fuvest 2009

48
É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas. Ovestibular da Fuvest avalia candidatos a vagas oferecidas pela USP, a Fa- culdade de Medicina da Santa Casa e a Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Arquitetura, Administração, Agronomia, Direito, Engenharia, Enfer- magem, Geologia, Jornalismo, Letras, Medicina, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Turismo são algumas das dezenas de carreiras envolvidas. Trata-se do maior vestibular do país, tanto pelo número de candidatos e de vagas, como pelo excelente nível das escolas congregadas. A prova da 1ª- fase é constituída de 90 testes de múltipla escolha de Mate- mática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português, Inglês e Questões Interdisciplinares. A nota da 1ª- fase corresponde ao total de acertos nos testes e é considerada tanto na classificação para a 2ª- fase quanto na classificação final. Será des- classificado quem acertar menos que 22 testes. Se o candidato tiver feito o ENEM em 2007 ou 2008, a pontuação obtida na parte objetiva (E), caso o favoreça, entrará na composição da nota da 1ª- fase da FUVEST (F) por meio do cálculo (4 × F+1 × E)/5, arredondan- do-se o resultado para o inteiro superior. Se o candidato fez o ENEM nos dois anos referidos, prevalecerá a maior pontuação obtida. Para cada carreira, o número de candidatos selecionados para a 2ª - fase cor- responde ao triplo do número de vagas, convocando-se os mais bem classifica- dos após a inclusão da nota do ENEM. No caso de empate do último convocado, todos que tenham a mesma pontuação (nota de corte) são convocados para a 2ª - fase. Casos especiais Candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas: acréscimo de 3% nas notas de 1ª - e 2ª - fase; caso tenham feito o ENEM em 2007 ou 2008, poderão ter até 6% de acréscimo na 1ª - e na 2ª - fase, depen- dendo do desempenho naquele exame. • Candidatos que em 2008 cursaram a 3ª - série do Ensino Médio em escola pública estadual e se inscreveram no PASUSP: poderão ter até 3% de acréscimo nas notas de 1ª - e 2ª - fase, dependendo do desempenho na Prova de Avaliação Seriada. o o a an ng gl lo o r re es so ol lv ve e a a p pr ro ov va a d da a 1 ª - f fa as se e d da a F FU UV VE ES ST T n no ov ve em mb br ro o 2 20 00 08 8 Código: 835410109 RESOLUÇÕES BASEADAS NA PROVA TIPO “V”

Upload: didicadoida

Post on 24-Jun-2015

1.881 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: fuvest 2009

É trabalho pioneiro.Prestação de serviços com tradição de confiabilidade.Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa denão cometer injustiças.Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processode aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguidada resolução elaborada pelos professores do Anglo.No final, um comentário sobre as disciplinas.

O vestibular da Fuvest avalia candidatos a vagas oferecidas pela USP, a Fa-culdade de Medicina da Santa Casa e a Academia da Polícia Militar do BarroBranco. Arquitetura, Administração, Agronomia, Direito, Engenharia, Enfer-magem, Geologia, Jornalismo, Letras, Medicina, Pedagogia, Publicidade ePropaganda, Relações Internacionais, Turismo são algumas das dezenas decarreiras envolvidas. Trata-se do maior vestibular do país, tanto pelo númerode candidatos e de vagas, como pelo excelente nível das escolas congregadas.A prova da 1ª- fase é constituída de 90 testes de múltipla escolha de Mate-mática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português, Inglês eQuestões Interdisciplinares.A nota da 1ª- fase corresponde ao total de acertos nos testes e é consideradatanto na classificação para a 2ª- fase quanto na classificação final. Será des-classificado quem acertar menos que 22 testes.Se o candidato tiver feito o ENEM em 2007 ou 2008, a pontuação obtidana parte objetiva (E), caso o favoreça, entrará na composição da nota da1ª- fase da FUVEST (F) por meio do cálculo (4 × F + 1 × E)/5, arredondan-do-se o resultado para o inteiro superior. Se o candidato fez o ENEM nos doisanos referidos, prevalecerá a maior pontuação obtida.Para cada carreira, o número de candidatos selecionados para a 2ª- fase cor-responde ao triplo do número de vagas, convocando-se os mais bem classifica-dos após a inclusão da nota do ENEM.No caso de empate do último convocado, todos que tenham a mesma pontuação(nota de corte) são convocados para a 2ª- fase.

Casos especiais• Candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas:

acréscimo de 3% nas notas de 1ª- e 2ª- fase; caso tenham feito o ENEM em2007 ou 2008, poderão ter até 6% de acréscimo na 1ª- e na 2ª- fase, depen-dendo do desempenho naquele exame.

• Candidatos que em 2008 cursaram a 3ª- série do Ensino Médio em escolapública estadual e se inscreveram no PASUSP: poderão ter até 3% deacréscimo nas notas de 1ª- e 2ª- fase, dependendo do desempenho na Provade Avaliação Seriada.

ooaanngglloo

rreessoollvvee

aapprroovvaa

ddaa 1ª- ffaasseeddaa FFUUVVEESSTTnnoovveemmbbrroo

22000088

Código: 835410109 RESOLUÇÕES BASEADAS NA PROVA TIPO “V”

Page 2: fuvest 2009

2FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indi-cador do nível de desenvolvimento socioeconômico deum dado país que leva em conta, simultaneamente,diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índicede mortalidade infantil, grau de escolaridade e poderde compra da população. A relação entre o consumoanual de energia per capita (TEP) e o IDH, em váriospaíses, está indicada no gráfico ao lado, no qual cadaponto representa um país.

Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar quea) o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita.b) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita.c) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per capi-

ta é maior que 4 TEP.d) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.e) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consumo anual de energia per capita menor que 4 TEP.

O gráfico mostra que o conjunto dos países com consumo anual de energia per capita em TEP superior a 4 TEPtem IDH entre 0,8 e 1,0. Dessa forma, pode-se concluir que a variação entre qualquer dos pares possíveis desseconjunto é sempre inferior a 0,2.

Resposta: c

A chamada “química verde” utiliza métodos e técnicas próprios para reduzir a utilização e/ou a geração desubstâncias nocivas ao ser humano e ao ambiente. Dela faz parte o desenvolvimento dea) produtos não biodegradáveis e compostos orgânicos persistentes no ambiente para combater pragas.b) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos catalíticos para reduzir a toxi-

cidade de poluentes atmosféricos.c) produtos não biodegradáveis e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.d) compostos orgânicos, persistentes no ambiente, para combater pragas, e processos catalíticos a fim de redu-

zir a toxicidade de poluentes atmosféricos.e) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos que utilizam derivados do pe-

tróleo como matéria-prima.

Dentre as atividades da chamada “química verde”, faz parte o desenvolvimento de:• Produtos biodegradáveis;• Técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental;• Processos catalíticos para reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos;• Processos que diminuam a utilização do petróleo como matéria-prima;• Compostos orgânicos, não persistentes no ambiente, para combater pragas.Resposta: b

Resolução

Questão 2t

Resolução

Questão 1t

ÕÕÕEEEUUUQQQ SSSSSS EEETTT

Fonte: Agência Internacional de Energia – consumo de energiade 2003; Organização das Nações Unidas – IDH de 2005.

0

Consumo anual de energia per capitaem toneladas equivalentes de petróleo (TEP)

4 8 12

IDH

0,2

0,4

0,5

0,6

0,8

1,0

Países com alto desenvolvimento

Países com médio desenvolvimento

Países com baixo desenvolvimento

Brasil

Page 3: fuvest 2009

Filho de um empregado público e órfão aos dezoito anos, Seixas foi obrigado a abandonar seus estudosna Faculdade de São Paulo pela impossibilidade em que se achou sua mãe de continuar-lhe a mesada.

Já estava no terceiro ano, e se a natureza que o ornara de excelentes qualidades lhe desse alguma energiae força de vontade, conseguiria ele vencendo pequenas dificuldades, concluir o curso; tanto mais quanto umcolega e amigo, o Torquato Ribeiro, lhe oferecia hospitalidade até que a viúva pudesse liquidar o espólio.

Mas Seixas era desses espíritos que preferem a trilha batida, e só impelidos por alguma forte paixão rompemcom a rotina. Ora, a carta de bacharel não tinha grande sedução para sua bela inteligência mais propensa à lite-ratura e ao jornalismo.

Cedeu pois à instância dos amigos de seu pai que obtiveram encartá-lo em uma secretaria como prati-cante. Assim começou ele essa vegetação social, em que tantos homens de talento consomem o melhor daexistência numa tarefa inglória, ralados por contínuas decepções.

José de Alencar, Senhora.

Que fatores, segundo o narrador, teriam levado Seixas a abandonar seus estudos e entregar-se à “vegetaçãosocial”?a) A hospitalidade oferecida por um colega e as decepções com os amigos de seus pais.b) A injusta distribuição de renda e a escassez de bons postos de trabalho.c) O desperdício de talento em tarefas inglórias e a falta de apoio da família.d) As dificuldades financeiras e a falta de tenacidade para vencer obstáculos.e) O infortúnio causado pela morte do pai e a exigência social de um diploma.

O romance Senhora (1875), que narra a história de um amor corrompido pelo poder do capital, inscreve-se nogrupo de obras que José de Alencar dedicou à revisão crítica dos costumes sociais urbanos do II Reinado (1840-1889). No excerto, o narrador recria artisticamente o quadro de valores e relações sociais que condiciona aformação pessoal de Fernando Seixas, personagem que troca seus sentimentos amorosos por riqueza material. Ascomponentes desse quadro social são: a dificuldade de sua mãe, recentemente enviuvada, de dispor de meios parafinanciar seus estudos superiores; a hegemonia quase absoluta do curso de Direito como meio de formação inte-lectual, o que não correspondia aos interesses de Seixas; e, por fim, a facilidade de obter emprego público por meiode favores, amigos e relações clientelistas. Esses fatores, aliados à indolência de Seixas, induzem-no ao estado de“vegetação social”, isto é, de desperdício, como funcionário público, de suas virtudes potencialmente criadoras.

Resposta: d

O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeitoestufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso.Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porquea) são renováveis e sua queima impede o aquecimento global.b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.c) abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.d) são combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.e) contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.

O aumento do efeito estufa é causado principalmente pelo aumento da concentração do CO2 no ar atmos-férico devido à utilização dos combustíveis fósseis.Como os biocombustíveis são produzidos a partir do CO2 já presentes no ar, sua queima não aumentará a con-centração desse gás na atmosfera.Desse modo, utilizar biocombustíveis, em vez de combustíveis fósseis, contribuirá para diminuir a liberação docarbono (na forma de CO2) proveniente da queima dos fósseis.

Resposta: e

Resolução

Questão 4t

Resolução

Questão 3t

3FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 4: fuvest 2009

No início do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro.Nesse mesmo período, a atuação das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola e aremodelação da região portuária e do centro da cidade geraram insatisfações entre as camadas populares e entrealguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola: “… não temnome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (…) com a intro-dução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja con-dutor da moléstia ou da morte.”Considerando esse contexto histórico e as formas de transmissão e prevenção dessas doenças, é correto afirmar quea) a febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas pela remodelação da área portuária e central da

cidade permitiriam a convivência mais salubre entre os pedestres.b) o princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a

Revolta da Vacina no Congresso Nacional.c) a imposição da vacina somou-se a insatisfações populares geradas pela remodelação das áreas portuária e

central da cidade, contribuindo para a eclosão da Revolta da Vacina.d) a varíola é transmitida por mosquitos e o alargamento das ruas, promovido pela remodelação urbana, elimi-

nou as larvas que se acumulavam nas antigas vielas e becos.e) a remodelação da área portuária e central da cidade, além de alargar as ruas, reformou as moradias popu-

lares e os cortiços para eliminar os focos de transmissão das doenças.

A cidade do Rio de Janeiro, capital da República, vivia no início do século XX uma situação social calamitosa:o elevado índice de desemprego, os reduzidíssimos salários, a brutal majoração dos tributos e as epidemias devaríola, febre amarela e peste bubônica explicam o descontentamento popular generalizado.Essa situação tornou-se ainda mais explosiva durante o governo do presidente Rodrigues Alves, entre 1902 e1906, quando foram realizadas as obras de reforma urbana do Distrito Federal e a campanha da saúde públi-ca dirigida pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz: largas avenidas foram abertas na região central da cidade,o que provocou a destruição de centenas de cortiços — o“Bota Abaixo”do prefeito Pereira Passos — e o con-seqüente despejo de milhares de trabalhadores empobrecidos, que passaram a dormir nas calçadas.Quando Oswaldo Cruz anunciou a “Lei da Vacina Obrigatória” contra a varíola, que possuía aspectos muitoautoritários, iniciou-se a revolta popular. O governo oligárquico agiu com extrema violência e, em poucos dias,reprimiu a rebelião.Resposta: c

O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos traba-lhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.

I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentesdívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeirapara com eles.

II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa debons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.

III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, expli-ca-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.

Está correto o que se afirma ema) I, somente. d) II e III, somente.b) II, somente. e) I, II e III.c) I e II, somente.

A existência de trabalho escravo no Brasil atual se explica pela extensão de seu território, onde, em pontos iso-lados, persistem relações arcaicas entre empregadores e trabalhadores. Essas regiões, marginalizadas da moder-nidade, são de difícil fiscalização, o que contribui para que se mantenha tal aberração. Isso não se relaciona àglobalização, marcada pela modernização e a competitividade, o que exclui a afirmação III. Resposta: c

Resolução

Questão 6t

Resolução

Questão 5t

4FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 5: fuvest 2009

ISTOÉ — Quais são os equívocos mais comuns a respeito das pessoas altamente criativas?Weisberg — O primeiro é que apenas um tipo específico de pessoa é criativa, e que ela usa processos men-

tais diferentes do restante dos seres humanos. Existe um mito de que os gênios usam processos inconscientespara criar suas obras ou têm patologias mentais que contribuem no processo criativo. Isso não é verdade.

ISTOÉ — Mas não se pode dizer que são pessoas comuns.Weisberg — As diferenças existem, claro. Picasso, por exemplo. Um aspecto bem distinto dele foi sua pro-

dutividade. Ele trabalhava o tempo todo e queria, propositadamente, criar coisas novas. Quase todos nóspodemos aprender a desenhar. Não acho que essa habilidade seja o que o diferencia do restante, mas talvezo desejo de produzir algo novo, que afete o mundo.

Entrevista de Robert Weisberg concedida a Leoleli Camargo, IstoÉ, nº- 2013, página 6, 04/06/08.

Ao responder à revista, como o entrevistado procura desmistificar a figura do gênio?a) Citando Picasso, porque estudos comprovam que sua herança genética foi responsável pela sua produtivi-

dade e versatilidade como artista.b) Mencionando patologias mentais, porque concorda que distúrbios, como a esquizofrenia, são responsáveis

pela criatividade dos gênios.c) Considerando pertinente a hipótese de que a criação ocorre pela associação do trabalho constante com o

desejo de produzir algo novo.d) Sugerindo a tese de que a criação de coisas novas é uma capacidade comum a todos, sendo raros, porém,

aqueles que podem desenhar.e) Levantando a hipótese de que os processos mentais beneficiam-se de estimulantes químicos para facilitar o

processo criativo.

O entrevistado procura desmistificar a figura do gênio afirmando que “não é verdade” que “os gêniosusam processos inconscientes para criar suas obras ou têm patologias mentais”. O que caracteriza as pessoasque são altamente criativas é, sobretudo, “o desejo de produzir algo novo, que afete o mundo”.Resposta: c

Questão 8t

Resolução

Questão 7t

5FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Fonte: O estado do mundo em 2007. Nosso futuro urbano(2007 State of the world. Our Urban Future). Linda Starke(ed.). Nova Iorque e Londres: W. W. Norton & Company,2007, p. 69 e 70. Adaptado.

Figura 1 – Densidade demográfica em 15 cidades – 1995.

Figura 2 – Consumo de gasolina em transporte particular depassageiro em 15 cidades – 1995.

Page 6: fuvest 2009

Com base nesses gráficos sobre 15 cidades, pode-se concluir que, no ano de 1995,a) as três cidades com o menor número de habitantes, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no

transporte particular de passageiros.b) nas três cidades da América do Sul, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior consumo de ga-

solina no transporte particular de passageiros.c) as cidades mais populosas, por hectare, são aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de

passageiros.d) nas três cidades da América do Norte, vale a regra: maior população, por hectare, acarreta maior consumo

de gasolina no transporte particular de passageiros.e) as três cidades da Ásia mais populosas, por hectare, estão entre as quatro com menor consumo de gasolina

no transporte particular de passageiros.

As cidades de Atlanta (EUA), Nova York (EUA) e Perth (Austrália) são as que apresentam menor densidade demo-gráfica por hectare e que, por isso, têm maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros: seushabitantes estão muito dispersos pelo espaço geográfico e têm que percorrer maiores distâncias para se relacio-nar com outras pessoas, para realizar compras, para chegar ao trabalho ou para usufruir os serviços urbanos. Resposta: a

As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximada-mente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação.Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, carac-terizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e osefeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país

que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano,

que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nascélulas germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente,entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão,Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma ema) I, somente. d) II e III, somente.b) II, somente. e) I, II e III.c) I e II, somente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos desenvolveram um amplo projeto de capacitaçãonuclear para finalidades bélicas. O resultado no chamado “Projeto Manhatan” foi a construção do primeiroarsenal nuclear no mundo, que chegou a ser empregado contra o Japão nos estágios finais no conflito.Após a guerra, diversos países continuaram (e continuam) a pesquisar tecnologia nuclear com fins militares,como forma de fortalecimento estratégico e prestígio político.Resposta: e

Observe a charge para responderàs questões 10 e 11.

Resolução

Questão 9t

Resolução

6FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Glauco, Folha de S.Paulo, 30/05/08.

Page 7: fuvest 2009

A crítica contida na charge visa, principalmente, aoa) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil.b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica.d) uso de slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.

Na charge, o presidente brasileiro, ao fixar a placa com os dizeres “A Amazônia é nossa”, defende a sobera-nia nacional quanto à posse da floresta. Todavia, note-se que a única árvore intacta do desenho está à frente devárias outras, que indicam uma paisagem devastada. Dessa forma, contrapõe-se o discurso (a reivindicação deposse da floresta) à prática (o tratamento de descaso dado a ela). É esse descompasso que é criticado pela charge.

Resposta: e

O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada dea) fragmentação.b) estatização.c) descentralização.d) internacionalização.e) partidarização.

No slogan “A Amazônia é nossa”, está explícita a reivindicação da posse da floresta. Considerando que sóse reivindica algo que não se tem ou que não se quer perder, fica implícito — isto é, pressuposto — que a Ama-zônia está ameaçada de internacionalização.

Resposta: d

Texto para as questões de 12 a 14

Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, erazões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nóssomos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos,com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmoo sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudose transforma, tudo varia — o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia. Osséculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das ge-rações cada vez maior, o amor da rua.

João do Rio. A alma encantadora das ruas.

Em “nas cidades, nas aldeias, nos povoados” (linha 3), “hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia” (linha 6)e “levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis” (linha 7), ocorrem, respectivamente, os seguintes recur-sos expressivos:a) eufemismo, antítese, metonímia.b) hipérbole, gradação, eufemismo.c) metáfora, hipérbole, inversão.d) gradação, inversão, antítese.e) metonímia, hipérbole, metáfora.

Questão 12t

Resolução

Questão 11t

Resolução

Questão 10t

7FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 8: fuvest 2009

As palavras “cidades”, “aldeias” e “povoados” designam concentrações populacionais que diferem entre siem diversos aspectos, como, por exemplo, na quantidade de pessoas, sendo a “cidade” a mais populosa, e o“povoado”, o menos. Ora, dá-se o nome de graduação a esse tipo de enumeração, em que os termos de ummesmo campo semântico se sucedem numa progressão tal que o termo posterior é sempre mais (ou menos)intenso que o anterior.

No fragmento “hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia”, as duas orações apresentam seus ter-mos na mesma disposição: adjunto adverbial + verbo de ligação + predicativo do sujeito + sujeito, embora, nasegunda oração, haja elipse do adjunto adverbial e do verbo. Tal disposição, por diferir daquela que é con-siderada como a mais natural — sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito + adjunto adverbial — carac-teriza uma INVERSÃO.

Os adjetivos “fúteis” e “notáveis” apresentam no texto, respectivamente, os sentidos de “insignificante”e “importante”. São, portanto, antônimos entre si, configurando uma ANTÍTESE.

Resposta: d

No texto, observa-se que o narrador sea) equipara ao leitor, por meio de sentimentos diversos como o amor, o ódio e o egoísmo.b) distancia do leitor, porque o amor à rua, assim como o ódio e o egoísmo, é passageiro.c) identifica com o leitor, por meio de um sentimento perene, que é o amor à rua.d) aproxima do leitor, por meio de sentimentos duradouros como o amor à rua e o ódio à polícia.e) afasta do leitor, porque, ao contrário deste, valoriza as coisas fúteis.

O narrador defende a tese de que o amor à rua, “absoluto” e “exagerado”, “é partilhado por todos vós”,ou seja, por todos os leitores de seu texto. Além disso, esse amor é visto como algo que “persiste e fica”, em meioaos séculos que “deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis”. Desse modo, o narrador seidentifica com o leitor, já que ambos reconhecem a perenidade de amor à rua.

Resposta: c

Prefixos que têm o mesmo sentido ocorrem nas seguintes palavras do texto:a) íntima / agremia. d) imperturbável / transforma.b) resiste / deslizam. e) revelado / persiste.c) desprazeres / indissolúvel.

Os prefixos de mesmo sentido ocorrem nas palavras “desprazeres” e “indissolúvel”. No contexto, “des-” e“in-” indicam idéia de negação: “desprazeres” é a negação dos “prazeres”; “indissolúvel” significa “aquiloque não se pode dissolver”.

Resposta: c

Texto para as questões 15 e 16

Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galpão do boiGarantido, o do coração vermelho, todos se esmeram (nunca usam o verbo caprichar) para preparar umespetáculo que supere o do rival. No ano passado, foi o Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputade bois-bumbá do famoso Festival de Parintins, que todo final de junho atrai cerca de cem mil pessoas para adoce ilha situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da torcida caprichosa, “alegoristas”, passis-tas e percussionistas preferem não dizer que uma nova vitória está garantida. Dizem, sim, com todas as letras,que está assegurada.

Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.

Resolução

Questão 14t

Resolução

Questão 13tResolução

8FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 9: fuvest 2009

As marcas lingüísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente,a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo.b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo.c) substantivos; narrativo-dissertativo.d) frases nominais; apenas narrativo.e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.

Formas verbais no presente do indicativo, como “manejam”, “se esmeram”, “atrai”, “preferem”, “dizem”,“está garantida” e “está assegurada”, são as marcas lingüísticas responsáveis pelo efeito de simultaneidade,característica principal do texto descritivo. A preparação da festa e as preferências lexicais dos habitantes deParintins são apresentadas, portanto, como concomitantes ao momento da produção do texto.

Porém, como há progressão temporal, marcada pelo verbo no pretérito perfeito “foi”, o texto de Fer-nanda Pompeu também tem aspecto narrativo. Ao se relatar quem venceu a disputa de bois-bumbá no anoanterior, instauram-se no texto dois momentos distintos: anterioridade e simultaneidade, mudança temporaltípica da narração.

Resposta: a

De acordo com o texto, a escolha das palavras “esmeram” (linha 2) e “assegurada” (linha 7) é motivada peloa) despreparo dos habitantes de Parintins. d) entrosamento entre as duas equipes.b) antagonismo entre os dois grupos. e) sentido irônico contido nesses dois termos.c) desejo de falar difícil.

A escolha dos termos “esmeram” (linha 2) e “assegurada” (linha 7) pelos habitantes de Parintins é motivadapelo antagonismo entre os grupos concorrentes do Festival. No galpão do boi Garantido, evita-se o uso do verbo“caprichar” por fazer referência ao nome do grupo adversário. Opta-se por um termo de mesmo sentido que evitao inconveniente da similaridade: “esmerar”. Já no galpão do Caprichoso, prefere-se o verbo “assegurar” a “garan-tir”, com o mesmo objetivo: evitar um vocábulo que faça menção ao nome do concorrente.

Resposta: b

Texto para as questões de 17 a 20

Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar tambémde fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada nochão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho,na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, quebarulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens eos seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir semafã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais,nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.

João Guimarães Rosa. O burrinho pedrês, Sagarana.

Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de “sábio”. No excerto, a sabedoria doburrinho consiste, principalmente, ema) procurar adaptar-se o melhor possível às forças adversas, que busca utilizar em benefício próprio.b) firmar um pacto com as potências mágicas que se ocultam atrás das aparências do mundo natural.c) combater frontalmente e sem concessões as atitudes dos homens, que considera confusas e desarrazoadas.d) ignorar os perigos que o mundo apresenta, agindo como se eles não existissem.e) escolher a inação e a inércia, confiando inteiramente seu destino às forças do puro acaso e da sorte.

Questão 17t

Resolução

Questão 16t

Resolução

Questão 15t

9FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 10: fuvest 2009

A sabedoria do burrinho Sete-de-Ouros decorre de sua vasta experiência de vida e consiste em aceitar as coisascomo elas são, adaptar-se às circunstâncias adversas e utilizá-las em benefício próprio. Enquanto cavalos e cavaleiroslutam contra a fúria da enchente até a exaustão e a morte, o burrinho poupa suas forças e se deixa levar pela cor-renteza, aproximando-se aos poucos da margem oposta do rio, são e salvo. O comportamento de Sete-de-Ouros podeser associado à sabedoria estóica, que aconselha o domínio das paixões e a serena aceitação da vida tal como ela seprocessa. Essas qualidades faltaram aos que sucumbiram na travessia do rio da Fome, metáfora da vida adversa.Resposta: a

Quando nos apresentam os homens vistos pelos olhos dos animais, as narrativas em que aparecem o burrinhopedrês, do conto homônimo (Sagarana), os bois de “Conversa de bois” (Sagarana) e a cachorra Baleia (Vidassecas) produzem um efeito dea) indignação, uma vez que cada um desses animais é morto por algozes humanos.b) infantilização, uma vez que esses animais pensantes são exclusivos da literatura infantil.c) maravilhamento, na medida em que os respectivos narradores servem-se de sortilégios e de magia para

penetrar na mente desses animais.d) estranhamento, pois nos fazem enxergar de um ponto de vista inusitado o que antes parecia natural e

familiar.e) inverossimilhança, pois não conseguem dar credibilidade a esses animais dotados de interioridade.

Os pontos de vista dos animais nas obras citadas provocam um efeito de estranhamento, uma vez que rela-tivizam os valores com que a humanidade está acostumada a interpretar o mundo e a si própria. No caso do conto“O Burrinho Pedrês”, de Sagarana, mostra-se o quanto a agitação e a intrepidez dos homens podem levá-los àmorte; em “Conversa de Bois”, também de Sagarana, apresenta-se a visão dos bois diante das injustiças e do sadis-mo de um carreiro mau, chamado Agenor Soronho. Em Vidas Secas, a humanização de Baleia e sua relativa com-plexidade psicológica acentuam o processo de animalização a que a família de retirantes é submetida.Resposta: d

No conto de Guimarães Rosa a que pertence o excerto, a presença de um animal que é “sábio” e forma juí-zos supõe uma concepção da naturezaa) contrária àquela que é expressa pelo Anjo, no Auto da barca do inferno.b) idêntica à de Jacinto (A cidade e as serras), que se converte ao culto da natureza virgem e intocável,

quando escolhe a vida rural.c) contrária à que, predominantemente, se afirma na poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.d) idêntica àquela que é exposta pelo autor de Vidas secas, no prefácio que escreveu para o livro.e) semelhante à que se manifesta, sobretudo, nos capítulos finais de Memórias de um sargento de milícias.

A concepção da natureza apresentada no excerto de O burrinho pedrês parte da hipótese de que animais,como o burrinho em questão, são capazes de desenvolver raciocínios, tomar decisões e se comportar a partir deconclusões próprias; isso caracteriza o efeito retórico da personificação ou prosopopéia. Na obra atribuída aAlberto Caeiro, ao contrário, a natureza é apresentada sempre desprovida de sensações ou pensamentos, uma vezque são apenas coisas em si mesmas, como se vê, por exemplo, no fragmento seguinte, de Poemas inconjuntos:

“Às vezes ponho-me a olhar para uma pedra.Não me ponho a pensar se ela sente.Não me perco a chamar-lhe minha irmã.Mas gosto dela por ela ser uma pedra,Gosto dela porque ela não sente nada.”

Resposta: c

Resolução

Questão 19t

Resolução

Questão 18tResolução

10FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 11: fuvest 2009

Como exemplos da expressividade sonora presente neste excerto, podemos citar a onomatopéia, em “Chu-áa!Chu-áa...”, e a fusão de onomatopéia com aliteração, ema) “vestindo água”. d) “filho do fundo”.b) “ruge o rio”. e) “fora de hora”.c) “poço doido”.

Em “ruge o rio”, o efeito estilístico de expressividade sonora se dá pela fusão da onomatopéia (“ruge”, re-produção aproximada de um som natural, no caso a turbulência das águas) com a aliteração (repetição de fone-mas idênticos, no caso o r, no início das palavras, sugestivo de ruídos provocados pela correnteza). A expressãoreflete o momento do “dilúvio” que “não dava fim”, responsável por tragar todos os cavalos e seus cavaleiros —exceto o burrinho Sete-de-Ouros, Badu, que estava abraçado a ele, e Francolim, que se agarrou ao seu rabo.

Resposta: b

Texto para as questões de 21 a 23

Assim se explicam a minha estada debaixo da janela de Capitu e a passagem de um cavaleiro, um dandy,como então dizíamos. Montava um belo cavalo alazão, firme na sela, rédea na mão esquerda, a direita à cinta,botas de verniz, figura e postura esbeltas: a cara não me era desconhecida. Tinham passado outros, e aindaoutros viriam atrás; todos iam às suas namoradas. Era uso do tempo namorar a cavalo. Relê Alencar: “Porqueum estudante (dizia um dos seus personagens de teatro de 1858) não pode estar sem estas duas coisas, umcavalo e uma namorada”. Relê Álvares de Azevedo. Uma das suas poesias é destinada a contar (1851) queresidia em Catumbi, e, para ver a namorada no Catete, alugara um cavalo por três mil-réis...

Machado de Assis. Dom Casmurro.

As formas verbais “Tinham passado” (linha 3) e “viriam” (linha 4) traduzem idéia, respectivamente, de ante-rioridade e de posterioridade em relação ao fato expresso pela palavraa) “explicam”. d) “dizíamos”.b) “estada”. e) “montava”.c) “passagem”.

Tomando-se como referência o fato expresso pela palavra “passagem”, o pretérito mais-que-perfeito“Tinham passado” marca anterioridade, e o futuro do pretérito “viriam”, posterioridade.

Resposta: c

Com a frase “como então dizíamos” (linha 2), o narrador tem por objetivo, principalmente,a) comentar um uso lingüístico de época anterior ao presente da narração.b) criticar o uso de um estrangeirismo que caíra em desuso.c) marcar o uso da primeira pessoa do plural.d) registrar a passagem do cavaleiro diante da janela de Capitu.e) condenar o modo como se falava no passado.

Na passagem “como então dizíamos”, ao usar o pretérito imperfeito, o narrador comenta o estrangeiris-mo “dandy” situando esse uso lingüístico num momento anterior ao presente da narrativa.

Resposta: a

Resolução

Questão 22t

Resolução

Questão 21t

Resolução

Questão 20t

11FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 12: fuvest 2009

12FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Considerando-se o excerto no contexto da obra a que pertence, pode-se afirmar corretamente que as referên-cias a Alencar e a Álvares de Azevedo revelam que, em Dom Casmurro, Machado de Assisa) expôs, embora tardiamente, o seu nacionalismo literário e sua conseqüente recusa de leituras estrangeiras.b) negou ao Romantismo a capacidade de referir-se à realidade, tendo em vista o hábito romântico de tudo

idealizar e exagerar.c) recusou, finalmente, o Realismo, para começar o retorno às tradições românticas que irá caracterizar seus

últimos romances.d) declarou que o passado não tem relação com o presente e que, portanto, os escritores de outras épocas não

mais merecem ser lidos.e) utilizou, como em outras obras suas, elementos do legado de seus predecessores locais, alterando-lhes,

entretanto, contexto e significado.

No excerto, o narrador, Bento Santiago, refere-se a autores românticos como forma de documentar e ilus-trar a prática do namoro na época de sua adolescência, contemporânea à cultura romântica. Desse modo,deixa implícita a observação da mutabilidade das práticas sociais.

Resposta: e

Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar

“[...] escreveu o que é mais poemaQue romance, e poema menosQue um mito, melhor que Vênus.”

Segundo Bandeira, em Iracema,a) Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e

personagens históricas.b) o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado

pela constituição de um mito literário.c) a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia.d) ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitolo-

gia clássica.e) estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa

romanesca, e o termo inferior, o mito.

José de Alencar incorporou à prosa literária de Iracema elementos pertencentes à poesia na busca de umanova linguagem que traduzisse um ideal nacionalista de composição artística. Ao mesmo tempo, o autor obser-va na “carta ao Dr. Domingos Jaguaribe”, presente nas edições do livro, que pretendeu recontar a origem doseu Estado natal de forma afetiva, como se fosse um mito — narrativa ocorrida num tempo primordial, que in-corpora elementos fantásticos e explica a origem das coisas, no caso a conquista do Ceará (sinédoque do Bra-sil e da América) e o estabelecimento de uma cultura civilizada, mas que assimila traços da cultura indígena.Assim, segundo Manuel Bandeira, Iracema “é mais poema que romance”, mas, sobretudo, constrói uma narra-tiva de caráter mítico (“poema menos que um mito”).

Resposta: b

Resolução

Questão 24t

Resolução

Questão 23t

Page 13: fuvest 2009

Dos termos sublinhados nas frases abaixo, o único que está inadequado ao contexto ocorre em:a) O mundo está na iminência de enfrentar o recrudescimento da fome devido à escassez de alimentos.b) Para atender a todos os interessados no concurso, foi preciso dilatar o prazo das inscrições.c) Ao fazer cópias de músicas e filmes pela internet, é preciso ter cuidado para não infringir a lei.d) O município que se tornou símbolo da emigração brasileira para os EUA tenta se adaptar ao movimento

migratório inverso.e) A cobrança de juros excessivos, com o objetivo de aferir lucro exagerado, desestimula o crescimento da pro-

dução.

O termo adequado ao contexto seria auferir, em lugar de “aferir”. Com efeito, auferir significa obter,colher, ter, tirar, enquanto “aferir” significa ou conferir, comparar, cotejar, ou avaliar, estimar. Ora, no con-texto, trata-se de auferir lucros exagerados, e não de “aferir lucros exagerados”.

Resposta: e

“Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muitobonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que elepróprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregose do muro externo.”

Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreendera) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

É possível depreender do texto que na cidade de Alexandria, fundada e projetada por Alexandre, o Grande,havia templos para culto a deuses egípcios e gregos.Essa fusão de culturas da Grécia, do Egito e do Oriente Médio, decorrente da expansão do Império Macedô-nico de Alexandre, é denominada helenismo.

Resposta: a

“A Idade Média européia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, aomesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pelacultura greco-romana.”

José Ortega y Gasset (1883-1955).

O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida.b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica.c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural.e) criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islão.

Questão 27t

Resolução

Questão 26t

Resolução

Questão 25t

13FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 14: fuvest 2009

A Idade Média européia foi se construindo em meio à decadência do mundo romano antigo e da fusão de di-versos elementos culturais. Nesse fragmento, Ortega y Gasset expõe sua visão sobre a construção dessa civili-zação, caracterizada pelas influências das heranças greco-romana e islâmica.

Resposta: c

“Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estadomanter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.”Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter doa) liberalismo. d) escravismo.b) feudalismo. e) corporativismo.c) mercantilismo.

Características como o sistema colonial e o incentivo ao comércio fazem parte da Política Econômica Mercan-tilista, típica dos Governos Absolutistas, que monopolizam a força militar e se beneficiam do desenvolvimen-to comercial de suas nações.

Resposta: c

A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portugue-sa, caracterizou-se pora) ser independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação.b) ser responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham à escravidão.c) ter estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos africanos.d) ter-se desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da colônia.e) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colônia.

No período colonial, por decreto da Coroa portuguesa, a criação de gado deixou a zona litorânea nordestinae rumou em direção ao interior, no Vale do São Francisco, onde se desenvolveu em função do mercado inter-no que havia se formado na Colônia, devido à mineração.No caso da região Sul, a atividade ganhou expressão, no século XVII, devido à existência de rebanhos prove-nientes da destruição das missões jesuíticas, que atraíram criadores de outras regiões. Estes passaram a se de-dicar à exportação do couro, ao charque e ao abastecimento da região mineradora.

Resposta: d

“Nossas instituições vacilam, o cidadão vive receoso, assustado; o governo consome o tempo em vãs recomen-dações... O vulcão da anarquia ameaça devorar o Império: aplicai a tempo o remédio.”

Padre Antonio Feijó, em 1836.

Essa reflexão pode ser explicada como uma reação àa) revogação da Constituição de 1824, que fornecia os instrumentos adequados à manutenção da ordem.b) intervenção armada brasileira na Argentina, que causou grandes distúrbios nas fronteiras.c) disputa pelo poder entre São Paulo, centro econômico importante, e Rio de Janeiro, sede do governo.d) crise decorrente do declínio da produção cafeeira, que produziu descontentamento entre proprietários

rurais.e) eclosão de rebeliões regionais, entre elas, a Cabanagem no Pará e a Farroupilha no sul do país.

Questão 30t

Resolução

Questão 29t

Resolução

Questão 28tResolução

14FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 15: fuvest 2009

As preocupações e temores do padre Antônio Feijó, que naquele momento ocupava a Regência Una do Im-pério, decorriam da instabilidade gerada no Estado monárquico, centralista e autoritário pelas diversas re-voltas armadas que vinham eclodindo, em algumas províncias, com fortes teores Liberais — Leia-se federalistas —,como as citadas na alternativa correta.

Resposta: e

“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre,não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas esperoque deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”

Abraham Lincoln, em 1858.

Esse texto expressa aa) posição política autoritária do presidente Lincoln.b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.

O texto do então candidato à Presidência Abraham Lincoln tematiza o problema que a manutenção da es-cravidão traria à unidade nacional. Às vésperas da Guerra de Secessão (1861-1865), a escravidão persistia comoimportante realidade econômica apenas nos Estados sulistas, provocando divergências com amplos setores doNorte dos Estados Unidos.

Resposta: e

A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil,estão associadas aa) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas

pelo capitalismo na Itália e no Japão.b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam a Itália e

o Japão.c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de

matérias-primas.e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da po-

pulação brasileira.

A questão faz referência a um período de intensa chegada de imigrantes ao Brasil: a passagem do século XIXpara o início do século XX. A única alternativa que associa corretamente os interesses e motivações do proces-so de imigração de italianos e japoneses cita a política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura,iniciada no II Reinado, que concedia terras e trabalho para os imigrantes. Há também uma referência às trans-formações sociais provocadas pelo avanço do capitalismo na Itália e no Japão, quando a industrialização,incentivada pela unificação italiana e pelo avanço do imperialismo japonês, desestruturou as economias agrá-rias de cada uma das regiões citadas.

Resposta: a

Resolução

Questão 32t

Resolução

Questão 31tResolução

15FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 16: fuvest 2009

Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu:“… a política se orienta não mais pela vontade popular livremente manifesta, mas pelos caprichos de umnúmero limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pretendem um lugar nas assem-bléias estaduais e federais”.

A crise nacional, 1925.

De acordo com o texto, o autora) critica a autonomia excessiva do poder legislativo. d) critica o poder oligárquico.b) propõe limites ao federalismo. e) defende a supremacia política do sul do país.c) defende o regime parlamentarista.

A crítica do jornalista Júlio de Mesquita Filho ressalta uma das características do regime oligárquico vigente no Brasildurante a chamada República Velha e, sobretudo, entre os governos Prudente de Moraes (1894-98) e WashingtonLuiz (1926-30). A referência a “um número limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pre-tendem um lugar nas assembléias estaduais e federais” denuncia a articulação da aliança do Café com Leite com aPolítica dos Governadores na defesa dos interesses das oligarquias agrárias sob comando dos coronéis.Resposta: d

Em três momentos importantes da história européia — Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 — nota-se a presença de uma força ideo-lógica comum a todos esses acontecimentos.Trata-se doa) totalitarismo. d) conservadorismo.b) nacionalismo. e) socialismo.c) imperialismo.

Em meio à industrialização e à ascensão da burguesia, no século XIX, as revoluções européias de 1830 e 1848expressavam ideais liberais e nacionalistas.Da mesma maneira, a Primeira Guerra Mundial e os movimentos fascista e nazista foram reflexos econômicose políticos do capitalismo que se caracterizavam por exortar o nacionalismo.Resposta: b

Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia(1973-1985) e chilena (1973-1990).Todas elasa) receberam amplo apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental.b) combateram um inimigo comum, os grupos esquerdistas, recorrendo a métodos violentos.c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.d) apoiaram-se em idéias populistas para justificar a manutenção da ordem.e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.

Durante o período denominado Guerra Fria, a América Latina testemunhou o surgimento de vários governosditatoriais comandados por militares. Alinhados à política norte-americana de contenção do comunismo, taisditaduras perseguiram cidadãos, partidos, grupos e organizações considerados “esquerdistas”, recorrendo amétodos brutais, como prisões arbitrárias, seqüestros, práticas de tortura e execuções sumárias.

Resposta: b

Resolução

Questão 35t

Resolução

Questão 34t

Resolução

Questão 33t

16FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 17: fuvest 2009

Texto para as questões 36 e 37

Two in every three people on the planet — some 4 billion in total — are “excluded from the rule of law.”In many cases, this begins with the lack of official recognition of their birth: around 40% of the developingworld’s five-year-old children are not registered as even existing.

Later, people will find that the home they live in, the land they farm, or the business that they start, is notprotected by legally enforceable property rights. Even in the rare cases when they can afford to go to court,the service is poor. India, for example, has only 11 judges for every 1 million people.

These alarming statistics are contained in a report from a commission on the legal empowerment of thepoor, released on June 3rd at the United Nations. It argues that not only are such statistics evidence of graveinjustice, they also reflect one of the main reasons why so much of humanity remains mired in poverty.Because they are outside the rule of law, the vast majority of poor people are obliged to work (if they workat all) in the informal economy, which is less productive than the formal, legal part of the economy.

The Economist, June 7th 2008.

De acordo com o texto,a) dois terços da população mundial vivem à margem da lei.b) quarenta por cento dos recém-nascidos no mundo não são registrados.c) o comércio em países em desenvolvimento é rigidamente regulado.d) casos de posse ilegal de terra são combatidos pelos governos de países pobres.e) os cidadãos de países em desenvolvimento esperam muito tempo para obter documentos pessoais.

Lê-se no início do texto: “Two in every three people on the planet … are excluded from the rule of law.”

Resposta: a

O relatório citado no texto observa quea) a ilegalidade é uma condição combatida em países subdesenvolvidos.b) os dados estatísticos sobre a pobreza no mundo são incompletos.c) o fortalecimento do poder legal dos pobres melhoraria sua condição econômica e social.d) a pobreza só poderia ser combatida com a intervenção das Nações Unidas.e) a economia informal está em vias de ser abolida.

Infere-se a resposta a partir de todo o texto. De início, percebe-se que essas pessoas não são cidadãos, poisnão têm o registro de nascimento. Por outro lado, trabalham em uma economia informal, não têm título depropriedade da terra em que vivem, suas empresas também não são registradas e não têm acesso ao sistemajudiciário. Então, conclui-se que, se o poder legal dessas pessoas fosse fortalecido, elas teriam melhor condiçãoeconômica e social.

Resposta: c

Texto para as questões de 38 a 40

In 1993, the dawn of the Internet age, the liberating anonymity of the online world was captured in awell-known New Yorker cartoon. One dog, sitting at a computer, tells another: “On the Internet, nobodyknows you’re a dog.” Fifteen years later, that anonymity is gone.

Technology companies have long used “cookies,” little bits of tracking software slipped onto yourcomputer, and other means, to record the Web sites you visit, the ads you click on, even the words you enterin search engines — information that some hold onto forever. They’re not telling you they’re doing it, and

Resolução

Questão 37t

Resolução

Questão 36t

17FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 18: fuvest 2009

they’re not asking permission. Internet service providers (I.S.P.’s) are now getting into the act. Because theycontrol your connection, they can keep track of everything you do online, and there have been reports thatI.S.P.’s may have started to sell the information they collect.

The driving force behind this prying is commerce. The big growth area in online advertising right now is“behavioral targeting.” Web sites can charge a premium if they are able to tell the maker of an expensivesports car that its ads will appear on Web pages clicked on by upper-income, middle-aged men.

The New York Times, April 5th 2008.

ISP = Provedores de serviço de internet.

As personagens dos quadrinhos, mencionadas no texto, se vangloriam dea) sua alegria de viver.b) seu anonimato.c) sua capacidade de navegar na internet.d) seu mundo longe das telas.e) sua vida simples, como a de um cão.

Lê-se em: “... the liberating anonymity of the online world was captured in a well-known New Yorker cartoon.One dog, sitting at a computer, tells another: “On the internet, nobody knows you’re a dog.”

Resposta: b

Segundo o texto, os provedores de interneta) mantêm sigilo sobre os hábitos de navegação e comportamentos dos usuários.b) têm dificuldade de bloquear a invasão de programas espiões em nossos computadores.c) pedem autorização para indicar o endereço do usuário a terceiros, como sites de comércio eletrônico.d) obtêm dados a respeito de nossas ações na internet, havendo suspeita de que eles os vendem.e) cobram pela utilização de alguns sites de vendas, a eles conveniados.

Lê-se em: “Because they control your connection, they can keep track of everything you do online, and therehave been reports that (I.S.P.’s) may have started to sell the information they collect.”

Resposta: d

De acordo com o texto, a evolução da internet nos últimos quinze anos permite concluir quea) o foco principal do comércio eletrônico são homens de meia idade.b) a liberdade de expressão é o bem mais cultuado no mundo digital.c) a supressão de “cookies” é um grande problema das empresas de tecnologia.d) as buscas dos usuários na internet são previsíveis.e) a vigilância a que somos submetidos é resultado de interesses comerciais.

Lê-se em: “The driving force behind this prying is commerce.” (A força motriz por trás dessa bisbilhotice é ocomércio.)

Resposta: e

Resolução

Questão 40t

Resolução

Questão 39t

Resolução

Questão 38t

18FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 19: fuvest 2009

As previsões catastrofistas dos “neomalthusianos” sobre o crescimento demográfico e sua pressão sobre os re-cursos naturais não se confirmaram, notadamente, porquea) o processo de globalização permitiu o acesso voluntário e universal a meios contraceptivos eficazes, impac-

tando, sobretudo, os países em desenvolvimento.b) a nova onda de “revolução verde”, propiciada pela introdução dos transgênicos, afastou a ameaça de fome

epidêmica nos países mais pobres.c) as ações governamentais e a urbanização implicaram forte queda nas taxas de natalidade, exceto em países

muçulmanos e da África Subsaariana, entre outros.d) o estilo de vida consumista, maior responsável pela degradação dos recursos naturais, vem sendo superado

desde a Conferência Rio-92.e) os fluxos migratórios de países pobres para aqueles ricos que têm crescimento vegetativo negativo com-

pensaram a pressão sobre os recursos naturais.

A teoria demográfica neomalthusiana, surgida no século XX, alertava para o fato de que o crescimento dapopulação mundial superaria a capacidade mundial de produção de alimentos.Porém essa teoria deixou de considerar alguns aspectos importantes do processo, como a evolução tecnológi-ca, a desigualdade dos níveis de consumo e a redução das taxas de natalidade como efeito da urbanização ede ações governamentais.Apenas em regiões onde os níveis de urbanização são baixos, como a África Subsaariana e os países muçulmanos,o crescimento vegetativo ainda é alto; porém, por pobreza ou influência religiosa, os níveis de consumo são baixos.

Resposta: c

Tomando por base o mapa ao lado, aponte a alternativa quedescreve corretamente a situação atual da área questionada.a) Na província sudanesa de Darfur, em territórios do anti-

go Estado de Rabah, trava-se, hoje, uma sangrenta guerracivil, envolvendo, entre outros, diferentes grupos étni-cos e religiosos.

b) Nas antigas possessões zanzibaritas vêm ocorrendo, hávários anos, violentas disputas entre diversos grupos tri-bais em torno do controle da produção de petróleo.

c) Ao norte dos antigos estados Bôeres, região então conhe-cida como Bechuanalândia, travou-se, há poucos anos,violenta luta, envolvendo os grupos étnicos tutsis e hutus.

d) No extremo ocidental do Golfo da Guiné, ao sul da re-gião anteriormente controlada pelos mouros, os confli-tos atuais estão relacionados à disputa pelo controle dasricas jazidas de prata ali existentes.

e) A Etiópia, que sempre teve fronteiras relativamente bemdefinidas, foi, por essa mesma razão, o único país afri-cano capaz de manter a paz interna até nossos dias.

O continente africano é palco de diversos conflitos, sendo Darfur um dos mais comentados nos últimos anos.Localizada na porção oeste do Sudão, em territórios do antigo Estado de Rabah, a província de Darfur temviolentos conflitos entre grupos étnicos locais, favoráveis ao separatismo, e milícias, notadamente de base reli-giosa islâmica, supostamente armadas pelo governo sudanês. O conflito teve início em 2003, e deixou milha-res de mortos e mais de dois milhões de refugiados.

Resposta: a

Resolução

Fonte: Adaptado de João Carlos Rodrigues. Pequena Históriada África Negra, 1990.

Questão 42t

Resolução

Questão 41t

19FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 20: fuvest 2009

Considere os mapas e as afirmações abaixo.

I. Atualmente, observam-se significativos graus de degradação de ecossistemas marinhos e costeiros, sendoo mangue um dos mais afetados, especialmente, em decorrência de sua posição próxima às principaisfontes de poluição.

II. Dentre as mais graves ameaças às regiões coralíferas do planeta, estão os efluentes lançados por acidentescom embarcações, o aquecimento global, a exploração predatória e a poluição em zonas costeiras.

III. Os mangues constituem-se em ecossistemas resistentes e adaptáveis a mudanças físicas, o que se compro-va por sua distribuição independente de zonas térmicas.

IV. As regiões coralíferas, embora permanentemente ameaçadas de degradação, estão entre os ecossistemasmais resistentes do planeta, tal como ocorre com os mangues.

Está correto apenas o que se afirma ema) I. d) II e III.b) II. e) I, III e IV.c) I e II.

A afirmação III está incorreta, pois os mangues são ecossistemas frágeis, que são encontrados nas áreas lito-râneas e sofrem com a ocupação humana. Outro erro é afirmar que a distribuição dos mangues é indepen-dente de zonas térmicas, já que o mapa mostra os mangues concentrados na zona intertropical do globo.A afirmação IV erra ao colocar as regiões coralíferas entre os ecossistemas mais resistentes do planeta.

Resposta: c

Considere duas hipóteses sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de 10.000 anos.Hipóteses:I. Migrações oriundas da Ásia, passando pelo estreito de Bering.II. Migrações oriundas da Polinésia, via Oceano Pacífico.Quanto a fatos geográficos que as sustentam, é correto afirmar que a hipótesea) I apóia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade

nessa região.b) I explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria,

por terra.c) II associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a

vinda pelas ilhas do Pacífico.d) II relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante

as glaciações.e) II refere-se à ocorrência de correntes marinhas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navega-

ção no Pacífico.

Questão 44t

Resolução

Fonte: www.ecoworld.com. Acessado em junho de 2008.

60°N

30°N

30°S

60°S

5200 km

MANGUES

Fonte: www.oceanservice.noaa.gov. Acessado em junho de 2008.

60°N

30°N

30°S

60°S

5200 km

ZONAS CORALÍFERAS

Questão 43t

20FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 21: fuvest 2009

Uma das teorias da origem do homem americano leva em conta a imigração asiática realizada pela travessia doestreito de Bering (cerca de 35km entre o Alasca e a região Siberiana). De acordo com essa teoria, o fenôme-no das glaciações foi decisivo, pois possibilitou a formação de uma “ponte de gelo”, auxiliando a travessia dos ani-mais e humanos.

Resposta: b

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abai-xo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à con-fecção de mapas temáticos de escala pequena, en-quanto as fotografias aéreas servem de base à con-fecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto este-jam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos elessão disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagensde satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma ema) I, apenas. d) I e III, apenas.b) II, apenas. e) I, II e III.c) II e III, apenas.

A cartografia, durante o século XX, evoluiu a passos largos: auxiliada pela computação, adquiriu maior graude detalhe e precisão das imagens. A utilização de novos instrumentos, como os satélites, inovou as técnicasde sensoriamento remoto ao adicionar informações indispensáveis à produção de mapas atuais, servindo debase para a confecção de mapas temáticos de pequena escala.A aerofotogametria utiliza seqüência de fotos sobrepostas obtidas a partir de câmeras instaladas em aviões,servindo de base para a confecção de cartas topográficas de grande escala.As informações geográficas cartografadas apresentam aplicações para os diferentes ramos da sociedade,sendo utilizadas para monitoramento ambiental e muitas vezes para fins militares.

Resposta: e

Segundo a CETESB, depois de cinco anos de melhora, aqualidade do ar na metrópole de São Paulo voltou a piorarnos últimos dois anos. O número de vezes em que a quali-dade do ar ficou inadequada ou má foi 54% maior em2007, se comparada à de 2006. Dentre possíveis causas econseqüências, é correto afirmar que a gravidade do pro-blema da poluição, a partir de 2006,a) aumentou, em função do forte crescimento das taxas

de industrialização na capital e no litoral e em razão dadesobediência legal das indústrias dessas áreas.

b) teve desdobramentos, como a expansão da área maispoluída, em função do aumento da emissão de polu-entes por veículos automotores e outras fontes.

c) aumentou, em virtude de um novo fenômeno, o daemissão de gás ozônio pela frota de automóveis bicom-bustíveis, concentrada na região metropolitana.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Fonte: Adaptado de Folha de S. Paulo, março de 2008.

Questão 46t

Resolução

Fonte: INPE/LANDSAT/CBERS-2.

IMAGEM DE SATÉLITE

Fonte: Base Aerofotogrametria.

FOTOGRAFIA AÉREAQuestão 45tResolução

21FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 22: fuvest 2009

d) teve desdobramentos sobre a formação das ilhas de calor, cujos efeitos de aquecimento foram atenuadosno centro da região metropolitana.

e) aumentou, em função do crescimento econômico do interior do Estado e em virtude da ausência de legis-lação sobre emissão de poluentes nessa região.

A qualidade do ar piorou na metrópole de São Paulo, quando se compara 2007 a 2006. Essa situação decorre,basicamente, do aumento da frota motorizada, nos últimos anos.

Resposta: b

Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de infor-mações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestrutu-ração de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas

as capitais dos Estados.b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da

Transnordestina.c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e

interligando as áreas costeiras do país.d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-

Paraná e do Rio São Francisco.e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba

(RJ) e Pecém (CE).

A fluidez de informações e mercadorias está vinculada à fluidez territorial. Tal fenômeno potencializa a veloci-dade dos fluxos da globalização e, por conseqüência, a competitividade internacional.O governo brasileiro tenta diminuir o “Custo Brasil”, tornando o país mais competitivo no cenário internacio-nal, ao incentivar a construção e modernização de portos, como o de Sepetiba e Pecém.

Resposta: e

O Brasil é uma República Federativa que apresenta muitas desigualdades regionais. Confrontando-se doisaspectos — a igualdade jurídica entre os Estados-membros e as disparidades econômicas entre as regiões —pode-se afirmar quea) o desequilíbrio econômico regional vem sendo, ao menos parcialmente, atenuado pelo menor número de

representantes do Sudeste no Congresso Nacional, em comparação aos do Norte e Nordeste.b) a região Norte é a menos representada no Congresso Nacional, fato notável principalmente no Senado,

derivando daí uma situação de desigualdade perante as demais regiões.c) a região Sul goza de ampla maioria de representação no Congresso Nacional, o que lhe tem permitido obter

vantagens na redistribuição dos repasses federais.d) o princípio da igualdade, garantido pelo número fixo de senadores por Estado, permite uma distribuição

equilibrada dos repasses federais, entre as diferentes regiões do país.e) os Estados nordestinos, apesar de sua pouca representatividade no Congresso, vêm assumindo liderança na

definição das políticas monetária e cambial no país.

A questão não tem resposta, porque o número de representantes das regiões Sudeste, Norte e Nordeste noCongresso Nacional é o seguinte:SUDESTE: 191 representantes, sendo 179 Deputados Federais e 12 Senadores.

Resolução

Questão 48t

Resolução

Questão 47t

Resolução

22FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 23: fuvest 2009

NORTE: 86 representantes, sendo 65 Deputados Federais e 21 Senadores.NORDESTE: 178 representantes, sendo 151 Deputados Federais e 27 Senadores.Dessa forma, constata-se que o número de representantes do Sudeste supera o do Norte e o do Nordeste.

Comentário: Na verdade, para se validar a afirmação da alternativa a, seria necessário interpretá-la da seguinteforma: “para atenuar as desigualdades, a representação PROPORCIONAL em relação ao número de habitantes doSudeste é menor que o do Norte e do Nordeste”. Mas não é isso o que está escrito no texto.

Sem resposta

Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente pre-dominava a vegetação do Cerrado.I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em fun-

ção do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos

solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaú-

cho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.Está correto o que se afirma ema) I, apenas. d) I e II, apenas.b) II, apenas. e) I, II e III.c) III, apenas.

O avanço do cultivo da soja no centro-oeste tem provocado intenso desmatamento no domínio do cerrado.Por outro lado, o avanço desse cultivo nessa região, com tecnologia apropriada, permitiu que o problema dabaixa fertilidade dos solos fosse resolvido por meio da utilização de fertilizantes em larga escala.

Resposta: d

A recente urbanização brasileira tem características parcialmente representadas nas situações I e II dos esque-mas acima. Considerando essas situações, é correto afirmar que, entre outros processos,a) I representa a involução urbana de uma metrópole regional.b) I representa a perda demográfica relativa da cidade central de uma Região Metropolitana.c) II representa o desmembramento territorial e criação de novos municípios.d) II representa a formação de uma região metropolitana, a partir do fenômeno da conurbação.e) II representa a fusão político-administrativa de municípios vizinhos.

Limite municipal

Situação I

População urbana

Área urbana

LEGENDA

Momento 1 Momento 2

Momento 1 Momento 2

Situação II

Questão 50t

Resolução

Questão 49t

23FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 24: fuvest 2009

24FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

As situações apresentadas na questão evidenciam características do processo de urbanização brasileiro, no qual oinchaço urbano de um município acaba influenciando o crescimento demográfico do município adjacente, comoilustrado na situação I. O resultado do crescimento demográfico determina a expansão horizontal, provocando aunião espacial dos municípios — fenômeno conhecido como conurbação (situação II). Quando a conurbaçãoocorre em torno de um município polarizador, verifica-se a formação de uma região metropolitana.Resposta: d

Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin.Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque elea) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua

teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privi-

legia os mais bem adaptados.c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos,

relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução

das espécies por meio da seleção natural.e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.

Para Charles Darwin, a seleção natural representa o mecanismo pelo qual o ambiente atua sobre a variabili-dade preexistente nos indivíduos de uma espécie, “escolhendo” os que possuem as características mais ajus-tadas àquele meio.Resposta: c

A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cro-mossomos. Indique a afirmação correta:a) As espécies do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos.b) Na meiose das plantas do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes.c) Paullinia cupana é diplóide, enquanto as outras sete espécies são haplóides.d) Os gametas de Paullinia cupana têm 105 cromossomos.e) O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos.

As espécies do gênero Paullinia que possuem 24 cromossomos geram gametas com 12 cromossomos (alterna-tiva a errada). Durante a meiose, aparecem cromossomos pareados (bivalentes), em número de 12 (alternati-va b errada). Todas as espécies citadas são diplóides (alternativa c errada). O endosperma da semente dePaullinia cupana é 3n, e portanto tem 315 cromossomos (alternativa e errada).Resposta: d

Ao longo da evolução das plantas, os gametasa) tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos.b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.d) permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.e) apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.

Questão 53t

Resolução

Questão 52t

Resolução

Questão 51tResolução

Page 25: fuvest 2009

Ao longo da evolução dos vegetais, os gametas ficaram cada vez mais protegidos, o que evitou sua exposiçãoao meio aéreo e impediu sua desidratação. Esse processo começa com a formação de anterídios e arquegôniose culmina com o aparecimento do tubo polínico e do óvulo.Resposta: a

O heredograma ao lado mostra homens afetados por umadoença causada por um gene mutado que está localizadono cromossomo X.Considere as afirmações:I.Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do

gene mutado.II.Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter

herdado o gene mutado.III.Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter

criança afetada pela doença.Está correto apenas o que se afirma ema) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

A análise do heredograma permite concluir, inicialmente, que o gene mutado é recessivo. A frase II é incorre-ta, já que a menina 9 herdou, certamente, o gene mutado de seu pai, o que não pode ser afirmado com segu-rança a respeito da menina 10. A frase III é também incorreta, pois o casal 5-6 tem uma probabilidade de 25%de ter uma criança afetada. Já no casal 3-4, essa probabilidade dependerá do genótipo da mulher 4.

Resposta: a

O esquema ao lado representa uma das hipóteses paraexplicar as relações evolutivas entre grupos de animais. Apartir do ancestral comum, cada número indica o apareci-mento de determinada característica. Assim, os ramosanteriores a um número correspondem a animais que nãopossuem tal característica e os ramos posteriores, a ani-mais que a possuem.As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto dequitina” correspondem, respectivamente, aos númerosa) 1 e 6b) 2 e 4c) 2 e 5d) 3 e 4e) 3 e 5

O aparecimento de um espaço entre órgãos (como o pseudoceloma) ocorre a partir de 3. Exoesqueleto dequitina ocorre nos artrópodes, portanto, a partir de 5.

Resposta: e

Resolução

Questão 55t

Resolução

Questão 54tResolução

25FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

1 2

4 6

9 10 11

3 5

7 8 12

Pessoas com a doença

Pessoas sem a doença

Ancestral comum

Porí

fero

s

Cn

idár

ios

Pla

telm

into

s

Nem

ató

deo

s

Mo

lusc

os

An

elíd

eos

Art

róp

od

es

Eq

uin

od

erm

os

Co

rdad

os

23

4

5

6

1

Page 26: fuvest 2009

No esquema ao lado, as letras R e S representam substân-cias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos deanimais.O metabolismo das substâncias R e S produz excretas ni-trogenados. A amônia, a uréia e o ácido úrico são as subs-tâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dosanimais dos grupos X, Y e Z, respectivamente.As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:

Aminoácidos resultam do metabolismo de proteínas (R), enquanto bases nitrogenadas resultam da degradaçãode ácidos nucléicos (S). Nos peixes ósseos (X), o excreta nitrogenado predominante é a amônia. Nos mamíferos (Y)é a uréia e nas aves (Z) o ácido úrico.

Resposta: c

A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de umaangiosperma, encontra-se corretamente descrita em:

Na folha, a glicose é produzida na fotossíntese. Parte dela é consumida na respiração, e a outra parte é exporta-da para outras regiões da planta, como a raiz. Na raiz, parte da glicose é consumida na respiração celular e orestante é armazenado sob a forma de amido.Resposta: b

Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O car-bono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido fora) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.

Questão 58t

Resolução

Questão 57t

Resolução

Questão 56t

26FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

R S X Y Z

a) Proteínas Ácidos Graxos Mamíferos Peixes Ósseos Répteis

b) Ácidos Nucléicos Proteínas Aves Anfíbios Répteis

c) Proteínas Ácidos Nucléicos Peixes Ósseos Mamíferos Aves

d) Ácidos Graxos Proteínas Anfíbios Mamíferos Aves

e) Proteínas Ácidos Nucléicos Peixes Ósseos Aves Mamíferos

Folha Raiz subterrânea

a) Glicose é produzida, mas não é consumida Glicose é armazenada, mas não é consumida

b) Glicose é produzida e consumida Glicose é consumida e armazenada

c) Água é consumida, mas não é armazenada Água é armazenada, mas não é consumida

d) Água é consumida e glicose é produzida Glicose é armazenada, mas não é consumida

e) Glicose é produzida, mas não é consumida Água é consumida e armazenada

Aminoácidos

BasesNitrogenadas

Amônia X

Uréia Y

Ácido Úrido Z

R

S

Page 27: fuvest 2009

O carbono volta ao ambiente sob a forma de CO2, substância inorgânica, resultante da oxidação da glicose —gerada a partir da digestão do amido — na respiração celular, tanto num embrião de planta como nas célulasdo herbívoro.

Resposta: b

Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas nopreparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidosgraxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estara) presentes no tubo 1. d) presentes no tubo 4.b) presentes no tubo 2. e) ausentes dos quatro tubos.c) presentes no tubo 3.

Somente as soluções de dois dos tubos de ensaio têm pH adequado a uma atividade enzimática eficaz (1 e 4). Noentanto, o estômago não produz amilase, enquanto, no tubo 4, as enzimas pancreáticas são capazes de desdo-brar polissacarídeos (amido do arroz) em dissacarídeos, proteínas (albumina da clara de ovo) em peptídios, e lipí-dios (óleo de milho) em ácidos graxos e glicerol.

Resposta: d

A partir da contagem de indivíduos de uma população ex-perimental de protozoários, durante determinado tempo,obtiveram-se os pontos e a curva média registrados nográfico ao lado. Tal gráfico permite avaliar a capacidadelimite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima.

De acordo com o gráfico,a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi al-

cançada.d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.

A capacidade limite do ambiente corresponde ao número máximo de indivíduos de certa espécie que ele su-porta. Essa capacidade foi atingida, no caso desses protozoários, entre os dias 8 e 20.

Resposta: e

Resolução

Questão 60t

Resolução

Questão 59tResolução

27FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4

Arroz, clara de ovo, óleo Arroz, clara de ovo, óleo Arroz, clara de ovo, óleo Arroz, clara de ovo, óleode milho e água de milho e água de milho e água milho e água

Extrato enzimático do Extrato enzimático do Extrato enzimático do Extrato enzimático doestômago estômago pâncreas pâncreas

pH = 2 pH = 8 pH = 2 pH = 8

100

80

60

40

200

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22

Tempo (dias)

mer

od

eIn

div

ídu

os

Page 28: fuvest 2009

A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento po-pulacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada,precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:

em que as etapas B, D e F são:B — adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,D — filtração em areia,F — fluoretação.

Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,a) filtração grosseira, decantação e cloração.b) decantação, cloração e filtração grosseira.c) cloração, neutralização e filtração grosseira.d) filtração grosseira, neutralização e decantação.e) neutralização, cloração e decantação.

As etapas possuem as seguintes funções gerais:Etapa A: Filtração grosseira. Eliminação de resíduos sólidos de maior diâmetro.Etapa B: Adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio.

O objetivo é formar um precipitado gelatinoso de Al(OH)3, hidróxido de alumínio, que é obtido através das rea-ções:CaO + H2O → Ca(OH)2Al2(SO4)3 + 3Ca(OH)2 → 2Al(OH)3 + 3CaSO4

14243flocos

precipitado gelatinoso

Etapa C: Decantação. O hidróxido de alumínio sedimenta, arrastando resíduos sólidos de menor diâmetro.Etapa D: Filtração em areia. A meta é separar a fase líquida do precipitado gelatinoso.Etapa E: Cloração. A adição de compostos de cloro tem ação germicida.Etapa F: Fluoretação. A adição de compostos de flúor visa aumentar a proteção às cáries dentárias.

Resposta: a

A figura a seguir é um modelo simplificado de um sistema em equilíbrio químico. Esse equilíbrio foi atingidoao ocorrer uma transformação química em solução aquosa.

, , e representam diferentes espécies químicas.Moléculas de solvente não foram representadas.

Questão 62t

Resolução

FEDCBA

Questão 61t

28FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 29: fuvest 2009

Considere que as soluções dos reagentes iniciais são repre-sentadas por

Assim, qual das seguintes equações químicas pode representar, de maneira coerente, tal transformação?

a) H+ + Cl– + Na+ + OH– Na+ + Cl– + H2O

b) 2Na+ + CO2–3 + 2H+ + 2Cl– 2Na+ + 2Cl– + H2O + CO2

c) Ag+ + NO–3 + Na+ + Cl– AgCl + Na+ + NO–

3

d) Pb2+ + 2NO–3 + 2H+ + 2Cl– PbCl2 + 2H+ + 2NO–

3

e) NH+4 + Cl– + H2O NH4OH + H+ + Cl–

Considerando as figuras dadas, temos as seguintes proporções entre as espécies envolvidas:

Nos esquemas apresentados para os reagentes e produtos, verifica-se uma reação de precipitação na qual aproporção dos íons dissolvidos e da reação é unitária.Assim, a equação que melhor representa o processo é: Ag+ + NO–

3 + Na+ + Cl – AgCl + Na+ + NO–3

Resposta: c

Michael Faraday (1791-1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substânciagasosa que preparou diante do público que assistia a sua conferência: “Podemos experimentar do jeito que qui-sermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavio queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nadaque queime nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve na água, não forma solução aquo-sa ácida nem alcalina, e é tão indiferente a todos os órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser. Então,diriam os senhores: ‘Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar?’”A substância gasosa descrita por Faraday éa) H2(g) c) CO(g) e) NO2(g)b) CO2(g) d) N2(g)

→ gás N2 é aquele que apresenta as propriedades descritas no texto.→ gás CO2 apaga o fogo e origina solução aquosa ácida.→ gás CO sofre combustão e não é inerte no corpo humano.→ gás H2 sofre combustão.→ gás NO2 origina solução aquosa ácida.

Resposta: d

Resolução

Questão 63t

+

Proporçãona solução

123

1 cátion

1 ânionProporçãona solução

123

1 cátion

1 ânion Proporção

142444443

Na solução:1 cátion1 ânion

No sólido:1 cátion1 ânion

Resolução

29FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 30: fuvest 2009

Na Tabela Periódica, o elemento químico bromo (Br) está localizado no 4º- período e no grupo 7A (ou 17), logoabaixo do elemento cloro (Cl). Com relação à substância simples bromo (Br2, ponto de fusão –7,2°C, pontode ebulição 58,8°C, sob pressão de 1atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:

I. Nas condições ambientes de pressão e temperatura, o Br2 deve ser uma substância gasosa.

II. Tal como o Cl2, o Br2 deve reagir com o eteno. Nesse caso, o Br2 deve formar o 1,2-dibromoetano.

III. Tal como o Cl2, o Br2 deve reagir com H2, formando um haleto de hidrogênio. Nesse caso, o Br2 deve for-mar o brometo de hidrogênio.

É correto somente o que o estudante afirmou ema) I d) I e IIIb) I e II e) IIIc) II e III

• Afirmação I: Errada. A substância Br2 é líquida a 25ºC sob 1atm de pressão.

• Afirmação II: Correta

• Afirmação III: Correta. H2 + Cl2 → 2HClH2 + Br2 → 2HBr

Resposta: c

O polímero PET pode ser preparado a partir do tereftalato de metila e etanodiol. Esse polímero pode ser reci-clado por meio da reação representada por

em que o composto X éa) eteno. d) ácido metanóico.b) metanol. e) ácido tereftálico.c) etanol.

O polímero pode ser reciclado pormeio da reação de transesterificaçãoentre o polímero e o metanol. A equa-ção do processo pode ser representa-da por:

Resposta: b

Resolução

— C — C — O — CH2 — CH2 — O — + 2n X

— —

OO

— —

n

n HO — CH2 — CH2 — OH + n CH3O — C — — C — OCH3

— —

O

— —

Oetanodiol tereftalato de

metila,

Questão 65t

H — C — C — H + Br2 H — C — C — H

H

H

H

H

— —

Br Br

1,2-dibromoetanoeteno

Resolução

Questão 64t

30FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

— C — C — O — CH2 — CH2 — O — + 2n H3C — OH

— —

OO

— —

n

n HO — CH2 — CH2 — OH + n CH3O — C — — C — O — CH3

— —

O

— —

Oetanodiol tereftalato de

metila

PET metanol

Page 31: fuvest 2009

Em três balanças aferidas, A, B e C, foram colocados três béqueres de mesma massa, um em cada balança. Nostrês béqueres, foram colocados volumes iguais da mesma solução aquosa de ácido sulfúrico. Foram separadastrês amostras, de massas idênticas, dos metais magnésio, ouro e zinco, tal que, havendo reação com o ácido,o metal fosse o reagente limitante. Em cada um dos béqueres, foi colocada uma dessas amostras, ficando cadabéquer com um metal diferente. Depois de algum tempo, não se observando mais nenhuma transformaçãonos béqueres, foram feitas as leituras de massa nas balanças, obtendo-se os seguintes resultados finais:balança A: 327,92gbalança B: 327,61gbalança C: 327,10gAs massas lidas nas balanças permitem concluir que os metais magnésio, ouro e zinco foram colocados, respec-tivamente, nos béqueres das balanças a) A, B e Cb) A, C e Bc) B, A e Cd) B, C e Ae) C, A e B

Em cada béquer foi adicionado o mesmo volume de solução de ácido sulfúrico e a mesma massa de metal.Chamando de m a massa de cada metal, temos:

→ Cálculo do número de mols de cada metal:

→ O metal ouro não reage com a solução de ácido sulfúrico, não formando gás hidrogênio. Por isso, no béquerde maior massa (A) foi adicionado o metal Au.

→ Nos outros béqueres ocorrem as seguintes reações:

Mg(s) + H2SO4(aq) MgSO4(aq) + H2(g)

1mol 1mol

Zn(s) + H2SO4(aq) ZnSO4(aq) + H2(g)

1mol 1mol

Como no béquer que contém Mg se forma mais H2(g) , este béquer deve conter a menor massa

(C). Logo, o béquer (B) possui o metal Zn.

Resposta: e

m m24 3 65 4, ,

.

mmol

65 4,m

mol65 4,

mmol

24 3,m

mol24 3,

nm

molsAu =197

nm

molsZn =65 4,

nm

molsMg =24 3,

Resolução

Dados

metalmassa molar

g mol–1

Mg 24,3Au 197,0Zn 65,4

Questão 66t

31FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 32: fuvest 2009

Uma espécie de besouro, cujo nome científico é Anthonomus grandis, destrói plantações de algodão, do qualse alimenta. Seu organismo transforma alguns componentes do algodão em uma mistura de quatro compos-tos, A, B, C e D, cuja função é atrair outros besouros da mesma espécie:

Considere as seguintes afirmações sobre esses compostos:I. Dois são álcoois isoméricos e os outros dois são aldeídos isoméricos.

II. A quantidade de água produzida na combustão total de um mol de B é igual àquela produzida na combustãototal de um mol de D.

III. Apenas as moléculas do composto A contêm átomos de carbono assimétricos.

É correto somente o que se afirma ema) Ib) IIc) IIId) I e IIe) I e III

Analisando as afirmações, temos:

I. Correta

fórmula molecular: C10H18O C10H18Ofunção: álcool álcool

CH3

H2C — C

H2C — C

CH2CH2OH

C

CH3

CH2

H

——

— —

——

CH2OHH

——

C

—C

CH2—

CH2

C —

—CH3

CH3

H2C

H2C

A B

Resolução

CH3

H2C — C

H2C — C

CH2CH2OH

C

CH3

CH2

H

——

— —

——

H2C

H2C

C

— —O

C——H

— —

H

C

CH2—

CH2

C —

—CH3

CH3

C

— —

O

C— —

H

C

CH2—

CH2

C —

—CH3

CH3

—H

H2C

H2C

CH2OHH

——

C

—C

CH2—

CH2

C —

—CH3

CH3

H2C

H2C

A B

C D

——

Questão 67t

32FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 33: fuvest 2009

fórmula molecular: C10H16O C10H16Ofunção: aldeído aldeído

II. IncorretaCombustão total de B:

C10H18O + 14O2 10CO2 + 9H2O

Combustão total de D:

C10H16O + O2 10CO2 + 8H2O

III.Correta

O composto A é o único que apresenta carbonos assimétricos (C*).Resposta: e

Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aosoutros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais.Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peçaoriginal poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações dehidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, “cicatrizando” o corte.Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, é

C13H27

NNN

NH

H H

O

O

— —

G

G

ou

N N

N

N

O

O

C13H27

— —

H H

H

G

G

Questão 68t

CH3

H2C — C*

H2C — C*

CH2CH2OH

C

CH3

CH2

H

——

— —

——

A

272

H2C

H2C

C

— —

O

C——H

— —

H

C

CH2—

CH2

C —

—CH3

CH3

C

— —

O

C— —

H

C

CH2

CH2

C —

—CH3

CH3

—H

H2C

H2C

C D

33FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 34: fuvest 2009

No polímero supramolecular,

cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em quex é, no máximo,a) 1 d) 4b) 2 e) 5c) 3

O esquema mostra um modelo de possíveis ligaçõesde hidrogênio entre 2 grupos G:

Resposta: d

A pólvora é o explosivo mais antigo conhecido pela humanidade. Consiste na mistura de nitrato de potássio,enxofre e carvão. Na explosão, ocorre uma reação de oxirredução, formando-se sulfato de potássio, dióxidode carbono e nitrogênio molecular.Nessa transformação, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é oa) carbono. d) oxigênio.b) enxofre. e) potássio.c) nitrogênio.

Equação não-balanceada do processo:

Nitrogênio ⇒ ∆ = 5 – 0 = 5Enxofre ⇒ ∆ = 6 – 0 = 6Carbono ⇒ ∆ = 4 – 0 = 4Logo, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é o enxofre.

Resposta: b

K N O3 + S + C K2 S O4 + C O2 + N2

+1 +5 –2 0 0 +1 +6 –2 +4 –2 0

0

0 +6

0 +4

+5

Resolução

Questão 69t

Resolução

G

G

G

G

n,

34FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

C13H27

NNN

NH

H H

O

O

— —

N N

N

N

O

O

C13H27

— —

H H

H

4 possibilidades

Page 35: fuvest 2009

Considere uma solução aquosa diluída de ácido acético (HA), que é um ácido fraco, mantida a 25°C. A alterna-tiva que mostra corretamente a comparação entre as concentrações, em mol/L, das espécies químicas presen-tes na solução é

a) [OH–] , [A–] = [H+] , [HA]b) [OH–] , [HA] , [A–] , [H+]c) [OH–] = [H+] , [HA] , [A–]d) [A–] , [OH–] , [H+] , [HA]e) [A–] , [H+] = [OH–] , [HA]

Dados, a 25°C:Constante de ionização do HA: Ka = 1,8 × 10–5

Produto iônico da água: Kw = 1,0 × 10–14

Constantes de equilíbrio com concentrações em mol/L

O ácido acético em água sofre ionização, originando o seguinte equilíbrio:

HA(aq) H+(aq) + A–

(aq)

Por se tratar de um monoácido, a quantidade de H+ produzido nessa ionização é igual à de íons acetato (A–).Por outro lado, como se trata de um ácido fraco (Ka = 1,8 ⋅ 10–5), a concentração de moléculas não ionizadas

(HA) será maior do que a de íons H+ e A–.Finalmente, essa solução será ácida, e, com isso, a menor concentração iônica na solução será de hidroxila (OH–)proveniente da auto-ionização da água.Desse modo, temos:

[OH–] , [A–] = [H+] , [HA]

Resposta: a

Há um ano, Bruno comprou uma casa por R$50.000,00. Para isso, tomou emprestados R$10.000,00 de Edsone R$10.000,00 de Carlos, prometendo devolver-lhes o dinheiro, após um ano, acrescido de 5% e 4% de juros,respectivamente.A casa valorizou 3% durante este período de um ano. Sabendo-se que Bruno vendeu a casa hoje e pagou ocombinado a Edson e Carlos, o seu lucro foi dea) R$400,00b) R$500,00c) R$600,00d) R$700,00e) R$800,00

3% de R$50000,00 = R$1500,00.5% de R$10000,00 = R$500,00.4% de R$10000,00 = R$400,00.Com a venda da casa, Bruno recebeu R$1500,00 a mais do que ele pagou na compra.Além de devolver as quantias emprestadas, ele deve pagar ainda R$500,00 a Edson e R$400,00 a Carlos.O seu lucro, em R$, é dado por:1500,00 – 500,00 – 400,00.Portanto seu lucro foi de R$600,00.

Resposta: c

Resolução

Questão 71t

Resolução

Questão 70t

35FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 36: fuvest 2009

36FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Na figura, B, C e D são pontos distintos da circunferência de centroO, e o ponto A é exterior a ela.Além disso,(1) A, B, C e A, O, D são colineares;(2) AB = OB;(3) CÔD mede α radianos.Nessas condições, a medida de AB̂O, em radianos, é igual a

a) d)

b) e)

c)

Do enunciado, temos a figura, em que x é a medida pedida: No triângulo ACO, temos:

β + 2β = α (ângulo externo) ∴ β = (I)

Analisando o vértice B, temos:x + 2β = π ∴ x = π – 2β (II)

De (I) e (II), temos: x = π –

Resposta: c

O polinômio p(x) = x3 + ax2 + bx , em que a e b são números reais, tem restos 2 e 4 quando dividido por x – 2e x – 1, respectivamente.Assim, o valor de a éa) –6 d) –9b) –7 e) –10c) –8

O resto da divisão de p(x) por x – 2 é p(2); logo, p(2) = 2.O resto da divisão de p(x) por x – 1 é p(1); logo, p(1) = 4.

Considerando o sistema , temos:

–a = –6 (e b = 9)

Resposta: a

2 3

3

a b

a b

+ =+ =

4 2 6

3

a b

a b

+ =+ =

2 2 2 2

1 1 1 4

3 2

3 2

+ + =

+ + =

⋅ ⋅

⋅ ⋅

a b

a b

p

p

( )

( )

2 2

1 4

==

Resolução

Questão 73t

23α

α3 O

B

C

DA

2βαβ

2ββ x

0 , x , π0 , β , π0 , α , π

Resolução

π α–

23

π α–

32

π α–

2

π α–

34

π α–

4

O

B

C

DA

Questão 72t

Page 37: fuvest 2009

Os comprimentos dos lados de um triângulo ABC formam uma PA. Sabendo-se também que o perímetro deABC vale 15 e que o ângulo  mede 120º, então o produto dos comprimentos dos lados é igual aa) 25 d) 105b) 45 e) 125c) 75

Seja a P.A. (x – r, x, x + r) formada pelos comprimentos dos lados, com r . 0. Temos:x – r + x + x + r = 15 ∴ 3x = 15 ∴ x = 5Assim, temos a figura:Pelo Teorema dos co-senos: (5 + r)2 = 52 + (5 – r)2 – 2 ⋅ 5 ⋅ (5 – r) ⋅ cos 120º

Como cos120º = –cos60º = – , temos:

25 + 10r + r2 = 25 + 25 – 10r + r2 + 25 – 5r25r = 50 ∴ r = 2Os lados têm comprimentos 3, 5 e 7.O produto é igual a 3 ⋅ 5 ⋅ 7 = 105

Resposta: d

O número real a é o menor dentre os valores de x que satisfazem a equação

Então, é igual a

a) d)

b) e) 2

c) 1

Do enunciado temos:

2log2(1 + x) – log2( x) = 3, com x . 0

log2(1 + x)2 = log28 + log2( x)

log2(1 + x)2 = log2(8 x)

(1 + x)2 = 8 x

1 + 2 x + 2x2 = 8 x

2x2 – 6 x + 1 = 0

Resolvendo a equação temos:

x = ou x = .3 2 4

2+3 2 4

2–

2

22

22

22

22

22

Resolução

12

32

14

log22 4

3a +

2 1 2 2 32 2log – log .+( ) ( ) =x x

Questão 75t

12

A

CB

5

5 + r

5 – r120°

Resolução

Questão 74t

37FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 38: fuvest 2009

Assim, a =

e,

log2

log2 =

Resposta: b

A figura representa sete hexágonos regulares de lado 1 e um hexágono maior, cujos vértices coincidem comos centros de seis dos hexágonos menores. Então, a área do pentágono hachurado é igual a

a)

b)

c)

d)

e)

Do enunciado, temos a figura, em que os triângulos OAB, OBC e OCD são equiláteros de lado 1:

Sendo S a área pedida, temos:S = S1 + S1 + S2

S = S2 + S2

S = 2S2 = 2 ⋅

Resposta: e

1 34

32

2∴ =S

A

EB 1 C

F

DOS1

S1 S1

S1

S2

∆OEB ≅ ∆OFCS2 = 2S1

Resolução

32

3

3 32

2 3

3 3

Questão 76t

12

2

23 2 4

24

3

+

=–

3 2 42

38FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 39: fuvest 2009

Considere, no plano cartesiano Oxy, a circunferência C de equação (x – 2)2 + (y – 2)2 = 4 e sejam P e Q os pontosnos quais C tangencia os eixos Ox e Oy, respectivamente.Seja PQR o triângulo isósceles inscrito em C, de base PQ

—, e com o maior perímetro possível.

Então, a área de PQR é igual a

a) c) e)

b) d)

Do enunciado, temos a figura em que D é o centro da circunferência C:No triângulo retângulo OPQ, temos:

(PQ)2 = 22 + 22 ∴ (I)

Logo, DH = QH = HP = , ou seja,

Ainda:RH = DR + DH

RH = 2 + (II)Sendo S a área pedida, temos:

De (I), (II) e (III), temos:

Resposta: d

Um fabricante de cristais produz três tipos de taças para servir vinho. Uma delas tem o bojo no formato deuma semi-esfera de raio r; a outra, no formato de um cone reto de base circular de raio 2r e altura h; e a última,no formato de um cilindro reto de base circular de raio x e altura h.Sabendo-se que as taças dos três tipos, quando completamente cheias, comportam a mesma quantidade de

vinho, é correto afirmar que a razão é igual a

a) c) e)

b) d)

Do enunciado, temos as figuras, em que x . 0, r . 0 e h . 0:

r

h

2r

(II)

h

(III)(I)

x

Resolução

33

3

4 33

2 33

36

xh

Questão 78t

S =12

2 2 (2 + 2) S = 2 2 + 2⋅ ⋅ ∴

S =12

PQ RH (III)⋅ ⋅

2

DH = 22 2

2

PQ = 2 2

45° 45°45°

45°

Q2

OP

2

D

y

R

x

DQ = DP = DR = 2

H

Resolução

2 2 2+2 2 1–

2 2 4+2 22 2 2–

Questão 77t

39FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 40: fuvest 2009

Os volumes da semi-esfera, do cone e do cilindro são iguais. Assim, de (I) e (II) temos:

Analogamente, de (I) e (III), temos:

Assim, temos:

Resposta: e

O ângulo θ formado por dois planos α e β é tal que tgθ = . O ponto P pertence a α e a distância de P a β

vale 1. Então, a distância de P à reta intersecção de α e β é igual a

a)

b)

c)

d)

e)

Seja x a distância pedida:

tgθ = ∴ = ∴ y =

Pelo teorema de Pitágoras:

x2 = ( )2 + 12

x2 = 6 ∴ x =

Resposta: c

6

5

51y

55

1y

P

1

P’

x

y

α

β

θ

intersecção de α e β

Resolução

8

7

6

5

3

55

Questão 79t

3 16163

4 33

2 22

2x h

x

h

xh

= = =∴ ∴

23

23

216

33 2 3 2

22π π π π ⋅ ⋅r x h h x h

hx= = =∴ ∴( )

23

13

223

13

4 23 2 3 2π ⋅ π ⋅ π ⋅ π ⋅ ⋅r r h r r h r h= = =∴ ∴( )

40FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 41: fuvest 2009

Dois dados cúbicos, não viciados, com faces numeradas de 1 a 6, serão lançados simultaneamente. A probabili-dade de que sejam sorteados dois números consecutivos, cuja soma seja um número primo, é de

a) d)

b) e)

c)

O número de elementos do espaço amostral E é n(E) = 6 ⋅ 6 = 36.Seja A o evento “dois números consecutivos cuja soma é um número primo”:A = {(1, 2), (2, 3), (3, 4), (5, 6), (2, 1), (3, 2), (4, 3), (6, 5)} ∴ n(A) = 8.Assim:

P(A) = =

Resposta: a

OBSERVAÇÃO: Nas questões em que for necessário, adote para g, aceleração da gravidade na superfície daTerra, o valor de 10m/s2; para a massa específica (densidade) da água, o valor de 1000kg/m3 = 1g/cm3; para ocalor específico da água, o valor de 1,0cal / (g°C); para uma caloria, o valor de 4 joules.

Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma auto-estrada plana, para seguirem via-gem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade médiade 80km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava nomarco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marcozero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100km/h. Mantendo essas velocidades,seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de

a) d)

b) e)

c)

A posição de encontro para o referido problema pode ser determinada como segue:

• Equações horárias (M.U.)

SM = SP10 + 80t = 100tt = 0,5h

Logo, no encontro:SE = 10 + 80(0,5)SE = 50km

Resposta: d

S t km h

S t km hM

P

= +

=

10 80

100

, ( ; )

, ( ; )

Resolução

km40

km60

km30

km50

km20

Questão 81t

29

836

Resolução

49

23

13

59

29

Questão 80t

41FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 42: fuvest 2009

Em uma academia de musculação, uma barra B, com 2,0m de compri-mento e massa de 10kg, está apoiada de forma simétrica em doissuportes, S1 e S2, separados por uma distância de 1,0m, como indicado nafigura ao lado. Para a realização de exercícios, vários discos, de diferentesmassas M, podem ser colocados em encaixes, E, com seus centros a 0,10mde cada extremidade da barra. O primeiro disco deve ser escolhido comcuidado, para não desequilibrar a barra. Dentre os discos disponíveis,cujas massas estão indicadas abaixo, aquele de maior massa e que podeser colocado em um dos encaixes, sem desequilibrar a barra, é o disco dea) 5kg d) 20kgb) 10kg e) 25kgc) 15kg

Isolando-se a barra e o disco e marcando-se as forças que neles agem:

Como o disco e a barra estão em equilíbrio:• Ndisco = Pdisco = mdisco ⋅ g

• ΣM0 = 0

A massa máxima do disco é tal que a barra fique na iminência de sair do equilíbrio. Nessa condição, N1 = 0.Adotando-se o sentido horário dos momentos como positivo:

Pbarra ⋅ 0,5 – Ndisco ⋅ 0,4 = 0

mbarra ⋅ g ⋅ 0,5 – mdisco ⋅ g ⋅ 0,4 = 0

∴ mdisco = 12,5kg

Dessa forma, o disco de maior massa que deve ser escolhido entre os disponíveis é o de massa igual a 10kg.

Resposta: b

Um caminhão, parado em um semáforo, teve sua traseira atingida por um carro. Logo após o choque, ambosforam lançados juntos para frente (colisão inelástica), com uma velocidade estimada em 5m/s (18km/h), namesma direção em que o carro vinha. Sabendo-se que a massa do caminhão era cerca de três vezes a massa docarro, foi possível concluir que o carro, no momento da colisão, trafegava a uma velocidade aproximada dea) 72km/h d) 36km/hb) 60km/h e) 18km/hc) 54km/h

Questão 83t

N1 — força aplicada pelo suporte S1 na barra.N2 — força aplicada pelo suporte S2 na barra.Ndisco — força trocada entre o disco e a barra.Pbarra — peso da barra.Pdisco — peso do disco.

Em que

0,5m

N1 N2

Pbarra

Ndisco

Pdisco

Ndisco

0,4m

Resolução

0,5m 0,5m 0,5m 0,5m

0,10m

M

EBE S1 S2

g

Questão 82t

42FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 43: fuvest 2009

Considerando que a quantidade de movimento do sistema se conserva:(Qsist)antes = (Qsist)depois

m ⋅ v = (m + 3m) ⋅ 18

∴ v = 72km/h

Resposta: a

Um trocador de calor consiste em uma serpentina, pela qual circulam 18 litros de água por minuto. A águaentra na serpentina à temperatura ambiente (20ºC) e sai mais quente. Com isso, resfria-se o líquido que passapor uma tubulação principal, na qual a serpentina está enrolada. Em uma fábrica, o líquido a ser resfriado natubulação principal é também água, a 85ºC, mantida a uma vazão de 12 litros por minuto. Quando a tem-peratura de saída da água da serpentina for 40ºC, será possível estimar que a água da tubulação principal este-ja saindo a uma temperatura T de, aproximadamente, a) 75ºCb) 65ºCc) 55ºCd) 45ºCe) 35ºC

Considerando os corpos que constituem o trocador de calor um sistema termicamente isolado, e analisando a trocade calor por um intervalo de tempo de 1 minuto:

Qserpentina + Qtubulação principal = 0

Como não há mudança de estado físico e sendo 1kg a massa de 1L de água:

mS ⋅ cA ⋅ (θsaída – θentrada) + mT ⋅ cA ⋅ (θ’saída – θ’entrada) = 0

18(40 – 20) + 12(T – 85) = 0∴ T = 55°C

Resposta: c

Em um “freezer”, muitas vezes, é difícil repetir a abertura da porta, pouco tempo após ter sido fechado, devi-do à diminuição da pressão interna. Essa diminuição ocorre porque o ar que entra, à temperatura ambiente,é rapidamente resfriado até a temperatura de operação, em torno de –18°C . Considerando um “freezer” do-méstico, de 280L, bem vedado, em um ambiente a 27°C e pressão atmosférica P0, a pressão interna poderiaatingir o valor mínimo de

a) 35% de P0 d) 85% de P0b) 50% de P0 e) 95% de P0c) 67% de P0

Considere que todo o ar nointerior do “freezer”, noinstante em que a porta éfechada, está à temperatu-ra do ambiente.

Questão 85t

Resolução

Água dotrocadorentrando

a 20ºCSerpentina

Líquidoresfriadosaindo a

T = ?

Líquido a serresfriadoentrando

85ºC

Água dotrocadorsaindoa 40ºC

Questão 84tResolução

43FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 44: fuvest 2009

De acordo com as circunstâncias descritas, pode-se considerar que o volume de 280L de ar é submetido a umatransformação isométrica.Admitindo um comportamento ideal para esse volume de gás, tem-se:

em que:pi = P0Ti = 27 + 273 = 300Kpf = ?Tf = –18 + 273 = 255K

Procedendo-se às substituições numéricas:

∴ pf = 0,85P0

Ou seja, a pressão final do gás é 85% de P0.

Resposta: d

O que consome mais energia ao longo de um mês, uma residência ou um carro? Suponha que o consumo men-sal de energia elétrica residencial de uma família, ER, seja 300kWh (300 quilowatts ⋅ hora) e que, nesse perío-

do, o carro da família tenha consumido uma energia EC , fornecida por 180 litros de gasolina. Assim, a razãoEC/ER será, aproximadamente,

a)

b)

c) 1d) 3e) 5

O consumo de energia do carro é:EC = (30000 ⋅ 180)kJ

Como 1kWh = 3600kJ,

Assim,

Resposta: e

E

E

E

EC

R

C

R= =⇒1500

3005

E E kWhC C= =⋅ ∴30000 1803600

1500

Resolução

Calor de combustão da gasolina ≅ 30000kJ/litro1kJ = 1000J

12

16

Questão 86t

P pf0300 255

=

p

T

p

Ti

i

f

f=

Resolução

44FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 45: fuvest 2009

Dois sistemas óticos, D1 e D2, são utilizados para analisar uma lâmina de tecido biológico a partir de direçõesdiferentes. Em uma análise, a luz fluorescente, emitida por um indicador incorporado a uma pequena estru-tura, presente no tecido, é captada, simultaneamente, pelos dois sistemas, ao longo das direções tracejadas.Levando-se em conta o desvio da luz pela refração, dentre as posições indicadas, aquela que poderia corres-ponder à localização real dessa estrutura no tecido é

O raio de luz que provém da pequena estrutura e que incide perpendicularmente à superfície de separaçãotecido/ar é refratado sem apresentar desvio. Esse raio de luz é capturado pelo sistema óptico D1.Os demais raios de luz, ao serem refratados do tecido (meio mais refringente) para o ar (meio menos refrin-gente), são desviados no sentido de se afastarem das correspondentes retas normais à interface de separaçãodos meios, nos pontos de incidência.O esquema a seguir mostra os raios de luz que partem da estrutura e atingem os sistemas ópticos D1 e D2.

Resposta: c

Uma barra isolante possui quatro encaixes, nos quais são colocadas cargas elétricas de mesmo módulo, sendoas positivas nos encaixes claros e as negativas nos encaixes escuros. A certa distância da barra, a direção docampo elétrico está indicada na figura à esquerda. Uma armação foi construída com quatro dessas barras, for-mando um quadrado, como representado à direita. Se uma carga positiva for colocada no centro P daarmação, a força elétrica que agirá sobre a carga terá sua direção e sentido indicados por

P

E

– – + +

Questão 88t

C

N

D1D2

Resolução

Suponha que o tecido biológico seja transparente à luz etenha índice de refração uniforme, semelhante ao da água.

Lâminade tecidobiológico

A

E D

C

B

(Ar)D1

D2

a) Ab) Bc) Cd) De) E

Questão 87t

45FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 46: fuvest 2009

a) d)

b) e)

c)

Cada lado da armação quadrada tem a mesma configuração de cargasda configuração apresentada na figura à esquerda.Chamando os lados do quadrado de a, b, c e d e os respectivos camposelétricos de Ea, Eb, Ec e Ed, tem-se:

A direção e o sentido da força elétrica que agirá sobre a carga positi-va colocada em P coincidem com a do vetor campo elétrico em P.

Resposta: b

Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal per-manece ligado sem interrupção, operando com uma potência aproximada de 6W, mesmo quando a TV nãoestá ligada. O consumo de energia do decodificador, durante um mês (30 dias), seria equivalente ao de umalâmpada de 60W que permanecesse ligada, sem interrupção, durantea) 6 horas. c) 36 horas. e) 72 horas.b) 10 horas. d) 60 horas.

O consumo de energia elétrica de um aparelho de potência P funcionando durante um intervalo de tempo∆t é ∆ε = P × ∆t.

∆εap = ∆ε lâmp.

6W ⋅ 24h/dia ⋅ 30 dias = 60W × ∆t

∆t = 72 horas

Resposta: e

Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrola-do, formando dois conjuntos de espiras, E1 e E2, ligadosentre si e mantidos muito distantes um do outro. Emum dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com aagulha apontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.

A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movi-mentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E1.Foram analisadas três situações:I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E1.II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E1.

III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E1, retornando a sua posição inicial.

ÍmãS N

E1 Bússola

E2

Questão 90t

Resolução

Questão 89t

P

Ea

Ec

Eb

Eda c

b

d

Ep

P→

Resolução

Desconsidere eventuais efeitos de cargas induzidas.

Força nula

46FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 47: fuvest 2009

Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiên-cia, poderia ser representado por

• A orientação da bússola coincide com o campo de indução magnética no ponto onde está a bússola.• Durante o intervalo de tempo em que o ímã está parado, não há indução eletromagnética, portanto a bús-

sola não mudará sua orientação inicial.• Durante o intervalo de tempo em que há movimento do ímã, há indução eletromagnética e surgirá um

campo induzido que terá a direção Leste-Oeste.

O campo induzido gerado pela aproximação do ímã terá sentido oposto ao sentido do campo induzido gera-do pelo afastamento do ímã.A composição dos campos terrestre e induzido levam à alternativa a.

Resposta: a

Língua PortuguesaAs questões de Língua Portuguesa desta prova foram, como sempre, de nível elogiável. Os textos, bem

escolhidos, pertencem a gêneros diversos: charge, fragmentos literários e jornalístico. As questões, todas for-muladas com precisão, são predominantemente de interpretação, seja dos sentidos inscritos no texto, seja deefeitos de sentido produzidos por operações de natureza lingüística, seja ainda da melhor escolha de palavrasprescritas pelas normas da língua padrão.

LiteraturaAs questões da primeira fase da Fuvest 2009 que mais propriamente tratam de Literatura (seja em associ-

ação interdisciplinar, seja na exigência da leitura obrigatória) indicam bem o peso e o caráter que o exameconfere à disciplina e à lista de livros. O peso é atestado numericamente: são sete questões específicas da área,que abordam oito dos nove livros de leitura obrigatória (deixando de fora apenas A rosa do povo, de CarlosDrummond de Andrade), tanto em enunciados diretamente relacionados a uma obra, quanto em alternativasque, em uma única questão, trazem afirmações sobre livros diversos.

Português

TTTNNNEEEMMM ÁÁÁ OOOSSSOOOCCC IIIRRR

Resolução

O eixo do conjunto de espiras E2 tem direção leste-oeste.

(situação inicial)ímã

muitoafastado

(situação I)ímã

sendoempurrado

(situação II)ímã

paradodentro

(situação III)ímã

sendopuxado

a)

b)

c)

d)

e)

47FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES

Page 48: fuvest 2009

Quanto ao caráter das questões, nota-se uma exigência mais imediata: a compreensão precisa dos fragmentosque aparecem na prova (como se nota na questão 3, que explora a interdisciplinaridade entre Literatura e História).No entanto, a leitura atenta dos livros da lista certamente contribuiu para escolhas mais acertadas (veja-se, porexemplo, a questão 19, que cita vários deles). Dessa forma, um candidato que se dedicou à leitura em sua prepara-ção para o exame possivelmente encontrou maior facilidade no entendimento do texto que serve de base para aquestão 17, assim como identificou rapidamente o recurso estilístico de Rosa exigido na questão 20.

O nível das questões foi compatível com as exigências do exame. Em um quadro de excelência generali-zada, merece destaque a questão 18, cuja resolução depende de certa dose de sensibilidade (para perceber oefeito de “estranhamento” que os textos literários acionam), aliada à capacidade de leitura e ao cruzamentode informações diversas. Pelo especial grau de dificuldade, chamam a atenção as questões 23 (que requer per-cepção atenta dos mecanismos irônicos do estilo machadiano) e 24 (pela necessidade da compreensão precisados versos de Manuel Bandeira).

História do BrasilNa parte relativa à História do Brasil, foram mantidas as características que têm predominado nos últimos

vestibulares da Fuvest: abordagem de aspectos significativos do processo histórico brasileiro, questões em númeroreduzido, bem elaboradas e fáceis — coerentes, portanto, com os objetivos de uma prova de primeira fase.

História GeralA prova de História Geral foi composta por sete testes que abrangeram todos os períodos da História. As

formulações foram claras e não apresentaram dificuldades.

A prova apresentou dois textos recentes de importantes publicações em língua inglesa — a revista TheEconomist e o jornal The New York Times —, a partir dos quais foram elaboradas cinco questões de compreen-são, todas com alternativas em português, repetindo o mesmo padrão do exame do ano anterior.

Prova bem elaborada e de nível médio de dificuldade.

Prova com questões de dificuldade média, mas com vários problemas de redação nos enunciados e alter-nativas (em especial nas de número 46, 48 e 50).

Boa escolha de temas e excelente uso de representação cartográfica.

Prova bem distribuída em relação aos assuntos fundamentais da matéria, com questões claras e bem ela-boradas.

Foi uma excelente prova de Química.Cobraram-se conceitos básicos e importantes da Química do Ensino Médio, com questões criativas e con-

ceituais, não exigindo nenhum cálculo matemático.Parabéns à Banca examinadora de Química da Fuvest.

Prova bem elaborada, de acordo com a proposta da Fuvest para a 1ª- fase.Notamos uma concentração de questões de geometria.

A prova apresentada é adequada à seleção de candidatos, pois é conceitual e abrangente.Todas as questões versam sobre situações físicas relevantes, apresentando enunciados claros e nível de difi-

culdade compatível com o que se espera de conhecimento para ingresso na universidade.

Física

Matemática

Química

Biologia

Geografia

Inglês

História

48FUVEST/2009 – 1ª- FASE ANGLO VESTIBULARES