entrelinhas eleições 2007

4
1 Eleições 2007 As conquistas de uma categoria acontecem através do trabalho e do engajamen- to nas ações políticas. Assim, as mudanças necessárias para a profissão não podem prescindir do envolvimento do psicólogo nos seus órgãos de classe. Em 27 de agosto serão realizadas eleições para o Conselho Regional de Psicolo- gia do Rio Grande do Sul. Duas chapas se inscreveram para concorrer ao pleito: Plural Psi e Interação Psi. Em razão da importância desse momento, foi elaborada esta edição especial do Jornal EntreLinhas com informações detalhadas sobre o processo eleitoral, bem como com as propostas das duas chapas concorrentes. Em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, as eleições serão com voto eletrônico, executadas pelo TRE, no horário das 8h às 17h30. As outras cidades serão atendidas com voto por correspondência. É importante lembrar que os votos por correspondência deverão chegar na sede do CRP até o dia 27 de agosto. Os votos que chegarem após esta data, servem apenas como justificativa para o profissional. Não será válido voto em trânsito, nem voto por procuração. De acordo com a Resolução nº002/2000 do CFP, o voto é secreto, pessoal, in- transferível e obrigatório. A Instrução Normativa nº 002/2007 do CFP dispõe que os psicólogos com idade a partir de 70 anos estão desobrigados de votar, mas será garantido o seu direito ao voto. O exercício de um Direito e um dever profissional julho de 2007 Debate entre as chapas Convidamos todos a participarem de um Debate entre as Chapas Plural Psi e Intera- ção Psi, quando serão apresentadas as propostas para a próxima gestão. Data: 8 de agosto de 2007 Horário: 19h30 Local: Coral Tower Hotel (Av. Protásio Alves, 2966 - Porto Alegre) Promoção: Comissão Regional Eleitoral e Portal Psico (www.portalpsico.com.br) Participe! Além da eleição da Chapa que irá representar o Conselho Regional, será realiza- da a Consulta Nacional de 2007, para a definição dos psicólogos que irão representar a categoria junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). Tendo em vista as alterações propostas nos Congressos Nacionais de Psicologia, foi modificado o processo de com- posição da plenária do CFP. Anteriormente, cada Regional elegia o seu representante Consulta Nacional para o CFP. Com a alteração, passou-se a constituir chapas para a plenária do CFP, configu- rando assim uma “consulta” e não propriamente uma eleição. Para o próximo triênio, concorrem duas chapas: Consolidação e Cuidar da Profissão. Confira abaixo: Chapas que concorrem ao Conselho Federal de Psicologia

Upload: conselho-regional-de-psicologia-do-rs

Post on 22-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1

Eleições 2007As conquistas de uma categoria acontecem através do trabalho e do engajamen-

to nas ações políticas. Assim, as mudanças necessárias para a profissão não podem prescindir do envolvimento do psicólogo nos seus órgãos de classe.

Em 27 de agosto serão realizadas eleições para o Conselho Regional de Psicolo-gia do Rio Grande do Sul.

Duas chapas se inscreveram para concorrer ao pleito: Plural Psi e Interação Psi. Em razão da importância desse momento, foi elaborada esta edição especial do

Jornal EntreLinhas com informações detalhadas sobre o processo eleitoral, bem como com as propostas das duas chapas concorrentes.

Em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, as eleições serão com voto eletrônico, executadas pelo TRE, no horário das 8h às 17h30. As outras cidades serão atendidas com voto por correspondência. É importante lembrar que os votos por correspondência deverão chegar na sede do CRP até o dia 27 de agosto. Os votos que chegarem após esta data, servem apenas como justificativa para o profissional.

Não será válido voto em trânsito, nem voto por procuração.De acordo com a Resolução nº002/2000 do CFP, o voto é secreto, pessoal, in-

transferível e obrigatório.A Instrução Normativa nº 002/2007 do CFP dispõe que os psicólogos com idade a

partir de 70 anos estão desobrigados de votar, mas será garantido o seu direito ao voto.

O exercício de um Direito e um dever profissional

julho de 2007

Debate entre as chapasConvidamos todos a participarem de um Debate entre as Chapas Plural Psi e Intera-

ção Psi, quando serão apresentadas as propostas para a próxima gestão.

Data: 8 de agosto de 2007Horário: 19h30Local: Coral Tower Hotel (Av. Protásio Alves, 2966 - Porto Alegre)Promoção: Comissão Regional Eleitoral e Portal Psico (www.portalpsico.com.br)

Participe!

Além da eleição da Chapa que irá representar o Conselho Regional, será realiza-da a Consulta Nacional de 2007, para a definição dos psicólogos que irão representar a categoria junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). Tendo em vista as alterações propostas nos Congressos Nacionais de Psicologia, foi modificado o processo de com-posição da plenária do CFP. Anteriormente, cada Regional elegia o seu representante

Consulta Nacionalpara o CFP. Com a alteração, passou-se a constituir chapas para a plenária do CFP, configu-rando assim uma “consulta” e não propriamente uma eleição.

Para o próximo triênio, concorrem duas chapas: Consolidação e Cuidar da Profissão. Confira abaixo:

Chapas que concorrem ao Conselho Federal de Psicologia

2

Apresentação e proposta para a gestão do CRPRS

chapa 11

Exercer a representação não é um lugar cômodo, nem de facilidades. É preciso ter coragem e ousadia. Pensar e agir coletivamente em uma sociedade individualizante e competitiva é uma tarefa exigente, que esta-mos dispostos a assumir. Para isso, buscamos a via da diversidade para nos organizarmos, a fim de formar um espaço de contribuição e atuação. Em comum, o desejo de compartilhar experiências, possibilidades, multipli-cidades de saberes e fazeres, o que exige participação permanente e qualificada, em meio a um cotidiano que nos atropela com inúmeros compromissos.

Viemos de territórios geográficos e existenciais diversos. Possuímos tempo de formação e fazeres múl-tiplos, caracterizados por recursos teóricos e intervenções variadas, que provocam a necessidade de abertura para a discussão. Temos posições nem sempre homogêneas em relação à categoria, o que impõe a necessida-de de promover o diálogo e a reflexão para que o rumo escolhido contemple a diversidade, bem como um novo modo de agir, impedindo que se repitam os mesmos caminhos.

Sobretudo, reconhecemos o valor dos Conselhos Regional e Federal como organizações que têm a função de orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão, a partir de princípios éticos e do compromisso com o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão. Justamente por isso, entendemos que devemos nos implicar com sua função representativa, não só para nós psicólogos, mas para a sociedade como um todo. Sabemos que pela via da expressão individual nos sentimos impotentes e pouco conseguimos mobilizar frente aos desafios coletivos.

Nesse sentido, a idéia é fazer dialogar as Psicologias, sendo os psicólogos protagonistas e engajados em um desejo de compartilhamento, como forma de reconhecimento das diferenças e aprendizagem de novas possibilidades, diante da construção de modos de vida mais democráticos e saudáveis.

Quem somos?Muitos de nós têm proximidade com o CRP através da participação nas Comissões Especiais (Avaliação

Psicológica, Direitos Humanos e Políticas Públicas); nos Grupos de Trabalho (Psicoterapia, Sistema Peniten-ciário, Segurança Pública e Residência Multiprofissional em Saúde) e na atuação em gestões anteriores. So-mos profissionais atuantes e comprometidos com as políticas públicas, tais como: a saúde coletiva, a saúde mental, DST/Aids, redução de danos e saúde do trabalhador, bem como com distintas práticas: a psicologia comunitária, a psicologia organizacional e do trabalho, a psicologia clínica, a docência, a psicologia jurídica, dentre outras.

Residimos na capital, região metropolitana e no interior do Estado, em cidades como Caxias, Pelotas, Santiago e Santa Maria. Encontramo-nos através de referências sobre nosso trabalho e participação social e, assim, constituímos um grupo que descobre afinidades e proximidades nessa oportunidade de convivência e atuação conjunta.

Que lugar pensamos para o CRP?Entendemos que o Conselho deve posicionar-se, ser pensado e funcionar de forma a ampliar a circulação

e participação dos psicólogos. Desta maneira, constituir-se cada vez mais em um espaço de referência para a categoria, fortalecendo sua credibilidade perante a classe profissional que representa e a sociedade gaúcha.

É preciso ultrapassar a instância normativa e consultiva, constituindo um espaço de interlocução, apoio, rede de comunicação e de serviços, de modo que o sentido do pertencimento fortaleça os laços e sus-tente ações mais propositivas. Esperamos que essa postura possa refletir-se na ampliação do conhecimento da psicologia pela sociedade, na medida em que os psicólogos exercitarem sua capacidade de posicionamen-to e organização. Como premissa, devemos reconhecer a pluralidade das Psicologias existentes, propondo o diálogo como uma condição para o exercício da representação via Conselho.

Que ações desejamos?Como norteadora, uma ação sempre associativa, isto é, integrada a outros movimentos sociais e organiza-

ções atuantes no âmbito profissional ou social, fortalecendo e ampliando as possibilidades de intervenção psico-lógica, bem como questionando posições coorporativas que visem limitar os espaços de atuação da profissão.

Desta forma, partindo de ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Gestão atual do CRP07, desejamos manter e ampliar a parceria com o Sindicato dos Psicólogos, com outros conselhos profissionais, com a Socieda-de de Psicologia do RS, com as Universidades e demais instituições de formação profissional, com o Conselho Federal de Psicologia, estabelecendo a defesa de iniciativas conjuntas e a aproximação das entidades.

A interiorização é um processo importante, pois o crescimento da oferta de cursos de graduação gerou um aumento significativo de profissionais em regiões distantes da área metropolitana. Compartilhar ativida-des e discussões, levando em conta essa realidade, supõe uma rede complexa de contatos e articulações que garantam uma série de iniciativas nas diferentes regiões.

A inserção da psicologia em espaços públicos de participação e representação de demandas sociais já articuladas como, por exemplo, nos conselhos municipais e estaduais (COMDICA, COMEN ou COMAD, CMS, CES, etc), e a proposta de criação ou implantação de comissões de saúde mental nos Conselhos Municipais de Saúde, são ações que congregam diferentes profissionais; disseminam discussões anteriormente centraliza-das e ampliam a participação da psicologia em instâncias representativas fundamentais. É importante que a profissão esteja articulada aos desafios contemporâneos oriundos de um mundo globalizado.

Interessa, também, aprofundar o conhecimento sobre os psicólogos gaúchos – quem são, onde estão, o que fazem, o que esperam e pensam sobre o CRP07 – partindo de informações já existentes e desenvolvendo estudos e pesquisas que possam oferecer uma configuração atual sobre a categoria profissional no RS, com vistas à formulação de ações mais específicas.

Por que a PLURAL PSI convoca? Porque os psicólogos merecem usufruir de seu espaço de representação, porque é salutar garantir

essa via de interlocução com outros segmentos profissionais e com a comunidade e, acima de tudo, porque conversar com a pluralidade psi é uma provocação ao exercício da escuta, à produção de conhecimento e à intervenção profissional, social e ética.

Plural Psi – Chapa 11

Conselheiros TitularesCeres Simone Simon – Porto AlegreClair Ana Mariuza – Porto AlegreClarice Moreira da Silva – Porto Alegre/TorresDenise Macedo Ziliotto – Novo Hamburgo/Porto AlegreIvarlete Guimarães de França – Porto AlegreKaren Eidelwein – Porto AlegreLoiva Maria De Boni Santos – Caxias do SulMárcia Adriani Rodrigues Ribeiro - PelotasMaria de Fátima Bueno Fischer – Porto AlegrePedro José Pacheco – Santiago/Porto AlegreTatiana Cardoso Baierle – Porto AlegreTatiana Guimarães Jacques – Porto AlegreTatiana Ramminger – Porto Alegre

Conselheiros SuplentesAna Cláudia Baratieri Zampieri – Caxias do SulAndréa Lucas Fagundes – Porto AlegreAnete Regina da Cunha – Novo HamburgoDeise Cardoso Nunes – General Câmara/Porto AlegreEduarda Coelho Torres – Novo Hamburgo/Porto AlegreFernanda Pires Jaeger – Santa MariaGlacir Pissolato de Freitas – Porto AlegreHenrique Gheno Zilli – Porto AlegreMaria Josefina Franchini Torres - PelotasPaula Guntzel – Porto AlegreRuben Artur Lemke – Porto AlegreSandra Rute Silva Martins - CachoeirinhaSílvio Augusto Lopes Iensen – Santa Maria

* O conteúdo publicado nesta página é de inteira responsabi-lidade dos integrantes da Chapa Plural Psi.

3

PraPsischapa 12

A chapa InteraçãoPsi constitui-se de psicólogos que se uniram com a preocupação em contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. Vários integran-tes já tiveram a experiência de participar ativamente como Conselheiros em outras gestões do CRPRS, outros se encontram envolvidos em Comissões ou Grupos de Trabalho da atual gestão. Variadas são as experiências profissionais dos integrantes desta chapa: nas áreas or-ganizacional, de segurança, clínica, educacional, de saúde pública e forense, com atividades de pesquisa e docência. Todos na expectativa de que, com sua história profissional e com seu interesse em promover uma maior interação com a categoria, possam contribuir para o fortalecimento da profissão.

Nossas propostas de ações têm em sua base a preocupação de manter uma maior aproximação com a categoria. O grupo entende que os Conselheiros do CRPRS devem re-presentar os interesses de todos os psicólogos de nossa região. Para tanto, vão se valer principalmente das diretrizes aprovadas no VI Congresso Nacional de Psicologia, apoiando a idéia da construção de um projeto coletivo para a profissão. Pretendem também dar con-tinuidade a ações de interação que já vêm sendo desenvolvidas, como o jornal EntreLinhas, as comunicações via internet, seja por site ou por e-mail. Mas, principalmente, trazer como marca de sua gestão as atividades que possibilitem o diálogo mais próximo com aqueles que representam. Atualizar endereços, desenvolver pesquisa de opinião sobre interesses e necessidades e incentivar encontros presenciais são algumas das atividades que podem favorecer a interação com o grupo de psicólogos. Eventos que reúnam palestrantes para falar sobre temas relacionados às diferentes práticas e inserções do psicólogo possibilitam não só o debate, assim como a criação de espaços para participação dos profissionais.

A visão da presente chapa é de que já tem havido uma preocupação por parte dos Conselhos Federal e Regionais com o desenvolvimento de uma maior capacidade crítica por parte dos psicólogos em relação a suas ações profissionais, lutando por espaços de cidada-nia e intervindo em espaços de controle social. Também as ações na garantia dos Direitos Humanos devem ter sua continuidade assegurada, com o entendimento de que elas só podem atingir seus objetivos se estiverem inseridas dentro de uma prática ética e metodo-logicamente fundamentada, cabendo ao Conselho a efetiva orientação e a fiscalização da prática profissional. Orientação e fiscalização são duas ações que se complementam para o reconhecimento social da profissão. Tem-se observado que os casos mais comuns de problemas identificados pela fiscalização trazem em seu bojo o desconhecimento dos pro-fissionais sobre as práticas regulamentadas pela profissão. A chapa InteraçãoPsi pretende intensificar as ações de orientação com uma participação mais ativa junto às universidades e a presença em eventos que discutam a prática profissional. O grupo percebe a necessida-de de uma discussão maior quanto à elaboração de documentos, de produção do Sistema Conselhos, que auxiliem na regulamentação e orientação do exercício da profissão.

As ações propostas pela chapa InteraçãoPsi não pretendem restringir-se a um trabalho interno, com relação aos próprios profissionais psicólogos. O grupo acredita na necessidade atual de acompanhar as ações de órgãos representativos de outras categorias profissionais. Promover canais de comunicação com conselhos de outras profissões está entre nossos objetivos, sempre garantindo a independência de nossas ações. Acreditamos que o trabalho interdisciplinar, tão importante para a promoção da saúde e dos direitos de cada cidadão, só pode se dar quando existir a possibilidade de manter a própria identidade

InteraçãoPsi – Chapa 12

Titulares

Célia Angelina Trevisi do Nascimento (CRP 07/06246). Psicóloga Clínica. Conselheira CRPRS Gestões 1998-2001/2001-2004. Integrante da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS desde 1998.

Ruy Dias Gigante (CRP 07/06226). Conselheiro CRPRS Gestão 2001-2004.

Giselle Silva Sanches (CRP 07/04666). Psicóloga Clínica. Atuação no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Orienta-dora de pesquisa da Residência Integrada em Saúde Mental. Conselheira CRPRS Gestão 2001-2004.

Andréa Giesen Lompa (CRP 07/06302). Psicóloga Clínica. Conselheira CRPRS Gestões 1998-2001e 2001-2004.

Cléa Mary S. Silveira (CRP 07/11149). Psicóloga Clínica. Membro Titular do Conselho Municipal de Justiça e Segurança de Porto Alegre. Agente de Direitos Humanos do Município de Porto Alegre.

Miriam Siminovich (CRP 07/00197). Atuação na área de segurança pública e privada, porte de armas e avalia-ções psicológicas, integrante da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS (gestão atual).

Neusa M. de O. Chardosim (CRP 07/1976). Psicóloga Clínica. Credenciada na Polícia Federal em Avaliação Psicológica (porte de armas). Integrante da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS (Gestão atual).

Janice Castilhos Gomes (CRP 07/04531). Psicóloga Clínica. Conselheira do CRPRS Gestões 1998-2001 e 2001-2004. Atuação na Secretaria da Saúde do Estado.

Sonia Liane Reichert Rovinski (CRP 07/1792). Psicóloga concursada no Tribunal de Justiça do RS. Professora na graduação (FARGS) e na pós-graduação (ESADE, UFRGS, PUCMG, FFFCMPA, PROJECTO). Atuação como inte-grante da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS (Gestão atual).

Giovani Cantarelli (CRP 07/04099). Psicólogo Clínico e Organizacional. Coordenador CRP - Setorial Sul Pelotas entre 1996 e 2004. Conselheiro Suplente do CFP. Integrante do Núcleo de Atendimento Psicológico.

Renata Lessa Sampaio (CRP 07/10841). Psicóloga Clínica em São Lourenço do Sul. Trabalhos realizados em CAPS e na área organizacional. Possui uma Clínica da Saúde e assessora uma escola de Educação Infantil.

Elaine Rosner Silveira (CRP 07/05280). Atuação na área Clínica e de Saúde Pública. Integrante da Comissão de Políticas Públicas na gestão atual do CRPRS. Membro da APPOA.

Mara Cristina Kozoroski Almeida (CRP 07/07062). Psicóloga Clínica Infantil. Conselheira do CRPRS - Gestão 2001-2004. Atuação na Secretaria de Saúde do município de Butiá e na área de educação infantil.

profissional. Atividades de interação com outras instituições profissionais dos psicólogos, como Sindicato e Sociedade, também podem promover um espaço profissional mais qualificado e reco-nhecido. Neste sentido, podemos falar de uma proposta de ações que visem qualificar a imagem profissional existente na comunidade, corrigindo possíveis interpretações errôneas da prática da Psicologia. Acompanhar atentamente os movimentos sociais quanto ao reconhecimento profissio-nal e esclarecer quando se fizer necessário será uma de nossas preocupações.

Para finalizar, entendemos que todas estas ações só poderão ser potencializadas em seus resultados se forem tomados dois eixos fundamentais:

• a interiorização• a transparência das ações realizadasA interiorização diz respeito à necessidade premente de integrar os profissionais do interior

do Estado, muitas vezes isolados pela distância e pela falta de condições de acompanhar de perto as ações do Conselho. Neste sentido, a chapa preocupou-se em inserir em seu grupo de colegas um número significativo de representantes das comunidades do interior, facilitando a interação com os mesmos e criando um canal de comunicação entre as necessidades e as dificuldades destes colegas que residem e trabalham mais afastados da sede central.

A transparência das ações realizadas se concretiza com o apoio e a efetiva participação da categoria profissional. O grupo acredita que uma gestão só pode receber o apoio daqueles que representa se for transparente nos atos que tomar.

Suplentes

Dóris Noronha de Sá (CRP 07/06762). Coordenadora da Saúde Escolar da 5ª Coordenadoria Regional de Edu-cação. Responsável pelo Serviço de Orientação Educacional da 5ª CRE. Integrante da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Infanto- Juvenil. Membro do Grupo Municipal de Prevenção em DST/AIDS. Atuação junto ao CRPRS desde 1996, na Subsede em Pelotas.

Tânia Ruivo Michelena (CRP 07/10916). Atuação na Prefeitura de Porto Alegre, na Secretaria de Direitos Huma-nos. Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres. Psicóloga Clínica e Supervisora de Estágio.

Maria Rosane Lerípio (CRP 07/06390). Psicóloga Clínica. Tesoureira do CRPRS- Subsede Pelotas (Gestão atual).

Rejane Pacheco (CRP 07/12937). Experiência profissional na área de Psicologia Clínica e no CAPS II - Saúde Mental, em Bagé.

Ana Paula Neves (CRP 07/10609). Psicóloga Clínica. Atuação no Conselho Tutelar de São Lourenço do Sul.

Claudia Beatriz Jotz (CRP 07/06243). Consultora em Gestão de Pessoas e do SINEPE. Professora da graduação (Unilasale) e pós-graduação (Unilasale, FSG e ESADE). Membro do grupo de pesquisas da PUCRS Processos e Organizações dos Pequenos Grupos.

Claudia Barela Coelho (CRP 07/07128). Psicóloga Clínica. Examinadora do Trânsito e Avaliadora da Polícia Federal.

Silvana Giacomelli Tavares (CRP 07/6769). Psicóloga Clínica com Formação em Terapia de Família e Casal e atuação em Caxias do Sul.

Daniela Forgiarini Pereira (CRP 07/12056). Professora na graduação (ESADE e PUCRS) e na pós-graduação (ESADE e UFRGS). Consultora de Recursos Humanos e Planejamento de Carreira. Integrante da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS (Gestão atual).

Luciana Beltrão Gigante (CRP 07/12093). Psicóloga Clínica. Atuação na Clínica Sensorial – Tratamentos Com-plementares.

Vera Elisabeth Veríssimo (CRP 07/03282). Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar na Escola Pan Americana de POA.

Marília Gilca Ramos de Etchepare (CRP 07/04093). Psicóloga Clínica e Escolar. Supervisora de Psicologia Clí-nica (ULBRA). Diretora técnica da CLIPE - Associação Clínica Psicopedagógica.

Gisele Zatt Elgues (CRP 07/03947). Atuação como professora e pesquisadora do Curso de Psicologia da UL-BRA. Experiência com Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar.

Maiores informações no site www.portalpsico.com.br.

* O conteúdo publicado nesta página é de inteira responsabilidade dos integrantes da Chapa InteraçãoPsi.

4

expedientePresidente: Neuza Maria de Fátima GuareschiVice-presidente: Bárbara ConteTesoureiro: Diego Villas-Bôas da RochaSecretária: Maria da Graça Jacques

Conselheiros:Adriana MartelloBetina HillesheimEliana Gonçalves de MouraHelena Beatriz ScarparoHélio PossamaiLizete Ramos DieguezNelson Eduardo RiveroRaquel Conte PolettoSilvana de OliveiraSimone Maria HüningVera Lúcia Pasini

Coordenação EditorialComissão de Comunicação: Helena Beatriz Scarparo, Letícia Giannechini, Liliana Rauber, Maria da Graça Jacques, Silvana de Oliveira.Comissão Regional Eleitoral: Ana Cristina Santos Mitidiero, Homero Diaz Almeida, Ricardo Cabral da Silva e Anissis Moura Ramos.

Jornalista Responsável: Liliana Rauber (MTB/RS 9684)

Projeto Gráfico: Verdi DesignDiagramação: Tavane Reichert Machado ([email protected])Fotos: Marcos Reis

Impressão: Gráfica TrindadeTiragem: 12.000 exemplaresDistribuição gratuita

e-mail: [email protected]

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul CRP-07

SedeNOVO ENDEREÇO:Av. Protásio Alves, 2854 sala 301CEP: 90410-006 – Porto Alegre – RSFone/Fax: (51) 3334-6799E-mail: [email protected]

E-mail: [email protected]

Subsede Sul R. Félix da Cunha, 772 sala 304 CEP 96010-000 - Pelotas/RSFone: (53) 3227-4197e-mail: [email protected]

Subsede SerraAv. Itália, 325 sala 705 CEP 95010-260 - Caxias do Sul/RSFone: (54) 3223-7848e-mail: [email protected]

Cadastre-se no site para receber informativos eletrônicos do CRPRSwww.crprs.org.br

Orientações sobre o Processo EleitoralO processo de votação será dividido em voto através de urnas eletrônicas ou voto por correspondência. Não existe

voto em trânsito.Em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas haverá eleição por voto eletrônico, através de processo a ser executado pelo

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, sob coordenação da Comissão Regional Eleitoral, no dia 27 de agosto, das 8h às 17h30.

Endereços dos locais para votação por Urna Eletrônica:

PORTO ALEGRE CAXIAS DO SUL PELOTAS

Associação Israelita-Hebraica RSRua João Teles, nº 508.Bairro BonfimFone (51) 3311.3755

Subsede Serra Avenida Itália, nº325 - sala 705.Fone (54) 3223.7848

Subsede SulRua Félix da Cunha, nº 772 - sala 304.Fone (53) 3227.4197

Para os psicólogos regularmente inscritos cujo endereço está cadastrado em localidades diversas da sede e subsedes do CRPRS o voto será por correspondência.

Segundo as disposições legais, os psicólogos que, no dia da votação, estiverem fora da sua jurisdição, assim como os que ficarem impedidos de comparecer às urnas, deverão encaminhar justificativa à administração do Conselho Regional, até 30 dias após a realização do pleito, em razão do que dispõe o parágrafo único do artigo 33 do Dec. 79/882/77.

Para voto por Urna Eletrônica:- Em Porto Alegre, haverá oito urnas, em Caxias do Sul, uma urna, e em Pelotas, uma urna. - Chegando ao local, o psicólogo deverá se dirigir a uma das Mesas de Triagem, para que esta verifique se o mesmo

está em dia com suas anuidades e obrigações eleitorais.- Estando com sua situação regularizada, receberá uma senha que será entregue ao mesário de uma das urnas.- Após votar em uma das chapas para o Conselho Regional e para a Consulta Nacional, receberá um comprovante de

votação que deverá guardar.- Os psicólogos inadimplentes poderão votar, desde que ANTES se dirijam à sede ou subsedes do CRP-07 para regu-

larizar sua situação.

ATENÇÃOSomente irão votar através de urnas eletrônicas os psicólogos com endereços cadastrados em Porto Ale-

gre, Caxias do Sul e Pelotas. Os demais psicólogos votarão por correspondência.

Para voto por Correspondência:Os documentos necessários para o voto por correspondência serão encaminhados na primeira semana de agosto, pelo

Correio, para o endereço cadastrado no CRPRS, junto com as orientações sobre o procedimento. Será enviado um conjunto de documentos, contendo:1) Cédulas BRANCA de votação para o Conselho Regional de Psicologia e AZUL para Consulta Nacional para o Conselho

Federal de Psicologia.2) Envelope pardo, pequeno, com ficha de assinatura de votação anexada.3) Envelope endereçado ao CRPRS para devolução dos votos e da ficha de assinatura.

Após conferir o material de votação atente para os seguintes procedimentos:- Primeiro: Vote, dobre as cédulas, coloque-as no envelope pardo e lacre. Não se identifique no corpo do envelope, o

seu voto é secreto.- Segundo: Assine a ficha de votação anexada ao envelope pardo sem destacá-la do envelope.- Terceiro: Coloque o envelope pardo lacrado, com a ficha de votação assinada e anexada no envelope endereçado ao

CRPRS e remeta pelo Correio, através de carta registrada. Guarde o comprovante da EBCT.

Envie seu voto em tempo hábil, pois somente será computado se chegar à Mesa Eleitoral Especial, na sede do CRP, até o momento de encerrar-se a votação, sendo este o único critério para esse fim, excluindo-se todos os demais, inclusive a data de postagem.

Após o encerramento da votação, se postado até o dia 27 de agosto de 2007, ele valerá como comprovação da sua participação nas eleições.

ATENÇÃO!Justificativa para quem não votou em 2004!

Se você não votou nas eleições de 2004 e não justificou no pe-ríodo regular, entre em contato com o Conselho para garantir os plenos direitos de participar do processo que irá eleger a próxima gestão do CRPRS e do CFP.

Como é do conhecimento de todos, o voto é obrigatório no Sis-tema Conselhos de Psicologia, conforme art. 33 do Decreto 79822/67. Para votar, o profissional inscrito deve estar com a sua situação regulari-zada junto ao Conselho (adimplente e em dia com as eleições). Lembre-se de que o seu voto é importante e que se você estiver inadimplente poderá regularizar sua situação até o dia 27 de agosto na sede do CRP.

Para justificar o não comparecimento no último pleito, preen-cha o Requerimento de Justificativa Eleitoral (modelo ao lado) e en-vie para o endereço: Av. Protásio Alves, 2854/301 – Porto Alegre/RS – CEP: 90410-006.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (51) 3334-6799.