revista serra da cantareira

16
ALPES DA CANTAREIRA CHAMPS ELYSEES VILLAGE JARDIM DA MONTANHA PARQUE IMPERIAL PARQUE PETRÓPOLIS PARQUE PETRÓPOLIS - 4ª SECÇÃO REFUGIO DA SERRA RESERVA DAS HORTÊNSIAS RESIDENCIAL CANTAREIRA SAUSALITO SUÍÇA DA CANTAREIRA Ano IIII - Edição 42 DA CANTAREIRA Fatos marcantes de 2012 na Serra da Cantareira

Upload: revista-condominios

Post on 10-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

materias e publicidades

TRANSCRIPT

ALPES DA CANTAREIRACHAMPS ELYSEES VILLAGEJARDIM DA MONTANHAPARQUE IMPERIALPARQUE PETRÓPOLISPARQUE PETRÓPOLIS - 4ª SECÇÃOREFUGIO DA SERRARESERVA DAS HORTÊNSIASRESIDENCIAL CANTAREIRASAUSALITOSUÍÇA DA CANTAREIRA

Ano IIII - Edição 42

DA CANTAREIRA

Fatos marcantes de 2012na Serra da Cantareira

Vamos resgatar a história da Serra da Cantareira? A histó-ria da Serra da Cantareira não está documentada! Muita coisa está perdida e apenas na memória do morador da Serra da Cantareira. Colabore contan-do sua história ou enviando uma foto. Na próxima edição iremos registrar em nossas páginas essas lembranças. Ligue para: 99337-0094 claro / 97492-3833 vivo ou envie e-mail para [email protected].

| 3

EXPEDIENTE

EDITOR E TEXTOSCÉLIO DE ARAUJO eIDÁRIO FERNANDES

FOTOS: IDÁRIO FERNANDESPUBLICIDADE E MARKETING7492-3833 / 9337-0094

DIAGRAMAÇÃOIDHEAL COMUNICAÇÕES

EXTRA PUBLICAÇÕES COM. LTDAC.G.C. 00.507.412/0001-12

I.E. 114.917.756.114

CARTAS E SUGESTÕ[email protected]

Colaboradores: Tania Tavares, Flávio Roque.

Não nos responsabilizamos por artigos assinados, sendo a

responsabilidade de quem escreve.

EDITOR E TEXTOS

0406

Matéria de Capa

Bem Estar

0911

Iniciativa

Meio Ambiente

07Tecnologia 12Meu Animal Predileto

08Lazer 14Educação

Marcinhoda Serra

Moro na Serra da Can-tareira há 33 anos e os meus pais há 45 anos. Tive uma in-fância privilegiada de brinca-deiras em plena mata, cercado de animais e de paisagens que jamais esquecerei. Aos 9 anos comecei a trabalhar em uma mercearia de bairro, emprego o qual fi quei até os meus 24 anos de idade. Pude perce-ber no contato direto com os moradores a preocupação de alguns deles em trazer melho-rias para região e também em manter a natureza que todos nós desfrutamos. Comecei a ser o interlocutor entras estas reivindicações e a prefeitura e um dos trabalhos comuni-tários que conseguimos foi o mutirão da Cachoeira que fi ca atrás do Pedrão, conseguimos retirar dois caminhões de lixo do local com a ajuda dos mo-radores e parceria com a pre-feitura. Na época fechamos

a cachoeira a qual era muito usada para fi ns religiosos e hoje ela está preservada. Nes-ta conquista percebi o quanto é importante nós moradores da Serra estarmos à frente das questões as quais nós acredi-tamos e valorizamos.

Morar na Serra vai muito além de respirar o ar puro; o prazer está na tranquilidade do contato com a natureza, dos animais e da terra. Acre-dito que a relação que nós moradores nativos temos com a Serra é muito diferente dos frequentadores. Quem cres-ce neste meio aprende por si a respeitar, preservar e co-laborar com a natureza, isto passa a fazer parte do nosso cotidiano, alimentar, cuidar, tratar; assim como a preocu-pação com a reciclagem, que para nós tem outro valor. Só tenho que agradecer a infân-cia feliz que tive, pois hoje me entristeço toda vez que vejo as crianças desperdiçando o seu tempo com vídeo games, computadores e os clássicos

passeios ao Shopping. Real-mente esta criançada não sabe o quanto é bom poder tomar banho de chuva de verão ou até mesmo de cachoeira. Des-cobrir na mata as diversas espécies, alimentar um sagui, ver o pica pau dando as suas bicadas na árvore, isto tudo não tem preço! Por isso luto por um desenvolvimento sus-tentável na Serra, o qual os moradores possam participar ativamente pelas melhorias do meio ambiente, afi nal é nosso dever preservar o que tanto desfrutamos.

4 |matÉrIa de CaPa

Fatos marcantes de 2012na Serra da Cantareira

edição nº 33

A diretora Ana Lúcia, da Esco-la Municipal Moacyr Archanjo dos Santos, desenvolveu um projeto pe-dagógico com sua equipe e chamou os alunos para pesquisar e desvendar os muitos mistérios e aspectos histó-ricos do Velhão, complexo que abri-ga vários casarões construídos com materiais de demolição.

edição nº 34

O Dia Internacional da Mulher, foi comemorado com um encontro das mulheres da Serra da Cantarei-ra na sede Social da Albev. Cerca de 100 mulheres representando os diversos setores da sociedade estive-ram no evento.

edição nº 35

O projeto CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade da Al-bev comemorou um ano de atividade. Cerca de 80 pessoas participaram da festa.

edição nº 36

A CASC – Congregação das As-sociações da Serra da Cantareira promoveu no dia 26 de março um almoço benefi cente com o objetivo de angariar fundos para investimen-tos na Serra da Cantareira. O almoço reuniu aproximadamente 300 pesso-as.

| 5

edição 37

O Arraial da Cantareira foi reali-zado nos dias 29 e 30 de junho no Es-paço Cabana e reuniu 6.500 pessoas. O Arraial já é considerado a maior e melhor festa popular de Mairiporã.

edição nº 38

A quarta edição do FICA – Festival de Inverno da Cantareira montou sua estrutura de shows no Espaço Cabana. Com uma programação bem eclética para agradar todos os públicos. Infeliz-mente o sucesso tão esperado de publi-co não ocorreu e o Festival teve que ser abortado na segunda semana de shows.

edição nº 39

Comprometida com as causas da Serra da Cantareira, a CASC pro-moveu, na sede Social da Albev, um encontro com todos os candidatos a Prefeitura de Mairiporã. Os postulan-tes ao cargo responderam perguntas elaboradas por moradores da Serra.

edição nº 40

O medico pediatra Marcio Pam-puri, foi eleito o chefe do poder exe-cutivo de Mairiporã e o vereador Marcinho da Serra é reeleito com expressiva votação dos moradores da Serra da Cantareira, local onde ele reside há 33 anos.

6 |bem estar

Terapia Energética Integrativae Gratuita na Serra

Eu trabalhava como volun-tária em terapia energética, no bairro Jardim Europa - São Pau-lo – e durante uma caminhada pensei “por que não trazer a te-rapia para onde moro!?”. No dia seguinte enviei um esboço do projeto para a Albev e poucos dias depois obtive uma resposta positiva e unânime da Associa-ção. Imediatamente publicamos um chamado na webpage da Al-bev e na fanpage no facebook.

A iniciativa reuniu 16 vo-luntários. Não posso deixar de agradecer a Presidência da Al-bev e a Diretoria Esportiva, que foram os grandes patrocinado-res da ideia e a Chris Milk que foi fundamental para a forma-ção do grupo.

Um mês e meio depois do “chamado”, isto é, em 05/11/2012, o grupo iniciou os atendimentos e, no dia 11/11, apresentamos nosso primeiro workshop, com o tema Influên-cias Externas.

A Terapia Energética In-tegrativa trabalha com todos os níveis do ser – físico, ener-gético, emocional e mental. A aplicação completa leva de 30 minutos a 1 hora, mas o atendi-mento integral pode levar algu-mas ou várias sessões, a depen-der do caso.

O aplicador não tem o poder de curar, ele simplesmente é um facilitador do fluxo energético trabalhado através das técnicas da Apometria Quântica, Reiki, Cura e Toque Quântico, entre outras(1). Na realidade é o amor que nos torna instrumentos fa-cilitadores desta imensa força energética que está à disposição de todos nós.

Ressalto que o Projeto Equilíbrio e Bem-Estar e que a Equipe da Terapia Energética Integrativa não estão vinculadas a nenhuma religião, filosofia ou dogma. Buscamos encaminhar o fluxo energético do indivíduo, para que a sua individualidade e criatividade se manifestem livremente redirecionando sua vida e a sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo a sua volta. O procedi-

mento não tem contra indicação, não diagnostica doenças e, não concorre com a atuação médica, sendo complementar a qualquer tratamento.

Além dos atendimentos in-dividuais, ao longo deste ano,o Grupo estará oferecendo e or-ganizando uma série de eventos gratuitos: palestras, workshops e encontros com o objetivo de nos auxiliar a alcançar o Equi-líbrio e Bem-Estar, assim como nos desenvolver como seres in-tegrados e alinhados com o me-lhor e com o propósito de Bem.

Para criar um mundo melhor precisamos, nos entender, nos compreender, perceber, estabe-lecer e definir nossa Identida-de, e sendo assim, é necessário aprender como funcionamos e como podemos integrar o corpo físico, a psique e a nossa essên-cia, nos tornando seres melhores a cada dia e consequentemente criando uma vida melhor e um mundo melhor.

Para o primeiro semestre deste ano, o Grupo, especial-mente a Psicoterapeuta Deise Martins Ramosestá organizan-do umworkshopsobre o filme Matrix: “é através das metáfo-ras do filme, entenderemos o

processo de despertar e de auto-transformação, que nos levará de realizadores de necessidades a co-criadores de uma realidade saudável e prospera.

O filme tem linguagem sim-bólica que é a linguagem do inconsciente e que será transfor-mada em linguagem consciente com o intuito de desvendar esse processo incrível que transfor-ma, elabora e integra o indivi-duo proporcionando Bem-Estar e qualidade de vida. Um proces-so que nos torna especiais.”

A Psicoterapeuta Nair Ka-minski, que também é voluntá-ria do Grupo, está organizando umapalestra sobre o stress – “a sensação de impotência diante dos aborrecimentos diários ou de eventos catastróficos é uma das principais angústias do ho-mem moderno. E do ponto de vista físico, este estado pode de-sencadear sintomatologias que limitam o desempenho indivi-dual. A proposta é de aprender a conviver com o stress”.E num outro momento,vai conferen-ciar sobre o Ho’Oponopono–“uma Filosofia Havaiana que nos ensina a trabalhar com as cargas aflitivas existenciais. Va-mos lembrar que o que vemos

de errado no próximo também existe em nós, afinal SOMOS TODOS UM, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que melhoramos, o mundo também melhora”.

Com esses temas iniciamo-sa programação de eventos para 2013. Mas, esperamos que os-próximosencontros, resultem dassugestões dos moradores da Serra, dosassistidos, dos nossos vizinhos e amigos.

O Grupo está aberto para aceitar novos voluntários e precisando de colaboradores - pessoas que atuem na área do autoconhecimentoe gostariam de compartilhar seus conheci-mentos e experiências com os moradores da Serra.

Dúvidas e sugestões: [email protected]. Outras informações e eventos:http://www.albev.com.br - Projeto Equilíbrio e Bem-Estar.

Marlene Elias Leite Coordenadora do GrupoEquilíbrio e Bem-Estar

(1) Apometria Quântica; Reiki; Orixá Reiki; Rometria; Eteriatria; Cura e Toque Quântico; Cura Profunda; Esti-mulação neural; Cromoterapia Energé-tica; Cristais etc.

Sandra Mara P.R. Bio, Marlene Elias Leitee Maria de Fátima Dartibali Elias

Maria de Fátima D. Elias, Nair Kaminski,Marlene Elias Leite e Deise Martins Ramos

Atendimento - Maria de Fátima Dartibali Elias e Neide Consentino Falcão

Denise S. Dutra, Carlos Alberto M. de Assis, Karin G. T. Gonçalves, Marlene Elias Leite,

Elisangela Bortoletti de Oliveira e André Di Pa

| 7teCNOLOGIa

LED: a iluminação do futurojá disponível no presente

Ele já existe há muito tempo, mas recentemente

vem ganhando grande destaque entre as

tecnologias que tendem a dominar no futuro A tecnologia LED (Light

Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) vem revolu-cionando o mercado ao ofere-cer vantagens como: eficiên-cia energética, com redução de até 90% do consumo de energia elétrica; durabilidade, com vida útil de até 50 mil horas sem perder qualidade e sem queimar; conforto visual, com emissão de luz uniforme

e constante; e flexibilidade de aplicações. Por serem sólidas e sem filamentos, resistem a vibrações.

A queda nos preços destes produtos também tem tornado ainda melhor a relação custo/benefício, uma vez que duram mais, menor consumo e exi-

gem menos substituições. Es-tes fatores tornam o LED uma tecnologia sustentável além de exigir menos recursos ener-géticos, não contém metais pesados como mercúrio, faci-litando o descarte e gerando menos entulho, conservando os recursos naturais e dimi-

nuindo as emissões de CO2. “Em resumo, o LED é a fonte da luz do futuro e de hoje de-vido as suas vantagens e cada vez mais está sendo utilizado em todas as áreas de ilumina-ção, o investimento inicial é mais alto, mas com o tempo existe o retorno significante. Com a evolução tecnológica, hoje há vários tipos de lâmpa-das e luminárias de LED, com baixa, média e alta potência, com aplicação em ambien-tes internos e externos, tanto para uso doméstico, comer-cial e industrial”, esclareceu o representante comercial da Superled, José Roberto F. de Almeida.

8 |LaZer

Santa Missa BarO ponto de encontro da Serra

Localizado ao lado do Portal de entrada da Serra da Cantareira, com acesso fácil, estacionamento e quatro am-bientes, o Santa Missa Bar é o local ideal para quem gosta de bebericar, comer petiscos, papear e ouvir boas musicas.

Tradicionalmente a casa promove shows nas noites de quinta-feira, Karaoke - O mais completo da serra, com percussão ao vivo e fantasias, sexta-feira e sábado, com as mais variadas bandas e gru-pos e aos domingos abre para servir o almoço.

- Comemore conosco. Aniversário, happy hour, con-fraternização.

- Programação quinta: Ka-raokê - O mais completo da serra, com percussão ao vivo e fantasias.

- Programação sexta: pop, rock, MPB e clássicos dos anos 80 - com William Kim e Reyou Versões acústicas.

Programação Sábado: O melhor sertanejo da serra com Ricardo e Renato - Do univer-sitário ao sertanejo de raiz.

No seu aniversário, o San-ta Missa te dá o bolo.

SANTA MISSA GRILL & BEERAv. José Gianesella, 500 - Serra da Cantareira -Tel.: (11) 4485-2482.

De Quarta a Sexta - Feira das 17:30hs até o último cliente.Sábado das 11:00hs ao último cliente.

Domingo das 11:00hs às 18:00hs.

A galera se divertindo no KaraokeWillian

Galera reunida

ReyouRicardo e Renato

| 9

Salão e Delivery4485-35434485-1211

Alameda Jequitibas,nº 95 - Pq. PetrópolisSerra da Cantareira

Salão e DeliverySalão e Delivery

INICIatIVa

Amigos da Natureza: cuidando epreservando o meio ambiente

O projeto Amigos da Na-tureza surgiu no segundo se-mestre do ano passado e em pouco tempo já é uma refe-rência de sustentabilidade e que está benefi ciando a pre-servação da Serra da Canta-reira. Ele foi idealizado por, Tiago Fernando Camargo dos Santos quando passeava com sua esposa pelo local e viu a necessidade de fazer algo, devido a quantidade de suca-tas e lixos jogados na natu-reza. Convidou um amigo de trabalho,o Marcelo e foram à luta. Em menos de seis meses a ideia deu tão certo que hoje eles são chamados para aten-der outras localidades fora da Serra da Cantareira, como:

Centro de Mairiporã, os mu-nicípios de Franco da Rocha e São Paulo. Leia abaixo a entrevista do idealizador do projeto Amigos da Natureza, Tiago Fernando Camargo dos Santos e saiba mais.

Como surgiu os Amigos da Natureza?

A ideia surgiu quando mi-nha esposa e eu estávamos caminhando na Serra e eu re-parei à quantidade de “lixo” que existia jogado na mata, eu vi que havia a necessida-de de se fazer algo, aí me veio a ideia de organizar a coleta seletiva.

O que você fez para dar iní-

cio ao projeto?Primeiro eu pesquisei e

percebi que daria para fazer esse trabalho, depois conver-sei com um amigo o Marcelo, que trabalha comigo de por-teiro no período noturno no Condomínio Alpes da Canta-reira e ele topou na hora.

Como vocês começaram?Primeiro começamos a

nos organizar e pensar como levar e pra onde levar o ma-terial, segundo como separar e para quem vender esse ma-terial.

Há quanto tempo vocês es-tão realizando o projeto?

O projeto começou a ser

realizado no dia 1 de outubro de 2012, hoje estamos aten-dendo mais de 120 pontos, entre residências e comércios, mas esse número aumenta a cada dia.

O projeto Amigos da Natu-reza só é realizado na Serra da Cantareira?

Quando iniciamos a inten-ção era só atender a Serra. Hoje pessoas do Centro de Mairiporã, Franco da Rocha e até de São Paulo nos liga para doar material.

Por que o projeto está dan-do certo?

Eu acredito que as pesso-as estão vendo seriedade em nosso trabalho. Recolhemos todos os tipos de materiais, sucatas (geladeira, fogão, mi-croondas) vidros, plásticos, papeis, todos os tipos de me-tais, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, tetra-pak, baterias e pilhas. Também aceitamos do-ações de roupas e brinquedos em bom estado para doarmos às pessoas que necessitam.

Como fazer para entrar em contato com os Amigos da Natureza?

É bem simples, o mora-dor separa seu material e nos liga, marcamos o dia para se fazer a recolha.

Email: [email protected] | Fanpage: www.facebook.com/amigosnaturezaTel: 99887-2431 (vivo) e 98605-0270 (tim)

10 |

INfra-estrutura

Serra da Cantareira não pode continuar recebendo entulhos, diz vereador Paulo Frange

O vereador Paulo Frange (PTB) acredita que houve omissão das Subprefeituras, na gestão Kassab, quanto ao descarte de entulho em áreas da Serra da Cantareira. Ele presidiu a Comissão Parla-mentar de Inquérito (CPI) da Cantareira, finalizada em dezembro, na Câmara Mu-nicipal de São Paulo. A CPI, entretanto, não conseguiu obter informações seguras que sustentassem as inves-tigações. “Entretanto, temos absoluta segurança de que houve omissão das subpre-feituras responsáveis pela re-gião e dos profissionais res-ponsáveis pela fiscalização do local”, criticou Frange. Segundo o vereador “a Serra da Cantareira está sendo tra-tada como terra de ninguém. Caminhões continuam subin-do e descendo com materiais de construção”, afirmou. Na opinião dele, as obras na Cantareira desrespeitariam o Plano Diretor do Município

de São Paulo. Embora tenha terminado os trabalhos, os resultados da CPI “poderão ser aproveitados em 2013, em uma nova CPI, desta vez

tendo como objeto de inves-tigação os possíveis impac-tos causados pelas obras do Rodoanel”- disse Frange, que está atento ao problema.

Apesar das ações da GCMSP -Guarda Civil Metropolita-na de São Paulo que fizeram muitos flagrantes, a situação é grave.

rOdOaNeL

A obra vai começar mesmo sem licença?A DERSA divulgou os

vencedores dos 6 lotes em que dividiu a obra do Rodo-anel trecho Norte. E anun-cia a possibilidade de iniciar obras logo após o Carnaval,

colocando na avenida os passistas-operários. Resta saber se vai começar com todas as licenças obrigató-rias expedidas, como manda o figurino, ou se vai desfilar

sem a licença de instalação, como aconteceu no trecho Leste, conforme matéria do Estadão de 16/12/12. Tal-vez comece sem mesmo. O meio ambiente, naquele sen-

tido amplo da sustentabilida-de, do aquecimento global, é ninharia perto de uma obra bilionária como essa.

Fonte:www.znnalinha.com.br

Você sabia que as pulgas podem saltar até 50 cm de al-tura? Que as baratas são mais antigas que os Dinossauros e podem sobreviver a explo-sões nucleares? Além disso, se as congelarmos a -5 graus Celsius (isso mesmo, 5 graus negativos!!!) ao descongela-rem elas voltam às atividades normais? Que os escorpiões podem passar alguns meses sem se alimentar? Que as ara-nhas marrons (ficam atrás de armários, móveis e quadros) são extremamente veneno-sas? Que os ratos podem ficar até 4 minutos debaixo d’água e nadam até 800m contra a correnteza? Que seus dentes podem furar pisos de asfal-to?

O que podemos fazer é tentar diminuir ao máximo a incidência das pragas, através de condutas adequadas para se eliminar o ambiente propí-cio ao nosso redor ou dificul-tar a sua instalação.

Controlador de Pragas é uma coisa, aplicador de ve-neno é outra! Hoje a CAN-

TAREIRA NATURAL con-trola pombos e outras aves, morcegos e ratos de telhado sem o uso de qualquer tipo de veneno.

Segue uma lista que po-derá ajudar bastante o en-contro de “visitas indesejá-veis” na sua residência:

1 - Não deixe resíduos de comida pela casa;

2 - Lave e raspe a gordu-ra que se forma nas grelhas e fornos, ao menos 1 vez por semana;

3 - Mantenha os ralos e o piso sempre limpos;

4 - Elimine toda água empoçada e evite deixar la-tas ou garrafas com restos de alimentos ou bebidas. Ao armazená-las, mantenha com as aberturas para baixo. Con-serte vazamentos o mais rápi-do possível;

5 - Não guarde mercado-rias ou papéis em caixas de papelão; prefira estantes do tipo “aramado” ou estantes de

metal, sempre que possível;6 - Mantenha o lixo sem-

pre tampado;7 - As portas e janelas de-

vem ser teladas para a ven-tilação adequada e provocar uma barreira para a entrada de insetos;

8 - Sempre que possível substitua lâmpadas brancas por amarelas pois estas repe-lem os insetos, ao passo que as brancas e as azuis atraem;

9 - Rações para nossos animais devem ser servidas em horários fixos e nunca

deixá-las à vontade ou duran-te a noite.

10 - Mantenha o jardim sempre aparado, limpo e sem acúmulos de entulhos;

11 - Procure cultivar em seu jardim plantas repelentes de insetos e animais, isso aju-dará a mantê-los afastados.

Com certeza , adotando essas práticas preventivas, você irá diminuir bastante a incidência das mesmas. Es-pero ter colaborado com sua tranquilidade e sua saúde.

| 11meIO ambIeNte

Av. José Gianesella, nº 500 - Loja 05 /Parque Imperial - Serra da Cantareira - Mairiporã

Tel.: 4485-0027Cel.: 8143-9199 / 8144-3969

Luiz Fernando Dutra,Médico Veterinário.

CURIOSIDADES e CUIDADOS importantes

12 |

Meu Animal PrediletoMe chamo Manuella de

Carvalho, e tenho 9 anos. Animais sempre foram minha paixão, mas espe-cialmente cachorro, isso já vem de família, meus pais antigamente criavam cachorros da raça Lhasa Apso. Agora estou com três cachorros, mas o especial é o Espirro, pastor alemão,

ele é um sobrevivente, aca-bamos ganhando o Espirro, pois ele era muito pequeno e frágil para ser pastor ale-mão, então, o antigo dono queria dá-lo logo para uma família que cuidasse, e en-tão o pegamos.

Agora, depois de 4 meses fi cou um cachorro como outro, forte, que ado-

ra brincar com o Homer, lhasa apso de 7 meses, e adora brincar também com o Kan com 8 meses, outro pastor alemão, e os dois saem rolando grama abai-xo. E ele acabou virando o rei da casa, tem tudo o quer, todos o mimam, ele ama caçar passarinhos pelo quintal, ele é hiperativo. E

para mim é uma satisfação enorme, cuidar dele, pois o amor é recíproco, verda-deiro, fi co horas brincando de jogar bola com ele, ele adora.

Bom, posso dizer que cachorro realmente é o me-lhor amigo do homem, e principalmente meu com-panherinho também.

| 13

saúde

Pilates Pós Férias!Chega de férias e come-

morações, começou o ano, é hora de investir na sua saúde, no seu corpo e bem estar!

Comece o ano fazendo uma atividade física praze-rosa, bem orientada e com grandes resultados! O Pila-tes é hoje a modalidade com menor risco de lesões e com maior número de benefícios, como por exemplo, defini-ção muscular, alongamento, alinhamento postural, alívio de algumas dores ortopédi-cas e reumáticas, melhora do equilíbrio e da coordenação motora, entre muitas outras vantagens!

Além da vantagem das aulas personalizadas, que permite que qualquer indi-víduo, de qualquer idade ou condição física possa reali-zar os exercícios!

Venha você também fa-zer parte do Pilates e sinta a qualidade e as benfeitorias trazidas!

MARQUE UMA AULA GRATUITA PARA CONHECER!!!Av. José Gianesella, 1500 Loja 2 e 12 - Shopping Imperial - Serra da Cantareira

Tel.: 4485-1344 / 9.7542-5768

14 |eduCaçãO

Pueri Cantareira, onde a qualidade faz a diferença

Quem visita o Pueri Can-tareira tem a oportunidade de constatar que a qualidade di-vulgada vai além do pedagó-gico. Localizada na Estrada da Roseira, de fácil acesso a todos os condomínios da Serra da Cantareira, bem como aos moradores da zona norte de São Paulo, estando à apenas 15 minutos do bairro de Santana.

Diferentemente de muitas escolas, o Pueri Cantareira foi projetado e construído pensan-do em um espaço que traduza e estimule uma abordagem sócio-construtivista. Além de apresentar uma estrutura que oferece segurança a todos e acessibilidade às crianças com necessidades especiais.

Nesta perspectiva o coti-diano dos estudantes é marca-

do com atividades em salas de aula, laboratórios de ciências e tecnologia, biblioteca, ateliê, quadra poliesportiva com me-didas oficiais, parque, horta e contato constante com a natu-reza.

O Pueri Cantareira têm em seu projeto pedagógico embasado em uma filosofia que contempla o estudante como sujeito de seu processo de aprendizagem, tendo como missão ser um centro de refe-rência e excelência em educa-ção.

Ensinando os estudantes a aprender a conhecer, fazer, conviver e ser, as atividades programadas têm o objetivo de promover a interação, a convi-vência, o desenvolvimento da aprendizagem e a capacidade

de socialização, visando sem-pre destacar os aspectos inte-lectuais e sociais.

Com uma matriz curricu-lar bem diversificada, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a escola conta com a parceria de instituições reno-madas e profissionais especia-lizados para as diversas ativi-dades intra e extracurriculares.

Este trabalho é norteado pe-los livros do Sistema de Ensi-no Pueri Domus que propõe-se a formar indivíduos conscien-tes, capazes de dimensionar e redimensionar seus conheci-mentos e contribuir para o bem comum, utilizando-se de sua capacidade intelectual e de li-derança. Propondo a participa-ção crítica, criativa e ética dos estudantes, para que, orienta-

dos pelos princípios do respei-to humano, possam caminhar em direção ao exercício da ci-dadania.

Todas as ações da escola visam o compromisso com a educação de qualidade, com foco na preparação para a vida, o que só possível quando a escola e a família praticam um diálogo aberto e uma con-vivência constante. Isso acon-tece através dos eventos que a escola promove, dentre eles a Festa da Família, Festa Junina, Mostra do Conhecimento, Sá-bado Literário, entre outros.

Por essa concepção de edu-cação e a qualidade de vida proporcionada pela Serra da Cantareira, o Pueri Cantareira faz a diferença em Mairiporã e na zona norte de São Paulo.

15 | | 15

16 | | 16