revista sucesso

28

Upload: rn-editora

Post on 12-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Indústria e Comércio

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Sucesso
Page 2: Revista Sucesso
Page 3: Revista Sucesso
Page 4: Revista Sucesso

PARA TODA OBRA

www.compal.com.br

MATRIZ: NATAL - RNRua Araraí, 344Bairro Nordeste

[email protected]

(84) 4009.0010

MACAÍBA - RNRua Encanto Verde, 1080

Lot. Canto [email protected]

(84) 3271.3003

MOSSORÓ - RNAv. Wilson Rosado, 157

Alto do Sumaré[email protected]

(84) 3316.8152

CHAPAS EM AÇO CARBONO E INOXTUBULAÇÕES INDUSTRIAL E PETROLÍFERA

TUBOS DIN 2440 / SCH 40 / SCH 80TUBOS SEM CONSTURA A53 ASTMA 120 / A106

TUBOS GALVANIZADOS | METALONAÇOS ESPECIAIS VM 40 SAE 8620EIXOS MECÂNICOS E PERFILADOS

TODA LINHA DE CHAPAS, AÇO CARBONO E TUBOSTODA LINHA EM AÇO INOXIDÁVEL (TUBOS, CHAPAS, ETC)

4Revista Sucesso

Editorial

EXPEDIENTE

Diretor Idalécio RêgoMarketingSandra Oliveira EdiçãoRodrigo Hammer - DRT/RN 764 DiagramaçãoGiovanni BarrosComercialIdalécio - 8889-4001EndereçoAv. Prudente de Morais, 507Sala 103 - Petrópolis. Natal/RNFone/Fax: (84) 3222-4001Site: www.rneditora.com.brEmail: [email protected]ão - Gráfica Moura RamosPeríodo - Mensal

À altura dos maiores

• FOUR TECH .................................................... 06• ANEINFO.......................................................... 07• PLUGTECH........................................................ 08• TEC-SOFT.......................................................... 09• INFOSOFT......................................................... 10• NATALSOFT....................................................... 11• ACT.................................................................... 12• MIRANDA ......................................................... 13• CONECTROM .......................................... 16 e 17• IT CURSOS......................................................... 18• TELEPESQUISA.................................................. 20• DIGINET............................................................ 21• CLARO.............................................................. 22• OI...................................................................... 23• VIVO.................................................................. 24• TIM.................................................................... 25• Guia Sucesso..................................................... 26

Afrânio Miranda, ANEINFO

César Augusto: Telepesquisa

Anotícia de que o município de Ilhéus - antigo sinônimo de "Terra do Cacau"nos romances de Jorge Amado - detém hoje o título de um dos maiores pro-dutores de Tecnologia para Informática, reacendeu em nós, que fazemos a

Sucesso Indústria & Comércio, o mais forte entusiasmo ao prepararmos esta edi-ção especial sobre Telecomunicações. Paradoxalmente, o Nordeste, então conside-rado eterno "patinho feio" onde quer que se falasse em desenvolvimento, hoje nãofica atrás dos grandes pólos produtores desse tipo de tecnologia no Brasil.

Pequeno, porém valente, o Rio Grande do Norte faz bonito e aqui aparecerepresentado por nomes como a nativa Plugtech, referência em produção de ser-vidores, notebooks e desktops, e a arrojada Tecsoft, conhecida pelo domínio dossoftwares de gerenciamento comercial Brasil adentro. Fortalecido por iniciativas doporte da ANEINFO, o mercado norte-riograndense conta com revendas cada vezmais sortidas e auto-suficiência na criação de soluções em TI. Trata-se do cenárioperfeito para que o setor de Telecomunicações, como um todo, prospere impulsio-nado pelo vigor da Telefonia e suas ramificações no cotidiano. Na velocidade dasinovações, o segmento ganha mais diversificação, tornando o intangível, matéria-prima para novos saltos rumo ao futuro. Assim como o analógico já é visto comopeça de museu, antigos preconceitos geográficos caem por terra e dão lugar a umforte sentimento de credibilidade no que vem do inusitado. Estamos certos de queo leitor também chegará a tal conclusão.

ÍNDICE

Page 5: Revista Sucesso
Page 6: Revista Sucesso

6Revista Sucesso

FOUR TECH

Sucesso Indústria & Comércio - O que o Sr. poderia destacar de relevantenesses nove anos da empresa?

R.J.A. - Com a mais nova loja da Av.Deodoro completando um ano, con-seguimos tornar o nome Four Tech um ver-dadeiro referencial para quem deseja quali-dade, durabilidade e economia. Além doscartuchos propriamente ditos, trabalhamoscom venda de equipamentos, toners, prov-idenciamos manutenção em larga escala.Além da loja da Deodoro, temos outra noAlecrim, uma na Av. General Osório e maisuma na Av. Sen. Salgado Filho. EmMossoró, contamos com outra filial, alémde Maceió e Arapiraca (AL). Temos projetospara Aracaju e Sergipe, mas eles dependemde estudos, viabilidade comercial.

Sucesso Indústria & Comércio - Qualo maior diferencial no que se refere aosserviços da Four Tech?

R.J.A. - Qualidade e atendimento. Aocontratarmos entregadores, fazemosquestão de reforçar a relação empresa-cliente, ou seja, não basta apenas entre-gar o cartucho e instalar. Eles são treina-dos para esclarecer dúvidas, assistir noque for necessário e orientar para quenão aconteçam imprevistos. Hoje, o caraque mais enxerga o cliente, é o nossofuncionário. Ele precisa estar apto a iden-tificar as necessidades desse cliente.

Também estamos há três meses com acampanha Qualquer Dia, Qualquer Horano ar. Ela diz respeito à nossa disponibil-idade 24 horas por dia, incluindo sába-dos, domingos e feriados, para prontoatendimento. Tem muita gente que tra-balha à noite, imprime à noite, e precisade assistência na hora certa. Para viabi-lizar, contamos com telefones e pontosde apoio "fulltime". Ligou, a Four Techchega na hora.

Sucesso Indústria & Comércio -Necessariamente se leva muito tempopara a recarga de um cartucho?

R.J.A. - Não. Normalmente já temos ocartucho pronto, embalado, à disposição.Para o cliente, sai muito mais barato quemandar recarregar. Você nos passa aque-le usado e damos um desconto em cimado novo que lhe será entregue. Aqui nãotem aquele negócio de você deixar umcartucho gasto e vir buscar daqui a duas,três horas. A transação é imediata. É pre-ciso salientar que cartucho remanufatura-do não representa qualquer risco para aimpressora. Os nossos, por exemplo, pas-sam por vários testes de qualidade; édiferente de você fazer uma recarga, jáque nesse tipo de processo, simples-mente o camarada vai colocar uma tintano cartucho. Se por acaso ele é despres-surizado, pode vazar para a sua impresso-ra. Frisamos por aqui, qualidade, rendi-

mento e garantia, com a mesma quali-dade de um original.

Sucesso Indústria & Comércio - Quaissão as marcas atendidas pela Four Tech?

R.J.A. - HP, líderes de demanda, Lexmark,Canon. Quanto a Epson, pelo custo sermuito baixo em relação ao original, nãohá compensação. É bom entender quepara ingressar na empresa, o funcionárioprecisa estar plenamente habilitado.Quem chega "verde", passa por umtreinamento, é vistoriado, até correspon-der aos nossos requisitos. Hoje o clientenão quer apenas preço; ele exige quali-dade, se o cartucho não mancha o papel,se não vaza e, principalmente, se dura oesperado.

Sucesso Indústria & Comércio - Nocaso de um cartucho novo no mercadoou que contenha tecnologia ainda nãodominada por vocês, ele poderá ganharsubstituição?

R.J.A. - Quando ocorre de uma deter-minada marca inovar num terreno quenão dominamos, fazemos o possívelpara solucionar o problema do cliente,contactando fornecedores que podemnos remeter o tipo ou o modelo deseja-do enquanto não tivermos condições deprovidenciar o material das nossasunidades.

Reginaldo José de Almeida, gerente da Four Tech Cartuchos, falou à Sucesso Indústria & Comércioacerca de uma das mais tradicionais remanufaturadoras de cartuchos e fornecedoras de toners deNatal, seu crescimento e planos para o futuro.

Impress�o

Uma ótima

Page 7: Revista Sucesso

Revista Sucesso7

ANEINFO - Associç�o Norte-Riograndense dasEmpresas de Informática

Sucesso Indústria & ComércioO Sr. considera satisfatório o desempe-nho da ANEINFO em âmbito local?

Afrânio Miranda - Nosso trabalhovem sendo desenvolvido passo a passo,mas com seriedade e participação cres-cente dos empresários envolvidos naformação de uma nova consciência.Creio que, antes de tudo, é precisoequalizar o direcionamento para sechegar a um consenso construtivo.Atualmente lutamos junto ao Governodo Estado pela redução do percentualagregado no ICMS antecipado que é de30% para 20%. É uma batalha querequer constância e determinação.

Sucesso Indústria & ComércioEfetivamente, qual a ação que pode serconsiderada fundamental nesse processo?

Afrânio Miranda - Eu não diria uma sóação, eu diria um conjunto de fatoresque, devidamente combinados, resultamem melhorias para o nosso setor. Porexemplo: reforçamos a idoneidade daANEINFO por meio da criação de umselo que leva a marca da entidade. Oconsumidor que compra ou recebe servi-ço em uma empresa com esse selo, sabeque terá todas as garantias. Tambématacamos diretamente a pirataria e enfa-tizamos o cumprimento dos direitos dosColaboradores e Consumidores além das

exigências legais tributárias.

Sucesso Indústria & ComércioO que, ao seu ver, fortalece a ANEIN-FO como organização digna de credi-bilidade?

Afrânio Miranda - Temos 25 empresasfiliadas, o que comprova o nível danossa atuação. Visite o site da associa-ção (www.aneinfo.com.br). Lá existeum link onde você pode encontrarquem está ao nosso lado. Temos nomesde peso como Miranda, Natalsoft,Infosoft, Interativa, Work Informática,Maquip, On Line, Plugtech,Engemática, Gestec, Escola e Escritório,Net Informática, IGM Informática entreoutros aliados importantes. Todos se ali-nham a um tipo de pensamento queevidencia a correção e a ética para coma clientela. Só assim conseguimos nosfortalecer e progredir com segurança.

Sucesso Indústria & ComércioEm síntese, qual é a filosofia da associaçãoou o seu objetivo de maior relevância?

Afrânio Miranda - Nosso objetivo ésimples, mas nem por isso fácil de seatingir: qualidade das empresas nosetor e defesa dos interesses comuns.Veja só: por que treinar nossos colabo-radores isoladamente, cada empresacom sua equipe, se é mais prático reu-

nir todo mundo em workshops ou cur-sos onde todos participam conjunta-mente? Ao ingressar na ANEINFO, asempresas conseguem facilidades emnovos negócios e se organizam paraqualificar suas equipes de forma siste-mática. Também temos algumasempresas que compram em conjunto,a fim de obtermos melhores preçosjunto aos nossos fornecedores.

Sucesso Indústria & ComércioPara o público em geral, o que significa aexistência de uma entidade como essa?

Afrânio Miranda - Estamos semprereforçando a noção de que, comprarno comércio local, só facilita as coisasquando se pensa em assistência técni-ca, segurança quanto à origem domaterial adquirido, além do aspectosocial em si. Ao contrário de se arriscarpor sites duvidosos, muitos colocadosno ar por gente sem responsabilidade,o consumidor pode ter a certeza deestar sendo atendido olho no olho, aomesmo tempo prevenindo-se contragolpes ou produtos falsificados, muitocomuns nas compras feitas à distância."Produto de informática deve ser adqui-rido em loja especializada e que sejalocal", afirma Afrânio Miranda.

ANEINFOInformações: www.aneinfo.com.br

Atitudee seriedade para vencer

Com dois anos e meio de existência, a ANEINFO é um exemplo de administração volta-da para a organização e o desenvolvimento de um setor cuja estabilidade não podeprescindir de medidas e diretrizes solidamente comprometidas com fatores que seencontram muito acima do mero oportunismo comercial. Sucesso Indústria &Comércio conversou com o presidente, Afrânio Miranda, acerca dos progressos que aentidade vem obtendo no concorrido - e ainda conturbado - mercado da Informáticaem solo potiguar. Solícito e acessível, mesmo com a já tradicional agenda congestion-ada, o empresário recebeu a reportagem e abriu o jogo.

Presidente da ANEINFO, Afrânio Miranda

Page 8: Revista Sucesso

Desktops, notebooks, ser vi-dores de por te para asmais diversas necessi-

dades. Foi seguindo a trilha daqualidade tecnológica e do apri-moramento constante, que aPlugtech chegou ao patamar dedestaque hoje ocupado após 11anos de atuação no mercadonacional de Informática.

De acordo com o gerente demarketing da empresa, BrunoOliveira, o fortalecimento da marcase deu após a conquista de contasque incluem a área corporativa nossegmentos público e privado.Servidores implantados em órgãospúblicos, bem como uma atuaçãodiferenciada no varejo através dasrevendas, asseguraram maior credi-bilidade junto a uma clientela bemconsolidada em quase todas asregiões do Brasil. A consolidação seriaobtida, graças à ênfase na assistência

técnica, própria ou terceirizada, bemcomo diferenciais que vão do OutSourcing (locação de equipamentos)à própria seletividade dos compo-nentes utilizados na avançada linhade montagem da empresa.

A Linha Residencial da Plugtech éoutro atrativo de peso: oferecepreços competitivos e configuraçõesatualizadas para atender às necessi-dades dos mais exigentes, comótima relação custo-benefício.Desktops e notebooks para o uso dafamília também são ideais parapesquisas, acesso à Internet, traba-lhos escolares ou aplicativos gráficos.Na área governamental, a Plugtechtrabalha com projetos adequados àsexigências dos editais e apresenta asmelhores soluções em impressão.Parcerias com grandes fabricantes dosegmento garantem, igualmente,um vasto portfólio de produtos paratodas as necessidades.

Como costuma af irmar aDiretora Geral Rose Grayse AraújoBarros em aforismo que chegou aser reproduzido no site da empre-sa, hoje a Plugtech concorre emigualdade com grandes empresasnacionais. "Temos um parqueindustr ial avançadíssimo, umatrajetória de sucesso e produtosque combinam qualidade, segu-rança, confiabilidade e acessibili-dade, preparados para as novastendências e fornecendo nãoapenas o hardware, mas tambéma solução que o envolve, aten-dendo às reais necessidades dosclientes. Nosso diferencial estáexatamente na assessoria queprestamos ao cliente. A Plugtechnão fabrica somente computa-dores, fabrica idéias. É isso queencanta nossos clientes. E graçasa eles, atingimos o sucesso idea-lizado, mantendo o compromissode continuar nos atualizando esendo uma referência", conclui.

8Revista Sucesso

PLUGTECH

Tecnologia com sotaque potiguar

Expansão da Plugtech no cenário nacional é fruto deênfase em qualidade e soluções de vanguarda

PLUGTECHVendas Corporativas e Assistência Técnica

Av. Prudente de Morais, 4588Lagoa Nova

Tel. (84) 3234-3406

Page 9: Revista Sucesso

A experiência fala mais alto

Oconsumidor não sabe, masao abastecer o carro noposto de combustíveis mais

próximo, está fazendo parte de umcomplexo sistema que continua acada novo veículo estacionadofrente à bomba. Para gerenciar esseprocesso e corresponder às necessi-dades mais avançadas do admin-istrador, faz-se necessário a utiliza-ção de softwares de gerenciamentoadaptados à realidade do setor.

Paredes com tijolos à mostra,barulho intenso, ferramentasespalhadas. O que parece umcenário caótico, na verdade é sinalde expansão de uma empresa rev-olucionária. Localizada em insta-lações que se encontram atual-mente em ampliação, a TEC-SOFTvem, há 18 anos, se destacandocomo um dos mais produtivosdesenvolvedores de tecnologiaaplicada a administração noNordeste. Isso se deve ao fato deque, ao escolher os segmentos depostos de combustível e lojas deconveniência, a empresa consoli-dou sua participação no mercadoe partiu para aperfeiçoar aplica-

tivos muito bem aceitos na região."Conseguimos uma participaçãoexpressiva nas cidades vizinhas,assim como no Sudeste e Centro-Oeste. Hoje estamos presentesaté em regiões como o Norte, nacidade de Marabá (PA)", explicou odiretor Flávio Dantas.

Um dos fatores que fazem daTEC-SOFT exemplo em produtivi-dade e desempenho é um sólidoconceito de valorização do colab-orador interno através de cursosde reciclagem e aperfeiçoamentopessoal. Segundo Flavio Dantas, odiferencial se encontra, principal-mente, na ênfase dada nachamada "qualidade pós-venda",ou seja, produto que leva o sineteda empresa tem acompanhamen-to completo desde o instante emque sai para as mãos do cliente.Para assegurar a eficácia doatendimento, uma sala inteira doprédio é dedicado ao serviço deum grupo de técnicos à dis-posição através de sistema "callcenter" a fim de esclarecer dúvi-das, solucionar problemas e prov-idenciar o suporte necessário.

Personalização é outro diferencialda TEC-SOFT: "É verdade.Personalizamos o software deacordo com o perfil do cliente.Nossos produtos são extrema-mente competitivos por corre-sponderem à versatilidade exigi-da", justificou Flávio Dantas.

Atualmente, as soluções parapostos de combustíveis e con-veniênias, assim como as soluçõespara gestão de hotelaria, áreacomercial e de material de con-strução atingiram uma expressivaárea de abrangência, chegando a,aproximadamente, 1200 clientes.A impressionante marca, atingidagraças à presença de unidades denegócios em praças específicas,ilustra bem o que nomes do porteda ALESAT - assistida em suaslojas de conveniência - já experi-mentam com absoluto sucesso."Sempre buscamos tecnologiaavançada, que já está muito àfrente do convencional oferecidopor aí", admite o empresário.

Empresa revoluciona conceito de softwares adminis-trativos há 18 anos no setor de combustíveis e lojas de

conveniência

Revista Sucesso9

TEC-SOFT

TECSOFT INFORMÁTICAAv. Amintas Barros, 4180Lagoa Novawww.tec-softinformatica.com.brTel. (84) 3204-4740

Flávio Dantas, diretor

Equipe da Tec Soft

Page 10: Revista Sucesso

10Revista Sucesso

Matéria: INFOSOFT

Inovaç�o acima de tudo

Na acirrada batalha por solu-ções diferenciadas, onde aconcorrência é cada vez mais

encarada pelo prisma do "comérciode resultados", uma idéia pode fazera diferença. No caso da INFOSOFT,esta idéia converteu-se na pura e sim-ples vontade de inovar, "segredo" queserviu de combustível para o empre-sário Rossini Arruda levar adiante umprojeto iniciado há exatos 20 anos.Com o passar do tempo, não deuoutra: o slogan "Ligando você àTecnologia" passou a abranger outrasáreas que não apenas o comércio deartigos de Informática propriamentedito. Hoje, Rossini investe em solu-ções práticas para o consumidor final,caso do recentemente lançado INTE-RAGE PC.

O equipamento reúne em suaconfiguração Computador, TV, DVDPlayer, Videogame, Telefone, Karaokêe Internet, tendo merecido evento de

apresentação no SEBRAE, idos dejunho: "Basta conectar o INTERAGEPC a uma TV LCD ou de Plasma,monitor, projetor multimídia e ousuário tem à sua disposição todasas funções de equipamentos interli-gados", explicou Rossini. Por meio deum mini-teclado, a máquina permiteque várias tarefas sejam executadassimultaneamente por meio de ummenu interativo, de fácil uso.

O INTERAGE PC faz parte daGestão Inovadora da empresa que sóem 2009 já colocou 10 projetos novosem andamento, entre os quais oEsquadrão Técnico, a GarantiaEstendida, um pacote de AcessóriosMultimída, além do próprio INTERA-GE. Segundo o empresário, a INFO-SOFT recusou-se a parar no tempo.Assinado pelo técnico Thiago Facci, ocomputador corresponde ao princípioda "interação inteligente", ou seja,autonomia total do usuário em um sóequipamento, com plena agilidade.

"Criamos o Portal da Inovação,uma Intranet (Internet interna) ondecada colaborador pode contribuircom idéias e sugestões. Ao seremviabilizadas, o autor é premiado. Éesse caminho que estamos trilhandoe sabemos que os resultados sãomuito bons para nós, assim como

para nossos clientes e fornecedores",reforçou Rossini.

Além de tais inovações, a INFO-SOFT também investiu na reengenha-ria do seu lay-out. Passou por demis-sões, contratações e adequou o pes-soal de todas as áreas para que osresultados positivos ganhassem umcenário de propensão ao pronto surgi-mento: "Hoje em dia não dá para ficarna mesmice, apostando em fórmulasdesgastadas ou reaproveitando idéiasque deram certo. Continuamos valori-zando o ser humano, moral e etica-mente na sua essência. O resto é tra-balho, perseverança e criatividade", fri-sou sorridente.

"Maturidade" traduziu-se em "criatividade" para um nomeconsagrado do ramo de Informática em Natal

INFOSOFTLoja 1 - Av. Nascimento de Castro, 1913

Lagoa Nova - Tel. (84) 3206-3380Loja 2 - Midway Mall - Loja 113 - Tirol

Tel. (84) 3646-3380Loja 3 - Norte Shopping - Loja 150 - Potengi

Tel. (84) 3662-5757

E faça-se a luz!eBeam é "mágica" a serviço da produ-tividade

Para o leigo, um simples "boomerangue"afixado num dos ângulos de um quadro. Oresultado: exposições, aulas, palestras ou oque quer que exija objetividade, ao alcancedos dedos, sem maiores mistérios. Produtodistribuído pela INFOSOFT, o eBeam trans-forma qualquer quadro branco em área dig-ital, prescindindo de instalação complicadaou dificuldade na hora de se tirar móveis dolugar. Munido do próprio artefato ótico,caneta e uma paleta inteligente quedisponibiliza atalhos rápidos para escrita,apagador, mouse, mudança de cores, alémde recursos de gravação, já é recordista devendas da empresa em âmbito regional.

Empresário Rossini Arruda

Page 11: Revista Sucesso

Dez anosde SUCESSO

ANatalsoft nasceu com gran-des sonhos, muita vontade ededicação dos seus fundado-

res, mas também com poucosrecursos, como a maioria dasempresas. Com o tempo se estrutu-rou, cresceu e finalmente foi inaugu-rada em 1º de maio de 1999. Com ofortalecimento e a evolução dosseus produtos, a empresa adquiriusua própria sede, consolidando-seno mercado, ao longo desses 10anos. Atende atualmente uma car-teira composta por cerca de 400clientes, dentro de uma estruturaformada por 50 funcionários, comuma filial instalada no coração dooeste Potiguar, inaugurada emMossoró em 2007, com o objetivode atender a demanda crescentepromovida pelo desenvolvimentoeconômico da região.

Através da sua liderança, reco-nhecida pela excelência na quali-dade de seus produtos e serviços,superando os desafios tecnológi-cos e sempre buscando a concreti-zação de seus sonhos com res-ponsabilidade social, a empresaplanejou a ampliação de sua estru-tura, continuamente desenvolven-do a melhoria da qualidade dosseus produtos, serviços e procedi-mentos internos. Em 2008 aempresa investiu cerca deR$70.000,00 em capacitação, criouum novo setor de Pesquisa eDesenvolvimento, responsávelpelas inovações tecnológicas apli-cadas a projetos que já estão emuso em clientes. Além disso, aempresa possui um setor especiali-zado em testes de software, bus-

cando manter o diferencial dequalidade junto aos seus parcei-ros. De acordo com o seu planeja-mento estratégico, a empresa pre-parou-se para obter o selo de qua-lidade ANEINFO e objetiva obter ocertificado de qualidade emdesenvolvimento de software con-ferido pelo MPS.Br.

Os principais produtos distribuí-dos pela Natalsoft incluem os soft-wares da família Pegasus (sistemasde automação comercial integra-dos, desenvolvidos para se adapta-rem ao comércio varejista ou ataca-dista, com suporte a multi-empre-sas, ideal para empresas com váriasfiliais, com possibilidade de realizarvendas externas com o acompa-nhamento de sistemas móveis), queatendem a diversos segmentoscomo comércio de vestuário, pron-ta-entrega, serviços automotivos,postos de combustíveis, comércio eserviços de informática, etc., alémde representar soluções no ramo derestaurantes através dos tradicio-nais Colibri e Girassol, sempre assis-tidos pelo setor de suporte atravésdas implantações, treinamentos eacompanhamentos, oferecendotambém aos seus clientes, os servi-ços de TEF discado, TEF dedicado,assistência técnica em redes decomputadores e hardware, inte-grando soluções em tecnologia deinformação com um único fornece-dor, conferindo agilidade e qualida-de aos seus parceiros de negócio.

A história de crescimento daNatalsoft é partilhada atualmentepor toda a equipe, que mantém os

preceitos do seu fundador, man-tendo a mesma vontade de outro-ra, graças à política interna adota-da. Os sonhos ainda são muitos,porém a visão de conquista dessesobjetivos torna-se cada vez maisconcreta através do histórico deconquistas alcançadas nesses 10anos. Os clientes compartilhamtambém dessa visão e crescimen-to, através do reconhecimentomanifestado nas edições das pre-miações dos Melhores do Ano,organizadas pela Informática emRevista, apostando na visão decrescimento e comprometimentoda empresa registrada no slogan:"desenvolver o seu futuro".

Revista Sucesso11

Natalsoft

Natalsoft toma dianteira em desenvolvimento efornecimento de softwares gerenciais

NatalsoftCentral de Atendimento

Natal: 3235.1800Mossoró: 3317.2780

www.natalsoft.com.br

Alexandre Carvalho, diretor executivo da Natalsoft

Page 12: Revista Sucesso

12Revista Sucesso

ACT - Soluçoes em Tecnologia

Abrangência e constante evoluç�o

Há nove anos no mercado, a ACTvem consolidando sua posição semtemer as adversidades comuns àárea. Sucesso Indústria e Comércioentrevistou o Diretor de TecnologiaAnderson Morhy, que falou sobre aatuação da empresa no Brasil.

Sucesso Indústria & Comércio -Como o Sr. define a atuação da ACTno Rio Grande do Norte? O que aempresa proporciona à sua clientela?

Anderson Mohry - Nosso propósitoé, entre outros, o de trazer tecnolo-gia Banda Larga bem como váriasoutras modalidades de Internet, sejavia rede elétrica, rede telefônica oufibra ótica para o Rio Grande doNorte. Através da ACT você hojepode ter velocidades de 2, 4, 6 ou 8mega, a depender da sua necessi-dade. Dispomos de know-how eprofissionais qualificados parafornecer esse tipo de serviço, não sópara condomínios, como tambémpara empresas, utilizando padrões enormas internacionais.

Sucesso Indústria & Comércio - Aidéia de que as tecnologias via rádioestariam aquém das possibilidadeshoje empregadas por outros prove-dores procede?

Anderson Mohry - Pelo contrário. Atecnologia de rádio se diferencia poruma série de vantagens em relaçãoàs convencionais. A ACT investiu emknow-how e equipamentos para queela fosse tão ou mais competitiva queas outras. Quem assina com a gente,se livra de conta telefônica, dispensao atrelamento à TV e consegue umserviço infinitamente superior à per-formance 3G das operadoras de celu-

lar ou via satélite. Também somos osúnicos a disponibilizar velocidadessimétricas, ou seja, com "upstream" e"downstream" iguais para remessa erecebimento de dados. Outro avançoem relação à concorrência, é quenossa tecnologia permite a comercial-ização e instalação de redes privadas,o Private Network: com elas, determi-nada empresa tem sua matriz conec-tada às filiais com muito mais agili-dade, já que dispensa a intermedi-ação do provedor físico. Em termosde soluções corporativas, não hánada mais ideal. A ACT instala e man-tém o sistema com capacidade paraaté 10 Mega.

Sucesso Indústria & Comércio - Oque o Sr. apresenta como inovaçãotrazida pelo provedor ao usuárionorte-riograndense?

Anderson Mohry - Implantamoso primeiro Data Center voltado aomercado corporativo. Temosempresas de porte interligadas emnosso servidor com utilização defibra ótica, gerador, área climatiza-da, ou seja, a segurança que oassinante tem de que os seusdados estão bem guardados edisponíveis para soluções de tec-nologia avançada. Nossa expan-são chega hoje a cidades comoSão Paulo do Potengi, São Pedro,Barra do Cunhaú, Pipa, SantoAntonio, Brejinho, Ceará-Mirim,Poço Branco, Caraúbas.Chegamos a 23 cidades e até ofinal desse ano, mais umas 20. Oprocesso é simples: o municípioentra em contato com a ACT,sendo inserido no nosso banco dedados. Mandamos uma equipe deavaliação para ver as condições

técnicas. Se for aceitável, já faze-mos a implantação de imediato.

Sucesso Indústria & Comércio - Aatuação da empresa na XXConferência dos Advogados (OAB),em 2008, ganhou elogios pelo tra-balho de alta complexidade realizadode forma impecável. Qual o saldo daexperiência e ?

Anderson Mohry - Fizemos atransmissão ao vivo do evento porVideo Stream para a TV Justiça.Somos pioneiros nesse tipo de tec-nologia, com um desempenhoque nos deixou plenamente satis-feitos. A ACT oferece suporte 24horas e acesso à Internet Wireless,além de serviços como instalaçãoe funcionamento de "hotspots" Wi-Fi em ambientes fechados, gerên-cia de redes, hospedagem edesenvolvimento de sites, consul-toria de redes e segurança, cabea-mento estruturado, sistemas demonitoração privada, VOIP, interli-gação de empresas via Wireless eaté mesmo instalação emanutenção de ser vidoresWindows e Linux. Também esta-mos cada vez mais fortes emsoluções tecnológicas e corporati-vas. É o resultado de muito trabal-ho, com ênfase no atendimento.

Provedor supera o convencional e se reafirma como soluçãoeficaz de acesso para os mais diversos perfis de usuário

Page 13: Revista Sucesso

Revista Sucesso13

High-tech em alto estilo

Basta uma olhada na página inicial dosite: lá, uma vitrine virtual exibe a cadadia o sonho de todo consumidor emtecnologia avançada. São HDs externos,monitores de última geração, netbooksque beiram a miniaturização e até con-versores de vinil para digital a preçosbem menores do que poderia supor omais pessimista dos internautas. Esseaspecto de "portal do futuro", ondenovidades estupendas para a visãocotidiana parece miragem, pode seracessado a um clique ou, melhor, pes-soalmente a quem se dispor a entrarnuma das sete lojas que hoje integramo grupo Miranda Computação no RioGrande do Norte.

"Tecnologia de ponta", embora termoparadoxalmente em desuso, pode definiro que o diretor comercial Paulo Mirandaconsidera como linha-mestra de suaadministração. É ele que se encarrega depesquisar e encomendar produtos esoluções a fornecedores de renome inter-nacional, da gigante Microsoft ao apuroconceitual da Apple. "Estamos sempreatualizados quanto aos avanços nessaárea tão vasta. Apesar de os notebooksocuparem hoje grande parte da nossademanda, equipamentos cada vez maiscompactos e "wireless" vêm ganhandodestaque na preferência da nossa clien-tela", revelou.

A seguir, uma pequena amostra doque a loja apresenta de mais atual.

Apple Time CapsuleO dispositivo inclui um disco rígido de500GB ou de 1TB e opera com oTime Machine em Mac OS X Leopard.Basta configurar o Time Capsulecomo a unidade para cópia de segu-rança no Time Machine. Depen-dendo do volume de dados, a cópiapode demorar a noite inteira ou atémais. Uma vez concluída, apenas asmodificações serão copiadas, tudoisso de forma automática, remota eem segundo plano.

Sony Blu-Ray PlayerSucessor mais provável do DVD, amídia ganha players a preços elevados,mas, segundo Paulo Miranda,depende apenas de tempo para tersua aquisição facilitada. Como sempre,o império japonês da Sony dá as car-tas. São equipamentos robustos, quedevem diminuir de formato seguindo atendência do cobiçado PlasyStation 3ainda considerado mastodôntico.

Monitores com Tecnologia LEDPróximas "vedetes" da Miranda, levarãoalguns anos para substituir os novíssi-mos slim de tecnologia LCD. Oferecemmaior funcionalidade, leveza e desafi-am as leis da Física com um design sim-plesmente apaixonante. O baixo con-sumo de energia é outro atrativo a serlevado em conta. Para quem trabalhacom aplicativos de Design, oferecemenor distorção e contraste apurado.

HD ExternoAlternativa preciosa se a idéia é segu-rança nos dados com espaço que hojepode chegar a 2 terabytes. A fun-cionalidade do dispositivo se encontranas velocidades de conexão USB 2cada vez mais rápidas e, ao contráriodo que pensavam os pessimistas, delonga durabilidade. Como alternativano momento de back-ups, passa aocupar um lugar bastante privilegiado.

Mini-Projetor DellAinda não supera os modelos maisencorpados, mas antecipa umatendência que vai significar facilidadesem termos de portabilidade. Versõesmais sofisticadas incluem entradasHDMI e até possibilidade de conexãovia Bluetooth para acesso remoto aoplayer. Com a reafirmação da Dell noterreno audio-visual, não tardarão ver-sões dedicadas ao universo Web.

Conversor Vinil-Digital/DigitalOs saudosos discos de vinil ou oscassetes que você tem em casa -modismos à parte - podem ser con-vertidos sem maiores dores-de-cabeça ou punhaladas no orça-mento para o formato digital.Simpáticas vitrolas proporcionammáxima agilidade quando o assun-to é MP3 com integração completaaos softwares de tratamento noMac ou PC para mixagem ouremasterização.

Empresa investe em equipamentos avançados eantecipa tendências mundiais para o consumi-

dor norte-riograndense

Miranda Computaç�o

Page 14: Revista Sucesso
Page 15: Revista Sucesso
Page 16: Revista Sucesso

16Revista Sucesso

CONECTROM

Eterna ligaç�o com a qualidade

Manter-se à altura do que atecnologia da comunicaçãooferece de mais avançado,

é uma missão que demanda tempo,alto investimento e know-how bemacima do esperado das empresasem atividade no mercado. Nesseaspecto, a Conectrom vem, há 30anos, cumprindo a essência do slo-gan "Conectando pessoas", ou seja,tornando viáveis soluções que facili-tem a comunicação por meios fisi-cos ou virtuais.

Hoje a empresa atua com diver-sos serviços dirigidos ao ramo cor-porativo, entre os quais os de maiordemanda são: instalação e manu-tenção de centrais telefônicas, cons-trução de redes telefônicas, cabea-

mento estruturado (rede de compu-tadores), fibra ótica e VOIP para ser-vidores e centrais. Ante a diversida-de de um portfolio que pode sermedido pelo número de grandesclientes atendidos - entre os quais oSistema FIERN (SESI-SENAI-IEL), oTribunal de Justiça, SETURN, GrupoVila e SENAC, este através de umgrande projeto de telefonia corpora-tiva por VOIP - comprova-se: aConectrom soube enxergar em cadadesafio uma oportunidade para opróprio crescimento em know-how,buscando ampliar sua gama deexperiências à medida em que seucampo de atuação é expandido. "Atecnologia aplicada no caso respec-tivo do SENAC, provou-se decisivana funcionalidade e redução de cus-tos. Através de um trabalho conjun-to com o gerente de TI do SENAC,Fernando Oliveira, desenvolvemosuma solução avançada tanto noaspecto tecnológico como na totaltransparência de inúmeras facilida-des, formando uma rede de interli-gação que gerou inúmeros benefí-cios como redução de custos eaumento de produtividade atravésda comunicação. "Hoje quando che-gamos ao escritório de um cliente,nosso objetivo não é apenas vendertecnologia nova, e sim uma soluçãofocada no negócio do cliente que

poderá lhe render inúmeros benefí-cios, além de substancial redução decustos. Procuramos transpor a fron-teira da telefonia rumo ao desenvol-vimento e implantação de sistemasde comunicação e telecomunica-ções inteligentes", afirmou o diretorde operações e engenheiro respon-sável Jackson Oliveira.

Os softwares e plataformas daempresa, é preciso que se diga,independem das operadoras queprestam serviços ao cliente, comoo papel de "facilitador" exercidodentro de uma margem absoluta-mente segura no que diz respeitoa funcionamento e praticidade.De acordo com Alberto Serejo,diretor presidente da Conectrom,os serviços oferecidos vão desde a"simples" instalação de centraistelefônicas, até o complexo geren-ciamento de serviços de telemar-keting onde, muitas vezes, requer-

Empresa de tecnologia em telecomunicações faz 30 anoscom amplo portfolio em soluções corporativas

Jackson Oliveira, diretor de operações e Alberto Serejo,

diretor presidente da Conectrom.

Page 17: Revista Sucesso

se a gravação de turnos inteiros,monitoramento dos agentes, esta-tísticas de atendimento, supervi-são, além da interligação dosramais e sub-estações.

Em outros casos, até mesmoo por teiro eletrônico de umaresidência pode ser atendidocomo se o morador estivessepresente no local: "Ele fala como interlocutor de algum outroponto da cidade, e o visitantenem imagina que ele está longede casa", tudo graças a sistemasmuito bem projetados paradiversas finalidades. Através deunidades operacionais disponibi-lizadas por meio de representa-ções em outros estados doNordeste, a Conectrom continuaganhando terreno e confirman-do sua predisposição ao pionei-rismo em tudo o que faz.

Revista Sucesso17

CONECTROM

SENAC: uma revolução nacomunicação interna

O gerente de Tecnologia doSENAC-RN, Fernando Oliveira, étaxativo: em apenas cinco anos defuncionamento, o sistema de tele-fonia da instituição por VOIP conse-guiu transformar a comunicaçãointerna da instituição sob todos osaspectos. São 186 linhas distribuí-das por todo o estado.

Com as seis unidades do Rio Grandedo Norte interligadas (Alecrim, ZonaSul, Mossoró, Macaíba, Parnamirim eZona Norte, além do Hotel BarreiraRoxa), o que a medida representouem termos de economia só pode sermedido pelo que ele consegueexpressar em números redondos:"Nossa conta telefônica foi reduzidatrês vezes em relação ao inicio doprocesso. Isto sem contar a agilidadealcançada para comunicação rápidae simplificada entre diretores, profes-sores, servidores e alunos em geral",descreveu Fernando Oliveira.

Numa sala contígua ao escritóriocom vista generosa para o bairro daRibeira, ele mantém sob os olhosuma torre de servidores dedicadosque parecem funcionar ininterrup-tamente, ao ritmo frenético de tra-balho do SENAC em território poti-guar. As unidades atuam em siste-ma hibrido, ou seja, através de ATAse centrais telefônicas, mas a ideia éque na já iniciada segunda faseocorra a unificação definitiva para IP."Estaremos trabalhando com VOIPde ponta a ponta, o que significa a

consolidação de uma mudança decultura referente à toda a empresa,inclusive em termos de mentalida-de. Eles sabem que as ligações pas-saram a ser monitoradas e o usodos telefones tornou-se direciona-do ao que interessa à instituição",acrescentou.

Fernando Oliveira ressaltou que talmudança não se dá apenas noplano técnico: "Para chegar ondechegamos, o processo envolveunegociações com as operadoras afim de maior e melhor redução decustos. O suporte da CONEC-TROM, do projeto até a instalaçãoe manutenção do sistema, foideterminante. Crescemos muitoem cinco anos, enquanto nossaconta telefônica se estagnava",revelou o gerente.

SENAC Centro: sistema interligaunidades em todo estado

Page 18: Revista Sucesso

18Revista Sucesso

IT Cursos - oferece capacitaç�o para os profissionais de amanh�

Além da formaç�o convencional

Não há limite para o desen-volvimento pessoal, quan-do se pode confiar em

capacitação condizente às exigên-cias de um mercado profissionalcada vez mais acirrado. Há quasetrês anos, a IT Cursos vem sendoreconhecida como escola diferen-ciada no aprimoramento de mãode obra especializada na área deInformática.

Embora se proponha a atenderda melhor forma possível o interes-sado em ingressar na profissão, ocurso tem seus módulos e work-shops voltados a quem já atua nosetor - seja em âmbito operacionalou administrativo - oferecendomaterial didático de alta qualidade,

laboratório de última geração eprofessores certificados, com vastaexperiência. "Nossa demandaprovém de profissionais que dese-jam ampliar o conhecimento, seatualizar. Aqui ele encontra umambiente propício a esse tipo dedesenvolvimento, em turmasreduzidas, sem risco de dispersão",explicou o Gerente ComercialJovan Medeiros. Junto ao sócioEduardo Coelho, ele conduz a IT aum patamar de credibilidade sócomparável à qualificação dada porparceiros de peso do curso, comoLinux e Microsoft, dos quais jáobtiveram certificação.

Segundo Eduardo Coelho, oleque de alternativas para o alunoabrange da área de Aplicativos(incluindo Inglês Para Informática,Windows + Office, AtualizaçãoTecnológica, 3D Studio MAX,Atualização Tecnológica Para aMelhor Idade, Smartphones +Outlook, entre outros), atéProgramação, Redes e Segurança. Adiversidade proposta condiz, em ter-mos práticos, ao próprio interesse doaluno em adequar-se a um cenárioaltamente competitivo, principal-

mente quando o assunto é estar empé de igualdade com o exigido nosgrandes centros do planeta.

"Procuramos adequar nossoscustos ao bolso do aluno, emborasabendo que nossa faixa de públicose encontra além do nível iniciante.Na maioria das vezes recebemos pes-soas já empregadas na área, quedesejam crescer, sem necessaria-mente aparecer", acrescentouEduardo Coelho. Cursos como omais recente Governança em TI,demonstram que a IT não abdica doobjetivo de estar em dia com osanseios do seu público. Graças a pro-fessores "top de linha" e um sistema"personal" dedicado a atender cadaaluno por suas exigências e perfil par-ticular, a escola vibra no diapasão daalta tecnologia, onde visão de merca-do e iniciativa são imperativos.

Capacitação avançada para profissonais em Tecnologiada Informática confere à IT status diferenciado nomercado potiguar.

Eduardo Coelho, gerente técnico

Salas de aula contam com equipamentos avançados

Page 19: Revista Sucesso
Page 20: Revista Sucesso

20Revista Sucesso

TELEPESQUISA

O celular como portal ilimitado

Uma bela história de quem"começou de baixo", o difer-encial da perseverança, a

inteligência para saber se adequarao momento e avançar na horacerta. Foi com esse estilo que oempresário de comunicação CésarAugusto, presidente do GrupoTelepesquisa, conseguiu conduziruma iniciativa pautada por ousadiaao sucesso. São 16 anos de merca-do agora coroados pelo que podeser considerado um passo decisivona história da empresa.

A idéia, simplesmente, cabe comoluva na atual concepção de mundointerligado por alta tecnologia digi-tal em telecomunicações: o usuárioinstala gratuitamente um aplicativoem seu celular e tem acesso a umverdadeiro mundo de serviçosinformados com impressionanteagilidade, sem a delonga da telefo-nia convencional. Desenvolvidopelos próprios engenheiros daempresa, o Telepesquisa Móvel jáse encontra há 10 meses disponívelno Rio Grande do Norte,Pernambuco e Distrito Federal:"Nossa meta é a de estarmos insta-lados em pelo menos 200 mil celu-

lares até o final do ano. É só umaquestão de tempo", afirmou César.

Os planos do empresário são bemrealistas: quem costuma se progra-mar previamente aos finais de sem-ana e não pode "se dar ao luxo" deperder tempo, terá no serviço umaverdadeira revolução de costumes. Ésob a forma de "widget" inteligente,que o Telepesquisa Móvel cabe nobolso, ao custo inacreditável de R$0,02 por acesso. "O consumidor estácada vez mais exigente. Ele sabe quenão pode perder tempo em ficaresperando numa ligação até aresposta chegar. Fomos evoluindoaté encontrar essa solução", contouo empresário.

Apoiado pela própria força daInternet através de comunidadescomo Orkut, Twitter, Facebook, alémde um blog especial, o TelepesquisaMóvel vai ganhando adeptos eatingindo as mais diversas faixasetárias. Por se tratar de telefonia celu-lar, a conexão é facultada a umagama de marcas populares comoNokia, Sony Ericksson, LG e Motorolapor meio do acesso Web disponívelnos aparelhos via Wap, GPRS, EDGE

ou 3G. O menu, bastante diversifica-do, inclui opções que vão daProgramação de Cinema ao roteirode eventos do dia, sem dispensarinformações acerca de utilidadepública farmácias, guinchos, hotéis,hospitais, táxi, restaurantes e atéchaveiros.

No campo dos sorteios, oTelepesquisa Móvel também é showde bola, abrangendo Megasena,Lotomania, Loteria Federal, entreoutras modalidades. "Este é o resul-tado de quem acompanha aevolução. E você? Já instalou no seucelular?", indagou um entusiasmadoCésar à reportagem da Sucesso.

TELEPESQUISAInformações: www.telepesquisa.com

Informação ágil, ao alcance dos dedos,dá nova feição à Telespesquisa

César Augusto, diretor da Telepesquisa

Page 21: Revista Sucesso

Revista Sucesso21

DIGINET

Onome faz parte daHistória da Internet emNatal, quando uma ge-

nerosa fatia do mercado potiguarde acesso via Banda Larga eraabocanhada pelo ser viço Digizap.Após passar por alterações nasua forma organizacional, aDiginet passou a atenderhospedagem de websites pormeio de um avançado DataCenter em parceria com aEmbratel. Hoje, após 14 anos deatividade, a empresa tambémdisponibiliza cursos e consultoriasna área de Web, Programação eAdministração de Redes, valen-do-se do conceito "meta-empre-sa" de desenvolvimento. "Usamoso nosso know-how para assesso-ria em nível corporativo. Quandosomos requisitados, atendemoscom foco em um tipo x ou y deperfil", explicou o diretor GustavoDiógenes.

As mudanças também significaramum redimensionamento das açõesda Diginet em âmbito virtual: o site

do provedor mantém a maior seçãode classificados do Rio Grande doNorte por uma razão muito especial:"Oferecemos serviço gratuito, ouseja, você anuncia o seu serviço ouproduto de graça, para um públicoque precisa dele e não pode perdertempo", descreveu.

No papel de "hospedeiro", oprovedor tem como cl ientesnomes como Tribuna do Norte eNo Minuto , dois dossites mais acessados,que precisam contarcom o máximo desegurança e confiabil i-dade por par te dousuário doméstico. Talportfolio deu à empre-sa condições de com-peti r de igual paraigual com grandesprovedores do país,até a conquista deoutros estados e aar t iculação de umprojeto com oSENAC/RN dest inado

à Telefonia IP. "Trata-se de umsistema que pode representaruma verdadeira revolução nomodo como uma empresagerencia seus recursos telefôni-cos. Adequação e versatil idadepara customizar a comunicaçãointerna tornam essa idéia sim-plesmente i r res ist ível para oempresário de visão", argumen-tou Gustavo Diógenes.

Semprena vanguarda

Empresa se readaptou a mudanças que resultaramem projetos de grande porte e novas tecnologias

Evolux - O PABX Digital IP da DiginetA comunicação unificada é a convergência dosmeios de comunicação da empresa em uma únicarede, garantindo um ganho de produtividade,reduzindo custos com manutenção de telefonialocal, móvel e de longa distância.

O Evolux é a central telefônica desenvolvida pelaDiginet, e oferece uma solução que se ajusta total-mente as necessidades de sua emrpesa.

• Gravação de todas as chamadas• Ligações gratuitas entre matriz e filiais• Integração com CRM• Secretária eletrônica por email]• Integração com Chat coorporativo.

Gustavo Diógenes, diretor técnico

Page 22: Revista Sucesso

22Revista Sucesso

CLARO

O tomda diversificaç�o

Os últimos dados divulgadospela Agência Brasileira deTelecomunicações (Anatel)

confirmam: a Claro superou amarca de 40 milhões de clientes emtodo o País. No Brasil, possui25,36% de participação de mercadoenquanto que no Nordeste, maisde 5,5 milhões de clientes, totali-zando uma participação no merca-do de 26,60%. De acordo com odiretor-regional da Claro Nordeste,Albino Serra, a operadora continua-rá expandindo e ampliando a rede3G em localidades onde os serviçosde terceira geração ainda não foramlançados. Além disso, trabalha naexpansão da capacidade de trans-missão e no aperfeiçoamento cons-tante da rede que inclui serviços deBanda Larga Móvel, Video-Chamada (transmissão simultâ-nea de áudio e vídeo em temporeal) e Videochamada Web, entreoutros. Oferece, ainda, bandalarga no celular e no computador,com maiores velocidades natransmissão de dados.

As estratégias integram umaaposta no crescimento dos serviços deterceira geração, levando-se em contaa própria tecnologia que veio paraquebrar paradigmas e vem tendogrande aceitação entre os brasileiros."A entrega desse tipo de serviço écomplexa e depende do entendimen-to do comportamento do usuário paraum negócio novo. Nos serviços de vozjá há uma previsibilidade, enquantonos serviços de banda larga a comple-xidade é maior", assegura Albino Serra.Em relação à concorrência, a Claro foia primeira operadora a lançar a rede deterceira geração nacionalmente quehoje está presente em mais de 370cidades de todo país.

Alinhada a essa estratégia, foipioneira ao anunciar a venda doiPhone 3G no Brasil, mantendo seutrabalho na ampliação da coberturaGSM e 3G. No Rio Grande do Norte,o plano mais procurado pelo consu-midor é o Super Controle 35. Ocliente paga um valor mensal fixo deR$ 35 para ligações locais, interurba-nos, torpedos, entre outros serviços.

A Claro foi a primeira empresa detelefonia celular a criar um site de rela-cionamento no Orkut, a passar aatender seus Clientes no Second Life,e a única a disponibilizar o atendi-mento por vídeo e a capacitar suaforça de vendas e atendimento na lin-guagem Libra. Outra ação da empre-sa criada para se aproximar aindamais dos seus clientes e do mercadoem geral, foi o lançamento de umblog onde todos podem trazer suges-tões, críticas e conhecer as novidades

que a Claro oferece. Está é umaforma de estimular os Clientes a semanifestarem e da Claro ser aindamais ágil nas respostas. A Claro acabade lançar também o seu Twitter ofi-cial, que tem como objetivo divulgar,em primeira mão, novidades, promo-ções e ofertas da operadora. Osusuários dessa rede social podemseguir o ClaroBrasil acessando a URLhttp://www.twitter.com/clarobrasil.

O mercado nordestino e potiguarsempre foi muito importante para aClaro. Por isso, a operadora investeconstantemente na qualidade eexpansão de sua rede na região e ematendimento. Vale ressaltar que oNordeste foi pioneiro no lançamentoda tecnologia de Terceira Geração noBrasil. "Em novembro de 2007, come-çamos as operações com o 3G emFortaleza (CE). A região foi a primeirado país, ao lado de Recife (PE) e doDistrito Federal, a ter acesso aos servi-ços de conexão móvel em alta veloci-dade e vídeo-chamada. Em junho de2008, a Claro lançou sua rede 3G noRio Grande do Norte, nas cidades deNatal, Parnamirim e Macaíba. Temosinvestido bastante em expansão decobertura GSM no Rio Grande doNorte", esclareceu Albino Serra.

Operadora corresponde ao pioneirismoque tem sido marca nas suas ações

Diretor-regional da Claro Nordeste, Albino Serra

Page 23: Revista Sucesso

Revista Sucesso23

Oi

No primeiro trimestre de 2009 aOi foi a empresa de teleco-municações que mais cresceu

no país. A expansão no trimestre foiliderada pelo serviço de telefoniamóvel, no qual a Oi respondeu porcerca de 60% do crescimento nacio-nal. Na comparação entre março de2009 e o mesmo mês do ano passa-do, a base dos seus clientes de tele-fonia móvel aumentou 45%. Nofinal de março a operadora já pos-suía cerca de 57,6 milhões de clien-tes; desse total, 21,8 milhões seencontravam em telefonia fixa, 31,9milhões em telefonia móvel e 3,9milhões em banda larga. A compa-nhia foi responsável por 44% dasadições líquidas no mês em que écomemorado o Dia das Mães,segunda principal data de varejo.Assim, do total de 2,9 milhões denovos clientes da telefonia móvel,cerca de 1,3 milhão optaram pelaOi. Resumidamente, a empresa élíder de mercado na Região I, suaárea de atuação original, que incluio Rio Grande do Norte.

A operadora se destaca pelaabordagem diferenciada em suasações de comunicação, pelo espíri-to jovem e antecipação de tendên-cias, agrega à sua marca atributoscomo ousadia, inovação, inteligên-cia, aliados a bom humor e criativi-dade. O objetivo é alcançar opúblico jovem de espírito, que estáaberto às mudanças.

A estratégia da empresa estáfocada na oferta de serviços con-vergentes, de forma a simplificar avida do cliente. Com base em pes-quisas de mercado, a Oi iniciou em2009 uma nova relação entre con-sumidor e operadora, ao decretar ofim da multa para cancelamento emudança de planos pós-pagos,

reforçando o conceito de liberdadetotal. Na Oi, o usuário traz o núme-ro com o aparelho (desbloqueado)e pode ficar com o plano escolhidopelo tempo que desejar, sem prazode fidelização, taxa de adesão oucobrança de multa contratual. Aintenção é que o cliente venha efique, porque gosta, e não porqueé obrigado, razão do conceito "por-tabilidade de verdade" realmenteconsistir na portabilidade numérica,em aparelhos desbloqueados e nofim da multa para que o consumi-dor possa ter liberdade total paraexperimentar os serviços e diferen-tes planos da operadora pelotempo que quiser.

Detalhe: desde maio de 2007, aOi só comercializa aparelhos desblo-queados e realiza o desbloqueio gra-tuito e irrestrito dos equipamentosadquiridos por seus clientes antesdesta data. O sistema privilegia aliberdade de escolha dos clientes e foiembasada em pesquisas realizadas,que indicaram que o consumidordesvinculava o serviço do aparelho.

No tocante ao acesso à TVDigital, a Oi lançou no último dia 20de julho seu serviço de TV por assi-natura via satélite. Inicialmente, oserviço está disponível no Rio deJaneiro. O objetivo da companhiacom a iniciativa, é ampliar a oferta deTV por assinatura, atendendo a umademanda do mercado, que hojepossui cerca de 6,5 milhões de usuá-rios em todo Brasil. A oferta de TV viasatélite da Oi segue o posiciona-mento da companhia centrado naliberdade de escolha e no poder dedecisão do cliente. Seguindo tal dire-triz, a Oi inova ao adotar uma estru-tura modular de pacotes, sem a exis-tência de planos intermediários: ousuário define os conteúdos quedeseja adicionar ao Pacote Principalde acordo com seu perfil, sejam elesmais filmes, canal adulto ou outrasopções de variedades e canais infor-mativos. No site www.oi.com.br, ointernauta encontra dados sobre aempresa, suas ofertas, promoções,além de informações sobre atendi-mento e responsabilidade social,entre outros temas.

Um jeito jovem de ser

Campeã em crescimento de Telefonia Móvel, Oi condiz ações a dinamismo e expansão

Uma das revendas da Oi: movimento

Page 24: Revista Sucesso

24Revista Sucesso

VIVO

Sinaldiferenciado e inovaç�o

No Brasil, a Vivo é a maior oper-adora de telefonia móvel, poisa sua participação de merca-

do atinge mais de 47 Milhões deusuários, uma média de 55% domercado total. Em âmbito nacional aoperadora já engloba formas práticasde atuação que incluem oferecerinúmeros aparelhos com tecnologia egarantia comprovada a um baixocusto, para que os clientes possamcomprovar o sucesso da qualidadedo serviço. "Como chegamos hápouco tempo na região Nordeste,precisamos ter cuidado com a culturado povo, pois somos comprometidoscom nossos costumes e nãopodemos perder esse foco, ou seja,promoções e mais promoções, alémdas vantagens tecnológicas agre-gadas a cada serviço que é ofereci-

do", declarou o gerente de uma lojada Revenda Vivo no RN.

Em se tratando de novidades, a com-panhia é resguardada em relação assuas estratégias antes do atendi-mento propriamente dito naprestação de serviços aos clientes, ouseja, a Vivo primeiramente estuda alocalidade a ser abordada e conse-quentemente seu material tecnológi-co é que vai diferenciá-la realmenteem relação às concorrentes, compro-vando o verdadeiro "Sinal deQualidade".

Tecnológica e comercialmente odiferencial da operadora em relação àconcorrência é mínimo, porém apre-senta sinal diferenciado que agregatodas as ERB´s (torres) com fun-

cionamento 100%, já que, segundoo diretor, é disso que a populaçãotem que desfrutar, para que nãoocorram quedas de sinal, como tam-bém a falta dele em determinadaslocalidades.

TV Digital, pelo menos temporaria-mente, ainda não é o foco principalda operadora no Nordeste: "Aquiprecisamos ganhar um pouco maisde "gordura", clientes pós, pré, cont-role e de Internet Móvel 3G, para, aísim, ampliarmos nosso portfolio deserviços. Já em relação às regiões Sule Sudeste pode ser a próxima novi-dade para os clientes da maior oper-adora do Brasil.

No momento, os planos comerci-ais no sistema Pós-Pago, por parteda Vivo se estendem a 180 minu-tos com valor reduzido em quase35%: trata-se de um pacote superdiferenciado e a custo reduzido. Aestratégia condiz com o perfil dopúblico nordestino, segundo odiretor mais ligado em promoçõescom aparelhos de muitas funções,em especial, a vedete do momen-to, os smartphones: "O clientepode fazer ligações e tambémacessar e-mails na palma da mãoem qualquer lugar dentro daslocalidades assistidas pela Vivo",concluiu. Através do site da oper-adora, estão disponíveis novi-dades e promoções para que ointernauta possa realizar consul-tas periódicas,bem como se man-ter atualizado.

Maior operadora de Telefonia Móvel no Brasilamplia operações no RN

Page 25: Revista Sucesso

Revista Sucesso25

TIM

ATIM vem apresentando umexpressivo crescimento atribuídoao plano de relançamento da

empresa. Somente no mês de junho, aoperadora liderou as adições líquidas,conquistando 32,2% das novas linhas, oequivalente a 681 mil acessos, segundodados divulgados pela Anatel.Comparado a junho de 2008, quandovendeu 401 mil linhas, alcançou 65% amais nas vendas. Com isso, ganha 0,1p.p. de "market share", atingindo 23,7%do total de 159,6 milhões de linhasmóveis no Brasil.

Nos meses de março, abril e maio, onúmero de clientes da TIM também jáhavia crescido acima da média entre asprincipais operadoras de telefonia móvel.Do total de novas linhas do mercado,nos últimos meses citados, a TIM haviaconquistado 27,8%, o que significa maisde 1,4 milhão de novos clientes. Esseresultado é quase o dobro do alcançadono mesmo período de 2008, quando aparticipação da TIM foi de apenas 16,7%,equivalente a 1 milhão de novas linhas.Somente em maio último, mês do diadas mães, a operadora conquistou maisde 700 mil clientes.

O resumo dos resultados do primei-ro trimestre de 2009 também atesta aretomada da empresa, quando obteve36,1 milhões de usuários, um número11% maior do que o alcançado nomesmo período de 2008. Segundo opresidente Luca Luciani, o trimestre quese encerrou foi caracterizado por umaimportante reorganização e por um tra-balho intenso, voltado para ampliar acompetitividade e à preparação doplano de relançamento da empresa,que mostrarão resultados de forma maisexplícita nos próximos meses. "Gostariade ressaltar algumas ações tomadas ealgumas conquistas nesse primeiro tri-mestre: nova estratégia organizacionalfocada em valor e orientada ao merca-

do; cancelamento de um milhão delinhas inativas; acordo com Embratel;melhoria dos indicadores de qualidade,passando da sexta posição em 2008para a segunda posição em março de2009, de acordo com indicadores daAnatel; relançamento da marca TIM,com o qual atingimos um importanteaumento dos indicadores top of mind epreferência; e o plano de eficiência quejá trouxe resultados positivos e que temum papel importante na realocação derecursos que deverão ser utilizados parainvestir na qualidade de serviços e satis-fação de nossos clientes. Estamos con-fiantes que agora trilhamos o caminhocerto para atingir os indicadores de ven-das no segundo trimestre do ano e reto-mar o crescimento da receita no segun-do semestre de 2009", acrescentou.

"Estamos sempre desenvolvendo elançando no mercado produtos inova-dores com ofertas competitivas e queagreguem conveniência e satisfaçãopara os nossos clientes porque é dessaforma que acreditamos em uma maiorfidelidade deles. Para tanto oferecemosum portfolio de serviços variados ecompleto que dê alternativas para con-templar todos os nossos clientes, sejameles Pré-Pagos ou Pós-Pagos", obser-vou Luciani.

No que se refere à Política deComunicação por parte da ANATEL,a TIM está sempre buscando amelhoria dos seus serviços paraobter a satisfação máxima de seusclientes. Trabalhamos durante todo otempo para ter êxito, com investi-mentos contínuos em infra-estrutu-ra, tecnologia e pessoas.

"Além de oferecermos a melhorcobertura do estado, temos comoobjetivo a melhoria constante daqualidade dos serviços e o aprimo-ramento de nossas ofertas. Alémdisso, realizamos pesquisas desatisfação de clientes e controlespróprios de reclamação, indepen-dente dos rankings externos e demercado. Estamos investindo tam-bém no aperfeiçoamento da áreade atendimento a clientes e acredi-tamos que a conveniência de serum cliente TIM é um fator decisivona escolha da operadora. Para aTIM, o foco é direcionado tanto aosclientes de planos Pós-Pagos quan-to Pré-Pagos. O mercado emexpansão nos desafia a inovar cadavez mais e levar essas inovaçõespara todos os lugares do país pres-tando serviços com infra-estruturae qualidade, em qualquer estado".

Portabilidade em larga escala reafirma perfil pioneiro da Timem todos os Estados onde opera com tecnologia voltada

para comunicação de última geração.

Ultrapassandoconceitos

Page 26: Revista Sucesso

Guia Sucesso

Pág 26 Revista Sucesso Agosto 2009 - www.rneditora.com.br

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACRÍLICOAcrilart 3611-1213AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÁGUA MMINERALÁgua Mineral Cristalina 3232-0100Água Mineral Santa Maria 3272-7000Água Mineral Santos Reis 3223-1144

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALUGUEL DDE RROUPASKinder Noivas 3614-2353

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUTO PPEÇAS EE SSERVIÇOSCarservice Centro Automotivo 3211-7444Lojão das Peças 3615-1000Marpas 3615-2080Revisa Car 3615-1060

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABOLSAS - CCONFECÇÃOLM Bolsas 3213-2525

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAABOMBA IINJETORAMegadiesel 3613-0111

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACABELEIREIROSalão Toque de Beleza 3214-8693

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAIXAS DDE SSOM PP/ VVEÍCULOJR Som Equipadora 9925-2051

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACAMINHÃO MMUCKCompal 3204-5428AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACELULARPonto Celular 3215-8282AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACHURRASCOCia do Espeto 3091-3885Arraes Pedras P/ Decoração 3207-4991AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACOLCHÃONatal Colchões 3223-4133

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACONSTRUÇÃO CCIVILConisa 3211-2190MCM Engenharia e Consult. 3213-6001S Dantas 3206-6352Tecnart Engenharia 3206-2393

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACOZINHA IINDUSTRIALBrasinox 3643-3366Maxprom Industria e comércio 3643-1799Só Inox 3223-0004Tudoinox 3272-5110

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAACRACHÁVideofótica 3212-2871AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADISTRIBUIDOR AATACADISTACasa Norte Atacado 3203-3300

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADISTRIBUIDOR MMARCENARIAPlacacentro Armazém Ribeira 3653-3210

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAELETRÔNICAElectronic Line 3223-5907JR Eletrônica 3219-3838AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAESQUADRIA // MMADEIRAM & T Móveis 3653-3873/9401-3873J. Regis Esquadrias 3205-5036AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEQUIPAMENTOS IINDUSTRIAISMaxprom Indústria e Comércio 3643-1799AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAETIQUETASTAGS Etiquetas 3211-4660AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEXTINTORESArtincêndio 3213-1667AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERRAMENTASCasa do Ferro 4006-0101Placacentro Armazém Ribeira 3653-3210AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERRAMENTAS DDIAMANTADASJR Representações 3207-3258AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFERROAço Potiguar 3223-0271Casa do Ferro 4006-0101AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFLORICULTURACeiça Flores 3217-2755AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFOTOGRAFIAVideofótica 3212-2871AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFRIGORÍFICOJSS Carnes 3223-7495AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGRÁFICAGráfica Sul 3211-2360AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGUINDASTECompal 3204-5428AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINDÚSTRIA // PPLÁSTICOPauling Nordeste 3271-2456AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINFORMÁTICAInfosoft 3206-3380Miranda Computação 3232-3322AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAINOXBrasinox 3643-3366DVN Inox 3653-9700Maxprom Indústria e Comércio 3643-1799Só Inox 3223-0004Tudoinox 3272-5110AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMANUTENÇÃO IINDUSTRIALGlobal 3643-1630

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMÁQUINA DDE CCOSTURANatal Máquinas 3213-7756AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMARMORARIADVN Mármores e Granitos 3653-9700Marmoraria Parnamirim 3272-4035Porcemarmore 3653-4143TR Marmoré 3643-2099WR Pedras Ornamentais 3217-6279AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMATERIAL DDE CCONSTRUÇÃOAço Potiguar 3223-0271Comercial Paiva 3214-5336Saci 3615-5005

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMÓVEISCL Móveis 9416-3398Ipê Móveis 3206-0553Lyra Móveis 3653-1750M & T Móveis 3653-3873AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPEDRASArraes Pedras P/ Decoração 3207-4991AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPERFUMARIACasa Norte Atacado 3203-3300AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPLACASMultiplacas 3206-9471AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPORTÕES AAUTOMATICOSNatal Portões Eletronicos 3613-1567AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAPRONTA EENTREGALider Rio 3231-2916

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASANDUICHERIAPittsburg 4008-7000

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASEGURANÇA EELETRÔNICAStarvision 3213-4123

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASINALIZAÇÃOVideofótica 3212-2871

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASORVETERIAPicolé Caseiro Caicó 3213-3827

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATELHASArraes Pedras P/ Decoração 3207-4991

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATRANS. VVEÍCULOSR & A Transportes 3207-3583

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATRATORMarpas 3615-2074

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVIDRAÇARIADVN Vidros 3203-5454

R. Pres. José Bento, 459 - Alecrim - Natal/RN TelePeças: 3615-1000

Peça que a gente tem!

Page 27: Revista Sucesso
Page 28: Revista Sucesso