s p d nas m aculdades fuvest r rova v –...

47
1 CPV FUVEST1F2017 01. Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso. Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente, a) civilização e barbárie. b) requinte e despojamento. c) modernidade e primitivismo. d) liberdade e autoritarismo. e) tradição e transgressão. Resolução: A frase utilizada pela propaganda mostra uma oposição entre a erudição da confecção da obra e a fuga dos padrões na intenção, no “olhar”. Tal oposição aparece corretamente transcrita no item E, marcando a tradição (“erudição”) e a transgressão (o “selvagem”) na obra de Pablo Picasso. Alternativa E Texto para as questões 02 e 03. A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha. Carlos A. C. Lemos, Cozinhas, etc. 02. Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em: a) A prensa é paralela aos tipitis. b) A casa de fazer farinha é adjacente aos telheiros. c) As duas camarinhas são transversais à cozinha. d) O alpendre é perpendicular às zonas de serviço. e) O mandiocal e o Ipiranga são equidistantes do sítio. Resolução: A única certeza que se pode ter em relação à disposição dos elementos apresentados no texto é que havia a “casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros”, ou seja, adjacente a estes. Alternativa B 03.Além de “tipitis”, constituem contribuição indígena para a língua portuguesa do Brasil as seguintes palavras empregadas no texto: a) “cardápio” e “roceiros”. b) “alpendre” e “fogão”. c) “mandioca” e “Ipiranga”. d) “sítio” e “forno”. e) “prensa” e “quintal”. Resolução: As palavras “mandioca” (de mandi’oka) e Ipiranga (y’pirang, rio vermelho) são contribuições da língua indígena para a língua portuguesa do Brasil. Alternativa C SEU PÉ DIREITO NAS MELHORES F ACULDADES FUVEST RESOLVIDA PROVA V – 27/NOVEMBRO/2016

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

1CPV FUVEST1F2017

01.Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar umaexposiçãodeobrasdePabloPicasso.

Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, quecompõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e“selvagem” sugerem que as obras do referido artistaconjugam,respectivamente,

a) civilizaçãoebarbárie. b) requinteedespojamento. c) modernidadeeprimitivismo. d) liberdadeeautoritarismo. e) tradiçãoetransgressão.

Resolução:

A frase utilizada pela propaganda mostra uma oposiçãoentreaerudiçãodaconfecçãodaobraeafugadospadrõesnaintenção,no“olhar”.TaloposiçãoaparececorretamentetranscritanoitemE,marcandoatradição(“erudição”)eatransgressão(o“selvagem”)naobradePabloPicasso.

Alternativa E

Textoparaasquestões02 e 03.

A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha.

CarlosA.C.Lemos,Cozinhas, etc.

02.Traduzcorretamenteumarelaçãoespacialexpressanotextooqueseencontraem:

a) Aprensaéparalelaaostipitis. b) Acasadefazerfarinhaéadjacenteaostelheiros. c) Asduascamarinhassãotransversaisàcozinha. d) Oalpendreéperpendicularàszonasdeserviço. e) OmandiocaleoIpirangasãoequidistantesdosítio.

Resolução: Aúnicacertezaquesepodeteremrelaçãoàdisposiçãodoselementosapresentadosnotextoéquehaviaa“casadefazerfarinha,noquintal,aoladodostelheiros”,ouseja,adjacenteaestes.

Alternativa B

03.Além de “tipitis”, constituem contribuição indígenaparaa línguaportuguesadoBrasilasseguintespalavrasempregadasnotexto:

a) “cardápio”e“roceiros”. b) “alpendre”e“fogão”. c) “mandioca”e“Ipiranga”. d) “sítio”e“forno”. e) “prensa”e“quintal”.

Resolução: As palavras “mandioca” (de mandi’oka) e Ipiranga (y’pirang, rio vermelho) são contribuições dalínguaindígenaparaalínguaportuguesadoBrasil.

Alternativa C

Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS

FUVEST reSolviDa – Prova v – 27/Novembro/2016

Page 2: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS2

CPV FUVEST1F2017

Textoparaasquestões04 e 05.

Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente. Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores. Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.

JosédeAlencar,Iracema.

04.Atenteparaasseguintesafirmações,extraídaseadaptadasdeumestudodocríticoAugustoMeyersobreJosédeAlencar:

I.“Nestaobra,assimcomonos‘poemasamericanos’dosnossospoetas,palpitaumsentimentosincerodedistância poética e exotismo,decoisanotávelporestranhaparanós,emboraarotulemoscomonativa.”

II.“Maisdoquediantedeumrelato,estamosdiantedeumpoema,cujoconteúdoseconcentraacadapassonamagiadoritmoenagraçadaimagem.”

III.“Otemadobomselvagemfoi,nestecaso,aproveitadoparaumromancehistórico,quereproduzoenredotípicodasnarrativasdecapaeespada,oriundasdanoveladecavalaria.”

ÉcompatívelcomotrechodeIracemaaquireproduzido,consideradonocontextodessaobra,oqueseafirmaem

a) I,apenas. b) III,apenas. c) IeII,apenas. d) IIeIII,apenas. e) I,IIeIII.

Resolução: Icorreto. Em Iracema,bemcomonospoemasbrasileiros

a respeito dos povos americanos—especialmente os deGonçalvesDias—revela-seumavisãoda“corlocal”(dadosdaculturaenaturezadoBrasil)comoalgoaomesmotempofamiliareexótico.

II correto.A característica de prosa poética do texto deIracemaapresenta-secomoumdosdadosmaismarcantesdaobra.

IIIincorreto.Apesardacorrespondênciaentrealgunsaspectos da obra e momentos da história do Brasil,Iracema não pode ser apontado como um romancehistórico. Trata-se, antes, de um relato lendário,mitológico.Asegundainformaçãoapresentadapeloitemtambém não se verifica: não há uma correspondênciatotalentreoenredodeIracemaeashistóriasdecapaeespada,oriundasdasnovelasdecavalaria.

Alternativa C

05.No texto, correspondeaumadas convenções comqueoIndianismoconstruíasuasrepresentaçõesdoindígena

a) oempregodesugestõesdecunhomitológicocompatíveiscom o contexto.

b) a caracterização da mulher como um ser dócil edesprovidodevontadeprópria.

c) aênfasenaefemeridadedavidahumanasobostrópicos. d) ousodevocabulárioprimitivoesingelo,deextração

oralpopular. e) asupressãodeinterdiçõesmoraisrelativasàspráticas

eróticas.

Resolução:

Oajusteentreaspectosmitológicoseocontextoindígenalocalfoi,defato,umprocedimentorecorrentenoindianismobrasileiroeestápresenteemIracema.Notextooferecidopela questão, isso se verifica, por exemplo, em “(...) as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente”.

Alternativa A

06. É corretoafirmarque,notexto,onarrador

a) priorizaaordemdiretadafrase,comosepodeverificarnosdoisprimeirosparágrafosdotexto.

b) usaoverbo“correr”(2oparágrafo)comamesmaacepçãoqueseverificanafrase“Travamdasarmasosrápidosguerreiros, e correm ao campo” (também extraída doromance Iracema).

c) recorreàadjetivaçãodecaráterobjetivopara tornaracenamaisreal.

d) emprega, a partir do segundo parágrafo, o presentedo indicativo,visandodarmaiorvivacidadeaos fatosnarrados,aproximando-osdoleitor.

e) atribui,nostrechos“aquilhesorri”e“lheentramn’alma”,valorpossessivoaopronome“lhe”.

Resolução:

Asformasverbais“embala”,“vai”,“vem”,“oscila”,“espera”,“sorri”,“recosta-se”dentreoutrasdotextoestãonoPresentedoIndicativo,aproximandoanarraçãodomomentodoleitor,trazendomaiorvivacidadeàação.

Alternativa D

Page 3: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

3Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

Textoparaasquestões07 a 09.

Evidentemente, não se pode esperar que Dostoiévski seja traduzido por outro Dostoiévski, mas desde que o tradutor procure penetrar nas peculiaridades da linguagem primeira, aplique-se com afinco e faça com que sua criatividade orientada pelo original permita, paradoxalmente, afastar-se do texto para ficar mais próximo deste, um passo importante será dado. Deixando de lado a fidelidade mecânica, frase por frase, tratando o original como um conjunto de blocos a serem transpostos, e transgredindo sem receio, quando necessário, as normas do “escrever bem”, o tradutor poderá trazê-lo com boa margem de fidelidade para a língua com a qual está trabalhando.

BorisSchnaiderman,Dostoiévski Prosa Poesia.

07.Deacordocomotexto,aboatraduçãoprecisa

a) evitaratransposiçãofieldosconteúdosdotextooriginal. b) desconsiderarascaracterísticasdalinguagemprimeira

parapoderatingiralínguadechegada. c) desviar-se da norma padrão tanto da língua original

quantodalínguadechegada. d)privilegiarainventividade,aindaqueemdetrimentodas

peculiaridadesdotextooriginal. e) buscar,nalínguadechegada,soluçõesquecorrespondam

aotextooriginal.

Resolução:

Deacordocomo texto,épossível trazero textooriginal“comboamargemdefidelidadeparaalínguacomaqualestá trabalhando”, desde que o tradutor não se prive de,quandonecessário,abrirmãodasnormasgramaticaisedasregrasdo“escreverbem”,ouseja,éprecisoqueotradutorencontre, na línguade chegada, amelhor soluçãoparaorecursoexpressivoexploradonaobraoriginal.

Alternativa E

08.Tendo em vista que algumas das recomendações doautor, relativas à prática da tradução, fogem do sensocomum,pode-sequalificá-lascomoseguintetermo,deusorelativamenterecente:

a) dubitativas. b) contraintuitivas. c) autocomplacentes. d) especulativas. e) aleatórias.

Resolução:

Oautormostraque,aotraduzirumaobra,éprecisodedicar-secomafincoàspeculiaridadesda linguagemprimeirae deixar que a criatividade do tradutor seja orientadapela obra original. Desse ponto, a banca concluiu queo tradutor não pode seguir unicamente a sua intuição,devendorealizarumtrabalhotécnicoecuidadoso.Valelembrar que a palavra “contraintuitiva” não consta noVocabulárioOrtográficodaLínguaPortuguesa.

Alternativa B

09.Oprefixopresentenapalavra“transpostos”temomesmosentidodoprefixoqueocorreem

a) ultrapassado. b) retrocedido. c) infracolocado. d) percorrido. e) introvertido.

Resolução:

Tantooprefixo“trans-”,emtranspostos,quantooprefixo“ultra-”,emultrapassado,possuemosentidode“paraalémde”.

Alternativa A

Page 4: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS4

CPV FUVEST1F2017

Textoparaasquestões10 a 12.

Capítulo LIII Virgília é que já se não lembrava da meia dobra; toda ela estava concentrada em mim, nos meus olhos, na minha vida, no meu pensamento; — era o que dizia, e era verdade. Há umas plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques. Não lhes poderei dizer, ao certo, os dias que durou esse crescimento. Lembra-me, sim, que, em certa noite, abotoou-se a flor, ou o beijo, se assim lhe quiserem chamar, um beijo que ela me deu, trêmula,— coitadinha,— trêmula de medo, porque era ao portão da chácara. Uniu-nos esse beijo único, — breve como a ocasião, ardente como o amor, prólogo de uma vida de delícias, de terrores, de remorsos, de prazeres que rematavam em dor, de aflições que desabrochavam em alegria, — uma hipocrisia paciente e sistemática, único freio de uma paixão sem freio, — vida de agitações, de cóleras, de desesperos e de ciúmes, que uma hora pagava à farta e de sobra; mas outra hora vinha e engolia aquela, como tudo mais, para deixar à tona as agitações e o resto, e o resto do resto, que é o fastio e a saciedade: tal foi o livro daquele prólogo.

MachadodeAssis,Memórias Póstumas de Brás Cubas.

10.ConsideradonocontextodeMemórias Póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília,apresentadonobrevecapítuloaquireproduzido,configurauma

a) demonstração da tese naturalista que postula ofundamentobiológicodasrelaçõesamorosas.

b) versãomaisintensaeprolongadadatípicasequênciadeanimaçãoeenfado,característicadatrajetóriadeBrásCubas.

c) incorporação, ao romance realista, dos triângulosamorosos, cuja criação se dera durante o períodoromântico.

d) manifestação da liberdade que a condição de defuntoautordavaaBrásCubas,permitindo-lhetratardeassuntosproibidosemsuaépoca.

e) críticaàdevassidãoquegrassavaentreas famíliasdaelitedoImpério,emparticular,naCorte.

Resolução: A trajetória de Brás Cubas manifesta ummovimento recorrente, através do qual o entusiasmo ésucedidopelafaltadeentusiasmo(oenfado).Essemovimentomanifesta-se na relação amorosa entre o protagonista eVirgília, conformeapresentadapeloprópriopersonagem:umarelaçãoemque“umahipocrisiapacienteesistemática,únicofreiodeumapaixãosemfreio”sucedeaummomentoinicialdeintensidadeepaixão.

Alternativa B

123456789101112131415161718192021222324

11.Noúltimoperíododotexto,oritmoqueonarradorimprimeaorelatodeseusamorescorrespondesobretudoaoquese encontra expresso em

a) “prólogo de uma vida de delícias”(L.15-16). b) “prazeres que rematavam em dor”(L.16-17). c) “hipocrisia paciente e sistemática”(L.18). d) “paixão sem freio”(L.19). e) “o livro daquele prólogo”(L.24).

Resolução:

Oúltimoperíododo texto—apartirda linha14—émarcado por uma longa enumeração de elementosrelacionadosaoexercícioamoroso.Essaenumeraçãocriaumritmoalgocaótico,emquesepodemnotarasmarcasdaintensidade.Aexpressão“paixãosemfreio”correspondeaessaintensidadesugeridapelasfrases.

Alternativa D

12.Dentreosrecursosexpressivosempregadosnotexto,tempapelpreponderantea

a) metonímia (uso de uma palavra fora do seu contextosemânticonormal,combasenarelaçãodecontiguidadeexistenteentreelaeoreferente).

b) hipérbole (ênfase expressiva resultantedoexagerodasignificaçãolinguística).

c) alegoria(sequênciademetáforaslogicamenteordenadas). d) sinestesia (associação de palavras ou expressões em

queocorre combinaçãode sensaçõesdiferentesnumasó impressão).

e) prosopopeia(atribuiçãodesentimentoshumanosoudepalavrasaseresinanimadosouaanimais).

Resolução:

Todo trecho apresentado constitui uma sequência demetáforasquecompõemumagrandeimagem,constituindoumaalegoria,comoexplicadocorretamentenoitemC.

Alternativa C

Page 5: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

5Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

13. Se pudesse mudar-se, gritaria bem alto que o roubavam. Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era ao mesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura. Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava. Não havia paciência que suportasse tanta coisa.

— Um dia um homem faz besteira e se desgraça.

GracilianoRamos,Vidas Secas.

Tendoemvistaascausasqueaprovocam,arevoltaquevemàconsciênciadeFabiano,apresentadanotextocomoaindacontidaegenérica,encontraráfocoeumaexpressãocoletiva militante e organizada, em época posterior àpublicaçãodeVidas Secas,nomovimento

a) carismáticodeJuazeirodoNorte,orientadopeloPadreCíceroRomãoBatista.

b) das Ligas Camponesas, sob a liderança de FranciscoJulião.

c) doCangaço,quandochefiadoporVirgulinoFerreiradaSilva(Lampião).

d) messiânico de Canudos, conduzido por AntônioConselheiro.

e) daColunaPrestes,encabeçadoporLuísCarlosPrestes.

Resolução:

As Ligas Camponesas foram um movimento socialorganizadopor trabalhadoresruraisnordestinosentreosanosde1950e1960,parafazerfrenteaoregimefundiáriobaseado nas grandes propriedades e no mandonismocoronelistaexercidopelosfazendeiros.Nessemovimento,revela-seumatomadadeconsciênciapolítica,bemcomoumaoposiçãoorganizadaàposturadessaclassedominante.ArevoltaensaiadaporFabianodiantedoautoritarismo,daarbitrariedadeedaviolênciacomquesedeparaencontracorrespondêncianessemovimentosocial.

Alternativa B

Observeaimagemeleiaotexto,pararesponderàsquestõesde14 a 16.

O Comissário apertou-lhe mais a mão, querendo transmitir-lhe o sopro de vida. Mas a vida de Sem Medo esvaía-se para o solo do Mayombe, misturando-se às folhas em decomposição. [...] Mas o Comissário não ouviu o que o Comandante disse. Os lábios já mal se moviam. A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida. [...] Os olhos de Sem Medo ficaram abertos, contemplando o tronco já invisível do gigante que para sempre desaparecera no seu elemento verde.

Pepetela,Mayombe.

Page 6: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS6

CPV FUVEST1F2017

14.Considerando-se o excerto no contexto deMayombe, os paralelosquenelesãoestabelecidosentreaspectosdanaturezaedavidahumanapodemserinterpretadoscomouma

a) reflexãorelacionadaaopróprioComandanteSemMedoe a seu dilema característico entre a valorização doindivíduoeoengajamentoemumprojetoeminentementecoletivo.

b) caracterizaçãoflagrantedadificuldadedeacederaoplanodoraciocínioabstrato,típicadaatitudepragmáticadomilitanterevolucionário.

c) figuraçãodaharmoniaquereinanomundonatural,emcontrastecomasdissensõesquecaracterizamasrelaçõeshumanas,notadamentenaszonasurbanizadas.

d) representação do juízo do Comissário a respeito damanifesta incapacidade que temoComandante SemMedodeultrapassarodogmatismodoutrinário.

e) críticaesclarecidaàmentalidadeanimista—quetendeapersonificaroselementosdanatureza—eaotribalismo,ainda muito difundidos entre os guerrilheiros doMovimentoPopulardeLibertaçãodeAngola(MPLA).

Resolução:

O personagem SemMedo apresenta como característicapessoalsuaconstanteinquietaçãoarespeitodasrelações,sobretudonocontextorevolucionário,entreindividualismoecoletivismo.Essaoposiçãorevela-se,noexcerto,atravésda imagemda amoreira: seu tronco,monumental, único,correspondeaoindividualismo;jásuafolhagem,misturadaà folhagemdeoutras árvores, correponde ao coletivismo(sincretismo).

Alternativa A

15.Consideradasnoâmbitodosvaloresquesãopostosemjogoem Mayombe,asrelaçõesentreaárvoreeafloresta,talcomoconcebidaseexpressasnoexcerto,ensejamavalorizaçãodeumacondutaquecorrespondeàdapersonagem

a) JoãoRomão,deO Cortiço,observadasasrelaçõesqueestabelececomacomunidadedosencortiçados.

b) Jacinto,deA Cidade e as Serras,tendoemvistasuaspráticasdebeneficênciajuntoaospobresdeParis.

c) Fabiano,deVidas Secas,namedidaemqueeleseintegravanacomunidadedossertanejos,seusiguaisevizinhos.

d) Pedro Bala, de Capitães da Areia, em especial aocompletarsuatrajetóriadepolitização.

e) AugustoMatraga,doconto“AhoraevezdeAugustoMatraga”,deSagarana,nasuafaseinicial,quandoeraovalentãodolugar.

Resolução: PedroBala,comoSemMedo,assumeposiçãodeliderança

em seu grupo. Nesse sentido, ambos aproximam-se daimagemda amoreira, árvore colossal que se destaca noconjuntobotânicodoMayombe.AssimcomoSemMedo,Pedro Bala também opta pelo primado do coletivismosobre o individualismo, namedida emque se torna umlíderengajadonalutarevolucionária.

Alternativa D

16. Mayomberefere-seaumaregiãomontanhosaemAngola,dominadaporflorestapluvialdensa, rica emárvoresdegrandeporte,elocalizadaemáreadebaixalatitude(4º40’S).

Levando em conta essas características geográficas evegetacionais,écorretoafirmarque

a) esse tipo de vegetação predomina na maior parte docontinente africano, circundando áreas de savana edeserto.

b) setratadaúnicaflorestapluvialsobreáreasmontanhosas,poisessetipodeflorestanãoocorreemoutrasáreasdomundo.

c) a vegetação da região é semelhante à da florestaencontrada,noBrasil,namesmafaixalatitudinal.

d) nessamesmafaixalatitudinal,noBrasil,háregiõesáridas,dealtasaltitudes,emquepredominamervasrasteiras.

e) tais florestas pluviais só ocorrem no hemisfério sul,devidoaoregimedechuvaseàsaltastemperaturasnessehemisfério,ondeocupamtodotipoderelevo.

Resolução: AflorestaequatorialdescritaporMayombe tem as mesmas

característicasdaFlorestaEquatorialAmazônica,localizadanamesmafaixalatitudinal.Sãoflorestasdensas,latifoliadaseúmidas,próximasàlinhadoEquador.

Alternativa C

Page 7: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

7Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

Considereasimagenseotexto,pararesponderàsquestões17 e 18.

II / São Francisco de Assis*

Senhor, não mereço isto.Não creio em vós para vos amar.Trouxestes-me a São Franciscoe me fazeis vosso escravo.Não entrarei, senhor, no templo,seu frontispício me basta.Vossas flores e querubinssão matéria de muito amar.Dai-me, senhor, a só belezadestes ornatos. E não a alma.Pressente-se dor de homem,paralela à das cinco chagas.

Mas entro e, senhor, me percona rósea nave triunfal.Por que tanto baixar o céu?por que esta nova cilada?Senhor, os púlpitos mudosentretanto me sorriem.Mais que vossa igreja, estasabe a voz de me embalar.Perdão, senhor, por não amar-vos.

CarlosDrummonddeAndrade

*Otextofazpartedoconjuntodepoemas“EstampasdeVilaRica”,

queintegraaediçãocríticadeClaro Enigma. SãoPaulo:CosacNaify,2012.

17.AnaliseasseguintesafirmaçõesrelativasàarquiteturadasigrejassobaestéticadoBarroco:

I.Unem-se,noedifício,diferentesartes,paraassaltardeumavezossentidos,demodoqueopúbliconãopossaescapar.

II.Oarquitetoprocurava surpreenderoobservador, suscitandoneleumareaçãofortedemaravilhamento.

III.Aarquiteturaeaornamentaçãodostemplosdeviamencenar,entreoutrascoisas,apreeminênciadaIgreja.

AexperiênciaqueseexpressanopoemadeDrummondregistra,emboamedida,asreaçõesdoeulíricoaoqueseencontraregistradoem

a) I,apenas. b) II,apenas. c) IIeIII,apenas. d) IeIII,apenas. e) I,IIeIII.

Resolução: Essaquestãoapresenta3 afirmaçõesa respeitodaarquiteturabarroca.

TodaspodemserverificadasnopoemadeDrummond.Aafirmativa:

I.indicaacapacidadedasigrejasbarrocasdearrebataroobservador,atravésdeumassaltodossentidos;issoseverificanopoema,todoeleumadeclaraçãodearrebatamento;

II. indicaomaravilhamentodoobservadordiantedas igrejasbarrocas; aexperiênciadoeulíricoémarcadatambémporessesentimentodemaravilha;

III.indicaacapacidadedasigrejasbarrocasdeencenaradecisivaimportânciadaIgrejaCatólica;essedadotambémseverificanopoema,sobretudonoúltimoverso,emqueoeulíricodirige-seaDeusepedeperdãoporsuafaltadefé;sóapreeminênciadaIgrejaCatólica,eseusefeitossobreosindivíduos,poderiagerarumasituaçãocomoessa,tãosurpreendente.

Alternativa E

Page 8: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS8

CPV FUVEST1F2017

18.UmaspectodopoemaemquesemanifestaapersistênciadeumvalorafirmadotambémnoModernismodadécadade1920éo

a) destaquedadoàscaracterísticasregionais. b) usodavarianteoralpopulardalinguagem. c) elogiodosincretismoreligioso. d) interessepelopassadodaartenoBrasil. e) delineamentodopoemaemfeitiodeoração.

Resolução:

OinteressepelopassadonahistóriadoBrasiléumdadomarcante do Modernismo brasileiro. Corresponde à suacaracterísticanacionalista.EssedadoestápresentenopoemadeDrummond.

Alternativa D

Textoparaasquestões19 a 21.

Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems. Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor. In a set of experiments, Dr. Shemesh, from TelHai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer? When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.

The New York Times,June30,2016.(Adaptado)

19.Segundoumadasconclusõesdosexperimentosrelatadosnotexto,asplantasdeervilhademonstraram

a) sensibilidadeaosgestoshumanosagressivos. b) tersistemasnervososcomplexos. c) grausdistintosdetolerânciaàumidadedosolo. d) capacidadedeescolhasadaptativasconformeomeio. e) comportamentoprevisívelnoprocessodeflorescimento.

Resolução:

Segundoumadasconclusõesdosexperimentosrelatadosnotexto,asplantasdeervilhademonstraramcapacidadedeescolhasadaptativasconformeomeio,comopodeserlidonotrecho:When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.

Alternativa D

Page 9: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

9Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

20.Conforme o texto, um dos elementos da metodologiaempregadanosexperimentosfoi

a) onúmerodemudasplantadas. b) atécnicadedivisãoderaízes. c) alocalizaçãodosvasosnaestufa. d) aescolhadavariedadedeervilha. e) oespaçamentodassementesnosvasos.

Resolução:

Conforme o texto, um dos elementos da metodologiaempregadanosexperimentosfoia técnicadedivisãoderaízes,comoseencontranotrecho:In a set of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots.

Alternativa B

21.De acordo com os experimentos relatados no texto, emcondições adversas, as plantas de ervilha priorizaram ocrescimentoderaízesnosvasosqueapresentaramníveisdenutrientes

a) abundantes. b) estáveis. c) básicos. d) ideais. e) variáveis.

Resolução:

De acordo comos experimentos relatados no texto, emcondições adversas, as plantas de ervilha priorizaram ocrescimentoderaízesnosvasosqueapresentaramníveisde nutrientes variáveis, como pode ser lido no trecho:Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.

Alternativa E

Textoparaasquestões22 e 23.

A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners. Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory. The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.

The Economist,June13,2016.(Adaptado)

22.Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa,observou-seque

a) fotoscomimagensneutrasprovocarammenorimpactodoqueasqueretratavamcomportamentoperigoso.

b) os participantes mostraram tendência a “curtir” umaimagemquejáhaviarecebidonúmeroconsiderávelde“curtidas”.

c) osadolescentesdemonstraramcertodesconforto,quandosolicitadosaavaliarfotosproduzidasporelespróprios.

d) as tarefas propostas aos participantes apresentaramlimitações,porteremfocoexclusivonaredeInstagram.

e) a metodologia adotada no experimento confirmouconclusõesdeestudosanterioressobreredessociais.

Resolução:

Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa,observou-se que os participantes mostraram tendênciaa “curtir” uma imagem que já havia recebido númeroconsiderávelde“curtidas”,comoseencontrano trecho:The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”.

Alternativa B

Page 10: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS10

CPV FUVEST1F2017

23.Conformeotexto,aregiãodocérebroquesemostroumais ativa, quando da análise dos resultados daressonância,correspondeaumsistemade

a) memória recente. b) defesa. c) recompensa. d) repetição. e) inibição.

Resolução:

Conforme o texto, a região do cérebro quesemostroumaisativa,quandodaanálisedosresultados da ressonância, corresponde a umsistema de recompensa, como se pode ler notrecho:When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.

Alternativa C

24.

Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveisobrasdaculturamedieval.Aalternativaquemelhorcaracterizaodocumentoé:

a) Fábula que enuncia o ideal eclesiástico, mescla a aventuracavalheiresca,oamorromânticoeasaspiraçõesreligiosasquesimbolizaramoespíritodascruzadas.

b) Poemainacabadoquenarraaviagemdeformaçãodeumcavaleiroeabuscadocálicesagrado;suacomposiçãomisturaelementospagãosecristãos.

c) Cordelmuito popular, elaborado com base nos épicos celtaselendasbretãs,divulgadoparaaconversãodefiéisduranteaexpansãodoCristianismopeloOriente.

d) PeçateatralqueserviuparafortaleceroespíritonacionalistadaInglaterra,unindoafiguradeumgovernanteinvencívelaumsímbolocristão.

e) Romancequecondensaváriostextos,empregadopelaIgrejaparaencorajaraaristocraciaaassumirumafunçãoidealizadanalutacontraosinimigosdeDeus.

Resolução: Aquestãojácomeçaproblemática,poisaobracitada,deautoriadeChretiéndeTroyes(séculoXII),éumromance—defato,inacabado—enãoumpoema,comoafirmaaalternativacorreta.FazpartedociclodeRomancessobreo“ReiArthureosCavaleirosdaTávolaRedonda”.

AobratratadalendadoSantoGraal–ocáliceperdido,queteriasido usado por Jesus em sua última ceia com os apóstolos. Suabuscaconverteu-se,naliteraturamedieval,emsinônimodabuscadaperfeiçãoedapurezaporpartedeváriospersonagensdeRomancesdeCavalariaingleses,comoGalaad,Lancelot,etambémParsifal(ouPercival,citadonoenunciado).Defato,anarrativadeTroyersmesclaelementospagãos(comoaslendasdodygsylou“pratodafartura”,detradiçãocéltica-galesa)comelementoscristãos(osensodemissãodosCavaleirosesuabuscaporredençãoepelo“sagrado”).

Considerandoque a Iluminura (ilustraçãode estilomedieval) queacompanhaoenunciadonadaesclarecesobreotema,ponderamosquesóocandidatoqueconhecesse,defato,detalhessobrealenda,emesmosobreaobradeChretiéndeTroyes,teriacondiçõesdechegar,comconvicção,àalternativacerta(eaindaassim,tendoquesublimaraexpressão“poema”).

Alternativa B

Page 11: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

11Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

25.Em relação à ética e à justiça na vidapolítica daGréciaClássica,écorretoafirmar:

a) Tratava-sedevirtudesquesetraduziamnaobservânciadalei,doscostumesedasconvençõesinstituídaspelapólis.

b) Foram prerrogativas democráticas que não estavamlimitadasaoscidadãosequetambémforamestendidasaoscomercianteseestrangeiros.

c) Eramprincípiosfundamentaisdapolíticaexterna,massuspensostemporariamenteapósadeclaraçãoformaldeguerra.

d) Foram introduzidas pelos legisladores para reduzir opoderassentadoembasesreligiosaseparaestabelecercritériosracionaisdedistribuição.

e) Adquiriramimportânciasomentenoperíodohelenístico,quando houve uma significativa incorporação deelementosdaculturaromana.

Resolução:

Aquestãocobravaoconhecimentosobreaéticaeajustiçanaspólisgregasnoperíodoclássico.Ocandidatodeverialembrarquecadacidade-Estadogregapossuíaautonomiapolítica,oquepossibilitavaquecadaumadessascidadespoderiaestabelecerseuscódigosdejustiçaevaloreséticosbaseadosemseuscostumeslocais,semhaverumvaloréticooujurídicoválidoparatodaaGrécianoperíodoclássico.

Alternativa A

26.Emuma significativa passagemda tragédiaMacbeth, deShakespeare,seupersonagemprincipaldeclara:“Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazermais do que isso não o é”.Deacordocommuitosintérpretes,essaposturarevela,comextraordináriaclareza,todaaaudáciadaexperiênciarenascentista.

Comrelaçãoàculturahumanista,écorretoafirmarque

a) omecenatodepríncipes,de instituiçõesedefamíliasricasepoderosasevitouosconstrangimentos,prisãoetorturadeartistasedecientistas.

b) apresençamajoritáriadetemáticasreligiosasnasartesplásticas demonstrava as dificuldades de assimilar asconquistascientíficasproduzidasnaquelemomento.

c) aobservaçãodanatureza,osexperimentoseapesquisaempíricacontribuíramparaorompimentodealgunsdosdogmasfundamentaisdaIgreja.

d) areflexãodedutivaeocálculomatemáticolimitaram-seàpesquisateóricaesomenteseriamaplicadosnachamadarevoluçãocientíficadoséculoXVII.

e) a avidez de conhecimento e de poder favoreceu arenovaçãodasuniversidadeseavalorizaçãodossaberestransmitidospelaculturaletrada.

Resolução:

O Renascimento Cultural ocorrido na Europa entre osséculosXIVeXVItraziaumaenormidadedetransformaçõesem relação ao pensamentomedieval. Entre suasmaiorescaracterísticas, podemos destacar: a humanismo; oantropocentrismo;ootimismo;aobservaçãodanaturezaeseusfenômenos,somadosaexperiênciasempíricas.Todasessasinovaçõesauxiliaramnaderrubadadealgunsdogmasda Igrejamedieval, contribuindomuito para a revoluçãocientíficaocorridanoséculoXVII.

Alternativa C

Page 12: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS12

CPV FUVEST1F2017

27. Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico, pois é essa a posição da América portuguesa, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.

IstvánJancsó,“ASeduçãodaLiberdade”.In:FernandoNovais,História da Vida Privada no Brasil.

CompanhiadasLetras.Adaptado.

ArespeitodasrebeliõescontraopodercolonialportuguêsnaAmérica,noperíodomencionadonotexto,écorreto afirmarque,

a) em1789e1798,diferentementedoquesederacomasrevoltasanteriores,ossediciosostinhamoclaropropósitodeabolirotráficotransatlânticodeescravosparaoBrasil.

b) da mesma forma que as contestações ocorridas noMaranhão em1684, a sedição de 1798 teve por alvoo monopólio exercido pela companhia exclusiva decomércioqueoperavanaBahia.

c) em1789e1798,talcomoocorreranaGuerradosMascates,ossediciososesperavamcontarcomosuportedaFrançarevolucionária.

d) talcomoocorreranaGuerradosEmboabas,asediçãode1789opôsosmineradoresrecém-chegadosàcapitaniaaosempresárioshámuitoestabelecidosnaregião.

e) em1789e1798,seuslíderesprojetaramapossibilidadede rompimento definitivo das relações políticas coma metrópole, diferentemente do que ocorrera com assediçõesanteriores.

Resolução:

Aolongodoprocessodecolonização,aAméricaportuguesafoi palco de diversos movimentos político-sociais quecontestaram os lusitanos e seus representantes.A partirda segundametade do séculoXVIII (momento em queoAntigoRegimepassouasercontestadonaEuropapormovimentosinfluenciadospeloIluminismo),eclodiramnaAméricasediçõesqueobjetivaramemanciparacolôniadocontroleportuguês,casodaInconfidênciaMineira(1789)edaConjuraouInconfidênciadosAlfaiates(1798).

Alternativa E

28.

Encontram-se assinaladas no mapa, sobre as fronteirasdospaísesatuais,asrotaseurasianasdecomércioalongadistânciaque,noiníciodaIdadeModerna,cruzavamoImpérioOtomano,demarcadopeloquadro.Arespeitodessasrotas,dasregiõesqueelasatravessavamedasrelaçõesdepoderqueelasenvolviam,écorretoafirmarque

a) aChina,combaixograudedesenvolvimentopolíticoeeconômico,eraexportadoradeprodutosprimáriosparaa Europa.

b) a Índia era uma economia fracamente vinculada aocomércioalongadistância,emvistadapoucademandaporseusprodutos.

c) aEuropa,adespeitodopoderotomano,exerciadomínioincontestávelsobreoconjuntodasatividadescomerciaiseurasianas.

d) aÁfricaOcidentalseencontravaemposiçãosubordinadaaopoderiootomano, funcionando como suaprincipalfontedeescravos.

e) o ImpérioOtomano, ao intermediar as trocas a longadistância,forçouoseuropeusabuscarrotasalternativasdeacessoaoOriente.

Resolução:

A partir da análise do mapa, observa-se uma grandeconcentraçãoderotascomerciaisnaregiãoquecorrespondeao Império Otomano, estrategicamente situada entre oscontinenteseuropeu,asiáticoeafricano.Porelevarovalordasespeciarias,essaconfiguraçãocontribuiuparaquereinoseuropeusbuscassemrotasalternativasdeacessoaoOriente.Tal fatoaumentouonúmerode relaçõescomerciaispeloAtlânticoe,posteriormente,alterouoeixodocomércio.

Alternativa E

Page 13: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

13Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

29.

Combasenatabela,écorretoafirmar:

a) AindustrializaçãoaceleradadaAlemanhaedosEstadosUnidosocorreuduranteaPrimeiraRevoluçãoIndustrial,mantendo-serelativamenteinalteradaduranteaSegundaRevoluçãoIndustrial.

b) Os países doSul e doLeste daEuropa apresentaramníveisdeindustrializaçãoequivalentesaosdospaísesdoNortedaEuropaedosEstadosUnidosduranteaSegundaRevoluçãoIndustrial.

c) APrimeiraRevolução Industrial tevepor epicentrooReinoUnido,acompanhadoemmenorgraupelaBélgica,ambos mantendo níveis elevados durante a SegundaRevoluçãoIndustrial.

d) Os níveis de industrialização verificados na Ásia emmeadosdoséculoXVIIIacompanharamomovimentogeraldeindustrializaçãodoAtlânticoNorteocorridonasegundametadedoséculoXIX.

e) O Japão se destacou como o país asiático de maisrápidaindustrializaçãonocursodaPrimeiraRevoluçãoIndustrial,perdendoforça,noentanto,duranteaSegundaRevoluçãoIndustrial.

Resolução:

AcorretaleituradatabelaapontaqueaInglaterra(ReinoUnido) apresentava maior índice de industrialização,acompanhadaemmenorescalapelaBélgica,noperíodocorrespondenteàPrimeiraRevoluçãoIndustrial(primeiracoluna,dadosreferentesa1750).

Posteriormente,jáporvoltade1860(SegundaRevoluçãoIndustrial),essesdoispaísesaindasomavamosmaioresníveis per capita de industrialização – como se podeatestarnaterceiracolunadatabela.

Alternativa C

30. No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

EmíliaViottidaCosta,Brasil: a era da reforma, 1870-1889. In:LeslieBethell,História da América Latina,Edusp.(Adaptado)

A respeito dasmudanças ocorridas na última década doImpériodoBrasil,cabedestacarareforma

a) eleitoral,que,aoinstituirovotodiretoparaoscargoseletivosdoImpério,aomesmotempoemqueproibiuovotodosanalfabetos,reduziunotavelmenteaparticipaçãoeleitoraldossetorespopulares.

b) religiosa,comaadoçãodoultramontanismocomopolíticaoficial para as relações entre o Estado brasileiro e opoderpapal,oquepermitiuaoImpérioganharsuporteinternacional.

c) fiscal, com a incorporação integral das demandasfederativasdomovimentorepublicanopormeiodarevisãodoscritériosdetributaçãoprovincialemunicipal.

d) burocrática, que rompeu as relações de patronatoempregadasparaacomposiçãodaadministraçãoimperial,comaadoçãodeumsistemaunificadodeconcursosparapreenchimentodecargospúblicos.

e) militar,queabriuespaçoparaqueoalto-comandodoExército,vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maiorprotagonismonagestãodosnegóciosinternosdoImpério.

Resolução: AsúltimasdécadasdoImpérioforammarcadasporcrescentesdisputasentrepolíticosliberais,conservadoreserepublicanos,contestações de abolicionistas que reivindicavam o fimda escravidão,militares influenciados pelo Positivismo einsatisfeitos com sua pouca representatividade política esocial e das camadasmédias urbanas que exigiammaiorparticipação política. Diante do aumento das pressões,ministros e chefes de gabinetesministeriais promoverammedidasparaapaziguarcríticos,dentreasquaisdestaca-seaalteraçãodosdireitospolíticosdoscidadãosdoImpério,conhecidacomoLeiSaraiva,de1881.Atéentão,deacordocomaConstituiçãode1824,ovotoerarestritoahomenslivres,maioresde24anos,quetivessemcertarendaanual,easeleiçõesocorriamdeformaindireta,ouseja,nasvotaçõesprimárias,osvotantesdeprimeirograuindicavamos eleitores dentre os cidadãosmais ricos dasparóquiasque,numasegundavotação,elegiamosdeputadose senadores. A Lei Saraiva determinou que as eleiçõesseriamdiretas,mas os eleitores deveriamcomprovar suaalfabetizaçãoeapossededeterminadarenda,jáqueatéentãonãoseexigiacomprovaçãoderendimentos.Essamedidafezcomqueonúmerodeeleitoresdecaíssedeaproximadamente10%dapopulaçãoparaapenas1%. Alternativa A

Page 14: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS14

CPV FUVEST1F2017

31.Leiaotextoeobserveaimagem.

Numa guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias... .

Nós que aqui estamos, por vós esperamos.DireçãodeMarceloMasagão.Brasil,1999.

Apartirdotextoedaimagem,pode-seafirmarcorretamenteque

a) ahistóriadasguerrasseresumeaumteatrodecombatestravadosnofrontporestadistasemilitares.

b) osrelatosqueabordamosconflitosapenascombasenostratadosearmistíciossãoparciaiselimitados.

c) ofimdos impérios,axenofobiaeaconsolidaçãodoprojetofederativogarantiramapazmundial.

d) a banalização da morte e a experiência do exílioexpressam a retração dos nacionalismos nos séculosXXeXXI.

e) aspolíticasdeinclusãoforamcapazesdecontrolarosfluxosmigratóriosglobais.

Resolução: AquestãoabordaumtextododocumentárioNós que aqui estamos, por vós esperamos, deMarceloMasagão,emrelaçãoàsguerrascontemporâneas,eumafotochocanteereveladoradacrisemigratóriaqueassolaomundoatualmente.Otextoécríticoerefletesobreadestruiçãodediferenteshistóriasduranteasguerras.AfotorevelaocorpodeumacriançarefugiadaencontradaemumapraiadaTurquia.Apartirdisso,amelhoralternativaéaqueapontaparaumavisãomaishumanaereflexivasobreasguerrasequenãoseresumeatratadosearmistíciosassinadosentrechefesdeEstado.Ademais,nacontemporaneidadeháumprocessodeintensificaçãodosconflitoscausadoresdosfluxosmigratóriosquecontribuemparaoaumentodos“nacionalismos”,demodoqueasoutrasalternativaspodemsereliminadas.

Alternativa B

32. Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte — popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabaça — que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas.

GilbertoFreyre.Manifesto Regionalista (7aed.).Recife:FUNDAJ,Ed.Massangana,1996.

De acordo com o texto deGilberto Freyre, oManifesto Regionalista,publicadoem1926,

a) opunha-se ao cosmopolitismo dos modernistas,especialmente por refutar a alteração nos hábitosalimentaresnordestinos.

b) traduzia um projeto político centralizador eantidemocrático associado ao retorno de instituiçõesmonárquicas.

c) exaltavaosvaloresutilitaristasdomodernocapitalismoindustrial, pois reconhecia a importânciada tradiçãoagráriabrasileira.

d) preconizava a defesa do mandonismo político e daintegraçãodebrancosenegrossobaformadademocraciaracial.

e) promoviaodesenvolvimentodeumaculturabrasileiraautênticapeloretornoaseupassadoeasuastradiçõeseriquezaslocais.

Resolução: A questão exigia do candidato umainterpretação do Manifesto Regionalista, de GilbertoFreyre,publicadoem1926,esuarelaçãocomoMovimentoModernista no sentido de criar uma autêntica culturanacional. De acordo com o texto, “o pecado(…) que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso”estavaem“procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais (…) e que está sendo esquecida pelos doces de confeiteiros franceses e italianos, como a arte – popular (…)”produzidanoNordestepormãosnegrasepardas,ouseja,valoriza-seumaculturabrasileiraoriginalcombasenosvaloresregionais. Alternativa E

Page 15: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

15Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

33. Não nos esqueçamos de que este é um tempo de abertura. Vivemos sob o signo da anistia que é esquecimento, ou devia ser. Tempo que pede contenção e paciência. Sofremos todo ímpeto agressivo. Adocemos os gestos. O tempo é de perdão. (...) Esqueçamos tudo isto, mas cuidado! Não nos esqueçamos de enfrentar, agora, a tarefa em que fracassamos ontem e que deu lugar a tudo isto. Não nos esqueçamos de organizar a defesa das instituições democráticas contra novos golpistas militares e civis para que em tempo algum do futuro ninguém tenha outra vez de enfrentar e sofrer, e depois esquecer os conspiradores, os torturadores, os censores e todos os culpados e coniventes que beberam nosso sangue e pedem nosso esquecimento.

DarcyRibeiro.“Réquiem”,Ensaios Insólitos.L&PM.

O texto remete à anistia e à reflexão sobre os impassesdaaberturapolíticanoBrasil,noperíodofinaldoregimemilitar,implantadocomogolpede1964.Combasenessasreferências,escolhaaalternativacorreta.

a) Apresençadecensoresnaredaçãodosjornaissomentefoi extinta em 1988, quando promulgada a novaConstituição.

b) Oprojetodeleipelaanistiaampla,geraleirrestritafoiumapropostadefendidapelosmilitarescomoformadeapaziguarosatosdeexceção.

c) Duranteatransiçãodemocrática,foramconquistadosobipartidarismo,aseleiçõeslivresegeraiseaconvocaçãodaAssembleiaConstituinte.

d) A lei de anistia aprovadapeloCongressobeneficioupresos políticos e exilados, e também agentes darepressão.

e) OesquecimentoeoperdãomencionadosintegravamapautadaTeologiadaLibertação,umaimportantediretrizdaIgrejaCatólica.

Resolução:

OtrechoselecionadoremeteaumadasmaisimportantesquestõesdoprocessoderetomadadademocracianoBrasilentreasdécadasde1970e1980:aanistia.Reivindicadapormovimentossociaisqueexigiamalibertaçãodepresospolíticos e o direito de retorno dos exilados, após umagrande resistência a Lei de Anistia foi encampada porapoiadoresdosgovernosGeiseleFigueiredo,quepassaramadefendernoCongressoqueaanistiafosse‘ampla,geraleirrestrita’,formaqueosmilitareseseusrepresentantescivisencontraramparaestenderoperdãotambémaosagentesdarepressãogovernamental.

Alternativa D

34. Um elemento essencial para a evolução da dieta humana foi a transição para a agricultura como o modo primordial de subsistência. A Revolução Neolítica estreitou dramaticamente o nicho alimentar ao diminuir a variedade de mantimentos disponíveis; com a virada para a agricultura intensiva, houve um claro declínio na nutrição humana. Por sua vez, a industrialização recente do sistema alimentar mundial resultou em uma outra transição nutricional, na qual as nações em desenvolvimento estão experimentando, simultaneamente, subnutrição e obesidade.

GeorgeJ.Armelagos,“BrainEvolution,theDeterminatesofFoodChoice,andtheOmnivore’sDilemma”,

Critical Reviews in Food Science and Nutrition,2014.(Adaptado)

Arespeitodosresultadosdastransformaçõesnossistemasalimentaresdescritaspeloautor,écorretoafirmar:

a) A quantidade absoluta de mantimentos disponíveisparaassociedadeshumanasdiminuiuapósaRevoluçãoNeolítica.

b) A invenção da agricultura, ao diversificar a cesta demantimentos, melhorou o balanço nutricional dassociedadessedentárias.

c) Os ganhos de produtividade agrícola obtidos com asrevoluçõesNeolíticaeIndustrialtrouxeramsimplificaçãodasdietasalimentares.

d) As populações das nações emdesenvolvimento estãosofrendocomaobesidade,porconsumiremalimentosdemelhorqualidadenutricional.

e) A dieta humana pouco variou ao longo do tempo,mantendo-se inalterada da Revolução Neolítica àRevoluçãoIndustrial.

Resolução:

AquestãoapresentaumtextoqueindicaqueaRevoluçãoNeolítica(odomíniodastécnicasagrícolas)deixouadietahumanamenosvariada,porproduzircommaiorênfaseamesmavariedadedealimentos.Otextoaindaindicaqueessefenômenoocorretambémcomaindustrializaçãorecentedosistemaalimentar,deixandoadietahumanacadavezmenosvariada.

Alternativa C

Page 16: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS16

CPV FUVEST1F2017

35.Váriascidadeseuropeiassofreraminundaçõesem2016.AinundaçãodorioSena,emParis,França,excedeuoleitodorioemmaisde6metros,masnãoultrapassouainundaçãohistóricade1910,quandoorioextravasou8metros.

AsfigurasmostramastransformaçõesdocursodorioSenaedeseuentorno,ocupadopelohomem,desdeopassadonoNeolíticoatéosdiasatuais.

Deacordocomasinformaçõesapresentadas,écorretoafirmar: a) Aosecompararemasinundaçõesocorridasem2016eem1910,explica-seonívelsuperiordaságuas,em1910,devido

àausência,àépoca,detecnologiaqueeliminasseaascensãodosaquíferosatéasuperfície. b) AsinundaçõesexcepcionaisqueocorremnosítiourbanodeParisdevem-seaocomportamentoalteradodadinâmica

fluvialdorioSena,agravadascomaocupaçãohumanadesuasmargensecomaalteraçãodopadrãodeseucanal,deanastomosadoparameandrante.

c) AinstalaçãodohomemàsmargensdorioSenaalterouaprecipitaçãopluviométricaeampliouovolumedeáguaescoadonocursofluvial,oquedificultouainfiltraçãodaságuas,provocandoinundaçõesexcepcionaisnosítiourbanodeParis.

d) AsinundaçõesexcepcionaisdosítiourbanodeParisvêmocorrendoemrazãodeaocupaçãohumanater-sedesenvolvidoàsmargensdorioSena,transformandodrasticamenteapaisagemdaplaníciedeinundaçãoeopadrãodocanalfluvial,deanastomosadopararetilíneo.

e) NaobservaçãodasalteraçõesdocursodorioSenaaolongodotempo,verifica-sequeelasforamsignificativasdoNeolíticoàIdadeMédia,enquantoque,daIdadeMédiaaosdiasatuais,essasalteraçõesnãoforamintensificadas,permanecendoconstanteadensidadedeocupação.

Resolução: OrioSenaapresentava,nopassado,umcanalfluvialconhecidocomo“anastomosado”,ouseja,umriosemcanalprincipal,ondeapresençadeváriosmorrosecolinaslevamoscanaisdeáguaasedividiremeseentrelaçarem.Atualmente,devidoàaçãoantrópica,orioapresentaumcanalretilíneoeasmargensforamprofundamenteurbanizadas.Talalteraçãofazcomqueasinundaçõessejamconstantes. Alternativa D

36. Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até novembro de 2015, mais de 850 mil refugiados e imigrantes haviam chegado por mar à Europa naquele ano.

GartonAsh,Timothy.Europa e a volta dos muros. O Estado de S. Paulo,29/11/2015.(Adaptado)

Sobreaquestãodosrefugiados,nofinalde2015,considereastrêsafirmaçõesseguintes: I.Acriaçãodefronteiraspolíticasnocontinenteafricano, resultantesdapartilhacolonial, incrementouosconflitos

étnicos,corroborandooelevadonúmeroderefugiados,comonoscasosdoSudãoeSudãodoSul. II.Alémdasmortesemconflitoarmado,daintensificaçãodapobrezaedainsegurançaalimentar,aguerracivilnaSíria

levouumcontingenteexpressivoderefugiadosparaaEuropa. III.ApolíticadoapartheidtevegrandeinfluêncianaNigéria,paísdeorigemdomaiornúmeroderefugiadosdocontinente

africano,emdecorrênciadessemovimentoseparatista. Estácorreto oqueseafirmaem a) I,apenas. b) IeII,apenas. c) III,apenas. d) IIeIII,apenas. e) I,IIeIII.

Resolução: I.Correta II.Correta.

III.Incorreta.ApolíticaracialdoApartheidaconteceunaÁfricadoSul,ondeosbrancosdetinhamopoderpolíticoeeconômicodopaís,enquantoamaiorianegraeraproibidadeteracessoaqualquertipodedireitopolítico.

Alternativa B

Page 17: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

17Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

37.Anamorfosegeográficarepresentasuperfíciesdospaísesemáreasproporcionaisaumadeterminadaquantidade.Observeasseguintesanamorfoses:

Nasalternativasapresentadas,ostítulosqueidentificam deformacorretaasanamorfosesI e IIsão,respectivamente:

a) TransporteaéreoeTransporteferroviário. b) PopulaçãourbanaePopulaçãorural. c) PopulaçãototaleProdutoInternoBruto. d) OcorrênciadeHIVeOcorrênciademalária. e) ExportaçãodearmaseImportaçãodearmas.

Resolução:

Osdoismapasapresentados,chamadosdemapasanamórficos,apresentam,respectivamente, osmaioresexportadoresdearmas(EUA,Rússia,França,Alemanha)e ospaísesquemaisimportamarmas(Índia,ArábiaSaudita,China,EmiradosÁrabesUnidos).

Alternativa E

38.Em2015,osEstadosUnidos(EUA),paísquenãoémembrodaOPEP,tornaram-seomaiorprodutormundialdepetróleo,superandograndesprodutoreshistóricosmundiais,deacordocomapublicaçãoStatistical Review of World Energy (BP)–2015.Sobreessafontedeenergia,écorretoafirmar:

a) Aquedadaofertadepetróleo,em2015,pelospaísesnãomembrosdaOPEPéresultadodousodefontesdeenergiaalternativas,comoosbiocombustíveis,etambémdaexpansãodastermelétricas.

b) OBrasil,paísquenãoémembrodaOPEP,destaca-sepelaexploraçãodejazidasdepetróleoemrochasvulcânicasdoembasamentocristalinodopré-sal.

c) OcrescimentodaproduçãodepetróleonosEUA,quelevouessepaísàcondiçãodemaiorprodutormundialem2015,deu-sepelaexploraçãodasjazidasdeóleodexisto.

d) AelevaçãodaproduçãodepetróleoempaísesdaOPEP,comoArábiaSaudita,RússiaeChina,éresultadodaaltadospreçosdessacommodity em 2015.

e) Aexploraçãodasjazidasdeóleodexistodosubsolooceânicoforamfatoresparaaindustrializaçãodepaíses,comoMéxico,JapãoeEUA.

Resolução:

OEUAtornaram-seosmaioresprodutoresmundiaisdepetróleodomundo,em2015,graçasàproduçãodepetróleoapartirdarochasedimentardexisto.

Alternativa C

DadosdoBancoMundial,2009.

Page 18: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS18

CPV FUVEST1F2017

39.AfiguramostracortetransversalABemáreaserranaembasadaporrochasmetamórficasentreosmunicípiosdeApiaíeIporanga,noValedoRibeira,suldoestadodeSãoPaulo.

Asrochasrepresentadassãodeidadepré-cambrianaeformamestruturasemumsistemade

a) soleirasediques. b) dobrasanticlinaisesinclinais. c) plataformasebaciassedimentares. d) intrusõeseextrusões. e) falhasverticaisehorizontais.

Resolução: Asdobrassinclinais(côncavas)easdobrasanticlinais(convexas)foramformadasapartirdoesforçointernogeradopelapressãoexercidapelacrostaterrestre.AregiãodoValedoRibeira(PlanaltoseSerrasdoLeste-Sudeste)apresentaumsistemadedobrasqueéconsequênciadessapressão. Alternativa B

40.Segundo relatório do Painel Intergovernamental deMudançasClimáticas(IPCC),inúmerasgigatoneladasdegasesdoefeitoestufadeorigemantropogênica(oriundosdeatividadeshumanas)vêmsendolançadasnaatmosferahá séculos.A figuramostra as emissões em2010porsetoreconômico.

Com base na figura e em seus conhecimentos, aponte aafirmaçãocorreta.

a) Os setores econômicos deConstrução e Produção deoutrasenergias,juntos,possuemmenoresemissõesdegasesdoefeitoestufaantropogênicosdoqueosetordeTransporte,tendocomoprincipalexemploocorrênciasnosudesteasiático.

b) AsmaioresemissõesdeCH4deorigemantropogênicadevem-seaosetoreconômicodaAgriculturaeoutrosusosdaterra,emrazãodasqueimadas,principalmentenoBrasileempaísesafricanos.

c) AsmaioresemissõesdegasesdoefeitoestufadeorigemantropogênicavinculadasàProduçãodeeletricidadeecalorocorremnospaísesdebaixoIDH,poisestesnãopossuempolíticasambientaisdefinidas.

d) UmquartodoconjuntodegasesdoefeitoestufadeorigemantropogênicalançadosnaatmosferaéprovenientedosetoreconômicodeProduçãodeeletricidadeecalor,emquepredominaaemissãodoCO2,ocorrendocomgrandeintensidadenosEUAenaChina.

e) AIndústriapossuiparcelasignificativanaemissãodegasesdoefeitoestufadeorigemantropogênica,naqualo N2O é o componente majoritário na produção emrefinariasdepetróleodoOrienteMédioedaRússia.

Resolução: Olançamento,naatmosfera,degasesestufadeorigemantrópicatemcomoprincipalcausaaproduçãodeeletricidadeecalor(25%).OsEstadosUnidossãoosmaioresprodutoreseconsumidoresdepetróleodomundo,alémdequeimaremgrandesquantidadesdecarvãoegásnatural.AChinaaparececomoomaiorconsumidordecarvãodomundo,cujaqueimapode ser apontada comoumadasprincipaisrazõesparaaemissãodegasesestufanestepaís.

Alternativa D

Page 19: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

19Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

41.

Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos deconcentraçãodeflageladosnoCeará,desdearegiãodoCaririatéFortaleza,destinadosaisolarosretirantesquesaíamdointerior.Nototal,essescamposchegaramaconcentrarmaisde73milpessoasvivendosobcondiçõesprecárias.

SobreotemadassecasnoNordeste,écorretoafirmarque

a) ochamado“PolígonodasSecas”,abrangendoaZonadaMata,desdeaBahiaatéoMaranhão,foioficialmentedemarcadonosanos1930,nocontextodagrandeseca.

b) grandeslevasderetirantesflageladosdoCearásaíamdosertãoesedirecionavamaoagrestenordestino,embuscadetrabalhonoscanaviais,ouàscapitaisdoSudeste,àprocuradeempregonocomércio.

c) oprojetodetransposiçãodeáguasdorioSãoFrancisco,implantadona atualidade comomedidade combate àseca,resultaráemdesassoreamentodessecanalfluvial.

d) aocorrênciadecamposparaflageladosexplica-sepelaausênciadepolíticasdecombateàssecas,implantadasapenas em 1960 pela Sudene – Superintendência deDesenvolvimentodoNordeste.

e) aexplicaçãodofenômenodemigraçãoparaascidadescomodecorrentedapobrezanosertãoeexclusivamenterelacionadaàsecaéinsuficiente,poisomitealógicadaconcentraçãofundiáriaesuasconsequências.

Resolução:

OPolígonodasSecascorrespondeàregiãodosemiáridonordestinoeaonortedeMinasGeraiseconstituiaáreade atuação doDepartamentoNacional deObrasContraasSecas–DNOCS–órgãofederaldecombateassecas.

A Superintendência Nacional do Desenvolvimento doNordeste – SUDENE – não se ocupa das secas: a esseórgãocabearticulare fomentaracooperaçãodasforçassociaisrepresentativasparapromoverodesenvolvimentoincludenteesustentáveldoNordeste,apreservaçãoculturaleaintegraçãocompetitivadabaseeconômicadaRegiãonosmercadosnacionaleinternacional.

O agreste nordestino não é uma área tradicional nem éimportantehojenaproduçãodecanadeaçúcar,destacando-se na produção de alimentos (leite,mandioca, abóbora,feijãoetc.),algodãoesisal.

A transposiçãodo rioSãoFrancisco temcomoobjetivoaretiradadeáguadesterioenãooseudesassoreamentoque,emcertostrechos,estáprevistonoPAC(ProgramadeAceleraçãodoCrescimento),de2007,nasegundasuafase, de2011, enoprojetode revitalizaçãodestaBaciaHidrográfica.

OsretirantesflageladosdoCearámigraramembuscademelhores condiçõesdevida, fugindoda exclusão socialrelacionada à presença de latifúndios, das dificuldadesde acesso à terra e das dificuldades geradas pelas secaseventuais.

Alternativa E

Page 20: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS20

CPV FUVEST1F2017

42. O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Imazon.Boletim do desmatamento da Amazônia Legal,2016.(Adaptado)

TalsituaçãocolocaemriscoocompromissofirmadopeloBrasilna21aConferênciadasNaçõesUnidassobreMudançaClimática(COP21),ocorridaem2015.OdesmatamentonaAmazôniatemraízeshistóricasligadasaprocessosqueocorremdesde1970.

Combasenosdados e emseus conhecimentos, aponte aafirmaçãocorreta.

a) Odesmatamento,apesardeatingiráreasdeunidadesdeconservação,que incluemflorestas,parquesnacionaiseterrasindígenas,viabilizaaampliaçãodonúmerodeassentamentosdareformaagrária.

b) As grandes obras privadas implantadas naAmazôniavalorizam as terras, atraindo enorme contingentepopulacional, que por sua vez origina regiõesmetropolitanasquedegradamafloresta.

c) Agrilagemdeterrasemregiõesdegrandesprojetosdeinfraestrutura,aextraçãoilegaldemadeiraeaconstruçãoderodoviasestãoentreascausasdodesmatamentonaAmazônia.

d) AextraçãoilegaldemadeiranaAmazôniavemsendomonitoradaporpaísesestrangeirosdevidoàsexigênciasnaCOP21,poiselessãoosmaioresbeneficiáriosdosacordosdaConferência.

e) Osgrandesprojetosdeinfraestruturacausamdegradaçãoda floresta amazônica, com intensidade moderada etemporária,auxiliandoaregularizaçãofundiária.

Resolução:

AexpansãododesmatamentodaAmazôniaestárelacionadaaoaumentodasatividadesdasmadeireiras,àocupaçãoeusode terraspúblicaseàexpansãodaagropecuáriaemlatifúndiosenãoàcriaçãodenovasáreasdeassentamentoereformaagrária.

As grandes obras públicas e privadas na Amazôniaresultamemajuntamentospopulacionaisgeralmentemuitoprecários.PartedessapopulaçãopodesedeslocarparaasmetrópolesjáexistentesnaAmazônia(ManauseBelém),engrossando geralmente as periferias empobrecidas dasreferidasmetrópoles.

Amaiorbeneficiadapelapreservaçãodaflorestaedasuabiodiversidadeéaprópriapopulaçãodopaísbiodiverso,poisapesquisanestaáreapoderesultaremnovasmarcasepatentesenaobtençãoderoyalties.

Aimplantaçãode infraestruturaporpartedosdiferentesgovernosbrasileirosresultounacriaçãodecondiçõesparaa expansão do desmatamento e a ocupação inadequadada Amazônia. Geralmente o processo se inicia com aderrubadadaflorestapelasmadeireiras,nasequênciasegueaintroduçãodapecuáriabovinaoudapequenaagriculturae,porfim,segue-seaimplantaçãodelatifúndiosmonocultores.Porvezes,quandoosoloempobrece,retorna-seàpecuária.

Alternativa C

Page 21: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

21Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

43. Em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres, que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino a favela como o quarto de despejo de uma cidade.

CarolinaMariadeJesus,escritoraemoradoradaFaveladoCanindé,nosanos1950.Quarto de despejo.(Adaptado)

Levandoemcontaotextoeomapa,considereasseguintesafirmações:

I.O custo da moradia em áreas mais valorizadas e adesigualdadesocialsãofatoresqueexplicamagrandeconcentraçãodonúmerodefavelasnasáreasperiféricasdosuledonortedomunicípio,de1960a1980.

II.Afavelaédefinidacomoumaformademoradiaprecáriadevidoàexistênciadeelevadastaxasdeanalfabetismoe baixos índices de desenvolvimento humano de suapopulação,fatorespredominantesnaregiãocentraldacidadeaté1980.

III.Emtodasasregiõesdomunicípio,omaiorcrescimentodonúmerodefavelassedeude1981a1990,emfunçãodasaídaedofechamentodeindústriasedacriseeconômicaquelevaramaodesemprego.

Estácorretooqueseafirmaem

a) I,apenas. b) II,apenas. c) IeIII,apenas. d) IIeIII,apenas. e) I,IIeIII.

Resolução:

I. Correta.

II. Incorreta: afavelaéumaformademoradiaprecáriadevidoàfaltadeinfraestruturaurbanaeàirregularidadedesuasconstruções.Emgeral,situa-senasperiferiasdasgrandesmetrópoles.

III.Incorreta: omaior crescimento das favelas se deude1960a1980,emfunçãodoêxodoruraledafaltadeestrutura da cidade para receber tamanho contingentepopulacional.

Alternativa A

Page 22: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS22

CPV FUVEST1F2017

44. O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil.

BarjasNegri.Concentração e desconcentração industrial em São Paulo (1880-1990).

Sobre as características da industrialização brasileira noperíodode1956a1967,écorretoafirmarque

a) houveumaassociaçãoentreinvestimentosnosetorestatale a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram ainstalaçãodeplantasprodutorasdebensdecapital.

b) ainstituiçãodoPlanodeMetas,quetevecomoprincipalfinalidadeincrementaraincipienteindustrializaçãodoRiodeJaneiroedeSãoPaulo,marcoupoliticamenteessemomentodoprocesso.

c) partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortementecentralizadorenacionalista,acriaçãodascondiçõesparaanascenteindústriatêxtilqueseinstalavanopaís,pormeiodediversosincentivoseisençõesfiscais.

d) ocorreu a implantação de multinacionais do setorautomobilístico, que se concentraram em São Paulo,principalmente ao longo do eixo daEstrada de FerroSantos-Jundiaí,emdireçãoaRibeirãoPreto.

e) setratadeumafasemarcadapelapolíticade“substituiçãodeimportações”,umavezquesedeuumincrementodaindústrianacional,pelaabundânciademãodeobra.

Resolução:

O período de 1956 a 1967 corresponde ao governo JK,emquesedestacaramaimplantaçãodainfraestruturaeosinvestimentosnaeducaçãotécnica,entreoutros,componentesdo Plano de Metas, que buscavam atrair multinacionaisautomobilísticas, que se instalaram na grande São Paulo—ABCpaulista—juntoàrodoviaAnchieta,emdireçãoaSantos,ampliandoaconcentraçãoindustrialnoSudesteetambémasdesigualdadesregionais.

Naquelemomento,aindustrializaçãojánãoeraincipienteemSãoPauloenoRiodeJaneiro,poisjáexistiamcondiçõesgerais de produção industrial bem estruturadas, comsignificativaindústriadealimentos,bebidas,têxtiletc.(bensdeconsumonãoduráveis),inclusiveemtermosdemãodeobraassalariada.

AimplantaçãodaindústriadebensdeconsumoduráveisduranteogovernoJKeditaduramilitarsófoipossíveldevidoàexistênciadaindústriadebase,geralmenteestatal,criadaduranteoperíodoVargas,equepermitiuaemergênciadaTríplice Aliança, modelo de desenvolvimento industrialbaseadonaarticulaçãoentreasindústriasdebase,asindústriasprivadas nacionais e asmultinacionais,modelo esse quevigorouduranteosgovernosmilitares.

Alternativa A

45.Em julho de 2016, a Unesco reconheceu o conjuntoda Pampulha, situado em Belo Horizonte (MG), comopatrimônio cultural da humanidade, em função de suaimportância como exemplar de arquitetura moderna. NoBrasil,háoutrosexemplosdepatrimôniodahumanidadereconhecidospelaUnesco.

O patrimônio da humanidade situado no Brasil, cujalocalização, bioma e importância estão corretamente identificados,é:

Resolução:

OsPampasestãolocalizadosexclusivamentenosuldoRS,emáreadeclimasubtropicalerelevodecoxilhas(colinassuavesdeorigemcristalina).EmSCnãoocorreobiomadoCerrado.OParqueNacionaldeMontePascoal(primeiraáreaavistadaporPedroÁlvaresCabral,em1500)estálocalizadonoSuldaBahiaemáreadeMataAtlântica.

OParqueNacionaldaSerradaCapivara,noPiauí,emáreadecaatingaeclimasemiárido,possuiantigosregistrosrupestreseindíciosdapresençahumanahámilharesdeanos.Veja:

Alternativa D

Patrimônio Localização Bioma Importância

a)Parque

NacionaldoIguaçu

Paraná Pampa

Sítioarqueológico(pinturarupestre)

b)Parque

NacionaldeMontePascoal

Pernambuco Caatinga Sítionaturalcientífico

c)Centro

HistóricodeDiamantina

Goiás Pampa Arquiteturacolonial/barroca

d)

ParqueNacionaldaSerradaCapivara

Piauí Caatinga

Sítioarqueológico(pinturarupestre)

e)RuínasdeSãoMigueldas

Missões

SantaCatarina Cerrado Arquitetura

colonial/barroca

http://www.fumdham.org.br/

Page 23: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

23Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

46.Leiaotextoeobserveailustração.

Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG)–Esquemasimplificado

OProgramadeDespoluiçãodaBaíadeGuanabara–PDBG– foi concebido para melhorar as condições sanitárias eambientais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.Verifiqueadistribuição,asituaçãoeasfasesdeoperaçãodasEstaçõesdeTratamentodeEsgoto(ETEs)doPDBG.

Considerandoessasinformações,écorretoafirmar:

a) Aáreamaisatendidaemrelaçãoàmitigaçãodapoluiçãoencontra-senosudestedaBaíadeGuanabara,poispossuimaiornúmerodeestaçõesqueatuamemtodososníveisdetratamentodeesgoto.

b) Otratamentodoesgotoobjetivaadiminuiçãodapoluiçãodas águas, poluição essa causada pela introdução desubstânciasartificiaisoupeloaumentodaconcentraçãodesubstânciasnaturaisnoambienteaquáticoexistente.

c) A Baía de Guanabara encontra-se ainda poluída, emrazãodeasETEsexistentesreciclaremapenaso lodoproveniente dos dejetos, sendo os materiais do nívelprimáriodespejadossemtratamentonomar.

d) AelevadaconcentraçãoderesíduossólidosdespejadosnaBaíadeGuanabara,taiscomoplásticos,lataseóleos,acaba por provocar intensa eutrofização das águas,aumentandoataxadeoxigêniodissolvidonaágua.

e) O tratamento de esgoto existente concentra-se naeliminaçãodosfungoslançadosnomar,principalmenteaquelesgeradospelosdejetosdeorigemindustrial.

Resolução:

Omaiornúmerodeestaçõesdetratamentoestálocalizadonocentroenoroestedomapa.ExistemestaçõesdetratamentoprimárionaBaiadeGuanabara.Aeutrofizaçãoéprovocada,principalmente,peladecomposiçãodamatériaorgânicaenãodeplásticos,latasouóleo:essesmateriaissãonefastos,poisestãorelacionadosàssubstânciastóxicasliberadasduranteasuadecomposição.

Alternativa B

47. Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem

EduLoboeChicoBuarque,Ciranda da bailarina.

A bailarina dos versos não contrai as doenças causadaspordoisparasitasde importânciaparaasaúdepública:alombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica).Todomundo,porém,pode-seprevenircontraessasparasitoses,quando

a) nãonadaemlagosemquehajacaramujosepossibilidadedecontaminaçãocomesgoto.

b) lavamuitobemvegetaisefrutasantesdeingeri-loscrus. c) utiliza calçados ao andar sobre solos em que haja

possibilidadedecontaminaçãocomesgoto. d) evitapicadadeartrópodesquetransmitemessesparasitas. e) nãoingerecarnebovinaousuínacontaminadapelosovos

dalombrigaedaameba.

Resolução:

A ascaridíase é uma verminose causada por um parasitachamado Ascaris lumbricoides pertencente ao FiloNematelmintos.

Éconsideradaaverminoseintestinalmaisdisseminadanomundo.

A contaminação ocorre quando há ingestão dos ovosfertilizadosdoparasita,osquaispodemserencontradosnosolo,naáguaoualimentoscontaminadosporfezeshumanas.

AamebíaseéumaprotozoosedecontaminaçãodiretacausadapelaEntamoeba histolytica,pertencenteaoFiloProtozoa,nãoenvolvendoumvetor.

Ocorrepelaingestãodecistos,queéaformaderesistênciadosprotozoários,adquiridacomoformadeproteger-sedecondiçõesdesfavoráveisdoambiente,juntamentecomáguaealimentoscontaminados.

Verifica-sequeasduasdoençaspodemseradquiridasporviaorale,portanto,paraevitá-lasdeve-selavarmuitobemosvegetaiseasfrutasantesdeingeri-loscrus,sendoessaumamedidaprofiláticaimportante.

Alternativa B

Page 24: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS24

CPV FUVEST1F2017

48.Afigurarepresentaaestruturadetrêspopulaçõesdeplantasarbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. Ocomprimentodasbarrashorizontaiscorrespondeaonúmerodeindivíduosdapopulaçãoemcadaestágio,desdeplantarecém-germinada(plântula)atéplantasenescente.

A população que apresenta maior risco de extinção,a população que está em equilíbrio quanto à perda deindivíduoseapopulaçãoqueestácomeçandoaseexpandirsão,respectivamente,

a) A,B,C. b) A,C,B. c) B,A,C. d) B,C,A. e) C,A,B.

Resolução:

Apopulaçãoqueapresentamaiorriscodeextinçãoéaquelaemqueaproporçãodeplantas juveniseplântulasébemmenor do que a de plantas senescentes, indicando que areposiçãode indivíduospor reproduçãoestácriticamentebaixa.Apopulaçãoemequilíbriotemumaproporçãomaiordeplântulasejuvenis,mascomproporçõesadequadasdeplantasadultasquesereproduzemsuficientementeparaareposiçãodeindivíduos.Jáumapopulaçãoemcrescimento,apresentaumaproporçãodeplantasjovenseplântulasbemmaiorqueadeadultosesenescentes.

Alternativa D

49.Nosheredogramasapresentadosnasalternativas,ocorrempessoas que têm alterações na formação do esmalte dosdentes( e ).

OsheredogramasemqueasalteraçõesdoesmaltedosdentestêmherançaligadaaocromossomoX,dominanteerecessiva,estãorepresentados,respectivamente,em

a)

b)

c)

d)

e)

Resolução:

SeconsiderarmosqueaalteraçãonoesmaltedosdenteséprovocadaporumalelodominanteligadoaocromossomoX, apenasasalternativasAeEtrazemsituaçõescompatíveis.Quandoconsideramosqueotraçoemquestãoédeterminadopeloalelorecessivo,aalternativaEdevesereliminada,poisumamãeportadoradocaráterdeveserhomozigotarecessiva(XaXa)e,consequentemente,todososfilhoshomensseriamportadoresdomesmotraço.

Alternativa D

Page 25: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

25Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

50.Assinaleaalternativaqueordenacorretamentetrêsnovidadesevolutivas,deacordocomoseusurgimentonoprocessodeevoluçãodasplantasterrestres.

a) Sistemavascular,semente,flor. b) Sistemavascular,flor,semente. c) Semente,sistemavascular,flor. d) Semente,flor,sistemavascular. e) Flor,sistemavascular,semente.

Resolução:

Asprimeirasplantasterrestressurgiramdeumgrupoancestraldealgasverdesclorofíceas.

NogrupodasBriófitas(musgos),nãohávasoscondutoresdeseiva

Nas Pteridófitas (samambaias), as adaptações são,principalmente, a presença de cutícula impermeável noorganismoenosesporosetambémacapacidadederetiraráguaesaismineraisdosoloedetransportá-losdeformarápidaparatodooorganismo,atravésdevasoscondutoresdeseiva.

Os vegetais com sementes e pólen desenvolveram-se noPeríodo Devoniano e se diversificaram no CarboníferosurgindoasprimeirasGimnospermas,representadaspelasconíferas (pinheiros). Esse domínio foi favorecido pelosclimasmaissecosdessaEraGeológica.

NoPeríodoCretáceo,surgiramasprimeirasAngiospermas,quedominamoambienteterrestreatéhoje.

Odesenvolvimentodeflores,apolinizaçãofeitapormúltiplosagentes,aadaptaçãoaváriosclimaseapresençadefrutosfacilitandoadispersãodassementesgarantemopredomíniodas Angiospermas sobre as Coníferas, de crescimento eexpansãomaislentos.

Alternativa A

51.Asmoléculasdeglicídiosproduzidasapartirdafotossíntesesãoutilizadasnolocaldaproduçãooutransportadas,pelofloema,parautilizaçãoemoutraspartesdaplanta;são,ainda,convertidasemsubstânciadereserva,queéarmazenada.

Aponteaalternativaque,corretamente,descreveoprocessodetransporteeolocaldearmazenamentodessassubstânciasnaplanta.

TRANSPORTEARMAZENAMENTOEntrada

no floemaFluxo

no floema

a) transporteativo unidirecional↓ apenasnosórgãossubterrâneos

b) transporteativo unidirecional↓ emtodososórgãos

c) transporteativo bidirecional↑↓ emtodososórgãos

d) transportepassivo bidirecional↑↓ emtodososórgãos

e) transportepassivo unidirecional↓ apenasnosórgãossubterrâneos

Resolução:

Adistribuiçãodaglicose,produzidaduranteafotossíntese,atodasascélulaséasseguradapelotransporteatravésdolíberoufloema.

Contrariamente ao transporte da seiva bruta (água e saisminerais)atravésdoxilemadaraizparaasfolhas,otransportedeseivaelaboradaocorredeformabidirecional,istoé:dasfolhasparaaraizeoutrosórgãosetambémpodeocorrerdessesórgãoparaasfolhas

Em 1930, Ernest Münch propôs uma explicação para atranslocação de seiva através do floema – hipótese defluxodemassa–admitindoqueaseivaorgânicasemoveinfluenciadaporumgradientedeaçúcarestabelecidoentreoslocaisondeessasubstânciaentranofloemadasfolhaseolocaldeconsumooureservadamesma.Essahipóteseinicialadmitiaapenastransportepassivoafavordeumgradientedeconcentraçãodeaçúcar.

Atualmente, sabe-se que também existe associado umtransporte ativo, ocorrendo do tecido clorofilino para ofloema,contraogradientedeconcentração.

Alternativa C

Page 26: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS26

CPV FUVEST1F2017

52.OsprimeirosvertebradosqueconquistaramdefinitivamenteoambienteterrestreforamosI,quepossuemII,aquisiçãoevolutivaquepermitiuodesenvolvimentodoembriãoforadaágua.Indiqueaalternativaquecompletacorretamenteessafrase.

I II

a) mamíferos anexosextraembrionários

b) anfíbios ovocomcascaimpermeável

c) anfíbios fertilizaçãointerna

d) répteis ovocomcascaimpermeável

e) répteis fertilizaçãoexterna

Resolução:

Osrépteisforamosprimeirosvertebradosaconquistar,comsucesso,oambienteterrestre.

Istoporqueapresentavamalgumascaracterísticasadaptativasmuito importantes, tais como:presençade casca calcáriaenvolvendoseusovosepeleimpermeável(queratinizada),seca,semglândulas.

Alternativa D

53.Areaçãodapessoa,aopisardescalçasobreumespinho,élevantaropéimediatamente,aindaantesdeperceberqueopéestáferido.

Analiseasafirmações:

I.Neurôniossensoriaissãoativados,aosepisarnoespinho. II.Neurôniosmotorespromovemomovimentocoordenado

paraaretiradadopé. III.Osistemanervosoautônomocoordenaocomportamento

descrito.

Estácorretooqueseafirmaem

a) I,IIeIII. b) IeII,apenas. c) I,apenas. d) II,apenas. e) III,apenas.

Resolução:

Oarcoreflexoéarespostaimediataàexcitaçãodeumnervo,quenãochegaatéoencéfalo,recebendorespostanamedula.

Umarcoreflexocontémalgunscomponentesbásicos:

órgão receptor: os receptores variam de localização noorganismo,porémtodosapresentamumafunçãoemcomum:captar algum estímulo do ambiente e transformá-la empotenciaisdeação;

nervosensorial:onervoaferenteconduzopotencialdeaçãogeradopelaativaçãodoórgãoreceptorparaoSNClocalizadonamedulaespinhalpormeiodasraízesdorsais;

sinapse:poderáserúnicanoreflexocomumaúnicasinapse(monossináptico),ouváriasnoreflexopolissinaptico;

nervomotor:onervoeferenteconduzpotenciaisdeaçãodoSNClocalizadonamedulaespinhalparaoórgãoefetor,deixandoamedulaapartirdaraizventral;

órgãoalvo:éoórgãoefetuadoroumotor,normalmenteummúsculo,capazdeproduzirarespostamotorareflexa.

O sistema nervoso autônomo, também chamado sistemaneurovegetativoousistemanervosovisceral,éapartedosistemanervosoqueestá relacionadaaocontroledavidavegetativa, ou seja, controla funções como a respiração,circulação,controledetemperaturaedigestão.

Alternativa B

Page 27: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

27Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

54.ODNAextranuclear(ouseja,deorganelascitoplasmáticas)foi obtido de células somáticas de três organismos: umaplanta,umfungoeumanimal.

Na tabela, qual das alternativas cita corretamente aprocedênciadoDNAextranuclearobtidodessesorganismos?

Planta Fungo Animal

a) plastos ribossomos ribossomosemitocôndrias

b) plastoseribossomos plastoseribossomos ribossomos

c) mitocôndrias mitocôndriaseplastos

ribossomosemitocôndrias

d) mitocôndriaseplastos mitocôndriaseplastos mitocôndrias

e) mitocôndriaseplastos mitocôndrias mitocôndrias

Resolução:

As mitocôndrias são presentes em todos os grupos deeucaritos,autótrofoseheterótrofos,ouseja,plantas,fungose animais.

Os cloroplastos estão presentes apenas nos eucariotosautótrofos,istoé,apenasemplantas.

Alternativa E

55.Recentemente,pesquisadoresdescobriram,noBrasil,umalarvademoscaquesealimentadaspresascapturadasporumaplantacarnívorachamadadrósera.Essaplanta,alémdonitrogêniodosolo,aproveitaonitrogênioprovenientedaspresasparaasínteseproteica;jáasíntesedecarboidratosocorrecomonasdemaisplantas.Aslarvasdamosca,porsuavez,alimentam-sedessasmesmaspresasparaobtençãodaenergianecessáriaaseusprocessosvitais.

Combasenessasinformações,écorretoafirmarqueadrósera

a) ealarvadamoscasãoheterotróficas;alarvadamoscaéumdecompositor.

b) e a larva da mosca são autotróficas; a drósera é umprodutor.

c) éheterotróficaealarvadamoscaéautotrófica;alarvadamoscaéumconsumidor.

d) éautotróficaealarvadamoscaéheterotrófica;adróseraéumdecompositor.

e) éautotróficaealarvadamoscaéheterotrófica;adróseraéumprodutor.

Resolução:

AsplantasdogêneroDroserasãotipicamentecarnívoras,istoé,capturamedigerempequenosinsetosvoadoresatraídospeloodordenéctarsecretadoporglândulaspresentesnasfolhas.Comooenunciadodescreve,sãofotossintetizanteseaproveitamsuaspresasapenascomofontedecompostosnitrogenadossimples,nãoorgânicos,usadosparaasíntesedeaminoácidos.

As larvasdemoscas são tipicamenteheterótrofos, istoé,digeremoalimentoparaaobtençãodealimentoorgânico.

Alternativa E

Page 28: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS28

CPV FUVEST1F2017

56.Oesquemarepresenta,demaneirasimplificada,acirculaçãosanguíneaempeixes.

Pode-seafirmarcorretamenteque,nospeixes,

a) ocoraçãorecebesomentesanguepobreemoxigênio. b) ocorremistura de sangue pobre e de sangue rico em

oxigênio,comonosrépteis. c) osanguemantémconstanteaconcentraçãodegasesao

longodopercurso. d) acirculaçãoédupla,comoocorreemtodososdemais

vertebrados. e) osistemacirculatórioéaberto,poisosanguetemcontato

diretocomasbrânquias.

Resolução:

Osistemacirculatóriodospeixeséconsideradosimplesecompleto,poisosanguepassaapenasumavezpelocoraçãoenãoocorreamisturadesanguevenoso(ricoemgáscarbônico)earterial(ricoemoxigênio)nocoração.Ocoraçãodospeixespossuiduascavidades:umátrioeumventrículo.

Osanguericoemgáscarbônico,vindodostecidosatravésdasveiascavas,entranocoraçãopeloseiovenoso.

Doseiovenosoosanguevenosopassaparaoátrio,depoispara a câmara inferior, o ventrículo, bombeado para oconearterioso,ondesaidocoraçãoevaiparaaartériaaortaventral,sendoconduzidoatéasbrânquias,localdastrocasgasosasouhematose.

Alternativa A

57.Umelevadorsobeverticalmentecomvelocidadeconstantev0, e, em um dado instante de tempo t0, um parafusodesprende-se do teto. O gráfico que melhor representa,emfunçãodo tempo t,omódulodavelocidadevdesseparafusoemrelaçãoaochãodoelevadoré

a) b)

c) d)

e)

Noteeadote:Osgráficossereferemaomovimentodoparafusoantesqueeleatinjaochãodoelevador.

Resolução: Antesdodesprendimentodoparafusodoteto,avelocidadedo

parafusoedoelevadortêmmesmomóduloemrelaçãoaochão.Emrelaçãoaoelevador,avelocidadedoparafusoédadapor:

→vparafuso,elevador = →vparafuso–→velevador = →0

Apósodesprendimento,oparafusoexecuta,emrelaçãoao solo,umMRUV,comvelocidade inicialdemesmomódulo que o elevador (por inércia), enquanto que oelevadorrealizaumMRU.Adotandooreferencialvertical,dirigidoparacima,tem-seemrelaçãoaosolo:

vparafuso=velevador–g.(t–t0)(S.I)comt≥ t0 (I)

Avelocidadedoparafusoemrelaçãoaoelevadoré: →vparafuso,elevador = →vparafuso–

→velevador (II)

Substituindo(I) em (II)temos: vparafuso,elevador=[velevador–g.(t–t0)]–velevador vparafuso, elevador=–g.(t–t0)(S.I)comt≥ t0

Atéqueencostenochãodoelevador,oparafusopossuiumMRUVcomrelaçãoaeste,evelocidadenegativa.Comooexercíciosolicitaográficodomódulodavelocidade,estedeveráserumsegmentode reta,comcoeficienteangularpositivoparat≥ t0.

Alternativa E

Page 29: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

29Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

58.Afigurafoiobtidaemumacâmaradenuvens,equipamentoqueregistratrajetóriasdeixadasporpartículaseletricamentecarregadas. Na figura, são mostradas as trajetórias dosprodutosdodecaimentodeumisótopodohélio(62He) em repouso:umelétron(e–)eumisótopodelítio(63Li),bemcomo suas respectivas quantidades demovimento linear,noinstantedodecaimento,representadas,emescala,pelassetas. Uma terceira partícula, denominada antineutrino ( v,cargazero),étambémproduzidanesseprocesso.

62He 63Li + e– + v

63Li

e–

O vetor quemelhor representa a direção e o sentido daquantidadedemovimentodoantineutrinoé

a) b) c) d) e)

Resolução:

Nesteprocessodedecaimento,jáquesetratadeumsistemaisolado,haveráconservaçãodomomentolinear(quantidadedemovimento)dosistema.

Comoohélioestavainicialmenteemrepouso,suaquantidadedemovimentoeranula.Apósodecaimento,aquantidadedemovimentodosistematambémdeverásernula.

Afiguraabaixomostraasomadasquantidadesdemovimentodoelétronedolítio(representadapor→Q ).

Logo, o antineutrino deve ter quantidade de movimentoopostaàdasomadoelétroncomolítio(–→Q),paraqueasomadastrêsquantidadesdemovimentosejanula,assimcomoeranoinício(antesdodecaimento).

Alternativa D

–→Q

→Q

63Li v

e–

59.Objetosemquedasofremosefeitosdaresistênciadoar,aqualexerceumaforçaqueseopõeaomovimentodessesobjetos,detalmodoque,apósumcertotempo,elespassamasemovercomvelocidadeconstante.Paraumapartículadepoeiranoar,caindoverticalmente,essaforçapodeseraproximadapor→Fa=–b

→v,sendo→vavelocidadedapartículadepoeiraeb umaconstantepositiva.Ográficomostraocomportamentodomódulodaforçaresultantesobreapartícula,FR, como funçãodev,omódulode→v.

Ovalordaconstanteb,emunidadesdeN.s/m,é

a) 1,0 . 10–14 b) 1,5. 10–14 c) 3,0 . 10–14 d) 1,0. 10–10 e) 3,0 . 10–10

Noteeadote:Oarestáemrepouso.

Resolução:

Quandoseiniciaomovimento,→v0 = →0.

Logo,aforçaderesistênciadoarénulaearesultantedasforçaséopesodapartícula(| →P| = 3 . 10–14 N).

Quando| →v| = 1 . 10–4m/s,aresultantedasforçasénula,ouseja,aforçaderesistênciadoartemmesmomóduloqueopeso.Portanto:

| →P| = | →Fa |

3 . 10–14=b. 1 . 10–4

b = 3 . 10–10 N . s/mAlternativa E

Page 30: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS30

CPV FUVEST1F2017

60.Helena, cuja massa é 50 kg, pratica o esporte radicalbungee jumping.Emumtreino,elasesoltadabeiradadeumviaduto,comvelocidadeinicialnula,presaaumafaixaelásticadecomprimentonaturalL0=15meconstanteelásticak=250N/m.Quandoafaixaestáesticada10malémdeseucomprimentonatural,omódulodavelocidadedeHelenaé

a) 0 m/s b) 5m/s c) 10 m/s d) 15m/s e) 20 m/s

Noteeadote:Aceleraçãodagravidade:10m/s2.Afaixaéperfeitamenteelástica;suamassaeefeitosdissipativosdevemserignorados.

Resolução:

Utilizandooprincípiodaconservaçãodaenergia,tomandocomopontodeenergiapotencialgravitacionalnulaopontodamoladeformadade10m,tem-se:

Emecânicainicial = Emecânicafinal

Epotencialgravitacional = Epotencialelástica + Ecinética

m .g.h=k. x2

2 + m .v2

2

50 . 10 .(15+10)=250 . 102

2 + 50 .v2

2

v = 0 m/sAlternativa A

61.Asfigurasrepresentamarranjosdefioslongos,retilíneos,paralelos e percorridos por correntes elétricas demesmaintensidade.Os fios estão orientados perpendicularmenteaoplanodestapáginaedispostossegundoosvérticesdeumquadrado.Aúnicadiferençaentreosarranjosestánosentidodascorrentes:osfiossãopercorridosporcorrentesqueentram( )ousaem( )doplanodapágina.

Ocampomagnéticototalénulonocentrodoquadradoapenas em

a) I. b) II. c) IeII. d) IIeIII. e) IIIeIV.

Resolução:

AtravésdaregradamãodireitadeAmpère,determinam-seasdireçõeseossentidosdoscamposmagnéticos,noscentrosdos quadrados, gerados pelas correntes elétricas dos fiosretilíneos:

Dessaforma,conclui-sequeocampomagnéticoresultanteénuloapenasnoscentrosdosquadradosIIeIII.

Alternativa D

Page 31: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

31Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

62.Nabateriadeumtelefonecelulareemseucarregador,estãoregistradasasseguintesespecificações:

BATERIA1650mAh3,7V6,1Wh

CARREGADOREntrada AC: 100–240V 50–60Hz 0,2 ASaída DC:5V;1,3A

Com a bateria sendo carregada em uma rede de 127V,

a potência máxima que o carregador pode fornecer e acarga máxima que pode ser armazenada na bateria são,respectivamente,próximasde

a) 25,4 W e 5940 C. b) 25,4We4,8C. c) 6,5W e 21960 C. d) 6,5We5940C. e) 6,1W e 4,8 C.

Noteeadote:AC:correntealternada;DC:correntecontínua.

Resolução:

DadosquenasaídadocarregadorU=5Vei=1,3A

apotênciamáximaqueocarregadorpodeforneceré:

P=U. i ÞP=5. 1,3 ÞP=6,5 W

Cargamáximaquepodeserarmazenadanabateria:

i = ΔqΔt Þ Δq=i. Δt Þ [Δq]=C=A. s

Δq=1650mAh=1650mA.1h=1650. 10–3 A . 3600 s

Q = 5940 A . s

Q = 5940 CAlternativa D

63.Afigurarepresentaumaondaharmônicatransversal,quesepropaganosentidopositivodoeixox,emdoisinstantesdetempo:t=3s(linhacheia)et=7s(linhatracejada).

Dentreasalternativas,aquepodecorresponderàvelocidadedepropagaçãodessaondaé

a) 0,14 m/s b) 0,25m/s c) 0,33 m/s d) 1,00m/s e) 2,00 m/s

Resolução:

Em t=3 s, a cristadaonda representadaencontra-senaposição x = 0 m.

Em t=7 s, a cristadaonda representadaencontra-senaposição x = 1 m.

Umapossibilidadedevelocidadeédadapor:

v=ΔsΔt Þv=

1–07–3 Þ v = 0,25 m/s

Alternativa B

Page 32: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS32

CPV FUVEST1F2017

64.Reatores nucleares não são exclusivamente criaçõeshumanas.Noperíodopré-cambriano,funcionounaregiãodeOklo,África,durantecentenasdemilharesdeanos,umreatornuclearnatural, tendocomocombustívelumisótopodourânio.

Paraquetalreatornuclearnaturalpudessefuncionar,serianecessárioquearazãoentreaquantidadedoisótopofíssil(235U) e a do urânio 238U fosse cerca de 3%. Esse é oenriquecimentoutilizadonamaioriadosreatoresnucleares,refrigeradosaágua,desenvolvidospelohomem.

O 235U decai mais rapidamente que o 238U; na Terra,atualmente,afraçãodoisótopo235U,emrelaçãoao238U,écercade0,7%.Combasenessasinformaçõesenosdadosfornecidos,pode-seestimarqueoreatornaturaltenhaestadoemoperaçãohá

a) 1,2 . 107 anos. b) 1,6. 108 anos. c) 2,0 . 109anos. d) 2,4. 1010 anos. e) 2,8 . 1011 anos.

Noteeadote:M(t)=M(0)10–λt;M(t)éamassadeumisótoporadioativonoinstantet.λdescreveaprobabilidadededesintegraçãoporunidadedetempo.Parao238U,λ238 ≈ 0,8 . 10–10 ano–1.Parao235U,λ235 ≈ 4,0 . 10–10 ano–1.log10(0,23)≈–0,64

Resolução:

M(t)=M(0). 10–λ . t

Isótopo 235:

λ235 = 4 . 10–10 ano–1

M(t)235=M(0)235 . 10–4. 10–10 . t (I)

Isótopo 238:

λ238 = 0,8 . 10–10 ano–1

M(t)238=M(0)238 . 10–0,8. 10–10 . t (II)

Noinício(t=0),aquantidadede235Ueracercade3%daquantidadede238U:M(0)235 = 0,03 .M(0)238 (III)

Atualmente(t),aquantidadede235Uécercade0,7%daquantidadede238U:M(t)235 = 0,007 .M(t)238 (IV)

Substituindo(IV),(III)e(II)em(I)temos:

0,007 .M(0)238 . 10–0,8. 10–10 . t = 0,03 .M(0)238 . 10–4. 10–10 . t

Þ 0,23 ≈ 10–3,2. 10–10 . t Þlog0,23≈log(10–3,2. 10–10 . t) Þ

Þ 0,64=–3,2. 10–10 t Þ t = 2 . 109 anosAlternativa C

65.Emumaauladelaboratóriodefísica,utilizando-seoarranjoexperimentalesquematizadonafigura,foimedidooíndicederefraçãodeummaterialsintéticochamadopoliestireno.Nessa experiência, radiação eletromagnética, provenientedeumgeradordemicro-ondas,propaga-senoareincideperpendicularmente em um dos lados de um bloco depoliestireno,cujaseçãoretaéumtriânguloretângulo,quetemumdosângulosmedindo25º,conformeafigura.Umdetetordemicro-ondasindicaquearadiaçãoeletromagnéticasaidoblocopropagando-senoaremumadireçãoqueformaumângulode15ºcomadeincidência.

Apartirdesseresultado,conclui-sequeoíndicederefraçãodopoliestirenoem relaçãoaoarparaessamicro-ondaé,aproximadamente,

a) 1,3 b) 1,5 c) 1,7 d) 2,0 e) 2,2

Noteeadote:Índicederefraçãodoar:1,0sen15º≈0,3 sen25º≈0,4 sen40º≈ 0,6

Resolução:

UtilizandoaLeideSnellparaasegundarefração,temos:

n1 . sen i = n2 . sen r

nprisma .sen25º=nar .senr(25º+15º)

nprisma .sen25º=nar .senr(40º)

nprisma = 1 . 0,6

0,4

nprisma = 1,5Alternativa B

Page 33: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

33Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

66.No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores,em uma experiência para determinar características dorecém-descobertoelementoquímicorádio,colocaramumapequenaquantidadedessematerialemumcalorímetroeverificaramque1,30gramadeágua líquida iadopontode congelamento ao ponto de ebulição em uma hora. A potência média liberada pelo rádio nesse período detempofoi,aproximadamente,

a) 0,06 W b) 0,10W c) 0,14W d) 0,18W e) 0,22 W

Noteeadote:Calorespecíficodaágua:1cal/(gºC)1cal=4JTemperaturadecongelamentodaágua:0ºCTemperaturadeebuliçãodaágua:100ºCConsiderequetodaaenergiaemitidapelorádiofoiabsorvidapelaáguaeempregadaexclusivamenteparaelevarsuatemperatura.

Resolução:

P=QΔt

P=m . c . ΔT

Δt

P=1,3 . 4 .(100–0)

1 . 3600

P≈ 0,14 WAlternativa C

67.Umobjetometálico,X, eletricamente isolado, tem carganegativa5,0. 1012C.Umsegundoobjetometálico,Y, neutro, mantidoemcontatocomaTerra,éaproximadodoprimeiroeocorreumafaíscaentreambos,semqueelessetoquem.Aduraçãoda faíscaé0,5 se sua intensidadeé10–11 A. Nofinaldesseprocesso,ascargaselétricastotaisdosobjetosX e Ysão,respectivamente,

a) zero e zero. b) zeroe–5,0. 10–12 C. c) –2,5. 10–12Ce–2,5. 10–12 C. d) –2,5. 10–12 C e +2,5 . 10–12 C. e) + 5,0 . 10–12 C e zero.

Resolução:

i = | ΔQ |

Δt

1 . 10–11 = | ΔQ |

0,5

| ΔQ | = 5 . 10–12 C

OobjetometálicoXficaráneutro,poisirátransferirtodaacargaelétricanegativaemexcessoparaoobjetometálicoY.

Entretanto, pelo fato deY estar aterrado, omesmo irátransferirtodooexcessodecargaelétricanegativaparaaTerra.

Logo,osdoisobjetosterãocargaelétricanula.

Alternativa A

Page 34: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS34

CPV FUVEST1F2017

68.Naestratosfera,háumcicloconstantedecriaçãoedestruiçãodoozônio.Aequaçãoquerepresentaadestruiçãodoozôniopelaaçãodaluzultravioletasolar(UV)é

O3 UV O2+O

OgráficorepresentaaenergiapotencialdeligaçãoentreumdosátomosdeoxigênioqueconstituiamoléculadeO3 e os outrosdois,comofunçãodadistânciadeseparaçãor.

AfrequênciadosfótonsdaluzultravioletaquecorrespondeàenergiadequebradeumaligaçãodamoléculadeozônioparaformarumamoléculadeO2eumátomodeoxigênioé,aproximadamente,

a) 1 . 1015Hz b) 2. 1015Hz c) 3 . 1015Hz d) 4. 1015Hz e) 5 . 1015Hz

Noteeadote:E=hfEéaenergiadofóton.féafrequênciadaluz.ConstantedePlanck,h=6. 10–34 J . s

Resolução:

Pelográfico, tem-sequeaenergiaparaquebrara ligaçãoentreumdosátomosdeoxigênioqueconstituiamoléculadeO3valeaproximadamente6. 10–19 J.

Assim,paraestabelecerofótoncorrespondente,énecessárioigualaressaenergiaàenergiadaradiaçãoultravioleta.Logo:

E=h.f

6 . 10–19 = 6 . 10–34 .f

f≈ 1 . 1015 HzAlternativa A

69.DependendodopHdosolo,osnutrientesneleexistentespodemsofrertransformaçõesquímicasquedificultamsuaabsorção pelas plantas.O quadromostra algumas dessastransformações,emfunçãodopHdosolo.

Paraqueosolopossafornecertodososelementoscitadosnatabela,oseupHdeveráestarentre

a) 4 e 6. b) 4e8. c) 6 e 7. d) 6e11. e) 8,5 e 11.

Resolução:

Deacordocomoquadroapresentado,opHidealdosolo,paracadanutriente,é:

Alternativa C

fósforo

magnésio

nitrogênio

zinco

intersecção(pHideal)

6

6

6 7

8

9

7

Page 35: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

35Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

70.Emambientesnaturaisenapresençadeáguaegásoxigênio,apirita,ummineralcompostoprincipalmentepordissulfetode ferro (FeS2), sofre processos de intemperismo, o queenvolvetransformaçõesquímicasqueacontecemaolongodotempo.

Umdessesprocessospodeserdescritopelastransformaçõessucessivas,representadaspelasseguintesequaçõesquímicas:

Considerando a equação química que representa atransformaçãoglobal desse processo, as lacunas da frase “No intemperismo sofrido pela pirita, a razão entre asquantidadesdematériadoFeS2(s)edoO2(g)é , e,duranteoprocesso,opHdosolo ”podemsercorretamentepreenchidaspor

a) 1/4;diminui. b) 1/4;nãosealtera. c) 2/15;aumenta. d) 4/15;diminui. e) 4/15;nãosealtera.

Resolução:

2FeS2+7O2+2H2O→2Fe+2+4SO4–2+4H+

2Fe+2 + 12 O2+2H

+ →2Fe+3+H2O

2Fe+3+6H2O→2Fe(OH)3+6H+

Equaçãoglobal:

2FeS2 + 152 O2+7H2O→2Fe(OH)3+4SO4

–2+8H+

Alternativa D

71.Um estudante realizou um experimento para avaliar areatividadedosmetaisPb,ZneFe.Paraisso,mergulhou,emseparado,umapequenaplacadecadaumdessesmetaisemcadaumadassoluçõesaquosasdosnitratosdechumbo,dezincoedeferro.Comsuasobservações,elaborouaseguintetabela,emque(sim)significaformaçãodesólidosobreaplacae(não)significanenhumaevidênciadessaformação:

razão 4 : 15 aumenta a acidez do solo

ßdiminui

o pH

SoluçãoMetal

Pb Zn Fe

Pb(NO3)2(aq) (não) (sim) (sim)

Zn(NO3)2(aq) (não) (não) (não)

Fe(NO3)2(não) (sim) (não)

Aseguir,montoutrêsdiferentespilhasgalvânicas,conformeesquematizado.

Nessas trêsmontagens, o conteúdo do béquer I era uma soluçãoaquosadeCuSO4demesmaconcentração,eessasoluçãoerarenovadanaconstruçãodecadapilha.Oeletrodoondeocorriaaredução(ganhodeelétrons)eraoformadopelaplacadecobremergulhadaemCuSO4(aq).Emcadaumadastrêspilhas,oestudanteutilizou,nobéquerII, uma placadeumdosmetaisX(Pb,ZnouFe),mergulhadanasoluçãoaquosadeseurespectivonitrato.

Oestudantemediuaforçaeletromotrizdaspilhas,obtendoosvalores:0,44V;0,75Ve1,07V.

Aatribuiçãocorretadessesvaloresdeforçaeletromotrizacadaumadaspilhas,deacordocomareatividadedosmetaistestados,deveser

Metal XPb Zn Fe

a) 0,44 1,07 0,75

b) 0,44 0,75 1,07

c) 0,75 0,44 1,07

d) 0,75 1,07 0,44

e) 1,07 0,44 0,75

Resolução: Deacordocomoenunciado:

Alternativa A

Cu(catodo redução)

Pb Fe Zn

1,07 V

0,75 V

0,44 V

reatividadecrescente (maior Eoxid)

Eoxidação crescente

Page 36: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS36

CPV FUVEST1F2017

72.Em uma aula experimental, dois grupos de alunos (G1 e G2)utilizaramdoisprocedimentosdiferentesparaestudaravelocidadedareaçãodecarbonatodecálciocomexcessodeácidoclorídrico.Ascondiçõesdetemperaturae pressão eram asmesmas nos dois procedimentos e,emcadaumdeles,osestudantesempregaramamesmamassainicialdecarbonatodecálcioeomesmovolumedesoluçãodeácidoclorídricodemesmaconcentração.

OgrupoG1acompanhouatransformaçãoaolongodotempo,realizadaemumsistemaaberto,determinandoavariaçãodemassadessesistema(Figura 1 e Tabela).

OgrupoG2acompanhouessareaçãoaolongodotempo,porém determinando o volume de dióxido de carbonorecolhido(Figura 2).

Tabela: dadosobtidospelogrupoG1.Tempodecorrido(segundos) 0 60 180 240Massadosistema*(g) 110,00 109,38 109,12 108,90

*Sistema:formadopelocarbonato,soluçãodoácidoerecipiente.

Comparandoosdoisexperimentos,osvolumesaproximadosdeCO2,emlitros,recolhidospelogrupoG2 após 60, 180 e 240segundosdevemtersido,respectivamente,

a) 0,14;0,20e0,25 b) 0,14;0,34e0,60 c) 0,34;0,48e0,60 d) 0,34;0,48e0,88 e) 0,62;0,88e1,10

Noteeadote:massamolardoCO2:44g/mol;volumemolardoCO2:24L/mol;desconsidereasolubilidadedoCO2emágua.

Resolução:

Avariaçãodemassa,aolongodotempo,observadapelogrupoG1refere-seàliberação,paraoar,doCO2produzidopelareação.

Esta foi, igualmente, a massa de CO2 recolhida noexperimentodogrupoG2,nosmesmosintervalosdetempo.

Assim:

Após massa de CO2liberada (G1)

Volume de CO2recolhido (G2)

60 s 110,00–109,38=0,62g0,62g44g/mol

.24L/mol=0,34L

180 s 110,00–109,12=0,88g0,88g44g/mol

.24L/mol=0,48L

240 s 110,00–108,90=1,10g1,10g44g/mol

.24L/mol=0,60L

Alternativa C

Page 37: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

37Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

73.Nasmesmascondiçõesdepressãoetemperatura,50Ldegáspropano(C3H8)e250Ldearforamcolocadosemumreator,aoqualfoifornecidaenergiaapenassuficienteparainiciar a reação de combustão. Após algum tempo, nãomaisseobservoualiberaçãodecalor,oqueindicouqueareaçãohavia-se encerrado.Combasenessasobservaçõesexperimentais,trêsafirmaçõesforamfeitas:

I.Setivesseocorridoapenascombustãoincompleta,restariapropano no reator.

II.Para que todo o propano reagisse, considerando acombustão completa, seriam necessários, nomínimo,750Ldear.

III.É provável que, nessa combustão, tenha se formadofuligem.

Estácorretoapenasoqueseafirmaem

a) I. b) III. c) IeII. d) IeIII. e) IIeIII.

Noteeadote:Composiçãoaproximadadoaremvolume:80%deN2e20%deO2.

Resolução:

I. Correta.Combustãoincompleta:

● C3H8 + 72 O2 →3CO+4H2O

1mol 3,5mols 1L 3,5L 50L 250 . 0,2 ↓ excesso 50L

● C3H8+2O2 →3C+4H2O

1mol 2mols 1L 2L 50L 50L ↓ excesso

II. Incorreta Þ Combustãocompleta

C3H8+5O2 →3CO2+4H2O

1mol 5mols 1L 5L 50L x x=250LO2 250LO2 20% y 100% y=1250Lar

III. Correta.Semprehá,simultaneamente,combustãocompleta e incompleta, formando-seCO2, CO e C(fuligem).

Alternativa D

Page 38: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS38

CPV FUVEST1F2017

74.Paraaumentarograudeconfortodomotoristaecontribuirparaasegurançaemdiaschuvosos,algunsmateriaispodemseraplicadosnopara-brisadoveículo,formandoumapelículaquerepeleaágua.Nessetratamento,ocorreumatransformaçãona superfíciedovidro, aqualpode ser representadapelaseguinteequaçãoquímicanãobalanceada:

Das alternativas apresentadas, a que representa omelhormaterialaseraplicadoaovidro,deformaaevitaroacúmulodeágua,é:

a) ClSi(CH3)2OH b)ClSi(CH3)2O(CHOH)CH2NH2 c) ClSi(CH3)2O(CHOH)5CH3 d)ClSi(CH3)2OCH2(CH2)2CO2H e) ClSi(CH3)2OCH2(CH2)10CH3

Noteeadote:R=grupodeátomosligadoaoátomodesilício.

Resolução:

Paraquehajarepulsãoàágua,omaterialdapelículadevepossuir a estrutura mais apolar,característicaapresentadapelamoléculadecadeia carbônica mais longa.

Entreasopçõesapresentadas,omelhormaterialéo

ClSi(CH3)2OCH2(CH2)10CH3.Alternativa E

75.Sob certas condições, tanto o gás flúor quanto o gáscloro podem reagir com hidrogênio gasoso, formando,respectivamente, os haletos de hidrogênio HF e HCl, gasosos. Pode-se estimar a variação de entalpia (ΔH) decadaumadessasreações,utilizando-sedadosdeenergiadeligação.Atabelaapresentaosvaloresdeenergiadeligaçãodosreagenteseprodutosdessasreaçõesa25ºCe1atm.

Molécula H2 F2 Cl2HF HCl

Energiadeligação(kJ/mol) 435 160 245 570 430

Combasenessesdados,umestudantecalculouavariaçãode entalpia (ΔH) de cada uma das reações e concluiu,corretamente,que,nascondiçõesempregadas,

a) aformaçãodeHF(g)éareaçãoqueliberamaisenergia. b) ambasasreaçõessãoendotérmicas. c) apenasaformaçãodeHCl(g)éendotérmica. d) ambasasreaçõestêmomesmovalordeΔH. e) apenasaformaçãodeHCl(g)éexotérmica.

Resolução:

H2 + Cl2 →2HCl

(+)435(+)245 (–)430. 2

(+)680kJ (–)860kJ

ΔH=(–)180kJ(para2HCl)

ΔH = (–) 90 kJ/mol HCl

H2+F2 →2HF

(+)435 (+)160 (–)570. 2

(+)595kJ (–)1140kJ

ΔH=(–)545kJ(para2HF)

ΔH = (–) 272,5 kJ/mol HFAlternativa A

Page 39: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

39Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

76.Células a combustível são opções viáveis para gerarenergia elétrica para motores e outros dispositivos.O esquema representa uma dessas células e astransformaçõesquenelaocorrem.

Acorrenteelétrica(i),emampère(coulombporsegundo),geradaporumacélulaacombustívelqueoperapor10minutoselibera4,80kJdeenergiaduranteesseperíododetempo,é

a) 3,32. b) 6,43. c) 12,9. d) 386. e) 772.

Noteeadote:Cargadeummoldeelétrons=96.500coulomb.

Resolução:

1molH2 libera

240kJ x 4,80kJ x = 0,02 mol H2

H+ + 1 e– 12 H2

1mole– 0,5molH2

y 0,02molH2 y = 3860 C

Q = i . t Þ 3860 = i . 600 Þ i = 6,43 AAlternativa B

96.500 C

77.Ahemoglobina(Hb)éaproteínaresponsávelpelotransportedeoxigênio.Nesseprocesso,ahemoglobinasetransformaemoxi-hemoglobina(Hb(O2)n).Nosfetos,háumtipodehemoglobinadiferentedadoadulto,chamadadehemoglobinafetal.Otransportedeoxigêniopodeserrepresentadopeloseguinteequilíbrio:

Hb+nO2 Hb(O2)n,

emqueHbrepresentatantoahemoglobinadoadultoquantoahemoglobinafetal.

AfiguramostraaporcentagemdesaturaçãodeHbporO2 emfunçãodapressãoparcialdeoxigênionosanguehumano,emdeterminadopHeemdeterminadatemperatura.

Aporcentagemdesaturaçãopodeserentendidacomo:

%desaturação=[Hb(O2)n]

[Hb(O2)n]+[Hb] . 100

Combasenessasinformações,umestudantefezasseguintesafirmações:

I.Para uma pressão parcial de O2 de 30 mmHg, ahemoglobina fetal transportamais oxigênio do que ahemoglobinadoadulto.

II.Considerandooequilíbriodetransportedeoxigênio,nocasodeumadultoviajardolitoralparaumlocaldegrandealtitude, a concentraçãodeHbemseu sanguedeveráaumentar,apóscertotempo,paraqueaconcentraçãodeHb(O2)nsejamantida.

III.Nosadultos,aconcentraçãodehemoglobinaassociadaaoxigênioémenornopulmãodoquenostecidos.

Écorretoapenasoqueoestudanteafirmouem

a) I. b) II. c) IeII. d) IeIII. e) IIeIII.

Noteeadote:pO2(pulmão)>pO2(tecidos).

Page 40: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS40

CPV FUVEST1F2017

Resolução:

I.Correta. Em pO2 = 30 mmHg, verifica-se, pelafigura,quea%desaturaçãodeHb por O2émaiornahemoglobina fetaldoquenahemoglobonadoadulto.Logo,elatransportamaisoxigênio.

II.Correta.Emlocaldegrandealtitude,pO2 émenor.Assimsendo,pelaanálisedafigura,a%desaturaçãodeHb por O2émenor.ParaqueaconcentraçãodeHb(O2)n seja mantida,aconcentraçãodeHb([Hb])deveráaumentar.

mantém ↑

%desaturaçãodeHbporO2 = [Hb(O2)n]

[Hb(O2)n]+[Hb] x 100

↓ (em pO2 menor deve diminuir) ↓ ↓ mantém deve aumentar

III.Incorreta.ComopO2(pulmão)>pO2(tecidos),pelafiguraverifica-sequea%desaturaçãodeHbporO2émaiornopulmão.Logo,[Hb(O2)n]émaiornopulmãodoquenostecidos.

Alternativa C

78.Adopaminaéumneurotransmissorimportanteemprocessoscerebrais.UmadasetapasdesuaproduçãonoorganismohumanoéadescarboxilaçãoenzimáticadaL-Dopa,comoesquematizado:

Sendoassim,afórmulaestruturaldadopaminaé:

a)

b)

c)

d)

e)

Resolução:

Porcontagemdeátomosdeoxigênio:

L–Dopa enzima

Dopamina+CO2 ↓ contém 4 átomos deve conter 2 átomos de oxigênio de oxigênio

Alternativa E

HO

HO

OH

NH2

O

HO

HO

+ CO2

NH2

enzima

Page 41: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

41Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

79.Nopreparodecertasmassasculinárias,comopães,écomumadicionar-seumfermentoque,dependendodareceita,podeseroquímico,compostoprincipalmenteporhidrogenocarbonatodesódio(NaHCO3),ouofermentobiológico,formadoporleveduras.Osfermentosadicionados,sobcertascondições,sãoresponsáveispelaproduçãodedióxidodecarbono,oqueauxiliaamassaacrescer.

Paraexplicaraproduçãodedióxidodecarbono,asseguintesafirmaçõesforamfeitas.

I.Tantoofermentoquímicoquantoobiológicoreagemcomoscarboidratospresentesnamassaculinária,sendoodióxidodecarbonoumdosprodutosdessareação.

II.Ohidrogenocarbonatodesódio,presentenofermentoquímico, pode se decompor com o aquecimento,ocorrendoaformaçãodecarbonatodesódio(Na2CO3), águaedióxidodecarbono.

III. As leveduras, que formam o fermento biológico,metabolizamoscarboidratospresentesnamassaculinária,produzindo, entre outras substâncias, o dióxido decarbono.

IV.Para que ambos os fermentos produzam dióxido decarbono,énecessárioqueamassaculináriasejaaquecidaa temperaturasaltas (cercade200ºC),alcançadasnosfornosdomésticoseindustriais.

Dessasafirmações,asqueexplicamcorretamenteaproduçãode dióxido de carbono pela adição de fermento àmassaculináriasão,apenas,

a) IeII. b) IIeIII. c) IIIeIV. d) I,IIeIV. e) I,IIIeIV.

Resolução:

I. Incorreta.Asleveduraspresentesnofermentobiológico“apenas” produzem as enzimas necessárias para atransformação(metabolização)doscarboidratosemCO2. Nãoháreaçãoquímicaentreofermentoeoscarboidratos.

II. Correta

III. Correta

IV. Incorreta.Asfermentaçõespodemocorreraqualquertemperatura,inclusiveaambiente.

Alternativa B

80.Sejama e b dois números inteiros positivos.Diz-se que a e bsãoequivalentesseasomadosdivisorespositivosdeacoincidecomasomadosdivisorespositivosdeb.

Constituemdoisinteirospositivosequivalentes:

a) 8 e 9. b) 9e11. c) 10 e 12. d) 15e20. e) 16 e 25.

Resolução:

Osdivisorespositivosde16são1,2,4,8e16cujasomaé31.

Osdivisorespositivosde25são1,5,25,cujasomaé31.

Portantoelessãoequivalentes.Alternativa E

Page 42: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS42

CPV FUVEST1F2017

81.Oparalelepípedoreto-retânguloABCDEFGH,representadonafigura,temmedidadosladosAB=4,BC=2eBF=2.

OsenodoânguloHAFéiguala

a) 1

2 5

b)15

c) 210

d)25

e) 310

Resolução: Dafiguratemos:

AF2 = 42 + 22

AF=2 5

AH2 = AE2+EH2

AH=2 2

HF2 = 42 + 22 = 20 HF=2 5

Assim, HF2=AH2+AF2–2AH.AF. cos θ 20=8+20–2. 2 2 . 2 5 . cos θ cos θ =

110

Assim, sen2 θ + cos2 θ=1(θéagudo)

sen θ = 1–110 Þ sen θ =

310Alternativa E

2

22

4

θ 2 5

22

82.João tem R$ 150,00 para comprar canetas em 3 lojas. Na loja A, as canetas são vendidas em dúzias, cadadúzia custaR$40,00 e há apenas 2 dúzias emestoque. Na lojaB, as canetas são vendidas em pares, cada parcusta R$7,60ehá10paresemestoque.Na lojaC, as canetassãovendidasavulsas,cadacanetacustaR$3,20ehá 25canetasemestoque.OmaiornúmerodecanetasqueJoãopodecomprarnaslojasA, B e Cutilizandonomáximo R$150,00éiguala

a) 46 b) 45 c) 44 d) 43 e) 42

Resolução:

Deacordocomoenuciado,temos:

● SeJoãocompraras25canetasdalojaC,gastará80reais;sobrarão70reaisepoderácomprarumadúziadalojaApor40reais,sobrandoainda30reaiscomosquaispoderácomprar3paresnalojaBpor22,80reais.

Assim,comprará25+12+6=43 canetas.

● SecomprarasduasdúziasdalojaA,gastará80reais,ecomos70reaisrestantespoderiacomprar21canetasnalojaCpor67,20reais.Comprará24+21=45 canetas.

● SecomprarumadúzianalojaApor40reais,sobrará110 reais, com os quais ainda poderia comprar as 25canetasnalojaCpor80reaisesobrariam30reais,com os quais poderia comprar 3 pares na lojaB por 22,80reais,nototalde12+25+6=43canetas.Poderiaaindacomprar24canetasnalojaC por76,80reaiseaísobrariam 33,20 reais com os quais poderia comprar 4paresnalojaBpor30,40reais,efetuandonototalacomprade12+24+8=44 canetas.

● Se não comprar nenhuma caneta na loja A, não teria dinheiro suficiente para comprar as 45 canetasdisponíveisnaslojasB e C pois custariam 156 reais.

Omaiornúmerosdecanetasquepoderácompraré45.

Alternativa B

Page 43: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

43Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

83.Cláudia,Paulo,RodrigoeAnabrincamentresideamigosecreto(ouamigooculto).Cadanomeéescritoemumpedaçodepapel,queécolocadoemumaurna,ecadaparticipanteretiraumdelesaoacaso.Aprobabilidadedequenenhumparticipanteretireseupróprionomeé

a) 14

b)724

c) 13

d)38

e) 512

Resolução:

Das4!=24maneirasdeseretiraros4nomes,se(C,P,R,A)sãoasquádruplasquerepresentamosnomesdaspessoas retiradasporClaúdia,Paulo,RodrigoeAna,asúnicasformasemqueninguémretiraopróprionomesão:

(P,C,A,R); (P,R,A,C); (P,A,R,C);

(R,A,P,C); (R,C,A,P); (R,A,C,P);

(A,R,P,C); (A,C,P,R); (A,R,C,P);

Logo,aprobilidadeprocuradaédadapor:924 =

38

Alternativa D

84.O retânguloABCD, representado na figura, tem lados decomprimentoAB=3eBC=4.OpontoPpertenceaoladoBCeBP=1.OspontosR,SeTpertencemaosladosAB, CD e AD,respectivamente.OsegmentoRSéparaleloaAD e intercepta DP no ponto Q.OsegmentoTQéparaleloaAB.

SendoxocomprimentodeAR,omaiorvalordasomadasáreasdoretânguloARQT,dotriânguloCQPedotriânguloDQS,paraxvariandonointervaloaberto]0,3[,é

a) 618 b)

334 c)

172 d)

354 e)

738

Resolução:

Na figura, os triângulos DQT e DQS são congruentes.Então,aáreamencionadaequivaleàsomaentreasáreasdotrapézioADQRedotriânguloCQP:

A =

[4+(4–x)]. x2 +

3 .(3–x)2 =

–x2 + 5x + 92

Aáreamáximaédadapor

Amáx=–Δ4a =–

(52)2–4(–12) . (92)

4(–12) =

618

Alternativa A

D CS

T

A R B

P

Q

x

x

4

33 – x

4 – x

Page 44: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS44

CPV FUVEST1F2017

85.Nafigura,oretânguloABCDtemladosdecomprimentoAB=4eBC=2.SejamMopontomédiodoladoBC e N o pontomédiodoladoCD.OssegmentosAM e AC interceptam osegmentoBNnospontosEeF,respectivamente.

AáreadotriânguloAEFéiguala

a) 2425 b)

2930 c)

6160

d)1615 e)

2320

Resolução:

Nafigura,FéobaricentrodotriânguloBCD.

SechamarmosFH=x,temosFC=2xeAH=3x.

SeaáreadotriânguloFEHforS,aáreadotriângulo EFC=2SeaáreadotriânguloEHA=3S.

As áreas dos triângulos EMC e BEM são iguais echamaremosdeS’.

ÁreadotriânguloAMC=6S+S’=12 ∙

4 . 22 = 2

ÁreadotriânguloBCF=2S’+2S=26 ∙

4 . 22 =

43

Resolvendoosistema,temosS=415eS’=

25 .

AáreapedidaéigualaS+3S=4S=1615 Alternativa D

86.Considereasfunçõesf(x)=x2+4eg(x)=1+log1/2x, emqueodomíniodeféoconjuntodosnúmerosreaiseodomíniodegéoconjuntodosnúmerosreaismaioresdoque0.

Sejah(x)=3f(g(x))+2g(f(x)),emquex> 0.

Então,h(2)éiguala

a) 4 b) 8 c) 12 d) 16 e) 20

Resolução:

Sex=2,temosqueh(2)=3f(g(2))+2g(f(2)),

emque g(2)=1+log1/22=1–1=0e

f(2)=22 + 4 = 8 portanto

h(2)=3f(0)+2g(8)

f(0)=02+4=4eg(8)=1+log1/28=1–3=–2

Logoh(2)=3(4)+2(–2)=8Alternativa B

Page 45: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

45Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

87.OpolinômioP(x)=x3–3x2+7x–5possuiumaraizcomplexaxcujaparteimagináriaépositiva.

Aparterealdex3éiguala

a) –11 b) –7 c) 9 d) 10 e) 12

Resolução:

Comoasomadoscoeficientesézero,istoé,

1–3+7–5=0então1éraiz.

AplicandoBriot-Ruffini,temos:

11–37–5

1–250

Aequaçãox2–2x+5=0contémasoutrasraízes.

Resolvendo,temosΔ = 16 i2easraízessão1+2ie1–2i.

Comoaparteimagináriatemqueserpositiva,temos:

x = 1 + 2i \ x3=1+3(2i)+3(2i)2 + 2i3=–11–2i

Logo,aparterealé–11.Alternativa A

88.Umreservatóriodeáguatemoformatodeumconecircularreto.Odiâmetrodesuabase(queestáapoiadasobreochãohorizontal)éiguala8m.Suaalturaéiguala12m.Apartirdeuminstanteemqueoreservatórioestácompletamentevazio, inicia-se seu enchimento com água a uma vazãoconstantede500litrosporminuto.Otempogastoparaqueoníveldeáguaatinjametadedaalturadoreservatórioéde,aproximadamente,

a) 4horase50minutos. b) 5horase20minutos. c) 5horase50minutos. d) 6horase20minutos. e) 6horase50minutos.

Dados:πéaproximadamente3,14.OvolumeVdoconecircularretodealturaheraiodabaseré

V=13

πr2h.

Resolução:

Se a altura de água deve atingir a metade da altura doreservatório, a razãoentre as alturasdos cones formados(dovãolivreedoreservatório)serák=

12 .

Arazãoentreosvolumesserák3 = 1( )23 =

18 , ou seja,

ovolumedeáguanoreservatórioserá1–18 =

78 dovolume

total.

Portanto,ovolumedeáguaserá

V=78 (3,14)(4)

2 . 12 = 175 m 3

Comumavazãode500litros/minutoou0,5m3 / minuto, ovolumede175m3serápreenchidoem

1750,5 = 350 min = 5 horas e 50 minutos.

Alternativa C

Page 46: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

FUVEST – 27/11/2016 Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS46

CPV FUVEST1F2017

89.Duascircunferênciascomraios1e2têmcentrosnoprimeiroquadrantedoplanocartesianoeambastangenciamosdoiseixoscoordenados.Essascircunferênciasseinterceptamemdoispontosdistintosdecoordenadas(x1,y1)e(x2,y2).

Ovalorde(x1+y1)2e(x2+y2)2éiguala a)

52

b)72

c) 92

d)112

e) 132

Resolução:

Asequaçõesdasduascircunferênciassão:

µ1:x2+y2–4x–4y+4=0

µ2:x2+y2–2x–2y+1=0

Fazendoµ1–µ2resulta:2x+2y=3Ûx+y=32

queéaequaçãodaretarcomumàscircunferênciasµ1 e µ2

Logo,x1+y1 = x2+y2=x+y=32

Então(x1+y1)2+(x2+y2)2 = 3( )22 = 3( )2

2 =

92

Alternativa C

90.Uma quantidade fixa de um gás ideal é mantida atemperaturaconstante,eseuvolumevariacomotempodeacordocomaseguintefórmula:

V(t)=log2(5+2sen(πt)), 0 ≤ t ≤ 2.

em que t é medido em horas e V(t) é medido em m3.

Apressãomáximadogásnointervalodetempo[0,2]ocorreno instante

a) t = 0,4 b) t=0,5 c) t = 1 d) t=1,5 e) t = 2

Resolução:

Temosquep.V=n. r . t, ou seja p = n . r . tV .

Assim,apressãoémáximaquandoVémínimo.

V(t)=log2(5+2senπ .t),sendo0≤ t ≤ 2

ComoV(t)éfunçãoestritamentecrescente,devemoster:

5 + 2 sen π .tcomvalormínimo,ouseja:

sen π .t=–1Þ π . t = 3π2 Þ t =

32

Apressãoémínimaparat = 1,5.Alternativa D

Page 47: S P D naS M aculDaDeS FUVEST r rova v – 27/Novembromedia.cpv.com.br/.../8/2016/12/02153526/FUVEST-2017-nova-versa… · Nasceu o dia e expirou. Já brilha na cabana de Araquém

47Seu Pé Direito naS MelhoreS FaculDaDeS FUVEST – 27/11/2016

FUVEST1F2017 CPV

COMENTÁRIOS DO CPV

LÍNGUA PORTUGUESAAs 9 questões de Língua Portuguesa da FUVEST 2017pautaram-sepelaanálisetextual,cobrandoumconhecimentogramaticalrasodocandidato.Alémdasquestõesdeleitura,foram priorizados assuntos como vocabulário e figuras delinguagem,sempreassociadosaosseustextosdeorigem.

A coletânea mostrou-se menos diversificada que nos anosanteriores,focandonostextosdasleiturasobrigatóriaseartigossobreanáliseliterária.

Emrelaçãoàsquestõesenvolvendoanálisetextual,oníveldedificuldadefoibaixo;assim,cadaquestãoéimportante(e,talvez,decisiva)paraumaboaclassificação.

LITERATURAAs9questõesdeLiteratura,comexceçãodeumaououtra,foramdealtadificuldade,exigindodoalunoacapacidadedepercepçãodosprocedimentosalegóricos,dedistinçãoentreaspectoshistóricosemitológicos,deinterpretaçãodetexto,de conexão entre personagens, discursos, obras e vertentesestéticas.

A leitura dos textos obrigatórios, por si, não garantiria aresoluçãobemsucedidadetodasasquestões.Maisqueisso,oqueseexigiufoiacapacidadedearticulaçãodocandidato,diantedosproblemassugeridospelasquestões.

Seaaltadificuldadedasquestõespodeserapresentadacomoumdadocriticável,aqualidadedasquestões,emtermostécnicos,nãopodesercolocadaàprova:todasseapresentaramlivresdeambiguidadesouerrosdeelaboração.

INGLÊSAsquestõesdeInglêsmantiveramomesmotipodecobrançaegraudedificuldadedosanosanteriores.Doistextoscurtosserviram como base para cinco questões puramente decompreensão,comalternativasemportuguês.

Ovocabulárioenvolvidofoibastanteespecífico,oqueelevouonívelvocabulardoexame,tornandoabuscapelarespostacorretaumpoucomaisdifícildoquenasediçõesanteriores.NadaextraordinárioparaoalunodoCPV,quefoidevidamentepreparadoparaenfrentartalprovaatravésdeaulasesimuladosdenívelsimilaraoapresentadopelaFUVEST.

HISTÓRIAUmaprovadeHistóriaao“velhoestilo”FUVEST:questõesexigentes e bem elaboradas, apresentando textos, gráficos eimagensquedemandavamdoscandidatosbomconhecimentofactual,raciocínioaguçadoehabilidadesinterpretativas.

AresoluçãodostestesexigiaboaassimilaçãodostemasclássicosdaHistóriaGeraledoBrasil—emalgunscasos,valesalientar,exigia-sedoscandidatosdominardetalhestécnicosque,emgeral,sãopoucoaprofundados—dadasuaespecificidade—nosmanuaisenasaulasdeEnsinoMédio.Éocasodaquestão 30

(provaverde)sobreaLeiSaraiva(1881)decretadanoBrasilnofinaldoSegundoImpério;ouainda,aquestão 24—quecobravadetalhessobreoteordeumRomancedeCavalariadoséculoXII.Questõescomplexas,porémpertinentes,equecorroboram o rigor do exame.Houve uma boa distribuiçãodostemas,abordandoassuntostradicionaisdosprogramasdeHistóriadoEnsinoMédio.MereceregistroaausênciadeHistóriadaÁfricaedaAméricaEspanholanessa1afase.

GEOGRAFIAAquestõesdeGeografiaabrangeramdiversosconteúdosdoprogramadoEnsinoMédio.Apresençadatemáticaambientalfoiconstante,aparecendoempelomenosquatroquestões.Osenunciadosforamclaroseoníveldedificuldade,nogeral,foialto.Apresençademapas,figuras,gráficosemanchetesdejornaisexigeumbomníveldeinterpretaçãodosvestibulandos.

Ostemasforam:questãoambientalhídricaeurbana(enchentesepoluição),osrefugiados,aquestãobélica,asfontesdeenergia,aformaçãodorelevo,aemissãodegaseseoefeitoestufa,aquestão agrárianoBrasil, odesmatamentodaAmazônia, aurbanização,aindustrializaçãoeosbiomasnoBrasil.

BIOLOGIAQuestões muito bem elaboradas exigiram dos candidatosdesdeosconhecimentosbásicosatéosconhecimentomaisdetalhadosdosdiversosassuntosabordados.

FÍSICAAsquestõesdeFísicaapresentaramgraudedificuldademédio:6denívelfácil,4denívelmédioe2denívelalto.OstemasabordadosforamdasáreasdaMecânica,Eletricidade,Óptica,Calorimetria,OndulatóriaeFísicaModerna.NasquestõesquepossuíamconteúdosdaFísicaClássica,oalunoprecisavaterboafamiliaridadecomosconceitossolicitados.Novamenteo quadro “Note e Adote” trazia informações relevantes àresoluçãodasquestões,emespecialadeFísicaModerna,ondeafórmulaeosdadosforamapresentadas.AquestãosobreoUrâniodemandavatempoexageradoparasuaresolução.Umaprovaequilibrada,queselecionaráosmelhorpreparados.

QUÍMICAProva bem elaborada, contextualizada, muito equilibrada,abordouosprincipaisassuntostrabalhadosnoEnsinoMédio.Privilegiou os alunos bempreparados e que se dedicaramaosestudos.

Nota-seumaaproximaçãogradualeprogressivadoformatodasquestõesdestaprovaaosmoldesestabelecidospeloEnem.

Em relação aos anos anteriores, percebemos um nível dedificuldadeumpoucomaior.”

MATEMÁTICAAs questões de Matemática mantiveram as característicastradicionais,comenunciadoscurtos,objetivoseconceituais.Emboraalgumaspoucasquestõesfossemfáceis,houvepresençadeváriasoutrasdenívelmaiselevadoqueotradicional.Umaboaavaliação,quefavoreceuoscandidatosquemaisseprepararam.