revista n°121 mai 2008

68
PINHEIROS Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . nº 121 . MAIO 2008 | www.ecp.org.br MÃE, AMOR SEM DIMENSÃO

Upload: esporte-clube-pinheiros

Post on 14-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

TRANSCRIPT

Page 1: Revista n°121  MAI 2008

PINHEIROSPublicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . nº 121 . MAIO 2008 | www.ecp.org.br

MÃE,AMOR SEMDIMENSÃO

capa121.indd 1 22/04/2008 17:13:13

Page 2: Revista n°121  MAI 2008

an_agaxtur.indd 33 18/04/2008 22:01:13

Page 3: Revista n°121  MAI 2008

ÍNDICE

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi e Luis Eduardo Pinheiro LimaAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Reinaldo Pinheiro LimaDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Roberto GaspariniDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor de Marketing: Carlos Roberto Sá de Miranda BórioDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Arnaldo Couto de Magalhães FerrazDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais:Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Sérgio Ricardo SpinaDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa Schleier

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2006/2008Presidente: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro Vice-presidente: Francisco Carlos Collet e Silva 1º secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 2º secretário: Luiz Fernando Pugliesi Alves de Lima 3ª secretária: Nice de Lima

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro efetivo: Luiz Gonzaga de Mello BelluzzoMembros suplentes: Edilberto Porto, José Roberto de Araújo Cunha Junior e Cynthia Maria Cirillo Jobim

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Ana Maria Damasceno, Antides Baroni Neto, Carlos Roberto Sá de Miranda Bório e Luiz Matarazzo Silva

Editor: Waldir LachowskiJornalista: Ariett Gouveia (Mtb 30978) Projeto Gráfico e Editorial: Agência Smart . T 11 3824 0697 www.agenciasmart.com.brFoto capa: Felipe MoroziniFotos: Dimas Schittini e Ariett GouveiaRevisão: Leontina C. JacubcionisImpressão: Gráfica ProlTiragem: 21.000 exemplaresPeriodicidade: mensal [email protected]

PABX : 3817-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17hTerça a sexta: 8h15 às 19h Telefones: 3817-9816 / 9729

OUVIDORIASegunda e sábado: 8h30 às 17h Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefone: 3817-9805Fax: 3817-9890E-mail: [email protected]

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros - Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo - SP - CEP 01455 902 - Tel. 11 3817 9700 - Entrega domiciliar gratuita | www.ecp.org.br

EXPEDIENTE51 Teatro ECP adulto

17 Almoço do Dia das Mães

54 Balada

4 Editorial

5 Conselho

14 Capa

22 O Pinheiros que você não conhece

25 Pinheiros na mídia

27 Esportes

44 Boliche / Veteranos

45 Pró-Memória

46 Saúde

47 Ensaios da Bateria Pinheiros

52 Projeto Noites Culturais

pag_indice121.indd 33 22/04/2008 17:08:41

Page 4: Revista n°121  MAI 2008

Completamos um ano de gestão. Em 7 de maio de 2007, a atual Diretoria tomou posse, com o objetivo de novos tempos, priorizando a condição de ser um lugar onde as famílias se reúnem, os amigos se encontram e colocam a conversa em dia, com a alegria presente em todos os espaços.

Temos consciência de que há, ainda, muito trabalho a ser feito, mas não podemos deixar de dizer o quanto já conquistamos.

Nas áreas Social e Cultural, iniciamos a modernização de festas e eventos tradicionais pinheirenses, como a Festa da Cerveja, a Feijoada Carnavalesca e o Réveillon. No mês que vem, teremos mais inovações na Festa Junina que, além de se estender por mais um dia, terá grandes atrações que vão agradar um número maior de associados.

Outro plano que foi colocado em prática foi a criação da Diretoria Executiva de Jovens, para atender aos anseios e necessidades desse público, que é o futuro da nossa instituição. Atividades especiais para os jovens já estão sendo realizadas, como o ensaio da Bateria, que reuniu muitos associados.

Ao mesmo tempo em que investimos no público jovem, dedicamos atenção especial também aos Veteranos, a quem devemos muito pelo trabalho e apoio. Como prometido no início da gestão, a Diretoria de Veteranos passou a ser executiva, demonstrando que a importância destes associados para o Pinheiros não está apenas na história, mas também no presente e no futuro.

Seguimos alcançando grandes conquistas esportivas nas mais diversas modalidades. Foram muitas medalhas e troféus, em competições importantes como os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, Troféu Brasil, José Finkel e Open de Natação, Liga Nacional de Handebol, além da participação maciça de atletas do Clube em seleções brasileiras. Em abril, a equipe de

Voleibol feminino, o Pinheiros/Blausiegel, conquistou o 3º lugar na Superliga, que mostra que vale a pena investir no esporte pinheirense.

Em agosto, pretendemos trazer ótimas notícias de Pequim, já que temos muitas promessas de medalhas olímpicas.

Neste primeiro ano de gestão, foram realizadas manutenções e reformas, do Boliche às Piscinas, passando pelas quadras do 4º andar, entre outras pequenas adaptações que tornaram o Clube ainda mais acessível. Foi entregue, também, a nova Portaria Principal, mais bonita e muito mais prática e funcional aos associados.

Muitas mudanças foram feitas na área de Restaurantes e Lanchonetes: cardápios específicos para cada local, novos equipamentos, mobiliários e instalações, criação de novos bufês.Serviços e melhoria no atendimento modernizaram os pontos-de-venda e agradaram os freqüentadores, que podem aguardar, ainda mais novidades.

Ao mesmo tempo em que buscamos a renovação, lutamos também para preservar o patrimônio verde do Pinheiros e defender o meio ambiente. Continuamos realizando adaptações no Clube para evitar o desperdício de água e energia, além de investir na coleta seletiva de lixo. Ao contrário do que acontece em muitos lugares, o desenvolvimento e a modernização não significa perdas para a natureza. Pelo contrário. Aos poucos, a área verde pinheirense aumenta, novas árvores são plantadas e espaços são aproveitados para a criação de jardins.

Esse é só o início do nosso trabalho, que envolve corpo, coração e mente, para construir o Pinheiros da gente.

Nosso clube, novos tempos.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Antonio Moreno NetoPresidente

� | EDITORIAL

pag_editorial_conselho121.indd 4 25/04/2008 10:20:55

Page 5: Revista n°121  MAI 2008

PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

Na reunião realizada no dia 31 de março, além da apreciação dos processos que se encontravam em pauta, foi destacada no expediente, importante notícia dando conta que, no corrente ano de 2008, o Esporte Clube Pinheiros ficará isento do Imposto Predial Urbano, em razão de depósito de R$350.000,00 efetuado pelo Banco Bradesco ao FUMCAD - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, proveniente de captação de recursos desenvolvida por nossa entidade.

Como se sabe, a Lei Municipal 14.501, de 21/09/2007, instituiu incentivo fiscal para as agremiações desportivas situadas no Município de São Paulo, a ser utilizado no abatimento do IPTU, vinculado à doação efetuada por pessoa física ou jurídica para o FUMCAD.

Em decorrência da mencionada Lei, ao dar a sua contribuição, o doador indica o clube que será beneficiado com o incentivo fiscal, cujo valor corresponde a 100% da quantia doada.

Ou seja, além de contribuir para que crianças e jovens de nossa cidade tenham um futuro melhor, aproveitar sua doação como dedução no Imposto de Renda, no limite de 6% a pessoa física e 1% a pessoa jurídica, o doador ainda beneficia a agremiação esportiva indicada, com o abatimento no pagamento do IPTU.

Isso foi o que aconteceu. Dentro da premissa adotada, de captar recursos através de patrocínios e parcerias, visando desonerar o Associado no pagamento de sua contribuição mensal, a nova Diretoria, ao conseguir o doador para o FUMCAD, além de beneficiar nosso Clube com o incentivo fiscal, proporcionou meios financeiros necessários ao desenvolvimento das políticas públicas, destinadas à criança e ao adolescente.

Processos apreciados e decisões:

Processo CD-11/2006 - Discutiu-se sobre duas propostas de resolução formuladas pela Presidência, relacionadas à composição do Conselho Deliberativo, à convocação de Suplentes e à Lista de Classificação de Conselheiros eleitos, tendo sido aprovada proposta apresentada por Conselheiro, no sentido de retirar a matéria de pauta, para possibilitar estudos mais detalhados, dando-se, paralelamente, prosseguimento normal ao processo, que se refere à impugnação formulada pela Chapa Fala Pinheiros / Movimento Conselho Independente (MCI), ao resultado das últimas eleições de renovação do terço do Conselho Deliberativo.

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidente

CD-04/2005 - Foi aprovada, em primeira discussão, com emendas, proposta subscrita por 50 Conselheiros, de alteração do artigo 45, do Regulamento Geral, e do artigo 34, do Regimento Processual Disciplinar, para estabelecer que, desde que transcorridos, respectivamente, 2 e 5 anos de sua efetivação, e não tenha o associado infrator sofrido outra punição, serão automaticamente canceladas as penalidades de advertência e de suspensão, eliminando-se os respectivos registros de seu prontuário ou de quaisquer outros, no Clube, em qualquer época. Os Conselheiros José Manssur, Evandro Antonio Cimino e Antonio Alberto Foschini foram nomeados para compor a Comissão Especial de Redação, incumbida de elaborar o projeto de redação final de ambos os dispositivos, a ser submetido ao Conselho oportunamente.

Finalmente, cabe relembrar que, no próximo dia 10 de maio, sábado, serão realizadas eleições para a renovação de um terço do Conselho Deliberativo, quando se espera o comparecimento de um grande número de associados que, mais uma vez, manifestarão sua vontade na escolha de seus legítimos representantes.

A seguir, no dia 26 de maio, os Conselheiros eleitos no pleito e os demais, que na forma estatutária compõem o colégio eleitoral, elegerão, os seus Presidente e Vice Presidente, os Membros da Comissão de Sindicância e os Presidentes das Comissões Permanentes Financeira, Jurídica, de Obras, de Saúde e Higiene, de Esportes, de Veteranos e de Jovens.

Nessa data, esta Presidência e todos os membros que compuseram a Mesa do Conselho Deliberativo no biênio 2006/2008 encerram seus mandatos, motivo pelo qual, desde já, desejamos render nossas homenagens a todos os Associados, Conselheiros, Membros das Comissões Permanentes e Especiais, Diretores e funcionários, com quem trabalhamos, agradecendo pela confiança depositada.

Servir ao Esporte Clube Pinheiros foi, e sempre será, um privilégio.

CONSELHO | �

pag_editorial_conselho121.indd 5 25/04/2008 10:20:57

Page 6: Revista n°121  MAI 2008

NOTÍCIAS DO CONSELHO DELIBERATIVO

6 | NOTÍCIAS DO CONSELHO

A VOZ DO CONSELHEIRO

Reunião de 31/3/2008

Conselheiro Apparecido Teixeira - Transmitiu sugestões relacionadas ao projeto da nova Portaria Principal, abrangendo a construção de uma cabine dupla, para dois funcionários, com uma catraca de cada lado, para facilitar a identificação do associado; colocação de portas giratórias altas, permitindo uma visualização eficiente; colocação de interfone nas cabines, separando com vidro ou outro material as duas catracas de entrada e de saída; construção de sala para os seguranças ao lado da Portaria, com monitores para visualizar o movimento do local e possibilitar intervir imediatamente se necessário. Sugeriu, ainda, que o projeto arquitetônico seja submetido a uma empresa de engenharia de segurança.

Conselheiro Pedro Antonio Lousan Badra - Solicitou informações sobre as providências tomadas em razão de irregularidades que teriam ocorrido na gestão anterior, ainda pendentes de solução. Referiu-se, especificamente, à contratação da empresa de consultoria para as obras do Fitness; aos gastos efetuados acima do que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo, e às 24 obras realizadas, no valor de R$4.000.000,00, sem autorização e em desacordo com as normas estatutárias, relacionadas no Relatório da Diretoria.

Questionou, também, a respeito da afirmação de que foram deixados recursos suficientes para a construção de um

novo estacionamento e que não consegue visualizar nos documentos oficiais.

Solicitou, ainda, esclarecimentos sobre o que ocorreu com as obras na piscina que, após ter sido fechada por seis meses, teve que ser novamente reformada pela atual administração, ficando fechada por igual período; e a respeito da real situação do aquecimento solar, colocado em cima da Sede Social para economia, que, em razão de problemas técnicos, até o momento não foi ligado.

Finalizou, agora se referindo à nova Diretoria, pedindo informações, relativas à construção da nova Portaria Social, que foi aprovada pelo Conselho.

Conselheiro Marcelo Giordano Beyruth - Apresentou os seguintes pedidos:- criação de um local apropriado para que os associados colecionadores possam trocar figurinhas;- aumento da calçada da Portaria Principal, proporcionando maior espaço e tranqüilidade para o trânsito de pedestres;- regularização do serviço de Personal Trainer nas diversas modalidades.

No dia 15 de abril, a Comissão Permanente de Veteranos realizou uma reunião extraordinária, oportunidade em que analisou e emitiu parecer favorável a 34 propostas de transferência de associados para a categoria Veteranos, sendo 14 de mulheres e 20 de homens.

A próxima reunião da Comissão está programada para o próximo dia 20 de maio.

ATIVIDADES DA COMISSÃO DE VETERANOS

pag_noticias121.indd 6 25/04/2008 10:20:30

Page 7: Revista n°121  MAI 2008

NOTÍCIAS DO CONSELHO | 7

Nos termos do disposto nos Arts. 22, inciso I, 23 e 24, do Estatuto Social, combinados com os Arts. 53, inciso I, 54 e 55, do Regulamento Geral do Esporte Clube Pinheiros, convoco os SENHORES ASSOCIADOS para se reunir em Assembléia Geral Ordinária a realizar-se no Salão de Festas, à Rua Tucumã, nº 36, Jardim Europa, São Paulo, SP, às oito (8) horas do dia 10 de maio de 2008, sábado, em primeira convocação, com a seguinte Ordem do Dia:

I - abertura dos trabalhos pelo Presidente do Conselho Deliberativo;II - eleição do Presidente da Assembléia e constituição da Mesa dos Trabalhos;III - eleição parcial do Conselho Deliberativo;IV - várias.

Na hipótese de não haver presença mínima de quinhentos (500) associados com direito a voto, a Assembléia será instalada em segunda convocação, uma hora após, às nove (9) horas, com qualquer número de presentes, de acordo com o disposto no Parágrafo Único, do Art. 26 do Estatuto Social e no Parágrafo Único, do Art. 57, do Regulamento Geral.

A Assembléia Geral constituir-se-á de associados, de seus cônjuges e demais membros de sua família, definidos no §1º do Art. 9º do Regulamento Geral, desde que estejam inscritos no quadro social há mais de um (1) ano, sejam maiores de dezoito (18) anos e se encontrem em dia com os pagamentos das contribuições e outros débitos para com o Clube, na forma estabelecida no Regimento para Eleição Parcial do Conselho Deliberativo, ressalvado o disposto nos §§2º e 5º do Art. 16 do Estatuto Social e nos §§2º e 5º do Art. 33 do Regulamento Geral.

Poderão votar, nos termos dos Arts. 16, §4º e 21 do Estatuto Social e dos Arts. 33, §4º e 52 do Regulamento Geral:

• associados da classe Familiar e da classe Individual, inscritos no quadro social há mais de um (1) ano, que sejam maiores de dezoito (18) anos e que se encontrem em dia com suas contribuições sociais e outros débitos quitados, até os vencidos pelo menos no mês anterior ao da eleição;• o cônjuge, o(a) companheiro(a) em união estável nos termos da Lei vigente, de associados da classe Familiar e demais membros de sua família definidos no §1º do Art. 9º do Regulamento

Geral (as filhas, as tuteladas e os enteados maiores de dezoito (18) anos de idade, enquanto solteiras ou que não tenham constituído união estável, e os filhos, os tutelados e os enteados entre dezoito (18) e vinte e quatro (24) anos de idade), inscritos no quadro social há mais de um (1) ano e que se encontrem em dia com suas contribuições sociais e outros débitos quitados, até os vencidos pelo menos no mês anterior ao da eleição;• associados Veteranos, Beneméritos e Remidos;• associados Atletas Beneméritos e Honorários, desde que possuidores de título social;• associados Atletas Beneméritos que, após recebida a benemerência, tenham alienado seus títulos sociais.

Não poderão votar, nos termos dos Arts. 16, §§2º, 3º e 5º; 17, II, III e VI; 18, §2º; 37 e 72 do Estatuto Social, Arts. 33, §§2º, 3º e 5º; 34, II, III e VI; 38, §1º; 68 e 140 do Regulamento Geral e do Art. 3º, §1º do Regimento para Eleição Parcial do Conselho Deliberativo, os associados:

• Honorários e Atletas Beneméritos não possuidores de título social;• que estiverem licenciados ou cumprindo penalidade de suspensão;• que estiverem prestando serviços, ao Clube, como empregado ou concessionário;• Militantes que passaram à categoria de associados Contribuintes e que não possuam títulos;• o pai, ou a mãe, o sogro, ou a sogra, que tenham sido incluídos como dependentes na ficha social do associado da classe Familiar na forma do §2º do Art. 9º do Regulamento Geral;• que não estejam em situação de regularidade com relação às suas obrigações sociais, taxas e outras contribuições estipuladas nos termos estatutários.

O direito de votar só será exercido pessoalmente. Não é permitido o voto por procuração ou representação de qualquer natureza.

São Paulo, 23 de abril de 2008.

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidente do Conselho Deliberativo

ESPORTE CLUBE PINHEIROSASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

10 de maio de 2008

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

pag_noticias121.indd 7 25/04/2008 10:20:30

Page 8: Revista n°121  MAI 2008

A partir de 15 de maio, o prefixo de todos os telefones do Clube passa para 3598. Porém, o número 3817 continuará operando até o final de junho. Essa mudança faz parte do processo de modernização da telefonia do Clube que trará benefícios diretos aos associados, como maior disponibilidade para o recebimento de ligações e recursos de atendimento em formato de call center, além da redução dos gastos com telefonia.

Novo prefixo telefôNico

pré-iNscrições esportivas para o 2º semestre

As pré-inscrições esportivas para o 2º semestre de 2008 começam no dia 5 de maio e terminam em 10 de junho. Os associados, interessados na prática esportiva, no próximo semestre, e que não estejam inscritos, devem efetuar suas pré-inscrições pelo site, pessoalmente na Central de Atendimento ou na Recepção do Fitness.

A pré-inscrição não garante a vaga já que, as turmas, que tiverem mais pré-inscritos, terão suas vagas sorteadas no dia 24 de junho,

a partir das 9h30 da manhã, no Auditório do CCR. Os pré-inscritos das turmas que tiverem mais vagas do que interessados receberão e-mail de confirmação e boletos para pagamento e efetivação.

Algumas atividades não exigem pré-inscrição: Fitness, Tênis Jogar, Squash Jogar e Ginástica de Academia. As inscrições para estas modalidades também podem ser feitas na Central de Atendimento ou Recepção do Fitness.

pratos rápidos No Boliche

A Lanchonete do Boliche ganhou novidades não só no visual, mas também no cardápio. Desde a reinauguração, em março, foram incluídas, no menu, mais variedades de saladas (como rosbife com salada russa), que podem ser acompanhadas de filé mignon ou de frango. Além disso, do meio-dia às 15h, o associado encontra três opções de pratos quentes, com preços acessíveis. Venha experimentar!

� | INFORMES

pag_informes121.indd 8 18/4/2008 22:00:20

Page 9: Revista n°121  MAI 2008

aUditÓrio do ccr fechado

O auditório do CCR estará fechado nos dias 9 e 10 de maio (apuração das eleições do Conselho Deliberativo) e 23 a 26 de maio (eleição para presidente do Conselho). Não haverá sessões de cinema nessas datas.

lei de iNceNtivo - errata

Diferente do que foi publicado na edição de abril, os telefones para informação sobre a Lei de Incentivo ao Esporte são 3817-9727 e 3817-9729.

portaria priNcipal iNaUgUrada

Entrada mais acessada do Clube, a Portaria Principal foi totalmente reformada e aberta aos associados no fim de abril, com um novo layout, mais bonito e moderno, garantindo ao associado mais segurança, agilidade e comodidade. A Principal já está preparada para receber a nova tecnologia de controle de acesso aos associados e o cartão Pinheiros.

Também foi construída uma baia para acesso de veículos (como já existe na Portaria do Boliche), para facilitar a chegada e saída de associados. Também integrou este projeto, a construção de um novo bicicletário, com espaço para 40 bicicletas e, caso seja necessário, há a possibilidade de ampliação.

patrimôNio verde: cresceNdo com o piNheiros

Mesmo trabalhando muito para desenvolver e modernizar a infra-estrutura do Clube, a atual Diretoria também se preocupa em preservar o meio ambiente e o espaço verde. Aos poucos, cresce a quantidade de jardins, pelo trabalho do Departamento de Serviços Gerais, que busca aproveitar todas as áreas não-ajardinadas para criar recantos com plantas e flores.

Além dos jardins, também há o trabalho de plantio de novas árvores. Na área do Parque Infantil, pensando no público infantil, foram plantadas várias espécies de frutíferas. Árvores nobres também têm seu espaço, como as novas palmeiras imperiais que contribuem para a bela paisagem da Alameda das Palmeiras.

A área verde do Clube ocupa cerca de 80 mil m² do Clube. Mais do que preservar esse espaço, o objetivo é aumentar os espaços de jardins e árvores, dando ainda mais conforto e satisfação aos associados e colaborando com a cidade de São Paulo.

De 4 a 20 de março, o Clube recebeu as inscrições para o 1º Edital de Títulos de 2008. Foram recebidas 1.048 solicitações para os 110 títulos disponíveis. As pessoas que não foram contempladas,

esclarecimeNto soBre o edital

caso ainda tenham interesse, devem fazer uma nova inscrição no próximo edital.

INFORMES | �

pag_informes121.indd 9 18/4/2008 22:00:29

Page 10: Revista n°121  MAI 2008

Taxa de Transferência para o caso de cedente Veterano ou que esteja em condições de ingressar na categoria Veteranos:

ISENTO DA TAXA, desde que nesta condição a transferência do título social seja destinada aos próprios descendentes em linha reta ou cônjuge ou partícipe de união estável destes descendentes.Nas demais transferências que envolverem sócios Veteranos (inciso V do artigo 6º do Regulamento Geral) como cedentes, o cessionário terá desconto de 10% em relação à taxa de transferência que pagaria normalmente.

Para o atendimento do artigo 6º, acima referido, fica estatutariamente proibida a venda de títulos nestas condições para "Terceiros".

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO> À vista, para transferência “Causa-Mortis”.> Em até seis (6) vezes, para Terceiros (correção do saldo devedor pelo INPC).> Em até dez (10) vezes, para ascendentes, descendentes, cônjuge ou partícipe de união estável, em linha reta

de sócios (correção do saldo devedor pelo INPC).

ENCAMINHAMENTO DOS BOLETOS: mensal | VENCIMENTO: dia 20 de cada mês

ACRÉSCIMO: pagamento após vencimento normal: multa de 10%. A partir do mês seguinte ao do vencimento: acréscimo de 1% por mês, sobre o valor da taxa de Transferência no mês do efetivo pagamento.

CORREÇÃO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIAQuadrimestral (janeiro/maio/setembro) com base no indexador inflacionário INPC.

DÉBITO AUTOMÁTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento, nem ir ao Clube para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3817-9790/9792/9793.

FORMAS DE PAGAMENTO NO CLUBE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas lanchonetes e restaurantes.

MENSALIDADE EM ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:> Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.> Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte ao vencimento informado

no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.

> Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

BOLETO ON-LINEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Serviços on-line. Para uma transação segura, ao usar este serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos gerados para sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet automaticamente, para evitar duplicidade.

ESPECIFICAÇÃO VALOR (R$)

> Taxa de Transferência para Terceiros 18.332,00> Taxa de Transferência: "Causa-Mortis" (Sucessão) 184,00> Taxa de Transferência para cônjuge, união estável, ascendentes e descendentes em linha reta de sócios e colaterais até 4º grau, conforme tempo de Clube:

TÍTULOS SOCIAISTAXAS DE TRANSFERÊNCIA (aprovadas pelo Conselho Deliberativo)

VALIDADE: 1º a 31/5/2008

TEMPO DE CLUBE DESCONTO10 anos ou mais 95% 917,009 anos 90% 1.832,008 anos 85% 2.751,007 anos 80% 3.667,006 anos 75% 4.584,005 anos 65% 6.417,004 anos 55% 8.250,003 anos 45% 10.083,002 anos 35% 11.916,001 ano 25% 13.750,00Menos de 1 ano --- 18.332,00

Atendimento PABX3817-9700

BarbeariasSauna – 3817-9808Sede Social – 3817-9806

Biblioteca3817-9861

Brinquedoteca3817-9700 ramal 3077

Central de Atendimento3817-9816 / 9729

Cobrança3817-9790 / 9792 / 9793

Cyber Point3817-9700 ramal 3092

DAS3817-9712 / 9713

Emergência médica3817-9700 ramal 9999

Eventos3817-9801 / 9802

Exame médico Fitness e Programa Esporte e Saúde3817-9776Piscinas – 3817-9700 ramal 3020

FAX3817-9890

Fisioterapia3817-9775

Fitness (recepção)3817-9700 ramal 3084

Fotografia3817-9700 ramal 3022

Livraria Laselva3031-5792

Loja Pinheiros3817-9940

Ouvidoria3817-9805

Restaurantes (administração)3817-9971

Salão de Beleza3817-9807

Sauna3817-9773

Segurança Operacional (24h)3817-9902 / 9903

Telefones úteis

10 | INFORMES

pag_titulos121.indd 10 18/04/2008 22:36:29

Page 11: Revista n°121  MAI 2008

ÁLBUM DE FOTOS

Em sua estréia na programação do Pinheiros, a Noite Australiana foi um sucesso

Abril é o mês do evento dedicado aos funcionários do Clube A festa, realizada na Chacará dos Sonhos, em Jundiaí, reuniu pessoas de todos os departamentos, em uma grande confraternização

Já tradicional no Pinheiros, a Feira do Livro aconteceu de 10 a 27 de abril Para comemorar a reabertura do Boliche, foi realizado um Torneio, aberto aos associados

Cerca de 500 pessoas estiveram na festa e provaram os deliciosos pratos do restaurante Outback

ÁLBUM DE FOTOS | 11

pag_album_fotos.indd 11 4/18/08 10:39:27 PM

Page 12: Revista n°121  MAI 2008

Tudo começou com o Jornal do Pinheiros, o primeiro veículo de comunicação oficial do Clube, lançado em outubro de 1981. Aos poucos, o jornal ganhou cores, aumentou o número de páginas, mudou o nome, o formato e o tipo de papel, até que, em maio de 1998, foi publicada a primeira edição da Revista Pinheiros. Desde então, no início de cada mês, os associados do Clube recebem uma nova edição, com o noticiário e a programação de tudo que acontece no Pinheiros.

Com uma foto aérea do Clube na capa, a primeira edição da Revista Pinheiros chegou aos associados com 28 páginas. O então presidente do Clube, Cezar Roberto Leão Granieri, destacou a nova revista em seu editorial: “A Revista do Pinheiros chega ao

Em uma década de existência, a publicação oficial do Pinheiros passou por diversas mudanças e modernizações, sempre pensando em melhorar a comunicação com o associado

10 ANOS da REVISTA PINHEIROS

corpo associativo proporcionando gradativo ganho de qualidade, quer do ponto de vista físico, quer do conjunto do seu conteúdo”, e afirmou “É um caminhar paulatino, que passará por várias fases de aprimoramento, porque teremos de adaptar essa melhora a uma nova configuração de espaços.”

Entre as notícias, a revista de estréia trouxe informações sobre a Festa do Atleta, a vitória de Gustavo Borges sobre Alexander Popov, na Copa Mundial de Natação, além de anunciar o show do Zimbo Trio e o Almoço do Dia das Mães. Depois da primeira edição, como foi previsto pelo ex-presidente, a melhoria contínua foi constantemente aplicada à revista, que não parou mais de se modernizar.

12 | REVISTA PINHEIROS

pag_10anos_revista.indd 12 18/04/2008 22:06:37

Page 13: Revista n°121  MAI 2008

Em uma década de existência, a publicação oficial do Pinheiros passou por diversas mudanças e modernizações, sempre pensando em melhorar a comunicação com o associado

Um ano depois, em maio de 1999, a revista já tinha quase dobrado de tamanho, estava com 40 páginas. Os destaques da edição foram a grande matéria sobre a Esgrima e a reportagem de capa sobre os funcionários do Clube. Só em setembro de 2001, mês de aniversário do Clube, acontece a primeira grande mudança editorial, com a criação de um novo logo para a capa e o aumento do número de páginas para 68, que se mantém até hoje.

Em fevereiro de 2004, mais uma grande transformação, principalmente na parte visual da revista, que passou a ter uma diagramação mais leve, privilegiando as imagens.

RECENTES MUDANÇASHoje, a Revista Pinheiros é considerada pelos associados o mais importante meio de comunicação do Clube. Não é para menos: são inúmeras as informações diferentes, mensais, sobre os mais diversos departamentos do Clube, da Segurança ao Esporte, do Social ao Cultural, passando pelo Departamento Médico, Patrimônio, Financeiro e outras tantas matérias de interesse geral. Além de melhorar o conteúdo, a mais recente reforma editorial, que teve início em junho de 2007 e continua em desenvolvimento, também trouxe novidades no formato da revista. A publicação voltou a ter seu nome original – Revista Pinheiros – e, a partir da edição de julho, o associado começou a receber, também, a Agenda de Bolso, em formato menor e 32 páginas, contendo a programação mensal, para que não perca nenhum evento, seja ele esportivo, cultural ou social.

Novas seções foram criadas, como a Entrevista do mês, Pinheiros que você não conhece, Ouvidoria e Memória Pinheirense. Além disso, a revista abriu espaço para assuntos de interesse geral, como nutrição e saúde.

Na edição de abril, mais um ganho para a revista, agora publicada em papel mais claro e de melhor qualidade. E mais uma seção

foi criada: Pinheiros na mídia, que reproduz as principais notícias sobre o Clube, veiculadas no rádio, na TV, em jornais e revistas.

As mudanças na Revista, sejam de conteúdo ou de formato, devem continuar, sempre com o foco na melhor comunicação com o associado.

EDIÇÕES ESPECIAISNa revista de julho de 2007, seguiu, anexada, uma publicação especial sobre os Jogos Pan-americanos, também produzida pela equipe de Comunicação. Em 24 páginas, foram apresentados os atletas pinheirenses que participaram do Pan do Rio de Janeiro, além das regras de cada esporte.

Para agosto deste ano olímpico, já está prevista a produção de mais uma edição especial da Revista Pinheiros, com os atletas que representarão o Clube na Olimpíada de Pequim.

SEÇÕES TRADICIONAISMuitas seções foram criadas ou renovadas nos 10 anos de Revista Pinheiros, mas alguns temas venceram o tempo e continuam presentes, desde as primeiras publicações do Clube, até hoje. O noticiário esportivo, por exemplo, sempre teve grande destaque. Já na primeira edição do Jornal do Pinheiros, foi publicada uma extensa lista de atletas que venceram competições.

A história do Clube também contou com um espaço exclusivo, em quase todas as versões de jornais e revistas pinheirenses, com fotos e textos produzidos e enviados pelo Centro Pró-Memória.

Informações administrativas, como o Balanço Financeiro, e assuntos tratados nas reuniões do Conselho Deliberativo também sempre fizeram parte da Revista, em toda a sua história, demonstrando a seriedade e a transparência que são constantes na condução dos interesses do Clube.

REVISTA PINHEIROS | 13

pag_10anos_revista.indd 13 18/04/2008 22:06:49

Page 14: Revista n°121  MAI 2008

Maria Cândida

A apresentadora de TV e associada do Pinheiros mostra

que é possível ser bem-sucedida na vida profissional e pessoal

14 | CAPA

pag_entrevista121.indd 14 18/4/2008 22:03:33

Page 15: Revista n°121  MAI 2008

Ser mãe é algo mágico, é a beleza dessa vida, é um

esplendor, é o néctar da vida.

Revista Pinheiros – Quando surgiu o seu dom da comunicação?Maria Cândida – Com 15 anos, fui descoberta por um caça-talentos e me tornei modelo. Adquiri independência financeira cedo. Por um lado, foi interessante. Minha primeira grande conquista foi uma motinho Vespa, preta, que estava no auge da moda. Por outro lado, senti a cobrança do mundo da moda. Conheci doenças como bulimia e anorexia. Não sou contra a moda, adoro as novidades e o glamour dos desfiles, mas percebi que não era minha vocação. Larguei os trabalhos de modelo e voltei a ser apenas estudante. Escolhi o Jornalismo porque minha família sempre foi politicamente consciente, recebi uma educação cívica muito intensa, além de ser uma profissão extremamente nobre, rica em especializações e possibilidades. Entrei na PUC, em Jornalismo e Direito. No segundo ano, decidi pelo Jornalismo e comecei a trabalhar. Fui estagiária do Jornal do Brasil. Era aficionada pela mídia impressa e queria cobrir guerra e movimentos populares. A TV aconteceu por acaso. Como sou fotogênica, os colegas me incentivavam a fazer testes de vídeo e percebi que queria me especializar em TV. Eu era cheia de idéias e vontade de acontecer. Troquei as festas e baladas da juventude para trabalhar, trabalhar e trabalhar. E não me arrependo. Faria tudo de novo.

RP – Nas entrevistas, quais os momentos marcantes?MC – Foi a entrevista que fiz com Christopher Reeve, o ator que protagonizou o Super-Homem durante anos. Me emociono só de lembrar. O homem era lindo, forte e parecia inabalável. Uma tragédia mudou sua vida. Ele caiu do cavalo, fraturou a medula e ficou tetraplégico. Investiu toda a sua fortuna em estudos com células-tronco e pesquisas de tratamentos para curar lesões medulares e outras lesões. Tornou-se um ativista importante, abraçou a causa. O que mais me marcou foi quando perguntei o que mais o magoava por estar naquela situação. Ele me olhou nos olhos e disse: “Gostaria de abraçar meus filhos novamente, mas não posso mais senti-los, como antes. Não sinto nada abaixo do pescoço. Daria toda a fortuna que ganhei na vida para sentir mais uma vez o abraço deles”. Foi um choque, uma emoção intensa. Fiquei segundos sem falar, não conseguia fazer uma nova pergunta. Em 10 de outubro de 2004, pouco tempo após a entrevista, ele morreu de ataque cardíaco, com apenas 52 anos. Mesmo sem poder se mover, ele foi um gigante.

RP – Como você avalia seu momento profissional atual?MC – Vivo um momento ótimo. Faço o “Programa da Tarde”, na Record, de segunda a sexta, das 16h30 às 18h30. Com conteúdo variado, o foco é ser uma opção leve, alegre, com

humor, sem tristeza e sem “mundo cão”. Somos a melhor opção para as tardes. Meu outro programa é o “Entrevista Record Música”, sexta-feira, às 22h, na Record News. É um programa de entrevistas com músicos reconhecidos pela crítica e público. Sei que ainda tenho muito a conquistar, porque optei pelo caminho mais difícil. Trabalhei em todas as áreas do Jornalismo, da radioescuta à bancada de telejornal. Fiz meu nome, sem deixar nenhuma brecha da minha capacidade e competência. Quando

percebi que o entretenimento me seduzia, parti para uma virada lenta e sólida, para uma carreira de apresentadora de televisão. Sem loucuras, sem polêmicas e sem passar por cima de ninguém. Sou contra a cultura da “celebrização”. Não vou a baladas. Não crio notícias a meu respeito para tablóides sensacionalistas. Mas quer saber? Deito minha cabeça no travesseiro todos os dias, feliz por ser quem sou. Não devo nada a

ninguém e minha reputação é o meu maior tesouro. Dinheiro, fama, oportunidades, vêm e vão. O nosso nome não, não existe meio termo, dignidade acima de tudo, sempre.

RP – Você tem algum plano para sua carreira, sua vida pessoal?MC – Tenho, muitos! Vocês ainda vão escutar muito de mim! Amo me comunicar, estar na TV, escrever, falar em rádio. Também, adoraria emprestar minha voz para traduzir uma animação no cinema, gosto de trabalhar com o mercado publicitário, quero fazer várias campanhas e eventos. O futuro nada mais é do que o fruto de um presente vivido intensamente. Vou me tornar a maior comunicadora deste País. Trabalho muito mais que doze horas por dia, para que isso aconteça.

RP – Como foi a experiência de ser mãe?MC – Eu e meu marido conversamos muito, antes de pensar em filhos. Primeiro, curtimos o casamento. Aí, seguimos um dito popular muito verdadeiro. Compramos uma planta, tratamos dela por muito tempo e ela não morreu. Compramos uma cachorrinha, cuidamos dela e ela não morreu. Quando completamos quatro anos juntos, sem deixar nada morrer em casa, percebemos que estávamos prontos para um comprometimento maior, porque ter um filho é assinar um contrato vitalício. Tomamos fôlego e decidimos engravidar. O importante para se ter um filho não é ter dinheiro para criá-lo. O principal é estar apto para ser pai ou mãe. Minha vida hoje se resume a muito trabalho e a muito amor à família, principalmente à minha filha. Ela é minha vida. Ser mãe é algo mágico, é a beleza dessa vida, é um esplendor, é o néctar da vida. Não dá para explicar o que é o amor incondicional. Basta senti-lo, para entender. Esse amor só vem depois que você se torna mãe.

Mulher, apresentadora, jornalista, mãe, esposa, dona-de-casa e pinheirense. Maria Cândida encara as diversas “jornadas” do seu dia-a-dia com alegria, bom humor e competência. O resultado não podia ser diferente: sucesso na profissão e harmonia em família. Nesta entrevista, exclusiva para a Revista Pinheiros, ela revela suas técnicas para enfrentar cada desafio, entre eles, o mais importante: ser mãe.

CAPA | 15

pag_entrevista121.indd 15 18/4/2008 22:03:38

Page 16: Revista n°121  MAI 2008

de ir para a praia e tomar um pouco de sol, sempre devidamente protegida por filtros solares. Nunca durmo maquiada, evito secador de cabelos e não faço tratamentos malucos. Não sou contra técnicas estéticas, mas sou radicalmente contra exageros. Envelhecer é lindo e o bom senso deve sempre imperar. Também adoro moda e eu mesma gosto de comprar minhas roupas. Não sou daquelas “vítimas da moda” que nunca repetem uma peça de roupa. Não gosto de dever favores a ninguém! Sou cabeça boa, repito roupas como qualquer mortal e não fico enchendo sacolas todas as semanas. Dinheiro não aceita desaforos, não.

RP – Você encontra tempo para freqüentar o Pinheiros? MC – Quando não estou viajando, estou no Pinheiros. Sou associada há mais de 20 anos, por insistência do meu pai e hoje não sei como lhe agradecer. Fiz o mesmo para o meu marido, que relutou, mas hoje vive aqui, joga Tênis todos os dias, faz Natação, adora esportes. A Larinha também ama o Clube. Um dos meus planos é morar bem perto do Pinheiros, que é um pulmão no meio do caos. Quando entro no Pinheiros, esqueço que estou em São Paulo. Sou assídua freqüentadora da Brinquedoteca, do Parquinho, da Sauna, das piscinas e dos restaurantes. Fiz aula de Tênis durante um tempo, mas a rotina não me permite mais e eu tenho saudade.

RP – Tem muitas lembranças de histórias passadas no Clube?MC – Muitos carnavais, muitas festas juninas... se começar a falar não paro mais, mas nenhuma lembrança é mais importante do que as que eu tenho dos últimos dois anos. A Lara nasceu no Pinheiros. Para todo lugar que olho, lembro de momentos com ela. Conheci outros clubes em São Paulo, mas nenhum se compara ao Pinheiros. Não tem frescura, não tem gente chata com nariz em pé, tudo funciona, tem muito verde, é tudo de bom.

RP – O que você planeja para a formação da Lara?MC – Criar um filho não é difícil desde que se tenha três coisas: família estruturada, vida profissional madura e amor para dar. Dizem os mais velhos que o fruto nunca cai longe do pé e, citando outro dito popular, que filhos são sua evolução, para o bem ou para o mal. Qual dos lados você quer desenvolver nos seus filhos? Se os pais forem displicentes, adivinha qual o lado que será potencializado? Se você cria o filho com amor, conscientizando aos poucos a criança sobre “as verdades do mundo”, proporcionando uma boa formação, senso de justiça, honestidade, dedicação, trabalho, esforço, ensinando a fazer o bem ao próximo, a auxiliar os mais necessitados e a preservar o meio ambiente, como é que pode dar errado? Minha filha ainda é pequena, sou mãe de primeira viagem, mas até o momento está dando certo. A Lara é independente, faz muitas coisas sozinha, adora dançar como eu, é organizada, fala baixinho, é espoleta como toda criança merece ser, pois isso é sinal de saúde e não de má educação. Gosta de ir para a escola e para o Clube, ama o pai enlouquecidamente e é muito engraçada, faz caretas desde os 6 meses. Planejo para a Lara uma vida feliz, com saúde e amor. O resto é conseqüência.

RP – Com família e dois programas de TV, sobra tempo para a beleza?MC – Coloca na lista: cuidar da casa. Sou dona de casa também. E das boas. Cozinhar não é meu forte, mas, de todo o resto, sou eu que cuido! Mas sou muito vaidosa, como toda mulher deve ser. Faço musculação pelo menos três vezes por semana e tenho um endocrinologista que acompanha de perto minha alimentação e me mantém longe de qualquer tipo de acessório químico para dietas malucas. Faço drenagem linfática no Pinheiros todos os fins de semana e, quando sobra tempo, vou à Sauna. Tenho, também, uma dermatologista maravilhosa que cuida da minha pele. Gosto

No Parquinho Lara e eu

No Lago

16 | CAPA

pag_entrevista121.indd 16 18/4/2008 22:04:24

Page 17: Revista n°121  MAI 2008

Almoço do Dia das Mães

Um dia é pouco para celebrar a existência das mães e agradecer tudo o que elas representam. Mas, como existe uma data especial para homenageá-las, o Dia das Mães é o ideal para reunir a família e dedicar todo o carinho às mães, avós, sogras, tias e a todas as mulheres que dedicam suas vidas aos seus filhos.

Para comemorar, o Pinheiros realiza, no dia 11 de maio, o tradicional Almoço do Dia das Mães. Além do delicioso cardápio, em serviço de buffet, o evento vai trazer a belíssima voz de Toninho Nascimento e o show do maior cantor-imitador do Brasil, Fernando Ângelo, reconhecido, nacional e internacionalmente, como um mestre na arte de imitar grandes personalidades, como Gal Costa, Cauby Peixoto, Fagner, Roberto Carlos, Michael Jackson, Nat King Cole, Pavarotti, Tina Turner e Elvis Presley. Traga a família e venha homenagear as convidadas mais do que especiais.

11 de maio, domingo12 às 16h30 | Salão de FestasAnimação: Toninho Nascimento e BandaShow especial: Fernando Ângelo, um dos melhores imitadores do Brasil

PREÇOAssociado: R$ 45,00 • Menor (5 a 10 anos): R$ 20,00

Convidado: R$ 60,00 • Menor (5 a 10 anos): R$ 30,00 Acesso pela Portaria Principal ou estacionamento social, acompanhado pelo associado.

Convite na Central de Atendimento.

No Espaço Pinheiros Kids, a criançada irá se divertir, com atividades de recreação, oficina de artes e brincadeiras e, tudo isso, na companhia de monitores especializados.

Mensag em às Mães

Por Camilo Egydio

É muito fácil falar sobre as mães.

É a palavra mais pura em nossas v idas.

Mãe é aquela que está sempre ao nosso lado,

Nos fortal ec endo, nas nossas glórias.

Nos aquec endo, nas dificuldad es.

É muito fácil falar sobre voc ê, Mãe,

Porque é seu, o maior amor do mundo,

Porque, com seu carinho,

Aprend emos a v iver!

Feliz Dia das Mães!

Fernando Ângelo no show Amigos para SempreToninho Nascimento

Foto

: Gu

to M

un

iz

Apoio:

CoquetelBatidas de frutas: limão, abacaxi e maracujáBuffet frioAlface americana, radicchio, rúcula e agriãoCaponata Salada WaldorffCarpaccioFrios variados

Buffet quenteFilé de truta salmonada, ao molho de maracujáMedalhão de chester, grelhado com calda de abacaxiEscalope de filé mignon, grelhado com molho madeira

Ravióli de mussarela de búfalaMolhos: concassé com manjericão e quatro queijosRisoto de fundo de alcachofraArroz brancoFarofa ricaCreme de aspargosLegumes grelhados: palmito, champignon, berinjela, abobrinha e tomate cereja

SobremesaMamão e abacaxi Torta de ricota com geléia de morangoBebidaÁgua, refrigerante e cerveja

pag_almocomaes121.indd 17 18/4/2008 22:06:48

Page 18: Revista n°121  MAI 2008

18 | CAPA

Especialista em reprodução humana, Pedro Augusto Araújo Monteleone

esclarece dúvidas sobre o assunto.

A vontAdE dE sEr MãE

A maternidade faz parte dos planos da maioria das mulheres. Porém, diversos fatores podem fazer com que o sonho seja adiado ou até abandonado. Para responder a dúvidas freqüentes sobre gravidez e reprodução assistida, o ginecologista Pedro Augusto Monteleone orienta mulheres e casais para a realização desse projeto.

O número de mulheres que procura tratamento para engravidar tem aumentado?No Brasil, são realizados cerca de 10 mil ciclos de fertilizações in vitro por ano. Esse número vem crescendo, não como deveria, porque ainda há uma demanda reprimida e os tratamentos envolvem custos elevados, que os seguros de saúde não cobrem. A população infértil na sociedade se mantém. Infelizmente, mesmo com os tratamentos, alguns casais não conseguirão ter filhos, mas essa contingência diminuiu bastante com os processos que existem hoje.

As técnicas para ajudar casais que não conseguem ter filhos têm se modernizado?Após o advento da fertilização in vitro, em 1978, e o desenvolvimento da técnica de ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozóide), o histórico reprodutivo dos casais, com dificuldade de engravidar, mudou muito. De lá para cá, a qualidade dos meios de cultura e do congelamento de embriões, entre outros fatores, contribuiu para a melhoria das condições técnicas, mas não provocou grande impacto nas taxas de sucesso.

Existem problemas de infertilidade que são mais comuns?A grande variação dos fatores de fertilidade acontece de acordo com a população estudada. Por exemplo, na África, nas regiões onde há uma promiscuidade sexual maior, existe alta incidência de doenças sexualmente transmissíveis, que causam a infertilidade. Em regiões específicas da Europa, onde há um alto consumo de álcool, há um aumento no número de homens com problemas de fertilidade. Evidentemente, com a melhoria das técnicas de diagnóstico, conseguimos identificar a causa da infertilidade, mas ainda existem casos em que não é possível definir o que está acontecendo, ou seja, não se encontra o real motivo que impede a gravidez.

Doenças da vida moderna, como estresse e ansiedade, causam problemas de reprodução?Estresse e ansiedade atrapalham os casais, mudando seus hábitos sexuais, por exemplo, mas não são as causas da infertilidade. Esse é um dogma cruel da sociedade. Quando uma mulher tem dificuldade para engravidar e comenta com os amigos, sempre aparece alguém que diz “quando você relaxar, acontece”. Eu até costumo brincar, dizendo que essas pessoas precisam informar onde fica esse botão para a pessoa apertar e relaxar. Na verdade, o que acontece é que ela engravida devido ao aumento do tempo de exposição a uma gravidez, não ao “relaxamento”. Se reunirmos um grupo de mulheres estressadas e outro de mulheres tranqüilas, a porcentagem de problemas de fertilidade nos dois grupos será a mesma. Não existe nenhum estudo científico que mostre que o estresse ou a ansiedade causem infertilidade.

pag_vontade_mae.indd 55 22/04/2008 16:49:37

Page 19: Revista n°121  MAI 2008

Existe idade ideal para a mulher engravidar?Com a vida moderna e as mudanças ambientais, a expectativa de vida aumentou. Hoje, não são raras pessoas que vivem até os 90 anos. Há 50 anos, quando a expectativa de vida era de 60 anos, as mulheres davam à luz até os 30 e conviviam cerca de 30 a 40 anos com seus filhos. Hoje, a mulher que dá a luz aos 40, consegue acompanhar seus filhos cerca de 50 anos. Apesar desse aumento da expectativa de vida, não houve aumento da capacidade reprodutiva da mulher. É uma questão biológica, decorrente de centenas de milhares de anos de seleção natural. Portanto, a mulher que está na plenitude da sua atividade profissional, perto dos 35 anos, tem de ter a noção de que, se ela pretende constituir uma família, precisa começar a se preocupar com o assunto. Quando a mulher ultrapassa os 40 anos, a chance de uma gravidez diminui bastante.

Quando uma mulher faz fertilização in vitro, é alta a probabilidade de ter gêmeos?No início da utilização deste processo, era grande a chance de uma mulher ter não só uma gravidez gemelar, mas também de trigêmeos, quadrigêmeos e até mais. Elas aconteciam em cerca de 30% dos casos de reprodução assistida. Qualquer gravidez com mais de um embrião deve ser evitada, por ser considerada mais complicada. O

CAPA | 19

ideal é que a mulher gere apenas um bebê em cada gestação. Ainda não conseguimos baixar os 30% de casos de gravidez múltipla nas fertilizações, mas é cada vez menor o número de mulheres que geram mais de dois embriões em um mesmo ciclo de tratamento.

Qual é a sua orientação para casais que planejam ter filhos?A primeira coisa é fazer um planejamento para que a gravidez aconteça até os 35 anos. Depois dessa idade, as dificuldades para engravidar e as chances de haver problemas durante a gravidez aumentam. Outra coisa importante é que os casais esperem, pelo menos, um ano, antes de procurar uma clínica de reprodução assistida. Muitas pessoas nos procuram depois de três meses de tentativas, o que é um período muito curto para que um médico possa fazer algum diagnóstico de infertilidade.

Pedro Augusto Monteleone é médico, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua como médico assistente do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e é Diretor Clínico do Centro de Reprodução Humana Monteleone.

pag_vontade_mae.indd 56 22/04/2008 16:49:40

Page 20: Revista n°121  MAI 2008

20 | DAS

Consciente da sua importância na sociedade, o Pinheiros coloca em prática diversos projetos beneficentes. Em abril, foi realizada a 4ª edição do Bazar do Bem Possível, com a participação de 72 ONGs, que tiveram a oportunidade não só de expor e vender seus produtos, mas também de divulgar seus projetos, missão e ações e promover novas parcerias para um público de quase 3 mil pessoas, nos três dias de evento.

No Bazar, o Pinheiros recebeu Dorina Nowill, fundadora de uma das mais importantes instituições em defesa da inclusão social de cegos, que parabenizou o pioneirismo do Pinheiros em iniciativas como esta. Outra presença importante foi a da coordenadora do Programa Roda da Cidadania, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Ester Rosemberg Tarandach. “O Bazar do Bem Possível é um programa que, ao mesmo tempo que favorece as ONGs no conhecimento de um novo mundo, proporciona respeitabilidade e oportunidade de exercitarem a formação de papéis como cidadãos que buscam sua autonomia. É um aprendizado”, afirmou Ester.

Solidariedade na prática

Doação De meDula

Outras ações de responsabilidade sociais estão previstas para 2008. Em junho, será realizada uma campanha de doação de medula óssea, em parceria com a AMEO (Associação da Medula Óssea), com o objetivo de aumentar o número de doadores cadastrados no Registro de Doadores (REDOME), melhorando as chances de quem precisa de transplante e não tem doador compatível na família. Mais informação sobre como doar, na próxima edição da revista.

Campanha Do agasalho

Já tradicional no Clube, a Campanha do Agasalho recebe, até o dia 30 de junho, roupas, calçados, roupas de cama, mesa e banho, que serão doados para entidades e famílias carentes. Vale lembrar que os artigos doados devem estar limpos e em boas condições de uso. Abra o seu armário e o coração.

por meio do Departamento de assistência social, o pinheiros exerce sua responsabilidade social

pag_das121.indd 34 22/4/2008 13:11:17

Page 21: Revista n°121  MAI 2008

A primeira piscina do Pinheiros foi construída em 1933. Desde então, foram realizadas diversas reformas e adaptações, porém isoladas e de pequenas proporções. Neste ano, um amplo projeto foi feito, envolvendo o Solarium e a Lanchonete da Piscina, e enviado para aprovação do Conselho Deliberativo.

Um dos pontos principais da obra, o Solarium, será totalmente revitalizado e ganhará um espelho d’água com duchas, um amplo deck de madeira e um aconchegane bar, onde serão servidos sucos, batidas e outras bebidas.

A modernização da Lanchonete da Piscina também faz parte do projeto, com o objetivo de atender às necessidades específicas do público freqüentador. Haverá uma área climatizada e uma área ao

ar livre, com divisão de espaços para serviços de lanche e buffet. Será instalado um elevador para atender três níveis: o vestiário, a alameda e a Lanchonete. Consciente do compromisso de garantir o acesso a todos os associados, esses locais contarão, também, com rampas de acesso, para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e novos banheiros.

Está em estudo um projeto paisagístico, de integração das Piscinas com o jardim ao redor, para aumentar a área do Solarium e permitir ao usuário melhor aproveitar a sombra das árvores existentes. A piscina Infantil e a do Pólo Aquático terão troca de piso externo, seguindo a mesma proposta da piscina principal, alterando a pedra Mineira por pedra São Tomé.

Uma das áreas mais populares do Clube será totalmente revitalizada

PROJETO: NOVA LANCHONETE DA PISCINA E SOLARIUM

PROJETO | 21

pag_piscinas.indd 21 22/04/2008 17:12:04

Page 22: Revista n°121  MAI 2008

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Relações SociaisDepartamento responsável por atividades que promovem

o relacionamento e a integração entre os associados

CriançaAlém de promover o Dia Legal, sempre com um tema diferente, também são administrados por Relações Sociais a Brinquedoteca e o Parque Infantil. Espaço que marcou a infância de muitas gerações de pinheirenses, o Parquinho está sendo modernizado e recebendo novos brinquedos. Em abril, foi instalado o Espaço das Águas, ideal para os dias de calor e, neste mês, será a vez do Speedy Kids, um grande brinquedo com diversos escorregadores radicais.

Outra atividade que faz parte da área infantil é o Arvorismo, instalado nas copas das árvores do Clube. Duas vezes por ano, para alegria da garotada e também dos adultos, o esporte é aberto para qualquer pessoa acima de 1,20 m.

Garantir o lazer dos associados é uma função primordial do Pinheiros. Um dos departamentos responsáveis em promover esse tipo de atividade é o de Relações Sociais, do qual fazem parte todas as atividades voltadas para o público infantil e para as mulheres, além do Boliche, Carteado e Bilhar.

“Relações Sociais trabalha com áreas e eventos tradicionais do Clube”, explica Paulo Eduardo Sartorelli, diretor executivo da área. “Por isso, um dos planos é atualizar os espaços e dar uma nova roupagem aos eventos.”

22 | O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

pag_pinheiros_121.indd 22 18/4/2008 22:23:03

Page 23: Revista n°121  MAI 2008

Boliche, Bilhar e CarteadoTrês atividades, dirigidas a associados de diversas idades, integram o Departamento de Relações Sociais. O Boliche, que neste ano, comemora 80 anos de atividades (em 1928, já era praticado no Germania, em um espaço alugado no Largo do Paysandu e depois na sede da Rua Dom José de Barros), hoje, continua atraindo um grande número de homens, mulheres e até crianças, a partir de 12 anos, para suas pistas, que abrem todos os dias.

O Bilhar também funciona, diariamente, de segunda a sexta, das 15 à meia-noite, e, aos sábados, domingos e feriados, das 9 à meia-noite. Já, para quem prefere jogar cartas, a Sala de Carteado disponibiliza os espaços e os baralhos às terças e quintas, sábados, domingos e feriados, das 13 às 20h.

Mais do que promover lazer aos associados, esse trio de atividades também é garantia de menos estresse e mais amizade.

MulherO público feminino também recebe atenção especial do Departamento de Relações Sociais, que organiza eventos exclusivos para as mulheres pinheirenses. A cada 15 dias, é realizado o Chá da Tarde que, em 2008, foi mais um dos eventos que ganhou novidades, recebeu a aprovação das freqüentadoras assíduas e aumentou seu público.

Também fazem parte dos eventos para a mulher os Bazares (Dia das Mães e Natal) e o Pinheiros Fashion, evento anual de moda, no qual, além de encontrar as amigas, as associadas ficam por dentro das mais recentes tendências.

Números do Departamento de Relações Sociais

A Brinquedoteca recebe uma média de 6 mil crianças por mêsSão 1,2 mil inscritos no BolichePor dia (terça, quinta, sábado e domingo), o Carteado recebe 130 jogadores, lotação máxima da salaCerca de 100 associados se aventuram, por dia, no ArvorismoO Clube possui 8 mesas de Sinuca e 2 de Bilhar, para atender os mais de 120 associados que regularmente freqüentam o salão do Clube

•••••••

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE | 23

pag_pinheiros_121.indd 23 18/4/2008 22:23:45

Page 24: Revista n°121  MAI 2008

OUVIDORIAO associado pede e o Clube atendePor meio da Ouvidoria, associados dão suas sugestões, reclamam e elogiam os serviços feitos no Clube. Veja alguns exemplos recentes registrados e as respostas dos departamentos.

Colabore também para construir um Pinheiros ainda melhor. Registre suas sugestões na Ouvidoria.Pessoalmente: segunda e sábado, 8h30 às 17h, e, terça a sexta, 8h15 às 19h, pelo telefone: 3817-9989, pela internet: www.ecp.org.br/rel_ouvidoria.asp ou e-mail: [email protected]

ElogioRenato Bongiovanni elogia o atendimento na Ficha Médica do Clube. O associado disse que a médica Patrícia foi muito atenciosa e agradece a toda a equipe, inclusive ao motorista.

Resposta - O Departamento Médico do Clube agradece as manifestações de apreço e acrescenta que o objetivo do Clube é trabalhar para atender sempre às expectativas dos associados.

SugestãoFanny Niesevitch Eizenb solicita que sejam distribuídas filipetas para as pré-estréias, realizadas no cinema do Clube, para evitar tumultos. A associada sugere também que sejam feitas duas exibições do filme, à tarde e à noite.

Resposta - O Departamento Cultural informa que o processo de distribuição de filipetas já foi testado, porém mostrou-se falível em outras sessões lotadas, mas ressalta que está buscando outra forma de controle, mais eficaz. Quanto ao número de sessões, explica que, infelizmente, a distribuidora veta, em qualquer cinema, a exibição de mais de uma sessão por dia.

ReclamaçãoGuilherme Salgado Cesar reclama da falta de informação sobre o Jantar Dançante de março, na Revista Pinheiros. A Agenda orienta para consultar a revista para mais informação sobre o evento, porém não tem o cardápio, estilo de música da banda, trajes, como acontecia antes.

Resposta - A Assessoria de Comunicação Institucional explica que a Revista Pinheiros é o canal de divulgação dos eventos do Clube e deve trazer todas as notícias possíveis. No entanto, muitas informações acabam não aparecendo por falta de espaço ou de confirmação da programação, em tempo hábil. Os envolvidos, porém, se comprometem a redobrar a atenção, para divulgar o máximo de informações.

24 | OUVIDORIA

pag_ouvidoria121.indd 24 18/4/2008 22:12:46

Page 25: Revista n°121  MAI 2008

Pinheiros na mídia

AGÊNCIA ESTADO19/03/2008

Basquete

O Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira a contratação do ala Marquinhos, que defendeu o New Orleans Hornets nas duas últimas temporadas da NBA.

VEJA SÃO PAULO26/03/2008

O peixão do Clube Pinheiros

Nicholas Santos integra a elite de atletas considerados promessa de pódio na Olimpíada de Pequim, em agosto. “Vou fazer o meu melhor”, promete.

ESTADAO.COm.Br 28/03/2008

Bazar

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 10 às 19h, o Esporte Clube Pinheiros (R. Tucumã, 36, www.ecp.org.br), recebe o 4º Bazar do Bem Possível, evento beneficente que contribui com mais de 70 ONGs. No salão de festas do Clube, é realizada a venda de móveis, artesanatos, como luminárias feitas por moradores de rua, roupas, brinquedos e acessórios, tudo a preços convidativos. O evento prova que fazer o bem custa pouco e contagia muitos.

Mensalmente, são mais de 200 inserções. Em 2007, ano em que o Pan-americano aconteceu no Rio de Janeiro, foram mais de 3 mil notícias sobre o Clube e seus atletas. Como em qualquer organização moderna, consciente da importância da exposição

da sua imagem e, em nome dos mais de 30 mil associados, o Pinheiros cuida para manter o bom relacionamento com a imprensa, o que pode ser comprovado nesta nova seção da revista, que traz uma amostra das notícias publicadas.

FOLHA DE S. PAULO5/04/2008

Por final inédita, Pinheiros aposta em artilharia

O Pinheiros chegou à quarta colocação da Superliga de Vôlei em três edições. O Pinheiros é o vice-líder do ataque (24,23%).

VEJA SÃO PAULO 9/04/2008

Bazar do Bem Possível – Esporte Clube Pinheiros – Mais de setenta entidades estão reunidas no evento.

ISTO É DINHEIrO9/04/2008

mergulho no incentivo

O Pinheiros tem um ousado planejamento para a Olimpíada. O Clube quer dobrar a participação de 19 atletas nos últimos Jogos, na Grécia. “A Olimpíada é uma exposição importante e um chamariz para trazer mais patrocinadores para o Clube”, diz o presidente Antonio Moreno Neto.

Destaque

PINHEIROS NA MÍDIA | 25

pag_pinheiros_midia121.indd 25 22/4/2008 12:54:24

Page 26: Revista n°121  MAI 2008

“Sou natural de Angelim, Pernambuco. Quando vim do Nordeste para São Paulo, em 1951, como todo o nordestino, tinha o sonho de aprender e trabalhar. E deu certo. Meu irmão trabalhava no Pinheiros e, uma semana depois que estava na cidade, fui contratado pelo Clube. Quando comecei, fazia de tudo: limpeza, jardim, rouparia. Até trabalhei, por um tempo, nas canchas do Boliche, que ainda não eram eletrônicas, fazendo a arrumação dos pinos. O gerente da época era um alemão, Ludwig, que sempre me elogiava. Ele dizia para os meus colegas: – "Por que vocês não são como o Cícero? Sempre que eu passo algum trabalho para ele, ele me responde sorrindo, nunca está de cara feia". E eu procuro ser assim até hoje.

Por volta de 1955, comecei a viajar com as delegações de Basquete e de Voleibol, masculino e feminino, como roupeiro das equipes. Eram viagens muito divertidas, durante as quais conheci muitos atletas e fiz muitas amizades. Lembro de ver os jogos da Zilda Ulbrich, a Coca, que era atleta de Voleibol e Basquete pelo Pinheiros. Ela é uma pessoa formidável em tudo: como atleta, associada e pessoa. Também conheci o atual presidente do Clube, Toni Moreno, quando ele era levantador do time de Voleibol.

Uma vez, cometi um deslize. Tinha um jogo de Basquete marcado no Ginásio do Pacaembu, em uma segunda-feira. Era meu dia de folga, mas eu trabalhava nos jogos, mesmo assim. Eu costumava ir para Santos, às segundas, mas quando me comprometia com um jogo, voltava antes para São Paulo. Nesse dia, não consegui encontrar passagem e, se eu não chegasse a tempo, o Clube pagaria multa e perderia por WO. E foi o que aconteceu. No dia seguinte, vim para o Clube triste, por ter me comprometido e não ter cumprido. Vieram me perguntar o que aconteceu e contei a verdade. O diretor do Basquete da época veio em minha defesa e disse: –"Aconteceu um deslize, mas ninguém vai suspender o Cícero, porque sei o quanto ele gosta de trabalhar e não fez isso de propósito". Fiquei feliz, porque sei que errar é humano. Só não podemos permanecer nele. De lá pra cá, não faltei mais ao serviço e nunca entreguei um atestado médico durante os 57 anos.

O objetivo deste espaço é contar a história do Pinheiros pelos depoimentos de associados. Se você tem uma história interessante, tendo o Clube como cenário, entre em contato com a

Assessoria de Comunicação Institucional, pelo telefone 3817-9803 ou e-mail [email protected]

Depois de trabalhar na rouparia, passei para a zeladoria de Esporte, sempre com muita vontade de trabalhar, por estar fazendo algo que eu gosto e em um lugar que é a minha segunda casa. Porque só assim a gente vive aliviado e feliz, sem aquele peso de quem faz o que não gosta. Outro dia, o Bernardinho, técnico de Voleibol, me perguntou quando eu iria trabalhar com ele. Mas eu disse que do Pinheiros eu só saio para ir para o céu.

Um dos meus trabalhos é preparar a quadra para os jogos, de acordo com a modalidade. São tantos anos de prática que quando eu monto as redes de Voleibol, os juízes nem medem. Um deles me disse que viajou o Brasil inteiro, um pouco da Europa e das Américas, acompanhando o Voleibol, e nunca viu alguém armar uma rede como eu. Às vezes, eu assisto jogos de Voleibol na TV, vejo aquela rede frouxa e mal-colocada e penso: – “Ah, se eu estivesse ali!”

Por causa da minha idade, as pessoas não querem que eu pegue peso. Os postes que seguram a rede de Voleibol, por exemplo, são muito pesados, mas tenho meu jeitinho para colocá-los no lugar. Às vezes, faço com mais facilidade do que as pessoas que são mais fortes, mas não têm a minha prática, porque, para mim, não existe coisa impossível. Quando me pedem algo, sempre tenho um jeito. Nunca digo: –“Não posso fazer”. Por exemplo, eu não trabalho com limpeza, mas sou uma pessoa preparada. Na minha sala, tenho uma vassoura, um pá de lixo e um pano de chão. A equipe da limpeza passa no Ginásio e faz o serviço deles, mas o que acontece depois disso, é de minha responsabilidade. Se cai um copo de água na quadra, não preciso chamar alguém para limpar. Eu pego o pano e deixo tudo em ordem. ”

MEMÓRIA PINHEIRENSESão quase 82 anos de idade e 57 anos de trabalho no Pinheiros. Em seu depoimento, Cícero Belo Frutuoso dá um exemplo de profissionalismo, alegria e amor pelo que faz

26 | MEMÓRIA PINHEIRENSE

pag_memoria_pinheirense121.indd 26 18/04/2008 22:15:35

Page 27: Revista n°121  MAI 2008

PINHEIROS NA OLIMPÍADA | 27

JUDÔ BRASILEIRO e PINHEIRENSE,

na OLIMPÍADA

No dia 14 de março, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista de atletas convocados para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecem em agosto. Dos 14 judocas convocados, três são do Pinheiros.

Ligeiro: Denilson Lourenço (ECP) e Sarah Menezes Meio-leve: João Derly e Érika Miranda

Leve: Leandro Guilheiro (ECP) e Ketleyn Quadros

Meio-médio: Tiago Camilo e Danielli Yuri

Médio: Eduardo Santos e Mayra Aguiar

Meio-pesado: Luciano Corrêa e Edinanci Silva

Pesado: João Gabriel Schlitter e Priscila Marques (ECP)

Os atletas pinheirenses Leandro Leme da Cunha e Vânia Yukie Ishii foram convocados como reservas da seleção brasileira para, em caso de impossibilidade dos titulares de suas categorias, irem para Pequim.

O Judô é um esporte tradicional no Clube e já conquistou diversos títulos importantes, entre eles, uma medalha olímpica de prata, em 1984, nos Jogos de Los Angeles, conquistada por Douglas Vieira.

Em Pequim, as chances de medalhas brasileiras são grandes, porque o esporte está em evolução constante no País. Prova disso é que o Brasil ficou em 2º lugar geral no Mundial de Judô, realizado no Rio de Janeiro, no ano passado, atrás apenas do Japão.

Já está definida a equipe brasileira que vai para Pequim

DE OLHO EM LONDRES 2012

Nos dias 15 e 16 de março, em Camburiú (SC) foi realizada a Seletiva Nacional SUB-23 que visa formar a equipe brasileira de Judô para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A competição teve a participação de cerca de 300 atletas, sendo que apenas o campeão de cada categoria de peso ganha o direito de participar do processo olímpico. Com uma atuação espetacular dos atletas do Clube, o Pinheiros conquistou 3 vagas das 7 possíveis, na equipe masculina:

Charles Koshiro Chibana - peso ligeiro (-60kg)Vinícius Ramos Chicalé - peso médio (-90kg)Rafael Carlos da Silva - peso pesado (+78 kg)

O pinheirense Gabriel de Abreu Galli foi vice-campeão da categoria leve (-73 kg) e, por seu bom desempenho, foi convocado com os atletas campeões para a Copa do Mundo, etapa Brasil, que será realizada em Belo Horizonte, neste mês.

Denilson Lourenço Leandro Guilheiro

Priscila Marques

pag_especial_pequim.indd 55 18/04/2008 22:14:26

Page 28: Revista n°121  MAI 2008

INFORMES GERAIS no ClubeAtestAdo médico pré-AtividAde físicA Para atender à Lei Estadual 10.848, de 6/7/2001, e também prezar pela segurança dos associados, desde 1º de janeiro de 2008, a apresentação de atestado médico é obrigatória para mulheres acima de 40 anos e homens acima de 30 anos. O atestado é necessário para inscrição em 19 atividades monitoradas: Alongamento e Relaxamento, Boxe, Capoeira, Condicionamento Físico, Corrida de Aventura, Ginástica de Academia, Localizada, Hidroginástica, Jiu-

jitsu, Judô, Karatê, Natação adulto, Squash (aula e vip), Tae Know Do, Tai Chi Chuan, Tênis (gare e vip), Yoga e Futebol (Adulto e Society).

Os atestados devem ser preenchidos por médico escolhido pelo associado, de preferência cardiologista, em receituário em que conste nome, número do CRM e endereço do profissional. Ele deve especificar que o interessado está em condições clínicas e cardiológicas de praticar exercícios físicos e com validade de um ano.

ESPORTES

XADREZ no Clube e em São José do Rio Preto

Aberto do brAsilHerman Claudius van Riemsdijk e Ricardo Schutt representaram o Pinheiros no Aberto do Brasil de Xadrez, realizado em São José do Rio Preto, no fim do mês de março. Herman ficou em 3º lugar, com 4,5 pontos em 6 possíveis (4 vitórias, 1 empate e 1 derrota), e Ricardo dividiu o 17º lugar, com 3,5 pontos (2 vitórias, 3 empates e 1 derrota).

formAção de enxAdristAsSeguindo o programa de formação de atletas competitivos de Xadrez, o Pinheiros mandou dois representantes para o Campeonato Paulista infanto-juvenil, realizado em Santos, nos dias 15 e 16 de março. Gustavo Schneider teve ótima participação e fez 3 pontos em 5 possíveis e ficou em 9º lugar entre 31 jogadores, se classificando para o campeonato brasileiro da modalidade sub-10. Outro pinheirense, Lucas Lauand, fez 2 em 5, na forte categoria sub-16.

Gustavo Manicardi Schneider também participou de seu primeiro Campeonato Brasileiro Mirim, que foi disputado nos dias 5 e 6 de abril, em Tiradentes (MG). O pinheirense fez 2 pontos em 6 rodadas (2 vitórias e 4 derrotas), terminando na 25ª colocação entre 35 participantes.

cAmpeonAto internoEduardo Baptista e Antonio Lúcio Albuquerque venceram o Torneio de Classificação de categorias. Em 16 jogos, ambos fizeram 15 pontos. Pelo critério de desempate, o primeiro lugar ficou com Eduardo. A terceira colocação foi dividida entre Luiz Carlos Martire e Simon Von Erlea.

AulAsPara os associados que queiram aprender ou praticar, as aulas de Xadrez continuam sendo realizadas, gratuitamente, de terça a sexta, 16 às 20h, e aos sábados, 9 às 13h. Mais informação, diretamente na seção de Xadrez (3817-9842) ou com o diretor da seção, Ricardo Schutt (8479-4616).

28 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 28 25/04/2008 10:21:25

Page 29: Revista n°121  MAI 2008

PROGRAMA DE RECREAÇÃO ESPORTIVA MONITORADA

Utilizando áreas abertas do Clube, como as Quadras Externas, Pista de Atletismo e Alamedas, o Pinheiros oferece aos associados um Programa de Recreação Esportiva Monitorada, aos sábados. Até o mês de agosto, serão realizadas aulas de alongamento, caminhada, atividade com bola e peteca, entre outras modalidades alternativas, sempre monitoradas por profissionais especializados.

O início das atividades será sempre nas Quadras Externas, aos sábados, às 10h. Não é necessário fazer inscrição, nem pagar taxa. Basta comparecer, usando roupas adequadas para a prática esportiva e tênis.

Veja a programação de maio e, para saber mais, entre em contato com a Central de Atendimento: 3817-9816/9727.

sAibA mAis sobre essA novA AtividAde, grAtuitA

dia 3 - Floorball: Futebol com as mãosdia 10 - Matroginástica: brincadeiras com música entre mães, pais e filhosdia 17 - Frisbee: esporte adaptado com um discodia 24 - Câmbio: jogo adaptado de Vôlei para todas as idadesdia 31 - Chutebaseball: iniciação para o jogo de Baseball com rebatidas diferenciadas

importAnteSe você não participa de atividade orientada e não possui atestado médico, antes de iniciar, consulte seu médico para uma prática segura.

ESPORTES | 29

pag_esportes121.indd 29 25/04/2008 10:21:37

Page 30: Revista n°121  MAI 2008

ATLETISMO no Guarujá e na Itáliapinheirenses nA mArAtonA de revezAmentoUm grupo de 45 associados, freqüentadores da Pista de Atletismo do Pinheiros, resolveu participar da Maratona de Revezamento, no Guarujá, no fim de semana de 15 e 16 de março, e, ao mesmo tempo, aproveitou para fazer turismo pela cidade.

A maioria dos atletas chegou no sábado, desfrutou a boa gastronomia local e visitou o aquário do município. No domingo, oito equipes, com quatro atletas cada, representaram as cores do Pinheiros com muita dedicação, na busca de bons resultados. Além

dos 32 entusiasmados corredores, havia mais 13 pessoas, entre amigos e familiares, que apoiaram e incentivaram os participantes do evento. A largada foi às 8h, em um dia de temperatura amena, com um pouco de garoa. Todas as equipes percorreram 40 km (cada atleta fez um trecho de 10 km, entre areia e asfalto) ou 8 voltas, na Praia da Enseada. Os atletas do Clube optaram por participar da prova de revezamento na categoria quarteto misto e os resultados foram excelentes.

equipes tempo colocação

Marcha Lenta 2 (Ricardo/Victor/Cristina/Mario) 3:11:07 5º

Marcha Lenta 1 (Marco/Bira/Lucio/Silvia) 3:41:03 11º

Marcha Lenta 4 (Tais/Fernando/Didier/Voca) 3:42:08 12º

Corpinhos 2 (Carlão/Cátia/Eduardo/Gilberto) 3:43:22 13º

Corpinhos 1 (Sylvio/Marli/Mariano/Delmo) 3:54:28 14º

Marcha Lenta 5 (Vittorio/Sharon/Cynthia/Christiane) 3:56:58 17º

Marcha Lenta 3 (Marina I./Patrícia/Luis/Hernani) 4:02:33 18º

Marcha Lenta 6 (Marina Q./Mara/Nelson/Kiko) 4:06:03 19º

O destaque foi para a Marcha Lenta 2 que ficou em 5º lugar, subindo ao pódio com camisetas e faixas da equipe e do Clube. Após a corrida, os pinheirenses participaram de um churrasco de confraternização, que contou com a presença do Cidão, ex-

Apoio

atleta do Pinheiros, corredor de muitas São Silvestres. Mais do que mostrar a ótima preparação física dos participantes, a Maratona representou espírito de participação, integração e companheirismo dos atletas.

pinheiros nA strAmilAnoA atleta do Pinheiros Maria Zeferina Baldaia conseguiu uma impor-tante vitória no dia 6 de abril, na Itália. A corredora ganhou a tradicio-nal Stramilano, uma das mais badaladas corridas de Meia Maratona, realizada anualmente em Milão. Baldaia, campeã da Maratona de São Paulo em 2002, marcou 1:13:50 nos 21,1 km da prova italiana. Outra pinheirense conseguiu uma boa colocação na prova: Rosângela Farias foi a quarta colocada, com 1:17:04. No mas-culino, o ganhador foi o queniano Philemon Kipchumba, com 1:02:14.

30 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 30 25/04/2008 10:21:43

Page 31: Revista n°121  MAI 2008

BADMINTON em São PaulonovAs quAdrAs e cAmpeonAto estAduAlForam inauguradas as novas áreas de Badminton do Ginásio Poliesportivo, no 4º andar. Agora, são quatro quadras, com piso de madeira flutuante e sistema de amortecimento de borracha, que garante aos pinheirenses alta tecnologia.

Também teve início o Campeonato Estadual da Federação de Badminton do Estado de São Paulo, em sua primeira etapa, realizada nos dias 21 e 22 de março, na AABB de Ribeirão Preto. Do Pinheiros, o atleta Fabio Moreira ficou em 5º, lugar na Simples masculina Sênior A.

Os associados do Clube estão convidados a conhecer e praticar o esporte de raquetes mais rápido do mundo. As aulas e treinos acontecem nas quadras do 4º andar do Ginásio Poliesportivo,

SALTOS ORNAMENTAIS no Rio de JaneirocAmpeonAto brAsileiro de 14 A 18 AnosDepois de muita expectativa, os jovens da equipe de Saltos Ornamentais tiveram a chance de competir, novamente, no Campeonato Brasileiro de grupos de idades, que aconteceu no Fluminense Footbal Club, no Rio de Janeiro, no final de março. A competição contou com a participação de 35 atletas de 5 equipes.

O time pinheirense foi composto por três meninas e um menino que, mesmo sabendo das dificuldades durante as provas, estavam muito motivados. Gabriel Fuzo Gomes é o mais novo integrante da equipe, em tempo de prática da modalidade, já que ele está nos Saltos há apenas dois meses, vindo da Ginástica Artística. Na categoria dele (grupo A), o atleta executa 10 saltos em cada prova, ou seja, é grande a dificuldade, mas durante o campeonato o comentário entre os atletas era que, mesmo com o pouco tempo de prática, Gabriel chegou longe, executando saltos julgados como satisfatórios, com notas entre 5 e 6.

às terças e quintas, a partir das 19h. As aulas, com o professor Paulo Nunes, são gratuitas para iniciantes e avançados e o Clube disponibiliza raquetes para quem quiser fazer um teste.

O Pinheiros está selecionando atletas infantis e mirins para a equipe de Badminton 2008. Venha participar!

No feminino, pelo Pinheiros, saltaram Fernanda Robles Rodriguez, Bianca Datoguêa Silva e Ana Carolina Silva. Somente Aninha já havia competido um Brasileiro. Para Fernanda e Bianca foi também uma estréia em viagens para fora de São Paulo. A melhor prova delas foi no sincronizado de trampolim de 3 metros.

TRIATHLON em Santos e BIATHLON na Rivierapinheiros começA forte no troféu brAsilA primeira etapa da 18ª edição do Troféu Brasil de Triathlon deu início ao calendário de 7 provas do principal circuito de Triathlon da América do Sul, no dia 16 de março, sob forte chuva, com a participação de mais de 900 triathletas, de 25 estados e diferentes países. Neste ano, além de Antonio Mansur, o Pinheiros tem mais um profissional na equipe: Arthur Ferraz. Com um bom desempenho na corrida, Mansur conquistou o 6º lugar e Ferraz foi o 18º colocado.

Com o melhor pedal entre os amadores, Thomas Kirsten saiu na frente, na categoria 45/49 anos. Gustavo Tachibana e André

Lemmi fizeram a dobradinha pinheirense, na 17/19 anos, mostrando a força da equipe, em 2008. Também conquistaram excelentes resultados, com vice-campeonatos, Alexandre Takenaka, na 25/29, e Eduardo Beretta, na 35/39. Com 17 atletas nas categorias amadoras, o Clube obteve também o 3º lugar, com André Venturelli, e o 6º, com Guilherme Fernandes, na 25/29. No feminino, mais dois pódios pinheirenses: Nazaré Landi, em 3º (50/54), e Adriana Neves, em 4º (30/34).

Na prova olímpica, Roberto Azevedo foi o campeão, na categoria 55/59, e Luiz Felipe Herman também subiu ao lugar mais alto do pódio, na 50/54. No feminino, Vanessa Bley foi a campeã na 30/34 anos.

Patrocínio Apoio

Inauguração das novas quadras do 4º andar

Novos talentos do Pinheiros com a técnica Cristina Guimarães (centro)

ESPORTES | 31

pag_esportes121.indd 31 25/04/2008 10:21:45

Page 32: Revista n°121  MAI 2008

750 m 20 k 5 k

colocação/categoria natação ciclismo corrida tempo

Alexandre Takenaka 2º 25/29 10:53 30:59 19:31 1:01:23

Eduardo Beretta 2º 35/39 11:04 33:02 17:53 1:01:59

Gustavo Tachibana 1º 17/19 11:53 32:54 18:29 1:03:16

Thomas Kirsten 1º 45/49 13:01 30:46 20:06 1:03:53

André Lemmi 2º 17/19 11:18 34:02 19:39 1:04:49

1.500 m 40 k 10 k

colocação/categoria natação ciclismo corrida tempo

Roberto Azevedo 1º 55/59 27:38 1:06:03 50:35 2:24:16

Luiz Felipe Herman 1º 50/55 29:24 1:13:25 45:28 2:28:17

Vanessa Bley 1º 30/34 24:39 1:07:18 44:52 2:16:49

só pinheiros no pódioEm um mar agitado, com forte calor e quase 300 participantes, o Pinheiros ocupou todo o pódio na primeira das 5 etapas do Biathlon Series, realizado no dia 8 de março, na praia da Riviera de São Lourenço. Nos 500 m de Natação e 3 km de Corrida, Antonio Mansur foi o campeão com o tempo de 16:19, Eduardo Beretta ficou em 2º (17:49) e André Lemmi em 3º (18:30).

No feminino, o Pinheiros também fez bonito com o vice de Nazaré Landi, na 50/54 (30:04), e o 4º de Silvia Kibrit, na 30/34 anos.

A próxima etapa do Biathlon Series será no dia 17 de maio, na praia da Enseada, no Guarujá.

Patrocínio Apoio

Equipe pinheirense

32 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 32 25/04/2008 10:21:48

Page 33: Revista n°121  MAI 2008

NATAÇÃO MASTER em São Paulopinheiros nA 1ª etApA do circuito pAulistAA equipe de Natação Master do Pinheiros participou da 1ª Etapa do Circuito Paulista, da Associação Paulista de Master de Natação (APMN), realizada no dia 9 de março, na piscina do Pacaembu. Participaram 29 nadadores pinheirenses, sendo 10 mulheres e 19 homens. Os melhores resultados foram:

feminino

Lilia Almeida (70+) 1º 200 m costas e 400 m livre

Krista Fuldauer (65+) 1º 50 m peito e 200 m costas

Sonia Barros (60+) 2º 50 m peito

Miriam Zupo (50+) 2º 400 m livre

Cristiana Lima (45+) 1º 50 m peito e 400 m livre

Flavia Prada (40+) 1º 50 m peito e 200 m costas

Giseli Pereira (35+) 1º 50 m peito e 200 m costas

Bruna Popoff (20+) 1º 400 m livre

Aline Perez Mak (20+) 1º 50 m peito

masculino

Luis Matarazzo (80+) 1º 50 m peito

Detlef Schultze (70+) 1º 50 m peito

Wolf Heineken (70+) 2º 200 m borboleta

Osmar B. Silva (65+) 1º 200 m costas

Alfred Jacob (65+) 1º 400 m livre e 2º 100 m borboleta

Claudio Kestener (45+) 1º 50 m peito e 100 m borboleta

Moisés Zilberstein (45+) 2º 200 m costas

Luis R. P. Eduardo (40+) 3º 400 m livre

Eduardo Alvares (30+) 3º 200 m costas

Bruno Donato (pré-Master) 3º 100 m borboleta

Caio Campos (pré-Master) 3º 50 m peito pré-Master

Marcelo Popoff (pré-Master) 1º 400 m livre pré-Master

Além deles, também integraram a equipe do Pinheiros, os nadadores Carlos Álvares (75+), Luis Fernando Tovo (50+), Wladimir Popoff (50+), Adib Habib Neto (45+), Renato Correa (35+), Marcos Borba (35+), Olavo Bueno (30+) e Regina Delduque (55+). Mesmo sob o forte sol, o Clube conquistou o 4º lugar por equipes. Venha nadar na equipe competitiva do Clube. Acompanhe o calendário dos próximos torneios.

competição local data

Campeonato Paulista Curta FAP Campinas 3 e 4 / 5

XV Copa Master ABMN Campinas 14 e 15 / 6

Circuito Paulista APMN 3ª etapa Pinheiros - SP 28 ou 29 / 6

Campeonato Paulista Longa FAP SP 5 e 6 / 7

Circuito Paulista APMN 4ª etapa SP 23 / 8

Torneio Aberto Brasil Masters Ribeirão Preto 27 e 28 / 9

Campeonato Paulista Master FAP SP 18 e 19 / 10

Campeonato Brasileiro de Masters Recife 20 a 22 / 11

Circuito Paulista APMN 5ª etapa SP 29 ou 30 / 11

Datas e locais sujeitos à alteração.

FITNESS no Clube

centro de excelênciA e referênciAVisando à qualidade no atendimento e pensando na saúde dos associados, os professores da Bioritmo, empresa que faz o atendimento técnico, no Fitness, receberam treinamento em BLS (Basic Life Support – Suporte básico de vida) e DEA (Desfribilação Externa Automática).

No curso, os professores foram capacitados para atender emergências, de acordo com os procedimentos estabelecidos

pelas normas internacionais e internas do Clube e tiveram aulas práticas e teóricas, em sistemas de emergências médicas, fatores complicantes e protocolos para atendimento. Eles também receberam treinamento para utilizar desfibriladores no caso de parada cardíaca.

O treinamento é de extrema importância para garantir um atendimento rápido, no caso de acidentes na área do Fitness.

Parte da equipe pinheirense de Natação Master

ESPORTES | 33

pag_esportes121.indd 33 25/04/2008 10:21:51

Page 34: Revista n°121  MAI 2008

CAD no Clube

progrAmA de fériAsVeja a programação das duas semanas especiais que o CAD preparou para julho.

8 a 12 de julho semana interna com pernoiteQuando o baú é fechado e nele os brinquedos são guardados, uma dimensão é ultrapassada ao maior grau da realidade. Lá, bonecos, jogos, carros, bichos ganham vida e entram neste mundo. Com vida, os sentimentos e as sensações são multiplicados e somente

o Programa de Férias poderá contar o que realmente acontece no “Mundo dos Brinquedos”.

15 a 19 de julho - rancho ranieriFama, prestígio, conhecimentos, desafios... Quem gostou dos enigmas do grande Tesouro Perdido dos Cavaleiros Templários, não pode perder a aventura de ajudar Bem Gates a desvendar mais um mistério, cheio de grandes surpresas, na “Lenda do Tesouro Perdido II”. Em breve, mais informação. Prepare-se!

FUTEBOL FEMININO em São Paulo

pinheiros continuA A prepArAção pArA o interclubesA equipe de Futebol de campo feminina disputa partidas amistosas, que integram o treinamento para o Interclubes 2008.

No dia 16 de março, as pinheirenses foram convidadas para a reabertura do campo de grama do CDM Maria Felizarda, um projeto social para jovens carentes, que oferece estrutura para a prática de Futebol feminino. O adversário do Clube foi o Grêmio

Esportivo Campo Grande. Mais uma vez, foi uma grande atuação do Pinheiros que, mesmo com um resultado negativo no primeiro tempo, não desanimou. Inspiradas pelo golaço da atacante Paula Castro, o time buscou durante todo o segundo tempo a virada no placar, mas a partida terminou em 3 x 1 para o Campo Grande.

Mesmo assim, a equipe feminina do Pinheiros segue confiante na conquista de vitórias.

Apoio

3º FIT FEST PINHEIROS

Participe das atividades de Fitness, Ginástica de Academia, Autodefesa e Yoga, abertas a todos os associados. Confira os horários e programe-se.

AulA de bike com dJ10 às 11h | 11h15 às 12h15 | 12h30 às 13h30Quadras Externas

vinyAsA yogA (ginástica de Academia) - 8h30 às 10htAi chi chuAn - 10 às 11hPista de Atletismo

hAthA yogA - 11 às 12hGinásio de Yoga

Jiu-Jítsu - 9 às 10hFitness Antigo - 1º andar

locAlizAdA - 11 às 12h | fórmulA mix - 12 às 13hAlongAmento - 13 às 13h30Centro Desportivo | 4º andar, sala 1

yogA - 11 às 12h | formulA pilAtes - 12h30 às 13h30Centro Desportivo | 4º andar, sala 2

10 de maio, sábado | 8h30 às 14h

34 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 34 25/04/2008 10:21:57

Page 35: Revista n°121  MAI 2008

FUTEBOL MENOR em São Paulo

pinheiros cAmpeão pAulistA sub 11O Pinheiros começou muito bem o ano de 2008 e sagrou-se campeão do Torneio Início da 30ª edição do Campeonato Paulista Interclubes. O evento, que abre oficialmente o calendário esportivo da entidade, foi realizado no Colégio Santo Américo, no dia 31 de março.

O Pinheiros entrou em campo contra o Paulistano e ganhou por 2 x 0. Na seqüência, venceu o São Paulo por 3 x 1, chegando à final

futebol menor, AgAxtur e nAvigAte tour levAm você pArA bArilocheCada vez mais emoção nas atividades do Futebol Menor. As equipes começam a definir suas posições na tabela de classificação e ninguém quer perder a oportunidade de jogar, com vantagem, na fase final. As rodadas de 10, 17 e 31 de maio finalizam a fase de classificação e algumas equipes começam a deslanchar na tabela, mas sabem que precisam manter a performance, para não ser surpreendidas nas quartas-de-final.

Para participar do primeiro sorteio de viagem, oferecido pela Agaxtur/Navigate Tour, patrocinadores do Futebol Menor, é fundamental a presença dos jogadores, que deverão preencher

o cupom, já entregue a cada um, com seus dados e depositar na urna. O sorteio será realizado no dia 10 de maio, às 13h, no campo B.

copA Acesc terá pArticipAção do pinheirosA I Copa ACESC, que começou no dia 26 de abril, conta com a participação de grandes clubes sociais de São Paulo: Pinheiros, Paulistano, Monte Líbano, Sírio, SPAC, Jockey Clube, Paineiras do Morumby e A Hebraica. O Pinheiros marcará presença nas categorias SUB 11 e SUB 13, com equipes B e SUB 15, com o time da escola de Futebol.

Patrocínio Apoio

contra o Indiano, que havia eliminado o Corinthians, Ipê Clube e Santo Américo. No jogo decisivo, o Pinheiros fez 1 x 0 e conquistou o título, mostrando um ótimo nível técnico e tático.

A equipe foi formada por Bruno Faria, Felipe Izzo, Renato Souza, Mauricio Alchorne, Artur de Luca, Enrico Russo, Rodrigo Verri, Pedro Cavalcante, Bruno Toscani, Luis Fernando Godoy, João Oliveira Lima, Pedro Catani e Vitor Faria. O técnico foi Carlos Alberto Pereira (Carlão) e os patronos, Alexandre Verri e Paulo Toscani.

Equipe campeã paulista

ESPORTES | 35

pag_esportes121.indd 35 25/04/2008 10:22:01

Page 36: Revista n°121  MAI 2008

FUTEBOL SOCIETY no Clube

pinheiros ficA em 3º nA copA brAsil veterAnosChegou a vez dos atletas mais experientes do Futebol Society apresentarem seu excelente futebol. Em parceria com a CBF7S, o Pinheiros sediou a Copa Brasil Veteranos de 2008, entre os dias 28 e 30 de março. O evento contou com a participação de oito equipes, que foram divididas em duas chaves de quatro. Apenas o campeão de cada chave faria a grande final.

A maratona do selecionado pinheirense começou bem, com uma vitória logo na estréia. Sabendo da dificuldade do grupo, o Pinheiros guardou forças para o terceiro e decisivo jogo. Porém, o sol forte da segunda partida minou o físico do time azul e preto. Sem deixar se abater, o Pinheiros correu atrás da classificação até o fim, mas não foi suficiente para chegar à final.

Mesmo assim, o 3º lugar motivou ainda mais os atletas, que já pensam em manter a seleção Veteranos do Clube, treinando ainda mais para os futuros torneios.

O Pinheiros foi representado por: Augusto Antonini, Attilio Fonti, Cassiano Di Pietro Niccoli, David Alexander de Oliveira, Eduardo Vianna Mendes Filho, Fernando Jorge Mendes Neto, Gilberto Ohara, Ivã Di Fiore Coimbra, João Carlos Canto Porto, José Roberto de Barros Nogueira, Luiz Carlos José de Almeida Junior, Marcello de Luca Gasparini, Marco Antonio Cardoso, Ricardo de Toledo Guimarães, Ricardo Giordano Beyruth, Roberto Gonçalves La Laina, Rodrigo Junqueira e Rodrigo Murakami Ohara. O técnico foi Rodrigo Rocha e os coordenadores do projeto, Ivã Picolé e Atílio.

FUTEBOL ADULTO no Clube

cAmpeonAto interno em equilíbrioCom muitas novidades, o Campeonato Interno 2008, do Futebol Adulto, segue muito equilibrado. Na categoria Master, a equipe do Boca, depois de uma campanha regular no ano passado, tendo ficado em 3º lugar, veio agora com força total. A junção com o Liverpool, que deu uma renovada na equipe, e a vinda do associado Newtinho fizeram com que o Boca seja forte candidato ao título deste ano.

Já na categoria Principal, outra equipe que se reforçou foi o Flamengo, que trouxe o artilheiro Dutra, do River, o Tiago Scarpin,

Apoio

do Botafogo, e o Daniel Cantoni, do PSG. Com essa formação, o Flamengo vem fazendo boa campanha e promete brigar pelo título neste ano.

No jogo entre Flamengo e Inter de Milão, no dia 2 de abril, após a marcação de um gol do Inter, o jogador Rodrigo Dutra, na saída de jogo, após bola rolada, chutou do meio do campo e acertou no ângulo do gol do Inter de Milão, fazendo o gol mais bonito dos últimos anos no Pinheiros.

Apoio

Pinheiros é bronze no Society Veteranos

Time do Boca (Master)

36 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 36 25/04/2008 10:22:04

Page 37: Revista n°121  MAI 2008

REMO em São Paulo, no Peru e no Rio de Janeiro

yole 4 e 2x infAnto-Junior se prepArAm pArA A competição Começaram, em março, a Taça São Paulo e o Campeonato Paulista de Remo, nos quais o Pinheiros participou de 6 das 10 provas, do programa da regata, com bons resultados:

1º lugar - 1x PL Masculino (leandro Atoji)

2º lugar - 2 Sênior Masculino (cláudio morales e José roberto do nascimento Junior), 4 Master Masculino (cláudio morales, José roberto do nascimento Junior, marcos mourão e cláudio pereira), 1x Master Feminino (Ana helena puchetti) e 2x Infanto-Junior Masculino (martin Arena degen e thomas gavião).

3º lugar - Yole 4 estreante masculino - luiz Amaral neto, gabriel moraes, leandro castro, paulo freitas

evento internoNo dia 22 de março, foi realizada a II Regata Interna, evento que reuniu atletas experientes e iniciantes, que testaram suas forças. Foram realizadas 7 provas, com destaque para a prova do 2x Misto, em que a vitória foi decidida nos metros finais.

As conquistas na primeira etapa do paulista mostram um bom início de trabalho, apesar de alguns resultados terem escapado por pouco, como no 4 - Master Masculino, que por 1 segundo não trouxe a vitória para o Clube. O destaque vai para o atleta Leandro Atoji, que manteve sua hegemonia na prova do 1x PL Masculino, e pela brilhante estréia de Martin Arena Degen e Thomas Gavião na categoria Infanto-Junior, que brigaram até o fim pela vitória.

AulAs de iniciAção continuAm “bombAndo”Mais um mês se passa e as aulas de iniciação adulto de Remo, que acontecem as terças e quintas, continuam lotadas. “Os alunos não faltam e isso mostra que as mudanças feitas nos conteúdos das aulas estão agradando”, disse o técnico José Paulo. Veja o relato de um dos alunos.

“Velejando competitivamente por mais de 40 anos, o fato de não poder praticar, durante a semana, sempre gerava ansiedade, em relação ao próximo fim de semana. Passados esses anos, participando em campeonatos estaduais, nacionais, continentais e mundiais, Jogos Pan-americanos e Olimpíadas, dedico-me com freqüência bastante reduzida às regatas. A volta do Remo ao Pinheiros me pareceu uma boa opção, para a prática dessa modalidade esportiva. Confesso que o horário dos treinos não me animou muito. Gabriel, meu filho de 12 anos, deu o empurrão

que me faltava, depois que o levei para conhecer a garagem do Clube, na USP, com o intuito de que ele começasse a remar. Acabei surpreendido pelo astral das pessoas e do lugar. Iniciadas as aulas, fiquei ainda mais surpreso com as primeiras remadas dadas no barco escola (“tanque”) e no remergômetro. Aquilo vinha totalmente de encontro aos meus objetivos. Passados dois meses, fui para a água duas vezes, uma com mais 3 colegas de aula, na Yole, e outra sozinho. E gostei! Agora, acordar de madrugada não é tão ruim assim “.

Manfred Kaufmann, aluno da turma das 6h

duAs vitóriAs em lA puntANos dias 4, 5 e 6 de abril, os atletas Jairo Natanael Klug, Leandro Atoji e Candido Leonelli, partiram para o Peru, para participar da 39th Cotivel Championships La Punta. A regata acontece há 39 anos consecutivos, com provas disputadas no barco single-skiff (barco individual). Os remadores pinheirenses voltaram com duas vitórias, obtidas por Leandro Atoji, no skiff peso-leve, e Candido Leonelli, no skiff Master.

Alunos da Turma das 6h

Ana Helena e Eduardo Brandileoni (barco amarelo), vencedores da prova

Patrocínio

ESPORTES | 37

pag_esportes121.indd 37 25/04/2008 10:22:07

Page 38: Revista n°121  MAI 2008

VOLEIBOL no Clube

pinheiros/blAusiegel é o terceiro colocAdo nA superligA 2008conquista inédita para o clube, equipe de voleibol feminino vence o brasil telecom e fica com o bronze

Participante das 14 edições realizadas na Superliga de Voleibol, o Pinheiros/Blausiegel conseguiu sua melhor colocação na competição. Na disputa válida pelo terceiro lugar da competição, realizada no dia 17 de abril, o Clube derrotou a equipe do Brasil Telecom/Brusque, na casa do adversário, por 3 sets a 1 (16/25, 26/24, 25/18 e 25/19), em 1h51 de jogo.

O troféu VivaVôlei de melhor jogadora do confronto ficou com a ponteira Thais, que também foi a maior pontuadora com 23 acertos em 67 ações. Além dela, integraram a equipe pinheirense: Dani Suco, Joycinha, Thais, Flavia, Ângela, Dani Oliveira, Arlene, Estela, Marcinha, Nikolle e Juliana.

O técnico do Pinheiros/Blausiegel, Marcos Kwiek, fez um balanço da temporada. “A equipe foi uma das últimas a ser montadas. Algumas lesões atrapalharam um pouco nossa evolução. Fui obrigado a lançar prematuramente jogadoras jovens, como a Thais e a levantadora Dani. Tive sorte, pois elas se saíram muito bem. Poucas pessoas apostavam em uma boa campanha do Pinheiros/Blausiegel, o time era apontado como a sexta força. Entretanto, surpreendemos e conquistamos o terceiro lugar.”

Até o fechamento desta edição, o jogo decisivo do 1º e 2º lugares da Superliga, definido entre Rexona/Ades e Finasa/Osasco, ainda não havia sido realizado.

Veja as melhores colocações das atletas e da equipe no ranking técnico da Superliga*:

Ataque1) Paula Pequeno (Finasa/Osasco) - Eficiência: 26,28%2) thais souza (pinheiros/blausiegel) - Eficiência: 26,06%saque1) Thaisa Menezes (Rexona/Ades) - Sucesso: 9,23%2) Joyce silva (pinheiros/blausiegel) - Sucesso: 7,46%maiores pontuadoras1) Juliana Castro (Brasil Telecom/Brusque) - 391 pontos2) Joyce silva (pinheiros/blausiegel) - 374 pontos3) Fabiana Claudino (Rexona/Ades) - 341 pontos4) Paula Pequeno (Finasa/Osasco) - 335 pontos5) thais souza (pinheiros/blausiegel) - 306 pontosAtaque por equipe1) Rexona/Ades - Eficiência: 26,22%2) pinheiros/blausiegel - Eficiência: 24,21%

*Ranking divulgado antes do jogo final entre Rexona/Ades e Finasa/Osasco

A segunda melhor atacante é do pinheirosEla não se destaca pela altura, mas pela eficiência. Thais Mariely Custodio de Souza, de apenas 19 anos, saiu do Juvenil para a equipe adulta no ano passado e já é um dos destaques da equipe e da Superliga de Voleibol. No ranking da competição, ela é a segunda melhor atacante e está entre as 10 maiores pontuadoras. Na última partida do Clube na competição, ela foi a maior pontuadora, com 23 pontos e ainda recebeu o Troféu Viva Vôlei, como melhor do jogo.

Thais começou no Vôlei, com 15 anos, em sua cidade natal, Monte Azul, Minas Gerais. “Logo eu fui para o Mackenzie, de Belo Horizonte, para jogar e estudar e já comecei a me destacar”, lembra a tímida atacante pinheirense. Com 1,74 m de altura, muitas vezes Thais ouviu comentários de que era muito baixa para jogar Voleibol. Mas ela supriu a falta de alguns centímetros com muita dedicação aos treinamentos.

Em 2004, ela veio para a equipe juvenil do Pinheiros. No mesmo ano, já foi convocada para jogar na categoria adulta. “Eu sabia que eles convocariam as meninas que jogassem melhor no Campeonato Juvenil, então me esforcei ao máximo para conseguir.” Segundo ela, as boas colocações individuais no ranking da Superliga não estava entre os seus planos. O que ela busca em todas as partidas é dar o melhor de si para garantir a vitória da equipe. “Meu objetivo é continuar jogando no Pinheiros durante bastante tempo”, afirma a talentosa e jovem jogadora.

Patrocínio

38 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 38 25/04/2008 10:22:14

Page 39: Revista n°121  MAI 2008

de voltA Ao esporteMuita gente pára para pensar no que poderia ter feito ou mudado no decorrer da sua vida. Talvez tivesse outro namorado, ido a outros lugares, escolhido outra carreira. Não dá para voltar ao passado, mas é possível retomar uma vontade, como o esporte. Foi isso que uniu um grupo de associadas que, em comum, tinham os filhos na Escolinha do Pinheiros.

Jogando conversa fora, surgiu a idéia de brincar de jogar Voleibol. O primeiro jogo foi marcado na quadra externa, em frente da Escolinha. A partir daí continuaram a marcar uma, duas, até três vezes por semana, depois da saída da Escolinha. A proposta era apenas se distrair e praticar uma atividade física. “Muitas de nós não tocavam numa bola desde o ginásio, outras não tinham ligação alguma com o esporte”, conta a mosaicista Patrícia

Carvalhal. “Parecia mais Queimada do que Vôlei”, brinca a empresária Valéria Kunde.

Passados alguns meses, para surpresa de maridos e colegas, o grupo de 16 mulheres continua se encontrando e jogando Vôlei. Além da turma da Escolinha, o time ganhou o reforço de outras associadas, contagiadas pela empolgação da equipe, e treina duas vezes por semana, na categoria Master. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas o passo mais importante, que é começar, nós já demos”, diz a psicoterapeuta Lucia Magano. “Talvez a equipe dispute jogos competitivos um dia, mas já conquistamos a maior vitória: a volta da auto-estima, valorizando corpo, saúde e mente!”, resume a jornalista Joana Gelpi.

Patrocínio

começA A copA sindiclubeAs categorias Iniciantes, Pré-Mirim e Mirim feminino de Voleibol feminino do Pinheiros iniciaram na disputas pela Copa Sindiclube. No iniciantes, categoria em que o Pinheiros foi vice-campeão em 2007, a disputa será acirrada pelo título, já que serão oito equipes na disputa (AABB, Círculo Militar, São Paulo, Regatas de Campinas, Guaru, Sírio e Ypiranga).

O objetivo das jogadoras do Pré-Mirim, que foram campeãs da série bronze, é subir para a série prata e lutar pelo título. Serão 18 equipes na disputa: AABB, AOPM, Ypiranga, Sírio, São

Paulo, Pitangueiras, Açaí, Círculo Militar, Espéria, Independente, Paineiras, Paulistano, Guaru, Regatas, Penha, Ribeirão Pires, Tênis Clube e Pinheiros.

No Mirim, em que o Pinheiros também foi campeão da bronze em 2007, a luta é manter-se na série prata e disputar a final, em uma categoria que reúne 17 equipes: AABB, AOPM, Alphaville, Corinthians, Hebraica, Ipê, Juventus, Pitangueiras, Círculo Militar, Paineiras, Paulistano, Guaru, Regatas, Penha, Ribeirão Pires, Tênis Clube e Pinheiros

Equipe de Iniciantes do Pinheiros

ESPORTES | 39

pag_esportes121.indd 39 25/04/2008 10:22:18

Page 40: Revista n°121  MAI 2008

TÊNIS na América LatinaconquistAs pinheirensesVeja os resultados dos tenistas do Clube.

circuito cosAt etapa uruguai - 25/2 a 2/3rogério ribeiroOitavas-de-final de simples 16 anos masculinothiago Augusto pinheiroSemifinalista de simples 16 anos masculinovitor Augusto pinheiroQuartas-de-final de simples 14 anos masculino

etapa paraguai - 3 a 8/3Augusto bitencourt pinheiroCampeão de simples e semifinalista de duplas 14 anos masculinorogério b. ribeiroOitavas-de-final de simples e duplas 16 anos masculinothiago Augusto pinheiroOitavas-de-final de simples e duplas 16 anos masculinovivian pietraroiaOitavas-de-final de duplas 16 anos feminino

etapa Argentina - 18 a 23/3vitor Augusto bitencourt pinheiro - Campeão de simples e quartas-de-final de dupla 14 anos masculinogilberto Azevedo netoQuartas-de-final de simples e duplas 16 anos masculinorogério b. ribeiroOitavas-de-final de simples e duplas 16 anos masculinothiago Augusto b. pinheiroQuartas-de-final de simples 16 anos masculino

HANDEBOL em São Paulo e na Europa

AtividAdes em mAioDuas atividades serão realizadas, em maio, pela equipe de Handebol. A primeira é o Curso de Handebol, de 2 a 4 de maio, que será ministrado pelos técnicos do Clube e outros profissionais da área. A segunda atividade é um acampamento para atletas e técnicos de Handebol de todo Brasil, de 21 a 25 de maio. Serão apresentadas palestras multidisciplinares específicas para a modalidade, vídeos com jogos, além de treinamento técnico e tático e jogos para os atletas.

cAmpeonAto pAulistA 2008Após o início do Campeonato Paulista de Handebol, em março, o Pinheiros segue forte em busca dos títulos nas categorias Adulto, Júnior, Juvenil, Cadete e Infantil Masculino e Juvenil, Cadete e Infantil Feminino. O destaque é a categoria Adulto Masculino que está invicto na competição, vencendo os cinco jogos realizados.

Fique atento ao site do Clube para saber horários e outras informações sobre os jogos.

viAgem pArA europAEm julho, o Handebol do Pinheiros realizará uma viagem para a Europa. Serão disputados torneios na Suécia, Espanha e Dinamarca, importantes pólos mundiais da modalidade, sendo uma ótima oportunidade de intercâmbio, tanto para atletas como para técnicos. Em anos anteriores, o Clube conseguiu ótimos resultados, ficando entre os quatro primeiros no naipe masculino e no feminino e conquistando o 1º lugar no torneio da Dinamarca. Se você tem interesse em participar desse intercâmbio, entre em contato com a seção de Handebol para detalhes de roteiros e valores da viagem.

Apoio

vivian pietraroiaOitavas-de-final de Duplas 16 anos femininoNas três etapas, o técnico do Pinheiros foi Luis Fabiano Ferreira

xxv copA gerdAu de tênis sogipa - porto Alegre (rs) - 15 a 23 de março

Antonin haddad bartosCampeão de dupla e vice-campeão de simples 12 anos masculino

15º vets internAcionAl de curitibA curitiba (pr) - 17 a 22 de marçomaria célia velloso carneiroCampeã de simples e dupla Seniors feminino 70 anosbeatrice mira chrystmanCampeã de simples Seniors feminino 55 anosJorge coelho de menezesCampeão de dupla Seniors masculino 75 anos

40 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 40 25/04/2008 10:22:21

Page 41: Revista n°121  MAI 2008

9º torneio Aberto do corinthiAns carapicuíba (sp) - 23 e 24 de fevereirolucas Aidar kennedy lundCampeão de simples 14 anos masculino B

xix indiAno bAyArd open de tênis são paulo (sp) - 28 e 29 de fevereirogabriel bernard venelli medinaVice-campeão de simples 12 anos masculino B

1º torneio tennis hill carapicuiba (sp) - 1º e 2 de marçolucas Aidar kennedy lundCampeão de simples 14 anos masculino B

xiii torneio mAster tênis são paulo (sp) - 1º e 2 de marçofernando pupo campos maiaVice-campeão de simples Seniors masculino 55/59 anos B

xiii torneio mAster tênis são paulo (sp) - 6 e 7 de marçoAna paula barcellos venelliVice-campeã de simples 2ª classe feminina acima de 35 anos

9º torneio Aberto de tênis do corinthiAns são paulo (sp) - 8 e 9 de marçoAna paula barcellos venelliCampeã de simples 2ª classe feminina acima de 35 anos

torneio mAhogAny open santana de parnaíba (sp) - 8 a 9 de marçolucas Aidar kennedy lundCampeão de simples 14 anos masculino B

intercâmbio com A sociedAde hArmoniA de tênisNo dia 31 de março, atletas infanto-juvenis do Pinheiros participaram de um intercâmbio com a Sociedade Harmonia de Tênis, em que a equipe do Clube ganhou por 24 a 6. Estiveram presentes pelo Pinheiros os tenistas: Beatriz Maia, Carolina de Luca, Bruna Mondeck, Daniel Campos, Eduardo Varella, Fernanda Dias, Gabriel Medina, Guilherme Inaimo, Guilherme Freitas, Luisa Simões, Maria Costa, Mariana Humberg, Matheus Cutti, Pedro Henrique Albuquerque, Rafael Dias, Rafael Rodrigues, Sérgio Hamamoto, Stefano Aloise, Thiago Augusto Pinheiro, Thiago De Nigris, Thomas Lund, Victoria Desinano, Victoria Campos, Vitor Cacciatore e Vitor Augusto Pinheiro.

rAnking pAulistAAlexandre Altenfelder Silva - Adultos Masculino “B” 19/34 anosRovena Laves - Seniors feminino 35/44 anos “A”

rAnking brAsileiroNeusa Longarço - 1ª classe feminina acima de 35 anosMônica Yanagi - Seniors feminino 35 anosLuci Morelli do Rego Freitas - Seniors feminino 45 anosMariângela Drouet Feliciano - Seniors feminino 55 anos

convocAdos pArA o sul-AmericAnovenezuela - 28/04 a 5/05Os tenistas Beatriz Maia e Vitor Augusto Pinheiro, ambos da categoria 14 anos, e o técnico Luis Fabiano Ferreira, foram convocados pela Confederação Brasileira de Tênis para representar o Brasil no Campeonato Sul-americano por equipes, que está sendo realizado na Venezuela, de 28 de abril a 5 de maio.

melhores de 2007

O Pinheiros recebeu o título de vice-campeão do Campeonato Paulista Interclubes, durante a festa promovida pela Federação Paulista de Tênis, no dia 7 de março, no Paulistano. Os melhores tenistas do ano, na temporada de 2007, foram premiados, entre eles, os pinheirenses

Apoio

ESPORTES | 41

pag_esportes121.indd 41 25/04/2008 10:22:24

Page 42: Revista n°121  MAI 2008

BASQUETE em São Paulo e no Uruguai

pAn-AmericAno de mAxibAsquetebolFoi realizado, de 1º a 9 de março, em Montevidéu, no Uruguai, o 5º Campeonato Pan-americano da Federação Internacional de Maxibasquetebol (FIMBA). O Brasil participou em todas as categorias, com equipes masculinas, de +35 até +70 anos, e femininas, de +35 até +45 anos, e terminou como campeão pan-americano +45 e +55 anos masculino e +35, +40 e +45 feminino.

Atendendo à convocação da Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM), jogadores do Pinheiros estiveram presentes no evento, integrando as seleções brasileiras. Entre os pinheirenses, Décio Cecílio (Decito) e Marcos Abdalla (Marquinhos) na equipe campeã +55, Laerte Gomes, Luis Rosemblum e Silvio Gomes (Ganso) na equipe +70 e Wanderley Contarini, que foi bronze, na +65.

Silvio, Laerte, Marquinhos, Decito, Wanderley e Blum

Apoio

JUDÔ em São Paulopinheirenses no JApãoEm comemoração aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Judô, realizou uma seletiva para formar uma equipe paulista para um período de treinamento e competição no Japão, coincidindo com a semana em que os dirigentes de São Paulo estarão em Tóquio para inúmeras solenidades.

Dos 16 atletas de São Paulo, 10 são pinheirenses, além do técnico da equipe masculina, Mauro Santos de Oliveira, e do chefe da delegação, João Gonçalves Filho. Os judocas do Pinheiros convocados são: Adriano Hideki Yamamoto (ligeiro), Leandro Leme da Cunha (leve), Adriano Ricardo dos Santos (leve), Bernardo Cesar Lopes (meio-médio), Alexsander José Guedes (médio), Alex Reiller Aguiar (meio-pesado), Rafael Carlos da Silva (pesado), Alessandro Aguiar Colli (meio-médio), Janaina Rosa da Silva (ligeiro) e Fernanda Aparecida Pires (leve).

copA são pAuloNo dia 29 de março, na Praia Grande, litoral paulista, foi realizada a Copa São Paulo de Judô que reuniu cerca de 900 atletas do Estado de São Paulo. Os campeões de cada categoria da classe Sênior classificam-se diretamente para o Campeonato Paulista, que acontece em setembro. Do Pinheiros, seis atletas ficaram em 1º lugar e o Clube foi o campeão geral na classe Sênior.

Os melhores pinheirenses da Copa foram:

campeõesThiago Takara (meio-leve)Adriano dos Santos (leve)Vinicius Chicalé (médio)Alex Reiller Aguiar (meio-pesado)Leandro Roim (pesado)Janaina da Silva (ligeiro)

vicesGiovanni da Cunha (meio-leve)Alessandro Colli (meio-médio)Alexsander Guedes (médio)Rafael da silva (pesado)

3º lugarGabriel de Galli (leve)Rodrigo Strabelli (médio)Gustavo Rodrigues (pesado) Os técnicos responsáveis pelos judocas do Pinheiros foram João Gonçalves Filho, Sérgio Malhado Baldijão e Mauro Santos de Oliveira.

Apoio

42 | ESPORTES

pag_esportes121.indd 42 25/04/2008 10:22:27

Page 43: Revista n°121  MAI 2008

supercopA dA AcbTorneio realizado pela Associação de Clubes de Basquete do Brasil (ACB), com o apoio da Federação Paulista de Basketball (FPB), começou, em março, sempre com partidas muito equilibradas, mostrando alto nível da competição. O Pinheiros reforçou ainda mais sua equipe, com a vinda do atleta Marcos Souza, o Marquinhos, que, até fevereiro, atuava no New Orleans Hornets/Oklahoma City, equipe da NBA.

Nos jogos da Supercopa, realizados no Pinheiros, são feitas apresentações das equipes de base e da Escolinha de Basquete, no intervalo do 1º para o 2º tempo, com jogos e torneios de arremessos de 3 pontos, enterradas e outras atividades. Acompanhem as partidas no Ginásio Poliesportivo, pela programação nos quadros de avisos, no site do Clube - www.ecp.org.br, no site da FBP - www.fpb.com.br, e também pelas transmissões ao vivo na TV por assinatura, às quintas-feiras pela ESPN-Brasil e, aos sábados, pela Band/Sports.

bAsquete, AgorA contA com mArquinhos

O ala-armador, de 23 anos e 2,07 m de altura, contou sobre o começo de sua carreira e seus planos no Basquete, em uma entrevista para a Revista Pinheiros. Apoio

início no esporte“Comecei na escola municipal em que eu estudava, com 12 anos. Ninguém me indicou e eu ainda não me destacava pela altura. Comecei a me desenvolver mesmo jogando Basquete. Depois de disputar um torneio entre escolas, fui convidado para jogar no Monte Líbano, onde comecei a disputar jogos na categoria de base. Fui me desenvolvendo, sempre selecionado como melhor nas categorias por onde passei, até chegar à categoria Adulto, quando fui jogar em Bauru. De lá, fui para a Seleção Brasileira e iniciei uma trajetória fora do Brasil. Joguei na Itália, durante três anos, e depois recebi uma proposta para jogar na NBA, onde fiquei dois anos.”

planos“Quero ajudar a equipe do Pinheiros nos playoffs da Supercopa, ao mesmo tempo em que continuo treinando para, no meio do ano, voltar para a NBA ou para algum time da Europa.”

pré-olímpico“Fiquei bastante desapontado com a seleção. Mas, se as datas do pré-olímpico coincidirem com um momento em que eu não estiver contratado por alguma equipe, quero jogar pelo Brasil. Sei que o período do meio deste ano será complicado para mim, mas espero poder ajudar o Brasil a conquistar a vaga, que já podia ter sido garantida antes.”

basquete brasileiro“O Brasil sempre teve de estar entre os melhores do mundo e fazer parte das equipes que vão disputar as medalhas em Pequim, mas, infelizmente, fomos mal-treinados. Chegamos a ter 5 jogadores na NBA e não conseguimos reunir todos para jogar pela seleção. Com um grupo como esse, com jogadores tão talentosos, o Brasil é o favorito para estar entre os primeiros.“

momentos de lazer“Sempre que tenho um tempo livre, eu vou com a minha família – esposa e filha – para a minha casa em Igaratá, interior de São Paulo. Lá, eu ando de jet-ski, pesco e brinco bastante com a minha filha, de 3 anos.”

ESPORTES | 43

pag_esportes121.indd 43 25/04/2008 10:22:31

Page 44: Revista n°121  MAI 2008

Mais informação sobre as atividades programadas para a Melhor Idade e demais associados, na Sala de Veteranos, na Sede Social, um lugar de confraternização. Tel.: 3817-9864. Atenção: as viagens e os passeios são de inteira responsabilidade das empresas organizadoras.

Mais informação sobre as atividades programadas para a Melhor Idade e demais associados, na Sala de Veteranos, na Sede Social, um lugar de confraternização. Tel.: 3817-9864. Atenção: as viagens e os passeios são de inteira responsabilidade das empresas organizadoras.

HOTEL RECANTO DAS HORTÊNSIASPASSA QUATRO/MG12 a 15 de maio - Viagem de quatro diasHotel excelente e passeio a São Lourenço.Opcional: passeio de Maria Fumaça e Túnel de 1932.

Confi ra a programação dos próximos meses e participe.

VETERANOS

PALESTRA: CAMINHO DO SOLSANTIAGO DE COMPOSTELA29 de maio, quinta | 18h | Ponto de EncontroPalestrante: idealizador José PalmaO Projeto consiste em três etapas. A primeira é a palestra detalhando a caminhada. A segunda será a caminhada, de 10 km, próximo a Águas de São Pedro. E a terceira, a caminhada de 240 km, em 11 dias, saindo de Santana de Parnaíba, chegando a Águas de São Pedro. Obs.: Filipetas, a partir de 3 de maio, na Central de Atendimento.

NATAL E FERNANDO DE NORONHA8 de junho – Viagem de 8 dias | 4 noites em Natal e3 noites em Fernando de Noronha. Passeios inclusos.Voando GOL | Organização: Agaxtur

CAMPOS DO JORDÃO11 de junho – Passeio de um diaVisitando os pontos turísticos da cidade.Passeio de Maria Fumaça, Pinda/Campos

ARAXÁ/MG7 de julho – Viagem de 5 diasHospedagem no Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá. Venha sentir-se num castelo, com o requinte de um palácio, cercado pela Mata Atlântica. SPA, com excelente gastronomia. Elegância e glamour da época de ouro.

BOLICHEBOLICHE 9 PINOS Torneio Amizade O tradicional Torneio Amizade segue a todo vapor, com animadas disputas nas categorias Feminina, Masculina e Mista e participação de todas as equipes inscritas na seção do Boliche. O torneio é preparatório para o Campeonatão 2008. As fi nais estão previstas para junho, no encerramento das atividades do primeiro semestre.

Torneio de Duplas Par ou ÍmparJá estão abertas as inscrições para o Torneio de Duplas Par ou Ímpar, nas categorias duplas feminina e masculina, na modalidade sem handicap. O valor da inscrição é de R$ ______ por dupla. Inscreva-se na Secretaria do Boliche. Vagas limitadas.

Arrumação na casa de máquinas No dia 16 de junho, segunda-feira, a equipe da seção do Boliche realizará uma arrumação geral na casa de máquinas. Para isso, é necessário que sejam retiradas as bolas e também os acessórios não-pertencentes ao Clube. O que não for recolhido até essa data, será descartado. Armários para locação, na Secretaria do Boliche.

Horários livresPara associados acima de 12 anos. Se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso sem aviso prévio.Segunda e quinta, 17h45 às 19h; terça, 17h45 às 19h e 20 às 23h30h; quarta, 14h30 às 19h; sexta 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h; domingo e feriado, 9h30 às 13h30.

SecretariaSegunda a sexta, 14 às 22h30; sábado, domingo e feriado, 9h30 às 19h. Site: www.ecp.org.br/boliche | E-mail: [email protected]

BOLICHEBOLICHE 9 PINOS Torneio de Duplas Par ou ÍmparJá estão abertas as inscrições para o Torneio, nas categorias feminina e masculina, na modalidade sem handicap. O valor da inscrição é R$ 20,00 por dupla. Inscreva-se na Secretaria do Boliche. Vagas limitadas.

BOLICHE É ESPORTE E LAZER. PRATIQUE!

Torneio Amizade O tradicional Torneio segue a todo vapor, com a participação de todas as equipes inscritas na seção e é preparatório para o Campeonatão 2008. As fi nais estão previstas para junho, no encerramento das atividades do primeiro semestre.

Arrumação na casa de máquinas No dia 16 de junho, segunda, a equipe da seção do Boliche realizará uma arrumação geral na casa de máquinas. Para isso, é necessário que sejam retiradas as bolas e os acessórios não-pertencentes ao Clube. O que não for recolhido até essa data, será descartado. Armários para locação, na Secretaria do Boliche.

Horários livresPara associados acima de 12 anos. Se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso sem aviso prévio.Segunda e quinta, 17h45 às 19h; terça, 17h45 às 19h e 20 às 23h30h; quarta e sexta, 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h; domingo e feriado, 9h30 às 13h30.

SecretariaSegunda a sexta, 14 às 22h; sábado, domingo e feriado, 9h30 às 19h. Site: www.ecp.org.br/boliche | E-mail: [email protected]

44 | BOLICHE - VETERANOS

pag_veteranos121.indd 57 4/22/08 6:33:32 PM

Page 45: Revista n°121  MAI 2008

Utilizando tecnologia especializada, o Centro Pró-Memória Hans Nobiling vai mostrar aos associados, nesta exposição, um curioso e fascinante capítulo da fotografia brasileira: as fotografias tridimensionais (estereoscópicas) do fotógrafo amador Max Engelhardt, um dos primeiros presidentes do Sport Club Germania.

Seu filho, Klaus Engelhardt, cedeu as lâminas de sua coleção particular, em 2005. Faltava apenas o domínio técnico, para expor adequadamente o conjunto de 48 fotos estereoscópicas em vidro e proporcionar o efeito de terceira dimensão. A questão foi resolvida quando o Pró-Memória entrou em contato com os especialistas Marcos Muzi e Gavin Adams.

Marcos Muzi é fotógrafo e trabalha com a estereoscopia há mais de dez anos. Gavin Adams é artista plástico e pesquisador da história da estereoscopia. Ambos foram co-responsáveis pela montagem da exposição SP 3D (2003), além de ter desenvolvido projetos expositivos, publicitários e culturais em torno da imagem tridimensional, em eventos no SENAC, SESC e MASP.

A equipe projetou um ambiente expositivo, composto de uma série de visores para a observação destas imagens, que foram tomadas originalmente em três dimensões, isto é, foram realizadas com a câmera estereoscópica original e, portanto, sem manipulação no computador. Elas representam uma modalidade de fotografia que reproduz a visão humana, no plano bidimensional, dando uma impressão de 3ª dimensão.

As imagens inéditas trazem flagrantes e paisagens surpreendentes da vida do Clube, no início do século XX. Eventos esportivos,

EXPOSIÇÃO PINHEIROS EM 3D - UMA VIAGEM ÓTICA

práticas de esporte e diversas cenas de lazer às margens do Rio Pinheiros e, claro, o próprio rio, são estudados pelas lentes de Max Engelhardt. Além disso, a exposição conta com o apoio de imagens estereoscópicas de Marcos Muzi, com um pequeno ensaio sobre a vida do Pinheiros hoje.

Também serão apresentadas três fotos aéreas da região, tomadas em diferentes décadas, tornando possível observar o desenvolvimento de São Paulo, às margens do rio. O Centro Pró-Memória convida todos os associados para apreciar essas imagens tão reveladoras de uma época, em uma viagem ótica inédita no Pinheiros.

SAIBA MAIS SOBRE A ESTEREOSCOPIAA estereoscopia é o estudo e a produção da imagem tridimensional. Seu pioneiro foi o inglês Charles Wheatstone que, em 1933, lançou as bases de todo o desenvolvimento futuro da imagem tridimensional. Aliada à fotografia, a estereoscopia alcançou grande sucesso, de 1850 a 1890. Desde a virada do século XX, a estereoscopia encontra uso em várias áreas, como cinema, medicina e astronomia e aparece em diferentes produtos e aparelhos (Viewmaster, cinema 3D, ambientes imersivos, games). O princípio da estereoscopia é bastante simples: as pessoas vêem em três dimensões porque têm dois olhos. A diferença, entre o que vê o olho direito e o que vê o olho esquerdo, permite ao cérebro sintetizar uma visão tridimensional do mundo. A câmera estereoscópica replica esse fato fisiológico: as suas duas lentes tiram, ao mesmo tempo, duas fotografias levemente diferentes. O visor faz ver a cada olho sua imagem correspondente e o resultado visto é uma imagem tridimensional.

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA - Visitação: terça a sexta, 9 às 17h; sábado e domingo, 10 às 14hTelefones: 3817-9716 / 3817-9715

Fotos estereoscópicas em lâminas de vidro de Max Engelhardt

Equipamentos para visualização de imagens em 3D

8 de maio a 1º de junho | Galeria de Arte da Sede Social

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA | 45

pag_promemoria121.indd 45 18/04/2008 22:34:15

Page 46: Revista n°121  MAI 2008

SAUNAServiços de sauna com podólogo, sauna com massagem (30 minutos e 1 hora), drenagem linfática, massagem (30 minutos e 1 hora). Na compra antecipada de 10 sessões, o associado terá direito a uma gratuita.

AtendimentoMasculina - Segunda a sexta, 16 às 22h, sábado, 14h30 às 20h30 Entrada permitida até 1 hora antes do fechamento Domingo, 9 às 16h - Entrada até às14h30Serviços: sauna seca e a vapor, massagem (30 minutos ou 1 hora), ducha escocesa, barbeiro e bar.

Feminina - Terça a sexta, 14 às 22h, sábado, 10 às 20h30Domingo, 9 às 14h - Entrada permitida até 1 hora antes do fechamento

Somente massagem relaxante, modeladora ou drenagem linfática, terça a sexta, 10 às 13h.

Atenção - Para manicure, pedicure e massagens para ambos os sexos, é necessário marcar hora pelo telefone 3817-9773.

SERVIÇOS DE SAÚDE

Aproveite as promoções

PESCPalestra de especialistas da saúde para a comunidadeMedicina ortomolecular e a saúde da mulherMais vigor, juventude e sexualidade

15 de maio, quinta | 20h30Ponto de EncontroPor Márcia Kablukow

Um assunto que chama cada vez mais a atenção das mulheres, a reposição hormonal é o tema da palestra de saúde de maio. A ginecologista ortomolecular, nutróloga e membro da American Academy of Anti-Aging Medicine e da Sociedade Internacional do Hormônio, Marcia Kablukow falará sobre a importância e os benefícios de um tratamento seguro, que traz como resultados juventude, saúde e melhora na sexualidade da mulher. A médica também vai tratar dos avanços da medicina ortomolecular no antienvelhecimento, qualidade de vida e emagrecimento.

No fim da palestra será servido coquetel e haverá sorteio de brindes. As filipetas estão disponíveis, a partir de 2 de maio, na Central de Atendimento.

RPGO preço do atendimento de RPG, com hora marcada, é R$ 60,00 por sessão. Para um pacote de 10, na compra antecipada, o preço de cada sessão cai para R$ 54,00.

AtendimentoSegunda, terça e quarta, 8 às 21hQuinta e sexta, 8 às 20h e sábado, 8 às 14hTelefone: 3817-9775

FISIOTERAPIAO atendimento de Fisioterapia, com hora marcada, custa R$ 50,00, por sessão. Na compra antecipada de 10 sessões, o preço cai para R$ 45,00 cada uma.

AtendimentoSegunda a sexta, 8 às 12h, terça a sexta, 17 às 21hSábado, 9 às 13hTelefone: 3817-9775 S

46 | SAÚDE

pag_saude121.indd 46 18/04/2008 22:31:47

Page 47: Revista n°121  MAI 2008

SOM AO VIVO - ENSAIO DA BATERIA PINHEIROS I 47

Depois da estréia, com sucesso, em abril, os ensaios da Bateria Pinheiros continuam em maio, garantindo a folia e a animação do Carnaval, durante todo o ano, no Clube.

Para participar, não é preciso ter prática, basta trazer disposição, alegria e um pouco de ritmo. O ensaio é aberto aos associados, a partir de 12 anos, e o Clube disponibiliza os instrumentos.

Se você gosta do som da percussão, das grandes escolas de samba, compareça aos próximos ensaios, dias 17 e 31 de maio e faça parte da Bateria que será a sensação do Carnaval 2009.

Sábado, dias 17 e 31 de maio | 18h Ginásio de Yoga

ENSAIO DA BATERIA PINHEIROS

No show “Bons Tempos”, Dudu França esbanja técnica vocal e interpretação, em um repertório cuidadosamente escolhido, reunindo estilos de que gosta e que agradam diversos tipos de público.

De Bossa Nova à Jovem Guarda, passando pelo soul e pela música romântica, Dudu França vai apresentar sucessos de Frank Sinatra, Ray Charles, Ottis Redding, Johnny Rivers, Al Jarreau e Paul Simon e também músicas de seus dois CDs: Festa pronta (1998), e Listen to the music (2000), que trazem sucessos dos anos 60 e 70, em uma releitura atual, direcionada ao público jovem.

3 de maio, sábado | 13h | Pracinha das Artes

PROJETO SOM AO VIVOapresenta Dudu França

pag_bateria121.indd 57 18/4/2008 22:15:49

Page 48: Revista n°121  MAI 2008

48 I POCKET SHOW - MÚSICA AO MEIO DIA

Muito blues, jazz e Bossa Nova estarão presentes na apresentação de André Carlini e a banda Lado Black, conhecida do público paulista que aprecia esses estilos musicais. André Carlini é um dos grandes nomes da gaita no Brasil, que fundou um novo estilo de tocar, mesclando a gaita blues e a cromática. A banda Lado Black é formada por: Christian Mc Carthy (guitarra), Edu Malta (baixo) e Neymar Pires (bateria).

24 de maio | 12h | Deck do Lago

No cinqüentenário do movimento que marcou para sempre a música brasileira, o Pinheiros traz mais um espetáculo com canções da Bossa Nova. Murilo Alvarenga e convidados, acompanhados por piano, baixo e bateria, relembram as músicas que levaram o Brasil a ser reconhecido mundialmente e fizeram parte de uma época da história nacional recheada de humor, mudanças e esperança.

16 de maio, sexta | 21h | Ponto de Encontro

POCKET SHOW MURILO ALVARENGAChega de saudade - Homenagem aos 50 anos da Bossa Nova

MÚSICA AO MEIO-DIAapresenta André Carlini e Lado Black

pag_pocketshow121.indd 57 18/4/2008 22:17:04

Page 49: Revista n°121  MAI 2008

an_frigorhans.indd 33 18/04/2008 22:23:56

Page 50: Revista n°121  MAI 2008

50 | TEATRO INFANTIL - PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

TEATRO INFANTIL

18 de maio, domingo | 16h | Auditório do CCR

O PEQUENO POLEGAR

Direção: Fausto Crispim

Elenco: Ronaldo de Castro, Audry Cristina, David Assis, Marina Paz, Nil Fernandes e Hélio Eduardo (Pitoco do programa da Eliana)

Associado: R$ 8,00

Convidado: R$ 12,00 - Acesso pela Rua Tucumã, 528

Convite: 3 a 17 de maio, na Central de Atendimento.

A encantadora fábula do Pequeno Polegar, escrita no século 17, é contada em uma releitura moderna e cheia de humor. Abandonado na floresta, com os irmãos, pelos pais que enfrentam dificuldades financeiras, o Pequeno Polegar tenta encontrar o caminho de volta para casa, mas acaba passando por muitos perigos e dificuldades, até por um terrível casal de ogros.

Apesar do seu tamanho, o Pequeno Polegar é um herói capaz de superar todas as críticas, deficiências e obstáculos físicos, mentais e sociais. Não perca esse lindo espetáculo, que trata de coragem, amor e confiança.

PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

25 de maio, domingo | 18h Saída do Clube: 17h, Salão de Festas

ENSINA-ME A VIVER

Preço promocional para os associados: R$ 50,00Acima de 60 anos: R$ 40,00

Reserva até 16 de maio, sexta, no Departamento Cultural.

Uma das mais inusitadas e emocionantes histórias de amor do século 20, Ensina-me a Viver ganha mais uma versão brasileira, com a estrela Glória Menezes, no papel de Maude, e Arlindo Lopes, interpretando Harold. Apesar de ter apenas 20 anos, Harold é um senhor. Sensível, inteligente e rico, perdeu o pai quando ainda era menino. Convive com mãe indiferente e autoritária, em uma relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio. Por outro lado, a octogenária Maude ainda é uma menina apaixonada pela vida, que aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. Ensina-me a Viver é um espetáculo de luzes, sombras, cor, projeções e interpretações memoráveis do grande elenco. Uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é sempre o melhor caminho.

pag_teatro_infantil.indd 50 18/04/2008 22:32:56

Page 51: Revista n°121  MAI 2008

TEATRO ADULTO | 51

TEATRO ADULTO

Dias 29, 30 e 31 de maio e 1º, 5, 6, 7 e 8 de junhoQuinta, sexta e sábado, 21h Domingo, 20hAuditório do CCR

ARMADILHA PARA UM HOMEM SÓ

Texto: Robert Thomas

Direção: Ednaldo Freire

Elenco: Grupo de Teatro do Pinheiros: Carlos Mira, Chico Beto Taglianetti, José Roberto Giusti, Camila Furquim, Henrique Pessoa, Alice Silvestre, Paulo Casella e Beto Fazillari

Nessa comédia policial, um homem inconformado com a fuga da esposa, resolve investigar os motivos de seu sumiço até as últimas conseqüências. A trama leva o espectador a participar do espetáculo não só como observador, mas, também, como um detetive que, aos poucos, vai desvendando o mistério.

Convite gratuito, de 17 de maio a 8 de junho, na Central de Atendimento.

PARTICIPE DO GRUPO DE TEATRO ECP

Se você gosta de atuar e quer mostrar seus talentos artísticos, venha fazer parte do grupo de Teatro do Clube. Para conhecer e participar, compareça à Sala 1, atrás do palco do Auditório do CCR, às segundas, a partir das 20h.

pag_teatro_infantil.indd 51 18/04/2008 22:33:02

Page 52: Revista n°121  MAI 2008

PROJETONOITES CULTURAIS

Em comemoração aos seus 19 anos

apresenta

52 | PROJETO NOITES CULTURAIS

Orquestra JOvem tOm JObim

Sob a regência do maestroRoberto Sion

30 de maio, sexta | 21hSalão de Festas | Entrada franca

Criada em julho de 2001, durante o Festival de Campos do Jordão, a Orquestra Jovem Tom Jobim, formada por 43 bolsistas, é uma resposta concreta ao futuro da música e, principalmente, ao jovem músico brasileiro. Seu objetivo é resgatar obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com dedicação especial à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical. A formação sinfônica (cordas, madeiras e metais) que inclui piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão, faz da orquestra um corpo musical único, que amplia consideravelmente as fronteiras da música.

A Orquestra Jovem Tom Jobim já se apresentou com artistas de estilos da MPB, como Elza Soares, Paula Lima, Chico Pinheiro, Quinteto em Branco e Preto, Dominguinhos, Claudette Soares, Alaíde Costa e Johnny Alf.

Atualmente, o regente da Orquestra Jovem Tom Jobim é Roberto Sion, um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira. Além de saxofonista, flautista e clarinetista, é reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, fazendo desse estilo sua marca registrada.

Na comemoração dos 19 anos do Projeto Noites Culturais, a Orquestra Jovem Tom Jobim se apresentará, com exclusividade e gratuitamente, para associados do Pinheiros.

Retire seu convite na Central de Atendimento, a partir de 10 de maio, e não perca esse encontro magistral, com o melhor do repertório da música nacional.

noites culturaos.indd 57 22/04/2008 19:51:36

Page 53: Revista n°121  MAI 2008

an_eventos.indd 33 18/04/2008 22:41:40

Page 54: Revista n°121  MAI 2008

Jantar dos Namorados12 de junho, quinta | 20h | Restaurante da Sede SocialAnimação: Ed Costa MusicshowIdade: 18 anos | Traje: passeio (proibido tênis)

Apoio:

“O amor é a força mais sutil do mundo.”Mahatma Gandhi

Quem nunca amou não pode dizer que viveu em toda a sua plenitude. Afinal, não há sensação melhor do que amar e ser amado. Por isso, o Pinheiros realiza o Jantar dos Namorados, evento exclusivo para os casais, no dia 12 de junho, para celebrar o amor.

Ed Costa Musicshow promete aquecer os corações dos participantes com um repertório romântico e dançante. Traga seu par para aproveitar uma noite especial no Clube, com um delicioso jantar, boa música e clima de romance no ar.

Associado: R$ 40,00 – Mediante apresentação da carteira socialConvidado: R$ 55,00 – Acesso pela Portaria Principal ou estacionamento social, portando o convite do evento.

AtençãoVenda, a partir de 26 de maio, na Central de Atendimento.Reserva de mesa, confirmada mediante pagamento, até 10/6.Convite adquirido para o evento não é reembolsado.

A melhor vibe, para os melhores!

DJ Dalvo Pascolato

Associado: R$ 10,00 • Convidado: R$ 25,00

Venda exclusiva, a partir de 25 de maio, na Central de Atendimento. Ingressos limitados.

BALADA BLACK OUT7 de junho, sábado | 18 às 24h | Restaurante da Sede Social 12 a 17 anos

54 I JANTAR DOS NAMORADOS - BALADA

pag_balada121.indd 53 18/4/2008 22:19:01

Page 55: Revista n°121  MAI 2008

CLASSIFICADOS

ALUGA-SE ESCRITÓRIOAv. Faria Lima

Em frente ao ECPR$ 500,00

Cel.: 8103-9305

AVALIAÇÃO E VENDASAvaliamos e organizamos

divisão de espólio e “família vende”

Compra & Venda de antiguidades e curiosidades em geral.Rosana Reis (associada)

Tels.: 9993-0552 / 5531-9290

VENDE-SE APARTAMENTO

Pitangueiras / Guarujá - SPBem conservado

Encanamentos de cobre3 quartos, 1 suíte, 2 banheiros

2 vagas de garagemÁrea privativa 103 m²

Lucia (proprietária/associada) Tels.: 3071-4015 / 8444-2983

ALUGA-SE CASA Vila particular com segurançaEm frente ao ECP - 800 m²

4 dormitórios, 2 suítes,piscina, sauna, sala de ginástica, garagem para 6 carros, atelier

e apto. de empregada Tratar com o proprietário

Fernando (associado)Tel.: 9633-8500

ANUNCIE NOS CLASSIfICADOSDA REVISTA PINhEIROS

Telefone: 3817-9843E-mail: [email protected]

ESTÚDIOOLhO DO fALCÃO

“Os momentos são rápidos e mágicos.As imagens ficam”. Fotos / FotolivrosÁlbum para festas infantis, batizados

e casamentos / Books / RestaurosBrindes para associados do ECP

E-mail: [email protected]ïs Falcão & Equipe

Tel.: 9944-1494 (associada)

pag_classificados.indd 55 22/04/2008 17:14:42

Page 56: Revista n°121  MAI 2008

Em junho, dias26 e 27, quinta e sexta, 19 às 2h

28, sábado, 11h30 às 2h29, domingo, 11h30 às 20h30

Os caipiras estão chegando e trazendo comeles grandes atrações para animar o nosso arraiá.

56 | FESTA JUNINA

NEM TUDO QUE É BOMDURA POUCO...Festa Junina 2008

Agora com 4 dias de festança!

Rastapé

Trio Virgulino

Sacode a Poeira

Peixe Elétrico

Orquestra Sanfônica

Maurício e Marcelo

Dia 27, sextaChitãozinho e Xororó

Dia 26, quinta Dia 28, sábado Dia 29, domingo

festajunina.indd 57 4/22/08 7:34:05 PM

Page 57: Revista n°121  MAI 2008

NOVOS ASSOCIADOS - DESTAQUES DA AGENDA DE BOLSO | 57

Show doROBERTO CARLOS

no Pinheiros

O aniversário do Clube será comemorado em

grande estilo

6 de setembro, sábadoSalão de Festas

Convites a partir de agosto

ROBERTO CARLOS | 57

pag_roberto_carlos.indd 57 18/04/2008 22:29:51

Page 58: Revista n°121  MAI 2008

Há mais de 10 anos, a ACESC, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, incentiva a produção cultural dos clubes fi liados, nas diversas categorias artísticas.

MARATONA CULTURAL ACESC 200858 | MARATONA ACESC - BIBLIOTECA

MPB VOCAL

Se você possui uma banda, essa é a sua chance de apresentá-la no MPB Vocal.

1ª eliminatória: 24 de agosto, 19hClube Atlético Monte Líbano2ª eliminatória: 31 de agosto, 19h, Esporte Clube SírioFinal: 2 de outubro, 20h30, Theatro São Pedro

Obs.: Se necessário, haverá mais uma eliminatória.

Inscrição14 a 21 de junho, 10 às 17h, no Departamento Cultural

Mais informação e retirada do regulamento no Departamento Cultural, com Guilherme (tel.: 3817-9710) e nos sites www.ecp.org.br e www.acesc.org.br.

TROFÉUS

Exposição 1º a 6 de julho, no Clube Athletico Paulistano

Venha participar do concurso que irá escolher o troféu para todas as modalidades da Maratona, uma chance de tornar sua obra de arte um símbolo cultural dos maiores clubes de São Paulo.

Entrega das obras pelos participantes: 23 a 25 de junho

Inscrição19 a 21 de maio, 10 às 17h, no Departamento Cultural

QUICK DROP (devolução expressa) - Portaria Principal e Sala de Segurança (24 horas). Informação pelo telefone 3817-9861.ATENDIMENTO - Terça a sexta, 9 às 19h; sábado, 9 às 18h; domingo, 9 às 17h; feriado, 9 às 13h.

Alex KavaBoa opção para quem gosta de suspense, o livro conta o desafi o da agente Maggie O’Dell para resolver dois casos, ao mesmo tempo: o suicídio coletivo de seis jovens e o assassinato da fi lha de um senador. Especialista em traçar o perfi l de psicopatas, logo percebe que as duas ocorrências podem estar relacionadas.

Drauzio VarellaMédico há 40 anos, Drauzio convive com a morte diariamente. Essa proximidade com o “tema”, no entanto, não o preparou totalmente para a situação inversa. Ao voltar da Amazônia, ele sentiu-se mal, teve de ser internado e pensou que poderia estar com os dias contados. No livro, ele conta essa experiência e a transforma em mais um capítulo do seu longo exercício da prática médica.

John BoyneBruno tem nove anos e ainda não sabe nada sobre o Holocausto. Também não faz idéia que seu país está em guerra. Só sabe que foi obrigado a abandonar a casa em que vivia, em Berlim, e da janela de seu novo quarto, vê uma cerca e centenas de pessoas de pijama, que o deixam com um frio na barriga. Só quando conhece Samuel, um garoto que vive do outro lado da cerca, Bruno vai ter contato com a realidade da guerra.

Thrity UmrigarDa mesma autora de A distância entre nós, este romance traz a história de Tehmina, uma indiana que vive nos Estados Unidos e que, por causa de uma tragédia, precisa repensar sua vida, sua família e suas tradições.

O menino do pijama listrado

A doçura do mundo

O caçador de almas

O médico doente

A relação dos livros novos, que serão incorporados ao acervo da Biblioteca, encontra-se no site do Clube e afi xada no quadro de avisos da Biblioteca. Veja alguns destaques.

BIBLIOTECA

A Maratona Cultural, num amplo campo de atuação, revela novos talentos e divulga os trabalhos entre os clubes mais conceituados de São Paulo. Escolha o concurso e participe.

pag_maratona121.indd 57 4/22/08 6:37:09 PM

Page 59: Revista n°121  MAI 2008

JARDIM DE INFÂNCIA

Brincar é bom, traz felicidade e é essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincando, a criança elabora situações, reequilibra emoções, constrói, inventa, reinventa, incorpora conceitos e descobre o mundo.

No decorrer do tempo, o brincar sofreu transformações, principalmente com a perda de espaços nas ruas, praças e quintais. O tempo para brincar também diminuiu porque, muitas vezes, a brincadeira é trocada por atividades consideradas “mais produtivas”. Algumas crianças não brincam porque têm de trabalhar, cuidar da casa e dos irmãos menores.

Crianças de antigamente contavam com a rua como palco de suas brincadeiras e se agrupavam espontaneamente para brincar.

Onde a criança brinca, desenvolve competências e é feliz

Quantas tardes gostosas não passaram voando, ficando curtas para tantas idéias? É lamentável, mas a oportunidade para brincar, essa preciosa aliada da mãe e do educador, parece estar em extinção, ao menos na sua forma mais sincera e espontânea.

Faltam condições para exercer a brincadeira com a seriedade que ela merece. Do ponto de vista cognitivo, o brincar é um dos instrumentos que a criança utiliza para pensar. Emocionalmente, a brincadeira é o recurso para a elaboração de conflitos importantes que acontecem ao longo do desenvolvimento da criança. São questões importantes que ajudam a trazer de volta, para a criança, o direito de brincar, em contraposição às agendas lotadas. Refletindo sobre isso, o Jardim de Infância privilegia o espaço do brincar em seu Projeto Pedagógico.

JARDIM DE INFÂNCIA | 59

pag_jd infancia121.indd 59 22/4/2008 13:05:11

Page 60: Revista n°121  MAI 2008

CURSOS

Novos cursos

Prof. Orlando Godoy Terça9 às 13h e 14 às 21h / Sala 2, prédio do CCR

BATERIA

Profª Emanuela Maria GuidorizziSegunda10 às 11h30 - Básico14 às 15h30 - AvançadoTerça18 às 19h30 - Básico19h30 às 21h - AvançadoQuarta10h30 às 12h - Básico14 às15h30 - BásicoAulas de 90 minutos | Sala B, 3º andar do Centro Desportivo

ITALIANO

Uma viagem pelo caminho das palavrasProfª Ana GonzalezMelhore a qualidade de sua leitura. Tanto na vida profi ssional como na pessoal, é importante conhecer as estratégias que nos levam a tirar o máximo proveito dos textos e desenvolver habilidades para distinguir características de textos literários e publicitários.

O MUNDO SUTIL DA LEITURA Falar para liderarProf. Osório Cândido da SilvaTurma mínima: 15 alunos / Carga horária: 18 horas

Assumindo a boa comunicação como um dos pilares da vida profi ssional e pessoal, o curso oferece técnicas para melhorar a comunicação entre grupos, para usar o medo do palco como aliado e fazer apresentações capazes de vender produtos, soluções etc.

COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO VERBAL E TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

Cursos tradicionais

FOTOGRAFIA

Analógica e digital Com Nelson PaimQuarta 19h30 às 21h30 / Sala de ConferênciasDuração: 8 semanas | Preço: 2 parcelas de R$ 140,00Vagas limitadas.

Macrofotografi a e close-upCom Nelson Paim Terça 19h30 às 21h30Sala B do Espaço AdministrativoDuração: 8 semanasPreço: 2 parcelas de R$ 160,00Vagas limitadas. Início: 6 de maio

Enoteca In Vino Amici O curso esclarecerá sobre as principais uvas, regiões, produtores e vinhos mais importantes, com degustação de grandes exemplares. Os conhecimentos permitirão que você aprecie melhor os vinhos e saiba receber os amigos em grande estilo.

CONHECENDO O MUNDO DO VINHO

Com Rosa BarreirosCurso que permite investigações cromáticas e formais, abrindo caminhos para pintura e discussões alternativas que remetem muitas vezes para a gravura.

ARTE SOBRE O PAPEL – MONOTIPIA

60 | CURSOS

pag_cursos.indd 60 4/22/08 6:42:57 PM

Page 61: Revista n°121  MAI 2008

Francês e Francês EspecialProfª Huguette Schulze Blanck Aulas de 50 minutos Segunda e quarta ou terça e quinta9h10 às 10h / 10h30 às 11h20 / 18h10 às 19h

English For PleasureProfª Odila A Moraes Terça8 às 11h / 14h30 às 17h30 Quinta14h30 às 16h

IDIOMAS

DANÇAS

Ballet Clássico e Movimento ContemporâneoCoordenadora Beatriz Prodanof Segunda e quarta ou terça e quinta8 às 11h30 e 14h30 às 21h15

Tango / Flamenco / Passodoble / MilongaProfª Bina Rossel Segunda19h30 às 21h30

Dança de SalãoProf. Marco Antônio Gomes Quarta20 às 23h

Dança de Salão – Madame Poças LeitãoProfª Silvia Poças Leitão / Prof. Eduardo Poças LeitãoTerça ou quinta20 às 23h

Sapateado - Kika Tap CenterSegunda e quarta10 às 11h e 16 às 19hMÚSICA

Teclado e piano Profª Vivian Aguiar Hespanhol Quarta13h45 às 19h45

ViolãoProf. Roberto Toledo Quinta10 às 12h e 14 às 18hSexta17 às 20h

ARTE

AquarelaProfª Silvia Fairbanks Terça,14 às 16h30

Desenho e PinturaProfª Maria Alice de Paula Souza Terça ou sexta8h30 às 11h30

CURSO GRATUITO

Tricô, Crochê e TapeçariaProf.ª Elizabeth Nunes Alonso - Tel.: 9239-3099Quinta13 às 16h30 | Hall do Restaurante do CCR

MAIS INFORMAÇÃO NA CENTRAL DE ATENDIMENTO - 3817-9710 OU NO SITE WWW.ECP.ORG.BR

TEATRO

InfantilProf. Edson GonSábado10 às 12h | Auditório do CCR | Idade: 7 a 13 anos

JuvenilProf. Renato Musa

Sábado12 às 14h | Auditório do CCR | Idade: 14 a 17 anos

CURSOS | 61

pag_cursos.indd 61 4/22/08 6:43:07 PM

Page 62: Revista n°121  MAI 2008

62 | NOVOS ASSOCIADOS

Sejam bem-vindos à família Pinheiros

Adriana Candellero Picchi

Adriana Regina Assis Martins

Alan Goldlust

Albenira Caldarelli

Alexandre Dutra Morais

Ana Beatriz Freitas Reiff

Ana Cláudia Bella Hanftwurzel Mraz

Ana Lúcia Santos Costa

Ana Luiza Jonas Bacchi

Ana Paula Cassettari Musa

André Pasquale Silveira Peixoto

Andréa Junqueira Barbosa Campos

Andreas Franco Burmester

Bernardete Aparecida Ribeiro Costa

Bernardo Bichucher Filho

Camila Certain Sgarbi

Carlos Eduardo Siqueira Campos

Carlos Mauaccad

Cássio Oliva Palma

Catarina Coimbra Serra Gosson Jorge

Colin Butterfield

Dalel José Santos Novais

Danielle Andree Dahoui

Eduardo Franco Abreu

Elis Montenegro Suzuki

Fernanda Tsuyako Kimura Gonçalves

Fernando Mello Carvalho

Fernando Olivalves Fiore

Fernando Soares Camargo Mereb

Fernando Sodré Motta

Flavio Schahin

Gabriel Gubeissi

Gabriel Pinheiro Coelho

Gabriel Sabóia Pilnik

Giovanni Bonora Bettega

Haroldo Jorge Korte

Helena Souza Amaral Neves

Henrique Paixão Borges Campos

Isabella Saggio Barone Cardoso

João Barreto Colitti

João Vítor Alves Cesar

Joaquim Teixeira Assumpção Saigh

José Eduardo Puglia Siqueira

José Roberto Faria Lima Ópice Blum

Juliana Machado Freire Monteiro Lima

Juliana Vieira Silva

Karina Diniz Jorge Cavalcanti Arruda

Lea Paula Campos Tucci

Lenita David Gilioli Pedreira Freitas

Leonardo Diniz Jorge

Lorenzo Mansur Bonomi

Lucas Dreyfuss Quintella

Luís Guilherme Costa Masini

Luís Henrique Raucci Seabra

Luísa Macedo Britto Lagoa

Luiz Carlos Oliveira

Luiz Felipe Pinto Santos Dilho

Luiza Bevilacqua Balbi Oliveira

Marcelo Dias Oliveira Fernandes

Marcelo Vainstein

Maria Carolina Thompson Ferreira

Mariana Senna Sant’anna

Marina Araújo Macedo

Marina Queiroz Santos Vainstein

Marta Buck Bolognesi Kokron

Maurício Rape Lellis Cardoso

Nagib Anderaos Neto

Nickolas Kokron

Olga Maria Scognamiglio Torres

Paulo Hobbs Ferraz Camargo

Pedro Schmidt Marchetti Moraes

Priscilla Macedo Otero Fragoso Di Petta

Rafael Gubeissi

Rafael Queiroz Santos Vainstein

Renata Corrêa L Pereira Burmester

Renata Faria Lima Ópice Blum

Renata Tobias Zaniratto Butterfield

Renato Ribeiro Valle

Roberto Calfat

Roberto Singer Filho

Rodrigo Franco Abreu

Simone Lopes Ribeiro

Simone Reis Alves Cesar

Sofia Inui Alves Lima

Sophia Secches Reis

Tânia Belem Lima

Thomas Gudmon Mittempergher

Thomas Kokron

Tiago Americano Rodrigues

*Os novos associados são adquirentes de títulos de pessoas que se retiraram do Clube

NOVOS ASSOCIADOS

pag_novosassociados121.indd 62 18/04/2008 22:26:12

Page 63: Revista n°121  MAI 2008

an_clube_descontos.indd 33 18/04/2008 22:21:56

Page 64: Revista n°121  MAI 2008

1) POSIÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA EM 31 de março de 2008Saúde financeira (Liquidez)O Índice de Liquidez Corrente em 31/03/2008 é de 1,98 (*), tendo como maior influência os saldos dos Fundos, conforme demonstrado abaixo, assim como, pelas receitas antecipadas de anuidades de 2008 cujo valor é de R$ 9.772.459. Para cada R$ 1.000 a ser pago no curto prazo, em março/08, há R$ 1.980, contra R$ 2.250 em março/07. Em curto prazo, os compromissos são de R$ 21.383.353 e nossos direitos são de R$ 42.286.694. A diferença POSITIVA é de R$ 20.903.341.

Fundo especial (investimento)

Saldo 31/12/2007 R$ 12.008.271

Movimento 2008 R$ 26.180

Saldo em 31/03/08 R$ 12.034.451

Fundo REFIS II

Saldo 31/12/2007 R$ 9.106.008

Provisão 2008 R$ 1.133.597

Pagamento 2008 R$ 1.246.094

Saldo em 31/03/08 R$ 8.993.511

Fundo de emergência

Saldo 31/12/07 R$ 2.248.028

Receita Financeira 2008 R$ 50.492

Utilização/Baixas de 2008 R$ 0

Saldo em 31/03/08 R$ 2.298.520

Análise da Posição Financeira em 31/03/2008

A.Saldo do fundo de investimento R$ 12.034.451

B.Saldo do fundo de emergência R$ 2.298.520

C.Saldo do fundo REFIS II R$ 8.993.511

D.Lei de Incentivo ao Esporte R$ 2.524.937

E.Fundo para IPTU R$ 216.220

F.Soma saldo dos fundos: A + B + C + D + E R$ 26.067.639

G.Disponibilidade total

Caixas e bancos

Aplicações financeiras totais

Total disponibilidades

R$ 3.039.415

R$ 35.069.480

R$ 38.108.895

H.Saldo de caixa em 31/12/07 R$ 729.887

I.Disponibilidade líquida: G - F - H R$ 11.311.369

J.Posição adiantamento de sócios: 2008 R$ 9.772.459

K.Resultado de caixa do exercício de 2007: I - J R$ 1.538.910

Fundo IPTU

Saldo 31/12/07 R$ 152.815

Provisão 2008 R$ 63.405

Pagamento 2008 0

Saldo em 31/03/08 R$ 216.220

31/12/2007 31/3/2008 Diferença

a) Inadimplência total R$ 1.117.458 1.633.694 (516.236)

b) Caixas e bancos R$ 729.887 3.039.415 2.309.528

c) Aplicações R$ 28.731.438 35.069.480 6.338.042

d) Índice de liquidez corrente (direitos/dívidas) (*) 1,95 1,98 0,03

4) PRINCIPAIS INDICADORES

São Paulo, 17 de abril de 2008Roberto Gasparini - Diretor Financeiro

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE MARÇO DE 2008

3) DÉFICIT DE CAIXA PARA COBRIR DESPESAS CORRENTES DO EXERCÍCIO

Exercício Exercício Exercício Exercício

31/12/2005 31/12/2006 31/12/2007 31/3/2008

a) Utilização de adiantamento de sócios 0 0 0 0

b) Crédito rotativo em conta bancária 0 0 0 0

c) Utilização do fundo de emergência 452.392 (452.392) 0 0

d) Déficit de caixa exercício 452.392 (452.392) 0 0

2) EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM 31/03/08, CONFORME RESOLUÇÃO 24/2002

Receita-real Despesa-real Resultado

Realizado Previsto Variação

(1) (2) (3)=(1)-(2) (4) 5=(3)-(4) (5)/(1)

Custeio R$ 29.973.555 18.694.546 11.279.009 9.185.364 2.093.645 6,98%

Lei de Incentivo ao Esporte R$ 2.524.937 0 2.524.937 0 2.524.937 100%

Restaurantes R$ 2.927.674 2.922.618 5.056 (24.869) 29.925 1,02%

Saldo Orçamento Corrente R$ 35.426.166 21.617.164 13.809.002 9.160.495 4.648.507 13,12%

Investimentos R$ 1.321.608 1.295.428 26.180 (1.255.708) 1.281.888 96,99%

Total R$ 36.747.774 22.912.592 13.835.182 7.904.787 5.930.395 16,14%

64 | DIRETORIA EXECUTIVA

(*) Índices ajustados conforme determinação judicial (Liminar), quanto ao processo de consolidação do PAES/REFIS II: de R$ 1.680.231, em 31/12/2006, para R$ 4.947.186, em 31/12/2007.

pag_financeiro121.indd 64 18/4/2008 22:20:57

Page 65: Revista n°121  MAI 2008

A - DISPONIBILIDADE DO CLUBE (2008-2007)

1 - Em março de 2008

1.1 - Aplicações financeiras

1.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

1.1.2 - Fundo de Emergência

1.1.3 - Fundo REFIS II

1.1.4 - Fundo IPTU

1.1.5 - Outras aplicações financeiras

1.1.6 - Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

1.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade em 31/03/2008

2 - Em março de 2007

2.1 - Aplicações financeiras

2.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

2.1.2 - Fundo de Emergência

2.1.3 - Fundo REFIS II

2.1.4 - Fundo IPTU

2.1.5 - Outras aplicações financeiras

Sub-total aplicações

2.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade em 31/03/2007

R$ 12.034.451

R$ 2.298.520

R$ 8.993.511

R$ 216.220

R$ 9.001.841

R$ 2.524.937

R$ 35.069.480

R$ 3.039.415

R$ 38.108.895

R$ 11.111.031

R$ 2.111.453

R$ 8.009.799

R$ 177.794

R$ 11.432.089

R$ 32.842.166

R$ 423.146

R$ 33.265.312

B - ANÁLISE DA LIQUIDEZ CORRENTE (2008 - 2007)(Ativo circulante / Passivo circulante)

1 - Em março de 2008

Liquidez corrente igual a:

R$ 42.268.694 ÷ R$ 21.383.353 = 1,98

Para cada R$ 1.000,00 de obrigações a pagar no curto prazo, dispomos de R$ 1.980,00

(situação boa). (*)

2 - Em março de 2007

Liquidez corrente igual a:

R$ 38.466.505 ÷ R$ 17.064.018 = 2,25

Para cada R$ 1.000,00 de obrigações a pagar no curto prazo, dispúnhamos de R$ 2.250,00

(situação boa).

BALANÇO PATRIMONIALEM 31 MARÇO DE 2008 e de 2007

(VALORES EXPRESSOS EM REAIS)

ATIVO mar/2008 mar/2007

CIRCULANTE 42.286.694 38.466.505

Disponível 38.108.895 33.265.312

* Caixa e bancos 3.039.415 423.146

* Aplicações financeiras 32.770.960 30.730.715

* Aplicações financeiras reserva fundo de emergência 2.298.520 2.111.451

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 4.177.799 5.201.193

* Contribuições sociais, taxas e editais a receber 2.676.365 3.673.712

* Outras contas a receber 832.113 805.158

* Estoque dos almoxarifados 414.691 482.301

* Estoque de lanchonetes e restaurantes 163.755 148.305

* Despesas do exercício seguinte 90.875 91.717

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 68.701.767 61.048.632

* INSS - Patronal depósitos judiciais 66.076.570 60.193.629

* PIS - Depósito judicial 822.983 481.315

* REFIS - Depósito judicial 1.427.687

* Depósitos recursais/judiciais 374.527 373.688

PERMANENTE 271.080.035 265.990.164

* Imobilizado 271.080.035 265.990.164

TOTAL DO ATIVO 382.068.496 365.505.301

PASSIVO mar/2008 mar/2007

CIRCULANTE 21.383.353 17.064.018

* Fornecedores 1.497.851 1.686.694

* Pessoal e encargos a pagar, inclusive provisões 4.642.761 4.401.286

* Provisões para contigências trabalhistas 856.404 575.071

* Adiantamentos de sócios 9.772.459 8.254.240

* Provisão INSS - REFIS 3.690.690 1.281.892

* Contas a pagar 923.188 864.835

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO 130.985.702 124.681.258

* Provisão INSS patronal 66.076.570 60.193.629

* Provisão INSS - REFIS 60.988.132 61.410.838

* Provisão de IPTU 406.440 177.794

* Provisão do PIS 3.514.560 2.898.997

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 229.699.441 223.760.025

* Superávit no exercício 5.425.293 4.082.976

* Resultado acumulado do exercício anterior (16.407.905) (20.817.935)

* Reserva avaliação ativo imobilizado 238.383.533 238.383.533

* Reserva para fundo de emergência 2.298.520 2.111.451

TOTAL DO PASSIVO 382.068.496 365.505.301

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO / HUGO TADEU GHIRALDINI - CRC 1SP 124.069/O-6

DIRETORIA EXECUTIVA | 65

(*) Índices ajustados conforme determinação judicial (Liminar), quanto ao processo de consolidação do PAES/REFIS II: de R$ 1.680.231, em 31/12/2006, para R$ 4.947.186, em 31/12/2007.

pag_financeiro121.indd 65 18/4/2008 22:20:57

Page 66: Revista n°121  MAI 2008

Alphagran Mármores e Granitos Ltda ME - CNPJ 03.134.826/0001-31 Fornecimento e instalação de 4,31 m2 de granito cinza Corumbá,para o chafariz do Parque Infantil - R$ 1.186,80 - 3 a 5/3/2008

Ar-Lug Compressores e Equipamentos Ltda - CNPJ 54.308.838/0001-76 - Locação retro-escavadeira com rompedor hidráulico. R$ 1.560,00 - 20/2/2008.

Artesana Divisórias e Forros Ltda - CNPJ 55.010.060/0001-87 Fornecimento de material e instalação de 90 m2 de forro em gesso acartonado de 10 mm - R$ 3.430,00 - 3 a 27/3/2008.

Associação de Árbitros da Grande São Paulo - CNPJ 02.867.728/0001-40 - Arbitragem do campeonato interno, amistosos e eventos especiais nas categorias Principal, Sênior e Master do Futebol Adulto, - valor conforme nº de jogos - 2/3 a 14/12/2008.

Associação de Árbitros da Grande São Paulo - CNPJ 02.867.728/0001-40 - Arbitragem do campeonato interno e amistosos do Futebol Menor valor conforme nº de jogos - 8/3 a 29/11/2008.

Federação Paulista de Clubes de Futebol 7 Society - CNPJ 08.049.945/0001-00 - Arbitragem do campeonato interno, amistosos e eventos especiais nas categorias Principal, Sênior, Master e Feminino do Futebol Society - valor conforme nº de jogos - 2/3 a 13/12/2008.

Federação Paulista de Clubes de Futebol 7 Society - CNPJ 08.049.945/0001-00 - Arbitragem do campeonato interno, amistosos e eventos especiais nas categorias Principal, Sênior, Master e Feminino do Futebol Adulto - valor conforme nº de jogos - 4/3 a 13/12/2008.

Associação Amigos Metroviários dos Profissionais - AME - CNPJ 64.917.818/0001-56 - Recrutamento, seleção e encaminhamento de profissionais portadores de deficiência - valor conforme contratação 1º/2 a 31/12/2008.

Banco Bradesco S/A - CNPJ 60.746.948/0001-12 - Pagamento escritural valor conforme tabela - indeterminado.

Barbaro Agustin Diaz Cervantes Esportes ME - CNPJ 06.169.086/0001-67 - Aditamento nº 3 - Treinamento e acompanhamento interno e externo para a equipe Principal masculina de Pólo Aquático - 14/1 a 13/12/2008.

Bea Bustos Engenharia e Projetos Ltda - CNPJ 02.167.267/0001-01 Topografia na nova Portaria Principal - R$ 800,00 - 15/2/2008.

Darcon 08 Engenharia Ltda - CNPJ 03.704.695/0001-80 - Execução de obra de pavimentação em concreto armado da nova Portaria Principal R$ 22.000,00 - 25/2 a 10/3/2008.

Di Giacomo Martini Engenharia e Edificações Ltda - CNPJ 04.816.208/0001-34 - Fornecimento de material e mão-de-obra especializada para execução de obras civis para a nova Portaria Principal R$ 69.893,41 - 26/2 a 25/4/2008.

M. B. Perfurações Técnicas S/S Ltda - CNPJ 53.587.176/0001-58 Execução de 20 estacas para o piso da nova Portaria Principal. R$ 10.520,00 - 22 a 29/2/2008.

Lok Pirâmide Ltda - CNPJ 04.057.221/0001-57 - Locação de duas tendas na construção da nova Portaria Principal - R$ 5.000,00 - 28/1 a 21/3/2008.

Bruno Pessoa Basso - CPF 222.408.258-47 - Treinamento de Bocha aos atletas - R$ 8.511,91 - 1º/2 a 31/12/2008.

Fabiano Friess - CPF 005.371.270-62 - Treinamento de Bocha aos atletas R$ 19.642,81 - 1º/2 a 31/12/2008.

João Clarismundo Goulart Loureiro - CPF 396.169.240-87 - Treinamento de Bocha aos atletas - R$ 19.642,81 - 1º/2 a 31/12/2008.

Maurício Sebastian Vanetti - CPF 229.693.698-93 - Treinamento de Bocha aos atletas - R$ 24.957,46 - 14/1 a 19/12/2008.

Brunswick Bowling & Billiards Ltda - CNPJ 74.155.607/0001-87 Fornecimento, entrega e instalação de equipamentos para o Fitnnes R$ 338.817,00 - 21/11/2007 a 21/3/2008.

Camera Sutra Produções Artísticas e Cinematográficas S/C Ltda - CNPJ 03.853.418/0001-30 - Contratação de modelos para divulgação de eventos - R$ 5.040,00 - 19, 20, 25 e 26/1 e 2, 3, 9 e 11/02/2008.

Carlos Alan dos Santos ME - CNPJ 56.391.725/0001-02 - Instalação de tela, janela e box para túnel de tecido para a realização do Campeonato Sul-americano de Natação - R$ 6.500,00 - 7 a 16/3/2008.

Cemari S/A - CNPJ 68.174.663/0001-66 - Aulas de ginástica, yoga e boxe aos associados - R$ 396.001,44 - 1º/2/2008 a 31/1/2009.

Coxport Engenharia e Comércio Ltda - CNPJ 44.558.591/0001-92 - Fornecimento e instalação de buchas de ferro para a quadra de Vôlei R$ 52.651,03 - 10/1 a 15/2/2008.

D.D.Drin Serviços de Desinsetização Domiciliar Ltda - CNPJ 60.500.055/0001-92 - Controle de cupins subterrâneos com eliminação de colônias - R$ 21.012,00 - 1º/2/2008 a 1º/2/2009.

Eco Produções e Locação de Áudio e Vídeo Ltda ME - CNPJ 02.704.536/0001-13 - Filmagens das sessões mensais do Conselho Deliberativo - R$ 540,00 por sessão - 2/2 a 31/12/2008.

Ecobras Comercial Ltda EPP - CNPJ 03.522.097/0001-90 - Manutenção preventiva e corretiva da máquina de corte de grama - R$ 6.000,00 1º/1 a 31/12/2008.

Equiservice Serviços de Instalação e Manutenção Ltda - CNPJ 02.303.610/0001-90 - Assistência técnica em equipamentos de automação do estacionamento - R$ 28.544,76 - 1º/1 a 31/12/2008.

Eduardo Poças Leitão - CPF 007.519.418-08 - Aulas de Dança de Salão aos associados - valor conforme nº de inscritos - 1º/2 a 31/12/2008.

Engelétrica Serviços Elétricos Ltda - CNPJ 58.687.609/0001-60 Manutenção em posto primário compreendendo seis transformadores R$ 7.500,00 - 10/3 a 10/4/2008.

Engelpa Tecnologia Elétrica Paulista Ltda ME - CNPJ 55.061.501/0001-70 - Medição elétrica - R$ 1.000,00 - 4 a 14/1/2008.

Faarte Assessoria Ambiental Ltda - CNPJ 71.742.449/0001-73 Aditamento nº 1 - Coleta e transporte de pilhas e baterias alcalinas valor por lote - 15/1 a 31/12/2008.

Fábio Cristiano Heizen ME - CNPJ 04.850.554/0001-39 - Manutenção nas máquinas do Boliche - valor conforme serviço - 10/2/2008.

Fábio Rogério Marcorin ME - CNPJ 03.767.317/0001-46 - Fornecimento e instalação de 155 peças de piso ladriho para a Lanchonete do Boliche R$ 13.440,00 - 11 a 25/2/2008.

F.D.J.J. Tênis Team Ltda - CNPJ 03.347.670/0001-77 - Aditamento nº 4 - Aulas de Tênis para o CATE e o GARE - R$ 379.601,75 + valor conforme nº de inscritos - 30/1/2008 a 29/1/2009.

Fernando Dias Patrício - CPF 094.059.908-29 - Responsável técnico pelo tratamento da fauna e realização de diligências no projeto de zoológico - R$ 6.840,00 - 1º/4 a 30/6/2008.

Flexdril Perfurações Horizontais Ltda - CNPJ 08.704.257/0001-36 Fornecimento de material e mão-de-obra especializada para a execução de canalização subterrânea, em aproximadamente 40 m - R$ 7.000,00 28/1 a 28/2/2008.

Francisca Gorete do Nascimento Transporte ME - CNPJ 03.505.691/0001-73 - Entrega de correspondência por motoboy - valor conforme nº de entregas - 19/2/2008 a 18/2/2009.

Fla-Con Locação e Manutenção de Equipamentos Ltda - CNPJ 57.283.251/0001-48 - Locação de container habitacional metálico. R$ 1.460,00 - 20/2 a 20/5/2008.

Fundação Carlos Alberto Vanzolini - CNPJ 62.145.750/0001-09 Aditamento nº 2 - Pré-auditoria, auditoria de certificação e auditoria de manutenção - R$ 4.485,00 - 1º/3/2008 a 31/5/2009.

Geralserv Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda ME CNPJ 64.014.996/0001-77 - Fornecimento e montagem de guarda-copo em aço inox escovado para o Solarium da piscina - R$ 65.968,75 26/2 a 5/4/2008.

Geralserv Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda ME CNPJ 64.014.996/0001-77 - Fornecimento e montagem de quatro tubos para apoio dos pés, fixos ao chão, instalados na Lanchonete do CCR - R$ 1.100,00 - 22/2 a 2/4/2008.

Giordano & Rodrigues Informática Ltda - CNPJ 03.448.989/0001-99 Aulas de informática aos associados acima de 50 anos - valor conforme nº de inscritos - 18/2 a 20/12/2008.

Herman Claudius Van Riemsdijk - CPF 591.808.388-04 - Aulas de Xadrez aos associados - R$ 24.761,33 - 4/2 a 31/12/2008.

Inácio José dos Santos - CPF 684.645.768-20 - Armeiro na seção de Esgrima - R$ 8.210,00 - 28/1 a 31/12/2008.

Jayme Lago Mestieri Arquitetura - CNPJ 08.103.669/0001-10 Elaboração de projeto de arquitetura e ambientação para a Lanchonete da Piscina - R$ 23.000,00 - 3/12/2007 a 31/1/2008.

José Henrique Alves Marcusso - CPF 052.552.078-37 - Elaboração e apresentação dos projetos especiais de cinema - valor conforme nº de apresentações - 1º/3 a 30/11/2008.

Jordão e Jordão Advogados Associados - CNPJ 01.593.781/0001-38 Serviços advocatícios - R$ 52.530,00 - 1º/4 a 31/6/2008.

Li-Ar Comércio de Equipamentos de Ventilação Ltda - CNPJ 01.033.099/0001-90 - Fornecimento de equipamentos para complemento de redes de dutos e grelhas para mudança no sentido do fluxo de ar e manutenção de dutos avariados no piso superior das piscinas do Conjunto Desportivo - R$ 17.242,00 - 8/2 a 8/3/2008.

Lumi Toldos Indústria, Comércio e Instalações Ltda - CNPJ 48.302.681/0001-79 - Fornecimento e instalação de um toldo e uma lona na entrada da lavanderia do Centro Administrativo - R$ 600,00 4/1 a 15/2/2008.

Marcos de Faria Cardoso - CPF 260.655.978-99 - Treinamento de Esgrima aos atletas - R$ 16.016,00 - 28/1 a 31/12/2008.

Maria Silvia Fairbanks Cescon - CPF 106.829.848-09 - Aulas de Aquarela aos associados - valor conforme nº de inscritos - 1º/3 a 31/12/2008.

M. Metais Estruturas Metálicas - CNPJ 02.446.886/0001-27 Fornecimento de material e mão-de-obra para execução de cobertura e fechamento em estrutura metálica para o cubículo gerador. R$ 11.500,00 - 13/2 a 13/3/2008.

Mortari Promoções e Eventos Ltda - CNPJ 00.099.728/0001-12 Supervisão, organização e coordenação de todas as categorias de Basquete - R$ 84.409,71 - 14/1 a 19/12/2008.

Net Telecom Informática Ltda - CNPJ 04.597.289/0001-29 - Sistema de cabeamento estruturado e backbone óptico de dados para o CCR - R$ 42.993,39 - 20/2/2008.

Net Telecom Informárica Ltda - CNPJ 04.597.289/0001-29 - Sistema de backbone de voz para as salas de aula - R$ 9.870,26 - 23/1/2008.

Prol Editora Gráfica Ltda - CNPJ 52.007.010/0001-52 - Impressão gráfica da Revista ECP, 119ª edição - R$ 26.529,99 - indeterminado.

Pui Kit Chiang - CNPJ 04.071.216/0001-07 - Tratamento dos pisos das lanchonetes do Boliche e do Tênis - R$ 35.000,00 - 25/2 a 10/3/2008.

Radiofone do Brasil Ltda - CNPJ 01.828.814/0001-81 - Aditamento nº 1 - Produção musical de texto e voz personalizada para uso de espera telefônica - R$ 570,00 - 1º/1 a 31/3/2008.

R.A.S. Tecnologia Comércio e Serviços de Equipamentos Médicos Ltda ME - CNPJ 96.377.593/0001-89 - Manutenção nos equipamentos médicos da Fisioterapia - R$ 1.217,00 - 14/3/2008.

Refrigeração Friolar Ltda - CNPJ 61.192.449/0001-93 - Fornecimento e instalação de câmara para armazenamento de lixo orgânico. R$ 36.000,00 - 18/2 a 18/3/2008.

R.T. Projeto e Pesquisa Ltda S/C Ltda ME - CNPJ 05.081.473/0001-84 Editoração gráfica do catálogo para exposição 454 anos de São Paulo R$ 1.400,00 - 24/1/2008.

RTJ Universo Esportivo Ltda - CNPJ 04.898.798/0001-91 - Aditamento nº 2 - Treinamentos de Basquete aos atletas - R$ 57.200,00 - 28/1 a 31/12/2008.

Rogersport Equipamentos Eletrônicos Ltda - CNPJ 04.460.296/0001-84 - Manutenção preventiva e corretiva nos placares eletrônicos. R$ 13.392,00 - 2/1/2008 a 1º/1/2009.

Scolé Esportiva Comercial Ltda ME - CNPJ 02.140.855/0001-43 - Aditamento nº 11 - Aulas de Natação, Operação Verão e Operação Inverno aos associados - conforme nº de inscritos - 7/1 a 31/12/2008.

Setema Serviços Técnicos de Manutenção Ltda - CNPJ 46.366.928/0001-95 - Serviços de jardinagem, limpadores de vidro, ascensoristas e limpeza - R$ 911.854,08 - 1º/3/2008 a 28/2/2009.

Simpress Comércio, Locação e Serviços S/A - CNPJ 07.432.517/0003-60 - Aditamento nº 2 - Alteração da razão social, reajuste de valor e inclusão de um equipamento - valor conforme nº de impressões 5/3/2008 a 5/3/2010.

SM Teodoro ME - CNPJ 07.877.903/0001-02 - Recreação e monitoria infantil aos domingos - valor conforme nº de monitor - 16/2/2008 a 15/2/2009.

S T R Comercial Ltda - CNPJ 66.110.404/0001-46 - Desinstalar e instalar aparelho de ar-condicionado Spinger Split na sala da Gerência Geral R$ 700,00 - 18/2 a 17/3/2008.

Suzaquim Indústrias Químicas Ltda - CNPJ 64.815.806/0001-10 Reprocessamento e destinação final de pilhas e baterias alcalinas - valor conforme nº de resíduo - indeterminado.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda ME - CNPJ 53.753.216/0001-94 Instalação de vidros e portas de vidros em diversas áreas do Clube. R$ 6.646,00 - 7/2 a 4/3/2008.

Vidros Bastos Comércio e Serviços Ltda - CNPJ 03.574.451/0001-20 Instalação de espelhos e vidros para diversas áreas - R$ 1.798,00 5/3/2008.

WPW Prevenção e Manutenção de Incêndio Ltda EPP - CNPJ 03.443.539/0001-03 - Manutenção e recarga de equipamentos de prevenção e combate a incêndio - valor conforme nº de manutenções 17/3/2008 a 17/3/2009.

Banda Musical SP4, representados por Musical Fênix S/C Ltda - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no evento Música de Expressão R$ 1.300,00 - 14/3/2008.

Mateus Sartori, representado por M. Sartori Barbosa Espetáculos ME CNPJ 09.354.799/0001-99 - Apresentação no evento Música de Expressão - R$ 2.600,00 - 14/3/2008.

Banda Sucesso, representados por Minas Company Eventos e Produções Artísticas Ltda ME - CNPJ 08.596.244/0001-90 - Apresentação no Jantar Dançante - R$ 1.500,00 - 8/3/2008.

Cooperativa Paulista de Teatro - CNPJ 51.561.819/0001-69 - Realização da peça teatral Armadilha para um homem só - R$ 28.700,00 - 24/3 a 8/6/2008.

Cooperativa Paulista de Teatro - CNPJ 51.561.819/0001-69 Apresentação teatral com Grupo Já na peça As aventuras da Princesa Linda Flor...Procurando Firme - R$ 2.500,00 - 30 e 31/3/2008.

Cooperativa Paulista de Teatro - CNPJ 51.561.819/0001-69 Apresentação teatral da peça A Mulher do Trem - R$ 15.000,00 19/3 a 5/4/2008.

Fernando Augusto Angelo Fialho, representado por Embrashow Eventos Artísticos Ltda - CNPJ 53.495.891/0001-60 – Apresentação musical no Almoço do Dia das Mães - R$ 5.500,00 - 11/5/2008.

Toninho Nascimento e Banda, representados por Showsom Produções Artísticas S/C Ltda - CNPJ 61.860.219/0001-55 - Apresentação musical no Almoço do Dia das Mães - R$ 1.500,00 - 11/5/2008.

Quarteto Mandassaia, representados por Manoel Pacífico de Oliveira Sousa Filho ME - CNPJ 05.878.652/0001-47 - Apresentação musical no Música ao Meio Dia - R$ 1.300,00 - 8/3/2008.

Silvana Ligia Araujo Pereira Eventos ME - CNPJ 04.904.028/0001-04 Recreação e monitoria infantil no Dia Legal de Páscoa - R$ 3.300,00 15/3/2008.

Resolução do Conselho Deliberativo nº 01/2002

CONTRATOS EFETIVADOS

pag_contratos_121.indd 58 22/04/2008 17:13:40

Page 67: Revista n°121  MAI 2008

an_teachem.indd 33 18/04/2008 22:21:15

Page 68: Revista n°121  MAI 2008

an_bradesco.indd 33 18/04/2008 22:19:23