revista entrelinhas

12

Upload: felipe-blanc

Post on 28-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Diagramação da revista mensal de circulação interna da Supervia Trens.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Entrelinhas
Page 2: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 02

O Jornal Entrelinhas é um informativo mensal produzido internamente pela Gerência de Marketing da SuperVia

Gerente de Marketing: Débora Raffaeli - Jornalista Responsável: Thiago Nehrer (MTb 31.132)

Conselho Editorial: Bruno Meira Coelho Melhado, José Augusto Júnior, Rogerio Martins de Souza, Luciana Marques, Maria Dulce Araújo de Castro e Roberta Tanajura

Equipe: Thiago Nehrer, Danielle Almeida, Ana Paula Soares, Isadora Ancora, Ninah Shnaiderman, Mário Inácio Oliveira, Thais Portella, Luciano Batista e Felipe BlancColaboração: Ricardo Castello Tiragem: 3.000 exemplares e Intranet

E-mail: [email protected]

Palavra do PresidenteCompletamos um ano da nova gestão com o desafio de mudar radicalmente o serviço de transporte ferroviário de passageiros do Rio de Janeiro. Para prestar contas aos nossos Integrantes, listo abaixo todas as intervenções realizadas neste período.

• Renovação da frotaAquisição de 30 novos trens, que entram em operação gradativamente a partir de fevereiro. Início da modernização de 73 trens, com instalação de ar condicionado.

• Novo Sistema de SinalizaçãoA empresa já contratou a Bombardier para instalar o novo sistema de sinalização, que reduzirá pela metade o intervalo de circulação entre os trens.

• Novo Centro de Controle Operacional (CCO)Fruto de um investimento de R$ 6 milhões, o novo sistema automatiza os registros da circulação e confere mais agilidade na operação.

• Novo Sistema de ComunicaçãoO novo sistema de comunicação com os Clientes permitirá contato direto entre o CCO e as 160 compo-sições. • Câmeras de SegurançaForam instaladas câmeras de segurança em cinco estações. Somadas às já existentes, o sistema conta com mais de 400 câmeras, que serão integradas ao novo Centro de Controle Operacional.

• Lavador Automático de TrensAntes, cada composição era lavada a cada 45 dias; hoje, a lavagem ocorre a cada 10 dias.

• Reforma de EstaçõesForam realizadas intervenções em seis estações para instalação de piso tátil, nova iluminação, comuni-cação visual e mobiliário urbano.

• Novas EstaçõesEstão em desenvolvimento três novas estações. A Estação Lins fica localizada entre as estações do Méier e Engenho Novo. . Já a Estação Corte 8 fica entre Duque de Caxias e Gramacho, e a Estação da Luz, entre Nova Iguaçu e Comendador Soares.

• Fidelização de Plataformas da Central do BrasilOs trens de cada ramal partem de plataformas fixas da Estação Central do Brasil.

• Banheiros públicos de uso gratuitoUm novo banheiro de uso gratuito foi inaugurado zna Estação Central do Brasil. Além deste, também existem banheiros gratuitos em mais seis estações.

Juntos, vamos construir o futuro!

Carlos José CunhaPresidente

Exped

iente

Page 3: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 03

A descentralização é um conceito que a Organização Odebrecht tem praticado desde as origens, para promover sua estratégia de crescimento sadio, equilibrado e continuado.

Essa estratégia favorece o contato permanente e direto com o Cliente, a percepção clara de suas

necessidades e da melhor forma de servi-lo, assim como a permanente integração de novos e melhores Líderes, cada qual à frente de uma

Equipe voltada para a satisfação do Cliente.

“O trabalho em Equipe de forma alguma exige que seus Integrantes permaneçam reunidos o

tempo todo em um só local. Trabalho em Equipe é, isso sim, aquele no qual cada um sabe o que fazer por si só e cujas ações, integradas às dos demais, conduzam aos resultados que a Equipe

tenha pactuado. Essa é a única e verdadeira fonte de sinergia”.

“Mais importante do que o que se conhece é o que se pode fazer com o conhecimento”.

Noberto Odebrecht

Tecnologia Empresarial Odebrecht

Page 4: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 04

O plantão dos Integrantes que trabalha-ram nas datas festivas de fim de ano foi diferente em 2011. Todos aqueles que esta-vam em serviço foram surpreendidos com uma deliciosa ceia composta de peru, tender, farofa, arroz, bolinho de bacalhau, rabanada, frutas e suco.

Os kits, que deixaram mais saborosos os plan-tões de 460 Integrantes nas noites de Natal e Ano Novo, chegaram em trens especiais, que foram organizados pelos supervisores das Áre-as de Recursos Humanos, Tração e Circulação. Quem acompanhou a ação só encontrou uma palavra para descrever o momento da entrega da ceia ao Integrante: Emocionante! E emocio-nante também foi a atitude daqueles que, mes-mo de folga, trabalharam para fazer a entrega.

“Eles estavam de folga e vieram para trazer alegria aos plantonistas. Ninguém pediu. Eles se ofereceram, e isso foi o mais bonito”, exalta Mary Lúcia, da Área de Recursos Humanos.

Em uma atitude de reconhecimento, a SuperVia

Integrantes de plantão no Natal e no Réveillon ganham ceia especial

Tornar momentos especiais é simples, mas é preciso contar com a generosidade das pes-soas. A SuperVia agradece aos Integrantes que estavam de plantão e aos supervisores de tração e circulação, que tornaram essa ação possível:

Carlos Santarém

Edson Reis

Fernando Carmo

José Onito

Luiz Fernando Pereira

Robson Antonio da Silva

Sérgio Santarém

Sebastião David

Tazio Nuvolari

Ubirajara da Hora

Willian Jorge Gomes

resolveu passar a fazer a distribuição da ceia também na virada do ano. Para muitos, esta simples atitude trouxe mais do que felicida-de; aqueceu o coração daqueles que ficaram longe da família, como ressalta Ronye Car-doso, Integrante da Área de Circulação.

“Foi uma ação que motivou aqueles que es-tavam longe da família em uma data espe-cial. Não há palavras para descrever isso. Gerou pertencimento. A empresa sabe que estamos aqui.”

Rogério Martins, responsável pela Área de Operações, também fez parte da logística e revela um desejo antigo:

“Foi a realização de um sonho. Ver a alegria dos Integrantes que estavam longe da famí-lia e reconhecer este valor foi emocionante.”

Nossos Destaques

“Foi a realização de um sonho.”

Rogério Martins

Page 5: Revista Entrelinhas

A SuperVia está orgulhosa com a conquista do projeto Recicla Rio, que ficou na 6ª colo-cação no prêmio Destaque Odebrecht (sendo

a melhor colocação das empresas brasileiras do Grupo).

Desenvolvido desde 2009, junto às comunidades e cooperativas de recicla-gem vizinhas à ferrovia, o projeto tinha como objetivo inicial sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo através da recicla-gem. Porém, evoluiu, e metas mais desafiadoras foram almejadas.

“Quando se fala em desenvolvimento sustentável, abre-se um mar de opor-tunidades de melhoria, que fomos aprendendo e ensinando com a própria prática”, conta Cristiane Duarte, da Área de Meio Ambiente e responsável pelo projeto.

O diferencial do Recicla Rio é a proximidade com as famílias, tornando-as parceiras na realização de boas práticas e mudança de atitudes que, mesmo sem intenção, degradavam o meio ambiente.

Além disso, o projeto também teve grande importância para os Integrantes da empresa, como destaca Cristiane:“Visitamos muitas famílias, conhece-mos muitas pessoas, rimos, choramos, tivemos medos, pensamos muitas vezes que não daria certo e, outras vezes, pensamos ter dado tão certo com muito pouco”.

Parabéns à Área de Meio Ambiente e a todos os Integrantes que participaram

e contribuíram com o projeto!

Recicla Rio fica em 6º lugar no Prêmio Destaque Odebrecht

Nossos Destaques

Page 6: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 06

No dia 5 de janeiro, quatro grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado foram ao Teleférico do Alemão para co-nhecer o novo sistema e treinar para atu-ação em caso de necessidade de remoção de passageiros em locais de difícil acesso por ter-ra, como é o caso das gôndolas.

De acordo com o coronel Lou-reiro, Chefe do Estado Maior do Comando de Bombeiros de Área da Capital, a Corporação está se preparando para atuar de forma efetiva em resgates em telefé-ricos.

“O nosso planejamento é trei-nar as equipes para estarem em conformidade com as necessida-des de atendimento neste novo sistema. Inclusive, estamos criando um protocolo de resgate que faça parte da formação do Corpo de Bombeiros, ou seja, uma cadeira de formação que especializa o oficial para resga-tes nesse novo sistema, já que outros como este serão constru-ídos no Rio”, afirma o coronel.

Corpo de Bombeiros faz treinamento de resgate no Sistema Teleférico

Capacitação Profissional

Em outubro de 2011, a equipe de manutenção do Teleférico foi treinada para dar suporte às equipes dos órgãos públicos que forem acionadas para pres-tar resgate. Como nos explicou Dulce de Castro, da Área de QSMS, na edição do Entrelinhas de novem-bro, a ideia desta primeira etapa do treinamento era que o Integrante da SuperVia dominasse cada procedimento e pudesse dar total apoio às equipes acionadas.

Com isso, aproximadamente 50 oficiais comparece-ram ao Teleférico, nesta segunda fase do treinamen-to, para identificar este novo cenário de atuação.

Utilizando seus próprios equipamentos, os partici-pantes iniciaram o treinamento pela oficina do Tele-férico, onde reconheceram as gôndolas e aplicaram suas próprias técnicas aos dispositivos do novo sis-tema. Em seguida, foram à Estação Adeus para en-trarem em contato com a dinâmica de deslocamento das gôndolas. Além disso, a equipe utilizou o cami-nhão Magirus, que permite um resgate mais rápido, já que acessa grandes alturas sem a necessidade de utilização de cordas .

Page 7: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 07

No início de fevereiro, será inaugurada a Estação Lins . Ela fará parte dos ramais Japeri e Santa Cruz, sendo um avanço operacional, por atender às necessidades dos moradores da região do Méier com um trem direto. De acordo com um estudo feito pela Área Comercial, a estação poderá receber até 2 mil clientes por dia.

Para a obra, foram seguidos os padrões da Estação Oswaldo Cruz, com a instalação de piso podotátil e cobertura nanotérmica. Além disso, houve também a preocupação com a acessibilidade: serão três elevadores, cujo contrato já será apresentado no momento da inauguração da Estação.

“É a realização de um sonho operacional. Quando inauguramos uma estação que traz facilidade para a operação e, consequentemente, um melhor atendimento ao nosso cliente, os Integrantes se sentem realizados”, afirma Paulo Targa, responsável pela Área Administrativa.

Mas as novas estações não param por aí! A SuperVia já possui projetos para a inau-guração de uma nova estação entre Duque de Caxias e Gramacho, que se chama-rá Corte 8, e outra entre Nova Iguaçu e Comendador Soares, a Estação da Luz.

Inauguração da Estação Lins

Page 8: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 08

Eventos e Ações Promocionais

Em vários momentos, o livro pode ser seu melhor amigo. Na viagem de trem, ler um bom livro para passar o tempo é aproveitar para ganhar mais conhecimento ou, simplesmente, ser transportado para outros lugares e épocas. Além disso, ler abre caminhos, expande horizontes.

A partir do dia 24 de janeiro, quem gosta de boa leitura deve conhecer a nova biblioteca da Estação Madureira. Uma parceria entre a SuperVia e a Nestlé, com a realização do Instituto Ol-demburg, possibilitou o projeto Estação Leitura, que oferecerá serviço de empréstimo gratuito de livros à população, conexão Wi-Fi grátis, além de contar também com um quiosque onde os frequentadores poderão comprar produtos como cafés, sorvetes, chocolates e biscoitos. O espaço contará com um total de 450 livros nas prateleiras e funcionará, nos dias úteis, das 9 às 19 horas.

A inauguração da Estação Leitura levará obras de autores como Zuenir Ventura, Machado de Assis, Eça de Queirós e Lewis Carol para as mais de 200 mil pessoas que circulam diariamente pela Estação Madureira. A região, conhecida como reduto do samba carioca, será home-nageada tendo em seu acervo “Ópera Negra”, quarto livro do cantor e composi-tor Martinho da Vila.

Para fazer empréstimos de

livros, basta realizar o cadastro

no local, levando uma foto 3X4 atu-al, documento de

identidade e comprovante de

residência.

Livro: o melhor passatempo para a sua viagem

Page 9: Revista Entrelinhas

Novidades

Na primeira semana de fevereiro, os pas-sageiros dos trens da SuperVia se surpre-enderão quando parar nas plataformas das estações o trem chinês. Desde sua chegada, o novo TUE cumpriu uma rígida rotina de testes para que possa atender à população com efici-ência, conforto e segurança. Todo esse trabalho foi acompanhado por uma equipe da CNR (empresa fabricante da compo-sição), que também treinou os profissionais en-volvidos na manutenção e na operação do novo trem, e uma equipe da SuperVia. Um integrante da Área de Tração e outro da Área de Manuten-ção de Material Rodante se revezaram para dar total suporte ao andamento dos testes finais.

Concluída esta etapa do trabalho, os maquinis-tas entraram em ação para dar conta da nova tecnologia do trem, que tem um computador de bordo operado por toque de tela capaz de mo-nitorar todos os comandos a serem executados. “Tudo que o maquinista quer saber está na fren-te dele: controle de câmeras, monitoramento do salão (interior do carro), sistema de informação com o cliente, além de todo o procedimento ope-racional de condução da composição”, esclarece Sérgio Santarém, Integrante da Área de Tração.

O novo trem ainda impressionou os profissio-nais envolvidos por uma série de características que fazem dele uma composição alinhada com os novos tempos que a empresa viverá. Com design moderno, a composição conta com um sistema de TVs composto por quatro telas de LCD, além de bagageiros internos.

Com o fim dos testes, a composição foi liberada pela Central Logística para entrar em operação assistida e, logo em seguida, ocupar definitiva-mente a grade de planejamento da SuperVia.

Trem Chinês: testes apresentadosSistema de Pantógrafos;Sistema de Portas;Sistema de Conversor Auxiliar;Sistema de Tração;Sistema de Freio;Sistema de Ar Condicionado;Sistema de Informação ao Passageiro;Teste de Carga.

Trem chinês já está pronto para entrar em operação

Teste de Carga

Page 10: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 10

A chegada da cultura Odebrecht trouxe muitas mudanças para a SuperVia. Os estagiários da empresa foram um dos primeiros gru-pos contemplados com o novo conceito, que resultou em melhorias em seus benefícios. Além da bolsa unificada, receberão, por liberalidade da Empresa, plano de saúde Amil e plano odontológico Odontoprev.

“Essas melhorias estão alinhadas com a cultura Odebrecht, onde é dada importância aos jovens por acreditar que eles e a empresa têm uma relação de parceria: aprendem e ensinam um ao outro. Além disso, são capazes de opinar e contribuir para o crescimento da orga-nização”, destaca Roberta Tanajura, Integrante da Área de Pessoas & Organização.

Por estes motivos, a SuperVia tem reforçado o processo de contrata-ção de novos estagiários. O objetivo é ter pessoas que queiram crescer, construir carreira e agregar conhecimento.

“Isso cria um ambiente onde o estagiário se sente mais valorizado em relação a de-safios, expectativas de contratação e ga-rantia de futuro”, completa Roberta.

William Frossard, estagiário de Material Rodante, confirma: “O investimento nos estagiários é a valorização dos futuros pro-fissionais do mercado. Isso significa o re-conhecimento da nossa importância, o que gera motivação no trabalho”.

Valorização e formação de novos Integrantes

Benefícios e Convênios

Desconto no curso Brasas

A SuperVia tem mais uma parceria que traz benefícios para seus Integrantes! Agora, as mensalidades do curso de idiomas Brasas têm 10% de desconto. O valor varia de acordo com a unidade, o nível e a quantidade de aulas semanais. Para sa-ber mais informações, entre em contato com o número 3139-8800.

Page 11: Revista Entrelinhas

Entrelinhas 11

Qualidade de Vida

A estação mais esperada do ano pode até combinar com praia, viagem e car-naval. Mas, muitas vezes, é nessa época que surgem diversas doenças provocadas pelo excesso de calor e sol. Por isso, alguns cuidados podem fazer toda a diferença no dia a dia de quem quer aproveitar o verão ou segue com sua rotina de trabalho.

Em muitas atividades, o trabalho sob o sol é necessário. Porém, o desconforto térmico em ambientes quentes é responsável pela perda de produtividade e motivação. Dian-te disso, torna-se necessário o uso cons-tante de protetor solar, o consumo mínimo de três litros de água por dia, além de uma série de cuidados que podem prevenir do-enças típicas do verão.

Desidratação

A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente, perde-mos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. Algumas dicas importan-tes para prevenir a desidratação são: prefi-ra local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquidos.

Conjuntivite

A conjuntivite, que aparece com mais inci-dência no calor, é comumente causada por bactérias. A higienização é a forma mais eficaz de prevenção contra infecções trans-mitida pelo contágio.

Insolação

A insolação é causada pela excessiva expo-sição ao sol. Quando ela acontece, provoca dores de cabeça, falta de ar, desidratação e queimaduras na pele. É muito importante passar sempre protetor solar e beber bas-tante líquido.

Doenças nos pés

A transpiração dos pés torna-se ainda mais intensa graças à alta temperatura, favorecendo a umidade que permite a proliferação das micoses e bicho de pé. O uso de sapatos ou botas pode aumen-tar a produção de suor por esquentarem mais os pés. Recomenda-se lavar bem os pés, evitar o uso de meias de fios sin-téticos e usar talco ou pó secante para diminuir a umidade dos pés.

Dica de dieta para o verão: - Troque frituras por grelhados;

- Carne vermelha pelo peixe;

- Doce pelas frutas;

- Refrigerante (mesmo o diet) pela água, suco natural ou água de coco;

- Evite bebidas alcoólicas;

- Pratique exercícios físicos 30 minutos por dia, de 3 a 5 vezes por semana;

- Dormir bem (bom sono é sinônimo de bem estar e produtividade).

Verão: tempo de se proteger contra as doenças que chegam com o sol

Você sabia que, na SuperVia, o protetor solar está disponível para os Integrantes que trabalham sob o sol? Visando a saúde e o bem es-tar daqueles que trabalham no tre-cho, com períodos de exposição ao sol, a Área de QSMS recomendou a compra de sachês individuais de protetor solar para fazer parte, de forma complementar, da proteção durante os trabalhos a céu aber-to. O protetor solar disponibilizado possui repelente contra mosquitos, ajudando a proteger também con-tra a Dengue.

Protetor solar para os Integrantes da SuperVia

Page 12: Revista Entrelinhas

O nome “Riachuelo” vem do idioma espanhol que significa riacho, arroio. É o nome de um dos afluentes do Rio Paraguai onde se travou a “Batalha Naval do Riachuelo”, vencida pela Marinha do Brasil na Guerra do Paraguai, no dia 11 de junho de 1865. Quem estava no comando dessa ação era o Almirante Barroso (1804-1882). Esta batalha foi retratada no famoso quadro do pintor Víctor Meirelles (1832-1903), aliás, também nome de rua no bairro do Riachuelo.

RiachueloNúmero de Passageiros: 3.710 por dia

MemóriaNo dia 01 de fevereiro de 1869, a direto-

ria da Estrada de Ferro Dom Pedro II (EFDPII), inaugurou, em homenagem a esta batalha, a esta-

ção com o nome de “Riachuelo do Rio”. Nesta época, já havia uma estação com o nome de Riachuelo no sul do

país.Alguns logradouros em torno da estação homenageiam o êxito bra-

sileiro na Guerra do Paraguai: Rua 24 de Maio (data da Batalha do Tuiuti ), rua Ana Néri (enfermeira voluntária que prestou valiosos serviços

nesta guerra, rua Marechal Bittencourt (que participou de vários combates no Paraguai e é Patrono da Intendência).

Um morador ilustre do Riachuelo foi o Doutor Bezerra de Menezes (1831-1900), médico, vereador, deputado e presidente da Federação Espírita Brasileira por duas ocasiões, ícone do

Espiritismo no Brasil. Conhecido como o “Médico dos Pobres”, pois não cobrava pelas consultas que dava aos que procuravam seus serviços numa farmácia próximo à sua humilde residência, na rua

24 de Maio.Com a proximidade do carnaval, lembramos que nasceu no bairro do Riachuelo, em 1909, o grande compositor de sambas e marchinhas carnavalescas Roberto Martins (1909-1992). Filho de portugueses, entrou para a polícia como guarda civil, em 1929, e nas rondas que realizava na Lapa e na Praça Tira-dentes, conheceu os principais sambistas da época. Em 1939, deixou a Polícia e participou do concurso de músicas carnavalescas da prefeitura, onde foi vencedor com “Meu consolo é você”, primeiro sucesso de Orlando Silva como cantor. Em 1940, compôs “Cai cai “ gravada por Carmen Miranda (“Cai cai, cai cai\eu não vou te levantar\Cai cai, cai cai\quem mandou escorregar”). Já em 1943 compôs “Beija-me” na voz de Ciro Monteiro (“Beija-me\deixa o teu rosto coladinho ao meu\beija-me\eu dou a vida pelo beijo teu\beija-me\quero sentir o teu perfume\beija-me com todo teu amor\senão eu morro de ciúme” ). Roberto Martins foi um dos maiores defensores dos direitos autorais dos compositores brasileiros.

RICARDO CASTELLOMAQUINISTA III

Próxima Estação

”Batalha do Riachuelo” de Vitor Meireles Acervo do Museu Histórico Nacional

Ficou curioso para conhecer um pouco mais das histórias da ferrovia? Acesse o Blog do Castello: http://tremrioehistoria.blogspot.com/