revista póvoa de varzim - jun. 2014

28
jun2014 www.cm-pvarzim.pt Póvoa de Varzim, um concelho que avança e se projeta em equipamentos e eventos de grande qualidade: S. Pedro; Cine-Teatro Garrett; Dia da Cidade; Festival Internacional de Música

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 09-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista Trimestral da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

jun2014

www.cm-pvarzim.pt

Póvoa de Varzim, um concelho que avança e se projeta em equipamentos e eventos de grande qualidade: S. Pedro;

Cine-Teatro Garrett; Dia da Cidade; Festival Internacional de Música

Page 2: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014
Page 3: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 1

Todos os anos milhares de poveiros e visitantes unem-se numa vivência original pelas ruas, onde se celebram os usos e costumes de seis bairros populares, que dão corpo a uma ci-dade viva e acolhedora.As cores, a música, a dança, as vestes e a gastronomia são os principais ele-mentos que conduzem os costumes e tradições de uma comunidade pis-catória até aos nossos dias, compon-do os principais apontamentos das festas, em especial da Noitada de 28 para 29 de junho.É esse fio condutor que está patente no Programa festivo resultado do trabal-ho de uma organização comunitária,

em que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem um papel de susten-tação e mediação.Ninguém pára o S. Pedro, ninguém pára os poveiros… era o que se ouvia num fim de semana prolongado e com altas temperaturas, como aconteceu no ano passado. De qualquer forma, não sendo tão prolongado em 2014, teremos as festas da cidade num fim de semana e quanto à temperatura…teremos fé na ajuda do S. Pedro!Além da Noitada, as festas da cidade apresentarão muitas ações que já são tradição e que ninguém dispensa, desde concertos a provas desporti-vas, exposições, os Tronos em cada

um dos bairros, as cerimónias religio-sas, o folclore, os desfiles de Rusgas.Já não se pode falar de S. Pedro na Póvoa de Varzim sem referir a atividade que costuma dar início ao programa e que alimenta “o bichinho” da tradição, o S. Pedrinho e a Pequenada, onde se formam os pares das tricaninhase dos poveirinhos de tenra idade.

As festas de uma cidade que preza as suas tradições, mas que se renova a cada ano ao apresentar a quem a visita um programa melhorado e eclético. São assim as festas de S. Pedro, na Póvoa de Varzim.

S. Pedro: tradição e folia… com inovação

“...teremos as festas da cidade num fim de semana e quanto à temperatura…teremos fé na ajuda do S. Pedro!”

Page 4: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 2

A folia atinge níveis elevadíssimos no espetáculo das Rusgas que se realiza na noite de 29 de junho, no estádio do Varzim SC. A emoção é mais competitiva entre os bairros, numa sede de apresentar o melhor trabalho e ficar na memória dos milhares que assistem.E festa sem fogo de artifício não tem o mesmo brilho. A autarquia tem vindo a melhorar e a investir neste tipo de espe-táculo, que atrai muitos visitantes à cidade. Este ano, o Espetáculo Piromusical com o tema “Sonho e Fantasia, Portugal e o Mundo, Póvoa de Varzim terra de encan-to” irá surpreender pela qualidade no dia 29 de junho, no Alto Martim Vaz.A Escola Prática dos Serviços (EPS) da Póvoa de Varzim irá ter o seu dia e asso-ciar-se assim aos festejos da cidade, numa jornada de promoção, em que se dará melhor a conhecer à comunidade.

Este ano, o Espetáculo Piromusical com o tema “Sonho e Fantasia, Portugal e o Mundo, Póvoa de Varzim terra de encanto” irá surpreender...

1 Rusga de Regufe 2 Rusga de Belém 3 Rusga da Mariadeira4 Rusga do Sul 5 Rusga da Matriz 6 Rusga do Norte

1 2

3 4

5

6

Page 5: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 3

Rusga da Póvoa é embaixadora das festas da cidade.A Rusga da Póvoa já começou a marchar pelo S. Pedro, ensaiando os primeiros passos da coreogra-fia que demonstra a identidade dos bairros popu-lares integrantes das festas da cidade.Realizou-se no dia 20 de maio, o primeiro encontro de todos os elementos da Rusga da Póvoa, no âm-bito da preparação para as festas mais aguardadas do ano.O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e o Vice-Presidente, Luís Diamantino, estiveram presentes para saudar os componentes e dirigentes dos bairros, salientando o espírito de colaboração e de empenho que colocam nestes preparativos das festividades.Este grupo envolve quatro pares (dois pares dança-rinos e dois pares do coro) de cada rusga dos seis bairros populares da Póvoa de Varzim e reflete o envolvimento e a parceria essenciais de uma comu-nidade para o sucesso das festas mais emblemáti-cas do concelho.Ensaiada por António Fangueiro, a Rusga da Póvoa faz a sua preparação no salão da Associação da Matriz – um bairro diferente acolhe os ensaios em cada ano – e será responsável pela representa-tividade global das tradições populares poveiras, nas atividades locais, com preponderância para o espetáculo que se realiza no estádio do Varzim SC. Por outro lado, a Rusga da Póvoa é a embaixadora das festas da cidade nas campanhas promocionais prévias, que se costumam realizar em diversas cidades vizinhas.Até ao S. Pedro, as terças-feiras são reservadas pelas dezenas de jovens componentes para os ensaios com António Fangueiro.

1 Rusga da Póvoa 2013 2 S Pedrinho e a pequenada 3 Noitada de S. Pedro 2013

1

3

2

Page 6: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 4

A 13 de junho, sexta-feira, arranca a animação de rua nas imediações, arru-adas com os “Retimbrar”, envolvendo as pessoas para o novo espaço cultu-ral, durante a tarde, sendo que para a noite está reservado um concerto de Jazz/ Bossa Nova, no Largo Dr. David Alves, pelo Quinteto Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro. O ato oficial de inauguração será no dia 14 de junho, presidido por Aires Pereira, Presidente da Câmara Mu-nicipal da Póvoa de Varzim. À noite, às 21h30, haverá um concerto com Ro-drigo Leão. Detentor de uma carreira riquíssima, o músico e compositor por-tuguês será o primeiro artista a pisar o palco do Garrett.

A vida cultural está de volta ao centro da cidade.

Aproxima-se a data de inauguração do Cine--Teatro Garrett que reabre as suas portas com um programa de ativi-dades dentro e fora do equipamento municipal.

Page 7: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

No domingo, dia 15, o Cine-Teatro es-tará de portas abertas à comunidade com atividades teatrais, sendo que de segunda a sexta, será palco de diversas expressões artísticas protagonizadas por associações culturais poveiras e Escola de Música da Póvoa de Varzim. A 16 de junho, o Município irá assinalar o 41º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim a cidade, com a habitual ce-rimónia comemorativa de entrega de Medalhas de Reconhecimento Povei-ro. A sessão irá realizar-se, às 19h00, no Cine-Teatro Garrett. Nas noites de 19 e 20, quinta e sexta-feira, poderá assistir a um musical, protagonizado pelos alunos da Escola de Música, e que assinala o fim do ano letivo.A 21 de junho, sábado, haverá uma Passagem de Modelos pelas ruas ad-jacentes (Rua Santos Minho e Rua da Junqueira). Uma iniciativa promovida em parceria com a ACAL – Associação de Comércio ao Ar Livre com o obje-tivo de dinamizar esta zona comercial da cidade. No domingo, termina a pro-gramação no âmbito da reabertura do Cine-Teatro Garrett, com teatro.Ninguém poderá ficar indiferente à abertura de um espaço tão emble-mático da Póvoa de Varzim que trará, com certeza, uma nova vida à nossa cidade.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 5

O ato oficial de inauguração será no dia 14 de junho, presidido por Aires Pereira, Presi-dente da Câmara Munici-pal da Póvoa de Varzim.

Page 8: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

Rui Costa, Aparício Quintas, Insti-tuto Madre Matilde e Rotary Club da Póvoa de Varzim foram as propostas de distinção do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, aprovadas por unanimidade pelo executivo na reunião de 28 de abril:“Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Rui Alberto Faria da Costa, ciclista natural de Aguçadoura que, numa carreira profissional sempre bri-lhante e ascensional, conquistou, em 29 de Setembro de 2013, o título de Campeão do Mundo da União Ciclista Internacional. Nascido em 5 de Outubro de 1986, Rui Costa iniciou no atletismo a sua carreira desportiva, representando entre os 11 e os 13 anos o Clube da sua terra, o Aguçadourense. Logo aí se afirmou como um vencedor: em regra, era o primeiro; raramente fi-cava fora do pódio.Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Aparício Alves de Aguiar Quintas, cuja vida, durante quase 4 décadas, se identificou com a do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), a cuja consti-tuição, instalação e consolidação se associou decisivamente, convertendo aquela instituição numa entidade de referência nacional e internacional no apoio à formação e integração do di-minuído intelectual.Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Rotary Club da Póvoa de Varzim, que neste ano per-faz 50 anos de serviços à comunidade.Fundado em 25 de Maio de 1964, o Rotary Club da Póvoa foi a 26ª organi-zação congénere a ser criada no país.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 6

Dia da cidadeO Município irá assinalar, a 16 junho, o 41º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim a cidade, com a habitual cerimónia comemorativa de entrega de Medalhasde Reconhecimento Poveiro.

1 2

3 4

1 Rui Costa 2 Aparício Quintas 3 Rotary Club da Póvoa 4 Instituto Madre Matilde

Page 9: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 7

Clube de livre pensamento, aberto a profissionais de todos os quadrantes políticos e religiosos, onde a tolerân-cia e a pluralidade são as únicas bases doutrinárias, o Rotary é, por nature-za, espaço para o colóquio e para o debate, orientados para o serviço à comunidade.Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Instituto Madre

Matilde, que há 58 anos prossegue, na nossa cidade, uma atividade, tão notável quão silencio-sa, de reabili-tação e de promoção social e humana de crianças e jovens do sexo femi-nino, dos 3 aos 18 anos, vítimas de maus tratos, ou abandono, ou que se encontrem em situação de risco, e preferencialmente as mais necessita-das”.

A sessão irá realizar-se, às 19h00, no Cine-Teatro Garrett, cuja inauguração, a 14 de junho, fará parte da programação do Dia da Cidade. A distinção de Rui Alberto Faria da Costa, que no Dia da Cidade estará ausente do país, em im-portante compromisso profissional, irá ocorrer no âmbito da Gala do Desporto Poveiro, a realizar em data próxima do final do ano, no Cine-Teatro Garrett.

Page 10: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 8

O Presidente explicou que, “pela pri-meira vez, atingimos um nível de reali-zação da despesa de 91,5% e uma rea-lização da receita de 92,4%”. Segundo o autarca, “a gestão de 2013 terminou com um resultado líquido positivo de 2,3 milhões de euros”.Segundo os números apresentados, a Câmara da Póvoa de Varzim conse-guiu baixar, nos últimos cinco anos 34 milhões de euros ao seu passivo, tendo, atualmente, uma capacidade de endividamento de 9,3 milhões de euros. A dívida total do município - a curto, médio e longo prazo - fixa-se nos 23 milhões de euros.A Despesa Corrente diminuiu 485 mil euros, muito embora, em consequên-cia da reposição do pagamento de subsídios de férias e Natal à totalidade dos funcionários, tenham sido desem-bolsados 660 mil euros. Nos últimos cinco anos, o número de funcionários diminuiu para 698, ou seja, menos 102, e as despesas com pessoal reduziram 1,9 milhões de euros.

Aires Pereira afirmou ainda que o mu-nicípio está a pagar as suas contas a 55 dias.Aires Pereira falou em “números mui-to positivos que refletem o trabalho e rigor das opções tomadas nas últimas duas décadas”.A Câmara da Póvoa de Varzim é apon-tada como exemplo de ajustamento financeiro. É uma das autarquias, a nível nacional, que mais cortou a dí-vida, conforme foi noticiado na edição de 20 de fevereiro de 2014 do “Diário Económico”, onde pode ler-se: “nos últimos quatro anos viu o valor em dívida passar de 45 para menos de 19 milhões. «Temos juros de 260 mil eu-ros e uma amortização de 2,7 milhões por ano. Para quem tem, como nós, um orçamento a rondar os 50 milhões é perfeitamente confortável», diz o Presidente Aires Pereira. «Nós man-tivemos o fornecimento de água, o tratamento de resíduos e saneamento como serviços da Câmara. Quem op-tou por outros caminhos, nomeada-

mente por concessões, agora está a passar por dificuldades por não ter receitas», argumenta o autarca”.As Grandes Opções do Plano e Orça-mento da autarquia da Póvoa de Var-zim para 2014 constituem, de acordo com o Presidente, um “reflexo claro do caderno de encargos” desta equi-pa que lidera a Câmara: apostar nos projetos de atratividade da cidade e do concelho, no investimento de coesão nas freguesias e no apoio social.O Orçamento ascende a cerca de 42 milhões de euros, refletindo-se num “perfeito equilíbrio” para o município, como explicou Aires Pereira: “há uma redução significativa do que é a nossa despesa corrente, sendo que conse-guimos manter todos os serviços que prestamos aos poveiros. Conquista-mos uma poupança corrente (Receita Corrente – Despesa Corrente) de 7.553.900,00€. Está ainda incluído no documento o Fundo Local de Emergên-cia Social, no valor de 150.000,00€, o que configura uma inovação”.

Póvoa de Varzimapresenta Contascom saldo positivo

Aires Pereira, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, manifestou profundo agrado com o saldo positivo conquistado pelo executivo, após a aprovação em reunião de Câmara extraordinária de 3 de abril, dos Relatórios de Contas do município da Póvoa de Varzim e da Varzim Lazer.

Page 11: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

No passado mês de maio, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Var-zim, Aires Pereira, assinou um protoco-lo com o Ministério do Ambiente que assegura uma verba significativa de 2 milhões de euros para “recuperarmos toda a nossa frente costeira, desde a praia da Fragosa até ao limite do con-celho na zona de Aguçadoura.Portanto, nada mais será igual na Póvoa de Varzim no que diz respeito ao acolhimento e às novas áreas bal-neares, às novas praias e acessibi-lidades, desde passadiços a zonas de estacionamento”.As candidaturas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim – de recuperação

das zonas costeiras – “foram apro-vadas, pelo que, até junho de 2015, esperamos que a intervenção esteja concluída”. O protocolo vai permitir recuperar todas as linhas de água, “nomeadamente a zona da ribeira do Esteiro, a zona da Fragosa, as ribeiras que temos ao longo da nossa costa. Isto é a garantia de que vamos con-tinuar a ter bandeiras azuis e as nossas praias devidamente credenciadas”, salientou o Presidente da Câmara Mu-nicipal.Quanto à época balnear, que arranca a 15 de junho e termina a 15 de setembro, o autarca espera que corra “tão bem como a última, que nós continuemos

a avançar com esta aposta na quali-dade e na divulgação da região Norte, fundamentalmente, que é a que nos importa. No ano passado, fizemos algumas alterações com a criação de parques de estacionamento e maior informação sobre essas localizações, bem como a própria extensão da área concessionada, que cria outra atra-tividade para não concentrar tanto as pessoas na área urbana”. Portanto, de acordo com Aires Pereira, “as questões de preparação das praias, aos vários níveis de atuação, estão a ficar resolvi-das e espero que não tenhamos ne-nhum incidente e que haja bom tempo, que é o que precisamos”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 9

Investimento de 2 milhões na orla costeira

Page 12: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 10

Em fevereiro, o caudal do rio da Barranha causou a rutura da ponte da rua da Codixeira, em Aguçadoura.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim interveio imediatamente e, uma semana depois, as obras ar-rancaram naquela que é a principal artéria da freguesia.No passado mês de maio a inter-venção terminou e, hoje, já é possível a circulação na nova ponte e naquela que é uma zona essencial em Aguça-doura e que “estabelece a ligação entre as residências da população da freguesia e os seus locais de traba-lho, os campos de cultivo”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.O autarca visitou o local, acompa-nhado pelo Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e

Navais, Fernando Rosa. “A ponte que aqui existia era muito precária e não se adequava à passagem de transportes de grande dimensão. Nunca tinha tido uma intervenção de fundo e foi sofrendo, entretanto, com a alteração das cargas, muito por força do aumento do fluxo de circulação. Quando, em fevereiro, o caudal do rio da Barranha cau-sou a rutura da ponte, a Câmara interveio com prontidão e hoje o trânsito está restabelecido. A mobi-lidade e o acesso aos locais de tra-balho e residência são fundamen-tais. A Câmara Municipal conseguiu terminar a obra em tempo recorde porque era uma intervenção com carácter urgentíssimo”, explicou Aires Pereira.Fernando Rosa manifestou o seu contentamento por ver resolvida esta questão na sua freguesia: “to-dos os anos, na altura das cheias, os detritos encalhavam em quatro barreiras existentes na ponte, o que

nos causava inundações nas habi-tações e campos vizinhos. Tínhamos de estar permanentemente atentos, a retirar as canas que permaneciam encalhadas com camiões e máqui-nas, o que constituía gastos tam-bém para a autarquia. Esta foi, por isso, uma resolução importantís-sima para Aguçadoura. A ponte anterior foi construída há cerca de cem anos e não estava preparada para a passagem de camiões com toneladas de produtos. Esta rua faz a ligação com Estela e Aver-o-Mar e é, por isso, muito importante para os aguçadourenses.

Nova Ponte da Barranha terminada

“A Câmara Municipal conseguiu terminar a obra em tempo recorde porque era uma inter-venção com carácter urgentíssimo”

Page 13: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 11

Determinada em incutir uma pedago-gia de utilização do espaço público, a Câmara Municipal pretende orientar os cidadãos para um uso mais adequado do estacionamento no perímetro urbano de uma cidade moderna, cosmopolita e de ocupação sazonal.Neste sentido, aprovou, recentemente, uma alteração ao Regulamento de Utili-zação de Lugares Públicos de Estaciona-mento Pago com Duração Limitada. Re-corde-se que o Regulamento em questão está em vigor desde 2000, sendo que agora sofre este aditamento de modo a controlar o estacionamento abusivo por parte de alguns condutores, impedindo a rotatividade no estacionamento.A alteração consiste no seguinte: se esta-cionar num lugar com parquímetro e não tiver o bilhete no interior do automóvel, a Polícia Municipal irá deixar-lhe um avi-so. Em cinco dias deverá pagar o equiva-lente a doze horas de estacionamento (€4,80). Se não o fizer, será multado e a coima é de €30. Também de encontro à rotação de

lugares, vai a atribuição do cartão de residente e de comerciante. Poderão re-querer que lhes seja atribuído cartão de residente as pessoas singulares, desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabili-zado o seu centro de vida familiar tenha as características descritas no Regula-mento.Poderão requerer a atribuição do tí-tulo de estacionamento as sociedades comerciais, os empresários em nome individual, bem como os profissionais liberais ou sociedades com o mesmo fim, desde que preencham os seguintes requisitos: possuam estabelecimento comercial, consultório ou escritório em artéria de estacionamento de duração limitada ou em via adjacente pedonal ou com estacionamento proibido em toda a sua extensão; não disponham de par-queamento próprio nos termos legais. Por cada estabelecimento comercial, consultório ou escritório, só poderá ser atribuído um cartão de comerciante ou de profissional liberal.

De modo a aumentar a oferta de lugares de estacionamento na cidade, a Câmara Municipal disponibilizou, no início deste ano, mais um equipamento para o efeito: o Parque de estacionamento Low Cost “A Fábrica”. Um espaço com 260 lu-gares, onde são cobrados valores baixos, para permitir um maior fluxo de pessoas naquela zona da cidade (ruas Gomes de Amorim, Serpa Pinto, da Fábrica e Elias Garcia).No entanto, mesmo antes da existên-cia deste espaço, a Póvoa já usufruía de uma rede bastante diversificada de parques de estacionamento, espalhados por diferentes pontos da cidade, sendo que o parque subterrâneo da Avenida Mousinho de Albuquerque, em funcio-namento desde 2008, também veio con-tribuir para uma cidade mais organizada, principalmente na época balnear.Disponibilizamos, no portal municipal, um mapa da cidade com localização de todas as zonas de estacionamento de duração limitada e parques de estaciona-mento.

Pela rotatividade e agilidade do estacionamento

Page 14: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

O Município da Póvoa de Varzim apresenta, desde o dia 3 de abril de 2014, um novo portal municipal.

A nova plataforma mantém a sua tradição de qualidade, consolidando um posicionamento de prestígio e referência entre os serviços eletróni-cos autárquicos. Na apresentação, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Var-zim, Aires Pereira, afirmou que este “é mais um passo no sentido da disponibilização de tudo aquilo que é o património informativo do Mu-nicípio, que fica agora à distância de um clique. Nele está depositada parte da história dos últimos anos da autarquia e registada toda a ativi-dade municipal”. O responsável pela autarquia poveira transmitiu que “é também uma informação online para todos os que queiram saber qual a agenda ou pretendam preencher

um requerimento sem terem que se deslocar ao município. Além disso, é uma linha de acesso para serem colo-cadas questões ou darem sugestões sobre aspetos da vida pública”.O edil espera que “esta ferramenta muito dinâmica possa resultar num melhor relacionamento com todos e numa abertura de informação do Município a todos aqueles que dela necessitem”. Salientou ainda o facto de “colocar à escala mundial a in-formação do concelho da Póvoa de Varzim, daquilo que é a nossa atra-tividade, ou seja, os motivos para nos visitarem”. Reconhecendo que “hoje, o principal instrumento de busca para quem quer viajar é a in-ternet”, Aires Pereira não tem dúvi-das de que, “ainda com a faculdade de poder ser traduzido em todas as línguas”, o portal municipal será um meio de divulgação e promoção do nosso concelho em qualquer parte do mundo. Neste sentido, assumiu que “é um passo muito significativo na apresentação da Póvoa de Varzim à escala global”.

A interatividade, o historial do Mu-nicípio e, acima de tudo, a facilidade de acesso que qualquer utilizador tem a todos os órgãos do Município foram os aspetos do novo portal mu-nicipal, destacados pelo Presidente da Câmara, fazendo questão de sa-lientar a disponibilidade informativa da plataforma.Com a diversidade de redes sociais e dispositivos informáticos que atual-mente existe, “só mesmo por falta de vontade é que as pessoas não têm acesso à informação, que é atualizada diariamente”, constatou Aires Pereira. “O novo portal municipal é mais moderno, mais visual, mais informa-tivo, mais flexível, mais interativo, mais amigo dos utilizadores. Está ainda mais próximo de todos, pois está associado às principais redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Youtube e ISSUU) e utiliza um sis-tema que se adapta às diferentes plataformas eletrónicas móveis e fi-xas”, transmitiu Francisco Casanova, Chefe de Gabinete da Presidência.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 12

Novo desafio digital

Page 15: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

O município da Póvoa de Varzim e os seus diversos parceiros educativos realiza-ram o 11º Fórum de For-mação e Opções Profissio-nais, de 28 de abril a 13 de maio, no Pavilhão Municipal e área envolvente.

Na sessão de abertura, que contou com forte presença do executivo, o Presi-dente do município, Aires Pereira, afir-mou que promoveu a transferência do evento para um novo local (nos anos anteriores tinha lugar no Diana Bar e Passeio Alegre) com o objetivo claro de “aproximar esta realização da comuni-dade escolar”. Há mais de uma década que a Póvoa de Varzim privilegia estas ações que orientam os estudantes para o seu fu-turo profissional, propondo uma vasta oferta de informação sobre o assunto e trazendo até aos jovens experiências de simulação profissional e a aproximação da realidade do mercado de trabalho atual. Tudo isto, no âmbito do desígnio do município de apostar fortemente na formação e promoção de oportuni-dades de empregabilidade para a sua população.Mais uma vez, o Fórum atraiu as aten-ções dos jovens poveiros, que regis-

taram uma participação positiva nas várias atividades promovidos, desta-cando-se as demonstrações cinotécni-cas, as mesas redondas, os workshops promovidos pela Iconefile, em parceria com os Bombeiros Voluntários, e as iniciativas orientadas pela EPS (Escola Prática dos Serviços), como a Culinária e o Bootcamp.Pela primeira vez foi organizado o Con-curso dos Cocktails Não Alcoólicos, que se pautou por uma participação signifi-cativa. Também o Seminário, este ano sobre “Economia Social em Expansão”, registou maior número de inscritos, mais de uma centena e meia. A Mostra Informativa, que decorreu de 10 a 13 de maio, foi outras das ações marcantes.

A coincidir com o Fórum, a tarde de 8 de maio foi de muita animação para cerca de três mil jovens, que se reuniram, no Pavilhão Municipal, para o ponto alto do Projeto Escola da Minha Vida – a festa de encerramento.

Aires Pereira e Luís Diamantino, Pre-sidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, acompanhados de outros membros do executivo, assistiram às diferentes representações, e proce-deram à entrega de prémios aos vencedores das modalidades a con-curso.O Presidente do Município poveiro conotou de “excelente” esta ação e fez questão de agradecer publica-mente aos alunos, professores e di-retores de escolas, que orientaram os trabalhos apresentados no grande espetáculo.O Projeto Escola da Minha Vida rea-liza-se desde 1999 e, como é habi-tual, os trabalhos premiados ficaram depois em exposição até ao dia 24 de maio, na Casa da Juventude, reu-nindo 62 obras das diferentes áreas a concurso: Prosa, Poesia, Escultura, Banda Desenhada, etc.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 13

Município partilha os interesses e anseios dos jovens

Page 16: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

APOIOS INSTITUCIONAIS

MúsicaFestival Internacional de

da Povoa deVarzim> 11 a 29 julho 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 14

Essa rubrica contará com os italia-nos Il Pomo d’Oro (em estreia em Portugal) sob direção do violinista Roberto Minasi (‘Le quattro stagioni’ de Vivaldi); o regresso de Stile Antico, com um programa em torno de alguns dos Mestres barrocos europeus; a estreia no FIMPV do quarteto vo-cal norte-americano Anonymous 4 (música da Idade Média e das tradições americanas); Os Músicos do Tejo com a ópera oitocentista “La Spinalba” de Francisco António de Al-meida; o agrupamento português Arte Mínima sob direção musical de Pedro Sousa Silva (o Ofício de Defuntos em torno da música de Lopes Morago); o Ensemble Clepsidra sob direção de José Luís Borge Coelho (música vocal com textos do ‘Cântico dos Cânticos’ – obras de Palestrina, Francisco Guer-rero, Tomás Luís de Victoria, Damião de Góis, D. Pedro de Cristo e Estêvão de Brito); e, a encerrar a edição, o regresso de L’Arpeggiata de Christina Pluhar, agora com o programa ‘Audi caelum’ – música sacra italiana do séc. XVII (Monteverdi, Cazzati, Strozzi, Fer-rari e Sances).No que concerne à música de câmara, foram convidados o Quatuor Ebène (em estreia no FIMPV); o Quarteto Ve-razin (formação residente do FIMPV), o duo Raquel Camarinha (soprano) e Raúl Costa (piano), intrinsecamente ligados à comunidade educativa da cidade (iniciaram a sua formação musical na sua Escola de Música); o Trio do Desassossego, jovem agrupamento instrumental português galardoado com o 1º Prémio do PJM da RTP Antena 2 – 2013 (música de câmara); o Ensemble Darcos sob direção do compositor Nuno Côrte--Real, cujo concerto estreará uma sua obra encomendada pelo FIMPV e encerrará o 7º Concurso Interna-cional de Composição da Póvoa de Varzim com a estreia das duas obras finalistas, dos compositores Afonso Teles e Gerson Batista; o recital de trombone e piano por Gabriel Antão e Pedro Costa, vencedores do 1º prémio ex-aequo do 15º Concurso de Interpretação do Estoril; e o recital do pianista russo Alexei Lubimov que interpreta música de Mozart, Schubert e Claude Debussy (as suas gravações de obras deste compositores têm obtido entusiásticas aclamações em todo mundo).

A 36ª edição do FIMPV dedica especial atenção à música an-tiga historicamente informada, como habitualmente.

Page 17: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

A música sinfónica estará a cargo do Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob direcção de Joana Carneiro, com música de Claude Debussy, Piotr Tchaikovsky e Antonín Dvorák.O musicólogo Rui Vieira Nery inau-gura a edição com mais uma das suas apreciadas conferências, desta vez com uma homenagem a Richard Strauss, em ano de efeméride. O FIMPV 2014 propõe a divulgação de música de 43 compositores, entre os quais 11 portugueses e diversos autores anónimos. Num total de 186 intérpretes, 145 são portugueses e os restantes provêm da Alemanha, Áustria, Espanha, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. A sua realização ficará a dever-se aos apoios institucionais da Direcção-Geral das Artes, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, bem como a diversos apoios ao abrigo da Lei do Mecenato, da colaboração da Arquidiocese de Braga e de impor-tantes meios da comunicação social.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 15

O FIMPV 2014 propõe a divulgação de música de 43 compositores, entre os quais 11 portugueses e di-versos autores anónimos.

Page 18: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

Junho marca a viragem na vida de três jovens, já há alguns anos institu-cionalizados na Casa do Regaço, da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim, porque passam a habitar num imóvel cedido pelo Município ao Núcleo Póvoa de Varzim da instituição.O Contrato de Comodato, que esta-belece este empréstimo do imóvel, foi assinado entre Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal, e Luísa Tavares Moreira, Presidente da

Direção do Núcleo poveiro da Cruz Vermelha, no dia 8 de maio. Este é o primeiro projeto de inde-pendência que servirá para “aferir-mos das nossas políticas sociais”, sublinhou Aires Pereira.Os contratos-programa com os Bombeiros e o Clube Desportivo da Póvoa foram firmados no dia 21 de maio. À Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim foi atribuído um apoio

financeiro de 90 mil euros e ao Clube Desportivo da Póvoa de 120 mil eu-ros.Aires Pereira referiu: “Está a aproxi-mar-se a época de maior trabalho dos Bombeiros e é muito importante que o Município dê este sinal, como sempre deu. Mesmo em circunstân-cias muito difíceis da nossa vida, sempre tivemos os Bombeiros em primeira linha relativamente àquilo que é o nosso apoio”.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 16

Município é parceiro das associações sociais, culturais e desportivas

A aproximação da autarquia à comunidade, em termos sociais, desportivos e cul-turais, é uma realidade, que se pode apurar pelos protocolos que o município tem vindo a formalizar com associações nas diversas áreas.

Page 19: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 17

Quanto ao Clube Desportivo da Póvoa, Aires Pereira disse que se trata de “um clube com 70 anos, muito ligado à nossa juventude e à formação de grande parte da sociedade poveira. Tem um papel insubstituível na nossa sociedade”.No dia 29 de maio, foi a vez de se reno-varem protocolos de colaboração por um ano com: Banda Musical, Cineclube Octopus e Varazim Teatro.Neste âmbito, a Câmara atribuiu 17 mil euros de apoio à Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que fica comprometida à realização de quatro concertos próprios e um concerto com banda contratada, bem como à manutenção do funcionamento da sua escola de música, privilegiando a entrada dos jovens do concelho.Ao Varazim Teatro, o subsídio conce-dido é de 20 mil euros, que possibilitará a realização de nove espetáculos de Teatro, de produção própria ou contra-tada, e ainda a realização de atividades teatrais destinadas ao público escolar.Para o Cineclube Octopus foram 5 mil euros para a programação regular e es-tival, bem como a realização de sessões pedagógicas e outras atividades, em colaboração com o Serviço Educativo do município, tendo em conta as novas possibilidades que se oferecem com a abertura do Cine Teatro Garrett.

1 Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim2 Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim 3 Clube Desportivo da Póvoa 4 Varazim Teatro, Banda Mu-sical e CineClube Octopus

1

2

3

4

Page 20: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 18

As entidades organizadoras - FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência), AND-DI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual) e IAADS, Federação Internacional de Atletismo para Pessoas com Síndrome de Down – concordam que o balanço deste evento é muito positivo referindo-se especialmente à “importância destes campeonatos para os atletas com Sín-drome de Down de todos os Países participantes”.Mário Lopes, Presidente da FPDD, exaltou a excelente organização, que recebeu elogios por parte das altas instâncias presentes, principalmente por parte dos atletas e das delegações. De acordo com o dirigente da Fe-deração, foi fundamental “o tra-balho e a vontade de receber estes eventos”, mostrando-se, por isso, grato à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que cedeu os espaços desportivos e deu todo o apoio aos

organizadores e participantes pre-sentes.Na competição de Judo, Portugal ar-recadou um total de três medalhas: uma de prata e duas de bronze.No Ténis de Mesa, primeira com-petição internacional para jogadores com Síndrome de Down, a seleção na-cional obteve uma medalha de prata e quatro de bronze.A seleção das Quinas de Atletismo sagrou-se Tri-Campeã Europeia de Síndrome de Down, a seleção italiana ficou em segundo, cabendo o terceiro lugar à equipa turca.No Atletismo é de registar ainda que foram estabelecidos 19 novos Re-cordes do Mundo e 16 novos Recordes da Europa - 5 Portugueses.O sucesso não andou longe também dos atletas poveiros, pelo contrário. Estes conquistaram vitórias de relevo, em representação de Portugal ou do MAPADI. Assim, nos Campeonatos In-ternacionais de Atletismo, em Mosaico

Masculino, Ricardo Pires conquistou um honroso 2º lugar (3,27).Já no Campeonato Nacional de Atletis-mo, nos 5000m Marcha Femininos, é de realçar o 1º lugar de Ana Catarina Ramos (MAPADI) com 36.07,97.No Challenge Internacional de Ténis de Mesa, também houve vitórias dos atletas poveiros: - Individual Fem: 2º lu-gar para Conceição Ribeiro; - Individual Masc: Ricardo Pires subiu ao 3º lugar.Nas competições participaram cerca de três centenas de atletas e dirigentes de 12 delegações vindas do Brasil, Fin-lândia, França, Gâmbia, Grã-Bretanha, Itália, República Dominicana, Macau--China, México, Turquemenistão, Tur-quia e Portugal, com as provas a se-rem repartidas pelo Estádio Municipal (Atletismo) e Pavilhão Municipal (Judo e Ténis de Mesa), num evento que contou também com o MAPADI- Movi-mento de apoio de pais e amigos ao Diminuido Intelectual como parceiro na organização.

Êxito nos Campeonatos Internacionais para atletascom Síndrome de DownTerminaram com sucesso os Campeonatos Internacionais SU-DS de Atletismo, Judo e Ténis de Mesa para atletas com Síndrome de Down, que decorreram na Póvoa de Varzim, de 21 a 26 de maio.

Page 21: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

Joaquim Viegas, Presidente da PCAND, afirma ser uma honra para a associação a realização desta competição na Póvoa de Varzim, “a cidade mais amiga do Boccia do mundo. As acessibilidades do local, a gentileza das pessoas e a sua perícia na organização de um evento como este, o sol e o mar fazem da Póvoa de Varzim a cidade do Boccia”.O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, explica que “o significado social do evento tem uma importância extrema no que diz respeito à sociedade de inclusão pela qual lutamos arduamente”.Depois dos êxitos nas provas nacionais, o município da Póvoa de Varzim voltou a ser escolhido para a realização de uma competição, desta vez internacional (etapa europeia) e em que os atletas de Boccia vão tentar conquistar um lugar para a prova Mundial. Este é um reconhecimento da entidade internacional da modalidade.A seleção nacional de Boccia irá participar, como seria de prever, no Boccia World Open Póvoa 2014. Estes são os atletas lusos que participarão no Open: António Marques, João P. Fernandes e Bernardo Lopes (BC1); Cristina Gonçalves e Abílio Valente (BC2); Luís Silva, José Macedo

e Mário Peixoto (BC3); Fernando Pereira, Pedro da Clara e Domingos Vieira (BC4).A seleção nacional irá também competir nas categorias coletivas: Pares BC3, Pares BC4 e Equipas BC1-BC2.A realização desta prova vem também confirmar o equilíbrio da cidade, na sua maioria edificada numa zona plana e que demonstra que a Póvoa de Varzim é uma cidade preparada para receber atletas e pessoas com dificuldades motoras.A competição é organizada pela PCAND Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 19

“a cidade mais amiga do Boccia do mun-do. As acessibilidades do local, a gentileza das pessoas e a sua perícia na organiza-ção... fazem da Póvoa de Varzim a cidade do Boccia”

Boccia World Open Póvoa 2014

Mais de 120 atletas, em representação de vinte países, vão competir no Boccia World Open Póvoa 2014. Entre os dias 18 e 22 de junho, o Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim irá acolher esta prova desportiva que conta para o Ranking Mundial da disciplina.

Page 22: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

Estão abertas as candidaturas para a nova edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, no valor de 25 mil euros. Se tens um projeto novo na área do voluntariado jovem ou uma experiência em curso que precise de apoio para continuar, participa nesta iniciativa.Podem candidatar-se projetos de organizações juvenis e/ou entidades que desenvolvam atividades com jovens. As candidaturas deverão ser enviadas para o Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio, através do endereço eletrónico [email protected] até ao dia 16 de junho.A Casa da Juventude disponibiliza-se para prestar o apoio necessário aos interessados, tendo já encaminhado a informação sobre este prémio junto da Bolsa Concelhia de Voluntariado, escolas e associações do concelho, tornando assim mais próxima a sua divulgação.

Prémio Voluntariado Jovem: candidaturas até 16 de junho

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 20

Rancho Poveiro homenageia Adelino Mota

da inauguração de um espaço na sede do Rancho Poveiro, na Póvoa de Varzim, onde se encontra parte do legado deixado pelo homem que escreveu inúmeras letras e compôs músicas para as associações e grupos folclóricos poveiros. Aires Pereira e Luís Diamantino, Presidente e Vice-Presi-dente da Câmara Municipal, participaram neste reconheci-mento público. O Presidente da autarquia lembrou que Adelino Mota “foi o único que até hoje se recusou a rece-ber a mais alta distinção que o Município tem para um ci-dadão individual, a medalha de reconhecimento poveiro”. Isto, “apesar de muitas insistências e do carinho especial que o Dr. Macedo Vieira tinha pelo Sr. Adelino Mota e que fez contagiar todo o executivo”, acrescentou. Jacinto Sá, Presidente do Rancho Poveiro e “muito amigo” de Adelino Mota, referiu-se também à recusa do com-positor, “por duas vezes”, em ser homenageado pelo Município Poveiro. Neste sentido, realçou a “bondade” do amigo, “desprendido de tudo”.

Aprovado Plano Operacional Municipal 2014

No passado dia 30 de abril, realizou-se, nos Paços do Concelho da Póvoa de Varzim, uma reunião da Comissão Mu-nicipal da Defesa da Floresta (CMDF). O encontro teve como propósito a apresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal (POM).A CMDF foi constituída pelas seguintes entidades: Vereadora do Pelouro do Ambiente, Andrea Silva (em representação do Presidente da Câmara Municipal e da CMDF); elemento do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Patrícia Castro; responsáveis das instituições Bombei-ros Voluntários da Póvoa de Varzim, GNR (Posto da Póvoa de Varzim e SEPNA Matosinhos), PSP; ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta) e ainda da Portucalea (Associação Florestal do Grande Porto) e representante dos Presidentes de Junta – José Araújo, presidente da Freguesia de Balasar.Nesta reunião, o Gabinete Técnico Florestal informou a Comissão Municipal da Defesa da Floresta sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da proteção (com enfoque na prevenção) da área verde concelhia e apre-sentou o POM 2014 (numa elaboração em parceria com a Portucalea). O encontro serviu ainda para a análise da época de incêndios do ano passado.De registar que o POM de 2014 foi aprovado por unanimi-dade e encontra-se operacional para a época de prevenção de incêndios que se aproxima.

No dia 9 de maio, o Rancho Poveiro prestou uma home-nagem a Adelino Mota, compositor poveiro, pela sua dedicação e promoção da cultura musical local durante várias décadas. A cerimónia, realizada um ano após o seu falecimento, contou com a colocação de uma placa na campa onde está sepultado Adelino Mota, no cemitério de Terroso, seguida

Page 23: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 21

Rates viveu mais um ciclo de Música Sacra

Terminou a 31 de maio, o IX Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de São Pedro de Rates. Para trás ficaram três concertos de elevada qualidade, um encontro de coros paroquiais e um curso de música sacra. Para além disso, o evento contou com a participação de José Manuel Pedrosa que, há vários anos, faz a conferência de abertura deste ciclo.A Música de Requiem no Cerimonial Cristão, pelo Capella Musical Cupertino Miranda – Famalicão (11 de maio), a Religiosidade Musical pelos Caminhos de Santiago, pelo Coral Camerata Primo Tempo de Zamora – Espanha (18 de maio) e Sons da Espiritualidade Cristã na História da Música Europeia, pelo Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim e participação do Quarteto Verazin (25 de maio) foram os concertos deste ciclo que, no dia 9 de maio contou com o Encontro de Coros Paroquiais, que congregou mais de uma centena de pessoas de vários gru-pos do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, em cujas paróquias há a tradição de elevar a oração nas eucaristias através do canto. A organização deste Ciclo de Música Sacra esteve a cargo da MelodiArtes – Associação Musical e Cultural de Rates -, tem direção artística de Abel Carriço e conta com os apoios institucionais da Junta de Freguesia de Rates, Asso-ciação Pró-Música, Conselho Pastoral e Paroquial de Rates e ainda os patrocínios da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal.

O Clube Desportivo da Póvoa realizou a festa de Con-sagração da equipa de Hóquei em Patins como campeã da Zona Norte 2ª Divisão, que lhe dá o direito a subir ao escalão máximo da modalidade.O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, lembrou que o executivo aprovou um voto de louvor ao Clube Desportivo da Póvoa pela importante conquista do título e excelente temporada realizada pela equipa de hoquistas. E a entrega desse voto de louvor será a base de uma cerimónia de homenagem à secção de Hóquei em Patins.A conquista da subida vem “demonstrar a vitalidade do clube, o mais eclético da Póvoa, e prova que, quando se quer, é possível concretizar os nossos sonhos e aquilo que ambicionamos”, afirmou Luís Diamantino.É positivo para a afirmação da Póvoa de Varzim, a nível nacional, o posicionamento de duas equipas poveiras na 1ª divisão, nas modalidades de Hóquei em Patins, com o CDP, e de Futsal, com o Póvoa Futsal.

Hóquei na 1ª Divisão

O Open Beach Tennis Póvoa de Varzim ocupou a Praia da Carvalhido nos dias 9, 10 e 11 de maio. De sexta-feira a domingo, perto de uma centena e meia de praticantes disputaram por um lugar no pódio. A competir estiveram os melhores do mundo da mo-dalidade que tem angariado muitos adeptos na Póvoa de Varzim.A organização, responsabilidade do Núcleo Beach Tennis Explosion e apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, destaca a presença do atleta italiano Alessandro Calbucci, número 1 do mundo, que conseguiu alcançar os quartos de final, perdendo para a dupla finalista.Não só a nível desportivo este evento teve impacto na cidade. Com a participação de mais de 140 atletas neste Open, oriundos de outras cidades portuguesas e também de outros países, a Póvoa de Varzim acolheu centenas de pessoas, dinamizando a economia poveira.

Melhor do mundo na Póvoa

Page 24: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 22

Faça desporto no Verão!

As praias da frente urbana da cidade da Póvoa de Varzim, com excelentes recursos naturais, acolhem este verão e ao longo de cada semana muito desporto, promovendo a saúde e o bem estar físico das pessoas. Desta forma e até ao final do mês de Agosto, há aulas de aeróbica, na praia da Lagoa (segundas, quartas e sextas), enquanto nas praias do Carvalhido e junto ao Cais Norte, são propor-cionadas ao público o mesmo género de aulas (terças e quintas), sempre às 11 horas, com os participantes a serem guiados por técnicos qualificados na área da Educação Física.Nesta política de desenvolvimento de projetos na área do desporto e do lazer, que aproximam os cidadãos do mar, Aires Pereira, responsável autárquico pelo Pelouro de Desporto, refere que os veraneantes, poveiros e turistas, “pratiquem exercício físico ao ar livre e usufruam das nos-sas praias que dispõem de Bandeira Azul e de um conjunto de infraestruturas capazes de engrandecer a qualidade de vida dos utentes”, destacando ainda a existência de vários campos, que podem ser utilizados de forma gratuita.

Trajes de cerimónia em ritos de passagem: Batizado, Comunhão e Casamento

O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim abriu as suas portas e encheu-se, a 17 de maio, para assinalar a Noite dos Museus. Trajes de cerimónia em ritos de passagem: Batizado, Comunhão e Casamento deram mote a esta celebração que contou com um desfile de vestidos de noiva e inauguração de exposição em que estão patentes diversos trajes de festa.Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, esteve presente na iniciativa reconhecendo, publicamente, a dinâmica do Museu da Póvoa de Varzim. Apesar de, a nível nacional, os cortes na área cultural, se terem refletido nos eventos pro-movidos pelos Museus, levando mesmo a que alguns fechassem portas, tal não se verifica na nossa cidade. Tal deve-se à entrega e dedicação da sua Diretora, Deolinda Carneiro, ao desempenho dos funcionários e à colaboração da comunidade.De facto, tal como admitiu a responsável pelo Museu, a exposição e desfile dos trajes de cerimónia só foi possível graças à colaboração de várias pessoas, quer através do empréstimo de peças de família guardadas ao longo de várias gerações, quer pela participação no desfile permitindo visualizar melhor os trajes de cerimónia e a sua evolução.Cerca de três dezenas de pessoas participaram no desfile que arrancou com um traje romano do século I e terminou com um vestido de noiva do século XXI. Vários séculos foram retratados e todos eles explica-dos por Deolinda Carneiro.

Os poveiros são, todos os anos, convidados a embelezar a sua cidade. Trata-se do Concurso “Janelas, Varandas e Jardins floridos”, já na sua 21ª edição. O Júri irá determinar os vencedores entre 1 e 13 de junho, que serão anunciados no dia 17, no Diana Bar, às 18h00. É uma das iniciativas paralelas às comemorações do Dia da Cidade e que incentiva os residentes a ornamentarem os seus espaços, contribuindo para que cada munícipe faça florescer a beleza do concelho. O Concurso “Janelas, Varandas e Jardins floridos” foi planta-do há 20 anos, partindo desta ideia simples e aberta: todos os moradores podem candidatar-se. Pretende distinguir o melhor arranjo de jardinagem numa janela, numa varanda ou num jardim da Póvoa.

Concurso “Janelas, Varandas e Jardins floridos”

Page 25: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 23

Dia Internacional dos Arquivos

Bibliotecas de Verão

A leitura descontraída à beira mar está de volta de 1 de ju-lho a 31 de agosto, com a abertura das Bibliotecas de Praia e, no mês de agosto, da Biblioteca de Jardim.As Bibliotecas de Praia estão situadas em dois locais fulcrais, no café Diana Bar e na Praia da Lagoa. Os espaços vão funcionar de segunda a domingo, com os seguintes horários: o Diana Bar, das 9h00 às 18h00; Praia da Lagoa, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Nos polos, dis-ponibiliza-se um conjunto diversificado de livros, jornais e revistas para consulta, bem como o acesso à Internet.A Biblioteca de Jardim, na Casa Manuel Lopes, na Av. Mousinho de Albuquerque, 68, irá funcionar de 1 a 29 de agosto, de 2ª a 6ª feira, das 14h00 às 18h00. Este polo integra as Bibliotecas de Verão promovido pelo Município, que pretende conciliar as férias com a leitura de lazer e a fruição de atividades lúdicas, partilhada por pais e filhos ou avós e netos.

No primeiro sábado de maio, o quartel da Real Associação Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim abriu as portas à comunidade para uma cerimónia de apresentação de novos equipamentos e homenagem a beneméritos, a que se associou o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.Na parada do quartel foram expostos novos equipa-mentos, realizada a bênção de três viaturas e prestada a sentida gratidão aos beneméritos, que nos últimos tempos, têm ajudado a associação com donativos.Uma das viaturas benzidas foi um autotanque oferecido pela Leicar, depois de a corporação ter perdido uma viatura semelhante no combate aos incêndios florestais do ano passado. A bênção foi dada ainda a duas ambulân-cias, que estão aptas a prestar socorro à população. Além do reconhecimento à Leicar, foi homenageado Fernando Ribeiro, um emigrante na Suíça que tem vindo a ofertar equipamentos à corporação.

Bombeiros com dia aberto à comunidade poveira

Esta não é uma estreia para o autarca no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, sendo que é uma visita regular na Casa da Memória poveira.“Não existem dúvidas de que no limiar do século XXI se colocam novos desafios e novas exigências - e que exigências! - aos Arquivos Municipais. À cultura da mo-dernidade e à necessidade de otimização da informação teremos que acrescentar, melhor dizendo, destacar a consciência da cidadania geradora do aperfeiçoamento da administração e potenciadora da mesma na socie-dade democrática”, afirma Maranhão Peixoto.O especialista nasceu em 25 de Dezembro de 1963, na freguesia de Mar, concelho de Esposende. Licenciado em História (1986) e pós-graduado em Ciências Docu-mentais (1988), opção de Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O Arquivo Municipal irá comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, no dia 9 de Junho, com uma conferência proferida por Maranhão Peixoto (Arquivista e Vice-Presi-dente da Câmara Municipal de Esposende), intitulada “Os Arquivos Municipais e a Cidadania”.

Page 26: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

PÓVOADEVARZIMREVISTA

fevereiro2014 24

Agroleite – festa para todos

Em julho, a Associação de Produtores de Leite e Carne – Leicar organiza a 11ª edição da Agroleite. Esta Feira, que conta com o apoio da Câmara Municipal, pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido por este setor e aproximar a associação da comunidade.São diversas as iniciativas organizadas no âmbito da Agroleite, desde seminários, a música folclórica, coló-quios técnicos e, claro, o Concurso da Raça Holstein Frísia Agroleite.Desengane-se se pensa que este certame só tem inte-resse para profissionais da área. Durante todo o fim de semana a animação nas instalações da Leicar será mais que muita. Por isso, de 18 a 29 de julho, vá a S. Pedro de Rates e divirta-se na Agroleite. Esteja atento ao Portal Municipal onde, em breve, en-contrará o programa completo do evento.

No fim de semana de 30 de maio a 1 de junho, a Es-planada do Carvalhido acolheu o evento Póvoa Zen. A inauguração contou com o Concerto de Taças Tibetanas e Gongo – Susana Cal e Dança do Ventre infantil - Grupo Essencia d’Oriente Kristal Chandra.Este foi um espaço dedicado a rituais ligados ao esoter-ismo e espiritualidade, ou simplesmente, ao bem-estar físico. Se, por um lado, houve quem procurasse a Leitura de Mãos, Runas Mesa Radiónica, Tarot, Astrologia, Shiatsu ou Leitura da Aura, também havia interessados nas massagens de vária ordem: Ayurvédica, relaxamento, com cristais e Indian Head massage. Mesmo ali ao lado, também era possível encontrar espaços para a Reflexo-logia, Medicina Tradicional Chinesa, Yoga. Os espaços de venda de produtos esotéricos suscitaram ainda a cu-riosidade de quem passou pela Esplanada do Carvalhido.

Com o intuito de promover a excelência e mérito artístico dos jovens na área musical, a Escola de Música da Póvoa de Varzim promoveu mais uma edição dos Concursos de Piano (9ª edição) e de Trompete (5ª edição).Dezenas de jovens, desde os 9 aos 25 anos, dão provas do seu talento e são avaliados pelo júri de acordo com a categoria a que pertencem.Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura e Educação da Câmara Municipal, participou na cerimónia de entrega de prémios aos participantes distinguidos.Os Concursos pretendem proporcionar em cada aluno no-vas oportunidades para o domínio do conhecimento e da performance musical, cooperando, simultaneamente, para a divulgação da música e compositores portugueses.

Concurso de Piano e de Trompete

Carvalhido esteve ZEN

Page 27: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

FICHA TÉCNICA

Coordenação, Edição,Design Gráfico, Composição,Fotografia:Gabinete de Relações PúblicasCâmara Municipal4490 – 438 Póvoa de VarzimE: [email protected]: 00 351 252 090 026

Impressão:Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Periodicidade:Trimestral

Versão On-line:www.cm-pvarzim.pt

Propriedade LegalCâmara Municipal da Póvoa de Varzim

Festival Internacional de

> 11 a 29 julho 2014

ORGANIZAÇÃO APOIOS INSTITUCIONAIS

Recicle esta publicação

Póvoa de VarzimConcelho de Bom Ambiente!

Page 28: Revista Póvoa de Varzim - jun. 2014

CÂMARA MUNICIPAL