revista obra de maria mar 2014

8
As Virtudes de uma Mulher Fundador Quaresma 2014 Compartilhar Mala Direta Postal CORREIOS Comunidades, Expressão da RCC CONTRATO 10.00010933/2006-DR/PE Ass. Comunidade Obra de Maria Obra de Maria Revista Comunidade Obra de Maria - Opus Mariae - Ano XII - Nº 128 Março - 2014 Rua Serra Caiada, 105.Jardim Monte Verde CEP 51335-340 Jaboatão do Guararapes - PE Testemunho de Caridade

Upload: comunidade-obra-de-maria

Post on 30-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista mensal da Comunidade Católica Obra de Maria. A mesma tem o objetivo de disseminar o evangelho e proporcionar aos seus colaborados informações sobre a Obra de Maria e como esta sendo empregado suas doações.

TRANSCRIPT

As Virtudes deuma Mulher

Fundador Quaresma2014

Compartilhar

Mala DiretaPostal

CORREIOS

Comunidades, Expressão da RCC

CONTRATO

10.00010933/2006-DR/PE

Ass. Comunidade Obra de Maria

Obra de MariaRevista

Comunidade Obra de Maria - Opus Mariae - Ano XII - Nº 128 Março - 2014

Rua Serra Caiada, 105.Jardim Monte Verde CEP 51335-340 Jaboatão do Guararapes - PE

Testemunhode Caridade

Caminhando com

Maria

Maria Salomé VenturaCofundadora da

Comunidade Obra de Maria

“...faça-se em mim,

“Queridos filhos! Vocês vêem, ouvem e sentem que nos corações de muitas pessoas não existe DEUS. Elas não O querem, porque elas estão longe da oração e não têm paz. Vocês, filhinhos, rezem – vivam os Mandamentos de DEUS. Vocês sejam oração, vocês, que desde o início disseram “sim” ao MEU Chamado. Testemunhem DEUS e a Minha presença e não se esqueçam, filhinhos: EU estou com vocês e EU amo vocês. Dia após dia, EU apresento vocês todos ao MEU FILHO JESUS. Obrigada por terem respondido ao MEU Chamado”.

segundo a tua palavra”.(Lc 1, 38)

25 de Fevereiro de 2014

“No sexto mês, foi enviado por Deus o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposado com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Lc1, 26-28). Que privilégio da linda jovem de Nazaré! Maria é convidada para ser a Mãe do Salvador! Maria não se surpreende, nem se altera.Não pede um tempo para refletir sobre o anúncio vindo do Céu, porque a permanente união com Deusfaz com que ela receba a mensagem do Anjo com serenidade, sem nervosismo ou preocupação. Maria sabia que, se vem de Deus é bom. Portanto, nada tem a temer ou questionar.A união e confiança absoluta em Deus, nos traz paz nos momentos que exigem de nós uma tomada de decisão. Acreditar, verdadeiramente, que o Senhor está conosco torna-nos confiantes e decisivos. E é esta união e confiança no Senhor queque impulsiona Maria a pronunciar o seu “Sim” – “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a tuapalavra” (Lc 1, 37).Maria ao aceitar ser a Mãe de Jesus, nosso Salvador, deixa-nos um grande exemplo de que, quando nos submetemos à vontade de Deus, não corremos o risco de errar, mesmo, muitas vezes, não compreendendo os Seus propósitos.

Quando abdicamos dos nossos planos e aderimos aos planos de Deus para nossa vida, Ele sempre nos surpreende nos dando o melhor.

Quando vivemos em constante comunhão com Deus Ele nos chama para a felicidade perfeita.Portanto, não tenhamos medo de dizer sim a Deus e nos comprometermos com Ele, quando nos chamar para fazer parte dos

Seus planos. Coloquemo-nos na Sua presença, com simplicidade e sem impor condições, e, deixemos que Ele aja, eassim procedendo

possamos cantar com Maria: “...porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo” (Lc 1, 49).

No último dia 24 de fevereiro, a Igreja recebeu 19 novos cardeais, entre eles, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. A cerimônia foi emocionante e contou, inclusive, com a presença do Papa Emérito Bento XVI que foi ovacionado pelos presentes.

O Papa Francisco em sua homília (sermão da Missa) lembrou que Jesus era aquele que caminhava e neste caminho ele formava os discípulos. “Jesus não veio para ensinar uma filosofia, uma ideologia... mas um caminho, uma estrada que se deve percorrer com Ele. Sim, queridos irmãos, esta é a nossa alegria: caminhar com Jesus.”

O Pontífice falou ainda sobre o que a Igreja precisa atualmente: “precisa de vós, da vossa colaboração e, antes disso, da vossa comunhão comigo e entre vós. A Igreja precisa da vossa coragem, para anunciar o Evangelho a tempo e fora de tempo, e para dar testemunho da verdade. A Igreja precisa da vossa oração pelo bom caminho do rebanho de Cristo; a oração – não o esqueçamos! – que é, juntamente com o anúncio da Palavra, a primeira tarefa do Bispo. A Igreja precisa da vossa compaixão, sobretudo, neste momento de tribulação e sofrimento em tantos países do mundo”.

E nós, povo de Deus, temos o compromisso de intensificar nossas orações para que a Igreja continue o seu processo de plena renovação. Oremos pelos novos cardeais e pela missão de cada um em suas igrejas particulares. Por fim, intensifiquemos nossas orações por Dom Orani, que possa servir com fidelidade à Cristo e à Igreja.

Consagrado Obra de Maria para Sempre

Tive a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica (RCC) em Aparecida – SP. Foi um verdadeiro derramamento do Espírito Santo nos conduzindo à unidade. Na partilha que fiz, lembrei da importância das lideranças que vivem a espiritualidade da RCC, mesmo sem participarem do movimento, o quanto precisamos estar com eles também, pois quanto mais unidos, mais longe chegaremos.As comunidades carismáticas, é assim que devemos ser chamados, precisam estar unidas à RCC em cada lugar de missão e com a Obra de Maria, não é diferente. Precisamos ser um para que o mundo creia. Chega de divisões e partidos, é tempo de unidade e graça.As comunidades e os grupos de oração precisam caminhar de tal modo que as pessoas não precisem distinguir. O melhor de tudo é que isso já ocorre em muitos lugares. Se eu que sou de comunidade, me apresento diante de um bispo, por exemplo, e estou acompanhado de alguma liderança da RCC, naturalmente o bispo nos acolhe como RCC. Isso não me diminui, ao contrário, me recorda a todo o instante o que realmente sou. Não tenhamos medo de nos confundirmos uns com os outros.Estamos à disposição da Igreja, e em unidade queremos avançar. Obrigado a você que se faz um conosco para que o nosso trabalho de evangelização chegue cada vez mais longe. Não esqueça que estamos sempre unidos em oração. E se possível, não perca a oportunidade de participar de um grupo de oração carismático, pois Deus tem muitas bênçãos pra você.

Associação Comunidade Obra de MariaPresidente: Gilberto Gomes Barbosa

Textos de:

Gilberto Gomes Barbosa

Maria Salomé V. da Silva

Ivanildo Silva

Direção:Emerson França

Correção Final:

Emília Moreira

Edição:Emerson França

Emília Moreira

Diagramação:Emerson França

Pe. Moises Coelho

Glécia Fabiana

Missões Obra de Maria

Djailma Sales

Vice-Presidente:Maria Salomé Ventura da Silva

Setor de Comunicação: Ivanildo Silva

Ivanildo Silva

Comunidades,DiscipuladoExpressão da RCC

Quaresma

Pe. Moisés Coelho Consagrado da

Comunidade Obra de maria

Chama-se Quaresma os quarenta dias de jejum e penitência que precedem a festa da Páscoa. Esse costume em preparar a Páscoa, existe desde os tempos dos Apóstolos em memória aos 40 dias que Jesus passou no deserto enviando pelo Espírito. A quaresma inicia-se na quarta feira de cinzas e percorrendo o tempo até a quarta feira da Semana Santa.Toda a Igreja vive este momento como um tempo especial dentro do ano litúrgico e nos convida a adentrar neste mistério dos 40 dias para fazer como Jesus a experiência do deserto. A própria liturgia nos põe dentro desta dinâmica com os cânticos litúrgicos, a própria liturgia da palavra, as cores fortes do roxo usado nos paramentos e alfaias representando a penitência e a contrição, o cântico do Glória e a Aleluia que são suprimidos, tudo nos levam para viver este kairos (tempo de graça).O Papa Francisco em sua catequese da última quarta feira de cinzas, disse que a Quaresma como um tempo forte para todo cristão, provoca em nós uma reviravolta; isso mesmo, REVIRAVOLTA! No sentido de favorecer em cada um de nós uma mudança, uma nova compreensão de si, uma conversão. O Salmo meditado na quarta feira de cinzas como também no primeiro domingo da quaresma é o mesmo: O Salmo 51(50) Misere - Iniciando pedindo misericórdia à Deus tão amoroso, capaz de apagar a culpa e lavar o pecador de seus delitos, é o fio condutor deste tempo, que nos faz olhar com sinceridade a nós mesmos e reconhecer que precisamos recomeçar, reconciliar com Deus e os irmãos. Ainda no Sl 51(50), o salmista vai terminando pedindo à Deus a alegria de ser salvo e uma renovação por dentro com um espírito decidido. Assim podemos compreender a base do que vem a ser este tempo quaresmal.O tempo da Quaresma nos lembram também o apelo dos profetas do antigo testamento como o próprio apelo de Jesus à Conversão e à penitência. A oração, o jejum e a caridade estão intimamente ligados entre si para uma verdadeira conversão do coração. O Catecismo da Igreja Católica (CIC), afirma: “A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão

para Deus de todo nosso coração, uma ruptura com o pecado, uma aversão ao mal e repugnância às más obras que cometemos” (CIC 1431).Este tempo forte, é meu kairós! É minha oportunidade dada por Deus para me reestruturar enquanto cristão, na minha vocação pessoal, nas minhas convivências e coma minha família. Neste tempo me recordo que nunca devo esquecer-me de pedir perdão à Deus, que nunca se cansa de perdoar e plasmar em atitude este perdão com os que nos ofendem. No evangelho de São Mateus Jesus nos diz: “Sede Misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso” (Mt 6,36). Diante desta palavra, nos lembra o Papa Francisco que, para viver esta vontade do Senhor, é necessários duas atitudes: reconhecer-se e ter um coração alargado. Aí entra mais uma vez na dinâmica do tempo quaresmal, que é um olhar para si, reconhecer as misérias, pedir perdão, agir com caridade e

2014

As virtudes de uma Mulher

Glécia Fabiana Consagrada

Obra de Maria para sempre

“Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la?

Superior ao das pérolas é o seu valor”. (Pro 31,10)

As virtudes de uma mulher se destaca bem

dentro do que Provérbios 31, vai relatar com o Poema

Alfabético sobre a mulher virtuosa, a qual não tem como

título mulher perfeita mas sim virtuosa. Para bem

compreendermos a mulher virtuosa é preciso

começarmos a entender o que é virtude.

De acordo com o WIKIPÉDIA, Virtude (latim:

virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral

particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a

praticar o bem; revela mais do que uma simples

característica ou uma aptidão para uma determinada

ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação e

segundo a doutrina da Igreja Católica, a virtude é "uma

disposição habitual e firme para fazer o bem", sendo o

fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus.

Existem numerosas virtudes que se relacionam entre si

tornando virtuosa a própria vida.

Com certeza muitas são as virtudes que podem

ser desenvolvidas no ser feminino, segue algumas que

julgo como fundamentais para uma mulher, as quais são

descritas neste poema de Provérbios 31,10-31.

Preciosa - A mulher virtuosa vale mais do que ouro.

Essa mulher vale mais do que qualquer herança,

riqueza, apartamento de luxo, carro requintado, Mais do

que bens materiais. A preciosidade dela não é vendida,

não se tem como pagar , por não ter um valor específico.

Confiável - Ela é fiel ao seu marido, a sua família, aos

seus amigos, ninguém terá motivos de desconfiança.

Ela será sempre transparente, honrada, de conduta

irrepreensível. Ela é comparada a um jardim fechado,

uma fonte selada, uma esposa fiel. Ela é confiável

também na área das finanças. Essa mulher é uma hábil

administradora. Ela sabe ganhar, economizar e investir

da melhor forma o dinheiro.

Abençoadora - Ela é um bálsamo, um refrigério na vida

das pessoas é aliviadora de tensões. Tem estabilidade

emocional. Não é uma mulher de veneta, que hora é

romântica e outra hora ranzinza. Ela é uma bênção na

vida das pessoas e nunca um peso.O crescimento

dessa mulher na vida profissional e familiar não é em

detrimento da família – Essa mulher é elo de ligação da

família, como uma sábia construtora está sempre

edificando a sua casa.

Trabalhadora - Ela é boa dona de casa, é

administradora hábil, tinha servas , mas estava sempre

envolvida com o bom andamento da casa, controla as

atividades e a atmosfera do seu lar é zelosa no

cumprimento de seus deveres é uma mulher presente

no lar. Ela gerencia o seu lar e a sua vida com sabedoria.

Ela tem visão de negócios – Ela é adestrada na costura ,

ela vai buscar alimento para sustento da casa . Ela

trabalha e tem lucro. Ela trabalha diariamente . Ela

produz, ela vende, comercializa, tem expediente.

Prevenida - Ela é organizada, não deixa as coisas

essenciais para a última hora, tem um planejamento,

antecipa as coisas. Antes mesmo de chegar o inverno,

ela já prepara para sua família o que vai ser necessário.

Essa mulher tem uma agenda e usa ela sabe

administrar bem o seu tempo. Ela tem tempo para

Deus ; tempo para o esposo ; tempo para os seus filhos

; tempo para o seu próximo e tempo para si mesma . E

tudo isso contribui para o bom andamento da sua vida.

Generosa –Ela tem um coração sensível e as mãos

abertas , não é uma mulher egoísta é sensível às

necessidades dos outros é caridosa, ajudadora dos

pobres, não se preocupa apenas com a sua família,

mas com os que sofrem ao seu redor.

Elegante - Ela cuida do seu corpo, da saúde, tem uma

auto-estima verdadeira, tem tempo para ela mesma

,não é uma mulher relaxada com a sua apresentação

pessoal. Ela se veste bem, tem amor próprio e

reconhece o seu próprio valor.

Educadora - Ela é uma conselheira sábia, olha para a

vida na perspectiva de Deus. Ela enxerga pela ótica de

Deus, passando sempre uma visão correta da vida

para sua família e amigos. Como precisamos de

mulheres conselheiras, de que forma que a sua língua

seja uma fonte de bons conselhos, para que possa

falar com ternura, com graça; não com rancor,

insensatez nas suas palavras. Ela sabe dosar a

correção com encorajamento de forma prudente e

bondosa no falar.

Piedosa - É uma mulher de vida moral irrepreensível

que tem dignidade. É uma mulher de fibra, que tem

força, determinação, tem um nome honrado, uma

conduta digna, uma vida limpa, um comportamento

irrepreensível. Ela reconhece que sua maior beleza

não é física, mas sim espiritual, não se apega as coisas

que passam mas busca as que não passam.

Elogiada - Ela uma mulher elogiada , pela família,

amigos, colegas mas a mesma é virtuosa por graça de

Deus e não apenas por si mesma.

As virtudes aqui descritas, devem servir de

modelo e decisão para sua vida, busque a ajuda da

mulher mais virtuosa que a humanidade já teve, que é

Maria de Nazaré e ela com certeza mãe como é,

ensinará a nós suas filhas a viver as virtudes tão

desejadas por nós mulheres, que mesmo muitas

vezes, errando, caindo, ainda desejamos ser melhores

e servir mais a Deus, com as virtudes que Provérbios

descreveu.

Feliz dia das mulheres!

Durante os dias de Carnaval, a Comunidade Obra de Maria realizou, em Praia Azul- PB, o retiro de carnaval. Durante quatro dias os jovens que ali estavam puderam sentir a verdadeira alegria do Evangelho. Enfatizando a alegria de ser de Deus como bem nos fala o Papa Francisco na sua

,de ser anunciador do evangelho com muita alegria. E Deus nos supreende de uma forma extraordinária! Derramando sobre nós a sua alegria, mais não a alegria passageira e nem de momento, mas eterna, alegria vinda do céu. Tivemos várias atividades: pregações, testemunhos, blocos, louvor e adoração e em todos esses momentos a alegria de Deus contagiou a todos que estavam presentes. Mas nós jovens do evangelho continuamos vivenciando essa alegria que foi derramada em nossos corações pelo Espirito Santo. Com certeza, cada jovem que participou desse retiro em praia azul pode testemunhar que lá descobriram que:

Exortação apostólica “Evangelii Gaudium”

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira dos que se encontraram com Jesus”. Louvado seja Deus por tudo que ele fez em nós durante esses quatro dias de carnaval.

Nesse carnaval pude viver uma experiência

com alguns jovens numa cidadezinha do interior

de Minas Gerais, que abriram mão das festas para

viverem uma experiência nova; Um carnaval com

Cristo. A cada música, palavra, dança, eles

descobriam que se pode ser jovem, ser feliz,

sendo de Deus, sendo da igreja. Não era preciso

beber, se drogar, para se alegrar. E nesse retiro

Deus nos dava a graça de perceber em cada olhar

os frutos que começavam a surgir,a partir do

desejo de optar pelo certo, pelo eterno, pela

santidade, pelo que vem de Deus e de serem

jovens segundo o Coração de Deus. À Alegria que

vem de Deus não acabou na quarta-feira de

cinzas, o Senhor te chama a experimentar dessa

verdadeira alegria. Vem ser de Deus!

Praia Azul - PBPraia Azul - PBAconteceu, no último dia 15 de fevereiro, o

aniversário de 2 anos da Missão Rubiataba-GO.Comemoramos o nosso aniversário com a Celebração da Santa Missa que foi celebrada pelo Padre José Barbosa (Obra de Maria) e coo-celebrada pelos Padres Manoel (Obra de Maria), Weber e Marcos (Rubiataba - GO). Contamos com a presença das famílias e multiplicadores do cenáculo, Braços Forte e nossos amigos.Até aqui o Senhor nos ajudou. I Samuel 7, 12 Louvado seja Deus, agrademos a todos que fazem junto conosco a missão acontecer.

Rubiataba - GO

Cachoeira Paulista - SP

Nadja MariaConsagrada da Comunidade Obra de Maria

Ramon IsmaelMembro nafase do Discipulado

Sebastião SilvaConsagrado daComunidade Obra de Maria

1

2

4

5

9

3

6

7

8

Ficha de Inscrição do Amigos da África

Da

do

s d

a C

on

ta

Autorizo o débito mensal no dia, conta, valor e banco descritos neste documento, que

deverá ser creditado na conta corrente da Associação Comunidade Obra de Maria

(Banco do Brasil - Ag. 3613-7 / C/C 6396-7).

_______________________________________________Assinatura do Titular da Conta

Agência: Conta:

Da

do

s P

ess

oa

is

Gostaria de colaborar com :Boleto Bancário Casa de MissãoDébito Automático (se você tem conta no Banco do Brasil S/A)

Nome:

Endereço:

Nº Bairro:

Telefone: ( ) Estado:

CPF: Data de Nascimento: / /

Apto:

CEP.: -

Cidade:

Dia da contribuição: Valor (a partir de R$ 10,00): R$ ,00 E-mail:

Recorte Aqui

BANCO DO BRASIL

Para ser um mantenedor das nossas Obras Sociais, basta preencher

abaixo as informações do cupom, marcando a forma mais

conveniente para você fazer sua colaboração e em seguida envie

Para receber essa Revista mensalmente em sua casa, preencha essa ficha e envie para o endereço abaixo. Doando a partir de R$ 10,00 por mês você ajuda nossas obras sociais

Rua. Serra Caiada,105Jardim Monte Verde AltoCEP: 51335-340 Jaboatão - PETel: (81) [email protected]

sua

DOAÇÃO

restaura

VIDAS

comNinguém é tão pobre, que não possa dar, nem tão rico, que não possa receber.

Quero testemunhar com vocês a alegria de ser missionária da Obra de Maria. E o que nos motiva é fato de que, movidos pelo poder do Espírito Santo, nossa comunidade alcança milhares de pessoas que precisam de ajuda e que são beneficiadas pelos nossos projetos sociais e de evangelização.

É importante para nós contarmos com você para restituir todas essas almas que clamam por socorro, juntos podemos mudar essa situação. Temos visto muitos testemunhos de pessoas que recuperaram o direito de sonhar com um futuro melhor, vidas que são restauradas ou que foram alcançadas pelo amor de Deus através dos cenáculos, grupos de oração, shows ou até mesmo pelos nossos projetos sociais como a creche Mãezinha do Céu, que hoje abraça mais de 80 crianças com as três refeições diariamente e de tantos outros trabalhos de evangeliza-ção que desenvolvemos.

Porém precisamos da sua ajuda para continuar nessa batalha pela evangelização. Ajude-nos a manter nossos projetos e nossas missões no Brasil, na África e no mundo. Seja um evangelizador indireto, contribuin-do mensalmente com qualquer valor e você estará nos ajudando a manter todos esses projetos comprometidos com a vida – vida nova e restaurada em Jesus.

Seja um Braço Forte você também. Djailma SalesConsagrada da

Comunidade Obra de Maria

INVESTIMENTO SOCIAL: R$ 2,130,00

Detalhes:Creche Mãezinha do CéuR$ 1.630,00

AlimentaçãoR$ 1,000,00

Material de LimpezaR$ 630,00

Casa de RecuperaçãoR$ 500,00

MISSIONÁRIO:R$ 700,00

Detalhes:

ACREBrasiléia R$ 400,00

SERGIPEPropriá R$ 300,00

MANUTENÇÃO R$ 1.700,00

Detalhes:Mat. Gráfico R$ 1.500,00Correios R$ 200,00

RESULTADO DO MÊS

R$ 3,10

Despesas Totais: R$ 4.530,00

Receitas Totais: R$ 4.533.10

Detalhes:Boletos/Débitos/DoaçõesR$ 4.501,00Saldo Anterior R$ 32,10

Fevereiro de 2014

Seja voce também um Braco Forte!

^

,

19 de Marco

Sao Jose,

~ ´

,