revista newsleather 1

14
edição 1 | ano 1 | 2015 Informativo para decoradores, arquitetos, tapeceiros e designers de interiores newsleather Couro é atemporal e ganha cada vez mais destaque na decoração págs. 4 e 5 Textura envelhecida do couro está em alta págs. 6 e 7 Patrocínio:

Upload: diz-comunicacoes

Post on 31-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

edição 1 | ano 1 | 2015

Informativo para decoradores, arquitetos, tapeceiros e designers de interiores

newsleather

Couro é atemporal eganha cada vez maisdestaque na decoraçãopágs. 4 e 5

Textura envelhecidado couro está em altapágs. 6 e 7

Patrocínio:

Editorial:A primeira revista brasileira especializada em couros para móveis

3

A Newsleather é uma nova revista online focada em couros específi cos para móveis. Por meio deste veículo, você poderá acessar informações

de qualidade sobre tudo que se refere a este singular mundo que dá vida a sofás, pufes, paredes, cabeceiras, poltronas e vários outros elementos essenciais para qualquer ambiente.

Hoje em dia, o consumidor destes arti gos está mais exigente e se encontra aberto para apreciar projetos ousados e que uti lizem matérias- primas de alta quali-dade. O couro se encaixa neste perfi l, pois agrega valor a qualquer ti po de móvel.

Assim, arquitetos, decoradores, designers de interio-res e tapeceiros estão cada vez mais interessados em conhecer variedades de couros e cases em que essa matéria-prima é uti lizada, a fi m de oferecer sugestões criati vas e atualizadas para seus clientes.

O couro é versáti l, atemporal e pode ser aplicado em móveis dos mais diferentes esti los, do clássico ao ultra-moderno. O trabalho com couro é também favorecido pela ampla variedade de tons, texturas e acabamentos disponíveis.

Por outro lado, a Newsleather também foca os pro-fi ssionais que uti lizam couros em seus móveis. Em cada edição, arquitetos, tapeceiros, fabricantes e lojistas falam sobre suas trajetórias e apresentam trabalhos quase sempre marcados pela originalidade. Desta for-ma, serão apresentadas notí cias sobre tendências de decoração, esti los de móveis mais requisitados pelo consumidor, preferências por cores e combinações com outros materiais.

A revista ainda vai veicular reportagens sobre con-sumidores apaixonados por este nobre revesti mento, além de informações atualizadas sobre pessoas e enti -dades que atuam em prol do desenvolvimento do mer-cado de couros no Brasil e no mundo.

O conteúdo que circula na revista também será ofe-recido de forma fracionada, em um newslett er quinze-nal. O objeti vo é facilitar a comunicação com você. Va-mos nos manter em contato. Caso você queira opinar, sugerir ou mesmo ser alvo de reportagens, não hesite em nos contatar.

Os editores

newsleather | Nº 01 | ANO 1

expediente

Edição: DIZ Comunicações | www.diz.com.br

Jornalista Responsável: Zeca de Carvalho (MTb 15.811)

Contate nossa redação e envie opinião, sugestões e críti cas.

Se você é um profi ssional que planeja ou confecciona móveis com couros, envie foto de peças que levam a sua assinatura:

[email protected]

Patrocínio:

Leathers for exportFranca - Novo Hamburgo - Brazil

casapelli.com.br | (16) 3712-3300whatsapp: (16) 98197-8881

A atemporalidade é a carac-terística mais destacada do couro quando se trata de

mobiliário. Ao longo da história da confecção de móveis, o uso do couro se fez presente em várias épocas. Matéria-prima nobre, o couro transitou por vários estilos, do clássico ao contemporâneo, do rústico ao industrial, do minimalis-

ta ao retrô. E hoje, não é diferente. Arquitetos, Decoradores, Desig-ners de Interiores e Tapeceiros do Brasil e de todo o mundo continu-am apostando no couro quando se trata de conferir charme, beleza e conforto aos ambientes.

Uma peça de mobiliário fabri-cada em couro adiciona caráter à decoração. Peles em acabamen-

tos, texturas e cores diferenciadas valorizam qualquer estilo de mó-vel. A indicação de uso do couro, desta forma, varia de acordo com a criatividade, indo além do reves-timento de sofás, cadeiras, cabe-ceiras de cama, pufes e chegando até mesmo a revestimentos de pa-redes, painéis e acessórios como caixas e almofadas.

4 newsleather | Nº 01 | ANO 1

decoração

O COurO é ATemPOrAl no uso de mobIlIárIo

O couro destinado para móveis está disponível em uma ampla cartela de cores e texturas.

5newsleather | Nº 01 | ANO 1

Couros do BrasilO Brasil é o segundo maior pro-

dutor de couro bovino do mundo. A qualidade de sua produção vem sendo cada vez mais reconhecida. Nos últi mos anos, os curtumes bra-sileiros investi ram em tecnologias de ponta, marketi ng, práti cas am-bientalmente corretas e parcerias, obtendo um expressivo aumento de suas exportações sem, contu-do, deixar de atender o mercado interno. Segundo relatório do Cen-tro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), de junho de 2015, os maiores importadores de couro do País são: China, Itália, Estados Uni-dos, Hong Kong e Vietnã.

O notável no universo do cou-ro para decoração é a variedade de opções de modelos disponíveis, que apresentam inúmeras van-tagens proporcionadas por suas qualidades naturais: durabilidade, absorção de umidade, transpira-ção, regulagem de temperatura, elasti cidade e resiliência. Em parti -cular, a durabilidade de uma peça de couro é tão vasta que sequer pode ser determinada com pre-cisão. Para se ter uma ideia, os pergaminhos do Mar Morto, que preservaram a mais anti ga versão do texto bíblico, foram feitos em couro de cabra há pelo menos 2 mil anos.

Sófa revesti do em couro acrescenta charme e sofi sti -cação à decoração.

decoração

disTress

O couro brasileiro produzi-do para o revestimento de móveis é o denominado

Classe Alta. É o mesmo destinado para exportação. Trata-se de um couro acabado e que apresenta pouco ou total ausência de defei-tos típicos da pele bovina tais como furos e arranhões. As peles ideais para o mobiliário são as maiores e inteiras, que promovem um melhor aproveitamento de corte no reves-timento de peças grandes. A linha de couros Distress da Ca-sapelli é uma das preferidas dos ar-quitetos, decoradores e tapeceiros no país. Utiliza o couro de classe alta e apresenta uma textura enve-lhecida. Seu look vai alterando com o tempo, adquirindo um aspecto de usado. Quanto mais velho, mais bonito. Esta característica é ideal para projetos de móveis rústicos, retrôs e até mesmo clássicos.

A produção do couro Distress é feita com alta tecnologia, o que garante resistência e proteção ao acabamento. Para o consumidor, isso se traduz em conforto e exce-

lente tato. Uma das suas caracte-rísticas fundamentais é o acaba-mento final com cera ou parafina importada, que permite reforçar o look envelhecido.

6 newsleather | Nº 01 | ANO 1

Couro da Linha Distress proporciona look envelhecido aos móveis para também compor o aclamado estilo retrô

Couro envelhecido: beleza e conforto

lInha

7newsleather | Nº 01 | ANO 1

Indicada para estofados lisos ou em estilo capitonê, a linha Distress também pode ser aplicada em pufes, ca-beceira de cama, revestimento de mesas, poltronas ou qualquer outro tipo de móvel. Sua cartela conta com vá-rias opções de cores, que se adequam aos mais variados projetos. Nas fotos acima, algumas das cores disponíveis.

Embora sejam extremamente versáteis quanto ao uso, os couros Distress não devem ficar direta-mente expostos ao sol. Se conservados corretamen-te, duram muitos anos. Também não se recomenda o uso deste couro em ambientes onde circulem ani-mais de estimação.

Couro distress Black 39 Couro distress Tritone

Couro distress 2047

Couro distress 20363 Couro distress 20362

Couro distress 20364

O couro como opção de re-vestimento de móveis e objetos de decoração vem

chamando cada vez mais a aten-ção de arquitetos, decoradores e tapeceiros. Quando se fala em cou-ro, a versatilidade é uma das suas características mais enfatizadas. “Uso bastante couro na decoração.

Ele é um coringa, pode ser utilizado com tudo e fica lindo em qualquer ambiente”, destaca a arquiteta Christiane Roy, que atua tanto com arquitetura quanto com decoração. Em seus projetos de decoração, Christiane aposta na versatilidade do couro para revestir painéis de cabeceira, poltronas, bancos, baús,

VersatIlIdade do COurO NA deCOrAçãO

8 newsleather | Nº 01 | ANO 1

portas e armários. “Ultimamente, tenho revestido até paredes, usan-do o couro no lugar do tradicional papel de parede”, revela. Em um de seus projetos recen-tes, a profissional optou pelo cou-ro para uma cabeceira de cama do quarto de um casal. “Quis reunir elegância e praticidade, pois, como

Couro no revestimento de paredes traz requinte ao espaço.

decoração

o casal tem três fi lhos pequenos, que costumam ir para a cama dos pais, o couro é o material mais indi-cado. É fácil de limpar, resistente e durável”, explica. Como a maioria dos seus traba-lhos envolve projetos de reformas de casas e apartamentos, Christi ane costuma desenhar os móveis que vão compor o espaço. Este trabalho ela realiza em parceria com marce-neiros e tapeceiros. Mesmo quando os móveis são adquiridos em lojas de varejo, ela procura indicar o re-vesti mento. “Hoje em dia, a maioria das lojas permite que o cliente ou o arquiteto forneça o couro para re-vesti r a peça”, acrescenta.

9newsleather | Nº 01 | ANO 1

formada em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie, Christi ane Roy atua em escritório próprio em São Paulo. Naquela mesma universidade, fez pós-graduação em Gerenciamento de empreendimentos na Construção Civil. Ao desenhar, ela procura se inspirar nos mobiliários italianos e no design escandinavo. Normalmente, prefere linhas retas e visuais clean.

Christi ane Roy, arquitetura e interioreschristi aneroy.com.br | contato@christi aneroy.com.br

Cabeceira de cama em couro criada pela arquiteta Christi ane Roy.

10

A confecção de estofados de couro está direta-mente ligada ao trabalho artesanal. Quando se fala em sofá de couro, por exemplo, pen-

sa-se logo no tapeceiro, que é o artesão capaz de unir madeira, pele e estofamento a fim de dar vida a móveis que são verdadeiras obras de arte. Assim, algumas tapeçarias estão firmes no mercado brasilei-ro, por atenderem aos desejos de consumidores exi-gentes, seja na reforma de um móvel antigo, seja na fabricação de uma peça nova. Um exemplo de empresa familiar e que ainda apos-ta neste trabalho artesanal com couro é a Tapeçaria Itaim, situada no privilegiado cruzamento da Avenida Cidade Jardim com a Rua Dr. Mario Ferraz, em São Paulo. A tapeçaria iniciou suas atividades há 19 anos com o objetivo de oferecer móveis estofados de alto padrão, além de cortinas e persianas. O negócio se consolidou em pouco tempo. Ao longo destes quase 20 anos de funcionamento, a tapeçaria vivenciou várias mudanças econômicas no

TAPeçAriAsCouro remete ao trabalho artístICo das

CAPA

newsleather | Nº 01 | ANO 1

marcelo mesquita, administrador da Tapeçaria itaim.

País, mas, segundo Marcelo Mesquita, administrador da empresa, o negócio permaneceu estável. Ele afir-ma que a demanda por móveis sob medida e com aca-bamentos diferenciados, como o couro, vem se man-tendo sem mudanças significativas. “A maior parte do trabalho com couro está relacionada com a reforma de sofás”, conta. De acordo com Marcelo, os pedidos de restauração também se mantiveram constantes ao longo do tempo e se referem a sofás clássicos e peças antigas, como a cadeira Luiz XV. Por outro lado, a tapeçaria vem também fabricando móveis novos com medidas especiais. “Este nosso tra-balho é bem específico. Primeiramente, fazemos um protótipo do sofá para o cliente experimentar e verifi-car se está tudo de acordo com o que pediu. Só depois disso é que fazemos o revestimento”, explica Marcelo. Atualmente, a preferência de arquitetos e clientes é pelo design italiano, com linhas retas. Para móveis novos e também para reforma, a maio-ria dos pedidos da tapeçaria requer couro do tipo envelhecido em vários tons de marrom. “É um traba-lho complexo que exige experiência da equipe. Até a

maneira de cortar o couro é diferente e demanda bastante cuidado”, enfatiza Marcelo. Outras peças também ganharam destaque de três anos para cá. “Passamos a receber mais pedidos de cabeceiras de cama”, observa. Novos itens revestidos de couro fa-bricados recentemente foram criados-mudos, pufes, buffets, aparadores e portas de armário. Marcelo destaca que arquitetos e clientes chegam na tapeçaria já com o couro definido como opção para seus projetos. “Normalmente, eles conhecem a qualidade e o preço. E querem o material no pro-jeto. Apenas reforçamos as principais características do couro, como durabilidade, conforto e beleza”, fi-naliza o administrador Marcelo Mesquita.

11newsleather | Nº 01 | ANO 1

Pufe e cabeceira revestidas em couro no estilo capitonê confeccionados pela Tapeçaria Itaim.

Tapeçaria itaimAvenida Cidade Jardim, 702

11 3078-7392 | 11 3168-2967tapecariaitaim.com.br

12

A manutenção de móveis e acessórios revesti-dos em couro é fácil e rápida. No dia a dia, basta remover a poeira com um pano macio

e seco. Para conservá-los, deve-se utilizar somen-te água morna e sabão neutro. Nunca deve-se usar sabão de coco, pois a maioria contém soda cáustica em sua composição,o que pode danificar o estofado. Existem vários mitos sobre a necessidade de hi-dratar as peças de couro e muitas pessoas utilizam esta prática. Entretanto, isso não é necessário. A conservação com água morna e sabão neutro é sufi-ciente e deve ser feita a cada seis meses para evitar acúmulo de sujeiras ou sempre que houver aciden-

tes. Se cair algum líquido no móvel de couro, (café, leite, refrigerante, bebidas alcoólicas ou água), de-ve-se removê-lo imediatamente com pano macio e absorvente. Líquidos gordurosos, como azeite, creme e chocolate também devem ser removidos rapidamente com um pano ou papel absorvente, sem friccionar. Não é recomendado expor o couro diretamente à luz solar, pois sua cor poderá ser alterada. Também não se deve utilizar objetos pontiagudos e abrasi-vos, bem como solventes e produtos agressivos na limpeza deste nobre revestimento, evitando assim, danos irreversíveis ao material.

fáCil e ráPidAa beleza do CouroexIge manutenção

é recomendável fazer uma limpeza com água morna e sabão neutro a cada seis meses ou sempre que houver algum acidente para evitar acúmulo de sujeiras.

CAPA

newsleather | Nº 01 | ANO 1

13

A limpeza da poeira do dia a dia deve ser feita com um pano seco.

newsleather | Nº 01 | ANO 1

casapelli.com.br

visite nosso site

leathers for exportfranca - Novo Hamburgo - Brazil

casapelli.com.br | (16) 3712-3300whatsapp: (16) 98197-8881