revista sucesso

20

Upload: rn-editora

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Indústria e Comércio

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Sucesso
Page 2: Revista Sucesso
Page 3: Revista Sucesso
Page 4: Revista Sucesso
Page 5: Revista Sucesso
Page 6: Revista Sucesso

6Revista Sucesso

Editorial

EXPEDIENTE

Diretor Idalécio RêgoMarketingSandra Oliveira EdiçãoRodrigo Hammer - DRT/RN 764 DiagramaçãoGiovanni BarrosComercialIdalécio - 8889-4001EndereçoAv. Prudente de Morais, 507Sala 103 - Petrópolis. Natal/RNFone/Fax: (84) 3222-4001Site: www.rneditora.com.brEmail: [email protected]ão - Gráfica Moura RamosPeríodo - Mensal

Um tesouro multiplicado

• Editorial............................................................. 06• Usinox............................................................... 07• Maxprom.......................................................... 08• Global .............................................................. 09• Brasinox..................................................... 10 e 11• Economia.......................................................... 12• História.............................................................. 13• Tudo Inox.................................................. 14 e 15 • Compal .................................................... 16 e 17• Guia Sucesso..................................................... 18

Geraldo Figueiredo, da MAXPROM

Carlos Magno, chefe do DNPM

Ao chegar a mais esta edição, a Sucesso Indústria e Comércio também completa o seu cicloanual de publicações dedicadas aos ativos da Construção Civil - PedrasOrnamentais/Vidro/Aço - com uma certeza: acompanhar o ritmo de crescimento da

Indústria norte-riograndense nos seus mais diversos segmentos é ainda mais gratificante quandoo objeto do nosso trabalho está inserido em um amplo contexto de desenvolvimento nacional,caso do último dos temas abordados. Representado por 13 empresas privadas, controladas poroito grupos empresariais e operando 26 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros, a indústriado aço no Brasil foi responsável pela produção, em 2008, de 33,7 milhões de toneladas de açobruto, levando o país a ocupar a 9ª posição no ranking da produção mundial.

A privatização das empresas, finalizada em 1993, trouxe ao setor expressivo afluxo decapitais, em composições acionárias da maior diversidade. Assim, muitas empresas produtoraspassaram a integrar grupos industriais e/ou financeiros cujos interesses na siderurgia se des-dobraram para atividades correlatas, ou de apoio logístico, com o objetivo de alcançar econo-mia de escala e competitividade.

Números apresentados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral no Rio Grande doNorte, acenam para um quadro ainda mais otimista, levando-se em conta que o potencial para a explo-ração de novas jazidas de Ferro pode representar a verdadeira chance de o estado galgar patamaresmuito mais promissores dentro de um cenário antes apenas destinados ao Turismo e à Agro-Indústria.

Nosso maior bem, por incrível que pareça, se encontra bem abaixo dos nossos pés, maisprecisamente região do Seridó, sem que se precise escavar muito ou "mover montanhas" parachegar ao grande objetivo do processamento industrial.

ÍNDICE

Page 7: Revista Sucesso
Page 8: Revista Sucesso

8Revista Sucesso

Maxprom

Em aprimoramento constante

Consolidada como uma das mais com-pletas empresas do setor de material emaço inox para cozinhas e lavanderiasindustriais, restaurantes, hospitais e todaa Indústria de um modo geral, aMaxprom excede a finalidade impressaem seu cartão de visita. Há 11 anos nomercado, reflete a experiência do seulíder, o engenheiro Geraldo Figueiredo daSilveira, tido como um dos profissionaisde maior credibilidade na área. Emessência, a Maxprom vende e produzmaterial eletro-metalúrgico, tambématuando no ramo de montagem indus-trial, equipamentos e dispositivos paraindústrias alimentícias, além de prestarassessoria de acordo com a demanda.

"Acredito que a melhor receita para con-quistar a confiança da clientela, é buscarqualidade, sem se acomodar. Todomundo aqui trabalha movido pelo idealde fazer cada vez melhor, sem fugir aosdesafios", revelou Geraldo Silveiraenquanto fiscalizava as obras de ampli-ação da empresa localizada à margemda BR-101. A reforma deverá dar à

Maxprom um showroom completo,onde a clientela poderá se atualizar eescolher material no momento quedesejar, com a assistência necessária nopós-venda.

"Temos assegurado a preferência graças aesse aspecto. Comprar aqui ou recorreraos nossos serviços, significa poder con-tar com assessoria constante para o queder e vier", afirmou. Estados como aParaíba e Pernambuco, além de diversosmunicípios do interior norte-riograndensetambém já são atendidos pela Maxpromatravés de um sistema de logística bemadministrado. A lista de material expostano site da empresa(www.maxprom.com.br) impressiona: deprodutos para solda e limpeza de açoinox a equipamentos destinados a labo-ratórios, indústria de laticínios e bebidasem geral, até o setor de Apicultura, Casasde Farinha, abatedouros, entre outros.

Dos inúmeros clientes citados porGeraldo Silveira, destacam-se Petrobras,Coteminas, Bompreço, Ster Bom, Leite

Chaparral, Eros Motel de Mossoró, barese restaurers como Mr. Pizza, DivinoFogão de João Pessoa e o novo Boas-Vindas, recém-inaugurado na entradade Goianinha.

Versatilidade continua sendo maior característica de empresarespeitada por qualidade no atendimento a diversos ramos daIndústria e Comércio

Maxprom Indústria e Comércio Ltda.Rod. BR-101 - Km 8.0

Distrito Industrial de Parnamirim - RNTel. (84) 3643-1799 | Fax (84) 3643-1298E-mail: [email protected]

Engenheiro Geraldo Figueiredo da Silveira

Page 9: Revista Sucesso
Page 10: Revista Sucesso
Page 11: Revista Sucesso
Page 12: Revista Sucesso

12Revista Sucesso

Economia

Rio Grande

uma nova potência do Ferro

Entrevistado numa tarde deOutubro em seu escritório, osuperintendendte do DNPM /

RN, geólogo Carlos Magno Cortez,não exagerou ao falar sobre as per-spectivas do Rio Grande do Norte nosetor da Mineração de Ferro: segun-do o site da Agenda do Crescimentona Internet, US$ 2 bilhões deverãoser investidos por um consórcio deprodução firmado entre a MhagMineração e a Noble, "empresamultinacional com sede em HongKong e atuação em 92 países".

Durante o processo de extraçãodo minério em solo potiguar, asregiões de Jucurutu (Mina do Bonito) ePorto do Mangue deverão liderar omovimento nas zonas de extração,com destino certo para exportação apaíses do Extremo Oriente e OrienteMédio. O investimento, reconhecidopela Governadora Wilma de Fariacomo decisivo "para gerar desenvolvi-mento e melhorar a situação econômi-ca do Rio Grande do Norte", encontraeco nas palavras de Cortez, entusias-mado por mais essa possibilidade deavanço da Economia local. Ele confir-mou que além dos municípios citados,novas reservas localizadas em Ipueira,Cruzeta , São José do Sabugi e SerraNegra do Norte deverão somar-se aopotencial já previsto, uma riqueza quepelas próprias características deincidência do minério, aflora aos pésdo trabalhador, sem a necessidade degrandes escavações.

Cortez abordou o projeto da MHAGque envolve 160 milhões de toneladas deFerro com verticalização do material paraagregar maior valor. Municípios próximosa Natal, como Serra Caiada, estadospropensos a produção com perspectivasde outras substâncias (Fosfato em torno

de 500 milhões de toneladas). Já aVTECK projeta 200 milhões de toneladasem Cruzeta. "Eles só precisam provar vo-lume e economicidade desse minériopara viabilizar a extração. Repito que pre-cisamos verticalizar esse Ferro tido comode teor muito baixo. Precisa sofrer umacerta concentração para ser viabilizadocomercialmente", acrescentou o superintendente. O geólogo explicouque essa concentração vai depen-der da necessidade do cliente. Oproduto será, então, adaptado ànecessidade do mercado.

Quando concentrado, o teordo minério no Rio Grande do Norteé bastante alto: o de Jucurutu, porexemplo, supera aquele produzidoem Carajás, chegando a 79%. Ovolume, em compensação, eramuito pequeno, o que desesti-mulava a venda aos mercados aprincípio interessados.

“Hoje, o Ferro de baixo teor éencontrado em grande quanti-dade. A questão é que o custo daextração fica mais alto e vocêpassa a contar com o risco debaixar de preço e não se pagar",observou Cortez.

Investimentos chegam a US$ 2 bi com ótimas perspectivas Geólogo Carlos Magno, chefe do 14ºDistrito do DNPM/RN

no Norte

Page 13: Revista Sucesso

Revista Sucesso13

Indústria

Os novos números dorelatório da WSA (WorldSteel Association), refer-

entes à produção global de açobruto no mês de agostomostraram nova evolução emrelação ao mês anterior, comdestaque para o desempenho deChina e Brasil, e a expectativa éde que esse crescimento progres-sivo se mantenha. O documentomostrou que a produção de açono planeta foi 2,5% maior do queem julho. Brasil e China aparecemem destaque, já que o primeiroregistrou expansão de 7,2%,após ter crescido 28,5% no mêsanterior, enquanto o segundobateu mais um recorde de pro-dução ao avançar 3,3% emrelação a julho. De acordo comos analistas da LinkInvestimentos, os resultados atu-ais dão sequência à melhoria docenário para a siderurgia mundi-al, "já que é o quarto mês segui-do de crescimento considerávelna produção global". Contudo,eles ressaltam que esperavamum resultado mais robusto neste

período, tendo em conta aretomada da produção de alto-fornos na Europa e na Ásia.

Com um viés mais otimista, aequipe de análise da BrascanCorretora afirma que, apesar da vari-ação em relação a agosto de 2008mostrar um declínio de 5,5% na pro-dução, a taxa vem registrando sinaisde melhoria desde abril, tanto napassagem mensal quanto anual, emvirtude "da melhora da atividadeindustrial e aos pacotes de estímulofiscal e monetário implementadosem diversos países".

Contrariando o desempenhodas economias brasileira e chine-sa, o destaque negativo destemês ficou com a produtividade docontinente europeu, que indicouum recuo de 4% em relação aomês de julho. De acordo com osespecialistas da Link, era esperadoum resultado melhor, já quealguns alto-fornos foram reativa-dos na região. A instituição aindaafirma que não esperava um resul-tado tão forte da China, já que o

governo local anunciou recente-mente uma diminuição na ofertade crédito. Sobre o Brasil, os anal-istas não descartam a possibili-dade da produção do produto em2010 superar o patamar apresen-tado no período pré-crise.

Mesmo mostrando-se maisotimista do que sua concorrentecom o relatório divulgado pela WSA,a equipe de análise da Brascan voltaa ressaltar as consequências negati-vas que podem aparecer caso arecuperação da produção do metalvenha a ser mais rápida do queretomada econômica mundial. Jáno panorama doméstico, o bommomento do mercado interno fort-alece as expectativas confirmadaspela CSN (CSNA3), de que a siderúr-gica consiga reportar no terceirotrimestre do ano um total de ven-das no mesmo ritmo anterior à crisefinanceira. Levando isso em consid-eração, os analistas da Link reiter-aram sua sugestão de compra paraos papéis da siderúrgica.

Fonte: http://web.infomoney.com.br

Números projetam crescimento

Brasil e China impulsionam produção mundial deaço em agosto

Page 14: Revista Sucesso
Page 15: Revista Sucesso
Page 16: Revista Sucesso
Page 17: Revista Sucesso
Page 18: Revista Sucesso

Guia Sucesso

Pág 18 Revista Sucesso Outubro 2009 - www.rneditora.com.br

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACRÍLICOAcrilart 3611-1213AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÁGUA MMINERALÁgua Mineral Cristalina 3232-0100Água Mineral Santa Maria 3272-7000Água Mineral Santos Reis 3223-1144

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALUGUEL DDE RROUPASKinder Noivas 3614-2353

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUTO PPEÇAS EE SSERVIÇOSCarservice Centro Automotivo 3211-7444Lojão das Peças 3615-1000Marpas 3615-2080Revisa Car 3615-1060

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABOLSAS - CCONFECÇÃOLM Bolsas 3213-2525

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABOMBA IINJETORAMegadiesel 3613-0111

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACABELEIREIROSalão Toque de Beleza 3214-8693

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAIXAS DDE SSOM PP/ VVEÍCULOJR Som Equipadora 9925-2051

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAMINHÃO MMUCKCompal 3204-5428AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACELULARPonto Celular 3215-8282AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACHURRASCOCia do Espeto 3091-3885Arraes Pedras P/ Decoração 3207-4991AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACOLCHÃONatal Colchões 3223-4133

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACONSTRUÇÃO CCIVILConisa 3211-2190MCM Engenharia e Consult. 3213-6001S Dantas 3206-6352Tecnart Engenharia 3206-2393

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACOZINHA IINDUSTRIALBrasinox 3643-3366Maxprom Industria e comércio 3643-1799Só Inox 3223-0004Tudoinox 3272-5110

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACRACHÁVideofótica 3212-2871AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADISTRIBUIDOR AATACADISTACasa Norte Atacado 3203-3300

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADISTRIBUIDOR MMARCENARIAPlacacentro Armazém Ribeira 3653-3210

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAELETRÔNICAElectronic Line 3223-5907JR Eletrônica 3219-3838AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAESQUADRIA // MMADEIRAM & T Móveis 3653-3873/9401-3873J. Regis Esquadrias 3205-5036AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEQUIPAMENTOS IINDUSTRIAISMaxprom Indústria e Comércio 3643-1799AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAETIQUETASTAGS Etiquetas 3211-4660AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEXTINTORESArtincêndio 3213-1667AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERRAMENTASCasa do Ferro 4006-0101Placacentro Armazém Ribeira 3653-3210AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERRAMENTAS DDIAMANTADASJR Representações 3207-3258AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERROAço Potiguar 3223-0271Casa do Ferro 4006-0101AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFLORICULTURACeiça Flores 3217-2755AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFOTOGRAFIAVideofótica 3212-2871AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFRIGORÍFICOJSS Carnes 3223-7495AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGRÁFICAGráfica Sul 3211-2360AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGUINDASTECompal 3204-5428AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINDÚSTRIA // PPLÁSTICOPauling Nordeste 3271-2456AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINFORMÁTICAInfosoft 3206-3380Miranda Computação 3232-3322AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINOXBrasinox 3643-3366DVN Inox 3653-9700Maxprom Indústria e Comércio 3643-1799Só Inox 3223-0004Tudoinox 3272-5110AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMANUTENÇÃO IINDUSTRIALGlobal 3643-1630

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMÁQUINA DDE CCOSTURANatal Máquinas 3213-7756AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMARMORARIADVN Mármores e Granitos 3653-9700Marmoraria Parnamirim 3272-4035Porcemarmore 3653-4143TR Marmoré 3643-2099WR Pedras Ornamentais 3217-6279AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMATERIAL DDE CCONSTRUÇÃOAço Potiguar 3223-0271Comercial Paiva 3214-5336Saci 3615-5005

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMÓVEISCL Móveis 9416-3398Ipê Móveis 3206-0553Lyra Móveis 3653-1750M & T Móveis 3653-3873AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPEDRASArraes Pedras P/ Decoração 3207-4991AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPERFUMARIACasa Norte Atacado 3203-3300AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPLACASMultiplacas 3206-9471AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPORTÕES AAUTOMATICOSNatal Portões Eletronicos 3613-1567AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPRONTA EENTREGALider Rio 3231-2916

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASANDUICHERIAPittsburg 4008-7000

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASEGURANÇA EELETRÔNICAStarvision 3213-4123

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASINALIZAÇÃOVideofótica 3212-2871

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASORVETERIAPicolé Caseiro Caicó 3213-3827

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATELHASArraes Pedras P/ Decoração 3207-4991

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATRANS. VVEÍCULOSR & A Transportes 3207-3583

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATRATORMarpas 3615-2074

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVIDRAÇARIADVN Vidros 3203-5454

R. Pres. José Bento, 459 - Alecrim - Natal/RN TelePeças: 3615-1000

Peça que a gente tem!

Page 19: Revista Sucesso
Page 20: Revista Sucesso