revista realiza 52ª edição

68

Upload: grupo-midia

Post on 26-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A revista Realiza a partir de sua 52ª edição passa a compor o portfólio do Grupo Mídia, empresa com grande experiência em publicações nacionais segmentadas como as revistas Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT voltadas para Gestão, Arquitetura e Tecnologia na Saúde e na área de energia com a revista Full Energy.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Realiza 52ª edição
Page 2: Revista Realiza 52ª edição

2

Page 3: Revista Realiza 52ª edição
Page 4: Revista Realiza 52ª edição

4

Publisher: Edmilson Jr. CaparelliDiretora Administrativa: Lúcia RodriguesDiretor Executivo: Marcelo CaparelliDiretor de Marketing: Jailson RainerDiretora de Eventos: Erica Almeida Alves Diretora Executiva Regional: Gislaine Almeida

EXPEDIENTE

EDITORIAL

EDITORIA MENSAL• ANO 7 • EDIÇÃO 52TIRAGEM • 10.000 EXEMPLARESRevista Realiza é uma publicação do

Editora do Grupo Mídia: Carla de Paula PintoJornalistas: Ariane Lima e Thiago CruzEstagiária: Juliana Ijanc’Executiva de Contas: Stefânia MazoniDiagramação e Arte: Erica Alves e Valéria Villas BoasFotografia: Cris Cardoso - Impressione Books e Fotos

A opinião da revista é expressa em editorial. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Matriz: Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 256 | Fone: 16 3629-3010

Sucursal: Av. Paulista, 1471 - 11º Andar - São Paulo | Fone: 11 3014-2499

[email protected]

revista realiza @revistarealiza revista realiza revistarealiza.com.br

Todos nós sabemos que o atual momento do país não é dos melhores e muito menos animador. A atual crise econômica e política é de deixar qualquer cidadão, por mais otimista

que possa ser, desanimado e apreensivo. Com o empresariado não é diferente, porém sempre acreditei que a melhor defesa é o ataque e tenho certeza que aqueles que acreditarem, ousarem e empreenderem nesse momento crítico que vivemos sairão na frente quando toda essa turbulência passar. E ela passará! Disso não tenho dúvidas.

É com este pensamento que o Grupo Mídia vem investindo, cada vez mais, em seu crescimento e atuação. Por isso que assu-mimos, a partir de agora, a Realiza. Não temos dúvidas do suces-so que esta revista tem sido para a nossa cidade e região nesses sete anos. Assumimos mais este portfólio com a responsabilidade e o compromisso de continuar levando, cada vez mais, conteúdo de qualidade, uma distribuição diferenciada e muitas novidades já na próxima edição para nossos leitores e anunciantes.

Nós, do Grupo Mídia, não temos dúvidas que esta turbulência irá passar. E aqueles que, hoje, estão recuando, ficarão para trás quando tudo se normalizar, assim como aqueles que continuarem investindo e acreditando estarão fortalecidos e melhor preparados na retomada. É nisso que acreditamos e desejamos que essa mensagem possa, de alguma forma, inspirar todos a Realizar cada vez mais.

Termino esse editorial com uma mensagem muito conhecida de Winston Churchill que diz: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.”

Tenham todos uma ótima leitura e até a próxima.

Edmilson Jr. Caparelli Publisher

Quando amamos o que fazemos, o trabalho se torna um prazer inigualável. A Realiza, para mim, sempre foi feita com muito de-

safio, mas, acima de tudo, com muito amor.Ribeirão Preto se entregou aos encantos da

Realiza durante esses sete anos, e eu me en-treguei a esse amor por Ribeirão e toda nossa história. Pensando no crescimento inevitável que aguardava a Realiza logo ali na esquina, conheci o Edmilson Jr. Caparelli e todo o Grupo Mídia, que me encantaram com sua expertise com revistas nacionais segmentadas e com sua vontade de levar a Realiza a lugares jamais explorados.

E nesta minha última edição, não poderia deixar de levar a vocês, leitores, um assunto que sempre me interessou: Mulheres Empreendedoras. Para homenagear e apresentar bons exemplos de dedicação e sucesso, nossas matérias mostram trajetória, dificuldades e iniciativas de mulheres que impulsionaram o mercado de trabalho, a eco-nomia e, principalmente, as páginas da história, e que com seus trabalhos levaram seus negócios, carreira, enfim, impulsionaram a um nível de exce-lência e reconhecimento.

Com toda essa vibração de alegria e de dever cumprido, me despeço da revista mais charmosa de nossa cidade com a certeza de que o futuro chegou para quem Realiza.

Tâmara Spanghero

Caro Leitor,

Depto. Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Page 5: Revista Realiza 52ª edição

5

Page 6: Revista Realiza 52ª edição

6

ÍNDICE

exclusivaFabiana Teixeira

10

28

24

especialMulheres no poder

aventuraQueimando o asfalto sobre

duas rodas

22

14

36

eM FOcOCompromisso e novidades para o Shopping Iguatemi

MundO jOveMMochilar: a arte de viajar

MOdaFitness Fashion

52

Mulheres eMpreendedOras

turisMOA Suíça brasileira 54

Foto capa

Page 7: Revista Realiza 52ª edição

7

Page 8: Revista Realiza 52ª edição

8

FIQUE POR DENTRO

Com 17 anos de carreira, a dupla sertaneja Leandro & Fernando lançou, no segundo semestre de 2015, seu terceiro álbum “Quando é Pra Ser”, com

músicas inéditas e algumas de autorias próprias. O primeiro CD/DVD foi gravado ao vivo, em Tabatinga (SP), em 2007. O sucesso foi tão grande que estavam presentes mais de quinze mil pessoas. Com expectativa de ainda mais sucessos esse ano, a dupla falou com a Realiza. Confira:

O que o público pode esperar de um show da dupla?leandro: Se surpreender. Sempre temos uma surpresa em cada show, esse é nosso lema.

Quais os planos da dupla para 2016?Fernando: Queremos expandir a área de atuação da dupla para todo território nacional. Estamos em pleno lançamento do CD “Quando é Pra Ser”, que tem como canções de trabalho as faixas: Tô namorando não; Cafuné; e Quando é pra ser.

Sérgio Marone em Ribeirão Preto

Dupla Leandro e Fernando faz sucesso com músicas do novo álbum

Durante passagem por Ribeirão Preto para divulgação do filme Os Dez mandamentos, o ator Sérgio Marone deu uma entrevista

exclusiva para a equipe da Realiza. O ator, que interpreta o personagem Ramsés no filme e na novela homônima, levou centenas de fãs e admiradores ao Cinépolis do Shopping Iguatemi.Aos 35 anos, o galã viu seu personagem Ramsés ganhar o gosto do público através de sua atuação forte, que proporcionou grande repercussão também com os críticos.Como o próprio ator definiu, Ramsés é um persona-gem multifacetado. “Ele é um personagem bastante complicado, ele não tem uma única faceta. É um personagem cheio de curvas e nuances. E você tem que colorir isso e fazer as escolhas dos momentos certos de imprimir uma personalidade inescrupulosa, e, às vezes, mais amável. Enfim, o tempo todo eu tentei tornar o Ramsés o mais humano possível”, conta.E como personagem forte, de história profunda e pragmática, Sérgio conta o que levou para sua vida com o personagem de Os Dez Mandamentos. “Eu já tinha um olhar bastante solidário e generoso com relação ao ser humano, a humanidade e o meio ambiente, mas acho que depois de interpretar o Ramsés eu apurei ainda mais esse olhar”.

Foto

s: A

riane

Lim

a

Foto

: Div

ulga

ção

Page 9: Revista Realiza 52ª edição

9

Page 10: Revista Realiza 52ª edição

10

CAPA

A força da liderança femininatassi Morgado, empresária ribeirão pretana, comanda sua empresa onde 95% dos colaboradores são homens

A visão empreendedora de Tassi Morgado aos 30 anos é o que a transformou na primeira mulher a administrar e gerenciar uma empresa do ramo de valet service para festas e eventos em

Ribeirão Preto e região. Proprietária da empresa Vip Valet Ribeirão, a administradora está no mercado de transporte e logística há mais de 10 anos. Tassi comanda uma equipe com quase quarenta homens. “Eu aprendi que cada um de nós tem uma vocação pessoal, que é tão única quanto uma impressão digital. E a melhor maneira de ter sucesso é descobrir o que você ama fazer, e em seguida encontrar uma maneira de oferecer as outras pessoas sob forma de serviço e trabalho duro”, ressalta.

Mesmo com uma jornada tripla de trabalho – dividida entre cuidar dos filhos, da casa e de sua própria empresa – a empresária está sempre sorrindo e de alto astral.

Dona de um olhar refinado para recepcionar pessoas, Tassi buscou um diferencial para o mercado de valet. Atenta sempre aos detalhes, como educação, cordialidade, postura e a boa aparência, a empreendedora está em uma constante busca de aprendizado para aperfeiçoar sua empresa e capacitar seus manobristas. “O valet é o primeiro contato do convidado com o evento. É mais do que guardar carros, se trata de receber com sofisticação. Trago uma visão feminina e delicada que estava faltando no mercado de valet”, conta.

“O fato de ser uma mulher no comando de uma empresa onde 95% são homens surpreende as pessoas”, afirma. “Empreender, para mim, é fazer acontecer, independente do cenário, das opiniões ou estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal, na sua missão”, finaliza.

Tassiana Morgado e sua equipe

tassiana Morgado Foto: Helita Moraes Maquiagem: Juliana Reiscontatowww.vipvaletribeirao.com.brcontato@vipvaletribeirao.com.br(16) 3615.4672(16) 9.9207.9090

Page 11: Revista Realiza 52ª edição

11

CAPA

Técnica, foco e respeitoO segredo das sócias no comando do negócio

Estamos vivendo um momento no qual as mulheres estão buscando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Elas

são exemplo de conquista e de empreendedo-rismo na sociedade moderna, tanto no cenário nacional quanto em Ribeirão Preto. “Lembro quando há muitos anos atrás um professor já previa isso e dizia que os homens precisavam desenvolver o diferencial e o potencial das mu-lheres, como, por exemplo, a sensibilidade, a capacidade de multitarefas, a ternura e a garra”, comenta viris vaz da costa , sócia da unidade Emagrecentro de Ribeirão Preto.

Após uma temporada fazendo cursos e es-pecializações na área de estética no Japão, Viris recebeu a oportunidade de trabalhar em uma das unidades da Emagrecentro em São Paulo. “Impressionada com os resultados ob-tidos através dos métodos estabelecidos pela marca, eu e minha família aceitamos com muita satisfação a oportunidade de assumirmos a unidade de Ribeirão”, conta.

Segundo Flavia harumi Matsuda da uni-dade Emagrecentro de Ribeirão Preto, o dife-rencial da empresa é o resultado. “Buscamos aliar as técnicas, o foco e o respeito ao cliente obtidos em nossa experiência no Japão com a solidez de uma marca que oferece resultados comprovados e com garantia de quase 30 anos”, ressalta.

O desafio de comandar um empreendimen-to está presente no dia a dia da vida de uma empresária. De acordo com Flavia, o maior desafio é oferecer excelência no atendimento ao cliente. “Trabalhamos com todos os mem-bros da nossa equipe para constantemente obtermos aprimoramento no atendimento aos nossos clientes”, finaliza.

O Emagrecentro fica localizado na Avenida Independência, 876 - Ribeirão Preto.

Telefones: 16 3236-1507 | 16 3236-1471

Page 12: Revista Realiza 52ª edição

12

CAPA

Ribeirão Preto recebe primeiro Hospital de Dependência Química do Brasilespecializado no tratamento de vícios em álcool e drogas, Fundação penteado é pioneira no cenário nacional a oferecer estrutura hospitalar

A Fundação Penteado, desde 2002, atua como clínica de internação involuntária de dependência química. Agora, atendendo as novas resoluções de leis nacionais, se reestruturou e a partir de maio começa

a atender como hospital especializado no tratamento de álcool e drogas, sendo o primeiro em território nacional a oferecer tais serviços. “Estamos nos adaptando às leis que pedem que tratamentos involuntários sejam realizados em âmbito hospitalar e não mais em clínicas involuntárias. Estamos com quase toda a construção finalizada, para oferecer todas as mudanças necessárias. Assim, nos tornaremos o primeiro hospital do Brasil a se especializar no tratamento de dependentes de álcool e drogas”, explica Luciana Penteado, Presidente da Fundação Penteado.

“Geralmente o tratamento de dependência de álcool e drogas é oferecido em alas dentro de hospitais psiquiátricos ou de hospitais gerais. Mas um hospital específico somente para o tratamento de dependência química só a Fundação Penteado terá este perfil, não existe outro em todo o país”, completa.

Desde o início, seu compromisso sempre foi oferecer tratamento adequado e humanizado para dependentes de vícios em álcool e drogas. O tratamento oferecido pela Fundação atua também como suporte para a família. Além de estrutura completa e adequada às necessidades de atendimentos de pessoas em situação de vício, a instituição conta com equipe multidisciplinar de profissionais capacitados e preparados para proporcionar todo suporte necessário aos pacientes em tratamento.

A Fundação Penteado oferece aos seus pacientes todo o acompanhamento através de médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, conselheiros, biomédicos, coach em reinserção social, terapeutas espiritual e holístico e também professores para aulas livres e para atividades interativas e de inserção social.

Luciana explica que o tratamento é realizado em três etapas, a primeira é a desintoxicação e adaptação às novas condições de cuidados com a vida e com a saúde; a segunda é a conscientização de que necessidades e dependências de vícios são doenças e que podem e devem ser tratadas; e a terceira é a reinserção social para que possam retornar ao ambiente social com saúde e disposição para novas conquistas.

“Nossa equipe fica 24 horas por dia voltada a acompanhar o tratamento e a oferecer toda a estrutura de moradia para as pessoas atendidas por nós”, acrescenta.

A Fundação Penteado está localizada na Avenida Antônio Gomes da Silva Júnior, 625 – Lagoinha Ribeirão Preto.

Tel.: 16-3442-1880/3442-1881 / 9.9209-2930site: www.clinicafundacaopenteado.org | Facebook: Fundação Penteado

Foto

: Cris

Car

doso

Luciana Penteado, Presidente da Fundação Penteado

Page 13: Revista Realiza 52ª edição

13

Adriana Nogueira,Rãmaga Pró Estética

CAPA

Uma profissão bem sucedida, a independência financeira, o reconhecimento profissional são so-nhos de todas as mulheres ao montar o seu pró-

prio negócio. Quando Adriana Nogueira idealizou a Rã-maga Pró Estética encarou seu empreendimento como um desafio para mudança de vida para si e para todos que estariam envolvidos na realização desse sonho.

Adriana se propôs unir em um só espaço tudo que o segmento da estética precisa. Começou com o comércio de cosméticos científicos e, hoje, conta com equipamentos de última geração, móveis espe-cialmente desenvolvidos para estética, materiais para micropigmentação, lasers e equipamentos de alto valor agregado para locação, assistência técnica e um centro de ensino. “Acredito que o grande diferencial da Rãma-ga é que construímos relações comerciais duradouras, baseadas no respeito e na confiança que promovem para todas as partes envolvidas crescimento profissio-nal, lucratividade e destaque no mercado da estética e micropigmentação”, afirma Adriana Nogueira, proprietá-ria e gestora da Rãmaga Pró Estética.

E por trás de uma grande mulher sempre existe uma grande equipe. Adriana Nogueira se orgulha, pois, ao longo desses 11 anos de história da Rãmaga Pró Estética, conseguiu multiplicar seus braços, ampliar suas ideias, expandir a sua criatividade formando uma equipe sólida que trabalha unida em prol da Rãmaga e seus clientes. “Todo empreendedor sabe que precisa cativar e envolver pessoas que estarão unidas em um objetivo comum. A minha maior conquista foi compor a equipe da Rãmaga pelas minhas três filhas Rafaela, Manuela e Gabriela, cujas iniciais dos nomes formam o nome da nossa empresa. E depois disso a família foi só crescendo. Hoje, contamos com uma equipe de 30

profissionais multidisciplinares que atuam nos diversos setores da Rãmaga”.

Adriana Nogueira é uma profissional dedicada aos estudos e aprimoramento e acredita que a busca pelo conhecimento é o que promove o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Com este ideal nasceu dentro da Rãmaga Pró Estética, o Centro de Ensino em Saúde Estética, um polo de aprendizado para os profis-sionais de estética e micropigmentação.

Adriana Nogueira, que desde o início de sua carreira é docente em estética facial, de uns anos para cá se dedica a sua maior paixão: a micropigmentação. “Como esteticista facial sempre busquei desenvolver tratamentos e protocolos inovadores, então percebi o potencial da micropigmentação na conquista da bele-za, como parte de um programa de rejuvenescimento e na recuperação da autoestima. Amo trabalhar com micropigmentação e minha área de atuação vai além das mais procuradas sobrancelhas hiper-realistas. Atuo também na micropigmentação capilar, excelen-te recurso para disfarce de alopecia e calvície, e na micropigmentação mamária que possibilita pigmentar o complexo aréolo-mamilar pós mastectomia e mas-toplastia. Compartilho todas estas técnicas com os profissionais através dos cursos de capacitação pro-movidos pela Rãmaga Pró Estética”.

Inovações para Estética e Micropigmentação

Equipe Rãmaga Pró Estética

Page 14: Revista Realiza 52ª edição

14

ESPECIALMulheres no Poder

Elas estão no poderÉ cada vez mais comum encontrar grandes empresas que são comandadas por mulheres

O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 780 lojas e oito centros de distribuição,

estrategicamente localizados em 16 estados, cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Francana, viúva e mãe de três filhos, iniciou suas atividades profissionais na empresa aos 12 anos, quando resolveu abdicar das férias escolares para trabalhar na loja. A experiência foi tão gratificante que passou a repeti-la nos anos seguintes. Em pouco tempo ingressou na rede, passando por todos os departamentos do grupo. De 2008 a 2015 assumiu a presidência. Neste ano, passou a ser presidente do Conselho.

A história de Luiza é só um exemplo de como a

mulher tem crescido e se destacado no mercado de trabalho e, principalmente, em cargos de liderança. “As mulheres têm algumas características um pouco diferentes das dos homens, pois fomos criadas fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Minha vida profissional sempre caminhou com a pessoal, por isso enfrentei dificuldades que todo mundo que precisa conciliar as duas coisas enfrenta. Sou de uma família na qual a mulher sempre trabalhou e sempre fiz questão de manter uma rotina normal com meus familiares, com tempo para minhas leituras, para assistir a programas de TV, ter meus momentos de lazer, levar meus filhos à escola, etc. É tudo uma questão de organização e de criar uma rotina que possibilite conciliar essas duas coisas. Pode não ser fácil, mas também não é tão difícil como muita gente pensa”, conta.

Foto

Div

ulga

ção

Sônia Ramos e seus filhos

Page 15: Revista Realiza 52ª edição

15

Vale destacar que na questão da igualdade de sexos há um longo caminho a percorrer ainda. Mulheres, homossexuais, negros e pardos tendem a ganhar menos que o homem dito branco e heterossexual, mesmo quando formados no mesmo instituto e com competências equivalentes. Claro que isto acontece quando falamos do mercado privado de trabalho.

As previsões não são exatas, mas o caminho será longo; sobretudo quando se nota que as mulheres já são a maioria nos cursos universitários. De modo geral, elas são mais empenhadas no estudo, mais disciplinadas e concentradas nas atividades escolares. Por outro lado, a medida que aumenta o número de mulheres nas carreiras acadêmicas os salários sofrem achatamentos.

As mulheres no ocidente e no Brasil fizeram grandes conquistas. Podem circular entre o mundo pr ivado e público com maestr ia, embora, em alguns casos, ainda exista controle patriarcal. Para vencer a mentalidade patriarcal, elaboraram-se mecanismos como a Lei Maria da Penha e Delegacia da Mulher. A igualdade de oportunidades educacionais e sociais, apesar das diferenças salariais, tem se demonstrado uma alavanca eficiente para a emancipação da mulher.

Mulheres têm atingido postos importantes e relevantes em demonstração da sua eficiência e eficácia. Apesar de todas as transformações, o patriarcado e o machismo ainda têm força, sobretudo no terreno do privado. Apesar das leis e avanços sociais, muitas mulheres ainda sofrem violência patrimonial - quando o homem controla o dinheiro por ela ganho -, a violência através de ofensas e humilhações impostos no convívio, e a agressão física.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Aria

ne L

ima

Luiza Trajano

O sociólogo e professor universitário Wlaumir Souza explica que já foi o tempo em que a mulher era vista de modo diferente ao do homem no mercado de trabalho. “Competente, assídua, empenhada, determinada e com vontade de mostrar a que veio ao mundo, a mulher tem conquistado espaço no mercado de trabalho”.

Mais um exemplo de sucesso é Sônia Ramos, ou Vó Sônia da Casa de Bolos. Em 2010, juntamente com seus filhos, Vó Sônia inaugurou a loja de bolos caseiros. “Hoje, estamos presentes na maioria dos estados do país, nas principais cidades. No total, temos 243 lojas”, conta.

Segundo ela, as maiores dificuldades eram os testes e padronizações das receitas. “A qualidade sempre foi o ponto fundamental para o sucesso do nosso negócio. Hoje, além de sermos a maior franquia de bolos caseiros do país, nos destacamos pela qualidade de nossos produtos, vendidos por um preço justo”.

Vó Sônia acredita que ser mulher é uma grande vantagem também no mercado de trabalho. “Nós mulheres somos mais carinhosas, sentimentais, caprichosas e multitarefas. E isso, quando bem usado, reflete em tudo: no atendimento ao cliente, na qualidade do produto, na gestão de pessoas, compras, ou seja, em tudo que um negócio precisa para ter sucesso”.

Prof. Wlaumir Souza

Page 16: Revista Realiza 52ª edição

16

ESPECIALMulheres no Poder

As mulheres na históriaFatos históricos narram a busca feminina por espaço no mercado profissional

A histor iadora L i l ian Rosa também é um exemplo de mulher com grande atuação no mercado de trabalho. Coordenadora do

curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá; Vice-presidente do IPCCIC - Instituto Paul ista de Cidades Cr iat ivas e Ident idades Culturais; Mestre e doutora em História e Pós-doutora em Administração com foco em Gestão Pública do Patrimônio Cultural.

Lilian explica que historicamente a mulher estava inser ida em uma estrutura famil iar patr iarcal, que predominou no Brasi l desde o per íodo colonial. “Neste modelo, o pai era o patriarca, responsável pelo clã. Escravos, agregados, filhos e a esposa, todos estavam sob seu domínio e eram considerados como suas propriedades. Esse poder se estendia para o campo econômico e político. Dessa forma, o espaço feminino estava restrito à varanda interna e à cozinha da casa e a função da mulher era cuidar dos filhos e do bem-estar do marido. Não havia possibilidade

de atuação fora desse ambiente. Essa herança por tuguesa de organização social predominou no Brasil até as primeiras décadas do século XX. Muitos dos seus aspectos ainda estão arraigados em nossa cultura, em particular na forma como a mulher é vista em relação ao homem”.

“Em âmbito internacional, a Revolução Industrial tirou a mulher de baixa renda de casa e a levou para dentro das fábricas. Nesse novo ambiente ela passou a enfrentar as críticas da sociedade. Acusava-se o f im da famí l ia, com o aumento da promiscuidade, da infidelidade, entre outras questões. De lá para cá muita coisa mudou, mas a mulher ainda carrega o peso da responsabilidade familiar, associada ao trabalho prof issional, o que resulta em dupla e, às vezes, tripla jornada”, completa.

Quanto a igualdade entre os sexos no mercado de trabalho, a historiadora explica: “Esse é um processo em construção e ainda falta um longo caminho para que a igualdade de gênero seja

Page 17: Revista Realiza 52ª edição

17

assimilada como prática cotidiana no mercado de trabalho. Para que isso ocorra, as ações afirmativas que buscam a igualdade de oportunidades e a eliminação de elementos discriminatórios, tanto nas legislações, como no dia a dia, são fundamentais.

Segundo ela, existem muitas passagens histó-ricas que marcam a busca feminina por espaço, mas destaca uma em especial, lembrada até os dias de hoje na data de 8 de março. Neste dia, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque iniciaram uma greve, cujo objetivo era melhorar as condições de trabalho. Naquela época, trabalhava-se 16h e os salários chegavam a ser um terço a menos do que os dos homens. Durante o movimento, as portas da fábri-ca foram trancadas e foi ateado fogo, resultando na morte por carbonização de 150 mulheres. Após 60 anos, esse dia fatídico foi escolhido como uma data de reflexão e debate das condições da mu-lher. Em 1975, a ONU reconheceu a data como um dia internacional.

“São tantas as mulheres que são tidas como referência que não gostaria de citar só uma. Afinal, temos mulheres que foram impor tantes como ativistas e outras por terem enfrentado o mercado de trabalho predominantemente masculino. Mas, podemos lembrar de Chiquinha Gonzaga, por exemplo. Outras também valem a pena mencionar: Rosa Luxemburgo, Marie Curie, Olga Benário, Dilma Rousseff, entre outras”, completa.

“São tantas as mulheres que são tidas como referência que não gostaria de citar só uma. Afinal, temos mulheres que fo-ram importantes como ativistas e outras por terem enfrentado o mercado de tra-balho predominantemente masculino”.

Profª. Lilian Rosa

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 18: Revista Realiza 52ª edição

18

ESPECIALMulheres no Poder

Mulheres à frente da notíciarostos, vozes e talentos femininos ganham cada vez mais espaço no jornalismo

Impossível pensar na história do jornalismo televisivo em Ribeirão Preto sem mencionar o nome de Kátia Estevez, que ficou conhecida como a ‘namoradinha

de Ribeirão Preto’. Com 40 anos de profissão, des-ses 35 dedicados à EPTV, emissora filiada da Rede Globo, ela mesma explica que este título veio devido a suas reportagens sobre assuntos comunitários. “As pessoas me procuravam em busca de ajuda, para que fizéssemos matérias mostrando os problemas das comunidades. Com essa popularidade, acaba-ram me chamando assim”.

Atualmente, ocupa o cargo de Editora Executiva na EPTV. Em seu currículo carrega o reconhecimento de dois prêmios e mais duas menções honrosas do Prê-mio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes no jornalismo brasileiro.

“Eu fui a quarta repórter contratada da EPTV, quer dizer, acompanhei toda a trajetória da emissora, des-de que ela foi criada. A EPTV de Ribeirão foi ao ar em novembro de 1980 e eu entrei como estagiária nessa época. Logo em abril de 81 eu já estava contratada”.

“Fiz várias matérias de aventura, de assuntos que me colocavam em situações que não eram tão co-muns para mulheres, mas eu adorava”, lembra.

Há cinco anos estamos acostumados a ouvir as principais notícias do dia através da apresentação da

jornalista Larissa Castro no Jornal da EPTV – 2ª edi-ção, da Rede Globo. Natural de Ribeirão Preto, aos 18 anos, Larissa foi para Campinas estudar. Já no segundo ano de faculdade, iniciou seus aprendiza-dos em um estágio. Desde então, já são 12 anos de profissão. “O que eu mais gosto na minha profissão é que ela me dá oportunidade de conhecer pessoas e histórias novas todos os dias. Isso só tem a somar para o meu crescimento profissional e pessoal”.

Foto

: Aria

ne L

ima

larissa castro Kátia estevez

Page 19: Revista Realiza 52ª edição

19

Foto

: Aria

ne L

ima

“Eu não tenho o costume de pensar em profissão pelos gêneros masculino ou feminino. Admiro mulhe-res que desenvolvem trabalhos braçais tão bem ou melhor que os homens porque sei que fisicamente eles saem em vantagem. Agora, em profissões que só dependem da capacidade intelectual, acho que ambos merecem a mesma admiração e respeito. Na minha opinião somos iguais”.

Larissa conta que nunca encontrou desafios maiores por ser mulher, no entanto destaca que em algumas situações uma profissional feminina, invo-luntariamente, gera situações desconfortáveis, prin-cipalmente, pela falta de respeito, como ela exempli-fica: “O que acontece, às vezes, na nossa rotina de reportagem na rua, são situações em que mulheres sofrem mais. Como em um estádio de futebol, re-pórteres mulheres são vítimas de assédio moral com frequência, são desrespeitadas pela torcida. Isso já aconteceu comigo e foi muito desconfortável”.

Agora, Larissa inicia um novo desafio: foi transferida para a EPTV de Campinas onde atua como repórter, principalmente, em matérias de exibição nacional.

larissa castro

Page 20: Revista Realiza 52ª edição

20

ESPECIALCuidados com os cabelos

Quando pensamos em verão, imediatamente imaginamos belas praias, mergulhos no mar, ou mesmo um dia divertido com a família e

amigos na piscina. Realmente são momentos de ale-gria e muita diversão, mas os cabelos sofrem muitos danos com o sal marinho e também com os produ-tos químicos da piscina, como o cloro.

O verão acaba e dá espaço a uma nova estação, mas, e agora? O que fazer para salvar a saúde e a hidratação dos seus cabelos?

O cabeleireiro Eduardo Nazario, do salão Luminus Platino, explica que principalmente pós-verão é im-portante fazer um tratamento potencializado. “Após esse período de sol, praia e piscina é importante um tratamento mais profundo, preferencialmente, feito em salão. E depois atenção no dia a dia para recupe-rar o desgaste”, conta.

Quando se fala em hidratação capilar em salões especializados, Nazario explica o que as clientes encontram. “Em primeiro lugar, é sempre importante a busca pela recuperação dos fios, principalmente para reparar os efeitos de processos químicos como descoloração e alisamentos, os grandes vilões da saúde dos cabelos. São várias opções de marcas e resultados, porém o básico é a reposição de massa (textura) e/ou reidratação nos fios ressecados”.

No entanto, os cuidados não se limitam aos tra-tamentos feitos nos salões de beleza. É possível ter cuidados especiais em casa também, como ele explica. “É em casa que os resultados ganham du-rabilidade, com uso contínuo de produtos indicados

de acordo com o diagnóstico feito pelo profissional”.Mas é preciso atenção, os cabelos mais loiros exi-

gem cuidados extras, desde os produtos para evitar amarelamento, e também na reposição de queratina. “Cabelos coloridos necessitam de shampoos e con-dicionadores específicos com PH ácido”.

Mas, claro, a melhor dica é sempre prevenir. Desta forma, é possível minimizar os danos causados pelos fatores clássicos dessa estação do ano. “As grandes marcas dispõem de protetores solares, assim os danos são minimizados. Além dos produtos AfterSun que atuam como hidratantes”, orienta Nazario.

“A dica é sempre prevenir! Tanto na questão de trata-mentos químicos quanto também na exposição solar. Procure sempre um especialista de confiança na hora de investir em produtos”, completa.

Cuidados com os cabelos no verão

Com a excessiva exposição ao sol, mar e piscina os cabelos exigem hidratação potencializada

eduardo nazario

Foto

: div

ulg

ação

Page 21: Revista Realiza 52ª edição

21

Clínica Sânitas

A Clínica Sânitas atua na área da Saúde em Ri-beirão Preto desde 1987. Desde sua fundação vem oferecendo atendimentos de excelência

e qualidade nas mais diversas áreas da Fisioterapia. Recentemente incorporou a perspectiva interdisciplinar em seus tratamentos em parceria com a Psicologia.

A nossa proposta de intervenção interdisciplinar pressupõe o cuidado físico e emocional de maneira simultânea, acreditando assim numa maior efetivida-de dos tratamentos que são oferecidos.

A Sânitas tem a missão de oferecer um acolhimento integral aos pacientes, visando a saúde física e emo-cional de maneira conjunta. Pois acreditamos que o processo de cura envolve fatores físicos e psicológi-cos. Obtendo, assim, como resultado um atendimen-to da mais alta qualidade.

A clínica oferece os seguintes serviços: Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, RPG (Reeducação Postural global), Psicoterapia Individual (Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos, Casais e Famílias), Grupos de Saúde na Terceira Idade.

A mais recente novidade que a Clínica Sânitas ofe-rece ao público é o Grupo de Saúde na Terceira Ida-de que consiste numa atuação interdisciplinar com a

proposta de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos Idosos, através de práticas conjugadas entre a Fisioterapia e a Psicologia visando o equilíbrio e o fortalecimento físico e emocional dos indivíduos.

Situada na Zona Sul de Ribeirão Preto, a Clínica Sânitas dispõe de uma estrutura completa e acon-chegante para seus pacientes, incluindo ambiente climatizado, estacionamento privativo e excelente localização.

O corpo clínico é composto pelo Fisioterapeuta Dr. Cristiano A. R. Augusto e pelo Psicólogo e Psicote-rapeuta César Augusto Savazzoni.

Viva intensamente todos os momentos!

Buscando a excelência em saúdeFachada Clínica Sânitas

Page 22: Revista Realiza 52ª edição

22

EM FOCO

22

Marcelo Borbacompromisso e novidades para o shopping iguatemi ribeirão preto

Em fevereiro, Marcelo Borba assumiu o cargo de Gerente Geral do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Em entrevista

e xc l u s i v a à R e a l i z a , e l e c o n t a s o b r e a s novidades deste ano para o empreendimento. “Teremos muitas novidades durante o ano, mas já conseguimos adiantar que para o pr imeiro semestre receberemos mais duas opções de gast ronomia: o restaurante Mi ra i Japanese Cuisine, marca r ibeirãopretana com 20 anos de t rad ição, e a Johnny Rockets, famosa pelos hambúrgueres e milk shakes tradicionais elaborados ao estilo norte-americano”, conta.

“A cada ano procuramos inovar, t ra zendo eventos, marcas e ações di ferenciadas para nossos c l ientes. E, pa ra 2016, novamente temos esse desaf io, o de consol idar a inda mais o shopping como um provedor de cultura, lazer e entretenimento de forma que nossos cl ientes v ivam boas exper iências dentro do empreendimento. Também temos como desafio conquistar novos clientes e oferecer o que há de melhor em marcas, restaurantes e opções de serviços”, completa.

Borba ressalta que um dos diferenciais do Shopping Iguatemi é a estrutura. Destaca o projeto diferençado de i luminação natural no corredor principal, que tem características de um boulevard. “Os espaços internos são repletos de jardins e skyligths, que valorizam a entrada de luz natural. A concepção paisagística do shopping é exuberante”.

E le expl ica que o Iguatemi R ibei rão Preto foi projetado para ser mais que um centro de compras, o empreendimento proporciona lazer, cultura e entretenimento aos clientes. Em 2015, o shopping recebeu eventos importantes e alguns até exclusivos. “Conseguimos também consolidar o projeto ‘Iguatemi Todo Dia’, que de segunda-feira a domingo conta com uma programação específica e variada por dia. Oferecemos também um mix com mais de 200 lojas, que atende às necessidades dos clientes que buscam marcas nacionais e internacionais consolidadas e de qualidade. Já

nosso polo gastronômico se tornou referência na alta gastronomia da cidade, sendo que algumas das opções também são inéditas na região”.

Através de um aplicativo de celular, o shopping inovou e oferece ainda mais praticidade. “Com o aplicativo do shopping é possível escolher e reservar mesas antecipadamente no Empório Santa Therezinha e no Varanda Grill. Além disso, no Iguatemi Ribeirão Preto o consumidor tem a facilidade de resolver a vida num só lugar com as opções de serviços diferenciados, como, por exemplo, o Posto da Polícia Federal para emissão de passaporte, agências de turismos e câmbios, entre outros”, finaliza.

Foto

: A

riane

Lim

a

Marcelo Borba, Gerente Geral do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

Page 23: Revista Realiza 52ª edição

23

Page 24: Revista Realiza 52ª edição

24

MUNDO JOVEM

Mochilar: a arte de viajarDicas de como criar o checklist ideal para evitar imprevistos durante a sua viagem

Quem nunca sonhou em rodar o mundo com uma mochila nas costas? Viajar de maneira independente significa poder controlar

na palma das mãos a flexibilidade de roteiro e a mobilidade, podendo escolher a estadia em cada cidade. As dúvidas sobre como programar um mochilão são frequentes: Qual a quantidade de bagagem levar? Como decidir para onde ir? Onde se hospedar?

Para evitar imprevistos durante a viagem, o importante é saber planejar. Foi o que Luiza Pires de Lemos, bacharel em Esporte, fez quando decidiu sozinha, aos 21 anos, mochilar de trem pela Europa. “Costumo dizer que foi a decisão mais louca, porém, a mais racional que já tive”, afirma. Depois da primeira experiência em 2008 intercambiando nos Estados Unidos, a jovem foi para Portugal em 2012, em uma parceria entre universidades, estudar durante seis meses na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. Durante os seus últimos meses de estudo na Europa, Luiza arquitetou os detalhes da viagem. “A ideia surgiu quando meu irmão, em seu intercâmbio estudantil na Dinamarca, aproveitou a viagem para fazer um mochilão. Achei uma ideia incrível para se fazer ao menos uma vez na vida, e isso nunca mais saiu da minha cabeça”.

A jovem conta que começou o seu planejamento de viagem analisando o tempo disponível que tinha. “Abri um mapa da Europa e fiz uma lista de todas as cidades que queria conhecer. Depois de ter escolhido o percurso, estudei quanto tempo ficaria em cada cidade para dar tempo de conhecer tudo”, ressalta. Com um mochilão que começou saindo de Portugal e indo para Itália, Luiza conheceu doze países, entre eles estão: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, República Checa, Holanda, Inglaterra, Bélgica, França e Espanha.

Luiza Pires de Lemos - Barcelona

Luiza Pires de Lemos - Berlim

Luiza Pires de Lemos - Londres

Page 25: Revista Realiza 52ª edição

25

para fazer as malas

Fazer um mochilão, além de ser mais uma opção de viagem, é um aprendizado para a vida. “É a melhor maneira de você olhar para si e realmente conhecer quem você é. Esta prática serve para criar a consciência de que você não sabe nada e que o outro tem muito a te ensinar”, conta. Para Luiza, o fundamental, depois de escolher os lugares desejados, é escolher a acomodação – hostel, hotel, host houses, etc. “Minha dica é reservar antecipadamente a estadia para não correr o risco de não encontrar vagas disponíveis”, alerta.

Além da acomodação, outras dicas também são importantes: o peso da mo-chila e o que levar (recomenda-se levar apenas o necessário e roupas e sapatos práticos); saber o máximo de informações sobre o lugar de hospedagem, como, por exemplo, o horário do café da manhã e se os banheiros são compartilhados ou não. “Procure experimentar comidas, bebidas e hábitos típicos da cultura do país. O desconhecido nos leva a acreditar que os limites somos nós quem criamos. O mochilão nos ensina a valorizar e a evoluir como ser”, finaliza.

Luiza Pires de Lemos - Londres

Luiza Pires de Lemos - Praga

Luiza Pires de Lemos - Paris

Page 26: Revista Realiza 52ª edição

26

as faces de aline MunizCantora já inseriu sucessos no cenário da música nacional

Com o primeiro álbum lançado em 2008, Aline Muniz tem conquistado cada vez mais fãs e admiradores. Já aos cinco anos, ela demonstrava seu talento em apresentações no espelho com suas bonecas e microfones improvisados. Cresceu escutando Elis

Regina, Chico Buarque, Rita Lee e tantos outros nomes consagrados da música. Ela herdou da mãe (a atriz Angelina Muniz) o DNA

ar tístico. Embora tenha estudado teatro, preferiu marcar presença nos palcos de shows musicais.

Aos 12 anos começou a estudar música: fez aulas de violão, gaita e piano. E, aos 15 anos, profissionalizou-se como cantora. Seu primeiro álbum “Da Pá Virada”, produzido por Marco de Vita e Lua Lafaiet te, veio em 2008 com composições como “O Negócio É Amar”, de Carlos Lyra e Dolores Duran e a música

de trabalho “Básica” (de Tatiana Cobbet t) que conquistou o topo das mais tocadas nas rádios do Brasil. Suas melodias ganharam a simpatia da crítica e do público. O primeiro trabalho também foi destaque nas telenovelas da Rede Record:

“Saindo de Mim” e ”Sai Dessa” viraram trilhas sonoras das novelas “Poder Paralelo” e

“Chamas da Vida”.E o sucesso a fez ser convidada pela Rede Globo para homenagear

Moraes Morei ra no programa “Som B ras i l ”. Na ocas ião,

interpretou, entre outras, a canção “Bloco do Prazer”, com ar ranjo tota lmente original.

Em 2011, a ca n to r a l a n ç o u s e u s e g u n d o

á lbum “Onde Tudo Fa z Sentido” com composições

dela e do marido Marco de Vita. No início de 2014, lançou o single

‘’Tem que ter um Fim’’, composição de Gabriel Moura e Rogê e produção

musical de Dudu Marote. “Outra”, o novo CD de Aline, foi gravado em São Paulo e seu lançamento aconteceu em 2015.

Em entrevista exclusiva à Realiza, Aline Muniz fala de sua carreira e um pouco

do seu universo particular. Confira:

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Page 27: Revista Realiza 52ª edição

27

Foto

s D

ivul

gaçã

o

Realiza: O que mais te inspira e motiva a tra-balhar com música?

aline Muniz: a música, mesmo que em diferen-tes níveis, faz parte da vida de todas as pessoas. uns são mais apaixonados, outros menos, mas sempre tem um momento em que as pessoas apreciam música. essa dinâmica de entrar na vida das pessoas por meio de um veículo que traz pra-zer e diversas emoções é o que mais me motiva. O poder de se comunicar tendo a melodia como fio condutor me fascina. Mexe com a sensibilida-de de qualquer um.

Realiza: Quais são suas principais caracte-rísticas como artista?

aline Muniz: sempre me preocupo com o texto de cada música que eu canto. a mensagem que ela passa, qual emoção ela traz à tona. Busco sempre falar de assuntos que sejam a minha ver-dade. acredito que cada segmento musical tem que ser sustentado pela verdade que o artista passa. tem que ser natural. estar sempre atenta em não perder o foco. sou bem realista nos meus planos. Gosto de sonhar com o que combina comigo, gosto de investir na minha performance. prezo muito por uma boa postura de palco, sem-pre fui ligada a isso. sempre dancei ballet, então gosto de uma postura feminina, forte e moderna.

Realiza: O que você gosta de fazer nos mo-

mentos de folga?aline Muniz: estudar. ler. sou adepta a qualquer

aprendizado que tenha a ver com arte. amo cine-ma e moda. Gastronomia, arte de rua, habilidades manuais, esporte, dança. não paro um minuto! a verdade é que o meu lazer é estar em movimento, aprendendo, pesquisando. raramente me dou ao luxo de não fazer absolutamente nada. para mim, luxo mesmo é fazer absolutamente tudo.

Realiza: O que o público pode esperar do seu trabalho em 2016?

aline Muniz: uma cantora que se joga de cabe-ça em cada show. Que vive intensamente! não vale a pena se não for assim. Quero deixar trans-bordar a veia pOp que sempre me impulsionou.

Page 28: Revista Realiza 52ª edição

28

Ela brilhaMais uma vez a apresentadora ribeirãopretana brilhou na avenida do samba paulista

A jornalista e apresentadora ribeirãopretana Fabiana Teixeira, mais uma vez, deu show no carnaval paulista. Esse foi o quarto ano que a musa desfilou pela Tom Maior. Em entrevista exclusiva à

Realiza, ela fala sobre carreira, família, projetos e, claro, sobre quem é Fabiana Teixeira. Confira:

realiza: O que tem feito profissionalmente? Fabiana: Basicamente trabalho como jornalista, modelo, atriz, apresenta-

dora e empresária. Além de mãe e mulher (responde sorrindo). Ultimamente tenho feito muitas matérias de repercussão nacional para alguns programas, como para a Rede TV. Também faço um programa na internet com dicas para motociclistas. Ainda continuo trabalhando com cerimoniais, apresen-tações e eventos. Como garota propaganda represento algumas marcas no Brasil e tenho uma linha de pijamas, que é a Amo Dormir, by Fabiana Teixeira.

realiza: como concilia sua carreira com sua vida pessoal? Fabiana: É um grande desafio para toda mulher, principalmente como

no meu caso, que viajo muito, estou a cada dia em um lugar. São via-gens, compromissos, programas de televisão. Além de tudo tenho que ter tempo para cuidar de mim, da minha saúde, da minha alimentação e tudo isso leva tempo. Mas, tento separar algumas horas do meu dia para cuidar de mim e para curtir minha família. Por exemplo, agora que voltaram as aulas tenho levado e buscado o Igor na escola (o filho). Passei a priorizar os finais de semana com minha família. Tento conciliar minha vida profissio-nal com a pessoal. Hoje eu posso fazer isso, me dou ao luxo de escolher os trabalhos que realmente quero fazer para ter mais tempo com minha família. Antigamente não era assim, eu acabava trabalhando muito mais. Agora, tento ter um tempo mais dedicado ao meu filho.

realiza: Qual a sensação de participar de um evento mundialmente conhecido como o carnaval?

Fabiana: Esse é o quinto ano que eu participo do carnaval. Eu participei antes do Big Brother, em 2011, pela Grande Rio. Depois do programa esse é meu quarto ano na Tom Maior. Sair no carnaval era um sonho de criança, mas estar à frente da bateria é inesquecível e se tornou realmente a realização de um grande sonho. É uma sensação única. É uma grande festa onde todos são iguais. É uma sensação de liberdade e troca de energia.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

28

Page 29: Revista Realiza 52ª edição

29

realiza: O que mudou na sua vida após a partici-pação no Big Brother?

Fabiana: Mudou muita coisa. Mudou financeiramente, profissionalmente, a forma como as pessoas me veem. Eu também mudei como pessoa, algumas coisas eu melhorei e ou-tras eu piorei (risos). Acho que foi uma pressão psicológica muito grande e que tem um lado bom e outro ruim, como tudo na vida. Foi um divisor de águas. Colho frutos do Big Brother até hoje. Só tenho a agradecer, pois me fez crescer muito na vida.

realiza: O que você mais gosta de fazer nos seus momentos de descanso?

Fabiana: Certamente, o que mais gosto de fazer é viajar. Se eu pu-der viajar com minha família é o que realmente gosto de fazer. Gosto de estar com meu namorado, com meu filho e de conhecer lugares.

realiza: Quais são suas principais características?Fabiana: Sempre fui muito guerreira e batalhadora. Hoje, o que eu

mais quero é incentivar pessoas a buscarem a realização de seus sonhos. Sou uma pessoa que veio de família humilde. Foi muito difícil vencer, mas me considero uma grande vencedora, pois passei por muitas coisas na vida. Sou uma pessoa extremamente honesta e justa, com muitas qualidades, mas também com muitos defeitos. Sempre busco a evolução, alegria e felicidade. Mas também sei ser uma mulher brava (risos).

realiza: Quais são seus planos de carreira para 2016?Fabiana: Quero me tornar realmente uma empresária, ter um negó-

cio pra mim em um segmento que eu ainda não gostaria de revelar, mas esse ano tenho grandes projetos como empresária e também projetos de voltar para a TV como apresentadora, que sempre foi mais minha área, não tanto como repórter. São projetos que quero concluir, que sei que vão sair do papel porque vou me propor a isso.

29

Page 30: Revista Realiza 52ª edição

30

DE BEM COM A VIDAAnalice Nicolau

Analice Nicolau

Palavra do dia, ou melhor, de uma vida toda: CONFIANÇA

Definida pe lo d ic ionár io como “ato ou efe i to de confiar; segurança; convicção íntima a cerca das boas qualidades de alguém”. Essa palavrinha é tão

essencial na nossa vida, que se tornou parte integrante de boa convivência e relacionamento entre as pessoas.

Ser uma pessoa confiável é um ato louvável, e difícil de encontrar. E ainda, necessita-se a todo instante de provas que façam com que esta confiança seja perceptível pelo outro.

Perder a confiança em alguém é fazer com que todo laço envolto na mesma se desfaça. É como “sapatos de papel em dias chuvosos”. Ou você tem ou não tem, não existe meio termo.

Além disso tudo, readquirir confiança em qualquer tipo de relacionamento é bastante complicado. Existe o famoso “pé atrás”, não dá um passo em falso, necessidade de se provar que pode confiar novamente. Isto acarreta para um processo cada vez maior de isolamento, causado, principalmente, em consequência da decepção.

Porém, a vida nos mostra que não devemos generalizar a não confiança. Existem pessoas que nos passam verdadeiramente o que é possível para ser apta a um voto de confiança. E esta, pode ser perceptível nas coisas pequenas do dia a dia.

Por isso, não deixe que a turbulência da vida ofusque este valor tão importante e base sustentadora de qualquer tipo de relação seja abalada. Feliz é aquela pessoa que encontra alguém passível de ser confiável e vice-versa. A reciprocidade também faz toda a diferença, não basta ser somente uma qualidade individual, mas, principalmente, mutua.

“A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas”...

Page 31: Revista Realiza 52ª edição

31

SEMPRE SORRINDORaphael Brigagão

[email protected]

Aparelho Ortodôntico

Um sorriso bonito vai muito além da questão estética, sua saúde também pode ser comprometida pela ausência de aparelhos

ortodônticos.Dentes bem posicionados permitem uma boa

mastigação, respiração e deglutição, todas as funções essenciais no nosso dia a dia.

É um engano pensar que existe um limite de idade para se iniciar o tratamento. Cada vez mais adultos vem se preocupando com a saúde e procurando or todontistas. O que pouca gente sabe é que problemas comuns podem estar ligados a uma saúde bucal deficitária, como a dor de cabeça,

problemas digestivos e na coluna.O avanço da tecnologia também fez com que os

aparelhos ficassem mais leves, mais atraentes e mais confortáveis que aqueles aparelhos antigos que você lembra. Eles até funcionam mais rápido, assim você não precisa usá-los por muito tempo.

Marque sua consulta e descubra como um sorriso bonito pode fazer a diferença em sua vida!

Estamos à disposição para realizarmos uma pr imeira avaliação e esclarecemos quaisquer dúvidas.

Realize seu sonho e viva sempre sorrindo.A vida é feita de sorrisos. E disso, a gente entende.

Page 32: Revista Realiza 52ª edição

32

Ela também precisa de cuidadosDermatologista revela truques para cuidar da pele

ESPECIAL

Assim como o coração, a pele também é um órgão e é o maior existente no corpo humano. Ela faz parte do sistema tegumentar – conjunto

de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos – e é responsável por regular a tempera-tura corporal, perceber o frio, o calor, a pressão, o tato e a dor, e também por servir como uma barreira contra infecções, venenos e radiações.

A pele desempenha funções vitais e é formada por três camadas distintas, onde a epiderme, camada mais externa da pele, exerce a função protetora.

Abaixo fica a derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme, responsável por proporcionar nutrien-tes, calor e receptores táteis. A última camada é a hipoderme, encarregada por permitir com que a pele deslize sobre os músculos, fornecendo proteção contra traumas.

Para ter uma pele saudável e bonita é preciso tomar alguns cuidados simples no nosso dia a dia. Hábitos como comer mal e dormir com maquiagem podem prejudicar a saúde da pele. De acordo com a der-matologista Thaís Moisés, pós-graduada em Derma-

Cuidados com a pele

Page 33: Revista Realiza 52ª edição

33

Morear

tocosmiatria, é necessário limpar a pele duas vezes ao dia. “Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana e aplicar protetor solar a cada três horas. Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integrida-de da camada de proteção cutânea”, ressalta.

Cada tipo de pele tem as suas características particulares e requer cuidados diferentes. Buscar conhecer o seu tipo de pele é fundamental para escolher os cuidados ideais e específicos. Segundo a Dra. Thaís Moisés, para as peles oleosas o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstrin-gentes com alfa-hidroxiácidos. “É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação”, aconselha. Já no caso das peles secas e normais, o ideal é a utilização de sabonetes com pH neutro e complementação da limpeza com tônicos.

Não cuidar da higiene da pele pode levar a infec-ções. A exposição solar sem proteção pode causar queimaduras, câncer, manchas e envelhecimento. Cuidar da pele não é apenas uma atitude estética, mas sim de saúde.

Thaís Moisés

Page 34: Revista Realiza 52ª edição

34

[email protected] ARRUDA

Fábio Arruda

etiqueta na maternidade: dicas de como se comportar ao conhecer o recém-nascido

O nascimento de uma criança é sempre motivo de muita alegria, que encerra um longo período de expectativa e ansiedade! Menino ou menina? Essa surpresa já não depende mais do

nascimento. Fica apenas o melhor de tudo: que mãe e criança pas-sem bem e que o mundo receba de portas abertas este bebê.

Os familiares e amigos muito próximos sabem que quando a mãe vai para a maternidade, com a intimidade que lhes é conferida, não se faz uma visita sem ser combinada. Não se deve chegar à maternidade sem aviso. Telefonar para algum parente próximo da nova mamãe e perguntar se estão recebendo visitas e qual o melhor horário é o mais adequado.

Receber as visitas na maternidade ou em casa é uma questão de comodidade que depende de cada família. Se a recém-mamãe tiver um staff em casa, talvez prefira receber os amigos no conforto de seu lar, servindo um café com biscoitinhos ou um drink. Porém, caso o orçamento da família seja mais enxuto, melhor que as visitas sejam recebidas na maternidade. A regra é bom senso!

Vale lembrar que a visita de nascimento tem prazo de duração:15 minutos. Não faça disso um programa de tarde inteira, rindo e falan-do alto, se sentando na cama, usando o banheiro ou atendendo o celular. É um momento de alegria, sim! Mas também um momento de muita calma e respeito.

O presente deve ser de utilidade para o bebê: roupinha ou brin-quedo. Nada para recém-nascidos, pois a família teve muitos meses preparando o enxoval, além dos “mimos” recebidos no chá de bebê.

Totalmente fora de questão levar flores para a maternidade, pois elas nem poderão entrar no quarto. Além da mão de obra que a família terá de levá-las para o carro depois. Muito gentil, no entanto, é mandar flores para a casa dos pais do bebê, quando a família já tiver saído da maternidade.

Sempre penso na função do pai do recém-nascido nestas ocasi-ões: nenhuma! Todas as atenções são voltadas para a mãe e para o bebê. Além de um parabéns apressado, o pobre pai não recebe mais nada.

Amigos do casal podem levar esse homem nem que seja para uma pizza ligeira.

Em tempos de extermínio do tabaco, não sei se a oferta de cha-rutos é politicamente correta. Talvez um brinde com espumante ou suco de clorofila.

De qualquer forma, seja a visita feita na maternidade ou em casa, bebês devem ser olhados e nunca tocados! E olhados à distância!

Aqui vai mais uma dica: muito bom senso!

Page 35: Revista Realiza 52ª edição
Page 36: Revista Realiza 52ª edição

36

É tempo de aproveitar para queimar as calorias das festas de final de ano. Embarque no dia a dia da academia, do parque, e nosso editorial de MODA mostra as tendências e as dicas para você estar sempre fashion, mesmo na hora de malhar. Monte seu look e suas ideias e prepare-se para a malhação. FITNESS FASHION!

FITNESS FASHION

Editorial de Moda

nesta página as modelos usam BOdY Black or White, peça que não pode faltar no seu guarda roupa . look larulp Fitness

Page 37: Revista Realiza 52ª edição

37

nesta página a modelo a esquerda usa short e top color e a modelo a direita usa short sobreposto com bermuda e blusa fitness color

Page 38: Revista Realiza 52ª edição

38

as modelos usam macacão curto listrado a esquerda, colors ao meio e a direita branco com textura Fitness

Page 39: Revista Realiza 52ª edição

39

as modelos usam legging e tops jeans by jeans

a modelo usa top branco com listras nas costas e mini saia estampada Fitness

créditos

edição de moda : robes Britto

produção de Moda: robes Britto

Fotografia : rafael Milan

Modelos : Maria amélia , renata Zucoloto,

rafaela peloso.

looks : larulp Fitness

Make e hair : andré Maya ( colonial arena )

Page 40: Revista Realiza 52ª edição

40

O QUE ELES E ELAS VESTEM

Special Estilos

[email protected] Britto

Sol Moraes esbanjando s e n s u a l i d a d e e e s t i l o m even to no shopp ing Iguatemi. Sol sempre está antenada na moda e é referência na cidade de Ribeirão Preto. Amei o look! A camisa com listras e o colete preto sobreposto deu um charme ao visual. Aprovado!

O jornalista e apresentador Alécio Scandiuzzi em um super look descontraído de férias. A camisa polo é uma peça fundamental no guarda roupa mascul ino; e uma bermuda bolso faca branca é outro item indispensável. Alécio está sempre elegante nos eventos de Ribeirão Preto. Aprovado!

A modelo e estudante Natá l ia Igua l com um l ook bem româ n t i co. Um vestido branco com detalhes em renda e um IT da estação para o verão. O branco é uma peça eterna e o vestido me lembrou um ar “julieta moderna”, o que combinou com o jeito angelical de Natália. Amei! Nota 10!

A jornal ista e colunista mais badalada de Ribeirão Preto, Juliana Rangel, está sempre com elegância e charme nos eventos. Neste ela esteve com um look de parar o trânsito em um evento no shopping Iguatemi. Amei o vest ido todo estampado, mas o que me chamou a atenção foi a bolsa com alça metalizada linda! Eu aprovo!

A modelo Joyce de Oliveira com um look super moderno com um laço na gola que eu particularmente acho bem fashion e adoro. A estampa então nem se fala, valorizou o tom de pele da Joyce. Aprovado... mil vezes aprovado!

O consultor de moda K a k a e m u m l o o k espec ia l pa ra m inha coluna. Uma jardineira j e a n s é s e m p re u m curinga e super fashion forever; e uma camiseta com estampas florais, o auge da estação verão. Amei a composição e claro aprovado sempre!

Page 41: Revista Realiza 52ª edição

41

Page 42: Revista Realiza 52ª edição

42

VITRINE

Ouseuse®Faça como as sisters do BBB 16, arrase com Ouseuse®!!Shopping Santa ÚrsulaRua São Jose, 983Higienópolis- Ribeirão Preto |SPPiso 2- HigienópolisWWW.ouseuse.com.brTel: 16 3878-0031Face: Ouseuse Santa Úrsula

Via MulherAtenta às tendências da moda, a equipe da Via Mulher cria coleções para mulheres contemporâneas que desejam um guarda-roupa prático e que propicie looks para diversas situações.Temos estacionamento próprio. Av. independência 1422 | Fone 16-3635.6940

Moda gestante

Óticas DinizA nova coleção Never Hide está de arra-sar nas óticas Diniz! Com cinco lojas em Ribeirão Preto. Escolha a mais próxima e venha conhecer essa coleção que está um luxo! Lojas Óticas Diniz Prime: RibeirãoShopping e Av. Independência, 2476. Também lojas no Centro, Av. Saudade e Av. Dom Pedro.

Page 43: Revista Realiza 52ª edição

43

Page 44: Revista Realiza 52ª edição

44

AÇÃO SOCIAL

creche nave da saudade oferece educação e auxílio social

Foto

s: A

riane

Lim

a

Atendendo mais de 200 crianças, a instituição oferece também atividades extracurriculares

Educação para a vida

Edna Silva de Carvalho é uma das fundadoras da Creche Nave da Saudade, no bairro Jardim Zara. Em março, Tia Edna, como é

carinhosamente chamada pelas crianças, completa 33 anos à frente da instituição. “Até o ano 2000 fiz parte da diretoria. Neste ano, deixei meu trabalho e passei a ser diretora da creche”, conta.

Além do bairro Jardim Zara, a creche recebe crianças da Vila Abranches, Interlagos, Palmares, Novo Mundo, Lagoinha, entre outros da região leste da cidade. Mais de 200 crianças são beneficiadas pela creche, como ela expl ica: “Atualmente, atendemos 200 crianças com idades de 2 a 6 anos (Educação Infantil) e mais 40 com idades de 7 a 9 anos no projeto social (contra turno escolar)”.

A Nave da Saudade conta com vários projetos, como, por exemplo: Escola da Inteligência - Augusto Cury; Projeto Nutrir Nestlé; Projeto de Judô; Projeto de Música - bandinha, flauta e coral; entre outros.

A Diretora destaca o compromisso da creche com as crianças e suas famílias. “A Nave da Saudade sempre existiu com três funções básicas: oferecer saúde, alimentação e educação às crianças do Jardim Zara e adjacências”.

Para muitas crianças, o ensino maternal é a relação com a creche Nave da Saudade, mas a instituição tem outros compromissos: oferecer oportunidades. Neste caso, através do esporte, da prática do judô. O professor Silvio Firmino iniciou o projeto na creche como voluntário. Já se passaram mais de 18 anos e hoje ele tem orgulho de colher muitos resultados com seus pupilos. Aluno da primeira turma formada por Silvio, Jadiel Batista, hoje aos 23 anos, orgulha-se de recentemente ter conquistado a graduação de faixa preta conferida pela Federação Paulista de Judô. O jovem atleta, recém-formado em Educação Física, fez da modalidade sua profissão. Além de personal trainer, trabalha como professor de judô para crianças e adolescentes. Outro exemplo é Flávia Rodrigues, que aos 22 anos carrega em seu currículo conquistas internacionais, como campeã panamericana de judô em 2010, nos Estados Unidos. Juntamente com Jadiel, Flávia conquistou a faixa preta, os dois são os primeiros alunos do projeto a conquistarem tal reconhecimento. Hoje, Flávia mora no Rio de Janeiro e vive como atleta profissional. “Temos muitas dificuldades, mas tudo é feito pensando em oferecer oportunidades para essas crianças. Após tantos anos, ver dois adultos, que peguei no colo quando crianças, conquistarem seus espaços é muito gratificante”, destaca Firmino.

Apresentação de música no final do ano

Flávia Rodrigues, Silvio Firmino e Jadiel Batista

Page 45: Revista Realiza 52ª edição

45

Page 46: Revista Realiza 52ª edição

46

AUTOS

Atenção, marujos! Todos a bordo!

Quem nunca pensou em trocar o asfalto por uma aventura sobre as águas? Há quem pense que comprar uma embarcação é para magnatas, porém poucos sabem que é possível adquirir um barco com menos de R$ 100 mil. Depois de 2010, o mercado náutico passou a oferecer mais possibilidade de compra e financiamento de modo fácil. Hoje é possível comprar uma embarcação por preço de carro popular. Os

jet skis e as lanchas são exemplos de duas opções para quem quer pilotar em contato com a natureza.

jet ski ultra lx - KawasakiA Kawasaki oferece o modelo Ultra LX, com motor de 4 tempos (4 cilindros em linha) e potência de 160 cv, pelo valor de R$ 53.500,00. O modelo também oferece sistema de ignição digital, partida elétrica e tanque com capacidade de 78 litros. Fo

tos:

Div

ulga

ção

A grande variedade do mercado de lanchas e Jet Skis

Confira abaixo três opções para uma diversão aquática:

habilitação náutica

Completar 18 anos, tirar carteira de habilitação e dirigir pelas ruas brasileiras é o desejo de quase todo jovem. No mar, a regra não é diferente. Para pilotar

barcos, lanchas ou jet skis não basta apenas comprá-los, é necessário obter uma habilitação, mesmo que amadora.

Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo, é exigido um treinamento prático no veículo marítimo no qual o interessado quer se especializar. Para jet skis, por exemplo,

é indispensável a apresentação de uma declaração atestando a realização de no mínimo três horas de aulas práticas. O exame, aplicado para maiores de 18 anos, precisa ser agendado e a

documentação (RG, CPF, comprovante de residência, entre outros) deve ser entregue dez dias antes.

Page 47: Revista Realiza 52ª edição

47

coral 16l – coral

A Coral 16, com motor Mercury 50HP, pode ser comprada com um investimento de R$ 61.664. A lancha tem assento anatômico para o piloto, laterais estofadas, divã com pai-neiro. O casco é moldado com resina poliéster reforçada com fibra de vidro e o toldo em lona leve.

v160 comfort – ventura Marine

A V160 Comfort com motor Yamaha 40 XWS 2T Carbu-rado tem o valor aproximado de R$ 39.050, sendo este o menor preço de aquisição do mercado. Com capacidade para cinco passageiros, a embarcação tem caixa térmica, porta copos, cunhos de amarração em aço inox e estofa-mento completo.

Page 48: Revista Realiza 52ª edição

48

QUEM REALIZA MulheresGislaine Almeida | [email protected]

raquel WiezelDesigner GráficoAtua há 13 anos na indústria da propaganda. Cursou Processamento

de Dados no ensino médio, porém, aos 16 anos, já trabalhava como freelancer de criação via home office. Sua experiência vai de agências de publicidades, redações de jornais e revistas, como educadora em cursos técnicos em escolas e faculdades. Há 1 ano criou o Estúdio de Criação Tribo Criativa e agora está prestes a lançar a Revista Viver Bem Ribeirão, voltada pra área de saúde, beleza e bem-estar.

Gláucia BereniceAssistente Social e VereadoraEm 25 anos, fundou e coordenou dezenas de serviços sociais

voltados à proteção da infância, adolescência, profissionalização e recuperação da dependência química. Gláucia entrou na política nas eleições de 2008, quando se elegeu vereadora em sua primeira campanha. Nestes anos, vem se destacando na fiscalização do Poder Executivo e na elaboração de políticas públicas de forma participativa. Outras áreas de atuação: Saúde Mental, Direitos da Mulher, Direitos do Idoso, Orçamento e Fiscalização.

cris cardosoFotógrafaCom mais de seis anos de experiência no mercado fotográfico,

Cris e seu marido Aurélio Cardoso fundaram a Impressione Books e Fotos, empresa que celebra quatro anos de sucesso. A fotógrafa é especializada em cobrir todos os momentos especiais da vida de seus clientes, como casamento, festa de debutante, ensaio sensual, book para casais, gestantes, newborn (recém-nascidos), fotos mês a mês de bebês, entre outros trabalhos.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

patrícia etchebehereAdvogada e ApresentadoraNascida em Ribeirão Preto, optou pela carreira jurídica focada na

defesa do real valor da família, em especial o direito da mulher. Com determinação e garra, a advogada e apresentadora do programa de TV Dia a Dia, pela TV Mais, vem desempenhando um importante papel na causa de mulheres. Patrícia atua como voluntária de várias ações e projetos sociais. Além de ser colaboradora e colunista da rádio Líder 103,5 FM, esclarecendo dúvidas jurídicas. Também é vice-presidente do CARIB, onde defende o valor das crianças abandonadas. Atua fortemente no Projeto Raabe, reconhecido mundialmente pelo resgate dos valores das mulheres e de sua família.

Page 49: Revista Realiza 52ª edição

49

elmara lucia de Oliveira BoniniEducadora e reitora da Universidade de Ribeirão PretoElmara Lucia de Oliveira Bonini é uma referência em gestão de

ensino superior e atua à frente da Unaerp, avaliada pelo MEC como uma das dez melhores universidades particulares do Brasil. Formada em Serviço Social, mestre em Política Social, foi secretária Municipal de Educação de Ribeirão Preto e ocupa também funções importantes em órgãos educacionais como o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), entre outros. Como educadora, Elmara apoia sua capacidade de trabalho na função social da Universidade e na promoção da cidadania por meio da educação.

josefina BarbozaEmpresária, jornalista e publicitáriaJosefina é formada em Comunicação Social com habilitação em

Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Em agosto de 1986, fundou a empresa Job Publicidade e Propaganda e hoje atua para atender empresas varejistas de pequeno e médio porte, além de outros diversos clientes. Atualmente, sua empresa está ampliando a área de serviços de Web e mídias sociais. Com 30 anos no mercado, Josefina atua junto à ACI (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) como Vice Superintendente Distrital e também em alguns projetos culturais e socioambientais.

Maria sirlene da silvaEmpresáriaA empresária Maria Sirlene da Silva é um exemplo de superação.

Apesar de ter enfrentado dificuldades na infância, isso não fez com que ela desanimasse. Muito pelo contrário, sua proatividade e o sonho de empreender culminaram no que é hoje a loja Sirlene Modas. Utilizando de experiência e bom gosto, a loja Sirlene reflete e transmite as últimas tendências da moda para a mulher clássica, que não abre mão de se vestir bem. A empresária sente orgulho e satisfação ao servir suas clientes e amigas, acreditando que o segredo para empreender é trabalhar com muito amor e dedicação.

thaís abdalla MoisésDermatologistaDra. Tha ís Moisés é dermato logista com Residência em

Dermatologia pela PUC-CAMPINAS e possui título de Especialista em Dermatologista pela SBD/AMB. Em 2013, realizou Prática Profissionalizante em Discromia, Acne e Tricoses pela USP-SP e em 2014 e 2015 fez Pós-Graduação lato sensu em Dermatocosmiatria pela FM-ABC. Atualmente, está aprimorando seus conhecimentos em tricologia (queda de cabelo – diagnóstico e tratamento), na Universidade de Medicina de Mogi das Cruzes-SP.

Page 50: Revista Realiza 52ª edição

50

QUEM REALIZA Mulheres

rosana MarquesEmpresáriaRosana Marques nasceu em Juruaia, Minas Gerais, onde vive e

trabalha até hoje. Proprietária da Ouseuse, maior confecção do polo mineiro de moda íntima, começou a trabalhar ainda muito nova no comércio, mas essa experiência foi decisiva para Rosana decidir abandonar o magistério e abrir sua própria empresa. Juntamente com seu irmão, fundou a Ousadia, hoje conhecida nacionalmente como Ouseuse. Em 2007, Rosana deu início a um projeto de responsabilidade social: o Amigas do Peito, que tem por objetivo doar sutiãs especiais a mulheres carentes e mastectomizadas. Desde então, centenas de sutiãs já foram doados.

luciana sensiniFisioterapeuta e empresáriaAos 46 anos, a fisioterapeuta e diretora da marca Fisioforma, Luciana

Sensini, há mais de 20 anos se dedica ao setor de beleza e estética. Luciana trouxe pioneiramente para a cidade de Ribeirão Preto e toda a região um novo conceito de tratamento. Com quatro clínicas nas proximidades, a marca hoje transformou-se em franquia. Além disso, foi lançado em 2015 uma linha própria de dermocosméticos, com produtos faciais e corporais. E, recentemente, adquiriu a patente do revolucionário método 4D de emagrecimento. Para 2016, Luciana afirma que o público pode esperar muitas novidades e inovações que vão surpreender e agradar, o que já é marca registrada da Fisioforma.

veronica MarconiGraduada em Pedagogia, com pós-graduação em Administração Escolar, Mestre em Educação Cristã pela Flórida Christian University

– FCU, Veronica está à frente da escola IAVEC há 16 anos. Neste tempo, ela já percorreu um vasto caminho e sabe que liderar é um grande desafio. São obstáculos e dificuldades diárias que necessitam de perseverança e fé. Acredita que necessita inovar sempre, buscar ideias, opiniões, experiências que ajudam coordenar as variadas funções dentro da escola. Veronica passa o dia todo na escola e sempre procura participar e se envolver com todos os setores que compõem a vida escolar. Acredita que o sucesso profissional vem com muito trabalho e fé. A escola começou pequena, no bairro Jardim Paulista, com apenas oito crianças. Hoje, após 16 anos, já tem todos os níveis da educação (Infantil, Fundamental e Médio).

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 51: Revista Realiza 52ª edição

51

QUEM REALIZA

novo ponto de encontro de food trucksRibeirão Preto conta com mais uma novidade em food truck: o Food Park Cidade, que funciona de quarta a domingo na Rua Inácio Luiza Pinto, 140, no Alto da Boa Vista, das 18 horas até meia noite, comandado pelo empresário Gula Biagi. Segundo ele, esta sofisticação da alta gastronomia nas ruas agora conta com um ponto fixo. No local, estarão estacionados vários food trucks convidados, entre eles o de pizza, churros, hot dog, crepes, cervejas artesanais, risotos, hambúrguer, cuscus marroquino (food bike), doces, entre outros. “Queremos oferecer comida com qualidade em um lugar charmoso, com atrações culturais e conforto”, destaca.

O sabor artesanal dos gelatos italianos Os fãs de doces delícias geladas estão adorando a novidade do Shopping Iguatemi: o Puro Gelato. A gelateria oferece variedade de sabores naturais, a marca registrada dos artesanais gelatos italianos. São mais de 60 receitas, das quais diariamente os clientes podem escolher entre 24 opções. Essa é a primeira filial dos sócios Gustavo Lopes e Kallel Carnali, a matriz está localizada no Novo Mercadão.

realiza passa a compor portfólio do Grupo MídiaO Grupo Mídia, empresa multimídia detentora de diversos canais de comunicação nacional e regional, acaba de anunciar a aquisição da revista Realiza, publicação com mais de sete anos de mercado. A partir de agora, toda a linha comercial e editorial passam a ser controladas pelo Grupo Mídia, com matriz em Ribeirão Preto e sucursal em São Paulo. “Temos uma expertise de mais de 8 anos na comunicação dirigida. A Realiza já está adensada e consolidada em nossa região. A nossa experiência somará para a liderança da publicação”, afirma Edmilson Jr. Caparelli, Presidente do Grupo Mídia.

ribeirãoshopping inaugura espaço Gourmet O RibeirãoShopping, em parceria com o chef espanhol alejandro Blanco, inaugurou o Espaço Goumert. Por meio de aulas, cursos, workshops, biblioteca culinária, exposição de produtos, dicas e demonstrações da alta gastronomia, o local irá oferecer aos clientes do centro de compras uma oportunidade de aprimorarem suas habilidades e sofisticarem suas receitas. Localizado no Setor Imigrantes (Loja 147 G/H), a estrutura do Espaço Goumert permite a formação de turmas de 10 até 15 alunos. Mais informações pelo site ribeiraoshopping.com.br.

Foto

s: D

ivul

gaçã

oFo

tos:

Thi

ago

Cru

z

http://goo.gl/3ehlsmconfira a entrevista

Page 52: Revista Realiza 52ª edição

52

AVENTURA

Queimando o asfalto sobre duas rodasconfira dicas de rotas perfeitas para aqueles que amam as estradas

rafael Mauricio

arnaldo carlos vanzo

alexander lopes silva e sua esposa sandra

Há quem diga que as melhores viagens são aquelas que nos trazem a sensação de liber-dade. Quem ama andar de moto sabe como

é terapêutico trocar uma viagem rápida de avião por uma longa estrada com paisagens belíssimas. Para que um passeio sobre duas rodas seja inesquecível é importante, além de definir o destino, conhecer muito bem o trajeto que será percorrido. Pensando nisso, conversamos com três motociclistas sobre as rotas perfeitas para aqueles que amam as estradas.

Arnaldo Carlos Vanzo, mais conhecido como Rato, é professor vigilante e apaixonado por motos. Proprietário de uma Yamaha Virago 535 cc, Rato é presidente do Moto Clube Rato do Asfalto Ribeirão Preto. Para o professor, os passeios preferidos são aqueles com pernoite. “A viagem mais longa que fiz até hoje foi para Ponta Porã, divisa com o Paraguai. O passeio durou um dia e meio com paradas em casas de amigos e barracas”, conta. Vanzo já fez diversos passeios curtos, entre os favoritos estão as cidades de Passos (MG), Serra Negra (SP) e Ubatuba (SP). “Uma das viagens que quero fazer após me aposen-tar é para Florianópolis em Santa Catarina. Pretendo rodar 1200 km sem passar por São Paulo, com uma rota percorrendo Araraquara (SP), Jaú (SP), Bauru (SP), Botucatu (SP), Capão Bonito (SP) e descendo para o sul, sem pressa”, acrescenta.

Para Alexander Lopes Silva, tenente da Polícia Mi-litar do Estado de São Paulo, as rotas preferidas são aquelas que incluem lugares para se refrescar, como Caconde (SP), Rifaina (SP), Miguelópolis (SP) e outras cidades que ofereçam esse mesmo perfil. Alexander é integrante do grupo Mike’s do Asfalto de Ribeirão Preto, moto clube formado por Policiais Militares e seus familiares e amigos mais próximos, e é proprie-tário de uma moto Suzuki V-Strom 1000, escolhida devido ao conforto tanto para o piloto quanto para o passageiro.

Alexander conta que a preferência da rota é deci-dida de acordo com o local de destino. “A trajetória é traçada sempre onde as estradas nos oferecem mais segurança e infraestrutura, postos de combustível e alimentação, sendo que os dias de viagem são pla-nejados de acordo com a distância a ser percorrida”, justifica. As cidades de até 200 km de distância do ponto de partida podem ser feitas através de pas-seios com ida e volta no mesmo dia, mas quando as viagens são mais longas é recomendável fazer um planejamento de pernoite.

Já para o empresário Rafael Maurício os melhores passeios são os pertencentes ao National H.O.G Rally, evento anual da Harley-Davidson para os mem-bros do H.O.G (Harley Owners Group), grupo oficial de proprietários de motos Harley-Davidson. “Esse evento reúne harleyros de todo o Brasil”, conta. Rafael é diretor do H.O.G Chapter Ribeirão Preto e tem em sua garagem o modelo Dyna Super Glide FXD, escolhida como um amor à primeira vista. O evento National H.O.G Rally oferece música, gastronomia, atividades com motos e desfile pela região visitada. “Este ano o evento será em Petrópolis (RJ). Nós do H.O.G de Ribeirão Preto sairemos daqui dia 20 de abril e retornaremos dia 24 de abril”, conta.

Page 53: Revista Realiza 52ª edição

53

Academia Triathlon

triathlon cross training é para todos

você sabia?

Imagine uma modalidade de exercício físico que combine diferentes modos de atividades, como corrida e musculação, proporcionando o trabalho de

vários músculos e articulações ao mesmo tempo. Este é o Cross Training em que o atleta, além de não correr o perigo de desgastar muito uma região do corpo, também consegue obter uma alta performance.

“É uma modalidade voltada ao bem-estar de to-dos. Os treinos preparam para os desafios físicos do nosso cotidiano”, explica Flávio Soares de Oliveira, da Academia Triathlon.

Segundo o empresário, os treinos tem duração de 1 hora. “Começamos com aquecimento. Em segui-da, o professor explora com o aluno a parte técnica e, no final, testamos o equilíbrio, a força, a coordenação e, claro, a resistência.”

Esta atividade é adaptada para que todas as pes-soas, das mais diversas faixas etárias, possam treinar e atingir seus objetivos. Os resultados, segundo Flá-

Além de todos os benefícios citados acima, o Cross training também ajuda a recuperação pós fra-tura. Isso porque esta modalidade ajuda a corrigir o problema e na melhora das inflamações.

vio, são muito animadores. “Além do corpo bonito e sarado, o Triathlon Cross Training tem como benefício trabalhar a coordenação, equilíbrio, precisão, resis-tência muscular e cardiovascular, força, flexibilidade, e agilidade. Enfim, é uma atividade completa.”

Flávio ainda alerta que, por falta de informação, muitos profissionais julgam de maneira errada o Cross Trainning. “Recomendo que se informem me-lhor. Convido a todos para fazer uma aula conosco, tire suas dúvidas com nossos profissionais. Vamos ajudar você a alcançar seus objetivos, superando os limites.”

Page 54: Revista Realiza 52ª edição

54

TURISMO

A Suíça brasileiracampos do jordão é a cidade ideal para se visitar em qualquer época do ano

As folhas do outono começam a cair a partir do dia 20 de março e com elas as estações mais frias do ano despertam. Campos do

Jordão é um dos destinos favoritos para quem gosta de se aconchegar em chalés e se deliciar com bons cafés e apetitosas cervejas. A cidade, que foi carinhosamente batizada como “Suíça Brasileira”, está localizada aproximadamente a 455 km de Ribeirão Preto e apresenta um cenário incrível semelhante ao dos Alpes suíços. Além de possuir uma paisagem tipicamente europeia, a cidade apresenta uma excelente rede de hotéis e pousadas.

O clima frio da cidade atrai visitantes durante o

ano todo. No inverno, a Suíça Brasileira, depois de passar a madrugada com temperaturas abaixo de zero, acorda preguiçosa e coberta de gelo. Já os verões são amenos com direito à brisa suave, com temperaturas que não ultrapassam os 30 graus durante o dia.

Laura Martini, estudante de farmácia, fez as malas com a sua família para Campos do Jordão mais de cinco vezes e diz indicar de olhos fechados o local como destino de viagem. “É uma cidade maravilhosa com um clima bem frio. A arquitetura é fabulosa e a cidade é completamente receptiva com os turistas”, conta.

Page 55: Revista Realiza 52ª edição

55

Festival Internacional de Inverno

Passeios

Hospedagem

Restaurantes

O Festival Internacional de Inverno, promovido pelo governo do Estado, é o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. O evento é conhecido internacionalmente e marcado por mais de quarenta anos de história.

Campos do Jordão oferece diversas formas de lazer e diversão para seus turistas, como a Pedra do Baú – conjunto de rochas famosas pelas rotas de escaladas – e o passeio de teleférico até o Morro do Elefante, com um percurso de 550 metros.

As atividades mais requisitadas são as trilhas pelas montanhas e picos da região, que se tornam ainda mais bonitas nas manhãs em que há probabilidade de neblina. Não se esqueça de levar na mala os sapatos e as roupas adequadas para se aventurar nas montanhas.

Pousadas, hotéis, chalés e casas para alugar fazem parte do cenário charmoso da cidade. Apesar das muitas opções de hospedagem, é preciso fazer sua reserva com antecedência, principalmente em épocas de alta temporada e feriados prolongados, quando o município chega a receber mais de um milhão de visitantes.

A cidade é repleta de bares, casas de chás e restaurantes, com opções diversas de restaurantes dedicados à culinária do mundo inteiro e famosa pelos seus deliciosos fondues doces e salgados. Além da culinária local, há restaurantes de cozinha alemã com pratos típicos. A cervejaria da Baden Baden é um dos lugares mais agitados da cidade, onde a produção de cerveja é artesanal e servida em larga escala.

Rafael Martini Jr., Marisa Hebe Fogaça de Aguiar, Laura Martini e Daniel Martini - Lago das Carpas - Horto Florestal em Campos do Jordão

Page 56: Revista Realiza 52ª edição

56

Page 57: Revista Realiza 52ª edição

57

capa de GastrOnOMia

SHOGA JAPONESE FOOD

Proprietário do restaurante Shogá Japonese Food, Mazinho Sousa destaca a variedade de opções quando o assunto são as delícias da culinária japonesa. “Temos uma seleção dos melhores pratos da cozinha oriental. Sempre indicamos para os clientes a nossa opção mais completa de rodízio: o

Prime, que inclui lagosta, camarão, lula, polvo, além de muitas opções em variedade de sushis especiais e diferenciados que só o Shogá tem”.

“Além da variedade de pratos e ambiente agradável, aqui no Shogá nossos clientes encontram uma equipe especializada de sushimens que cuida da elaboração dos nossos pratos e desenvolvimento de novas combinações. Além disso, estamos com nova gerência, garantindo nossa tradicional qualidade também em atendimento e respeito”.

Mazinho explica que o maior compromisso do Shogá é fazer com que cada momento no restaurante seja uma ótima experiência, tanto na degustação de sabores quanto na excelência em atendimento. “Estamos sempre investindo em estrutura e qualidade, mas principalmente em profissionais competentes e capacitados para continuar surpreendendo e encantando nossos clientes com pratos de primeira qualidade e o melhor atendimento”, completa.

São duas unidades em Ribeirão Preto: Unidade Prime (rua Conde Afonso Celso, 1405 – Jardim Sumaré) e Unidade Jardim Paulista (rua Atibaia, 20 - Jardim Paulista). As unidades funcionam de segunda a domingo, das 18 às 24h. No entanto, para quem quer aproveitar o melhor da culinária japonesa no horário de almoço, a Unidade Prime abre também das 11h30 às 14h.

Foto

s: A

riane

Lim

a

Page 58: Revista Realiza 52ª edição

58

[email protected]

JOÃO BRIGADEIRO

Bussiness Sabor

Sem crise! Mercado de festas não conhece o que é recessão

Especialistas apontam que um orçamento para um casamento começa em R$ 40 mil e pode ir até o infinito. A crise pode até adiar

o tão sonhado casamento, mas não põe fim a uma tradição que, mesmo em tempos difíceis, movimenta um mercado de bilhões de reais. O segmento está tão em alta que até os cantores de axé, sertanejo, dentre outros ritmos, estão migrando para ele.

É um mercado que leva junto muitas empresas que oferecem serviços para o setor. Hoje, temos empresas que oferecem os bares personalizados, lembrancinhas, “gifts”, doces, brigadeiros especiais e até fantasias para ajudar a festa ficar mais animada!

O que está mudando, na verdade, é a quantidade de convidados. Para poder oferecer produtos e serviços de qualidade a forma foi diminuir a lista. Mas nunca deixar de fazer festa.

As pessoas não estão deixando de fazer cerimônia e festa. Quem vai casar se programa com antecedência e quer um momento especial.

Só que toda moeda tem outro lado. O lucro para as empresas diminuíram e muito. Empresários do setor se queixam do aumento dos preços de matérias-primas. Mesmo com o crescimento do setor, a crise está atrapalhando com o aumento de peços. E não dá para repassar todo este aumento para o cliente.

Porém o mercado de eventos sociais no Brasil é altamente maduro e registra uma demanda crescente em todas as regiões do país. As empresas prestadoras de serviços estão cada vez mais atentas às necessidades do mercado e em busca de novas tendências e produtos diferenciados, que estão ajudando a contornar, e muito, a crise.

potencial de eventos no país:casamentos• As faixas etár ias que concentram o maior

“potencial” de casamentos ocorrem na faixa entre os 20 e 39 anos. Esta faixa concentra 75% dos matrimônios realizados no país, em média, de acordo com o levantamento que utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE.

• Os solteiros entre 20 a 39 movimentam, hoje, no Brasil, aproximadamente R$ 793 bilhões. Sendo que somente a classe média movimenta R$ 328 bilhões.

debutantes• As festas de 15 anos são comuns entre as

meninas. É um mercado com potencial de dois milhões de pessoas ao ano. No Brasil, cerca de 1,8 milhão de meninas farão 15 anos em 2015. E a massa de renda das famílias com meninas nesta idade chega a R$ 4,3 bilhões no país

• A maior parte das meninas de 15 anos pertence a classe C (com 894.639), 50% do total. Classes D/E (com 606.938) e 34% do total. E, por último as classes A/B (com 282.519) com 16% do total.

universitários• O número de universitários cresceu fortemente,

ampliando a demanda por festas de formatura: são quase 7 milhões no Brasil. Cerca de 6,8 milhões estão, atualmente, cursando algum curso de graduação no país. A massa de renda das famílias com jovens na graduação chega a R$ 30 bilhões.

• Os jovens cursando a universidade em sua maioria são das classes A e B (47%), seguido da Classe C (46%), D/E (7%).

Portanto, com ou sem crise, vamos criar. A melhor maneira é não deixar a peteca cair e cair na festa!

Page 59: Revista Realiza 52ª edição

59

GASTRONOMIA

verace pizzaNa Verace Pizza você encontra deliciosas saladas, calzones, receitas gourmet exclusivas e muito mais. Peça sua pizza em casa e pague com cartão, incluindo o alimentação. Terças e quartas tem promoção. Aberta de terça a domingo das 18 às 24h. Confira novidades no cardápio em breve!. Rua Alfredo Benzoni, 61 | Tel.: (16) 3441-1102.

Bendito BuguerBurger + batata + refri refil por R$29*!? Oba!Este é o Fresh Burger - pão australiano, burger 180g, muçarela, cebola roxa, agrião e maionese de ervas. Uau!São 3 burgers especiais com um super preço no combo para vocês.* Válido de terça a quinta para os 3

burgers selecionados da promoção. Os outros dois são:- Double Classic - pão de hamburger, 2 burgers de 90g, queijo cheddar e Bendita maionese.- Chicken BBQ - pão francês, burger de frango, queijo prato, molho BBQ e bacon.

restaurante tokyo

Servimos por quilo ou à vontade no self service. Av.: Nove de julho, 1184. E, Tokyo Express na Praça de alimentação do EXTRA.

Page 60: Revista Realiza 52ª edição

60

GASTRONOMIA

Bar e restaurante do nelsonTradicional em Ribeirão Preto, serve o melhor e mais famoso filé a parmegiana da cidade. Localizado na rua Prudente de Moraes, número 1313, funciona de terça a sábado das 18h às 00h. Sábados, domingos e feriados abre também no almoço das 11h às 15h30. Atende delivery.Telefones: (16) 3625-6669 e 3632-8681 delivery.

shogáO Shogá Japonese Food tem duas unidades em Ribeirão Preto: Unidade Prime (rua Conde Afonso Celso, 1405 – Jardim Sumaré) e Unidade Jardim Paulista (rua Atibaia, 20 - Jardim Paulista). As unidades funcionam de segunda a domingo, das 18 às 24h. A Unidade Prime abre também para o almoço das 11h30 às 14h.

satô japanese cuisineFaça sua confraternização de final de ano da empresa no melhor restaurante japonês da cidade.Pacotes especiais para eventos.Saia do tradicional, venha para o Sato.Rua João Penteado 552. Boulevard. Fone: (16)3441.8001

Page 61: Revista Realiza 52ª edição

61

RECEITA DO CHEF

receita de Bruschettaingredientes1 pão ciabatta150 gramas de cream cheese50 gramas de queijo parmesão1 unidade de alho poróAzeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparoCorte o pão ao meio no sentido do comprimento,

passe o cream cheese e reserve.Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue

o alho poró até ficar macio e tempere com sal e pi-menta. Coloque o alho poró sobre o pão previamente preparado, cubra com parmesão ralado e leve ao forno até dourar.

Retire do forno, regue com azeite a gosto e corte em fatias.

dicasCom essa base de pão e parmesão, você pode

criar novos sabores. Confira algumas sugestões:- cogumelos variados- queijos mais fortes como brie ou gorgonzola com

geleia de frutas- tomate, mozzarella de búfala e manjericão- calabresa

OpçõesVocê pode trocar o pão ciabatta por pão italiano ou

até mesmo o pão francês.

professora das áreas de nutrição e gastronomia do senac ribeirão preto, Marília liotino é graduada pela Faculdade de Medicina de ribeirão preto - usp, com mestrado em ciências Médicas pela mesma instituição.

Chef Marília Liotino

O cream cheese pode ser substituído por azeite, creme de ricota ou requeijão.

Outra opção é a salada de pepino com iogurte ser-vida no pão Sírio.

ingrediente1 pepino japonês sem semente cortados em cubi-

nhos½ cebola cortada em cubinhos1 dente de alho pequeno amassado170 gramas de iogurte natural½ xícara de folhas de hortelã rasgadaAzeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparoMisture todos os ingredientes e tempere com sal,

pimenta e azeite e sirva acompanhado com pão Sírio.Para completar, cenoura e outros vegetais em pali-

tos com molho pesto ou limão e sal.

Page 62: Revista Realiza 52ª edição

62

Coco Bambu

Especializado na culinária brasileira, Coco Bambu Sabores do Brasil traz delícias regionais para Ribeirão Pretoinaugurado há pouco mais de um mês, o restaurante estreia o novo conceito da marca cearense

Um cardápio totalmente inovador. Essa é a proposta do Coco Bambu Sabores do Brasil, localizado no Jardim Botânico, em

Ribeirão Preto. Idealizado pelo sócio fundador da rede cearense de restaurantes Coco Bambu, Afrânio Barreira e com cardápio assinado pela chef Daniela Barreira, o novo conceito traz opções de pratos regionais que fazem parte da cultura, da memória afetiva e do paladar do brasileiro.

No cardápio, cada uma das cinco regiões do país está representada por pratos típicos, como é o caso do tradicional Pato no Tucupi e Jambu apreciado

nos estados do Norte do Brasil. A Carne de Sol do Nordeste também está presente no Coco Bambu Sabores do Brasil de diversas formas como: paçoca, filé, petisco, entre outras opções. Outro diferencial do restaurante é que os pratos estão disponíveis todos os dias, inclusive a feijoada. No menu há opções a partir de R$ 49,90 e servem de duas a três pessoas.

De acordo com Elias Bachá, um dos sócios da unidade ribeirão-pretana, a adesão do público tem sido muito boa principalmente em experimentar novos pratos. “Além daquele cliente que gosta da comida de determinada região temos muitos que

Page 63: Revista Realiza 52ª edição

63

chegam e pedem um prato típico que gostariam de experimentar e nunca tiveram a oportunidade. Esse público ainda volta para provar novas delícias”, comenta.

Entre os destaques do restaurante está o prato típico do Nordeste brasileiro nomeado de Camarões Sabores do Brasil. O prato leva camarões selecionados, creme de leite, molho branco e batata palha e serve de 3 a 4 pessoas. Outro quitute que vale a pena experimentar é a “Carne de Sol do Maranhão” preparada com 1 quilo de carne de sol de filé mignon, baião de dois, farofa de ovos, banana à milanesa, cebola refogada, purê de macaxeira e vinagrete.

A porção de mini acarajés tem sido a campeã de pedidos no Happy Hour do espaço. “O mini acarajé é imbativel, mas também temos ótima saída do dadinho de tapioca e do camarão e cebola a dorê”, completa Paulo Walraven, outro sócio.

A carta de vinhos conta com mais de 200 rótulos nacionais e internacionais e a casa oferece ainda cervejas especiais, chopes, 50 tipos de drinks variados incluindo opções com rapadura e até pimenta.

serviço:

Coco Bambu Sabores do Brasil Endereço: Rua Paschoal Bardaro, 1306, Jardim Botânico

Funcionamento: De segunda a quinta-feira: das 11h30 às 15h e das 18h às 24h. Sexta, sábado, domingo e feriado: das 11h30 à 1h.

Informações e reservas: 16 - 3234-5522 / 16 – 99615-6069 Facebook: cocobambusaboresdobrasil | Instagram: cocobambusaboresdobrasil

delícias doces O Coco Bambu Sabores do Brasil traz ainda um

cardápio de sobremesas típicas já consagradas pela culinária nacional, como é o caso dos Churros que na versão do restaurante ganhou recheio de doce de leite argentino e trufa de chocolate. Outra delícia do menu é o “Bolo de Chocolate recheado com brigadeiro e calda de creme inglês”. Já para os fãs de sobremesas nacionais há o tradicional Pudim de Leite, Pudim de Tapioca, Cocada de Forno, Cartola, além das tortas de Limão e Banana Cremosa.

Com capacidade para até 400 pessoas o restaurante oferece ainda área para eventos, espaço kids, música ao vivo e manobrista. O funcionamento é de domingo a domingo,para almoço, happy hour e jantar.

happy hour Todos os dias o Coco Bambu Sabores do Brasil

oferece um Happy Hour das 18h às 21h com promoções de chopes e caipirinhas em dobro, além de 25% no valor de todas as entradas. Os petiscos vão desde “Dadinho de Tapioca” até o “Bolinho de Feijoada” e “Costelinha de Tambaqui”.

Page 64: Revista Realiza 52ª edição

64

SHOWS

TEATRO

Show do Bem – Jorge e MateusData: 03 de marçoHorário: 22hLocal: centro de eventos taiwan

Encontro das Tribos – Gabriel O Pensador, Planta&Raiz, Cidade Verde, Haikaiss, Cris SNJ, Maneva, Rael, Oriente, Família Imperial e DJ SamharaData: 06 de marçoHorário: 12hLocal: clube vale do sol

Almir SaterData: 17 de marçoHorário: 21hLocal: theatro pedro ii

O Coelho Engenheiro Data: 6 de marçoHorário: 17hLocal: auditório Meira junior (theatro pedro ii)

Page 65: Revista Realiza 52ª edição

CINEMA

A Série Divergente: ConvergenteGênero: Ficção científica, Fantasia e aventuraElenco: shailene Woodley, theo james e ansel elgortSinopse: após a mensagem de edith prior ser revelada, tris, Quatro, caleb, peter christina e tori deixam chicago para descobrir o que há além e descobrem a existência de uma nova sociedade.

Kung Fu Panda 3Gênero: animação, aventura e infantilElenco: jack Black, angelina jolie pitt e dustin hoffmanSinopse: O sumido pai de po resolve visitar o filho e levá-lo para uma reunião familiar em um paraíso secreto dos pandas. no meio da confraternização, o panda guerreiro é surpreendido por um espantoso v i lão e recorre aos velhos amigos para treinar os moradores locais.

Um Homem Entre GigantesGênero: dramaElenco: Will smith, Gugu Mbatha-raw e alec BaldwinSinopse: dr. Bennet Omalu, neuropato-logista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de fute-bol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. deter-minado a reverter o quadro e expor para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa nFl.

65

Page 66: Revista Realiza 52ª edição

66

KIDS [email protected]

Arthur Hilário Marques Beatriz Lima

Enzo da Rocha Floriano Guilherme e Gabriel Ruiz do Prado

Isadora Castania Rehder

Laís e Felipe Rissato de Sousa Narciso Valentina Britto Mendes

Pedro Fregonezi Mir

Flora, Maria e Pietra Gomes Morgan Taveira

Rafaela Rodrigues Costa

Ana Luiza e Luiz Felipe Oliveira Regula

Sophia Alves

Maitê Minkiewicz

Bianca e Lara Jeycic Floriano

Page 67: Revista Realiza 52ª edição

67

Page 68: Revista Realiza 52ª edição