perfil corporativo caiua, cantareira e imte

14
PERFIL C O R P O R A T I V O

Upload: business-review-brasil

Post on 06-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

P E R F I LC O R P O R A T I V O

3

O sucesso do conjunto de três transmissoras de energia, com elevados padrões de qualidade e segurança, e o

comprometimento com a ética e causas socioambientaisEscrito por: Flavia Brancato | Produzido por: Danilo Stefaneli

FONTE DE ENERGIA: CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

C om a missão de transmitir energia elétrica, aumentando a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) e favorecendo o desenvolvimento sustentável da infraestrutura dos estados

onde atua, o Grupo composto pelas SPEs (Sociedades de Propósito Específico) CAIUÁ, IMTE e CANTAREIRA, foca na construção, operação e manutenção dos empreendimentos pelos períodos das concessões.

As transmissoras de energia são provenientes de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), cujos acionistas são a Elecnor Transmissão de Energia S.A. com 51% - considerado um dos grupos empresariais espanhóis de maior destaque nos setores de infraestruturas, energias renováveis e novas tecnologias -, e a Copel Geração e Transmissão S.A. com 49% de participação, empresa responsável pela produção de 4% de toda eletricidade consumida no Brasil.

Através de investimentos na infraestrutura de energia do país, a companhia vem construindo um forte alicerce no setor e trazendo conforto para a população e usuários em geral, através de maior qualidade, confiabilidade e disponibilidade da energia entregue.

Fachada SE Santa Quitéria 230kV – Curitiba/PR.

4

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

Entrada da Linha na subestação Açailândia. Reatores em destaque.

PARCERIAS DE SUCESSO“A tendência é o crescimento e o fortalecimento da parceria entre os acionistas Copel e Elecnor, que vem dando muito certo, com novos investimentos nos próximos anos, aumentando o portfólio de projetos que são administrados por nossa equipe”, é assim que os executivos Leonardo Castro e José Caetano de Mattos se referem a importante parceria que só aumentou a credibilidade e o desenvolvimento favorável das companhias, e ainda completam, “que esse arranjo societário permitiu uma sinergia extraordinária, um casamento perfeito entre excelência técnica, recursos financeiros e elevada capacidade de execução”.

Um exemplo do sucesso é referido ao posicionamento da CAIUÁ, que foi colocada

GESTÃO CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

Leonardo Castro

Diretor Presidente

Caetano Mattos Diretor Técnico

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA S I S T E M A I N T E R L I G A D O N A C I O N A L

www.ca iuatesa .com.br 5

em operação comercial dentro do prazo contratual com a ANEEL, quando geralmente a expectativa, segundo a própria Agência, é que os empreendimentos atrasem mais de um ano. “73% dos empreendimento atrasam pelo menos 12 meses”, diz Castro.

A CAIUÁ é responsável pela construção, operação e manutenção das subestações Santa Quitéria-SF6, Cascavel Norte e também das Linhas de Transmissão de energia Umuarama –

“A tendência é o crescimento e o fortalecimento da parceria, que vem dando muito certo, com boas expectativas para o curto prazo, o que aumentará o portfólio de projetos que são administrados pela nossa equipe”– Presidente do grupo, Leonardo Castro

Foto panorâmica Subestação Cascavel Norte 230kV – em construção, Cascavel PR

6

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

Foto panorâmica Subestação Cascavel Norte 230kV – em construção, Cascavel PR

Guaíra de 105 Km e Cascavel Norte – Cascavel Oeste de 31 Km, na região Sul, no estado do Paraná.

Os investimentos, em todos os segmentos, é mais uma prova de que a companhia está se projetando no caminho certo. Até o momento, o grupo tem em carteira projetos no valor de R$ 1,5 bilhões e, ainda de acordo com a parceria entre a Elecnor e a Copel GeT, a tendência de crescimento é inevitável. “Hoje o faturamento do grupo com as 3 transmissoras, a RAP, quando todas os empreendimentos estiverem em operação, será mais de R$ 130 milhões anuais”, assume o presidente Castro.

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA S I S T E M A I N T E R L I G A D O N A C I O N A L

www.ca iuatesa .com.br 7

LT Umuarama Sul-Guaíra (PR) 230kV concluída - torre autoportante

VALORES, TENDÊNCIAS E DESAFIOSO comprometimento, acompanhado através de metas e missões claras, assim como a comunicação e planejamento, são fatores determinantes durante todo o processo operacional das transmissoras de energia, principalmente quando é necessário driblar as adversidades comuns do setor, para colocar um empreendimento de infraestrutura em operação comercial dentro do prazo.

O Diretor Técnico do grupo, José Caetano de Mattos revela que todos esses elementos são fundamentais para o desfecho dos melhores resultados. “O que define nosso grupo é o ótimo ambiente de trabalho, com forte sentido de propósito da equipe, da diretoria e dos acionistas que mantém o foco no objetivo mesmo enfrentando adversidades incríveis e inerentes ao nosso setor de atuação. Nosso diferencial é o

S I S T E M A I N T E R L I G A D O N A C I O N A L

www.ca iuatesa .com.br 9

comprometimento, agilidade nas tomadas de decisão, assim como a enorme vontade da nossa equipe de fazer acontecer”, diz.

Do ponto de vista de negócios, as tendências do setor são praticamente referidas às principais instituições do setor elétrico, como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e a própria ANEEL, que são as responsáveis pela expansão do sistema interligado nacional, através dos frequentes leilões de energia. Além disso, a indústria de energia vem se inclinando para o sistema de GIS (Gas Insulated Switchgear) através das subestações blindadas, isoladas a SF6.

Já as questões fundiárias e ambientais são grandes desafios do setor. Embargos e processos judiciais são comuns e podem se tornar frequentes a ponto de prejudicar e atrasar toda uma implantação ou projeto. Dessa forma, a necessidade de saber lidar com esses obstáculos é essencial. “A capacidade técnica da equipe, a forma de lidar com estas questões, de negociar de forma produtiva, assim como da diretoria de tomar decisões

Subestação blindada SF6 GIS, 230kV e 138kV

1 0

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

rápidas, pode fazer a diferença entre o empreendimento ser concluído no prazo ou não”, define Mattos. Da mesma forma com os processos ambientais, exigências, condicionantes e licenciamento, que precisam de gestão intensiva para que atrasos não impactem o cronograma de obras.

PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAISCom a visão de que o desenvolvimento sustentável é a base para o crescimento sólido de uma empresa, o grupo valoriza a sociedade procurando obedecer às leis de meio ambiente, civis, assim como a legislação do próprio setor energético. Castro ainda reforça, “somos uma empresa consciente de suas responsabilidades socioambientais e das necessidades de desenvolvimento do país. Desenvolvemos ações de compatibilização do processo construtivo, operacional e de manutenção do empreendimento com os agentes físicos, bióticos e sociais, mitigando

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA S I S T E M A I N T E R L I G A D O N A C I O N A L

www.ca iuatesa .com.br 1 1

1 2

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

os eventuais impactos socioambientais advindos da instalação do empreendimento”.

A segurança de todos os colaboradores, próprios ou terceiros, também é um cuidado constante que é dedicada extrema atenção. Uma forma de evitar acidentes é a exigência do uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, por todos os funcionários, assim como a adoção dos mais modernos procedimentos de segurança mundiais.

Com o intuito de amenizar possíveis ações negativas e ao mesmo tempo potencializar as consideradas positivas, a companhia desenvolve programas que proporcionam o entendimento da região de implantação para identificar essas atividades. Dentre muitos outros, merecem destaque: Programa de Reposição Florestal; Programa de Fiscalização da Faixa de Segurança; Programa de Informação e Relacionamento com

Entrada da linha concluída na Subestação Miranda II

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

a Comunidade; Programa de responsabilidade social com povos indígenas e o Programa de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial.

Sem vaidade, mas com toda a autoridade e mérito, o grupo mantém os mesmos padrões de qualidade e segurança e a expectativa de um contínuo crescimento é evidente. “A tendência é o crescimento e o fortalecimento da parceria, que vem dando muito certo, com boas expectativas para o curto prazo, o que aumentará o portfólio de projetos que são administrados pela nossa equipe”, conclui o presidente Leonardo Castro.

Informação da companhia

N O M E

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

I N D Ú S T R I A

Energia

S E D E

Rio de Janeiro, RJ

F U N C I O N Á R I O S

Diretos e indiretos: mais

de 5.000

P R O D U T O S /S E R V I Ç O S

Transmissoras de energia provenientes de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica

S I S T E M A I N T E R L I G A D O N A C I O N A L

www.ca iuatesa .com.br 1 3

Entrada da linha concluída na Subestação Miranda II

CAIUÁ, IMTE E CANTAREIRA

Av. Mal. Câmara, 160, sala 821.

Centro – Rio de Janeiro - RJ – 20020-080

Tel: +55 (21) 3613 8600

[email protected]

www.caiuatesa.com.br