revista vitória do riso 2012

11
1

Upload: andremattiuzzi

Post on 07-Jul-2015

278 views

Category:

Design


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Vitória do Riso 2012

1

Page 2: Revista Vitória do Riso 2012

2 3

Do fundo do meu coração,

valeu!!!

Page 3: Revista Vitória do Riso 2012

4 5

No célebre best-seller O nome da Rosa, Umberto Eco oferece uma estória que passa pela obsti-nação de um monge em fazer desaparecer uma fictícia obra manuscrita de Aristóteles sobre um tema controvertido para a igreja medieval: o riso. Se no passado, rir e gargalhar eram sinais de falta de educação e de comportamento imoral. Atualmente o humor é essencial para vencermos a intolerância e a violência na qual vivemos nos dias de hoje. Através de eventos como o Vitória do Riso as pessoas tem a oportunidade de descobrir que o humor é uma ferramenta importante, capaz de motiva-las. Este ano tivemos o prazer de receber mais de 3 mil alunos de escolas públicas e observamos no rosto de cada um o sorriso de quem não imaginava a possibilidade de estar tão próximo de um artista famoso.

Nosso maior desejo quando criamos o Vitória do Riso Festival, em 2007, era proporcionar aos capixabas o encontro com nomes consagrados do humor nacional colocando Vitória no eixo São Paulo – Rio de Janeiro, onde manifestações bem humoradas do cotidiano ocorrem em vários palcos. Quando escolhemos o mestre Chico Anysio para ser nosso primeiro homenageado, não tínhamos ideia da dimensão que o evento ganharia. Com o passar dos anos subimos aos palcos do Teatro Carlos Gomes, do Clube Álvares Cabral, do Salão do Riso no Mr. Picuí Restaurante e chegamos ao espaço que é o ponto de encontro dos capixabas, o Shopping Vitória, um impor-tante parceiro no desenvolvimento deste projeto.

Agradecemos aos parceiros, patrocinadores e apoiadores e em especial, ao público, nossa razão maior, que garantiu o sucesso do evento. A todos, muito sorriso, sempre!

Realização: Rossini Macedo e Hugo De RossiMarketing e Produção: Stefane Legrand Macedo e Anette MussoCriação e Diagramação: Amarildo Lima eAndré MattiuzziAssessoria de Comunicação: Gizella RezendeAssessoria de Produção: Igor De Rossi,Cristiany Sarnaglia, Anderson JúlioFotografia: Everton NunesEstrutura: Circo ChurupitaMontagem: ACD Miranda EventosDecoração e Ambientação: Bruno Zene

Um projeto:

Apoio gráfico:

Page 4: Revista Vitória do Riso 2012

6 7

Oficinas de Promoção SocialConstituído em 2008, o Instituto de Ação Social e Cultural - Sincades é fruto de uma parceria inédita público-privada entre as em-presas atacadistas e distribuidoras do Espírito Santo, por meio do Sincades, o sindicato deste importante segmento econômico e o Governo do Estado.São muitos os objetivos do Instituto Sincades, dentre eles: fomentar a cultura, incentivar os artistas locais, democratizar o acesso à cultura,neste sentido, a parceria estabelecida entre o Instituto Sincades e a Rede do Riso foi determinante para a realização do Vitória do Riso Festival.A quarta edição do Vitória do Riso Festival apresentou uma proposta inovadora: pela primeira vez, 3000 alunos da rede pública estadual tiveram a oportunidade de partici-par de oficinas que utilizaram o humor como ferramenta pedagógica para abordar temas como empreendedorismo jovem, aperfeiçoa-mento da leitura e a arte de contar histórias. Os alunos interagiram com artistas conhecidos nacionalmente. Todas as crianças receberam lanche e foram acompanhadas por monito-ras.O concurso de novos talentos do humor capixa-ba, categoria infantil, foi um dos pontos altos do evento. Alunos de diversas escolas tiveram o seu momento de “brilhar” no palco, imitando seus humoristas favoritos, contado piadas e recebendo o carinho de professores e cole-gas, que participaram entusiasmadamente da escolha dos melhores participantes, que rece-beram mochilas e brinquedos. Os vencedores do concurso ganharam notebook, câmera fo-tográfica digital e MP3 Player. Vale desta-car que na realização da final do concurso os alunos foram acompanhados por amigos e familiares que puderam compartilhar desse momento de cidadania.

Isssaa! Eu nunca vi nada igual!Os jovens capixabas mostra-ram que tem talento, muita cri-atividade e participaram ati-vamente das oficinas.

Paulo Cintura, humorista

Trabalhar com essa criançada é uma alegria muito grande.

Churupita, palhaço

O Vitória do Riso Festival é um evento diferenciado, que proporcionou momentos de lazer e aprendizado. Contar piadas é uma força capaz de mudar o mundo! Eu e essa ga-rotada, melhores amigos! Uma maravilha.

Eliezer Motta, humorista

Parceria:

Page 5: Revista Vitória do Riso 2012

8 9

1 - Eduarda Buaiz, Américo Buaiz e Victor Fasano2- Fernando Machado3 - Geraldo Vimercati, Bruno Negris, Américo Buaiz4 – Stefane Legrand Macedo, Andrea Monteiro, Solange Rocha, Fernanda Rocha Ferreira

Participei pela primeira vez da Vitória do Riso e vivenciei uma experiência que soma muito para a cidade e para as pessoas de toda nossa sociedade. Gostei tanto do evento que estive presente em três momentos distintos. No primeiro dia, vi a interação com a comunidade estudantil. Mais ou menos 1500 jovens estudantes, trabalhando com os comediantes e tendo a oportu-nidade de apresentarem-se para seus colegas mostrando seu talento na arte de imitar, contar piadas e expressar toda emoção que sente e que dever ser celebrada.

Depois, no evento de lançamento da nova grade da TV Vitória/Record, tivemos a oportunidade de assistir a um espetáculo com artistas circenses capixabas, antecedendo a apresentação e com isso agregar diversão à atividade empresarial do mercado publicitário do Espírito Santo. Como sempre fazemos, pesquisamos as impressões dos convidados, e obtivemos um saldo alta-mente positivo. Por último, no sábado, fui ao show com um grupo de amigos e com eles vivi momentos de en-cantamento e de muito riso. Os artistas que se apresentaram surpreenderam pela qualidade e capacidade de interação com o publico. Foi uma noite mágica, que estimulou nosso grupo a dar uma “esticada” para comemorar o momento em um restaurante da cidade.

Eventos como esse devem ser repetidos sempre, pois são uma oportunidade de integração e comemoração da vida.

Fernando Machado, Rede Vitória

Lado a lado com a cultura do Espírito Santo O maior número de grifes. O maior complexo de cinemas.

O maior número de lojas âncora. A maior variedade de alimentação.

O único com centro médico. O único com um programa de fidelidade.

O Shopping Vitória é o shopping preferido de quem vive aqui.

E motivos não faltam: completo como você quer, moderno como

você exige, exclusivo como você merece. Mais que um shopping,

uma referência para quem busca as melhores opções em um só lugar.

Afinal, o melhor do Espírito Santo está aqui, começando por você. shoppingvi tor ia .com.br

O Shopping do Espírito Santo.

an_SV_rev_VitoriaRiso_21x29,7cm.indd 1 31/10/12 09:58

Page 6: Revista Vitória do Riso 2012

10 11

5 dias de muitas gargalhadas

26.09.12

27.09.12

28.09.12

1 - Eliezer Motta, o Seu Batista, na abertura do Vitória do Riso Festival 20122 – Eliezer Motta contagia o público com a sua alegria3 - Marcelo Marrom4- Comédia em Preto e Branco - Marcelo Marrom e Rodrigo Capela5 - Cleyton Passos, criador da Turma do Frederico

1- Geraldo Magela2 - Matheus Ceará3 - Comédia à la Carte - Fábio Flores e Vitim Moraes4 - Mundo Canibal – sucesso na internet e nos palcos

1 - Dona Fifi e Tonho dos Couros2 - Pedro Manso e Paulo Cintura3 - Zezinho Gasolina4 - Marlon Rossy

29.09.12

30.09.12

1 - Galinha Pintadinha2 - Eliezer Motta recebe o Troféu Chico Anysio3 - Paulinho Serra4 - Haeckel Ferreira5 - Miquéias Paz

1 - Glauber Cunha2 - Gustavo Mendes3 - Renato Batata

Troféu Chico AnysioCriação Amarildo

Page 7: Revista Vitória do Riso 2012

12 13

A escola não pode distanciar o ensino acadêmico do humor. Isto é fundamental, pois tem a ver com inteligência e saúde mental. A escola precisa reconhecer e dar valor a esta área que é muito rica e traz debates muito atuais e significativos.Dentro ou fora de sala de aula riso é uma constante. Participar do Vitória do Riso Festival é ir além das relações comercias e das parcerias. É ter a oportunidade única de proporcionar a crianças e adolescentes oficinas de humor, com artistas nacionais e locais que acreditam na força desta ferramenta renovadora. A reação das crianças era ime-diata e os temas abordados, como: respeito à vida, sustentabilidade, empreendedorismo foram rapidamente assimilados pelos alunos. A presença da Turminha Macakids foi uma grande sur-presa para a criançada que provou o lançamento do picolé Macakids e participou da oficina de empreendedorismo jovem com o seu criador, Maikel. Foi um evento de muita alegria e de muita valorização social.

A Ajellso e a Turminha Macakids acr-editam que o humor colabora na con-strução da cidadania.

Page 8: Revista Vitória do Riso 2012

14 15

““

A caricatura é uma arte que emociona. Fui surpreendido pela quantidade de perguntas que os jovens fizerem sobre os diferentes recursos usados na produção da caricatura.

Amarildo Lima, chargista e caricaturista

Formado em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo, Amarildo começou sua carreira há mais de 26 anos e faz da charge um instrumento de interação do leitor com os acontecimentos do cotidiano, com os bastidores da política, com as polêmicas dos times de futebol, com a vida das celebridades e com tudo que acontece no mundo.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista ex-pressa graficamente sua visão sobre determi-nadas situações através do humor e da sátira. Para entender uma charge, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. Com Amarildo tudo é visto de uma maneira simples e muito bem humorada.

Exposição de caricaturas

A riqueza do humor pode ser explorada de muitas maneiras pela escola. O humor amplia as potencialidades dos alunos ao passo que promove a convivência saudável e traduz os acontecimentos com a devida proporção oti-mista de se resolver os problemas cotidianos. O Vitória do Riso Festival foi a oportunidade de experimentar uma atividade diversificada que tornou a socialização da alegria em ati-vidade enriquecedora da personalidade dos participantes proporcionando acima de tudo o bem estar individual e consequentemente o bem estar necessário à convivência social.

EEEFM Gomes CardimDiretor Walace Bonicenha

O humor é um caminho para encurtar a dis-tância cultural cada vez maior existente en-tre as gerações de professores e de alunos, o que tem impacto direto na sala de aula. O humor favorece o diálogo, promove vínculos e, principalmente, humaniza o relacionamento. O Vitória do Riso Festival, através da rea-lização das oficinas de promoção social con-seguiu criar um ambiente mais descontraído, e com diversas estratégias didáticas que têm no humor como principal ferramenta , garan-tiu o sucesso, a participação e o envolvimento dos alunos da rede publica . A realização do concurso de novos talentos do humor foi muito importante para a socialização dos alunos, especialmente para os mais tímidos e par os mais “ saidinhos” que naquela situa-ção deixaram de ser “ aluno problema “ para ser um aluno cheio de talento e criatividade. Parabéns pela iniciativa que já rendeu bons resultados.

EEEFM Saturnino Rangel MauroDiretora Silvana Amaral Rodrigues Emerich

O início de tudo

EEEFM Arnulpho Mattos

EEEFM Irmã Maria Horta

EEEFM Alzira Ramos

EEEFM Saturnino Rangel Mauro

Page 9: Revista Vitória do Riso 2012

16 17

Secretaria de Turismo

Para mobilizar a participação no Vitória do Riso Festival, Rossini Macedo, o Tonho dos Couros visitou 16 escolas, com uma média de 20 salas de aula, sendo recebido com muito entusiasmo pelos alunos e pelo corpo docente. Esta iniciativa possibilitou o comparecimento de mais de 3000 alunos da rede pública es-tadual nas diversas oficinas de promoção so-cial.

O grande desafio do corpo docente é inovar e acompanhar as novas tendências de ferramentas que facilitam o aprendizado, sem necessariamente utilizar a tecnologia, que nem sempre esta disponível para todos alunos. Neste sentido, percebemos , que o humor desempenha um papel importante na medida que evoca emoções positivas. O humor funciona como uma “pílula moti-vadora”. Quando os mestres se dão conta de que o riso favorece a aprendizagem, imediata-mente começam a colher os bons resultados. Participar das oficinas do Vitória do Riso Festival melhorou a auto estima dos alunos. Ele tiveram uma aula de cidadania e a oportunidade de conversar e conhecer diversos humoristas do país. O nosso aluno Artur Lima foi classificado em 2º lugar no Concurso de Novos Talentos do Humor - categoria infantil, e ganhou uma máquina fotografica. Estamos muito orgulhosas com desem-penho dele.

EEEM Arnulpho MattosDiretora Solene Maria Schmitd

EEEFM Alzira RamosEEEFM Hildebrando Lucas

EEEFM Irmã Maria Horta EEEFM Gomes Cardim

A escola é o ambiente ideal para o desenvol-vimento de atividades ligadas ao humor. É na escola que a criança inicia o seu processo de socialização, aprende a respeitar, a com-partilhar e a entender que o conhecimento é uma aporta aberta para um futuro promissor. Quando as atividades ligadas ao humor en-tram em cena , tudo fica mais fácil, a com-preensão é imediata. Afinal, rir, sempre foi, e é o melhor remédio. Quem ri é mais feliz e leva a felicidade para a vida social. O Vitória do Riso Festival conseguiu reunir alunos da rede pública estadual para participar de oficinas de promoção social e valorização de conceitos de cidadania e sustentabilidade. É muito bom saber que por trás das empresas existem pes-soas preocupadas em oferecer oportunidades diferenciadas de aprendizado para alunos que dificilmente teriam acesso a esse tipo de evento. Parabéns!

Mara Barcelos, Pipocan-do.

Humor e pipoca: uma combinação deliciosa!!

Page 10: Revista Vitória do Riso 2012

18 19

Apoio gastronômico

Apoio digital Baixe o aplicativo para Android e iPhone e tenha o Vitória do Riso no seu ce-lular.

AF_AN_Rev_vitoria_devassa_21x14.indd 1 10/26/12 12:20 PM

Page 11: Revista Vitória do Riso 2012

20

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HAHA

HAHA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

HA

O SORRISO é a certeza,Que seus olhos com delicadeza,Encontraram o que seu coração,Define como

Rossini Macedo, o Tonho dos Couros.

aguarde a edição 2013

beleza.