serra de Cima (entrada do Poção), em Nova Ve-nécia.

Construção pessimistaO pessimismo dos em-presários do setor da construção civil do país se intensificou, no perío-do de maio a julho deste ano, segundo a pesquisa Sondagem da Constru-ção, elaborada pelo Ins-tituto brasileiro de Econo-mia (Ibre) da Fundação getulio Vargas (FgV). O Índice de Confian-ça da Construção (ICST) caiu 9,9%, a maior re-dução desde novembro de 2011 (-10,2%). No trimestre encerrado em junho, o índice havia re-cuado 9,5%.

Incaper nomeiaO Incaper publicou,no Diário Oficial do Espírito Santo, a nomeação dos novos servidores apro-vados no concurso públi-co realizado pelo órgão em junho de 2012. Os candidatos têm 30 dias corridos para tomar posse do cargo para o qual foram aprova-dos, no Departamen-to de Recursos Humanos (DRH), na Sede do Inca-per, localizada na Rua Afonso Sarlo, 160, ben-to Ferreira, no município de Vitória.

notaTom

e

O projeto que permite a cassação da carteira de habilitação do motorista que se envolver em briga no trânsito, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, ago-

ra vai passar pelo plenário da Câmara e do Senado. A proposição já recebeu parecer favorável do re-lator na Câmara, deputado federal Camilo Cola (PMDB) e pode virar lei. O projeto está sendo con-siderado polêmico, porque o Código Nacional de Trânsito não permite a retenção da carteira. Mas a ideia, segundo o deputado, é justamente flexibili-zar a lei para que motoristas brigões fiquem impe-didos de dirigir. A lei permite aos juízes decretar a suspensão da ha-bilitação de envolvidos em ocorrências de trânsito, quando comprovado crime contra a pessoa. O pro-jeto foi apresentado pelo deputado Ricardo Quiri-no (PRB/DF), mas alterado pelo relator capixaba.

A ideia original acrescenta um parágrafo ao artigo 294 da Lei nº 9.503 do Código de Trânsito, onde estabelece que em qualquer fase da investigação ou da ação penal, havendo necessidade para a garantia da ordem pública, poderá o juiz, como medida cau-telar, decretar, em decisão motivada, a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir veículo automotor ou a proibição de sua obtenção. Para o deputado Camilo Cola “oprojeto propõe re-primir agressões que, geradas em ocorrências de trânsito, produzem danos e prejuízos irreparáveis que poderiam ser evitados” “O infrator, no caso de ter sua habilitação suspen-sa, deverá passar por avaliação de aptidão mental para testar sua capacidade de contornar os desafios impostos pelo trânsito, sem causar danos ou prejuí-zos a quem quer que seja”, finaliza

Fonte: Agência Congresso

PUNIÇÃOPARA BRIGASNO TRÂNSITO

O projeto foi apresentado pelo deputado Ricardo Qui-rino (PRB/DF), mas altera-

do pelo relator capixaba

Da Redação

A proposição já recebeu parecer favorável do relator na Câmara, deputado federal Camilo Cola (PMDB) e pode virar lei

Page 6: Sábado - 04/08/2012

06 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Água em ConceiçãoMais de 1.3 mil mo-radores das comuni-dades rurais de Alto Mata Fria e Indaiá, em Conceição do Caste-lo, serão beneficiados com as obras de am-pliação e melhoria dos sistemas de abasteci-mento de água.O go-verno do Espírito San-to e a Cesan investiram R$ 540 mil, com recur-sos do Programa Pró--Rural, desenvolvido pela companhia para fornecer água tratada a pequenas comunida-des rurais.

Turismo capixabaA Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ini-ciará na segunda-feira (06) cinco novas turmas do programa Qualifi-ca ES Turismo, com cur-sos de Excelência na Receptividade ao Tu-rista, garçom e Ca-mareira. Os cursos, mi-nistrados por meio de contrato da Secreta-ria de Estado do Turis-mo (Setur) e do Serviço Nacional de Aprendi-zagem Comercial (Se-nac/ES)

Mostra na MassenaA galeria Homero Massena abrigaum recorte de memó-ria e tempo. A ex-posição "e você sai caminhando em dia vermelho", da ar-tista plástica Pollia-na Dalla, tem en-trada gratuita e permanece em car-taz até o dia 14 de setembro.O traba-lho surgiu em 2011, quando Polliana an-dou de Domingos Martins à Santa Le-opoldina.

ESTADOCAPACITAJOVENS

Um total de 10 mil vagas em cursos de qualificação

profissional serão oferecidas até 2013

O Governo do Estado do Espíri-to Santo e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Se-nai) assinaram um acordo de cooperação técnica para dispo-

nibilizar um total de 10 mil vagas em cursos de qualificação profissional serão oferecidas até 2013. As vagas serão disponibilizadas para 20 municípios e as cidades ainda vão ser definidas. O secretário estadual de ciência e tecnolo-gia, Jadir Pella, destacou que o objetivo da parceria é levar a qualificação profissional para municípios que não possuem instala-ções do Senai. “Queremos levar essas vagas para cidades em que o Senai não atua, mas

os grandes centros também serão contem-plados. Vamos fazer contato com os municí-pios e buscar locais onde esses cursos pos-sam ser ministrados, como escolas, centros comunitários, entre outros”, disseSerão oferecidos cursos na área de constru-ção civil, como pedreiro, bombeiro hidráuli-co, instalador predial; na área de informática e outros cursos que ainda não foram defi-nidos. As vagas serão destinadas a pessoas que participam de programas de assistência social do Governo Federal, como o CadÚ-nico ou Bolsa Família.A iniciativa faz parte do programa estadual Rede Formar que visa oferecer 150 mil vagas de qualificação pro-fissional até 2014.

Da Redação

Entre os cursos oferecidos em sistema de parceria entre Governo do ES e Senai está o de informática que vai capacitar pessoal

Page 7: Sábado - 04/08/2012

07Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Atletas capixabasOs atletas da seleção de Itapemirim de fute-bol de baseestarão em fase de testes no Clu-be de Regatas Vasco da gama e Fluminense Futebol Clube entre os dias 06 e 08 de agos-to de 2012. Após jogos da Copa A gazetinha de futebol de base – fase regional, os atletas brenner Ramos, Lohran Rangel, Richard Vieira, Rafael Maçalino e Ale-xander Peixoto, foram escolhidos por olheiros das equipes para os testes em seus Centros de Treinamentos.

ES capacita servidorA Escola de Serviço Pú-blico do Espírito San-to (Esesp) capacita-rá 1.015 servidores no mês de agosto. A pro-gramação dos 29 cur-sos e as fichas de ins-crição estão disponíveis no site da Esesp – www.esesp.es.gov.br. Serão realizados 11 cursos es-taduais e 18 municipais.Para participar, o servi-dor deve preencher a ficha de inscrição e en-caminhá-la ao setor de Recursos Humanos do órgão em que atua.

Mostra na LevinoQuinze obras de Dio-nísio Del Santo (1925- 1999), um dos nomes mais importantes das artes plásticas capixa-bas, compõem a expo-sição “Dionísio – Um en-contro no infinito”, que está em cartaz na Sala LevinoFanzeres, em Ca-choeiro de Itapemirim. São gravuras e dese-nhos, produzidos pelo artista entre 1958 e 1984, que fazem parte do acervo do Museu de Arte do Espírito Santo

CACHOEIROÉ O ESTADONO MERCOSUL

Uma aluna foi selecionada para representar o Espírito

Santo no projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2012

A estudante Ana Clara Petersene Cre-monini, da Escola Estadual Presiden-te Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim-ES, foi selecionada para representar o Espírito Santo no proje-

to Parlamento Juvenil do Mercosul 2012. A sele-ção ocorreu ontem, em Brasília, e nesta etapa na-cional foram selecionados 27 alunos, de 14 a 17 anos de idade, sendo um de cada Estado, que par-ticiparão da final, junto com estudantes da Argen-tina, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. A estudante concorreu com outros dois estudantes: André Luiz de Oliveira Catori, da Escola Estadu-al Almirante Barroso, em Vitória e Isabel Borcha-rat Pereira, da Escola Eurico Salles, de Itaguaçu. A escolha dos estudantes capixabas para a etapa na-cional foi realizada por uma comissão de profes-

sores, especialistas da Unidade Central da Secre-taria de Estado da EducaçãoO ProjetoO projeto Parlamento Juvenil do Mercosul é uma ação contemplada pelo plano estratégico do se-tor educativo do Mercosul, para contribuir com a integração regional, acordando e executando po-líticas educativas que promovam uma cidadania regional, uma cultura de paz e o respeito pela de-mocracia, pelos direitos humanos e meio ambien-te.O projeto é formado em conjunto pelos ministé-rios de Educação do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Colômbia. Seu objetivo prin-cipal é abrir espaços de participação, possibilitan-do que jovens possam debater e trocar ideias sobre temas atuais e importantes.

Da Redação

Ana Clara Petersene Cremonini foi selecionada para representar o ES no projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2012

Page 8: Sábado - 04/08/2012

08 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Foz do Brasil abre inscriçõespara programa de trainees

A Foz do Brasil, empresa de soluções ambien-tais da Organização Odebrecht, abriu inscri-ções para o seu programa de trainee, o Pro-grama Jovem Parceiro Foz do Brasil 2013 já podem ser feitas no seguinte site www.fozdo-brasil.com.br, de 27 de julho a 04 de setem-bro, e estão abertas a estudantes ou recém-formados de todos os estados do País. As op-ções para as etapas presenciais do processoseletivo serão realizadas em seis capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Ho-rizonte, Brasília e Porto Alegre. Os eventuais custos de deslocamento ou hospedagem irão ficar a cargo dos candidatos. Inscrevam-se!!!

A agradável MICHELE MARDEGAN: muita dedicação e eficiên-cia à frente da gerência financeira da Imobiliária Multi Imóveis.

APRESCITA promove a I Semana da Saúde na cidadeA APRESCITA – Associação Presbiteriana Social de Cachoeiro, junto com a Sétima Igreja Presbiteriana estará promovendo a I Semana da Saúde, visando levar informação à comunidade dos bairros Baiminas, Arariguaba, Costa e Silva e adjacências, acer-ca de assuntos que são importantes ao bem - estar do indivíduo e da família. A I Semana da Saúde será realizada na sede da Sétima Igreja Presbiteriana, na rua Dr. Deolindo, 47, Baiminas, entre os dias 06 e 11 de agosto e terá uma ampla programação.

LILIANELOPES e aempresáriaDANIELEDE ALMEIDA GENTIL,do melhorcentro deformação decondutoresdo Sul doEstado, aconceituadaDirectran.

O casalda Kiko’sRestaurantee Pizzaria,ALESSANDRAe ROGÉRIOFINATTO,que, em breve,irá inaugurarum amploe modernoespaço, noHiper Perim.Aguardem!!!

Destaque especialAlém de grande empresáriada Pequerruche Recreação, mãe e avó coruja, JONACI KIEPERT também ataca de

top model e faz muito sucesso.

Foto: Álbum de família

Bom dia especialNosso bom dia especial para o candidato a vereador PAULO VICTOR MOREIRA, do PP.

Foto: Vitrine

Foto: Vitrine

28 3511-2029 28 3511-2029

Foto: Vitrine

Page 9: Sábado - 04/08/2012

09Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Depois de 11 anos de casamento e dois filhos, Stevie Wonder pediu o divórcio de sua mulher, Kai Millard Morris. O cantor citou "diferenças ir-reconciliáveis" como a razão para o divórcio e pediu a guarda compartilhada dos filhos.

DIVÓRCIO

Nesta sexta-feira, 3, Paris Jackson, filha de Michael Jackson, usou o Twitter para fa-zer um desabafo. "Estou cansada de gente que pensa que dinheiro é tudo", escreveu a adolescente no microblog.

CANSADA

O apresentador do Pânico na Tv, Emílio Surita, em entrevista disse que o programa não tem li-mites., e agora eles estão no querendo achar um namorado para a Sabrina Sato. “Não temos o menor limite. Estamos dispostos a ajudá-la."

SEM LIMITES

Carol Narizinho animou os seus seguidores no Twitter na manhã desta sexta (3). A assistente de pal-co do programa Pânico na Band, da Bandeirantes, publicou no mi-croblog fotos em que aparece ape-nas de biquíni.

A cantora Pitty nega que foi convi-dada para o posto de rainha de bate-ria de uma escola de samba. Ela, que é roqueira assumida, não costuma acompanhar a festa. "Não faço a me-nor ideia disso. É um delírio", disse ela sobre o boato.

Justin Bieber, 18 anos, está se pre-parando para sua mais nova série de concertos e seu empresário Scooter Braun revelou que ele vem estudando os movimentos de Michael Jackson. "Ele assistiu uma enorme quantidade de shows dos anos 80 e 90 do Rei."

Page 10: Sábado - 04/08/2012

10 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

varanda e garágem (inter-na) p/ 2 automóveis. Con-tato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para car-naval e temporada de ve-rão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Aluga-se ponto comercial no bairro alto novo parque. av. jose rosa machado,rua bastante movimentada, loja em perfeito estado, bem ampla com escritório, banheiro,cozinha. Nicolli Au-tocar. Certeza de bons Ne-gócios!!! Tel: (28) 3511-7127 Fax (28) 3511-7087

Casa para alugar com am-plo espaço - 140m²: 03 quartos, 02 banheiros, clo-set, cozinha,dispensa, área de serviço, sala de estar, copa,escritório, área exter-na, garagem, 2º andar. TV a Cabo e Internet incluidos no preço. LOCAL: bairro ba-siléia - Cachoeiro de Itape-mirim/ES. VALOR ALUgUEL: 650,00 - CONTATO: (28) 9984-7766

Aluga-se uma casa com 3 quartos, sala, copa, cozinha,banhieiro e área de serviço.Rua Argentino Paradela, n° 4, bairro Santa Helena - Ponto Final do onibus.Valor R$ 600,00, combinar com Maria dos Anjos.Tel.: 9883-8291

Aluga-se 2 apartamentos no bairro Ibitiquara, um com 2 quatos e outro com 3 quar-tos. Rua Nilton Prato N° 4.Valor a combinar. Tel.: 9976-2070 ou 3511-5644 ( Edina)

Aluga-se apartamento com sala, copa, cozinha, banhei-ro, 3 quartos (sendo 1 sui-te) , gragem, acabamento em grânito. bairro Aquida-ban, valor R$ 900,00. Tel.: 9882-0668

Aluga-se apartamento com 2 quartos, sala, copa, cozi-nha 2° andar s/ garagem, bairro bazileia, tel.: 9882-0668Valor R$ 620,00

no bairro Km 90, com 3 quar-tos, sendo uma suite, 2 sala, co-zinha, copa, banheiro, gara-gem p/2 carros e terraço, area de serviço, quintal. Valor R$ 200.000,00, domuentação OK. Financiamento pela Caixa Eco-nomica. Tel. 9974 - 1938 falar com Jean

Vende-se duplex no bair-ro basílio Pimenta. Com gara-gem para 3 quartos. Valor: R$ 70.000,00. Tel.: 9903-3951, CRECI- 6741-F, 9272-5178 ou 9977-8707

Vende-se Lote no Portal Painei-ras, entregamos com toda in-fraestrutura. Com financiamento próprio até 60 meses. CRECI- 6741-F. Fone: 9977-8707 ou 9272-5178

Vendo 22 alqueires, entre Rio Novo do Sul e Iconha Escritu-rado. Valor por alqueire R$ 110.000,00

Vendo mini chácara, condomínio fechado à 3 km do asfalto. Pai-sagem toda em coqueiros. Acei-to troca Carros e chapas de grânitos na negociação.Tel.: 9977-8707, 9272-5178, 9903-3951.

Vendo apt. no centro, 3 quartos, sendo 2 suite, tudo em grânito. Aceito financiamento, troca por casa em Marataízes do centro ao correiro.Valor R$ 150 mil. CRECI - 6741-F.Tel.: 9977-8707, 9903-3951 ou 9272-5178.

Vendo lote IbC, 8m e meio de frete, 20 m de comprimento, lu-gar nobre. Valor R$ 20mil. CRE-CI-6741-F.Tel.: 9903-3951, 9272-5178 ou 9977-8707.

Vendo apt. em Marataízes cen-tro. 3 quartos sendo 1 suite todo em grânito, 2 sacadas, cozinha americana.Valor R$ 150 mil. CRECI - 6741-F. Tel.: 9272-5178, 9903-3951 ou 9977-8707.

Vende-se um apartamento, 124 m², bairro idependência, ótima lo-calização, financiável, telefone para contato 9279-8700.

Passo uma sorveteria completa em financiamento, na praça do bairro São Luiz gonzaga. Valor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto ban-deira Rua: João Afonso de Mi-randa prox. ao morro do ciga-no tel(028)9958-9478,falar com Nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Au-gusto de Moraes bairro gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edificada com jardim, pisci-na, area para festa com cobertu-ra churraqueira e cosinha, sáuna com 2 banheiro e sala de descan-so mais dois quartos uma copa e dois banheiros) Fone para conta-to 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo sítio na Tijuca com telefo-ne, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bairro gil-berto Machado próximo ao Jara-guá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, escolas para des-frutar nesta nova temporada, das pequenas cachoeiras, da área de churrasqueira do parque infantil e outras atividades. LIgUE AgORA E FAÇA SUA RE-SERVA TEL: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se 1 casa, avenida Linha Vermelha, bairro Zumbi, n° 32.Tel 9884-1671 falar c/ Ilário Ri-beiro

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial áttila Vivacqua, bL. D2b, Ap. 203, bair-ro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de em-

pregada com área de serviço, co-zinha, copa e sala de estar. Re-formado com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Raimundo An-drade Edifício Paulo Sul, Aparta-mento 403 - IbC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Marataízes, próximo ao Su-permercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, bairro basiléia me-dindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, bairro gilber-to Machado, excelente localiza-ção, 400m², c/21 metros de fren-te, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi aca-bado (faltando acabamento in-terno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataí-zes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bair-ro Paraíso, ótima visinhança. Fa-lar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00,

tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Li-nha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xe-rox, boutique e etc, toda monta-da em perfeito estado, em fun-cionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, en-dereço Av. Monte Castelo, Inde-pendência, sem nenhum protesto. boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Te-lefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quar-tos, sala, cozinha, copa, banhei-ro e varanda. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Excelente localizaçäo, no bairro gilberto Machado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

Vende-se 2 casas no bairro In-dependência, cada uma c/ 2 banheiros, 3 quartos, sala, copa, coziniha e garagem. Va-lor R$ 110.000,00. Uma Chá-cara na gruta c/ 3.000 m², c/ uma casa de ternite c/ 4 quar-tos, 1sala, 1 cozinha e 1 ba-nheiro, incluso água e luz c/ vários tipos de plantações (pró-ximo ao campo da gruta). Va-lor R$ 70.000,00. Tel. para contato 9984-2009 falar com M.F.D.C

Passo uma sorveteria completa em financiamento, na praça do bairro São Luiz gonzaga. Va-lor a combinar! Contato: (28) 9986 8153

Vendo lote sob Nº 23 quadra 1 medindo 321,75M² bair-ro Maraguá Praia do Pontal, a rua 03 Projetada em Itapemi-rim ES, com escritura registra-da, sem ônus, tratar (28) 9918-3544 valor r$ 20.000,00.

Vendo kitnet c/ quintal, c/ laje para construir e garagem. La-goa Dantas, Marataizes-ES. A 3km do centro, frente p/ mar (ótima visão).Tel. (28) 9938-8165 (Sandro)Valor R$25.000,00

Vende-se uma casa (duplex)

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos,

Page 11: Sábado - 04/08/2012

11Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 12: Sábado - 04/08/2012

12 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Os perigos do estresseAté mesmo níveis baixos de estresse e ansiedade podem trazer problemas. De acordo com uma pesquisa da Uni-versidade de Edim-burgo, na Escócia, eles aumentam em 20% o risco de mor-te por doenças car-diovasculares e fa-tores externos, como acidentes e suicídio. Os cientistas anali-saram dados de 68 mil voluntários com mais de 35 anos.

Bom seria se pudéssemos produ-zir todos os nossos alimentos. O maior obstáculo, certamen-te, é a falta de espaço, mas com um pouco de boa vontade, po-

demos plantar e consumir, por exemplo, fo-lhas para a nossa salada. As verduras são de fácil cultivo e rápido crescimento. Após a retirada de uma folha, outra crescerá no lu-gar. Assim, se plantarmos algumas variedades ao mesmo tempo, teremos várias opções: agrião, alface, brócolis, couve, espinafre, rúcula, salsinha e etc. E as sementes ou mu-das podem ser encontradas em qualquer su-

permercado ou feira livre.Passo a passo - Encontre um vaso de ta-manho médio ou qualquer recipiente com a mesma medida. Coloque no fundo uma ca-mada fina de pedrinhas ou cascalho e cubra com terra, de preferência, adubada. Regue a terra até ficar bem úmida. O resultado deve começar a surgir em duas semanas. Nesta fase, é bom retirar as plan-tinhas mais fraquinhas. Colha após a ter-ceira semana, cortando um pouco acima do caule para permitir o nascimento de novas folhas. Retire as folhas mais antigas entre a terceira e quarta semanas ou, se preferir, apare as maiores na quarta semana.

TENHA UMAHORTA EMSUA CASA

As verduras são de fácil cultivo e rápido crescimen-to. Após a retirada de uma

folha, outra crescerá

Da Redação

Protegendo as mãesEmpresas que veta-rem a licença-ma-ternidade de seis meses a suas funcio-nárias correm o ris-co de não poderem participar de licita-ções públicas, caso seja aprovado um novo projeto de lei idealizado pela So-ciedade brasileira de Pediatria (SbP). A proposta entrou em tramitação no Congresso Nacional

Cafeína para saúdeUm estudo realizado por cientistas da Uni-versidade Mcgill, em Montreal, no Cana-dá, apontou que ví-timas do mal de Pa-rkinson podem ter melhora em proble-mas de movimentos ao consumir pílulas de cafeína.A pesquisa monitorou 61 pessoas que sofrem da doen-ça, com idade de 60 anos, em média.

São alimentos mais frescos e saudáveis, livre de impurezas, além de fáceis em cultivar usando pequenos espaços nas casas

Page 13: Sábado - 04/08/2012

13Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Câmara abre processo seletivoA Câmara dos Deputa-dos lançou edital de con-curso público com 133 va-gas para cargos de nível superior e 5 para nível médio.O cargo com maior número de vagas é o de analista legislativo, área de técnica legislativa, com 111 vagas para pesso-as formadas em qualquer curso superior. Esses pro-fissionais deverão atuar com o processo legislativo da Casa. As outras vagas para os cargos de nível superior são para muse-ólogos, taquígrafos e mé-dicos nas especialidades de neurologia, ortopedia e traumatologia, otorrino-laringologia e radioima-gem. Os cargos de técnico legislativo são para atuar no Departamento Médico da Câmara e exigem cur-so técnico em radiologia e gesso.

Começaram as inscrições para o concurso da Força Aérea Brasileira (FAB). São 96 va-gas para o Curso de Forma-ção de Sargentos – Modalida-

de Especial – Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT). O candidato deve ter o ensino médio completo, além de não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2013.

Durante o curso de formação, o aluno re-ceberá uma ajuda de custo de aproxima-damente R$ 700 mensais e terá direito também à assistência médica e odontoló-gica, moradia, alimentação, além de ou-tros benefícios. Após a conclusão, o mi-litar fará jus à remuneração de Terceiro Sargento, equivalente a R$ 2.885,40. Ins-crições até 16 de agosto no www.fab.mil.br. A taxa é de R$ 60.

CONCURSO ABERTO NAAERONÁUTICA

O candidato deve ter o ensino médio completo, além de não ter menos de 17 anos nem completar

25 anos até dezembro de 2013

Da Redação

Vagas para trabalho no ESO segundo semestre de 2012 chega repleto de oportunidades para quem quer passar em concurso público. As inscri-ções estão abertas para preencher mais de 700 vagas em diversas áreas de atuação. Até o final do ano, a previsão é de que mais de 4 mil vagas se-jam abertas em concursos públicos em todo o Esta-do. Os salários chegam a R$ 4.512. Além das va-gas já abertas na Polícia Civil, Ufes e Prefeitura de Montanha, por exemplo, vale a pena se prepa-rar para mais oportuni-dades, principalmente no governo do Estado. Na PM, serão abertas 1,2 mil vagas. Os professores também podem se pre-parar: no Estado, haverá pelo menos mil vagas na área de Educação. A Pre-feitura da Serra também vai oferecer mais 1.040 oportunidades para edu-cadores e auxiliares da secretaria escolar.

A Força Aéria Brasileira abriu o Curso de Formação de Sargentos, as inscrições podem ser feitas pelo site www.fab.mil.br

Page 14: Sábado - 04/08/2012

14 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O município de Anchieta-ES abriu inscrições para a 7ª edição da ca-minhada Os Passos dos Imigran-tesque acontece nos dias 07 e 08 de setembro. A caminhada sai-

rá da Praça dos Imigrantes, no bairro Porto de Cima, com destino a comunidade de Alto Pon-gal, interior do município, onde acontece a 8ª Festa da Colonização Italiana.As inscrições podem ser efetuadas no Sindica-to dos Trabalhadores Rurais (Strap), próximo a Praça São Pedro, sentido Pronto Atendimen-to (PA) e o valor da inscrição é de R$ 12, que dá direito a camisa, crachá e suporte durante a caminhada.O percurso, de 41 km, refaz a tra-

jetória dos imigrantes italianos quando aporta-ram no município, no século XIX, e subiram as terras mais altas para desbravá-las e cons-truir lavouras e comunidades.Na concentração para a saída, no primeiro dia, será oferecido café da manhã, apresentações culturais e, também, será feito o aquecimento. Os andarilhos irão percorrer o trajeto em 02 dias, por belas paisagens e pontos turísticos.A caminhada, no primeiro dia, será da Sede municipal à comunidade de Simpatia. Já no segundo dia, a saída será da localidade de Serra das Graças, onde será oferecido um gostoso café rural até o destino final, em Alto Pongal.

TRADIÇÃOEPASSOSDA FÉ

A 7ª edição da caminha-da Os Passos dos Imi-

grantesque acontece nos dias 07 e 08 de setembro

Da Redação

notaTom

eA caminhada Os Passos dos Imigrantes que acontece nos dias 07 e 08 de setembro e deve repetir o sucesso das anteriores

Candidatos e os jovensAs entidades de de-fesa dos direitos hu-manos do Estado lançam a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juven-tude que será apre-sentado aos candi-datos a prefeito e vereador às eleições municipais deste ano na próxima terça--feira (7). A propos-ta contempla dez pontos que objeti-vam a garantia de direitos para a ju-ventude

Capixabas em ManausCinco atletas capixa-bas viajaram para dis-putar o Campeona-to brasileiro Sub-13 de Judô, em Manaus, Amazonas. Acompa-nhando os jovens irá o técnico Pedro Paulo Alves Correa. Ele via-ja com passagens aé-reas do Compete Espí-rito Santo, programa que beneficia atletas e paratletas de alto ren-dimento para que re-presentem o Estado em competições nacionais e internacionais.

Page 15: Sábado - 04/08/2012

15Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O adolescente J.C.P.,15, foi apre-endido novamente na noite da última quarta-feira com armas e drogas, na rua Ecoporanga, bair-ro Zumbi, em Cachoeiro-ES. De

acordo com a Polícia Militar, um grupo do Grupo Tático de Moto Patrulhamento, do 9º Batalhão, estava realizando o patrulhamento de rotina quando avistaram um grupo que ao perceber a presença dos patrulheiros tentaram fugir, mas foram imediatamente cercados e de-tidos.Na abordagem foi encontrado com o adoles-cente J.C.P um revólver de calibre 38, com três

munições sendo que uma das munições era de prata que segundo os militares tem um poder maior de destruição. Foi encontrado também oito buchas de maconha e uma quantia de R$ 21.Ele confessou a policia que estava ali realizan-do o tráfico e que somente havia vendido uma bucha de maconha por R$ 5. Outras três pesso-as que estavam com o adolescente também fo-ram detidos e encaminhados para o DPJ, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão. O menor apreendido havia sido preso por trá-fico, passou pelo Iases e estava há 20 dias em liberdade.

MENOR DEVOLTAAO TRÁFICO

O adolescente que foi apreendido ja tinha pas-

sado pelo Iases e estava há 20 dias em liberdade

Ronaldo Indio Brasil

notaTom

eNa abordagem foi encontrado um revólver calibre 38 com três munições e oito buchas de maconha

Roubo de materiais de construçãoIndivíduos não iden-tificados invadiram uma construção, lo-calizada na Rua Eduardo Abraão, no bairro Recanto, em Cachoeiro. Segundo a vítima, Antônio Au-gusto, ao chegar à sua construção cons-tatou que havia su-mido dez latas de tintas e sete lâmpa-das florescentes.

Mulheré ameaça-da de morteA funcionaria publi-ca J.A.S., 47, coor-denadora da esco-la Eliseu Lofego, no bairro Rui Pinto ban-deira, emCachoeiro, acabou sendo ame-açada de morte por um elemento que ha-via pulado o muro da escola onde ela tra-balha. Segundo as informações, o indi-viduo causou tumulto ao ser advertido e ameaçou a funcioná-ria de morte. A PM foi acionada, mas o acusado fugiu e não foi localizado.

Apreendido com drogas em Muqui

Um adolescente de 16 anos foi apreen-dido na noite de on-tem em Muqui-ES. Com ele, a PM en-controu 78 pedras de crack e duas pessoas que estavam com ele foi também foram detidas, mas depois foram libera-dos já que o adoles-cente assumiu ser o dono das drogas e permaneceu à dispo-sição da justiça.

Page 16: Sábado - 04/08/2012

16 Folha do E. SantoSábado, 04 de Agosto de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Marcos Tristão - [email protected]

Vai rolar a 6° edição do “Encontro do Jongo e Congo”. O evento acontece neste sábado (04) e domingo (05), na comunidade de São Mateus, localizada a 17 km no sentido sul de Anchieta. Para participar da festa foram convidadas bandas de congo e jongo de varias localidades, como Alfredo Chaves, Guarapari, Barra de Jucú, Vila Velha, Serra, Regência, Fundão e Anchieta. O projeto tem o objetivo de reunir grupos locais para trocar conhecimentos e fortalecer a cultura dos afrodescendentes do Espírito Santo.

Anchieta

Aconteceu na praça de Itaoca a 5ºedição do Festival de Inverno de Itapemirim. O evento foi um sucesso. Além das barraquinhas com as delícias preparadas pe-los integrantes do Cir-cuito, todos os pratos feitos com um ingre-diente básico, a tapioca, vários shows agitaram os três dias de festa.

Festival

A festa do tomate em Córrego dos Monos promete ser sucesso. No domingo (05) a programação terá celebração eucarística, almoço com moda de viola e concurso do tomate, que vai eleger os tomates mais saborosos do distrito. Os três primeiros colocados vão dividir R$ 3,5 mil em dinheiro, sendo R$ 2 mil para o primeiro colocado, R$ 1 mil para o segundo e R$ 500 para o terceiro.

Tomate

Isabela, Marjory e Carla

A beleza de Tereza Cristina e Barbara