rh ii exerc cios

9
CAP. 10

Upload: jeffholanda

Post on 14-Aug-2015

425 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

Page 1: RH II Exerc Cios

CAP. 10

Page 2: RH II Exerc Cios

1. Explique o sistema de recompensas e punições.

Os sistemas de recompensas e de punições constituem os fatores básicos que induzem as pessoas a trabalhar em benefício da organização. O sistema de recompensas inclui o pacote total incentivos e alicientes para estimular certos tipos de comportamento e o sistema de punições é o conunjunto de castigos e penalidades para coibir certos tipos de comportamento.

2. Quais os tipos de recompensas financeiras?

Os tipos de recompensas financeiras são: recompensas relacionadas com objetivos de realização empresarial; recompensas vinculadas ao tempo de serviço do funcionário; recompensas relacionadas com o desempenho claramente excepcional e recompensas relacionadas com resultados departamentais, divisionais ou mesmo globais.

3. Defina recompensas.

Recompensas são incentivos e benefícios que a empresa oferece ao funcionário como meio de reconhecer o trabalho desempenhado pelo mesmo e a fim de estimula-lo a trabalhar cada vez melhor e mais motivado.

4. Qual é o significado do reforço positivo?

Reforço positivo significa que todo comportamento é determinado pelas suas conseqüências. Ele é orientado para os resultados desejados e parte do fato de que as pessoas se comportam em função das recompensas e punições que recebem.

5. Explique as relações de intercâmbio.

As relações de intercâmbio significam que as pessoas e as organizações estão engajadas em um sistema de relações de troca: as pessoas contribuem com seu tempo e serviço para a organização e esta retribui com incentivos e recompensas àqueles.

6. Quais os novos métodos em remuneração?

Os novos métodos de remuneração são a remuneração variável e a remuneração por competência.

7. Quais os prós e contras da remuneração fixa?

Page 3: RH II Exerc Cios

Os prós são que ela facilita o equilíbrio interno e o externo; honogeniza e padroniza os salários na organização; facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado; afeta diretamente os custos fixos da organização.Os contra são que ela funciona apenas como fator higiênico e como elemento de conservação da rotina e do status quo e não incentiva o espírito empreendedor nem a aceitação de riscos e responsabilidades.

8. Quais os prós e contras da remuneração variável?

Os prós são que ela ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas e ao alcance de metas e resultados; permite uma auto-avaliação, pois funciona como retroação; focaliza os resultados e o alcance de objetivos; estabelece uma remuneração adicional e contingencial.Os contras são que ela requer uma certa dês-administração salarial; quebra a isonomia dos ganhos dentro da organização; reduz o controle centralizado dos salários e pode provocar queixas dos funcionários não beneficiados e possíveis pressões sindicais.

9. Explique a remuneração variável.

É a parcela da remuneração total creditada periodicamente a favor do funcionário. É de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa em um determinado período através do trabalho da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.

10. O que é o plano de bonificação anual?

É um valor monetário oferecido ao final de cada ano a determinados funcionários em função da sua contribuição ao desempenho da empresa.

11. Explique o plano de bonificação anual na Plascar.

Os objetivos são definidos a partir do plano de ação anual da empresa. A partir daí, cada gerência define suas próprias metas em sintonia com a estratégia geral e cada setor determina suas tarefas para ajudar a empresa a cumprir o plano de ação da companhia. O bônus é calculado com base na variação do patrimônio líquido da empresa.

12. Explique o plano de bonificação anual no Lloydes Bank.

O programa é sustentado pr dois pilares. Um é o desempenho do banco, medido pelo lucro. Outro é o resultado de cada uma de suas dez áreas. Cada critério tem peso igual a 50%. No início de cada ano, um triunvirato determina o percentual do lucro a ser distribuído, caso a meta de resultado seja atingida. Se for superada, os executivos ganham mais uma parcela

Page 4: RH II Exerc Cios

do excedente. Se ficar abaixo do negociado, o banco tem direito de pagar um percentual menor que o prometido.

13. Explique o plano de bonificação anual do Banco Pactual.

Para receber os bônus, cada funcionário passa por uma avalanche de avaliações. Chefes, subordinados e pares atribuem notas ao seu próprio desempenho. Cada funcionário recebe em média vinte avaliações. O cruzamento das notas é feito por uma dupla de sócios. Daí surge o valor a ser creditado ao funcionário.

14. O que é a distribuição de ações de ações da empresa aos funcionários?

A distribuição gratuita da empresa a determinados funcionários, como forma de compensação, como forma de compensação, é outra maneira de se fazer remuneração flexível. Aqui, o dinheiro do bônus é substituído por papéis da companhia.

15. Explique o plano da Promon Tecnologia.

Individualmente, ninguém pode ter mais do que 5% do capital da empresa, o que é uma forma de garantir equilíbrio de poder entre os empregados acionistas. Caso o funcionário não tenha dinheiro suficiente para comprar os papéis, a conta é dividida em 36 prestações.

16. O que é opção de compra de ações da companhia?

Trata-se de um modelo comum nos EUA e dá ao funcionário o direito de comprar um lote de ações da empresa por um determinado preço. O direito de compra deve ser exercido dentro de um prazo previamente determinado.

17. Explique o plano de opção de compra de ações da Promon.

Para evitar a concentração do capital nas mãos de poucos, cada funcionário tem o direito de comprar, no máximo, 2% do capital. Com a rentabilidade média anual de 30%, as ações da Promon podem ser adquiridas pelos funcionários com financiamento concedido pela própria empresa em até três anos. Anualmente, são distribuídos dividendos.

18. Explique o plano de opção de compra de ações da Bristol-Myers.

Bom para o funcionário, melhor para a empresa. Ao transformar os seus empregados em sócios, as companhias ganham um forte aliado na busca de um aumento de sua produtividade, o que contribui para o crescimento da companhia, ganhos maiores e a conseqüente valorização de suas ações no mercado.

Page 5: RH II Exerc Cios

19. O que é participação nos resultados alcançados? Como funciona?

A participação nos resultados significa uma percentagem ou fatia de valor com que cada pessoa participa dos resultados da empresa ou do departamento que ajudou a atingir através do seu trabalho pessoal ou em equipe.

20. Explique o gain-sharing da Monsanto.

É um programa de participação nos ganhos com um objetivo bem definido: reforçar o trabalho em equipe dentro da companhia. Todos devem ter o mesmo objetivo para cooperar entre si e o programa é feito pelos próprios funcionários.

21. O que é remuneração por competência? Como funciona?

É uma forma de remuneração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada funcionário. O sistema premia as habilidades técnicas ou comportamentos do funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não o cargo. Isso significa que a remuneração está relacionada com as qualificações de quem desempenha as tarefas e não com as exigências do cargo.

22. Quais as diferenças entre remuneração tradicional e por competência?

Na remuneração tradicional, o salário é fixo, enquanto que na por competência o salário é variável; na tradicional o pagamento do salário é previamente estabelecido para o cargo e na por competência pagamento mensal ou anualmente varia de acordo com a avaliação do desempenho; a tradicional não motiva nem estimula envolvimento com o negócio da empresa e a por competência funciona como fator motivador e estimula o envolvimento com as metas da empresa.

23. Explique as vantagens e desvantagens da remuneração por competência.

Vantagens: facilita a identificação dos pontos fortes e fracos de cada funcionário; os funcionários sentem-se mais motivados; funcionários com potencial inexplorado podem crescer na empresa.Desvantagens: funcionários menos competentes podem sentir-se inseguros; a motivação pode desaparecer ao longo do tempo se o incentivo se rotinizar; pode gerar angústia e ansiedade.

24. O que é distribuição do lucro aos funcionários? Como funciona?

É um sistema pelo qual uma organização distribui anualmente entre seus funcionários uma certa proporção de seus lucros. Trata-se de uma forma de remuneração variável.

Page 6: RH II Exerc Cios

25. Como implantar a PRL?

Cada empresa deve ter seu sistema próprio; enfatizar os resultados e não os lucros; definir metas estratégicas, táticas e operacionais; utilizar indicadores usuais, simples e confiáveis; estabelecer uma periodicidade adequada; proporcionar clareza e simplicidade; ressaltar a objetividade; abrangência do programa; diferenciação das recompensas e manter o programa sempre em alta.

26. Explique como desenhar um plano de incentivos.

Existem alguns aspetos fundamentais na implantação de um plano de incentivos: assegurar que esforços e recompensas são diretamente relacionados; fazer o plano compreensível e facilmente calculável pelos funcionários; formular padrões eficazes; garantir padrões; garantir um padrão de base horária ; proporcionar apoio ao plano. Além disso, deve levar em conta que o pagamento por desempenho não substitui uma boa gerência e que as pessoas põem seus esforços onde eles são recompensados; que o salário não é motivador e que recompensas também punem.