revista z - fevereiro 2010

12
É Carnaval. Ilumine-se! É Carnaval. Ilumine-se! Foto Raul Schramm Lavras do Sul A maior festa da Campanha Página 3 Folia Com qual roupa você vai? Página 4 São Gabriel Conheça a corte do Carnaval Página 8 Jaguarão 20 mil foliões são esperados Página 9 Informe Comercial Edição n° 7 - 12/02/2010 Informe Comercial Edição n° 7 - 12/02/2010

Upload: sitezoom

Post on 23-Jun-2015

252 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informe ComercialEdição n° 7 - 12/02/2010Lavras do Sul A maior festa da CampanhaPágina 3Foto Raul SchrammFolia Com qual roupa você vai?Página 4São Gabriel Conheça a corte do CarnavalPágina 8Jaguarão 20 mil foliões são esperadosPágina 9É Carnaval. Ilumine-se!Editorial○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○AFesteje a vidaExpedienteEste informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 80 cidades dos centros de distribuição de Santa Maria, Cruz Alta, Rosário do

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Z - Fevereiro 2010

É Carnaval.Ilumine-se!É Carnaval.Ilumine-se!

Foto

Rau

l Sch

ram

m

Lavras do SulA maior festada Campanha

Página 3

FoliaCom qual roupavocê vai?

Página 4

São GabrielConheça a cortedo Carnaval

Página 8

Jaguarão20 mil foliõessão esperados

Página 9

Informe ComercialEdição n° 7 - 12/02/2010

Informe ComercialEdição n° 7 - 12/02/2010

Page 2: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

2

maior festa popular do Brasil está apenas começando. Nestes quatro dias,tente deixar os problemas de lado e dê um tempo nas preocupações. Festejea vida, celebre a amizade e aproveite cada momento de festa.

E para ajudar a preparar o seu Carnaval, a Revista Z traz todas as informa-ções que você precisa saber antes de sair de casa. Nesta edição, você teráem mãos todas as informações necessárias para curtir a festa em Jaguarão,Lavras do Sul, São Gabriel, Santa Maria e na Quarta Colônia. A roupa idealpara você cair na noite também não foi esquecida.

Quem gosta de festas, ainda vai poder curtir diversas fotos de várias boates de Santa Maria.O Site Zoom enviou mais de dez fotos da balada santa-mariense. Vá até as páginas centrais,talvez você esteja em alguma das fotos.

Embora esta edição tenha sido preparada no clima do Carnaval, nem tudo é feito defestas. Na contracapa, você vai descobrir as melhores formas de transportar o seuanimalzinho de estimação em uma viagem. Já na seção de decoração, uma bela coleção deassentos italianos divide espaço com o principal sonho de consumo dos gaúchos nas últimassemanas: as piscinas.

A Revista Z ainda foi a Formigueiro, município que cancelou o Carnaval como forma deeconomizar receita para tentar sair da crise. Vale a pena conferir as iniciativas que a Prefeituraestá fazendo para desenvolver a cidade.

Enfim, leia, divirta-se e viva intensamente esta festa chamada Carnaval.

Festeje a vidaA

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Editorial

Este informe comercial circula encartado no jornalZERO HORA em 80 cidades dos centros dedistribuição de Santa Maria, Cruz Alta, Rosário do Sul,Bagé e Pelotas.• Escritório RBS Santa MariaAvenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25 - Bairro PatronatoTelefone (55) 3220.1844. Santa Maria - RS

[email protected]• Foto da capa: Raul Schramm• Jornalista responsável: Maiquel Rosauro (MTb 13334)• Diagramação/ Arte final: André Fortes

Expediente

Page 3: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

3

Lavras do Sul preparauma grande festa

raia, sol, gente bonita, segurança e muita festa. Estes são os atrativos do Carnaval de Lavras do Sul,considerado o maior da região da Campanha e um dos melhores do interior do Estado. Um dossegredos deste sucesso é a receptividade do povo de Lavras. O município que possui pouco maisde 8 mil habitantes praticamente dobra sua população durante os quatro dias de evento. O resul-tado direto é a lotação dos hotéis, casas de veraneio e do camping municipal.

Conhecido como “o grande carnaval de uma cidade pequena”, a folia de Lavras do Sul reúnedezenas de blocos vindos de diversas cidades gaúchas. Inclusive o bloco considerado o maisantigo do Brasil, O Grupo dos Relaxados, surgiu no município.

Fundado em 1930, por intelectuais e acadêmicos da época, foi sempre um bloco de presençamarcante. O integrante mais ilustre dos Relaxados é o famoso ator global Paulo José. Natural de Lavras,o ator sempre costuma retornar ao município para passar o Carnaval.

Além de poder dar de cara com Paulo José na rua, quem visitar Lavras do Sul ainda poderá desfrutarda Praia do Paredão. No local, os visitantes encontram o Camping Municipal Zeferino Teixeira, queoferece cabanas, dois bares, canchas de areia para esportes e playground. O balneário é banhado pelorio Camaquã e conta com a presença de salva-vidas. A entrada na praia é gratuita.

P○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Festa popular será intensa no entornoda Igreja matriz de Santo Antônio

Praia do Paredão é um dos destinos mais procurados pelos turistas

Paulo José é aguardadopor seus conterrâneos

Praia do Paredão é um dos destinosmais procurados pelos turistas

Foto

Mai

quel

Ros

auro

Fotos Divulgação

Decoração das ruas deLavras do Sul lembra oPelourinho, em Salvador

Região

Page 4: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

4

O○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Há uma criançano seu coração

Carnaval é território aberto. Tempo de rir.Tempo de brincar. Tempo de deixar a crian-ça interior se divertir à vontade. Tempo de

guardar a carranca no armário, durante três dias.Pelo menos.

Carnaval é o intervalo do jogo da vida. Jogoque se tornou profissional, distante das alegres edivertidas peladas de criança. O arrocho da vida,a seriedade dos aprendizados, os rígidos precei-tos religiosos, o atropelo dos compromissos, fi-zeram sumir de vez a criança sorridente, despre-ocupada, ingênua, liberta e feliz que morava nonosso coração.

Pois o carnaval comete o milagre de ressuscitara criança interior. O rei Momo manda libertar acriança sacaneada pela seriedade férrea da idadeadulta, e então todo mundo se mete a cantar, comtodas as desafinações possíveis: “Quanto riso, quan-ta alegria, mais de mil palhaços no salão...” Nãosei a letra, não sou de carnaval, embora considereuma bela terapia, a terapia do riso, da palhaçada(não confunda palhaçada com palha assada), enfima psicoterapia da criançolice solta. Se quiser sabera letra com música e tudo, consulte o Cláudio Brito,que esse sim entende de carnaval. Para falar a ver-dade, eu gosto mesmo das antigas marchinhas decarnaval, aquelas que faziam o povo pular até oteto do salão, sem derramar a cerveja do copo, ebrincar de vagonetes de trem, sem descarrilar esem apitar na curva.

Bem brincado, o carnaval é desestressor númeroum. Libera os hormônios do prazer, fortalece o sis-tema imunológico, emagrece sem comprimidos,aplica em três dias os benéficos abraços que pode-riam ser distribuídos ao longo do ano, e experimen-ta, ao vivo e a cores, a ideia de que a vida é umafesta, aconteça o que acontecer.

Pode ser que você esteja me puxando as orelhas:“Lauro, até tu elogiando o carnaval?” Ora, pipocas,eu sempre falei que a vida é uma festa. Oscar Wilde,escritor irlandês, chegou a afirmar que “a vida éimportante demais para ser levada a sério”. Comisso, não quero dizer que aprovo borracheiras, gen-te dirigindo carro bêbada, coma alcoólico, brigasde ciúmes, drogas da estupidez humana, gravidezcarnavalesca. Uma coisa é uma coisa, outra coisa éoutra coisa. “Bandeira branca, Amor, eu queropaz...” – diz aquela canção do Herivelto Martins.Tempo de bandeira branca. Há uma criança em vocêque deseja brincar, não um pitbull que quer morderos momentos alegres da vida.

Há muita gente que faz o seu próprio carnaval, àsua moda, reunindo familiares e amigos em torno deum churrasco, ou curtindo ensolarada praia, ou en-tão desfrutando um belo descanso, que também ébom. Cada um, cada um – como diz o outro.

Por fim, quero concluir que a pessoa que temuma criança feliz no coração, com carnaval ousem carnaval, essa aprendeu com o Mestre a qua-lidade maior da felicidade: “Se não vos tornardessimples como as crianças, não entrareis no reinodos céus”.

Do meu tonel Lauro Trevisan Moda Samba no pée roupa leve no corpo

Carnaval está prestes a começar e vocêjá sabe com que roupa vai? Se você ain-da não se decidiu, saiba que não preci-sa gastar muito para ficar na moda du-rante a folia.

Lembre-se que o Carnaval não é so-mente uma data especial, mas um even-to de muita dança e diversão. Logo,

evite usar roupas apertadas, sobretudo, calça jeans.Para os homens, o trio camiseta regata, ber-

muda e tênis garantem o conforto para aguentar amaratona. Já para as mulheres, um bom shortinhode sarja ou minisaia e um abadá personalizado (sevocê entrar em um bloco) são peças ideais. Maspara as meninas que não pretendem entrar emum bloco, um vestido leve resolve o problema.

Para os pés, asmulheres devemapostar nas po-pulares rastei-rinhas (adapta-ções das sandáli-as havaianas). Po-rém, em lugarescom grande con-centração depessoas (comonos clubes) os tê-nis também sãoindicados paraelas, pois prote-gem os pés de eventuais pisões.

FantasiasAtualmente, as fantasias não são muito usuais em bailes,

destinando-se mais ao carnaval de rua. Se você pretende seguir uma Escola de Samba eprecisa providenciar uma fantasia, preste atenção ao enredo trazido pela escola. O temavai indicar a produção de sua alegoria.

Não deixe de levar em conta o desgaste físico. Sua roupa tem que preservar o seu bemestar, conforto e segurança.

[email protected]

Fotos Divulgação

Antes de escolher a fantasia épreciso conhecer o enredo daescola de samba

Customização nos abadás das meninasé quase uma obrigatoriedade

Mantenha-se hidratadoNão basta estar com a

roupa ideal para o Carnavalse você não está fisicamentepreparado para os quatrodias de festa. Com o calor éimportante manter ahidratação do corpo. A cer-veja gelada é a principal be-bida dos foliões, porém o quepouca gente sabe é que o ál-cool contribui mesmo é paraa perda de água do corpo.

A desidratação aconte-ce quando há perda agudade água e de sais mineraisdo organismo, especial-mente nas diarréias e nosvômitos. O problema podesurgir em vários graus, to-dos eles muito perigosospara a saúde. A melhor for-ma de lidar com a desidra-tação não é tratar dela, masprevenir o seu aparecimen-to. Para isso, basta bebermuita água neste Carnaval.

Page 5: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

5

s constantes chuvas que assolaram o Estado prejudicaram o Carnaval de For-migueiro, um dos mais tradicionais da região Centro. Em situação de emer-gência desde 8 de dezembro de 2009, o município investe para se recuperarda crise deixada na lavoura de arroz e nos prejuízos em pontes e estradas. Aqueda na arrecadação e na produção agrícola também preocupam.

- Infelizmente, tive que cancelar o nosso Carnaval de Rua por uma questãode responsabilidade. Tivemos muitos prejuízos e teremos que economizare trabalhar muito durante o ano para nos recuperarmos - explica o prefeitoJoão Natalício da Silva.

Os custos com o Carnaval seriam de R$ 70 mil a R$ 80 mil e o prefeito calcula queserá preciso em torno de R$ 500 mil para colocar em dia, pelo menos, as estradasmunicipais. A Defesa Civil do Estado e da Federação já foram acionadas e o Executivoaguarda a liberação da verba.

Para superar os desafios, a Prefeitura investe em diversas áreas, sobretudo, em edu-cação. A recuperação da infraestrutura do município, com destaque para a reconstru-ção de pontes no interior, vem sendo realizada continuamente pelo Executivo.

Formigueiro enfrentaa crise com investimentos

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A

Região

Ruas de Formigueiro estão recebendoum novo calçamento

• SaúdeA Prefeitura adquiriu apare-lho de Raio X, ambulância eum microônibus com ar-condicionado, banheiro egeladeira para o HospitalMunicipal Dr Pedro J. Calil.

Além disso, uma novaunidade de saúde foiconstruída na localidadede Cerro do Louro (aci-ma). A Prefeitura inves-te 23% de seu orça-mento anual em saúde.

Fotos Maiquel Rosauro

• CulturaA principal pra-ça do municí-pio ganhou umgalpão crioulo.A iniciativa va-loriza as fortesraízes da cultu-ra gaúcha nacidade.

• HabitaçãoA Prefeitura prepara-se para entregar 16 ca-sas populares no município. Um sorteio irá

definir oscontem-plados. Ae n t r e g aestá pre-vista paramarço.

• EducaçãoTrês ônibus grandes fo-ram adquiridos para fa-zer o transporte esco-lar dos 1.110 alunos dasescolas estaduais e mu-nicipais de Formiguei-ro. Quatro microônibus e um prédio (acima)para a instalação da secretaria de Educação tam-bém foram comprados. Em Formigueiro, os uni-versitários que estudam em faculdades de San-ta Maria no turno da noite têm transporte gra-tuito, concedido pela Prefeitura.

• InfraestruturaA principal entrada para obairro Scherer recebeunovo calçamento. O serviçofoi realizado por profissionaisda secretaria de Obras.

Page 6: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

6

Balada

Quarta ColôniaA programação do Carnaval 2010 da Quarta Colônia já está definida. De

acordo com a Associação Vale do Jacuí Centro de Entidades Sociais (Avajaces),que organiza o evento, o Conselho Tutelar estará de prontidão para evitar avenda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Será exigida a apresenta-ção da carteira de identidade na entrada das festas. Os ingressos custam R$9,00 para blocos da Avajaces, R$ 13,00 para blocos visitantes (com, no mí-nimo, 20 componentes) e R$ 17,00 para o público em geral. Os valoresserão os mesmos para todas as noites.

Agenda

O LobisomemO remake se passará na Inglaterra Vitoriana, e conta a história de um ho-

mem que, ao retornar da América, é atacado por um lobisomem. Daí emdiante, ele se transforma na criatura a cada lua cheia. Com muitas cenas desuspense, a produção tenta trazer para as telas do cinema o mito lobisomeme manter o terror do clássico de 1941. O filme do diretor Joe Johnston trazno elenco Benicio Del Toro e Anthony Hopkins. A estreia está prevista paraesta sexta-feira, 12 de fevereiro.

Foto Divulgação

• 12 de fevereiroDona Francisca - Ginásio Municipal

• 13 de fevereiroNova Palma - Clube Guarani

• 14 de fevereiroSão João do Polêsine - Sace Polesinense

• 15 de fevereiroIvorá - Ginásio Municipal

• 19 de fevereiro - Pré-enterro dos OssosFaxinal do Soturno, Clube Imperial (distrito Santos Anjos)

• 20 de fevereiro - Enterro dos OssosFaxinal do Soturno, Esporte Clube Cruzeiro

>>> Carnaval

Programação

>>> Bar do Pingo

Mariana Magalhães eGustavo Recoba

Flávia Moreira, SabrineCassol e Paola Palma

Michele Gonçalves eIgor Brito

>>> Amsterdam

Milton Malgarin eRégis Flores

Daniel xavier, Bruno Bitencourt,Marcelo Beltrame, JerônimoScremin, Lorenzo Lapora, FrancisSchirmer (De cima pra baixo )

Fotos Camila Costa / Site: sitezoom.net

Foto João Barcellos / Site: sitezoom.net

Laura Tonél, JulianaPosser, Daieli Althaus eCassia Severo

Foto Brenda Balk / Site: sitezoom.net

Fotos João Barcellos / Site: www.sitezoom.net

Cinema

Page 7: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

7

Raiman Baja e Amal Hwasbelíssima em vestido de

Solaine Picolli casaran-se emgrande e animada festa no dia

23 de janeiro de 2010 emRivera, Uruguai, onde

recepcionaram seusfamiliares e convidados.

Grupo musical de NohanadAzra vindo de São Paulo

animou a festa. Decoração eBufe a cargo de Norberto Da

Cas e fotos e filmagem feitaspor Raul Schramm

(www.raulprodutora.com.br).

Casamento

SocialCapaA garota da capa desta ediçãoda Revista Z é a bela JulianaBruscato de Lima, 23 anos.A jovem é natural de Alegretee formada em Administraçãopela Pontifícia UniversidadeCatólica (PUC-RS) -campus Uruguaiana. Hoje,Juliana é uma das sóciasdo Grupo J Lima, queadministra postos decombustíveis no Estado.Quando não estátrabalhando, a jovem

gosta de passar otempo na academia.

Foto Raul Schramm

>>> Kiss

Nharéu Druzian,Debora Rodrigues eTicy Schuster

Fotos João Barcellos / Site: www.sitezoom.net

Luana Lima eJéssica Lima

Julia da SilveiraSalla e SanthiagoScherer Simões

>>> Royal Dreams

Aline Maia eLeandra Toniolo

>>> Absinto Hall

Sabrina ValaniStrassburger e

Álisson Trevisan daRosa

Thais Gonçalvesda Rosa,

AndressaCoelho Freitas,Rafaella Coelho

Freitas e AlineUmpierres

Coelho

Fotos João Barcellos / Site: sitezoom.net

>>> BoemiaFoto João Barcellos / Site: sitezoom.net

Fotos João Barcellos / Site: sitezoom.net

ManoelaSilveira eRosana Oliveira

Page 8: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

8

primeiro evento do Carnaval 2010 em São Gabriel ocor-reu no Ginásio Plácido de Castro, em 30 de janeiro. Naocasião, foi escolhida a corte que irá reger a festa nacidade. Com a realização da Administração Municipal eSecretaria de Turismo, a escolha da Rainha do Carnavalteve a participação de 17 candidatas nas categorias in-fantil e adulta, que mostraram muito samba no pé.

A comissão julgadora foi formada pelo júri técnico epopular, este formado pelos representantes da imprensa local e dacomunidade. No júri técnico, destaque para a Rainha do Carnaval,Andressa Rodrigues de Medeiros, e os carnavalescos Irio Souza(Porto Alegre) e Carla Andréa Cruz dos Santos (da Escola de Sam-ba Beija Flor, do Rio de Janeiro), que avaliaram as candidatas.

No resultado final, as representantes das Escolas de SambaAquarela do Brasil, Líria Gouveia Siqueira (adulta) e Império daZona Norte, Erika de Oliveira dos Santos (infantil), foram as elei-tas. Na melhor torcida, a Escola de Samba Filhos do Olodummais uma vez conquistou o título (veja quadro).

São Gabriel conhecesuas rainhas

O○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Escolas de Porto Alegreestarão em Santa Maria

A Avenida Liberdade será o palcode muita festa em Santa Maria. Alémdo desfile da escola de samba localUnidos do Itaimbé, mais seis escolasapresentam-se na folia do Carnavaldo Coração 2010. De Porto Alegre,as escolas de samba Bambas da Or-gia, Imperadores do Samba e Impe-ratriz Dona Leopoldina vêm paracompletar a alegria, juntamente comCova da Onça e Bambas da Alegria,de Uruguaiana, e Zona Sul, de SantoÂngelo.

As três escolas de samba que vemde Porto Alegre disponibilizaram va-gas para os santa-marienses se inte-grarem aos sambistas na avenida. Des-ta forma, muitos foliões devem sairdas arquibancadas e cair na folia juntocom as tradicionais escolas. O Car-naval do Coração 2010 tem apoio epromoção da Prefeitura Municipal deSanta Maria, através das Secretariasde Cultura e Juventude, Esportes,Lazer Idoso e Criança.

O prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, recebeu no dia de 7 janeiro a nova diretoria executiva daSubseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), liderada por Augusto Solano Lopes Costa. O

objetivo da visita era estreitar os laços com o Executivo. Solano apro-veitou o momento para fazer diversas reivindicações ao prefeito, comoa oferta de vagas para profissionais da advocacia no Concurso PúblicoMunicipal, apoio para a construção da nova sede e a instalação de umaVara da Justiça Federal no município.

- Desta forma também, queremos estar mais integrado as ações daAdministração, pois tudo o que é realizado é pela nossa comunidade -salientou Solano.

Por sua vez, Rossano demonstrou apoio aos integrantes da OAB. Se-gundo ele, a Prefeitura é parceira nas ações, lutas e debates alinhavadospela entidade e pelos gabrielenses.

OAB faz reivindicações a Rossano

Região

IsabeleCamargo,Erika dosSantos e

GiulyaQueiroz

• Categoria InfantilRainha: Erika de Oliveira

dos Santos (Escola deSamba Império da ZonaNorte)

1ª Princesa: Isabele Nunesde Camargo (Escola deSamba Filhos da Lua)

2ª Princesa: Giulya Gon-çalves Queiroz (BlocoCohabêbados)

As eleitas • Categoria AdultaRainha: Líria Gouveia

Siqueira (Escola de Sam-ba Aquarela do Brasil)

1ª Princesa: Renata da MottaWaltermann (Escola deSamba Filhos do Olodum)

2ª Princesa: DanielaRodrigues Moraes (Esco-la de Samba Vai Mesmo)

• Melhor torcidaEscola de Samba Filhos

do Olodum

O tradicional Baile do Hawaii de San-ta Maria, promovido pela Agência Gaú-cha de Modelos (AGM) e coordenadopor Sandra Ávila abriu oficialmente asfestas carnavalescas no município. Oevento ocorreu no Clube de Atirado-res Santamariense, no dia 30 de janei-ro, e reuniu adultos e crianças em umadivertida comemoração. A festa con-tou com a animação das rainhas e dospríncipes do Baile do Hawaii de 2010,além das Musas de Santa Maria.

Baile do Hawaii abriuas festas de Carnaval

Bruna Cardoso, Amanda Brasil ePaola Franciscatto, João Ney eLeonardo Franciscatto fizeram afesta com os convidados

Foto Divulgação

Diretoria Executiva da OAB deSão Gabriel foi recebida peloprefeito Rossano Gonçalvez

Foto Divulgação

Fotos Divulgação

Líria Siqueira, RenataWaltermann e DanielaMoraes (da esquerda àdireita)

Page 9: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

9

Page 10: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

10

SoftEstrutura - composta de madeiraEncosto com percintas italianas, assento com percintas e molas bonnelAlmofadas - Encosto espuma densidade 23 soft e assento espuma

densidade 30Base - MDF laminados com melanina nas cores imbuia ou mel

Decoração

Assentos commuito estilo na Abitare

Abitare Interio-res apresentauma exclusiva li-nha ital iana deassentos. São es-tofados e cadei-ras que possuemo mais alto re-

quinte e sofisticação. Co-nheça nesta página algunsdos modelos que vocêpode adquirir na loja.

A○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Cadeirastransparentesdão um arclean emoderno aoambiente

CalifórniaEstrutura - Composta de

Ferro e MadeiraEncosto e assento percintas

italianas e molas bonnelAlmofadas - encosto fibra

siliconizada e assentoespuma densidade 30

Pés - Alumínio ou MDFlaminados em melanina nascores imbuia ou mel

Recliners automático atravésde controle remoto

HarryEstrutura - Composta de madeiraEncosto percintas italianas, assento percintas

italianas e molas bonnelAlmofadas - Encosto com fibra siliconizada e

assento espuma densidade 30Base - MDF laminados em melanina nas cores

imbuia ou mel

MaresiaEstrutura - composta de madei-

raEncosto percintas italianas, assen-

to percintas italianas e molasbonnel

Almofadas - encosto com fibrasiliconizada e assento espumadensidade 30

Base - alumínio ou MDFlaminados em melanina nas co-res imbuia ou mel

Poltrona Urca transmite robustez, ao mesmotempo em que passa um ar de tranquilidade

E que talmodernizar

de vez oambiente?

Page 11: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

11

om temperaturas facilmente passando dos 30ºC, os moradores do inte-rior do Estado buscam opções para se refrescar do intenso calor. Aspiscinas são um dos locais mais valorizados nesta época. E ter uma noquintal de casa é mais fácil e mais barato do que você imagina.

A evolução tecnológica trouxe novos materiais - o vinil e a fibra devidro, por exemplo - que podem reduzir em até 70% o custo do pro-duto. Além disso, ainda foram criadas facilidades de pagamento. Hoje, épossível fazer financiamentos em até 12 prestações.

Antes de escolher entre um tipo e outro, certifique-se do espaço disponívelno terreno, do quanto pretende gastar e do tempo necessário para a sua cons-trução. O prazo de instalação varia de acordo com tamanho, formato e materialde que é feita a piscina.

Mergulhe e fujado forte calor

C○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Desfrutar de uma piscina no quintal decasa é um sonho cada vez mais acessível

Fotos Divulgação

Decoração

Fibra de vidroMais barato e mais rápi-do de instalar, esse tipopossui algumas restri-ções de formato e trans-porte. Os modelos e ta-manhos são pré-defini-dos pelo fabricante e a

instalação se torna inviável em terrenos ou locais de difícil acesso,como coberturas de edifícios. Apesar de amplamente comercializada,pode, com o tempo, apresentar bolhas ou fissuras no material. Mas,segundo os fabricantes, além de muito raros, esses problemas sãofacilmente remediados. Em geral, se forem feitas manutenções regu-lares e adequadas, as piscinas de fibra mantêm suas característicasoriginais por um período de até 10 anos. Uma dica: antes de com-prar, verifique a espessura da fibra e opte sempre pela mais grossa. Oprazo médio de instalação é de 7 a 10 dias.

Piscinas de concretoPiscinas de concreto armado têm vida longa. Elaspossuem uma estrutura de ferro (malha de ferra-gem estrutural) e o fundo é concretado. Se aimpermeabilização das paredes for malfeita, po-dem surgir problemas de vazamento e trincas. Aspiscinas com esse tipo de material chegam a cus-tar até três vezes mais que os outros e levam maistempo para ser construídos. Mas, em compensa-ção, podem ter a forma e o tamanho desejados.Quando bem feita, a piscina de concreto dura portempo indeterminado sem apresentar nenhumproblema. Mas, se não for construída adequada-mente, os reparos são mais caros e complicados.

Piscinas de VinilCom base em alvenaria e revestida por um fil-me de PVC com espessura que varia de 0,6mm a 0,8 mm, a piscina de vinil - assim como ade concreto -, também pode ser feita no forma-to e tamanho desejado. Por outro lado, essetipo de revestimento está sujeito a cortes aci-dentais, causados por objetos pontiagudos. Seisso ocorrer, os especialistas garantem que oreparo é bastante simples e pode ser feito mes-mo debaixo d’água. Encontrada em várias es-tampas, esse tipo de piscina precisa de poucotempo para ser instalada. Com os devidos cui-dados e manutenção ela dura muitos anos.

>>> AtençãoAs piscinas de fibra de vidro ou de vinil saem mais emconta do que as de concreto, porém os modelos de fi-bra levam vantagem no tempo de instalação. As de con-creto e vinil são mais versáteis, pois não tem limitaçõesde formato ou tamanho. A escolha, entretanto, dependede cada situação. Qualquer um dos tipos, desde que se-jam tomados cuidados frequentes de manutenção, po-dem durar por tempo indeterminado.

Page 12: Revista Z - Fevereiro 2010

Informe ComercialSexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

12

ntes de pegar a estrada vocêjá sabe que precisa revisar omotor do carro, verificarágua, óleo, calibrar o step etudo mais. Mas você sabiaque existe um passageiro quemerece uma atenção redo-brada? Se você levar seu ani-

mal de estimação com você, certifique-se deque vai dar a ele a segurança necessária.

A médica veterinária Tatiana Maders selecionouuma série de dicas que visam ajudar no transportedo seu melhor amigo. Não se esqueça de dar aten-ção ao animalzinho durante o trajeto e lembre-sede parar o carro para lhe oferecer água.

Neste verão, leveseu melhor amigo com você

• Antes de viajar leve seu animalzinho ao veteriná-rio para verificar se a vermifugação e vacinaçãoestão em dia. Em regiões litorâneas existe umadoença chamada dirofilariose (verme do coração)que é transmitida através de mosquitos e podecausar a morte do animal (não é comum no RioGrande do Sul, ocorre mais em outros estados);

• Durante a viagem, transporte o animal em segu-rança, dentro de caixas de transporte específi-cas, conhecidas como contêineres. Tambémexistem cintos de segurança específicos paracães, tudo isso você encontra em pets shops;

• Não permita que o animal viaje solto dentro do car-ro, pois além de poder causar um acidente, vocêpode levar uma bela multa. Também não permitaque ele viaje com cabeça para fora da janela, poisisso pode acarretar problemas de otite e conjuntivite;

• Alguns bichinhos podem ficar agitados e até vo-mitarem durante a viagem. Para evitar este tipode problema, o médico veterinário poderá indi-car um medicamento para tranquilizar o animalou reduzir a ânsia de vômito;

• Pare o veículo a cada duas horas para o seuamigo fazer as necessidades e beber um pou-co de água fresca;

• Nunca, em hipótese alguma, deixe seu bichi-nho preso dentro do carro com as janelas fe-chadas. Muitos animais acabam morrendo des-sa forma por hipertermia, já que a temperaturainterna do veículo aumenta rapidamente quan-do estacionado em algum lugar no sol.

Os cuidados na viagem

Fotos Animal Photo Album

A○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○