revista portfólio

24

Upload: mozart-delano

Post on 25-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Portfólio da empresa de webdeign daniellima.com.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Portfólio
Page 2: Revista Portfólio
Page 3: Revista Portfólio

É um prazer enorme apresentar para vocês a primeira revista da daniellima.com. Esse exemplar surge a partir de uma necessi-dade, que aliada a uma vontade já existente, fez com que a idéia de criar uma revista apresen-tando nossos trabalhos, além assuntos estudados freqüen-temente em nosso escritório, virasse realidade.Além de apresentar os casos de sucesso do último semestre, temos também alguns artigos sobre tecnologia e as inovações (até ontem pelo menos), so-bre o mundo dos negócios na internet. Não poderiam faltar também textos sobre carreira, que é um assunto importante e motivacional.Agradeço a atenção de todos, e tenho certeza que gostarão da revista.

Daniel Lima, diretor [email protected]

Palavra doEditor

Page 4: Revista Portfólio

Antes ingressar no mundo do design, traba-lhou ( e ainda trabalha) como tatuador, função

cursando o 4º se-mestre de Design Gráfico na Fanor (Faculdades Nor-deste), trabalha como freelance

cursando o 4º se-mestre de Design Gráfico na Fanor (Faculdades Nor-deste), trabalha como freelance

Thiago Mesquita

MozartDelano

Daniel Lima

que exerce a 6 anos, agora mostra suas habilidades no mercado como freelance.

[email protected]

e ilustrador à dois anos.Atua também como animador nas horas vagas.

[email protected]

e ilustrador à dois anos.Atua também como animador nas horas vagas.

[email protected]

Colaboradores

Page 5: Revista Portfólio

Cases de Sucessos

Tecnología

Tecnología

Brand

Carreira

06

12

14

1620

Uma seleção dos melhores trabalhos da

daniellima.com

Saiba a importancea do e-mail Marketing para o crescimento de sua empresa

Comércio Social:a nova tendência do Comércio Eletrônico

Conheça as marcas desenvolvidas pela

daniellima.com

Desvendamos todos os mistérios para alcan-çar o sucesso em sua carreira

Page 6: Revista Portfólio

port

fóli

o

<

6

Cases de Sucessos Uma seleção dos melhores trabalhos de Web da daniellima.com

/**/

Joiola A Joiola é uma conceituada marca de roupas femininas, atuante no mercado nacional e com sede em Fortaleza/CE. Criamos o site da coleção Rindo à toa, usando os conceitos da marca, elementos visuais da coleção. Desen-volvimento em plataforma fl ash.

site: joiola.com.brtecnología: fl ash

Page 7: Revista Portfólio

portfólio

>

7

É um grande evento de design do Nordeste

/**/

Marketing Político & Cia

Epidemia Design

site: marketi ngpoliti coecia.com.brtecnología: Joomla

site: epidemiadesign.com.brtecnología: joomla

A MP&CIA atua no assessora-mento estraté-gico de políti cos do legislati vo e executi vo, atu-ando também em campanhas eleitorais propor-cionais e majori-tárias. Criamos o site mesclando o clássico e o mo-derno, mantendo sempre serie-dade, focando

Epidemia Design é um evento de design, pro-movido pela FANOR, realizado anualmente e que tem como principal objeti vo a disseminação do design nos diversos campos

na usabilidade e interação com as mídias sociais, uti lizando a pla-taforma Joomla.

da nossa socie-dade. Desenvol-vemos o layout, a estrutura e um sistema de fácil gerenciamento, facilitando diá-rias atualizações do site.

Page 8: Revista Portfólio

port

fóli

o

<

8

Nutrimax Saúde

9º Congresso BEEMP

site: nutrimaxsaude.com.brtecnología: Joomla

site: estrategiaseleitorais.com.brtecnología: Joomla

É uma empresa que atua no mercado a mais de 8 anos distribuindo e comercia-lizando produtos fi toterápicos naturais. Desenvolvemos o site com o CMS Joomla, contendo venda de produtos e pagamento uti lizando API do sistema pagseguro®.

O 9º Congresso Brasileiro de Estraté-gias Eleitorais e Marketi ng Políti co é o evento mais importante e completo para os profi ssionais e interessados da área de campanhas eleitorais. O evento acontece a cada dois anos, e em 2010 foi realizado a sua 9ª Edição em Fortaleza, sendo a primeira vez que acontece fora do eixo Rio - São Paulo. Site com sistema de inscrição e com pagamento online.

evento mais importante e com-pleto para os profi ssionais e interessados da área de campa-nhas eleitorais

/*

*/

Page 9: Revista Portfólio

portfólio

>

9

Angela Romcy e Cristina Santos

site: angelaromcyecristi nasantos.com.brtecnología: joomla

Escritório de arquitetura e design de interio-res. Site criando com a intenção de aproximar o escritório do pú-blico e mostrar os projetos já reali-zados, conta com um sistema todo gerenciado pelo

cliente, onde o mesmo atualiza o conteúdo do site.

Nutrimax Saúde

site: nutrimaxsaude.com.brtecnología: Joomla

A DAINDIA importa da Índia e outros países produtos da cultura indiana. Possuir uma loja fí sica em Fortaleza/CE. O site contém um sistema de cadastro de mer-cadoria, onde os clientes de varejo realizam pedidos de produtos para todo o brasil.

Page 10: Revista Portfólio

port

fóli

o

<

10

Coisas que me distraem

site: coisasquemedistraem.comtecnología: Wordpress

É um blog de jornalismo de moda, voltado a mulheres jovens, e de amplitude nacional. Ao completar um ano o blog ganha novo layout com o intuito de am-pliar suas visitas e profissionali-zar sua marca. Desenvolvimento em plataforma Wordpress.

Um Blog de amplitude Nacional

/*

*/

Page 11: Revista Portfólio
Page 12: Revista Portfólio

12

tecn

olog

ia |

<

e-Mail Marketing

Tecnología /**/

o e-mail Marketing e a proncipal ferramenta para alavancar o sicesso de um negócio na Internet */*/*o e-mail Marketing e a proncipal

/o e-mail Marketing e a proncipal

/

e-Mail Marketing x SPAM

SPAM é o nome dado a práti ca, infe-lizmente muito comum, de se fazer email marketi ng junto a desti natários que não autorizaram o recebimen-to de emails. O spam é o mal uso do email marketi ng. Sem falar nas considerações éti cas que por si só já justi fi cariam a não uti lização do spam, existem razões comerciais bem obje-ti vas para que você fi que longe disso. O retorno é baixíssimo; para cada pessoa que ler seu e-mail, você terá duzentas pessoas zangadas com a sua empresa, além do risco de ser barra-do dos principais provedores e ter seu site ti rado do ar. Enfi m, não se iluda com o baixo preço dos e-mails, o custo do email marketi ng através de Spam, acabará sendo muitas vezes maior do que o eventual benefí cio.

e-Mail Marketing que funciona - Opt-in

Opt-in é o processo no qual as pessoas consentem em receber sua comuni-cação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental, você está se dirigindo à pessoas que aceitam ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qual-quer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out).

Newsletter: a principal ferramenta do e-Mail Marketing

Uma email newslett er é um boleti m periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do email. O objeti vo da newslett er é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Mas lembre-se, a newslett er só é efi caz se trouxer alguma uti lidade para as desti natários tais como infor-mações de valor e, eventualmente, produtos em condições especiais. A newslett er eCommerceNews, que aborda o assunto e-commerce e se aproxima dos 100 mil leitores é um exemplo de newslett er de sucesso. Você pode aprender muito sobre email marketi ng e a montagem de uma newslett er com o ebook EMAIL MARKETING EFICAZ , disponível com um clique na imagem ao lado.

O email marketi ng é uma ferramenta importantí ssima para o empreendedor na geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes. Criar e enviar uma email newslett er pode alavancar o sucesso de um negócio na Internet. As principais razões para isso são:

Page 13: Revista Portfólio

e-Mail Marketing

Page 14: Revista Portfólio

14

tecn

olog

ia |

<

Outro dia, li um artigo que falava sobre os “coolhunters” – em bom português, caçadores de tendências. Parece uma profissão futurista ou algo saído de filmes hollywoodianos (ou bollywoodianos, para ser mais “cool”). Os coolhunters, porém, são profissionais que detectam aquilo que, parafraseando Klee, um olho vê, o outro sente.Tais tendências se delineiam sutilmen-te nos tecidos de nossas vidas e, sem que percebamos de forma concreta como tudo aquilo começou, tomam forma e se definem como um hábito. Os coolhunters buscam exatamente tais pequenas oscilações sociais que iniciam uma tendência macro.Mark Penn, no seu livro “Microten-dências”, apresentou-nos algumas das tendências mundiais que hoje se definem e influenciam mercados e instituições.

Criar as estratégias de sucesso signifi-ca detectar tendênciasEnxergamos no nosso dia a dia (com os dois olhos) o crescimento sem precedentes da Internet e algumas tendências advindas desta. Vou apresentar-lhes uma delas que está surgindo em várias partes do mundo de forma isolada, mas que promete promover uma mudança completa na forma como compramos na internet – o Comércio Social.O brasileiro sempre foi um povo gregário e que adora inovações. Com a chegada da web, tais características só se potencializaram, fazendo com que muitos aderissem em larga escala e de imediato, principalmente no tocante às redes sociais. É fácil perceber isso por meio do Orkut, que é completa-mente dominado por brasileiros.Nosso povo passa mais tempo no Orkut do que no seu e-mail, sendo

Comércio Social :a nova tendência do Comércio Eletrônico

Conrado Adolpho é empresário, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de faculdades de excelência como ITA e Unicamp. Trabalha com tecnologia, Internet e marketing. É especialista em marketing on-line, presta con-sultoria e ministra palestras em marketing na Internet, e-business, estratégias de marketing on-line, otimização de sites para mecanismos de busca e outros assuntos ligados à Internet e marketing. Atualmente é diretor de criação da Publiweb – Marketing e Consultoria Digital.

site: www.conrado.com.brsite: www.publiweb.com.br

Page 15: Revista Portfólio

15| tecnologia<

que esta rede social é o site mais acessado do país. Uma vez que somos assim, de que forma as empresas po-dem se aproveitar disso para aumen-tar seus lucros e receita?A resposta está em utilizar os con-ceitos das redes sociais para pro-mover lojas de comércio eletrônico. O Comércio Social se mostra muito lucrativo para empresas e tem boa receptividade perante o consumidor.O publicitário Nizan Guanaes disse certa vez que haveria cada vez mais conteúdo na propaganda e cada vez mais propaganda no conteúdo. Os limites entre conteúdo e propaganda estarão cada dia mais tênues. Lembra-se do genial “Free Jazz Festival”? Um dos melhores exemplos que me lem-bro para exemplificar tal citação.Redes Sociais são naturalmente desenvolvidas a partir de conteúdo gerado pelo próprio usuário. O que é o Orkut sem a presença dos usuários criando seus perfis, colocando fotos e vídeos? É como uma cidade fantasma, apenas um programa de computador sem nenhum atrativo.Até hoje a grande maioria das lojas virtuais são somente uma vitrine de produtos com um carrinho de compras, porém, imagine se junto a uma loja virtual, você pudesse criar comunidades de marca comentando sobre determinada marca ou produ-

to. Ou se você pudesse vender seus livros usados e utilizar seus créditos para comprar novos ou ainda discutir em um fórum sobre a qualidade ou as diversas formas de utilização de um produto que os membros do fórum compraram.Para os que acham que isso não pode ser possível no mundo em que vive-mos atualmente, a Amazon já faz isso há alguns anos. Eles praticam Comér-cio Social e por isso são os maiores varejistas virtuais do mundo.Você pode estar se perguntando como fazer Comércio Social em uma loja de comércio eletrônico. Parece intangível demais.Primeiramente, é preciso gerar tráfego para uma loja de e-commerce. Não existe Rede Social sem pessoas para torná-la coesa. Atualmente, a me-lhor ferramenta pra gerar tráfego é o Google. Ter o seu site bem posiciona-do nas principais palavras-chave do seu negócio (as mais buscadas pelo mercado) é fundamental para gerar tráfego para sua loja.A geração de Tráfego, contudo, não é o suficiente. O Comércio Social se consolida, de fato, quando se planeja a loja virtual baseando-se no conceito de Rede Social e, para isso, é preciso criar o que denomino “colas sociais” – conteúdo relevante que faz com que os usuários tenham motivo para orbi-

tarem em torno da marca ou do site.Uma “cola social” é uma maneira de promover interação entre usuá-rios, jogos disputados em grupos de consumidores, promoções, fóruns e outras ferramentas disponíveis com a tecnologia que temos hoje.Uma vez que sua loja tem tráfego e “colas sociais”, é preciso se relacionar com seu público, criar diálogos entre “empresa-consumidor” e estimular o diálogo “consumidor-consumidor”. Correndo o risco de criar um neolo-gismo, eu chamaria isso de criar um “multiálogo”. A Internet é uma grande conversa e deve ser tratada como tal.Um site que gosto muito e cito como case em palestras e livros é o “Cami-seteria”, um excelente exemplo de Comércio Social. Vale a pena conferir.O Comércio Social é hoje uma ten-dência que se delineia sutilmente e as lojas virtuais que a seguirem certa-mente terão muito sucesso em sua empreitada online como uma manei-ra de diferenciação. Sair do comum, inovar é a fórmula para ter sucesso no atual e caótico mercado.Assim como os coolhunters caçam tendências mundo afora, sua loja pode criá-las. Inove.

Page 16: Revista Portfólio

16

b

rand

s

|

<

9º Cogresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político

Brand

O Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketi ng Políti co é o evento mais importante e completo para os profi ssionais e interessados da área de campanhas eleitorais. O evento acontece a cada dois anos, e em 2010 foi realizado a sua 9ª Edição em Fortaleza, a primeira vez fora de Saõ Paulo.A proposta para a criação da Identi -dade Visual do evento foi bastante interessante. Tínhamos que passar ao público, através da marca, a idéia de evento de cunho nacional, sem es-quecer de que pela primeira vez, seria realizado fora de São Paulo.Com isso, iniciamos as pesquisas, es-tudamos os conceitos e desenhamos uma logoti po baseado nas referencias

exigidas pelo cliente. Usamos cores nacionalistas, elementos da cultura e arquitetura de fortaleza, na logo pode-se notar a presença do elemento jangada, o mar, a estátua de Iracema, todos formando o desenho da bandei-ra do nosso país.

O desafi o foi fazer uma identidade sólida em um prazo curto

/*

*/

Acima e ao lado, materiais fi naliza-dos da identi da-de visual.

Page 17: Revista Portfólio

17| brands <

Compar - Aquecimento e Refrigeração

A Compar

A Compar é uma empresa que representas marcas de aparelhos de climatização, como a Carrier, no norte do Brasil. O desafio era compor uma marca que representasse a climati-zação de ambientes, aquecimento e refrigeração. Com base nas necessida-des foi desenvolvido um estudo, que tomou como plataforma uma série de elementos para compor o logotipo, estes elementos argumentam sobre a origem e fundamento da proposta. Dentro do processo criativo foram descritas três idéias, que se comple-tam de forma coerente, justificando os artifícios visuais.

Elementos

O Principio da Climatização foi o prin-cipal suporte para o desenvolvimento da marca, onde duas massas de ar, uma quente e outra fria em uma mes-ma atmosfera compõem o fenômeno da climatização, que é o equilíbrio constante entre as duas massas de ar. Este princípio foi utilizado para representar na marca um sentido de “bem-estar” e trabalhar o principal segmento de atuação de mercado (climatização), e também justificando

Dentro do processo criativo foram descritas três idéias, que se completam de forma coerente, justificando os artifícios visuais

/*

*/

o envolvimento da marca com seu publico alvo.Foram utilizados outros símbolos e elementos visuais para “contextuali-zar” a proposta, tais como o símbolo do reciclo foi utilizado como argumen-to a marca enfatizando suas caracte-rísticas como Renovação e Respon-sabilidade, dando reforço ideológico ao conjunto. Também foi utilizado o símbolo do Yin Yang, que por sua vez ofereceu suporte visual e conceitual a marca, refletindo sobre dois elemen-tos opostos e equilibrados.

Page 18: Revista Portfólio

JoiolaModa Feminina

Um dos deveres dos designers no mercado é orientar o cliente, mostran-do com clareza, as necessidades do investi mento na evolução da marca, esse case refl ete isso.Com uma marca sem planejamento a Joiola iniciou suas ati vidades no mercado, com o passar do tempo a loja cresce e foi necessário que sua identi dade visual também crescesse.Buscando o sucesso da marca, bem como a expressão visual do seu pro-fi ssionalismo, e a qualidade dos seus serviços, desenvolvemos um marca inspirada em fontes modernas do design ti pográfi co, mesclando entre as duas categorias, formando assim um logoti po exclusivo, se apropriando da com clareza dos atributos de solidez, moderno e responsável.Com isso a marca ganhou um nova visibilidade no mercado, aumentando seu faturamento.

Antes

Depois

Concientize seu cliente de sua necessidade

/*

*/

Page 19: Revista Portfólio
Page 20: Revista Portfólio

20

Ca

rrei

ra

|

<

Carreira

Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofíciocom todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüên-cia. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha.Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham.Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foiconstruído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milioná-rio texano.O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: ‘Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo’.E ela responde: ‘Eu também não, meu filho.Não estou fazendo com isso nenhu-ma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.Meu segundo conselho: Pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver

numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de pa-drão de vida generalizada. Os pobres vivemcomo bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.Meu terceiro conselho vem direta-mente da Bíblia: ‘Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomi-to’. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito:É preferível o erro à omissão. O fra-casso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomo-dação, o não fazer, o remanso.Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraor-dinária oportunidade de ter vivido.Tendo consciência de que, cada ho-mem foi feito para fazer história.Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço

SUCESSO

TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE, E VOCÊ NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA

Nizan Guanaes

/*

*/

Page 21: Revista Portfólio

21| Carreira <

de domingo, tem que agüentar aquele outro ti o muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fi zesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresá-rios de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásti cas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concreti zar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: traba-lhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso.Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendi-zer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhe-cerão. E isso se chama sucesso.

21| Carreira <

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendi-zer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer

Page 22: Revista Portfólio

22

Ca

rrei

ra

|

<

R$ 10,5 BILHÕES!

Este foi o faturamento do comércio eletrônico em 2009, segundo dados do e-bit. O número representa um crescimento de 28% em relação a 2008; e um dos maiores picos de vendas no ano foi a época do Natal, quando o e-commerce chegou a mo-vimentar R$ 1,6 bilhão em pouco mais de um mês, entre 15 de novembro e 24 de dezembro. Fatores como esse devem-se tambéma satisfação de 88% da população bra-sileira em relação ao e-commerce.Até 2012, os números são ainda mais animadores. O e-bit estima que o comércio eletrônico chegue a 25 bilhões de faturamento. Somente no Brasil, a Internet conta com 66,3 mi-lhões de usuários, (Ibope), dos quais 15,2 milhões já fizeram compras pela web. Considerando este universo de diferentes perfis, as empresas do setor buscam ferramentas pela própria internet, que permitem uma comuni-cação com os clientes de forma mais dirigida e efetiva.Para atuar dentro deste conceito, uma ferramenta que vem ganhan-do relevância e destaque entre as mídias digitais é o email marketing. O canal de comunicação, quando bem trabalhado por meio de seus recursos como gerenciamento, monitoramento e segmentação, pode ser considerado muito mais que um vendedor virtual, pois ‘conversa’ de maneira one to one com o público alvo, além de turbinar o relacionamento digital. O email

marketing consolida ainda mais a sua importância por auxiliar as empresas a seguir uma tendência de mercado que, além da segmentação de campa-nhas de marketing, tem prezado por uma comunicação cada vez mais rele-vante e pertinente às necessidades do consumidor.As ações dirigidas desta maneira têm ajudado as lojas virtuais a ampliar o retorno dos investimentos em campa-nhas de marketing e acima de tudo, fidelizar o cliente diante de concorrên-cias acirradas.Já conceituada no mercado tradicio-nal, a Livraria Saraiva é um exemplo de empresa que tem investido forte-mente em sua loja virtual, responsável pelo maior volume de vendas da mar-ca (33% das vendas*), e como estraté-gia aposta na segmentação realizada com foco no perfil comportamental de compra de seus clientes no pontocom. A grande aposta está no crescimento ainda maior das vendas na loja online por meio das ações de email marke-ting com foco nas novas práticas.

Rodrigo Lamosa PoçoDiretor de InternetLivraria Saraiva.

Page 23: Revista Portfólio

23| Carreira <

Com base no perfil e relacionamento docliente com a empresa e com o tipo deinteração com o email marketing, buscamosconstante segmentação de nossas ações

Rodrigo Lamosa Poço

/*

*/Para o Diretor, a busca pelo conhe-cimento do cliente envolve a análise de todos os canais acessados por ele, junto aos processos de CRM.“É importante oferecer vários pontos de contatos ao cliente e ter o conheci-mento desta base de forma unificada. A estratégia é criar formas de ampliar o interesse do consumidor, mostrando atrativos como a realização de ofertas nas campanhas digitais, com o objeti-vo de que as interações se convertam em vendas. A ideia é fazer com que o cliente tenha em mente a Saraiva como sua loja preferida”, avalia. A Livraria Saraiva utiliza a ferramenta de email marketing Virtual Target como base para suasações e per-cebe que quanto maior o nível de relacionamento, maior a fidelização do cliente e acapacidade da própria Saraiva em mantê-lo em sua base de consumidores ativos. Para tanto, aempresa atua com duas estratégias

definidas. Primeiro: trabalhar bem a base dos atuais clientes, com ações de fidelização e retenção. Segundo: au-mentar o banco de dados com ações de atração de novos consumidores. As estratégias estão sempre emba-sadas em campanhas segmentadas com análise da base e peças de email marketing criadas segundo o perfil do cliente.Tendo o email marketing como uma ferramenta de relacionamento digital, com foco na conversão em vendas, a Saraiva utiliza toda base de relatórios de acessibilidade disponíveis pela pla-taforma de email marketing para criar campanhas focadas, estabelecendo quais tipos de email marketingestão acima ou abaixo das metas.“Estas informações ajudam a calibrar as estratégias. Queremos entender como os clientesinteragem com a Sa-raiva e com base nessas informações criar ações de email marketing direcio-nadas aos clientes. Quando criamos campanhas customizadas e segmenta-das, a margem de retorno é maior. Por isso, estamos cada vez mais focados neste tipo de ação, devidos aosresultados já alcançados. Nossa expec-tativa está em acelerar ainda mais o uso do email marketing, com apoio da tecnologia para ampliar a conversão”, explica o Diretor.

Fatores como esses levam a uma reflexão, onde o foco maior deve ser dado, prioritariamente, ao cliente, bem como ao atendimento que lhe é concedido. O principal é ter sempre em mente os pontos básicos, aplica-dos a qualquer loja tradicional, aliado as imensuráveis vantagens douniverso digital.

Page 24: Revista Portfólio