revista pib - 20/12/12

32
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 20 de Dezembro de 2012 | Ano III | Edição 52 Sons de Transformação p. 04 A História Além do Natal p. 06 Sustentabilidade e a Igreja p. 24

Upload: primeira-igreja-batista-de-curitiba

Post on 23-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista PIB Curitiba

TRANSCRIPT

Page 1: Revista PIB - 20/12/12

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

20 de Dezembro de 2012 | Ano III | Edição 52

Sons de Transformação p. 04

A História Além do Natal p. 06

Sustentabilidade e a Igreja p. 24

Page 2: Revista PIB - 20/12/12

EDIT

OR

IAL

EXPE

DIE

NTEDireção de Comunicação Albert Martins Oliveira Filho Secretaria Geral Tânia R. P. Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de Arte Israel Lessak Capa Israel Lessak Diagramação Letícia Gonçalves

Revisão Daura Stofella Impressão e Acabamento Nova Gráfica Tiragem 10.000 exemplares.

REVISTA PIB | Ministério de Comunicação

(41) 3091-4321 | [email protected]

Primeira Igreja Batista de CuritibaContato (41) 3091-4347 | www.pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel | Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra

Contato (41) 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandra

Rua João Dembinski, 2069 - Cidade industrial

Curitiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo

Contato (41) 8805-8568 | pibcuritiba.org.br/campolargo

Rua Manif Júlio, 445 - Bairro Caratuva

Campo Largo, PR | CEP 83608-230

ÍNDICE

03EM FOCO

04MÚSICA

06EDUCAÇÃO CRISTÃ

08VIDA EM CÉLULA

10AÇÃO SOCIAL

12VIDA CRISTÃ

13IDOSOS

14MULHERES

16DESTAQUE

18INFANTIL

19CHAMADO EM AÇÃO

20CONGREGAÇÕES

21ESPECIAIS

22CONSTRUÇÃO

24FALANDO NISSO

26ACONTECE NA PIB

27NESTA SEMANA

29ANÚNCIOS

Você quer levar a RevistaPIB para a sala de espera do seu consultório, salão de beleza, fábrica, escritório? Encomende um lote de revistas para levar. Comunicação 3091- 4321 | 3091-4412.

Já podemos ouvir as musiquinhas me-lodiosas e pequenos festivais de luzes por

toda a parte na cidade de Curitiba. Pessoas cor-rem para as lojas e shoppings para comprar pre-

sentes para seus familiares e amigos e todos prestam atenção às programações artísticas e culturais pela ci-

dade. Afinal, é Natal! Apesar deste ser um momento cele-brado por muitos, percebemos que ainda é compreendido por poucos. Foi pensando nisso que preparamos esta edição especial de Natal, com matérias que abordam a temática de diferentes formas, a fim de nos contar um pouquinho a res-peito do verdadeiro significado do Natal.

Você que está recebendo esta revista nos dias do Nata-leluia, saiba que preparamos os conteúdos especialmente para você! Esperamos que a leitura desta edição traga ao co-ração de todos a verdadeira mensagem de Cristo, uma men-sagem de amor dada por Deus a nós, Seus filhos, através de Jesus. É por isso que comemoramos o Seu nascimento. Estes são dias para lembrarmos o porque de nossa fé, e não nos preocuparmos tanto com as divergências em relação a data do Seu verdadeiro nascimento e as distorções realizadas pela sociedade consumista.

Nossos sinceros votos é que neste Natal, você separe um tempo para conhecer e se alegrar com a razão de Jesus ter vindo à Terra e de tudo aquilo o que fez por nós: que esta seja a essência das nossas festas. Queremos incentivar também sua comemoração em família, valorizando e reco-nhecendo a importância das pessoas e laços desenvolvidos. Se você não tem família contigo, junte-se com amigos e te-nham um momento íntimo, abençoando-lhes a vida!

A Redação.Dúvidas, sugestões ou comentários?Escreva para [email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 20122

Page 3: Revista PIB - 20/12/12

EM F

OCO

Um lugar para Jesus“Naqueles dias, César Augusto publicou um

decreto ordenando o recenseamento de todo o impé-rio romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primo-gênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa man-jedoura, porque não havia lugar para eles na hospeda-ria”. Lucas 2:1-7.

Esse é o panorama do nascimento de Cristo, fato que celebramos no Natal. Mas, não parece intri-gante olhar para Jesus nascendo em uma estrebaria? Afinal, por que não havia lugar para Ele em Belém?

A primeira resposta é mais simples, tudo estava ocupado em função do censo que trouxe muitos via-jantes de uma vez só para uma pequena aldeia.

Fazendo uma reflexão para as nossas vidas, entendemos que Jesus não tem lugar quando pre-enchemos todo o nosso coração e não guardamos lugar para Jesus. É muito comum, especialmente nessa época, estarmos sobrecarregados com nossos compromissos, trabalho, confraternizações, família, amigos, atividades da igreja... Mas Ele mesmo fica por último. Há lugar para Jesus na sua vida? No seu cora-ção? No seu tempo? Eu não estou falando de reli-gião, estou falando de relacionamento, amizade e fé.

A segunda razão pela qual não havia lugar era porque eles não sabiam quem era Jesus. Se sou-bessem, certamente teriam arrumado um lugar. Se o nosso governador entrasse em nosso templo, mesmo

que não houvesse mais nenhum lugar, espontanea-mente alguém cederia o seu lugar para que ele fosse acolhido neste recinto.

Mas o pior é que nós sabemos quem é Jesus e mesmo assim não abrimos o coração, nem espaço em nossas vidas. Muitas vezes no Natal, o aniversá-rio de Jesus, a pessoa mais esperada não é Ele, mas o papai Noel. Quantos natais, na celebração que é dEle, trabalhamos tanto, celebramos tanto, nos preo-cupamos em satisfazer a todos, mas nem uma oração fazemos? E o coração continua vazio, a alma seca, a vida atropelada. E nós sabemos quem Ele é!

Só há uma maneira de não manter o coração ocupado e sem lugar para Ele, é fazendo o que Ele ensinou em Mateus 6.33: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Isso significa colocá-Lo em primeiro lugar, buscá-Lo com todo o entendimento e forças, amá-Lo de todo o coração. Se Ele não estiver em primeiro lugar, nunca haverá lugar para Ele nem em sua vida, nem em seu coração. Por isso, não deixe para amanhã, ou para o próximo Natal, faça hoje mesmo um convite para que Jesus se assente no trono do seu coração.

Mas se você já o colocou em primeiro lugar, então o Natal tem outros desafios para você: Segui-Lo com todo o cuidado, como os Reis magos fizeram seguindo a estrela do Natal. Adorá-Lo com tudo o que você é e tem (ouro, incenso e mirra). E proclamá--Lo por toda a Terra.

Este é o verdadeiro Natal!

Paschoal Piragine Júnior Pastor Presidente da PIB Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 3

Page 4: Revista PIB - 20/12/12

SIC

A

Uma igreja em obras é um verdadeiro can-teiro de ruídos. Blam! Blam! Blam, soam as marretas. Zvcvshhhh... guincham as serras, acompanhadas pelo barulho das soldas, fininho, difícil de descrever. É, crescer dá mesmo trabalho!

No quarto andar, essa zoeira industrial se funde a outros sons, bem menos rudes. São violinos, violas, cellos, flautas, clarinetas, trompas, trompetes... Tudo acompanhado pelo converseiro contínuo de dezenas de crianças e adolescentes. À noite - nas noites de segunda a quarta-feira, principalmente - as ferramentas se calam e dão lugar à construção de caráte-res, conhecimentos e da comunhão cristã. O território está dominado pelo Espaço Vida & Música.

Para quem ainda não conhece, eis uma breve apresentação. O EVM é um projeto de cidadania baseado na educa-ção musical, mantido pelo Instituto Cargolift, apoiado pela PIB / ABASC, Instituto HSBC Solidadariedade e, mais recentemente, pelo Ministério da Cultura, atra-vés da Lei Rouanet. O projeto já levou a formação de uma orquestra (Orquestra Jovem Cristã de Curitiba), que juntamente com outras crianças da Orquestra Experimental, fanfarra e coral, fez dois concertos de Natal neste mês – o último no dia 10, no Teatro Positivo. Mas, ela faz bem mais do que isso. Ela quer transformar vidas, como costuma repetir o Pr. Paulo Davi. Ele e a esposa, Déborah, são os pais da ideia, que surgiu em 2005 como uma iniciativa de traba-lho voluntário em escolas da zona Leste de Curitiba

e hoje é uma alternativa real para oferecer um futuro melhor a crianças em situação de risco.

O projeto atende 360 crianças e adolescen-tes, de 6 a 18 anos. Elas recebem aulas de inicia-ção musical e ensaiam com instrumentos adqui-ridos pelo Instituto, em parceria com empresas apoiadoras (Zero Db, Andaraki Calçados). São itens de percussão, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, trompete, trombone, saxofone, trompa, oboé, flauta doce e transversal, clari-nete e violão). Eles foram distribuídos entre os

núcleos de ensino e são usados pelas crianças durante as aulas semanais e alguns deles em casa, para os estudos.

Engana-se quem pensa que os sons musicais ficam só

no quarto andar. Graças a acordos com institui-ções públicas, eles chegam aos núcleos instalados em bairros de Curitiba e no município de Campo Largo, para cumprir sua função transformadora. Os núcleos são seis: Instituto Cargolift (em Campo Largo), FAS Vila Autódromo, Centro da Juventude Vila Autódromo, Escola Municipal Enéas Faria, ABASC (que funciona na PIB), Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento, Colégio Estadual Conselheiro Carrão e CRAS Uberaba. Com as con-tribuições provenientes da Lei Rouanet – que per-mite a pessoas físicas e jurídicas doar parte do Imposto de Renda devido a projetos culturais - um novo ponto deve ser aberto.

Sons de Transformação

O Espaço Vida & Música cresce levando cidadania e inclusão social por meio

do ensino de música.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 20124

Page 5: Revista PIB - 20/12/12

M

ÚSI

CA

VOCÊ PODE AJUDAR!

O projeto do EVM foi aprovado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, para obter subsídios da lei Rouanet. Isso significa que pessoas jurídicas podem destinar 4% do Imposto de Renda em favor do projeto, e pessoas físicas podem contribuir com até 6%. Os valores serão abatidos do imposto dos doadores com a apresentação de recibo emitido pelo Instituto Cargolift.

A ampliação do universo de crianças atendidas depende da adesão dos contribuintes. O projeto pode arrecadar até R$ 1,7 milhão e a transportadora Cargolift, principal mantenedora, doou 20% desse valor por meio de abatimento no Imposto de Renda. “Queremos atender 500 crianças, mas é preciso que mais empresários se solidarizem com a causa”, diz Markenson Marques, presidente da Cargolift e idealizador do Instituto que leva o nome da empresa.

Quer participar? Veja instruções: www.espacovidaemusica.com.br | 3091-4308.

Franco IacominiMin. Cominicação

Assessoria de Imprensa

Junto com a música vai também a Palavra de Deus. Esta, com um potencial transformador muito maior. A comunidade esco-lar presente nas apresentações e nos cafés da manhã (organizados pelo EVM para pôr as famílias a par do que está sendo transmitido às crianças), têm sido impactada pelo ensino e pelo testemunho cristão dos professores. A profes-sora Maria Odete Penteado, dire-tora da Escola Municipal Enéas Faria, diz que a transformação dos

alunos que participam do projeto é visível. “A principal mudança está nas relações pessoais das crianças, que interagem melhor com a família e amigos”. Segundo a diretora, as melhoras também são visíveis em sala de aula. “Até os alunos mais agitados ficam mais disciplinados e focados nos estudos”.

Da próxima vez que você discernir o som dos instrumentos, em meio às ferramentas, agra-

deça a Deus pelo que Ele vem fazendo por meio do Espaço Vida & Música.

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 5

Page 6: Revista PIB - 20/12/12

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

“Em uma tarde de verão andavam pela praça de uma pequena cidade um avô e seu neto. Com o sol aos poucos deixando o céu em tons de rosa alaranjado, o avô contava a mais emocionante de todas as histórias: o nascimento de Jesus, a verdade sobre o Natal e toda a graça e esperança que Cristo trás aos homens.”

Contar histórias é tão natural e importante para a humanidade, que desde o início dos tempos o conhecimento é passado por meio delas. Na época do Natal uma história é a mais lembrada, descrita com palavras, imagens, músicas e lindas apresentações. Para nós, cristãos, o nascimento de Jesus é considerado um momento maravilhoso da história e, portanto, deve ser contado usando todos os meios possíveis.

O Natal representa uma das mais incríveis histórias que Deus nos revelou por meio da Bíblia. Conhecer esses momentos marcantes e aplicar Seus ensinamentos de forma prática em nossa realidade é fundamental para a vida cristã.

Hoje, estudar a Palavra de Deus tornou-se algo superficial. Temos a tendência de reter apenas a mensagem que nos agrada e ignoramos a repreensão e os deveres descritos na Bíblia. Como podemos nos preparar da melhor maneira, aprofundando nosso conhecimento e vivendo o que a Bíblia ensina? Por meio do estudo bíblico e da atuação comprometida com o Reino. Este desafio requer muita dedicação, para que possamos crescer na vida cristã, ter um relacionamento intenso com Deus e aperfeiçoar o caráter cristão.

A história além do Natalapresenta:

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 20126

Page 7: Revista PIB - 20/12/12

Franciele RosárioMin. Educação Cristã

EDU

CA

ÇÃ

O C

RIS

Levar o estudo da Palavra de Deus a sério, ajudar pessoas a crescer espiritualmente e motivá-las a viver os valores ensinados são alvos para cumprir a nossa missão. Por isso, consideramos o ensino de extrema importância na caminhada cristã.

O Natal nos faz refletir sobre a nossa maneira de viver e como podemos avançar no cristianismo. Vá além do Natal, busque a Jesus todo o tempo e compartilhe a mensagem de salvação.

O Ministério de Educação Cristã quer te auxiliar com a capacitação necessária, a Escola Bíblica possibilita opções de temas e horários que melhor atendam os alunos. E para quem busca se preparar profundamente e atuar com relevância na obra de Deus, o Centro de Formação Ministerial é a escolha certa. Conheça o Ministério e os cursos ofertados!

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

2 Timóteo 3:14-17

A história além do Natalapresenta:

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 7

Page 8: Revista PIB - 20/12/12

Pregador:_____________________________________Tema: ________________________________________

VID

A E

M C

ÉLU

LAS Estudo das células Sermão de

16/12/2012

Pr. Paschoal Piragine Júnior

Natal - Reações à Mensagem de Deus

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto base: Lucas 1.26-38

Quando Deus fala conosco podemos perce-ber alguns sentimentos que surgem como reação à Palavra do Senhor. Vejamos as reações de Maria diante da anunciação do anjo Gabriel:

1) Perturbação (v. 29) – Maria fica perturbada com a saudação do anjo, tentando entender o que ela signi-ficava. Quando Deus fala e toca a nossa vida ficamos perturbados, porque não entendemos os propósitos de Deus. Ficamos aflitos porque percebemos que não temos o controle da nossa vida, pois o controle está nas mãos de Deus. A solução para essa angús-tia é permanecer no centro da vontade de Deus, se entregar, confiando que Ele é soberano e nos oferece Sua graça (v. 30).

Você está tentando entender a vontade de Deus para alguma área específica da sua vida?

Por que podemos confiar na soberania de Deus e nos entregar em Suas mãos?

2) Dúvida (v.34) – Maria era virgem e não enten-dia como aquela palavra poderia se cumprir. O anjo explicou, mas Maria não conseguiu entender, assim também nós não conseguimos entender os métodos e a sabedoria de Deus. O importante não é COMO vai acontecer, mas QUEM vai cumprir (veja o v. 37). Nossa tentação é tentar cumprir o plano de Deus do nosso jeito e não esperar em Deus.

Em suas orações você tenta convencer Deus de fazer as coisas do teu jeito?

3) Entrega (v. 38) – parece fácil a resposta que Maria deu ao anjo, mas na verdade seria muito difícil para ela explicar aquela gravidez para José, para sua família, para sua comunidade. A tradição judaica era rígida e estabelecia apedrejamento como pena para o adultério. A resposta de Maria foi um ato de fé, uma entrega completa nas mãos do Senhor, ainda que sem entender tudo o que aconteceria.

Você está disposto a caminhar por fé em direção à graça de Deus?

O que tem impedido você de entregar-se completa-mente ao Senhor?

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 20128

Page 9: Revista PIB - 20/12/12

VID

A E

M C

ÉLU

LAS

FIQUE DE OLHO - Campanha Cestas de Natal, ainda há tempo de participar!! Informações: 3091-4356

Haroldo PortugalLíder de Célula

Anos atrás, quando do lançamento da “Bíblia Shedd” - Ed. Vida Nova, reiniciei a leitura da Bíblia. Começando do Gênesis, logo cheguei ao livro de Neemias. Ao ler o versículo 27 do capítulo 3, parei para refletir nas observações de rodapé que o grande Teólogo e Pastor Shedd fez sobre o que o povo de Israel estava passando no tempo da recons-trução do muro de Jerusalém e quanto ao método de trabalho incentivado por Neemias.

Veja alguns dos comentários:1)              Seguir bons líderes.2)        Utilizar vários talentos.3)                Prosseguir para um bom alvo.4)            Não desanimar com os rebeldes.5)        Deus observa:

a - quem trabalha; b - quem não coopera; c - o espírito de cada um.

O terceiro capítulo de Neemias permitiu   ainda ao Dr. Shedd tecer as seguintes observações:

1)       Quanto aqueles que colaboraram ou colabo-ram no Reino de Deus seja-lhes dada a devida honra, segundo os feitos de cada um.

2)            Que a Cidade de Deus e o Seu Templo tenham a participação de todos os fiéis, tanto no desfrutar dos privilégios espirituais, como no seguir ao longo da caminhada dos deveres.

3) Que os líderes religiosos devem ser sempre

os heróis e os inspiradores em qualquer obra valiosa e construtiva.

4) Que os fiéis levam a obra avante, mesmo onde eles próprios não esperam desfrutar van-tagens.

5)  Que o rico e o poderoso devem ser os pri-meiros a empregar os seus talentos e a sua influência na obra de Deus.

Contextualizando tais eventos e características para o nosso momento aqui na PIB, em que estamos na fase de conclusão de nossa obra física e que não é apenas um grande muro, mas um grande templo e anexos, fico contente em saber que em nosso meio temos pessoas com: fé, talentos, disposição, recursos financeiros e capacidade de influenciar mais que sufi-cientes para levarmos adiante esta maravilhosa obra que o Senhor tem nos dado o privilégio de participar.

Minha oração tem sido para que cada um ouça a voz do Espírito Santo e assuma seu papel entu-siasticamente, para atingirmos nosso alvo de inau-gurar tudo em 2014, quando vamos comemorar nosso centenário.

Ah, sim: Neemias e sua turma levaram 52 dias para reconstruir todo aquele muro!

A reconstrução do muro de Jerusalém

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 9

Page 10: Revista PIB - 20/12/12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012

ÃO

SO

CIA

L

10

Page 11: Revista PIB - 20/12/12

ÃO

SO

CIA

L

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 11

Page 12: Revista PIB - 20/12/12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012

VID

A C

RIS

TÃ GRUPOS DE ORAÇÃO

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e 18h às 18h45 Quartas-feiras, das 9h às 11h(Jardim de Oração) Diná, 9997-0495

Clamor JovemSábados, 18h (Jardim de Oração) Quartas-feiras, 22h30 (Jardim de Oração) Helen Grazek, 9902-9999

Valentes de Oração Quartas-feiras, 18h (Jardim de Oração) Sextas-feiras, 18h (Jardim de Oração)Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoDomingos, 18h30 às 19h (Jardim de Oração)Daniel Schmitt , 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)Quartas-feiras, 14h (Jardim de Oração)Odete, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras, 14h (Salãozinho)

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às 12h

Orando pelas CélulasTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)Pr. Alvo

Orando pela ConstruçãoSábados, 6h (Jardim de Oração)

Orando pelos muçulmanosQuintas-feiras, 18h (Jardim de Oração)

Participantes Escola Bíblica (Professores do Ensino)Quintas-feiras, 13h às 13h30(Jardim de Oração)[email protected]

FamíliasPr. Gerson e Maria José 9154-0084

Orando pelos FuncionáriosIsabel Muller

Pedidos de Oração por e-mail:- Jovens (Helen):[email protected]

- RIVI (Daura):[email protected]

Ore e participe desta celebração do aniversário de Jesus. Clame para que o sentimento da semana de Natal, de paz, de harmonia e de fraternidade possa perdurar nas vidas durante todos os dias do próximo ano. Interceda para que gestos de ternura se estendam a todos. Que o amor seja demonstrado sempre.

24 Unidade da Igreja

Clame ao Senhor para que todos os cristãos estejam juntos, proclamando o Reino de Deus. Que estejamos unidos anunciando que SÓ JESUS CRISTO SALVA!

Imploremos por ajuda para vivermos de acordo com a Sua vontade, glorificando o nome de Jesus Cristo, o grande Deus. Por coragem, para trabalharmos com os oprimidos e pobres.

Ore para que o mover do Espírito de Deus possa atin-gir todos os membros de nossa igreja e possamos nos mobilizar como voluntários e contribuintes, nos projetos promovidos pela nossa Ação Social. Peça a Deus para nos fortalecer, a fim de que possamos manter a obra a serviço dos excluídos.

Vamos clamar pelos povos, para que todos possam buscar a Deus e encontrar nEle a força e a inspiração para continuar esta caminhada. Ore pela Igreja Perseguida, pelas lutas que enfrentam, pelas necessidades que têm. Clame ao Senhor por todos os povos.

É o mês que mais falamos de confraternização, de agradecimento pela vida, de União, amor e reflexão. Coloque-se diante de nosso Pai e agradeça pelo pre-sente que Ele nos enviou: o Seu Filho.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz!”  Isaias 9:6.

Alegria do Natal23

Natal25

Crentes26

ABASC27

Povos do Mundo28

Agradecimento29

Para Refletir

Ore para que este dia possa representar esperança, decisão de amar o próximo, misericórdia. Clame ao Senhor para que o mundo entenda o verdadeiro propósito do Natal e os corações permitam que a luz de Jesus possa adentrar em seus corações.

12

Page 13: Revista PIB - 20/12/12

Elly Claire Janson LopesMinistra de Visitação

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 13

Natal é também tempo de encontros. Encontros de

famílias, de amigos. Encon-tros motivados e inspirados

no grande encontro de Deus com a Humanidade,

através do nascimento de Jesus, o Salvador. Um

sentimento de querer estar perto, de rever, de recordar,

de abraçar, de demonstrar amor. Convidamos você a

corresponder a esse desejo que, com certeza, está no seu coração, de perceber

alguém, ao seu lado e que espera o estender de uma

mão amiga; a lembrar de um amigo distante e enviar-lhe uma mensagem; a lembrar

de uma família que perdeu um ente querido neste ano e orar por consolo; a reco-nhecer um novo membro

da igreja que precisa se sentir irmão integrado; há o enfermo, há o que passa

dificuldades, há aqueles que estão gratos e felizes com as

vitórias alcançadas... Enfim, as circunstâncias são inume-ráveis e há uma expectativa

em cada uma delas. Nossa igreja, através do

Ministério de Visitação, pro-cura ser esse canal de co-

munhão a comunicar o amor de Deus, alegrando-se com quem se alegra e chorando com quem chora. Seja você

também neste Natal alguém que leva alegria e esperan-ça, cumprindo o desafio de Jesus de que nos amemos

como Ele nos amou.

IDO

SOS

Contato: 3091-4327 [email protected]

Tempo de Natal

FÉRIAS 12/12/12 a 23/1/132013- ESPECIAL MATURIDADE 30/01/13e 06/02/13, das 14h às 17hPlantão Pastoral: 3091-4346

13

Page 14: Revista PIB - 20/12/12

MU

LHER

ES

DIA A DIA COM MULHERES PIB CURITIBA

Aliançadas em amizades espiri-tuais, mulheres da PIB Curitiba

promovem encontros inten-cionais, inspirando pessoas a

encontrarem em Jesus o sentido da vida plena, mobilizando-as

como agentes de transformação em seu contexto social.

AGENDA DE ENCONTROS NA PIB

2ª FEIRA- 14h às 17h: Acolhimento Indi-vidual- 19h às 21h: Grupo de Apoio

3ª FEIRA- 14h às 17h: Reunião de Oração e Culto MCA- 18h às 19h: Mentoria- 20h às 21h30: Culto Mulheres

4ª FEIRA- 8h30 às 10h: Grupo de Apoio

5ª FEIRA- 14h às 17h: Compartilhar Pa-thwork e Musicalização infantil- 14h45 às 17h (MENSAL): Chá das Amigas- 18h às 19h: Mentoria

SÁBADO- 9h às 11h: MOPS (3º sábado do mês)- 14h às 17h: Aconselhamento Individual

[email protected] | 3091-4327

Na ultima semana que nos reunimos, fizemos uma reflexão do que foi ser igreja para nós esse ano ao estarmos juntas todas as terças-feiras à noite. Naquele dia, falamos sobre igreja. Falamos sobre a igreja institucional sim, falamos do corpo de Cristo, falamos da alegria de nos reunir para celebrar o Senhor num dia separado para Ele. Falamos de duas ou mais pessoas reunidas no nome de Jesus, unidas e cheias de poder porque celebramos a dependência do Espírito e o que Deus pode operar.

Gálatas 3:5: ”Aquele que vos dá o Espírito, e que realiza milagres entre vós, será que o faz pelas obras da lei ou pela fé naquilo que ouvistes?”

Mas, falamos principalmente da igreja como um lugar seguro, um refúgio que nos permitiu ficar sentadas em círculos, de frente uma para as outras, onde nossas almas puderam ser expostas para receber o que precisava. Cantamos uma musica inspirada por Deus que dizia que a igreja que Ele quer pode sarar feridas, clarear a mente, libertar, dar esperança, segurança, alimento, perdoar e amar. Falamos do desejo Dele de ter um rebanho seguro e cheio de paz.

Aprendemos que para crescer espiritualmente, para viver no reino, precisamos nos tornar cristãs maduras, e para isso, sentadas e viradas umas para as outras, encontramos segurança, confiança e ambiente para que barreiras pudessem ser derrubadas e, sem medo, pudéssemos compartilhar nossas falhas.

Olhando umas para as outras reconhecemos também que não podíamos ser uma comunidade de consertadoras, onde teríamos que fazer muito, ou quase tudo. Queremos uma vida melhor sim, mas queremos Deus antes de tudo.

Compartilhar esta adoração nos deu a certeza de que precisa-mos umas das outras, não para tornar nossas vidas melhores, mas para sermos companheiras nesta caminhada com Cristo.

Precisamos estar juntas, ter companhia porque Ele mesmo orou ao Pai por nós, dizendo: “Não estarei mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome que me deste, para que sejam um, assim como nós.” João 17: 11

Fomos edificadas e edificamos uma igreja. Refugiamo-nos em Deus, encorajamos umas as outras e vivemos esse ano a experiên-cia de nos encontrar toda semana para receber, para dar ou dar e receber, e fazer com que nossa vida pudesse valer a pena.

Estaremos em férias até a primeira semana de fevereiro, quando retornamos e estaremos esperando por você, se Deus quiser!

Mirtes Mansur DiotaleviMinistério de Mulheres

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201214

Um lugar seguro

Page 15: Revista PIB - 20/12/12

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012

MU

LHER

ES

15

Page 16: Revista PIB - 20/12/12

DES

TAQ

UE

Neste ano, tenho visto e ouvido vários CDs e DVDs de Natal, visitado shoppings e andado intrigado com o que observo. Vejo imagens maravilhosas de pequenas vilas, árvores, a neve caindo, caixas de presentes coloridas e de diferentes tamanhos, pessoas cantando melodias tradicionais de Natal que relembram tempos passados em família... Tudo tão lindo, mas ainda assim, falso, pelo menos para mim. As vilas cheias de neve não são daqui, as caixas de presentes são enfeites e estão vazias, a neve caindo é tão bela, parece de verdade, mas ainda assim, é falsa.

Mas, o que é verdadeiro no Natal hoje? Ruas lotadas de carros e gente que corre para todo lado tentando aproveitar ofertas, comprar presentes,

comida para a ceia em família, festas de fim de atividades no trabalho, escola das crianças, festas com gente do clube, comprometimento social, stress e muitos, muitos outros compromissos. Ainda há aqueles que pensam que ir a uma igreja, participar de um culto, ou até cantar o Natal do menino Jesus faz com que a experiência do Natal seja real. Será?

O que faz o Natal ser verdade para cada pessoa é a fé! Quando se conhece a história do nascimento de Jesus podem-se perceber coisas tremendas que nós, com toda a tecnologia que temos à nossa disposição, não conseguimos produzir. A aparição de um anjo anunciando a uma moça virgem que ela seria mãe, um coral de

Natal falso ou verdadeiro?

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201216

Page 17: Revista PIB - 20/12/12

DES

TAQ

UE

Marcílio de Oliveira Pastor do Min. em Células

anjos no céu cantando e trazendo a boa notícia do nascimento, uma estrela no céu que revela o nascimento do Rei dos reis e que conduz sábios do oriente até o menino, a proteção divina para o bebê e sua família quando Herodes quis matá-lo, a apresentação do menino no templo e as palavras de Simeão reconhecendo que o Salvador e Messias havia chegado, tudo isso revela o verdadeiro Natal.

Natal é o anúncio de que o ápice do plano divino para resgate do homem estava chegando. Resgate de um homem que está perdido em suas escolhas e pecados, vivendo longe de Deus e rumando para a morte eterna. Foi no Natal que Deus anunciou que o tempo da separação entre Ele e o homem poderia terminar a partir da morte e ressurreição de Jesus. Agora, todo homem, mulher, criança, idoso que crê em Jesus, o presente de Deus para o mundo, pode viver o natal em seu coração.

O Natal que se inicia em nosso coração pela fé, não é falso, ao contrário, traz esperança verdadeira! Esperança de uma nova vida cheia da presença de Deus em nós, de Sua ajuda nos momentos de incertezas e dificuldades que passamos, de vivermos alegrias e realizações nesta vida, de uma vida eterna no céu que está prometida a todo o que crê.

Agora, quando se crê, pode-se cantar, dançar e encenar, porque o que fazemos não é vazio em si mesmo, mas está cheio de significado. Quando

há fé em Jesus, o Natal é de verdade, pois em nossos corações há adoração por Deus ter nos amado mesmo sendo falhos, há gratidão pelo resgate que Ele ofereceu a cada um de nós, há deslumbramento com o poder de Deus revelado no nascimento de Jesus, há o compromisso de anunciar a outros a esperança do Natal!

Venha celebrar o Natal. Neste ano o Nataleluia vai usar música, dança, teatro, tecnologia e muito mais, para anunciar um Natal de verdade: “Jesus, a esperança que nasceu para nós”. Convidamos você a estar conosco a partir de hoje e nos dias 21, 22 e 25/12, mas lembre-se, ele só será verdadeiro e terá significado se acontecer dentro de você através da fé em Jesus!

Que o Natal de 2012 seja, de fato, um Feliz Natal para você!

O Natal que se inicia em nosso coração

pela fé, não é falso, ao contrário, traz

esperança verdadeira!

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 17

Page 18: Revista PIB - 20/12/12

INFA

NTI

L

“Ensina a criança no caminho no qual deve andar e até quando for velho não se

desviará dele.” Provérbios 22.6

Entendemos que a base da igreja são as crian-ças. As crianças não são a igreja do amanhã, são a igreja de hoje, como todas as outras faixas etárias, mas elas serão a liderança da igreja do amanhã, por isso devemos investir nelas de maneira prioritária.

O Ministério Infantil (MI) quer levar a criança à pre-sença de Deus de forma relevante e acolhedora, num ambiente focado na criança, onde ela se sinta amada.

VISÃO“Ser um ministério de crianças que, através de

linguagem adequada e acessível, foque o ensino bíblico, com disciplina e organização, formado por crianças, voluntários, e lideres motivados, auxiliando a família na orientação de princípios éticos, sociais, morais e espirituais.”

PROPÓSITO“Cultivar na vida das crianças o respeito a Deus

e a toda a Sua criação, através do evangelismo, en-sino, oração e comunhão, buscando desde cedo de-senvolver o caráter de Cristo.”

VALORESBíblia: usá-la como guia para a vida diária da

criança e da sua família. “Guardei no coração a tua pa-lavra para não pecar contra ti.” Salmo 119.11

Mordomia: aprender o respeito à casa de Deus, com os materiais, pessoas, ...etc. “Os céus pertencem somente ao Senhor, mas a terra ele deu aos seres hu-manos.” Salmo 115.16

Reverência: entender que em tudo devemos ter reverência para com a Palavra de Deus, no nosso fa-lar, agir, pensar e viver. Ele é o nosso Rei. “Em tudo devemos ter reverência para com a palavra de Deus, no nosso falar agir e viver.” Efésios 4.30

Afeto: perceber que afeto quer dizer afeição por alguém, amizade, simpatia. Que a afetividade pode despertar no outro a mesma emoção. E que pode promover uma transformação interior em ambas. “Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim”. Gálatas 2.20

FRENTES DE MINISTRAÇÃOEntendemos que para conseguirmos atingir

nossos objetivos, precisamos trabalhar em três fren-tes que consideramos fundamentais:

• Família: entendemos que é na família que as crian-ças aprendem a maneira de conviver, de se relacio-nar, de amar, de conhecer nosso Deus. E o MI quer, junto com a família, trabalhar na formação integral de nossas crianças. Queremos, através de reuniões periódicas com os pais, acompanhar o crescimento moral, ético, social e principalmente espiritual de nossas crianças.

• Células: nesse ambiente acolhedor as crianças po-dem ter vivências que jamais teriam na igreja junto aos seus pais. A célula intergeracional é fundamen-tal no processo, e por isso queremos disponibili-zar e apoiá-las com roteiros e atividades baseadas naquilo que é ensinado no currículo dominical do MI. Assim a célula se torna um reforço singular dos princípios ensinados pelo MI.

• Igreja: é o próprio ministério na igreja, com todas as suas atividades.

Ministério Infantil

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201218

Conhecendo o Ministério Infantil

Page 19: Revista PIB - 20/12/12

CH

AM

AD

O E

M A

ÇÃ

O

A Samaritans´s Feet Brasil agradece pelo apoio e mobilização que levou cerca de 2600 pares de tênis novos para crianças e adolescentes em Curitiba e Região, em 2012. Cada par de sapatos foi entregue pelas mãos de nossos pas-tores, congregações, células e voluntários de diferentes ministérios através de um ato de humildade e servi-dão bastante singelos: pés foram lavados, corações foram alcançados e o Santo nome de Jesus proclamado!

Igrejas da nossa cidade participaram conosco deste movimento internacional que já abençoou cerca de 5 milhões de crianças em mais de 65 países.

Conheça mais sobre este projeto, como apoiar e participar conosco dos impactos e eventos em 2013! Queremos levar a ESPERANÇA ao coração dos nossos pequeninos, através deste gesto de humildade e liderança servil ensinada a nós por Jesus: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (João 13:13-15).

Muito Obrigada,

Gisele Camargo

samaritansfeet.org/br

Pastor Paschoal e o Minitério de Esportes em Almirante Tamandaré - Vila Graziela

Pastor Ricardo e Pastor Thiago com equipe de voluntários na Vila Sandra - Fazendinha

Pastor Michel e Juventude da PIB com equipe americana de voluntários nas Ilhas do Paraná

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 19

Samaritans’s Feet

Page 20: Revista PIB - 20/12/12

ORE COM A GENTE PELAS CONGREGAÇÕES QUE AINDA IREMOS ORGANIZAR!

Nós acreditamos na Igreja. Sabemos que o Reino de Deus não se resume a grupos divididos, buscando cada um agradar ao Senhor por si só, mas que todos somos um, vivendo só por Um.

É sob esta perspectiva que nós, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, buscamos expandir as fronteiras do Reino, alcançando e cuidando de pessoas que não estão próximas a nós. São os Campus e as Congregações: iniciativas em que a nossa igreja pode estar mais perto de diversos outros bairros e cidades, apoiando suas atividades e auxiliando em suas necessidades locais, com nossa estrutura e ministérios de apoio, para que todo o Reino cresça.

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

UMA SÓ IGREJA. MUITOSLUGARES DE INFLUÊNCIA.

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCIRCO DA VIDA

Vale do Amanhecer Brasília (DF)

(41) 9673-1101

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODO FAROL

R. Rio Tietê, 357 - Iguaçu I Fazenda Rio Grande 83.820-

000(41) 9976-3188

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOWENCESLAU BRAZ

Av. Avelino Vieira, 52 - CentroWenceslau Braz,PR 84.950-000

(43) 9129-8044

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOREALEZA

R. Padre Fernando Zanchet, 2410 – Realeza,PR

(46) 9901-7571

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODIONÍSIO CERQUEIRA

R. Henrique Brasil de Quadros 320 Dionísio Cerqueira,SC

(49) 8849-2028

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPARTENON

R. Tenente Alpoin, 145 – Parten-on

Porto Alegre,RS 91510-710(51) 3319-4020

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRESÍDIO FEMININO

Av. Bento Gonçalves 1515 Ap 1105 Porto Alegre,RS 90650-

000(51) 9405-4773

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBOTUVERÁ

R. André Wilson Colzani, 100 Centro - Botuverá,SC

(41) 9670-1522

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCAMAQUÃ

R. Boa Ventura Soares, 304Camaquã,RS 96.180-000

(51) 3737-7190

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOSANTO ÂNGELO

R. Antunes Ribas, 579 – CentroSanto Ângelo, RS(55) 8124-1021

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOAMPERE

R.XV de Novembro, 1675–Cen-tro Ampere,PR 85.640-000

(46) 9901-75-71

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPÉROLA DO OESTE

Av. Brasília, s/nº Pérola do Oeste,PR

(46) 3563-3934

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPLANALTO

R. Curitiba, 311 – CentroPlanalto,PR 85.750-00

(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOPRANCHITA

R. Parnabaí, s/n Caixa Postal 08(46) 8407-1970

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA PAZ

Av. João Franco, 1.233 Contenda 83.730-000

(41) 9626-0709

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOJOGO DA VIDA

R. José Milek Filho, 1084 - Jardim Graziela - Almirante

Tamandaré 83.505-500(41) 9154-0159

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO VIVE

Trav. Clotilde dos Santos Gomes, 19

Prudentópolis,PR 84.400-000 (42) 88384675

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOBARRA DAS ORDENANÇAS

Interior de Prudentópolis (42) 8845-2689

PIB CURITIBA CAMPUSVILA SANDRA

R. João Dembinski, 2069 – ao lado do Lar Ebenezer - CIC

Curitiba,PR 81.230-000(41) 3373-6770

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOCRISTO REINA

R. Guaçui, 5502 Sitio Cercado Bairro Osternack

Curitiba,PR 81.935-080(41) 3564-5048

PIB CURITIBA CAMPUSCAMPO LARGO

R. Manif Júlio, 445 – V. São Luis Campo Largo,PR 83.608-230

(41) 3922-6030

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃODA BÊNÇÃO

R. Arapongas, 1393Pinhais,PR 83.326-250

(41) 8407-6757

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃOLOTIGUAÇU

R.Eunice Betine Bartoszeck, 1625Uberava

(41) 4141-0710

PIB CURITIBA CONGREGAÇÃO VILA DA FÉ

R. Rua Pretextato Pena Taborda Ribas 599, Sta Quitéria, 80.310-

260 (41) 3076-7072

CON

GR

EGA

ÇÕES

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201220

Page 21: Revista PIB - 20/12/12

ESPE

CIA

IS

Natal, um tempo que mexe com todas as pessoas, pois envolve muitas lembranças, às vezes de família, de amigos, de infância, de presentes oferecidos e recebidos, de mais dinheiro gasto ou de mais dinheiro nas suas contas; para alguns, mas você já parou para pen-sar que Natal tem significado mais profundo do que você pode ima-ginar? O nascimento de Jesus, o Cristo, é lembrado nesta época e é claro que existe muita especulação sobre a data e sobre a forma escolhida desta data, mas não é a questão deste artigo. A questão maior é que muitas pessoas não compreendem que independente da data que Cristo Jesus nasceu por nós, para nos declarar Seu amor, o Natal tem ganhado conotações mais comerciais do que qualquer outra coisa, ou momento do ano. Até mesmo para os surdos, o sinal de Natal reflete uma ideia comercial. Então vamos entender os sinais para Natal.

Sinal de Natal com a configuração em “N”, saindo de uma extremidade do ombro e subindo para o outro lado na altura da cabeça, com o movimento nos dedos que lembra o sinal de coisas; o sinal remonta a trajetória da estrela que levou os visitan-tes do Oriente até Jesus. Este é o sinal bíblico para Natal. Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2:2

“E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, che-gando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.” Mateus 2:9

Sinal de Natal comumente usado em nossas igrejas, com a configuração de mão em “C”, fazendo o movimento do queixo até o peito lembrando uma grande barba. Este sinal lembra mais a figura de papai Noel, o que não é uma figura bíblica, mas fruto de folclore importado e bem aceito no Brasil, que já virou também símbolo de comércio em nossa nação.

A forma que o intérprete sinaliza pode construir conceitos no coração do surdo, então quando usa-se um sinal ou outro pode-se aplicar um conceito completamente distorcido do Natal. O que todos nós precisamos sinalizar é que com Jesus temos um feliz Natal. Adoniran Melo

Pastor do Ministériocom Especiais

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 21

Sinais do Natal

Page 22: Revista PIB - 20/12/12

CON

STR

ÃO

Outro dia, ao passar pela Avenida Batel, vi dois jovens voltados para a igreja, conversando. Ao me aproximar, ouvi quando um deles disse: “Pois é, eu até achava que isso não teria fim nunca, agora sim, a obra parece que caminhou.” O outro então respon-deu: “Ah, já não é sem tempo, né? Mas, acho que ficará muito bonita.”

Naquele dia, minha vontade foi a de me envol-ver na conversa e contar àqueles rapazes que fomos impulsionados pelo grande desafio de continuar a construção do templo e fina-lizar a obra até maio de 2014.

No início, parecia muito difícil ou até mesmo um alvo inatingível. Mas, prova-mos da graça e das maravilhas de Deus, que tocou o coração de muitas pessoas, e cada uma delas, ao seu modo, contri-buindo, trabalhando, doando serviços, quadros, pães, veículos, entre tantas ou-tras coisas para serem revertidos para a campanha da construção. Enfim, muitos se mobilizaram para alcançar a vitória.

Todavia, mais do que isso, o que gostaria de contar a eles é que não apenas física, mas sobre-tudo espiritualmente, a igreja continua suas obras a todo vapor nesse tempo, não apenas com tijolos, cimento e argamassa, mas com pessoas. Nosso can-teiro de obras vai muito além dessa construção!

Vidas têm sido alcançadas, famílias têm sido transformadas, o Evangelho tem sido pregado, mui-tos batismos têm sido realizados, os projetos sociais têm acontecido, as missões nunca pararam... Afinal, essa é a vontade de Deus, é Ele quem tem nos dado

a vitória, e também é quem nos motiva a continuar. “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar, e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.” (Nee-mias 2.20a)

É emocionante ouvir os relatos dos antigos membros e ver as fotos que registram a nossa histó-ria como Primeira Igreja Batista de Curitiba, iniciada em 1914 por poucas pessoas que se reuniam em casas para estudar a Palavra de Deus. A igreja cres-

ceu, muitas coisas mudaram, as casas vol-taram a ser usadas - hoje em número mui-to maior, com as células - mas o sonho da conclusão desse projeto de construção, que há 35 anos vem sendo perseguido, nunca esteve tão palpável.

Hoje é tempo de celebrarmos e glo-rificarmos a Deus pela bênção e graça que foi derramada. Também é tempo de agradecer a todos que participam e cele-

bram juntos na campanha O Abraço da Vitória. Que alegria ver a igreja ficando ainda mais bonita, quão bom é ver nosso objetivo final se aproximando dia após dia. Verdadeiramente temos muito que agra-decer.

Ainda há muito a fazer, é verdade! Contudo, quem vai a nossa frente é o Senhor, que até aqui nos tem ajudado. É Ele quem verdadeiramente constrói a Sua Igreja. A nós, só cabe, como Seus servos, o de-sejo de sermos usados por Ele.

Por Emmanuelle Hayashi, matéria originalmente publicada na Edição 47, Ano II da Revista PIB, em

04/12/2011 e adaptada pela equipe da Revista PIB para a presente edição.

É emocionante ouvir os relatos

dos antigos membros e ver

as fotos que registram a

nossa história

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201222

Prosseguindo para o Alvo

Page 23: Revista PIB - 20/12/12

CON

STR

ÃO

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 23

Construindo vidas, construindo um templo

Toda igreja tem uma história. A PIB Curitiba tem também uma linda história, de início bem humilde: or-ganizada há quase cem anos (1914), com apenas uma dezena de pessoas, cresceu, sob a graça do Senhor da Igreja. Hoje somos o que somos: com mais de 6.000 membros, comprometidos com o reino de Deus e em-penhados na construção de um grande templo que já é e continuará sendo um marco significativo da presença e da atuação amorosa de Deus.

Como igreja de Jesus, queremos ser parceiros de Deus na construção e restauração de vidas. Para isso, trabalhamos focados numa inspiradora visão de cresci-mento: para o alto, na comunhão com Deus; para den-tro, no fortalecimento do amor ao próximo; para fora, na evangelização.

Assim, cada membro participando de um grupo, ministério ou célula, ajuda a construir a igreja e conti-nua a escrever a história da PIB. E como é gratificante pensar que a nossa história pessoal está vinculada à história desta igreja, que tanto amamos.

Graças a Deus, nosso esforço na construção do templo não desviou de nós a primazia da construção de vidas, pois “se o homem vier a perder o espírito, perderá tudo. Sem a primazia do espírito, não haverá mais homem. É porque a ideia nasce do espírito que a matéria se organiza sob a mão do homem e a sua cons-trução continua através dos tempos. É porque o espí-rito concebe a beleza que o mármore se torna estátua, que as cordas cantam, que as cores se harmonizam... Mas quando espírito se deteriora, o homem corre peri-go...” (Michel Quoist)

Então, querido irmão, alegre-se por ser um cons-trutor de vidas, por meio de seu exemplo de caráter verdadeiramente cristão. Alegre-se também pelo privi-légio de estar colaborando com a construção do nosso templo. Alegre-se porque “até aqui nos ajudou o Se-nhor” e vencemos mais esta etapa.

Novos desafios já estão em andamento, precisa-mos avançar. Como Corpo de Cristo, cada um e todos nós, vamos honrar nossos compromissos e, no tempo certo, com a graça de Jesus, veremos este templo con-cluído, para a glória de Deus Pai.

Por Elly Claire Janson Lopes, matéria originalmente publicada na Edição 47, Ano II

da Revista PIB, em 04/12/2011.

Page 24: Revista PIB - 20/12/12

Atualmente é normal ouvir a palavra sustentabilidade, mas muitos não compreendem a sua essência, ou ignoram o valor que ela tem para a sociedade.

Segundo o site Rede de Sustentabilidade, o significado abrange um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. O site afirma que sustentabilidade propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Marina Silva relata no livro “Assim na terra como no céu”, que a visão teológica da maioria das igrejas cristãs do Brasil é focada quase que exclusivamente na relação espiritual do ser humano com Deus, pois a visão das igrejas não foge à regra cultural dos demais segmentos da sociedade. Segundo ela, é chegada a hora de tomar consciência de nossas responsabilidades como cristãos. A percepção de tais responsabilidades precisa ser alargada tanto no que diz respeito a nossa cidadania quanto a nossa forma de interagir com os bens que Deus criou para dar suporte à vida no planeta.

O livro tem como objetivo mostrar aos cristãos uma visão real da concretização de ações socioambientais da igreja no Brasil. Com uma diversidade de estilos e contextos, as experiências e ações têm em comum os princípios e práticas da verdade divina — “como no céu” — e vêm das diferentes regiões do país. Uma leitura que deseja ser desafiadora, que pode levar à ação coletiva da igreja na implantação do reino de Deus aqui na Terra, hoje.

O fato é que desde o início da era industrial, a humanidade procura criar, recriar, inventar, tudo em prol do desenvolvimento e do acúmulo de capital, e isso tem sido transmitido de geração em geração. Entretanto, tamanha “fome” de desenvolvimento tem trazido à tona as consequências de escolhas que se tornaram irresponsáveis a partir do momento que o bem estar da humanidade e o meio, começou a ser afetado.

FALA

ND

O N

ISSO Sustentabilidade

e a Igreja

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201224

Page 25: Revista PIB - 20/12/12

Já o site Opinião e Notícia relata que a escassez de água na Terra é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque em pesquisas, grupos de debate e na mídia. Segundo o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), o tema em foco desviou um pouco as atenções que estavam todas voltadas para as emissões de carbono na atmosfera, responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

É possível perceber que é necessário trocar as lentes e enxergar de forma integral o Evangelho. Um Evangelho que foi feito por um Deus que se importa com todas as esferas da sociedade. Quando é ignorada uma dessas esferas, o Evangelho não tem o poder de trazer mudanças e consequentemente permitir o equilíbrio, projetado por Deus, ao planeta Terra.

É hora de renovar cada mente, trazer um senso maior de responsabilidade para os lares brasileiros, as empresas, as igrejas, escolas, faculdades e todos os lugares públicos.

No livro “Assim na terra como no céu”, um grupo de escritores relata que a igreja tem esse poder, e todos que o usaram estão provando dos benefícios em viver o Evangelho na íntegra. Você encontrará em cada capítulo uma experiência fruto da iniciativa de membros de uma igreja local e que pode ser replicada pelas muitas igrejas espalhadas pelo país em seus próprios contextos. Saiba um pouco mais “sobre a iniciativa de um grupo de jovens de Marabá, PA, que, incomodados com o descaso do governo local com uma obra que comprometeu o saneamento e a qualidade de vida de uma comunidade, levantou a voz em defesa dos pobres e oprimidos (capítulo 2). Na cidade de São Paulo, outro grupo de jovens, inspirados pelo texto de 2 Coríntios 5.17-20, criou o projeto Reação, cuja missão é viver e levar a reconciliação de todas as coisas em Cristo de forma integral ao dia-a-dia das pessoas, por meio de uma mudança de valores e a partir da compreensão da Palavra de Deus (capítulo 10).”

A Primeira Igreja Batista não deseja ficar fora desse movimento, e em parceria com a empresa Hamaya lançou a campanha Responsa, que tem como

objetivo beneficiar o meio ambiente e e a família. A  Hamaya  é uma corporação japonesa, que comercializa produtos recicláveis e reusáveis, com  15 filiais no Brasil, e assim ela vem colaborando com ações em prol do meio ambiente.

Para participar basta doar, é simples! A PIB será o ponto de coleta para depósitos de todos os produtos

P.R.I. (Produtos Recicláveis de Informática). Deposite sua doação no local de coleta: torres de computador, notebooks, monitores, placas eletrônicas, HDs e aparelhos celulares. O espaço para isso, encontra-se ao lado da pista de skate em baixo de um toldo verde. A coleta será gerenciada pelo Ministério de

Ação Social, a ABASC. Todos os produtos adquiridos são exportados para vários países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina. Só para você saber: as placas eletrônicas, por exemplo, serão exportadas ao Japão para extração dos metais existentes (ouro, prata, paladium). Já, as torres e monitores, serão exportados à países Asiáticos para reuso.

“É hora de renovar cada mente, trazer um senso maior de

responsabilidade para os lares brasileiros, as empresas, as

igrejas, escolas, faculdades e todos os lugares públicos.”

Kelly OliveiraJornalista VoluntáriaMin. Comunicação

FALA

ND

O N

ISSO

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 25

Page 26: Revista PIB - 20/12/12

ACO

NTE

CE

NA

PIB

ACO

NTE

CE

NA

PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201226

Page 27: Revista PIB - 20/12/12

NES

TA S

EMA

NA

ATIVIDADES NA IGREJATodos os dias 06h..... | Encontro de oração

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei (recesso)09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino

Segunda-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 13h30 | Espaço Mulher 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Atendimento Social Abasc14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos (recesso)20h | Culto dos Atletas (recesso)

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Encontro de Homens (recesso)20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira10h30 | Estudos Bíblicos13h30 | Oficinas Maturidade (recesso)14h | Culto Maturidade (recesso)15h | Células Maturidade (recesso)16h30 | Coro Maturidade (recesso)18h | Oração Adolescentes19h | Ensino Jovens (recesso)19h30 | Escola Bíblica19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira8h30 | Atendimento Social Abasc 15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes (recesso)19h30 | Culto de Adolescentes (recesso)20h | Amigos em Cristo (quinzenal)Sábado14h | Embaixadores do Rei (recesso)15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Ensino Jovens (recesso)18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens (recesso)19h30 | Culto Jovens Adultos (recesso)19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6 . Domingo 09h (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) . Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY . AM 730 . Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA). Segunda 23h30 (41) 3336-3537 / 3335-3501

CWBTV. Canal 5 (NET) e Canal 72 (TVA) | Digital: Canal 186 (TVA/VIVO TV) Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL . FM 107,5 . Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para Jovens

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596 Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333 HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272 Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036 Poder Total Web Radio (Brasília-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656 Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000 Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710 Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

PROGRAMAS DE TV E RÁDIO DA PIB CURITIBA

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e Ofertas CNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 2012 27

Page 28: Revista PIB - 20/12/12

NES

TA S

EMA

NA

NES

TA S

EMA

NA

Semana Diáconos23/12 a 29/12 Haroldo, José Volcov, Hilda, Rute G., Moisés, Malafaia e Davi Kruklis.

30/12 a 05/01 Reynaldo, Luise, João, Isabel Porto, Milton e Sanderson.

Presidente: Pr. Paschoal Piragine Júnior

Pr. Adoniran dos Santos MeloPr. Adriano Fogaça dos SantosPr. Alexandre SombrioPr. Anselmo José R. AlvesPr. Antônio LopesPr. Artur PaupitzPr. Daniel Cecil Pr. Diego Barbosa dos Santos Paz Pr. Edson M. de Andrade Pr. Eliezer dos Santos MagalhãesPr. Gerson Avena da SilvaPr. Igor Pohl Baumann

Pr. Leandro SondaPr. Marcílio de Oliveira Pr. Manfred E. SchwalbPr. Michel Ferreira PiraginePr. Nilson Vital de OliveiraPr. Paulo Davi e SilvaPr. Ricardo LebedencoPr. Thiago de Souza CarvalhoMin. Albert M. Oliveira FilhoMin. Elly Claire J. LopesMin. Érika C. B. Massa ChecanMin. Rondinely Germano VieiraMin. Tallita Vieira BarrosMin. Thais Regina de Lima

1. Levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus;

2. Amar e servir ao próximo;

3. Fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

NOSSOS PASTORES

NOSSO PROPÓSITO

ESCALA DO CONSELHO DIACONAL

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 20 de Dezembro de 201228

Page 29: Revista PIB - 20/12/12

AN

ÚN

CIO

SANÚNCIOS: Os anúncios incluídos nesta seção são patrocínio da Edição Especial de Natal da Revista PIB. Se você tiver interesse em anun-ciar nas outras edições, visualize o Mídia Kit no endereço: issuu.com/pibcuritiba/docs/rpib_midiakit e entre em contato através do e-mail [email protected] | A PIB não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos anúncios publicados.

PUBLICAÇÕES RBCwww.publicacoesrbc.com.br

(41) 3257-4028

Neste Natal presenteie com Pão Diário

Pão Diário, vol. 16. Um dos maiores privilégios que o Pai nos concede é o de estar em Sua presença para refletir e estudarmos a Sua Palavra todos os dias. O Pão Diário está entre as marcas de devocionais mais importante do mundo, e é uma das principais de Ministérios RBC. Com o compromisso de incentivar a intimidade e o relacionamento diário com Deus e a leitura da Bíblia, Ministérios RBC traz a você o volume 16 do devocional Pão Diário.

Pão Diário, Mulheres. A partir das experiências que as autoras do Pão Diário Mulheres compartilham e as suas reações à luz da Bíblia, podemos aprender, diariamente, a lidar com as circunstâncias e seguir aquele que deu o melhor exemplo — Jesus.

Disponíveis na livraria da PIB.

29

Page 30: Revista PIB - 20/12/12

AN

ÚN

CIO

SA

NC

IOS

AN

ÚN

CIO

S

30

Page 31: Revista PIB - 20/12/12

AN

ÚN

CIO

S

31

Page 32: Revista PIB - 20/12/12