revista pib - 14/10/2012

28
Distribuição gratuita - venda proibida A grande preocupação dos pais sempre foi ver a felicidade dos f ilhos. pg.16 Infância Feliz Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 14 de Outubro de 2012| Ano III | Edição 42 Ensinar: um ato heróico p. 03 Comunicar - LIBRAS p. 17 Conte pra Galera! p. 07

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 07-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 14/10/2012

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

A grande preocupação dos pais sempre foi ver a felicidade dos filhos.

pg.16

Infância Feliz

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

14 de Outubro de 2012| Ano III | Edição 42

Ensinar: um ato heróico p. 03

Comunicar - LIBRAS p. 17

Conte pra Galera! p. 07

Page 2: Revista PIB - 14/10/2012

EDIT

OR

IAL

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia R. P. Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Lessak Capa e Diagramação Israel Lessak, Robinson Abreu e

Franciele Rosário Revisão Daura Stofella Impressão e Acabamento Nova Gráfica Tiragem 3.000 exemplares.

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação

(41) 3091-4321 | [email protected]

Não é gostoso participar de um culto tão especial e divertido como o de Dia das Crianças? Um tempo que separamos para lembrar de nossa infância e ver coisas que nós não havíamos percebido sobre nós mesmos! Se você é pai ou mãe, é um tempo ainda mais legal, em que somos levados a assistir apresentações dos pequeninos e precisamos levá-los às diversas programações com balões, teatros, brincadeiras e algodão-doce! E é pensando neste importante papel dos pais, que convido você a ler na sessão Vida em Células o testemunho do Franco Iacomini, supervisor de células, em que conhecemos a linda história de diversos pais fazendo o verdadeiro papel de “professores” no discipulado de seus filhos.

Não podemos esquecer que amanhã (15/10), comemora-se o Dia do Professor! Por isso, o ministério de Educação Cristã traz uma linda homenagem a estas pessoas que têm se dedicado ao exercício do ensino cristão em nossa igreja, e pensando nisso o ministério Infantil decidiu reconhecer o grande trabalho dos voluntários que têm se dedicado ao cuidado e ensino das nossas crianças: se não fossem eles, estaríamos perdidos, não é?

Mas nem só de homenagens se faz esta revista! Na sessão Mulheres, você pode conferir algumas fotos do culto de lançamento do Consciência Rosa, o nome que demos aqui na igreja para nossa mobilização no Outubro Rosa, movimento global de luta contra o câncer de mama. Como Igreja de Cristo, é muito importante nosso envolvimento em causas sociais e as reais necessidades das pessoas que estão ao nosso redor. É com esse foco que o nosso ministério de Ação Social tem a alegria de convidar todos os membros, frequentadores e visitantes a celebrar as ações que temos desenvolvido junto à sociedade, porque a ação social está no nosso DNA desde a formação da PIB, e há 15 anos, somos reconhecidos pelo governo como organização atuante e presente na sociedade.

É com tudo isso em mente que desejamos uma leitura edificante de todo esse conteúdo, porque tudo o que Acontece na PIB é planejado para honrar a Deus e edificar a Igreja! 

A RedaçãoDúvidas, sugestões ou comentários? [email protected]

Primeira Igreja Batista de CuritibaContato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Errata: Na última edição (Nº41 - 07/10), não foi identificado o autor do texto “Comendo e Bebendo!”, Pr. Daniel Cecil, líder do Ministério Inglês (ICES).

Campus PIB Vila Sandra

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

ÍNDICE

03EM FOCO

04EDUCAÇÃO CRISTÃ

06VIDA EM CÉLULAS

08VIDA CRISTÃ

09AÇÃO SOCIAL

12MULHERES

14DESTAQUE

16CONSTRUÇÃO

17ESPECIAIS

18INFANTIL

20ACONTECE NA PIB

23NESTA SEMANA

26ANÚNCIOS

2

Você quer levar a RevistaPIB para a sala de espera do seu consultório, salão de beleza, fábrica, escritório? Encomende um lote de revistas para levar. Comunicação 3091- 4321 | 3091-4412.

2 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 3: Revista PIB - 14/10/2012

PROFE

Eu tive vários professores que marcaram minha vida. Na época do anti-gamente chamado Primeiro Grau, hoje Ensino Fundamental, tive os professores de matemática e geografia, que me ensi-naram a paixão por essas disciplinas, que cultivo até hoje. Eles me fizeram acreditar que eu podia entender aquelas fórmulas e aqueles mapas... Professora Ligia, pro-fessora Tamiko, professora Arlete, profes-sor José Luis... muito obrigado!

Mas foi na faculdade de Agronomia que encontrei um cara que me inspiraria para sempre: professor Büll.

Me lembro a princípio de sua pontualidade. Enquanto a maioria dos professores chegava 15 ou 20 minutos atrasados, ele chegava 15 minutos adian-tado. Com o tempo, em todas as aulas um grupo de alunos chegava antes, apenas para conversar com o Büll. Aquilo já mexia comigo, pois ele demonstrava real interesse pelos alunos.

A aula dele nunca começava depois das 14h de terça. E nunca terminava antes das 18h. Ele não fazia chamada. Passava uma lista para liberar os alunos que não queriam ficar, mas por incrível que pareça, já na terceira semana de aula ninguém saía antes de terminar.

A aula dele era um espetáculo à parte. Antenado, sempre trazia uma introdução relacionada com o que estava acontecendo no país: às vezes o futebol, outras vezes a política era o tema. Qualquer coisa que chamasse nossa atenção para o foco principal: ensinar. E ele ensinava! Dizem que o ensino só acontece de fato quando há mudança de comporta-mento. Se isso é verdade, ele me ensinou muito!

Me recordo da primeira avaliação. Como ele dava muito conteúdo, a prova foi muito difícil. Todos os 80 alunos foram muito abaixo do esperado.

Quando chegamos na semana seguinte, ele estava arrasado. Não se conformava com aquilo. Gastamos quase o tempo todo da aula (4 horas) ape-nas conversando sobre o que poderia ser melhorado. A recíproca era verdadeira: também ficamos arrasa-dos em vê-lo assim. Ele acreditava em nós, e nós não podíamos decepcioná-lo. Pedimos outra prova. Ele disse que daria, se fosse fora do período de aula (que seriedade!!).

Eu acho que nunca estudei tanto para uma prova. Nós nos juntávamos em grupos nas repúbli-cas de Botucatu para estudar juntos. Todos estavam

Ensinar: um ato heróico

empenhados. Fizemos a prova, e para alegria de todos, fomos muito bem! O Büll não queria apenas passar uma matéria, ele queria realmente ensinar.

Eu sei que temos muitos professores assim ainda. Professores que, como bons cristãos, fazem da sua profissão o seu ministério. E ainda que o país não os reconheça como um todo, podem ter certeza: vocês são heróis, e nós os reconhecemos como tal!

Por isso, parabéns pelo seu dia! Continuem a transformar (ou formar) o mundo!

Ah, em tempo, a disciplina que o Büll ministrava era Fertilidade do Solo, muito importante para qual-quer engenheiro agrônomo. Contudo, vale a pena dizer: o que ele ensinava mesmo era vida.

Obrigado professores! Continuem a nos abençoar!

Pr. Ricardo Lebedenco Campus PIB Vila Sandra

EM F

OCO

3Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 4: Revista PIB - 14/10/2012

Aprender e ensinar são facetas do trabalho docente. Um trabalho de lapidação constante que permite a ampliação do conhecimento e, consequentemente, a compreensão da realidade.

Além do desenvolvimento de metodologias, programas, currículos, ensinar significa investir em pessoas, acreditar que elas podem aprender e fazer diferença. Ou seja: ser professor representa aceitar um desafio tremendo que passa pela atualização constante, mas, primordialmente, nos impulsiona a desenvolver relacionamentos significativos com nossos aprendizes.

Por isso, em qualquer nível de ensino, o professor precisa ter em mente as três dimensões do processo educativo: conhecer, amar e fazer junto.

Conhecer, para compreender a realidade e poder intervir com responsabilidade. Amar, para investir em pessoas, considerando-as mais importantes do que as coisas. Fazer junto, para ser um referencial que compartilha o que sabe mas também aprende o que ensina.

O professor deve ser praticante daquilo que ensina, pois sempre é uma referência para quem aprende. Não importa quem é nosso aluno: se criança, adolescente, jovem ou adulto. Em qualquer situação, ser professor vai além de planejar aulas: no processo de ensino existe uma mensagem muito significativa de “emprestar” aquilo que sabemos – nossa consciência racional - para aquele que ainda não conhece, até que ele possa fazer sozinho. Ensinar contém vida!

A todos os mestres que escolheram fazer diferença, manifesto minha mais sincera homenagem e reverência neste e em todos os dias em que compartilhamos das alegrias e tristezas de sermos educadores, buscando ensinar para transformar vidas.

Especialmente, agradeço a Deus pelo apoio e comprometimento de todos os educadores cristãos que, voluntariamente, ministram nas classes de nossa igreja. Que, no exercício de seu trabalho, vocês sejam “criadores de andaimes” sustentados em uma base sólida que é o compromisso com a verdade que liberta e demonstrem, por meio de suas atitudes, os princípios nos quais acreditam.

“Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmo 1.3

Martha ZimermannLíder do Ministério de Educação Cristã

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

4 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 5: Revista PIB - 14/10/2012

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 5

Page 6: Revista PIB - 14/10/2012

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pregador:____________________________Tema: __________________________________________

No Velho Testamento o pecador precisava ser perdoado e purificado da culpa dos seus peca-dos. Mas, esse perdão requeria um sacrifício que fosse capaz de satisfazer as exigências da justiça. Sob aquela lei, o sangue dos animais era oferecido a Deus, mas o autor de Hebreus observa que tal sangue “não podia tirar meus pecados” (10:4-11).

A repetição constante desses sacrifícios era uma lembrança contínua de que não eram adequados à remissão de pecados (10:1-3). Contudo, esses sacrifícios de animais eram “sombras” do sacrifício perfeito que seria ofere-cido por Jesus (10:1). Deus não se alegrava com os sacrifícios de animais, no sentido em que eles eram inadequados para pagar a pena pelos pecados cometidos.

O que você descobriu sobre a diferença do sacrifício do Velho Testamento com o sacrifício mencionado pelo autor do Livro aos Hebreus?

Jesus, contudo, veio a este mundo e foi total-mente obediente ao Pai (10:9). Como resultado, Ele foi capaz de oferecer a si mesmo, isto é, uma vida imaculada pelo pecado, como um sacrifício perfeito e numa única vez, como garantia de remissão dos nossos pecados.

Por que Jesus teve que se oferecer apenas uma vez em sacrifício?

No Velho Testamento, somente ao sumo sacer-dote era permitido entrar na parte do taber-náculo conhecida como o Santo dos Santos, e ele tinha que ser cerimonialmente purificado antes que pudesse entrar na presença de Deus. O sacrifício de Jesus tornou possível para nós nos aproximarmos de Deus, e finalmente entrar ousadamente no próprio céu, purificados de todos os nossos pecados pelo Seu sangue.

Temos que permanecer fiéis até o fim, apesar da perseguição e tribulação. Vamos buscar o Senhor continuamente.

Hebreus 10

Estudo das células Sermão de07/10/2012

Pr Édson M.de Andrade

VID

A E

M C

ÉLU

LAS

Sacrifício de Jesus

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 20126

Page 7: Revista PIB - 14/10/2012

VID

A E

M C

ÉLU

LASConte pra galera! Seja um Líder de Célula! Precisamos de

células nos bairros: Augusta, Caximba, Guaíra, Guabirotuba e São João. Entre em contato conosco: 3091-4342 | [email protected]

Numa sexta-feira, há algumas semanas, ouvi o seguinte diálogo, travado entre dois pré-adolescentes, Pedro e Vitor, logo depois da reunião da nossa célula intergeracional:

— Você já sabe se vai se batizar?— Ainda não.— Ore e peça pra Deus falar com você. Comigo Ele já falou.

Pois é, Deus tem falado com as crianças da nos-sa célula, a 119, e seis delas estarão no batistério no culto deste domingo, pela manhã. Todo o processo de discipulado que antecede o batismo foi feito dentro da célula e ministrado por pais e mães interessados em cumprir sua missão mais importante: levar os filhos ao conhecimento de Deus. A turminha seguiu o programa de discipulado nas nossas reuniões semanais. Fizemos uma escala de pais para fazer o papel de “profes-sores”, para que tivessem a opor-tunidade de mi-nistrar ao grupo.

Para os pais, foi um privilégio participar disso. “A gente percebia que o compor-tamento deles no dis-cipulado era diferente, mais concentrado do que em outras ocasiões, porque eles sabiam que o assunto era sério”, con-ta o líder da célula, Dino Ferraris, pai do Gabriel – para quem a convivência na célula foi um grande incenti-vador para ler a Bíblia todos os dias.

“Creio que o discipulado dos me-ninos na célula tem aproximado as gerações”, concorda a ministra Erika, mãe do Davi Checan, 11 anos – que, por ser o único do grupo que já era batizado, foi escolhido como “codiscipulador” dos amigos e assumiu a responsa-bilidade de ajudar na preparação dos encontros e orar pelos discipulandos. Nas reuniões de toda se-mana, eles assumem tarefas, como ministrar o louvor ou fazer o quebra-gelo, inclusive para os adultos da cé-lula. Além disso, eles também fazem teatro e compõem

músicas para mostrar o que estão aprendendo. Edione e Márcio Vieira, pais do Mateus, 10 anos, também têm percebido como a experiência mexeu com ele. “Semanalmente ele é motivado a estar com o grupo e no cotidiano da vida familiar percebemos que sua fala reproduz ensinamentos fundamentados na Palavra de Deus e cultivados na convivência com o grupo de célula”, resume Edione.

Essa é uma das alegrias de participar de uma célula de pais e filhos: desfrutar do crescimento espiritual das crianças, vê-las assumir compromissos com Deus e com os outros. Elas não vão aos encontros simplesmente para acompanhar os pais ou para encontrar os amigos,

mas para ter experiências reais com Deus. É o que conta o meu filho Davi, que frequenta

células na PIB desde que tinha um ano – hoje ele tem 11. “É importante ter comunhão com Deus e com os amigos”, relata. O que inclui manter listas com pedidos de oração

das crianças, com temas como os negócios do pai, a saúde dos avós e a situação de um casal de vizinhos, que tem pro-blemas no casamento. Eles podem ser jovens, mas sabem muito bem quem é Jesus e o papel

dEle nas suas vidas. E sabem o que é o batis-mo, como bem explicou o Lucas Biss, de 9 anos: “É contar pra toda galera que Jesus Cristo é meu único Senhor e Salvador

e entrar para uma nova vida em  Cristo, com obediência e fé”. Amém!

Franco Iacomini, Supervisor de células de gerações integradas e membro da célula 119

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 7

Page 8: Revista PIB - 14/10/2012

VID

A C

RIS

8

Dúvidas? [email protected]

NÓS CREMOS

GRUPOS DE ORAÇÃO

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e

18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h

Jardim de Oração Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados, 18h

Quarta-feira, 22h30 Dalieni Wosniak, 9208-4652

Valentes de Oração Quartas-feiras, 18h às 20h

Sextas-feiras, 18hDaniel Schmitt 9169-5444

Heróis de OraçãoDomingo, 18h30 às 19h

Daniel Schmitt ,9169-5444

Projeto Débora(pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras, 14hJardim de Oração

Odete, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h | Salãozinho

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelas CélulasTodos os dias às 6h

Pr. Alvo

Orando pela ConstruçãoAos sábados 6h

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h

Jardim de Oração

Participantes Escola Bíblica (Professores do Ensino)

Quintas-feiras das 13h às [email protected]

FamíliasPr. Gerson e Maria José

9154-0084

Orando pelos FuncionáriosIsabel Muller

Pedidos de Oração por e-mail Jovens (Helen):

[email protected]

RIVI (Daura):[email protected]

Ore para que o mover do Espírito de Deus abençoe cada diácono e diaconisa nos plantões durante os cultos. Peça a Deus que conceda sabedoria para que possam auxiliar as pessoas que os procuram.

Conselho Diaconal

Membros da PIB

Dia do ProfessorOremos por estas pessoas que se dedicam ao ensino, que Deus esteja provendo paciência, amor e sabedoria para que elas possam orientar seus alunos nos valores de Cristo. Que Deus abençoe todos os discipuladores de nossa igreja.

Ore para que a proteção de Deus, que esta fundamen-tada em seu próprio caráter, possa acompanhar, ca-pacitar e abençoar os nossos pastores. Agradeça pela vida de cada um, e que o amor de Jesus esteja refletido em seus corações.

Dia do Médico

Peça que o Espírito Santo de Deus esteja com todos os profissionais que atuam na saúde da população. Ore, para que a Sua presença irradie interruptamente bem estar e confiança, e que todos os médicos possam servir como instrumentos nas mãos do Senhor.

Arábia Saudita: dê graças a Deus por Ele estar promovendo um mover milagroso nessa região. Ore para que as bíblias e os materiais de apoio cristão cheguem aos locais isolados e onde nossos irmãos hoje são ex- muçulmanos. Ore por criatividade e oportunidades para distribuir bíblias em novas regiões, em todos os sete países da Península Arábica.

Missão Portas Abertas

AgradecimentoMissões: agradeça ao nosso Deus por todos aqueles que apóiam missões. Agradeça pelos missionários que com dignidade, dedicação, convicção de fé, submissão ao Senhor e paixão por Jesus, deixam sua pátria, sua cidade, seu lar e saem para a realização da obra missionária.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

“Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Mc. 16:15.

Pastores da PIB

14

15

16

17

18

19

20

Fomos criados para a glória de Deus: “todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz” (Isaías 43.7). Fomos redimidos para a glória de Deus: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1Coríntios 6.20). A vida humana não tem sentido se não for vivida para glorificar a Deus. Agostinho de Hipona, em sua obra Confissões, declarou: “Fomos criados por Ti e para Ti, Senhor, e nossa alma não encontra descanso neste mundo enquanto não descansar somente em Ti”. O sentido da vida está em viver para Deus. Você tem glorificado a Deus em tudo o que faz?

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém (Rm 11.36).

MEMORIZE

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1Co. 10.31).

Para Refletir

O QUE ACONTECE QUANDO ADORAMOS

Vamos orar para que os cristãos se comprometam em prover cuidados básicos de saúde para os necessitados. Que os nossos olhares estejam voltados para os milhares de crianças que morrem diariamente ao redor do mundo de doenças que podem ser evitadas.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 9: Revista PIB - 14/10/2012

ÃO

SO

CIA

L

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 9

Page 10: Revista PIB - 14/10/2012

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ÃO

SO

CIA

L

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201210

Page 11: Revista PIB - 14/10/2012

Descobri o câncer de mama por meio de exames de roti-na de mamografia. Talvez meu testemunho não seja cheio de milagres, mas minha vida mudou, e muito, desde então. Recebi o diagnóstico de Adenocarcinoma de ductos mamários, grau ci-tológico 2, com metástase em 4 linfonodos, em maio de 2005. Duas semanas depois estava fazendo mastectomia radical.

Levei um susto muito grande quando busquei o resultado da biópsia. É lógico que eu tinha que olhar antes de entregar para o médico. Fiquei orando no trajeto: Deus, faça com que seja um engano mas, não era engano. Senti muita paz durante a cirurgia, mas tinha certeza que iria morrer. Eu estava em paz sobre isso, e com Deus. Fiquei surpresa quando acordei e estava na Terra. Pensei: bem, não foi agora.

Tive de fazer quimioterapia pelo tipo de câncer que eu tinha e pela metástase que ele apresentava. Estávamos a um mês da formatura da minha filha Ingrid. Comecei a quimio e, como passei muito mal, pensei: amanhã não vou acordar mais. Mas eu estava viva no outro dia. Aí pensei: quer ver que Deus ainda quer que eu veja a formatura da Ingrid, pelo menos? Eu não sei porque, mas até agora presenciei a formatura de todas as minhas três filhas, já vi o casamento de duas e parece que vou ver o da terceira também. Quem sabe até veja os netos e talvez muito mais.

Minha vida mudou. Hoje vivo cada dia como único. Aprendi que não sou eterna na Terra e que somente pela graça de Deus ainda estou aqui. Vejo com outros olhos as pessoas. Apesar de trabalhar na área de saúde e conviver com pessoas o tempo todo, muitas vezes as minhas atitudes eram automáticas e com poucos sentimentos. Deus me ensinou o valor de me importar com os outros e com tudo o que me rodeia. Agradeço a cada dia o fato de poder aprender ainda um pouco mais Dele. Quanta coisa sobre Deus que eu não conhecia e ainda tenho a oportu-nidade de conhecer.

Não sei até quando vou viver, mas quero viver de acordo com o que Deus tem para mim, seja um dia bom ou ruim. Sei que o câncer pode aparecer novamente. Humanamente não existe cura total, mas quero viver cada dia como se fosse o último.

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo. Deus é a nossa salvação.” Salmos 68:19

Mariane Kurzawa Zwiener

Anjos Rosa

Após 5 anos levando a “Boa Nova” de Deus a vários lares não cristãos, os Anjos vão se engajar no Consciência Rosa!

Estaremos juntos, pois sabemos o quão preciosas são essas mulheres para Deus.

Além da Palavra do Senhor, estaremos levando cânticos e louvores para mulheres fragilizadas.

Se Deus lhe deu o dom do cântico ou da música, esteja conosco, solte seu louvor para o Senhor e cative esses corações para Ele!

Escreva para [email protected], informe seu dom e sua disponibilidade.

Esperamos por vocês!Peggy Henzell e

Cristiane Férez

Como o câncer de mama mudou a vida e as perspectivas de uma mulher

 Informações: 3091-4327 | pibcuritiba.org.br/mulheres | [email protected]

Não era engano

MU

LHER

ES

11

Page 12: Revista PIB - 14/10/2012

MU

LHER

ES

AÇÕES INTERNAS

16/10 15h - Pra. Beth Santos20h – Testemunho sobre Depressão - Maisa Pigatto

18/10 15h - Chá das Amigas e Bazar RosaTraga sua amiga e um prato de doce ou salgado.

19/10 19h - Noite do Chocolate

20/10 19h - Noite do Chocolate

22/10 19h30 - Grupo Aberto: Virtuosas e SobrecarregadasLuciane e Rosania

23/10 14h30 - Saúde da Mulher - Dra. Tania PiresMOPS: Gestantes e mães de crianças pequenas15h - Encurvada Por Quê? Jucirene Lopes20h – Vocação e Carreira – Raquel, Diva e Érika Chekan

27/10 Jovens Adultos - Dra. Ivete Ferraz

28/10 Culto PIB

30/10 15h - Fechando Brechas - Mirtes Mansur20h - Restaurando Corações - Mirtes Mansur

31/10 8h30 - Virtuosas e Sobrecarregadas

04/11 Encerramento no Culto - PIB

AÇÕES EXTERNAS18/10 Unidade Saúde Pinheirinho19/10 Presídio Piraquara19/10 Educandário Joana Richa20/10 Lar Batista Esperança25/10 Ceifar-Unidade Feminina25/10 Hospital de Clinicas27/10 Crafi – Centro de Reg. Semi-aberto27/10 CasaLar – Encontro com Deus (vítimas de violência doméstica)10/11 Casamento Coletivo – Sesc Portão

Momento de oração15 minutos antes do culto (Templo) Mulheres orando

por mulheresTerça-feira, 14h às

14h50, no 2° andar.Envie seus pedidos

de oração para [email protected]

12

Page 13: Revista PIB - 14/10/2012

Hoje posso compreender melhor a Cruz, saber que Jesus levou sobre Si toda a minha dor e meu pecado.

Entendo que a Cruz é o lugar onde me identifico com Cristo, porque a Cruz era minha. É nela que eu deposito minhas angústias e temores, e lá me leva a refletir quem sou e para onde estou indo.

Muitas vezes penso que seríamos mais felizes do que nos permitimos ser. Carregamos peso inútil do qual nem sempre queremos nos desvencilhar. Somos responsáveis pelas nossas escolhas, e andar na vontade de Deus simpli-fica a vida.

Como mulher, tenho vivido as incertezas da vida. Os vários processos que passamos nos lembram da Cruz. Me sinto constrangida e me renovo no amor de Deus por mim, com a busca da Sua vontade para as decisões, reconhe-cendo cada vez mais minha dependência dEle.

Neste congresso sei que viveremos algo novo e o meu desejo, para minha vida e de cada mulher, é que cada vez mais possamos entender a Cruz e perce-ber quão prazeiroso é entregar-se total-mente a ela, receber o amor de Deus e poder exalar o bom Perfume de Cristo.

Nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013, estaremos juntas mais uma vez para compartilharmos e vivermos todo o signifi-cado do que é ser o Perfume de Cristo.

Vivian T. Fernandes

MU

LHER

ES

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 13

Page 14: Revista PIB - 14/10/2012

Proporcionar momentos felizes, não significa infância feliz. Hoje em dia, com tantas possibilidades de consumo, muitos pais acreditam que proporcionar momentos felizes significa a felicidade deles. Porém, o que é ensinado aos filhos é o consumo compulsivo e isto não gera relacionamento.

Nos relacionamentos em geral, as pessoas desejam ter mais tempo com as pessoas que gostam e se identificam. Presentes e passeios são apenas alguns meios de demonstrar afeto, sua ami-zade ou carinho, mas não é o principal.

Da mesma forma acontece com as crianças. Muitos pais se enganam ao pensar que trabalhar dobrado para dar isso ou aquilo para o seu filho fará dele uma criança mais feliz. Há muitas pes-soas que pensam que explicar aos filhos sobre as finanças da família e as suas limitações é muito traumático e um sinal de fraqueza. E, desta forma, preferem sacrificar seu tempo com a família para produzir mais, e a forma de recompensar é dar tudo o que os filhos pendem.

DES

TAQ

UE

A grande preocupação dos pais sempre foi ver a

felicidade dos filhos. Que pai não sonha em fazer tudo

para que seu filho tenha uma vida feliz? Porém, na busca pela felicidade

dos filhos, muitos pais cometem erros que poderão

influenciar no futuro deles.

Infância Feliz

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201214

Page 15: Revista PIB - 14/10/2012

Valorizar momentos em família, como as refeições à mesa com boas conversas, sem a televisão ligada, geram boas lembranças e cumplicidade. Jogos em família, passeios, contar histórias, momentos de descontração, carinho, abraços e beijos proporcionarão a base da infância feliz.

Ensinar a criança a lidar com as limitações e frustrações da vida faz com que ela dê mais valor as suas conquistas e irá auxiliar em seus relacionamentos.

Outro ponto importante para uma infância feliz e saudável é ensinar res-ponsabilidade às crianças. Pequenas atividades do dia a dia, como guardar seus brinquedos ou arrumar a cama, podem se tornar pequenas conquistas. Desenvolver a autonomia da criança, permitir que ela faça as coisas por si e inclusive permitir certos riscos para que ela aprenda a enfrentá-los, e incentivar a superar situações difíceis desenvol-vem segurança e uma boa autoestima.

Dar limites às crianças também faz parte de tornar a infância feliz. Uma criança com limites aprende a viver em comunidade. A questão do limite não se baseia em falar “não” para determina-das coisas, mas sim explicar o porquê do não. O que deve ser lembrado sempre é que as crianças estão formando o seu caráter e aprendendo a fazer escolhas.

DES

TAQ

UE

‘‘

‘‘Valorizar momentos em

família, como as refeições à mesa com boas conversas, sem a televisão ligada, geram boas lembranças e cumplicidade.

Se você tem dois ou mais filhos é importante salientar que é necessário reconhecer as diferentes personalida-des deles.

A paternidade não é uma tarefa fácil, porque ao contrário dos conteúdos que se veem na escola, na faculdade ou na vivência da profissão, primeiro você aprende e depois pratica.

Na paternidade você aprende praticando e este é o grande desafio. Não há escola e nem mesmo estágio, não tem como você treinar com o filho do amigo ou do irmão, porque, assim como os adultos, as crianças tem suas características, e no dia a dia é que elas são reveladas, surgem as dificul-dades e também os bons momentos. Reconhecer um erro para uma criança, não é sinal de fraqueza e sim mostrar que é possível recomeçar.

Heloise Paulino Min. Infantil (Estação 22.6)

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 15

Page 16: Revista PIB - 14/10/2012

CON

STR

ÃO

Túlio Dias Engenheiro responsável pelo planejamento da Construção

Quem convive diariamente com a construção per-cebe mudanças significativas nos últimos meses. Os que observam externamente, ou aqueles que de forma mais próxima acompanham o dia a dia pelo interior e exterior, inevitavelmente notam as alterações.

Contudo estes observadores percebem que não se trata de uma obra “comum”, mesmo os que não de-têm conhecimentos específicos sobre construção. “O todo da obra aguça os mais variados sentidos, princi-palmente de admiração pela imensidão do conjunto”, ressalta a arquiteta Anna Letícia.

E em se tratando destes sentidos, hoje podemos dizer que eles são estimulados especificamente pelas obras de acabamento, que dão o aspecto final da obra. Como exemplo, destaca-se os revestimentos externos, embora parcialmente concluídos, eles já delineiam formas e contornos bem realistas de como será a fa-chada externa da PIB. Tenho certeza que aqueles que olhavam para a maquete, que antes parecia um alvo inalcançável, começam a ver e perceber que de fato a proposta tem sido cumprida fidedignamente.

As mudanças percebidas desde o ano passado são resultado do início desta fase, que é a mais temida de uma construção; o acabamento. Esta não tolera erros e, por isso, em determinadas situações, não se obtêm resultados satisfatórios. “Tudo deve ser muito bem pen-sado e compatibilizado com o contexto geral da obra, pois além das dificuldades do processo construtivo, a escassez de mão de obra qualificada se agiganta de for-ma evidente nesta fase”, ressalta o engenheiro Marcos Poly, responsável pela execução da construção.

Hoje ao entrar no Templo, você frequentador, membro, contribuinte, notará as alterações pelo inte-rior, pois se deu início nesta última semana a exe-cução do assentamento do piso térreo. Com cerca de 1800 m² de área, o projeto em si carrega grandes desafios, pois se com-põe de 02 (dois) tipos de revesti-mento: granito e madeira, com 03 (três) geometrias dife-rentes (curvas, quadra-das e retangulares). Os corredores e

áreas de tráfego serão de grani-to, o que garante uma maior du-rabilidade. Já os patamares de madeira, para um melhor con-forto térmico do usuário, são contornados por tabeiras de granito curvos, cortados em raio com máquina à jato de água.

O processo de corte é sem sombra de dúvidas a maior expressão do cuidado executivo na efetiva solução do acabamento, tudo isso para garantir as geometrias especificadas de projeto.

O frequentador/usuário do espaço PIB ob-servará pelos próximos 60 (sessenta) dias todas estas atividades. Logo, julgo que será uma experiência, para nós enquanto parti-cipantes do corpo técnico, e para você caro leitor enquanto fiscal juntamente conosco, participar efetivamente e observar cada detalhe deste grande “quebra--cabeças”.

Obras de Acabamento e Revestimento Interno

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201216

Page 17: Revista PIB - 14/10/2012

ES

PEC

IAIS

O Centro de Formação de Obreiros-Intérpretes (COMUNICAR) é uma parte muito importante do Mi-nistério de Especiais. Começamos o trabalho em 2007 e já colhemos muitos frutos! Mais de 300 alunos já passaram pelo nosso curso de Libras (Módulos 1, 2 e 3, e futuramente Curso de Formação de Intérpretes) e já estão fazendo a diferença na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Como pedagoga do Comunicar, trabalho com toda a equipe do Ministério de Especiais na produção de materiais em Libras, visto que ainda é um campo muito novo no Brasil e muitas igrejas não têm materiais para trabalhar com os surdos.

Já fizemos as apostilas de Libras 1, 2, e 3, Pa-norama do Novo Testamento com Sinais Bíblicos, Re-vista Comunicar, DVD de Libras Módulos 1 e 2, e temos muitas ideias fervilhando para acontecer! Junto com o Pr. Adoniran Melo podemos realizar um trabalho de excelência na obra de Deus, bus-cando formar não apenas intérpre-tes, mas sim Obreiros- Intérpretes, pessoas que sentem o chamado de Deus em seu coração para traba-lhar com ministério de surdos, e no Comunicar podemos desenvolver essa habilidade em Libras.

Há 5 anos nessa missão, já nos tornamos referência em Curiti-ba e nossos cursos são frequenta-dos por membros da PIB e outras pessoas que não são de nossa igreja. Nas aulas, os alunos acabam tendo contato com a Palavra de Deus através da interpretação em Libras, dos estágios que realizam no culto dos surdos e do material disponibilizado, o qual possui re-ferências bíblicas. Toda a equipe do Comunicar trabalha para fazer

COMUNICAR

Priscila Soares Vidal FestaPedagoga, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Psicopedagoga, Intérprete de Libras, especialista em Educação Especial

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam--no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17

com excelência a obra de Deus, a fim de que surdos e ouvintes possam ser abençoados por esse ministério.

Vários dos nossos ex-alunos já são voluntários no Ministério de Especiais, pois sentiram no coração o chamado de Deus. Testemunhamos conversões de alunos e famílias inteiras entregando suas vidas aos pés do Salvador. É ou não é a melhor escola?! Enquanto professora, lecionando Libras, posso falar de Deus para nossos alunos e testemunhar o que Ele tem feito em minha vida pessoal e profissional. Agradeço a todos os alunos do Comunicar, ao Pr. Adoniran e Carla pelo apoio de sempre, a cada professor que abraçou esse projeto desde 2007 e a Deus, que é a razão de tudo isso!

Sentiu vontade de aprender Libras? Então va-mos lá! Mais informações no Ministério de Especiais ou pelo e-mail [email protected] com Gi-selda. Suas mãos podem falar!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 17

Page 18: Revista PIB - 14/10/2012

HO

MEN

SIN

FAN

TIL

18 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 19: Revista PIB - 14/10/2012

Queremos homenagear aqueles que estão aos do-mingos servindo a Deus com os seus dons e talentos, e que estão sempre dispostos a serem usados por Deus para abençoar a vida das crianças! Que Deus continue abençoando a todos!

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de água, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1.3

Homenagem

ONDE ESTAMOSTérreo - Berçário (0 a 1 ano e 11 meses) Atendimento: durante os cultos de domingo pela manhã e à noite.

1º andar – Maternal (2 a 3 anos) Principiantes (4 a 6 anos) e SecretariaMaternal e Principiantes - Atendimento: durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite. Secretaria - Atendimento: segunda à sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h.

2º andar – Primários (7 a 9 anos)Atendimento: durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite.

4º andar – Juniores (10 a 12 anos)Atendimento: durante escolas bíblicas (domingo pela manhã) e cultos de domingo pela manhã e à noite.

(41) 3091-4363 [email protected]@pibcuritiba.org.br

Somos VoluntáriosO Ministério Infantil conta com a ajuda de grandes e incansáveis guerreiros que se colocam na brecha para abençoar a vida das nossas crianças. Estas pessoas que trabalham todos os domingos no Ministério Infantil são voluntários. Por isso, eles devem ser muito amados e também devem ser mantidos em oração. Agradecemos a Deus pela vida de todos os voluntários e convidamos aqueles que se sentem chamados a estarem conosco.

FALE CONOSCOQueremos saber

sua opinião sobre o Ministério Infantil!

Nosso intuito é a cada dia trazer as crianças a ter um relacionamento

intenso com Deus

e, através deste relacionamento, fazer

a diferença no meio em que vive, sendo

testemunha de Jesus.

Por isso, queremos que você também compartilhe suas

ideias, sugestões e também elogios.

IMPORTANTEPedimos aos pais e responsáveis que não deixem seus filhos levarem ao Ministério Infantil brinquedos, obje-tos eletrônicos, maquiagem, bolsas ou objetos de valor que possam ser extraviados ou até mesmo quebrados. Estes objetos atrapalham o bom andamento das ativi-dades pois geram distração às crianças e transtornos futuros. Por isso, pedimos que incentivem que as crian-ças levem apenas as bíblias, ou no caso dos juniores o livro devocional utilizado. Lápis de cor, canetas, e ou-tros materiais que porventura se tornem necessários serão disponibilizados pelo Ministério Infantil.

INFA

NTI

L

NOITE DO CHOCOLATEO Ministério Infantil está responsável por arrecadar

“Batom Preto” para a festa do chocolate. Por isso, as crianças poderão levar todos os domingos e

entregar como oferta durante os cultos.

INSCRIÇÕESAs inscrições do acampa-mento para juniores (10 a 12 anos) já estão abertas. Se você ainda não fez a inscrição do seu filho, ain-da dá tempo. Você pode fazer a inscrição no final dos cultos no stand dos acampamentos ou duran-te a semana na secretaria do Ministério Infantil.

DOAÇÕESQuer ajudar uma criança a ir no retiro? É fácil! Você pode entrar em contato com a gente na secretaria do ministério, no stand do acampamento ou deposi-tar sua oferta no gasofilá-cio identificando “Acam-pamento Juniores (10-12 anos)”. Tenha certeza que sua oferta irá abençoar a vida de muitas crianças!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 19

Page 20: Revista PIB - 14/10/2012

MU

LHER

ESA

CON

TEC

E N

A P

IB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201220

Page 21: Revista PIB - 14/10/2012

ACO

NTE

CE

NA

PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012 21

Page 22: Revista PIB - 14/10/2012

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

Venha fazer parte da nossa equipe!Precisamos de voluntários para as coordenado-rias de iluminação cênica, jornalismo e data-show. Info: Tânia, 3091-4321.

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

MILHAS PARA MISSIONÁRIO

O Miss. Juliano Alves Vieira, membro da Congre-gação Batista Lotiguaçú, encontra-se em Ghana, na África, e precisa retornar com urgência ao Brasil. Precisamos de milhas aéreas para fornecer a ele, pois a passagem custa R$ 2.560,00. Pr. Renato Cordeiro, 9688-3597 | 3524-3694 | 8462-4724.

Judô: 2ª e 4ª das 10h às 11h30 | 14h às 15h30.Futsal: 3ª e 5ª das 9h às 10h (9 a 12 anos) | 10h às 11h (6 a 8 anos) | 15h às 16h (6 a 12 anos) | 16h às 17h (Feminino).Local: Ginásio de Esportes da PIBInfo: 3091-4325.

ESCOLINHAS DE JUDÔ E FUTSAL

Data: 23 a 25/11Local: Parque das AraucáriasValor: R$160,00Contato: [email protected]

ACAMPAMENTO DA UNIÃO FEMININA DA CAPITAL

SERVIR AO REINO

Você entende de manutenção de computadores e quer servir ao Senhor?Precisamos de voluntários que possam dedicar al-gumas manhãs ou tardes para triagem de doações de computadores.Setor de Informática: 3091-4385.

CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA

Tema: “Desafiados a ser padrão na valorização da nova geração” Local: Centro de Convenções de SergipeData: 23 a 29 de janeiro de 2013Organização de Caravanas: Green Peace/Astral Cleide Neto, 3019-7786 | 8802-6548.

100 ANOS PIBPrecisamos que os membros da PIB enviem fotos antigas/históricas para termos um acervo mais completo, e assim possamos ilustrar melhor a história da igreja. Enviar fotos com data e nome do fotógrafo para [email protected]

CONVOCAÇÃOConvoco os membros do Conselho da Primei-

ra Igreja Batista de Curitiba e os Delegados da

ABASC para Reunião Mensal que acontecerá no dia

18 de outubro, às 19h, no Salãozinho. E, Assem-

bléia Bimestral no dia 31/10, às 21h, na Capela.

Sua presença é fundamental!Curitiba, 07 de outubro de 2012

Pr. Paschoal Piragine Junior - Presidente.

Você corista, anote em sua agenda o início dos ensaios do grande coro Nataleluia: 17/10 (qua), às 20h, no Salão Social. Os ensaios acontecerão nas quartas-feiras às 20h e nos sábados, às 16h.Faça parte e seja a diferença transmitindo a men-sagem de esperança através de seu dom.Info: Lorena 3091-4434 | [email protected]

NATALELUIA 2012 - “NASCE A ESPERANÇA”

ESCOLA BÍBLICA

Linha da FamíliaIntimidade Feminina - Um diálogo em perspectiva bíblica sobre a sexualidade da mulher.Desintoxicação Sexual - um guia para o cristão.Domingos, do dia 07/10 até 11/11, às 9h30.

MINISTÉRIO DE HOMENSData: 16/10 (terça feira)Local: Sala 201Tema: Missão EmpresarialPalestrante: Pr. Hans Udo Fuchs.

Data: 20/10, das 9h - 17hLocal: Centro de Educação Profissionalizante Esperança (C.E.P.E.) - Rua Emílio Gunha, 393 - Parque dos Pinheirais - Araucária - PR (Próx. Termi-nal Vila Angélica) - Entrada franca.

14ª FESTA DA CRIANÇA ESPERANÇA

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201222

Page 23: Revista PIB - 14/10/2012

ATIVIDADES NA IGREJATodos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores17h | Mensageiras do Rei 18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Encontro de Homens 20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade 14h | Culto Maturidade 15h | Células Maturidade 16h30 | Coro Maturidade 18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes 20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Conj. Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens 19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

NES

TA S

EMA

NA

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Domingo 09h (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) . Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596 Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333 HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272 Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036 Poder Total Web Radio (Brasília-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656 Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000 Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710 Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

PROGRAMAS DE TV E RÁDIO DA PIB CURITIBA

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Outras Regiões

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012 23

Page 24: Revista PIB - 14/10/2012

NES

TA S

EMA

NA

NES

TA S

EMA

NA

Semana Diáconos14/10 a 20/10 Cláudio Petryk, Isabel Muller, Soeli, Arnaldo Muller, Torquato e Antero.

21/10 a 27/10 Almir, Iwerson, Simone, Cláudio Dominguez, Paulo Romano, Karlis Kruklis e Arnaldo M. Júnior.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Jr.

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Alexandre SombrioPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos MagalhãesPr. Gerson Avena da SilvaPr. Igor Pohl Baumann

Pr. Leandro SondaPr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoPr. Thiago de Souza CarvalhoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira BarrosMin. Thais Regina de Lima

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

NOSSOS PASTORESNOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 201224

Page 25: Revista PIB - 14/10/2012

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

AN

ÚN

CIO

S

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 25Primeira Igreja Batista de Curitiba | 07 de Outubro de 2012

Page 26: Revista PIB - 14/10/2012

Corte de cabelo: feminino | masculino | infantilColoração | Mechas | Manicure | Pedicure | Depilação

Sobrancelha | Maquiagem | MassagemAv. Nossa Senhora Aparecida, 582 (anexo ao Mercadorama Seminário)

Aberto de 2ª a sábado - das 9h00 as 21h0 Telefone: 3077-0103 | www.cadorocuritiba.com.br

ANUNCIE SEMANALMENTE COM UM TEXTO NESTE ESPAÇO

Entre em contato com [email protected]

ou pelo telefone (41) 3091-4321

AN

ÚN

CIO

SA

NC

IOS

AN

ÚN

CIO

SANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

VENDE-SE

ALUGA-SE

SERVIÇOS

VAGAS

• Encomendas de empadões, quiches, massas, pratos árabes e sobremesas. Jantares à domicilio. Jeanne Salloum, 9911-8494 | 8519-9273.•Transformação, conserto e avaliação de jóias; gravação de pedras preciosas e confecção de alianças. Roberto, 3018-8777.• Papel de parede (nacional e importado), venda e / ou aplicação. Roberto Leão, 9659-2882.• Planos de saúde, vendas: Amil, Unimed, Clinipan, SulAmérica. Sandra, 9964-3235 | 9224-7300 | [email protected]• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.• Produtos Herbalife. Aceito cartão débito/crédi-to. Eliane, 8442-6323 (Oi) | 9627-5501 (Tim).• Fotógrafa: book de gestantes, família, infantil, festas e eventos. Adriana Tissot, 3016-8452 | adrianatissot.blogspot.com • Fotografia: ensaios em estúdio ou externo, aniversários, casamentos e eventos em geral. Sâmela, 8854-1669 | www.samelalocatelli.com

• Secretária, acima de 30 anos, conhec. Word/Excel. Separ Náutica. Roberto, 3324-7205.• Aux. Escritório, fem., entre 20 e 35 anos, c/ conhec. de informát., Boqueirão. C.V. p/ [email protected] | 3042-3939.

• Netbook Sony Vaio prata 11.6, 4 GB, 500 HD c/ case. R$ 1.000 à vista. Calvino, 8801-0352 | [email protected] • Gol 1.300 Ano 80, (garagem), original, c/ manual e mapa de produção à cores, motor c/20.000 Km. 9176-8170 | 3264-9169.• Apto. duplex novo, dir. c/ proprietário, Champagnat, entre Pe. Anchieta/Pe.Agostinho, 136m², 2q, sl, lav, gar. 3078-3276 | 8411-8773.• Terreno, cond. fechado, Umbará 287,33m². Segurança 24h, já habitado. Playground e quadra Poliesp.. 8854-1669|[email protected]• Apto. Fazendinha c/ 43,25m², desocupado, R$ 110 mil. .Juliana Imóveis, 3022-6971 | 9229-0503.

• Quarto p/ moça ou senhora, preferência evangélica. 9112-3034.• Sala em Clínica Multidisciplinar. Estrutura de apoio completa. Anycolli, 3338-8244 | www.bemestarhumano.com.br

PRECISA-SE• Casa ou apto p/ alugar. Tres adultos (mãe e dois filhos). Valor máximo R$ 600. Ana, 9877-0262.• Diarista. 3078-3276 | 8411-8773.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 201226

Page 27: Revista PIB - 14/10/2012

ANUNCIE SEMANALMENTE

COM UMA IMAGEM

NESTE ESPAÇO

ANUNCIE SEMANALMENTE

COM UMA IMAGEM

NESTE ESPAÇO

Entre em contato conosco pelo

telefone (41) 3091-4321

Entre em contato conosco pelo

telefone (41) 3091-4321

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos às sextas-feiras, das 9h às 18h, na semana anterior à publicação, através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta Revista.

AN

ÚN

CIO

S

• Aparelhos auditivos, teste antes da compra;• Assistência técnica em todas as marcas de aparelhos;• Confecção de moldes auriculares e protetores de ouvido;• Temos pilhas para aparelho e toda a linha de acessórios;

Encontre aqui a solução para ouvir bem. Aparelhos Auditivos

(41) 3082-8361 (41) 3019-8825

www.phonesul.com.br R. Marechal Floriano Peixoto - 228 - 18° andar - Centro - Curitiba-

Compre o seu aparelho

com 25% de desconto à vista

ou parcele em até 12x.

cartelade pilhas

8,00

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 14 de Outubro de 2012 27

Page 28: Revista PIB - 14/10/2012

Aqui você pode acompanhar mês a mês a arrecadação total para as obras da construção da nossa igreja. Nossa meta é levantar o valor de R$500.000,00 ao mês. O total arrecadado mensalmente é demonstrado através das cores: VERMELHO para tudo o que for arrecadado pelos grupos do Abraço da Vitória; AZUL para 15% da arrecadação dos dízimos e ofertas.

RELATÓRIO DE ARRECADAÇÃO

ABRAÇO da Vitória

ORÇAMENTO: 15% dos dízimos e ofertas

TOTAL arrecadado para construção

152.462

149.689

302.150

272.948

158.100

431.048

190.778

141.860

332.638

205.126

156.900

362.026

273.220

156.900

430.120

161.120

156.900

318.020

289.378

156.900

446.278

46.112

36.316

82.428

ABRAÇO

ORÇAMENTO

TOTAL