romaria nacional okb - kolping.org.br · círculo de oração ... obra kolping do brasil é...

8
Edição 28 - Ano 03 Dezembro - 2017 Romaria Nacional OKB Muita emoção na 26ª a Romaria Nacional da Obra Kolping do Brasil, que reuniu mais de mil pessoas das comuni- dades Kolping, no dia 29 de outubro, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Upload: trinhquynh

Post on 02-Dec-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição 28 - Ano 03Dezembro - 2017

Romaria Nacional

OKBMuita emoção na 26ª a Romaria

Nacional da Obra Kolping do Brasil, que reuniu mais de mil pessoas das comuni-dades Kolping, no dia 29 de outubro, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Mensagem do Assistente Eclesiástico

Uma pequena história com São Francisco de Assis, o inventor do presépio

“Um dia, Frei Leão, o fi el “secretário” do pobre de Assis, sempre atento a tudo o que acontecia na vida do Pai e Irmão Francisco, o ouviu a chorar, e com certa difi culdade, con-seguiu ouvir as palavras: “o amor não é ama-do”, “o amor não é amado”.

Com muito respeito, como o que tem aquele que entra no santuário da mais pro-funda intimidade de um homem de Deus, Frei Leão pergunta: “Porque choras, Frei Francis-co? ”. Francisco não responde, apenas conti-nua a dizer: “o amor não é amado”, “o amor não é amado”…

Frei Leão, talvez para consolá-lo, mas Frei Francisco, não te parece que já fi zeste o bas-tante por Jesus deixando o teu pai e a tua mãe, os teus amigos e um futuro de glória?” E Francisco responde: “Não, não é o bastante”.

“Mas Frei Francisco” - continua dizendo Frei Leão – “não te parece que já fi zeste o bastante despindo-te de tuas vestes diante

de todos, pedindo esmola pelas estradas de tua cidade, abraçando um leproso... de tal forma a ser considerado um louco?”. “Não, não é o bastante”, responde de novo Francisco.

Pela terceira vez, Frei Leão insiste: “Fran-cisco, não te parece sufi ciente sofrer como estás sofrendo por causa dos Estigmas, da rebelião dos Ministros, da enfermidade nos olhos? ”. E, mais uma vez, Francisco, desta vez com voz forte, grita: “Não, não é o bas-tante, não é o bastante, não é o bastante! ”.

E conclui: “Escreva e guarde em teu cora-ção, Frei Leão, O Amor não é amado’...”.

Mesmo que tenhamos feito grandes obras, muitos projetos sociais, precisamos repetir com o São Francisco: “O amor não é amado” o sufi ciente.

Façamos nossos presépios, no comércio, nas casas, igrejas e lembremos que por mais lindos que sejam, “O Amor não é amado”.

Feliz Natal a todos os membros da Kolping do Brasil!

Pe. Pedro Arnoldo da Silva

Círculo de oração

Novena Beato Adolfo KolpingComentário / Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Comentário / Dirigente: Amados irmãos com ale-gria nos reunimos para a novena do Beato Adol-fo Kolping. Queremos pela intercessão do nosso fundador, durante esses nove dias, reavivar a nossa fé oferecendo a Deus nossas Comunida-des, nossa Igreja, nosso trabalho, nossos jovens e nossas famílias, nossa sociedade, nosso país e todos os membros Kolping espalhados pelo mun-do.Com alegria acolhemos a imagem no Beato Adol-fo Kolping e as intenções para nossa novena.

Canto Inicial: (a escolha da Comunidade)

Comentário / Dirigente: Na fé que nos une, ore-mos rezemos a Deus, a nossa mãe Maria Santíssi-ma e ao Beato Adolfo Kolping.

* Pai Nosso* Ave Maria* Oração das Comunidades Kolping

1) A Vida de Adolfo Kolping: Jesus Cristo e o Pro-jeto do Reino - Inspiração do Beato Adolfo Kol-ping

- Leitura de um pequeno trecho da vida e obra de Adolfo Kolping

Canto para Aclamação da Palavra de Deus: (A escolha da Comunidade)

2) Evangelho: - Procurar Leitura que fortaleça o tema do dia

- Partilha e Refl exão da Palavra:

3) Preces da Comunidade

Comentário / Dirigente: Preparar comentário introdutório

- Preparar orações que fortaleçam o tema do dia e o ideal de Adolfo Kolping

1. Para que a exemplo de Jesus Cristo, busque-mos em tudo a vontade do Senhor, rezemos:

2. Por todos aqueles que se encontram enfra-quecidos na espiritualidade, para que sejam al-cançados pelo amor de Deus e reanimados na fé, rezemos:

3. Para que Jesus Cristo seja Caminho, Verdade e Vida em todas as circunstâncias que vivermos enquanto membros Kolping, rezemos

4. Para que sejamos fi éis mensageiros do Evan-gelho de Jesus Cristo

5. Por todas as intenções trazidas em nossos cora-ções e apresentadas durante essa novena, rezemos:5. Preces Espontâneas

R.: Pela interseção do Beato Adolfo Kolping, aten-dei-nos Senhor

4) A Doutrina Social nos ensina:- Ler pequeno trecho da Doutrina Social da Igreja que fortaleça o tema

- No compêndio da Doutrina Social tem índice temá-tico o que facilita encontrar, ou pode ser lido o tre-cho de alguma Encíclica Papal que compões a DSI

5) Oração pelas Intenções trazidas e pela canoni-zação do Beato Adolfo Kolping

Comentário / Dirigente: Preparar comentário in-trodutório

Nesse momento, sugere-se que todos estendam as mãos para o cesto de intenções e rezem juntos a oração pela canonização.

- No primeiro dia ler relato do registro do Mila-gre alcançado por intercessão do Beato Adolfo Kolping

6) Hino Kolping e abraço da pazAdolfo Kolping

02

Mensagem do Presidente

Saudações irmãos e irmãs Kolping!É com muita alegria que dirijo essas singe-

las palavras a todos(as) vocês, singelas, mas sinceras, com profunda gratidão a cada um e a Deus, por ter nos dado Adolfo Kolping como modelo, responsável por uma ação de mu-dança e perseverança, diante das necessida-des humanas, onde a cada dia colocamos nos-sos esforços para que esse projeto perpetue e tenha os resultados esperados pelo Criador, guiado pelos ensinamentos de Jesus Cristo, pela Doutrina Social da nossa Igreja Católica e hoje consagrados a Maria!

Mais um fi nal de ano se aproxima e mais uma vez a sensação de missão cumprida toma conta de nossas vidas, pois cada um sabe dos desafi os superados, do empenho, resiliência e amor empregados durante os 365 dias, para o bem do Movimento Kolping.

O resultado? É de emocionar qualquer Cristão: centenas de crianças atendidas, cui-dadas e educadas enquanto seus pais traba-lhavam, muitos jovens que trocaram o ócio pelas ofi cinas Kolping, aprendendo uma pro-

fi ssão ou uma atuação teatral ou corporal como as danças, muitas senhoras e senhores da melhor idade ocuparam suas mentes com crochê e artesanatos, os projetos do semiári-do levando água e dignidade às famílias, mui-tos idosos que de alguma forma receberam estadia, cuidados especiais e muito amor das pessoas que ainda cuidam deles, entre muitos outros belíssimos trabalhos regionais.

Isso é ser Kolping, isso é ser Cristão, isso é o AMOR tão pedido por Deus a nós. To-dos(as) vocês são responsáveis pela sinergia do movimento e também são o combustível que alimenta o trabalho da Diretoria Nacional, Diretoria Executiva Nacional, Obras Kolping Estaduais e Escritório Nacional.

Que venha 2018, e que assim como em 2017, possamos nos unir cada vez mais e su-perarmos os obstáculos juntos, sempre, colo-cando Deus em primeiro lugar nos nossos ca-minhos, com muita oração, ouvidos atentos aos Seus direcionamentos e com muita AÇÃO, que é o que realmente faz a diferença!

Vida e Obra de Adolfo Kolping

Difi culdade e lutasRenova, então, o propósito de ser sacerdo-

te e parte dali. Para realizar seu sonho, Adolfo Kolping devia vencer ainda outros obstáculos, e estes não podiam ser removidos somente com força de vontade. Existia, por exemplo, o problema fi nanceiro. Como pagar os estudos?

Sem dúvida, a ideia de tornar-se padre mostrou-se a Kolping, mais uma vez, como irrealizável. Nesses momentos em que a es-perança fraquejava, Adolfo Kolping procura o lugar de sua predileção, a Igreja Nossa Senho-ra Negra, que estava localizada na chamada “Viela do Cobre”, em Colônia. Lá pedia força a Deus para manter em pé seu sonho, e re-zava sem cessar para poder realizá-lo. Desta forma, as difi culdades que se apresentavam, só conseguiram tornar mais intenso seu dese-jo. Nessa tensão de trabalhos, preocupações e muitas noites sem dormir, o jovem Kolping acabou fi cando doente.

Acesse o livro sobre Adol-fo Kolping

Adolfo Kolping Uma vida exemplar - A importância social de Adolfo Kolping

Desejo um excelente Natal e um Feliz 2018 a todos(as), juntamente com seus familia-res, repleto de saúde, paz e alegria !Fraterno abraço e Fiel a Kolping,Edvaldo Azevedo

03

Obra Kolping do Brasil realiza 26ª Romaria Nacional

Durante o dia 29/10 no Santuário Na-cional de Aparecida, a Obra Kolping do Brasil realizou a sua 26ª Romaria Nacio-nal. Levando um grupo de mais de 1000 pessoas a saírem de suas comunidades Kolping de diversos Estados do país e se dirigirem a casa da Mãe Aparecida no mês dela. Com a Missa televisionada pre-sidida por Dom Orlando Brandes e con-celebrada por Dom João Bosco bispo de Osasco e os assistentes eclesiásticos da Kolping.

Dom Orlando Brandes deu muita ên-fase ao amor que Adolfo Kolping deu a

sua Obra, de tal forma que não colocou limites a sua ação para acolher o outro. “Precisamos nos entregar amorosamen-te para servir ao outro, com especial des-taque também ao papel da família nesse processo”, mensagem que foi e reitera-da pela presença de Dom João Bosco, presidente da Comissão Episcopal Pasto-ral para a Família da CNBB.

Após a santa missa, os romeiros Kol-ping foram agraciados pela Obra Kolping Estadual (OKE SP) de São paulo com um bonito evento que contou com teatros, músicas, encenações e testemunhos,

tudo para fortalecer e celebrar o ideal Kolping.

Para a OKE SP, os merecidos louvores e ação de graças por tamanha eficiência de toda a Obra Kolping do Brasil.

E agora, é arregaçar as mangas e trabalhar Rumo a Simpósio 2018 em co-memoração ao evento “Ação Brasil 50 anos” e “Crer com as Mãos”.

Fiel Kolping! Kolping Fiel!

#MomentosMarcantes

04

Obra Kolping do Brasil é consagrada a Nossa Senhora Aparecida

Pe. Pedro realiza ato de Consagração da OKB a Nossa SenhoraNo Ginásio da basílica de Aparecida

do Norte durante a celebração da 26º Ro-maria Nacional da OKB, Pe. Pedro Arnol-do, Assistente Eclesiástico Nacional da Kolping realiza ato de consagração junto com os romeiros.

A consagração foi realizada por oca-sião da celebração dos 300 anos da apa-rição da imagem de Nossa Senhora Apa-recida, 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e dos 26 anos da bea-tificação do Pe. Adolfo Kolping.

Veja a consagração na íntegra:

“Ó Maria Santíssima,Que em vossa querida imagem de Apa-

recida espalhais inúmeros benefícios so-bre todo o Brasil,

Nós membros Kolping, cheios do de-sejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados a vossos pés:

Consagramos nosso entendimento,

para que sempre pensemos no amor que mereceis.

Consagramos nossa língua, para que sempre vos louve e propague vossa devo-ção.

Consagramos nosso coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e fi-lhas.

Acolhei a Obra Kolping do Brasil de-baixo de vossa proteção.

Socorrei-a em todas as suas necessida-des espirituais e temporais e, sobretudo, nas horas mais difíceis.

Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei--nos em nossas fraquezas, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa-mos louvar-vos, amar-vos e dar-vos gra-ças no céu, por toda a eternidade”.

Assim seja! Amém.

05

Obra Kolping do Brasil realiza Encontro da Diretoria Nacional em São Paulo

A Diretoria Nacional (DN) formada pe-los presidentes das Obra Kolping Estadu-ais (OKEs) com os membros da Diretoria Executiva Nacional (DEN), esteve reunida durante os dias 26 e 27 de outubro em São Paulo.

O encontro teve vários enfoques:“Estreitar os laços” entre os membros,

dada a distância geográfi ca do Brasil; co-nhecer como funciona o EN (Escritório Na-cional) e quais as demandas tanto Jurídicas, de projetos e administrativas ele atende.

“Apresentação das atividades desen-volvidas nas CKs (Comunidades Kolping) nos Estados;

“Refl exão: “A Kolping que somos e a Kolping que devemos ser”.

Elaboração de um cronograma comum, destacando as prioridades para 2018 a 2020.

Tudo em um ambiente propício onde

todos os participantes tomaram ciência das atividades da OKB em todos os campos e puderam avaliar, propor, e ajudar para que o trabalho atinja seus objetivos que é o atendimento às pessoas em risco e vulne-rabilidade.

Houve a participação dos padres Pedro e Alexandre (assistente e vice-assistente eclesiástico da OKB respectivamente), este último com uma profunda refl exão sobre o “Bom Pastor”.

A DEN apresentou no encontro as últi-mas informações da 23ª. Assembleia Geral da Kolping Internacional em Lima - Peru, informações sobre como anda o “Planeja-mento Estratégico Nacional” e, por fi m, um destaque para o Curso de Doutrina Social da Igreja promovido pela OKB e agora dis-ponível para todas as CKs com o objetivo de formar e transformar os membros Kol-ping de “meros receptores a voluntários

comprometidos”.Pe. Pedro, juntamente com GT (Grupo

de Trabalho), fez a divulgação do Simpósio: “Ação Brasil 50 Anos” que é uma parceria entre Alemanha e Kolping do Brasil.

Este simpósio, agora aprovado e as-sumido pela DN (Diretoria Nacional), terá atividades específi cas em todas as OKEs e CKs da do Brasil. Também, juntamente com o Pedro Paulo, Diretor da JUK (Juventude Kolping), será dada prioridade aos jovens com participação no Simpósio de “50 anos da Ação Brasil” que acontecerá de 14 a 17 de junho de 2018 em SP.

“O mais importante foi perceber que o trabalho desta nova gestão do movimento Kolping no Brasil pretende caminhar em união: OKEs, CKs, DN e DEN na busca do melhor para nosso povo, nossas famílias e nossos jovens” conclui Edvaldo Azevedo – Presidente da OKB.

06

Representantes da OKB visitam Estados de Alagoas e Pernambuco para formação

Durante os dias 13/08 à 21/08 os repre-sentantes do Escritório Nacional Waldir Pierotti (Assessor Nacional) e Marizete Souza (Coord. de Projetos) visitaram as co-munidades Kolping dos estados de Alagoas e Pernambuco. Sendo que as primeiras de-las foram as localizadas na cidade de Viço-sa-AL, onde a OKB pôde ser recepcionada pelos representantes Elizete e Luciano (CK Viçosa) buscando mostrar os trabalhos rea-lizados pela comunidade. Sem dúvida mui-to desafi os para superar, mas com o sinal de apoio e auxílio no que for possível do Escritório Nacional.

Ao concluir as visitas no estado de Ala-goas, os responsáveis pelo escritório se di-rigiram à cidade de Caruaru-PE na sede da Obra Kolping Estadual do Pernambuco Srª

Adriene Maciel, que os recebeu de manei-ra muito carinhosa e bastante atenciosa. Foram dias que se passaram em algumas cidades do estado, tais como: Flores-PE (Comunidades Kolping Saco dos Henriques, Pereiros e Estreito), Xexéu-PE (Comunidade Kolping Senhor da Luz) e Palmares-PE (Ar-quidiocese local). Todas essas comunidades com muitos projetos que dão resultado e auxiliam aqueles que mais precisam. Aliás, cada comunidade sendo presenteada com o novo curso de Doutrina Social da Igreja para formação dos associados e participan-tes das paróquias locais espalhadas pelo es-tado que há comunidades Kolping.

Por fi m, realizaram a Formação Nacio-nal Kolping, na qual trataram dos assuntos relativos aos Ideais, Fundamentos da Obra

Kolping, Vida e Obra do fundador Adolfo Kolping, uma Introdução à Doutrina Social da Igreja, meios para a Vida de Missão jun-to ao povo e por fi m os princípios e méto-dos para realização de Projetos. Todos os participantes fi caram impactados positiva-mente com o conteúdo e nos seus teste-munhos, sem dúvida um novo momento de ânimo para as comunidades dos estados de Alagoas e Pernambuco. O escritório Nacio-nal também presenteou à OKE-PE com uma imagem do Beato Adolfo Kolping, sendo que fi caram os votos de que ele intercedes-se sempre pelos trabalhos nos estados.

“Felicitamos todos os participantes e associados Kolping dos Estados visitados. Que Adolfo Kolping interceda por cada fa-mília atendida”. Diz Waldir Pierotti.

07

Calendário anual 2018 da OKB - Confi ra as principais datas do Movimento Kolping em 2018

JANEIRO Fevereiro Março

Abril Maio Junho

Julho Agosto Setembro

Outubro Novembro Dezembro

10 - Reinicio dos Trabalhos do Escritório Nacional13 - Reunião Diretoria Executiva31 - Fechamento do Balanço Anual

13 - Carnaval14 - Quarta-feira de cinzas (Missa no EN)15 - Relatório Anual de auditoria/balanço (Reunião com a DEN e Cons. Fiscal)15 - Relatório Anual de Atividades (Reunião com a DEN e Cons. Fiscal)15 - Plano de Ação 2017 (Reunião com a DEN e Cons. Fiscal)17 - Reunião Diretoria Executiva

10 - Reunião Diretoria Executiva16 - Encontro Nacional da OKB17 - Assembleia Geral da OKB18 - Encerramento do Encontro e Assembléia Nacional25 - Domingo de Ramos30 - Paixão de Cristo

01 - Páscoa14 - Reunião Diretoria Executiva18 - 46º Aniversário da OKB como Movimento Nacional (18/04/1972)21 - Tiradentes

01 - Dia do Trabalho12 - Reunião Diretoria Executiva + Diretoria Nacional13 - Dia das Mães20 - Pentecostes31 - Corpus Christi

03 - Reunião Diretoria Executiva 11 - Aniversário da Ação Brasil (11 a 16/06/1968)15 e 16 - Simpósio Internacional 50 anos “Ação Brasil”!17 - 27ª Romaria Nacional / Simpósio 50 anos “Ação Brasil”18 e 19 - Encontro dos Assistentes Eclesiásti-cos da OKLA22 - Festa junina do Escritório Nacional

14 - Reunião Diretoria Executiva + Diretoria Nacional

11 - Reunião Diretoria Executiva12 - Dia dos Pais15 - Assunção de Nossa Senhora26 - Aniversário de fundação do SEK e.V. (26/08/1969)24 a 26 - Retiro Anual do Escritório Nacional27 a 29 - Encontro de Coordenadores e Assessores Estaduais

11 - Reunião Diretoria Executiva12 - Dia da Padroeira do Brasil (N.Sra. Apare-cida) / Dia das Crianças25 e 26 - Encontro de avaliação e planeja-mento do Escritório Nacional27 - Dia Mundial de Oração Kolping - 27 anos da Beatifi cação (27/10/1991)

02 - Finados10 - Reunião Diretoria Executiva + Diretoria Nacional15 - Proclamação da República15 - Encontro de avaliação e planejamento da DEN - Presencial20 - 45º Aniversário da OKB como Federação Nacional (20/11/1973)20 - Dia da consciência negra

04 - Dia Mundial Kolping (Morte de AK 04/12/1865)08 - Nascimento de AK (08/12/1813)08 - Dia da Imaculada Conceição08 - Reunião Diretoria Executiva21 - Encerramento e Confraternização de Fim de Ano25 - Natal do Senhor

04 - 111º Aniversário de fundação da OKI (04/09/1907)07 - Independência do Brasil08 - Reunião Diretoria Executiva + Diretoria Nacional

*Datas sujeitas a alteração

Lembre-se dos compromissos de fi nal e início de ano!Com a conclusão do ano de 2017 e o início do ano de 2018, é necessário fi car atento para alguns compromissos anuais:

- Recadastramento anual para a OKB- Balanço anual 2017- Relatório de atividades 2017- Programação/ Plano de Ação

para 2018- Entrega da RAIS- Declaração de Imposto de Renda- Prestação de Contas de Projetos OKB:

10/06 (1º semestre) 15/11 (2º semestre)08

- Envio de solicitação de Projetos: 30/03 e 30/09

- Obrigações com os Órgãos compe-tentes: Conselhos Municipais, INSS, Re-ceita Federal, Convênios e etc.

- Atualizar e posteriormente registrar em cartório os seus respectivos Estatu-tos Sociais Consolidados em consonân-cia com a Resolução de Parametrização

Estatutária de números 59 e 60 da Obra Kolping do Brasil.

- Solicitar/Atualizar as certidões mu-nicipais, estaduais e federais com o in-tuito de regularizar eventuais débitos pendentes.

- Estar em dia com as Taxas Societárias e de Solidariedade.