revista praia - ed. 89

52

Upload: praia-clube

Post on 16-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista Praia traz com exclusividade o anuncio das novas obras na área de ampliação do Praia Clube, além das fotos do show de 75 anos do clube, com Victor e Leo

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Praia - Ed. 89
Page 2: Revista Praia - Ed. 89
Page 3: Revista Praia - Ed. 89

Foto

: Lea

ndro

Men

des

LUIZ ArthUr MeInberg dos sAntos

Presidente

No aNiversário do Praia o PreseNte é Para a Família PraiaNa!

Um show inesquecível da dupla Victor e Leo, seguido pelo início das obras na área de expan-são onde existia o antigo frigorífico Omega, estes foram os dois grandes presentes que oferecemos aos praianos para marcar os 75 anos do Praia Clu-be neste mês de julho.

Como eu disse, no início desta gestão, meu ob-jetivo principal, junto com a diretoria, é atender aos praianos e, para isso, temos trabalhado. No dia 4 de julho, fizemos o maior evento realizado no Praia, que recebeu mais de 15 mil pessoas no bosque para cantar parabéns ao Praia Clube com a dupla Victor e Leo. O show aconteceu em per-feita ordem, sem nenhuma ocorrência e em um clima familiar em uma tarde de domingo. Foi inesquecível e, mais uma vez, eu agradeço a todos que prestigiaram este momento.Ainda em julho, demos início às obras na área de

expansão do Praia, no espaço onde existia o frigorífico Ome-ga. Começamos com a recomposição da vegetação nativa das margens do rio Uberabinha, com o plantio de mudas do cer-rado. Também faremos a conexão entre as duas margens por meio de uma nova passarela e o prolongamento da pista de caminhada em forma de trilha ecológica na área do antigo fri-

gorífico.Ainda nesta primeira etapa, iniciamos a construção de uma

moderna sede para a ginástica e o judô, onde existia o prédio principal do frigorífico. Também planejamos para as próximas etapas a construção de um restaurante e uma piscina naquela área. Nesta edição, você saberá melhor o que está sendo feito em uma reportagem especial da Revista Praia.

Entre outras novidades que apresentamos nesta revista, temos os novos pratos que incrementam o cardápio do Res-taurante da Piscina Olímpica e a regulamentação do uso da academia de ginástica, com foco na preservação da saúde do associado. Temos ainda a cober-tura do esporte com novas conquistas e títulos, as festas e o cotidiano do seu Praia Clube.

Boa leitura e nos encontramos no dia a dia do Praia!

3 Revista Praia

Page 4: Revista Praia - Ed. 89

pra

iacl

ube.o

rg.b

rexpediente

Responsabilidade Social

Presidente: LUIZ ArthUr MeInberg dos sAntos

1º Vice-presidente: CArLos gonçALo neves

2º Vice-presidente: síLvIo CUnhA vAsConCeLos

1º Secretário: CArLos gUstAvo de AqUIno testA

2º Secretário: CíCero nAves de ÁvILA Jr.

3º Secretário: WALter PereIrA esPíndoLA

1º Tesoureiro: gAstão borges

2º Tesoureiro: LeonArdo veLAsCo LIMA

Diretor de Patrimônio: sérgIo vIeIrA AttIê

Diretores do Social: José osCAr bredArIoL

ÁLvAro AntônIo sILvA rIbeIro Diretor Geral de Esportes:

LUIZ hUMberto vILArDiretores de Esportes:

dAyton goMes FernAndesedgAr FéLIx dos sAntos JúnIor

AntônIo ALves PereIrAbreno gUerrA MeroLAJorge edUArdo CeCíLIo

CONSELHO FISCAL:Presidente:

ALdorAndo dIAs de soUsAVice-presidente:

PAULo FeroLLA dA sILvASecretário:

LeAndro veLAsCo LIMAMembros:

ArAkén de CArvALho novAesLUIZ eUgênIo dA FonseCA edILson PereIrA dA sILvACArLos AUgUsto brAgA

REVISTA PRAIAUma produção do departamento de Comunicação e gestão estratégica.

Diretor responsável: Carlos gonçalo neves

gerente / Jornalista responsável:sérgio h. gouvêa – Mtb: Mg 09021 JP

[email protected]

Projeto gráfico: Cézar Matos / rogério rocha

Editoração: rogério rocha

Edição:Flávia Ferraz e sérgio gouvêa

Redação: Cairo silva / dayana silva / Flávia Ferraz /

Iolanda Carneiro/ Janyer guilherme e sérgio gouvêa

Fotos:departamento de Comunicação

Fotolito/CtP: registro digitalImpressão: Gráfica Breda

tiragem: 8.000 exemplaresComercialização da revista

departamento Comercial Praia Clube(34) 3256-3135 / [email protected]

revista Praiaedição nº 89 – Junho / Julho / 2010 revista

bimestral de divulgação do Praia Clube

Pça. Primo Crosara, 505 – CopacabanaÀs margens do rio Uberabinha

Cep: 38.411-076 – telefax (34) 3256-3100www.praiaclube.org.br

Parte da diretoria do Praia Clube após um almoço oferecido pelo 36º Bata-lhão de Infantaria Motorizado no mês de junho.

NOTÍCIA TRISTE

Na noite de sexta-feira, 20/08, o esporte de Uberlândia perdeu um grande nome. O técnico de futsal, Flávio Garcia - o Mikim-ba, morreu vítima de um aciden-te na rodovia entre Tupaciguara e Uberlândia.

No Praia Clube, Mikimba atuou por cinco anos como treinador de futsal - de 2003 a 2008. Ele foi mestre dos garotos da base e também da equipe adulta, mos-trando sua competência e con-quistando títulos que marcaram sua trajetória no clube.

Com seu jeito despojado e uma alegria que contagiava a todos, sempre sorridente e solícito, Mikimba deixará saudades.

A Família Praiana, consternada com esta perda, presta as condolências aos seus familiares e amigos.

O selo foi concedido ao Praia Clube pelo fato de o clube pertencer ao quadro de as-sociados da APP e contribuir para a cons-trução e consolidação das boas práticas do mercado de comunicação.

o Praia Clube Foi CertiFiCado Pela assoCiação dos ProFissioNais da ProPagaNda (aPP)

Page 5: Revista Praia - Ed. 89
Page 6: Revista Praia - Ed. 89

A dedicação dos oito participantes inscritos na primeira edi-ção do Desafio TV Praia e o compromisso dos profissionais envolvidos foram determinantes para o resultado do projeto. Se no início da competição a soma dos pesos dos desafiantes ultrapassava uma tonelada (1011,9 kg), hoje, representa 952 quilos, ou seja, uma redução de 60 quilos.

Apesar de dois dos participantes (Flávio Eduardo e Alisson Ribeiro) não terem conseguido chegar à etapa final por mo-tivos pessoais, o objetivo do Desafio TV Praia foi conquis-tado: despertar a consciência para a importância de ter uma vida saudável. Os demais desafiantes – Edilson Azevedo, El-ber Borges, Elaine Almeida, Celso de Souza, Sérgio Storto e Paulo Roberto – vestiram a camisa do projeto, com algumas “escapadinhas”, que foram flagradas pela equipe do TV Praia inclusive, na Feijoada Praiana, mas logo retornavam ao ritmo do Desafio.

Resultado“A conquista do prêmio me motiva a manter a busca pela

qualidade de vida”. Essa declaração do vencedor do Desafio TV Praia, Edilson Azevedo, deixa claro que, além do emagre-cimento, a mudança de hábitos foi fundamental na conquista e na perda de 9 kg. “Minha meta é chegar ao fim deste ano com 100 kg. A melhora no condicionamento físico proporciona uma sensação ótima, além de ter conseguido baixar índices como o colesterol, o que melhora a saúde como um todo”, afirmou o participante que recebeu como prêmio um ano de atividade na academia de musculação com a personal trainer Roberta Teixeira, que o acompanhou durante o Desafio.

“Além de emagrecer, o Edilson conseguiu controlar a diabe-tes e a hipertensão. No início do projeto, ele não tolerava uma hora de treino, tinha dificuldades para caminhar e pegar peso, mas logo conseguiu”, destacou a personal.

O segundo e o terceiro lugar ficaram com Elaine Almeida e Élber Borges, que receberam como prêmio seis e três me-ses, respectivamente, de atividade na academia de muscula-ção com acompanhamento de personal trainer. Os critérios utilizados para a escolha foram o empenho, a frequência e as mudanças feitas nos hábitos do dia a dia.

o maior prêmio: qualidade de vida

Após quatro meses de competição, a primeira edição do Desafio TV Praia chegou ao fim com menos 60 quilos na balança!

6 Revista Praia

CoNFira o quaNto Cada PartiCiPaNte emagreCeu (em kg)

alissoN erasto ribeiro: 108,30 – 106,40

Celso de souza JúNior: 122,50 – 120

edilsoN de oliveira azevedo: 122,90 – 113,20

elaiNe almeida vieira: 101,50 – 86,70

elber aPareCido borges: 128,50 – 119,30

Flávio barbosa: 133,70 – 130

Paulo roberto eNgleiter: 123,80 – 119,60

sérgio storto JúNior: 170,70 – 157,10

Page 7: Revista Praia - Ed. 89
Page 8: Revista Praia - Ed. 89

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 9: Revista Praia - Ed. 89

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 10: Revista Praia - Ed. 89

Um dos grandes desafios da sociedade atual é fazer o maior número de tarefas diárias com o máximo de eficácia, o que provoca uma rotina estressante e de trabalho excessivo. Para agravar esta situação, a maioria das pessoas ainda se alimenta mal, com uma dieta rica em gorduras e carboidratos, e se esquece das oito horas de sono recomendadas pelos médicos. Ou seja, ao extrapolar os limites físicos e mentais, cria-se um estado de tensão constante que deixa o corpo mais vulnerável a uma série de doenças.

Mas a prática de algumas atividades físicas podem combater diretamente o estresse e proporcionar bem-estar, como o Yoga e o Pilates. “Estas aulas utilizam técnicas de posturas, respirações, alongamentos, meditações e relaxamento que descansam o corpo e a mente, desaceleram o metabolismo e proporcionam a recuperação da energia gasta em um dia de trabalho estressante”, explica a coordenadora do fitness do Praia Clube, Vanessa Oliveira.

Dedicar um tempinho na agenda, pelo menos duas vezes na semana, para praticar atividades que relaxem o corpo auxilia no conhecimento de mecanismos que podem ajudar na busca do equilíbrio. Cuidar do corpo vai além de manter a forma física e o peso ideal, pois se o estado emocional está desequilibrado, o organismo será prejudicado e, consequentemente, o corpo como um todo.

YOGA

Se você pensa que a prática do yoga é restrita ao fato de pronunciar algumas palavras como forma de meditação, está muito enganado, pois a atividade trabalha com as articulações, a musculatura e, principalmente, na redução do estresse e da ansiedade. O “yoga” quer dizer unir, ligar, o que significa levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do autoconhecimento.

“É muito importante que as pessoas

conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar um equilíbrio. O yoga estimula a autossuficiência, pois ensina que o bem-estar depende do próprio indivíduo, não dos outros”, afirma a professora da modalidade no Praia Clube, Mara Bernardes. Ela também explica que os exercícios de yoga dão flexibilidade aos músculos tensos, principalmente das costas, pernas e ombros.

Uma das principais características do yoga é o controle da respiração, esquecido em meio às atividades cotidianas, mas que influencia o funcionamento do sistema nervoso e traz benefícios como a redução da ansiedade e sensação de relaxamento.

Benefícios do yoga para o corpo . Melhora a postura, diminuindo dores nas costas ; . Estimula a circulação sanguínea ;

reserve uma parte do dia para vocêAtividades que proporcionam o relaxamento muscular aliviam o estresse e contribuem para

elevar a qualidade de vida

10 Revista Praia

Page 11: Revista Praia - Ed. 89

. Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida ; . Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional; . Melhora a capacidade imunológica ; . Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão ; . Melhora a coordenação motora;

. Diminui o estresse e a ansiedade; . Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos.

MAT PILATES

A atividade é desenvolvida no solo, com a utilização do próprio peso e equipamentos como tiras elásticas e bolas. Os movimentos são naturais e permitem o aumento de flexibilidade muscular, barriga mais definida, autocontrole emocional, melhora a postura, as articulações, além de melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao estresse.

Apesar de trabalhar os músculos, o Mat Pilates não leva o aluno à exaustão, pois os exercícios são realizados de forma suave, sem impacto e pouca repetição. “Se nos treinos de musculação são praticadas três séries de 30, por exemplo, no Mat Pilates, é feita uma série de 10”, destaca a professora da modalidade no Praia Clube, Roberta Teixeira.

O encontro do aluno com o próprio corpo é outro benefício destacado pela professora. “No dia a dia, o estresse sobrecarrega os músculos e desse processo surgem as pequenas dores, como na lombar, no pé e no joelho. Os exercícios do Mat Pilates são voltados para relaxar o músculo e aliviar o aspecto emocional”, explica Teixeira.

ALONGAMENTO

O exercício pode parecer simples, mas como é voltado para o aumento da flexibilidade muscular, é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Por isso, é importante incorporar o alongamento ao exercício físico, para o aquecimento e relaxamento dos músculos. Mesmo durante o horário de trabalho ou estudo pode-se alongar o corpo para auxiliar na respiração, facilitando a circulação sanguínea o que aumenta o raciocínio.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

. Reduzem as tensões musculares;

. Relaxam o corpo;

.Proporcionam maior consciência corporal;

. Deixam os movimentos mais soltos e leves;

. Previnem lesões;

. Preparam o corpo para atividades físicas;

. Ativam a circulação.

SAIBA MAIS

Como alongar?

Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. Bruna Carneiro ressalta que o ideal é combinar a prática do alongamento a uma atividade aeróbica, como, por exemplo, a caminhada.

Yoga

seguNda e quarta-Feira: 8h30; 17h15; 18h20 e 19h30

terça e quiNta-Feira: 7h10; 8h30; 10h; 18h20 e 19h30

sexta-Feira: 8h30; 17h15 e 18h20

Pilates

seguNda e quarta-Feira: 8h10 e 19h10terça e quiNta-Feira: 7h10; 8h10; 9h10;

10h10; 17h10; 18h10 e 20h15sexta-Feira: 8h10

CoNFira os horários em que as aulas

de Yoga e Pilates são realizadas No Praia Clube

Page 12: Revista Praia - Ed. 89

12 Revista Praia

Page 13: Revista Praia - Ed. 89

13 Revista Praia

Page 14: Revista Praia - Ed. 89

Em meio à prateleiras recheadas de guloseimas, como bo-lachas, salgadinhos, refrigerantes e doces, é um desafio para os pais convencer os filhos a levar um lanche saudável para a escola. O consumo de alimentos pouco nutritivos também é favorecido pela praticidade dos produtos industrializados, o que não vai ao encontro de valores nutritivos e às necessida-des energéticas das crianças.

Diante destes vilões, garantir a educação alimentar adequa-da, desde os primeiros anos de vida, favorece a boa alimenta-ção. “Os pais e a escola desempenham papel fundamental na formação de hábitos de vida saudáveis. Os pais, por meio da instituição de alimentos saudáveis na rotina da casa, e a esco-la, com opções de lanches nutritivos nas cantinas”, explica a nutricionista Lísis Vilar.

Ao escolher o tipo de alimento que será colocado na lanchei-ra, é importante escolher uma fonte de carboidrato (pães, bis-coitos, cereais), proteína (queijos magros, leite, iogurte) e vi-taminas (frutas e sucos). “A alimentação escolar deve oferecer de 300 a 350 calorias, nove gramas de proteínas e nutrientes como: cálcio, ferro, magnésio, zinco e vitaminas C e A”, afirma a nutricionista.

Mas os pais que excedem na quantidade de alimentos de-vem ser mais cautelosos. Embora o lanche garanta à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória, ele deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, e logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refei-ção como o almoço ou jantar.

O consumo de alimentos gordurosos e sem valor nutricional contribui para a obesidade. Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia indicam que o Brasil apresenta 6,7 milhões de crianças com esse problema. Nos últimos 30 anos, o índi-ce de crianças obesas passou de 3% para 15% no país. “Além do excesso de peso, a má alimentação aumenta a obtenção de energia proveniente de açúcares e gorduras, fator que contri-bui para a vulnerabilidade crônica à determinadas doenças, como diabetes, e a deficiência na capacidade intelectual”, aler-ta Lísis Vilar.

Outra dica fundamental é a forma de conservar os alimentos até o momento em que a criança irá consumi-los, para evitar intoxicação alimentar. Por isso, é importante utilizar lanchei-ras e garrafas térmicas.

Como garantir à criança uma alimentação que seja, ao mesmo tempo, nutritiva e saborosa?

Hora do lanCHe!

SAIBA MAIS

O desenvolvimento das células adipo-sas na infância é determinante nos pa-drões de composição corporal do indiví-duo adulto.

O tratamento da obesidade infantil ba-seia-se no conceito de boa alimentação; não

se fazem restrições alimentares rígidas.

Veja como garantir uma alimentação balanceada

para as crianças:

1 unidade de fruta pães e cereais (pão, bolo sem cobertura, granola ,

biscoitos integrais, pão de queijo) proteínas (leite e derivados)

Ex: 1 tangerina ou 1 banana ou 1 porção de suco 250ml + ½ pão francês ou 1 fatia de pão integral ou 2 pães de queijo médios + 1 colher de sobremesa de

requeijão ou geleia de frutas ou 1 fatia de muçarela + 1 porção de leite (180 ml) ou 1 pote de iogurte

(observar se há disponibilidade de local apro-priado para condicionar)

14 Revista Praia

Page 15: Revista Praia - Ed. 89
Page 16: Revista Praia - Ed. 89

Projeto memória Praia!

O Praia Clube completou 75 anos e nós queremos recordar parte desta história, com a sua ajuda.

Observe as fotos acima e caso tenha alguma lembrança ou informação sobre quando foram tiradas ou quem são as pes-soas que aparecem, entre em contato com a gente.

Você também pode colaborar com outras fotos e demais ma-teriais sobre a história do clube.

Fale com a gente no Departamento de Comunicação pelo telefone 3256-3170 ou pelo e-mail [email protected]

16 Revista Praia

Page 17: Revista Praia - Ed. 89
Page 18: Revista Praia - Ed. 89

Quando o assunto é a prática de atividade física , o que real-mente deve ser levado em consideração é que se você é adepto à qualquer tipo de exercício, seja musculação, corrida, natação, futebol ou uma simples caminhada, é preciso, primeiramente, saber como está sua saúde para depois iniciar as atividades. Pode até soar estranho, mas ‘os cuidados com o corpo reque-rem cuidados’.

De acordo com o Dr. Nabil Ghorayeb, pós-doutorado em cardiologia e medicina esportiva, antes de iniciar os exercí-cios físicos é importante fazer uma avaliação médica. Sem um monitoramento prévio, a prática de exercícios pode trazer di-versos riscos à saúde. “As atividades físicas, dependendo do nível de intensidade e de exigência, seja ela competitiva ou não, desencadeia uma série de fenômenos metabólicos varia-dos e intensos. Se o indivíduo tiver alguma doença silenciosa ou inicial, o exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações”, explica o cardiologista.

Prevenir. Esta é a palavra que pode cuidar melhor de você se conseguir transformá-la em ação. Por isso, as pessoas que

querem começar a malhar ou mesmo aquelas que já praticam algum tipo de atividade devem fazer uma avaliação para ve-rificar suas condições físicas antes de iniciar ou intensificar qualquer atividade.

Segundo o cardiologista, o aval de um médico é importante para detectar alguma anormalidade cardiovascular, que pode provocar riscos à saúde durante uma atividade física mais in-tensa. “Para atividades mais simples e que possam exigir me-nor condição física como uma simples caminhada, o médico pode realizar uma consulta de rotina e um eletrocardiograma, mas para as pessoas com mais de 35 anos ou que tenham fa-miliar com caso de alguma doença cardiovascular precoce (menos de 55 anos) ou mesmo aquelas que irão apenas inten-sificar a atividade, exigi-se uma avaliação mais detalhada que incluem teste ergométrico e laboratorial.” Nabil afirma que os problemas mais comuns que podem ocorrer em pessoas que praticam atividades físicas, sem estar apto para o exercício, são os cardiovasculares como arritmias, isquemias ou modifica-ções da pressão arterial.

Você é aquele tipo de pessoa que adora malhar ou que ‘tira uma onda’ e malha de vez em

quando? Na verdade, não importa o quanto você gosta ou não de praticar exercícios.

18 Revista Praia

Page 19: Revista Praia - Ed. 89

Para o médico conhecer as condições cardiovasculares, físicas e possíveis ris-cos na pratica esportiva é utilizado o ”Questionário de Prontidão para Atividade Física”, com sete perguntas. Caso alguma resposta seja “sim”, deve-se fazer uma consulta médica antes de participar de atividades físicas. Mas o teste não substi-tui a avaliação médica completa.

Faça a sua avaliação:

1. Algum médico já disse que você possui algum problema de coração e que só deveria realizar atividade física com supervisão por profissionais de saúde?

2. Você sente dores no peito ou sensação de peso ou palpitações quando prati-ca atividade física?

3. No último mês, você sentiu dores ou algum mal-estar no peito quando pra-ticava atividade física?

4. Você apresenta desequilíbrio devido à tontura e/ou perda de consciência?

5. Você possui algum problema ósseo/articular ou muscular que poderia pio-rar pela atividade física?

6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou outro problema de coração?

7. Sabe de algum outro motivo pelo qual você não deve realizar atividade físi-ca?

atestado médico

Faça o seu teste

Com o objetivo de atender aspectos legais, e ainda colaborar com o associado na manutenção de seu bem estar e saúde, o Praia Clube passou a exigir a apre-sentação de atestado médico autorizando a prática de exercícios para utilização da academia de musculação. Desta forma, desde 23 de agosto, a entrada na aca-demia somente é permitida aos sócios que entregaram o seu atestado na Central de Atendimentos. A proposta é de ampliar esta medida para a prática de outras atividades físicas oferecidas pelo clube.

Se você ainda não fez sua avaliação, procure um médico e apresente seu ates-tado na Central de Atendimentos. Segundo Dr. Nabil, qualquer médico pode e deve emitir um atestado médico, desde que se sinta em condições técnicas para isso. “Deve informar as limitações médicas, cuidados com medicações (diuréti-cos, hipoglicemiantes para diabete e anti-hipertensivos) e se conhecer o assunto, qual exercício não é recomendado para aquela pessoa ”, explicou o especialista em medicina esportiva.

Mostre que o seu coração bate bem da ideia. Procure o seu médico e pratique exercícios com segurança. Cuide de você!

Page 20: Revista Praia - Ed. 89

Premiação em dinheiro e pontos na Associação dos Tenis-tas Profissionais (ATP); estes foram alguns dos atrativos que trouxeram 32 tenistas de sete países (Brasil, Argentina, Itália, Estados Unidos, México, Suécia e Taiwan) ao Future - Di Pri-ma Tennis Festival, competição realizada no Complexo de Tênis do Praia Clube na última semana de julho.

O campeão da partida final de simples foi o brasileiro Rafael Camilo, que venceu o brasileiro, de nascimento e naturalizado sueco, Christian Lindell por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. Camilo recebeu 18 pontos na ATP e US$ 1,3 mil. Já o vice, 10 pontos e US$ 900.

Na finais de duplas, os campeões foram Nicolas Santos e Vi-tor Maynard. O vice campeonato ficou com Idio Escobar e Danilo Ferraz.

O tenista praiano Pedro Freitas, 16 anos, convidado pela or-ganização do torneio para disputar a chave principal, enfren-tou o catarinense José Pereira. Apesar de não ter superado o tenista visitante, Pedro Freitas aproveitou a competição como um aprendizado para a carreira, já que esteve com tenistas de diversas partes do mundo.

Praianos e visitantes lotaram o Complexo de Tênis do Praia Clube para assistir à final do Future - Di Prima Tennis Festival

di Prima tennis Festival

Torneio internacional reuniu 32 tenistas de sete países no Praia Clube

O campeão de simples, Rafael Camilo, recebe o troféu das mãos de Rubens Vicente, diretor de marketing do grupo

Mataboi, acompanhado do presidente do Praia Clube, Luiz Arthur Meinberg dos Santos

Os campeões de duplas Nicolas Santos e Vitor Maynard, acompanhados do diretor de esportes, Jorge Cecílio (E), e de Rubens Vicente (D), diretor de marketing do grupo

Mataboi

20 Revista Praia

Page 21: Revista Praia - Ed. 89
Page 22: Revista Praia - Ed. 89

22 Revista Praia

Page 23: Revista Praia - Ed. 89

23 Revista Praia

Page 24: Revista Praia - Ed. 89

Os atletas da natação Máster do Praia Clube foram destaque no 2º Open Minas Gerais Máster de Natação ao conquistarem o quarto lugar entre os 20 clube de todo o Estado que parti-ciparam da competição. A delegação praiana foi representada por 12 nadadores. Nos índices individuais se destacaram: Fe-

lipe Maia, Jane Cardoso e Cymea Egypto, todos vencedores de três provas. As equipes praianas de revezamento foram campeãs em todas as categorias femininas. Na masculina, fo-ram um ouro e uma prata.

Praia teve bons resultados em open de Natação

Os atletas da natação praiana ocuparam o 2º lugar nas cate-gorias: Juvenil, Júnior e Sênior da 13ª Super Copa - Campeo-nato Mineiro de Inverno Juvenil a Sênior, realizada de 1º a 4 de julho, em Belo Horizonte. A competição contou com 24 clubes e 306 atletas. O Praia também levou a 2ª colocação no Geral. Os nadadores praianos conquistaram dez recordes de

campeonato. Além disso, faturaram 117 medalhas, sendo 43 de ouro, 36 de prata e 38 de bronze.

A atleta Bianca Rodrigues obteve o Melhor Índice Técnico e Atleta Eficiência. Já o nadador Caio Hanaoka conquistou o Melhor Índice Técnico.

Praia tem boa colocação em mineiro

O Praia Clube foi bem representado no Campeonato Brasi-leiro de Peteca por Ricardo Luís Queiroz, o Muído, que con-quistou o título de campeão na categoria Veteranos I. Em qua-tro partidas realizadas, o atleta praiano obteve quatro vitórias por 2 sets a 0. A competição aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho, em Curitiba (PR).

A atleta da natação Máster, Fernanda Portilho Prado, 52 anos, conquistou, no dia 3 de agosto, medalha de bronze nos 100m Borboleta, no XIII FINA World Masters Championship de Natação, realizada na Suécia. Fernanda é a atual Campeã Mundial nos 200m nado Costas, ficou em 4º lugar nos 100m nado Livre e em 6º lugar nos 200m nado Livre.

Natação máster é destaque internacional

Campeão brasileiro de peteca é praiano

24 Revista Praia

Page 25: Revista Praia - Ed. 89

A para-atleta da natação praiana Letícia Lucas se destacou no Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação que foi reali-zado de 15 a 21 de agosto, na cidade de Eindhoven – Holanda, como integrante da seleção brasileira. Letícia foi vice-campeã mundial no revezamento 4x50m Livre. A competição foi uma prévia dos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.

O técnico Alexandre Vieira, que treina a para-atleta no Praia Clube, também a acompanhou na comeptição.

Letícia agora se prepara para a Etapa Nacional do Circuito Lo-terias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo.

letícia lucas é vice-campeã mundial

Page 26: Revista Praia - Ed. 89

o maior eveNto da histÓria do Praia Clube

Mais de 15 mil pessoas cantaram parabéns para o Praia Clu-be com a dupla Victor e Leo, no maior evento já realizado nes-tes 75 anos de sua história. A dupla apresentou o show “Ao Vivo e em Cores”, em comemoração ao aniversário do Praia, como forma de presentear a família praiana que assistiu a este show gratuito na tarde do domingo, 4 de julho.

Os cantores fizeram questão de convidar o presidente, Luiz Arthur Meinberg, acompanhado de outros diretores para su-bir ao palco e cantar parabéns junto com os associados. Foi um momento de emoção, como avaliou o presidente ao agra-

decer a presença de todos. Victor e Leo também destacaram a alegria de fazer parte desta festa, principalmente, pelo fato de serem associados do clube, ou seja, são parte desta família praiana.

Além da dupla sertaneja de maior sucesso do momento, o evento contou com outros cantores e bandas que animaram a tarde do domingo. Toda a alegria, confraternização, convívio harmonioso e momentos do show foram registrados nas fotos que você confere aqui na Revista Praia.

26 Revista Praia

Page 27: Revista Praia - Ed. 89

27 Revista Praia

Page 28: Revista Praia - Ed. 89

28 Revista Praia

Page 29: Revista Praia - Ed. 89

29 Revista Praia

Page 30: Revista Praia - Ed. 89

30 Revista Praia

Page 31: Revista Praia - Ed. 89

31 Revista Praia

Page 32: Revista Praia - Ed. 89

ProJetos Futuros

A Revista Praia apresenta, em primeira mão, os detalhes da etapa inicial da expansão do Praia Clube para a área do antigo frigorífico Omega. A diretoria aprovou o projeto elaborado pelo arquiteto Luiz Humberto Finotti, das primeiras cons-truções, dando início às obras e à recomposição da vegetação nativa das margens do rio Uberabinha, no mês de julho. Para o presidente Luiz Arthur Meimberg dos Santos, este é um momento histórico. “Me sinto muito feliz em começar esta

nova etapa do crescimento do Praia Clube. Nosso objetivo é atender aos associados e, por isso, a princípio, iremos criar espaços para algumas áreas que precisam de uma melhor es-trutura para seu desenvolvimento”, afirmou. Nesta primeira etapa será construído um prédio de dois andares que atenderá às atividades da ginástica e do judô. Na sequência, a previsão é da construção de um restaurante e uma piscina para todos associados.

32 Revista Praia

Page 33: Revista Praia - Ed. 89

Às margens do rio Uberabinha, na nova área, foi dado início ao plantio de mudas do cerrado e a formação de uma trilha ecológica, que será interligada à pista de caminhada do bos-

que, na outra margem, por meio de uma passarela já constru-ída. A pista do bosque também será ampliada para uma área adquirida ao fundo, onde foi construída a passarela.

33 Revista Praia

Page 34: Revista Praia - Ed. 89

No andar térreo do novo prédio serão disponibilizadas sa-las para as aulas de ginástica, como o Pilates e Body Pump, além de espaços específicos para as atividades com as esteiras e bicicletas. Serão construídos também vestiários feminino e masculino.

34 Revista Praia

Page 35: Revista Praia - Ed. 89

Após estas obras, de acordo com a disponibilidade finan-ceira do clube, será iniciada a segunda etapa da expansão. A previsão é implantar um moderno restaurante, com toda a estrutura para produção e atendimento, além de um bar. Tam-

bém deve ser construída uma piscina, com solarium e vestiá-rios masculino e feminino. Estas são apenas algumas das eta-pas previstas para a área de expansão do clube, que ainda terá muitas novidades para a Família Praiana!

O andar superior será destinado ao judô, com três tatames. Também po-derão ser implantadas novas modalidades de lutas, como o karatê, de acor-do com a procura dos associados. Para quem assiste aos treinos e pequenas competições, será construída uma arquibancada. Para garantir a acessibili-dade, a proposta prevê a construção de um elevador para acesso a esta parte superior.

35 Revista Praia

Page 36: Revista Praia - Ed. 89

O atleta da natação praiana Pedro Costa Domingos, de 18 anos, está em Cingapura, onde disputa até o dia 26 de agosto os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude. O atleta foi con-vocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para integrar a seleção brasileira de natação que par-ticipa da competição com representantes de outros 205 paí-ses.

Uma das provas de destaque do atleta foi os 50m Borboleta, em que Pedro ficou a um centésimo da medalha de bronze ao alcançar a quarta colocação na modalidade, em 24s81. Pedro Domingos Costa alcançou a melhor marca da carreira. “É di-fícil ficar a apenas um centésimo da medalha, mas o lado po-sitivo é que sou o quarto melhor do mundo nesta prova, em minha categoria, e fiz o melhor tempo da minha vida”, disse o atleta.

Apesar do currículo registrar diversos títulos, o início nas piscinas não foi intencional. “Quando criança eu apresentei um problema respiratório, e os médicos indicaram a natação como uma das atividades que poderia auxiliar no tratamento,

mas não imaginei que eu me tornaria um competidor”, afir-mou Domingos.

Após a disputa em Cingapura, Pedro tem como desafio a Copa do Mundo e também o Troféu José Finkel, ambas em setembro no Rio de Janeiro. O retorno da Jogos da Juventude também representará para o nadador uma mudança nos hábi-tos. “Nos treinos, vou me dedicar também nos 50m e 100m costa, por se tratar de uma prova disputada em Olimpíadas, o que não é o caso dos 50m borboleta”, disse o nadador que não esconde a vontade de disputar em 2016. “Participar das Olimpíadas no Rio é um sonho é um objetivo”, destacou Pe-dro que tem como inspiração os nadadores Thiago Pereira e Cesar Cielo.

O técnico de Pedro Domingos, Gino Degani, é um dos dois treinadores da seleção brasileira e também está em Cingapu-ra.

O resultado do nadador Pedro Domingos nos Jogos Olím-picos de Verão da Juventude você confere no site praiaclube.org.br

Pedro domingos entre os melhores do mundoAtleta integra a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Cingapura

A atleta Giuliana Moutran Cartolano (categoria meio-pesa-do), conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Sub 13 de Judô, realizado em Campo Grande (MS) de 13 a 15 de agosto.

O campeonato contou com a participação de 22 estados com 300 atletas no masculino e feminino.

Judoca praiana é destaque em brasileiro

36 Revista Praia

Page 37: Revista Praia - Ed. 89

vôlei praiano também foi destaque no Jimi e na Copa minasAs equipes Infantil e Infanto-juvenil de vôlei do Praia Clube

fizeram bonito na Copa Minas Tênis Clube que aconteceu no dia 5 de agosto, em Belo Horizonte. Confira os resultados:

A equipe Infanto-Juvenil Feminino do Praia venceu o Pi-nheiros e o Flamengo por 2 sets a zero. As praianas do Infan-til Feminino venceram o Paraná Clube por 2x0 enquanto os Amigos do Vôlei Brasília (DF) surpreenderam o Praia com 2x1.

A equipe de vôlei feminino adulto do Praia Clube classificou-se para a etapa final dos Jogos do Interior de Minas ( JIMI), que será realizada em outubro. O Praia Clube busca o penta-campeonato na competição.

Após conquistar a Liga Nacional 2010, as meninas treinam para a final dos JIMI e também para a estreia na Superliga Na-cional de Vôlei prevista para 25 de novembro. Antes, as atletas participam de amistosos preparatórios.

Mesmo com a final da Liga Nacional de Vôlei sendo realizada fora de casa, as atletas praianas não se intimidaram e venceram o time Pomerode ADP, por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 24/26, 25/21 e 25/13. A vitória também garantiu à equipe mineira o Bicampeonato da Liga, já que as mineiras também conquistaram o título da competição no ano de 2008.

O assistente técnico bicampeão Spencer Lee lembrou que as dificuldades enfrentadas pela equipe não foram somente dentro de quadra. “Esse campeonato fez com que o time se unisse. Tivemos que enfrentar o frio, diversas lesões, torci-da contra e grandes equipes. A vitória é mérito do trabalho bem feito por essas meninas nos últimos dois meses. O título é merecido. Fomos campeões perdendo um único set. Esse

resultado é apenas o começo de um trabalho que tem como objetivo a Superliga”, afirmou Spencer.

A capitã e atacante de meio do Banana Boat/Praia Clube, Paula Barros, também já pensa na disputa da Superliga. “Essa conquista foi muito importante para coroar esses dois meses de trabalho. O time se superou e cresceu durante o torneio”, disse a capitã.

Com esta vitória a cidade de Uberlândia garante duas vagas na Superliga de Vôlei 2010/2011, pois o Praia Clube já parti-cipa desta que é a principal competição do vôlei brasileiro. Neste ano a equipe Banana Boat/Praia/FUTC, jogando pelo UTC, venceu a Liga Nacional e garantiu mais uma vaga na Su-perliga para a cidade.

vôlei praiano é bicampeão da liga Nacional de vôlei Equipe venceu o Pomerode, de Santa Catarina, na casa do adversário

37 Revista Praia

Page 38: Revista Praia - Ed. 89

A equipe sub 17 de basquete do Praia Clube fez bonito na Copa Estadual, realizada de 30 de julho a 1º de agosto. Foram três vitórias em três partidas que aconteceram em casa. Con-fira os resultados.

Praia Clube 81 x 12 PBF/ Sport Club de Juiz de ForaPrincipal pontuador praiano e da partida: Eduardo Barros

de Brito, com 21 pontos assinalados.

Praia Clube 64 x 50 Sesi Esportes/UberlândiaPrincipal pontuador praiano e da partida: Weverton Guedes

Santana, com 21 pontos assinalados.

Praia Clube 82 x 12 Prefeitura de Sete Lagoas Principal pontuador praiano e da partida: Rafael da Silva,

com 23 pontos assinalados.

O título do Campeonato Interno de Futsal Pré-mirim ficou com a equipe Bosco e Filhos. A finalíssima foi realizada no dia 3 de julho contra o Syagri Agronegócios, e teve o placar fecha-do em 4 a 4. Mas, por ter feito melhor campanha, o Bosco e Filhos levou a melhor.

Além do título a equipe também teve o artilheiro da com-petição, Marco Antônio Tavares, com dez gols marcados. Já o atleta Pedro Henrique Cintra, da equipe Syagri Agronegócios, foi eleito a revelação do campeonato e o melhor jogador da final. O título de goleiro menos vazado ficou com Heitor Za-noni Ferreira, do time Universe Brinquedos/Pirlimpimpim, que sofreu dez gols.

Confira os demais colocados:

3º lugar: Universe Brinquedos/Pirlimpimpim4º lugar: Moviminas

bosco e Filhos é campeã do interno de Futsal Pré-mirim

A equipe Start Química/Innova Ótica foi a campeã do In-terno de Futsal Máster em partida realizada no dia 2 de julho. Após o empate em 5 a 5 no primeiro jogo da final contra o Trans Rocha/Império das Tintas/Acqua Zero a agremiação da Start Química/Innova Ótica goleou na segunda partida da final por 9 a 2.

Além do título a equipe também teve o principal goleador do campeonato, Agnaldo Lima, autor de 20 gols. E para com-pletar a festa o time comandado pelo capitão Alessandro tam-bém levantou o troféu com o goleiro menos vazado, Samuel Martins, que teve a média de 3,38 gols sofridos por jogo.

interno de Futsal máster tem novo campeão

basquete sai invicto de Copa estadual

38 Revista Praia

Page 39: Revista Praia - Ed. 89

Quando o assunto é erguer troféu, o time dirigido pelo mé-dico Alessandro Ribeiro Lemos, juntamente com o amigo e assistente técnico Luiz Cláudio Borges, é especialista. Afinal, no futebol society e no futsal adulto, a equipe soma dez títu-los, todos eles conquistados nesta década.

Quem nos contou um pouco desta trajetória vencedora foi Luiz Cláudio, que é associado praiano desde 1970. “Eu come-cei a praticar esporte, ou melhor, futebol, na categoria dente de leite aos 10 anos de idade, no entanto, interessei ainda mais pelo futebol em 2002, quando disputei meu primeiro campe-onato interno society do Praia e fomos vice-campeões”, disse.

Desde então, o time foi campeão quatro vezes do interno so-ciety, levantando o caneco nas edições de 2005, 2007, 2008 e 2010.

Já no futsal, a equipe é hexacampeã, alcançando o lugar mais alto do pódio nas temporadas de 2003, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009. Segundo Luiz Cláudio, o título mais importan-te foi o de 2005 no futebol society. “Nossa equipe não estava entre as favoritas e, mesmo assim, chegamos à final e conquis-

tamos o primeiro título”, ressaltou.Os amigos Luiz Cláudio e Alessandro estão juntos desde

a criação da equipe, que tem como principal patrocinador o Hospital Santa Clara, atualmente, não mais como jogadores, e, sim, como integrantes da comissão técnica. “Em 2005 eu e o Alessandro fomos campeões como jogadores, nas demais conquistas estávamos do lado de fora, ele como técnico e eu como assistente técnico”, lembrou Luiz Cláudio.

Outra característica desta vitoriosa equipe é a permanência do time base, ou melhor, do grupo campeão. “Nosso time tem bons jogadores que atuam juntos desde a formação da equipe como: Amiraldo, Agnaldo, Bruno, Aranha, Róbson (partici-pou das quatro conquistas) entre outros atletas. Desta forma, conseguimos alcançar nossos objetivos”, finalizou Luiz Cláu-dio.

E as conquistas não ficaram somente no futebol society nem tampouco no futsal adulto, recentemente Luiz Cláudio, Ales-sandro e o artilheiro Agnaldo Lima foram campeões do inter-no de futsal máster.

equipe é destaque no futebol society e futsal adulto

Os amigos Luiz Cláudio e Alessandro estão juntos desde a criação da equipe e, hoje, atuam na comissão técnica

Patrocinadores do esporte Praiano

39 Revista Praia

Page 40: Revista Praia - Ed. 89
Page 41: Revista Praia - Ed. 89
Page 42: Revista Praia - Ed. 89

42 Revista Praia

Page 43: Revista Praia - Ed. 89
Page 44: Revista Praia - Ed. 89

Futebol Society Sintético – Campo A

Segunda-feira 19h às 20h Paulo Rangel 20h às 21h Rodrigo Arantes

Terça-feira 18h às 19h Cândido 19h às 20h Vaqueiro 20h às 21h Noé e Marcos / Antônio Fernandes

Quarta-feira 18h às 19h Anderson (Eré) 19h às 20h Samora e Ulisses 20h às 21h Racha do Estrela

Quinta-feira 18h às 19h Alessandro (Vaqueiro)

rachas do Praia Clube: tradição e confraternização

Turma do “racha das 8” disputado há 52 anos no Praia Clube, todas as terças e quintas-feiras. A média de idade dos jogadores é de 45 anos

Os rachas praianos movimentam a semana do clube seja no futebol de campo, salão ou society. “Cada racha tem um representante para agilizar os processos de agendamento das quadras, uniformes, datas e eventuais cancelamentos. Cada equipe pode faltar no máximo em três rachas consecutivos, pois na falta subsequente a equipe perde o horário”, afirmou a coordenadora de campeonatos internos e recreação, Valquíria Machado, que há sete anos organiza os rachas do Praia.

Um dos personagens desta saudável confraternização é o praiano Getúlio Carlos Santana, 61 anos, que conta algumas características do “racha das 8”. “Eu digo que é igual coração de mãe, sempre cabe mais um, entretanto, é preciso ter pa-ciência e, principalmente, persistência.” Um dos destaques da turma é José Eduardo da Silva, popularmente conhecido como ‘Zé das 8’, que está no racha há 37 anos. “Este apelido é devido à pontualidade do jogador que entra na quadra do G 2 para evitar os gols do pessoal, afinal, o ‘Zé das 8’ é um grande goleiro”, contou Getúlio.

Hoje, no Praia Clube, futebol de campo, society e de salão somam mais de 80 rachas. Rogério Carvalho, o Estrela, que é representante no society do racha que leva o seu apelido,

Desde 1996, “racha do estrela” é realizado no Praia Clube às segundas-feiras e aos sábados

Confira os dias e os horários que acontecem os rachas praianos, bem como os representantes de cada um deles.

conta um pouco dessa história. “O nosso racha está formado desde 1996, embora seja recente, temos muitas figuras ‘ca-rimbadas’, como o Ramiro Pedrosa, o nosso ‘bola cheia’. Já o Renato Porta, o Renatão, é o ‘bola murcha’. Sem contar os ‘es-quentados’ Rubão e Mário Eugênio, o ‘Brigão’ e o ‘Reclamão’ respectivamente, esses dois são peças raras”, brincou.

Segundo Rogério Carvalho, todo fim de ano é feita uma confraternização para os jogadores e familiares. “É muito bom poder reunir os amigos com quem convivemos durante o ano inteiro, afinal, celebramos esta amizade que completa, no ano que vem, 15 anos”, finalizou.

44 Revista Praia

Page 45: Revista Praia - Ed. 89

19h às 20h José Neto e Kadao 20h às 21h Antônio Donizete

Sexta-feira 18h às 19h Ednaldo e André Luís 19h às 20h Leandro G Tannus

Sábado 8h às 9h Orlando Luiz 9h às 10h Hélio José da Cunha 10h às 11h Racha do Estrela

Futebol Society Sintético – Campo B

Segunda-feira 18h às 19h Manoel Cipriano 19h às 20h Fernando Rezende 20h às 21h Marco Túlio

Terça-feira 19h às 20h Valter Sebastião e Celso

José 20h às 21h Gildo

Quarta-feira 18h às 19h Daniel Rossi e Leandro

Tannus 19h às 20h Cesinha 20h às 21h Renato Andreassa Chialas-

tri

Quinta-feira 19h às 20h Osvaldo Vasconcelos 20h às 21h Fábio Henrique e Reginal-

do Freitas

Sexta-feira 18h às 19h Renato Alves B Souza 19h às 20h Leandro Carrijo e Aldo de

Souza 20h às 21h Marcos Paulo Xavier

Sábado 9h às 10h Antônio Donizette 10h às 11h Ivan Pereira 11h às 12h João Manoel 16h às 18h30 Ulisses Guimarães e Ar-

naldo Samora

Domingo 8h30 às 10h Bisguila e Derson

Futebol Society Sintético – Campo C

Segunda-feira 18h às 19h Racha do Estrela 19h às 20h Dovenir Domingues 20h às 21h Bruno Dias

Terça-feira 17h30 às 19h Lúcio Neila 19h às 20h Camilo William Carvalho 20h às 21h Júlio César

Quarta-feira 18h às 19h Marco Túlio 19h às 20h Eduardo Humberto da

Cunha Machado Júnior 20h às 21h Marcos Antônio

Quinta-feira 17h30 às 19h José Antônio Antunes 19h às 20h Vander Silva 20h às 21h Nélio e Nilo

Sexta-feira 19h às 20h Paulinho / Luís Carlos Ri-

beiro e Marquinho

Sábado 8h às 9h Adelino José C . Dias 9h às 10h Rodrigo Arantes 10h às 11h Rangel Germano 14h às 20h não há racha fixo (campe-

onatos)

Domingo 7h às 8h30 Lúcio Neila

Futebol de Campo

Terça-feira19h às 21h Dovenir Domingues Quarta-feira19h às 21h Jacy

Quinta-feira19h às 21h Dovenir Domingues Filho Sexta-feira18h às 19h30 Gomide

Sábado 14h às 16h Racha Esfria Sol – Dovenir

Domingues 16h às 18h Vander Domingo 9h às 11h Paulo Valério

Futebol de Salão

Segunda-feira 18h às 19h Hugsmar Quadra B18h às 19h Gomide Quadra C19h às 20h Flavão Quadra B19h às 20h Munir Qudra C20h às 22h OAB Quadra B

Terça-feira 18h às 19h Hugsmar Quadra C 20h–Racha das 8 – Getúlio Quadra B20h Marcelo Quadra C20h Huguinho Quadra D

Quarta-feira 18h às 19h Ângelo Quadra B 18h às 19h Eliezer Quadra C18h às 19h Bruno Quadra D 19h às 20h Eliezer Quadra C 19h às 20h Munir/Júlio Quadra B

Quinta-feira 18h às 19h Hugsmar Quadra C 20h às 21h – Racha das 8 – Getúlio

Quadra B20h às 21h Flavão Quadra C20h às 21h Henrique Quadra D

Sexta-feira18h às 19h Ângelo Quadra B18h às 19h Eliezer Quadra D

Sábado 8h às 11h Munir e Amigos Quadra B 11h às 13h Hugsmar Quadra B

Domingo 10h mais de 50 anos

45 Revista Praia

Page 46: Revista Praia - Ed. 89

46 Revista Praia

Page 47: Revista Praia - Ed. 89
Page 48: Revista Praia - Ed. 89

Regiane CarvalhoÉ praiana desde quando estava na barriga da mãe, que apro-

veitava o clube para fazer caminhada durante a gravidez. A sim-patia de Regiane deve estar no bom vinho que ela não dispensa, acompanhado de um peixe tradicional com os amigos, afinal, filha de pescador, não poderia ser diferente. Vaidosa, está todas as manhãs no clube, onde pratica tênis, natação, e ainda reser-va um espaço para corrida e musculação. Quando jovem, afir-ma que aproveitou o tradicional Baile da Primavera mas, hoje, dedica-se mais às viagens, como as que fez para o Chile e para Bariloche.

Zuleide MarquezPraiana há quase 50 anos, além da paixão pelo esporte, tam-

bém é adepta da gastronomia. Uma das especialidades dela é o salpicão. No fim de semana, não dispensa um happy hour e uma cervejinha gelada com as amigas. Quando o assunto é festa, não se esquece dos antigos carnavais do Praia Clube e do Baile da Primavera. Para colocar o pé na estrada ela está sempre pronta, principalmente, se for uma viagem para o Guarujá.

Esta edição da Revista Praia traz um grupo especial de praianas: Regiane Carvalho, Zuleide Marquez, Fernanda Jannini e Christa Alice, a Frida. Estas quatro amigas marcam presença nas quadras do Comple-xo de Tênis do Praia Clube todas as manhãs.

48 Revista Praia

Page 49: Revista Praia - Ed. 89

Christa Alice (Frida)Presença constante na Revista Praia pelos títulos conquis-

tados em torneios nacionais e internacionais, a tenista profis-sional é exemplo de vitalidade. Durante a semana, é assídua ao treino com as amigas e também na parte da noite, com o téc-nico Ferrugem, mas nos fins de semana, Frida não dispensa o chopp ou um bom vinho para um bate-papo com a “turma do tênis”. Também é presença certa no Réveillon do Praia Clube com toda a família. Em meio a tanta atividade, ela já reservou um espaço na agenda do fim do ano para fazer o “Circuito Amé-rica Latina”, uma viagem por diversos países do continente sul-americano.

Fernanda JanniniNatural de Araraquara, mas mineira de coração desde os sete

anos de idade, Fernanda pratica tênis e também frequenta a academia de musculação do Praia Clube todos os dias. Aos fins de semana, ela começa a sexta-feira com a tradicional Mesa de Boteco do Restaurante da Piscina Olímpica, onde aprecia uma boa vodka com frutas. Gosta de cozinhar e sua especialidade são pratos que levam massa. Essa praiana de sorriso largo es-pera ansiosa pela viagem à Paris, onde vai comemorar as Bodas de Prata.

49 Revista Praia

Page 50: Revista Praia - Ed. 89
Page 51: Revista Praia - Ed. 89
Page 52: Revista Praia - Ed. 89