risco x retorno: como adequar a carteira de investimentos ... · investimentos a um cenário de...

4
Ano 17 - nº 52 - Outubro 2017 Risco x retorno: como adequar a carteira de investimentos a um cenário de juros em queda Histórico de rentabilidade A principal ferramenta de política monetária do governo, a taxa de juros básica, mais conhecida como Taxa Selic, tem sido reduzida em todas as reuniões do Comitê de Política Monetária dos últimos meses. E tem alcançado, atualmente, 7,50%, menor nível em quatro anos. Para o final de 2017, o mercado já projeta uma taxa abaixo de 7%. O principal motivo que reforça essa queda tão acentuada é uma inflação bem menor do que se esperava, abrindo espaço para maiores reduções. Apesar de ser uma boa notícia pelo ponto de vista econômico para o país, cabe aos gestores da Aceprev repensar as estratégias de investimentos para adequar-se a essa nova realidade. Nos últimos meses, acompanhando sistematicamente o mercado financeiro e os vários desdobramentos ocorridos, tivemos uma Taxa Selic que rendeu acima dos benchmarks dos Planos e, por isso, mantivemos uma parcela significativa dos investimentos atrelados a este indexador. Entretanto, a expectativa é de continuidade de redução da taxa, logo gerando uma necessidade de adequação da carteira, na busca de investimentos que venham melhor rentabilizar o capital investido, sem um aumento elevado nos riscos. Dois fatores são os preponderantes para a decisão de investimentos nesta situação: a diversificação e a relação risco x retorno. Procuramos diversificar a carteira de investimentos, em busca de ativos de setores e empresas sólidas com pouca correlação com os demais, ou seja, que não reajam da mesma forma que os ativos que já possuímos. Também estamos analisando as oportunidades de investimentos considerando o retorno que o mesmo pode proporcionar, ponderado pelo risco adicional à qual a carteira irá incorrer. Ou seja, limitamos os riscos que podemos aceitar e observamos as opções de melhor retorno dentre eles. Novas oportunidades em crédito privado, fundos de investimentos mais elaborados e investimentos no exterior surgem como boas opções. O intuito é mantermos nossa rentabilidade acima dos benchmarks, tanto dos Planos como das Reservas Cromo e Níquel e, consequentemente, mantermos liquidez suficiente para novos produtos, e para honrar todos os compromissos para com os nossos participantes. Abaixo, verifica-se o retorno dos planos e reservas comparados a seus benchmarks: * O plano PBA foi transferido para a Aceprev em abril/2015. PB AMIB 9.07% 12m 24m N° de meses PB AMIB INPC +5% 36m 48m 25.77% 43.34% 61.40% 57.96% 41.14% 22.30% 6.71% Cromo 8.62% 12m 24m N° de meses CROMO INPC +5% 36m 48m 25.57% 45.10% 66.73% 57.96% 41.14% 22.30% 6.71% Níquel 9.35% 12m 24m N° de meses NÍQUEL BENCH. HÍBRIDO 36m 48m 25.89% 42.32% 58.46% 56.04% 40.22% 22.79% 6.71% PBA* 9.56% 12m 24m N° de meses PBA INPC +5% 6.71% 26.46% 22.30%

Upload: buikhanh

Post on 09-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano 17 - nº 52 - Outubro 2017

Risco x retorno: como adequar a carteira de investimentos a um cenário de juros em queda

Histórico de rentabilidade

A principal ferramenta de política monetária do governo, a taxa de juros básica, mais conhecida como Taxa Selic, tem sido reduzida em todas as reuniões do Comitê de Política Monetária dos últimos meses. E tem alcançado, atualmente, 7,50%, menor nível em quatro anos. Para o final de 2017, o mercado já projeta uma taxa abaixo de 7%.

O principal motivo que reforça essa queda tão acentuada é uma inflação bem menor do que se esperava, abrindo espaço para maiores reduções. Apesar de ser uma boa notícia pelo ponto de vista econômico para o país, cabe aos gestores da Aceprev repensar as estratégias de investimentos para adequar-se a essa nova realidade.

Nos últimos meses, acompanhando sistematicamente o mercado financeiro e os vários desdobramentos ocorridos, tivemos uma Taxa Selic que rendeu acima dos benchmarks dos Planos e, por isso, mantivemos uma parcela significativa dos investimentos atrelados a este indexador. Entretanto, a expectativa é de continuidade de redução da taxa, logo gerando uma necessidade de adequação da carteira, na busca de investimentos que venham melhor rentabilizar o capital investido, sem um aumento elevado nos riscos.

Dois fatores são os preponderantes para a decisão de investimentos nesta situação: a diversificação e a relação risco x retorno.

Procuramos diversificar a carteira de investimentos, em busca de ativos de setores e empresas sólidas

com pouca correlação com os demais, ou seja, que não reajam da mesma forma que os ativos que já possuímos. Também estamos analisando as oportunidades de investimentos considerando o retorno que o mesmo pode proporcionar, ponderado pelo risco adicional à qual a carteira irá incorrer. Ou seja, limitamos os riscos que podemos aceitar e observamos as opções de melhor retorno dentre eles.

Novas oportunidades em crédito privado, fundos de investimentos mais elaborados e investimentos no exterior surgem como boas opções. O intuito é mantermos nossa rentabilidade acima dos benchmarks, tanto dos Planos como das Reservas Cromo e Níquel e, consequentemente, mantermos liquidez suficiente para novos produtos, e para honrar todos os compromissos para com os nossos participantes.

Abaixo, verifica-se o retorno dos planos e reservas comparados a seus benchmarks:

* O plano PBA foi transferido para a Aceprev em abril/2015.

PB AMIB

9.07%

12m 24m

N° de meses

PB AMIB INPC +5%

36m 48m

25.77%

43.34%

61.40%

57.96%

41.14%

22.30%

6.71%

Cromo

8.62%

12m 24m

N° de meses

CROMO INPC +5%

36m 48m

25.57%

45.10%

66.73%

57.96%

41.14%

22.30%

6.71%

Níquel

9.35%

12m 24m

N° de meses

NÍQUEL BENCH. HÍBRIDO

36m 48m

25.89%

42.32%

58.46%

56.04%

40.22%

22.79%

6.71%

PBA*

9.56%

12m 24m

N° de meses

PBA INPC +5%

6.71%

26.46%

22.30%

» Presente que faz história

Gestão estratégica dos negócios da Aceprev

“A Aceprev já é uma Entidade muito bem gerida e estruturada. Em meu primeiro mandato na Entidade, vou contribuir de forma estratégica, trazendo diferentes pontos de vista para ajudar a Diretoria Executiva a manter o bom desempenho dos últimos anos”.

“Depois de seis anos no Conselho Fiscal, chego ao Conselho Deliberativo para auxiliar a Entidade neste momento de grandes transformações legais, que incluem as mudanças no Regime Geral da Previdência. Este é mais um desafio, que se soma à minha indicação para integrar a Comissão Técnica Regional Leste Jurídica da Associação Brasileira das Entidades Fechadas

de Previdência Complementar (Abrapp)”.

“Com as mudanças na legislação que rege a Previdência Social, a Aceprev tem o grande desafio e o papel significativo de garantir o futuro dos seus participantes. Temos o privilégio de ter uma Entidade consolidada, que auxilia mesmo os jovens que ainda não possuem a cultura financeira de poupar. Como integrante do Conselho Deliberativo, temos o papel de conduzir a Entidade, junto à Diretoria, para que ela continue a ser saudável, se mantenha respeitável, garanta o futuro dos assistidos e

obtenha os resultados que se espera dela”.

O Conselho Deliberativo da Aceprev também foi renovado com a eleição e a indicação dos representantes que irão exercer o mandato 2017/2019 na Entidade. O órgão atua de forma estratégica, conforme suas atribuições, para dar o melhor direcionamento às demandas da Entidade. Conheça os representantes do Conselho Deliberativo deste mandato:

“Minha expectativa é contribuir para manter a boa governança e a solidez que a Entidade construiu ao longo dos anos.

Também me comprometo a zelar pelas boas decisões do Conselho Deliberativo,

para assegurar a sustentabilidade saudável da Aceprev e, por consequência, um futuro

seguro para todos os participantes”.

“Planejar o futuro requer uma atenção especial desde cedo, para que possamos nos aposentar tranquilos e com qualidade de vida. É por acreditar nesse futuro que me candidatei ao Conselho Deliberativo da Aceprev. Por meio da minha experiência profissional em gestão administrativa, vou auxiliar a Entidade a alavancar o seu crescimento, com a mesma transparência e credibilidade conquistados ao longo destes anos”.

“Antes de ser eleito Conselheiro, fui membro do Comitê de Ética da

Aceprev por seis anos. Sempre estarei pronto e disponível para exercer a

minha função, contribuindo com os meus conhecimentos e minha

experiência. A minha meta é lutar incansavelmente para engrandecer

ainda mais a instituição e os direitos dos participantes ativos e assistidos”.

“Este é o meu primeiro mandato na Aceprev. Agradeço o voto de confiança que recebi dos meus colegas. Vou retribuir servindo com total dedicação e experiência, contribuindo de forma colegiada para a tomada de decisões que venham a fortalecer cada vez mais a Entidade”.

MARCOS BRuNO ASSiS OlivEiRAConselheiro Efetivo

JOSé ANíSiO DiAS CABRAlConselheiro Efetivo

MARCOS ANTôNiO AMéRiCO DE CASTRO Conselheiro Suplente | Representante

Participantes Assistidos

MARCO ANTôNiO NuNES DE CARvAlhO Conselheiro Efetivo | Representante

Participantes Assistidos

NéliA MARiA DE CAMPOS POzziPresidente Efetiva

RiChARD ANDRé PERDigãOConselheiro Efetivo

ANgEliCA FABiANA B. P. DE FiguEiREDO Conselheira Efetiva | Representante Participantes Ativos

BRENO DO AMARAl MElO Conselheiro Suplente | Representante Participantes Ativos

“ A renovação da Diretoria é algo salutar para a Aceprev. Depois de quase 20 anos à frente da Entidade, atuo com a visão estratégica de quem tem na bagagem a experiência como diretora, presidente, contribuinte e, hoje, como usuária do benefício. Pretendo congregar os novos conselheiros para trabalharmos juntos em prol da melhoria contínua e crescimento da Aceprev, fazendo da Entidade uma referência em gestão no Brasil”.

Aceprev | 2

» Por onde andas

Para viver com tranquilidadeO plano para ter uma vida tranquila aos 60 anos de idade foi o que levou Márcia horta, 62, e Pedro Cirino, 65, a reavaliar a vida financeira da família, logo na década de 90, quando ainda faltavam quase 20 anos para se aposentarem. De olho nos sonhos que desejavam realizar no futuro, o casal planejou cada passo com a ajuda da Aceprev.

Aposentados pela Aperam South America e assistidos pela Entidade, Márcia e Pedro contam o quanto foi importante organizar as finanças, poupar e investir em uma previdência privada, desde o início da carreira profissional.

FamíliaPlanejamento e compromisso foram palavras de ordem para o casal, que se mudou no ano passado para Belo Horizonte, para curtir os três filhos Pedro henrique, 37, Ana Cláudia, 34, e Paulo Eduardo, 31, e o neto João Pedro, de 3 anos. “O compromisso com a família não acaba quando nos aposentamos. O dinheiro que investimos na previdência privada está sempre disponível para auxiliar nessa previsão do futuro da nossa família”, declara Márcia, que se

aposentou em 2015, quando completou 28 anos trabalhando na Aperam, depois de passar pelas áreas de Suprimentos, Financeira e Melhoria Contínua.

Com 30 anos de Empresa, quase todo tempo na área de Manutenção, Pedro Cirino relata que a sua preparação para a aposentadoria foi financeira e emocional. “Me preparei para viver um novo ciclo de vida após os 60. Então, depois de sair da usina, realizei o sonho de ser professor universitário e coordenador do curso de pós-graduação. viajamos bastante, pelo menos uma vez ao ano vamos à Europa, e posso cuidar de nós dois e curtir nossos filhos e neto”, conta Pedro, que se aposentou em 2012 e hoje trabalha apenas às quartas-feiras na empresa de Engenharia que tem em sociedade com os filhos, na capital.

ContribuiçãoMárcia e Pedro Cirino reforçam que o planejamento financeiro antecipado é o suporte mais valioso que os permite realizar os projetos que sonharam para este novo ciclo de vida. “Sabíamos que não poderíamos contar apenas com a previdência social para dar conta dos compromissos e conquistar nossos sonhos. Então, procuramos a Aceprev para saber quanto precisávamos contribuir ao longo da vida laboral para aposentar com a mesma renda líquida do tempo da ativa. Além de trabalhar bastante, a cada ano, aumentamos o percentual de contribuição, começando de 5% até chegar, de forma escalonada, aos 27,5%”, detalha o casal.

Com o neto João Pedro, no Aeroporto de Confins, a caminho do primeiro

passeio à praia com o pequeno

Pedro e Márcia durante viagem à étretat, na região da Normandia, na França

3 | Aceprev

Chegamos à reta final do ano de 2017. hora de começarmos a organizar as finanças e nos planejarmos para o próximo ano. Para os participantes ativos da Aceprev, este é o momento certo para avaliar a alteração do percentual de contribuição, que pode ser feita em dezembro. Para os assistidos da Entidade, é também durante o mês de dezembro que, quem optou por receber seu benefício de aposentadoria pela forma de renda financeira, poderá fazer alterações no valor, no percentual ou no período de recebimento do benefício.Para que os impactos dessas mudanças não sejam negativos e para evitar uma decisão que prejudique o seu planejamento futuro, é preciso ter cautela. A Diretora Administrativa e de Seguridade da Aceprev, Mirna Oliveira, orienta sempre manter o valor de recebimento de benefício abaixo da rentabilidade média mensal. “Assim, você continua a investir aumentando o seu saldo. Por outro lado, se o valor da sua retirada for superior do que a rentabilidade mensal do plano, reavalie sua opção, pois ocorrerá a descapitalização” recomenda a Diretora.

PrazoDe 1º a 31 de dezembro estará aberto o prazo para fazer as alterações do percentual de contribuição e na forma de receber o benefício. Os formulários de solicitação de alteração de percentual e de recebimento de benefício estarão disponíveis no site da Aceprev.

Evite impactos na sua vida financeira Fique atento!

Consulte sempre o seu o saldo e acompanhe sistematicamente a rentabilidade da cota do seu plano.

•Programe as retiradas abaixo da média da rentabilidade alcançada pela cota, pois ela é informada bruta (inflação + juros).

•Poupar é fundamental para se ter uma reserva, evitar surpresas desagradáveis, como o risco do benefício se esgotar antes do período previsto.

•Para usufruir ao máximo do benefício, também é fundamental que você esteja sempre atento à evolução dos seus investimentos. Consulte a qualquer momento no site da Entidade (www.aceprev.com.br/acessopessoal/consultas/demonstrativodepagamento).

Esclareça suas dúvidas

Acesse os formulários de alteração no site da Aceprev (www. aceprev.com.br), na área de “Downloads”. lembre-se: estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas. visite os escritórios da Aceprev ou faça contato com nossos atendentes pelos telefones: (31) 3849-7001, 3849-7408 (Timóteo) e (31) 3048-6318 (BH).

Faça as contasConsidere este exemplo:

É recomendável fazer a retirada abaixo do rendimento visando aumentar o seu saldo, frisando que a rentabilidade passada, não é garantia de rentabilidade futura.

Saldo de R$ 500 mil

Rentabilidade média bruta verificada nos últimos 9 meses foi de 0,72% ao mês

O rendimento será de R$ 3.600,00 ao mês

Conselho Deliberativo: Nélia Maria de Campos Pozzi (Presidente). Efetivos: Marcos Bruno Assis Oliveira, Richard André Perdigão, José Anísio Dias Cabral. Representante dos participantes assistidos: Marco Antônio Nunes de Carvalho. Representante dos participantes ativos: Angelica Fabiana Batista Pimenta de Figueiredo. Conselho Fiscal: Frederico Barbosa de Rezende (Presidente), Efetivo: Jane de Lourdes Ferraz Barrilão Glerian. Representante dos participantes assistidos: Magda Maria Fernandes de Menezes. Diretoria Executiva: Denner Freitas (Presidente), Gualter Guilherme Oliveira Moreira (Diretor Financeiro), Mirna Leite Coelho Martins de Oliveira (Diretora Administrativa e de Seguridade).

Jornalista Responsável: Silvania Pereira (MTb 11.293/JP). Projeto Gráfico e Diagramação: ArteMouse Comunicação Integrada. Fotos: Divulgação Aceprev. Correspondências: Av. Assis Chateaubriand, 264 - 2º andar - Floresta - Telefones: (31) 3048.6318 / 6317 - Fax: (31) 3048.6284CEP: 30150-100 - Belo Horizonte/MG - Praça 1º de Maio, 9 - Centro - Fone (31) 3849.7001 / 7408 - Fax: (31) 3849.7004 - Timóteo/MG. E-mail: [email protected] | [email protected] - Site: www.aceprev.com.br

Aceprev

Jornal da AceprevObs.: As matérias publicadas neste jornal são exclusivamente de caráter informativo, não gerando qualquer espécie de direito ou obrigação por parte da Aceprev.

Expediente

Aceprev | 4