o mar na vida e obra do rei

14
O MAR NA VIDA E OBRA DO REI D.CARLOS O pai da Oceanografia

Upload: fernanda-pagaime

Post on 16-Apr-2017

192 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O mar na vida e obra do rei

O MAR NA VIDA E OBRA DO REI D.CARLOS

O pai da Oceanografia

Page 2: O mar na vida e obra do rei

BIOGRAFIACarlos I de Portugal ou vulgarmente chamado de “O Mártir” foi o penúltimo Rei de Portugal da última dinastia portuguesa, nomeadamente a dinastia de Bragança. Nasceu: 28 de Setembro de 1863 (século XIX)

Faleceu: 1 de Fevereiro de 1908 (século XX)

Reinou: 19 de Outubro de 1889 até 1 de Fevereiro de 1908

Fig.1 Rei D.Carlos I

Page 3: O mar na vida e obra do rei

A VIDA DE D.CARLOS IFilho do Rei D. Luís I de Portugal e da princesa Maria Pia de Saboia, D.Carlos I nascera já príncipe herdeiro da coroa sendo, desta forma, sucessor de seu pai.O título de “O Mártir” deriva do facto de este ter sido assassinado, enquanto que em vida era nomeado de “O Oceanógrafo” devido à sua imensa paixão pela Oceanografia tendo deste modo um papel importantíssimo no desenvolvimento deste estudo, tema que iremos abordar adiante.Em vida, D.Carlos I era caracterizado por uma inteligência soberba, apreciador das tecnologias, cientista, pintor e lavrador e cavaleiro.

Page 4: O mar na vida e obra do rei

“O OCEANÓGRAFO”

Page 5: O mar na vida e obra do rei

“O OCEANÓGRAFO”Como já referido anteriormente, o rei D.Carlos I tinha uma paixão frenética pela ciência oceanográfica mas este interesse científico surgiu devido às influências provocadas pelos oceanógrafos estrangeiros que fizeram numerosas descobertas em águas portuguesas.Outro fator decisivo para este interesse do rei foi a intimidade vivida com Príncipe Alberto do Mónaco, um dos mais brilhantes oceanógrafos da época.

Fig-2 Banco Princesa Alice

Page 6: O mar na vida e obra do rei

O MOTIVO“Em 1 de Setembro de 1896 tivemos o prazer de começar o primeiro cruzeiro oceanográfico nacional nos mares de Portugal” ( D. Carlos I, Bragança, 1897).

Movido de certa forma pela pátria, D.Carlos I quis rapidamente iniciar investigações marítimas no iate “Amélia” porque argumentava que as águas portuguesas tinham de ser investigadas e estudadas por cientistas portugueses, em navios nacionais.

Fig-3 Iate Amélia IIFig-4 Iate Amélia IV

Page 7: O mar na vida e obra do rei

OS “AMÉLIA”Os iates “Amélia” foram a compilação dos navios utilizados para o estudo oceanográfico. Sendo ao todo quatro, os iates “Amélia” eram adaptados a este tipo de investigação e suficientemente grandes para navegarem ao longo da costa portuguesa. Iate “Amélia”- 35 metros de comprimento, ideal para investigações costeiras,1896; Iate “Amélia II” (Geraldine)- 45 metros de comprimento, pouco espaço de laboratório

e poucos quartos para a tripulação, 1897; Iate “Amélia III” (Yacona)- 55 metros de comprimento, armado com canhão-arpão

ideal para trabalhar cetáceos, 1899;

Iate “Amélia IV” (Banshee) -75 metros de comprimento, navio multifuncional, 1901.

Page 8: O mar na vida e obra do rei

RÉPLICA DO IATE “AMÉLIA IV”MUSEU DO MAR

Page 9: O mar na vida e obra do rei

AS PESCASD.Carlos I via no setor pesqueiro um dos seus fortes interesses uma vez que Portugal, sendo um país costeiro tinha na pesca um dos principais meios de subsistência além de que o rei argumentava que as pescas tinham um enorme valor científico e o seu estudo podia levar á sua exploração de forma mais racional. Então, nesta área D.Carlos estudou:As correntes marítimas;Os sedimentos do fundo do mar;Temperatura das águas.

Fig-5 D. Carlos numa das suas expedições

Page 10: O mar na vida e obra do rei

D.CARLOS I SOBRE A PESCA“Ao começar as minhas campanhas oceanográficas, dediquei-me desde logo quase exclusivamente ao estudo dos peixes que obtive, e fui levado principalmente a esta especialização de estudo, por ver a grande importância das pescarias da nossa costa, e acreditar que, talvez por um estudo metódico da distribuição e das épocas de passagem das diferentes espécies nas nossas águas, melhores resultados ainda pudessem ser obtidos.” (1903), in: Rei D.Carlos I- Memória Viva, Lisboa

Page 11: O mar na vida e obra do rei

CONCLUSÃO Com este trabalho enriquecemos o nosso conhecimento sobre o papel crucial que D.Carlos I desempenhou no reconhecimento de Portugal no mundo, porque, para além de ter despertado um grande interesse pela oceanografia e ter feito descobertas científicas, permitiu que Portugal se desenvolvesse no setor pesqueiro, para não falar que foi bastante importante para a exploração do mar português.

Fig-6 D. Carlos I e sua tripulação

Page 12: O mar na vida e obra do rei

PROJETO LER+MAR O Projeto Ler+Mar surge no âmbito do Plano Nacional de Leitura que visa desafiar os alunos e as escolas a pesquisar, observar e estudar textos da literatura portuguesa relacionadas com o tema mar. D. Carlos não fez literatura com o mar mas escreveu muito sobre ele…Daí que o tema abordado neste trabalho estava diretamente relacionado com este projeto uma vez que o rei D.Carlos dedicou grande parte da sua vida ao mar e não é por acaso que o nomeiam o “Pai da Oceanografia Portuguesa”

Fig-7 Logo “Ler+Mar”

Page 13: O mar na vida e obra do rei

BIBLIOGRAFIA

• Todos os sites a seguir apresentados foram consultados no dia 20/02/2016 https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_I_de_Portugal http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/e78.html http://monarquiaportuguesa.blogs.sapo.pt/24264.html http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/A/A3_portugal/A32DCarlos.html http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/dom-carlos-i http://

cmcascaisproducao.dev4.javali.pt/en/galeria-de-imagens/museu-do-mar-rei-d-carlos-museum-sea-king-carlos-i

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=71

Page 14: O mar na vida e obra do rei

REALIZAÇÃO DO TRABALHO POR:

• Alexandre Freitas, nº1, 11º ano L.H• Jimmy Santos, nº5, 11º ano L.H• João Ferreira, nº6, 11º ano L.H