revista póvoa de varzim dezembro 2014

36
dez2014 www.cm-pvarzim.pt FELIZ NATAL, BOM ANO!

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 06-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

dez2014

www.cm-pvarzim.pt

Feliz Natal,Bom aNo!

Page 2: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014
Page 3: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 1

Ao palco, instalado em frente aos Paços do Concelho, na Praça do Al-mada, subiram o Ensemble Feliz Natal Póvoa de Varzim, a cantora Daniela Bouçanova, um grupo de bailarinas da Gimnoarte, para interpretar um trecho da peça “Quebra-Nozes”, e o Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim, constituído por mais de 300 vozes de grupos corais do concelho. Enquanto decorria o espetáculo, as iluminações escolhidas para colorir esta quadra foram ligadas pela primeira vez, como que anunciando, oficialmente, a che-gada do Natal. Também não podiam faltar as Rabanadas à Poveira num

verdadeiro Natal na Póvoa de Varzim. Com a colaboração de estabeleci-mentos locais foram ofertadas provas deste doce tradicional da cidade.Muito embora as centenas de crian-ças observassem todo o espetáculo com atenção, a expectativa, natural-mente, prendia-se com a chegada do Pai Natal. Ao cair da noite, o velhinho de barbas brancas foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, que agradeceu a co-laboração de todos na organização da iniciativa e desejou a todos os munícipes um Feliz e Santo Natal. Foi também o autarca que abriu as portas

da nova casa do Pai Natal, instalada na Praça do Almada até ao final do mês. Em verdadeiro entusiasmo, as crianças aproveitaram a presença do Pai Natal para fazer os pedidos para esta quadra e tirar fotografias para a posteridade.

Aires Pereira, ... desejou a todos os munícipes um Feliz e Santo Natal.

O Natal chegou à Póvoa de Varzim no passado dia 29 de novembro e milhares de pes-soas participaram na festa preparada pela Câmara Municipal.

Feliz Natal Póvoa de Varzim!

Page 4: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

E foi com música, dança e muita alegria que o Natal chegou à Póvoa de Varzim. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires pereira, partilha com os poveiros os votos para esta quadra, agora que faltam poucos dias até ao Natal, e os desejos para o ano que também se avizinha.Em 2014, a autarquia anunciou vários projetos que vão transformar o concelho, definitivamente, “numa referência do noroeste peninsular”. Referimo-nos à For-taleza de Nossa Senhora da Conceição, à antiga fábrica “A Poveira”, à Garagem Linhares e à requalificação da orla costeira. Um dos anseios do Presidente da Câmara Municipal para o novo ano é “conseguir concretizar tudo aquilo a que nos propusemos para que, em 2016, possamos avançar com a execução destes projetos”. Este objetivo está diretamente relacionado com o desejo de que “socialmente, o concelho se continue a equilibrar e que se resolvam questões de emprego, nomeadamente com a fixação de novas empresas na Póvoa de Varzim”.O Presidente da Câmara não pode deixar de elencar a resolução da questão da dragagem do Porto de Pesca como um dos desejos para 2015: “espero que o Minis-tério do Ambiente cumpra a promessa de se continuar a efetuar as dragagens para que se possam repor as condições exigíveis ao Porto para o seu funcionamento em pleno”.

2 dezembro2014

Page 5: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 3

Desejando que todos os poveiros encontrem, este Natal, estabilidade para que possam viver uma quadra feliz junto das suas famílias, o autarca refere que a Câmara Municipal preparou um conjunto de atividades para tornar este período mais mágico para todos mas, sobretudo, para as crianças.Muitas foram as atividades que a Câmara Municipal preparou para si e para a sua família. No Posto de Turismo, até 11 de dezembro, esteve patente uma Mostra de Artesanato de Natal organizada por artesãos do concelho. Ano após ano, o Pelouro do Desenvolvimento Local tem apostado na divulgação de peças únicas elaboradas por diversos munícipes. Esta Mostra tornou-se, assim, uma oportunidade de adquirir presentes de Natal originais. Na Biblioteca, de 9 de dezembro até janeiro, haverá histórias de Natal, oficinas criativas, mostras biblio-gráficas, lançamentos de livros e cânticos de Natal.No Arquivo, de 12 a 14 de dezembro, foi realizado o já habitual Bazar de Natal, com a participação de artesãos, que colocou à sua disposição produtos diferentes, que poderá oferecer à sua família e amigos, que vão desde as compotas aos bolos, pas-sando pelo patchwork, bijutaria e ate à decoração.

“... a Câmara Municipal preparou um conjunto de atividades para tornar este período mais mágico para todos mas, sobretudo, para as crianças.”

Page 6: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Música é algo que não pode faltar na comemoração do Natal. No dia 13 de dezembro, na Igreja S. José, a Escola de Música da Póvoa de Varzim realizou o “Concerto de Natal”. No Museu, além da exposição do tradicional presépio poveiro, o Museu Municipal colocará em cena a peça de teatro de marionetas “Can-tigas ao Menino”, o retrato da Ceia de Natal do pescador poveiro e das tradições natalícias poveiras.Também no Mercado o Natal será comemorado. Até 3 de janeiro, mui-tas iniciativas vão animar aquele es-paço comercial: no dia 13, a iniciativa “Doçaria de Natal” trouxe açúcar ao Mercado; no dia 20 de dezembro e

3 de janeiro, música com os grupos Capela Marta e Tricanas Poveiras; no dia 27 de dezembro, a atuação da Orquestra de Sopros da Escola de Música. Durante todo este período, uma percentagem do lucro obtido pelos comerciantes do Mercado reverterá a favor de uma instituição de solidariedade poveira.O concurso Delícia de Rabanada é já uma tradição à qual não se pode escapar. No dia 14 de dezembro, no Posto de Turismo, foi decidido qual o doce mais saboroso de 2014.A marcar a época de Natal e as férias escolares, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim volta a levar a efeito a Colónia de Férias para crianças e

jovens dos 6 aos 13 anos, a “Natal 2014 – Descobrir a Brincar”. Esta edição irá decorrer de 18 a 23 de dezembro.

“... o desejo de que “social-mente, o concelho se con-tinue a equilibrar e que se resolvam questões de em-prego, nomeadamente com a fixação de novas empresas na Póvoa de Varzim”

4 dezembro2014

Page 7: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

Valter Hugo Mãe irá apresentar o seu conto infantil Paraíso são os outros no Cine-Teatro Garrett, no dia 18 de dezembro, às 21h30. O escritor vilacondense estará acompanhado pelo jornalista Júlio Magalhães e pela rapper Capicua. No Cine-Teatro Garrett há “Tea-trices”, nome da iniciativa que irá possibilitar que os seus filhos partici-pem em brincadeiras naquele espaço cultura no dia 20 de dezembro, entre as 15h00 e as 16h30 (crianças dos 4 aos 7 anos de idade) e entre as 17h00 e as 18h30 (crianças dos 8 aos 12 anos de idade). No mesmo local e no mesmo dia, às 21h30, há música com o Concerto de Gala pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.Estas são apenas algumas das muitas iniciativas pensadas em si e na sua família. Para mais informações sobre estas e outras atividades, consulte o Portal Municipal.

Feliz Natal Póvoa de Varzim!

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 5

Page 8: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

Da apresentação informal do quotidianoe dos treinos, os atletas poveiros transfiguraram-se para figuras vestidase penteadas a rigor, numa noite de Gala, a 21 de novembro, no Cine Teatro Garrett, em que todos primaram pela elegância.

A i Gala Desportiva da Póvoa de Varzim distinguiu 187 atletas e técnicos, que se evidenciaram pelos resultados individuais ou por equipas ao longo dos últimos dois anos. Uma prova de que o desporto na Póvoa de Varzim está bem e recomenda-se.A Rui Costa, Campeão do Mundo de Ciclismo, foi-lhe entregue a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata. Por impos-sibilidade profissional, o atleta não pôde estar presente no Dia da Cidade, em junho. Para Aires Pereira, “Rui Costa é o exem-plo da raça poveira: alguém que nunca desiste, que vai sempre até ao limite, mas alguém que continua a ser a mesma pessoa que era no primeiro dia, não se esquece das suas origens”. O campeão do mundo dedicou a distinção aos seus pais por tudo o que têm feito e pelo apoio dado na sua carreira.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Raça poveira distinguida em noite de gala

6 dezembro2014

Page 9: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

O Presidente da autarquia, Aires Pereira, confidenciou que “enquanto esta festa

decorria, lembrava-me do tempo em que eu jogava andebol no Clube Desportivo da

Póvoa ou fazia vela no Clube Naval Po-voense e das infraestruturas disponíveis. Não

havia marina, não havia piscinas cobertas, não havia mais nenhum pavilhão e o movi-

mento associativo era ténue. Hoje, podemos desafiar-vos a dizer qual o concelho no país

que tem um movimento tão rico, envolvendo tantos atletas, tantos clubes e tantas associa-

ções. Isto deve-se a todas as pessoas que disponibilizam o seu tempo e se dedicam ao desporto. Lembrava-me, também, do

percurso que fizemos a nível das infraestru-turas, aquilo que é hoje a realidade do nosso concelho, onde se pode praticar quase todas

as modalidades, quer na água, no mar, mo-dalidades de pavilhão ou ao ar livre”.

Para Aires Pereira, “a grande marca distin-tiva do movimento desportivo na Póvoa de

Varzim é ser, no distrito do Porto, o concelho com menor taxa de toxicodependência”. O autarca fez questão de dar uma palavra de apreço aos pais dos atletas: “são eles que fazem acontecer o desporto na Póvoa de Varzim. É devido aos pais que, no futuro,

e graças também a esta vida saudável dos nossos jovens, teremos uma sociedade mais

equilibrada e participativa”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 7

“... É devido aos pais que, no futuro, e graças também a esta vida saudável dos nossos jovens, teremos uma sociedade mais equilibrada e participativa”

Page 10: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Aires Pereira prometeu, por isso, que a próxima Gala vai ter que acontecer no Pavilhão Municipal para que haja es-paço para toda a gente, já que o Cine Teatro Garrett só tem capacidade para 468 pessoas. “Penso que este momento deve ser partilhado com todos aqueles que permitiram aos atletas serem os melhores. Fazem aqui falta os pais e os colegas para que todos percebam que, um dia, também po-dem pisar este palco”.Para o Presidente da Câmara Municipal, os atletas home-nageados são dotados de raça poveira. “Ter raça poveira é ser provido de sentimento de luta, de sofrimento que está marcado no ADN dos poveiros. É assim no mar, é assim em terra e é assim no desporto. Antes quebrar que torcer”.A noite foi abrilhantada por quatro atuações, da

União Poveira de Karaté, do Centro de Karaté Aguçadou-rense e das academias Artedança e Gimnoarte, todos homenageados naquela noite. Além da dança e do karaté, subiram ao palco, para receberem as distinções, também atletas de atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol de praia, futevólei, futsal, hóquei em patins, natação, pólo aquático, ténis de mesa e voleibol.

“Ter raça poveira é ser provido de sentimento de luta, de sofrimento que está marcado no ADN dos poveiros.”

8 dezembro2014

Page 11: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 9

3

4

1

2

Galardoados:Atletismo: (1) Ana Catarina Ramos – MAPADI; Ricardo Pires – MAPADI; Pedro Miguel Faria – CDP; Fátima Silva – CDP; Manuel Soares – CDP; Jéssica Serra – CDP; José Alberto Silva – CDC Navais; José Carlos Eusébio - CDC Navais; Sandra Barcelos - CDC Navais; Xiaoyang Huang - CDC Navais; Marco Moreira - CDC Na-vais; Miguel Rodrigues - CDC Navais; Pedro Martins - CDC Navais; Albina Gavina – Ginásio Clube Vilacondense; Bruno Costa – SL Benfica; Ciclismo: (2) Marisa Santos – CDC Navais; Joana Barbosa - CDC Navais; Diana Carvalho - CDC Navais; Rúben Amorim - CDC Navais; Vítor Carvalho - CDC Navais; Celestino Faria - CDC

Navais; Jorge Salgado - CDC Navais; Natação: (3) Adriano Niz – GD Famalicão; Ana Catarina Monteiro –Clube Fluvial Vilacondense; Ténis de Mesa: (3) Tiago Braga – ACD Mariadeira; Óscar Bacelar - ACD Mariadeira; Voleibol: (3) João Bouçon, João Oliveira, Miguel Ferreira, José Roberto Machado, Rita Castro Lopes, Maria Diniz (todos do CDP); (4)Basquetebol: Ana Ramos, Sara Saraiva, Inês Norte, Mariana Costa, Helena Pinheiro, Mariana Teixeira, Joana Ramos, Rita Moura, Leonor Gonçalves, Mariana Araújo, Ana Francisca Moita, Mariana Almada, Aline Morais (todos do CDP);

Page 12: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

7

8

Futevólei: (5) Pedro Salvador, Tiago Melo, Nelson Pereira, Miguel Pinheiro (todos do CDP); Futsal: (6) Tiago Sacramento, Bruno Brioso Silva, Luciano Silva, Fábio Rocha, Pedro Acácio, Fabrício Ribeiro, Jaime Moreira, Fernando Baião, Mário Hora, Tiago Cardoso, Bruno Miguel, Frederico Torres (todos do Póvoa Futsal); Futebol de Praia: (6) Bruno Torres, Carlos Baptista, Fábio Costa, Gabriel Ferreira, Marco Silva, Paulo Neves, Pedro Sousa, Rudy Viana, Miguel Pinheiro, Tiago Melo (todos do SC Braga); Hóquei em Patins: (7)

Telmo Fernandes, Daniel Pontes, Vítor Braga, Ruben Fangueiro, Diogo Lopes, Márcio Rodrigues, Tiago Rocha, José Luis Monteiro, Cristiano Fangueiro, Carlos A. Rodrigues, Hugo Paiva, Tiago Silva, Tiago Pereira (todos do CDP); Dança: (8) Mariana Torres, Isabel Castro, Mariana Barbosa, Beatriz Domingues, Raquel Azevedo, Bárbara Aguiar, Inês Baptista, Mariana Lima, Rita Ramos, Joana Milhazes, Margarida Figueiredo, Sofia Tomé (todas da Academia Artedança)

5

6

10 dezembro2014

Page 13: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 11

9

10

11

12

Dança: (9) Ana Margarida Anunciação, Ana Margarida Filipe, Eduarda Filipe, Gabriela Poças, Inês Abrunhosa, Maria João Brás, Catarina Paiva, Margarida Lomba, Beatriz Lopes, Ana Eusébio, Carolina Lima, Carolina Neves, Marta Terroso, Anita Grosse, Daniela Barros, Leonor Domingues, Ana Sofia Fern-andes, Ana Rita Marques, Beatriz Lopes, Luana Di Rollo, Tiago Lopes, Beatriz Cavaleiro (todos da Academia Gimnoarte); Karaté: (10) Renata Oliveira, Cláudio Gonçalves, Cátia Teixeira, Francisca Leonor, Leandro Costa, Diana Pires, João Ribeiro, Catarina Santos (todos da UP Karaté), (11) Vitalie Certan, Ina Certan,

Filipa Costa, Alexandre Costa, Afonso Azevedo, Dulce Silva, Isabel Bacelar, Elsa Costa (todos do CK Aguçadourense); Polo Aquático: (12)Bruno Pessoa, Hugo Marques, Frederico Ribeiro, Gonçalo Ribeiro, Gustavo Ribeiro, Jorge Figueiredo, Manuel Arnaud, Maurício Maia, Pedro Faria, Pedro Pinheiro, Rui Ramos, José Miguel Silva, André Vieira, Guilherme Batista, João Cadilhe, Luís Coentrão, José Pedro Ramalho, André Cardoso, Bruno Loureiro, Diogo Ledo, Miguel Mariani, Pedro Caldas, Pedro Milhazes, Renato Silva, Ricardo Ferreira, Tiago André Silva, Tiago Mogadouro, Vasco Gonçalves, Gonçalo Pereira (todos do CNP).

Page 14: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Sobre as Grandes Opções do Plano e Orça-mento para 2015, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Perei-ra, afiançou que só deste modo será pos-sível “prosseguir o caminho da sustentabi-lidade, que garantirá a disponibilidade do município para continuar a apoiar famílias e empresas”.

O autarca esclareceu que “ano a ano, plano a plano, orçamen-to a orçamento, o que visamos é o cumprimento do contrato político que celebrámos com os poveiros”. Este é, assim, a continuidade do compromisso de tornar a Póvoa de Varzim mais competitiva, mais sustentável, mais verde e amiga do ambiente, mais solidária e cidadã, mais inovadora, mais inte-gradora, sublinhou Aires Pereira.Em 2015, por isso, continuará a ser bom viver aqui “pela adoção dos níveis de fiscalidade mais amigos das famílias e por um quadro global de taxas e licenças que fazem do nosso município aquele onde a qualidade de vida tem a mais favorá-vel relação custo/benefício”. O Presidente da autarquia anunciou que “este Plano é realista,

como é rigoroso o orçamento que o suporta. É realista, desde logo, o montante estimado para a Receita (41,625 M€), valor que corresponde a menos 0,9% que em 2014, mas que, tudo indica, será superado”.Aires Pereira sublinhou que o “orçamento é equilibrado: a Re-ceita Corrente (35,4M€) supera a Despesa Corrente (28,9M€) em 6,5M€”.Mas, analisemos alguns números: “quanto à Despesa Cor-rente, que prevemos que tenha um crescimento global de 1%, queremos chamar a atenção para algumas suas componentes, designadamente as que se revestem de grande alcance social: desde logo, as despesas com pessoal (mais 1%, apesar de, nos últimos 5 anos, o número de funcionários ter baixado 16,1%) e o valor estimado para aquisição de bens e serviços (14,1 M€, tal como em 2014), rubrica onde cabem, por exemplo, a ali-mentação das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo (665 mil €), o transporte escolar (240 mil euros), a iluminação pública (1,2 milhões de euros), ou o apoio às coletividades (985 mil euros, pelo uso das instalações da Varzim Lazer), ou ainda a aquisição de água (2,6 milhões de euros), o tratamento de águas resi-duais (1,4 milhões de euros) e a limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos (1,9 milhões de euros)”. Quanto a estes números, Aires Pereira afirma serem “valores pesados, bem sabemos, mas têm decisiva e direta influência no nível de qua-lidade de vida da cidade e das famílias”.

12 dezembro2014

Page 15: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 13

orçamento 2015Um caminho de sustentabilidade

para continuar a apoiar as famílias e as empresas

Consciência social poderá ser a expressão que mais carac-teriza este orçamento. Também nas transferências correntes esta preocupação é notória, na qual a componente do apoio a instituições sem fins lucrativos (cultura, desporto, ação social), atinge 1,6 milhões de euros, dos quais 150 mil para o fundo de emergência social.Não obstante a vertente social da ação do município pre-vista para 2015, a capacidade de investimento em obras também irá crescer. Serão realizadas as seguintes obras: re-qualificação da frente marítima do litoral norte do concelho (1,75 milhões de euros); aquisição da garagem Linhares (500 mil euros); continuação do Parque da Cidade (aquisição de terrenos: 185 mil euros); início da ampliação da rede de saneamento em Estela, Rates e Laundos (90 mil euros); re-cuperação/musealização da fábrica “A Poveira” (728 mil euros); instalação de relvados sintéticos (548 mil euros); re-modelação e ampliação do sistema intercetor entre Aver-o--Mar e a ETAR Póvoa de Varzim/Vila do Conde (488 mil euros); prosseguimento da recuperação e valorização do Cine-Teatro Garrett (450 mil euros); requalificação do espaço da Fortaleza (1,05 milhões de euros) e início da remodelação do primeiro piso do mercado municipal (91 mil euros).A Póvoa de Varzim continuará, em 2015, a ser um “Município Amigo das Pessoas”. Tal como o Presidente da Câmara Municipalexplicou, “ao adotar o quadro fiscal que, na nossa região, é

o maior amigo das famílias e das empresas, o município da Póvoa de Varzim prescindirá, em 2015, de 6,8 milhões de eu-ros que ficam no bolso dos poveiros e, portanto, contribuem para o seu bem-estar e para a coesão social do município”. Aires Pereira revela, a este propósito, que: “bastaria colocar as nossas taxas nos níveis prevalecentes na região para, em 2 anos e meio, anularmos a dívida bancária do município – ou, em alternativa, repor apenas o IMI na sua taxa máxima (0,5%): bastariam, neste caso, 3 anos para saldar os 16 milhões que o município deve”. Quanto às tarifas da água e dos resíduos, Aires Pereira esclarece: “quando a generalidade dos municí-pios está a proceder à atualização dos tarifários da água e dos resíduos, o município da Póvoa de Varzim vem evitando esses aumentos”.Segundo Aires Pereira, a proposta de Plano e Orçamento é a demonstração inequívoca de que temos conseguido “aliar consciência social e rigor orçamental”.

A Póvoa de Varzim continuará, em 2015, a ser um “Município Amigo das Pessoas”

Page 16: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Depois da inauguração do Cine-Tea-tro Garrett, a Câmara Municipal de-cidiu avançar com a requalificação da Rua José Malgueira, com vista a mo-dernizar e projetar no futuro esta área fundamental do centro da cidade.A obra arrancou a 27 de outubro e o valor de adjudicação é de 209.672,11€. Consiste na requalificação da pavi-mentação, substituição e retificação das infraestruturas existente, espe-cialmente no que se refere à rede de drenagem de águas pluviais, abas-tecimento de água e reformulação da rede de iluminação pública.Está prevista a colocação de papelei-ras ao longo de todo o arruamento assim como a instalação de dois con-tentores enterrados. Devido aos condicionalismos encon-trados, infraestruturas existentes e subsolo bastante rochoso, os traba-lhos encontram-se com um andamen-to mais lento do que o esperado.

A presente intervenção visa o ar-ranjo urbanístico da rua, desde o seu cruzamento com a Rua Santos Minho até ao perímetro de inter-venção previsto para a requalificação da Avenida Mousinho de Albu-querque, numa extensão de 225m e uma área total de cerca de 1485 m2. O troço inicial da Rua José Malguei-ra integrou o arranjo urbanístico do Largo Dr. David Alves / Rua da Jun-queira e passou a ser pedonal à semelhança da restante inter-venção.O parque de estacionamento exis-tente ao longo da Av. Mousinho de Albuquerque permite suprimir a faixa de estacionamento lateral existente ao longo da Rua José Malgueira tornando possível o alargamento dos seus passeios e por consequência uma circulação para todos. Resultado do alarga-mento dos passeios para o mínimo de

1,20m de largura, vai permitir estabe-lecer as condições necessárias à cir-culação de pessoas com mobilidade condicionada, com um carrinho de bebé ou um carrinho de mão.A requalificação urbana da Rua José Malagueira tem como principal ob-jetivo privilegiar o peão face à cir-culação automóvel, tornando-a numa via apelativa como trajeto pedonal.Deste modo, pretende-se que a rua passe a ser uma alternativa convi-dativa para quem estaciona o au-tomóvel no parque subterrâneo da Avenida Mousinho de Albuquerque e se dirige para a Rua da Junqueira, Cine-Teatro Garrett ou simplesmente para quem passeia pela zona co-mercial da cidade.Com a presente intervenção os esta-belecimentos comerciais existentes passam a ter uma maior visibilidade, o que poderá induzir uma maior dinâmica no comércio local.

Arranjo urbanístico da Rua José Malgueira

14 dezembro2014

Page 17: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

Após a apresentação do projeto para a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, que decorreu em clima de festa no passado dia 23 de agosto, o executivo municipal aprovou a abertura de concurso público, tendo por ob-jeto a adjudicação da empreitada da obra e com o preço base de 1.230.000,00€. A proposta foi aprovada no pas-sado dia 1 de setembro.O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, referiu que este é “um projeto âncora nesta nova estratégia de afirmação da nossa cidade e de conseguir envolver toda a população e as pessoas que estão mais ligadas a esta área da animação”. Já na apresentação oficial aos po-veiros, o autarca tinha deixado claro que a recuperação da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição faz parte de um projeto maior, que inclui o Cine-Teatro Garret e a construção do Museu do Mar, na antiga fábrica “A Poveira”: “iniciámos a “trilogia Garrett-Castelo-Poveira” no dia 14 de junho, quando inaugurámos o Cine-Teatro”. Quanto à recuperação do Castelo, Aires Pereira explicou que “a nossa intervenção é muito minimalista, como não podia deixar de acontecer num Monumento Nacional. Va-mos potenciar o espaço com um restaurante, um snack-bar e com estabelecimentos comerciais. Estes serão aqui-lo que os poveiros e os interessados tiverem imaginação e capacidade para os tornar. Dentro daquele espaço poderá acontecer teatro, música, desfiles de moda. Tudo iremos fazer para trazer a esta zona da cidade uma nova e moderna centralidade e voltar a dar a este Monumento Nacional, que está abandonado, o seu brilho”.A principal preocupação do autarca é dar oportunidades aos mais jovens, “que estão desanimados, sem perspe-tivas e que pensam que ninguém está empenhado em resolver os seus problemas. É essencialmente para os jovens que estão a começar as suas atividades profis-sionais que estamos a criar este espaço, para que tenham a oportunidade de começarem os seus negócios num espaço moderno”.Para o Presidente da Câmara Municipal, esta obra irá voltar os holofotes do país para a Póvoa de Varzim e cada vez mais pessoas vão visitar a nossa cidade, uma referên-cia do noroeste peninsular, um sítio onde é bom viver e onde é bom passar férias”.

“...uma referência do noroeste peninsu-lar, um sítio onde é bom viver e onde é bom passar férias”

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 15

Castelo: sonho de uma noite de Verão

Page 18: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

A antiga fábrica de conservas “A Poveira” e a antiga Garagem Linhares constituem dois projetos fundamentais para o futuro da cidade.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esclareceu que “os poveiros mantinham um desejo antigo que a Câmara adquirisse o edifício da antiga Garagem Linhares para que o metro desaguasse na Praça do Almada. Vai surgir um novo equipamento na Praça do Almada criando uma nova centralidade e fazen-do a concentração de todos os serviços municipais. Nada será igual a partir do momento em que concretizarmos este nosso investimento na Praça do Almada”. A fachada do edifício será alterada, de maneira a “dar a dignidade que a Praça do Almada merece”, explicou o autarca. O

imóvel será adquirido por 755 mil euros.Quanto à antiga fábrica “A Poveira” será reconvertida num espaço de cultura e animação. A memória de uma das atividades económicas mais relevantes na história do concelho – a pesca – será perpetuada naquele imóvel, ad-quirido por um milhão e 300 mil euros.Para aquela que foi a primeira conserveira da cidade, está previsto um conjunto de pequenas lojas de produtos poveiros, a lancha poveira e um centro de formação, es-pecialmente dedicado à confeção de pratos de peixe. O propósito, revelou Aires Pereira, é que dali possam sair “novos e bons” chefs, que possam criar na cidade “uma verdadeira cultura de restaurantes de peixe”, há muito “reivindicada”.Segundo o autarca, a ideia é desenvolver o projeto e dis-cuti-lo com os vários parceiros durante o próximo ano, a fim de lançar o concurso para a obra no final de 2015. “Estamos a preparar a Póvoa de Varzim do século XXI”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

a Póvoa de Varzim do século XXi

16 dezembro2014

Page 19: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

Foi aprovada a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Póvoa de Varzim no dia 3 de novembro, por unanimidade, na Reunião do Executivo Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal classificou que se trata de “uma decisão da autarquia de 22 de abril de 2002. Estes processos são cada vez mais burocratizados e longos. Este é o calvário que todos os Municípios percorrem, durante anos e anos”, acrescentando que “12 anos foi quanto demorou a concluir o processo de revisão”.Dois dos objetivos principais do documento são o aumento da área industrial para o dobro e a criação de licenciamentos especiais para as explorações de agropecuária.No plano anterior havia 135 hectares de solo consagrado à atividade industrial e o PDM prevê que esta área aumente para 283 hectares. É prevista a ampliação da zona industrial de Laúndos e a criação ou ampliação de outras de menor di-mensão em Rates, Estela, Aguçadoura, Beiriz e Amorim. “Esta é forma de incentivar e fixar empresas no nosso concelho”, afirmou Aires Pereira.Durante os próximos dois anos, será criado um regime de

licenciamentos especiais para colocar na legalidade todas as explorações de agropecuária e horticultura.No que diz respeito à Política Fundiária Urbana, é proposta, de acordo com a legislação em vigor, a utilização de meca-nismos de perequação compensatória no âmbito de planos de pormenor ou unidades de execução, previstos ou não nas Unidades Operativas de Planeamento e Gestão delimitados no plano, os quais potenciarão a associação entre proprietários para a concretização das operações urbanísticas.De acordo com o PDM, serão criadas as seguintes redes estru-turantes, complementares entre si e que potenciam as ligações entre o litoral e o interior: a estrutura ecológica; a rede viária; a rede urbana e industrial; a rede turística e de lazer.O edil refere ainda que “faz também sentido, agora, com o fecho do Plano Diretor Municipal, que revisitemos o Plano Es-tratégico e façamos uma atualização do mesmo”.Aires Pereira justificou esta necessidade: “porque, entretanto, teremos muitas coisas novas: aposta que estamos a fazer na área portuária, a integração de novos equipamentos como Cine-Teatro Garrett, A Fortaleza e A Poveira como eixos es-tratégicos de desenvolvimento e como apostas na fileira do turismo e do lazer, que foi sempre a nossa matriz identitária ao longo daquilo que tem sido a nossa aposta na renovação urbana na área do concelho da Póvoa de Varzim”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 17

Revisão do PDM aprovada por unanimidade

Page 20: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

No início de outubro, teve início a dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim e, no dia 28 do mesmo mês, a Ministra do Mar veio ver os trabalhos. O Presidente da Câmara acom-panhou a visita e teve oportunidade para conversar com As-sunção Cristas sobre o problema do assoreamento do Porto, o atraso no início da dragagem e outras questões relacionadas.O edil aproveitou para dar conhecimento à Ministra da iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD de colocar uma petição no sen-tido do próximo Orçamento de Estado ter uma verba de cerca de um milhão de euros para “continuarmos com este trabalho para ver se ao fim de três anos temos o porto completamente recuperado e dragado de modo a ter condições de operacio-nalidade”.O autarca também pediu à Ministra que, em janeiro de 2015, dê início a um novo procedimento para abertura de outro con-curso para a próxima dragagem poder ser feita até ao final do verão.O auto de consignação da obra tinha sido assinado a 30 de setembro, tendo a empreitada (com duração de 75 dias) sido adjudicada a Manuel Maria de Almeida e Silva & Cia, S.A., numa cerimónia que contou com a presença do Diretor-geral de Re-cursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Canelas.Na altura, o Presidente da Câmara transmitiu que só se sentirá mais tranquilo “quando for reconhecido que o Porto de Pesca tem condições para continuar a cumprir a sua missão”. Sobre a dragagem de 150 mil m3, o edil admitiu que “é a possível para garantir as condições de acessibilidade ao Porto. Todos sabe-mos que durante muitos anos o Porto esteve abandonado”.Aires Pereira advertiu que “todos percebemos o discurso que vem sendo feito de que o nosso caminho é o mar, é preciso também afetar verbas significativas para que haja condições de segurança e navegabilidade dentro dos portos”.O representante da DGRM justificou o início tardio dos tra-balhos: “o ano passado não houve verbas” e “só houve essa disponibilidade graças à intervenção do Senhor Presidente da Câmara”. Trata-se de “um valor à volta de 750 mil euros mais IVA”.E nunca é demais recordar o papel preponderante do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim na

resolução deste problema:- A 11 de novembro de 2013, reuniu-se com Miguel Sequeira, Diretor Geral dos Recursos Marítimos, na Sede da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar;- A 6 de dezembro de 2013, o Presidente recebeu, na Câmara Municipal, o representante do Gabinete de Prevenção e de In-vestigação de Acidentes Marítimos (GPIAM), Fernando Alves;- A 3 de julho de 2014, em Sessão de Assembleia Municipal, Aires Pereira fez questão de se pronunciar sobre o assunto sen-do que dois dias antes (1 de julho de 2014) tinha sido publicado, em Diário da República, o concurso público para a “empreitada de dragagens de manutenção na barra do porto da Póvoa de Varzim”;- A 17 de setembro de 2014, o autarca aproveitou a sua partici-pação na Manhã Informativa da RTP Informação para manifestar ao país e ao mundo a sua preocupação com a questão do Porto de Pesca e a responsabilização do Governo desta situação; - A 18 de setembro de 2014, o Presidente voltou a referir-se ao Porto de Pesca na Sessão de Assembleia, mas pelos piores motivos, pois dava conta que a barra já se encontrava fechada e atribuía responsabilidades a quem tem a tutela da área. O Presidente esclareceu que “o concurso chegou a ser lançado, já muito tarde, e não ficou concluído a tempo de ser executado. Já para agilizar este processo, evitando investimentos de maior envergadura, sempre defendi que era melhor que se fizesse al-guma coisa do que não se fizesse nada”.- Na sequência da entrevista de Aires Pereira à RTP, a 21 de setembro de 2014, o canal 1 mostra imagens onde se vê o areal que se formou no interior do porto, o que levou a que a barra tivesse sido fechada na semana anterior.- A 22 de setembro de 2014, o assunto voltou a ser debatido na reunião do executivo, na qual o edil deu ainda conhecimento da designação de um Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho do Município para as empreitadas de dragagem de emergência das barras da Póvoa de Varzim e do Rio Ave e Estaleiros da Azurara em Vila do Conde, promovidas pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.O Presidente assegurou que já tinha abordado pessoalmente o Primeiro-Ministro sobre este problema.

Autêntica “via sacra” para conseguir a dragagem do porto de pesca

18 dezembro2014

Page 21: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 19

Cada ano letivo é um ciclo de recomeço de aprendi-zagem, tendo em pano de fundo uma missão de Boa Educação, que o município da Póvoa de Varzim assu-me como fundamental.

O ano letivo 2014/2015 arrancou na Póvoa de Varzim com uma escola completamente renovada e, como é habitual, o município realizou in-tervenções prévias de renovação do parque escolar mais necessitado. De acordo com o vereador da Educação, Luís Diamantino, a principal inter-venção foi a da EB1/JI do Século, que foi inaugurada no dia 15 de setembro, primeiro dia de aulas. A escola conta com uma sala multide-ficiência, uma cantina alargada e am-pliada, uma sala de professores, um gabinete para a coordenação da es-cola, outro para a Associação de Pais e uma sala para aulas de apoio, bem como espaços de lazer, um ginásio multifuncional e uma grande biblio-teca escolar.

As obras equivalem a um investimen-to de 2,3 milhões de euros e a Câ-mara Municipal comparticipou com 20%. Luís Diamantino refere que “são ocupadas as 6 salas, esgotan-do-se a capacidade de 120 crian-ças no Jardim de Infância. Quanto ao 1º ciclo, ficam ocupadas 11 salas com capacidade para 275 alunos. As 12 salas permitirão uma ocupação de um total de 300 alunos”.Os alunos da EB1 de Nova Sintra tam-bém tiveram oportunidade de estrear uma cantina, que custou cerca de 3 mil euros. Foi ainda intervencionado o JI Cruz com a pintura do equipa-mento e a autarquia reformulou a ilu-minação de vários estabelecimentos.Os alunos ficam ainda em todo o con-celho da Póvoa de Varzim com con-dições para a prática desportiva. A nível de cantinas, já quase todas (21) estão devidamente equipadas. As exceções são as EB1 Sininhos e EB1 Desterro, que ficam a funcionar em regime duplo.A autarquia também assegura que as crianças tenham acesso a Atividades extra curriculares, como Inglês, Ativi-dade Física e Desportiva e Música, desde o jardim-de-infância. Só no

ano letivo 2013/14 o município apli-cou nestas AEC’s mais de 526 mil eu-ros, tendo recebido do Estado apenaspouco mais de 256 mil. Para o ano letivo de 2014/15, os valores são da mesma ordem.Apostando numa Educação inclusiva, o município desenvolve esforços para que todos os alunos com Neces-sidades Educativas Especiais (NEE) tenham o apoio adequado: existe a ar-ticulação com o MAPADI para terapia da fala e terapia ocupacional e ainda duas unidades de apoio ao Ensino Es-pecial a funcionar nos agrupamentos de Aver-o-Mar e Cego do Maio. São mais de três centenas de alunos com NEE matriculados nas escolas do con-celho, que acolhem um total de 6722 crianças e jovens, espalhadas pelos 5 agrupamentos escolares, que con-templam 559 professores. O conjunto de profissionais que tra-balham nas escolas poveiras, inte-grados nas políticas de apoio e orien-tação do município, têm conseguido elevar o nível de qualidade do ensino atingindo valores muito positivos de sucesso, ao mesmo tempo que têm combatido o absentismo e abandono escolar.

missão de Boa educação

Page 22: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

O Presidente da Câmara Municipal continua a dedicar-se à política de proximidade imple-mentada há um ano atrás, no início do seu mandato.

Aires Pereira tem procurado ir ao encontro das pessoas, ouvi--las, conhecer a sua realidade, os seus problemas, e transmitir--lhes a inteira disponibilidade do município.Aliás, o edil faz questão de transmitir a todas as associações po-veiras que a Câmara Municipal não é a solução para os proble-mas, mas está sempre disponível para ser parte da solução.A vertente social é também uma das prioridades do executivo municipal, que se empenha para que a Póvoa de Varzim seja uma cidade de bem-estar social.Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, acompanhado da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, visitou, no mês de outubro, as instalações d’A Beneficente e en-controu-se com a direção da Argevadi.N’ A Beneficente, orientada pelo atual Presidente da Direção, Rui Quintas, a visita teve início no edifício sede e continuou pelos Jardins-de-Infância Santo António e Monsenhor Pires Quesado, estabelecimentos de ensino d’A Beneficente.No primeiro edifício, onde funcionam, para além de outros serviços de carater administrativo, as respostas sociais: Cen-tro de Dia, Cantina social e o complementar balneário social e Serviço de Apoio Domiciliário, o Presidente começou por co-nhecer o refeitório e cozinha. Estes espaços foram recentemente remodelados, sendo que mais de uma centena de pessoas al-moça diariamente no refeitório e da cozinha saem, para além destas, mais cerca de três centenas de refeições que as pessoas levantam ou são entregues pelo serviço de apoio ao domicílio.

Também muito importante é a área destinada a balneário so-cial, único no nosso concelho, e utilizado por cerca de uma dúzia de pessoas, diariamente. Têm direito a usufruir do serviço de balneário as pessoas que comprovem a ausência de condições próprias para realizar a higiene pessoal no seu domicílio.No primeiro andar, Aires Pereira conheceu o Centro de Dia onde quatro dezenas de idosos passam os seus dias, convivendo uns com os outros e participando nas atividades lúdicas propostas pela instituição, desde ginástica a jogos de cartas, passando pela tecelagem, entre outros.Depois de conhecidos “os cantos à casa”, foram diagnostica-das algumas necessidades de reabilitação de parte do edifício, sendo necessário proceder ao isolamento e revestimento do mesmo. Para o efeito, o Presidente da Câmara sugeriu à Direção a candidatura ao abrigo do Novo Quadro Comunitário que irá contemplar a reabilitação de edifícios.Depois do contacto com os seniores, o autarca esteve com as crianças dos Jardins-de-Infância Santo António e Monsenhor Pires Quesado, ficando a conhecer melhor as instalações.No caso da Argevadi, a deslocação do Presidente teve um caráter preponderante para a vida da instituição. Em 2009, a as-sociação deu início à construção de um edifício na freguesia de Argivai, uma infraestrutura pensada para servir de Creche para perto de 70 crianças até aos três anos de idade. A obra foi finan-ciada pelo Estado, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Argivai. O previsto era já estar concluída e em pleno funcionamento no início do ano letivo 2014/2015. Como tal não aconteceu, o Presidente da Câmara fez questão de se deslocar à obra, ver o andamento dos trabalhos e propor que sejam terminados o mais breve possível, sendo que para o efeito contariam com o apoio do Município. Em suma, a sua visita traduz-se num impulso determinante para a conclusão desta empreitada.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Gestão deproximidade

20 dezembro2014

Page 23: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

O passado dia 10 de outubro foi um dia marcante para o te-cido empresarial do concelho da Póvoa de Varzim.

A convite do Presidente da Câmara Mu-nicipal, Aires Pereira, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Co-operação, Luís Campos Ferreira, visitou duas empresas do concelho (A Poveira e Energie) e encontrou-se com mais de meia centena de empresários poveiros, no São Félix Hotel. O Presidente da Câmara Municipal trans-mitiu que “este primeiro encontro abre uma nova página no relacionamento ins-titucional entre as entidades envolvidas, de modo a ajudarmos as nossas empre-sas na internacionalização”.Aires Pereira revelou que “este é, sem sombra de dúvida, o aspeto mais impor-tante para estas empresas que no mer-cado nacional já pouco têm a crescer, e

portanto, é importante que cresçam no mercado internacional de modo a divul-garem o nome da nossa cidade e tam-bém como forma de sustentabilidade das empresas e oportunidade para a criação de novos empregos”.O Presidente deu nota do facto de a Agência para o Investimento e Comér-cio Externo de Portugal disponibilizar um gestor para cada empresário, realçan-do a personalização desta área, que é para si “uma área nova”, que pretende desenvolver com os empresários do concelho.Neste sentido, Aires Pereira constatou que “hoje, mais de 50 estiveram pre-sentes, das empresas de maior refe-rência do concelho, e que têm uma dedicação à internacionalização. O Mu-nicípio pretende ser um parceiro ativo. Vamos continuar com esta parceria na afirmação do tecido empresarial que, no nosso concelho, é muito diversificado”.Em jeito de conclusão, o Presidente transmitiu que “hoje, a política vai muito

a este nível no sentido de abrirmos portas e indicarmos caminhos aos nos-sos empresários e, portanto, sermos elementos facilitadores da conquista de novos mercados e da colocação de produtos de excelência.O Secretário de Estado, Luís Campos Ferreira, falou da Póvoa de Varzim como “um concelho que, do ponto de vista do que é a sua distribuição do tecido económico, é um concelho muito prome-tedor e que está articulado. Por isso, é potencialmente um concelho que pode internacionalizar os seus produtos, as suas empresas e os seus serviços. Es-peramos regressar, dar consequência a um conjunto de ideias que aconteceram e por isso contribuir para o progresso e para a criação de riqueza neste concelho e nesta região que está muito bem en-tregue a um Presidente de Câmara muito dinâmico, muito moderno e com uma visão muito integrada deste concelho equilibrado entre o que é a indústria, o turismo e a proteção ambiental”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 21

Apoio à internacionalização de empresas poveiras

Page 24: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

“Hoje é uma data que merece ser realçada e ficar para a história da nossa cidade”.

Esta afirmação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na cerimónia que assinalou o centenário da presença militar no con-celho, no passado dia 11 de novembro, na Rua Rocha Peixoto, em frente à porta principal do antigo quartel, com descer-ramento de placa e assinatura de auto de entrega daquelas instalações à au-tarquia.Aires Pereira lembrou que “faz 100 anos em dezembro que chegou, pela primeira vez, à Póvoa de Varzim, uma unidade militar”.Para o edil, trata-se de “um exemplo único de presença ininterrupta numa cidade por 100 anos de uma instituição militar” e destacou “o impacto que teve no crescimento do concelho: quer

sob o ponto de vista económico, pela importância que é ter um quartel em termos daquilo que representa para a economia local, muito significativo para o pequeno comércio. Estamos a falar de um espaço que chega a ter mais de duas mil pessoas, em permanência; quer sob o ponto de vista social, por aquilo que representa para a nossa comunidade, uma vez que muita gente de fora aca-bou por se enamorar quer pela nossa terra quer pelas senhoras da Póvoa de Varzim. Na altura, não havia mulheres no exército e muita gente constituiu família e foi ficando por aqui, o que diz bem da capacidade acolhedora da nossa cidade. As pessoas sempre se sentiram bem cá e sempre houve um excelente relacionamento quer institu-cional entre a Câmara e os militares, quer com a própria cidade”, constatou Aires Pereira.Assim sendo, “hoje, no velhinho quar-tel da Rua Rocha Peixoto, deixamos um

testemunho através de uma placa que irá referenciar essa vinda do primeiro corpo militar, em 1914”, transmitiu o Presidente da Câmara.O Comandante da Escola Prática dos Serviços revelou que “houve um ato administrativo da entrega formal destes terrenos à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Mas o mais significativo foi a homenagem que fizemos aos cama-radas que aqui chegaram em 1914 e ini-ciaram a presença militar na Póvoa de Varzim e, sobretudo, reconhecer a fra-ternidade e a forma como os militares têm sido acolhidos pela comunidade poveira ao longo destes 100 anos”.O Coronel Rui Manuel Rodrigues Lopes transmitiu ainda que “queremos con-tinuar a servir a comunidade, natural-mente, no quadro das nossas missões, de formação e apoio logístico, mas também estar muito disponível para servir a comunidade em todas as suas dimensões”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Município e EPS celebraram centenário da presença militar no concelho

22 dezembro2014

Page 25: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

Entre 26 e 28 de fevereiro de 2015 vai realizar-se, na Póvoa de Varzim, o 16º Correntes d’Escritas – Encontro de Es-critores de Expressão Ibérica, que irá contemplar a atribuição de quatro Prémios Literários.

Para o Prémio literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, concorreram cerca de 80 livros de poesia. Até ao final do ano, o Júri, constituído por Afonso Cruz, Almeida Faria, Ana Paula Tavares, Maria Flor Pedroso e Valter Hugo Mãe, selecio-nará uma lista de finalistas que será anunciada no início de 2015.mais de 170 jovens com idades com-preendidas entre os 15 e os 18 anos, de países de expressão portuguesa, concorreram ao Prémio literário Correntes d’ escritas Papelaria locus que irá distinguir, com 1000 euros, o melhor poema inédito.O Encontro vai ainda contemplar a

entrega do Prémio Conto infantil ilustrado Correntes d’ escritas/Porto editora, dirigido aos profes-sores e alunos do 4º ano de escolari-dade do Ensino Básico.Através de um trabalho coletivo e sob a supervisão do professor, os alunos devem escrever e ilustrar um conto original, havendo total liber-dade temática. A escola vencedora ganhará 1000 euros em edições e produtos Porto Editora. As escolas que conseguirem o segundo e tercei-ro lugar receberão, respetivamente, 500€ e 250€ também em material. De registar que os trabalhos premia-dos – os que vencerem o 1º, 2º e 3º lugares e as possíveis menções hon-rosas – serão editados em livro. Ao longo das seis edições anteriores foram já várias dezenas de alunos e professores que viram, com indis-farçável orgulho, o seu trabalho pu-blicado.A 7ª edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora propõe-se fundamentalmente

a promover hábitos de leitura e de escrita, bem como a criatividade atra-vés do desenho. Esta distinção con-tribuirá ainda para o desenvolvimen-to do espírito de grupo, colaboração e partilha de objetivos comuns.O prazo de entrega do conto ilustra-do é a 23 de janeiro 2015. Conheça os requisitos para a candidatura e a forma de enviar o conto no Regula-mento disponível no portal munici-pal.A 15 de dezembro termina o prazo de entrega de trabalhos para o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas, destinado a trabalhos – romance, contos ou poe-sia – cuja temática seja a Póvoa de Varzim. O anúncio das obras premiadas será feito na sessão de abertura do 16º Correntes d’Escritas, a 26 de feverei-ro de 2015 e a entrega dos prémios aos galardoados terá lugar na ce-rimónia pública de encerramento do evento, que decorrerá no dia 28 de fevereiro.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 23

Correntes d’Escritas 2015

Page 26: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

No passado dia 17 de novembro, arrancou a Obra de Proteção e Consolidação da Foz do Rio Esteiro, em Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim.O início da empreitada ficou marcado pela visita de Pimenta Machado, Administrador Regional da ARH do Norte (Admi-nistração da Região Hidrográfica do Norte), e Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, ao local.Aires Pereira esclareceu que se trata de “reabilitar toda a zona da foz do rio Esteiro, que precisa de uma consolidação para estabilizar quer o passadiço quer a área de enrocamento, e mesmo a entrada das ondas de modo a diminuir a sua energia para não nos afetar tanto a nascente, como tem afetado nos últimos tempos. Portanto, contamos, daqui até ao verão, ter esta recuperação de frente de mar toda feita desde Aver-o-Mar até ao limite do concelho”.Contamos que esta intervenção possa, de alguma forma, estabilizar esta zona e sossegar as populações, que têm vindo a ser afetadas, a nascente, por cheias recorrentes, devido à dificuldade que a água tem em sair na foz”.

arrancou recuperação da foz do Rio esteiro

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Galardão eCo XXi 2014

Na sequência de candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, foi atribuído ao município o galardão ECO XXI 2014.A cerimónia de entrega do galardão realizou-se no dia 19 de setembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.Esteve presente nesta cerimónia, para receber a distinção, a Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.O ECOXXI é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa de âmbito nacional, que procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos con-siderados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Qualidade exemplar de Água

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recebeu, no passado dia 19 de novembro, o selo de “Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”.Andrea Silva, Vereadora do Ambiente, subiu ao palco do Centro de Congressos do LNEC para receber a distinção. O selo foi atribuído ao município poveiro por este assegurar o cumprimento de critérios mais exigentes do que a legislação sectorial. A Vereadora reconhece a manifesta preocupação do mu-nicípio poveiro em garantir e assegurar a qualidade da água distribuída para consumo humano, aproveitando para alertar para a importância de todo o concelho estar servido pela rede de saneamento. Assim sendo, toda a população passaria a consumir água de excelência.A Câmara Municipal tem realizado grandes investimentos nesta área, considerada estratégica e prioritária para a evolução de um concelho, que não pode ser perspetivada re-legando para segundo plano questões tão importantes como a defesa do meio ambiente e a consequente salvaguarda das condições de vida das populações.

24 dezembro2014

Page 27: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 25

37º Festival internacional de música da Póvoa de Varzim

De 10 a 25 de julho de 2015 irá realizar-se o 37º Festival Interna-cional de Música da Póvoa de Varzim.No âmbito do Festival, está disponível o Regulamento do 8º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).O concurso, que compreende a modalidade de Música de Câmara (Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”), tem como objetivo premiar obras de compositores nacionais e estrangeiros nascidos depois de 31 de julho de 1974.O prazo para entrega das obras concorrentes termina a 23 de março de 2015. Cada candidato poderá apresentar um máximo de uma peça na categoria a concurso. Posteriormente, o júri, constituído pelos compositores Vasco Mendonça (Presidente), Alexandre Delgado, Fernando Lapa e João Madureira, fará uma pré-seleção até ao máximo de duas obras finalistas, seleção essa que será anunciada a 20 de abril de 2015.O público terá a oportunidade de ouvir o conjunto das obras selecionadas, já que serão estreadas no decorrer do Festival Internacional de Música. Será no final do concerto expres-samente dedicado ao CICPV que o júri anunciará os 1º e 2º prémios, e, se o júri assim o entender, poderão também ser atribuídas menções honrosas. O Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim” – Música de Câmara é de dois mil e quinhen-tos (1º prémio), e de mil euros (2º prémio).Além da estreia em concerto integrado na 37ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – em 21 de julho de 2015 –, as obras vencedoras serão editadas em partitura.

Durante dois dias (28 e 29 de novembro) a vila de S. Pedro de Rates dinamizou, na Igreja Românica, o Colóquio Interna-cional Caminhos de Santiago por Rates. Foi uma importante plataforma de análise e debate sobre a temática dos caminhos de Santiago, aliados à vertente do Turismo, bem como o estreitar de relações entre o Norte de Portugal e a Galiza.Em 4 sessões de trabalhos, o Colóquio deu a possibilidade de serem ouvidas intervenções de importantes estudiosos dos caminhos de Santiago, oriundos de Portugal e da Galiza.Este evento, que foi comissariado pelo Dr. Paulo Sá Macha-do, contou com os apoios da Junta de Freguesia de Rates, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e ainda do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Caminhos de Santiago por Rates mote para Colóquio internacional

Terminou, a 6 de dezembro, o II Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim, organizado a Associação Cultural Capela Marta, com o apoio da Câmara Municipal.Mais de duas dezenas de coros atuaram na Póvoa de Varzim, durante o evento que apresentou nove concertos, seis em igrejas, um no Cine-Teatro Garrett, um na Câmara Municipal e outro na Praça do Almada, em frente aos Paços do Concelho.A abertura do evento teve lugar a 14 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com a lotação da sala esgota-da, o grupo organizador foi protagonista do primeiro concerto do Encontro, acompanhado por um quarteto de cordas e um trompete, que interpretou obras musicais clássicas, do repertório exclusivo do Capela Marta dedicadas a António Gomes Junior (Marta), Alberto Gomes e Francisco Cunha, três dos seus compositores. A Associação Cultural Capela Marta aproveitou, ainda, este momento para homenagear o seu Presidente da Direção, Tomaz Pontes, com a entrega de uma lembrança. Por sua vez, Tomaz Pontes entregou ao Vice-Presi-dente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Dia-mantino, uma lembrança alusiva ao Encontro de Música Coral.Várias centenas de vozes fizeram-se ouvir ao longo desta segunda edição do certame, que pretende promover o coro poveiro Capela Marta, a cidade da Póvoa de Varzim e a Música Coral, potenciando ainda mais as componentes culturais e turísticas fora da época balnear.

ii encontro de música Coral da Póvoa de Varzim

APOIOS INSTITUCIONAIS

8concursointernacional de

SETEMBRO 2014 A JULHO 2015

composicaoda

Musica dePrémio“Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”

camara

Informações/Contactos:Info/Contacts:[email protected]

ChambermusicAward

international Composition competition of Povoa de varzim

INSTITUTIONAL SUPPORT

Page 28: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Viagem ao tempo de D. manuel

A Póvoa de Varzim celebrou os 500 anos do Foral Manuelino no passado dia 21 de novembro.Perto de 80 pessoas assistiram ao longo do dia às confe-rências levadas a cabo por um painel de convidados, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.No Arquivo Municipal decorreu um workshop para estu-dantes do 12º ano de escolaridade por Maria João Oliveira e Silva, e uma Sessão Filatélica de aposição do carimbo comemorativo, selo personalizado e postal ilustrado dos 500 anos do foral manuelino. Até ao final do mês, está patente uma exposição temática dos 500 Anos do Foral Manuelino.À noite, o Museu abriu as suas portas para uma ceia presidida pelo Rei D. Manuel (Luís Diamantino), acompa-nhado de académicos e investigadores, e que contou com a presença de uma centena de pessoas. Ao som de música e da poesia da época, com danças e muita diversão, mais uma vez, o Museu recriou o passado, lembrando a época áurea da expansão marítima em que poveiros ilustres ou meros homens do mar levaram o nome de Portugal às mais distantes partidas do mundo.

União é exemplo para todos

A União de Freguesias Aguçadoura e Navais comemorou, no passado dia 24 de outubro, um ano de existência.O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, congratulou Fernando Rosa, José Alberto Silva e toda a equipa pelo trabalho efetuado ao longo deste primeiro ano: “todos têm dado exemplos de humildade e de união e têm demonstrado que, mesmo que não concordemos com aquilo que nos obrigam a cumprir, isso não pode ser motivo para criarmos dificuldades às nossas populações e às terras que representamos. Tenho seguido muito de perto o trabalho efetuado em Aguçadoura e Navais e tenho comprovado a forma exemplar como a União é gerida”.Aires Pereira não poupou elogios aos autarcas de Aguça-doura e Navais: “esta lição que têm dado à comunidade, o entendimento nas principais dificuldades de ambas as terras, é digno de registo. Ao contrário de muitos que não gostariam de comemorar a data de União, Aguçadoura e Navais fizeram questão em festejar em convívio e partilha”.A recuperação da zona Marginal, que afeta particularmente a vila de Aguçadoura, “com a restituição das condições de acesso e melhoria das nossas praias é um projeto que está a ser levado a cabo. Dar início a um apoio, junto ao Cruzeiro, para ter uma infraestrutura para as pessoas que, cada vez mais, vêm à Aguçadoura é um próximo passo”.“Estarei sempre aqui para trabalhar convosco na construção deste caminho de desenvolvimento”, sublinhou o Presidente da Câmara.

A obra “Monografia do Concelho da Póvoa de Varzim” da autoria de Júlio Borges, foi apresentada, no dia 17 de outu-bro, no Diana Bar.Prefaciado por Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, o livro é o terceiro número da coleção “Na linha do horizonte” da Biblioteca Poveira e esgotou rapidamente.O Vereador explicou que “o livro tem uma temática varia-da que vai desde a população que temos à sua evolução, mas também pormenores de muita importância, como os monumentos todos da Póvoa e os brasões das doze fregue-sias. Temos ainda uma visão alargada do concelho, com a multiplicidade de oferta turística que existe”. O autarca revelou ainda que as fotografias do livro foram todas tiradas pelo autor, que é também fotógrafo e fez questão que assim fosse, dando o seu cunho pessoal.

monografia do concelho por Júlio Borges

26 dezembro2014

Page 29: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 27

Nova Companhia de Dança

o meu polemista e patriota eça de Queirós

No passado dia 22 de novembro, o Diana-Bar teve casa cheia na apresentação do livro O meu polemista e patriota Eça de Queirós, de Antero Simões. A apresentação da obra foi feita por Macedo Vieira, antigo presidente da autarquia poveira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.O professor poveiro, de 85 anos, continua a aumentar o seu espólio literário, do qual já fazem parte Nós Somos Todos Nós; Camões, Pátria, Mundo; Opúsculos vários, imprensa dispersa; O Deus e os Homens de Leonardo Coimbra; Antero de Quental – Redivivo; Universos de Sol e Mar (Poemas); Fernando Pessoa – Emissário e Transeunte; Memórias de Mim – Histórias de Nós; O meu irónico e trágico Eça de Queirós.A sessão teve ainda um excelente momento musical pela voz e viola de J. Campos e Sousa. O livro “O Meu Polemistas e Patriota Eça de Queiroz” está à venda nas livrarias da Póvoa de Varzim.

Perto de 400 pessoas reuniram-se, em São Pedro de Rates, para comemorarem o Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de outubroO evento, organizado pela Câmara Municipal, pretende propor-cionar às pessoas idosas que frequentam instituições sociais do concelho um dia diferente.As comemorações tiveram início com a Celebração de Eucaristia na Igreja Românica, seguida de Almoço de confraternização no Centro de Artesanato. O almoço contou com a animação do cantor poveiro Manuel Moura, contribuindo para que este fosse um momento de convívio e diversão. A partilhar este dia com os idosos esteve Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal.A Beneficente, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Paroquial de Terroso, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim e Associação de Reformados Poveiros foram as instituições do concelho que participaram na comemoração da efeméride.

Dia internacional do idoso

No passado dia 8 de novembro decorreu, no Diana Bar, a apresen-tação oficial da nova Companhia de Dança da Póvoa de Varzim.“Artedança - Companhia Júnior de Dança” surge na continuação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Artedança - Academia de Artes da Póvoa de Varzim, que sempre apostou na seriedade e profissionalismo do trabalho desenvolvido com os seus alunos.Ao som de um concerto ao vivo de harpa, tocada pelo músico Eduardo Dias Martins, a Companhia Júnior de dança emocionou todo o público presente. A academia espera, a partir de agora, conseguir contribuir de forma mais ativa na agenda cultural da nossa cidade, proporcio-nando a todos os interessados por esta forma de arte, momentos de grande enriquecimento pessoal e cultural, para além de inspirar jovens,descobrir e apoiar potenciais talentos na área da Dança.

A manhã do passado dia 21 de novembro foi passada, por crianças do município poveiro e acompanhadas pela Vereadora do Am-biente, Andrea Silva, a plantar árvores em S. Pedro de Rates.A iniciativa teve lugar na Fonte do Pedro em parceria com a Junta de Freguesia da vila de Rates e a Escola da Granja, no âmbito da 5ª edição da Semana da Reflorestação Nacional. A plantação de ár-vores foi devidamente coordenada pelo Gabinete de Interpretação Ambiental (GIA) do município poveiro.A vereadora Andrea Silva deu o exemplo na plantação das árvores, colocando-se ao lado das crianças e sensibilizando os mais pequenos para a defesa da nossa floresta, bem como para a importância da sua preservação no âmbito da conservação da nossa área verde em todo o concelho.A Semana da Reflorestação Nacional é uma iniciativa que se realiza todos os anos por altura da celebração do Dia da Floresta Au-tóctone. A presente edição decorre de 17 a 23 de novembro e, à semelhança de anos anteriores, pretende-se que cidadãos, escolas e freguesias se unam ao movimento PLANTAR PORTUGAL.

Plantar Portugal

Page 30: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

Póvoa de Varzim com mais ecopontos

No âmbito do projeto “Póvoa de Varzim um concelho de Bom Ambiente”, o Município reforçou, em outubro, o centro da cidade com 11 novos conjuntos de equipamentos de deposição seletiva – Ecopontos.Avenida dos Banhos (Esplanada do Carvalhido), Rua Eng.ºJoaquim Lima Pereira, Rua Gomes de Amorim (junto à Escola de Refojos), Rua Tenente Valadim, Rua Pierre Durand, Rua de S. Pedro, Rua de Camilo, Avenida Santos Graça, Rua Padre Manuel Marques Dias da Silva (ao lado da Igreja da Lapa), Avenida Vasco da Gama (junto ao Hotel Costa Verde) e Rua Padre Joaquim Subida foram os locais contemplados.Com este reforço de equipamentos na via pública, pre-tende-se sensibilizar a população para a separação dos resíduos e aumentar os quantitativos rececionados para reciclagem. Em paralelo, realizaram-se algumas ações de sensibilização em vários pontos da cidade.O município contou neste projeto com os apoios da Lipor e da Sociedade Ponto Verde.

da sede da instituição mais representativa da comuni-dade do bairro Sul da cidade – salas para a atividade polivalente da associação e novas áreas de trabalho, em parte do piso térreo e do 1º andar.A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiou a obra com cerca de 150 mil euros além da disponibilização do Gabinete Técnico de Arquitetura para a elaboração do projeto.O Presidente do município mostrou-se grato por poder “concretizar mais um sonho de algumas gerações e concluir aqui um espaço para uma associação local, que tem tentado preservar as tradições, ocupar os nossos jovens e continua, assim, a perpetuar a identidade do bairro Sul”.

O Presidente da Câmara Municipal inaugurou, no dia 30 de setembro, o projeto de Eficiência Energética e Energias Renováveis implementado no Centro Social e Paroquial de Terroso.Aires Pereira constatou que, “ao longo do tempo, temos assistido à melhoria das condições de utilização deste edifício e, agora mais recentemente, a esta inovação da utilização das energias renováveis, nomeadamente, a energia solar através da colocação de painéis. A sustentabilidade do ambiente e do planeta é um caminho muito importante”, advertiu. Em relação ao apoio do Câmara a esta renovação, informou que será de 50 mil euros justificando que “é obrigação do Município acompanhar as instituições e apoiá-las nas suas melhorias”.O Padre Pedro Amorim, Presidente do Centro Social e Paroquial de Terroso, explicou que “a intervenção surgiu, por um lado, da necessidade de substituir o telhado, pois a telha simples não só perdia o calor como canalizava o frio e a humidade para o interior do edifício. Por outro lado, as pare-des também demonstravam deficiências, dado tratarem-se de paredes simples e, portanto, não tinham nenhum sistema de isolamento térmico e acústico eficazes contra a perda de calor no inverno e capacidade de refletir o mesmo no verão. A solução passou pela aplicação de capoto projetado”. Re-velou que adquiriram equipamentos capazes de substituírem as fontes de energia fósseis para renováveis.

Presidente inaugura projeto inovador do Centro Social e Paroquial de terroso

leões da lapa cumprem sonhode uma nova sede

A inauguração das obras da sede do Leões da Lapa FC aconteceu a 17 de outubro, com a presença do Presi-dente do município, Aires Pereira. “Sonho concreti-zado” foi a expressão mais ouvida naquela noite. A obra desvendada foi a primeira fase de reconstrução

28 dezembro2014

Page 31: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 29

Gabinete de ação Social trabalhahá um ano na estela

O Gabinete de Ação Social assinalou um ano na Junta de Freguesia da Estela, numa cerimónia que teve lugar a 25 de outubro.O Projeto de Proximidade Social está a ser desenvolvido por esta estrutura, que apresentou um balanço do trabalho desenvolvido revelando uma espécie de “raio-x” da popu-lação estelense.Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, manifestou o seu contentamento pela iniciativa de ser explicado à popu-lação os frutos de um ano de trabalho: “apresentar contas é importante para que todos saibam o que se está a fazer em prol da freguesia e do bem-estar da sua população”. O envelhecimento da população, o alcoolismo, a falta de qualificação académica, o desemprego, o isolamento da população e a precariedade habitacional foram os pro-blemas identificados pelo Projeto de Proximidade Social. O Gabinete de Ação Social irá desenvolver algumas ações para combater estes problemas.

O edil referiu que esta é “uma associação muito interes-sante porque os pais, independentemente de ainda te-rem os filhos na escola, criaram este espírito e têm hoje um conjunto de serviços disponibilizados na freguesia de Laundos que não é normal existirem, desde a música ao karaté e atividades de tempos livres, entre outras”. Assim sendo, entende que “é muito estimulante para o Município dar a sua participação porque temos a certeza que as pessoas vão fazer uma boa utilização do bem que está a ser colocado ao seu dispor e também têm grande parte do seu esforço na aquisição do equipamento. Esta Associação tem uma dinâmica muito própria e que tem feito um trabalho magnífico pelas crianças de Laundos”, constatou Aires Pereira.José Ferraz revelou que “o apoio da Câmara Municipal é fundamental para a aquisição da nova carrinha visto que a nossa conta com 12 anos. Esta irá servir para dar apoio às várias atividades da associação, tais como o ATL, a Escola de Música, o apoio ao estudo”. O Presi-dente da Associação informou que “têm 22 crianças no ATL e 18 no apoio ao estudo. A Escola de Música conta, atualmente, com 63 alunos, 10 nas aulas de karaté e 28 no ballett”.

Realizou-se, no passado dia 17 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Tomada de Posse do Conselho Municipal de Segurança da Póvoa de Varzim.O Conselho Municipal de Segurança da Póvoa de Varzim é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natu-reza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informações e a cooperação entre entidades que, na área do Município da Póvoa de Varzim, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e as Verea-doras Andrea Silva e Lucinda Delgado, fazem parte desta composição que tem como objetivos, entre outros, contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de se-gurança na área do município através da consulta entre todas as entidades que o constituem.

Conselho municipal de Segurança

Câmara apoia associação de Pais de laundos

O Município da Póvoa de Varzim atribuiu à Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laundos um subsídio no valor de 19.800,00 €, corres-pondente a metade do preço da compra de um veículo automóvel de transporte de passageiros. O protocolo deste apoio foi assinado a 28 de outubro, no Salão No-bre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e pelo Presidente da Direção da Associação, José Ferraz.

Page 32: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

o CiaC foi até à rua

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Póvoa de Varzim esteve, no passado dia 2 de outubro, na Praça do Almada, numa ação de rua.A iniciativa realizou-se em parceria com o Centro de Arbitragem do Vale do Ave e resultou no atendimento e esclarecimento de mais de uma centena de pessoas.Simultaneamente, foram efetuadas perguntas cujas respostas estavam contidas na referida informação. A divulgação da ação em si foi feita através de pequenos “brindes publicitários” da Câmara Municipal e do Cen-tro de Arbitragem do Vale do Ave, de baixo custo, que foram entregues após os transeuntes terem respondido a uma pergunta. Na unidade encontrava-se ainda um ju-rista para prestar informações ou receber reclamações. Trata-se, assim, de uma forma alternativa, mas eficaz, de divulgação do Centro de Arbitragem e do CIAC da Póvoa de Varzim aos seus potenciais utentes e da di-fusão dos direitos dos consumidores.

Estas apresentações, suportadas pelos Princípios da OCDE, que defendem que a educação financeira deve iniciar-se na escola, abordam, não só, temas como “O que é a Poupança e a Metodologia de Poupança” - inse-rindo conceitos como o juro, a inflação e a capitalização de rendimentos - mas também fornecem importantes informações sobre as diferentes ferramentas e opções de poupança que, através da realização de alguns casos práticos durante as sessões, permitem uma maior aproximação à aplicabilidade dos conteúdos apreendi-dos durante as mesmas.Assente numa estratégia de desenvolvimento da litera-cia financeira que visa instruir os mais jovens sobre te-mas e conceitos financeiros básicos e úteis à gestão do dinheiro e orçamento familiar, o Gabinete Investemais da Câmara Municipal aposta num programa com uma mensagem que se pretende clara, simples e construtiva de incentivo à poupança.

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pro-moveu, a 27 de outubro, uma sessão informativa sobre o Mercado Liberalizado de Energia.Esta sessão resultou de uma proposta apresentada pelo Centro de Arbitragem do Conflitos do Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral (TRIAVE) em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.A Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado, afirmou que a Câmara Municipal tem a obrigação de criar os mecanismos necessários para o esclarecimento da comunidade. A autarca sublinhou a disponibilidade do CIAC em receber todas as dúvidas que possam surgir quanto à liberalização do mercado de energia.Pedro Sousa, diretor do Centro de Arbitragem de Conflitos do Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral, louvou a Câmara Municipal pelo empenho na divulgação dos direitos do consumidor.

autarquia esclarece sobre mercado liberalizado de energia

município incentiva à poupança

A Câmara Municipal, através do Gabinete Investemais, e em parceria com o Banco Português de Investimento, promoveu diversas ações de esclarecimento sobre “A importância de poupar”.Várias centenas de pessoas já participaram nas sessões que abrangeram alunos do Ensino Básico (Escola E.B. 2/3 de Rates), Ensino Secundário (Escola Secundária Eça de Queirós), militares (Escola Prática de Serviços), e ainda alunos do Ensino Superior (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão).

30 dezembro2014

Page 33: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

dezembro2014 31

master em marketing do turismo: inscrições

Este Master, composto por e áreas fundamentais de atuação em Marketing de Turismo (Estratégia em Turismo, Marketing Operacional do Turismo e Inovação no Marketing do Turis-mo), entre outros benefícios, desenvolve competências de orientação ao mercado dos produtos e serviços turísticos e desenvolve estratégias de marketing e ferramentas inovadoras de comunicação e gestão, necessárias para laborar num setor altamente competitivo e globalizado.As palavras da Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado, foram de reconhecimento pela mais-valia que este Curso representa no setor do Turismo, um setor em franco desenvolvimento onde é necessário que os profissionais sejam bem formados e capazes de desenvolver produtos e serviços competitivos, no que concerne à atração de turistas a todo o concelho. O orgulho e a esperança nos bons resultados que este inves-timento representa marcaram o discurso do Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, que revê nesta iniciativa o caráter de centralidade que a Vila de Rates possui, no que respeita à prestação de serviços, e no desenvolvimento e melhoria da qualificação dos recursos humanos de todo o concelho da Póvoa de Varzim. É tempo, ainda nas palavras do Presidente da Junta, de unir esforços e redobrar o trabalho na aposta em serviços de qualidade para o desenvolvimento do Turismo de Negócio, Ecoturismo, Turismo Religioso e Cultural que a freguesia de Rates pode proporcionar a quem a visita.

Uma centena de munícipes receberam mais de 600 certificados de formação nas mais diferentes áreas, no passado dia 24 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.Línguas, informática, comunicação, oficinas de recursos humanos foram algumas das áreas abordadas nas Uni-dades de Formação de Curta Duração (UFCD) disponi-bilizadas pelo município com a parceria da XZ – Consul-tores, da Forave – Escola Profissional, da Teambuilding e da Forminho. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que “na área da formação há mui-to gato por lebre. Existem inúmeros cursos que apenas servem para ocupar os próprios formadores quando, na verdade, a formação deve existir para melhorar as quali-ficações de todos os que nela participam e o município tem empenhado muitos recursos financeiros com o objetivo de aperfeiçoar as competências e a competitivi-dade dos munícipes no mercado de trabalho”.

Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim celebraram, no passado 5 de outubro, o 137º aniversário.Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, referiu que o con-junto de instituições da Póvoa de Varzim “fazem de nós uma terra diferente, uma terra que tem capacidade para acolher tudo e todos e que, no vosso caso especial, nos dá uma tranquilidade por força daquilo que é o vosso profissionalismo e a vossa dedicação numa área cada vez mais difícil”, constatou Aires Pereira.O autarca realçou ainda que “podemos, na Póvoa de Varzim, e eu enquanto principal responsável pela Proteção Civil no concelho, dormir descansado porque sei que temos um corpo ativo dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim ao nível do melhor que existe e que conta com o vosso voluntariado. Está sempre disponível para acudir a quem de vós precise”, constatou.

Bombeiros comemoram 137º aniversário

município aposta na formação

Estão abertas as inscrições para um Master em Marketing do Turismo a realizar, assim que haja número suficiente de inscri-tos, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Rates.A realização do curso resulta de um protocolo de parceria en-tre a Junta de Freguesia de Rates, o ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão) e o Agrupamento de Escolas de Rates, assinado no passado dia 6 de novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates.

Page 34: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

RCm comemorou 25 anos

A empresa poveira RCM comemorou o seu 25º aniversário, a 24 de outubro, convidando os seus mais relevantes clientes e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, para uma visita às suas instalações.Situada na Zona Industrial de Amorim, a RCM é o sonho con-cretizado de Rodrigo Moça. Foi com orgulho que o proprietário da empresa mostrou todos os cantos da casa. À entrada da fábrica está exposta a primeira máquina de etiquetas da RCM. É notório o uso e a sua “idade”, que destoa dos moderníssimos equipamentos que agora servem os dois mil clientes da em-presa, mas que não fazem esquecer o seu percurso. “Comecei apenas com uma máquina mas, com trabalho, perseverança e, essencialmente, com muito gosto pela minha arte, consegui crescer”, afirmou Rodrigo Moça. “Sempre tive a preocupação de estar à frente da minha concorrência, de forma a satisfazer todas as exigências dos meus clientes. Os primeiros 25 anos passaram com muita dedicação e paixão por esta empresa”.Composta por 40 pessoas, a RCM assegura que vai continuar a fazer mais e melhor.O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, sublinhou o facto da RCM divulgar o nome da Póvoa de Varzim até ao outro lado do mundo. “A generosidade do Rodrigo Moça é de louvar. Nesse sentido, tenho de referir a forma como apoia as associações do concelho e as iniciativas solidárias em que se envolve. O sucesso desta empresa é, certamente, o sucesso da Póvoa de Varzim”.

A Farmácia Faria comemorou, a 1 de outubro de 2014, 100 anos de existência, e o Município poveiro fez questão de se associar a esta celebração.O Presidente da Câmara Municipal descerrou uma placa colo-cada no interior da farmácia, que assinala o reconhecimento do executivo no primeiro centenário da sua posse por uma família que muito tem dado à comunidade poveira.O Presidente admitiu não ser muito comum a autarquia realizar este tipo de reconhecimento justificando que também “não é normal que no Município da Póvoa de Varzim e na vida de uma cidade uma instituição como uma farmácia perdure para além de 100 anos ininterruptamente aberta ao público”.Aires Pereira recordou um pouco do passado da Farmácia Faria lembrando que, na altura, “as farmácias, tal como as barbearias, eram um local de vida social. Portanto, é a vida da nossa comunidade e a relação que temos com esta instituição que leva a que o Município fique muito reconhecido”. Assim sendo, esclareceu que “a Câmara Municipal aprovou, por una-nimidade, esta proposta de deixarmos ficar aqui o testemunho do nosso reconhecimento, neste dia, em que faz precisamente 100 anos da abertura da Farmácia”.Paula Faria, Diretora Técnica da Farmácia Faria, agradeceu ao Município da Póvoa de Varzim “tão distinta homenagem dirigida não só à Farmácia Faria mas também aos meus ante-passados”. Revelou que “há um século, Avelino da Costa Faria fundou, com o nome atual, a Farmácia Faria. Sucedeu-lhe seu filho, Armando da Costa Faria”.Paula Faria recordou os seus familiares e valores que lhe incuti-ram e agradeceu aos pais e irmãs por “terem tido coragem de depositar nas minhas mãos tamanha responsabilidade”.

Alguns jazigos e sepulturas perpétuas, situados no Cemitério Municipal I desta cidade, encontram-se em estado de pre-sumível abandono, uma vez que não são conhecidos os seus atuais concessionários e não há vestígios de terem sido realizadas obras de conservação ou beneficiação há menos de dez anos.Nesta conformidade, notificam-se os familiares dos conces-sionários ou outros interessados, para, até 28 de Fevereiro de 2015, reivindicarem os seus direitos sobre tais jazigos e sepulturas.Para o efeito, deverão dirigir-se à Secção de Licenciamentos do Município da Póvoa de Varzim, tendo em vista a apresentação de documentos comprovativos da sua legitimidade.Decorrido o prazo acima indicado, sem que tenha sido promovida qualquer diligência, serão os jazigos e as sepultu-ras perpétuas identificadas declarados prescritos a favor do Município da Póvoa de Varzim, sendo por este apropriados.

Jazigos e sepulturas abandonados

município homenageou Farmácia Faria pelo seu centenário

32 dezembro2014

Page 35: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

FiCHa tÉCNiCa

Coordenação, edição,Design Gráfico, Composição,Fotografia:Gabinete de Relações PúblicasCâmara Municipal4490 – 438 Póvoa de VarzimE: [email protected]: 00 351 252 090 026

impressão:Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Periodicidade:Trimestral

Versão on-line:www.cm-pvarzim.pt

Propriedade legalCâmara Municipal da Póvoa de Varzim

Recicle esta publicação

Póvoa de VarzimConcelho de Bom ambiente!

Page 36: Revista Póvoa de Varzim dezembro 2014

CÂMARA MUNICIPAL