revista infogente_31

70
www.infogente.com.br | 1

Upload: profashional-editora

Post on 28-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Pense numa publicação que fala sobre tecnologia, viagem e estampa belas mulheres na capa. Imaginou? Essa é a InfoGente, voltada para o canal de distribuição de equipamentos de informática da Alcateia Engenharia de Sistemas Ltda.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 1

capa.indd 1 8/31/10 5:20:54 PM

Page 2: Revista InfoGente_31

2 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 2 8/30/10 3:47:28 PM

Page 3: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 3

í n d i c e

4 – Editorial

6 – Cartas

8 – Acontece

12 – Info

14 – Artigo Norival

16 – Universo Alcateia

20 – Artigo Gracia

22 – Mercado

24 – Imagens

26 – Personagem

28 – Causos e Estórias

30 – Web

32 – Também Quero Varejo

34 – Também Quero Corporativo

36 – Curiosidades

38 – Info

40 – Clipping

42 – Artigo Zuffo

44 – Capa

48 – Esporte

50 – Piadas

52 – Causos e Estórias

54 – Turismo

58 – Perfil

60 – Info Criança

62 – Cultura

64 – Willy

66 – Piadas e Expediente

indice.indd 3 8/30/10 4:00:17 PM

Page 4: Revista InfoGente_31

4 | www.infogente.com.br

Foto

: A

rqui

vo I

nfog

ente

Há algumas edições, falamos do novo ano que se iniciava e “não mais que de repente”, citaria o poetinha Vinicius de Moraes, já passamos da me-tade de 2010. Talvez você seja um daqueles que, nesta época, diz a frase clássica: “Meu Deus, o ano voou”. Sim, bateu suas asas em ritmo acelerado e é assim em todas as épocas e etapas de nossas vidas. Por isso, mesmo sendo um tanto clichê, insisto em dizer que temos de aproveitar cada oportunidade para fazer o tempo valer a pena, quiçá multiplicar os bons frutos. A frase de Chazal é um exercício que devemos fazer diariamente, principalmente no âmbito profissional. Temos de lembrar que, por mais que nossa empresa tenha inúmeros clientes, e cada um deles represente por consequência um número grande de pessoas, eles são únicos e merecem atenção especial.

Nossos momentos com cada um deles precisam ser preciosos, repletos de trocas de informações e sinceridade. Quando essa sinergia existe, na maioria das vezes, o objetivo é atingido, sendo bom para ambas as partes.

Estamos sempre atentos às novidades do mercado e também aos movimentos da concorrência, o que nos impulsiona e faz queremos ser melhores a cada dia. O que nos difere daqueles que estão no mesmo ramo que nós? Tudo! O que parece um detalhe pode ser um diferencial decisivo para uma tomada de decisão. Então, além de oferecer os melhores pro-dutos, ter a melhor equipe e os preços competitivos, tenha diariamente o costume de tratar cada cliente e fornecedor como se ele fosse o único.

Como nossa mente não para nunca, entre um ne-gócio e outro, atualize-se, relaxe e divirta-se, pois a nossa revista InfoGente é feita para você!

Boa leitura, boas vendas e um forte abraço.

“A melhor maneira de ser ouvido é fazer de cada ser um auditório cheio, e do auditório cheio, um ser único.”

M. de Chazal

Sandra Teschner [email protected]

O que nos difere daqueles que estão no mesmo ramo

que nós? Tudo! O que parece um detalhe pode ser um diferencial decisivo para

uma tomada de decisão

...temos de aproveitar cada oportunidade para fazer o tempo valer a pena, quiçá multiplicar os bons frutos

e d i t o r i a l

editorial.indd 4 8/31/10 4:04:22 PM

Page 5: Revista InfoGente_31

5 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 5 8/30/10 3:47:52 PM

Page 6: Revista InfoGente_31

6 | www.infogente.com.br

C A R T A S

“Gosto muito da Maíra Cardi por-que ela não é apenas uma moça bonita, mas também bastante in-teligente. Acho que merecia ter ga-nho o ‘Big Brother’. Acredito que, com o carisma dela, essa moça ainda vai dar muito que falar!”MARCELO PEREIRASão Paulo – SP

“Eu pensava que a Maíra Cardi fosse apenas mais uma moça bonita sem conteúdo, só que me enganei! Após ler a matéria, descobri que seus dotes vão muito além do físico. Virei fã!”.ALEXANDRE DA SILVASão Paulo – SP

“Acho muito importante a cria-ção da Abradisti (Associação Brasileira de Distribuidores de Tecnologia), já que permite aos associados serem mais partici-pativos em relação às políticas nacionais de TI. Parabéns a to-dos os envolvidos.”PAULO CÉSAR MEDEIROSSão Paulo – SP

“Acredito que as redes sociais não devam ser proibidas nas em-presas, pois são um veículo de comunicação muito importante. Basta orientar os colaboradores a usá-las de forma institucional e não para uso pessoal.”FLÁVIA DE ABREURio de Janeiro – RJ

“Dou muita risada com a seção de Imagens engraçadas, Piadas, Causos e Estórias. É bom mes-clar informação com divertimento, assim, nós leitores também pode-mos ter momentos de descontra-ção enquanto lemos nossa adora-da InfoGente.”JÉSSICA LORCASão Paulo – SP

FALE COM A REDAÇÃO: mande suas cartas e sugestões para Av. Jandira, 843 – Moema – CEP 04080-005 – São Paulo/SP ou [email protected]

“Realmente, a Colômbia carrega um estigma de seu passado vio-lento, mas depois de ler a matéria de Turismo, fi quei com vontade de conhecer o país. É sempre bom ir para lugares desconhecidos e ver o mundo de outra maneira.”LUCIANA REZENDERio de Janeiro – RJ

“Eu adoro os produtos da seção Também Quero e Curiosidades, acho, inclusive, que deveriam existir muito mais páginas para eles. Para quem é louco por produtos de tecnologia como eu, é muito bom ver todas as novidades.”SÉRGIO MORAESSão Paulo – SP

Errata: Na edição 30, na matéria especial “Por um Mercado Mais Justo”, o nome correto do presi-dente e da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação é Mariano Gordinho e Abradisti, respectivamente .

“Realmente, a Colômbia carrega

cartas.indd 6 8/31/10 5:16:13 PM

Page 7: Revista InfoGente_31

7 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 7 8/30/10 3:48:21 PM

Page 8: Revista InfoGente_31

8 | www.infogente.com.br

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

a c o n t e c e

SandiSk melhora o deSempenho de Sua linha de produtoS SSd

O SSD G4 é uma substituição para unidades de discos rígidos (HDD) em notebooks; enquanto o SSD P4, sucessor da unidade modular amplamente difundida pSSD, permite que os designers ofereçam netbooks e tablets ainda mais finos. As novas unidades oferecem um equilíbrio inédito entre desempenho, armazenamento de alta capacidade e confiabilidade duradoura. O SanDisk SSD P4 e SanDisk SSD G4 oferecem armazenamento de até 128 GB e 256 GB, respectivamente, o dobro das capacidades das SSDs anteriormente oferecidas pela empresa.

“Nossas unidades oferecem uma inicialização mais rápida e respostas mais aprimoradas do sistema, enquanto mantêm nossos altos padrões de confia-bilidade”, conta Doron Myersdorf, diretor sênior de marketing de SSD da SanDisk.

Seagate lança hd externo compatível com pc e macNovidade no mercado, a Seagate lança no Brasil o primeiro disco que funciona tanto em PC como em Mac. É

de fácil uso, tem “Plug and play” com software de backup automático e segurança encriptada, lê e grava dados (a comunidade Mac adora o GoFlex!). Atualiza os conectores para obter até 10X mais performance na transferência de dados, e conexão a qualquer dispositivo.

hp fecha parceria com a univerSalEm uma parceria inédita com a Universal Music, a

HP também oferecerá aos clientes brasileiros, que adquirirem os novos notebooks Pavilion e Envy, down-load ilimitado de músicas durante um ano, por meio do seu computador. O ambiente de entretenimento da plataforma musical, o HP Música, vai oferecer programa de TV e rá-dio on-line, além das notícias mais recen-tes dos artistas da gravadora. “Como os novos notebooks HP Envy e HP Pavilion apresentam tecnolo-gia de som de alta definição, a HP inova em oferecer entreteni-mento ao usuário por meio de download ilimitado de músicas da Universal”, afirma Cláudio Raupp, vice-presidente do Grupo de Sistemas Pessoais da HP Brasil.

Acontece.indd 8 8/30/10 3:45:15 PM

Page 9: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 9

SamSung é líder no mercado de monitoreS

A Samsung Electronics garantiu o primeiro lugar de vendas no mercado de monitores, mantendo a posição pelo terceiro ano conse-cutivo. De acordo com a IDC, no ano passado, a Samsung Electronics alcançou 17,9% do mer-cado geral de monitores e 18% do mercado de monitores LCD, em termos de receita de vendas, assegurando esta posição desde 2007.

A Samsung Electronics também assumiu a primeira posição em termos de unidade de ven-das. A empresa detinha 15,9% do mercado geral de monitores e de LCD. Em 2009, a Samsung vendeu um total de 160,2 milhões de monitores no mundo, sendo 6 milhões de unidades a partir de 2008. Do total vendido, 99% eram monitores de LCD.

tv portátil aoc é SuceSSo no BraSil A mini TV digital AOC modelo TPD-100 conquistou o

público brasileiro. Pequeno, leve e portátil, o produto recebe os canais abertos de TV Digital (1-seg), nos municípios em que o sinal digital já estiver disponível, podendo ser utilizado em qualquer lugar, até mesmo em elevadores e carros em movimento.

“A TPD-100 já é um sucesso entre os brasileiros e a sua produção local possibilitará um preço mais acessível e maior quantidade do produto disponível para os consumidores”, afirma Maurizio Laniado, vice-presidente da AOC Brasil. “A TV portátil é compacta e tem recepção de sinal perfeita. O produto pode, inclusive, substituir o radinho de pilha nos está-dios”, completa. Com tela LCD de 3,5 polegadas e diagonal visual aproximada de 8,7 cm, a TPD-100 possui design Ultra Slim, com menos de 1 cm de espessura; bateria recarregável de lítio, com até 3,5 horas de duração; alto-falantes integrados e fone de ouvido estéreo. O modelo possibilita ainda es-colher o formato de tela, o tipo de áu-dio e as legendas, quando disponíveis na transmissão.

kingSton lança cartão de memória Sdxc de 64 gB A empresa anuncia a chegada do cartão de memória de 64 GB SDXC UHS-1

Class. O SDXC (Secure Digital eXtended Capacity) é o próximo padrão da SDA (Secure Digital Association) para cartões SD com capacidades de 32 GB a 2 TB. Além de maior capacidade de armazenamento de dados, o novo padrão possibilita também transferências de dados muito mais rápidas, mantendo o mesmo formato do SD. Tem velocidade de leitura de até 60 MB/s e de gravação de até 35 MB/s. “A Kingston tem orgulho de trazer um cartão SDXC ao merca-do e colaborar para que os consumidores que têm câmeras digitais de alta resolução e filmadoras compatíveis possam utilizar todo o potencial de seus equipamentos. O cartão SDXC permite fazer disparos de fotos consecutivas em formato RAW e horas de gravação de vídeo em alta definição”, explica Osvaldo Codato, diretor de Vendas da Kingston do Brasil. “Adicionar o novo cartão SDXC ao nosso portfólio de produtos de memória flash abre caminho para nossa rede de revendedores atender à demanda do mercado de aplicativos de fotografia e vídeo, bem como às futuras gerações de produtos de consumo”, comenta.

Acontece.indd 9 8/30/10 3:45:19 PM

Page 10: Revista InfoGente_31

10 | www.infogente.com.br

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

a c o n t e c e

A Intel Corporation divulgou a receita do segundo tri-mestre de 2010: USD 10,8 bilhões, uma alta de 34% ao ano. A empresa divulgou o lucro operacional de USD 4 bilhões, lucro líquido de USD 2,9 bilhões e EPS de USD 0,51. “A forte demanda dos clientes corporativos pelos nossos microprocessadores mais avançados ajudou a Intel a obter o melhor trimestre dos 42 anos de história da empresa”, declarou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel. “A nossa liderança em processo tecnológico, somada aos atraentes designs de arquitetura, cada vez mais diferenciam os produtos baseados na Intel no mercado. Os segmentos de PCs e servidores estão saudáveis e a demanda por tecnologias inovadoras continuará a aumentar no futuro próximo.”

intel divulga melhor trimeStre da hiStória lenovo amplia portfólio de

produtoS com certificação tco A Lenovo escolheu o selo TCO Certified para

atestar internacionalmente a qualidade de seus pro-dutos. Por isso, ampliou seu portfólio de produtos TCO Certified Edge, incluindo equipamentos, como os destops all-in-one e monitores. “O programa TCO Certified está alinhado com o nosso programa de design verde. Buscamos aperfeiçoar de forma contínua os materiais utilizados na fabricação dos nossos produtos, a eficiência no consumo de energia, o descarte apropriado e a reciclagem dos produtos quando atingem o fim da sua vida útil”, afirma Rob Taylor, diretor global de Assuntos Ambientais da Lenovo. “A TCO reconhece que a produtividade, a inovação e o design ambiental caminham lado a lado e os nossos clientes buscam certificações para ajudá-los a escolher a melhor tecnologia”, completa Taylor.

d-link lança trêS câmeraS ip para Segurança corporativa

A D-Link, líder mundial no fornecimento de soluções de redes, segurança, armazenamento de dados e vigilância IP, intensifica sua atuação no segmento de segurança corporativa e lança no mercado brasileiro três câmeras IP que permitem monitoramento remoto: DCS-3410, DCS-6410 e DCS-5610. “Os lançamentos acontecem em um momento no qual a tecnologia IP para monitoramento está em uma fase muito madura no Brasil, por causa da disseminação da conexão à Internet de Banda Larga e do amplo conhecimento que o mercado corporativo adquiriu sobre as vantagens de monitorar imagens remotamente”, afirma o gerente de negócios da D-Link para a unidade Services Provider, Nelson Ito.

Acontece.indd 10 8/30/10 3:45:27 PM

Page 11: Revista InfoGente_31

11 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 11 8/30/10 3:48:50 PM

Page 12: Revista InfoGente_31

12 | www.infogente.com.br

investir US$ 35 milhões em soluções de infraestrutura convergente até 2012”, estimou Donatelli. “É preciso criar padrões para reduzir custos”, reforçou.

A nova estratégia chegou rapidamente ao Brasil e, em julho, a companhia detalhou ao mercado a estraté-gia da recém-criada divisão chamada HP Networking, que integra as soluções de rede, segurança e conver-gência da 3Com ao portfólio HP, para fornecer uma estrutura de redes que promete ser mais avan-çada, duas vezes mais rápida que as atuais e consumindo até 76% menos energia.

Segundo Denoel Eller, diretor da uni-dade de Negócios de Servidores, Storage e Networking da companhia no Brasil, a infraestrutura convergente integra os silos de computação, arma-zenamento e redes em um ambiente de TI virtuali-zado e altamente automatizado.

HP arregaça as mangas

Foto

s/Im

agen

s: A

rqui

vo A

lcat

eia/

Divu

lgaç

ão

Concluída a aquisição da 3Com Corporation por um valor aproximado de US$ 2,7 bilhões, a HP reuniu cerca de 4 mil clientes, parceiros e formadores de opi-nião que estiveram em Las Vegas (EUA), em meados de junho, para acompanhar um megalançamento, que incluiu servidores, dispositivos de rede, sistemas de segurança, armazenamento e de gerenciamento de TI. A companhia renovou o portfólio de produtos corporativos, dentro do que batizou de infraestrutura convergente, visando conquistar a liderança no seg-mento de data centers.

A simplificação dos complexos ambientes de TI é a grande aposta da fabricante. “As empresas, nos últi-

mos anos, construíram silos tecnológicos”, dis-se Dave Donatelli, vice-presidente executivo e gerente geral, servidores Enterprise, Storage e Networking da HP, ao defender a volta à cen-tralização, não apenas dos servidores, mas de todos os demais dispo-sitivos de TI.

A principal caracte-rística da HP Converged Infrastructure Architecture é permitir aos clientes rapidamente se ajustar e con-vergir tecnologias de forma a atender às constantes necessidades de mudanças dos negócios. Assim, a HP acredita que contribuirá para reverter a desvan-tagem atual das corporações, que gastam 70% dos seus orçamentos de TI com manutenção, aplicando apenas 30% em inovação.

“Isso ocorre porque o crescimento desorganizado de TI cria silos tecnológicos. Para solucionar esse problema, as empresas em todo o mundo devem

De olho na expansão Dos ambientes De clouD computing, fabricante parte para o mercaDo De Data center, proponDo infraestrutura inteligente e capaz De reDuzir custos e aumentar a eficiência na troca De informações

Por Jackeline Carvalho

A nova estratégia chegou rapidamente ao Brasil e, em julho, a companhia detalhou

ao mercado a estratégia da recém-criada divisão

chamada HP Networking, que integra as soluções de rede,

segurança e convergência da 3Com ao portfólio HP

i n f o

info seguranc�a.indd 12 8/30/10 4:08:01 PM

Page 13: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 13

“O conceito parte dos novos servidores, passa pelo gerenciamento do ambiente de data center, inclui os dispositivos de redes e o ambiente de storage. A HP entende que as redes precisam ser convergentes, com performance e flexibilidade, seguindo um padrão aberto e inovador”, defendeu Dave Donatelli, vice- presidente e gerente geral da unidade HP enterprise server, durante o lançamento das novas soluções, em Las Vegas (EUA), no final de junho.

A principal característica da HP Converged

Infrastructure Architecture é permitir aos clientes rapidamente se ajustar e convergir tecnologias de forma a atender às

constantes necessidades de mudanças dos negócios

Visão De quem VenDe A Alcateia vê com excelentes olhos a estratégia

global da companhia HP de oferecer uma solução end-to-end e facilitar a decisão de compra do usuário corporativo.

“Essa estratégia de oferecer ao cliente uma solu-ção completa, para que ele não precise de nenhum outro fabricante, reforça ainda mais a importân-cia da HP dentro da Alcateia”, afirma Carlos Tirich, diretor comercial da distribuidora.

Outro ponto positivo, segundo ele, é que a estratégia alinhavada em torno dos produtos 3Com e H3C – marca que foi mantida ape-nas na Ásia – reforça ainda mais os resulta-dos da Alcateia na linha de conectividade, já que é grande a reciprocidade entre as empresas, sob o ponto de vista de volume de venda e receita.

Hoje, a Alcateia distribui servidores, desktops, notebooks e impressoras HP, além da linha de conectividade que se soma ao portfólio, e deve reforçar a participação da companhia no seg-mento governo. “Mais de 50% do faturamento com 3Com é proveniente do governo, inclusive porque, em virtude de alguns momentos do mercado, há 15 anos, o governo continuou com-prando em contraponto com a iniciativa privada”, diz Tirich.

Para estimular os negócios e mostrar que acredita na nova estratégia, a Alcateia estuda o parcelamento da compra de servidores HP pelas revendas de conectividade, antes habituadas apenas à venda de produtos 3Com.

a família de produtos Secure Advantage para oferecer proteção contra ameaças. As soluções são apoiadas pelas equipes de especialistas de segurança em redes dos laboratórios mundiais, conhecidos como TippingPoint DVLabs.

Adriano Gaudêncio, diretor de Unidade de Negócio Networking da HP Brasil, completa que “esse portfólio conta com quatro famílias de soluções ‘edge-to-core’ que atendem às necessidades específicas de clientes para empresas de todos os tamanhos, inclusive data centers de última geração”.

As ofertas incorporam ainda as soluções de segu-rança da TippingPoint, permitindo que a HP expanda

info seguranc�a.indd 13 8/30/10 4:08:05 PM

Page 14: Revista InfoGente_31

14 | www.infogente.com.br

Estratégias de Marketing Passo a Passo

A elaboração das estratégias de marketing devem obrigatoriamente seguir as diretri-zes ratificadas e documentadas no pla-nejamento estratégico da empresa, que oferecerá duas orientações fundamentais

para a construção de um plano coerente e consistente. Coerente com o posicionamento e consistente com os atributos da marca!

Se você construir estratégias e consequentemente programas de marketing que estejam desalinhados com essas duas diretrizes, você estará “sozinho no mundo” e “sem dinheiro”. Num curto espaço de tem-po, provavelmente, também “sem emprego”.

A formulação das estratégias de marketing e a co-municação devem ser: compreensíveis, assertivas, factíveis e mensuráveis. Devem também ser cuidado-samente comunicadas com riqueza de detalhes em todos os níveis da empresa, para que sejam executa-das com suavidade e disciplina simplesmente porque determinarão o foco da empresa.

Vale relembrar que se sua empresa não tem um caminho nem um foco bem definido e, principalmente, que sejam compreendidos por todos que “orbitam” sobre ela... aí, neste caso, qualquer caminho serve... e “seja o que Deus quiser”.

A condução desse processo segue uma ordem, um caminho crítico que não permite atalhos nem gam-biarras. Ao final, uma execução rigorosa determinará o sucesso ou as misérias que a empresa colherá na forma de faturamento nos próximos meses, trimestres e anos. Finalmente, determinará sua sobrevivência.

É preciso primeiro definir com simplicidade e precisão semântica, nesta ordem:1. Objetivos.2. Posicionamento.3. Proposta de valor para o cliente.4. Estratégias.5. Táticas.

Estabelecida a base, os refinamentos devem ocorrer continuamente, obedecendo a “curva de aprendizado” natural para qualquer processo, até que se atinja a precisão.

Nessa fase, e todo mundo chega lá acredite, a ener-gia despendida em marketing e comunicação na forma de investimento e recursos humanos será convertida em resultados na forma de vendas incrementais.

Para garantir uma execução rigorosa e consequen-temente a manutenção do foco sem distração, entram em cena os “líderes dos grupos” que representam cada departamento funcional.

Responsabilidades do líder no processo:1. “Servir de modelo”, reforçando, para cada colabora-

dor, subordinado ou não, a importância de alcançar as metas que foram estabelecidas pela diretoria e “cascateadas” para toda a organização.

2. Os líderes devem ser responsabilizados e recom-pensados pelo sucesso ou fracasso dessa jornada que tem início, meio e um fim suave ou amargo, dependendo de sua performance.

3. Nessa fase de execução, a distração é um pecado imperdoável, a negligência abominável e a insolên-cia, a pior e a mais irritante mortal!

CONCEITO SMART – (PETER DRukER – 1954, ThE PRACTICAl MANAgEMENT)

O “Gerenciamento por Objetivos” (MBO – Management by Objective) serve para orientar precisamente o que cada colaborador da empresa deve “entregar” como re-sultado. Serve também para medir sua performance que determinará a porção variável da sua remuneração.

Sendo repetitivo, mas vale a pena! Na condução desse processo, o líder tem a função de esclarecer qualquer dúvida sobre os objetivos, apontar as me-tas, determinar e acompanhar os prazos, eliminar

A r t i g o

artigo.indd 14 8/30/10 3:57:57 PM

Page 15: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 15

Foto

/Im

agem

: A

rqui

vo I

nfoG

ente

/ S

xc.h

u

Norival Lucio Jr. Strategy officer da Brandme

barreiras e, de uma forma geral, facilitar o caminho, relacionando-se construtivamente com as várias áreas da empresa que estão interligadas.

A fixação de metas é fundamental durante o “cascatea-mento” dos objetivos e estratégias da empresa. Esse pro-cesso deve permear todos os departamentos, asseguran-do que cada colaborador tome suas decisões e encontre o melhor caminho para “entregar” seus resultados.

Conceito SMART ensina que as estratégias devem ser:• ESpecíficas;• Mensuráveis;• Factíveis(Achiveable);• Realísticas;• Tempo definido para execução (Timing)

ARTICulANDO AS ESTRATÉgIAS

PARE – NÃO AVANCE ANTES DE LER ESTE TRECHO: Primeiro erro clássico em marketing é confundir marketing com comunicação. NÃO cometa esse erro!

Marketing, entre milhares de definições que você pode encontrar no Google, é a posição mercadológica (oferta e demanda) da empresa perante o mercado atual. Comunicação é o conjunto de ferramentas que irá comunicar ou promover tal posicionamento para seus clientes parceiros e fornecedores.

Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas na formulação das estratégias é a matriz SWOT. A matriz orienta o pensamento estratégico e auxilia no agrupamento das forças e fraquezas da empresa, ao mesmo tempo em que faz uma justaposição com oportunidades e ameaças do mercado.

Na prática, a matriz SWOT é uma síntese, ou uma fotografia, que relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiên-cias versus fatores que são de mercado como:• Ambientepolítico.• Economia.• Aspectossociais.• Tendênciastecnológicas.• Fatoresambientaisquedevempassardemodismo

para um assunto muito sério nos próximos anos.• Aspectosjurídicos.

AgRuPANDO AS ESTRATÉgIASA confrontação entre as “forças e fraqueza” versus

“ameaças e oportunidades” determina a natureza das es-tratégias que podem ser agrupadas em quatro categorias, observando sempre a matriz SWOT como referência.• AGRESSIVA: Se a empresa tem uma força ine-

gável que atenda aos pré-requisitos descritos anteriormente e ao mesmo tempo observa uma oportunidade de mercado. É o momento “partir pra cima”, de ser agressivo.

• MANUTENÇÃO: Se essa força está associada a uma ameaça observada no mercado, é hora de protegê-la, tomando ações de manutenção a fim de preservá-la.

• AJUSTE: Quando uma oportunidade de mercado é claríssima e a empresa não possui uma competência essencial que permita explorá-la, deve-se ajustar a organização. Contratar novos talentos ou comprar empresas que tragam essas novas competências é sempre uma alternativa viável e rápida.

• SOBREVIVÊNCIA: Se a empresa cochilou e enfrenta uma ameaça real e está sem “armas efi-cazes” para combatê-la, é chegado o momento de pensar na sobrevivência.

Na prática, a lição é a seguinte: não invista nem um centavo em programas de marketing e vendas antes de articular a interdependência entre obje-

tivos, estratégias e táticas. As chances de sua empresa jogar dinheiro no lixo são de aproximadamente 100%!

artigo.indd 15 8/30/10 3:57:58 PM

Page 16: Revista InfoGente_31

16 | www.infogente.com.br

Foto

s: A

rqui

vo A

lcat

eia

u n i v e r s o a l c a t e i a

Notícias do Grupo Aqui, você encontrA todAs As novidAdes que fAzem pArte do universo AlcAteiA. confirA!

AlcAteiA é novA distribuidorA ibmO Grupo Alcateia, empresa pioneira na distribuição

de informática no Brasil, fecha parceria com a IBM Brasil, uma das principais fabricantes de hardware e software mundiais. A última vez em que a IBM cre-denciou um novo distribuidor para representá-la no mercado nacional foi em 2007.

“A IBM acompanha o trabalho dos distribuidores de mercado e, quando decidiu incluir mais um distri-buidor de TI em sua estratégia, logo selecionamos a Alcateia para uma primeira etapa dos trabalhos e, após qualificá-la, concluímos que seria nossa parceira. O fato de terem mais de 20 anos de experiência, saúde financeira, segmentação e foco no revendedor corpo-rativo colaborou muito na escolha, além de a carteira de revendas complementar a que temos no momento como IBM. Sucesso para nós!”, ressalta João Felipe Nunes, diretor de Canais da IBM.

“Essa parceria com a IBM é estratégica para a

AlcAteiA mArcA presençA nA eletrolAr com lAnçAmento de vários produtos

Em sua quarta participação consecutiva na Eletrolar Show, o Grupo apresentou as novidades de mais de 20 fabricantes de tecnologia mundiais em seu stand, que inovou, por ser o único, em toda a feira, constituído de dois andares.

“A participação da Alcateia na Eletrolar 2010 teve um balanço positivo, pois conseguimos atingir os objetivos que havíamos projetado no início da feira, que seria a aproximação com os principais varejistas do Brasil e a geração de negócios durante o evento. Ou seja, conso-lidamos o Grupo no segmento do varejo.

Por Mirella Stivani

Alcateia, pois possuímos uma grande gama de clientes corporativos com foco em conectividade, e uma das nossas principais preocupações tem sido oferecer a estes clientes uma maior diversidade em soluções de servidores e storages, expandindo ainda mais nossas operações em todo o País”, afirma Carlos Tirich, diretor comercial do Grupo Alcateia.

Somente em 2009, o Grupo Alcateia firmou nove novos contratos de distribuição e, em 2010, mais dois fabricantes passaram a integrar o conjunto de marcas representadas pelo Grupo, o que comprova o compromisso da Alcateia em oferecer cada vez mais diversidade aos seus clientes.

Com essa nova parceria com a IBM, a empresa entende que irá fortalecer significativamente sua estratégia de expansão no mercado corporativo, principalmente em regiões fora das capitais do eixo RJ-SP, onde a empresa está investindo fortemente nos últimos anos.

Entre os produtos IBM que passarão a ser distribu-ídos pela Alcateia, estão os da linha System x, que consistem em servidores x86 equipados com proces-sadores da série 3400 e 5600 Intel® Xeon®; IBM System x3200 M3 e System x3550 M3.

O stand da Alcateia inovou por ter dois andares

universo_alcateia.indd 16 8/30/10 4:10:49 PM

Page 17: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 17

Outra aposta que deu certo foi a criação de um novo conceito de stand, onde buscamos aliar um design arrojado, clean e principalmente que pudesse oferecer aos nossos clientes e parceiros uma maior comodidade e conforto. Alcançamos o objetivo, pois conseguimos sempre uma grande movi-mentação em nosso espaço e oportunidade para geração de negócios”, conta Rodrigo Silva, gerente de marketing do Grupo Alcateia.

Entre as novidades apre-sentadas pela Alcateia na feira, estavam as seguintes marcas e produtos:

Microsoft: Office 2010, versão mais recente do software. O programa oferece, entre diversas outras

inovações, edição de ima-gens e vídeos diretamente nos aplicativos do Office; possibilidade de coautoria, ou seja, edição de arquivos por diversas pessoas simultane-

amente, ainda que de lugares diferentes; transmissão remota de apresentações de slide pela web; e maior controle no gerenciamento de e-mails do Outlook.

Vivitar: Na onda dos sucessos Disney®, a Alcateia levou para a feira a câmera digital Vivitar Toy Story, com capacidade interna para 152 fotos em baixa resolução sem a necessidade de cartão de memória, gravação de vídeos, possibilidade de uso como webcam e software para edi-ção de fotos.

Kingston: A Alcateia trouxe também o pendrive DT 101 G2, equipamento especialmente desenvolvido para quem precisa acessar seus arquivos de diversos locais, pois é dotado do software uDrive que permite organizar e visualizar arquivos em qualquer computador sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O DT 101 G2 possui três aplicativos pré-instalados: visuali-zador de fotos, tocador de MP3 e navegador de internet, através deste último, o usuário poderá marcar favoritos e acessar a internet de qualquer computador sem deixar rastros.

Seagate: Linha de armaze-namento de dados BlackArmor e o HD Externo Replica. A linha BlackArmor é voltada a peque-nas empresas com até 50 fun-cionários, é de fácil instalação e administração, além de ser uma excelente opção para empresas com nenhum ou pouco suporte de TI. Os produtos BlackArmor ainda possuem um sistema totalmente

automatizado de backup e são dotados de software SafetyDrill™, que permite a recuperação total das informações em caso de ataques de vírus, falha de hardware e problemas no PC. O HD Externo Replica da Seagate elimina a necessidade de realizar manualmente o processo de armazenamento de dados e backup.

O produto que é destinado puramente para backup e copia automaticamente todo o conteúdo do computa-dor, desde aplicativos instalados e sistema operacional, passando por fotos, filmes e música até e-mails e lista de sites favoritos.

D-Link: Mini-Modem 3G DWM-152 da D-Link, um mini-modem que possibilita o acesso à internet em alta veloci-dade por meio de sinal de telefonia celular. O produto é desbloqueado e pode ser usado com a rede 3G de qualquer operadora com a inserção de um SIM Card com este serviço. Além dis-so, o Mini-Modem da D-Link possui suporte às redes 3G nos padrões UMTS/HSDPA, pode ser utilizado como pendrive e possui capacidade de leitura de até 8 GB para o arma-zenamento de dados.

“Essa variedade pôde ser obtida por meio de di-versos novos contratos de distribuição que a Alcateia tem estabelecido junto aos principais fabricantes mundiais de tecnologia entre 2009 e o primeiro se-

mestre de 2010, seguindo nossa meta de ter o portfólio mais rico do Brasil”, conclui Carlos Tirich, diretor comercial do Grupo Alcateia.

universo_alcateia.indd 17 8/30/10 4:11:06 PM

Page 18: Revista InfoGente_31

18 | www.infogente.com.br

cisco networkers 2010O Grupo Alcateia esteve presente no evento Cisco Networkers 2010, no qual são convidadas as principais

empresas no Brasil. É dirigido a executivos e profissionais envolvidos com Tecnologia da Informação em diversos segmentos do mercado. O foco do evento são a capacitação e as demonstrações das principais tendências em soluções de comunicação que possam contribuir para o aumento da produtividade, rentabi-lidade e competitividade dos negócios aos clientes. Para presentear os visitantes, a Alcateia trouxe para seu stand a bela Ellen Rocche, que atendeu com muita simpatia a todos que queriam tirar uma foto ao lado dela. A atriz foi capa da edição 28 da revista InfoGente.

Foto

s: A

rqui

vo A

lcat

eia

Grupo AlcAteiA lAnçA novo portAl do proGrAmA inovAr

O Grupo Alcateia lançou em grande estilo, no Hotel The View, em São Paulo, o novo Portal Inovar – voltado para as revendas que fazem parte do programa de relacionamento com canais Alcateia Inovar. O pro-grama, que está no ar desde abril deste ano, iniciou suas atividades com cerca de 60 revendas e tem al-cançado números significativos de adesões, contando atualmente com mais de cem canais participantes. Uma das principais novidades anunciadas no evento é a criação de mais uma categoria do programa, a Diamond, que se somará às outras três já existentes (Infinity, Premium e Master). “Essa iniciativa foi tomada como uma forma de valorizar ainda mais a parceria entre a Alcateia e os nossos canais, principalmente os do segmento corporativo”, comenta Carlos Tirich, diretor comercial do Grupo Alcateia. “Nossa expecta-tiva é de que, por meio desse portal, nós possamos manter um relacionamento ainda mais estreito com os nossos clientes, proporcionando todo o apoio neces-sário para que eles potencializem seus resultados. E, em relação ao programa como um todo, esperamos que o número de adesões cresça consideravelmente ainda até o final deste ano”, completa.

A festa de lançamento do Portal Inovar reuniu vários convidados

Mais uma vez a Alcateia participa da Cisco Networkers Ellen Rocche foi uma das atrações do stand da Alcateia

universo_alcateia.indd 18 8/30/10 4:11:29 PM

Page 19: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 19

sintam-se fazendo parte de nossa história e deste livro. Agradecemos por nos ajudar a concretizar nossos sonhos, fazendo com que fossemos muito além das expectativas. Apreciem a leitura e obrigado por fazer parte da família Alcateia”.

infoGente recebe o prêmio AnAtecA InfoGente, editada pela Profashional, recebeu

em agosto o prêmio Anatec de Mídia Segmentada, na categoria Marketing Publicitário. Concorreram no case, a edição 28 da revista, especial pela comemoração dos 25 anos do Grupo Alcateia, e o livro “Um Poeta Fazendo Arte”, de José Jeronimo Rodrigues.

Realizado pela Associação Nacional dos Editores de Publicações com organização da Garrido Marketing, o Prêmio Anatec tem como objetivo valorizar as me-lhores práticas e reconhecer talentos da comunicação brasileira. Por meio de seu conselho de administração e seus associados, indica sempre os melhores da comunicação segmentada nas categorias especiais.

A Alcateia, juntamente com a Editora Profashional, criaram a revista pensando em um modelo mais atra-ente de se entender o mercado, com dados importan-tes mostrados de forma mais coloquial, porém, sem perder o foco técnico. O modelo funcionou muito bem e a InfoGente já está em seu sexto ano editorial.

Já o livro “Um Poeta Fazendo Arte” retrata um pouco dos 25 anos de trajetória do Grupo Alcateia. E vai muito além. Afi nal, essas páginas ultrapassam a sua história e mergulham no mundo da poesia, transformando cada palavra e momento do universo Alcateia em um presente para o colaborador, o parceiro e o fornece-dor. Para celebrar esse momento tão especial, foram reunidos os escritos e poemas de José Jeronimo Rodrigues (1949 – 2007), fundador da empresa, que apreciava a literatura, a entendia como poucos e a usava também nos bastidores do mundo corporati-vo. Foi uma forma de comemorar esse momento da maneira que José tanto gostava: sempre profi ssional, mas fazendo arte!

Como disse Alberto Jeronimo Rodrigues, no pre-fácio: “Para todos aqueles que trouxeram à nossa empresa momentos tão especiais e inesquecíveis,

A Alcateia, juntamente com a Editora Profashional, criaram

a revista pensando em um modelo mais atraente de se

entender o mercado

universo_alcateia.indd 19 8/30/10 4:11:46 PM

Page 20: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 19

reunidos os escritos e poemas de José Jeronimo Rodrigues (1949 – 2007), fundador da empresa, que apreciava a literatura, a entendia como poucos e a usava também nos bastidores do mundo corporati-vo. Foi uma forma de comemorar esse momento da maneira que José tanto gostava: sempre profi ssional, mas fazendo arte!

Como disse Alberto Jeronimo Rodrigues, no pre-fácio: “Para todos aqueles que trouxeram à nossa empresa momentos tão especiais e inesquecíveis, sintam-se fazendo parte de nossa história e deste livro. Agradecemos por nos ajudar a concretizar nossos sonhos, fazendo com que fossemos muito além das expectativas. Apreciem a leitura e obrigado por fazer parte da família Alcateia”.

INFOGENTE É OURO NO PRÊMIO ANATECA InfoGente, editada pela Profashional, recebeu

em agosto o troféu ouro no prêmio Anatec de Mídia Segmentada, na categoria Marketing Publicitário. Concorreram no case, a edição 28 da revista, es-pecial pela comemoração dos 25 anos do Grupo Alcateia, e o livro “Um Poeta Fazendo Arte”, de José Jeronimo Rodrigues.

Realizado pela Associação Nacional dos Editores de Publicações com organização da Garrido Marketing, o Prêmio Anatec tem como objetivo valorizar as me-lhores práticas e reconhecer talentos da comunicação brasileira. Por meio de seu conselho de administração e seus associados, indica sempre os melhores da comunicação segmentada nas categorias especiais.

A Alcateia, juntamente com a Editora Profashional, criaram a revista pensando em um modelo mais atra-ente de se entender o mercado, com dados importan-tes mostrados de forma mais coloquial, porém, sem perder o foco técnico. O modelo funcionou muito bem e a InfoGente já está em seu sexto ano editorial.

Já o livro “Um Poeta Fazendo Arte” retrata um pouco dos 25 anos de trajetória do Grupo Alcateia. E vai muito além. Afi nal, essas páginas ultrapassam a sua história e mergulham no mundo da poesia, transformando cada palavra e momento do universo Alcateia em um presente para o colaborador, o parceiro e o fornece-dor. Para celebrar esse momento tão especial, foram

A Alcateia levou ouro no Prêmio Anatec 2010 na

categoria Melhor Marketing Publicitário, com o case Revista InfoGente + Livro Um Poeta Fazendo Arte

Alcateia 25 anos

Carlos Tirich (Alcateia), Flávia Matsunaga e Adriana Rosa (Profashional) recebem o prêmio

A mestre de cerimônias Karin Santos anuncia a InfoGente como vencedora da categoriaA mestre de cerimônias Karin Santos anuncia Carlos Tirich (Alcateia), Flávia Matsunaga

universo_alcateia.indd 19 8/31/10 1:25:36 PM

Page 21: Revista InfoGente_31

20 | www.infogente.com.br

Caras leitoras e caros leitores, li recen-temente um texto (quantos já foram escritos?) desancando a parafernália e a ineficácia da quantidade e qualidade das leis, portarias, instruções normativas

e outros tantos diplomas legais que pululam à nossa volta e fiquei cismando sobre isto...

Em que medida esse arcabouço burocrático, que nos cerca e nos tolhe, contribui de fato para nossa segurança, saúde, prosperidade e felicidade? Será apenas uma he-rança latina, uma cínica forma de se eximir das responsa-bilidades, transferindo-as para um édito escrito, aprovado e arquivado, a ser, mas quase nunca cumprido?

E claro que viver em sociedade implica em dividir espaços, atividades e resultados, portanto, estabelecer padrões comportamentais e éticos que reduzam a po-lêmica e ampliem a eficiência e o crescimento harmô-nico do indivíduo e do grupo. E claro que normas são necessárias, mas será que, e parece que caminhamos para lá, precisamos até de “Manual de como amarrar os cadarços do sapato?” ou “Instrução normativa para organizar uma agenda de executivo?”.

Leis, costumes e educação

Foto

: A

rqui

vo I

nfoG

ente

José Gracia JuniorCientista e engenheiro de sistemas

E claro que viver em sociedade implica em

dividir espaços, atividades e resultados, portanto, estabelecer padrões

comportamentais e éticos que reduzam a polêmica

e ampliem a eficiência e o crescimento harmônico do

indivíduo e do grupo

A questão é, se nada substitui o ser humano, o

ser humano pouco é sem a educação e o conhecimento

Há séculos, algumas cabeças pensantes, que ingres-saram na História com a admiração de muitos, enten-dem que o bom costume não deve nem precisa ser transformado em texto com parágrafos e incisos, não se legisla sobre costumes. Um dos países mais adiantados não tem Constituição e seu povo vive e vive muito bem, obrigado. Mas o bom costume só prospera entre os que têm uma “Educação Moral, Social e Cívica”, aliás, isto já foi título de matéria obrigatória em nossas escolas, lembram-se? E o conhecimento, além da educação so-cial e formal? E o senso de dever e urbanidade? Afinal, também são necessários.

Esse não é um libelo pregando a extinção das leis e normas, antes um chamamento para colocá-las em seus

devidos lugares e reduzi-las às suas coerentes dimen-sões, o que se enfatiza são a necessidade, validade e eficácia de cada uma.

Esse também é um exercício que devemos fazer co-nosco. Claro que precisamos de regras, mas a regra “de per si” nada vale e nada produz. Controles são necessá-rios, mas se tornam as ações mais lentas e laboriosas, se aumentam a quantidade de pessoas envolvidas no processo, vamos repensá-los.

A questão é, se nada substitui o ser humano, o ser humano pouco é sem a educação e o conhecimento. Não vamos nos iludir, não há aparato burocrático que seja mais eficiente que o homem. Precisamos de re-gras, normas e leis que não sejam um entrave, mas que balizem um crescimento justo, uma produção harmônica, uma vida mais plena, uma melhor distri-buição de nossos deveres e de nossos resultados. E

você, o que pensa e como age, também quer substituir a ação de seus próximos por manuais repletos de “faça isto”, “não faça aquilo?”.

A r t i g o

gracia.indd 20 8/30/10 3:55:16 PM

Page 22: Revista InfoGente_31

21 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 21 8/30/10 3:49:20 PM

Page 23: Revista InfoGente_31

22 | www.infogente.com.br

Mercado aceleradoQuase 3 milhões de computadores foram vendidos no Brasil no primeiro trimestre de 2010 e a previsão da idc é de Que o mercado atinja 13,2 milhões de unidades vendidas no final do ano

Por Comunicação Interativa

O momento econômico do Brasil, com uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de mais de cinco pontos percentuais, está exercendo pressão positiva na produção e, principalmente, no consumo de microcomputadores no País. Dados apurados pela consultoria IDC, no estudo “Brazil Quarterly PC Tracker”, identificam que, somente no primeiro trimes-tre de 2010, foram vendidos 2,9 milhões de computa-dores, quase 40% acima das vendas registradas em igual período do ano passado.

A previsão é de que, até o final de 2010, o mercado de PCs atinja a marca 13,2 milhões de unidades ven-didas, número que é 20% maior do que o apurado em 2009. Segundo Luciano Crippa, analista do mercado

Foto

s: A

rqui

vo I

nfog

ente

Seguindo a performance do mercado, a Alcateia vendeu 12% a mais de desktops no primeiro semestre de 2010, comparado com o mesmo período de 2009, e dobrou as vendas de notebooks e netbooks, princi-palmente por causa da performance junto ao mercado corporativo e no varejo.

ritmo gloBalMundialmente, o crescimento do mercado de PCs

ao longo do ano deve chegar a 20,7%. De acordo com o Gartner, foram vendidos 82,9 milhões de unidades no segundo trimestre de 2010.

“O velho e bom desktop ainda será muito utilizado pelos hard users, desenvolvedores, gamers, etc. Isso ocorre porque o usuário consegue ter mais performance em seus aplicativos, sem contar com a facilidade de upgrade de memória, placa-mãe, hard-disk, etc. sem ter de levar o equi-pamento para uma assistência técnica”, avalia Roberto Silva, gerente comercial da Alcateia.

A HP manteve sua liderança mundial, com 17,4% de par-ticipação no merca-do, mas sua taxa de crescimento f icou abaixo da média da indústria. A Acer con-tinuou a registrar um forte crescimento em todo o mundo (31,6% de aumento), alimentado pelas vendas nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia/Pacífico.

Já a Dell registrou seu segundo trimestre consecu-

de PCs da consultoria, uma das alavancas do mer-cado foi a retomada dos investimentos feitos pelas empresas. “Em 2009, as organizações investiram 21% a menos em computadores. Somente no primeiro trimestre deste ano, o segmento corporativo já ven-deu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Aliás, em 2010, esse setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009”, completa Crippa.

m e r c a d o

mercado.indd 22 8/30/10 4:15:09 PM

Page 24: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 23

tivo de crescimento de dois dígitos (19%) e a Lenovo aumentou em 47,2% sua participação no market share. A Asus teve a maior taxa de crescimento entre os cinco maiores vendedores de todo o mundo no segundo trimestre, com 78,5%.

Nos Estados Unidos, a venda de computadores ultrapassou a marca de 17,9 milhões de unidades no período, 16% de aumento em relação a 2009. Na região da EMEA, as unidades comercializadas totalizaram 24,1 milhões, crescimento de 21,6%. Na Ásia/Pacífico, o número ultrapassou 27,8 milhões de unidades, aumento de 25,4%.

Do total de vendas no Brasil, 61% das vendas foram de desktops e 39% de notebooks. “Os lançamentos dos computadores chamados “Tudo em Um” trou-xeram uma grande expectativa para o mercado de desktops”, diz Crippa.

Segundo ele, “embora o número total de venda de desktops ainda seja maior, pela primeira vez na histó-ria, o segmento de usuário doméstico de notebooks foi maior, registrando pouco mais de 50% das vendas de equipamentos para o segmento”.

“Somente no primeiro trimestre deste ano, o

segmento corporativo já vendeu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado”

Luciano Crippa, analista do mercado de PCs

“O que está acontecendo é a substituição gradativa de desktops para notebooks e netbooks. Porém, esse é um processo que levará tempo”

Roberto Silva, gerente comercial da Alcateia

os servidores tamBém vão BemOutro estudo divulgado pela IDC revela que o

mercado de servidores no Brasil demonstrou forte recuperação no primeiro trimestre de 2010, com um crescimento acentuado de 90,4% em valor e 43,4% em unidade, quando comparado ao mesmo período de 2009.

De acordo com Alexandre Vargas, analista do mercado de servidores da IDC, a razão mais importante para esse resultado foi a entrega de diversos mainframes no período e a retomada de investimento das empresas, mediante um cenário econômico favorável. “Muito dessa recuperação foi impulsionada por soluções de Blades que en-volvem um maior número de lâminas no chassi, plataformas rack de maior porte para consolida-ção e virtualização, além, é claro, da entrega de mainframes”, afirmou.

Nas plataformas mais robustas, que contam com servidores de preço médio acima de US$ 25 mil, o aumento, em valor, foi de 110% quando comparado ao mesmo trimestre de 2009. “Isso foi impulsionado principalmente por equipamen-tos mainframe e baseados em servidores RISC”, completa o analista da IDC.

Segundo Vargas, é interessante ressaltar que os investimentos em telecomunicações já de-monstram que os players desse mercado estão organizando sua infraestrutura para se tornarem provedores de serviço de cloud computing em pouco tempo, seguindo uma tendência já reco-nhecida no mundo.

A IDC espera uma recuperação de 16,7% em unidades para servidores robustos (com preço médio de US$ 25 mil) e de 13% em valor e 19% em unidades de volume (com preço médio inferior a US$ 25 mil).

No entanto, Silva, da Alcateia, não acredita na extin-ção total dos PCs convencionais no curto prazo. “O que está acontecendo é a substituição gradativa de desktops para notebooks e netbooks. Porém, esse é um processo que levará tempo.”

Luciano Crippa também informa que grande parte dos fabricantes de computadores espera a entrada do segmento de tablets no País. “Mundialmente, esse mercado deve atrair muitos usuários a partir do segundo semestre de 2010, quando muitos lançamentos estão previstos, e isto deve aquecer ainda mais as vendas dessa categoria de disposi-tivos”, analisa.

mercado.indd 23 8/30/10 4:15:10 PM

Page 25: Revista InfoGente_31

24 | www.infogente.com.br

i m a g e n s

Imag

ens

reti

rada

s da

Int

erne

t e

envi

adas

pel

os le

itor

es e

m f

orm

a de

cor

resp

ondê

ncia

, se

m p

rete

nsõe

s au

tora

is

imagens.indd 24 8/30/10 4:15:58 PM

Page 26: Revista InfoGente_31

25 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 25 8/30/10 3:49:51 PM

Page 27: Revista InfoGente_31

26 | www.infogente.com.br

LeoneL ZveibiL é um exempLo de homem de famíLia. mas quem o conhece como profissionaL tão bem-sucedido não imagina o seu Lado de esportista radicaL. saiba um pouco mais a respeito desse interessante universo do executivo da microsoft

Ele nasceu em São Paulo, filho caçula de uma fa-mília de três irmãos. Seu pai é médico e a mãe antro-póloga e foi dentro de casa que recebeu a base para ser a pessoa que é hoje. “Meus pais sempre foram muito presentes e íntegros, e me incentivam e apoiam em todas as minhas empreitadas”, conta. Desde criança, Leonel brincava de montar ‘engenhocas’ e, motivado por isso, resolveu cursar o Colégio Técnico no Liceu de Artes e Ofícios, na capital paulista. Como profissão, escolheu a Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e cursou, em paralelo, Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou, na sequência, cursos de especialização em Supply Chain na University of California, em San Diego, nos Estados Unidos.

carreiraLeonel tem um forte background em consultoria em-

presarial. Em sua trajetória profissional, constam em-presas, como Andersen Consulting, KPMG Consulting e BearingPoint. Na Shell e Whirlpool (Multibrás), atuou na área de supply chain. Desde janeiro de 2005, tra-balha na Microsoft.

Iniciou sua carreira na multinacional como o respon-sável por Operations no Brasil e, alguns anos depois, migrou para a área comercial, na qual atua como gerente de Distribuição. Sua experiência no merca-do de TI é fruto da vivência que possui em análise e desenvolvimento de negócios, desenvolvimento de canais e em gerenciamento de vendas. “Gosto muito de trabalhar colaborando no desenvolvimento do ca-nal de TI, que está em forte expansão e com grandes oportunidades pela frente.”

Nestes quase quatro anos em que atua nessa função, seu departamento cresceu a taxas anuais superiores a 20% e com alto índice de satisfação dos clientes. “São

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al L

eone

l Zve

ibil

Segredo do sucesso

Por Maria Helena Bellini

muitos os desafios nessa jornada. A crise econômica mundial afetou também o Brasil e o mercado de TI, o que fez com que a Microsoft trabalhasse de forma mais inteligente e procurasse maximizar os recursos na busca por melhores resultados. Foi um momento muito difícil para todos, mas que permitiu descobrir um potencial de adaptação e superação. Saímos da crise mais fortes e com perspectivas de crescimento cada vez mais sólidas”, resume o executivo.

vida em famíLiaLeonel tem, na família, a sua grande motivação e

maior fonte de felicidade. Casado com a advogada Adriana Paula D’Oliveira Zveibil, são pais do pequeno Noah, hoje com 11 meses. Ela é sua companheira constante em todos os momentos. O primeiro filho é a razão de suas vidas e enche a casa de alegria. “Quando estou com eles, não vejo a hora passar. É uma energia muito boa que justifica todos os esfor-ços”, diz. Energia essa que alimenta sua rotina profis-sional bastante puxada, que inclui uma alta carga de

Leonel pratica triathlon há seis anos

p e r s o n a g e m

personagem.indd 26 8/30/10 4:16:54 PM

Page 28: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 27

trabalho e muitas viagens durante o ano.Para ele, estar com Adriana e Noah é sagrado.

Valoriza todos os segundos que passam juntos e os envolve, sempre que possível, em suas atividades. Por isso, os fins de semana têm destino certo: o litoral. “Gosto muito de viajar nos fins de semana para a praia, pois além de propiciar um ambiente mais gostoso e saudável para curtir a família, também me permite pra-ticar meus esportes preferidos: surfar, nadar, pedalar e correr”, conta.

vocação para o desafioUm lado marcante da personalidade de Leonel é o

esporte. Ele surfa há mais de 25 anos e é incansável

na busca de ondas perfeitas, seja no litoral brasileiro ou no exterior. Outra atividade física que pratica faz mais de seis anos é o triathlon (natação / ciclismo / corrida) e, quando o lado executivo permite, participa de competições amadoras. “O esporte lhe ensina muitas lições para a vida pessoal e profissional, como planejamento, disciplina, foco e concentração, e lhe mostra que a superação de limites é consequência de todo esse processo. O sentimento que essa supe-ração traz lhe incentiva cada vez mais na procura de novos desafios”, define.

Leonel tem um forte background em consultoria empresarial.

Em sua trajetória profissional, constam empresas, como

Andersen Consulting, KPMG Consulting e BearingPoint. Na Shell e Whirlpool (Multibrás),

atuou na área de supply chain. Desde janeiro de 2005,

trabalha na Microsoft

pé na estradaSair da Terra da Garoa já é rotina na vida do execu-

tivo, que guarda excelentes recordações de todas as viagens. Além de muitos lugares igualmente bonitos que conheceu por aqui, ele já esteve em Fiji, Bali, Lombok, Sumbawa, Austrália, Califórnia, Costa Rica, Bonaire, Curaçao, Peru, Itália e França. Recentemente, seus roteiros, que incluem Adriana e o pequeno Noah, reúnem destinos como Argentina, Trancoso, Juquehy e Guarujá. “São regados com um gosto muito especial, pois são momentos muito fortes de observação das novas experiências e reações do Noah em ambientes ainda desconhecidos por ele”, fala emocionado.

Entre as diversas aventuras das quais participou, destaca os sete dias que passou em um barco na Indonésia para surfar. “Tive de tomar banho de água salgada, pois a água doce acabou no terceiro dia”, relembra e complementa, “cada viagem traz uma experiência diferente e marcante. Nas viagens, tento absorver tudo o que elas têm a me proporcionar: cul-tura, lazer, diversão, amizade e esporte”, finaliza.

Outra paixão que já dura 25 anos: surfar

A família reunida: Leonel, Noah e Adriana

personagem.indd 27 8/30/10 4:17:01 PM

Page 29: Revista InfoGente_31

28 | www.infogente.com.br

C A U S O S E E S T Ó R I A S

Como um engenheiro conta estória para o filho dormirO filho quer dormir e pede ao pai (engenheiro) para contar uma estória e ele conta a dos três porquinhos.“Meu filho, era uma vez três porquinhos, P1, P2 e P3, e um lobo mau, por definição, LM, que os vivia atormentando. P1 era sabido e já era formado em Engenharia. P2 era arquiteto e vivia em fúteis devaneios estéticos, abso-lutamente desprovidos de cálculos rigorosos. P3 fazia Estilismo e Moda na ECA. LM também era um megain-vestidor imobiliário sem escrúpulos e cobiçava a proprie-dade que pertencia aos Pn, visto que o terreno era de boa conformidade geológica e configuração topográfica, localizado próximo à Granja Viana. Mas, nesse promissor perímetro, P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda pro-tegida e com mecanismos automáticos. Já P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno, que mais parecia um castelo Lego. Enquanto P3 planejou no Autocad e montou ele mesmo, com barbantes e isopor como fundamentos, uma cabana com teto solar, e achava aquilo ‘o máximo’. Um dia, LM foi até a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3: ‘Uahahhahaha, corra, P3, porque vou gritar, e vou gritar e chamar o Crea para denunciar sua casa de isopor e palha projetada por um formando em Comunicação e Expressão Visual!’Ao que P3 correu para sua amada cabana, mas, quan-do chegou lá, os fiscais do CREA já haviam posto tudo abaixo. Então, P3 correu para a casa de P2. Mas, quando chegou lá, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando: ‘Abra esta porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar e chamar o Greenpeace, para denunciar que você usou madeira nobre de áreas não reflorestadas e areia de praia

para misturar no concreto.’ Antes que P2 al-cançasse a por-ta, esta foi posta abaixo por uma mult idão en-sandecida de

eco-chatos maconheiros que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pichando e entoando palavras de ordem. Ao que segue, P3 e P2 correm para a casa de P1. Quando chegaram à casa de P1, este os recebe, e os dois caem ofegantes na sala de entrada.P1: ‘O que houve?’ P2: ‘LM destruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.’P3: ‘Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Estilismo e Moda!’Enquanto isso, LM grita: ‘P1, abra esta porta e assine este contrato de transferência de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Crea em cima de você!!! E se for preciso, até aquele tal de Confea.’ Como P1 não abria (apesar da insistência covarde do porco arquiteto e do estilista), LM chamou os fiscais. Quando lá chegaram, encontraram todas as obrigações e taxas pagas e saíram sem nada arguir. Então LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o Greenpeace, mas todo o projeto e implementação da casa de P1 eram ecologicamente corretos. Cansado e esbaforido, o vilão lupino resolveu agir de forma irracional (porém, supercomum nos contos de fada), ele pesso-almente escalou a casa de P1 pela parede, subiu até a chaminé e resolveu entrar por esta para invadi-la. Mas, quando ele pulou para dentro da chaminé, um dispositivo instalado por P1 ativou uma catapulta que impulsionou com uma força de 33.300 N (Newtons) LM para cima com uma inclinação de 32,3° em relação ao solo. Ele subiu aos céus, numa trajetória parabólica estreita, alcançando o ápice, onde sua velocidade vertical chegou a zero, a 1.200 metros do chão. Agora, meu filho, antes que você pegue num repouso gostoso e o papai te cubra com este edredom macio e quente, admitindo que a gravidade vale 9,8m/s, calcule: a) a massa corporal do lobo; b) o deslocamento no eixo ‘x’ do lobo, tomando como referencial a chaminé; c) a velocidade de queda de LM quando este tocou o chão (considere o atrito pela resistência do ar).”Engenheiro ganha pouco, mas é criativo... Im

agem

: Sx

c.hu

causos.indd 28 8/30/10 4:18:03 PM

Page 30: Revista InfoGente_31

29 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 29 8/30/10 3:50:21 PM

Page 31: Revista InfoGente_31

30 | www.infogente.com.br

Navegando pela internetCONFIRA DICAS DE SITES DIFERENTES, CURIOSOS, INFORMATIVOS OU UTILITÁRIOS QUE VALEM A PENA VISITAR

TWINESTERÉ uma aplicação para o Twitter a qual permite que você crie, participe e

interaja com usuários do microblog que possuem interesses comuns. Feito por brasileiros, o site inova porque, em vez de você seguir pessoas, como é o padrão, você segue assuntos específi cos, como, por exemplo, a empresa onde trabalha.http://twinester.mtv.uol.com.br/

SPYPIGQuer saber se o destinatário leu seu e-mail? Este site ajuda: o sistema

gera uma imagem em branco para você incorporar ao e-mail que deseja enviar. Essa imagem irá se camufl ar em meio à mensagem e, quando o usuário abrir o e-mail, ela também será visualizada. http://spypig.com/

LINUX ACESSÍVEL Versão personalizada do Ubuntu, voltada para pessoas com defi ciência

visual que falam português. O principal objetivo do projeto linuxacessivel.org é adicionar, corrigir e confi gurar recursos de acessibilidade para que pessoas com defi ciência visual possam utilizar o Ubuntu desde o momento de inicialização do sistema, durante a instalação e, principalmente, depois de instalado.http://www.linuxacessivel.org

HOW SECURE IS MY PASSWORD? Neste site, você descobre o quanto suas senhas são seguras. Basta di-

gitar e o site calcula um tempo estimado com que um hacker, usando um computador doméstico, levaria para descobrir sua senha. Se o resultado for na casa dos minutos/horas/dias, cuidado: sua senha provavelmente é muito fácil de ser descoberta.http://howsecureismypassword.net/

30 | www.infogente.com.br

W E B

info web.indd 30 8/30/10 4:20:15 PM

Page 32: Revista InfoGente_31

31 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 31 8/30/10 3:50:40 PM

Page 33: Revista InfoGente_31

32 | www.infogente.com.br

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

T A M B É M Q U E R O V A R E J O

ROUTER D-LINK DI-524/BZ AIRPLUS G 802.11G/2.4 GHZ WIRELESS Pesando aproximadamente 1,5 quilos e 2,5 cm de espes-

sura, tem tela de 11,6” de alto brilho para ver fi lmes, fo-tos, documentos e páginas da web. O Notebook AS1410 conta com a tecnologia de processador Intel® Celeron® que reúne uma grande performance e maior vida útil da bateria. Com Windows® 7, que permite criar fi lmes em DVD e gerenciar músicas e fotos com maior facilidade. Com 3 GB DD2 de memória e 250 GB de HD.

O DI-524/150 é a solução ideal para residências e pequenos escritórios. Essa versão é ainda mais potente com antena de 3DBi, combinando a alta velocidade da tecnologia wireless 802.11g 150 Mbps e recursos de segurança de fi rewall robustos ao fornecer conexão de Internet de banda lar-ga para um pequeno grupo de trabalho. Trata-se de um dispositivo ideal para as pessoas que estão criando suas primeiras redes wireless e usuários avançados, que procu-ram proteção de rede e fi ltragem de conteúdo.

NETBOOK ACER AS1410-3BR018 11.6 IN CEL SU2300 3 GB 250 G WIN 7

Monitor LED LCD com tela widescreen de 18,5”, pedestal Dual, Full HD, pedestal removível, conexão HDMI, design com apenas 1,7 cm de espessura e funções inteligentes Smart+. Trabalhe e visualize duas telas ao mesmo tempo em um único monitor.

MONITOR LG E1950T LED 18.5 IN WIDE 1.360X768@60HZ 5 MS

Portas: 4 RJ45 10/100 Mbps

Padrão: IEEE802.11b/g

Gerenciamento: Web

Protocolos: TCP/IP, NAT, DHCP, RIP1 / RIP2, PPPoE, Virtual Server

Segurança: WEP (64/128/256) bits, WPA, 802.1x(MD5 and TLS)

Fatores: AP (108 Mbps, 2.4-2.4835 GHz), VPN, DMZ, Firewall Function, DHCP Server

Ledas: Power, Status, WAN, 04 LAN, WLAN

Acessórios: Power Adapter – 5 V DC, 2.5 A

Medidas embalagem (L/A/P): 280 / 70 / 210 mm

Pesos Bruto: 0.65 kg

Garantia: 12 meses

Tipo: LED LCD

Tela: 18.5 in

Resolução: 1.360x768 pixels @ 60Hz (Analógico e Digital)

Peta: Pixel Pitch: 0.30mm

Medidas embalagem (L/A/P): 515 / 110 / 410 mm

Pesos Bruto/Líquido: 3.60 kg

Garantia: 12 meses

NAS 440 8tb, tudo o que você precisa este BlackArmor se encaixa: única estação de trabalho ou multidrive, por-tátil ou de armazenamento anexado à rede. Suporta até 50 estações de trabalho, Windows® XP, Windows Vista®, and Mac OS® X 10.4.11 ou superior contendo 2 portas Ethernet e 4 portas USB 2.0.’

NAS SEAGATE ST380005SHA10G-RK 8TB 10/100/1000 USB2.0

Medidas embalagem (L/A/P): 370 / 235 / 240 mm

Pesos Bruto/Líquido: 7.50 / 7.00 kg

Garantia: 12 meses

Tela: 11.6 in

Processador: Intel Celeron

Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Home Basic

Memória: 3 GB 667 MHz DDR2

Fatores: Web Cam, MicrofoneUnidade de Disco Rígido: 250 GB SATA 5.400 rpm

Vídeo: Intel® GMA 4.500 MHD Rede: 1 10/100/1.000, 1 Wireless 802.11 b/g/Draft-N

Portas: 3 USB 2.0, 1 RJ45, 1 VGABateria: Bateria de 6 células de lítio-íon

Medidas embalagem (L/A/P): 85 / 270 / 380 mmPesos Bruto/Líquido: 2.94 kg

Garantia: 12 meses

Tb quero varejo.indd 32 8/30/10 5:22:10 PM

Page 34: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 33

Tela: 14 in

Processador: Intel

Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Premium

Memória: 4 GB (1 DIMM) 33 MHz DDR2 SODIMM

Fatores: Web Cam

Unidade de Disco Rígido: 320 GB 5,400 rpm

Unidade Óptica: DVDRW

Vídeo: Intel GMA 4.500 MHD

Rede: 10/100/1.000, 1 Wireless 802.11 b/g/n

Portas: 3 USB 2.0, 1 VGA, MMC/ SD (SDHC), 1 HMDI

Bateria: Bateria de 8 células

Modelo do processador: Intel CULV SU7300 1.3GHz

Medidas embalagem (L/A/P): 110 / 390 / 420 mm

Pesos Bruto/Líquido: 3.25 kg

Garantia: 12 meses

Medidas embalagem (L/A/P): 270 / 220 / 240 mm

Peso Bruto: 1.82

Garantia: 12 meses

NOTEBOOK ASUS UL80AG-WX037V 14 IN SU7300 4 GB 32 GB DVDRW WIN7Alimentado por um processador Intel® Core™2, este no-tebook oferece impressionantes 12 horas de duração de bateria para mobilidade de um dia inteiro, gráfi cos híbridos e sistema de memória DDR3, além de um poder incrível para entretenimento multimídia com áu-dio Altec Lansing® e SRS Premium Sound™. Essas características podem ser encontra-das em um notebook ultraleve com acaba-mento de alumínio es-covado e que mede 2,5 cm de perfi l.

JOYSTICK GENIUS 31620029100 VOLANTE USB 4 BUTTONS P/ PC/PS2

Monitor e TV integrados em um único produto, Super Slim, Full HD (1.920 x 1.080p), controle remoto total, tecnologia LED backlight (55% de economia de energia, maior durabilidade, altíssimo contraste dinâmico - 3.000.000:1), VESA Mount 100 mm (padrão de furação para fi -xação em parede ou painel), Eco Mode, DCB (Amplifi cação Dinâmica de Cores), Ultra High DCR (alta relação de contraste dinâmico), acabamento em black piano (preto brilhante), Menu OSD com interfa-ce gráfi ca amigável, HDCP (proteção de conteúdo digital de banda larga), teclas de navegação laterais, multimídia (alto-falantes incorporados), conexão para o som do PC, tempo de resposta ultrarrápido (5 ms, elimina efeito fan-tasma das imagens em movimento), entrada analógica (RGB) e digital (HDMI).

Tipo: LED LCD

Tela: 21.5 in

Resolução: 1.920x1.080@60 Hz

Fatores: Full HD, VSA, 5 ms

Conexões: Entrada: 1 HDMI

Áudio: 2 W x 2 (Estéreo)

Potência: Consumo: 300 W, Stand-by 1 W

Pesos Bruto: 5.77 kg

Garantia: 12 meses

TELEVISÃO AOC E22T LCD 21.5 IN 1.920X1.080 @60HZ 5MS

MOUSE MICROSOFT WR MOB 3500 USB 3 BOTÕES ÓPTICO S/FIO PRETO

Conector: USB

Tipo: Óptico

Fatores: CordLess, 1 Scroll

Medidas embalagem (L/A/P): 140 / 50 / 200 mm

Pesos Bruto: 0.26 kg

Garantia: 12 meses

Volante Genius Twin Wheel F1. Aproveite seus jogos favoritos de corridas com o mais recente Genius 2 em um inte-rativo e com vibração do volante para plataformas PC e PS2. Sinta os solavancos, choques e a melhor força realista. O sistema de volante inclui 12 botões programáveis. Possui pe-dais ergonômicos com um acelerador e um freio, quatro ventosas que fornecem a melhor estabilidade, inclui driver para Windows XP/Me/2000/98. Conexão USB para PCs e convencional PS2 para esse console. Garantia de 1 ano.

O Wireless Mobile Mouse 3.500 tem um nano trans-ceptor que pode fi car plugado o tempo todo no computador ou laptop. E a tecnologia Microsoft® BlueTrack™ permite usá-lo em praticamente qual-quer superfície.

Tb quero varejo.indd 33 8/30/10 5:22:12 PM

Page 35: Revista InfoGente_31

34 | www.infogente.com.br

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

T A M B É M Q U E R O C O R P O R A T I V O

Leve seus negócios a novos lu-gares a um preço absolutamente conveniente. Projetado para aju-dá-lo a focar no que verdadeira-mente importa, seu negócio.

Form Factor: Micro Tower

Processador: Intel

Sistema Operacional: Linux

Memória: 1 GB 1.333 MHz DDR3

Unidade de Disco Rígido: 1 GB 1.333 MHz DDR3

Vídeo: Intel Graphics Media Accelerator 4.500

Baias: 1 int 3,5in

Slots: 1 PCI Express x16, 2 PCI Express x1, 2 PCI 2.3

Unidade Óptica: DVDRW

Áudio: Realtek ALC662

Rede: 10/100

Portas: 6 USB 2.0, 2 PS2

Chipset: Intel G41 Express

Medidas embalagem (L/A/P): 500 / 250 / 580 mm

Peso Bruto: 11,00

Garantia: 12 meses

MICROCOMPUTADOR HP COMP 300 B MT-WT423 CELERON 450 1 GB 320 GB DVDRW LINUX

SWITCH D-LINK DES-3052 BR 48 10/100+ 4 1000 BASE-T+ 2 COMBO

Tipo: Managed

Portas: 10/100

Backplane: 17.6 Gbps

Gerenciamento: Web, SNMP, Telnet, TFTP

Leds: Power, Link/Act, Speed

Medidas embalagem (L/A/P): 450 / 90 / 590 mm

Peso Bruto: 5.46

Garantia: 36 meses

O DES-3052 é um Switch Layer 2 Gerenciável e com supor-te SIM (stack virtual), de 48 Portas 10/100, além de 4 portas Gigabit e dois 2 Combo SFP slots. Este Switch permite que as médias empresas estabeleçam uma rede segura e efi caz a um custo econômico. Características adicionais, como uma segurança de rede aprimorada, controle de largura de banda e administração avançada.

SERVIDOR IBM X3.200 M3 XLS56BR XEON X3430 2 GB 250 GB LAN GIG 5UTodos os servidores System x in-cluem o aplicativo IBM Director gra-tuito. O IBM Director é um software que gerencia servidores IBM e não IBM, permitindo que você tenha sob controle: monitoramento preventivo a falhas, consumo de energia elétri-ca e calor dissipado pelos servidores, distribuição de pacotes de atualização de fi rmware e drivers de sistema.

Processador: Intel

Memória: 2 GB (1x2GB) 1.333 MHz DDR3 ECC UDIMM

Front Side Bus: 1.333 MHz

Unidade Óptica: CD-RW/DVD-ROM

Gavetas Hot-Swap: Gavetas Hot-Swap 4HDD SAS/SATA 3.5in

Unidade de Disco Rígido: 250 GB SATA 7.200 rpm 3.5 in Hot Swap

Fontes: 1 Fonte 400 W

Slots: 2 PCI Express x8, 1 PCI Express x4, 2 PCI 32 bits/33 MHz

Controladora de Disco: RAID-BR10il SAS/SATA RAID 0/1

Rede: 2 10/100/1.000 Mbps

Portas: 7 USB, 1 Serial, 1 Vídeo

Form Factor: Tower 5U

Gerenciamento: Management Module com o IPMI 2.0, Serial over LAN

Teclado: USB Preferred Pro EUA 103P

Mouse: Esfera USB 2 botões

Medidas embalagem (L/A/P): 320 / 670 / 60 mm

Peso Bruto 21.30

Garantia: 36 meses

O Switch 2928 SFP Plus é um switch Gigabit com 24 portas 10/100/100 e 4 portas SFP que podem ser utilizadas para conexão de fi bra por meio de con-versores SFP. Econômico, versátil e inteligente, tem uma confi guração amigável e baseada em navega-dor Web que permite que até mesmo pessoas com pouca experiência possam confi gurar e manter uma rede. Wirespeed, throughput de Camada 2 non-blocking e uma capacidade de switching para até 104 Gbps atendem ao consumo dos aplicativos de maior consumo de banda. Substitui o switch baseli-ne plus 3CBLSG24.

SWITCH 3COM 3CRBSG2893 24 GIGABIT PORTS +4 GIGABIT PORTS SFP

Tipo: Managed

Portas: 24 RJ45 10/100/1000Mbps / Gigabit

Backplane: 56 Gbps

Gerenciamento: Web, SNMP

Medidas do produto (L/A/P): 440 / 45 / 60 mm

Medidas embalagem (L/A/P): 250 / 85 / 570 mm

Pesos Bruto/Líquido: 3.00 / 2.50 kg

Garantia: 36 meses

tb quero corporativo.indd 34 8/30/10 4:21:57 PM

Page 36: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 35

Resolução: 720p HD widescreen

Interface: USB 2.0

Features: 30fps, Auto Focus, Aluminum Body, Video Effcts

Medidas embalagem (L/A/P): 180 / 80 / 170 mm

Peso Bruto: 0.31 kg

Garantia: 12 meses

WEB CAM MICROSOFT LIFECAM HD-5000* USB 720P HD 30FPS A Life Cam HD-500 oferece uma fi lmagem em alta defi niçao com 720p e formato widescre-en. Ela conta ainda com o Foco Automático para garantir uma captura de vídeo mais precisa e a tecnologia Microsoft Truecolor para cores mais vivas e nítidas.

NOTEBOOK HP PVL DV4-2114BR 14.1IN M520 4 GB 500 GB DVDRW WIN 7

Tela: 14.1 in

Processador: AMD

Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Home Basic 64-bit

Memória: 4 GB (2 DIMM) 800 MHz DDR2 (Máxima: 8 GB)

Features: Web Cam, Microfone

Unidade de Disco Rígido: 500 GB SATA 7.200 rpm

Unidade Óptica: DVDRW

Vídeo: ATI Radeon HD 4200 Graphics

Rede: 10/100, 1 WiFi Link 1000, 1 Bluetooth

Comunicação: 1 Modem 56K

Portas: 3 USB 2.0, 1 VGA, eSATA, HDMI, Consumer IR

Teclado: Teclado 101 Teclas

Mouse: Touchpad com botão para ativar/desativar e área de scroll

Bateria: Bateria de 6 células

Medidas embalagem (L/A/P): 110 / 140 / 190 mm

Peso Bruto: 4.07 kg

Garantia: 12 meses

A HP desenvolveu mais uma supermá-quina, com surpre-endente design e impressionante tec-nologia Vision com AMD Vision Premium e AMD Turion. Com o HP Pavilion, você realiza todas as suas atividades informatizadas, seus trabalhos, suas negociações, seus estudos e suas pesquisas, e ain-da se entretém com emoção e satisfação, assistindo a fi lmes, vídeos, ouvindo suas músicas preferidas e ainda interage com pessoas de todo mundo, por meio da Internet, webcam e programas diversos que você pode baixar.

Tipo: Managed

Portas: 10/100

Backplane: 8.8 Gbps

Gerenciamento: Web

Features: VLAN

Medidas do produto (L/A/P): 440 / 45 / 380 mm

Medidas embalagem (L/A/P): 565 / 155 / 510 mm

Pesos Bruto/Líquido: 6.00 / 5.00 kg

Garantia: 12 meses

SWITCH CISCO ESW-520-24-K9 24 PORT 10/100+ 4 PORT GIGABITProjetados para operarem com outros produtos Cisco Small Business Pro, esses switches fornecem uma base de rede segura para soluções de dados, voz, ví-deo e conexão sem fi o. Switch com 24 Portas 10/100 + 4 Portas Gigabit

Tela: 11.6 in

Processador: AMD Athlon Neo MV-40 1.60Hz 512KB

Sistema Operacional: Microsoft Windows 7 Professional

Memória: 2 GB, 667 MHz DDR2

Features: Web Cam 0.3MP, Microfone,

Unidade de Disco Rígido: 250 GB SATA, 5.400 rpm

Vídeo: ATI Radeon HD 3.200

Rede: 10/100/1.000, ThinkPad 11b/g/n, 1 Bluetooth

Portas: 3 USB 2.0, RJ-45, DB015 Multicadr Reader 4-em-1

Teclado: Português-BR

Bateria: Bateria de 6 células de lítio-íon

Áudio: High Definition (HD) Audio, Conexant CX20582

Medidas embalagem (L/A/P): 162 / 305 / 360 mm

Peso Bruto: 2.74 kg

Garantia: 12 meses

NOTEBOOK LENOVO X100E-28762FP 11.6IN NEO MV-40 2 G 250 GB WIN 7Projetado para seus negócios. O ThinkPad que você esperava. Elegante, ultraportátil, resistente e muito acessível.

tb quero corporativo.indd 35 8/30/10 4:21:59 PM

Page 37: Revista InfoGente_31

36 | www.infogente.com.br

A pequena lâmpada da Yuen’to pode ser fixada em qualquer superfície lisa. Basta grudá-la e pressionar sua ponta para acender. Feita de silicone macio e has-te flexível, ela mede apenas 8,5 cm de altura. Funciona com baterias que garantem cerca de 15 horas de luz.

c u r i o s i d a d e s

Luz com ventosa

Moderno e retrô juntos de um jeito único. Esse modelo de telefone de disco é um dock para iPhone. Tem di-versas opções, incluindo versões transparentes. A base para iPhone permite que o seu gadget seja facilmente sincronizado com desktops ou notebooks.

smartphone de Luxo

À moda antiga

abridor remoto

Foto

s: D

ivul

gaçã

o da

s m

arca

s

A Versace, em parceria com a Modelabs e LG, criou um smartphone de luxo. O Versace Unique pode ser encontrado em lojas da grife e em joalherias de todo o mundo. O aparelho tem tela sensível ao toque, acesso a redes 3G, e-mails, e câme-ra de 5 megapixels com flash. Revestido de cerâmica ou laca, o acabamento é feito de ouro 18 quilates e aço inoxidável.

Para não perder seu cachorro de vista, já é possível colocar nele uma coleira com GPS. O aparelho tem 30 horas de autonomia, alcance de 1.5 km e as atualizações são feitas a cada cinco minutos. É possível saber se o animal está correndo ou parado, por exemplo.

cão com gps

Quando se está assistindo a filmes, jogos e ou-tros programas na televisão, o controle remoto está sempre por perto. Para facilitar ainda mais a vida daqueles que têm preguiça de se levantar, foi in-ventada uma peça única: o My Clicker, um controle remoto universal que vem com um abridor de garra-fas. Cômodo, não?

Feito de chocolate orgânico, essa imitação de iPhone traz vinte pequenos chocolates em quatro sabores diferentes. Cada um representa um ícone diferente. Tão perfeito que dá até pena de comer...

É de comer!

Info_curiosidades.indd 36 8/30/10 4:22:38 PM

Page 38: Revista InfoGente_31

37 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 37 8/30/10 3:51:08 PM

Page 39: Revista InfoGente_31

38 | www.infogente.com.br

País tem pressa no acesso à webPlano nacional de Banda larga visa entregar 90 milhões de acesso individuais em Banda larga até 2014. Projeto, no entanto, esBarra em interesses Políticos/comerciais

Por Comunicação Interativa

O Ministério das Comunicações batizou um docu-mento extenso, com 197 páginas, de “O Brasil em alta velocidade”. Essa é a principal proposta, desenvolvida e assinada por especialistas ligados ao governo, para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), solicitado pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo de outros líderes de Estado, a fim de tirar o País do anonimato digital.

O Plano Nacional de Banda Larga visa organizar investimentos públicos e privados, para aumentar a concorrência no setor de banda larga nas grandes cidades e levar Internet até os municípios que não contam com serviço de qualidade. A ideia é reunir R$ 75 bilhões em investimentos públicos e privados nas redes de telefonia até 2014 e levar banda larga de pelo menos 1 Mbps a todos os municípios brasileiros por preços acessíveis a populações de baixa renda.

Definido em duas fases, o programa desenvolvido por um grupo multidisciplinar, composto por pro-fissionais de vários ministérios, estabelece que na primeira, com conclusão em 2012, todas as regiões

Foto

/Im

agem

: SX

C.hu

/Div

ulga

ção

do País seriam atendidas, exceto a Norte. Na se-gunda, com conclusão em 2014, o plano atenderia às regiões afastadas do norte do Brasil, como os municípios da Amazônia.

Também já está definido que, do total de acessos acertados para 2014, 30 milhões serão fixos, urbanos e rurais, em domicílios, propriedades, empresas e cooperativas. A maior parte, 60 milhões, será de banda larga móvel, o que representa um nível de tele-densidade próximo de 50 acessos por 100 domicílios (em acessos fixos banda larga), ou 45 acessos por 100 habitantes (acessos fixos e móveis em banda larga) no total.

Os Acessos Fixos Coletivos de banda larga serão levados para a área urbana e rural para 100% dos ór-gãos do governo. Assim, 100% das escolas públicas ainda não atendidas ou mais de 70 mil rurais contarão com o serviço; 100% das unidades de saúde ou mais de 177 mil; 100% das bibliotecas públicas ou mais de 10 mil; e 100% dos órgãos de segurança pública ou mais de 14 mil.

“Além de faltar interesse da iniciativa privada, faltam

criatividade e inovação no modelo de negócios. Se as operadoras não quiserem, alguém vai ter de fazer e levar acesso à população

por custo reduzido”, Rogério Santanna, secretário de

Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento

I n f o

Info2.indd 38 8/30/10 4:23:46 PM

Page 40: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 39

Foto

/Im

agem

: SX

C.hu

/Div

ulga

ção

A anál ise dos técnicos do Ministér io das Comunicações é que, se nada for feito, a projeção realizada indica que o Brasil atingirá aproximadamente 18,3 milhões de acessos banda larga no fi m de 2014, o que corresponde a cerca de 31,2 acessos a cada 100 domicílios, número bastante inferior à média de 37 acessos a cada 100 domicílios projetados para os países analisados.

O principal debate, no momento, é qual o melhor modelo para gerir os investimentos nessa rede. Estão na disputa pelo menos três ideias, uma que prevê a criação de uma grande estatal, sob o nome da Telebrás, para fornecer banda larga; outra que prevê a entrega das redes públicas à iniciativa privada; e um terceiro modelo que prevê conjugar empresas públicas e privadas para administrar a nova rede.

enQuanto isso, nas terras do tio sam...A Comissão Federal de Comunicações (FCC)

lançou ofi cialmente, no início de março, o plano nacional de banda larga dos Estados Unidos. Segundo a Comissão, será preciso investimentos de no mínimo US$15,5 bilhões para conseguir fornecer conexão em banda larga a todos os norte-americanos nos próximos dez anos, de acordo com a meta governamental.

O plano prevê conexão rápida de 1 Gb por se-gundo, e acesso gratuito para grandes instituições, como hospitais e escolas. Já a meta, para as mais de 100 milhões de residências dos Estados Unidos, é de disponibilizar conexão com 100 Mb por se-gundo, sendo a baixo custo. Ambas devem estar disponíveis até 2020.

O primeiro anúncio do plano de Internet rápida também pede ao Congresso norte-americano a criação de uma rede nacional de banda larga para reações de emergência das agências do governo. Esse processo custaria de US$12 a US$16 bilhões. Além disso, o governo pretende liberar 500 MHz de spectrum para a banda larga móvel na próxima década. “O plano nacional é um mapa do século 21 e nos levará a um crescimento da economia com investimentos em educação, criação de empregos e segurança dos cidadãos”, argumentou o CEO da Comissão de Comunicações, Julius Genachowski.

Para ajudar na instalação do projeto, o FCC mu-daria o programa que, atualmente, é realizado por subsídio de telefones tradicionais e tem alto custo, para um programa de subsídio à banda larga. O programa atual custa US$4,6 bilhões por ano e se tornaria o projeto “Fundo Americano de Conexão” nos próximos dez anos, gastando ao todo US$ 15,5 bilhões. Para se qualifi car a fazer parte do fundo, operadoras teriam de fornecer serviço de no mínimo 4 Mbps, a fi m de que seu serviço fosse subsidiado pelo governo.

“Se aceito, muito mais consumidores que não podem arcar com esse tipo de serviço poderiam se aproximar de uma estrutura de comunicação do século 21, especialmente para o conteúdo mi-diático, com notícias locais e nacionais”, conforme apresenta o plano ofi cial.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, o custo da conexão ao usuário fi nal será fi xado em torno de R$ 30,00. O plano, segundo ele, não foi totalmente con-cluído e publicado, “porque, além de faltar interesse da iniciativa privada, faltam criatividade e inovação no modelo de negócios. Se as operadoras não quiserem, alguém vai ter de fazer e levar acesso à população por custo reduzido”, argumenta.

Info2.indd 39 8/30/10 4:23:48 PM

Page 41: Revista InfoGente_31

40 | www.infogente.com.br

C L I P P I N G

AQUI, VOCÊ ENCONTRA NOTÍCIAS SOBRE A ALCATEIA QUE FORAM PUBLICADAS EM DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Está na mídia!

Imag

ens:

Ass

esso

ria

Alc

atei

a

Eletrolar News edição 64: a participação da Alcateia na 5ª Eletrolar Show

Site TI News: notícia sobre a parceria da Alcateia e Cisco

Site Jornal Brasil: destaque para o lançamento do Portal Inovar

Portal Segs: destaque para os eventos que a Alcateia organizou aos funcionários e parceiros

Portal Imprensa: notícia sobre o programa Inovar

Revista CRN Brasil edição 310: Carlos Tirich, diretor comercial do Grupo Alcateia, fala sobre a substituição tributária

Site Jornal Brasil: destaque para o lançamento

Site TI News: notícia sobre a parceria da

Clipping.indd 40 8/30/10 4:24:41 PM

Page 42: Revista InfoGente_31

41 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 41 8/30/10 3:51:36 PM

Page 43: Revista InfoGente_31

42 | www.infogente.com.br

A comunicação direta cérebro-máquina permite aos seres humanos romperem definitivamente as barreiras dos sentidos e entrarem numa nova realidade muito diferente e até mesmo assustadora, em

relação à realidade projetada por nossos sentidos e por nós conhecida desde o nascimento.” Com essas palavras, o jovem psicólogo Newton Novaes Netto ini-ciou sua exposição de defesa de tese de mestrado.

– Obviamente, a ampliação direta da faixa de atuação dos sentidos já é utilizada mais intensamente há pelo menos duas décadas. Por exemplo, estendendo, pela utilização de detectores eletromecânicos, a faixa de atua-ção dos sentidos, no caso da visão para dentro da região de radiação ultravioleta profunda e mesmo até os raios X “moles”, ou então no sentindo espectral eletromagnético inverso, penetrando na radiação infravermelha longa, e chegando até mesmo às micro-ondas. Porém, esse procedimento não é imediato e exige um longo período de aprendizagem do cérebro, que se prolonga, como ocorre com os bebês recém-nascidos, por mais de um ano. Mas o resultado desse treinamento mental tem sido surpreendente, tanto no aspecto sensorial, como no de desenvolvimento físico.

– O festival de novas cores vivas e psicodélicas possibilitado por essa nova experiência cognitiva, não só abriu novas fronteiras sensitivas, como tem induzi-do nessas pessoas um sentimento místico profundo, equivalente ao desenvolvido pelos sábios do antigo Tibet que conseguiram sentir a imanência do ser por detrás da sebe dos jardins.

– A análise física do cérebro dessas pessoas mostra a ativação e a criação de novos neurônios, aprofundando o neo-córtex, não só pelo aumento da espessura de suas seis camadas, mas também pela sofisticação e densifica-ção de seus neurônios. Alguns pesquisadores defendem, inclusive, o aparecimento de uma sétima camada residual interior nessas pessoas, fato ainda não comprovado. Porém, seus efeitos não se restringem apenas à camada cortical, mas, também, afetam as regiões mais profundas do cérebro. Ocorrem, também, notáveis mudanças na própria estrutura do cérebro, focalizando-se as alterações, sobretudo, no tálamo, hipotálamo e no cerebelo, e, sem

dúvida, o próprio comportamento subconsciente dessas pessoas está sendo afetado.

– Destaco que estou me referindo apenas à visão. Porém, a ação da quebra das barreiras em outros sen-tidos não é menos notável. A extensão do sentido da audição acima dos megahertzs, com o cérebro abran-gendo toda a magnitude dessa faixa, tem gerado gênios musicais que criam sinfonias de beleza incomparável, que segundo afirmam só podem ser apreciadas em sua plenitude por pessoas que disponham de expansão correspondente no sentido da audição.

– O sentido táctil, o sentido olfativo e paladar têm ex-pandido, segundo vossas senhorias são testemunhas, o número de viciados na luxúria, na apreciação ou no repúdio de odores e na gula. Esses viciados não podem mais ser privados da expansão dos sentidos, pois, se tal ocorrer, entram em estado depressivo e fatalmente sucumbirão ao suicídio. Não obstante, a expansão dos sentidos tem produzido gênios não só musicais, mas, também, em outras artes e, sobretudo, nas ciências, com a emergência de novas teorias na física e na própria es-trutura e natureza do tempo, teorias estas baseadas não só em matéria, energia, mas, também, na informação.

– Não sabemos ainda o efeito da aplicação da expan-são dos sentidos em crianças humanas, pois a comunica-ção cérebro-máquina ainda está restrita a maiores de 16 anos. Todavia, simulações com elevado grau de certeza têm mostrado que será dado um passo gigantesco com relação à evolução da inteligência e intelectualidade hu-manas. Com isso, encerrou a exposição, abrindo a se-ção de perguntas a uma banca constituída pelos maio-res cientistas da área de psicocognição. Olhando para

seus inquisidores, Newton engoliu seco. Sentiu no ar um ambiente severamente hostil. As expressões faciais de seus oponentes não pre-nunciavam uma defesa fácil. Pensou: “alia jacta est”. Seja o que Deus quiser.

Ruptura das Portas da Cognição

Prof. dr. João Antonio ZuffoCientista e prof. titular da Escola Politécnica da USP Fo

to:

Arq

uivo

Inf

oGen

te

A r t i g o

artigo zuffo.indd 42 8/30/10 4:27:02 PM

Page 44: Revista InfoGente_31

43 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 43 8/30/10 3:52:02 PM

Page 45: Revista InfoGente_31

44 | www.infogente.com.br

mat de capa.indd 44 8/30/10 4:27:52 PM

Page 46: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 45

Foto

s: K

elly

Fuz

aro,

inc

lusi

ve c

apa

Paulista de Santo André, Camila Rodrigues mostrou seu talento e beleza, em 2005, na novela “América”. Estreou com pé direito na Rede Globo e em horário nobre, mas antes disso, a atriz estudou muito e rece-

beu diversos nãos. Nascida em 23 de agosto de 1983, Camila passou

a infância dividindo seu tempo entre a escola e as brincadeiras com os irmãos Dalila e Kaue. Apesar de sonhar em ser veterinária, sua beleza a levou para a publicidade e, a partir daí, sua carreia só cresceu.

A virginiana começou fazendo comerciais e teve de ralar muito: “Eu comecei como modelo, fazia vários testes para comercias, e aí entrei na aula de vídeo para me soltar mais. Nessa profissão, o ‘não’ quase sempre acontece, principalmente, no início, quando você fica muito nervosa por ser testada. Com o tempo, foram me chamando pra fazer teste de novela, e o não continuou por um bom tempo. Foi aí que decidi estudar e me profissionalizar como atriz”, conta.

Suas técnicas foram aprimoradas na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde se formou em 2004 e, em 2005, recebeu a ligação que mudaria sua vida: “Quando recebi o telefonema da produtora de elenco, eu quase morri. Liguei imediatamente pros meus pais e pedi que eles fossem para casa, por que tinha de contar uma coisa muito séria, todos ficaram superpre-ocupados. Quando chegaram em casa, eu fiz todo um clima, como se realmente fosse ser algo ruim, todos tensos. Comecei a falar muito devagar com lágrimas nos olhos, todos ficaram atentos, até que eu virei e dei uma grande gargalhada e avisei que estava na próxima novela das oito. Todos suspiraram aliviados

Camila RodRigues Começou na novela “améRiCa”, da Rede globo, e, de lá paRa Cá, pRovou que está bem longe de seR só uma mulheR bonita. Conheça um pouCo mais sobRe essa talentosa atRiz

Por Adriana Rosa

Da américa para o Brasil

e começou uma grande gritaria e choro, foi lindo”, relembra emocionada.

Nessa época, o sentimento da Camila era uma mistura de felicidade, ansiedade e preocupação, já que era uma responsabilidade e tanto começar na famosa “novela das oito”. “Depois da felicidade, vie-ram a preocupação e o nervosismo. Estava fazendo testes há cinco anos e aquela era a oportunidade da minha vida. Nas duas primeiras semanas, foi muito tenso, chegava em casa e chorava, porque estava com medo de fazer errado, era nova e tinha pouca experiência com teatro. Minha cabeça ficou a mil, mas, com o tempo, você relaxa e fica tudo muito gostoso.”

Camila mostrou que ia muito além de um rosto bonito e conquistou os telespectadores, ganhando fama nacional. Depois disso, fez diversos trabalhos em televisão, cinema e teatro.

Hoje, sua agenda está tomada com a peça “Decameron – A Comédia do Sexo”, mas Camila conseguiu um tempinho para um bate-papo com a equipe da InfoGente. Confira!

InfoGente: Você deu uma declaração dizendo que 2009 foi estranho para você; que estava saindo muito e você se questionou, pois sabia que aquela não era você. Quem é a Camila? Em que momento se encontra agora?

Camila Rodrigues: Difícil responder quem sou eu, acho que nos conhecemos mais com o passar do tempo, não teria uma resposta exata! Neste momento, me encontro focada no meu trabalho. Voltei com a peça “Decameron”, mas agora estou fazendo outra

mat de capa.indd 45 8/30/10 4:27:52 PM

Page 47: Revista InfoGente_31

46 | www.infogente.com.br

personagem. Estou me dedicando à minha nova casa e à minha família, porque minha irmã, a Dalila, vai se mudar para Paris com o meu cunhado e meu sobrinho que tem 2 anos, não sabemos ainda como vai ser esta distância, pois somos todos muito grudados!

IG: O que 2009 significou e como está sendo o seu 2010?

C. R.: Dois mil e nove foi um momento de mudança e esquisito; já 2010 está sendo um ano gostoso, agi-tado por conta das viagens e dos trabalhos!

IG: Você já estampou muitas capas de revistas e os homens babam por você. Como se sente sendo desejada?

C. R.: Muito obrigada por “babam por você” (risos). É sempre muito bom ser desejada por alguém, me sinto bem!

IG: Como é sua rotina no Rio de Janeiro?C. R.: Normalmente, acordo às 8h30, fico em casa,

passeio com o meu cachorro, resolvo problemas de casa. Mais tarde, passo na casa dos meus pais para almoçar ou almoço fora; depois fico a tarde toda ensaiando, volto pra casa e fico de bobeira. Agora começo a turnê pelo Brasil e viajo toda quinta e volto segunda. Mas cada semana é bem diferente, não tenho muita rotina!

IG: Com essa febre das redes sociais, o artista fica mais próximo do público e, ao mesmo tempo, mais exposto. Como você vê essa questão?

C. R.: Tenho Twitter e Facebook, uso com frequên-cia, e acho muito bom, pois podemos falar o que pensamos sem qualquer interpretação errada, e também divulgamos o nosso trabalho, principalmente em turnê!

IG: Já fez ou ainda faz buscas com o seu nome para saber o que sai por aí de notícias?

C. R.: Já fiz muito isso; hoje em dia, só quando vou a algum evento, entro pra dar uma olhadinha!

IG: E o que do mundo hi-tech não pode faltar

na sua vida?C. R.: Não vivo sem meu celular e minha máquina

digital!

mat de capa.indd 46 8/30/10 4:27:55 PM

Page 48: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 47

Foto

s: K

elly

Fuz

aro

CarreiraApesar da pouca idade, Camila acumula muitos trabalhos e, consequentemente, experiência.

Na televisão• 2009 – Domingão do Faustão – Quadro Primeiro e Último – Ela mesma• 2008 – Malhação – Teresa• 2007 – Desejo Proibido – Guilhermina Mendonça• 2007 – Amazônia, de Galvez a Chico Mendes – Ciça• 2006 – Sítio do Picapau Amarelo – Fada Lua• 2006 – Dom – Manu (especial de fim de ano)• 2005 – América – Mari (Mariana)No cinema• 2006 – O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili – Princesa Lili (adulta)

No teatro• 2006 – Aldeia dos Ventos – Princesa Desireé• 2007 – O Baile – Amélia• 2008 – Vida à beira-mar – Rosa• 2010 – Decameron – A Comédia do Sexo

IG: Se pudesse fazer três pedidos para o presi-dente, quais seriam? E se pudesse fazê-los para o gênio da lâmpada?

C. R.: Os pedidos mais óbvios, educação, saúde e respeito com o nosso dinheiro. Já pro gênio da lâmpada, pediria um closet cheio de roupas, sapatos e bolsas (risos)!

IG: Se pudesse escolher alguém para interpretar no cinema, quem gostaria que fosse? E com quem sonha em contracenar?

C. R.: Não tenho uma personagem específica, mas gostaria de fazer um drama pesado, gosto do lado obscuro, gosto de interpretar a loucura! Gostaria de contracenar com Tony Ramos, incrível ator!

mat de capa.indd 47 8/30/10 4:28:06 PM

Page 49: Revista InfoGente_31

e s p o r t e

48 | www.infogente.com.br

Por Mirella Stivani

Jair Martins, da eMpresa K&M service, pratica ciclisMo há Muitos anos e adora curtir diferentes paisagens sobre duas rodas

Andar de bicicleta é uma brincadeira que as crianças adoram. A paixão é tanta que muitas levam a prática até a vida adulta e transformam o hobby em esporte. Assim aconteceu com Jair Martins, da empresa K&M Service, localizada no Rio de Janeiro. Pedalando des-de pequeno, ele escolheu o ciclismo como forma de levar uma vida mais saudável e com menos estresse, além da chance de conhecer lugares diferentes.

A seguir, entre uma pedalada e outra, Jair conta um pouco mais sobre o esporte e como é sua rotina de treinamento, entre outros detalhes.

InfoGente: Desde quando você pratica o ciclismo? Jair Martins: Desde criança, já gostava de pedalar; aos 10 anos, já praticava bicicross em um terreno acidentado perto de casa. Na adolescência, passei a fazer trilhas por dentro de matas e, depois dos 22 anos, fui me dedicar aos passeios de grande percurso. Infelizmente, há cerca de 10 anos, dei uma parada, mas voltei a pedalar há 3 anos, praticando o ciclotu-rismo, que é uma derivação do ciclismo tradicional.

IG.: Onde prefere praticar?J. M.: Procuro conhecer locais aonde geralmente as pessoas vão de outras formas, como de carro ou ônibus. Locais de difícil acesso para quem não está

Pedalando por aí

motorizado, como subidas de serras, parques ecoló-gicos e monumentos, como o Cristo Redentor aqui na cidade do Rio de Janeiro.

IG.: Por que escolheu esse esporte especifica-mente? Pratica outras atividades físicas?J. M.: É um gosto que vem desde criança. Além disso, é ecologicamente correto, não polui o meio ambiente e me leva a praticamente todos os lugares, meu carro vive empoeirado na garagem. Ainda por cima, não se paga imposto e não se corre o risco de levar multa. Pratico outros esportes também, faço malhação leve e jogo futebol com os amigos nos fins de semana.

IG.: Como é sua rotina de treinamento?J. M.: Procuro pedalar pelo menos durante uma ou duas horas de segunda a sexta, após o expediente, para manter o ritmo e, nos fins de semana, defino um trajeto mais longo para ir, geralmente entre 80 km e 150 km de percurso.

IG.: O que o ciclismo trouxe de positivo para sua vida profissional e pessoal?J. M.: Como todo esporte, o ciclismo faz com que o estresse do meu dia a dia diminua e o condicionamen-to só melhora a saúde de quem pratica.

IG.: Você costuma andar de bicicleta pela cidade, em meio aos carros? Nesse caso, quais são as maiores dificuldades?

“Existe uma grande escassez de ciclovias, que são os

locais mais seguros para a prática desse esporte”

Jair Martins

Jair adora reunir os amigos para praticar o esporte

esporte.indd 48 8/30/10 4:29:14 PM

Page 50: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 49

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al J

air

Mar

tins

J. M.: Sim, esse é o maior perigo para quem anda de bike nas cidades, a maioria dos motoristas não respeita o ciclista. O risco de acidentes é constante, mas, andando com cuidado e atenção, pode-se até pedalar numa boa. Existe uma grande escassez de ciclovias, que são os locais mais seguros para a prá-tica desse esporte.

IG.: Qual o equipamento de segurança básico para quem pratica ciclismo?J. M.: Tênis, luvas e capacete, mas o ciclista hoje conta com vários equipamentos, como bermudas, camisas e óculos especiais, dentre outros que são encontrados em quase todas as lojas de acessórios para bicicletas.

IG.: Você já conheceu lugares especiais/inesque-cíveis graças ao esporte?J. M.: Muitos: cachoeiras, lagos, mirantes e praias estão entre os favoritos. No mês de setembro ou ou-tubro, irei, com o meu grupo, conhecer mais um local especial, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no interior de São Paulo.

IG.: Que dicas daria a quem pretende praticar ciclismo?J. M.: Antes de qualquer coisa, como para toda ativi-dade física, procure um médico e faça um checkup. Escolha uma bicicleta boa com quadro de alumínio. Comece com um exercício leve e vá aumentando o seu ritmo, sempre dentro de seus limites. Fica o recado para quem quer começar a pedalar: ajuda a eliminar peso e ganha-se resistência física, o que leva a uma vida mais saudável. Para quem precisa de incentivo, em quase todas as cidades, existem grupos que organizam “bicicleta-das” aos que querem começar. O grupo do qual sou o presidente, a Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador (ACIG), organiza passeios no nosso bairro para iniciantes, quem quiser mais informações pode acessar o site: http://comunidadedosciclistasdailha.blogspot.com/. Para saber se sua cidade tem um grupo, basta fazer uma busca na internet.

IG.: Como seria sua vida sem o ciclismo?J. M.: Nunca imaginei isso, mas acho que seria bem chata e sem graça...

Uma das grandes satisfações do esporte, para Jair, é superar limites

esporte.indd 49 8/30/10 4:29:17 PM

Page 51: Revista InfoGente_31

50 | www.infogente.com.br

Veja mais piadas na página 66.

VingatiVas?O marido e a mulher não se falavam há uns três dias... Entretanto, o homem lembra-se de que, no dia seguinte, terá uma reunião muito cedo no escritório e, como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo, mas, para não dar o braço a torcer, escreve num papel: “Acorde-me às 6 horas da manhã”.No outro dia, levanta-se e, quando olha no relógio, são 9h30. O homem tem um ataque e pensa: – Filha da p...!!! Estúpida!!! Não me acordou...Nisso, olha para a mesa de cabeceira e repara num papel no qual está escrito:“... São 6h, levanta!!!”Conclusão: NÃO FIQUE SEM FALAR COM AS MULHERES... elas são vingativas!!

EssEs adVogados...Um advogado está tranquilamente tomando sol na praia quando uma bela senhora se aproxima:– Dr. Fernando, o que faz por aqui?O advogado, querendo mostrar que advogados também podem ter veia poética, responde com ar conquistador:– Roubando raios de sol.A senhora, sorrindo docemente:– Vocês, advogados, sempre trabalhando.

– E você, Joãozinho, seria capaz de usar sua inteligência para, ao menos uma vez, mostrar boas maneiras?– Eu diria: Minha princesa, peço a licença para me ausentar por um momento, pois vou esten-der a mão a um grande amigo que pretendo apresentar-lhe depois do jantar.

Como ir ao banhEiro no 1º EnContro. aula dE EtiquEtaDurante a aula de Boas Maneiras, diz a professora:– Rodrigo, se você estivesse namorando uma moça fina e educada e, durante o jantar, preci-sasse ir ao banheiro, o que diria?– Segura as pontas aí que eu vou dar uma mijadinha.Professora: Isso seria uma grosseria, uma com-pleta falta de educação.– Fernandinho, como você diria?– Me desculpa, preciso ir ao banheiro, mas já volto.Professora: Melhor, mas é desagradável men-cionar o banheiro durante as refeições.

Imag

ens:

Sxc

.hu

p i a d a s

piadas.indd 50 8/30/10 4:30:04 PM

Page 52: Revista InfoGente_31

Anuncios.indd 51 8/30/10 3:52:20 PM

Page 53: Revista InfoGente_31

52 | www.infogente.com.br

C A U S O S E E S T Ó R I A S

Mostra o crachá

Conversa entre duas mortas

Gaúcho no boteco

Um oficial de justiça chega a uma fazenda, procurando pelo proprietário.“Preciso inspecionar sua plantação, por plantação ilegal!”O fazendeiro diz: “Ok, mas não vá naquele campo ali.” E aponta para certa área.O oficial, p’ da vida, diz indignado: “O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?” E tira do bolso um crachá, mostrando ao fazendeiro. “Este cra-chá me dá a autoridade de ir aonde quero... e entrar em qualquer propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro? Me fiz entender?”O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.Poucos minutos depois, o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do governo federal correndo para salvar sua própria vida, perseguido pelo Santa Gertrudes, o maior touro da fazenda.A cada passo, o touro vai chegando mais perto do ofi-cial, que parece que será chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro. O oficial está apavorado. O fazendeiro larga suas ferramentas, corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:“Seu Crachá! MOSTRA O SEU CRACHÁ!”

– Como você morreu???– Congelada.– Aí, que horror! Deve ter sido horrível! Como é morrer congelada?– Bom, no começo, é muito ruim: primeiro são os arrepios, depois as dores nos dedos das mãos e dos pés, tudo congelando.. Mas, depois, veio um sono muito forte e eu perdi a consciência.– E você, como morreu?– Eu morri de ataque cardíaco. Estava desconfiada que meu marido estava me traindo. Então, um dia, voltei para casa mais cedo, corri até ao quarto e ele estava na cama, calmamente assistindo à televisão.Ainda desconfiada, corri até o porão para ver se en-contrava alguma mulher escondida, mas não encontrei ninguém. Depois, corri até o segundo andar, mas também não vi ninguém.Então, subi até o sótão e, ao subir as escadas, esba-forida, tive um ataque cardíaco e caí morta.– Puxa, que pena... Se você tivesse procurado no freezer, nós duas estaríamos vivas!

O gauchão entra no boteco e vê os preços num cartaz:Canha R$ 1,00Cerveja R$ 2,50Pastel R$ 2,00Massagem no órgão sexual R$15,00Checando na carteira para não passar vergonha, ele vai até o balcão e chama uma das três gurias que ali estão servindo:– Ô guria, com licença...– Sim? – responde ela com um sorriso lindo – O que posso servir?– És tu que massageia o órgão sexual dos fregueses?– Sou eu mesma... – responde ela, com voz caliente e um olhar bem sensual.– Então, tu lavas bem as mãos, e me serve um pastel!!!Nós gaúcho semo meio grosso, mas temo higiene! Im

agem

: Sx

c.hu

causos.indd 52 8/30/10 4:18:19 PM

Page 54: Revista InfoGente_31

53 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 53 8/30/10 3:52:48 PM

Page 55: Revista InfoGente_31

54 | www.infogente.com.br

Por Laís Vanzella

Foto

s: A

ndré

Pep

ato/

Dani

ella

Tar

ga

Marrakech é uma cidade mítica, mágica, deslum-brante. Localizada dentro de Marrocos, é delimitada pelo deserto do Saara e pela cadeia de montanhas Atlas. A língua oficial é o francês, resultado da colo-nização, porém, conserva muito da beleza, cultura e religião de um período de glória em que era governada por sultões árabes.

A história de Marrakech começou no fim do século 10. Na época, a Medina era o único bairro da cidade. Suas construções luxuosas, majestosas e brilhantes passaram a atrair muitos visitantes, que entre os souks

Um lUgar mágico qUe mescla a cUltUra do oriente e ocidente; assim é essa cidade africana, Uma das mais emblemáticas capitais do antigo império marroqUino

Mil e um motivos para conhecer Marrakech

(mercados) e as ruelas sombrias, bebiam chá de erva-doce, escutavam os seus músicos, escritores, encan-tadores de serpentes, cartomantes, vendedores de bebidas ou saltimbancos na famosa, exótica e frenética Praça Jemaa el Fna.

cidade VermelhaMarrakech ainda conserva a coloração vermelha

das construções e grande parte da cidade velha (Medina), separada por uma muralha da nova, que

Vista aérea do palácio El Badi

t u r i s m o

turismo.indd 54 8/30/10 5:28:56 PM

Page 56: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 55

cresce em ritmo acelerado. Dentro da Medina, fica o Palácio Palis el-Bahia, do século 19, com seus arabescos de coloração verde-clara e lindos jardins. Também vale conhecer o El-Bade, que apesar de estar em ruínas e não possuir a mesma imponência estética do primeiro, tem uma belíssima vista da cidade.

Lá também está o jardim Majorelle, antiga oficina do pintor francês Jacques Majorelle e comprado por Yves Saint Laurent posteriormente. É nesse jardim que as cinzas do estilista foram jogadas após a sua morte. O museu da cidade, que leva seu nome, está localizado no palácio Menebhi dar Palace e contém artes modernas e tradicionais de Marrocos, além de livros históricos e cerâmica.

Mas o principal ponto turístico dentro da Medina é o maior mercado a céu aberto do país, o souk que fica na Praça Djemaa el Fna. Lá, vende-se literalmente de tudo: roupas, couro, especiarias, comida, etc. Há

As formas geométricas e a escrita são os motivos típicos da decoração islâmica

Janela decorada na Escola Corânica (Medersa) Ben Youssef

O túmulo do famoso estilista Yves Saint Laurent nascido em Marrakesh

Os moradores chamam a atenção dos turistas que chegam a Marrakech

O belíssimo pátio interno da Medersa Ben Youssef com sua fonte de água purificadora

turismo.indd 55 8/30/10 5:29:34 PM

Page 57: Revista InfoGente_31

56 | www.infogente.com.br

também música, dança, metalúrgica e até poções mágicas! Essa última mercadoria é muito comum na cultura árabe, que tem como característica unir comércio e religião.

O marco principal da cidade é o minarete de 77 metros da Mesquita Koutoubia, que pode ser visto de qualquer parte. E por falar em mesquitas, é bom que se saiba que não é permitida a entrada de quem não é muçulmano. A única do país que libera o turismo fica na cidade de Casablanca, vizinha de Marrakech.

riads e resortsNa hora de escolher onde se hospedar, deve-se

levar em conta se a prioridade do turista é ficar em um local mais agitado e próximo de tudo ou em um mais reservado, longe do barulho, porém, mais sofisticado. No primeiro caso, uma opção bem típica e aconche-gante são os riads, antigas casas transformadas em pousadas. No outro, pode-se procurar um dos vários

hotéis de luxo ou resorts da cidade nova.Cada vez mais desenvolvida, a parte nova é cheia

de patinetes motorizadas pelas ruas, bela arquitetura, quase nenhum morador de rua ou criança fora da es-cola e uma estação de metrô que representa bem a riqueza do país que mais exporta fosfato no mundo.

É muito comum encontrar mulheres nas ruas adeptas de um islamismo menos radical, que não se cobrem com o véu, ou fazem uma combinação dele com peças de grandes grifes, como bolsas da Gucci e óculos Dior. É a forte pressão do Ocidente, o que diminui as barreiras e deixa a religião típica do país um pouco menos radical.

Conhecer tanta riqueza cultural em forma de muitos contrastes religiosos, arquitetônicos e gastronômicos em uma terra pacífica, situada entre o deserto do Saara e montanhas nevadas é uma experiência imperdível. Por isso, já sabe, em sua próxima viagem, uma ótima ideia é ficar “pra lá de Marrakech”! Fo

tos:

And

ré P

epat

o/Da

niel

la T

arga

/Sxc

.hu

Vista do minarete da Mesquita de Koutobi pelo jardim que a cerca Uma das muitas situações onde as construções cobrem a rua e formam portas urbanas

As iguarias locais encantam pela cor, cheiro e sabor

turismo.indd 56 8/30/10 5:29:46 PM

Page 58: Revista InfoGente_31

57 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 57 8/30/10 3:53:10 PM

Page 59: Revista InfoGente_31

58 | www.infogente.com.br

Conectividade a todo vaporQualidade do atendimento com produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de infraestrutura, conectividade e convergência são prioridades da net telecom

Por Marisa Abel

Foto

: Di

vulg

ação

de

Luiz

Rod

rigu

es d

e Ol

ivei

ra

São mais de 17 anos prestando serviços no mercado de tecnologia, em todo o vasto território brasileiro, com muita competência e qualidade. Toda essa experiência fez com que a Net Telecom colecionasse em seu portfólio diferentes clientes corporativos e do seguimento de governo, como as prefeituras de importantes cidades, com destaque para Santos, Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo, Diadema, além do Esporte Clube Pinheiros, e muitos outros que recebem importantes obras de engenharia de telecomunicações e elétrica, bem como implantação e customização de redes con-vergentes que facilitam e agilizam os processos em grandes organizações brasileiras.

Em sua carteira de clientes, também está o Hospital Maternidade Brasil, que é um dos maiores e mais bem conceituados hospitais da Região do ABC Paulista. “Esse é um case de negócio que gera mui-to orgulho para a equipe da Net Telecom, pela variedade de soluções técnicas em um mesmo ambiente. Além disso, os benefícios aos clientes do hospital e para equipe de TI são facilmente percebi-dos”, diz Luiz Rodrigues de Oliveira, diretor comercial da Net Telecom.

necessidade de melhoriasO Hospital Maternidade Brasil tinha a necessidade

de melhorias em sua área de TI e redes que foram so-lucionadas pela equipe da Net Telecom Informática, a qual desenvolveu, em conjunto com a 3Com do Brasil, um projeto para otimização da rede de dados e telefonia por meio da implantação dos produtos da 3Com. “Esse projeto de modernização da rede de dados e dos sistemas de comunicação do Hospital e Maternidade Brasil é a base de crescimento de TI

para os próximos oito anos, no mínimo”, comenta Luiz Rodrigues.

Todo o processo da reestruturação do Hospital e Maternidade Brasil foi acompanhado de perto pela Alcateia, distribuidor que colaborou na entrega dos equipamentos nos prazos necessários ao projeto.

A Net Telecom também foi responsável pelo treina-mento das equipes técnicas do hospital, mostrando os benefícios e recursos para operação da nova topologia de redes.

“Esse projeto de modernização da rede de dados e dos sistemas

de comunicação do Hospital e Maternidade Brasil é a base de crescimento de TI para os

próximos oito anos, no mínimo” Luiz Rodrigues de Oliveira

implantando soluçõesInfraestrutura, networking, redes wireless, telefonia

IP, convergência, planejamento e implantação de data centers e energia estabilizada e ininterrupta são alguns dos principais serviços que a Net Telecom oferece aos mais diversos setores que implantam seus sistemas, sejam seguradoras, consultorias em ambientes administrativos, até áreas críticas de hos-pitais e chão de fábrica.

A empresa tem como principal missão prover so-luções em Tecnologia da Informação e telecom para seus clientes, com o compromisso que abrange muito mais do que a elaboração e execução de projetos, mas também serviços de consultoria para reestrutura-ção de redes existentes, prevendo uma visão geral da situação atual e quais os caminhos a serem trilhados para uma reestruturação totalmente satisfatória.

p e r f i l

perfil.indd 58 8/30/10 4:31:58 PM

Page 60: Revista InfoGente_31

59 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 59 8/31/10 10:42:00 AM

Page 61: Revista InfoGente_31

60 | www.infogente.com.br

Se você pudesse ter um animal exótico em casa, qual teria?

“Eu quero um bicho preguiça e uma cobra, porque não tem pé!”Rafaela Torres – 2 anos

“Gostaria de ter em casa uma iguana ou um calango, igual ao que apertei em Natal, Rio Grande do Norte.”Elisa Rezende – 1 ano e 9 meses

“Eu adoro o mico-leão, por isso, ia ser o máximo ter um!”Gabriel Matos Leal dos Santos 3 anos

“O animal exótico poderia ser um pinguim, já que eu amo os pinguins do filme Madagascar: Capitão, Recruta, Rico e Kovalski.”Paola Zimmer – 2 anos

I N F O C R I A N Ç A

info crianc�a.indd 60 8/30/10 4:55:38 PM

Page 62: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 61

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al -

fot

os e

nvia

das

pelo

s pa

rtic

ipan

tes

dest

a se

ção

/ Im

agen

s: B

BOA

“Eu gostaria de ter um sagui, igual ao que passeia pela casa do meu tio. E também um coala!”Gabriela Torres – 5 anos

“Se eu pudesse, queria ter um urso panda, para dormir abraçado com ele todas as noites!”Gabriel Bellini Camargo – 7 meses

“Eu gostaria muito de ter um esquilo.”Lucas Coutinho de Carvalho – 5 anos

“Queria ter um coelho.” Ana Julia Blande Silva – 5 anos

“Eu gostaria de ter um tigre porque eu acho ele um gatinho tão lindo”Mirella Amaral Dias – 2 anos

info crianc�a.indd 61 8/30/10 4:55:54 PM

Page 63: Revista InfoGente_31

62 | www.infogente.com.br

Imag

ens:

Div

ulga

ção

TeatroSex and the Sampa – a paródia

Inspirada em uma das séries mais famosas da televisão, “Sex and the City”, a peça retrata a vida da escritora Karen, jornalista que assina uma coluna sobre comportamento e sexo. Empenhada em desvendar os se-gredos dos relacionamentos entre homens e mulheres, ela parte para uma “pesquisa de campo” em busca de material para o seu trabalho, mas acaba envolvendo-se em confusões para lá de engraçadas. Em cartaz, a partir de agosto, no Teatro Bibi Ferreira. Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931, Bela Vista, São Paulo. Informações: (11) 3105-3129.

par perfeito (the KillerS)Katherine Heigl e Ashton Kutcher poderiam formar

um par perfeito. Porém, quando Jen, personagem de Heigl, pensa ter encontrado o homem dos seus sonhos: bonito, educado e inteligente, ela descobre que não é bem assim. A verdadeira identidade de Spencer (Kutcher) vai envolver esse casal em um grande problema que vale a pena conferir. Do diretor Robert Luketic. Em agosto, nos cinemas. Distribuidora: Imagem Filmes.

Cinema

Clube da ComédiaCom elenco fixo formado por Marcelo Mansfield, Marcela Leal,

Danilo Gentili e Oscar Filho, do CQC, e um convidado especial todo mês, o grupo de stand-up já levou mais de 200 mil pessoas ao tea-tro. Agora, permanece em cartaz até o dia 27 de outubro, no Teatro Procópio Ferreira, toda quarta-feira, às 21 horas. Local: Rua Augusta, 2823, Jardins, São Paulo. Para mais informações: (11) 3083-4475.

c u l t u r a

cultura.indd 62 8/30/10 4:59:47 PM

Page 64: Revista InfoGente_31

www.infogente.com.br | 63

DVDonde vivem oS monStroS

O filme mistura efeitos computadorizados com animação. A obra do diretor Spike Jonze fala de um garoto que, ao ficar de castigo, acaba entrando em um mundo de monstros no qual ele é o Rei. Uma história clássica sobre a infância e até onde temos de ir para entender o mundo em que vivemos. Baseada na obra infanto-juvenil de sucesso do escritor Maurice Sendak. Warner.

Livro2666

O famoso escritor chileno Roberto Bolaño fala nesta obra a res-peito dos dois principais temas que sempre o acompanham em suas histórias: violência e literatura. Composta por cinco livros, eles conversam entre si a partir de dois principais núcleos: a busca por um autor recluso e uma série de assassinatos na fronteira do México com os Estados Unidos. Livro cheio de reflexões sobre a natureza do mal, 2666 tem narrativa inteligente e surpreendente. Editora Companhia Das Letras.

iron man 2 O álbum inclui 15 faixas dos clássicos da banda AC/DC que

foram selecionadas a partir de dez dos álbuns do grupo, abran-gendo o período compreendido entre 1976 e 2008, um verdadeiro best of da carreira da Angus Young e cia. Sony & BMG.

CD

cultura.indd 63 8/30/10 5:00:08 PM

Page 65: Revista InfoGente_31

62 | www.infogente.com.br

Imag

ens:

Div

ulga

ção

TeatroSex and the Sampa – a paródia

Inspirada em uma das séries mais famosas da televisão, “Sex and the City”, a peça retrata a vida da escritora Karen, jornalista que assina uma coluna sobre comportamento e sexo. Empenhada em desvendar os se-gredos dos relacionamentos entre homens e mulheres, ela parte para uma “pesquisa de campo” em busca de material para o seu trabalho, mas acaba envolvendo-se em confusões para lá de engraçadas. Em cartaz, no Teatro Bibi Ferreira. Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 931, Bela Vista, São Paulo. Informações: (11) 3105-3129.

par perfeito (the KillerS)Katherine Heigl e Ashton Kutcher poderiam formar

um par perfeito. Porém, quando Jen, personagem de Heigl, pensa ter encontrado o homem dos seus sonhos: bonito, educado e inteligente, ela descobre que não é bem assim. A verdadeira identidade de Spencer (Kutcher) vai envolver esse casal em um grande problema que vale a pena conferir. Do diretor Robert Luketic. Distribuidora: Imagem Filmes.

Cinema

Clube da ComédiaCom elenco fixo formado por Marcelo Mansfield, Marcela Leal,

Danilo Gentili e Oscar Filho, do CQC, e um convidado especial todo mês, o grupo de stand-up já levou mais de 200 mil pessoas ao tea-tro. Agora, permanece em cartaz até o dia 27 de outubro, no Teatro Procópio Ferreira, toda quarta-feira, às 21 horas. Local: Rua Augusta, 2823, Jardins, São Paulo. Para mais informações: (11) 3083-4475.

c u l t u r a

cultura.indd 62 8/31/10 5:17:33 PM

Page 66: Revista InfoGente_31

64 | www.infogente.com.br

willy.indd 64 8/30/10 4:34:23 PM

Page 67: Revista InfoGente_31

65 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 65 8/30/10 6:29:44 PM

Page 68: Revista InfoGente_31

66 | www.infogente.com.br

A revista InfoGente® é uma publicação da Profashional Editora Ltda., sob licença da Alcateia Engenharia de Sistemas Ltda.Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista, da Editora ou da Alcateia. É permitida a reprodução das matérias e dos artigos, desde que previamente autorizado por escrito pela Editora e com crédito da fonte.

Alcateia Engenharia de Sistemas Ltda.Rua dos Italianos, 1.127 – Bom Retiro 01131- 000 – São Paulo – SP – www.alcateia.com.brTelefone: (11) 3226 - 2626

Profashional Editora Ltda.Av. Jandira, 843 – Moema04080-005 – São Paulo – SPwww.profashional.comTelefone: (11) 5051- 4084

EXPEDIENTE

Filiada à

www.infogente.com.br

Publisher:

Jornalista Responsável:

Conselho Editorial:

Jornalistas:

Colaboradores:

Direção de Criação:

Designers:

Revisão:

Redação:

Cartas:

Atendimento ao Cliente:

Publicidade:

Impressão:

Sandra [email protected]

Adriana Rosa – Mtb [email protected]

Alberto Marcolino Jeronimo Rodrigues, Adriana Maria Dias Rodrigues, Carlos

Henrique Tirich, Camilo Rodrigues, Gabriel Sales, Maria Daniela Rodrigues, Rodrigo

Silva, Sandra Teschner e Thais Rios

Dio Jaguarível, Jackeline Carvalho (Comunicação Interativa),

Maria Helena Bellini, Marisa Abel e Mirella Stivani

Danyael Lopes [email protected]

Gabriel [email protected]

José Gracia [email protected]

João Antonio [email protected]

Norival Lucio [email protected]

Flávia [email protected]

Alice Hecker, Claudia Carvalho, Danielle Lima

e Patricia Velez

Maria Elisa Albuquerque

[email protected]

[email protected]

Tahis [email protected]

[email protected]

CTP, Impressão e Acabamento IBEP gráfica

Veja mais piadas na página 50.

p i a d a s

Depois de tantos e-mails machistas pela net... Eis a re-vanche das mulheres:• Coração de mulher é igual circo.Sempre tem lugar para mais um palhaço...• Por que os homens querem casar com virgens?Porque eles não suportam críticas! • Por que muitas mulheres fingem o orgasmo?Porque muitos homens fingem as preliminares.• Por que apenas 10% dos homens vão para o céu?Porque, se todos fossem, seria o inferno!• Por que os homens na cama são como comida de micro-ondas?Trinta segundos e já está pronto! O pior é que mais trinta segundos já esfriam novamente...• Qual o nome da doença que paralisa as mulheres da cintura pra baixo?Casamento.• O que aconteceu à mulher que conseguiu entender os homens?Ela morreu de tanto rir e não teve tempo de contar a ninguém.• Por que é que os homens têm a consciência limpa?Porque nunca a usam... (Perfeito)• Por que os homens gostam de mulheres inteligentes?Porque os opostos se atraem! (Hahaha)• Qual a diferença entre os homens e as frutas?Um dia, as frutas amadurecem... (Essa é ótima!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk...)• Por que as pilhas são melhores que os homens?Porque elas têm pelo menos um lado positivo.• Qual a semelhança entre o homem e o caracol?Ambos se arrastam, têm chifres e acreditam que a casa é deles!!! (Hahaha)• Por que um homem não pode ter um bom caráter e ser inteligente ao mesmo tempo?Porque assim seria mulher!!!• O que Deus disse depois de criar o homem?Creio que posso aperfeiçoá-lo...• Por que são necessários milhões de espermatozoides para fertilizar um único óvulo?Porque os espermatozoides são masculinos e se ne-gam a perguntar o caminho!!!

REVANCHE DA MULHERADA

piada expediente.indd 66 8/30/10 5:10:14 PM

Page 69: Revista InfoGente_31

59 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 59 8/30/10 3:53:34 PM

Page 70: Revista InfoGente_31

68 | www.infogente.com.br

Anuncios.indd 68 8/30/10 6:23:40 PM