rinite

2
CIM Informativo CRF-PR Rinite Alérgica ORIENTAÇÃO Peça orientação ao farmacêutico: Prevenir é o melhor remédio CIM formando CRF-PR ® Publicações Informação Ensino Assessoria www.crf-pr.org.br Material Informativo CIM / CRF-PR Rinite Alérgica Ano 2011 e d p ó s l o e ã n r g B o l o r e s a i g r e l a a e d n i m s o a l i e s P e i r o a P Alguns descongestionantes nasais podem ser indicados na rinite alérgica para aliviar os sintomas do "entupimento" nasal. Porém, quando usados de forma frequente ou por períodos prolongados, pode ocorrer o efeito contrário ao desejado e o nariz ficar ainda mais "entupido". Isto acaba levando o paciente a um ciclo vicioso, pois a piora dos sintomas leva a um aumento do uso do medicamento. O mais adequado é aplicar o descon- gestionante nasal por curtos períodos. As rinites também podem ocorrer por causas não alérgicas. A rinite provocada por medicamentos é uma das mais comuns, ocorrendo principalmente com os descongestionantes nasais. Também pode ocorrer rinite na gravidez devido a mudanças hormonais. Não Abuse dos descongestionantes nasais Outros tipos de rinite Descongestionante Qualquer que seja a causa da rinite, o mais importante é a prevenção. Pequenas mudanças de hábito podem trazer grandes resultados. Previna-se e viva melhor! Orientações Farmacêuticas

Upload: alexandre-alvares-martins

Post on 25-Jul-2015

92 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Rinite

CIMInformativo

CRF-PR

Rin

ite

Alé

rgic

a

ORIENTAÇÃOPeça orientação ao farmacêutico:

Prevenir é o melhor remédio

CIMformando

CRF-PR

®

Publicações Informação

Ensino

Assessoria

ww

w.c

rf-p

r.org

.br

Material Informativo CIM / CRF-PR Rinite Alérgica

Ano 2011

e d p ó

sl

o

e

ã

n

rg

Bolores

aigrela

aed n imso al ie sP

eiroaP

Alguns descongestionantes nasais podem ser indicados na rinite alérgica para aliviar os sintomas do "entupimento" nasal. Porém, quando usados de forma frequente ou por períodos prolongados, pode ocorrer o efeito contrário ao desejado e o nariz ficar ainda mais "entupido". Isto acaba levando o paciente a um ciclo vicioso, pois a piora dos sintomas leva a um aumento do uso do medicamento. O mais adequado é aplicar o descon-gestionante nasal por curtos períodos.

As rinites também

podem ocorrer por

c a u s a s n ã o

alérgicas. A rinite

p r o v o c a d a p o r

medicamentos é

u m a d a s m a i s

comuns, ocorrendo principalmente com os

descongestionantes nasais. Também pode

ocorrer rinite na gravidez devido a mudanças

hormonais.

Não Abuse dos descongestionantes nasais

Outros tipos de rinite

Descongestionante

Qualquer que seja a causa da rinite, o mais importante é a prevenção. Pequenas mudanças de hábito podem trazer grandes resultados. Previna-se e viva melhor!

OrientaçõesFarmacêuticas

Page 2: Rinite

O que é?As rinites são inflamações da mucosa nasal que

podem ocorrer por causas alérgicas e não alérgicas. Algumas rinites alérgicas ocorrem apenas

durante certas épocas do ano, como durante a primavera quando a pessoa tem contato com grãos de pólen. Outras se manifestam durante todo o ano, como aquelas causadas pelo contato frequente com poeira, pelos de animais e bolores.

Os principais sintomas são secreção nasal aquosa, crises de espirros consecutivos, obstrução nasal e coceira no nariz e no céu da boca, o que leva o paciente a fazer expressões faciaiscaracterísticas. Em muitos

casos os olhos também são afetados, com

desenvolvimento de conjuntivite alérgica, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Acredita-se que a rinite alérgica ocorra em 10 a 20% da população, principalmen-te nas grandes cidades onde existe muita poluição, poeira doméstica e mofo. Os pais podem transmitir genetica-mente aos filhos uma maior probabilidade de desenvol-ver a rinite alérgica, por isso muitas vezes pais e filhos apresentam sintomas seme-lhantes.

A rinite alérgica não tem cura, porém é possível controlar os sintomas da doença. A medida mais importante é evitar as substâncias causadoras da inflamação nasal, que muitas vezes encontram-se dentro da própria casa. Para evitar a poeira doméstica e os ácaros recomenda-se: Usar capas especiais para colchões e almofadas;

Manter os ambientes abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem;

Usar colchas e cortinas leves e laváveis; Evitar carpetes ou utilizar produtos

específicos para limpá-los; Evitar os bichos de pelúcia, uma vez que

acumulam muita poeira; Lavar semanalmente a roupa de cama a

o60 C; Lavar a cada 10 dias os animais de

estimação. Dependendo do caso, o médico ou o

farmacêutico poderão indicar medicamentos para aliviar os sintomas da rinite alérgica como descongestionantes e antialérgicos.

SINTOMAS TRATAMENTO

INCIDÊNCIA

O que é?