sucesso em revista - edição 42

56
Ano 4 I Edição 42 - Exemplar Gratuito

Upload: sucesso-em-revista

Post on 17-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 42 - Digital - Setembro/2013

TRANSCRIPT

Page 1: Sucesso em Revista - Edição 42

Ano

4 I E

diçã

o 42

- Ex

empl

ar G

ratu

ito

Page 2: Sucesso em Revista - Edição 42
Page 3: Sucesso em Revista - Edição 42
Page 4: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

4

Suce

sso

em R

evis

ta |

Edi

toria

l

Diretor ResponsávelGeorgia Fernandes Martins [email protected]

Diretor de MarketingRaul Marques

Jornalista ResponsávelJulia Maria Oliveira FabriMTB - 69122

Consultor JurídicoCaio Mário Caliman Filho

Departamento ComercialFone: (11) [email protected]

Editoração EletronicaCSW Tommate

Impressão Gráfica Expressão

RedaçãoGTA Editora LtdaA Sucesso em Revista é uma publicação mensal de distribuição gratuita. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo editorial, com autorização da editora, mediante citação da fonte.

Capa: GAROTA DA CAPACapa: Débora Fernandes Da Cunha Foto: Robson FonsecaProdução: Cabelo: Elisangela Montebello Make: Andréia Araújo Roupas e Acessórios: Dona Joana

EDIÇÃO 42 - Setembro/2013w w w. sucesso em r ev i s ta . c o m . b r

Expediente

Mais uma vez, dedicamos nossa capa às leitoras e amigas. Tantas meninas manifestaram seu interesse em estampar nossas páginas, que resolvemos atendê-las. Só não imaginávamos que o sucesso dessa iniciativa seria tão grande! Em uma segunda enquete realizada pela escolha da Garota da Capa, recebemos nove inscritas e um total de 9 mil 650 votos! Uma marca muito gratificante que nos enche de satisfação. A todas as concorrentes, PARABÉNS! E nossa homenagem à vencedora você confere aqui, em nossa revista. A eleita, que venceu a disputa super acirrada, empresta sua beleza e simpatia à edição de setembro.Você conhece a Refema? A associação merece sua atenção. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mauá está ajudando mulheres da região a enfrentarem a doença com força e fé. Em uma entrevista, a presidente da Refema nos conta sobre sua atuação engajada na luta contra o câncer de mama. Em novembro, uma nova pauta passa a fazer parte da programação: será realizada uma campanha para conscientizar sobre a importância da vacina contra o vírus HPV. Todo mundo pode fazer parte dessa iniciativa!A Sucesso está feminina: também temos uma mulher contando sobre sua carreira artística internacional! Rosa Maria da Paz é de Mauá e tem quadros expostos na Europa e nos Estados Unidos. A premiada pintora une técnica e talento para expressar em telas sua arte e inspiração.Esclareça suas dúvidas sobre educação, saúde, estética e outros temas relevantes sempre presentes em nossas páginas. Ah! E para viajar em sensações, aromas e sabores, corra para ler nossa matéria sobre a Itália... La dolce vita!

Nós nos vemos em outubro, após a chegada da estação mais perfumada e colorida do ano.

Até lá!Georgia Andrade

Page 5: Sucesso em Revista - Edição 42
Page 6: Sucesso em Revista - Edição 42

0810

ComportamentoPais, Filhos e Animais de Estimação

Bem-EstarDores na Coluna

12 EstéticaPrótese Glútea

14 CapaGarota da Capa

16 EducaçãoEducar para o melhor da vida

2018

AprendizagemTDAH

Saúde BucalPrevenção

23 VariedadesREFEMA

24 CulturaRosa Maria da Paz

25 Social Sucesso Social

42 Qualidade de VidaRecuperando-se de Lesões

44

5452

TurismoLa bella Itália

LínguasTécnicas de Redação

MemóriaEden Brasil da Paz46

50

NutriçãoAlimentação Infantil

SociedadePosso dirigir em rodovias?

48 SaúdeGeração Saúde

Sabia que você pode nos enviar seus recados, comentários e sugestões? Temos o Espaço do Leitor, onde divulgamos as mensagens que recebemos em nossa página do Facebook. A editoria “Memória” deste mês nos foi enviada pelo leitor Sidney Faria, e você também pode nos enviar matérias, caso queira participar! É só encaminhar o material para o e-mail: [email protected]. Além disso, com a votação que elegeu a Garota da Capa, recebemos em nosso site 9 mil 650 votos em uma disputa acirrada entre a primeira colocada, que obteve 50,4% dos votos e a segunda colocada com 43,7%...

Fique de olho e participe de nossas próximas campanhas! E se você ainda não conferiu nossa versão online, não perca tempo! Lá, você também pode folhear a Sucesso em Revista e ficar por dentro de todas as enquetes que lançamos mês após mês. Participe e acompanhe as novidades da Sucesso em Revista enquanto preparamos a edição de outubro pra você!

Espaço do Leitor

Page 7: Sucesso em Revista - Edição 42

Espaço do Leitor

Page 8: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

8

Suce

sso

em R

evis

ta |

Com

port

amen

to

Pais, filhos e animais de estimaçãoTer um bichinho ajuda a unir a família e torna crianças mais responsáveis

Thaí

sa R

iul

Psicó

loga

Clín

ica -

CRP:

06/

1101

33

Page 9: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

9

Suce

sso

em R

evis

ta |

Com

port

amen

to

O tema desse mês fala de um assunto que agrada tanto crianças quanto adultos: os animais de estimação. Para crianças, a importância da presença desses bichinhos é bastante positiva, já que podem acompanhar de perto cada etapa do desenvolvimento deles e, com isso, adotarem comportamentos de responsabilidade, uma vez que os animais exigem cuidados. Já os pais precisam ensinar aos filhos a cuidá-los de maneira adequada. A idade ideal para adquirir um animalzinho é por volta dos seis anos, época em que começam a entender melhor sobre o senso de responsabilidade e sobre os cuidados.

Existem pesquisas que constatam que a presença de um bichinho de estimação pode ajudar a contribuir na comunicação no lar. Quando há a decisão de adquirir um animal de estimação, precisamos ter em mente que eles se parecem com os humanos no que diz respeito ao nascer, se desenvolver e morrer. Devemos informar isso com clareza aos pequenos.

As visitas ao veterinário devem ser frequentes e as

vacinas precisam estar em dia, afinal, tudo isso faz parte do ‘cuidar com comprometimento’. Para os adultos, além de bons companheiros, a interação com os animais pode até auxiliá-los a diminuir o grau de ansiedade. Perceba que sensação boa sentimos quando somos recebidos pelos bichinhos em casa depois de um dia estressante de trabalho! Os cães, conhecidos como os melhores amigos do homem, estão cada vez mais participativos em ambientes hospitalares, onde fazem visitas às crianças internadas, sujeitas a longos períodos de tratamento. Eles proporcionam muitos sorrisos e instigam os pacientes a demonstrarem sua afetividade, além de promoverem descontração e bem estar. Esse trabalho faz parte de um movimento chamado ‘terapia animal assistida’. Independentemente de quais sejam, curtam os seus bichinhos e observem quantas alegrias eles podem nos proporcionar e como reagem bem a um carinho nosso! Até a próxima!

Page 10: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

10

Suce

sso

em R

evist

a |

Bem

-Est

ar

80% DA POPULAÇÃO

MUNDIAL SOFRE DE

DORES NA COLUNA

Hábitos simples podem ajudar a manter a

postura correta

José

Edu

aro

Zago

Quiro

pata

Segundo estudos da OMS, a Organização Mundial da Saúde, oitenta em cada cem pessoas sofrem ou vão sofrer de dores na coluna ao longo da vida. Hereditariedade e atividades frequentes como agachar e levantar pesos excessivos estão entre os principais causadores desse mal. Sedentarismo, envelhecimento, crescimento acelerado, obesidade, má postura e alterações das curvaturas da coluna também podem ser os responsáveis pela dor.

A maioria das pessoas não se preocupa em manter a postura correta. Utilizando a coluna de maneira imprópria, os desgastes são intensos e, com o passar dos anos, podem resultar em “bicos-de-papagaio” (artrose). Dor nas costas não tem idade para aparecer! Pode acometer tanto as crianças, devido aos erros de postura ou as mochilas, quanto os adultos, por causa do desgaste das estruturas. Os seus hábitos podem ajudar ou prejudicar a sua

Page 11: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

11

Suce

sso

em R

evis

ta |

Bem

-Est

arcoluna. Seguem aqui algumas dicas para evitar esse mal:

1. Sente-se para colocar suas roupas - É isso mesmo, coloque suas roupas sentado! Vestir peças íntimas ou mesmo vestir uma calça em pé, dobrando para frente, calçar meias e sapatos, vai causar dores nas costas e a região lombar, devido a torção que a coluna precisa realizar, será prejudicada.

2. Tome muito cuidado na hora de sentar - É importante apoiar as costas no encosto da cadeira, de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés fiquem bem apoiados no chão.

3. Cuidado com bolsas e sacolas - Na hora de carregar bolsas, malas e pacotes, divida os pesos igualmente nos dois lados do corpo. Levar tudo em um dos braços pode trazer complicações e dores na coluna.

4. Não levante pesos - Para levantar qualquer objeto do chão, dobre os joelhos para que o peso seja absorvido pelos músculos das pernas e não pela coluna vertebral. Jamais curve apenas as costas para alcançar e levantar qualquer objeto, mesmo os mais leves.

5. Entrar e sair do seu automóvel - Tanto para entrar como para sair do automóvel, fique sentado, gire as pernas e o tronco ao mesmo tempo. É importante evitar torcer as costas.

A prevenção e o tratamento dependem muito do paciente. Discopatia (hérnia de disco), protusão ou extrusão precisam ser diagnosticadas por um médico. Se for um problema somente postural, muscular e ergonômico, o médico pode receitar anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Massagem e quiropraxia podem ajudar, e muito, a melhorar a qualidade de vida.

Page 12: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

12

Suce

sso

em R

evis

ta |

Esté

tica

A cirurgia plástica é uma especialidade muito ampla, pois abrange tanto a cirurgia estética quanto a cirurgia reparadora. Falar dela de forma geral é quase impossível.

Hoje, aproveitaremos nosso espaço para falar de forma geral da prótese glútea, já que é uma cirurgia relativamente nova e pouco conhecida no meio, se comparada com as cirurgias mais comuns realizadas dentro da especialidade.

Os glúteos são uma das áreas anatômicas mais valorizadas de nosso corpo. Quando bem modelados, conferem harmonia e graça, significam beleza e saúde. No Brasil, o padrão dos glúteos é muito mais elevado do que em qualquer outra parte do mundo, de modo que são considerados um dos símbolos sexuais mais venerados por homens e mulheres e podem influenciar drasticamente na autoestima e na autoconfiança de uma pessoa.

PRÓTESEGLÚTEACirurgia plástica deixa ótimos resultados, mas exige alguns cuidados

Nils

on Y

ovan

i Rim

arac

hin

Dia

zCi

rurg

ião

Plás

tico

Page 13: Sucesso em Revista - Edição 42

Quando a genética não foi muito favorável ou quando outros agentes (perda de peso, tempo e gravidade) prejudicaram esta importante região do corpo, a cirurgia plástica moderna propõe o tratamento com a gluteoplastia de aumento, que em mãos bem treinadas e fazendo uso das técnicas mais modernas deixam um resultado muito satisfatório e com uma aparência bem natural. A técnica preconizada no momento é aquela em que o implante é colocado no meio do músculo, desta forma evitando a aparência artificial de antigamente.

O tempo de vida útil do implante glúteo é eterno, sempre que se tenham todos os cuidados necessários. Já o pós-operatório começa no quarto, devendo o/a paciente permanecer em decúbito ventral (de barriga para baixo) ou em pé por períodos curtos de tempo e mantendo esse cuidado até completar duas semanas. Logo depois, é possível ir incorporando aos poucos as atividades do dia a dia de cada um, e nada impede de sentar-se normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de atividade. Entretanto, é preciso lembrar

que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, o/a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes.

Esperamos ter oferecido informações importantes a respeito, porém, todas as suas dúvidas sempre devem ser esclarecidas com seu cirurgião antes de qualquer procedimento.

Dr. Nilson Yovani Rimarachin DiazCirurgião PlásticoMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaCRM-SP: 138821

Suce

sso

em R

evis

ta |

Esté

tica

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

13

PRÓTESEGLÚTEA

Page 14: Sucesso em Revista - Edição 42

Na edição anterior da Sucesso em Revista, lançamos em nosso site uma votação para eleger a Garota da Capa. A campanha teve uma ótima repercussão, e muitas meninas demonstraram interesse em estampar nossas páginas! Por isso, resolvemos repetir a dose e buscamos mais uma leitora para deixar nossa publicação ainda mais bonita. Com muita satisfação, recebemos nove inscrições de concorrentes de diferentes perfis! A disputa foi acirrada: meninas encantadoras e cheias de qualidades. Com surpresa e alegria anunciamos o total de votos que recebemos: 9 mil 650 cliques!Após uma campanha intensa para conquistar o primeiro lugar entre as candidatas, Débora Fernandes da Cunha foi escolhida a Garota da Capa da edição de setembro da Sucesso em Revista! Moradora de Santo André e com apenas dezoito

anos, a estudante de nutrição recebeu 50,4% dos votos, e em uma entrevista exclusiva você vai saber quais são os diferencias de Débora que a levaram a vencer a disputa.

Parabéns, Debora! Agradecemos também a participação de todas as candidatas, que encheram de charme o site da Sucesso em Revista durante a campanha. O que a motivou a participar do concurso? Você se preparou de alguma forma para vencer a disputa?Na verdade, eu só soube que estava participando quando a votação estava no ar (risos). Quem teve a ideia foram minhas tias e minha mãe. Mas, apesar da minha timidez, eu adorei! Como não sabia que estava inscrita, não houve nenhum preparo especial.

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

14

Suce

sso

em R

evis

ta |

Capa

Nove candidatas receberam o total de 9 mil 650 votos em nova disputa acirrada para escolha da Garota da Capa

DÉBORA FERNANDES DA CUNHAESTUDANTE DE NUTRIÇÃO COM PINTA DE MODELO!

por: Julia M. Fabri fotos: Robson Fonseca

Page 15: Sucesso em Revista - Edição 42

Como foi a campanha para a votação? Quando fiquei sabendo que estava inscrita, eu comecei a ligar para parentes e amigos. Minha família é muito grande e temos muitos amigos. Assim, um foi ligando para o outro.

De que forma você acredita que ser a Garota da Capa pode repercutir em sua vida?Nunca fiz nenhum trabalho relacionado a minha imagem na mídia, mas confesso que estou adorando a ideia (risos). Quem sabe não começo a ir atrás de trabalhos nesta área?

Quais são as suas ambições?Quero concluir a faculdade de nutrição e futuramente fazer gastronomia. Casar, construir minha família e continuar trabalhando.

Qual é o seu recado para os leitores da Sucesso em Revista?Que não desistam nunca de correr atrás de seus

sonhos e objetivos. Que muitas vezes achamos que não somos capazes, mas basta acreditar. Por exemplo, eu jamais imaginei que poderia ser capa de revista, e agora estou aqui (risos)... Sorriam, sejam sinceros, amem, sejam educados sempre e sejam alegres, pois a alegria é tudo na vida.

A Débora foi presenteada com uma produção especial assinada por Elisangela Montebello. As fotos de Robson Fonseca deram o tom do ensaio. Já o vestuário e acessórios ficaram por conta da loja Dona Joana. Profissionalismo e criatividade contribuíram para um resultado incrível!

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cap

aw

ww

.suc

esso

emre

vist

a.co

m.b

r

15

Page 16: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

16

Suce

sso

em R

evis

ta |

Edu

caçã

o

EDUCAR PARA O MELHOR DA VIDA

Cada etapa da trajetória tem seu fascínio: tire proveito de cada uma delas!

Kati

a Ci

lene

da

Silv

aPe

dago

ga

A educação é um processo de aprender o que é significativo para a vida, de aprender a tornar-se cada vez mais autônomo - não importa a idade, pois a cada fase uma autonomia diferente precisa ser desenvolvida. O ambiente para o crescimento deve ser o melhor possível para esse propósito, seja ele dentro de um lar ou dos ambientes escolares: o objetivo deve ser extrair de cada uma das fases suas melhores qualidades e estímulos.

Educar é complexo, é rico e é importante achar o lugar, as atividades, as pessoas significativas para construir esse processo. O maior desafio que temos é aprender a formar e transformar as pessoas em seres cada vez mais humanos, sensíveis, afetivos e realizados.

De nada adianta saber muito, se não aprender o que tem significado para a vida. Quanto mais avançamos em idade, mais claramente mostramos o que aprendemos. Cada um, com o passar dos

anos, vai revelando, por sua atuação e palavras, o que aprendeu realmente, até onde evoluiu e o que realmente fez a diferença em sua vivência diária.

Cada etapa da vida tem seu fascínio, seus motivos para gostar de aprender. Esse é um dos encantamentos da vida: poder evoluir, crescer, tornar-se uma pessoa mais plena, mesmo com muitas contradições, dificuldades e perplexidades.

Vale a pena sempre manter a atitude positiva, ativa, curiosa e atenta de querer aprender sempre mais, de fazer a ponte entre o exterior e o interior, entre o social e o pessoal, entre o intelectual, o emocional e o comportamental. Neste processo, as palavras, os gestos, os sentimentos, as coisas pequenas da vida fazem a diferença. Pense nisso: que tipo de influência o meu dia a dia traz para a minha evolução, dos meus filhos e das pessoas com quem convivo?

Page 17: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

17

Suce

sso

em R

evis

ta |

Edu

caçã

ow

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

Page 18: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

18

Uma das formas de se tratar um problema é evitá-lo. Assim, há problemas causados pelas doenças bucais (cárie e doença periodontal) que se não tratados adequadamente podem evoluir, originando problemas maiores. Para que o tratamento preventivo seja efetivo, devemos compreender algumas coisas:

Como as doenças se manifestam em nossas bocas?Existem duas principais doenças bucais: a cárie (que ataca os tecidos dentários - o dente em si), e a doença periodontal (que ataca os órgãos que circulam o dente – gengiva, osso e o ligamento peridontal).

As duas doenças são causadas por uma substância

Dra

. Cla

udia

Del

la C

olet

aCR

O 64

578

Gest

ora

de S

aúde

Ora

l

PREVENÇÃOMantenha seu sorriso em dia!

Page 19: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Saú

de B

ucal

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

19

chamada placa bacteriana, que se forma a partir da união de vários componentes presentes em nossa boca - bactérias vivas, bactérias mortas, restos de alimentos, excreção de bactérias (toxinas), proteínas, etc.

Esta substância é prejudicial aos tecidos bucais, e causa danos, como a corrosão dentária (manifestação da doença cárie), ou mesmo a inflamação das gengivas e sangramentos (primeiras manifestações da doença periodontal).

Como evitar?As doenças bucais não têm cura, apenas controle, visto que as bactérias bucais são transmissíveis. Assim, não é possível eliminar completamente a placa bacteriana da boca, mas podemos mantê-la num nível inofensivo. A única forma de conseguirmos isto é através da higiene correta da boca.

HIGIENE CASEIRAA higiene caseira deve ser realizada através de três principais ações, seguindo a seguinte ordem:Higiene interdental: com fio ou fita dental;Escovação: com escova adequada e pasta dentária com flúor;Bochecho: com substância (colutório) que contenha antissépticos que dificultam a multiplicação bacteriana.

Page 20: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Apr

endi

zage

m

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, e pode ser chamado, às vezes, de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É importante destacar, ainda, que o TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, e ocorre em 3 a 5% das crianças, em diversas regiões do mundo em que já foi pesquisado.

Em mais da metade dos casos, o TDAH acompanha

o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos. Este transtorno configura uma combinação de dois tipos de sintomas: a Desatenção e a Hiperatividade-impulsividade. Na infância, em geral, se associa às dificuldades na escola e ao relacionamento com demais crianças, pais e professores. Nessa fase, aquele que apresenta sintomas é tido como “avoado”, “vivendo no mundo da lua”, “estabanado”, “com bicho carpinteiro” ou “ligado por um motor” (ou seja, crianças que não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais

Andr

essa

Maz

zone

tto

Fons

eca

Orie

ntad

ora

do m

étod

o Ku

mon

Un

idad

e M

auá

– Do

m Jo

sé G

aspa

r

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

20

TDAHTRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM

HIPERATIVIDADEDiagnóstico, tratamento e medição adequados

Page 21: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

21

problemas de comportamento, como dificuldades com regras e limites.

Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para ações do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito ‘esquecidos’). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e, quando isso afeta os demais à sua volta, são frequentemente considerados “egoístas”. Já existem inúmeros estudos em todo o mundo - inclusive no Brasil - demonstrando que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno não é secundário aos fatores culturais (às práticas de determinada sociedade, etc.), ou ao modo como os pais educam os filhos ou ainda resultado de conflitos psicológicos. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. Algumas teorias sugeriam que problemas familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças. Entretanto, estudos recentes têm refutado esta idéia. As dificuldades familiares podem ser mais consequência do que causa do TDAH (na criança e até mesmo nos pais). Problemas familiares podem agravar um quadro de TDAH, mas não causá-lo.

O diagnóstico do TDAH deve ser feito por especialistas e por uma equipe envolvendo psicólogos, psiquiatras, professores, fonoaudiólogos entre outros, pois nem toda pessoa desatenta possui o transtorno. O tratamento do TDAH deve ser uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação é parte muito importante do tratamento. O tratamento com fonoaudiólogo está recomendado nos casos onde existem simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) e Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia). O TDAH não é um problema de aprendizado, como a Dislexia e a Disortografia, mas as dificuldades em manter a atenção, além da desorganização e a inquietude atrapalham bastante o rendimento dos estudos. É necessário que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho. Existem métodos que, por meio do estudo individualizado, auxiliam os portadores de TDAH no desenvolvimento de diversas características fundamentais para seu crescimento pessoal, como responsabilidade, concentração, disciplina, hábito de estudo, entre outras.

Suce

sso

em R

evis

ta |

On

Line

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

5531_sps_andressa_anuncio.pdf 1 10/06/2013 10:08:21

Page 22: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

22

Suce

sso

em R

evis

ta |

Varie

dade

s

Associação oferece apoio e assistência a pacientes que lutam pela vida

por: Julia Fabri

REFEMA: REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAUÁ

Uma grande iniciativa tem ajudado a mudar a vida de mulheres que lutam contra o câncer na região. A Refema – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mauá - desenvolve uma série de ações de conscientização e prevenção e apoia pacientes que enfrentam a doença. Em novembro, um seminário também será realizado pela associação para falar sobre a importância da vacina contra o vírus HPV. Conversamos com Maria Inez Sinelli Mendonça, presidente da Refema, para conhecer um pouco mais sobre sua atuação e conquistas na área da saúde da mulher.

Como surgiu a Refema?A Refema foi implantada em março de 2005, em Mauá, nos moldes da Rede Feminina criada há mais de 60 anos por Dona Carmem Prudente, do Hospital AC CAMARGO. Temos sede própria na Rua Alonso Vasconcelos Pacheco, 381, na Vila Bocaina. Atualmente, atendemos cinquenta e duas pacientes portadoras de neoplasia, as quais auxiliamos com doações de cesta básica, leite, sustagem, medicamentos, fraldas, além do apoio psicológico. Quando possível, há encaminhamento

para consulta ou ate mesmo cirurgia. Outro objetivo da REFEMA é promover as campanhas de prevenção, ou seja: conscientizar que o câncer tem cura quando descoberto no estágio mais inicial possível. Entre as campanhas destacamos o OUTUBRO ROSA. Quanto ao apoio financeiro, recebemos anualmente da Prefeitura Municipal de Mauá dez mil reais. Como nosso custo mensal está por volta de oito mil reais, precisamos realizar eventos para arrecadar fundos, como a noite do caldo. Um grupo de voluntárias se reúne na sede para confeccionar maravilhosos artesanatos para venda, e possuímos um brechó permanente. Recebemos doações, que vendemos e o lucro é revertido em recursos para a Refema. Estamos associando pessoas que queiram contribuir mensalmente com uma quantia depositada diretamente da conta do associado para a conta da Refema no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e HSBC, os quais chamamos “ASSOCIADO CONTRIBUINTE DA REFEMA”. Quando conseguirmos uma importância adequada mensalmente, poderemos construir espaços que abriguem um aparelho de Mamografia. Esse é o target da Refema.

Page 23: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Varie

dade

sw

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

23

Quem pode ser assistido pela Refema?Uma pessoa com neoplasia já diagnosticada, com laudo, vem até nossa sede e preenchemos um cadastro. Verificamos sua situação financeira, promovemos um encontro com a assistente social (voluntária) e iniciamos a colaboração. Para apoio psicológico, independente da situação financeira, as pacientes são atendidas na Refema toda semana, às quartas, individualmente. Na última quarta-feira do mês, é realizado um encontro em grupo. Após esse dia, os pacientes saem com a autoestima elevada e mais confiantes para enfrentar o tratamento.

Quem pode se tornar voluntário?Qualquer pessoa pode ser voluntária. Atualmente, os homens voluntários são maridos das voluntárias, que trabalham em todos os eventos. Hoje, ser voluntário não é mais fazer algo quando se tem tempo. É doar o tempo que não se tem. Ser voluntário faz tanto bem para ele próprio, além da contribuição para amenizar a dor dos que tanto sofrem.

Entre as campanhas realizadas pela Refema, como será aquela sobre a importância da vacina contra o HPV?O vírus HPV é o responsável pelo câncer do colo de útero. Estima-se que entre dez meninas que iniciam a vida sexual, oito vão contrair o vírus. Dessas, vinte por cento têm câncer de colo de útero. Por isso a vacina é tão importante. A REFEMA tem programado para o mês de novembro um SEMINARIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA O VÍRUS HPV.

Pacientes que lutam contra o câncer encontram orientação em nossa região?Em Mauá não existe serviço de oncologia, geralmente os diagnósticos de câncer são feitos tardiamente por conta das dificuldades de consultas com médicos especializados. Isso acarreta em demora para realização de exames e demora para início de tratamento adequado. Em toda a região a situação se repete. Temos um caso de uma paciente com câncer no cérebro que fez a cirurgia em Santo André, mas ainda não conseguiu marcar radioterapia e quimioterapia no ABC pelo SUS (Sistema único de Saúde) e está esperando vaga. Quem tem nos socorrido é a Rede Voluntária de São Caetano, no hospital Heliópolis. Na VIII Conferência Municipal de Saúde de Mauá, ficou preconizado no Sub-Eixo 1.4.18 “GARANTIR O ACESSO ÁGIL AO DIAGNÓSTICO E AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO”. Foi uma grande vitória. Agora precisamos fiscalizar e cobrar para que essa conquista seja cumprida. “O CÂNCER NÁO É CONTAGIOSO, MAS A SOLIDARIEDADE PODE SER”

PRÓXIMOS EVENTOS14/09/2013 - JANTAR DANÇANTE NA NIPO 4 e 5/10/2013 - BAZAR MULTIMARCAS NA BANDA LIRA 10/11/2013 - III PORCO NO ROLETE NA CHÁCARA SPAZIO SINELLI

Wal Cleofas

Page 24: Sucesso em Revista - Edição 42

Nossa região reúne grandes nomes quando o assunto é cultura. Rosa Maria da Paz é uma das artistas de Mauá que ganham o mundo por meio de sua técnica e talento. A pintora, reconhecida internacionalmente, conta em uma entrevista exclusiva quais são os segredos para construir uma carreira de sucesso e promover suas obras.

Como você executa seu trabalho?Sempre executo no meu ateliê, que fica em minha casa. Pintar é uma questão de sentir-se bem no local de trabalho.

Quem são os principais apreciadores de sua arte? Eu trabalho para colecionadores, decoradores e investidores.

Onde seus quadros já foram expostos? Itália, Alemanha, França, Portugal, EUA, Suíça e, principalmente, Brasil.

O que é necessário para se tornar uma pintora internacionalmente conhecida? Tenho muita vontade, meu esforço é

muito grande. Além disso, busco acumular conhecimento sobre o que faço - mesmo porque, não existe apoio.

Você já conquistou prêmios?Para fazer currículo, é necessário ter sido premiada muitas vezes. É difícil expor em lugares importantes sem um bom currículo.

Enquanto artista, você se aventura por outras áreas, como música ou literatura? Somente música, e bem ‘devagarinho’...

Por fim, quem são seus ídolos quando o assunto é a arte de pintar?Tenho como guia Picasso. Não pelo trabalho, mas pela técnica. Gosto muito dos impressionistas porque eles mudaram o conceito de ‘desenho’ e mostraram que a cor é muito importante. Afinal, gosto de bons artistas e não apenas pintores. Pintar é uma técnica, e ser artista é pintar com a alma e a técnica junto.

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

24

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cultu

ra

‘SER ARTISTA É PINTAR COM

ALMA E TÉCNICA ’

Rosa Maria da Paz, pintora de Mauá, conquista o mundo com seu talento

Page 25: Sucesso em Revista - Edição 42

Sucesso Social

Page 26: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

26

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Roger e Rogério apresentaram sua nova música de trabalho, Aperte o Play, composição de Bruno Villa, a canção mistura o ritmo do sertanejo universitário com as batidas da música eletrônica, agitada e dançante Aperte o Play tem tudo para ser o novo hit nas baladas. A música já esta disponível na internet, para conferir acesse: http://www.rogererogerio.com.br

ROGER E ROGÉRIO “APERTE O PLAY”

por: Bruno Pradofotos: Fábio Nunes

Os pais e avós foram muito paparicados no Dia dos Pais da família Zago. Filhos, netos e sobrinhos aproveitaram para curtir bons momentos de prosa e risadas ao lados dos seus “velhos”.

FAMÍLIA ZAGO DIA DOS PAISpor: Redaçãofotos:José Eduardo Zago

Page 27: Sucesso em Revista - Edição 42

por: Redaçãofotos: José Eduardo Zago

por: Redaçãofotos: Marcello Mazzini

Leila Pedro Leardini assumiu a presidência de mais uma gestão da Associação Atlética Industrial e deu posse aos membros de sua nova Diretoria.

O primeiro Dia dos Pais do publicitário Marcello Mazzini com sua filha Marcella e família foi só alegria!

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INDUSTRIAL

MARCELLO & MARCELLA

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

27

FAMÍLIA ZAGO DIA DOS PAIS

Pedro, Sonia, Marcella e Marcello Mazzini Marcella e DanieleBianca e Marcella

Page 28: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

28

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Bruno Garcia e Caio Evangelista

Tatiana Paes e Ivete Sangalo em gravação no RJ

Juju e Cristina Rocha

Nilda Cunha e o cantor Naldo

Fernanda Souza e Giovanna Grigio

Woody Cruz e Edna Schimit

Rafaela Nunes com Patati Patata

Felipe Pires Shimada com Gabriel Chalita

Aqui os leitores fazem Sucesso! Você quer sair na próxima edição da Sucesso?Envie uma foto com alguém famoso, pelo site: www.sucessoemrevista.com.br

FAMOSOS NA SUCESSO

Av. Dom Pedro II, 2373 - B. Campestre • Santo André

16/10

Outras Unidades: Carlo de Campo 604. Vila Vitoria Mauá Av. Tancredo Neves 100 . Ipiranga São Paulo (fábrica)

Page 29: Sucesso em Revista - Edição 42

INAUGURAÇÃO NAIL BAR

por: Redaçãofotos: Georgia Andrade

Forte tendência nos Estados Unidos e Europa, o Nail Bar une o lugar ideal para relaxar e tomar um dink com as amigas, à comodidade de embelezar as mãos e os pés. A cabelo.corpo inaugurou no dia 21 de junho, o seu mais novo espaço, com profissonais especializados e mais de 400 opções de esmaltes entre nacionais e importados, para a alegria de suas clientes.

Equipe cabelo.corpo

Karina e Madá (proprietárias)

Av. Dom Pedro II, 2373 - B. Campestre • Santo André

16/10

Outras Unidades: Carlo de Campo 604. Vila Vitoria Mauá Av. Tancredo Neves 100 . Ipiranga São Paulo (fábrica)

Page 30: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

30

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

38

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

A comemoração dos 93 anos de Maria Aparecida Augusto Dell’Antonia carinhosamente chamada de Vó Cida, foi pura diversão, no Buffet É Pique, em Mauá.

VÓ CIDA: 93 ANOS

por: Redaçãofotos: Deborah Pasini

Page 31: Sucesso em Revista - Edição 42

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Mauá foi o local escolhido por Rose e Mauri, da equipe Ponto Vermelho, para realizar a Noite da Pizza. O evento contou com grande participação de admiradores de pizza, que foram feitas pelo Restaurante Sinal Verde.

NOITE DA PIZZA

por: Redaçãofotos:Robson Fonseca

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

31

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Page 32: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

32

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Sophia comemorou seu aniversário de 8 anos com familiares, amigos e colegas do elenco da novela Chiquititas, no sábado, dia 10 de agosto, no Buffet Wishes em São Paulo. O tema da festa foi Cinderela e Sophia contou com um cerimonial onde se vestiu como princesa, entrou de carruagem, foi surpreendida por um príncipe que trouxe o sapatinho de Cristal e ainda dançou a valsa com ele e com seu pai Diego Valverde!

SOPHIA VALVERDE

por: Dani Valverdefotos: Stephanie Luna

Sophia entre seus pais, Danielle e Diego

Gabriella Akamine, Sophia Valverde e Giovanna Feitosa

Sophia Valverde e colegas do elenco de Chiquititas

Com o DJ Maykon Souto

Luciana, Sophia Valverde e Giovanna Grigio

Page 33: Sucesso em Revista - Edição 42

Com uma programação ampla e gratuita a mostra “Do individual ao coletivo: da tradição oral aos festejos populares” de 25/08 a 1/9. Além de espetáculos variados com gêneros do infantil ao drama, o encontro reuniu desde rodas de bate-papo até grupos de teatro de mamulengo, de animação, trupes e misto de circo, intervenção e apresentação musical. Foram mais de 20 grupos, entre companhias e contadores de histórias, sendo 11 de Mauá. O 2º Encontro da Cena de Teatro de Mauá foi organizado pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do município, e contou com apoio de importantes parcerias institucionais para a difusão das expressões culturais, entre as quais Braskem, Petrobras, Coral e SESC, entre outras.

2º ENCONTRO DA CENA DE TEATRO DE MAUÁ

por: Redaçãofotos: Roberto Mourão / Evandro Oliveira

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

33

Page 34: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

34

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Carlos Kondo, Joana Kondo e equipe recepcionaram seus convidados com um charmoso coquetel nas belas instalações da Clínica Kondo, no dia 30 de agosto, para comemorar um ano de atividade

ANIVERSÁRIO CLÍNICA KONDO

por: Redaçãofotos: Robson Fonseca

Joana e Carlos Kondo

Page 35: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

35

Bexigas de póa, toalhas, mesa, pratinhos, copos, guloseimas e toda decoração de personagens da Disney, foi como ela mesma escolheu: “A Festa da Minnie”. Beatriz Geraldini Caliman aproveitou ao máximo a comemoração de seu aniversário ao lado de seus familiares e amigos.

BEATRIZ 2 ANINHOS

por: Redaçãofotos: Georgia Andrade / Gabriela Caliman

Page 36: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

36

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

A 1ª arena de Treinamento para os Guerreiros das Artes Marciais de Mauá foi inaugurada em agosto, no subsolo do Mauá Plaza Shopping. O Centro de Treinamento Air Combat conta com profissionais e espaço apropriado para o desenvolvimento das seguintes modalidades: Boxe, Jiu Jitsu, Judô, Kick Boxe, MMA, Muay Thay e Taekwondo.

AIR COMBAT por: Redaçãofotos:Robson Fonseca

Page 37: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

37

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Page 38: Sucesso em Revista - Edição 42
Page 39: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

39

A Diretoria da ACIAM organizou um café da manhã, no dia 21 de agosto, para o lançamento da Campanha de Natal.

6° NETWORKING DA ACIAM

por: Redaçãofotos:Robson Fonseca

Os alunos do Colégio Leonardo da Vinci, integrantes do Projeto Voleibol de Mauá, do Independente Futebol Clube/Associação de Voleibol Mauá, participaram da Final Estadual dos JEESP – Categoria Mirim que foi realizada em agosto, na cidade de Lindóia, onde conquistaram o sétimo título consecutivo da competição (de 2007 a 2013). A conquista deste título levou o grupo a disputar a vaga para representar o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude 2013, com o campeão Estadual das Olimpíadas Colegiais do Estado de São Paulo, que foi realizada de 12 a 18 de Agosto no Município de Jales. O jogo foi realizado no Ginásio de Esportes “Christovan Soler” com a equipe do colégio Congonhas do Campo da Capital Paulista. Com esta vitória, a equipe do Colégio Leonardo da Vinci/Mauá mais uma vez irá representar do Estado de São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude 2013, que será realizada em setembro, na cidade de Natal(RN). O grupo já iniciou os treinos preparativos para esta competição cujo vencedor irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano que será realizado em dezembro na Argentina.

VOLEIBOL MASCULINO DE MAUÁ – HEPTA CAMPEÃO ESTADUAL!!!

por: Redaçãofotos: Osvaldo Begliomini

Page 40: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Os Energéticos comemoraram 1 ano de atividade com uma Festa à Fantasia, cheia de diversão, no Vip Bar.

1 ANO DE ENERGÉTICOS

por: Redaçãofotos:Robson Fonseca

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

40

Page 41: Sucesso em Revista - Edição 42

As irmãs Jeris e Jerusa inovaram mais uma vez, com a organização do 1º Happy Hour, no dia 30 de agosto, no Studio Innovare. O evento, com fins filantrópicos, contou com a presença de muitos convidados.

1º HAPPY HOUR por: Redaçãofotos: Robson Fonseca

Jerusa e Jeris

Page 42: Sucesso em Revista - Edição 42

A importância da atividade física e sua prática regular sempre estiveram ligadas à imagem de pessoas saudáveis e frequentemente evidenciadas em todos os meios de comunicação que conhecemos. O que vou comentar hoje é o relato de um aluno da academia em que trabalho: ele estava com um problema de lesão articular quando nos procurou, e a atividade física o auxiliou na recuperação desta lesão. Segue declaração:

“Em Agosto de 2010, sofri uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo. Agachei-me para brincar com minhas cachorras e, quando fui separá-las num movimento relativamente inesperado, ouvi um pequeno barulho. Procurei um ortopedista, que solicitou alguns exames, os quais acusaram esta lesão. Como esportista amador, corredor de 23 maratonas, não podia imaginar algo deste tipo. Recorri a um especialista em joelhos, que me disse: ‘há duas formas de resolver seu problema e você voltar a correr: a primeira seria uma cirurgia; a segunda, fortalecimento das pernas, joelhos, tronco e membros superiores’. Como complemento, a diminuição de peso como fator de ajuda aos joelhos. Optei pelo segundo caminho com apoio de professores de educação física - o Fábio e o Daniel, do Primeiro de Maio Futebol Clube -, e o que percebi foi que quando encaramos situações adversas e realizamos o que nos é passado, com certeza obtemos resultados positivos. Já consegui realizar provas de 10 e 21 quilômetros, e meu joelho respondeu muito bem, sem a necessidade

de realizar uma cirurgia. Agora, o próximo passo é realizar uma maratona”.

Como pode ser observado, o caso do meu aluno foi uma demonstração da junção de diversas áreas de conhecimento da saúde, em que o médico o alertou e, em seguida, lhe orientou a fortalecer sua musculatura, diminuir seu peso corporal (já que ele gosta de correr) e melhorar sua qualidade de vida. Não basta correr: a partir do dia em que você escolhe um esporte para praticar, é preciso se preparar. Começar com poucos quilômetros, fazer musculação para que seu corpo fique forte para o esforço, além do alongamento, para que seus músculos e articulações não fiquem rígidos com o tempo de vida.

Todos devem trabalhar seu corpo: os jogos e esportes são ótimas opções, mas lembre-se que, se um atleta prepara seu corpo para competir, porque você não faz o mesmo? É claro que as intensidades são diferentes, mas todos devem se preparar. Nosso corpo é uma máquina e precisa ser trabalhada, mas de forma coesa e sempre pensando na saúde em primeiro lugar. Se seu orientador diz, por exemplo, para que não corra muito ainda, vá devagar, escute-o! Como diz meu aluno, autor do relato acima (senhor Antonio Pezzim), devemos sempre seguir a orientação dos nossos “gurus”!

Obrigado, senhor Pezzim, pelo relato!Saúde a todos!

ATIVIDADES

FÍSICASPARA RECUPERAR LESÕES

Praticar esportes exige preparo e orientação profissional

42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Qua

lidad

e de

Vid

a

Fábi

o N

unes

Fel

ixPe

rson

al Tr

aine

r

Page 43: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Qual

idad

e de

Vid

a

43

Page 44: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Turis

mo

44

Em Roma, viva como os romanos. O Dolce Fare Niente pode ser notado em um giro pela cidade do amor. Até os marinheiros de primeira viagem serão introduzidos rapidamente à rotina italiana: respirar arte nas ruas, sentir as pessoas, trocar experiências intensamente e apreciar os bons hábitos.

O Coliseu impressiona pelo seu gigantismo e pelas marcas do tempo, que fazem dele um símbolo ainda mais fiel à história de lutas, conquistas e quedas romanas. O monumento está localizado bem ali, no centro da cidade: avenidas, carros e prédios não lhe tiram o status secular que emociona turistas do mundo todo.

A pé, seguindo por uma avenida de paralelepípedos, chega-se ao Monumento a Vittorio Emanuele, mais moderno e ainda assim impressionante, localizado na Piazza Venezia. Em Roma, as praças roubam a cena e reúnem nativos e turistas com garrafas de vinho a tiracolo. As ruas são feitas para

serem ocupadas e promoverem momentos de lazer, prazer e felicità.

Mais adiante, sem esforço, e lá está ela, eternizada no cinema: La Fontana! De todas, a di Trevi é, sem dúvidas, a mais famosa. Faça seu pedido, jogue uma moeda e, em seguida, logo ao lado, realize um desejo: Il Gelato di San Crispino é o sorvete mais delicioso que se pode provar em Roma (e olha que a disputa é acirrada!). Fragola, stracciatella... Na dúvida, prove e descubra seu sabor favorito! Entre todos os pecados, o da gula com certeza é o mais fácil de se cometer na Itália. As pastas e as pizzas são diferentes das nossas, mas guardam o charme da tradição. Depois, é só passar no Vaticano e pedir perdão... Afinal, quantas vezes você deixou de ‘turistar’ em algum destino e ouviu que seria como ‘ir a Roma e não ver o Papa’? Chegou a hora!

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

LA BELLA ITÁLIA!Como aproveitar uma vacanze romana e outras cidades do país da botapor: Julia Fabri Fotos: Georgia Andrade

Page 45: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Turis

mo

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

45

À cereja do bolo, finalmente: O Castel Sant’Angelo não é o ponto turístico mais famoso de Roma, mas proporciona uma inesperada viagem no tempo... Não deixe de conhecer! Se assistindo aos filmes medievais, você se imaginou por um instante vivendo entre reis e rainhas, essa é a chance de matar um pouquinho da curiosidade... Calabouços, torres e passagens secretas tornam a visita aos aposentos do castelo uma experiência surreal e inesquecível! Fique de olho, pois esporadicamente há visitas noturnas ainda mais cheias de encanto e mistério.

Se o que você busca é moda e vida noturna agitada, mais ao norte está Milão! Vá de avião, pois a distância é longa. Amantes da ópera também vivem momentos de êxtase no Teatro Alla Scalla. Milão une modernidade, elegância e cultura em um só lugar. Tire os casacos do armário, pois a temperatura, aqui, é mais amena.

Mas, se prefere percorrer poucos quilômetros, é

possível ir de trem de Roma à região da Toscana. Firenze (conhecida pelos brasileiros como ‘Florença’) é um museu a céu aberto. Entre as atrações imperdíveis está Il Duomo di Firenze, a Catedral da cidade, cuja arquitetura impressiona pela fachada em mármores e onde estão pinturas, afrescos e vitrais de renomados artistas italianos, como Donatello. Já a Ponte Vecchio é o cenário perfeito para as fotos dos casais encantados pela paisagem formada pelo Rio Arno. Existe passeio mais romântico!? Há quem diga que Veneza é imbatível, com seus canais e ilhas. Um passeio de gôndola é obrigatório, mas cuidado! Os gondoleiros costumam fazer brilhar os olhos de mulheres solteiras, casadas, viúvas, divorciadas... A quem interessar, mais um alerta: nos últimos cem anos, o nível do mar em Veneza subiu trinta centímetros. Por conta disso, esse paraíso pode estar ameaçado de sumir do mapa!

Prepare o roteiro e voe para a Itália... Arrivederci!

Page 46: Sucesso em Revista - Edição 42

Um projeto de lei recém aprovado pelo senado proíbe que as cantinas instaladas nas escolas de ensino básico vendam bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio. Para valer, o projeto ainda depende da aprovação dos deputados e do Palácio do Planalto. Há quase oito anos, os parlamentares discutem o projeto de lei que estabelece formas de garantir uma alimentação mais saudável nas escolas.Coxinhas de frango, pastéis, refrigerantes podem estar com os dias contados nas cantinas escolares. Enquanto nutricionistas e parte dos educadores defendem a ideia, há quem antecipe dificuldades na adequação dos colégios. O texto do documento reúne dados sobre o expressivo aumento da obesidade infantil no Brasil. Segundo uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em 2012, 33,5% das crianças do país tem sobrepeso, e 14,3% estão obesas. Esta situação pode, no futuro, provocar o desenvolvimento de doenças coronarianas e até diabetes tipo 2, mais comum em adultos.

Em alguns estados, a restrição de venda de determinados produtos alimentícios considerados não saudáveis já vinha sendo adotada. Especialistas vêm alertando para as causas de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis provocadas por alimentação inadequada das crianças.

Uma alimentação desregrada pode desenvolver déficit de desenvolvimento físico e mental, além de

deixar a criança letárgica no decorrer do dia. O hábito alimentar inadequado na infância, quando estamos formando o nosso paladar, tem consequências muito mais graves na vida adulta. Crianças precisam de uma alimentação equilibrada, e a escola deve participar dessa educação.

Estamos falando de lanches corriqueiros, fartos de gordura e carboidratos, que podem comprometer o peso e a estatura normais por não cumprir a cota dos elementos necessários. As crianças precisam de muitas vitaminas, proteínas e minerais.

A escola é uma instituição responsável pela formação de pessoas que estão em processo de desenvolvimento. Todos que estão ali (professores, funcionários, alunos, pais e donos(as) de cantina), que formam a comunidade escolar, precisam estar envolvidos com o processo educativo, porque a vida, a saúde e a preparação de um futuro melhor e mais saudável para nossas crianças e jovens é uma responsabilidade não só do Estado ou da família, mas de todos nós. A família é o primeiro ambiente social da criança, portanto, é a principal formadora de hábitos, inclusive os alimentares. A escola tem o papel de educar a criança para que ela se torne um cidadão crítico, que saiba fazer escolhas adequadas e de forma responsável. E o serviço de saúde é a instituição responsável por atender às demandas de saúde da população que reside próximo a ele e, principalmente, educar em saúde para que todas as pessoas possam ter domínio sobre a própria saúde. É neste ambiente

ALIMENTAÇÃO INFANTIL:É POSSÍVEL COMER BEM NA HORA DO RECREIO?Projeto de lei quer proibir venda de alimentos com baixo teor nutricional nas escolas

46

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Eva

Cris

tina

Ven

ânci

oNu

tricio

nist

a

Suce

sso

em R

evis

ta |

Nut

rição

Page 47: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Nut

rição

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

47

de educação que também se encontra a cantina escolar, a quem cabe também um papel ATIVO muito importante como estimuladora de hábitos alimentares saudáveis, além de influenciadora na formação do indivíduo, dentro do ambiente escolar. A união da família, escola e do serviço de saúde certamente trará resultados bem melhores, mais rápidos e duradouros, para a aquisição de hábitos de alimentação saudável.

Percebemos que o que escolhemos para comer é influenciado não só pelos nossos gostos, mas também pelo que a propaganda nos mostra e nos oferece. Seria ótimo vermos propagandas que nos estimulassem a comer de forma saudável, mas isso não acontece com frequência.

Lembre-se que a cantina também é um importante promotor de saúde no ambiente escolar! Ela tem um compromisso social na saúde da comunidade escolar, pois os lanches e produtos que comercializa têm importante impacto na nossa saúde. À primeira vista, a influência na formação dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes pode parecer um trabalho difícil, mas é uma ação de grande importância em longo prazo, pois colabora para o desenvolvimento de uma vida mais saudável. Além disso, uma cantina que

se preocupa com a saúde da comunidade escolar, a partir da oferta de alimentos adequados e saudáveis, desenvolve a confiança nos pais e alunos. Uma forma que pode nos ajudar a alcançar este objetivo seria retirar as propagandas de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, afixadas na cantina ou em outros murais da escola, podendo ser substituídas por propagandas de lanches saudáveis.

A alimentação estimularia o consumo de alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, grãos integrais, leguminosas, sementes e castanhas. Vale ressaltar que é fundamental a higiene na sua produção - da produção ao consumo. A promoção semanal de uma fruta diferente estimula e cria o hábito saudável de consumo desse alimento. Os salgados precisam ter recheios variados: de frango, milho, espinafre, carne moída, queijo e legumes e verduras, por exemplo. Lanches naturais também são ótimas opções. Sua criatividade e imaginação serão fontes de sucesso para sua cantina! Kits de lanches com cores variadas e sucos mistos: lembre-se que lanche colorido é sinônimo de lanche mais atrativo! Mais nutrição e muito mais sabor. Portanto, não se esqueça:Alimento saudável não é alimento sem sabor, pelo contrário! A variedade atrai a atenção das pessoas e... SUCESSO para sua cantina!

Page 48: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

48

Suce

sso

em R

evis

ta |

Saúd

e

Dr.

Paul

o So

uza

Espe

cializ

ação

Fisi

oter

apia

Ho

spita

lar H

ospi

tal A

lber

t Ein

stei

n

Geração Saúde

Escolha sua modalidade e fuja do

sedentarismo!

A coluna deste mês vem destacar a manutenção da saúde por meio do esporte. Estudos comprovam que a prática regular de exercícios previne várias doenças, como as cardiovasculares, respiratórias e até mesmo o câncer. Fato é que estamos vivendo um tempo de mudança em todo o mundo, e a nova ‘geração saúde’, que consiste em pessoas preocupadas com o bem estar do corpo e da mente, cada vez mais frequenta clubes, academias e parques para praticar atividade física constantemente.

A prática de esportes continuamente, quando bem orientada por profissionais especializados e aliada à alimentação equilibrada, traz ótimos resultados ao longo dos anos para todos os adeptos. Nunca é tarde para iniciar uma atividade física - basta apenas querer.

O incentivo para a prática de atividades físicas está presente nos meios de comunicação e esferas do

Governo. Desde 2011, o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou o programa Academia da Saúde, com objetivo de promover os hábitos saudáveis da população, criando pólos com infraestrutura e equipamentos e quadro profissional especializado para orientação.

Se você ainda não incorporou ao seu dia-a-dia uma atividade física, não perca tempo! Saía do sedentarismo e entre para a ‘geração saúde’. O importante é sempre ser orientado por profissionais especializados e consultar o seu médico previamente, antes do início das atividades – uma simples caminhada, por exemplo, ou até uma corrida de circuito, ou ainda musculação, natação, lutas. Não fique PARADO!

Page 49: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Saú

dew

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

49

Page 50: Sucesso em Revista - Edição 42

Muitos jovens que atingem os dezoito anos de idade não vêem a hora de poder se habilitar e dirigir por ai com carro e moto sem ‘nenhuma preocupação’. Talvez esse desejo seja por aquela sensação de liberdade de ir e vir de qualquer lugar sem ter que esperar por uma carona ou por um transporte público. Mas a principal dúvida que ronda os Centros de Formação de Condutores e a maioria dos novos motoristas, ainda hoje, é sobre

as regras da PPD (Permissão Para Dirigir). Será que o recém habilitado pode conduzir veículos em rodovias e estradas? A resposta é: sim.

A confusão começou em janeiro de 2009, quando a resolução 285/08 do Contran, que aumentava a carga horária do processo de habilitação, entrou em vigor no país. Na época em que foi apresentada a medida,

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ieda

dew

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

50

POSSO DIRIGIR EM RODOVIAS?

Recém habilitados ainda têm dúvidas sobre onde podem conduzir seus veículos

Page 51: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ieda

dew

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

51

Rena

to R

ibei

roJo

rnal

ista

Espe

cialis

ta n

a áre

a sob

re

Educ

ação

e S

egur

ança

par

a o Tr

ânsit

orib

rena

to@

hotm

ail.c

om

votada e sancionada, também foi discutido um Projeto de Lei que previa a proibição de circulação com a PPD em rodovias, além de aumentar a validade para dois anos. Porém, essa proposta foi arquivada. Portanto, hoje, a PPD continua com a mesma regra, tendo a validade de um ano, e

o condutor poderá conduzir seu veículo em qualquer via pública, de todo território brasileiro. Mas isso é o que diz a legislação...

Quando falamos sobre segurança no trânsito, todo cuidado é pouco, ou seja: será que todo condutor que acabou de adquirir sua habilitação tem condições de dirigir em rodovias? Acredito que não. Nessas vias, muitas condições adversas aparecem e o motorista que não tem experiência pode se envolver em um acidente. O primeiro grande obstáculo que enfrentará será a alta velocidade. O recém

habilitado dirigia, até então, com o carro da autoescola a uma velocidade baixa. Logo, poderá encontrar condutores imprudentes, e a falta de habilidade poderá se tornar um risco. Fora isso, as condições climáticas como neblina e chuva podem dificultar o comportamento adequado do motorista.

Vale lembrar que o condutor com a PPD ainda deve obedecer a algumas restrições. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que dentro do período da validade, o condutor não poderá cometer qualquer infração gravíssima, grave ou ser reincidente na de natureza média. A penalidade para o condutor será ter o seu direito de dirigir cassado.

Para readquirir, o motorista deverá realizar o processo de habilitação novamente.

Page 52: Sucesso em Revista - Edição 42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

52

A seção ‘memória’ desta edição resgata lembranças de um personagem político da cidade de Mauá. O leitor Sidney Faria, por meio de uma retrospectiva póstuma, objetiva homenagear Eden Brasil da Paz, ex-vice-prefeito e também ex-vereador do município. De acordo com Sidney, Eden Brasil da Paz desempenhou uma trajetória de suma importância para o desenvolvimento da cidade, conquistando, sobretudo feitos memoráveis na área da saúde e do esporte.

Nascido em 3 de maio de 1944, em Mauá, Eden Brasil da Paz iniciou sua vida profissional em 1958, na Cia. Cerâmica Paulista. Em 1961, começou sua trajetória na prefeitura de Mauá, onde ocupou diferentes cargos, dentre os quais: professor, escrivão e investigador, diretor da Receita e

coordenador da Secretaria de Esportes. Foi vice-prefeito, vereador e aposentou-se em 1989.

Em 1993, Eden Brasil da Paz foi convidado pelo então prefeito José Carlos Grecco a ocupar o cargo de Secretário do Governo. Em 1994, foi nomeado Gerente Geral do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, com o desafio de recuperar as instalações. Pela missão, Eden Brasil da Paz e Alfredo Dias foram homenageados com o livro ‘Uma lição de vida’.

Eden Brasil da Paz recebeu, em 1985, a Medalha Mérito ‘Visconde de Mauá’, concedida pela Sociedade Brasileira de Heráldica, reconhecida pela Prefeitura de Mauá. Já em 1989, foi homenageado com a Medalha ‘Infante Dom Henrique’, pela Sociedade Cultural e Condecorativa do Brasil. Em

Suce

sso

em R

evis

ta |

Mem

ória EDEN BRASIL

DA PAZ

Retrospectiva de um político que fez parte da construção da história de MauáFotos: Arquivo Sidney Faria Por: Julia M. Fabri

Page 53: Sucesso em Revista - Edição 42

Suce

sso

em R

evis

ta |

Mem

ória

1995, recebeu o ‘Grau de Comendador’ - a Cruz do Mérito Filosófico e Cultural.

Em Águas de São Pedro, Eden Brasil da Paz foi convidado pelo então prefeito do município a ocupar o cargo de Secretário de Finanças. Em 2002, foi convidado a entrar para a Loja Maçônica da cidade. Lá, lutou pela presença do Corpo de Bombeiros, sugerindo o local adequado para sua instalação, solicitando ajuda aos comerciantes locais para obtenção de material de construção.

“(...) nos deixou marcas positivas, nos deixou benefícios, nos deixou cultura, nos deixou lazer, nos deixou saúde, nos deixou educação e, sobretudo, nos deixou o legado de humanismo honestidade, perseverança, dignidade e, o que mais importa, sua humildade regada de muito amor e carinho a que dedicou sua vida inteira a tudo e a todos (...)”. Sidney Faria.

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

53

Page 54: Sucesso em Revista - Edição 42

Começar um assunto, pular o meio, retomar o fio da meada, para depois desviar-se de novo, todo atrapalhado. Sinais como esses mostram desorganização de pensamentos, e esta sinaliza uma falta de objetivos sobre como tratar um assunto. A imagem que fica é de alguém disperso, inseguro, talvez pouco confiável. Por isso, alguns cuidados prévios:

1. Imagine todos os aspectos negativos de cada afirmação sua. Esteja preparado para responder a cada um desses fatores.

2. Qual a informação compartilhada pelo leitor? Quem nos lê ou escuta não tem obrigação de intuir o que sabemos e pensamos.

É razoável buscar construir, na mente do ouvinte, uma imagem do que se fala. Ao escrever, é preciso ordenar as ideias e os termos da oração (sujeito, predicado, complementos), ter cuidado na escolha de palavras e usá-las em construções sintáticas as mais simples. Organize o que vai dizer, definindo o rumo a seguir após escolher os argumentos que vai usar. Todo escrito se organiza em torno de um elemento de referência, que lhe dá coesão. A partir dele, todo o resto

se posiciona. Uma ideia deve levar à próxima, sem sobressaltos. Uma afirmação relaciona-se à anterior e à seguinte. Um texto bem escrito não provoca perguntas de preenchimento, em que o leitor tem de voltar ao mesmo trecho para entender o que foi dito.

A CRIAÇÃO DOS ARGUMENTOS

Escolha o seu modo de organizar o que tem a dizer

- Fazer lista de palavras-chave.- Anotar o que vem à mente, desordenado, então cortar e ordenar.- Resumir ideias e partir para o detalhe, o exemplo, a ideia secundária.- Criar 1º parágrafo para desbloquear e desenvolver as ideias nele contidas. - Escrever a ideia central e as secundárias em frases isoladas para aí interligá-las.- Criar um sumário ou esquema geral do texto.- Organizar na mente os blocos do texto para depois estruturá-lo.Fonte: Lucília H. do Carmo Garcez, Técnica de Redação (Martins

Fontes, 2004)

Suce

sso

em R

evis

ta |

Lin

guas

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

54

Prezado cliente: os preços publicados são por pessoa em apartamento duplo, com saídas de São Paulo, exceto cruzeiros com saídas do Porto de Santos. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e a disponibilidade. Condições de pagamento com parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos e portos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. Preços válidos para saídas: Nacional - Porto Seguro; Caldas Novas; Camboriú e Praias: saídas em setembro, consulte datas específicas. Cruzeiros - Navio Imperatriz: 21/março/2014; Navio MSC Preziosa : 25/fevereiro/2014; Navio Soberano: 24/março/2014.

BrasilCruzeiros

Navio MSC Preziosa 5 dias Entrada de R$ 145 +

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 131,REAIS

Roteiro: Santos, Búzios, Ilhabela, Santos. À vista 1.455. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria 2 com pensão completa.

Navio Soberano 4 dias

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 94,REAIS

Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Santos. À vista R$ 940. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria K com sistema Tudo Incluído.

Navio Imperatriz 5 dias

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 101,REAIS

Roteiro: Santos, Itajaí, Búzios, Santos. À vista R$ 1.010. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria L com sistema Tudo Incluído.

Camboriú e Praias 5 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 74,REAIS

À vista R$ 740. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Ryan com café da manhã e passeio em Blumenau.

Porto Seguro 8 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 106,REAIS

À vista R$ 1.060. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Fenix com café da manhã e passeio na cidade.

Caldas Novas 5 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 83,REAIS

À vista R$ 830. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Riviera Park com café da manhã e passeio na cidade.

Os melhores destinos pelos menores preços.

OfertaS IMPerdíveIS

vá até a CvC mais próxima, fale com seu agente de viagens ou acesse cvc.com.br

CVC Mauá Plaza Shopping ................................(11) [email protected]

CVC Coop Barão de Mauá .................................. (11) [email protected]

Promoção Garota da CapaVocê tem entre 18 e 30 anos e sempre sonhou em ser capa de Revista?

Envie sua foto para o email:[email protected]

AS CONCORRENTES VÃO DISPUTAR UMA ENQUETE NO SITE E A VENCEDORA VAI SER A CAPA DA SUCESSO EM REVISTA!

Ordenar as ideias é o primeiro passo para quem quer fazer entender-se

TÉCNICA DE REDAÇÃO

[email protected]

Page 55: Sucesso em Revista - Edição 42

Prezado cliente: os preços publicados são por pessoa em apartamento duplo, com saídas de São Paulo, exceto cruzeiros com saídas do Porto de Santos. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e a disponibilidade. Condições de pagamento com parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos e portos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. Preços válidos para saídas: Nacional - Porto Seguro; Caldas Novas; Camboriú e Praias: saídas em setembro, consulte datas específicas. Cruzeiros - Navio Imperatriz: 21/março/2014; Navio MSC Preziosa : 25/fevereiro/2014; Navio Soberano: 24/março/2014.

BrasilCruzeiros

Navio MSC Preziosa 5 dias Entrada de R$ 145 +

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 131,REAIS

Roteiro: Santos, Búzios, Ilhabela, Santos. À vista 1.455. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria 2 com pensão completa.

Navio Soberano 4 dias

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 94,REAIS

Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Santos. À vista R$ 940. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria K com sistema Tudo Incluído.

Navio Imperatriz 5 dias

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 101,REAIS

Roteiro: Santos, Itajaí, Búzios, Santos. À vista R$ 1.010. Preço por pessoa em cabine dupla interna, categoria L com sistema Tudo Incluído.

Camboriú e Praias 5 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 74,REAIS

À vista R$ 740. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Ryan com café da manhã e passeio em Blumenau.

Porto Seguro 8 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 106,REAIS

À vista R$ 1.060. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Fenix com café da manhã e passeio na cidade.

Caldas Novas 5 dias - Saídas semanais

A P

AR

TIR

DE 10X

SEMJUROS 83,REAIS

À vista R$ 830. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Riviera Park com café da manhã e passeio na cidade.

Os melhores destinos pelos menores preços.

OfertaS IMPerdíveIS

vá até a CvC mais próxima, fale com seu agente de viagens ou acesse cvc.com.br

CVC Mauá Plaza Shopping ................................(11) [email protected]

CVC Coop Barão de Mauá .................................. (11) [email protected]

Page 56: Sucesso em Revista - Edição 42