reciclação da cooperativa cantareira viva

13

Upload: cepam

Post on 16-Jun-2015

616 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentação de Eva da Silva Ern, representante do projeto Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva, no evento "Desenvolvimento Local - Experiências de ações públicas e de ações da comunidade como protagonista do seu desenvolvimento", ocorrido no Cepam, no dia 08/12/2010

TRANSCRIPT

Page 1: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva
Page 2: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Viabilizar a proposta de inclusão social das comunidades carentes e catadores, implementando a coleta, seleção e beneficiamento de resíduos sólidos para geração de renda, através de uma ação educativa que resulte em mudanças de hábitos, priorizando a saúde integral de todos os indivíduos e do nosso planeta.

Page 3: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Iniciou-se em meados de março de 2000. Com uma campanha de coleta de recicláveis para aquisição de dicionários para a escola da Penitenciária Feminina.

Em 2001 houve a formação da cooperativa ReciclAção, realizada pelo PAE – Programa de Auto Emprego, da SERT – Secretaria de Empregos e Relações do Trabalho - na gestão do Secretário Walter Barelli.

O trabalho em Vila Albertina resultou na consolidação do projeto “ReciclAção”: A COMUNIDADE EM AÇÃO-2002.

A Educação Ambiental concretizou-se com a parceria com a Fundação Gol de Letra e seus parceiros e assim construímos a RVA – Rede Vila Albertina.

Nesta caminhada ajudamos a pensar e construir as centrais de triagem, até 2004; discussão realizada entre mais ou menos 70 grupos que existiam nos fóruns das cinco regiões da cidade; o nosso é o da Zona Norte.

Page 4: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Final de 2005: o poder público municipal por divergências políticas, retira a prensa, balança e o espaço físico, peças fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho que adquirimos na gestão municipal anterior; isto dificultou nosso avanço.

Em 2006, sob orientação da OCESP e diversos parceiros, formalizamos a Cooperativa “Cantareira Viva”. Tivemos apoio da Associação Amigos do Tremembé como coadjuvante neste processo.

Em 2007 conseguimos entregar todos os documentos exigidos pela Secretaria de Serviços para efetivarmos o convênio com a prefeitura e podermos realizar todas as atividades deste empreendimento; em 2010 continuamos esperando e aguardamos a indicação de terreno que tenha possibilidade de implementação das nossas atividades.

Atuamos em vários distritos: Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Tremembé, Jaçanã. Coletamos onde encontramos pessoas conscientes que nos dão apoio e parceria: diversos prédios, residências, comércios, escolas.

Page 5: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Promover a conscientização dos cidadãos, despertando-os para a necessidade de uma destinação adequada para o lixo que produzem.

Implementar projetos de educação ambiental em parcerias com condomínios horizontais/verticais, escolas públicas, privadas, ONGs, institutos, empresas, promovendo ações capazes de possibilitar à comunidade criar novos paradigmas e novos hábitos.

Sensibilizar e mobilizar toda sociedade civil, o meio empresarial, esportivo, educacional para realizar ação efetiva, priorizando a educação ambiental para a saúde integral de todos os que vivem neste planeta.

Estabelecer parcerias com o poder público, com a iniciativa privada, outros grupos organizados e famílias carentes para integrá-los, tornando-os atores principais dessas transformações

Page 6: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Catadores Trabalhadores desempregados Mulheres como arrimo de família Jovens Pessoas em condições de vulnerabilidade

social

Page 7: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

A busca de geração de trabalho e renda através da auto gestão; o caminho para a solução não passa apenas pelo emprego com carteira assinada, mas com a utilização de recursos disponíveis na própria comunidade.

Contribuir para o amadurecimento e envolvimento da comunidade, da sua educação ambiental e conscientização individual e coletiva para alcançar uma mudança de paradigma e também novos padrões de consumo.

Ser instrumento de transformação da sociedade, a partir da nossa comunidade, com o olhar no futuro para formar cidadãos críticos, transformadores e que tenham a consciência da sua parcela de responsabilidade socioambiental.

Ocupar pelo menos 80 cooperantes em 3 períodos de produção.

Promover Educação Ambiental que seja a condutora de mudanças de paradigmas e instaure novos hábitos.

Organizar a produção de cada um para que se some e funcione de forma a trazer resultados econômicos e sociais à toda a comunidade de Vila Albertina.

Page 8: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

21 Cooperados. 1 caminhão de propriedade coletiva e mais um

com apoio da Amigos do Tremembé. 1.000 moradias conscientizadas e colaboradoras

que são coletadas. 20 toneladas/mês coletadas, triadas e

comercializadas. Receita de 8 mil reais/mês. Média de retirada mensal de um salário mínimo

por cooperado. Aproveitamento de tudo que vem da coleta:

roupa, calçados, móveis e alimentos (desde que em condições adequadas).

Page 9: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Diminuição de resíduos nos aterros, esgotos e conseqüentemente menor incidência de enchentes.

Geração de emprego e renda para 80 pessoas no prazo de um ano.

cooperados capacitados e formados em educação ambiental, restauração de móveis, customização e designer objetivando agregar valor aos produtos.

Aquisição de moradias e bens de consumo pelos cooperados através de renda digna.

Page 10: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

CURTO PRAZO Aquisição do espaço físico com dois mil metros quadrados, com a infra estrutura adequada (balança, prensa, esteira, galpão) e convênio com o poder público municipal, estadual e federal, aproveitando as verbas federais, estaduais e municipais disponibilizadas nas políticas públicas.

MEDIO PRAZO - Manter este convênio e ampliar as quantidades de moradias coletadas, estendendo a coleta para as cinco mil residências da Vila Albertina;- Realizar a comercialização direta com as indústrias;- Aumentar a produção e a renda familiar dos cooperados.

LONGO PRAZO- Multiplicar o modelo nos diversos bairros de São Paulo. Para isso, esperamos ter a parceria do CEPAM e da FGV, por conta dos conhecimentos técnicos e metodológicos.- Implementação de espaços para todas as atividades de reaproveitamento dos resíduos coletados: captação de água de chuva para reuso, captação de energia solar, fabricação de sabão e sabonetes ecológico com óleo coletado, oficina de consertos de peças recicláveis, produção de biodiesel, produção de papel artesanal, artesanato, espaço de biblioteca pública a partir dos livros coletados, etc.

Page 11: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Ser uma referência em Educação ambiental, coleta, triagem e beneficiamento de materiais

recicláveis e reaproveitáveis e para o desenvolvimento local.

Page 12: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

Realizadores do projeto: Sonia - Lia – Wilson – Pedro – José – Ivani – Samuel – Doroti – Leandro – Raphael – Isabel – Eva – Ednaldo – Noêmia – Josilene – Marilene – Francisca – Ilda – Jefferson – Ana – Valquíria.

Page 13: Reciclação da Cooperativa Cantareira Viva

“Em 2020, a Vila Albertina será um bairro que respeita os direitos humanos e cresce de acordo com o processo de sustentabilidade,  reconhece a importância e defende a preservação da Serra da Cantareira”.

As cores das nossas casas transmitirão harmonia, paz, alegria, solidariedade e o respeito que vivemos.

Em nosso bairro, todos terão acesso a saúde e educação. Teremos espaços de lazer, esporte, cultura, transporte de qualidade e práticas ambientais.

“Capacitaremos nossos jovens para o eco-mercado tornando-os agentes de transformação social e seremos conhecidos e respeitados pelo nosso exemplo de exercício de cidadania”.

() Concordo com esta visão() Não concordo(DL. Vila Albertina)