rui marreiros colégio militar lisboa 8.º ano de escolaridade – ciências físico-químicas...

5
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

Upload: iuri-daniel

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

Rui Marreiros

Colégio Militar

Lisboa

8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas

Barretina

3+1

Page 2: Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

Uma pequena mochila, com a finalidade de transportar um lanche, um caderno A5, um estojo e a possibilidade de carregar dispositivos electrónicos – psp e telemóvel.Para a sua construção foram utilizadas embalagens tetra pak. Possui um circuito de carga para esses pequenos dispositivos a partir de painéis solares.

Protótipo em cartolina

Page 3: Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

Planificação: 1ª semana – Escolha de materiais e construção do primeiro protótipo -uma mochila de cartolina; 2.ª semana – Continuação da construção do protótipo em cartolina, ensaio de painéis solares e preparação das embalagens tetra pak; 3.ª semana – construção da mochila em tetra pak e do circuito electrónico de carga.

O painel solar fornecido apresentou uma diferença de potencial aos seus terminais de 1.6 V e 2,2 V, com o sol encoberto e ao sol, respectivamente, Estes valores de tensão, de acordo com as especificações dos dispositivos, telemóveis e PSP. são insuficientes para os carregar. O circuito de carga consiste num regulador de tensão e uma resistência em serie.

Aluno na preparação e colagem das embalagens

Page 4: Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

O envolvimento dos alunos: - escolha dos materiais para o primeiro protótipo;- escolha do material de construção;- o equipamento a carregar - telemóveis e psp.

Bibliografia: http://electroschematics.com/4809/solar-based-multipurpose-charger/http://www.elblogalternativo.com/pt/page/70/?guid=on

Tempo de execução: 3 semanas – 45 min x 18 dias

Dificuldades e soluções: criação de um suporte pequeno e flexível. Construção em cunha da mochila, utilizando-se a zona da cunha para colocação do circuito de carga.

Montagem das células no protótipo de cartolina

Page 5: Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1

O trabalho realizado pelos alunos irá no futuro ser desenvolvido e explorado, com a sua divulgação ao nível do Colégio Militar, feira no final do ano. O mesmo projecto irá ser abordado ao nível das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Educação Tecnológica. Os alunos estão a desenvolver um vídeo de divulgação, a colocar no “youtube”.Conceitos abordados: recuperação de materiais; a energia solar como um recurso disponível mas com limitações; um painel solar não é uma fonte de tensão ideal, relacionar a voltagem e a intensidade de corrente eléctrica.

Circuito de carga para pequenos dispositivos