revista pib

20
Primeira Igreja Batista de Curitiba 17 de outubro de 2010 | Edição 42

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 28-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

revista pib

TRANSCRIPT

Page 1: revista pib

Primeira Igreja Batista de Curitiba17 de outubro de 2010 | Edição 42

Page 2: revista pib

ÍNDICE

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia Regina

Plaza Machado dos Santos Redação Beyvi Martins • Kelly Oliveira Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Trancoso Lessak Capa Wesley Senna Diagramação Filipe Costa Pessanha Revisão Ismael Carrenho Merli Impressão e Acabamento Gráfica Capital

REVISTA PIB | Ministério de ComunicaçãoContato (41) 3091-4321 | [email protected]

Primeira Igreja Batista de CuritibaContato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

03EM FOCO

FAMILIA 04

05CHAMADO EM AÇÃO

06VIDA CRISTÃ

07VIDA EM CÉLULAS

ANOTAÇÕES 08

09HOMENS

10DESTAQUE

12EDUCAÇÃO CRISTÃ

13IDOSOS

FALANDO NISSO 14

15ACONTECE NA PIB

NESTA SEMANA 17

19CLASSIFICADOS|ANÚNCIOS

O Dia dos professores está chegando e muitos são os motivos que temos para parabenizar esses guerreiros.

Ensinar é uma arte que não é para qualquer um, é preciso paixão, dedicação e uma pitada de dom. Isso tudo percebemos e descobrimos quando nos deparamos com um professor que, com amor, nos educa e ensina diverso valores.

Pessoas comuns, mas que têm a capacidade de deixar marcas em nossas vidas de uma forma única. Cresci em uma família na qual metade eram professores, e via no olhar de cada um o amor que tinham pelos seus alunos e a sua profissão. Ficava admirada com as histórias e dizia que quando crescesse esse era o caminho que queria seguir. Ok, eu cresci e juro que tentei. Minha primeira faculdade foi de letras, mas descobri minha paixão no jornalismo e, mesmo assim, a área acadêmica é o fim que desejo.

Nesta semana nossa revista irá falar desses grandes homens e mulheres que, mesmo em meio às dificuldades presentes, persistem no chamado de ser professor.

Você também não pode perder o “Falando Nisso” que trata de um assunto delicado, mas totalmente factual. O artigo fala sobre a “censura” que está rondando a mídia e a igreja.

Além dessas matérias, você poderá ficar por dentro de tudo o que acontece na PIB.

Kelly Oliveira

Redação

ERRATA:

• Edição 37 -12 de Setembro- Sessão “Falando Nisso”: O texto foi produzido por

Kelly Oliveira e não Haroldo Portugal.

• Edição 39 - 26 de Setembro- A idade mencionada no inicio do texto da missio-

naria Noêmia não é 52 anos mas 25 anos. Foi aos 25 anos que ela entendeu de

Deus seu chamado missionário.

• Edição 40 - 03 de outubro- O texto da sessão “Falando Nisso” com o título “Debatendo

propostas e princípios“ foi trocado por engano e foi enviado o texto rascunho. O texto

corrigido e editado você poderá conferir no site: www.pibcuritiba.org.br

EDIT

OR

IAL

2 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 3: revista pib

Nesta semana comemoramos duas datas especiais: o dia da Criança e o dia do Professor.

Criança lembra momentos de crescimento, de aprendizagem e de aventura. Como é bom ter alguém que nos leve pela mão e ensine o caminho que devemos andar. Como é bom perceber que já podemos soltar da mão devagarinho e continuar pelo caminho, fazendo nosso próprio trajeto. Ser criança significa viver intensamente cada momento, aproveitando todas as oportunidades para conhecer o mundo.

Crescer pressupõe aprender. E isso se refere a todos nós, independente de nossa idade, pois estamos em constante crescimento. E é exatamente neste aspecto que nos lembramos da figura de nossos mestres. Lembro com carinho de minha professora de Língua Portuguesa, dedicada e exigente que, na adolescência, me ensinou a gostar de ler e escrever e, principalmente, de desejar ser professora. De quem você lembra? Como a influência do professor marcou sua vida?

A imagem que me vem quando penso no professor é daquele que é praticante daquilo que ensina. Quem ensina sempre é uma referência para quem aprende. Não importa quem é nosso aluno: se criança, adolescente, jovem ou

adulto. Em qualquer situação, ser professor vai além de planejar aulas: no processo do ensino existe uma mensagem muito significativa de “emprestar” aquilo que sabemos – nossa consciência racional - para aquele que ainda não conhece, até que ele possa fazer sozinho, ensinar contém vida!

A todos os mestres que escolheram fazer diferença manifesto minha mais sincera homenagem e reverência neste e em todos os dias em que compartilhamos das alegrias e tristezas de sermos educadores, buscando ensinar para transformar vidas.

Especialmente, agradeço a Deus pelo apoio e comprometimento de todos os educadores cristãos que, voluntariamente, ministram nas classes de nossa igreja. Que, no exercício de seu trabalho, vocês sejam “criadores de andaimes” sustentados em uma base sólida que é o compromisso com a verdade que liberta e demonstrem, por meio de suas atitudes, os princípios nos quais acreditam.

“Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1:3)

Sobre crianças e mestrespor Martha Zimermann de Morais

EM F

OCO

3Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 4: revista pib

Dentre as inumeráveis criaturas com que o Senhor embelezou nosso planeta estão as flores. Sua maravilhosa policromia, artísticas formas e tamanhos; desde as pequeninas até as gigantesca, tais como vitória régia do Amazonas. As flores nos encantam pelo sublime perfume que exalam, e mais ainda , pelo néctar, alimento precioso, que as abelhas utilizam, produzindo o que de mais doce se conhece.o precioso mel, que sendo alimento, é também medicamento!

No enlevo e contentamento pelas flores, o belo e gracioso presente que o Pai nos deu, louvamos e agradecemos ao Criador! As flortes enfeitam nossas vidas. Ao ensejo, lembramos, e comparamos às flores, outra criatura singular e primorosa, que são os nossos filhos, as nossas criancinhas! Vemo-las nascer, crescer e se desenvolver! Que alegria é com elas conviver!

As flores são humildes. Nascem em qualquer lugar, seja no brejo, seja no pântano, seja num rico jardim ou em um modesto quintal; igualmente, as crianças nascem nos palácios, mas também, em casebres, nascem em uma modesta casa, seja a mais singela; nascem e vivem os seus primeiros anos , obedientes, humildes e submissas.O que importa é que elas nascem. Nascem para a nossa alegria e para glória do Pai.

As flores são lindas pelo seu colorido e formas, pois o Criador as fez e as preparou para as nossas festas e momentos em que a beleza e o encantamento dominam o ambiente em que, junto aos nosso queridos, estamos vivendo! A beleza das crianças é algo que nos toca profundamente. Os seus olhinhos são vivos e brilhantes; os seus bracinhos e perninhas modelados pelo grande e Supremo Artista nos encantam. Sua pele rosada macia, lembra-nos a pele de uma romã.

As flores são dependentes. Sem a água com que lhes molhamos, sem o cuidado que lhes damos, retirando plantas daninhas que lhes sufocam e insetos roedores de suas folhas e raízes; se não lhes dermos atenção e os cuidados necessários, elas perecem. As crianças, da mesma forma, exigem muito dos pais: Cuidados. É a indispensável higiene diária, é o agasalho que os aquece, é a alimentação adequada e balanceada. É chazinho e o remedinho receitado pelo pediatra! Quanto regozijo nos dá a filhinha ou filhinho! É um presente do céu! Mas os cuidados de que carecem!...

As flores, pelo seu perfume extasiante e contagiante, nos atraem, chamam nossa atenção para sua agradável presença; as crianças, pela encantadora aparência, nos empolgam e não resistimos! Desejamos tocá-las e abraçá-las, e tê-las junto a nós. A alegria dos pais do nenê e da família é impressionante. É emocionante!

As flores são delicadas e sensíveis. Um leve toque pode machucá-las, roedores e outros insetos as destroem. Se não lhes dermos o trato que merecem elas perecem; as crianças, igualmente, as crianças são débeis e frágeis, exigindo, por isso, incessantes cuidados. Quando nenês, o aleitamento, é a fraldinha, é o agasalho e o chazinho... nos primeiros passinhos, o perigo de quedas, fogo, água quente... mas, a carinhosa e feliz mãezinha, se for o caso, gastaria toda sua fortuna para ter em seus braços, o anjo que é o seu filhinho!

Viver com as crianças é uma benção que o pai nos dá! Faça com muitos pais. Vá, o casal e seus filhinhos, a um belo parque onde em amplos gramados você poderá brincar e se alegrar! Não esqueça a bola, a bicicletinha dele.

As Flores e as Criançaspor Ercindo Valentim

FAM

ÍLIA

4 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 5: revista pib

Apesar de todas as dificuldades, o Pr. Gelcimar conta com muita alegria as bênçãos. Hoje, o progra-ma Dia a Dia com Deus está sendo transmitido pela rádio Sara Brasil (FM 95,5); três frentes missioná-rias foram abertas, no bairro Lomba do Pinheiro, na cidade de Camaquã, a 120 km de Porto Alegre, e no IAP onde é realizado um trabalho de restauração na vida dos moradores de rua.

O ônibus e a van, adquiridos com as ofertas dos atletas (Grêmio e Internacional), estão sen-do utilizados para transportar pessoas carentes à igreja e nos trabalhos evangelísticos. “Fomos desafiados pelo Pr. Paschoal a fazer algo diferen-te em Porto Alegre, estamos felizes e motivados e esperamos no final de 2011 a organização da congregação em igreja”, diz o pr. Gelcimar.

Porto Alegre é considerada a capital da umbanda; tem cerca de 1.436 mil habitantes, 30 mil centros de umbanda, 15 igrejas batistas com aproximadamente 2000 membros, representando 0,2% da população, e cerca de 9,3% das pessoas se declaram evangélicos. “Essa história vai mudar” conclui o pastor.

Três anos de trabalho, 100 membros, mais de cem frequentadores, um ônibus, uma van e mais três frentes missionárias é o resultado do trabalho que a PIB de Curitiba está realizando através da Congregação Restaurando Vidas, no bairro Partenon, Porto Alegre, RS.

O cenário não é nada fácil. O espiritismo, o ocultismo e a umbanda predominam em Porto Alegre; andando pelas ruas da cidade, não impor-ta o horário, é comum se ver pessoas colocando suas oferendas nas esquinas, mulheres vestidas de branco com um pequeno sino na mão chaman-do as pessoas que circulam pelas ruas para lhe oferecer um “passe” e outras com capas vermelha e preta sacrificando animais.

Para o casal de missionários, Pr. Gelcimar e Rosângela, enfrentar as batidas alucinantes dos tambores na região onde moram e onde está localizada a igreja, somente com muita oração, principalmente à noite quando não conseguem dormir incomodados pelo barulho.

Muitas vezes, quando os cultos começam, ouvem-se pedradas no telhado da igreja.“Quanto mais afronta, mais oração”, diz Rosangela. Ela conta feliz os resultados desse difícil trabalho quando identificou, no bairro Ilha das Flores, um grande número de mulheres sofridas pela violên-cia doméstica e organizou o Dia da Beleza.

“Nesse dia, con-tamos com ajuda de irmãs da Igreja Batista de Mont Serrat, trabalhamos a autoestima daquelas mulheres, corte de cabe-lo, maquiagem etc. Esse trabalho nos aproximou e criou oportunidades para falarmos de Jesus; muitas aceitaram e hoje estão ativas e trabalhan-do na igreja,” conta a missionária Rosângela.

Porém, as lutas são grandes. Elas sofrem pressão da família porque convivem com familia-res que praticam essas religiões (ocultismo, um-bandismo e espiritismo) e sofrem ameaças, mas têm demonstrado que a conversão foi pra valer.

Pastor Gelcimar e Rosângela Silva.

O esporte tem sido uma grande oportunidadepara interagir com a sociedade.

Que tal ajudar a conquistar o estado do Rio Grande do Sul para Cristo? Se você ama a obra missionária e deseja ver o Brasil evangelizado, pode participar das mobilizações missionárias Jesus Transforma, que acontecem entre os dias 15 e 31 de Janeiro, em quatro cidades gaúchas. São elas: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo.

www.missoesnacionais.org.br ou (41) 3091-4315 com Rosana (Missões PIB Curitiba).

VAI ACONTECER | Trans Rio Grande do Sul

Porto Alegre: está na hora da viradapor Cleide Neto

CH

AM

AD

O E

M A

ÇÃ

O

5Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 6: revista pib

As Escrituras revelam Deus como único,

mas em três pessoas: Pai, Filho e Espírito

Santo. Esta é a única maneira em que Deus

revela a Si próprio. Ele tem uma identidade

coerente consigo mesmo, capaz de nos in-

cluir nele. Trindade revela um Deus pessoal,

que fala, que é vivo e quer que nos envol-

vamos com Ele diariamente, num relacio-

namento de amor. Que tal conhecer melhor

um Deus maravilhoso assim?

“Naquele momento o céu se abriu, e ele viu

o Espírito de Deus descendo como pomba e

pousando sobre ele. Então uma voz dos céus

disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me

agrado’ ” (Mt 3.16,17).

“...escolhidos de acordo com o pré-conheci-

mento de Deus Pai, pela obra santificadora do

Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a

aspersão do seu sangue...” (1Pe 1.2).

Trindade

Dúvidas? [email protected]

Interceda pelo nosso país neste dia! Que Deus esteja direcionando na escolha de seu presidente; que o eleito possa ser fortalecido e comprometido no evangelho na sua vida e durante os seus mandato.

Eleições 2010

Dia do Médico

Peça que o Espírito Santo de Deus esteja com todos os profissionais que atuam na saúde da população. Ore, para que a Sua Presença irradie bem estar e confiança, e que todos os médicos possam servir como instrumentos nas mãos do Senhor.

Pastores da PIB

Ore para que a proteção de Deus, que está fundamen-tada em seu próprio caráter, possa acompanhar, ca-pacitar e abençoar os nossos pastores. Agradeça pela vida de cada um deles. E que o amor de Jesus esteja refletido em seus corações.

Missão portas abertas: Vietnã

Durante o 1° semestre, temos encaminhado nossos parceiros locais para iniciar um treinamento de 950 novos estudantes ,maior parte cristãos, para serem alfabetizados. Ore por sabedoria e saúde física dos coordenadores que lideram esse programa, e pela proteção de suas famílias.

Missão portas abertas: Arábia Saudita

Dê graças a Deus por Ele estar promovendo um mover mi-lagroso nessa região. Ore para que as Bíblias e os materiais de apoio cristão cheguem aos locais isolados, onde nossos irmãos hoje são ex- muçulmanos. Ore por estratégias para distribuir Bíblias em novas regiões.

Missão portas abertas: Mianmar

Ore pelos evangelistas itinerantes que adentram rios bravios, montanhas e florestas selvagens para que Cristo seja conhe-cido na parte rural e vilas remotas de Mianmar. Às vezes eles encontram grupos rebeldes ou oficiais militares e se tornam alvos de interrogatórios. Que a mão do Senhor os proteja.

Agradecimento

Agradeço, Senhor, por me lembrar que sou protegido, guiado pela Sua presença em minha vida. Por me dar abrigo na tempestade, organizar meus conflitos, criar saídas; pela tua compaixão, graça, bondade, que têm me sustentado nos momentos mais difíceis.

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30

Quartas-feiras, das 9h às 11hJardim de Oração | Diná: 9997-0495

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14hJardim de Oração

Odete: 3528-9405/8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h | Salãozinho

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h

Jardim de OraçãoPr. Fernando e Cristina

AniversariantesCatarina | 3018-7765/9186-5883

Participantes Escola BíblicaProfessores do Ensino

Quintas-feiras das 13h às [email protected]

Clamor JovemSábados, 18h | Jardim de Oração

Fernanda:[email protected]

FamíliasPr. Gerson e Maria José | 9154-0084

Orando pelos FuncionáriosIsabel Muller

Pedidos de Oração por e-mailJovens (Fernanda):

[email protected]

RIVI (Daura):[email protected]

17

18

19

20

21

22

23

NÓS CREMOS

PEDIDOS DE ORAÇÃO GRUPOS DE ORAÇÃO

VID

A C

RIS

6 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 7: revista pib

Você quer obter maior produtividade em sua vida pessoal e institucional? melhorar sua capacidade de atuação para deixar de adminis-trar processos viciosos e modificar estilo de vida improdutivo? transformar sonhos e desejos em realidade e suprir necessidades? atuar de forma a influenciar pessoas, para que possam obter melhores resultados? prevenir e combater falhas que levam pessoas e instituições ao fracasso?

Pergunto se você quer, simplesmente porque da resposta às perguntas acima depende uma vida abundante, e, vida abundante, não é para todos. Vida abundante é somente para quem quer.

Se você respondeu SIM às perguntas acima é porque você quer, e se você quer você a terá. Isaías 1:19 diz: “Se quiseres e me ouvires, comereis o melhor desta terra”. Isaías dá a dica: não basta querer; é preciso levar à prática. Mas praticar o quê? resposta: Os Fundamentos e Princípios que formam a Linguagem do Sistema Operativo de Excelência Pessoal e Institucional de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o Código de Excelência do Altíssimo, as Leis do Reino Secreto e Invisível do Todo-Poderoso, ou seja, a Sua Palavra. Deus nos apresenta Fundamentos

e Princípios que são Leis Universais, Eternas e Imutáveis as quais regem nossas vidas, o que vemos e o que não vemos, de forma incontes-tável, quer acreditemos ou não neles.

Romanos 8:28-30 diz que fomos chamados e escolhidos para vivermos na Excelência do Altíssimo. Viver na Excelência do Altíssimo é sentir (Fip 2:5), pensar (Fip 4:8), falar (Tg 3:2), agir (Cl 3:17), conviver (1 Co 1:10) e liderar (Lc 22:25-26), como Jesus Cristo, se estivesse em nosso lugar.

A Excelência do Altíssimo está, também, em fazer o máximo, proporcionar valor agregado, fazer mais do que se pede, ir além da obrigação (Lc 17:7-10). A Bíblia reforça esta definição de Excelência, em outras citações: Fm 21, Mt 5:40-41, Ef 3:20, dentre outras.

Deus espera que sejamos excelentes em nosso ministério, assim como Cristo é. Porém se falharmos e confessarmos, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda nossa medio-cridade e incompetência. Ainda bem que somos salvos pela graça (Ef 2:5) e não porque somos excelentes.

Ficarão de fora do Reino de Cristo somente os medíocres espirituais, os mornos, e os incom-petentes espirituais, aqueles que rejeitam a Cristo. O céu já está ganho, porém, se você quiser ganhar a terra, ou seja, ter vida abundante aqui e agora, sem dúvidas, tem de viver na Excelência do Altíssimo.

Lembre-se: a salvação está garantida, mas, em questões de alma, corpo, economia e finanças, relacionamentos, família, trabalho, cidadania, escola, igreja, liderança de células, etc., ninguém é medíocre ou incompetente impunemente.

por Geraldo Tadeu (célula 70)

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fiel-mente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (1 Pedro 4.10)

Cada célula se reproduz por si mesma ou morre. Da mesma forma que as células do nosso corpo, quando temos um crescimento desordenado, ou uma falta de crescimento, as células se tornam doentias. Assim, a multipli-cação deve ser um alvo de cada célula.

Somente para quem quer...

VID

A E

M C

ÉLU

LAS

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 8: revista pib

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pregador:____________________________Tema: ______________________________________________________________________________

AN

OTA

ÇÕES

8 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 9: revista pib

1° Fórum de Gestão, Ética e Empreendedorismo.

Este evento é aberto a todos, uma ótima oportunidade de você trocar experiências, traga sua empresa, mostre seu negócio. Dia 06/11.

Info: José Carlos, 9983-0926

Nossas reuniões acontecem todas as terças-feiras na sala 101 - com início as 19h30, com um gostoso café.

O Pr. Manfred está atendendo para aconselhamento. Ligue para 9189-7676 e agende seu horário.

Acontece no Min. dos Homens

O que você acha da oração? a oração surte algum efeito? ela é eficaz? um estudo feito por famoso cardiologista da Faculdade de Medicina de San Francisco, na Califórnia, afirma que sim. Em 1988, este médico tes-tou o impacto da oração como se testa um novo medicamento. Ele registrou os seus efeitos em aproximadamente 400 pacientes que sofriam de fortes dores no peito ou que haviam tido enfarto. Foram feitas orações apenas para metade desses pacientes. Para os demais não.

Os resultados foram os seguintes: ape-nas 3 dos pacientes pelos quais foram fei-tas orações tiveram que tomar antibióticos, contra 17 do outro grupo. O grupo pelo qual

foram feitas orações não precisou de respira-dores mecânicos, contra 12 pessoas do outro grupo que precisaram usar os aparelhos.

Apenas 5 dos pacientes pelos quais fo-ram feitas orações precisaram tomar diuré-ticos, contra 15 pacientes do outro grupo. O grupo pelo qual foram feitas orações sofreu apenas 8 casos de insuficiência cardíaca, contra 20 casos no outro grupo. O grupo pelo qual foram feitas orações teve 3 casos de parada cardiopulmonar, contra 14 casos do outro grupo. Três pessoas pelas quais foram feitas orações tiveram pneumonia, contra 13 vitimas da doença no outro grupo.

Resultados comprovados como esses deveriam levá-lo imediatamente às orações, mesmo que você não tivesse nenhuma idéia do porque ou para quem orar! Ao se sentir impotente para fazer qualquer coisa por al-guém que esteja enfrentando grandes pro-blemas, ore. A oração muda a vida das pesso-as de forma positiva. Nas empresas a oração vem sendo utilizada como um diferencial competitivo e uma tremenda ferramenta es-tratégica, pois é por tudo isso que a Palavra afirma em Tiago 5:16 –“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

O poder da oraçãopor Prof. Menegatti

HO

MEN

S

9Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 10: revista pib

A educação é considerada um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qual-quer sistema, seja ele capitalista ou socialista.

Por meio dela pode-se julgar uma nação, pois a educação é um dos principais motores para o funcionamento e crescimento econômi-co, social e político.

Já no Brasil, esse processo de educar já existia entre as pessoas que habitavam o país mas foi alterado de forma brusca no começo na Era Colonial. A História do Brasil conta que os jesuítas, por ordem da Corte de Portugal, iniciaram a inseminação de conhecimento e modos de ações do seu povo. Esse processo é conhecido por muitos como “catequização”, que foi uma ferramenta utilizada para padro-nizar a todos e estabelecer uma mão única de comunicação entre Portugal e o novo país des-coberto, Brasil. Notamos, desta forma, que des-de o inicio da história do povo brasileiro há a primeira relação entre ESTADO e EDUCAÇÃO.

Quando os jesuítas chegaram ao Brasil, não trouxeram apenas costumes e religião, mas deixaram a herança de um método pedagógico.

Segundo pesquisas históricas, durante 210 anos o método utilizado pelos portu-gueses funcionou mas de 1549 a 1759, uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil, e as mudanças começaram após a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo). Tudo isso aconteceu porque os interesses de ambos não eram mais os mesmos. O Estado, vendo a mudança no comportamento e na educação ensinada aos índios, decide eliminar por vez o método utilizado pelos jesuítas, mas isso acarretou em um retrocesso no formato edu-cacional que já existia no Brasil.

Muitas coisas aconteceram até chegarmos à estrutura educacional dos nossos tempos. Século XXI: de Colônia nos transformamos em um país em desenvolvimento, e por muitas mudanças a Educação Brasileira sofreu.

O papel da escola é de socializar a criança e o adolescente, incutindo pensamentos, modos, valores e gerando assim ações que contribuam para o equilíbrio e crescimento do país.

A responsabilidade para que isso acon-teça foi deixada nas mãos de professores, e junto aos pais tentam propiciar uma educa-ção que auxilie o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional. Homens e mulheres que contribuem no aprendizado de cada crian-ça, orientando, ensinando, encorajando ele no caminho até a fase adulta. No livro de Provérbios, o autor afirma que, ensinando o caminho certo, a criança não irá se desviar dele, nem mesmo na velhice (22:6).

A presença dos professores na vida de uma pessoa é marcante e sem dúvida essencial. Do infantil até à graduação, eles tentam contribuir no incentivo à conquista de um diploma e um espaço no mercado de trabalho.

A rotina de um professor não é fácil e o maior motivo disso é o salário. Hoje, muitos profissionais dessa área têm que se desdobrar para assim conseguirem, além de exercer a profissão, sobreviver.

De acordo com o estudo realizado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), os salários mais baixos destinados a profes-sores da educação básica da rede pública, excluindo o sistema de ensino federal, está em Pernambuco. A média nacional de salá-rios de professores da educação básica no país está em R$ 1.527. Ao todo, 16 Estados pagam valores muito inferiores.

por Kelly Oliveira

DES

TAQ

UE

10 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 11: revista pib

Quer saber mais? Fique ligado nas fontes:

http://www.inep.gov.br/

http://sitio.educacenso.inep.gov.br/projeto.asp

http://portal.mec.gov.br/

http://www.oei.es/noticias/spip.php?article5077

A rotina de trabalho para alguns é tran-qüila; já para outros, chega a ser comparada a uma maratona. Afinal, lidar com várias tur-mas, e em turnos diferentes, não é para qual-quer um. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional (Inep), “após dividirem a edu-cação básica em três etapas (educação in-fantil, ensino fundamental e ensino médio), percebeu-se uma nítida mudança no perfil do professor e em suas condições de trabalho. Por exemplo: na educação infantil (creche e pré-escola), mais de 80% dos docentes tra-balham em apenas uma escola e atendem até duas turmas. No ensino fundamental, apare-cem diferenças entre os professores de anos iniciais e os dos anos finais. Cerca de 70% dos professores dos anos iniciais atuam em apenas uma turma e são multidisciplinares (73%), enquanto 43% dos professores dos anos finais atuam em mais de cinco turmas, porém com uma única disciplina (60%).

Já no ensino médio, os professores são especialistas de disciplina: 74,4% minis-tram apenas uma disciplina e 18,7% minis-tram duas. Em relação ao número de turmas, verifica-se uma ampla distribuição: 50,2% atuam em uma a quatro turmas, 32,4% atu-am em cinco a oito turmas e 17,4% atuam em mais de nove turmas.”

O Brasil tem mais de 52 milhões de estu-dantes matriculados na educação básica - cre-che, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional. Todos sobre os cuidados de homens e mulheres que esco-lheram uma profissão: professores.

Você sabia disso tudo? É, ser professor hoje no Brasil de fato é ser guerreiro. Os desafios são e continuarão a ser grandes, mas para muitos existe a recompensa, seja no sorriso de uma criança, nos sonhos que ela carrega dentro de si, no jovem que alcan-çou seu objetivo ou no(a) adolescente que, mesmo em meio a pobreza, insiste em ouvir atentamente a voz do seu professor.

É responsabilidade dos pais e professores ensinarem cada criança, porque elas são o fu-turo; e se você é cristão, essa responsabilidade aumenta. A Bíblia orienta “..E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assen-tado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Dt 6:6-7).

DES

TAQ

UE

11Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 12: revista pib

Os temas do Viva a Vida 2010

Vem aí!

Como posso participar dos ensinos? Basta começar a frequentar o estudo e se cadastrar diretamente com o professor responsável.

Informações: no stand da Educação Cristã após os cultos ou pelo telefone 3091-4309 e e-mail [email protected]

Viva a Vida 2010 Reflita:

Trata de temas voltados para realidades da família cristã.

Domingos das 9h30 às 10h30.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (Antoine De Saint Exupéry).

Neste ano de 2010 temos trabalhado os seguintes temas:

1. Finanças: Deus abre as janelas dos céus.

2. Comunicação: arte se fazer entender.

3. Educação de filhos ao modo de Deus.

4. Desenvolvendo emoções saudáveis.

5. Conflitos familiares: perigo ou oportunidade?

6. Perdão e além do perdão.

7. As fases da vida: construindo sabedoria ao longo das etapas da vida.

8. Papéis no lar cristão.

E mais! Cursos Nam-Orando 1 e 2 (domingo às 17h) Cursos pré-nupciais (obrigatório para os noivos)

Em 2011 o Viva-a-Vida será Viva-a-Família. Abordaremos os seguintes temas:

1. Depressão na família (fevereiro)

2. Ansiedade: por que? (março)

3. Bipolaridade na família (abril)

4. Rejeição (maio)

5. Auto-estima dentro de casa (junho)

6. Doenças e lutos na família (julho)

7. Solidão (agosto)

8. Lidando com familiares com vícios (setembro)

9. Atenção aos sinais de crises (outubro)

10. Culto doméstico: como fazer (novembro)

E mais! Curso específico para casais e jovens casais, com os seguintes temas: aliança, uma só carne, responsabilidades do casal, orando juntos, semear e colher, intimi-dade, acordos e perdão, avaliações da vida, comunicação no casamento, filhos, finanças, família e Reino de Deus.

Prepare sua família para experimentar trans-formação em Cristo neste ano de 2011. Invista em você e na vida de quem você ama. Faça sua inscrição antecipada pelo email: [email protected]

AGENDA DE ENSINOEncontro Doutrinário: 20/10 das 19h30 às 21h. Tema: A posição bíblica sobre homossexualidade. Preletor: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Encontro de Formação de Seminaristas: 23/10 das 10h30 às 12h na sala de reuniões (3º. e 4º. ano).

Faculdade Teológica Batista do Paraná: quer se preparar melhor para a obra de Deus? Você tem uma reunião marcada com o Pr. Igor Baumann no dia 24/10 às 18h na PIB.

Para professores, alunos da escola bíblica e toda igreja: aula especial sobre Dia da Reforma, 31/10 das 9h30 às 10h30 em classe única na sala 402.

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

12 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 13: revista pib

PROGRAMAÇÃO

Encontros de

Quartas-feiras

13h30 às 17h30

Palestrante: Prof.

José Zirmermann

Oficina Especial

Dança Senior

Pandeiros

Cond. Físico

Moisés, um

desaposentado

Eventos

23/10

Café Colonial

com Idosos

e Familiares

(Salão Social PIB)

Sábado,

15h às 17h30

31/10

Culto Canções

de Fé. Domingo,

10h30 às 12h30

PicNic

data à confirmar.

No ano de 2009, logo que cheguei ao ministério, realizei uma pesquisa com nossos idosos. Perguntei: qual a sua maior preocupação ou anseio? O resul-tado da pesquisa me surpreendeu, pois pensava que a maior preocupação de-les era com saúde. Com o que então eles mais se preocupam? Com família.,filhos, netos e até tataranetos. Eles se preocu-pam com a vida profissional, sentimen-tal e espiritual de seus queridos. Claro que a maioria deles gosta de conforto, de viagens, de passeios, de se sentirem participantes, eles, assim como nós, gostam de carinho e atenção, de exce-lência, de acesso digno aos serviços de saúde, entre outros, mas o que está no topo da lista para muitos são relaciona-mentos. Eles sonham pessoas!

Em nossa meditação anterior, visi-tamos o Calebe da bíblia, um idoso que sonhava os sonhos de Deus e por isso, manteve seu vigor aos 80 anos. Você já ouviu falar em Ana, aquela mulher que ficou viúva 7 anos após seu casamento e que envelheceu como uma intercesso-ra? Conta a bíblia que por causa do seu serviço no templo, ela pode presenciar o dia em que Maria e José trouxeram Jesus

Antônia Malafaia, 92 anos, uma

história de vida inspirativa. Mãe,

professora, comerciante, evangelis-

ta, buscando melhores condições, a

família deixa o nordeste e vai para o

sul. Enfrenta dificuldades, mas conti-

nua firme na fé em Jesus.

Hoje não vive de saudades: continua

ativamente sua função de vendedora.

Acima de tudo, um instrumento de

Deus, pregando e evangelizando , lide-

rando célula no ministerio de Idosos.

DESAPOSENTADAENCONTRADA

Sonhando pessoas

Idosos em MinistérioContato

[email protected]

3091.4327(14h às 18h)

por Alexandre Sombrio

ao templo pela primeira vez:“...Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo ora-ções. Naquele momento ela chegou e co-meçou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (Lc 2.36-38.)

O sonho de Ana estava relacio-nado com a libertação de seu povo. Obviamente isto incluía seus queridos. Dia a dia no ministério constatamos que nossos idosos oram e intercedem em favor dos seus, por isso, no próximo sábado estamos preparando um café colonial para família do idoso: Talento da maturidade. Convite a venda no stand do ministério.

Ajude-nos a Encontrar Idosos Desaposentados. Certamente você conhece idosos inspiradores como Ana ou é um deles. Hoje é o último dia para inscrição. Vá até o stand do ministério após os cultos ou encami-nhe-nos e-mail com foto, nome, da-dos de atuação antes e atualmente.

IDO

SOS

13Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 14: revista pib

“Pai, afasta de mim este Cálice”

Muitos foram os veículos de comunicação notician-do alguns escândalos que aconteceram na Casa Civil, como exemplo, o de Erenice Guerra que operava um balcão de negócios na soleira da porta do gabinete presidencial.

Após as divulgações, a caça às bruxas começou, porém, o curioso é que essa caça deu-se aos que denun-ciaram tais escândalos. Algo estranho e anormal já que os corruptos e acusados que estavam envolvidos é que mereciam a devida atenção. Nesse cenário, até o presi-dente Lula dedicou um tempo a desferir ataques contra a imprensa com uma fúria inédita. Segundo ele, os veículos de comunicação “inventam” coisas e torcem “para o Lula fracassar”. Mostrou sua ira contra jornais e revistas que destilariam “ódio” e prometeu “derrotar” aqueles que “se comportam como se fossem um partido político”.

Vários são os vídeos de pronunciamento em que o presidente deixa claro a sua falta de apreço em re-lação a imprensa. Segundo ele é necessário que seja estabelecido um novo marco regulatório das comuni-cações no Brasil, independentemente de quem esteja no poder. Ele acredita que o papel das telecomunica-ções precisa ser redefinido.

Na revista VEJA do dia 27/09/10, Fábio Portela afir-ma que “Entre brados contra a “conspiração da imprensa” disparados pelo presidente do PC do B, Renato Rabello, e discursos em defesa do “controle social da mídia”, feito pela deputada Luiz Erundina, do PSB, chegou-se a uma conclusão que deixou exultantes os participantes: Lula não avançou o quanto poderia no controle da imprensa. Dilma, se eleita, deverá fazê-lo.”

O cenário deixa claro que a imprensa começa a ter sua licença para informar questionada. Reuniões

começam a ser feitas, indiretas e ameaças tomam conta do novo discurso de certos políticos, e assim a liberdade da imprensa começa aparentemente a sofrer censura. Nesse borbulhim todo, a Igreja não poderia ficar de fora, e mais uma vez a liberdade de expressão atinge não apenas a mídia, mas cidadãos comuns.

No dia 29 de agosto uma pregação gravada em um de nossos cultos ao vivo chegou ao YouTube. O Pastor Paschoal Piragine trouxe uma mensagem de conscientização sobre alguns fatos referente as elei-ções de 2010, alcançando mais de 3 milhões de acesso. O conteúdo gerou certo incomodo a pessoas que ocu-pam o poder e uma carta foi enviada ao departamento de Comunicação da Primeira Igreja Batista pelo grupo YouTube, a qual notificava a restrição do acesso a esse vídeo. Em resposta a essa censura, a PIB publicou em seu site uma nota de esclarecimento.

E não para por ai! O jornalista da revista ÉPOCA, Paulo Moreira Leite, publicou uma coluna com o seguinte título “Que tal abortarmos a hipocrisia?”, na qual ele deixa claro que a bandeira sobre o tema “aborto” só foi levantada para prejudicar a candidatura de Dilma Rouseff e assim tentar impedir sua vitória no primeiro turno. Para Paulo Leite, “da mesma forma que um partido pode mobilizar sindicatos para defender uma candidatura ou um grupo de empre-sários para conseguir apoio, outra legenda pode mobilizar uma liderança religiosa para prejudicar um adversário”. Agora, vale lembrar o papel do jornalismo na história do Brasil. Entre erros e acertos sempre procuraram ser claros no seu objetivo principal: informar.

Não perca na próxima edição a continuidade desse artigo com o título “Liberdade de expressão”

Cálicepor Kelly Oliveira

FALA

ND

O N

ISSO

14 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 15: revista pib

ACO

NTE

CE

NA

PIB

15Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 16: revista pib

Atividade Data Informações

Educação Musical c/ Princípios - Priscila, 3091-4368 | Vanessa, 3091-4363

Acampa Juniores 19 a 21/11 Vanessa, 3091-4363

Retiro de CasaisDias 30/10 a 01/11.Hotel Colina Monthez - Brusque-SC.Tema: “As quatro estações do amor”Preletores: Pr. Sebastião, e o casal Albigenor e Rose Militão.Valor: R$ 560,00/casal, podendo ser parcelado.Serão momentos de compartilhamento, reflexão, oração e especialmente muita alegria. Os casais serão renovados pelo poder de Deus e toda a família vai perceber a Graça de Deus e colher os frutos deste retiro.Informações: Rosana, 3091-4315.________________________________Mensageiras do ReiComemoração do Dia das CriançasHoje, às 17h, na Sala MR - 2° andarVenha e traga suas amigas!!!Informações: Tia Lúcia, 3022-3852; Tia Mirtes, 3296-4208.________________________________ Contribua com esta campanhaA Ação Social solicita jogos como Batalha Naval, Jogo da Vida, Perfil, O Que Você Faria?, Senha - Corpo Humano, Cavaleiros do Rei, para serem trabalhados nos projetos sociais.Contato: Vivian, 3091-4356, [email protected]________________________________Retiro de Jovens CasaisTema: Caminhando Juntos Numa Só Pegada.Preletor: Pr. Jacques KleinmannDias: 18 a 20/03/2011Local: Hotel Monthez - Brusque/SCValor: R$504,00Inscrições: 3091-4327 ________________________________

________________________________Curso de LibrasMódulo 1 - 20 horas

Início: dia 30/10

Sábados, das 13h15 às 17h15

Valor: R$ 70,00

Inscrições: [email protected]________________________________

Retiro da Família 2011Dias: 05 a 09/03/2011

Hotel Monthez - Brusque/SC

Inscrições no stand após os cultos de domingo, ou

na secretaria de Educação Cristã, de terça a sexta,

das 14h às 17h30.

ACO

NTE

CE

NA

PIB

16 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 17: revista pib

Semana Diáconos17/10 a 23/10 Almir, José Volcov, Hilda, Rute G., Johan, Elly Lopes, Moisés, Malafaia.

24/10 a 30/10 Torquato, Luise, João, Reynaldo, Isabel Porto, Antônio Paulino, Liziane, Milton.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Edson M. de AndradePr. Gerson Avena da SilvaPr. Igor Pohl Baumann

Pr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira Barros

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

ANIVERSARIANTES

NOSSOS PASTORESNOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

NES

TA S

EMA

NA

17Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 18: revista pib

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco RealAg 1741 CC 4014170

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

RÁDIOProgramas diários (segunda a sexta-feira):05h30 - 91 ROCK FM 91,3 (Curitiba e online)http://www.91rock.com.br/

09h30 - PODER TOTAL - Web Rádiohttp://www.podertotal.org/

11h00 - CIDADE GOSPEL FM 100,5 (Realeza)http://www.rcgfm.blogspot.com/

11h00 - LOUVOR ETERNO FM 100,5 (Maringá)http://www.radiolouvoreterno.com.br/

11h00 - PORTAS ABERTAS - Web Rádiohttp://www.radioportasabertas.com/

12h00 - ARAUCÁRIA FM 98,7 (Pranchita)12h15 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba)http://esperancafm.ning.com/

12h30 - LIVRE FM 107,7 (Curitiba)http://www.livrefm.com.br/

13h00 - IGUAÇÚ FM 104,9 (Planalto)http://www.iguacufm.com/

13h00 - TRANSMUNDIAL SW 25m / 11.735 KHz (Todo Brasil)http://www.transmundial.com.br/

14h00 - ÔMEGA FM 93,9 (Guarujá)http://www.radioomegafm.net/15h00 - PORTAL IGREJAS - Web Rádiohttp://www.portaligrejas.com.br/15h00 - MENSAGEM - Web Rádiohttp://www.radiomensagem.com/16h30 - CHIK - Web Rádiohttp://www.chik.com.br/18h30 - MARUMBY AM 730 (Curitiba)http://radioevangelismo.com/22h00 - SARA BRASIL FM 107,5 (Curitiba)http://www.sarabrasilfm.com.br/22h00 - SARA BRASIL FM 95,5 (Porto Alegre)http://www.sarabrasilfm.com.br/23h00 - ESPERANÇA FM 98,3 (Curitiba e Cajuru)Semanais:DOMINGOS - 10h00 - FELICIDADE (Sapiranga)SEGUNDAS - 18h00 - BETEL FM 88,9 (Bernard de Yrigoien - Argentina)http://betelfm.listen2mymusic.com/QUARTAS - 20h30 - HCJB SW 25m / 11.920 KHZhttp://www.hcjb.com.br/

TV (somente Curitiba e região)

TERÇAS E QUINTAS - 17h CWB TV Canal 5 (NET) e 72 (TVA)SÁBADOS - 09h - BAND - Canal 2DOMINGOS - 09h - CNT - Canal 6

INTERNETPIB Curitiba: www.pibcuritiba.org.brFlickr: flickr.com/pibcuritibaTwitter: twitter.com/pibcuritibaDia-a-Dia com Deus: www.diaadiacomdeus.com.br

Domingo09h30 | Escola Bíblica: Discipul. e Form. Espiritual

09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

09h30 | Escola Biblica em Inglês

10h30 | Culto Matutino

10h30 | Culto em Inglês

10h30 | Culto em Espanhol (1º domingo do mês)

10h30 | Culto dos Juniores

17h | Embaixadores do Rei

17h | Mensageiras do Rei

17h | Reunião dos Intercessores

19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)

19h | Culto Vespertino

Segunda-feira13h30 | Espaço Mulher

14h30 | Curso de Tricô e Crochê

19h45 | Culto dos Advogados Cristãos

20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação19h30 | Encontro de Homens20h | Encontro de Mulheres20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Ensaio Conj. Celebrai20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira13h30 | Oficinas Maturidade14h | Culto Maturidade15h | Células Maturidade16h30 | Coro Maturidade19h | Discip. e Form. Espiritual20h | Culto de Oração

Quinta-feira15h | Culto da Vitória15h | Estudo Bíblico em Inglês19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Grupo Amor Exigente18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | União de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Sábado16h | Ensaio Conj. Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos17h | Profissionais da Saúde (quinzenal)

18h | Discipul. e Form. Espiritual19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

ATIVIDADES

PIB NA MÍDIA

NES

TA S

EMA

NA

18 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 19: revista pib

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

SERVIÇOS

• Aumente sua renda semi-jóias

diferenciadas sob consignação.Falar

com Flávio, 3039-2504.

• Aula particular p/ ensino funda-

mental (1º ao 5º ano). Pedagoga/

Psicopedagoga. Miriam, 9608-7547.

• Cerimonial para casamentos. Patrícia

Bratkoski, 9987-7642.

• Tenha um negócio próprio a partir de

sua casa ou escritório de 3h a 4h por

dia.41 8442 6323

VENDE-SE

• Fiat Palio ELX 02/02, 4 portas, R$3.500,00

+ 33 vezes de R$630,31 (transf. financia-

mento). André Lopes, 3222-0005.

• Aparelho de Fax marca Brother semi novo.

Valor R$ 200,00 - Tel.: 9618-5878.

•Planos de Saúde vendas AMIL/ UNIMED/

DIX/ DENTAL. Sandra, 9177-7321 /

9964-3235 - [email protected]

• Chácara, 4,4ha, c/ 3 casas, piscina, campo

futebol. A 10 km do Centro de Bauru/SP. R$

250 mil. 14-9701-4491 / 41-9144-9568.

OFERECE-SE

• Cuidar de pessoas idosas ou babá

p/ bebê. Lara, 9665-2646.

PRECISA-SE

• Estágio de técnico em mecânica

p/ estudante UTFPR do 7° período.

Requisito p/ conclusão do curso.

Matheus 3269-1906 / 9229-8644”

• Doação de Milhas p/ Ministério

Especiais. Sandra 9177-7321 / 9964-

3235/[email protected]

CLA

SSIF

ICA

DO

S E

AN

ÚN

CIO

S

19Primeira Igreja Batista de Curitiba | 17 de outubro de 2010

Page 20: revista pib