revista fgr invoga edição 28

68
1 N I VOGA Edição 28 • Janeiro / Fevereiro 2013 Arte Alexandre Liah retrata o universo caótico das grandes cidades Moda Estilo renovado em 2013. Acerte nos looks que combinam com você Viagem & Cia Todas as dicas para um passeio inesquecível por Santiago do Chile Voe cada vez mais alto 2013

Upload: fgr-urbanismo

Post on 22-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista FGR Invoga Edição 28

TRANSCRIPT

Page 1: Revista FGR Invoga Edição 28

1

nI vogaEdição 28 • Janeiro / Fevereiro 2013

arteAlexandre Liah retrata o universo caótico das grandes cidades

ModaEstilo renovado em 2013. Acerte nos looks que combinam com você

viagem & CiaTodas as dicas para um passeio inesquecível por Santiago do Chile

Voe cada vez mais alto

2013

Page 2: Revista FGR Invoga Edição 28

2

Page 3: Revista FGR Invoga Edição 28

3

Page 4: Revista FGR Invoga Edição 28

4

Edit

or

ial

nº 28

Um ano que se inicia é sempre coroado de boas e novas pos-sibilidades. A FGR Urbanismo, que há 27 anos acredita e trabalha para isto, prossegue com toda sua equipe para o alvo de propor-cionar bem-viver aos brasileiros. Em 2013, três estados serão con-templados com entrega de empreendimentos Jardins.

Na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, o Jardins Gênova soma-se aos Jardins Barcelona e Jardins Roma para solidificar, junto aos mineiros, um estilo de vida ao mesmo tempo próximo à natureza exuberante e à modernidade dos centros de compras. Com entrega prevista para esse mês, o Jardins Gênova traz um primoroso acabamento arquitetônico e paisagístico, um esmero à altura do bom gosto dos uberlandenses.

Em Goiânia, vamos entregar em Março, o 11º condomínio da FGR – o Jardins Munique. Localizado na área mais nobre de Goi-ânia, o condomínio receberá no máximo 239 famílias que terão o privilégio de morar em uma verdadeira reserva ecológica. Este empreendimento traz como diferencial o serviço de locomoção interna por meio de veículos elétricos. Uma maneira moderna, efi-ciente, econômica e sustentável para locomoção dos moradores e colaboradores no condomínio.

A expansão da FGR pelo Brasil continua. Dentro do planeja-mento, a FGR chega, em 2013, ao nono estado brasileiro – o To-cantins. Com certeza vamos mudar o estilo de vida da população de Araguaína com a implantação do conceito “jardins de viver”.

Temos a firme convicção da continuidade do crescimento eco-nômico em todas as regiões do Brasil e da conquista que o brasilei-ro merece ter como resultado de seu trabalho e criatividade. Con-quista de novos espaços para viver com tranquilidade e conforto. A todos os nossos parceiros e colaboradores, as palavras em 2013 são: sonhem e conquistem!

É ano novo de novo! Mais uma vez é tempo de renovar forças, metas e a esperança de dias cada vez melhores. Iniciamos 2013 com uma estimulante matéria para alçar voos mais altos em todo este ano que está apenas começando. Tanto na vida pessoal como na profis-sional é possível contar com recursos que nos ajudam a nos desvencilharmos do que nos impede de crescer e realizar o que sonhamos.

Que tal começar mudando, ou apenas “adequando”, o seu estilo de se vestir? Para quem não está satisfeito ou já enjoou de ver sempre a mesma coisa no espelho, saiba que o es-sencial é se sentir bem. Uma consultora de estilo traz dicas básicas para não errar no look. O momento também é ideal para uma reflexão artística. O artista plástico Alexandre Liah transforma em telas a visão caótica que tem das grandes cidades. Observe e faça também sua análise. Curiosidades e novidades estão em todas as nossas colunas, que vão da cultura à gastronomia. Enfim, um mix que promete agradar toda a família.

O que desejamos é que a Revista Invoga, ao trazer reportagens, colunas e artigos contri-bua com informação de qualidade, momentos de descontração e boa leitura.

Um excelente 2013!

Flávia Teodorodireção editorial

André Craveiro

Momento de refletir

Palavra do PresidenteFo

to: E

spaç

o Fo

togr

áfico

Foto

: Div

ulga

ção

Envie sugestões para [email protected]

Page 5: Revista FGR Invoga Edição 28

5

ExpedienteFGR UrbanismoPresidente André Peixoto Craveiro

Diretores Adriano Carrijo e Theo Maia Nunes

Departamento de Marketing Michelle Perez / Alecsandra Queiroz

Assessoria de Imprensa Em Goiânia-GOBastidores - Ass. de Comunicação Doris Costa, Taysa Lara e Iara Lourenço (62) 9293-3240 | 8476-2370 | 9690-1742

Em Uberlândia-MGSerifa Comunicação Integrada (34) 3224-6084

Em Belém-PAEko Comunicação (91) 3249-9482

Em Vitória-ESMile4 Assessoria de Comunicação(27) 3227-1594/ 9972-1274

Em Natal-RNMix Midia (84) 3221-3957

Central de Ideias ComunicaçãoDireção Comercial Sirlon Filho

Direção Editorial Flávia Teodoro

Edição GeralLorena Rodrigues (JP-GO 2341)

TextosLorena Rodrigues (JP-GO 2341)Ludmilla Coelho (JP-GO 2337)

Editoração e DiagramaçãoCentral de Ideias - Designer Anderson Souza

Tiragem10 mil exemplares

Para anunciar: 62 3091 7222 - Central de Ideias

Distribuição gratuita e dirigida aos Condomínios Horizontais JardinsO conteúdo dos artigos e reportagens são de inteira responsabilidade dos entrevistados, não refletindo necessariamente a opinião da INVOGA ou da FGR. 5

6

10

14

18

22

24

28

31

32

34

36

Voos mais altos em 2013

Naturalmente belo

Para decorar com bom gosto

Moda Casa

É prático

Cultura, diversão e arte

Traços poéticos do caos

Os mais aguardados do ano

Procura-se uma profissão

Curso personalizado na Disney

In Tech

38

40

42

45

46

48

50

52

55

56

57

58

Acompanhamento escolar

Empreendedorismo e redes sociais

Estação da alegria

Moda Invoga

Renove seu estilo em 2013

Mimos para a família

Viagem & Cia

Giro Gastronômico

Meu Bichinho

Beleza e Luxo

Reconstrução de mama e autoestima

Caderno Jardins

Page 6: Revista FGR Invoga Edição 28

6

Capa

É cultural. Basta o ano virar para o desejo de transformação incitar novos objetivos na vida pessoal e profissional. O primeiro passo é sempre seu, mas há profissionais que podem ajudá-lo rumo ao sucesso

mais altos

6

Voos

em 2013

Page 7: Revista FGR Invoga Edição 28

7

Muda o número e como em um passe de mágica transformam-se os sentimentos e renovam-se os objetivos! O início do ano é marcado por um movimento coletivo, que é cultural, em que as pessoas estão se questionando e planejando o que farão de diferente. Neste mo-vimento, a renovação dos objetivos profissionais é direcionada para novos projetos, ascensões na carreira e aquisições. Na vida pessoal o foco está na relação de casal (noivado, casamento, filhos) e algu-mas mudanças de hábitos (dieta, prática de atividade física, outros). E você, sabe aonde quer chegar em 2013?

A consultora e psicóloga, pós-graduada em psicologia jurídica e psicodrama, Mirella Nery Batista conta que o final do ano passado foi marcado por uma grande procura pelos serviços de Consultoria Pes-soal, de Gestão de Carreira e Organizacional, os quais, segundo ela, vi-sam atuar no desenvolvimento das pessoas e organizações. “Para que as transformações sejam efetivas, são utilizadas técnicas para acessar o movimento inconsciente das pessoas. A maioria das mudanças de comportamento frustradas tem sua motivação no inconsciente, por-que se as razões fossem conscientes, realizaríamos as transformações diante da necessidade ou do sofrimento. É possível compreender isso ao observarmos que os indivíduos, mesmo sofrendo muito, perdendo relacionamentos importantes e às vezes bens materiais e dinheiro, ainda assim não conseguem fazer diferente”, explica.

7Psicóloga Mirella Nery: um ano realmente novo depende de você

Foto

: Ges

ion

Car

valh

o

Page 8: Revista FGR Invoga Edição 28

8

A emoção a favor da profissãoO autoconhecimento de Maria Júlia a favoreceu rapidamente em

seu trabalho, seu objetivo principal, porém as consultas nas quais o as-sunto era a família sempre lhe ajudaram. “Entendo mais do que nun-ca que sem harmonia familiar nenhuma carreira se sustenta por muito tempo.” Desconsiderar isso seria perigoso, explica a psicóloga. “A vida é relacionamento e para evoluirmos é nas relações que devemos cres-cer”, orienta.

Dessa forma, quando alguém procura ajuda em gestão de carrei-ra, além de aspectos técnicos da profissão, é muito importante avaliar quesitos comportamentais. Por meio de treinamentos específicos o profissional toma conhecimento sobre os aspectos emocionais e psí-quicos que direcionam os seres humanos, o que favorece o ato de servir através da profissão. O ginecologista e obstetra, especialista em repro-dução humana, Corival Castro entendeu a necessidade da melhor com-preensão emocional de suas pacientes, mulheres que sonham em se-rem mães com a sua ajuda. “Não se trata de simplesmente prescrever um tratamento, se trata de incluir o indivíduo como um todo, trazendo sua vida emocional, cultural, familiar e até financeira para dentro da si-tuação e conseguir o maior equilíbrio possível para que os resultados sejam alcançados mais rápida e facilmente”, declara Corival.

Há pouco mais de seis meses sob a consultoria, ele conta que entra 2013 com uma proposta diferente, fruto da melhor compreensão de si mesmo, do seu trabalho e de suas pacientes. “O mercado está carente de profissionais médicos mais compromissados com as pessoas e não com tratamento de doenças. O que está havendo é um processo de continuidade de uma busca minha em atingir o inconsciente das pes-soas e ajudá-las melhor, por isso mesmo, a percepção não é evidente claramente. É mais profunda, sólida e eficaz”, observa.

Ginecologista e obstetra Corival Castro aposta na gestão de carreira

Foto

: Ges

ion

Car

valh

o

Um olhar sobre si mesmoA consultora de estilo e imagem Maria Júlia Costa, ao passar por

uma fase de transição profissional, optou pela consultoria pessoal, em busca de compreender como ela está consigo mesma e nos seus rela-cionamentos atuais. Compreendendo os aspectos positivos e os que devem ser desenvolvidos na maneira de lidar com as pessoas, os refle-xos da consultoria, conforme explica Mirella, aparecem na percepção de mais recursos para reconhecer quais são os próprios comportamen-tos “negativos” adotados de forma automática e a motivação incons-ciente que os desencadeia.

“Aprendi a dizer ‘não’, ‘sim’ e ‘eu quero’, e isso faz toda diferen-ça. Assim, ao colocar a palavra ‘prioridade’ na frente, tudo começou a funcionar da maneira que eu desejava, respeitando as pessoas ao meu redor, e entendo-as melhor. Hoje, me sinto uma pessoa plena, leve e capaz de conquistar meus sonhos neste ano de 2013”, auto-analisa-se Maria Júlia, há pouco mais de seis meses em trabalho de consultoria pessoal.

Consultora de estilo e imagem Maria Júlia busca compreensão pessoal em consultoria

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Page 9: Revista FGR Invoga Edição 28

9

Grupo fortalecidoMais complexo, pois envolve um contingente maior de pessoas, com ideias

e personalidades completamente diferentes, é o trabalho de renovação voltado à consultoria organizacional. O objetivo central é elaborar, organizar e controlar técnicas que garantirão a evolução no desempenho dos colaboradores; e ampliar as estratégias técnicas e comportamentais para o crescimento dos profissionais, o que deve repercutir no aumento da produtividade, na assertividade das ativi-dades desempenhadas, na satisfação, na fidelidade dos clientes e, consequente-mente, no aumento do lucro da empresa.

O médico oftalmologista e diretor administrativo e de recursos humanos do Hospital da Visão Yanno Seixo propôs a mudança, visando uma gestão mais pro-fissional, principalmente dos recursos humanos. O trabalho é longo e vem sendo feito por etapas há aproximadamente cinco anos. “Todos nós da área da saúde buscamos uma forma cada vez melhor de atendermos nossos pacientes e para isso precisamos primeiro investir no nosso grupo e isso sem sombra de dúvida passa pela gestão organizacional que já estamos fazendo há algum tempo. Por isso, acredito que não só para 2013, mas para os próximos anos, estaremos cada vez melhores nesse propósito.”

Um ano realmente NOVO

1. É importante diferenciarmos o que queremos do que o que realmente precisamos. Muitas metas falham porque as pessoas se orientam pelo que querem e não pelo que precisam. Exemplo: querer priorizar um projeto novo, enquanto o antigo ainda não está estabilizado para ser tratado como secundário. É claro que nessa circunstância o inconsciente favorece o que precisamos.

2. Lembre-se que as metas devem contemplar os principais papéis da sua vida: o de filho (a), o de parceiro (a) na relação de casal, o de pai/mãe e o de profissional. Se estes papéis receberem atenção todos os outros se regulam e a vida entrará em ordem. Perceba a situação atual de cada um e relacione o que quer atingir.

3. Arrole os fatos/acontecimentos, favoráveis e desfavoráveis do ano ante-rior, os realizados e os esquecidos. Exemplo: desfavorável - ruptura de uma relação, favorável - o começo de um novo projeto profissional.

4. Pegue um a um estes fatos/acontecimentos e analise qual comporta-mento principal contribuiu para que ele ocorresse. Exemplo: a ruptura de uma relação, comportamento que contribuiu: intolerância. Novo projeto, comportamento que contribuiu: iniciativa.

5. Após a análise dos fatos/acontecimentos, relacione todos os comporta-mentos que devem ser mantidos e reforçados e todos aqueles que preci-sam ser desenvolvidos. Exemplo: desenvolver a intolerância, manter e re-forçar a iniciativa. Tenho observado que a maioria das vezes, ao contrário do que pensamos, a solução vem do “não fazer”.

6. Encontre recursos (cursos, profissionais, leituras, outros) que te orien-tem e/ou ensinem sobre mudança de comportamento necessária.

7. Defina prazos, ações e em quais papéis atuará. Prazos requerem datas especificadas de maneira precisa. Exemplo: ano que vem serei mais tole-rante. Qual o efeito disso? Agora: colocando prazo, ações e papéis: ano que vem serei mais tolerante com meus filhos e colaboradores, a partir do dia 01/02/13, exercitarei diariamente a tolerância; no dia 11/03/13 começarei um curso de relações interpessoais e aplicarei as estratégias orientadas.

Fonte: Mirella Nery

Page 10: Revista FGR Invoga Edição 28

10

Projeto Arte Designer de Interiores Fátima Lima

Um projeto de interiores limpo e de muito bom gosto. Assim pode ser definido o trabalho da designer de interiores Fátima Lima nesta residência. Para realizar o sonho da família, que buscava um lar tranquilo e integrado à natureza, a profissio-nal aproveitou todas as estruturas arquitetônicas já existentes e acrescentou a elas um novo design de interiores que tira proveito da ventilação cruzada, do pé-direito alto e dos cuidados com a orientação solar. Seguindo os pedidos dos moradores, a profissional assinou um projeto com perfil prático e social, com espaço para rece-ber amigos em ambientes harmônicos.

O living e o jantar integram-se à varanda por meio de grandes portas de vidro, oferecendo toda estrutura necessária para momentos de festas ou jantares. Neste ambiente, o painel de madeira mescla-se aos armários planejados e a uma grande mesa para 10 pessoas, no mesmo material, dando o tom do ambiente, que é pon-tuado por vasos de plantas.

O uso da madeira e das fibras também se faz presente em outros ambientes, como no lavabo e no living. As grandes aberturas fechadas em vidro garantem a passagem da luz natural para os espaços internos, enquanto as persianas instala-das bloqueiam os raios solares e proporcionam maior privacidade quando neces-sário. As flores e os detalhes nos tecidos dos sofás e poltronas são os responsáveis pelas cores no projeto.

Naturalmente

Elegância, sofisticação e o uso de elementos naturais dão o

tom do projeto

Belo

Foto

: Ric

ardo

Lim

a

Page 11: Revista FGR Invoga Edição 28

11

Saiba mais: Fátima LimaDesigner de Interiores(62) 3095-5836

Foto

s: R

icar

do L

ima

Page 12: Revista FGR Invoga Edição 28

12

Page 13: Revista FGR Invoga Edição 28

13

Page 14: Revista FGR Invoga Edição 28

Projeto Arte

com bom gosto

Ambientes personalizados e artigos sofisticados para deixar

sua casa com o seu estilo

Arquiteta Irondina Assis

Para decorar

14

Foto

: Div

ulga

ção

Page 15: Revista FGR Invoga Edição 28

Ao conhecer o Atelier Flor de Lis dá até para se sentir numa loja do campo do sul do país. Extremamente agradável, o ambiente possui uma decoração sofisticada com um ar de romantismo e suavidade bucólica. Oferece artigos de muita originalidade, elegância e excelente qualidade. Lá podem ser encontrados produtos diferenciados na área de mesa posta, banhos e lavabo, bem como decoração para esses diversos am-bientes da habitação. Tudo para deixar a sua casa exatamente com seu estilo e muito bom gosto.

O Atelier Flor de Lis foi setorizado e muito bem elaborado pela arquiteta Irondina Assis. Os projetos foram feitos com o objetivo de agregar personalidade aos ambientes, para que

15

Saiba mais: Irondina Siqueira de Assis - Arquiteta

(62) 3241-0737 / [email protected]

www.flordelisatelie.com.br

fiquem belos e também aconchegantes. A loja tem o propósi-to de fazer com que o cliente se sinta à vontade ao procurar o artigo de seu interesse. Além disso, o que não se encontra de pronta entrega, é possível fazer a encomenda totalmente per-sonalizada como o cliente desejar.

Na loja você encontra diversas áreas como mesa, decora-ção para mesa, lavabo, banho, presentes, papelaria persona-lizada e varanda. Além disso, há um espaço de convivência encantador destinado a conversas e trocas de ideias com os clientes. Vale destacar que através de princípios sustentáveis, a arquiteta utilizou papéis e sacolas recicláveis, e madeira de demolição para compor o ambiente. Não há como não se des-lumbrar com tanta inovação e qualidade!

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 16: Revista FGR Invoga Edição 28

16

Page 17: Revista FGR Invoga Edição 28

17

Page 18: Revista FGR Invoga Edição 28

18

Moda Casa

NICHOS PARA SALA DE ESTARAtual Ambientes Planejados(62) 3097-7131

UTENSíLIOS PARA COzINHAVilla Bueno(62) 3086-6212

ADEGA CLIMATIzADA ALLBLACkwww.loja.brastemp.com.br

TORNEIRAS AxOR STARCk ORGANIC, BY PHILIPPE STARCkwww.casa.abril.com.br

Page 19: Revista FGR Invoga Edição 28

19

BRINQUEDOTECA E CAMARIMBenfatto Planejados(62) 3242-8382

JOGO DE CAMA PALAzzO PELE DE PÊSSEGO E JOGO DE CAMA SEDAAmsterdã Roupas para Casa(62) 3541-5352

PORTA-RETRATOwww.loja.imaginarium.com.br

19

Page 20: Revista FGR Invoga Edição 28

20

Page 21: Revista FGR Invoga Edição 28

21

Page 22: Revista FGR Invoga Edição 28

22

É prático

App para disfarçar sem usar águaAlgumas pessoas têm umas manias que não são nada ecológicas, como ligar a torneira para conseguir fazer xixi ou o chuveiro para disfarçar os ruídos desagra-dáveis na hora do número 2. A Akatu conseguiu um desenvolvedor que fez um aplicativo interessante (e divertido): o Fake Shower App, que simula o barulho da água. Além disso, a ferramenta mostra direitinho quanta água você economizou.

Banheiro perfumadoÉ possível deixar o banheiro da casa com um cheirinho sempre gostoso. É só borrifar algumas gostas de perfume na lâmpada apagada e depois acendê-la. O calor da lâmpada vai fazê-lo evaporar e perfumar todo o ambiente.

Saiba se os ovos estão bonsPara saber se os ovos estão bons para o consu-

mo ou estão podres basta mergulhá-los em um re-cipiente com água e sal pouco antes de usá-lo. Se eles afundarem completamente, estão frescos. Caso apenas a parte larga do ovo bóie, não é ideal, mas pode ser consumido. Se a ponta do ovo ou ele por inteiro vá para a superfície descarte-o.

Enroladas e organizadasNem sempre é fácil arrumar espaço para organizar tudo den-

tro do armário. As toalhas, por exemplo, são supervolumosas e apenas dobradas ocupam gavetas e mais gavetas. Enrolar as to-alhas de rosto e de banho que combinam juntas, depois colocar os “rolinhos” lado a lado na gaveta é uma ótima opção.

Page 23: Revista FGR Invoga Edição 28

23

Brinquedos no lugarPor mais que você organize os brinquedos do seu filho, eles parecem sempre estar fora do lugar e fica difícil de achar o que a criança quer depois. Use um baú grande e com algumas cestinhas de plástico crie repartições de diversos tamanhos para guardar cada tipo de brinquedo. Fica muito prático.

Cooking jarsUm linda e carinhosa ideia para presentear. Você pega

uma receita que gosta e coloca os ingredientes secos já na medida certa dentro de um pote de vidro, que pode ser de geleia, maionese ou outro de acordo com a quantidade de in-gredientes que vai usar. Depois, basta enfeitar a tampinha e fazer um rótulo com carinho, na impressora de casa mesmo, junto com o passo a passo da receita.

Decoração para leigosDecorar a casa do jeitinho que a gente gosta é uma de-

lícia, mas para quem não tem experiência na função, uma dúvida pode colocar todo o processo em risco. O Pequeno livro de decoração (Versus Editora), escrito pela especialis-ta Elaine Hipólito, traz dicas bem práticas de acordo com cada ambiente.

Decorativo e organizadoEm vez de pendurar na parede,

apóie os quadros em balcões ou pra-teleiras. Posicione os maiores atrás e os menores na frente. Livros empi-lhados ajudam na decoração, além de solucionar o problema de falta de estantes. Os melhores são as edições bonitas e de capa dura.

Page 24: Revista FGR Invoga Edição 28

24

Para Roma com Amor – 2012Para Roma com Amor é mais um sucesso do brilhante Woody Allen. De-

pois de passar por Londres, Barcelona e Paris, Allen chega a capital da Itália, uma das cidades mais encantadoras do mundo. O filme traz quatro histórias distintas que não se cruzam, possui uma montagem interessante e agradável e, além disso, abusa de situações engraçadas. Juventude, fama, encontros e desencontros, e situações cotidianas fazem cada minuto valer a pena. É, sem dúvida, um filme bastante divertido de se assistir.

Diversão e Arte

Filmes, livros e CD`s paracomeçar 2013 antenado

Cultura,

Page 25: Revista FGR Invoga Edição 28

Lotus - 2012 Renovação! Essa é a palavra que melhor descreve o sétimo álbum de

estúdio da cantora e compositora norte-americana Christina Aguilera. A talentosíssima cantora de Genie in the bottle e Beautiful retorna ao cenário musical com o álbum Lotus que mistura dance, pop, baladas e faixas mais roqueiras, refletindo suas “esperanças e as decepções dos últimos anos”. O disco conta com excelentes parcerias como Sia, Cee Lo Green e Blake Shel-ton. Eleita uma das vozes mais potentes do mundo, Aguilera explica que Lotus representa uma flor inquebrável que suporta o teste do tempo. Não importa a dureza das condições climáticas, ela permanece forte e continua a crescer. Lotus é exatamente isso, um disco forte e intimista.

Diálogos Impossíveis - 2012 Por oito semanas entre os 10 livros mais vendidos no país, de acordo com a Veja,

Diálogos Impossíveis é a mais nova obra do escritor brasileiro Luis Fernando Verissimo. Neste livro, o autor reúne crônicas que giram em torno das contradições da existência humana, seja no diálogo imaginário de Don Juan tentando seduzir a própria Morte ou na conversa cotidiana de um casal que se desentende na hora de dormir. Luis Fernando Verissimo cria momentos surreais ao passo que transmite momentos hilariantes de um personagem comum. Ele escreve sobre a vida, suas impossibilidades, incomunica-bilidades e mal-entendidos.

Valente – 2012A animação do ano! Novo filme da Pixar, Valente, surpreende pelo enredo e

aspectos técnicos. Depois de quase 20 anos do lançamento de Toy Store (1995), a Pixar lançou um longa com a protagonista feminina, Merida. Na Escócia do século x, a princesa Merida é uma menina que prefere viver numa casa nas montanhas em vez do castelo da família. Guerreira e audaciosa, ela vai lutar por sua liberdade de escolha. E quanto aos aspectos técnicos? A Pixar se supera a cada longa. Realismo e estilização de personagens e cenários são definitivamente os melhores. Vale a pena conferir!

Push and Shove – 2012Mais de 10 anos depois de seu último sucesso, a banda americana No Doubt retorna a para-

da musical com seu novo disco, Push and Shove. Os fãs que aguardavam ansiosamente o álbum tiveram a espera recompensada por um disco que se mostra mais maduro e repensado. Em Push and Shove o No Doubt mais uma vez abre a mente e cria um registro que passeia por vários estilos musicais como pop, rock, reggae, dub, ska e new wave. O primeiro single Settle Down foi muito bem escolhido, pois traz o grupo de volta ao mundo com um ritmo contagiante. Missão cumprida: um álbum moderno sem deixar de lado a essência da banda.

A Travessia - 2012 Depois do sucesso do best-seller A Cabana, seguindo a mesma linha literária, o escritor ca-

nadense Willian P. Young lança A Travessia. O livro traz a história de Anthony Spencer, um multi-milionário egocêntrico, que sofreu um derrame cerebral e está em coma. Durante esse estado de coma, Tony conhece Jesus que lhe dará uma segunda chance. Mais que isso. Jesus concederá a Tony o poder de curar uma pessoa. Para aproveitar essa oportunidade, Tony precisará “enxer-gar” através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, medos e desafios. A Travessia prenderá sua atenção do começo ao fim!

25

Page 26: Revista FGR Invoga Edição 28

26

Page 27: Revista FGR Invoga Edição 28

27

Page 28: Revista FGR Invoga Edição 28

28

Arte

O artista plástico goiano Alexandre Liah retrata o universo sombrio, mas

real, das grandes cidades. “Pinto como acho que vejo”, diz ele

O caos da vida urbana inspira traços e cores retratando uma cida-de pelo viés construtivo, projetando edifícios poderosos, monumentos, torres, galpões, prédios, construções que surgem uma em cima da outra e ainda as bucólicas ruas da periferia. O universo sombrio, mas real, é do goiano Alexandre Liah que se acostumou ao dia a dia confuso das grandes cidades, cheio de atropelos, com gente dividindo espaço com carros, ônibus, bicicletas, tudo circulando em várias direções e quase brigando com o tempo.

A fonte básica de inspiração que sai dos seus pincéis é o urbano, o caos organizado ou que surge de maneira desorganizada da metrópole, a diversidade cultural e social da cidade, onde, mesmo inconsciente-mente, busca-se o belo no inesperado, que faz parte da evolução hu-mana. A figura humana raramente aparece em suas paisagens urbanas e, quando aparecem, são geralmente solitárias. “Minha inspiração vem

Traços poéticos

do caos

Page 29: Revista FGR Invoga Edição 28

29

de atos do cotidiano. Não queremos o caos, aprendemos a viver com ele, o qual, algumas vezes, serve como escudo para uma realidade ainda mais feia”, define o artista contemporâneo, que é focado no expressionismo.

À sua maneira, o artista toca os observadores com telas que retratam a fundo todos os tipos de sentimento do ser humano, da ternura à melan-colia, que afligem os habitantes da louca cidade. “A cada dia vejo a obra de forma diferente. O olhar muda, pois todos os dias surgem novos horizon-tes e possibilidades de realizar determinada pintura. Ela é uma coisa viva. A todo momento nosso olhar está focado em coisas que se transformam. Simplesmente pinto como acho que vejo. E aí a obra está lá. É algo má-gico, que emociona. A evolução na pintura aconteceu num processo de aprendizado da técnica, aliado à experiência que fui adquirindo ao longo da minha carreira. Isso me deu segurança para ousar, junto à eterna busca de uma tela que emocione o espectador”, analisa Liah.

Foto

s: V

alde

my

Teix

eira

Page 30: Revista FGR Invoga Edição 28

30

HistóriaAlexandre Liah é descendente de ucraniano, cresceu no Setor

Ferroviário, em Goiânia, e foi atraído pela obra de D. J. Oliveira (1932 - 2005), que por ironia do destino instalou um ateliê em frente a sua casa na década de 70. Nesta época, garoto, ele ficava observando o trabalho de D. J. e teve a oportunidade de aprender a gravar, tirar cópias de gravura, preparar telas para pintura e limpar paletas. Tam-bém conheceu outros pintores que frequentavam o lugar, como Siron Franco e Cléber Gouvêa. Ele viu ainda o início da carreira de Antônio Poteiro. A arte já corria no seu sangue e, de alguma forma, fazia parte de sua rotina.

“Confesso que fiquei fascinado com aquilo tudo. Foi aí que com restos de tinta da paleta deles comecei a pintar no fundo da minha casa. Pintava em cima de madeira, papelão, enfim, em tudo que pu-desse receber tinta. Tomei gosto e comecei a frequentar exposições, a trabalhar na área de desenho e tudo que se referia à arte”, lembra Liah, que pouco tempo depois foi trabalhar com o artista Roos, que estava desenvolvendo a técnica da gravura. Nos anos 80, ele se fir-mou como artista, já comercializava alguns trabalhos e participava de salões e mostras.

Liah já realizou exposições individuais em Goiânia, São Paulo e Brasília. Recebeu diversos prêmios regionais e nacionais, dentre eles o Prêmio BEG e o Prêmio Curitiba Arte 6, além de menções honrosas e medalhas de reconhecimento pela trajetória artística. Possui obras em numerosas coleções particulares no Brasil e no exterior. Em 2013, entre as principais exposições, estão previstos projetos nos Estados Unidos e na Alemanha.

O trabalho desenvolvido por Liah, além de ser um olhar bastan-te poético do caos urbano, propõe uma reflexão sobre as principais questões que assolam o mundo. “São características da sua pintura a desenvoltura do traço e o manuseio do pincel com segurança que só uma mão com convívio estreito com o desenho consegue, além da luminosidade intensa, alcançada sem o recurso clássico do jogo claro-escuro”, definiu o também artista plástico Amaury Menezes.

Foto

s: V

alde

my

Teix

eira

Alexandre Liah: “Minha inspiração vem de atos do cotidiano”

Page 31: Revista FGR Invoga Edição 28

31

Rodrigo Amarante

Sandy

Bon Jovi

Os mais aguardados

De Sandy a Black Sabbath. Confira os discos que serão lançados em 2013 e já deixam os fãs ansiosos

Rodrigo Amarante - O guitarrista e vocalista dos Los Hermanos, com seu novo álbum Amarante, está na lista dos mais aguardados de 2013. Seu ál-bum de estreia provavelmente deve sair em março ou abril. Logo depois, o músico se apresentará no festival Abril Pro Rock, no Recife. Os fãs esperam ansiosos!

Sandy - Os fãs estão curiosos para mais detalhes sobre o novo projeto da cantora, que deverá ser lançado este ano. O álbum, que ainda não tem nome, contará com canções autorais e também interpretações. Será uma produção mais madura e muito bem produzida. Aguardemos!

Bon Jovi - O novo disco da banda já tem previsão para sair: 26 de março. What about now é o 12º álbum de estúdio e seu lançamento será acompa-nhado por uma gigantesca turnê chamada Because we can, que passará por todos os continentes. Os fãs já podem amenizar ansiedade com a faixa Be-cause we can, disponível no YouTube.

Cher - Novo disco da Cher. Isso mesmo! Depois de mais de uma década, Cher lançará novo álbum em março. A cantora e atriz afirma que o disco é eclético, com muito dance, músicas para arrancar o coração e refrões grandiosos. O álbum conta também com parcerias do pop como Pink e Lady Gaga.

Black Sabbath - Uma das grandes novidades do ano é o lançamento do novo álbum de Black Sabbath. Está confirmado que o grupo de metal vol-tou ao estúdio para gravar um novo disco e que este trabalho deve sair em 2013. O álbum marcará o retorno do vocalista Ozzy Osbourne a um álbum de estúdio desde Never say die! de 1978.

Música

Os álbuns vão do rock ao pop, do indie ao metal. Tem para todos os gos-tos. Há discos importantes dentro de quase todos os gêneros musicais. Ain-da estamos no começo, mas os novos trabalhos já prometem movimentar consideravelmente o ano. Se 2012 trouxe importantes trabalhos musicais, 2013 não decepcionará. A Revista Invoga, traz cinco discos previstos para sair este ano, alguns já com data para serem lançados e outros que estão sendo produzidos e possivelmente farão parte deste rol.

do ano

Page 32: Revista FGR Invoga Edição 28

32

Carreira

O teste vocacional é a maneira mais consciente de escolher a

carreira profissional a seguir

Que profissão combina comigo? Essa é uma dúvida cruel que atinge a maioria dos jovens. Aos 17, 18 anos é quando se imagina milhões de possi-bilidades acerca do futuro profissional. E qual curso escolher acaba se tor-nando uma decisão difícil, uma vez que essa escolha irá determinar o que o jovem fará na vida, sua função no mundo. Daí a importância de não errar. Esse é um passo que requer segurança e, principalmente, consciência do estudante para decidir-se pelo curso que tenha a ver com suas aptidões, ca-pacidades e interesses.

Esse momento da decisão, devido a sua imensa importância na vida do jovem, resulta em muita tensão, insegurança e estresse. Sem orientação, mui-tos estudantes acabam optando por um curso que não conhece direito, depois desistem e, muitas vezes, ingressam em diversos cursos até encontrar o que realmente desejam. Com isso, perde-se tempo e dinheiro. Para evitar essa situação e tornar o jovem mais apto a fazer essa escolha, existem os testes vocacionais. Eles não determinam o que o estudante deve fazer, mas o ajuda a delimitar quais as áreas de atuação mais indicadas.

A orientação vocacional funciona como um processo de autodescoberta para o jovem. Nesse momento em que o estudante se sente perdido, o tes-te vocacional surge como uma luz no fim do túnel, sugerindo caminhos ou tendências profissionais que possam estar mais próximas das possibilidades, capacidades e interesses do examinando. Dessa forma, torna o jovem mais preparado para enfrentar da melhor maneira os obstáculos que surgirem.

Procura-se umaprofissão

Geralmente, os testes vocacionais visam determinar interesses, me-dir aptidões, e conhecer a personalidade e inteligência do estudante. Também são avaliadas suas habilidades, o seu nível de percepção, o ra-ciocínio e a memória. Ainda são considerados o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. O jovem passa por uma triagem na qual são feitas entrevistas para anali-sar seu cotidiano, sua relação com a família, o histórico cultural e familiar, e até mesmo os relacionamentos sociais que o envolvem. O acompanha-mento de um psicólogo durante os testes é fundamental, uma vez que cada jovem deve ser avaliado de acordo com suas peculiaridades.

Como funciona

Page 33: Revista FGR Invoga Edição 28

33

Page 34: Revista FGR Invoga Edição 28

34

Educação

IPOG oferece a seus alunos curso de uma semana sobre

“Leadership Excellence”

curso personalizado

na DisneyUma fantástica aventura no Parque Magic kingdom, o “Parade of

Dreams” - desfile com os simpáticos personagens Mickey Mouse, Minnie, Pato Donald, Pateta e Pluto -, diversão nos parques temáticos mais fa-mosos e populares do mundo, além de uma incrível queima de fogos de artifício. Estamos falando do Walt Disney World, universo idealizado por Walter Elias Disney e construído, durante 52 meses, no ano 1971, no es-tado da Flórida.

Desde esta época, o sonho de criança também é desejo entre adultos, que, além de conhecer personagens de contos de fadas e histórias fantás-ticas, se perguntam sobre o porquê do sucesso da marca Disney, conglo-merado de mídia e império do setor de entretenimento, que atua não só no cinema, mas também na TV, rádio, produção editorial e fonográfica, parques de diversões, hotelaria e turismo.

Os resultados surpreendentes da Disney motivaram o Instituto de Pós-Graduação (IPOG) a oferecer a oportunidade a alunos de três espe-cializações (MBA Executivo em Gestão Comercial, MBA Marketing e In-teligência Competitiva e MBA Executivo em Liderança e Gestão Empre-sarial) de fazer um curso de uma semana sobre “Leadership Excellence” (Excelência em Liderança). “Os alunos destes três MBAs terão a chance única de fazer um curso personalizado especialmente para o IPOG no In-tituto Disney. O peso para quem fizer essa viagem é muito grande, pois a Disney é referência no mundo inteiro”, explicou a gerente comercial do IPOG, Luciana Drumond.

Luciana acredita que, desde a criação, a Disney inspira milhões de pro-fissionais na área de negócios de empresas públicas e privadas de todo o Planeta. No curso, os alunos brasileiros poderão aprender sobre assuntos ligados aos negócios, marketing, inovação, criatividade e, claro, liderança. Desta maneira, de acordo com a gerente comercial da Instituição, estarão aptos a pensar e agir de forma diferente ao criar sonhos e provar que é pos-sível alcançar resultados duradouros. “Com esta chance, o participante vai poder aplicar os conceitos do curso dentro das organizações, que passam a reproduzir uma mentalidade comum à Disney que explica o sucesso, a durabilidade e popularidade da marca”, reforçou Luciana.

O que chama atenção na Disney, como o próprio site informa, é que se trata de uma das únicas empresas de desenvolvimento profissional na qual “o visitante pode, literalmente, pisar dentro de um laboratório e tornar a experiência uma parte inesquecível da sua jornada.”

A expectativa é de oferecer o curso no primeiro semestre de 2013. Além do curso de Liderança na Disney, o aluno do IPOG também terá a chance de conhecer os estúdios da Universal Filmes, divertir-se nas maio-res montanhas russas do mundo, visitar o Sea World, maior parque mari-nho do mundo, com apresentação de golfinhos encantadores, da Baleia Shamu, de fazer um passeio pelo Jurassic Park e até ser surpreendido pelo Homem-Aranha em 3D. Parece mesmo um sonho de criança, mas os adul-tos, claro, podem fazer parte desta aventura!

Page 35: Revista FGR Invoga Edição 28

35

Page 36: Revista FGR Invoga Edição 28

36

In TechGames mais procurados

A Google divulgou uma listagem com os 10 games mais procura-dos no buscador em 2012. A relação não corresponde a qualquer tipo de ranking e está organizada em ordem alfabética:• Assassin’s Creed 3• Borderlands 2• Call of Duty: Black Ops II• FIFA 12• FIFA 13• GTA V• Halo 4• Mass Effect 3• Skylanders• The Elder Scrolls V: Skyrim

Google TVA LG anunciou que irá lançar em 2013 dois modelos de televisores equipados

com o software Google TV. Segundo o comunicado da LG, as duas TVs vêm ainda com a tecnologia 3D passiva, a mesma utilizada nos cinemas. A companhia disse que o modelo premium conta com o design de tela chamado Cinema, que diminui a largura da tela, dando a impressão que a TV não tem bordas. O controle remoto usado em ambos os televisores conta com o teclado Qwerty e com um microfo-ne integrado para comando de voz. Baseado no sistema operacional Android para dispositivos móveis, o software Google TV permite que o consumidor navegue e acesse conteúdos disponíveis na internet, incluindo vídeos on-line, bem como a programação de TV, ao vivo, pelo mesmo aparelho.

Design e somO BeoSound 8, da Bang & Olufsen, tem um belo design que

acomoda os alto-falantes cônicos e fundos, que garantem um som de melhor qualidade. É compatível com iPhones, iPods e até iPads. Tem conexões USB e Wi-Fi.

Limpeza inteligenteCom duas câmeras e sensores inteligentes, o aspirador de pó Smart, da LG,

desvia sozinho de obstáculos e não cai em escadas. Funciona como um robô que pode ser programado para limpar a casa, mesmo sem ninguém por perto.

Page 37: Revista FGR Invoga Edição 28

37

Page 38: Revista FGR Invoga Edição 28

38

Educação

O que fazer se você não sabe se os pro-blemas escolares do seu filho têm fundo psi-cológico, pedagógico, neurológico ou se ele apenas necessita de orientação? O ACOMPA-NHAR - Núcleo de Acompanhamento à Crian-ça e ao Adolescente junto aos pais e à esco-la, visando o aluno, buscará a solução. Com uma equipe de profissionais especializados na área da saúde e da educação, o ACOM-PANHAR avalia quais são as dificuldades do aluno e fornece as ferramentas para desen-volver hábitos de estudo e superar problemas relacionados à aprendizagem.

As coordenadoras Adriane Leite e Maria Lúcia Gonçalves explicam que o aluno passa por uma triagem, na qual se buscam as quei-xas trazidas por familiares, pela escola ou por indicações de outros profissionais para encaminhá-lo ao acompanhamento escolar especializado ou aos profissionais clínicos do ACOMPANHAR. As aulas acontecem de duas a cinco vezes por semana, com duração de 1h30, em grupo de no máximo quatro pessoas ou aulas individuais. O objetivo das aulas é que o aluno aprenda a estudar.

Acompanhamento psicopedagógicoA psicopedagoga Vânia Santos do Car-

mo, inicialmente, realiza uma avaliação que investiga as possíveis causas dos obstáculos que estão interferindo no desenvolvimento de aprendizagem, que podem estar relacionadas a fatores de ordem familiar, escolar, cognitiva, orgânica ou afetiva. O acompanhamento, na maioria das vezes individual, é desenvolvido na interação entre psicopedagogo e aluno na tentativa de devolver ao aluno o prazer e o de-sejo de novas aprendizagens.

Acompanhamento psicológicoA psicóloga Laila Beatriz de Oliveira Ber-

nardes trabalha a terapia familiar sistêmica, que consiste em uma abordagem terapêutica, na qual todos os integrantes da família partici-pam. Tem como objetivo entender e atuar nas interações entre o aluno, a família e sua rede

social, promovendo relações mais saudáveis por meio do desenvolvimento da consciência, da responsabilidade e das escolhas.

Acompanhamento fonoau-diológico

A fonoaudióloga Ellen Cristina da Silva realiza o trabalho em alunos que apre-sentam alterações que afetam o desenvolvimento ou o uso da lingua-gem oral e escrita, voz, fala e audi-ção. Durante o acompanhamento são estabelecidos contatos peri-ódicos com a equipe escolar (co-ordenador e professores) e com os responsáveis pela criança e/ou adolescente, visando a uma maior integração entre a rela-ção terapeuta-escola-família.

Avaliação neuropsicológica A neuropsicóloga Fer-

nanda Guedes Afiune, por meio de avaliação, busca traçar o perfil cognitivo da criança ou do adolescente, destacando suas forças e fraque-zas. A avaliação neuropsicológica examina o funcionamento do cérebro: atenção; memó-ria; funções verbais; habilidades acadêmicas; organização e planejamento; comportamen-to e personalidade. A partir desta avaliação é possível estabelecer tipos de intervenção den-tro do dia-a-dia, podendo este ser encaminha-do para outros profissionais ou, caso indicado, a reabilitação cognitiva.

Acompanhamento NutricionalA nutricionista Flávia Peixoto da Silva pre-

para o cardápio de acordo com as necessidades pessoais, faixa etária e hábitos alimentares. O acompanhamento nutricional é individual, de acordo com os hábitos de vida da criança, ten-do em vista uma alimentação saudável, o bom funcionamento do organismo e a melhora na qualidade de vida.

Acompanhamentoescolar

O Acompanhar identifica as causas da dificuldade do aluno e tem as ferramentas certas para ajudá-lo a superá-la

Acompanhar – Acompanhamento e Reforço Escolar

Psicologia | Psicopedagogia | Neuropsicologia | Fonoaudiologia | Nutrição | Orientação Profissional |

Avaliação Multidisciplinar Rua T-50, n. 410, Setor Bueno

(62) 3091-2253www.acompanhar.com.br

Foto

: Pau

la S

ouza

Page 39: Revista FGR Invoga Edição 28

39

Page 40: Revista FGR Invoga Edição 28

40

Artigo

Cada vez mais consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seus anseios de transformar o mundo globalizado num mundo próximo do ideal, com empresas que prezem pelo valor de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores.

Avanços tecnológicos foram grandes responsáveis pela enorme mudança nos consumidores, nos mercados e no marketing ao longo do último século, sendo a Web e as Mídias Sociais uns dos principais fatores que permitiram a nova onda de empreendedorismo, inovação e ousadia nos mais diversos setores.

Hoje, profissionais de marketing estão competindo com o poder coletivo des-ses consumidores e cada vez mais as empresas precisam colaborar com eles. Essa colaboração começa quando o marketing das empresas ouve a voz do consumi-dor para entender sua mente e capta insights do mercado.

Os consumidores não estão mais sozinhos, estão conectados uns aos outros e suas decisões são fundamentadas em informações e influências, fazendo com que não sejam mais passivos e sim ativos, oferecendo um feedback extremamente útil às empresas.

São inúmeras as vantagens para empreender nas Redes Sociais:

• Imagem de inovação para empresa: as redes sociais estão associadas à mo-dernidade, futuro e interatividade.

• Custo/benefício: certamente, este meio é muito mais barato e tem maior penetração que algumas mídias convencionais.

• Estar onde os clientes estão: os sites de redes sociais contam com inúmeros usuários, sendo eles de diferentes públicos e perfis.

• Bate-bola com clientes: possibilidade de receber comentários e opiniões dos clientes em um canal direto, muitas vezes podendo obter um feedback em curto prazo.

• Escolha a estratégia certa: não devemos atuar nas redes sociais utilizando--a como mídia de massa, as pessoas nessas mídias gostam de ser tratadas como únicas e de forma diferenciada.

• Mídia social não é classificado de varejo: procure estabelecer uma relação de amizade e troca de conteúdo com os seus colaboradores, aproveite para postar informações interessantes ou fazer promoções inteligentes ao invés de simples anúncios de varejo.

• Não confunda cliente com amigo de infância: por mais que as redes sociais possibilitem estreitar relações, busque sempre tratar bem os clientes e lembre-se que provavelmente eles serão seus melhores vendedores.

• Se prometer cumpra: leve a sério os feedbacks, se prometer alguma respos-ta, informação ou conteúdo para eles, cumpra! Quanto mais ágil for sua resposta, mais credibilidade você terá.

Dr. Eduardo Maróstica é professor nos MBA’s em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão Comercial na FGV.

Empreendedorismo

e redes sociais

Foto

: Div

ulga

ção Por Eduardo Maróstica

Page 41: Revista FGR Invoga Edição 28

41

Page 42: Revista FGR Invoga Edição 28

42

Estação

É tempo de brincar, se divertir... É tempo de ser criança. O sol brilha lá fora convidado os pequenos para a alegria. Quem resiste a um pula-pula, às bolinhas de sabão e à uma festa cheia de guloseimas e muitos amiguinhos?

Cor, conforto e muito estilo tornam todos esses mo-mentos muito mais divertidos e cheios de charme. A co-leção Verão da Lápis de Cor, intitulada Alegria, chama a atenção pela variedade de estampas, cores, tecidos e modelagens especialmente pensados para meninos e me-ninas que, mesmo sem saber, não abrem mão de serem crianças e aproveitarem tudo quanto podem da infância.

Lá na frente, as fotos vão ser a recordação de doces tempos de alegria!

alegriada

Page 43: Revista FGR Invoga Edição 28

43

Rua 9, n. 1219, Setor Oeste

(62) 3215-1578 | 3215-1584

Page 44: Revista FGR Invoga Edição 28

44

Page 45: Revista FGR Invoga Edição 28

Moda Invoga

Top Cropped: o hit do momento

Mais uma tendência para o verão 2013, o top cropped (top curto) vem com tudo nesta estação! O top, que já era tendência na década de 90, ga-nhou agora uma versão mais moderninha e ele-gante. Vale ressaltar que deve ser usado com ape-nas uma parte da barriga de fora, nada de mostrar o umbigo. O ideal é compor com calças e saias de cintura alta, trazendo harmonia para o look! Sem dúvida, esse look fica super charmoso e atual!

Oferecimento - Blog Deluxewww.judeluxe.com.br

Juliana Cecílio - Blog Deluxe*

* Juliana Cecílio é blogueira, responsável pelo Deluxe. Apaixo-nada por moda, ela criou o blog com o objetivo de informar as mulheres tudo sobre o universo fashion.

Bracelete Eleonara Hsiung

Sandália Schutz

Mini Bag Céline

Iódice - Arranha Gata

Colar Eleonara Hsiung

Fabulous Agilità

45

Page 46: Revista FGR Invoga Edição 28

46

Renoveseu estilo

em 2013

Com a chegada de um novo ano vem junto a es-perança de dias melhores, grandes oportunidades e mudanças positivas. É tempo de se autoconhecer, se sentir bem, realizada e feliz consigo mesma. Que tal começar por uma mudança no visual? A verdade é que existem dias em que nossas roupas nos odeiam. Não há nada no guarda-roupa que nos faça sentir mais bo-nita, na moda ou até mesmo bem vestida. É como se as roupas conspirassem contra nós. Mas se pararmos para analisar não são as roupas que conspiram contra nós, somos nós que compramos roupas e mais roupas totalmente dispensáveis, que não combinam com o nosso estilo. Acabamos por entulhar o guarda-roupa sem nos atentarmos se o que estamos comprando será útil em outra ocasião, se irá combinar com o que já temos em casa e se faz realmente nosso estilo.

Felizmente, é possível reverter esse jogo. A con-sultora de Estilo e Imagem Clau Oliveira ressalta que o primeiro passo para solucionar esse problema é de-finir o seu estilo pessoal e saber se está satisfeita com ele ou se quer mudar algo. Muitas vezes não é preciso começar um ‘estilo novo’ e sim remodelar, moldar e aprimorar o antigo. Para ajudar as pessoas se autoco-nhecerem e orientá-las quanto ao estilo, a consultora faz uma verdadeira coleta de informações que vai des-de idade até onde costuma frequentar. “Saber quais objetivos a pessoa quer alcançar com essa mudança é fundamental. Depois do trabalho concluído, a pessoa se sente mais bonita, autoconfiante. É impressionante a diferença que faz”, conta.

Moda

Comece o ano se autoconhecendo e

acerte nos looks que combinam com você

Page 47: Revista FGR Invoga Edição 28

AutoconhecimentoÉ importante se autoconhecer. A pessoa precisa aprender

a identificar o seu biótipo e ,a partir daí, usar peças que a fa-voreçam. Por exemplo, há combinações diferentes que tem a capacidade de deixar a pessoa mais magra, mais gorda, mais baixa, mais jovem ou mais séria. Além disso, se uma pessoa tem o estilo clássico, ela não se sentirá bem com um traje mais des-pojado, esportivo ou muito ousado. “Não é só porque está na moda que você tem de usar. Tem determinadas roupas e aces-sórios que estão em todas as passarelas, porém só ficam bem em pessoas extremamente magras e longilíneas. Respeitar o seu biótipo, valorizar seus pontos fortes e esconder os pontos fracos é o grande trunfo.”

Outro fator essencial é se sentir bem. Sabe aquela roupa que não está na moda, mas faz você se sentir bonita? Vista-a. O importante é estar confortável. Sem dúvida, é bom ousar em algumas ocasiões. Entretanto, se você resolveu usar um look diferente, tem que saber “segurar”, melhor dizendo, se sentir segura do que está vestindo. “Se você não sabe andar de salto e quer calçar, aprenda! Comece treinando em casa com um salto mais baixo. Quando sair à rua você precisa estar extremamente segura”, ensina Clau.

Saiba investir em vocêE na dúvida se é possível se vestir bem gastando pouco, a res-

posta é sim. Mas não vá pensando que é assim tão fácil. É possível comprar peças de boa qualidade desde que se estabeleçam algu-mas regras básicas. Quais são as peças-chave que você precisa ter no guarda-roupa, quais combinações poderá fazer e se elas são adequadas para os lugares que frequenta. “Acho fundamen-tal em qualquer guarda-roupa um bom par de jeans e uma camisa branca. Se for uma pessoa de estilo mais clássico, um bom terno. Sapatos bons também são fundamentais para completar o look.”

Vale a pena investir nos acessórios que podem ser encontra-dos a preços irrisórios e fazem toda a diferença em um look. Len-ços, colares, maxicolares, brincos, braceletes, entre outros, têm o poder de mudar o visual. “Um mesmo vestido preto básico, por exemplo, se transforma quando usado com salto, ou sapato bai-xo, com um maxicolar ou um lenço”, destaca Clau.

Renove, crie, aprimore, descubra-se e, acima de tudo, se sinta bem. “Para o ano de 2013 aposte no preto, vermelho, couros, tex-turas, biker boots e sandálias gladiadoras.” Dê preferência ao que te faz sentir bonita e confortável. Faça novas combinações com peças que já tenha, experimente, ouse. O espelho é um excelente amigo. Experimentou o look completo, vá para frente do espelho e faça uma autoavaliação. Seja sincera, se não gostou do resulta-do final, troque de roupa!

Looks para cada estilo • Moderno: combinação de peças mais clássicas com outras tendências. Vale abusar de calças coloridas, co-res fluo e estampas da moda.

• Clássico: terninhos de calça ou saia. Camisas brancas de mangas e laços no pescoço são ótimas opções.

• Descolado: saias curtas ou longas usadas com t-shirts divertidas e coletes. Combinação de shorts e saias com bota. As biker boots vêm com tudo no próximo verão.

• Básico: jeans e camiseta. Para dar um charme extra complete com um acessório legal.

Visite: www.clauoliveira.com.br

47

Consultora de Estilo e Imagem Clau Oliveira com seu look descolado

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Page 48: Revista FGR Invoga Edição 28

48

Mimospara a família

SALOPETE TINTURADA E CAMISETA TICkETBB Básico(62) 3582-1919

ANEL, BRINCOS, COLAR E RELÓGIO Omega Dornier(62) 3942-7707

Page 49: Revista FGR Invoga Edição 28

49

AGENDA, CADERNO E MOCHILA MONSTER HIGHLivraria Leitura (62) 3942-0121

BOLSA DUMOND E SANDÁLIA LUIzA BARCELOSwww.dafiti.com.br

CAMISETA, CAMISA E BERMUDA MASCULINAS E BLUSA, COLETE E SHORT FEMININOSLápis de Cor(62) 3215-1578

TÊNIS NIkE IMPAx EMIRRO 2 SLwww.netshoes.com.brPERFUMES 212 VIP MASCULINO

E FEMININOwww.sephora.com.br

Page 50: Revista FGR Invoga Edição 28

5050

Viagem Santiago do Chile

& Cia

Hospedagem 5 estrelasAcomodações sofisticadas e ótimo serviço de quarto você encontra no Grand Hyatt Santiago, em Las Condes. O hotel 5 estrelas conta com decoração moderna e elegante, ambientes climatizados e uma vista maravilhosa para Santiago, a Cordilheira dos Andes ou os jardins do hotel. O Grand Hyatt Santiago possui piscina estilo lagoa com uma cachoeira, um Spa AkO de 3 andares e estacionamento gratuito. O Hotel oferece ainda ótimos restaurantes como famoso Matsuri, res-taurante japonês e o Restaurante Senso, que serve pratos mediterrâ-neos. Também dispõe de academia e quadra de tênis. Um luxo!

Palácio de la MonedaUm dos principais pontos turísticos de Santiago é o Palácio de La Moneda, sede da presidência chilena, que foi bombardeado em 1973 pelas forças golpistas de Pinochet. Um grande marco do local é a es-tátua do presidente deposto Salvador Allende, ao lado do Palácio. Outro ponto de destaque do local é a troca da guarda. O evento ocor-re dia sim, dia não, às 10h da manhã. A troca acontece em dias pares nos meses de janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro; e em dias ímpares nos meses de fevereiro, março, junho, julho, setem-bro e outubro. Programe-se e não deixe de assistir!

Museu Histórico NacionalVocê precisa visitar o Museu Histórico Nacional, um dos melhores museus de Santiago. Ele fica localizado em frente à Plaza das Armas e possui 15 salas temáticas que retratam a ocupação do país desde 15 mil a. C. até o golpe de estado em 1973. Todas as salas são ricas em quadros, fotos e utensílios de diferentes épocas, além de maquetes e ambientes que ilustram como se comportava a sociedade de cada momento histórico. É realmente uma incrível viagem no tempo. O museu está aberto de terça a domingo das 10h às 17h30. Aos domin-gos, a visitação é gratuita.

Page 51: Revista FGR Invoga Edição 28

51

Para comer bemNada melhor do que almoçar no Mercado Central, onde são servi-dos diversos pratos com frutos do mar fresquinhos. O lugar é muito procurado pelos turistas, pois agrega uma série de restaurantes. Lá você pode experimentar os mais variados pratos da culinária chilena, como as “machas a la parmesana”, um saboroso fruto do mar coberto com queixo gratinado, e o “reineta”, um peixe branco de carne macia, todo temperado com limão, cebola e um toque especial de cada res-taurante. Um famoso prato é a “centolha”, caranguejo chileno gigan-te. O valor é alto, mas você não deve deixar de experimentá-lo. Todos os restaurantes estão abertos de segunda a domingo.

ClimaO Chile, situado no hemisfério sul, como o Brasil, tem estações do ano correspondentes às brasileiras. Se você não for praticar esporte de inverno, as melhores épocas para viajar para lá são a primavera e o outono. Já para quem quer esquiar o ideal é ir entre os meses de julho e setembro, pois nesse período haverá neve. De novembro a março provavelmente não irá nevar. Mas a cidade é cativante em todas as estações. Além disso, a população é bastante hospitaleira e calorosa. Não há como não se apaixonar por Santiago!

As melhores comprasPara os consumistas, há várias opções como o Parque Arauco, maior e mais moderno shopping de Santiago. Possui lojas que não existem no Brasil, como GAP e Esprit, além de outras já conhecidas como Armani Exchange, Guess, Lacoste, Hugo Boss, etc. Localizado na mesma avenida há o Alto de Las Condes, outro grande shopping que possui aproximadamente 250 lojas, mas não há grifes tão famosas quanto o Arauco. As lojas funcionam das 11h às 21h. Para os mais des-contraídos há Patio Bellavista, centro comercial localizado no bairro Bellavista, com lojas de arte, artesanato, joalherias, produtos naturais e moda alternativa.

Não vá embora sem...Há diversos pontos turísticos que devem fazer parte de sua lista de visitação como a Catedral Metropolitana de Santiago, Museu Na-cional de Belas Artes, Museu de Arte Contemporânea, os belos par-ques e estações de esqui. Porém, um lugar especial que você não pode ir embora sem conhecer é Bellavista. Velho bairro boêmio da cidade, repleto de casinhas coloridas, barzinhos, cafés e bons res-taurantes. Ótimo para passear, se divertir e fazer compras. Nenhum turista deixa de visitá-lo! Além disso, Bellavista é muito animado à noite e frequentado por um público de todas as idades. Você não pode perder!

Page 52: Revista FGR Invoga Edição 28

5252

iroastronômico

Lugar de delíciasUm espaço grande, com cheirinho de comida gostosa, onde em cada

canto se come com os olhos. Não é para menos. O Empório e Panificadora Della traz enorme variedade para agradar todos os paladares. A partir das 6h, até as 11h, é servido o café da manhã. De segunda a sexta-feira, aprovei-te seu horário de almoço para saborear deliciosos pratos. Sábado é dia de feijoada. A partir das 16h, até as 23h, é servido o chá da tarde, com diversas opções. O açaí na tigela é uma delas. Como visto na foto ao lado, pode ser servido puro, com morangos ou banana. Além das delícias, o Empório Della tem disponível um salão de eventos para até 200 pessoas. Deixe sua rotina mais saborosa, inclua o Empório e Panificadora Della nas suas refeições.

G

Oferecimento – Empório DellaAv. C-4, Qd. 489, Lt.5/8, Nº 40, Jd. América62. 3089-4500 | www.dellaemporio.com.br

Foto

s: S

tudi

o Fo

tom

agia

Page 53: Revista FGR Invoga Edição 28

5353

Escalopinho de filet com penneEscalopinho de filet com penne ao molho quatro queijos

Vai bem com: Cerveja Heineken

Onde encontrar: República da Saúde | 62. 3942-6575 www.republicadasaude.com.br

Okayama Macarrão yakissoba, robalo com crispis de gengibre e concassé de tomate.

Vai bem com: Saquê - Hakutsuru Junmai Dai Ginjo

Onde encontrar: Hakone Restaurante | 62. 3945-4035www.hakonerestaurante.com.br

Chevrolet Burger300g de hambuguer bovino grelhado ao seu gosto, servido com Pão Detroit levemente tostado. Acompanha queijo cheddar, alfa-ce, tomate e cebola. Todos os Sanduíches do Detroit são acompa-nhados de batata frita ou onion rings e um molho à sua escolha.

Vai bem com: Refrigerante Refil

Onde encontrar: Detroit Steakhouse | 62. 3088-1485

Panelinha MistaDeliciosa panelinha com frango, linguiça de porco, queijo muçare-la, salsinha e cebolinha.

Vai bem com: Vinho branco

Onde encontrar: Empório Della | 62.3089-4500 www.dellaemporio.com.br

Pizza Rucola Pizza com rúcula fresca, mussarela de búfala e tomate seco.

Vai bem com: Vinho Yellow Tail Shiraz

Onde encontrar: Fabbrica di Pizza | 62. 4002-4009 www.fabbricadipizza.com.br

Cachapa SensaçãoPanqueca de milho verde recheada com chocolate meio amargo derretido, leite condensado e morango

Vai bem com: Suco natural de abacaxi com hortelã

Onde encontrar: Cachapa | 62. 3092-2082www.cachapa.com.br

Page 54: Revista FGR Invoga Edição 28

54

Page 55: Revista FGR Invoga Edição 28

Que sono!Se você está bocejando de cansaço ou

tédio, é provável que seu fiel cachorro bo-ceje também. Pesquisadores suecos des-cobriram que os cães, assim como os seres humanos, tornam-se gradualmente susce-tíveis a bocejos à medida que envelhecem. Eles observaram que o bocejo contagioso é um sinal de empatia, além de uma resposta ao cansaço ou ao tédio.

Meu Bichinho

Óculos para cãesProduzido com material resistente e flexível ele encaixa perfeitamen-

te nos olhos dos cães. Os óculos são recomendados por veterinários para cachorros que possuem sensibilidade aos raios do sol e cães que tenham ressecamento de córnea. O uso também é recomendado para cães que andam com a cabeça para fora do carro, protegendo contra o vento e pe-dregulhos que possam atingi-lo durante o movimento.

Livro de receitas caninasQue tal preparar em casa guloseimas e receitas para o seu cão?

No livro Cão Gourmet - Receitas Caseiras e Saudáveis para seu Cão, de Myrian Abicair, estão disponíveis 30 receitas especialmente feitas para agradar os cachorros sem prejudicar o cardápio e a saúde deles. Com o auxílio do gastrônomo Henrique Cortat e a aprovação do mé-dico veterinário Flávio Ely Toniazzi - que escreve um capítulo no livro recomendando as receitas -, Myrian mostra como preparar gulosei-mas saudáveis para os cães. “Isso não significa abandonar a ração, de forma alguma. Comidas alternativas devem ser encaradas como um complemento prazeroso e saudável na vida de nossos melhores ami-gos”, afirma o veterinário no livro.

Brinquedos organizadosUma dica simples e simpática para organizar os brinquedinhos dos bichos é guardá-los em uma cesta que pode ser de palha

ou mais decorada, de acordo com o estilo da casa. Desse jeito, o chão fica livre dessas pequenas armadilhas que podem terminar causando um escorregão. Mas fique atento para essa dica: mantenha sempre brinquedos perto do seu cão para que ele possa mordê-los e brincar com eles por horas e horas. Isso os manterá longe dos sapatos da casa, dos tapetes e dos sofás.

55

Page 56: Revista FGR Invoga Edição 28

56

Beleza e luxo Curiosidade

Conheça alguns dos cosméticos mais caros do mundo

Luxo, beleza e muitos zeros nos preços. Os produtos de beleza mais caros do mundo estão à venda nas mais luxuosas lojas de cos-méticos e nas lojas online em edições especiais ou comemorativas e em pouquíssimas unidades. Segundo os fabricantes, os produtos são encarecidos devido aos ingredientes raros ou mesmo pelas ricas em-balagens. Conheça alguns:

Esmalte AzaturePreço: 250 mil dólares. O produto de altíssimo luxo contém 267 quilates de diamantes negros.

Creme Orchidée Imperiale RichPreço: 1.649 reais. Tratamento antienvelheci-mento com extrato de orquídea que nutre a pele e ameniza sinais da idade.

Creme Cellular PlatinumPreço: 1 mil dólares. O produto contém coloi-dal de Platina, que ajuda a aumentar a retenção de hidratação e criar uma barreira contra os da-nos externos.

Esmalte Gold Rush CouturePreço: cerca de 130 mil dólares. O produto possui ouro na fórmula e na embalagem, que tem também diamantes cravejados.

Perfume 1 Million Golden DeliciousPreço: 1 milhão de dólares. Edição especial produzida com embalagem criada pelo designer de joias Martin katz. O frasco contém ouro, diamantes e safiras.

Batom Kiss Gold and DiamondsPreço: 62 mil dólares. Embalagem feita de ouro e diamantes.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Perfume Imperial MagestyPreço: 435 mil dólares. Foi feita uma edição especial em ouro que não es-teve à venda, mas a sua versão com este valor tem o frasco feito em cris-tal Baccarat e detalhe de diamante.

Page 57: Revista FGR Invoga Edição 28

57

Artigo

O impacto que a confirmação do diagnóstico positivo de câncer de mama traz para muitas mulheres reside no fato de se imaginarem muti-ladas e de se verem sem os órgãos que melhor expressam a natureza fe-minina. Em uma situação de estresse como essa, a cirurgia plástica surge como um componente importante no contexto, pela possibilidade de de-volver às mulheres novas mamas e de verem reabilitada sua autoestima.

As linhas de conduta médica empregadas nos casos de câncer de mama vão depender de uma conjunção de fatores, que envolvem o tama-nho do tumor e suas especificidades. Essas variáveis, próprias do câncer, fizeram com que os tratamentos passassem a ser conduzidos de forma multidisciplinar, com a participação de profissionais de áreas distintas, po-rém interligadas, agregando valor às técnicas de tratamento da doença.

Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor tende a ser o prognóstico da doença e o resultado estético decorrente da cirurgia plástica, com maior probabilidade de se empregar técnicas menos in-vasivas. Há casos em que é possível fazer intervenções menores, como retirar apenas uma porção da mama, muitas vezes preservando a aré-ola, o mamilo e a própria pele da mama, com reconstruções cujos re-sultados se assemelham a uma plástica mamária estética.

Se o diagnóstico tiver ocorrido numa fase não tão precoce, que indique a necessidade de retirar um segmento maior da mama, o pro-cedimento recorrente é a mastectomia subcutânea, em que se faz a retirada de toda a glândula mamária, podendo, em muitos casos, pre-servar a aréola, o mamilo e a pele.

Por último, quando há necessidade de se retirar todo o tecido ma-mário, inclusive aréola, mamilo e parte de pele, a plástica de reconstru-ção mamária pode ser feita imediatamente após a cirurgia de retirada da mama ou mais tarde, quando concluído o tratamento de quimiotera-pia e/ou radioterapia. Quando se trata de reconstruir as duas mamas, a cirurgia plástica pode ser realizada em um único ato operatório.

As próteses mamárias de silicone são muito utilizadas nos casos de reconstrução, podendo ser implantadas com ou sem a utilização de pele e músculos do tórax, costas ou abdome. Quando a reconstrução é feita utilizando-se material do abdômen, a paciente acaba, ao final, receben-do uma plástica de abdômen. Essas técnicas podem ser empregadas de forma isolada ou combinada, dependendo do biotipo da paciente.

O refinamento das técnicas cirúrgicas está fazendo com que os pro-cedimentos sejam menos invasivos e mais seguros. Nos casos de cân-cer de mama, em que se faz necessária a mastectomia, os resultados que a reconstrução mamária proporciona fazem com que o trauma da mutilação dê lugar a um sentimento de satisfação, e até de recompen-sa, já que sob o ponto de vista estético, a cirurgia plástica dota a pa-ciente de mamas bonitas e simétricas, além de promover uma melhora substancial na aparência física, dando-lhe uma silhueta nova.

Reconstrução de mama e aautoestima das mulheres

Sérgio Aidar

é cirurgião plástico e mastologista, especialista pela

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Brasileira de Mastologia; pós-graduado

em cirurgia plástica pelo Instituto Nacional de Câncer

(Inca) e em cirurgia geral pela Universidade de Brasília (UnB);

graduado em medicina pela Universidade Federal de Goiás

(UFG); inscrito no Conselho Regional de Medicina de Goiás

(CRM-GO) sob o nº 6086

Por Sérgio Aidar

Page 58: Revista FGR Invoga Edição 28

58

Ítaloo homem de ferro

Caderno Jardins

Triatleta Ítalo Rizzo acumula bons resultados em 2012

GP Damha – São Carlos-SP – 1º Lugar (31/03/2012)

Copa SESC – Brasília-DF – 3º Lugar (20/05/2012)

IronMan de Phuket, na Tailândia – 9º lugar (02/12/2012)

Page 59: Revista FGR Invoga Edição 28

59

ítalo Rizzo é exemplo de verdadeiro amor ao esporte. O goiano dedica-se há seis anos ao triathlon, também chamado de esporte dos “homens de ferro”, pois combina natação, corrida e ciclismo, exigin-do uma disciplina de aço e muito fôlego. A paixão pela modalidade move o administrador de 31 anos a esmerar-se como atleta amador, representando Goiás nas competições nacionais e internacionais. Contando com o patrocínio da FGR Urbanismo S.A. desde o início de sua carreira, Rizzo fechou o primeiro semestre do ano passado com excelentes colocações nas competições que disputou.

Nesse período, o triatleta participou de dez eventos esportivos na sua categoria (masculino 30-34 anos). Em nível regional, Rizzo foi o vencedor do Campeonato Brasiliense realizado em Brasília no dia 24 de março. Em 8 de abril, ficou na terceira colocação no Campeonato Goiano promovido no município de Jataí. No mesmo mês, conquis-tou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Triathlon e no Bra-sília Endurance, ambos sediados na capital federal. Em maio, ítalo voltou à Brasília e termina a Copa Sesc na terceira posição.

Em nível nacional, o atleta goiano marcou presença no Torneio In-ternacional de Santos, realizado no dia 5 de fevereiro. Em São Carlos, interior paulista, ítalo Rizzo disputou o GP Dahma e o GP Extreme, tendo finalizado os percursos em primeiro e sexto lugares, respec-tivamente. O triatleta também participou de duas provas na moda-lidade IronMan no exterior. A primeira foi disputada em Pucón, no Chile, na qual Rizzo chegou em 12º lugar; na segunda, promovida em Pescara, na Itália, o triatleta foi o 56º colocado devido à uma queda sofrida na etapa de ciclismo.

No segundo semestre, ítalo Rizzo competiu em mais duas provas internacionais: o IronMan de Provence, na França, no dia 23 de se-tembro; e o IronMan de Phuket, na Tailândia, no dia 2 de dezembro. Segundo ele, as condições desfavoráveis o impediram de alcançar um bom resultado. “Na França, as condições adversas e o circuito de ciclismo muito duro entre as montanhas não me renderam muito su-cesso. Restava a última prova do ano, IronMan 70.3 Laguna Phuket, um lugar paradisíaco, temperatura e clima excelente, circuito desa-fiador e muita vontade de quebrar recordes pessoais. Mais uma lar-gada. ‘On yours marks’, diz o juiz já preparando o bumbo da buzina. Adrenalina, sangue fervendo, coração disparado, olhar concentrado, 1.900 metros pela frente em mar aberto e muita “diversão” para as próximas horas”, brinca ítalo.

E ele continua: “ao sair da água, escuto nos alto falantes na praia, ‘brazilian triatlete...amazing swiming!’ (triatleta brasileiro... nado ex-traordinário!) e logo pensei: ‘hoje é o dia’. Liderava a categoria, tudo ia bem até o km 65 da bike quando surgiu o primeiro imprevisto, um pneu furado. Troquei, mas lá se foram quase 10 preciosos minutos. No km 82, faltando 8 km para a chegada, a forte chuva que caia e um problema mecânico na bike fizeram com que eu perdesse mais alguns minutos. Depois de uma boa meia-maratona e um 9º lugar na categoria, ficou a sensação de que, com um pouco mais de sorte, poderia ter tido um resultado muito melhor”, relata.

Em busca da melhor forma para novas competições, o atleta trei-na, em média, de três a quatro horas por dia, todos os dias da sema-na. O foco agora está em 2013. “Pela primeira vez farei uma das pro-vas mais difíceis do mundo, o IronMan com 3,8km de natação, 180 km ciclismo e 42,2 km de corrida. Os competidores têm um total de 17 horas para completarem este feito. Que venham os longos treinos e os novos desafios”, reforça Ítalo. E finaliza: “obrigado a FGR Urba-nismo por mais um ano de parceria e desejo que em 2013 possamos buscar novas conquistas!”.

IronMan Italia – Pescara/Itália – 56º Lugar (10/06/2012)

Page 60: Revista FGR Invoga Edição 28

60

Após circular pelas quadras dos Jardins Paris, Jardins Viena, Jardins Atenas e Jardins Mônaco em seis etapas realizadas desde o mês de março, o 3º Torneio de Tênis Duplas da FGR Urbanismo chegou ao final nos dias 24 e 25 de novembro, com a disputa da sexta e última etapa no Jardins Viena. Na etapa, Roberto e Adriano foram os vencedores na 1ª Classe, en-quanto Tomaz e Raphael foram vitoriosos na 2ª Classe e Warley e karime na 3ª Classe. Os grandes vencedores do circuito foram conhecidos após a somatória dos pontos acumulados em todas as seis etapas da disputa. Frederico Monferrari conquistou o troféu na 1ª Classe, Alcione Matos ficou em primeiro lugar na 2ª Classe e Warley Souza foi o campeão na 3ª Classe.

Pódio definido

Ricardo Monferrari, presidente do Jardins Viena, com os vencedores da sexta etapa na 1ª Classe, Roberto e Adriano, e os vices Cristiano e Frederico

3º Torneio de Tênis Duplas da FGR sagra campeões em etapa no Jardins Viena

Page 61: Revista FGR Invoga Edição 28

61

Ricardo Monferrari com Tomaz e Raphael, vitoriosos na 2ª Classe da sexta etapa, e os vices Frederico e Alcione.

Ricardo Monferrari, com os campeões da 3ª Classe na sexta etapa, Warley e karime, e os vices Wilian e Reginaldo.

Frederico Monferrari, vencedor do Circuito na 1ª Classe

Alcione Matos, campeão do Circuito na 2ª Classe

Warley Souza, vencedor do Circuito na 3ª Classe

Depois da premiação, todos os tenistas celebraram a competição brindando com 150 litros de chopp e um farto churrasco. “A integração e a confraternização são a mola propulsora deste torneio, bem como a promoção da prática esportiva e do incentivo ao esporte amador”, ex-plica Elton Lara, diretor da H2O Sports, empresa que organiza o torneio em parceria com a FGR. Os campeões e os vice-campeões de cada clas-se do circuito ganharam uma viagem para Miami em 2013, onde assis-tirão ao Torneio Master 1000 que é realizado na cidade. Já os terceiros colocados em cada classe vão passar um final de semana no Rio Quente Resorts, em Rio Quente, no interior goiano.

Morador do Jardins Mônaco, Reginaldo Costa Pinto confirmou, ainda ofegante, que seus objetivos como tenista amador estão sendo alcançados a cada edição. Com 62 pontos na semifinal, ele não tinha chances de disputar a grande final, mas lutou até o fim da partida.“Perdi a primeira etapa, o que acabou atrapalhando meu desempenho no tor-neio, mas competi até o fim pelo clima de amizade vivido com os de-mais participantes e pela motivação proporcionada pelo esporte. Meu jogo melhorou e isto é o que importa”, explicou Reginaldo, que contou com a torcida do filho Fernando, de 11 anos, também tenista. “Ano que vem não vamos perder nenhuma etapa”, disse o menino.

Já o campeão da 1ª Classe Frederico Guedes Monferrari, de 20 anos, estava tranquilo e com o prêmio garantido desde a semifinal. Tenista desde os sete anos, Frederico é patrocinado pela FGR Urbanismo junto com os irmãos Matheus e Gabriel, tendo chegado a frequentar a acade-mia de Larri Passos, ex-técnico da estrela do esporte Gustavo kuerten, em Curitiba. “A FGR sempre me apoiou muito. Agora estou na universi-dade, mas não abandonei o tênis. Venci a primeira edição do torneio e agora fui campeão novamente”, disse, com um largo sorriso no rosto e o aplauso da família na quadra.

Page 62: Revista FGR Invoga Edição 28

62

Frederico Monferrari coleciona títulos no tênisFrederico Monferrari é um dentre três irmãos apaixonados pelo

tênis que, patrocinados pela FGR Urbanismo, divulgam o esporte e colecionam prêmios em torneios nacionais. Ao lado dos manos Ga-briel e Mateus, Frederico não perdia uma Olimpíada dos Jardins Vie-na; eram verdadeiros “fominhas” por sets bem pontuados. Não de-moraram a participar de campeonatos juvenis e conquistar prêmios, tudo com o total apoio do paizão, o empresário Ricardo Monferrari, que desde a infância incentivou nos filhos o interesse pelas raquetes e pelas quadras.

O talento dos irmãos recebeu o patrocínio da FGR Urbanismo, que permitiu a Frederico estudar na Academia de Larri Passos, ex-técnico do tenista Gustavo kuerten, o Guga, em Santa Catarina. Depois, dis-putou campeonatos brasileiros, sempre com o apoio da empresa. “A FGR me ajudou muito a perseguir o ideal de jogar tênis e divulgar o esporte”, diz ele.

Com o passar do tempo, no entanto, os estudos falaram mais alto. Hoje acadêmico do 3º ano de Engenharia Civil, Frederico segue apai-xonado pelo esporte, mas diminuiu o ritmo das competições. “Ainda falta a cultura do tênis no Brasil, apesar do Guga ter feito muito pela modalidade. Com raros patrocinadores, não há estímulo para a for-mação de atletas profissionais no país”, explica, destacando o papel diferenciado da FGR neste cenário, ao apostar tanto nele como nos irmãos.

Em 2010, Frederico venceu o Torneio de Duplas da FGR e faturou o grande prêmio da viagem a Miami para conferir o Grand Prix. Nova-mente vencedor em 2012, o estudante passou para o irmão Mateus o prêmio recebido. “Vou dar ao meu irmão mais novo, que também é tenista, a oportunidade de conferir o GP de Miami, que é inesquecí-vel”, adianta.

Frederico faz questão de elogiar a organização do torneio pela FGR e pela H2O Sports, tanto no formato escolhido como na flexibi-lidade de horários, o que permitiu conciliasse os jogos com compro-missos da faculdade. “Além disso, a confraternização com a família e os amigos é imperdível”, finaliza o campeão.

Visão de quem acredita

O empresário Edgar Valadares de Queiroz, diretor da Navesa, é um dos patrocinadores do evento e faz questão de participar do torneio. “O tênis pode ser praticado a qual-quer momento, pois não depende de um time inteiro, mas de um amigo ou instrutor, diz ele. Edgar destaca ainda o ca-ráter coletivo da modalidade com duplas como um atrativo a mais para o esporte. “Jogar com duplas é descontraído e muito mais divertido.Além disso, gosto da sistemática ado-tada pela FGR de trazer o esporte para dentro dos condomí-nios Jardins e da integração proporcionada pela competição saudável”, concluiu.

Organizado pela FGR Urbanismo e pela H2O Sports,o 3º Torneio de Tênis Duplas da FGR contou com o patrocínio da Navesa, Bentec, Creme Mel, Vivo, Rio Quente Resorts, Marmorart, Gráfica Ipanema, Premiart Troféus, Mr. Brook, In Box e Vale do Cerrado. A organização foi elogiada por vá-rios atletas, especialmente pela flexibilidade dos horários e datas dos jogos. “Para o ano que vem queremos investir numa aproximação maior com profissionais do tênis, então aguardem por novidades”, prometeu Nuno Rosseti Goés, sócio da H2O Sports.

• Melhor de Goiás em 2004 na categoria 12 anos• Melhor de Goiás em 2006 na categoria 14 anos• Quartas-de-final no Torneio Brasileiro Interfederações no ano de 2006 na categoria 14 anos• Mais de 25 títulos em torneios infantojuvenis no estado de Goiás• Vice-campeão do Perdigão e Banco do Brasil Open em 2004, na categoria 12 anos• Vice-campeão do Perdigão e Banco do Brasil Open em 2005 na categoria 14 anos

Títulos e participações:

Frederico Monferrari (ao meio) com os irmãos quando começaram a jogar tênis, em 2004

Page 63: Revista FGR Invoga Edição 28

63

1 2

4

7

10

5

8

11

3

6

9

12

(1) Adriano Carrijo com seu filho Daniel Câmara Carrijo e Cristiano Milhomem e seu filho; (2) Alcione Matos, Frederico Coelho, Raphael Brom e Tomaz Aquino; (3) Da Direita para esquerda Luiz Moreira, Antônio Carlos, Edilson e seu filho Vitor; (4) Daniel Rezende, sua esposa Renata Maeve e filha Valentina Maeve; (5) Edgar Valadares; (6) Frederico Monferrari (ao centro), vencedor da 1a Classe, com convidados; (7) O casal anfitrião do torneio, Ricardo

Monferrari e Lucila, com seus amigos.; (8) Reginaldo Pinto e seu filho Fernando; (9) Roberto Nascimento, Adriano Carrijo, Cristiano Milhomen e Frederico Monferrari; (10) Sônia Vieira Souto e Manuel Victor Queiroz; (11) Warley Souza, Karime Borges, Wilian Rosa e Reginaldo C. Pinto; (12) Werley Almeida, Adriano Castros, Vanessa Cardoso e Mauro Tavares.

Final do torneio de tênis no Jardins Viena

Social Invoga

Page 64: Revista FGR Invoga Edição 28

64

Você pergunta,a fgr responde

Construir ou reformar: por onde começar?Uma construção ou reforma de sucesso conta sempre com o trabalho de um profissional li-

beral (engenheiro ou arquiteto) ou de uma empresa contratada. Em qualquer situação, exija do profissional a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) se ele pertencer ao Conselho Regio-nal de Engenharia e Agronomia (Crea); ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) se ele pertencer ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau).

Depois, apresente ao profissional ou empresa contratado as suas necessidades – como deseja construir ou reformar o imóvel, qual orçamento disponível e em quanto tempo a obra deve ser concluída. Com essas informações poderá ser elaborado um projeto dentro das suas condições. Importante, você deve submetê-lo ao órgão de licenciamento.

Exija a ART ou o RRT.Eles são os seus certificados de garantia de que os serviços estão sendo prestados por pro-

fissionais habilitados e registrados nos conselhos de fiscalização do exercício profissional. Estes documentos são os registros do contrato entre o profissional e o cliente, foram instituídos por Lei Federal e definem para os efeitos legais os responsáveis pelos serviços técnicos contratados.

A ART e o RRT são instrumentos legais que registram a autoria de projetos e execução das obras ou serviços e podem ser utilizados em situações que ameacem o cumprimento das regras estipuladas nos contratos. Ou seja, a ART ou o RRT são a confirmação, junto ao Crea e/ou junto ao CAU, da relação contratual estabelecida entre o cliente, o profissional e /ou empresa.

Caso ocorra descumprimento das normas técnicas ou do contrato, o profissional poderá so-frer sanções disciplinares junto ao Crea ou junto ao CAU. Em casos da falta de qualidade dos ser-viços executados, os registros da ART ou de RRT, comprovada a responsabilidade do profissional, garantem que a responsabilidade civil e criminal seja transferida ao profissional contratado.

Mande suas dúvidas para [email protected]

Esta coluna tem como objetivo responder às dúvidas dos consumidores, visando compatibilizar as necessidades dos clientes com a capacidade de orientação técnica da FGR Urbanismo, resultando em benefícios para ambos

Page 65: Revista FGR Invoga Edição 28

65

Como identificar um bom profissional?Ao contratar os serviços de um engenheiro ou arquiteto é importante ter a consciência de que

existem os bons e os maus profissionais, portanto alguns aspectos devem ser observados para fazer uma boa escolha:

• Se você está adquirindo um terreno, o correto será contratar um profissional já nesta etapa para lhe prestar uma assessoria e evitar futuras surpresas desagradáveis, pois existem particularida-des técnicas que determinarão um custo maior ou menor da obra ou até mesmo a sua inviabili-dade econômica;

• Nunca escolha o profissional pelo valor mais baixo dos honorários, pois, certamente, eles serão proporcionais a sua experiência e competência;

• Procure saber como o engenheiro/arquiteto desenvolve seu trabalho e conhecer sua vida pro-fissional. Os bons profissionais costumam fornecer seus currículos;

• Obtenha informações sobre os trabalhos já realizados;

• Saiba quais os serviços que este profissional irá lhe oferecer. Os bons profissionais oferecem todos os serviços necessários, não só à aprovação do projeto como também para sua execução;

• Nunca contrate um serviço sem que seja firmado um contrato no qual deverá constar, claro e minuciosamente, tudo que se relacione ao seu propósito de forma a não ocasionar nenhuma dúvida futura, principalmente quanto aos serviços que serão prestados, aos prazos, ao valor e às condições de pagamento;

• Mantenha um diálogo franco com o engenheiro ou arquiteto. Não omita nenhuma informação e faça questão de participar diretamente do projeto e da obra. Dê sugestões ou opiniões. É mais fácil e mais barato fazer alterações quando a obra ainda estiver em execução. Lembre-se de que o projeto deve atender às suas necessidades e não as do arquiteto/engenheiro.

Como contratar profissionais e empresas legalmente habilitados e registrados?

Nos sites oficiais do Crea ou do CAU de qualquer estado o contratante de serviços pode con-sultar a relação dos profissionais e das empresas registrados nestes conselhos e, portanto, le-galmente habilitados. As informações também podem ser obtidas, pessoalmente, na sede dos Conselhos ou via telefone ou e-mail em horário comercial. Consulte!

Page 66: Revista FGR Invoga Edição 28

66

O fotógrafo Canindé Soares foi o res-ponsável pelas fotos aéreas das obras do condomínio horizontal Jardins Amster-dã, que está sendo construído na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal-RN. Nos registros, é possível ver o avanço das obras do empreendimento, que tem entrega prevista para dezembro.

Bandeiradas em Natal A FGR realizou, nos dias 27 e 28 de outubro, um final de semana de “bandeiradas” em

Natal-RN. A ação de marketing ocorreu na área onde está sendo construído o condomí-nio horizontal Jardins Amsterdã. Agentes da FGR hastearam bandeiras que levavam o nome do empreendimento. A iniciativa chamou a atenção de quem passava pela região e manteve o estande de vendas bastante movimentado.

Festa do Boi O Rio Grande do Norte promoveu, de 11 a 20 de outubro, a Festa do Boi, a maior feira

agropecuária do Estado. A feira foi sediada no Parque de Exposição Aristóteles Fernandes, em Parnamirim. Em parceria com a imobiliária L&L Imóveis, a FGR Urbanismo montou um estande no evento para apresentar o Jardins Amsterdã aos visitantes da feira. Para o coorde-nador regional da FGR em Natal, Anderson Gomes, a participação da empresa na Festa do Boi foi positiva, pois “permitiu que o Jardins Amsterdã fosse exposto para um público variado”.

Doação de Brinquedos O Comitê de Sustentabilidade da FGR Urbanismo promoveu, no mês de outubro, uma

campanha de arrecadação de brinquedos entre os colaboradores da sede da empresa, em Goiânia-GO. Os mais de 230 brinquedos arrecadados foram doados a crianças e adolescentes moradores do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), ao Grupo Espírita ”Mensageiros da Luz” e a filhos e netos da equipe de serviços gerais da sede da FGR. O Comitê de Sustenta-bilidade também promoveu a doação de brinquedos pedagógicos para a brinquedoteca da Escola Municipal Antônio Alves Neto, localizada em Aparecida de Goiânia.

Dia de Campo em Belém A FGR Urbanismo patrocinou o 1º Dia de Campo da Fazenda Madressilva, localizada em

Benevides, no Pará. Mais de 200 pessoas participaram do ciclo de palestras oferecido no evento, cujos temas envolveram inovações no agronegócio. No estande da FGR, os partici-pantes tiveram acesso ao material institucional e puderam conhecer um pouco mais do Re-serva Jardins e do Jardins Coimbra, empreendimentos da empresa na região metropolitana de Belém.

InPautaFique por dentro do que acontece nos jardins

Cliques aéreos

66

Page 67: Revista FGR Invoga Edição 28

67

Page 68: Revista FGR Invoga Edição 28

68