revista unisal - dom bosco sonhador: um sonho que gera um projeto de vida

15

Upload: unisal

Post on 24-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Ano 14 - Edição 69 – Outubro/Novembro 2015 A Revista UNISAL é produzida pelo Departamento de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida
Page 2: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

A Revista UNISAL é produzida pelo Departamento de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.0800 77 12345

Outubro/Novembro 2015

ColaboradoresAdriana Neves, Elisangela Limoni, Giuliana Andreotti, Juliana Germano, Klaus Werner, Lílian de Paula, Luis Fernando Cornacioni, Nara Maciel e Tatyana Giorno.

Coordenadora de Marketing Luciana Almeida Palhete Xavier

Redatora, Editora e Jornalista responsável Fernanda Ito (MTB 37.986)[email protected]

RevisãoProf.ª Dr.ª Íris Gardino

Projeto Gráfico, Capa e Produção GráficaSilmara Santana de França

Impressão Gráfica Resolução

Tiragem 6.000

Créditos Fotos: Marketing UNISALIlustrações: br.freepik.com

Errata: Na edição 68 da Revista, na página Minha Pós (Mestrados em Direito e Educação), está a foto do professor Nivaldo José da Silva e não a foto do aluno Nivaldo Marcusso.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo

faz parte das IUS - Instituições Universitárias Salesianas

WWW.UNISAL.BR

SIGA O UNISAL

SUMÁRIO

14 12

5

3 - PALAVRA DO REITOR

5 - POR DENTRO DO UNISAL

7 - MEU CURSO

8 - MINHA PÓS

9 - TALENTOS UNISAL

10 - SOMOS EXTENSÃO/PASTORAL

11- SOU UNISAL

12 - EM DESTAQUE

14 - EU, PESQUISADOR

16 - CONSTRUINDO A CARREIRA

17- SÓ AQUI

18 - 200 ANOS DE DOM BOSCO

19 - INOVE E EMPREENDA

20 - RADAR UNISAL

24 - OPINIÃO

25 - PRA SEMPRE UNISAL

26 - MOMENTO CULTURAL E LITERÁRIO

Palavra do

REITOR

UNIDADES DO UNISAL

Americana Campus Dom Bosco Campus Maria Auxiliadora

CampinasCampus LiceuCampus São José

Lorena Campus São Joaquim

São PauloCampus Pio XI Campus Sta.Teresinha

Aos membros da Comunidade Educativa

É bom sonhar! Faz bem sonhar!

Sonhar é bom porque os sonhos nos estimulam a não reduzir nossa vida, nossas experiências e nossas expectativas ao momento presente. Os sonhos ajudam-nos a relativizar o cotidiano e os projetos no futuro. Por mais que o tempo à nossa disposição seja o aqui e o agora, nossos sonhos abrem para nós o futuro como possibilidade de realização de todas as promessas do presente. E isso faz bem!

Sonhar faz bem porque os sonhos nos estimulam a não perder a esperança. Enquanto sonhamos, alimentamos o cotidiano com razões que o tornam mais gostoso de ser vivido. Por mais que olhemos para o futuro com esperança, nossos sonhos dão-nos as forças necessárias para investir no presente. E isso é bom!

Sonhar é bom porque nos nossos sonhos entram todos os que queremos e os que não queremos. E no encontro com os queridos e os não tão queridos descobrimos que a vida é feita de uma sucessão de relações com as quais temos de aprender a conviver. Se mais ou menos significativas, tais relações dependem de termos sonhado juntos ou não. Sonhar junto de alguém faz bem!

Sonhar faz bem porque descobrimos que não estamos sozinhos, mesmo quando pareçamos estar. Somos o resultado de tantos sonhos! Sonhamos com tantos resultados! E aos poucos vamos descobrindo que os resultados que contam dependem dos laços que estabelecemos com aqueles que cruzaram nossos caminhos ou em cujos caminhos nos colocamos. Sonhar junto é bom!

Não permitamos que a triste realidade que vivemos – em que tantos sonhos são espezinhados, outros tantos despedaçados, outros ainda roubados e até mesmo abortados – seja capaz de matar em nós o desejo de sonhar com uma vida digna e de gestar uma nova realidade com mais qualidade de vida para todos!

Façamos do UNISAL o lugar onde aprendemos a sonhar cada vez mais, com altas metas e o espaço em que concretizamos os nossos mais nobres sonhos! Transformemos o UNISAL no lugar onde sonhamos juntos, respeitando as diferenças, construindo a unidade, favorecendo a pluralidade, estimulando a busca da verdade, vivendo uma profunda experiência de fé.

Acreditemos no UNISAL como lugar privilegiado onde podemos sonhar juntos e participar dos sonhos uns dos outros! Sonhar é bom! Sonhar faz bem! Desde que não vivamos apenas sonhando. Sonho bom e que faz bem é aquele que se torna realidade; é aquele que faz a realidade ser melhor; é aquele que abraça a realidade como lugar onde Deus se manifesta como Aquele que vem para fazer novas todas as coisas! Sonho bom e que faz bem é aquele que gera vida nos mais áridos contextos e que proclama que a vida é bonita e, por isso, merece ser bem vivida!

Um final de ano abençoado para todos, repleto debons sonhos vividos junto daqueles a quem amamos!

P. Ronaldo ZachariasReitor

Page 3: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

POR DENTRO DO UNISAL

5

OO Reitor, P. Ronaldo Zacharias, os Pró-Reitores, o Chefe de Gabinete da Reitoria, os Diretores de Operações e os Gerentes Financeiros das Unidades do UNISAL (Americana, Campinas, Lorena e São

Paulo) participaram da VI Conferência das IUS da América de 28 de setembro a 1.º de outubro, em San Salvador. As 25 Instituições de Educação Superior mantidas pelos Salesianos de Dom Bosco na América organizam a cada dois anos uma Conferência para avaliar e projetar ações comuns. O objetivo do evento foi conhecer e compartilhar o trabalho dos cinco âmbitos de ação (Formação; Consolidação Institucional; Qualidade na Educação dos Estudantes; Impacto na Sociedade e Trabalho em Redes) acordados na V Conferência, em Campo Grande (MS), além de projetar futuras ações em conformidade com o Programa Comum 4 (2013-2016) para as IUS da América.

A Conferência contou com a presença de P. Fábio Attard (Roma), do Ir. Mário Olmos (Roma), do P. Natale Vitali (Roma), do P. Alejandro Hernandez (Inspetor do Centro América), do P. Oscar Rodriguez Blanco (Reitor da UDB) e foi presidida pelo P. Marcos Sandrini (Coordenador das IUS América). Além dos trabalhos

De 05 a 08 de outubro, realizou-se no Campus Pio XI o II Curso de Formação de Gestores de IES Católicas. Participaram cerca de 30 pessoas de várias IES católicas do Brasil, todas com responsabilidade

de gestão.

O curso foi aberto com um diálogo entre os Reitores: Prof. Dr. Paulo Fossatti (UNILASALLE e Presidente da Anec), Prof. Dr. Fábio do Prado (FEI) e Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia (UCB), que discutiram os desafios atuais da educação superior católica no Brasil.

Nos dias seguintes, houve palestras com professores de IES católicas brasileiras e do Boston College sobre a inspiração cristã, a natureza católica e a identidade carismática das IES Católicas, a Doutrina Social da Igreja e o compromisso ético, o perfil de liderança e a dimensão pastoral de tais instituições. O Curso também contou com momentos de discussão e dinâmicas de grupo.

VI Conferência Continental das IUS da América em San Salvador

II Curso de Formação deGestores de IES Católicas

O Instituto para a Formação de Gestores de Instituições Católicas de Educação Superior, promotor deste curso, é uma instituição para a formação de pessoas, em especial gestores acadêmicos, administrativos e pastoralistas de IES católicas cujo objetivo é capacitar leigos e religiosos para o efetivo exercício da liderança católica numa IES. É organizado em parceria com o Institute for Administrators in Catholic Higher Education (IACHE) do Boston College.

próprios da Conferência, os 96 participantes tiveram a oportunidade de visitar os lugares em que viveu, trabalhou e morreu D. Oscar Romero e a Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, em que vários jesuítas foram martirizados.

No CONSU de 22 de setembro, foi aprovada a Política de Segurança da Informação, também referida como PSI, um documento que orienta e estabelece as diretrizes corporativas para a proteção dos ativos de informação e a prevenção de responsabilidade legal para todos os usuários. Essa Política pretende não apenas preservar que as informações e os

Política de Segurança da Informaçãomeios existentes, físicos ou virtuais, tais como arquivos, mensagens eletrônicas, internet, bancos de dados, em mídias de áudio e de vídeo sejam utilizados para atender especificamente aos objetivos e atividades da instituição, mas também permitir a proteção e preservação desses dados e informações.

Grupo reunido no encontro

Participantes do encontro

Page 4: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

MEU CURSO

Em 11 de setembro, o Reitor, P. Ronaldo Zacharias, instituiu a portaria GR/UNISAL n.º 84/2015, nomeando a Comissão de Acessibilidade UNISAL. A equipe é formada por representantes indicados pelas Diretorias de todas as Unidades.

A Comissão construirá um Plano Geral de acessibilidade para o UNISAL, em harmonia com os instrumentos legais eobservando-se as condições de acessibilidade nos espaços do UNISAL. “Com ações concretas, o trabalho da Comissão de Acessibilidade será o de sensibilizar toda a Comunidade

Comissão de Acessibilidade do UNISAL

Em 2015, a CPA realizou as avaliações de disciplinas, respondidas pelos professores e alunos; infraestrutura, respondidas pelos professores e alunos dos cursos no ciclo do ENADE; serviços e oportunidades, respondidas pelos alunos dos últimos anos dos cursos no ciclo do ENADE; política de responsabilidade social, respondidas por gestores e membros de órgãos colegiados institucionais. A participação da comunidade foi expressiva, com índice superior a 50%. As avaliações de disciplinas contaram, em geral, com participação superior a 60% de alunos e professores. Os resultados têm sido divulgados em murais e as melhorias no Boletim da CPA. Além disso, a CPA passou a fazer contatos diretos com os representantes de sala de todos os cursos. “A expectativa é que toda a comunidade identifique os resultados

Atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2015

Confira as fotos da Campanhado Vestibular 2016 realizadanas Unidades.

Atualmente, acompanhamos o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância e as consequentes dúvidas geradas por essa modalidade de ensino-aprendizagem.

A equipe de EaD do UNISAL, formada pela professora Rita Maria Tárcia, Cristian Guilhen, Daniel Lico e Adriana Domingues Freitas não só esclarece o que a modalidade de EaD oferece, como também como o mercado a percebe, quais os desafios e sua importância no Brasil e no mundo e dá dicas de como escolher um curso a distância.

Qual é a importância do EAD num país com carências educacionais como o Brasil?

O EaD assume grande importância na disseminação e na democratização do conhecimento. Ainda há muito por fazer para suprirmos as carências educacionais do nosso país, mas o EaD possibilita o acesso ao conhecimento, transforma a visão de mundo e a vida das pessoas à medida que disponibiliza

situações de aprendizagem. E, certamente, as pessoas não só se realizam com a oportunidade de estudar, de buscar uma profissionalização, mas também com a possibilidade de interferir e transformar a comunidade na qual vivem e em que atuarão como profissionais. Nesse ponto, consideramos o EaD uma modalidade de Educação capaz de transformar nosso país.

O EaD está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Quais os desafios de crescer com qualidade em nosso país?

A expansão do EaD é efetiva e concreta no mundo todo e em Instituições de referência. Esse movimento aponta para uma nova visão da Educação centralizada na Cultura Digital, que envolve a humanidade numa escala global. Vivemos um momento significativo de transição que nos obriga a redefinir os parâmetros de qualidade para a educação.

Para tanto, precisamos considerar o papel da Educação no cenário

atual e buscar os elementos que definem uma ação educativa de qualidade. Não é a modalidade da ação educativa, a distância ou presencial, que determina a qualidade do processo, mas o comprometimento e a confiabilidade das Instituições.

Há preconceito com o EaD no mercado de trabalho?

O preconceito faz parte de uma construção histórica do EaD no

nosso país. No entanto alguns fatores favorecem a confiança na formação de recursos humanos na modalidade EaD: o ENADE traz-nos resultados positivos com relação ao desempenho de alunos de cursos a distância. Outro fator que favorece a aceitação do profissional pelo mercado de

trabalho é o uso do e-learning em processos educativos nas

organizações, no Sistema de Educação Corporativa. Atualmente, temos mais opções de cursos a distância que também utilizam novos recursos tecnológicos garantindo uma divulgação e aproximação maiores de boas opções para o público em geral, aspecto que auxilia a formação de novos conceitos e percepções acerca do EaD para a população.

Dicas e vantagens para quem pretende fazer um curso a distância

Dicas: observe o seu perfil e a disponibilidade para estudar de forma autônoma. É importante que o estudante conheça o projeto pedagógico do curso e as exigências tecnológicas para fazer uma opção coerente com seus recursos e possibilidades. Para cursos de graduação e de pós-graduação, as instituições devem ser credenciadas pelo MEC para ofertá-los e essa informação pode ser encontrada no site do MEC. Verifique: as ferramentas de comunicação para entrar em contato com tutores e professores; as propostas de atividades que auxiliam o estudante a trabalhar com os conhecimentos; a proposta do curso (se parte da carga horária é presencial, ou se é totalmente a distância).

Vantagens: organização do seu tempo de estudo e da sua rotina para garantir maior flexibilidade de horário, economia em relação ao transporte e, em alguns casos, alimentação, desenvolvimento de maior autonomia e organização no seu perfil profissional.

Universitária e, por meio de um relacionamento eficaz, aproximar as pessoas que necessitam da educação e acreditam na transformação que ela promove”, diz Celina Matos – representante da Comissão na Unidade Campinas/São José.

A Prof.ª Dr.ª Magda Vieira da Silva Oliveira (Engenharia - Unidade Campinas/São José) complementa: “A criação da comissão veio reforçar e confirmar o diálogo entre fé e razão, a busca contínua pela verdade, a formação ética, o espírito de liberdade na caridade, o respeito recíproco e a promoção dos direitos humanos.”

e as ações de melhoria, e participe debatendo-os em órgãos colegiados, grupos de qualidade e entre seus pares e gestores”, diz Pedro Grosso, presidente da CPA. A avaliação do segundo semestre aconteceu de 05 a 31 de outubro.

InstitucionalAvaliação

Por que estudar a distância (EaD)?

POR DENTRO DO UNISAL

Lorena

Americana

São Paulo Campus Santa Teresinha

76

UNISAL Campinas Campus Liceu - Fisioterapia

UNISAL Campinas Campus São José - Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

UNISAL São PauloCampus Sta. Teresinha- Ciências Contábeis

Novos Cursos de Graduação Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Continuado. Neste ano, o candidato poderá fazer a inscrição pela nota do ENEM.

Inscrições pelo site: www.unisal.br/vestibular a partir de16 de novembro de 2015.

Vestibular 2016

Page 5: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Talentos

UNISALAlunos de Publicidadee Propaganda do UNISALAmericana - SP

9

A Revista UNISAL entrevista as alunas Liria Ricci, Bárbara Souza e Gleyce Benedito, do 6.º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Americana. Elas organizaram, com a sala, o projeto

Semana de Publicidade e Propaganda, que completou sua 16.ª edição em outubro.

O que é a Semana de Publicidade e Propaganda?Faz parte de um projeto interdisciplinar, voltado aos alunos do quinto semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, em que professores orientam alunos nas disciplinas que possibilitam a estes fazerem campanha publicitária e o cliente é a Semana de Publicidade e Propaganda. Nove grupos apresentam as propostas e uma é escolhida. Uma banca de professores analisa e atribui notas em diversos quesitos, como envolvimento com o projeto, participação dos alunos no projeto da sua equipe, aspecto gráfico, criação, planejamento das ações de publicidade e marketing, e a campanha vencedora vai à rua. Neste ano, a equipe formada pelos alunos Bárbara Souza, Emily Marin e Francisco Honório foi selecionada.

Como surgiu o processo criativo da Semana de PP? O processo criativo surgiu a partir da ideia de representar os profissionais da área por meio de uma imagem. Nós tentamos explorar os sentidos que a propaganda trabalha.

Quais as contribuições que o UNISAL trouxe a vocês?Nossa matriz curricular é bem voltada à profissão, desde o primeiro semestre. Aprendemos a olhar os diversos tipos de pessoas, os mais variados tipos de comportamentos, sempre com muito respeito para fazer o trabalho da nossa profissão: divulgar um produto ou marca. Em cada semestre aprendemos e aprofundamo-nos mais para passar uma mensagem sempre clara e objetiva, que nos trouxesse os resultados esperados.

O que é mais marcante na Semana de PP?A experiência profissional e o aprendizado que os palestrantes nos trazem. Os temas mais lembrados nos eventos foram marketing político, com o palestrante Carlos Magalhães, e branding.

Destacamos que o EaD não é a melhor opção para quem não tem tempo para os estudos, porque na verdade a modalidade exige muito estudo, empenho e trabalho acadêmico por parte do estudante.

As mensalidades ainda são menores do que as correspondentes dos cursos presenciais na mesmainstituição de ensino? Ou a tendência é que isso se igualem?

Considerando que os processos educativos a distância acontecem em escala (para um grande número de estudantes), há uma tendência de os cursos serem oferecidos por um custo menor do que os presenciais. Cabe destacar que essa regra pode não se aplicar a alguns cursos cujo modelo pedagógico seja mais sofisticado, tanto na dimensão pedagógica quanto na tecnológica.

CURSOS OFERECIDOS

Educação - Dom Bosco: vida e missão I

- Educação a Distância: desafios e possibilidades- Formação para a Prática de Tutoria em EaD

- Negritude e Exclusão Social- Gestão de Recursos Humanos

- A mulher e seus papéis na sociedade brasileira

Negócios- Planejando o Negócio:

transformando ideias em negócios

Exatas- Raciocínio Lógico

MEU CURSO

16.ª SEMANA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2015

O evento aconteceu de 05 a 09 de outubro. O Prof. Homero Tadeu Colinas, Diretor de Operações, o P. Antonio Pajola, representando a Pastoral da Universidade e o corpo docente deram as boas-vindas ao público. O coordenador do Curso, Prof. Paulo Tomaziello, agradeceu a participação da equipe técnico-administrativa, dos professores na orientação do projeto interdisciplinar, que apresentou a criação de campanhas publicitárias para tornar público o evento, divulgado pelos veículos de comunicação parceiros como Jornal O Liberal e Radio Você. “Não tenho conhecimento de nenhuma campanha desse porte feita por outra faculdade da região”, disse Paulo. Entre os profissionais convidados estiveram Daniel Sabino, typerdesigner de São Paulo, que falou sobre os “Olhares da Tipografia” e Thiago Mobilon, fundador do Tecnoblog, que discutiu o tema: “Olhares Tecnológicos.”

Rodrigo Matias, gestor da franquia Fly Burger, e a equipe da Agência D. Mattos LIVE MKT participaram do evento, em 06.10. As atrações de 07.10 foram os profissionais Marcos Abrucio, Rodrigo Matias e houve um debate entre agências de publicidade. Em 08.10, foi a vez dos profissionais Daniel Campos, Fernando Costa e Silva compartilharem suas experiências profissionais. No último dia, o Grupo Luz Estúdio de Fotografia de Ribeirão Preto apresentou a ”Super Produção de Imagem Híbrida.”

9

Page 6: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

SOMOS EXTENSÃO/PASTORAL

O UNISAL realizou em 12 de setembro, na Unidade São Paulo/Santa Teresinha, o IV Seminário de Extensão, “Salesianidade: práticas extensionistas”.

Assessorado pelo P. Renato Tarcísio de Moraes Rocha, Diretor da Rede Salesiana Brasil de Ação Social/Polo SP, o Seminário teve como palestra central a “Extensão e Ação Social no contexto da Rede Salesiana Brasil”. Com a participação de 170 pessoas de todas as Unidades do UNISAL, o Seminário contou com a apresentação de 71 trabalhos.

Karen S. Monteiro, responsável pela Extensão na Unidade São Paulo/Santa Teresinha, comentou que “compartilhar projetos e ações realizados por professores e alunos do UNISAL nas diversas Unidades, verificar a riqueza e a diversidade dos projetos extensionistas apresentados é sempre uma experiência rica e desafiadora. Esses trabalhos

IV Seminário de Extensão

Sou o décimo segundo filho numa família de 14, em que tudo precisava ser dividido para que cada um assumisse sua reponsabilidade e todos estivessem inclusos na organização e dinâmica da vida. Participando

de comunidades, ampliei a percepção e a convicção de que, juntos, a probabilidade do acerto é muito maior e de que, com maior leveza, efetivam-se as metas e atingem-se os objetivos definidos em comum. No mundo acadêmico de Ensino Superior há mais de 20 anos, vou aprendendo a cada dia que ainda estamos na aurora para entender a beleza e o fascínio das diferentes maneiras de a vida manifestar-se.

Chegar a uma instituição tão conceituada como o UNISAL para mim é uma grande alegria. Fazer parte desse grupo que busca concretizar o sonho de Dom Bosco, fundamentado na articulação e seriedade da pesquisa, do amor educativo e da fé que dá sentido a tudo, é assumir a responsabilidade de ser protagonista e despertar esse potencial em cada um. A criança, o jovem, o adulto, o planeta clamam por cuidado. É preciso ouvir e desenvolver ações que façam a diferença na concretização de outro mundo possível. Nessa perspectiva, venho para somar com tantos que já sonharam e sonham o UNISAL. Agradeço a confiança e acolhida!

Mensagem de boas-vindas do novo Pró-Reitor

Prof. Antonio Boeing – licenciado em Filosofia; bacharel em Teologia; mestre em Teologia Dogmática (Missiologia); doutor em Ciências da Religião; formação em Psicodrama e Sociodrama; secretário da ANEC em São Paulo; assessor de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas.

No comando do Centro de Empreendedorismo, Leandro Costa (31, foto), natural de Lorena, formado em Biomedicina, trocou a vida dos jalecos por um traje bem mais despojado, mas nem por isso menos

desafiador. É o entrevistado desta edição da Revista UNISAL.

Antes de ser empreendedor, você foi biomédico. Como tudo começou?

Quando tinha meus 18 anos, não imaginava o que queria ser. A escolha por Biomedicina foi muito influenciada pelas afinidades com as matérias que estudei no cursinho. Os testes vocacionais também apontavam para o caminho da profissão. Mesmo desconfiado e até desanimado, de 2004 a 2007, concluí o curso de Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina.

O destino continuou levando-o a novos desafios. Quais?

Depois da Universidade, retornei a Lorena. Porém, voltando um pouco no tempo, entre minha infância e a adolescência, morei três anos no exterior. Quando voltei a Lorena, uma escola precisava de professor de inglês e topei na hora. A confiança e os exemplos dentro de casa, somados à vontade de empreender, impulsionaram-me e trouxeram-me de volta para a linha da inovação. A minha família toda tem sangue empreendedor.

Qual foi sua primeira obra empreendedora?

Acredito que a escola de idiomas que abri com um sócio, em 2011, em Itajubá, Sul de Minas Gerais. Em 2011 e 2012 também tive a oportunidade de participar de várias oficinas no Centro de Empreendedorismo da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá.

Quando surgiu a oportunidade de trabalhar no UNISAL?

Em 2013, quando pisei pela primeira vez naquela que seria uma trajetória mais expansiva. Aí já não era somente eu a

“Exemplos dentro de casa somados à vontade de empreender trouxeram-me de volta para a linha da inovação.”

Sou

UNISAL

“Chegar a uma instituição tão conceituada como o UNISAL para mim é uma grande alegria.”

inspiram-nos a continuar buscando a excelência acadêmica e social em prol das comunidades em nosso entorno.”

1110

Equipe de Extensão

empreender. Teria o desafio de implantar essa cultura numuniverso de mais de quatro mil estudantes todos os anos.

O que faz o Centro de Empreendedorismo?

O Centro de Empreendedorismo funciona numa sala razoavelmente pequena. Mas as ideias, projetos e prática ocupam um universo. Esse universo ganhou reforço com a chegada do assistente Thiago Villela. Juntos, tocamos os projetos “Tirando Ideias do Papel”, “Impactei”, “Makers” e a “Semana de Empreendedorismo.”

Aponte alguns resultados conquistados com esse trabalho

Lucas, Reynaldo, Rafael, Adriana, Mariane e Stephanie. São apenas alguns nomes que dão sentido ao trabalho do Centro de Empreendedorismo. Deles, saíram produtos deliciosos como Alfajor e Derivados de porco, além de Serviço de Garçons, Aplicativos e até Empresa de Balões. A imaginação parece não ter fim e é bem variada. Além dos alunos do UNISAL, o Centro tem-se tornado referência para universitários de outras instituições como USP, FATEC e FATEA.

Em tempos de crise, os resultados continuam positivos?

No primeiro semestre de 2015, o Centro de Empreendedorismo atendeu 650 pessoas. Em ano de crise, as previsões para o Setor são ótimas. A disciplina de empreendedorismo, que já é aplicada nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, vai também fazer parte da grade curricular das Engenharias do UNISAL, em 2016.

Fique atento às dicas do Centro de EmpreendedorismoExistem dois tipos de empreendedorismo. Empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Você sabe em qual se encaixa? Acesse a Fanpage do Centro e confira esta e outras dicas: www.facebook.com/Centro.de.Empreendedorismo.Unisal

Page 7: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Na vida de São João Bosco, os sonhos foram um caminho cheio de altos e baixos que marcaram profundamente suas opções. Ao longo de sua vida, o sonho dos 10 anos (1825) definiu profundamente suas escolhas e, lógico, sua vocação, porque aquele sonho de menino foi um projeto vocacional cheio de cenários e personagens que envolveram a mente fértil de João até sua plena maturidade.

EM DESTAQUE

12

DOM BOSCO FUNDADOR:um sonho que gera um projeto de vida.

EM DESTAQUE

REVISTA UNISAL

Aos 10 anos, João Bosco vive o drama familiar da fome e da falta de perspectiva na zona rural da época. Havia nele um desejo, ou seja, sem negar suas origens, Joãozinho queria avançar na vida, ser

mais que um camponês honesto e pai de família. Contudo o contexto familiar era um interdito que tornava essa realidade difícil de ser alcançada. Nesse conflito, vivido por uma criança acostumada ao trabalho no campo, Deus entrou na história para revelar uma possibilidade de vida plena. E essa entrada foi por meio de um sonho: Joãozinho, após um dia de trabalho, dorme sereno, mas sua mente capta algo confuso. Ele se vê no meio de meninos que gritam, lutam e dizem palavrões.

A cena é revoltante e ele busca à força calar aqueles garotos revoltados. Segue uma luta de socos, pontapés e blasfêmias. Entra em cena um senhor majestoso, desconhecido, mas de aspecto viril e paterno. Ele se aproxima de João e lhe diz que não resolverá o conflito, gerando mais conflitos.

É preciso usar paciência e respeito recíproco. O menino se assusta. Aquele senhor é um personagem novo em sua vida. Procura saber sua identidade, mas há um mistério que paira naquela imagem. Então, aparece uma jovem senhora, de aspecto sereno e materno, que o acolhe. O senhor aponta a jovem como sua mestra. Será ela quem o guiará pelos caminhos de sua vocação. Ela será a pastora que vai levá-lo pelos campos da vida e guiá-lo no meio de meninos que ora são ferozes animais, ora dóceis jovens.

Joãozinho acorda assustado. Sente nas mãos a dor dos socos. A garganta está seca e o olhar preso no teto. O que era aquilo? Como contar aos de casa esse sonho esquisito? Naquela manhã, ele procura o irmão mais novo, José, e relata o sonho. José diz a João que certamente seu destino seria o de ser, para sempre, um pastor de ovelhas. O irmão mais velho, Antônio, ironiza dizendo que ele certamente seria chefe de bandidos. A avó, Zucca, cheia de sabedoria, declara: “os sonhos são bobagens, não dê importância a eles”. A mãe, Margarida, escuta atentamente e manifesta sua opinião de mulher cheia de fé: “quem sabe, você será padre”. Joãozinho escuta a todos e fica com a opinião da avó.

Durante a vida de Bosco, o sonho tido aos 10 anos retorna várias vezes; por 18 anos, ele é sacudido por aquelas imagens que ganham cada vez mais força e começam a definir sua vida e sua vocação. Aos poucos, o adolescente João percebe que existe algo de extraordinário naquele sonho. O homem majestoso é Jesus, e a mulher é Nossa Senhora. Essa certeza torna-o mais confiante. Ele sabe que o céu se lembrou dele. Agora ele sente-se animado para superar todos os limites. Quer ser um padre diferente dos que está acostumado a ver nos povoados. Ele quer estar junto dos jovens; mais ainda, ele sente que não é possível esperar que os meninos venham até ele; ele precisa sair ao encontro deles, ser missionário.

Então, opta por deixar a casa materna e lança-se numa “aventura” para poder estudar e realizar o seu sonho. Vence cada batalha com a força de um leão. Aprende a sobreviver como garçom, sapateiro, alfaiate, padeiro, malabarista. Tudo para conseguir uns trocados, pagar seus estudos e ainda ter algo para comer. O jovem João não aceita o caminho do roubo para ganhar seu sustento. Opta pela honestidade. É um rapaz

com um projeto a ser realizado e, para tanto, precisa começar fazendo opções que agradem a Deus, sejam úteis para os outros e contribuam para todos serem mais felizes.

Aos poucos, João realiza o sonho de ser padre. Entra no seminário. Supera o muro de separação entre professores e alunos; continua fazendo amizades; coloca-se à disposição de todos. Para uns conserta os sapatos; para outros, corta o cabelo; para outros, ainda, costura a batina. João organiza com os colegas um círculo de leitores dos clássicos latinos e de livros de devoções populares e, aos poucos, cresce como líder no meio dos jovens. Esse será seu laboratório mais concreto de vida.

Aos 26 anos, João é ordenado padre (1841) e começa a descobrir o outro lado da vida da cidade grande, ou seja, os meninos abandonados pela sociedade, vítimas da fome, da violência, da exploração, dos maus tratos, da orfandade. Decide sair ao encontro deles e viver com eles. Para isso, busca um lugar para abrir o Oratório festivo, lugar onde todos poderiam ser acolhidos como filhos de Deus. Nasce, assim, a casa salesiana como lugar de acolhida, pátio e espaço de experiência de verdadeiras amizades. Seu sonho realiza-se.

De um camponês assustado com o sonho aos dez anos, ele agora é um padre jovem, animado pelo ideal com que sonhou. E foi assim que João começou a ser conhecido com o nome de Dom Bosco, o padre dos jovens pobres. As autoridades civis perceberam sua liderança e sua contribuição social; a Igreja entendeu que Deus tinha dado àquele padre um dom especial para a salvação de tantos jovens.

Aos 72 anos (1888), Dom Bosco sonha pela última vez e percebe que tudo o que sonhou durante a vida se realizou porque ele deixou que o Senhor majestoso e a Senhora pastora fossem seus verdadeiros mestres. Dom Bosco entendeu, no fim da sua vida, que o sonho de menino foi um projeto de vida para os outros. Aquela Senhora pastora guiou-o por caminhos e campos jamais imaginados. E, ao morrer, em 31 de janeiro de 1888, deixou um legado aos seus jovens salesianos para que fossem sonhadores como ele.

Hoje, Dom Bosco convida-nos a deixarmo-nos envolver pelo sonho de uma vida plena. Depois de 200 anos, ele continua nos estimulando a crer que Deus se revela por meio das mais variadas formas para fazer-nos entender que fomos feitos para grandes coisas e que sonhar junto é o segredo para todos os sonhos se tornarem realidade.

P. João Mendonça, sdb, Mestre em Teologia Pastoral

Page 8: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Professoras e aluna do UNISAL participam de reunião na ANPED

EU, PESQUISADOR

Entre 04 e 09 de outubro aconteceu a 37.ª Reunião da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), na cidade de Florianópolis/SC. Esse é o evento mais importante de pesquisa em

Educação do país e reúne renomados professores, estudantes de pós-graduação, pesquisadores de todo o território nacional e do mundo inteiro. A reunião é organizada em 23 Grupos de Trabalho (GTs) abarcando as mais distintas áreas do conhecimento. Neste ano, duas professoras do UNISAL tiveram sua atuação reconhecida na área de Educação Popular: a Prof.ª Dr.ª Fabiana Rodrigues de Sousa, como parecerista e a Prof.ª Dr.ª Valéria Oliveira de Vasconcelos, como membro do Comitê Científico, ambas para o GT6 (Educação Popular). Além disso, tiveram também aprovados seus trabalhos e coordenaram mesas de debates. Outra notícia que merece destaque é o trabalho aprovado e apresentado na Reunião Geral da ANPED da discente Keila Maria Mourana da Silva, aluna do Programa de Mestrado em Educação da Unidade

Aluno contemplado pelo Programa de Bolsas Santander faz intercâmbio em Universidade na Espanha

14

O Professor dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Civil e Computação da Unidade Lorena, Marcelo Miacci, recebeu o reconhecimento por um projeto denominado “Método de Medidas

de Alvo de Radar”. O pedido de patente foi feito em 2003. Somente neste ano, o documento foi concedido pelo INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Professor recebe Patente por projeto realizado no ITA

Programa de Bolsas de Iniciação Científica: cenário histórico e atualidade

O programa de bolsas de iniciação científica do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, surgiu com a criação desse órgão em 1951, por meio da Lei 1.310, de

15 de janeiro do mesmo ano sancionada pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra.

O CNPq foi fruto do sonho e grande trabalho do Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, engenheiro de formação, que já em 1946 havia proposto ao Governo Brasileiro a criação de um Conselho Nacional de Pesquisa. Em 1948, a criação da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reforçaria ainda mais os propósitos da criação do CNPq.

Atualmente, o CNPq possui uma grande variedade de tipos de fomento à pesquisa e desenvolvimento, ofertada por editais específicos e bolsas de auxílio. No caso das bolsas de auxílio ou por quota, o documento que regulamenta essa categoria é a RN 017/2006 (Anexo I), que estabelece as normas gerais e específicas para as seguintes modalidades de bolsas por quota no País: • Apoio Técnico (AT); • Iniciação Científica (IC);• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); • Pós-Graduação - Mestrado (GM) e Doutorado (GD);• Iniciação Científica Júnior (ICJ); • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Conforme consta no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016, a consolidação da cultura de investigação institucional é obtida por meio da criação e manutenção de grupos e núcleos de pesquisa, bem como pelo suporte às atividades de Iniciação Científica. Ainda, segundo o PDI, a área de pesquisa do UNISAL estimula a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; incentiva o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência

e da tecnologia e à criação e à difusão da cultura. Desse modo, tem por meta primordial desenvolver o entendimento do homem e do meio; mantém relações com estabelecimentos congêneres e instituições de pesquisa, tanto públicas quanto privadas, nacionais e internacionais, para intercâmbio de ideias; direciona a pesquisa como atividade de iniciação científica, incentivando a produção dos alunos dos cursos de graduação; custeia, conforme política de capacitação constante do Regulamento da Carreira Acadêmica, a pesquisa de docentes para a elaboração das suas teses, dissertações ou monografias de conclusão de cursos de pós-graduação, com a finalidade de melhorar a qualificação docente; vincula a atividade investigativa à área de desenvolvimento educacional, com vistas a atender seus programas de manutenção da qualidade do ensino e utilizar a atividade investigativa como meio provedor de soluções de problemas da comunidade.

No âmbito da Iniciação Científica, o UNISAL vem participando dos Programas CNPq-PIBIC e CNPq-PIBITI há vários anos, tendo apresentado contribuições científicas e tecnológicas de alta relevância por meio dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por seus alunos bolsistas, sob a orientação de Professores Doutores da mais alta competência e comprometimento. Além disso, também tem ofertado programa próprio de bolsas de Iniciação Científica (BIC-Sal) e de Iniciação Tecnológica (BIT-Sal), como contrapartida e estímulo às atividades de pesquisa e desenvolvimento na Instituição.

Americana. “Isso representa uma importante conquista de nossa instituição na divulgação e construção de conhecimentos na área de Educação Popular e Educação Sociocomunitária”, informa a professora Valéria.

O trabalho, avaliado em US$ 2 milhões, realizado durante a pós-graduação no ITA, vai ajudar a indústria militar. Até então, esse tipo de tecnologia, ou seja, o reconhecimento de objetos na mira de um alvo, era somente utilizada nos Estados Unidos.

EU, PESQUISADOR

Os trabalhos: “Propriedades Mecânicas de Compósitos de Resina de Poliéster Insaturado com Fibras de Peroba-Garapeira”, escrito pelas professoras e alunas da Unidade Campinas/

São José: Dr.ª Elisabete Maria Saraiva Sanchez, Dr.ª Zaida Jova Aguila, Dr. Caio G. Sánchez e as alunas Elisângela C. T. de Lima (Eng. Produção) e Karoline Emilia da Silva (Eng. Mecânica e aluna do projeto de CNPq –UNISAL) e “Análise Termogravimétrica de Resina de Poliéster Insaturado com Fibras Naturais em Atmosférica Oxidante”, de autoria dos professores Dr.ª Elisabete Maria Saraiva Sanchez, Dr. Caio G. Sánchez e a aluna Elisângela C. T. de Lima (Eng. Produção) foram apresentados no 13.º Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPOL), realizado em Natal-RN, de 18 a 22 de outubro. “Os dois trabalhos fazem parte dos resultados do Projeto do CNPq, Propriedades de Compósitos Poliméricos com Fibras Sustentáveis, da chamada pública MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras nº18/2013 - meninas e jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, informa a professora Elisabete. O CBPOL, o maior evento da área de polímeros realizado no Brasil, vem sendo organizado bienalmente, desde 1991 e configura-se como um legítimo

13.º Congresso Brasileiro de Polímeros

fórum de discussão de temas de caráter científico, tecnológico e mercadológico.

Nessa edição do congresso foram apresentadas 9 conferências; 42 palestras de pesquisadores nacionais e internacionais; 12 palestras técnicas, feitas por empresas do setor de polímeros; 144 apresentações orais e 840 trabalhos sob forma de pôster.

Fonte: www.cbpol.com.br / Livro: 13.º Congresso Brasileiro de Polímeros

O aluno de Engenharia Ambiental, Felipe Rodrigues (foto), contemplado pelo Programa de Bolsas Santander em 2014 foi para a Universidade de Salamanca – Espanha e cursou Ciências

Ambientais. Para a escolha da Universidade o aluno avaliou rankings internacionais de instituições, além da classificação dos cursos ofertados. “A experiência foi incrível. Estar em contato com outro idioma, outra cultura e adaptando-se às novas situações é de um valor inestimável. Outro fato relevante foi estudar em uma das Universidades mais antigas da Europa, referência na Espanha, que por meio do seu ensino e infraestrutura me possibilitou um grande crescimento profissional. Estou seguro de que

aprendi muito mais do que esperava. Aproveito o relato para agradecer ao UNISAL e ao grupo Santander por proporcionar esta experiência inesquecível em minha vida e carreira. Também sou muito grato ao corpo docente do curso de engenharia ambiental e à coordenadora, Brígida Pimentel V. de Queiroz, quesempre nos motiva oferecendo um curso de grande qualidade. E claro, agradeço todo o apoio à minha família e aos amigos”, diz Felipe.

Prof. Dr. Eduardo José Sartori - Coordenador da Comissão Institucional de Incentivo à Pesquisa do UNISAL e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Unidade Campinas/São José.

Professora Elisabete Maria Saraiva Sanchez

Keila (à esq), Valéria (centro) e Fabiana (à dir.)

Page 9: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Como os recrutadores veem iniciativas de voluntariado e serviço social no processode seleção do candidato?

CONSTRUINDO A CARREIRA

O Serviço Social e a Gestão de Pessoal sempre mantiveram um estreito relacionamento com o voluntariado, pois o primeiro é composto por profissionais que, na sua grande maioria, operacionalizam as políticas de assistência social e têm muitas vezes no voluntariado o sustentáculo dessa ação. O Gestor de Pessoal, embora busque cada vez mais profissionais altamente qualificados com elevado grau de eficácia, eficiência e efetividade, também busca profissionais comprometidos com a causa social, pois no serviço voluntário não é o dinheiro não é o objetivo final nem a medida de referência, mas o compromisso com a sociedade, alicerçado na liberdade de escolha, que pode e deve promover um mundo melhor, tornando-se um diferencial para todas as sociedades.

Nesse sentido, é importante considerar a Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que regulamenta o trabalho voluntário, considerada um avanço para o desenvolvimento do voluntariado no Brasil.

16

A Unidade Americana realizou duas edições do “Decida-se”, em 17 e 30 de setembro, no Campus Maria Auxiliadora. Cerca de 800 alunos do Ensino Médio e comunidade participaram das atividades

cujo objetivo é auxiliar a escolha profissional de jovens e adultos que almejam cursar uma graduação.

O público participou de uma atividade cultural com o professor, poeta e rapper Renan Inquérito, que fez o público cantar com sua paródia em rimas sobre as profissões. Depois, os jovens conversaram com os coordenadores dos cursos oferecidos pelo UNISAL.

As Unidades São José e Liceu Salesiano realizaram o “Decida-se” em 17 de outubro. O evento foi sediado no Liceu Salesiano. Os participantes foram recepcionados pela Banda Origem 27 e participaram das atrações oferecidas: exposição de projetos das engenharias, oficina de beleza, sarau de dança, workshops dos Cursos de Engenharia, dos Cursos Superiores de Tecnologia, além dos cursos técnicos (ETEC), workshop e oficina de Direito, oficina de Ciências da Saúde e palestra para professores e educadores. Além disso, o público teve acesso a atendimento jurídico e orientação vocacional.

A Unidade Lorena recebeu, em 29 de agosto, cerca de 1.400 alunos de 34 escolas de 12 cidades da Região Metropolitana do Vale, Litoral Norte de São Paulo e Sul de Minas. Os alunos participaram de inúmeras ações gratuitas oferecidas pelos mais de 17 Cursos de Graduação. Entre os trabalhos estavam: orientação vocacional, workshops de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Mininegócio, Robótica e Matemática, Instituto Dialogare com Ex-Alunos e Praça Filosófica. As engenharias apresentaram projetos de construção de avião, robôs, corrida de carrinho de ratoeira e uma novidade: o passeio com um carro elétrico pelos corredores do UNISAL. Os alunos pretendem apresentar o veículo na Maratona da Eficiência Energética, prevista para acontecer de 14 a 18 de dezembro.

SÓ AQUI

DECIDASEUNISAL

O Projeto “Decida-se”, criado em 2010, tem o objetivo de aproximar a comunidade externa da Instituição, abrindo as portas do UNISAL para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares das regiões de São Paulo, Campinas, Lorena e Americana, e pessoas interessadas em cursar uma graduação. Por meio de visitas monitoradas, bate-papo com coordenadores e professores, workshops, oficinas e outras atividades, os alunos podem esclarecer suas dúvidas, entender o dia a dia de cada profissional e a dinâmica das diferentes áreas.

Decida-se São Paulo traz Feira de Profissões com estandes de empresas renomadas no mercado

A Unidade São Paulo, Campus Santa Teresinha, promoveu em 14 de novembro o Decida-se 2015, com a presença do Colégio Salesiano e de empresas como Sebrae, CIEE, Itaú Isban, Teleperformance, entre outras. Uma das ações das empresas, como o Itaú, foi o processo seletivo para jovens aprendizes de 18 a 22 anos para trabalhar nas agências do grupo.

A Feira de Profissões facilitou o contato das empresas com os futuros colaboradores, ao possibilitar que o currículo dos presentes fosse direcionado às vagas disponíveis nas empresas presentes.

As pessoas tiveram a oportunidade de passar um dia diferente na instituição, esclarecendo dúvidas, compreendendo o dia a dia de cada profissional, além de conhecer os serviços gratuitos prestados à comunidade e a dinâmica das diversas áreas.

Houve também palestras com profissionais da área de Recursos Humanos, oficinas com dicas para conquistar um emprego e food trucks.

Campinas

Americana

Lorena

17

As iniciativas de voluntariado e serviço social realizadas pelos candidatos na hora de uma avaliação para um cargo é vista com bons olhos pelas empresas e pelos recrutadores, pois

percebe-se que o candidato valoriza a questão da ajuda ao próximo, o que os faz acreditar que isso será também realizado dentro da empresa, com seus colegas de trabalho e gestores.

Isso causa uma boa impressão e pode ser motivo de desempate entre candidatos na hora da decisão do recrutador. Ser voluntário hoje, realizar um trabalho social, seja ele qual for, eleva as chances de contratação, ainda mais quando o voluntariado e o serviço social estão ligados aos valores e à missão da empresa.

Não adianta querer coisas boas apenas no papel. O candidato deve realizar de fato algo bom para instituições, para o bairro, para outras pessoas, acarretando mais experiência de vida, cuidado e contato com outras pessoas que muitas vezes necessitam e desejam ajuda de alguém que possa dar-lhes atenção, afeto e um pouco do seu tempo àquela causa.

Mudar o mundo implica ir além de um bom relacionamento interpessoal e de ser proativo. Ajudar o próximo deve ser uma postura de vida, uma opção a ser renovada diariamente. Se você ainda não faz nada ao próximo, está na hora de começar a mexer-se.

“Se você ainda não faz nada ao próximo, está na hora de começar a mexer-se.”

Maria Isabel Prezotto Vicente - Mestre em Serviço Social pela UNESP e Coordenadora de Curso do Serviço Social do UNISAL Americana.

Prof. Paulo Ortiz – Coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação do UNISAL São Paulo/Santa Teresinha e consultor de empresas.

“O Gestor de Pessoal,...também busca profissionais comprometidos com a causa social”

São Paulo

Page 10: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Homenagem ao Dia do Estudante

A homenagem ao Dia do Estudante foi realizada em 11 de agosto. Os professores Antônio Santana, Paulo Henrique de Almeida, Pedro Carlos de Carvalho e Reinaldo José Matos, no horário de intervalo de aulas, brindaram os alunos com uma apresentação musical ao som de violões, no pátio.

O Diretor de Operações, Anderson Luiz Barbosa, agradeceu a presença de todos e felicitou toda a comunidade educativa pelo Bicentenário de Dom Bosco.

Atividades celebram o bicentenário do nascimento de Dom Bosco

Especial 200 anos

DE DOM BOSCO

Lançamento do livro “Matemática: pré-requisitos para o cálculo diferencial e integral”

A noite de autógrafos do livro “Matemática: pré-requisitos para o cálculo diferencial e integral” aconteceu em 13 de agosto. A obra apresenta-se como um material de apoio a estudantes das carreiras na área de Ciências Exatas, por proporcionar uma revisão e entendimento de pré-requisitos para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. O texto é, sem dúvida, o reflexo de um trabalho de reconhecimento da preocupação de acolher os estudantes em suas dificuldades ao ingressarem no ensino universitário. Os autores são os professores José Márcio de Lima Oliveira, Juliana Miyoshi, Renata Cristina Sossae, Vanessa Davanço e Wanessa Carla Gazzoni. Ao final, os estudantes tiveram seus livros autografados.

A tradicional Pastelaria do Chico que funciona há décadas no Mercado Municipal de Americana e é ponto de encontro de muitos americanenses foi cliente do VII Projeto Integrado do UNISAL Americana, em que os alunos da Agência Experimental Serifas desenvolveram uma campanha publicitária institucional para esse cliente real. O cliente gostou tanto que decidiu adquirir e veicular muitas peças publicitárias que compõem tal campanha. A Agência é formada pelos alunos: Henrique Cassoni, Jaqueline Pereira Messias, Juliana Magalhães Baldessin, Leticia Lucente Rozatti, Magna da Silva Carneiro, Mônica Marisa Pires de Moraes, Murilo Rosa de Souza e Natália Granzoti Savioni.

Alunos da agência experimental Serifas conquistam cliente real

Ciclo de Debates discute o Conceito de Educação em Dom Bosco

O Ciclo de Debates aconteceu em 08 de setembro, na Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora. O palestrante foi o P. Luís Fabiano dos S. Barbosa, sdb.

“Dom Bosco é considerado, na Igreja e no mundo, ‘Pai e Mestre da juventude’. A sua paternidade deu-se sobretudo no âmbito da educação. De fato, ele foi não só sacerdote mas também grande educador. Entre as muitas expressões conhecidas em relação à concepção de educação segundo Dom Bosco, recordamos a máxima: ‘Educação é coisa do coração’. Esta frase foi tradicionalmente atribuída ao santo educador da juventude. Contudo o maior desafio na compreensão das suas concepções pedagógicas é justamente superar os reducionismos e/ou parcialidades. O P. Júlio Barberis, um dos colaboradores desse santo educador, costumava dizer: ‘O nosso inesquecível pai e

fundador, Dom Bosco, não quis outra coisa senão educar bem os jovens.’ A experiência educativo-pastoral desse sacerdote tem como base a via do afeto, do amor, e está orientada para a formação integral dos seus educandos”, afirma P. Fabiano.

In Pulso premia quatro melhores projetos de alunos

A IV Mostra de Ideias e Projetos de Alunos da área de Tecnologia– a In Pulso 2015 aconteceu em 15 e 16 de outubro, no Campus Dom Bosco. A atividade, organizada pelo professor Werner Vieira,

objetiva mostrar ao público os projetos integradores e de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da área de ciências exatas. A In Pulso é a Incubadora de Ideias e Projetos de alunos do UNISAL, criada em 2012 na Unidade Americana para oferecer estímulo e apoio ao despertar de potenciais dos alunos para pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.

Os quatro melhores trabalhos premiados na 4ª Mostra In Pulso foram: “A engenharia de produção e a inclusão social: viabilizando um playground para cadeirantes”; “Fresadora de

18

Evolme. Esse é o nome de uma plataforma Web/Mobile que visa transformar a opinião de consumidores em melhorias para o segmento de bares e restaurantes. Um mercado que conta com mais de 250 mil estabelecimentos no país e movimenta R$100 bilhões ao ano não tinha algo tão tecnológico e ao mesmo tempo tão próximo do consumidor. A ideia é fornecer para donos de estabelecimento a ferramenta certa para o caminho do sucesso. Um dos quatro idealizadores do projeto é o jovem empreendedor, Thiago Villela, Aluno UNISAL e colaborador do

Centro de Empreendedorismo. “Hoje, mais do que nunca, fornecer uma experiência incrível aos consumidores é essencial para qualquer empresa. Entretanto ainda passo por situações ruins por não ser bem atendido e essa frustração ainda não foi resolvida. Aquelas pessoas que forem a algum estabelecimento e quiserem se manifestar poderão acessar a plataforma”, destaca Thiago.

Saiba mais: www.evolme.com e facebook.com/evolmebrasil

Aplicativo promete dar valor à opinião de consumidores

três eixos controlada por computador”; “Casa automatizada controlada pelo smartphone” e “Avaliação do tratamento de águas cinzas domésticas por wetland com macrófitas aquáticas: estudo de caso em comunidades rurais.”

19

Apresentação musical em homenagem ao Dia do Estudante

O diretor Anderson Barbosa (à esq.) e professores do Campus

P. Luís Fabiano em palestra no Ciclo de Debates

Alunos participantes da Mostra

Equipe da agência experimental Serifas

Page 11: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Radar

UNISALUNIDADE AMERICANA

UNISAL realiza Semana de Responsabilidade Social e Ação Comunitária

UNIDADE CAMPINAS/SÃO JOSÉ

RADAR UNISAL

UNIDADE CAMPINAS/LICEU

21

Semanas de Estudos para Cursos de Graduação

O encontro de Responsabilidade Social e Ação Comunitária aconteceu na semana de 21 de setembro, para alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia, Administração e Engenharia Civil.

O evento foi organizado pela Coordenadora Giovanna Maria Domingues Pires, pelo Coordenador Pedro Carlos de Carvalho e pela equipe de pastoral. Segundo a Coordenadora Giovanna, o objetivo do evento foi despertar e discutir com a comunidade aspectos atuais na gestão de empresas e, principalmente, dimensionar o diferencial da formação salesiana evidenciando o tema e sua proximidade com as questões humanistas.

Durante o segundo semestre de 2015, a Pastoral da Unidade Campinas, Campus São José e os alunos do Curso deTecnologia em Recursos Humanos realizaram o Projeto Natal Solidário.

O objetivo da ação foi que discentes e docentes apadrinhassem uma criança, presenteando-a com um kit composto por um brinquedo, um conjunto de roupas e um calçado. A entidade beneficiada foi a Obra Salesiana Nave Mãe – Darci Ribeiro, localizada no bairro Vida Nova, em Campinas. “Desenvolver ações solidárias com os alunos UNISAL/ETEC, sensibiliza-os a serem protagonistas do amor, do bem comum e compromisso social”, informa Lenir M. Valério, Assessora da Pastoral. Os alunos ficaram felizes em promover um Natal encantado às 513 crianças da “Obra Social Nave Mãe”. A entrega dos presentes será em

Natal Solidário leva alegria a mais de 500 crianças da “Obra Social Nave Mãe”

22 de dezembro, e nesse dia os padrinhos terão a oportunidade de conhecer a criança apadrinhada.

A Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, realizou, entre o fim de agosto e setembro, semanas de estudos para todos os seus Cursos de Graduação.

As atividades começaram com a XIV Semana de Estudos Jurídicos, que aconteceu entre 31 de agosto e 04 de setembro, com convidados marcantes como o Prof. Dr. Ives Gandra Martins, renomado advogado e membro da Academia Paulista de Letras.

De 08 a 10 de setembro, a Semana Integrada de Pedagogia e Psicologia apresentou temas importantes para ambos os cursos, como alienação parental e medicalização da infância contemporânea.

Para a coordenadora Elisabete Monteiro, do Curso de Psicologia, a realização das Semanas de Estudo possibilita aos alunos um aprofundamento nos temas abordados.

Por fim, foi realizada a IV Semana de Educação Física, que mesclou palestras e oficinas entre 22 e 25 de setembro. Assuntos como reabilitação e envelhecimento foram abordados, bem como ministradas oficinas de dança e algumas modalidades esportivas.

20

UNISAL realiza a XV Mostra de Produção Científica

Projeto de aluna está entre os 20 finalistas do Concurso Moda Inclusiva

O projeto da aluna do Curso de Moda da Unidade Americana,Vithoria Guarinelo, foi selecionado entre os 20 melhores no Concurso Moda Inclusiva cujo objetivo é incentivar a criação de um vestuário que facilite a vida de uma pessoa com deficiência, além de promover um debate sobre moda diferenciada. O desfile que definirá os três melhores projetos acontecerá em novembro, no Expo Center Norte – São Paulo.

“Fiz pesquisas sobre o que prejudicava mais uma pessoa deficiente na hora de se vestir e assim o projeto foi sendo desenhado e enviado à equipe organizadora do concurso. Agora estou trabalhando no desenvolvimento e na confecção do look para ser apresentado no desfile final. Atribuo essa conquista ao apoio do prof. Daniel Basso Polezi, a todo o aprendizado que estou adquirindo no UNISAL e ao apoio da minha família. Meu look conseguiu unir a moda à praticidade. Agora estou lutando cada vez mais pela causa da moda inclusiva”, informa a aluna.

UNICAMP, discorreu sobre o tema “Pesquisa e Inovação: Tendências Locais e Globais.” No total, foram 291 trabalhos inscritos e aprovados, e cerca de 500 estudantes de todas as Unidades do UNISAL que viram os pôsteres e as apresentações realizadas em salas de aula, em 31 de outubro.

A Mostra de Produção Científica 2015 aconteceu em 30 e 31 de outubro, na Unidade Americana. O Diretor de Operações, Homero Tadeu Colinas, conduziu a abertura da Mostra, iniciada com a apresentação musical e tratou não apenas da importância da ética na pesquisa mas também das oportunidades oferecidas pelas Bolsas de Iniciação Científica.

A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL, Romane Fortes Bernardo deixou sua mensagem de esperança e apoio à pesquisa: “É preciso acreditar na pesquisa, na produção de conhecimento, como um dos meios mais importantes para que o nosso país cresça como uma nação com desenvolvimento sustentável.”

O professor Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves, doutor em Filosofia pela University of Pittsburgh e professor titular aposentado da Faculdade de Educação da

Prof. PauloTomaziello (à esq.) e participantes na Mostra

Aluna Vithoria Guarinelo

Lenir Valério, da Pastoral, dando boas-vindas aos participantes do evento

Alunas que participaram da ação solidária

Alunos e professores na XIV Semana de Estudos dos Cursos de Graduação

Page 12: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

RADAR UNISAL

23

UNIDADE SÃO PAULO/SANTA TERESINHA

UNIDADE LORENA

Os alunos das Engenharias da Unidade Lorena não param.Quando você pensa que estão somente em sala de aula ou no laboratório absorvendo conteúdo transmitido pelo corpo docente, eles vão além. Estão vencendo competições desafiadoras.

A última delas, da qual participaram alunos da Engenharia Civil, foi o “X Concurso de Pontes – UNESP / Guaratinguetá.” A atividade, realizada em 07 de outubro, contou com a participação de dez equipes. Entre elas, 9 de alunos da própria instituição e apenas um do UNISAL Lorena, a equipe In Praelio, expressão latina que significa “Na Batalha”.

Com 120 varetas de pipa de 50 cm, um tubo de cola, um carretel de linha de algodão e muita imaginação, o grupo do UNISAL construiu uma ponte. Foram sete horas para a execução da atividade. No concurso, patrocinado pela concessionária responsável pela administração da maior rodovia do país, a Via Dutra, foram avaliados os seguintes quesitos: Consumo (15 pontos); Flecha (30 pontos); Tempo (20 pontos);

Alunos das Engenharias ganham destaque em competição de construção de ponte

Eventos internacionais promovem discussão sobre os desafios da educação do século XXI

Cerca de 500 educadores - entre eles, 60 professores palestrantes e 09 convidados - participaram do II Congresso Internacional Salesiano de Educado III SEVILES – Seminário de Violências, Educação e Saúde e do VI Seminário de Educação Sociocomunitária. Os eventos movimentaram o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – Campus São Joaquim, de 23 a 25 de setembro.

A abertura oficial contou com a presença do P. Agnaldo Soares de Lima, representante da Instituição Rede Salesiana Brasil de Ação Social, do Prof. Dr. P. Ronaldo Zacharias, Reitor do UNISAL, do Prof. Dr. Fábio José Garcia dos Reis, Diretor de Operações da Unidade, da coordenadora de Pedagogia da Unidade, Prof.ª Maria Aparecida Félix do Amaral, do Prof. Dr. Renato Soffner, coordenador do Mestrado de Educação Sociocomunitária da Unidade Americana, do P. André Luis Simões, Gerente Financeiro da Unidade Lorena, além do P. Mario Bonatti, assessor salesiano.

Marcelo Cunha, aluno de adaptação do Curso de Psicologia da Unidade Lorena, veio de Itanhandu, Minas Gerais, especialmente

para o evento. Para ele, o diálogo nos eventos foi muito positivo. Segundo Marcelo, a presença de palestrantes internacionais trouxe uma visão mais ampla do tema proposto: a violência nas escolas. “Um universo amplo de discussões, temáticas infinitas que cercam os educadores e que também provocam o aumento do senso crítico”, revela Marcelo.

Em 17 e 18 de setembro, o UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, abrigou o III Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo, que contou com nomes importantes do cenário jurídico atual.

Com temas relevantes e polêmicos, como normas nacionais e internacionais na formação de atletas, novo regulamento de transferências da Confederação Brasileira de Futebol, cessão temporária de atletas profissionais e solução de conflitos naJustiça do Trabalho, advogados, juízes, desembargadores e especialistas puderam enriquecer o conhecimento do público presente nos dois dias de evento.

Para Lucas Naif Caluri, coordenador do Curso de Direito, oSimpósio foi também importante para o corpo discente da

III Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo traz personalidades jurídicas

Acabamento (5 pontos); Vão 1,40 cm (20 pontos) e Croqui (10 pontos).

A conquista do segundo lugar por parte da “In Praelio” mostra que sonho e realidade estão muito próximos. “Ver os alunos da nossa instituição se destacarem aí fora é um orgulho”, afirma a coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Prof.ª Renata Perrenoud.

instituição. “A atualização do aluno do UNISAL com temas que a matriz curricular não abrange é imprescindível. Por issoa contribuição que o evento trouxe foi primordial”, afirma Lucas.

XV Encontro de Educação fala sobre Direitos Humanos e Educação

significativa para ampliar os olhares, novas aprendizagens e a oportunidade de fazer escolhas conscientes na direção de práticas pedagógicas que visem aos Direitos Humanos como um processo educativo permanente, especialmente no cotidiano escolar brasileiro.

Apresentações artísticas dos alunos do 4.º semestre do Curso de Pedagogia lembraram as raízes do Brasil e as festas folclóricas do interior brasileiro: do Boi Bumbá à Tarantela, passando pelo country até os ritos africanos.

RADAR UNISAL

22

Palestrantes do Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Alunos de Engenharia Civil e o projeto da ponte

Prof.ª Maria Aparecida Félix do Amaral

Apresentação artística no XV Encontro de Educação

O XV Encontro de Educação, realizado de 21 a 23 de setembro, teve como tema: “Educação em Direitos Humanos: questões contemporâneas.” O encontro reuniu mais de 120 pessoas nos três dias de evento e contou com a participação de mais de 10 profissionais da área da Educação e Direitos Humanos.

No primeiro dia, houve a palestra magna com a Prof.ª Dr.ª Daniela Leal, sobre Educação em Direitos Humanos, em que observou os principais desafios e possibilidades para desenvolver ações educativas no âmbito das salas de aulas brasileiras e mundiais. No dia 22, houve mesa-redonda sobre os aspectos históricos e educacionais no campo dos direitos humanos, especialmente em relação, às questões afrodescendentes e aos relacionamentos afetivos. À mesa estavam a ativista e militante do movimento LGBT/AIDS, Brunna Valin, a supervisora técnica da diretoria regional de ensino Jaçanã/Tremembé, Silvia Maria da Silva, e o coordenador do Curso de Direito do UNISAL, Prof. Me. Marcelo Grimone.

Para encerrar, houve um debate com a presença do Prof. Alexandre Isaac, que falou sobre os direitos humanos como princípio educativo e educação integral.

Para a coordenadora do Curso de Pedagogia, Delma Lucia de Mesquita, o Encontro de Educação contribuiu de forma

Page 13: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

Vem aí a comemoração do Dia do Ex-Aluno!

Salto Alto na Engenharia

OPINIÃO

Quando se fala em Engenharia, você deve pensar em capacete, uniforme rústico e universo masculino.

Mas o salto alto, a saia e a feminilidade têm feito parte da profissão. Um estudo realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) mostrou que a engenharia civil tem mudado seu perfil. Antes, era um curso predominantemente masculino; hoje atrai cada vez mais mulheres. Em algumas universidades, o sexo feminino já ocupa quase 50% das vagas. Dados do INEP/MEC de 2011 mostram que o número de mulheres a cursarem engenharia cresceu 67,8% em 20 anos.Além das alunas, tem-se observado o aumento crescente de mulheres ocupando cadeiras no corpo docente.

Estou na coordenação do Curso de Engenharia Civil, sou mãe, filha e esposa e divido o tempo da rotina puxada da vida pessoal com a correria do universo acadêmico. Chamo esse desafio de superação. Creio que para todas as mulheres, independentemente da área, o grande desafio seja conciliar as atividades domésticas com o trabalho. Na Engenharia, por ser uma área, em sua maioria de profissionais homens, o desafio é mostrar que você está ali para ocupar um cargo ou desenvolver um trabalho por merecimento, competência e conhecimento.

O Brasil deveria formar, por ano, 60 mil engenheiros civis, mas só consegue atender metade dessa demanda. No UNISAL, sinto que sou valorizada e reconhecida pelo meu empenho. Temos um time na Engenharia, trabalhamos juntos, construindo um curso e isso é muito motivador.

Para as mulheres, ainda em dúvida sobre a profissão, é necessário trilhar o caminho de acordo com o passo que se pode dar. Em todos os ambientes, as mulheres ainda terão de enfrentar um universo predominantemente masculino.

Para aquelas mulheres que querem investir nesse ramo,lembrem-se: quando se faz aquilo de que gosta, os resultados são perceptíveis.

O papel da mulher no setor da construção civil tem ganhado cada vez mais força. Isso pode ser observado pela crescente procura, por parte

das mulheres, pelos cursos de Engenharia Civil. O que antigamente era uma área de atuação predominantemente masculina, hoje atrai cada vez mais mulheres. Estima-se hoje que 50% das vagas oferecidas nas universidades para o curso de Engenharia Civil estejam ocupadas por mulheres.

Esse fato ocorre, principalmente, porque o mercado de trabalho tem dado preferência às profissionais da área por serem mais detalhistas, terem autocontrole, capacidade de estarem envolvidas em diversas funções ao mesmo tempo,e porque são maioria na conquista de mestrados e doutorados nas principais universidades brasileiras.

Hoje as mulheres entendem de construção e de tudo o que antigamente era função e profissão consideradas de homens apenas. Essa é uma questão que vai além de provar que as mulheres podem exercer as mesmas funções dos homens (e podemos!!!). É uma questão de entender como as coisas funcionam, uma questão de querer ser engenheira e cada vez mais buscar e solucionar desafios e enfrentar obstáculos.

Adriana Aparecida Ambrosio de Souza - Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil do UNISAL Campinas/ São José e do UNISAL Americana.

Renata Lúcia Cavalca Perrenoud Chagas - Atualmente coordena o Curso de Engenharia Civil do UNISAL Lorena e atua no Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI).

Ex-Alunos do Curso de História retornam à instituição para relembrar os bons momentos com professores Brenda Laísa Morais e André Luis de Souza Alvarenga (foto) concluíram o curso de História em 2014. “As experiências que obtive no UNISAL levaram-me a crer no meu verdadeiro potencial. Aqui, participei do PIBID (Bolsa de Iniciação Científica) e vi na prática como o professor pode ajudar alunos nas escolas”, afirma Brenda, que atua como professora na Rede Estadual de Ensino de Pindamonhangaba.

O amigo e também namorado dela, André Luis, destaca outro segredo do UNISAL que faz toda a diferença na formação do cidadão: “O espírito salesiano de Dom Bosco é aplicado não somente na maneira de ensinar, mas também no convívio diário com os colegas de classe, docentes e colaboradores do UNISAL. A instituição dá show na forma de ensinar”, ressalta André Luis, docente na Rede Pública de Ensino de Pinda. Eles acreditam que atitudes em sala de aulas proporcionaram todo o sucesso que estão alcançado no mercado de trabalho.

Os dois alunos foram “5 Estrelas” no UNISAL. Saiba mais: http://www.lo.unisal.br/sistemas/5estrelas

PROGRAMAÇÃO

Unidade LorenaData: 21 de novembro - Local: Salão do Júri

9h: Palestra “Inovação em Tempos Desafiadores”, com Alexandre Correa Lima

Diretor - Presidente da Mind Comunicação, Mind Pesquisas e Infinitur; Pós-Graduado em Administração de Marketing;

Master em Comunicação Empresarial (MBC); cursou a Escola Avançada de Pesquisas de Mercado na University of

Georgia (Atlanta/EUA)

10h: Homenagens

11h: Brunch

24

Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno

pra sempre

REVISTA UNISAL

No UNISAL há muitas histórias boas para se contarem, em histórias que, muitas vezes, passam despercebidas pela correria da rotina. Por isso, o Pra Sempre UNISAL organiza anualmente o E-Book “A vida nos pátios do UNISAL”, uma oportunidade para que Alunos, Ex-Alunos, Colaboradores e Professores relatem experiências vividas na casa salesiana.

O lançamento da 2.ª edição será em 21 de novembro, no Encontro dos Ex-Alunos, e conta com sete histórias emocionantes, que evidenciam o reflexo de Dom Bosco na missão do UNISAL de educar e lidar com o próximo.Vale a pena conferir a publicação, que oferece, desde histórias recentes, até memórias inesquecíveis de décadas atrás.

O download do E-Book pode ser feito gratuitamente pelo hotsite www.prasempre.unisal.br. Esta é “A vida nos pátios do UNISAL”... Porque o que dá sentido à vida não pode perder-se no tempo!

Lançamento da 2.ª edição da cartilha “A vida nos pátios do UNISAL”

Embora as mulheres ainda sejam minoria nos cursos de Engenharia, esse número tem aumentado nos últimos anos segundo levantamento do INEP.

Pesquisadores alegam que a falta de confiança pode ser um dos fatores que geram a desistência nos cursos de engenharia. Precisa-se incentivar as adolescentes a se arriscarem nessa profissão, mostrando ser necessário ao mercado de trabalho receber profissionais que consigam aplicar na prática o que foi aprendido na teoria, usando às vezes a delicadeza feminina e o pulso firme da mulher na tomada de certas decisões.

Renata Sossae - Prof.ª Dr.ª Renata Cristina Sossae - Coordenadora do Curso de Engenharia de Automação e Controle do UNISAL Campus /São José.

Page 14: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida

MOMENTO CULTURAL E LITERÁRIO

Livros

Prof. Eugênio Benito Júnior – UNISAL Americana - O livro retrata a história real dos Eliaschewitz, uma família polonesa judaica que mora hoje em São Paulo e cujos ancestrais vieram de Berlim, de onde saíram por causa da Segunda Guerra. Na época, um dos únicos países que acolhia refugiados da Europa em guerra era a Bolívia, para onde foi esse grupo. Quinze anos depois, saíram delá para vir morar em São Paulo.

O FIO INVISÍVEL DA FELICIDADE A ARTE DA GUERRA - DESPERTE O “SUN TZU” QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊO Prof. Pedro Carlos de Carvalho - UNISAL Campinas - escreve o capítulo nº 32:SELEÇÃO DE TALENTOS: princípios estratégicos para o sucesso.

Grandes mestres atuais mostram como utilizar ensinamentos milenares para definir suas metas pessoais e profissionais, traçar estratégias e sair vitorioso das batalhas.

Confira os comentários feitos pelos alunos do UNISAL no Facebook em outubro.

MOMENTO CULTURAL E LITERÁRIO

BRINQUEDOTECA PSICOPEDAGÓGICA DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA COMPLETA 18 ANOS

Em 13 de setembro, a Brinquedoteca Psicopedagógica do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) do Curso de Psicologia da Unidade Lorena completou 18 anos de existência e funcionamento.

Há muitos motivos para comemorações, com destaque tanto para o papel cumprido pela Brinquedoteca quanto ao compromisso social de atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem, comportamento e socialização, da cidade de Lorena e Região. O trabalho estende-se à orientação dos pais e familiares, professores e escolas das crianças atendidas.

Balanço positivoAo longo de dezoito anos, a nossa brinquedoteca atendeu mais de 800 crianças, aproximadamente 350 pais e familiares, além de mais de 70 escolas envolvidas. Ofereceu oito cursos de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedotecas homologados pela ABBRI (Associação Brasileira de Brinquedotecas); realizou mais de 40 pesquisas

O livro, organizado por Cléber Nogueira e Teresinha Lisboa, tem a participação do coordenador do Curso de Administração e dos Cursos Superiores de Tecnologia da Unidade São Paulo/ Santa Teresinha, Paulo Ortiz. A obra reúne experiências práticas e os principais conceitos, ferramentas e tendências do mundo da Administração Profissional.

ADMINISTRAÇÃO: AVANÇOSE DESAFIOS

FRANCISCO SODERO:O GUARDIÃO DO VALEProf. Francisco Sodero – Curso de História da Unidade LorenaO autor trata de amizades verdadeiras, autenticidade, cultura, dedicação ao trabalho e à missão que todos têm na vida: a de compartilhar conhecimento. Em 17.10, o professor foi homenageado durante a sessão mensal da Academia de Letras de Lorena, no auditório São José, da FATEA.

sobre o tema; publicou artigos e dois livros e vários capítulos de livros com o grupo de pesquisas da ANPEP (AssociaçãoNacional de Pesquisa em Psicologia), grupo do brincar. “Os alunos estagiários da área participaram de Congressos, Seminários e palestras apresentando os projetos desenvolvidos na Brinquedoteca Psicopedagógica. Agradecemos a todos os alunos, Ex-Alunos, professores, funcionários e direção do UNISAL, pessoas que sempre acreditaram no nosso projeto, incentivando-nos e possibilitando a continuidade da proposta e a qualidade do serviço prestado à população”, afirma a Prof.ª Dr.ª Antonia Cristina Peluso de Azevedo, responsável pela Brinquedoteca do SPA.

O aportuguesamento da grafia de palavras de outras línguas é comum. Ninguém estranha escrever “futebol”, “surfe” ou “uísque”.

Mas e “roque”, “eslaide”, “blogue” e “escâner”? Essa é a forma registrada pelo Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).

APLAUSOS PARA MAICOU JÉQUISSON!!!

FUTEBOL

Curiosidade da Língua Portuguesa

26

A cedilha existe apenas na nossa lingua e no francês, mas nasceu no espanhol.

A versão original é “cedilla”, diminutivo de “ceda”, nome da letra “z” em espanhol arcaico.

A cedilha era um pequeno “z” que se colocava abaixo do “c” para indicar o som que conhecemos.

UNISAL nas mídias sociais

Comemoração ao Dia do Livro - UNISAL Campinas/ São José

22 Cursos Estrelados no Guia do Estudante

Ç

Vestibular 2016

Fonte: UOL

Page 15: Revista UNISAL - Dom Bosco Sonhador: Um Sonho que gera um projeto de vida